3 minute read

COMUNIDADE ANIVERSÁRIO Zancone comemora 20 anos com festa e formatura

Lapa Mundi

PIU Leopoldina

Advertisement

1

Está marcada para a quarta-feira, 7, a votação, em segunda discussão, do Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina (PIU). O martelo foi batido na reunião do Colégio de Líderes, da terça-feira, 30 de maio, após o presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite, comunicar para os líderes partidários que, regionalmente, as partes (Votorantim, Associação Moradores Ceasa, Associação Viva Leopoldina e Fórum Social Leopoldina) haviam celebrado acordo que viabiliza a aprovação do Projeto de Lei, que tramita desde 2019. Antes da votação, haverá uma última Audiência Pública na terça-feira, 6, às 11 horas, na Câmara Municipal.

PIU Leopoldina 2

Num clima de muita alegria e de valorização do ser humano, o Centro de Acolhida Zancone comemorou, na quarta-feira, 31, o seu aniversário de 20 anos.

Gerido pelo Instituto Rogacionista e conveniado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), o albergue, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, atende 100 pessoas em situação de rua. As festividades foram preenchidas com inúmeras atividades – performances musicais, leitura de poemas, tributo a Elvis Presley -, terminando com a celebração de missa pelo padre Luciano Grigorio, presidente do Rogacionista

Durante a comemoração, Dulcinéia Pastrello, gerente executiva do Rogacionista lembrou da aceitação da sociedade em relação ao trabalho do Zancone, que, segundo ela, evoluiu muito ao longo desses 20 anos. “Avançamos em relação ao reconhecimento dos nossos serviços. Qualificamos a gerência, os educadores, as equipes de apoio e também a limpeza. Mostramos que a proposta de acolhida do abrigo é, sim, possível. E continuamos na luta por melhores políticas públicas”, ressaltou.

Para a supervisora de Assistência Social da Subprefeitura Lapa, Cleide Leonel, que há 14 anos acompanha o tra- balho do Zanconi, o abrigo faz um trabalho importante dentro do escopo das políticas públicas desenvolvidas pela SMADS. “Fico feliz em ver o Zancone assim tão forte”, comemorou.

Entre as várias parcerias estabelecidas pelo abrigo visando dar maior autonomia aos albergados estão os cursos profissionalizantes, como os de porteiro e vigia, oferecidos pelo Senac. Como parte dos festejos de aniversário, foi realizada a entrega de diplomas aos formandos dos cursos. “Isso representa uma grande conquista para cada um deles e motivo de muito orgulho para nós”, disse Rosana Amaral, gestora do Zancone.

Há quase dois anos acolhido pelo albergue, Givaldo Januário, um dos formandos, contou como é a emoção de ter, agora, uma qualificação: “Quando cheguei aqui, encontre pessoas que acreditaram em mim. Então, eu percebi que era possível, e hoje tenho o meu diploma”.

Ao falar para os diplomados, o padre Grigorio lembrou que a conclusão do curso do SENAC é um momento de conquista. .“Temos de ter projetos e metas para nossas vidas. Lutarmos por eles. E esse diploma dá a vocês a oportunidade de seguirem avante e estarem preparados como profissionais”, afirmou.

Pelo acordo firmado e protocolado na Comissão de Política Urbana, as 853 unidades habitacionais (moradia social para as famílias da Comunidade Ceasa) serão construídas num único local (terreno da Votorantim). O valor a ser pago pela empresa em outorga onerosa (direito de construir acima do estabelecido pela Lei de Zoneamento Vigente) será de R$ 200 milhões, quantia suficiente para erguer os conjuntos habitacionais e realizar o retrofit do Cingapura Madeirite.

CPI da Enel

A Assembleia Legislativa de São Paulo instalou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas, cometidas entre os anos de 2018 e 2023, pela Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica privada responsável pelo fornecimento a 24 munícipios da Região Metropolitana de São Paulo. Entre as questões a serem investigadas estão as quedas de energia, a cobrança de valores, o atendimento aos consumidores e prefeituras, contratos e obras previstos e a infraestrutura da empresa. Na região, os serviços prestados pela concessionária são motivos constantes de reclamação por parte dos moradores.

Homenagem 1

A Câmara Municipal vai homenagear, na segunda-feira, 5, às 18h30, o lapeano Gaetano Brancati Luigi, que receberá a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo em celebração pelo dia do Marco da Paz, monumento criado por ele em 1999.

Homenagem 2

No dia 30 de maio, o Diretor de Relações de Governo da Associação Viva Leopoldina (AVL), Carlos Alexandre de Oliveira, e o Presidente do Rotary Club Jardim das Bandeiras Alto de Pinheiros, Dr. Maurício Cantagalo, entregaram ao Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o Prêmio Bandeirantes. Nunes foi agraciado com o troféu da categoria Gestão Pública, em cerimônia que contou com a presença de mais de 300 rotarianos no Salão Nobre do Colégio Rio Branco.

Eleição

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) já publicou no Diário Oficial edital que reúne informações sobre a eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) - Biênio 2023-2025. Os interessados em concorrer a uma das 22 cadeiras em disputa terão entre os dias 5 e 30 de junho para registrarem suas candidaturas. A eleição ocorrerá em 24 de setembro, das 9h às 17h, em ao menos um local de votação por subprefeitura, a ser oportunamente divulgado. O Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU é o maior órgão colegiado da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), tendo como objetivo acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, discutir e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, debater diretrizes para as áreas públicas municipais, entre outras atribuições legais.

SERVIÇO FUNERÁRIO

This article is from: