1 minute read

Seli Nachtigall Maurício

1941 Morro redondo, RS I Vive em pelotas, RS

Artista e bonequeira, diversas linguagens

Advertisement

Formada na Escola de Belas Artes e professora na Escolinha de Arte de Pelotas. Como artista sua obra mais reconhecida é a Via Sacra da Igreja da Luz, feita em 1977, na técnica entalhe em madeira.

Tia Seli, como ficou conhecida, deu vida a fantoches e bonecos, que animaram festas, foram objetos de criação coletiva, ferramentas pedagógicas e contribuíram para revigorar o Teatro de Bonecos na região sul. Pioneira no teatro de bonecos profissional em Pelotas. Fundadora do grupo Trio Pilha de teatro de bonecos, o primeiro a participar do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela em 1998.

Em 1991, criou o espaço Praça da Paz, que conta com o trabalho paisagístico da artista na praia do Laranjal. O vínculo com a natureza e seu amor pelas crianças lhe motivou a criar a Praça que se instala em um terreno baldio ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia do Laranjal, Pelotas. A artista limpou, plantou, pintou murais, instalou objetos lúdicos e fez surgir um espaço de convivência para a comunidade, para aproximar as pessoas, ativar seus sentidos e sensibilidade estética

Recentemente deu luz a uma nova série de desenhos, com o tema Mulheres Guerreiras / Luzes da África. Atua entre o erudito e o popular e entre o sagrado e o profano. Muitas vezes é incompreendida por onde circula.

Atualmente vive em Pelotas, RS e foi citada no Dia do Patrimônio 2016 - Ocupação Feminina que teve programação virtual no site da prefeitura de Pelotas virando cartão postal.

A artista é citada em artigo sobre as artistas do Sul junto com Maria Lídia Magliani e Arlinda Nunes. Por seu protagonismo na cena artística e educativa da cidade e região que causaram transformações fazendo avançar questões políticas e inclusivas, surgimento de espaços expositivos, reformulação de projetos de ensino, organização de artistas em coletivos, instaurando e fomentando o sistema da arte e de seu ensino em espaços formais e informais.