Page 1

Oração ao Espírito Santo Pág. 2

Teste Infalível Pág. 3

Os vários nomes da nossa Mãezinha Pág. 6

Bonde do Pai Eterno Pág. 7


Os 7 dons do EspĂ­rito Santo


TESTE INFALÍVEL Pe. Clóvis de Jesus Bovo Missionário Redentorista

Quando, um dia, você se julgar insubstituível e pensar que não existe ninguém melhor que você... Ou quando você achar que sua saída vai deixar um vazio irrecuperável, siga estas instruções bem simples: Pegue um balde e encha-o de água. Enfie a mão dentro dele até o fundo e a retire. O

buraco que ali ficar, terá o tamanho da falta que você fará neste mundo. Assim como não ficou nenhum buraco no balde, a nossa saída não vai fazer muita falta. Talvez você deixará saudades. Muitos vão chorar. Mas em pouco tempo verá que tudo ficou como antes.

Palavra de vida: Minha intenção não é deixálo na depressão com esta reflexão, mas animá-lo a trabalhar ainda mais, praticando boas obras. Estas, sim, ficarão para sempre e serão sempre lembradas. “Somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer”. (Lc 17,10)


Atividades de Catequese: Corpus Christi A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável valor da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Aconteceu que quando o Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eu-

carístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV (12621264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. E a partir de então começaram as procissões pelas dioceses, quando em 11 de agosto de 1264 o Papa aprovou que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. Fonte: Resumo do texto publicado pelo Prof. Felipe Aquino no site Cleofas (www.cleofas.com.br).


ATIVIDADES 1. Agora que aprendemos um pouquinho sobre a festa de Corpus Christi, me responda as seguintes perguntas que são bem fáceis, pois tenho certeza que você já viu. a. O que são confeccionados nas ruas para enfeitar a passagem de Jesus Eucarístico? ____________________________________________________________________________ b. Quem carrega o ostensório com o Corpo de Cristo pelas ruas na procissão? ____________________________________________________________________________ C. Quem está presente dentro do ostensório que o Bispo ou o Padre carrega durante a procissão de Corpus Christi? ____________________________________________________________________________ d. As procissões percorrem as ruas das cidades e terminam nas igrejas onde é celebrada a? ____________________________________________________________________________ 2. Nós católicos acreditamos na presença real de Jesus na Eucaristia, por isso quando participamos da Santa Missa, comungamos de Seu Corpo e Sangue com muita fé e devoção! Esta comunhão com Deus nos faz muito bem! Então procure no caça-palavras estas palavras que representam parte do que sentimos ao comungar do Corpo e Sangue de Cristo.

3. Vamos escrever uma oração espontânea de agradecimento para a Irmã Juliana de Mont Cornillon (Freira Agostiniana) por ter obedecido a vontade de Jesus e hoje termos tão linda festa na Igreja. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Gesto concreto para toda a vida: Vamos participar da procissão e missa da festa de Corpus Christi com muita fé e amor no coração.


Romeirinhos do Pai Eterno nº 87, maio 2018  

Os 7 dons do Espírito Santo.

Romeirinhos do Pai Eterno nº 87, maio 2018  

Os 7 dons do Espírito Santo.