
3 minute read
ENTREVISTA Moradores e comerciantes espalham simpatia.
gente
Gentileza pelas ruas
Advertisement
Ação de moradores e comerciantes espalham pela Vila Leopoldina placas com mensagens otimistas e inspiradoras. É um convite para uma reflexão nestes dias em que vivemos. Com certeza você deve ter sido ‘contaminado’.
O movimento teve início em abril por um grupo de moradores que integram o EcoBairro Afetivo, coletivo que se preocupa com a melhoria da vivência entre os moradores de bairros. Todo trabalho é feito por voluntários e tem a parceria dos comerciantes da Leopoldina que permitiram a colocação das placas. é a coordenadora. “Participo de grupos por uma cultura de paz. Qualquer pessoa pode fazer individualmente esses cartazes, mas juntos mordores e comerciantes é muito melhor. Torna o bairro mais afetivo, principalmente neste momento de pandemia”, resume a moradora que tem a página Observatório da Leopoldina no Facebook, voltado para discutir e apontar problemas e soluções para o bairro.
A jornalista explica que o EcoBairro é um programa permanente voltado para transformar um bairro em um lugar pacífico e sustentável. “Através do EcoBairro fazemos vários diálogos e organizamos grupos por interesse. Temos um grupo de Bem Estar e Saúde, que atua desde 2008, formado por terapeutas e casas de bem estar que promovem meditações e cuidados plenos gratuitamente. Antes da pandemia, os encontros eram presenciais. Agora, o atendimento é virtual através de Facebook e Instagram”. Alexandra informa que qualquer pessoa pode participar destes grupos.
A inspiração para as mensagens nas placas, segundo Alexandra, veio através do Livreiro do Paraíso, um personagem urbano que ocupa o canteiro central da Avenida 23 de Maio. “O trabalho dele chamou a atenção de integrantes do grupo Meditação do Bairro. Ele sempre coloca um cartaz com mensagens e reflexões. Trouxemos algumas dessas mensagens para as lousas da Leopoldina. Com ajuda do grupo de bazar, que incentiva o consumo local, conseguimos a parceria de comerciantes”.
Além das mensagens inspiradoras do Livreiro, todos os participantes dos grupos colaboram com frases otimistas e para reflexão tiradas de livros e das redes sociais. “São frases certeiras, que nos fazem refletir pela força da palavra que aos poucos mudam nossos sentimentos e geram reflexões. Na Leopoldina reunimos pessoas, locais e artistas para escolher onde as placas seriam instaladas e criamos um roteiro pelas ruas do bairro. É uma forma de engajar as pessoas com o bairro, uma forma de cuidado e acolhimento. Um fluxo de gentileza da nossa vizinhança”.
Para a feitura das placas, o grupo tem a colaboração de artistas especializadas em letras gráficas (lettering), “ela preenchem as placas com a beleza das letras”, diz a jornalista. Mariana Machado e Rafaela Barglini são moradoras e voluntárias e são elas que se encarregam da tarefa de traçar as mensagens nas placas. Rafaela Barglini explica que “o que fazemos é voluntário e é um trabalho em conjunto”.
Para Naruna Galas, da Fast Frame, “algumas pessoas comentaram positivamente sobre essas placas” e Maria, do Empório Flor de Liss “senti que os clientes estão gostando destas frases”.
As placas estão espalhadas pela Leopoldina. Alexandra espera que outros comerciantes venham participar da iniciativa. Entre os participantes estão a Bija Yoga (Rua Campo Grande, 473), Wheat Biopadaria (Rua Carlos Weber, 1.622), Empório Flor de Lizz (Rua Carlos Weber, 1.280), Fast Frame (Rua Schilling, 305), Banca Ocabacana (Rua Carlos Weber, 1.147 e Rua Coriolano, 991, na Lapa), Comedouro (Rua Aroaba, 333), Nossa Vida (Rua Passo da Pátria, 1.213), Santa Pausa (Rua Passo da Pátria, 1.239). (GA)
@ecobairro.oficial @cidadesafetivas facebook.com/meditacaodobairro facebook.com/ecobairrosaopaulo facebook.com/observatorioleopoldina






Psicologia
Adolescentes, Adultos e Grupos Supervisão

Cristine
Giorgete Massoni
CRP SP 51793-9 Psicoterapeuta, psicodramatista
Atendimento com hora marcada
( 3873.0883 • massoni.cda@uol.com.br Rua Catão, 128, cj. 124 • Lapa



