6 minute read

Editorial do Conselho

Chego ao fim de meu mandato orgulhoso de ter presidido esse órgão de tamanha importância para o Clube e seus cerca de 25 mil associados. Orgulhoso de ter representado 136 Conselheiros, todos da mais alta capacidade, trabalhando abnegadamente pelo Clube que amam.

Não importam as diferenças políticas, de grupos e opiniões, pois é na diversidade e no bom debate que crescemos e nos desenvolvemos como associação e pessoas.

Advertisement

Embora tantas vezes criticado, há que se reverenciar o Estatuto Social, escrito a cada dia por Sócios abnegados que transpõem seu amor ao Paineiras em letras quase eternas, até que possam ser melhoradas ou adaptadas a novos tempos e necessidades.

Não por acaso os legisladores de ontem colocaram como órgãos diretivos, na sequência, a Assembleia Geral de Sócios, o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva.

Certamente isso se justifica pela ordem alfabética dos poderes. Eu, entretanto, gosto de imaginar eventuais mensagens ocultas nas entrelinhas, que coloca os Sócios, através das Assembleias Gerais, como o poder maior, de onde emanam os demais poderes, através do voto e da representatividade. Depois dos Sócios vem, em igualdade de importância, os demais poderes: O Conselho Deliberativo, como a “Casa dos Representantes dos Sócios”, equiparado à Diretoria Executiva, que tem a árdua e espinhosa missão de transformar em realidade o pensamento, os sonhos e as necessidades de todos.

Durante meu mandato, como Presidente do Conselho Deliberativo, foram 16 dos 24 meses, em meio à maior crise de saúde provocada pela pandemia do Covid-19, com 6 (meses) de Clube fechado.

Evidente que nosso trabalho foi prejudicado, com tantos projetos se tornando inexequíveis, porém, em nenhum momento, estivemos estagnados. Ao contrário, aprendemos na necessidade e transformamos em realidade antigos debates, verdadeiros dogmas, tal qual as votações mistas presenciais e não presenciais.

Demos início à modernização administrativa do Conselho

DA ESQUERDA PARA DIREITA – ALESSANDRO MARIA PAGANO, EDOARDO GUGLIELMI E MARCELO DE LIMA DIAS

Administrativo com a implantação de sistema informatizado para as convocações online dos Conselheiros, através de Portal específico, onde toda a documentação da reunião e pretérita está à disposição dos Conselheiros.

Oportunamente, toda a comunicação entre os Conselheiros e a Mesa Diretora, incluindo requerimentos e suas respostas, também estarão disponíveis online, o que foi infelizmente adiado em função das inúmeras demandas extraordinárias que foram impostas ao Departamento de Tecnologia das Informações pela pandemia.

A Comissão de Sindicância já conta com sistema informatizado para as análises de admissões/ transferências de associados e, também muito breve, todos os pretendentes a Sócios poderão preencher seus requerimentos e anexar documentação online, sem necessidade de papel físico ou ida ao Clube.

As Comissões de Julgamento e de Avaliação Esportiva passaram a se reunir em sistema misto, presencial e não Presencial, agilizando os processos.

Durante meu mandato implantamos, forçosamente, é verdade, as reuniões virtuais do Conselho Deliberativo, modificando todos os procedimentos até então conhecidos, tendo como ponto a ser destacado que mexemos o mínimo possível no regimento interno do Conselho, garantindo, dentro do possível, o mesmo rito previsto nas reuniões presenciais. A cada reunião, o rito proposto foi submetido à deliberação do plenário, em respeito à democracia e aos Conselheiros.

Em reunião extraordinária de 15 de maio o Conselho aprovou Instrução Normativa que permitiu as Assembleias Gerais e Reuniões do CD por sistema misto, uma vez que o Estatuto Social é omisso para casos excepcionais como estamos vivendo e apenas previa assembleias e reuniões presenciais.

Mas, entendo, nada substitui as reuniões presenciais, pois é momento onde os Conselheiros se reúnem, trocam ideias, informações e debatem, sem as amarras impostas pela virtualidade. O olho no olho, não encontra substitutos, mas tão somente paliativos.

Em função disso, algumas reuniões foram adiadas, até que estejamos numa melhor condição da pandemia. Já se encontra para entrada imediata em pauta de reunião deliberativa os novos regimentos internos das Comissões de Julgamento e Sindicância.

4 (quatro) Comissões Temporárias também apresentaram seus relatórios e deverão ser apreciadas pelo plenário na 1o reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, incluindo novas alterações estatutárias, a saber: • Título Patrimonial – aquisição e/ou transferência e destinação de recursos • Proposição de alteração estatutária visando alterações nas datas de eleições e posses dos Membros da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo • Proposição de alteração estatutária para inclusão de Dependentes temporários • Processos licitatórios para aquisição de produtos e serviços

Pela 1ª vez na história do Clube realizamos uma Assembleia Geral Extraordinária com a presença de 1370 Associados de forma mista, presencial e não presencial, decidindo um assunto de extrema relevância para os Sócios e para o futuro da Associação, qual seja, eleições em 2021: ter ou não ter, essa era a questão prática, muito além da intrigante filosofia de Shakespeare. Soberanamente o Sócio decidiu por tê-las, mas deixou um exemplo de participação dos Sócios nas decisões do Clube. Uma das duas eleições já foi, em 13/06 PP, onde escolhemos 40 (quarenta) novos Conselheiros e 26 (vinte e seis) suplentes, que tomaram posse no dia 1o de julho e serão nossos representantes pelos próximos 6 anos. Em setembro escolheremos a nova Diretoria Executiva para o triênio 2022/2024.

Escrevo nesse momento ainda sem conhecer os novos membros da Mesa Diretora e Comissões Permanentes, mas lhes desejo uma brilhante condução pelos próximos 02 (dois)

anos, certo de que terão o mesmo apoio e confiança que me deram o Sr. Vice-presidente, Alessandro Maria Pagano, Sr. Secretário Marcelo de Lima Dias e todos os membros das Comissões Permanentes, os quais agradeço nas figuras de seus Presidentes, Sr. Ariovaldo Xavier Rabello (Comissão de Avaliação Esportiva), Sr. José Luis Marquezini (Comissão de Sindicância) e, novamente o Sr. Vice-presidente, na função estatutária de Presidente da Comissão de Julgamento.

Se é momento de agradecimento, as mais justas homenagens às “meninas do Conselho”, nossas grandes colaboradoras Selma Bandiera e Valdete Medeiros Pessoa, que tiveram uma enorme paciência com “minhas manias e teimosias”, rsds, e se dedicaram dia a dia para que tudo desse certo.

Um reconhecimento merecido também aos “meninos da TI”, que nos deram todo o apoio e tecnologia para as dificuldades que se impuseram e, aos “garotos do marketing”, que sempre esperaram até o último dia por esses editoriais, nos dando todo o apoio na divulgação das ações do Conselho. Claro, a sintonia com a Diretoria Executiva e com seu Presidente, meu amigo de sempre, Sergio Nabhan, foi fundamental para enfrentarmos os momentos mais difíceis da pandemia e mostrar que os 2 poderes são e devem se comportar como um só, sempre em prol do Clube que todos amamos, colocando o Sócio em 1º lugar. Obrigado Presidente Nabhan.

Nesses editoriais sempre coloquei alguma frase de personalidades que fizeram a diferença na história de seus países e da humanidade. Churchill dizia que “é bom ter livros de citações. Gravadas na memória, elas inspiram-nos bons pensamentos”.

Assim, muito pensei qual e de quem deveria ser essa última citação, que pudesse deixar na memória de todos, bons pensamentos. Ninguém melhor que o grande poeta Fernando Pessoa para nos inspirar de quão bela é nossa aventura de viver e quão felizes somos por termos a Nau Paineiras para navegar.

“Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu”

Obrigado Paineiras. Continuamos nossa jornada com muita dedicação e respeito.

EDOARDO GUGLIUELMI

PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO