4 minute read

ASSISTÊNCIA SOCIAL Moradores debatem uso do Pelezão como abrigo temporário

Na segunda-feira, 8, o Fórum Social Leopoldina realizou um encontro especial, no Clube Pelezão, para discutir o uso do equipamento como abrigo temporário para a população de rua da cidade no período de outono-inverno, quando a prefeitura realiza a Operação Baixas Temperaturas. Moradores do City Lapa e usuários do clube mostraram-se preocupados com a possibilidade, mais uma vez, de os ginásios do Pelezão serem interditados para uso da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), como tem ocorrido desde 2018. “Não se trata de ser higienista, negando abrigo a quem precisa se proteger do frio, mas cabe perguntar por que a prefeitura não investe na construção de um grande centro para emergências, que poderia ser usado não só no inverno, mas em qualquer situação fora do comum”, questionou a arquiteta e urbanista Maria Laura Fogaça Zei, moradora da região.

Para a coordenadora do Fórum Social, Luciana Pazzini, seria importante que o Pelezão retomasse o seu Conselho Gestor, inativo há anos. Dessa forma, segundo ela, seria mais fácil levar adiante as demandas dos usuários do espaço e a busca conjunta por soluções para problemas como o uso do clube como albergue temporário. “Defendemos que o atendimento emergencial aos moradores de rua seja feito com dignidade e não com improvisação, como há muito tempo vem acontecendo com o uso do Pelezão”.

Advertisement

Já á supervisora de Assistência Social da Lapa, Cleide Leonel, pondera que, devido à complicada logística de transporte dos moradores de rua do Centro aqui para a Zona Oeste, diariamente enquanto acontece a Operação Baixas Temperaturas, o Clube Pelezão não é o melhor local para ser utilizado. “Com certeza, há outras opções mais próximas da região central, onde se concentra a maior parte da população de rua”, ressaltou.

Reconhecido como um dos melhores equipamentos de esporte e lazer da cidade, o Pelezão, segundo a coordenadora do espaço, Thaís Tomazelli Remedi, está com uma programação bastante intensa de atividades, além de estar passando por grandes reformas. “A área da piscina vem sendo totalmente modernizada e os ginásios estão com agendas definidas para eventos como MMA e aulas de vários esportes”, explicou. “Com tudo isso, a interdição do clube para receber os moradores de rua teria que ser bem planejada, caso venha a acontecer”, disse.

O drama do barulho na cidade Eliseu Gabriel abraça a causa

Poluição sonora deixou de ser incômodo e questão de perda auditiva e já é problema de saúde pública em São Paulo.

“Abuso do volume em casas de show, bares, atividades comerciais e de lazer, transporte urbano, o aéreo e o trem, a construção civil etc. É uma situação dramática e que desencadeia diversas doenças físicas e emocionais”, ratifica o vereador Eliseu Gabriel que há tempos se preocupa com o tema e está enfrentando esse problema de frente.

Ele explica que o maior dilema é a falta de fiscalização e, como consequência, falta punição, ou seja, o não cumprimento da legislação. “Já fui conversar no Psiu, na subprefeitura, na secretaria, o problema é recorrente. Há dois anos, para cuidar do barulho eram seis fiscais durante o dia e seis durante a noite. Parece brincadeira. Esse seria o número por subprefeitura, o que somaria 350 fiscais na cidade”.

Em seminário realizado por ele e com a presença de autoridades na área, Eliseu ressaltou que além de discutir o zoneamento da cidade, que determina o nível de ruído em cada região, é preciso ter controle, ter fiscalização”.

Lapa Mundi

Festa da Padroeira

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina celebra, neste sábado, 13, o dia da sua Padroeira, das 10h30m ás 22h. A jornada festiva e de oração começa às 10h30 com missa, que se repete às 15h e às 19h. A partir das 12h, o salão da Paróquia estará aberto para confraternização com barracas típicas portuguesas (caldo verde, pastel de Belém, bolinho de bacalhau e outras delícias, além de brincadeiras e música, com renda revertida para as obras sociais. Às 18h haverá procissão iluminada (Rua Barão da Passagem, 971).

Crianças e Adolescentes

A Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar) recebe, na terça-feira, 16, das 15h30 às 21h30, o I Fórum de Ações Afirmativas de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa do evento é do vereador Eliseu Gabriel (PSB), Instituto PróVítima, Instituto Brasileiro Dayana Garcia, e dos coletivos O Direito Achado na Rua” e “Mães na Luta”.

Segurança

O Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg) realiza sua reunião mensal ordinária (Rua Belchior Carneiro, 100) na quarta-feira, 17, às 19h.

Telemedicina

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, começa a oferecer aos associados um plano de telemedicina com pronto atendimento digital e consultas de especialistas, com um valor mensal acessível. Para disponibilizar o novo serviço, foi feita parceria com a empresa Docway, pioneira em soluções de saúde digital no Brasil. Essa oferta incrementa o portfólio de soluções não financeiras aos associados do Sicredi.

Zoneamento

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) já concluiu e disponibilizou a Minuta Final da Revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), mais conhecida como Lei de Zoneamento (Lei 16.402/2016). O texto será apresentado este mês aos colegiados Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) e Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e à população em uma Audiência Pública Devolutiva on-line. A Revisão da Lei de Zoneamento busca rever aspectos pontuais para a melhoria da aplicação da legislação de 2016. Não serão criadas novas zonas de uso e não serão alterados perímetros daquelas já existentes. A Minuta Final de Projeto de Lei apresentada considerou o PL 127/2023 (Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico).

Perdizes Fest

A edição especial de Dia das Mães do Perdizes Fest, no sábado, 13, será marcada por um encontro e exposição de carros clássicos, que acontece das 10h às 17h no Nacional Clube – Av. Marquês de São Vicente, 2477. Cada carro participante ganha um par de ingressos para assistir o jogo do Campeonato Paulista, série Sub 20, entre São Paulo e Nacional Atlético Clube.

Reunião com vereador

O vereador Rubinho Nunes participou de uma reunião com síndicos e moradores de condomínios dos bairros da Pompeia e Vila Romana, na segunda-feira, 8, onde ouviu demandas a respeito de zeladoria, segurança, barulho, ocupação irregular de calçadas por bares e restaurantes, além de moradores de rua em praças. A reunião também contou com a participação do chefe de gabinete da Subprefeitura Lapa.

This article is from: