Guia OvarNews/Carnaval de Ovar 2025

Page 1


O Casal Real

Sérgio Praia

Sippinpurp

Ponha! Ponha!

Palhacinhas:60 anos

CARNAVAL de OVAR’25 GUIA

Para não perderes nada da grande festa!

GUIA 2025

CAPITAL

DO CARNAVAL!

Chegou a hora de tomar a “Vitamina da Alegria”. Sem contra-indicações, o espírito folião

toma conta dos vareiros que fazem um Carnaval como poucos no Mundo. Bom Carnaval!

VARINA HISTÓRIAS

No baile de máscaras do Palácio da Ajuda, em 16 de Fevereiro de 1865, a Rainha D. Maria Pia apareceu fantasiada de varina.

FIGURA

Antes de ser um ator consagrado e galardoado.

Antes de ser António Variações no grande ecrã, Sérgio Praia desfilou como Mestre Sala na Escola de Samba Charanguinha.

RAINHA

D. Mafalda, “A Dulcíssima Vilã”

A Rainha D. Mafalda, “A

Dulcíssima Vilã”, vem de famílias nobres de doceiros de Ovar, os Vilões, e espalha, através das suas pastelarias, a doçura pelo concelho. É também amante de cavalos, dedicando-se à competição na modalidade de equitação até há pouco tempo. O Carnaval está-lhe no sangue, já que o seu pai

foi um dos fundadores da Charanguinha. De miúda lembra-se das matinés e do sonho que acalenta desde sempre: desfilar por esta Escola de Samba. Ainda não é desta.

Como rainha já escolheu as suas causas: apoiar todos os grupos e dizer ao mundo que não há Carnaval como o Carnaval de Ovar!

O REI O REI

D. António, “O Chibado”

D. António, “O Chibado”, respira Carnaval. Era ainda uma criança quando fugia à mãe pela melhor das causas: percorrer as ruas repletas de folia, e, com sorte, subir aos carros alegóricos. Oficialmente, começou nas lides carnavalescas pela mão do irmão, que lhe pedia ajuda para levar a sua piada, quando conseguia eleger mais do que uma. Na primeira vez, levou uma máscara para ninguém saber quem era. Integrou o Grupo Vampiros durante mais de duas décadas.

GUIA

TUDO O QUE NÃO PODES PERDER

POR NADA!

ESPAÇO FOLIÃO

27fevereiro

22h00 Quim Barreiros

DJ Vacaciones

Dj Residente

28fevereiro

APÓS DESFILE DA FARRAPADA

Yves LaRock

01março

APÓS DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA

Sippinpurp

Van Zee

Dj Residente

02março

ProfJam

Juanjo Garcia

DJ Residente

03março

22H00

Dj NUNNA

Djs Dirty Sound Boys

Dj 3atista

Robert Falcon

Vini Vici

Dj Residente

Para SippinPurpp tocar em Ovar será marcante. André Rocha Vaz (nome verdadeiro), nasceu em Ovar e até jogou basket na Ovarense...

SippinPurpp começou a fazer música em 2017, postando a sua primeira música, “No meu copo”, em março de 2017. O seu nome de rap vem da “purple drank” que ele bebia. Em 2018, juntou-se à editora ProfJam, Think Music Records, e participou na música “Dr. Bayard” de Mike El Nite.

Mais tarde, lançou o seu primeiro single para a editora, chamado “Sauce”, que foi um grande sucesso em Portugal, tendo obtido mais de 10 milhões de visualizações no Youtube e 7 milhões de streams no Spotify. A música também entrou no top 10 das tabelas de singles portugueses e ficou no top 15 durante várias semanas.

SIPPINPURP

ESCOLAS DE SAMBA

Juventude Vareira | Ontem, hoje e manhã

Kan-kans | E no final o mal venceu

Costa de Prata | A Rota do Ouro

Negro

Charanguinha | De alma lavada

CARNAVALESCO

Zuzucas | Mashinata na Mishkata

Marroquinos | Apara-mas Pontas

Marados | A (des)ilusão

Não Precisa | Vamos Hindu vamos

vendo

Pierrot’s | Tudo aviado

PASSERELLE

GRANDES CORSOS

Barulhentas | Texanas

Bailarinos de Válega | Ha-ha-ha!!!

Joanas do Arco da Velha | Joanas

Desnorteadas

Levados do Diabo | Reinado sob ameaça

Palhacinhas | Em Festa

Melindrosas | Believe in the future

Hippies | Yes!

Carrucas | A última bolacha do pacote

Condores | Agarru A’tum

Pinguins | Visita guiada de perder a cabeça

Garimpeiros | Kaçusto

Catitas | Ao molho de par em par

Vampiros | Atrakamaki

Pindéricus | zzzzzzzzzzzz+Z

Xaxas | Há Conquista

YVES LAROCK

A atuação de Yves Larock é um dos momentos esperados do Carnaval de Ovar 2025! O produtor e DJ internacional aclamado, por trás de uma série de sucessos à escala global, como “Zookey”, “Rise Up” e “By Your Side”, traz ao Espaço Folião uma explosão musical, que junta House, Hip-Hop, R&B, Ragga, Reggae e Electro para um efeito avassalador.

O Carnaval de Ovar é um evento anual, celebrado de forma organizada desde 1952, sendo uma das principais atrações culturais do município que investe uma verba que ronda o milhão de Euros. Os foliões que rumam à cidade asseguram um retorno económico significativo que pode rondar os 5 milhões de Euros.

PONHA! PONHA!

Em 1997, Jorge Gabriel apresentava o programa “Agora Ou Nunca”, e João Muge foi desafiado a enfrentar o seu medo de répteisa troco de 125 contos – e foi bem-sucedido! Passaram mais de 25 anos e o seu nome ficou para sempre na memória de várias gerações, marcado como o senhor do “Ponha, ponha, ponha!”

No fundo, terá sido o seu espírito de folião de outros tempos do Carnaval de Ovar que ali veio à superfície. Apaixonado pelo Carnaval de Ovar, desfilou nos Marados, Snoopies (grupo que já não existe) e Levados do Diabo. Ainda hoje se mantém um apaixonado do Carnaval.

PALHACINHAS

60 ANOS

Rosinha Peralta e Rosa Filomena são as resistentes da primeira hora. Tinham apenas 11 anos quando se estrearam no então já famoso Carnaval de Ovar.

Rosinha Peralta lembra-se de ser pequena e de ver o grupo que viria a dar origem aos Condores a desfilar de Borboletas e adorar ver aquilo. “Comecei a lançar a ideia junto das minhas amigas de irmos também no carnaval. As nossas mães até eram costureiras... Porque não?”

A ideia vingou. Rosinha Peralta e Rosa Filomena fantasiaram-se de ‘Encapuchados’ e, numa altura em que o grupos tomavam o nome da fantasia, assim foi baptizado o grupo. “Aparecemos no cortejo e desfilamos mesmo sem ter

feito a inscrição prévia. Deixaram-nos ir”, recorda Rosa Filomena. Só ao terceiro desfile, em que se apresentaram com o mítico traje da Palhaça é que o grupo adquiriu o nome que ainda hoje ostenta: Palhacinhas.

Rosinha Peralta e Rosa Filomena são, portanto, as resisitentes da primeira hora. A primeira a desfilar e a segunda enquanto delegada. Aliás, num tempo em que não havia distinção classificativa de passerelle, as Palhacinhas só não conseguiam competir com os grupos de homens para o primeiro lugar, devido à utilização de determinados materiais, mas atingiram muitas vezes o segundo lugar. PARABÉNS!

Ficha Técnica :

Textos e Grafismo : OvarNews

Fotografia : Pedro Tigre V. e Arquivo

Ovar 2025

O jornal online OvarNews oferece-lhe este Guia com os principais destaques da programação de 2025 e aproveita para espreitar para dentro de alguns dos protagonistas de ontem e de hoje.

Este Guia foi pensado nos tempos que atravessamos, em que a sustentabilidade é uma premissa importante.

Descarreguem-no no vosso PC ou dispositivo móvel.

Em última análise, podê-loão imprimir, mas nesse caso sugerimos que usem papel reciclado.

Aos que connosco colaboram, aos que tornaram esta publicação possível e a todos os foliões, em geral, o OvarNews deseja um Excelente Carnaval!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.