Page 1

Série A. Renascença e mais 7 times lutam por vaga na semifinal. Página 32

População. IBGE estima que cidade tem 406 mil habitantes. Página 7 JOÃO LÊUS/ARQUIVO

Sexta Melhor

Sandra de Sá vai contagiar o público em show gratuito na Praça Milton Campos

Betim

30 de agosto a 5 de setembro de 2013 Ano XXXVIII - Número 1576 - www.otempobetim.com.br

Página 19

Tiragem desta edição: 45.000 exemplares

Tolerância zero. Cidade vai receber seis bafômetros e veículo

PM diz que a operaçãosó terá iníciose superlotação do pátiofor resolvida; Detran vai inaugurar novo espaço

OgovernodoEstadoanunciou, na última sexta-feira (23), que irá expandir as blitze da Lei Secaem12cidadesdeMinas,dentre elas, Betim, em setembro. Para isso, serão disponibilizados para o município seis bafômetros,basemóvel,veículos e outros equipamentos.

DIVULGAÇÃO INTERNET

Estado anuncia blitz da Lei Seca para setembro Mas, segundo a Polícia Militar, aoperaçãosópodeteriníciose a questão da superlotação do pátio do Detran for resolvida, pois hoje não há espaço para abrigar veículos apreendidos. Segundo a Transbetim, um novo pátio deve ser inaugurado no dia 17. Página 10

Política

Monte Carmo

Prefeitura apresenta Plano de Metas

Shopping entrega espaço para lojistas

Página 4

Página 7

JOÃO LÊUS

Normas. Bancosecomércionãocumprem Eleição. LequeémaiorparaAssembleia

Sem fiscalização, Grupo deve levar leis são ignoradas Rômulo a federal Página 3

Página 4

FERNANDA CARVALHO/O TEMPO

Vôlei

Sada traz Mundial para Betim A cidade vai receber, entre os dias15 e 20 de outubro, o Mundialde Clubes de Vôlei. O anúncio foi feito nasegunda (26) pelo presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli. A equipe será anfitriãdotorneio. Página 28

Velocidade VIOLENTO - Trecho da BR–381 em Betim, o segundo pior do país, registrou um novo acidente nesta semana. Uma carreta bitrem pegou fogo, mas ninguém ficou ferido. PÁGINA 11

Copa CDL de Kart já pega fogo Página 29

Esporte. Anúncio do torneio, que reunirá a nata do voleibol internacional, foi feito na segunda (26)


2

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

Opinião

Vittorio Medioli

Contraponto

vittorio.medioli@otempo.com.br Fax: (31) 2101-3903

Pietro Ubaldi e vez em quando, aparece alguém, com um ar de outro mundo, que desce à Terra para acelerar o desenvolvimento humano. Quanto mais adiantados forem seus ensinamentos e ideias, maior será a possibilidade de ser incompreendido, contestado e perseguido. Não se quebram paradigmas impunemente. Três pregos e duas tábuas no alto da colina podem esperar o precursor de ideais. Leonardo não era compreendido quando desenhava helicópteros; Galileu mal escapou da fogueira por ensinar que a Terra roda em volta do Sol; só depois da morte, Van Gogh foi reconhecido como um gênio da pintura; passaramse dois séculos da descoberta da luneta antes que ela fosse adotada pelos cientistas; o cristianismo penou 300 anos para ser aceito em Roma, e os cristãos gastaram o mesmo período para se desculpar pelas barbaridades contra índios e negros em terras brasileiras. Os melhores ideais chegam, levantam polêmicas, atraem raros discípulos e demoram séculos para ser comumente aceitos. A verdade custa a triunfar. Se os últimos serão os primeiros e se a humanidade é sempre a mesma, significa que neste momento os precursores continuam incompreendidos pelas multidões, como no passado.

D

Os melhores ideais chegam, levantam polêmicas, atraem raros discípulos e demoram séculos para ser comumente aceitos. A verdade custa a triunfar. Se os últimos serão os primeiros e se a humanidade é sempre a mesma, significa que neste momento os precursores continuam incompreendidos pelas multidões, como no passado. Ainda não chegou a vez de Helena P. Blavastky, de Charles Leatbeader, de Rudolf Steiner saírem das catacumbas modernas. Das mesmas catacumbas onde o pensamento do italiano Pietro Ubaldi é guardado para dar frutos às próximas gerações. Esse pensador terminou sua existência aqui, no Brasil, deixando uma obra monumental e fiéis discípulos. A principal obra de Ubaldi, “A Grande Síntese”, revela os dogmas cristãos, da luz à escuridão que cerca o ser humano, mostra de onde veio e para onde vai. Comprova os laços que ligam o espírito à matéria e mostra como todas as coisas e todos os fenômenos são facetas de uma única e indivisível realidade. Assusta ao sustentar que a dor é uma passagem obrigatória para a evolução, mas quem consegue passar o umbral dos primeiros e densos conceitos do pensador italiano avança por uma interminável caminhada, na qual a compreensão e o despertar de um estado vívido de consciência conseguem dar outro sentido à vida. Um estado de consciência que será comum na humanidade num futuro ainda distante.

¼ Y

Sobreaapresentaçãodo Planode Metasdogovernona Câmarade Betim

“OPlanodeMetaséumganhonãosóparaagestão,masparaa população,quepodeacompanharasaçõesdoExecutivomaisde perto.Éimportanteressaltarqueointuitoéquetodasasmetas sejamcumpridas,maséclaroqueissodependedareceita.” Lucas Neves - Procurador Geral do município

“O Plano de Metas apresentado pelo governo foi o primeiro passo, mas acho que se pode evoluir mais. O governo mostrou só metas, mas não especificou como vai fazer para alcançar esses objetivos. Acho que ficou vago”. Eutair Santos (PT) - vereador

¼ 2

Editorial

BRENO

Tempo bom para Betim, quevaisediar o Mundialde Clubesde Vôlei,entre osdias 15e20de outubro. A competição,quecontarácom osprincipaistimesde cadacontinente e serárealizada noginásioDivinoBraga, foianunciadapelos presidentesdoSada Cruzeiro, VittorioMedioli, edo Cruzeiro, GilvanTavares. Com essacompetição,Betim voltaaserpalco degrandes eventosesportivos.

Tempo bom para o públi-

É preciso cortar na carne Tomardecisõesdifíceis,masquegeremomáximo de benefício possível para um maior númerodepessoas. Essepensamento,quenafilosofiaédenominado Ética Utilitarista e é defendida por filósofos como Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873), tinha que ser seguido com uma espécie de manual pelos poderes públicos,mas, como sabemos, muitasvezes não é issooque acontece. Muitos preferem governar para um seleto grupo,mantendobenefíciosespecíficos,avisar a um bem maior, fazendo algo que realmente beneficieapopulação. É devido a esse olhar míope do poder público que vemos casos como fraude na Previdência Social, servidores que recebem salário, mas não cumprem expediente, funcionários públicos com altos salários que superam o teto remuneratório estabelecido pela Constituição Federal,dentreoutros problemas. Há mais de um mês, O Tempo Betim vem abordando o assunto através da série de reportagens intitulada “Marajás”, expondo algumas dasferidasqueosPoderesExecutivoeLegislativomunicipalcarregamhádécadas,masqueestavamali,cobertas, escondidas. É claro que a série de reportagens provocou descontentamento em alguns, mas trouxe mu-

Tempo Bom

danças importantes que vão proporcionar um bemmaiorpara a cidade. Oprimeiropassofoidadoháduassemanas, quando o prefeito Carlaile Pedrosa enviou um projeto de lei para a Câmara com um plano de reestruturação administrativa. A proposta, que foiaprovadapelosvereadoresesancionadapelo prefeito, corta cargos comissionados e secretarias da prefeitura com o objetivo de adequar sua gestão à Lei de Responsabilidade Fiscal e dediminuir despesascoma máquinapública. O governo também anunciou outras medidasimportantesquetrazemausteridadeemais moralidade ao serviço público, como o corte da gratificaçãoparaosservidoresmunicipaisapostilados que ocupam cargos comissionados na prefeituraearestriçãodousodeaparelhoscelularesede viagenspara funcionários. Masessasmedidastêmqueserapenasoestopim da mudança. É preciso que o governo tome ainda outras ações para conseguir diminuir deformaefetivaosgastoscomamáquinapúblicaegeraraeconomianecessária,principalmenteseanalisarmosaatualconjunturaeconômica do país, cujo cenário caminha para um quadro aindapior doque o atual, com a alta do dólar.É preciso,comodizoditado,“cortarnacarne”.Só assim, será possível proporcionar um bem maiorpara Betim.

cobetinense.Depoisdoscancelamentosdo BetimRural eda FeiradaPazpor falta de um localadequado, os vereadores aprovaramprojeto quepermite queo municípioreceba um financiamentode R$5 milhões doBDMGpara construirum novoparque deexposições.

Tempo bom paraodeputadoestadualIvair Nogueira, que foieleitonesta semanao 1º vice-presidenteda Assembleia Legislativade Minas. Opolítico assumea vagadeixada apósa mortede José Henrique.

Tempo Ruim Tempo ruim parao desrespeitoàsleis municipais aprovadaspelos vereadores.Várias normas,comoa abertura dos bancosàs 10hea substituição desacolas plásticas porbiodegradáveis,sãosimplesmente ignoradasnomunicípio.Éprecisoquehaja mais fiscalizaçãoe umapuniçãorigorosapara que asleisnão fiquemsónopapel.

Tempo ruim para quem transitapela BR–381.O trecho darodoviaem Betim, queé consideradoumdos mais violentosdopaís, registrouum novoacidente.Um caminhão bitrempegoufogo efez com quea BRficasse interditada. Motoristascobramsinalização.

Tempo ruim para MDC, quenão estáencontrando apoios nemna eleição para presidentedo PT. Seucandidato,Vila,foirejeitado eteve que sersubstituídopor EdsonSoró. AgoraAntônio Carlostambém entrouna disputa.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

3

Política

Enquadrado A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal negou recurso e manteve a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão.

REPRODUÇÃO INTERNET

Autoridade. Fiscalização da aplicação da legislação é atribuição do Ministério Público FOTOS MOISÉS SILVA

Proibida. Legislação municipal já instituiu a substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis

Só no papel. Apesar de lei determinar abertura dos bancos às 10h, muitas instituições não cumprem norma

Leis municipais são ignoradas Normas, como a substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis, não são cumpridas na cidade Lisley Alvarenga politica@otempobetim.com.br

Abertura de bancos às 10h, substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis e até marcaçãode consultasportelefone para pessoas que tenham mais de 60 anos. Todas as normas citadas são leis aprovadas pelos vereadores e sancionadas pelo prefeito do município equedeveriam sercumpridas. MasareportagemdeOTempoBetimfoiàsruasnestasemana e constatou que, apesar de estarem em vigor, muitas leis municipais são ignoradas na cidade. É o caso, por exemplo, da Lei5.370de2012,queestabeleceasubstituiçãodousodesacolas plásticas por materiais bio-

degradáveisnosestabelecimentos privados e nos órgãos e nas entidades do poder público sediadosnomunicípio. Em Betim, a norma, que entrouemvigornodia31dejaneiro deste ano, não é cumprida por boa parte dos estabelecimentos comerciais da cidade. “Sãopoucososlugaresqueutilizam esse tipo de sacola. Acho queomotivoémesmoafaltade fiscalização da lei”, disse o contadorMárcio Gonzaga. A assessoria da Secretaria deMeioAmbientedeclarouque ainda não está fiscalizando o cumprimento da lei. “Um mapeamento dos estabelecimentos de grande porte que utilizamsacolasesacosplásticosestá sendo elaborado. A fiscaliza-

ção começará a ser feita quando o estudo for concluído e será, gradativamente, implementadanos estabelecimentos”. Outra lei ignorada é a que determina que a abertura das agências bancárias em Betim, para atendimento ao público, deveocorreràs 10h. Apesardeestarvalendodesde abril de 2012 e de ter sido oferecido um prazo de 60 dias para que as instituições financeiras pudessem se adequar, a reportagem, ao percorrer algumas agências, constatou que a norma continua sendo descumpridaporgrandeparte dosbancos. Segundo a Federação BrasileiradeBancos(Febraban),apesar da regra municipal, o Supe-

riorTribunaldeJustiça(STJ)proferiu várias decisões reconhecendo a competência da União para fixar o horário de atendimento ao público nos bancos. “Arecomendaçãoda Febraban, nessescasos,éparaelesajuizarem ações contra leis com essa exigência”,declarou. Também é direito garantido porleiquequalquerpessoacom idade igual ou superior a 60 anos consiga marcar por telefoneconsultasouexamesnospostos de saúde de Betim. Mas, na realidade, isso não acontece. “Nunca consegui agendar uma consulta por telefone. Eles semprepedemparairàunidademarcar”,disseMariadeOliveira. A lei, em vigor desde 2007, deveria estar sendo cumprida

EDITORIA DE ARTE / O TEMPO

PARA INGLÊS VER Confira algumas leis que foram sancionadas pelo Executivo e que, apesar de já estarem em vigor, continuam sendo descumpridas por grande parte das entidades, instituições e órgãos do município LEI Nº 4501, DE 20 DE ABRIL DE 2007

Obriga a realização de marcação, por telefone, de consultas ou exames em postos de saúde para todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos LEI Nº 4783, DE 1º DE JULHO DE 2009

Determina a substituição de sacos plásticos de lixo e de sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis em estabelecimentos privados e órgãos ou entidades do poder público municipal LEI Nº 5093, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010

Obriga todas as edificações de acesso ao público e que tenham portas com detectores de metais ou dispositivos antifurto a exibirem aviso sobre o risco do equipamento para portadores de marcapasso LEI Nº 5201, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2011

Proíbe a comercialização de carne pré-moída e embalada por açougues, mercados, supermercados e similares no município LEI Nº 5297, DE 16 DE ABRIL DE 2012

Determina que o horário de abertura das agências bancárias em Betim para atendimento ao público deve ser às 10h

pela prefeitura, mas, até hoje, não saiu do papel. A assessoria da Secretaria de Saúde informouquejáestáestudandoaviabilidadeda leinasunidades. Fiscalização De acordo com o mestre em direitopúblicoVladimirPintoCoelho Feijó, a Constituição Federal tem instrumentos para co-

brar na Justiça o cumprimento dasleis.“Noscasosemquealegislação envolve a garantia do direito para toda a sociedade, é atribuição do Ministério Público fiscalizar o cumprimento da lei. Já no caso outras normas que, apesar de genéricas, são feitas para casos específicos, é necessárioquecadacidadãocobreparasioseucumprimento”. FOTOS JOÃO LÊUS/ARQUIVO

Eleição no PT. Com a rejeição de Vila, MDC escala Soró para ser candidato

Antônio Carlos entra na disputa

Aliado. Edson Soró será o candidato do grupo de MDC

A eleição para a escolha do novo presidente do Partido dos Trabalhadores de Betim sofreu um reviravolta nas últimas semanas. Até então, o nome apoiado pela ex-prefeita MDC era o do ex-vereador Cordovil Neves, o Vila. Mas, segundo petistas, como não conseguiu reunir apoio dentro do partido, ele desistiu de sair candidato. Além disso,

outros filiados, como Nilson Ribeiro e Luana Queiroz, também abrirammãoda disputa. ParaolugardeVila,MDCescalouo seu ex-secretário de Governo Edson Soró na tentativa decontinuarmantendoalegenda sob seu domínio. Mas, para conseguirseeleger,Soróeogrupo de MDC terão que enfrentar o vereador Antônio Carlos, que resolveuvoltarparaa disputa.

Em abril deste ano, depois de brigar com a ex-prefeita justamente devido à eleição internadopartido,oparlamentarfez uma carta pedindo a saída de seus apoiadores da executiva municipal e disse, na época, que não seria mais candidato. Mas, agora, o vereador voltou atrás. “Sou candidato a presidentedoPTejáestou visitando a militânciaem busca de apoio.

Quero abrir o PT para o diálogo eacabarcomessasbrigaspolíticas que sempre prejudicaram o partidona cidade”, disse. A reportagem tentou falar comSoró,maselenãofoilocalizado. Oprazo para a inscrição dos candidatos e das chapas terminanodia11desetembro.Aeleiçõesestámarcadaparaodia10 denovembro.

Proposta. Antônio Carlos quer abrir o PT para o diálogo


4

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

Política

Eixo. Proposta foi dividida conforme demanda das pastas

Governo apresenta plano de metas ANSELMO UBL/DIVULGAÇÃO

Carlaile quer revitalizar as redes de atenção à saúde e reformar o Regional Lisley Alvarenga politica@otempobetim.com.br Representantesdogovernomunicipal apresentaram, durante audiência pública realizada na Câmara de Betim, na última quarta-feira(28),oPlanodeMetasquevainortearaadministraçãopúblicadacidadeaté2016. A apresentação do programa de metas à população tornou-se obrigatória desde 2011, comaaprovaçãode umaemendaàLeiOrgânicadoMunicípio. Nocaso dagestão doprefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), o plano foi dividido levando-se em consideração os objetivos específicosdecadapastadogoverno. Segundo o procurador geral do município, Lucas Neves, o intuito da administração é que todas as metas sejam cumpridas. “Porém, o cumprimento delas está intimamente ligadoàreceitaqueomunicípio terá ao longo destes quatro anos”,explicou. Em seu discurso, a secretá-

ria de Gabinete, Zizi Soares – que representou o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) – reafirmou que a prioridade do governocontinuasendo asaúde. “Járeformamos oquinto andar do Regional, onde funciona o hospital-dia. Com isso, passamos a ter a capacidade de executar 1.200 cirurgias eletivas pormês.Embreve,vamosinaugurar o quarto andar da unidade, onde serão oferecidos mais leitoseequipamentosdeurgência para o setor neonatal. Retomamosasobrasdealgumasunidades de saúde. Mas os investimentos não param por aí”, afirmoua secretáriade gabinete. Saúde Para o setor, a administração prevê no plano de metas a reestruturação de toda a rede deatençãoàsaúde,comoreformaro HospitalRegional ea maternidade pública, construir duas Unidades Básicas de Saúde(UBSs),nosbairrosBandeirinhas e Dom Bosco, concluir e

EDITORIA DE ARTE / O TEMPO

PLANOS DE METAS Principais propostas SAÚDE

7 Reestruturar as redes de atenção à saúde 7 Construir duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Bandei-

rinhas e no Dom Bosco, e duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs)

7 Cobrir 100% da Atenção Primária à Saúde pelo Estratégia de Saúde

da Família (ESF)

7 Reformar o Hospital Regional e a maternidade pública e concluir a

obra, além de equipar a UPA Norte e a UBS do Cruzeiro do Sul OBRAS

7 Pavimentar 70 km de vias urbanas e restaurar mais

de 70 km de vias

7 Construir as avenidas sanitárias Universal, Cordilini, Amazonas, Vasco

Santiago, Independência, Marajoara e o trevo do Açude

7 Revitalizar o trecho da avenida Amazonas 7 Viabilizar as construções do viaduto da avenida São Paulo, do

Complexo do Jacintão e do novo parque de exposições

7 Executar obras de infraestrutura no Alto Boa Vista e no Teresópolis 7 Construir escolas nos bairros Jardim Nazareno e Petrovale EDUCAÇÃO

7 Expandir o número de vagas para os ensinos técnicos

e profissionalizantes e o programa Escola de Tempo Integral para mais escolas 7 Implementar o crédito educativo municipal 7 Voltar com o pré-vestibular e o pré-Enem 7 Ampliar o número de vagas nas instituições infantis 7 Concluir as obras de quatro creches municipais 7 Firmar convênio com nove centros de educação infantil ESPORTE

7 Retornar com os eventos esportivos de grande porte no

ginásio poliesportivo e reformar o ginásio Ricardo Medioli DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

7 Revitalizar o Mercado Municipal / camelódromo 7 Concluir a expansão do Distrito Industrial do Bandeirinhas HABITAÇÃO

7 Viabilizar novas unidades habitacionais 7 Incrementar o programa de regularização fundiária

Câmara. Procurador, Lucas Neves, apresentou metas, na quarta (21)

equipar a Unidade de ProntoAtendimento (UPA) Norte e a UBSdoCruzeirodoSul,alémde cobrir 100% da atenção primária da saúde pelo programa EstratégiaSaúde daFamília. Carlaile traçou como objetivo para o setor da educação expandir o programa Escola de TempoIntegralparaomaiornú-

mero de escolas possíveis. Atualmente,16instituiçõescontamcomo projeto. Outra prioridade é a conclusão de quatro creches municipais e a ampliaçãodonúmerodevagaseminstituiçõesinfantis. Aprefeiturapretendeviabilizarváriasobras,comoaconstruçãodoComplexoJacintão,ligan-

SEGURANÇA PÚBLICA

7 Criar o programa Regionalizado de Segurança 7 Resgatar a patrulha escolar CULTURA

7 Concluir o Teatro Municipal

do a avenida das Américas ao bairro Ingá e à avenida Edmeia MatosLazzarotti,easdasavenidassanitáriasCordilini,Amazonas, Independência, Marajoa-

ra, Universal, no Imbiruçu, e Vasco Santiago, no Alterosas (as duas últimas já em andamento), também estão previstas.

Eleição. Pelo lado do PT, ao que tudo indica, MDC e Maria Tereza serão novamente as candidatas Férias-prêmio

Grupo de Carlaile deve apontar Rômulo como federal, mas abre leque para ALMG JOÃO LÊUS/ARQUIVO

Da Redação

politica@otempobetim.com.br

O prazo para as filiações partidárias termina no dia 5 de outubro, e a ansiedade já começa a perturbar quem tem algum objetivo político na cidade. Isso porque as negociações para a definição daqueles que pretendem ser candidatos nas eleições do ano que vem estão se intensificando. O Partido dos Trabalhadores (PT), legenda que tenta se reestruturarapós a derrota sofrida por MDC no ano passado, é o mais adiantado nesse processo. Tudo caminha para queaex-prefeitadispute novamente uma vaga para a Câmara dos Deputados, em Brasília, e sua irmã, Maria Tereza Lara,tentea reeleição paradeputada estadual. Porém, as irmãs não são mais unanimidade dentro do partido.

Há filiados, como o vereador Antônio Carlos, que estudam a possibilidade de se lançar ao pleito, apesar de o parlamentar ter negado essa informação ao jornal. “Alguns dirigentes falam que Maria do Carmo pode sair candidata a estadual, mas duvido muito que isso aconteça. Nesse caso, Maria Tereza desistiria da disputa. O cenário mais provável é o que trabalhacom aex-prefeitadisputando a vaga federal”, conta o vereador petista Eutair Santos. Pelo lado oposto ao PT, o cenário também começa a se definir. O grupo que tem como lideranças o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) e o empresário Vittorio Medioli deve se unir para apoiar o deputado estadual Rômulo Veneroso (PV) como único candidato a federal. Para as vagas na Assem-

bleia Legislativa, surgem as primeiras especulações. Além de Pinduca (PP), que busca a reeleição mesmo ameaçado porprocessosdeinelegibilidade, os nomes mais fortes são de Carlaile Antônio (PSDB) e do secretário municipal de Esportes, Beto do Depósito (PSC). A novidade, neste caso, seria o vereador Weliton Sandro de Abreu, o Sapão (PSB), que, através de levantamentos recentes, aparece com chances de ser eleito. Sem grupo O deputado Ivair Nogueira (PMDB), a exemplo do que já ocorreu nas eleições passadas, quando saiu enfraquecido de Betim, deve buscar bases externas, já que, na cidade, ele está sem grupo político e não conta com nenhum apoiosólido para sua candidatura.

Apoio. Rômulo deve disputar vaga federal pelo grupo de Carlaile

Proposta de emenda começa a ser debatida Apósaondadeprotestoscontra a emenda parlamentar que propõe o fim da conversão das férias-prêmio em pagamento em espécieparaosservidoresmunicipais, líderes sindicais, representantesdogovernoedoLegislativosereuniram,naúltimasexta-feira(23),parainiciarosdebatesacercadaproposta. Na ocasião, os vereadores apresentaram uma outra proposta, que será avaliada pelos sindicatosepeloExecutivo.Asugestãobuscaconcederobenefício segundo o vencimento dos servidores.Funcionáriosquerecebemdeumacincosaláriosmínimos, por exemplo, poderiam converter os três meses de férias em espécie. Já para aqueles que ganham mais de 15 salários, haveria a obrigatoriedade de gozar dos três meses de férias.Umnovoencontrofoiagendadoparaodia12desetembro.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

PolĂ­tica

5


6

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

Leitores

Sobe e desce

¼ I

Clique da semana

Mande fotos do seu cotidiano para fotografia@otempobetim.com.br

Eduardo Amaral

406mil

Escritor

População

Da saída do armário*

Número atual de moradores em Betim, segundo dadosdivulgadosnesta semana pelo Instituto BrasileirodeGeografiaeEstatística (IBGE). O aumento em relação ao censo de 2010 foi de 7,5%.

¼ 2,38% m Mínimo

Diferença do reajuste dosalário mínimoanunciado pelo governo federal em relação ao aumento dado em 2013. Passará de R$ 678 para R$ 722 em 2014, um aumento atual de 6,62%.

Em destaque RS 180 mi Total de recursos investidos na construção do Shopping Monte Carmo, que terá um total de 205 lojas e que será apresentado aos lojistas por responsáveis pelo empreendimento neste sábado (31), a partir do meio-dia.

6 Número de bafômetros que serão entregus à Polícia Militar, que pretende realizar blitze em todas as regiões da cidade, visando diminuir as ocorrências envolvendo álcool e volante. O objetivo das autoridades policiais é reduzir acidentes em 30%.

Linha direta

2517-3900 Telefone/Fax Cartas Rua do Rosário, 182 Bairro Angola Betim/MG - Cep. 32.604-218 E-mails Se você tem alguma reclamação ou sugestão de matéria, encaminhe seu e-mail para a editoria correta: Assuntos políticos: politica@otempobetim.com.br Reivindicações/reclamações: cidades@otempobetim.com.br Matérias esportivas: esportes@otempobetim.com.br Denúncias/acidentes: policia@otempobetim.com.br Comercial: comercial@otempobetim.com.br Financeiro: financeiro@otempobetim.com.br

www.otempobetim.com.br

Causos de Betim

Reconhecimento. Helena Antunes Maciel, que recebeu o título de Cidadania Honorária no último dia 23 das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcão Universal. Foto Jonathan Pires

, Cartas

Para mandar um alô para a Redação envie e-mail para faleconosco@otempobetim.com.br. A redação se reserva o direito de resumir as cartas por questão de espaço.

Ceresp Betim

É complicado ler uma notícia dessa. Digo isso porque o meu irmão está preso no Ceresp de Betim, e meus pais estão sofrendo muito. Em todos os dias, eles choram. Espero que isso passe logo. Marco Túlio - Betim Comentando, pelo portal, a matéria “Promotora diz que vai apurar denúncia de superlotação do Ceresp Betim”, veiculada no jornal O Tempo Betim no dia 23.8.2013.

Sequestros-relâmpago Pedimos ajuda ao senhor prefeito Carlaile Pedrosa para que sejam adotadas medidas sérias e duras contra essa situação. A vida não tem preço. Se preciso for, vale até pedir ajuda ao Exército. Que os soldados venham para Betim emanar a lei de “cobre-fogo”, juntamente com o Poder Legislativo. Se nada for feito, vai chegar um momento em que não poderemos mais sair de casa, vamos ter que ficar presos nos lares, com as janelas e as portas fechadas. Na minha avaliação, só com os militares nas ruas, será possível mudar esse terrível quadro. Carlaile, o poder está nas suas mãos e o povo, também.

Maria de Fátima Galimberti Betim Comentando, pelo portal, a matéria “Onda de sequestros-relâmpago preocupam a população”, veiculada no jornal O Tempo Betim no dia 23.8.2013.

Atitude cidadã Sempre ouvimos as pessoas dizerem que o Brasil, como uma das nações emergentes do planeta, está prestes a entrar no Primeiro Mundo,ondeestãopaísescomoEstados Unidos, Inglaterra e França. Faço uma ressalva sobre essa percepção: como e quando isso se tornará uma realidade se, ao circularmos pelas ruas de nossa cidade, deparamos com várias pessoas jogando sujeira nas vias, mesmo se, bempróximo delas, tiverà disposição uma lixeira? Acredito, sim, ser possível alcançarmos um status de país desenvolvido.Paraisso,osnossosgovernos, nos âmbitos municipal, estadual e federal, investir pesadamente em educação. Caso contrário, esse anseio não passará de uma utopia. Os nossos jovens precisam de boas referências, e, infelizmente, parece que temos tido poucas nos

TELEFONES ÚTEIS

Combata os trotes. Ligue somente em casos de necessidade.

Utilidades

Sistema de Saúde Cersam Zoonozes Divino Braga Hospital Regional Hospital do Teresópolis Hospital Unimed Samu UAI Alterosas UAI Guanabara UAI Sete Vigilância Sanitária

3511.8533 3531.3822 3531.2300 3539.8241 3597.8263 3268.1800 192 3511.8525 3592.2345 3531.3930 3531.3822

Unidades Policiais Delegacia de Mulheres Detran Guarda Municipal PM (33º Batalhão) PM (urgência) Polícia Ambiental Polícia Civil (Plantão) Pol. Rodoviária Federal Pol. Rodoviária Estadual

últimos tempos. Vários deles chegaramaparticipar dagrande mobilizaçãopor mudançasduranteaCopa das Confederações, mas muitos nãotêm ideaise,pelo contrário,tomam atitudes que contrariam a civilidade. Digo isso porque nós, de uma geração anterior à atual, ficamos atônitos quando lemos notícias que reportam sobre um encontro de jovens marcado pelas redes sociais com o único objetivo de causar pânico e correria em shopping e outros locais de grande circulação de pessoas. Qual o sentido disso?Nãoémais fácil, louvávelecívicopromoverumencontroparapromover a limpeza de nossas cidades e, com isso, dar um bom exemplo aos adultos? Uma atitude cidadã que leve uma pessoa a ter o cuidado de jogar o próprio material descartável em local apropriado é conquistada com a participação de todos e de muita, mas muita educação mesmo. Vamos torcer para que as novas gerações tenham capacidade para reverter o quadro atual a ponto de começarem a nos surpreender de forma mais positiva. Felinto Fernandes - Betim

3531.3056 353 3531.4054 2191.7400 190 3532.1748 3532.2722 3064.5386 2123.1926

Alcoólicos Anônimos Câmara Municipal (geral) Cemig Copasa Corpo de Bombeiros Correios Defesa Civil Inss Meio Ambiente Procon Prefeitura (geral) Receita Federal Telefônica GVT Telefônica Oi Telefônica Tremnet Transbetim

3531.1455 2129.6100 116 115 193 300.30100 199 135 3593.9606 3531.1188 3539.4600 146 10325 10331 3544.0000 3593.1511

Imprensa Jornal O Tempo Betim Jornal Super Notícia Jornal O Tempo (Diário) Rádio Liberdade TV Betim

2517.3900 2101.3000 2101.3000 3532.3400 3544.0053

Até então, os dois eram extremamente amigos, como dois irmãos fraternos. Um, o Zé Marcos, era alegre, expansivo, falava alto e estava sempre de bom astral, pronto para uma irreverentebrincadeira.Ooutro,oGui,eramaisreservado,introvertido,quadradão,depoucaconversa.Paradoxalmente,gostavasempre deconversar com o amigo, mas sempre ficando na dele. Naquela época, na década de 1980, havia na cidade uma festa extremamente animada e concorrida, no Clube Teuto Mineiro, de presença social quase obrigatória – o tradicional e famoso Réveillon Vermelho & Branco. Era uma festa chiquérrima, e as mulheres se empenhavamaomáximopara mostrarelegância. Aesposa do Zé Marcos, sempre de muito bom gosto e elegante, caprichou nos trajes, mas precisava de um par de sapatos vermelhos para fazer a devida combinação, como manda o figurino. Ela tinha procurado em todas as sapatarias da cidade, mas não o encontrara nessa tonalidade. Pediu, então, ao esposo, Zé Marcos, que o comprassenaCapital,noBHShopping.Seriaextremamente fácil, pois o pé do Zé Marcos era igual ao da esposa, ou seja, calçavam o mesmo número. Assim, Zé Marcos chamou seu inseparável amigo Gui e foram às compras. Chegaram à tardinha, mas, como estava fazendo muito calor, resolveram tomar uns chopes na praça da alimentação do shopping. Conversa vai, conversa vem, chope vai, chope vem, quando o shopping estava quase se fechando, lembraram-se da compra do sapato vermelho e correram à sapataria. Zé Marcos, na malandragem, chegou perto do vendedor e, imitando um gay, pediu em voz alta: “Eu queeerooo um sapato vermelhooo. Adoro vermelhooo...”. O vendedor, pego de surpresa, disse que nãotinhasapatovermelhoparahomem.ZéMarcos refutou na hora: “O sapato vermelho é para mim, meu amooor. O bofe aqui vai me dar de presenteee!”. Gui foi também ficando vermelho,incomodado, não sabendo paraondeolhar. O vendedor trouxe o sapato, e Zé Marcos, que calçava o mesmo número da esposa, colocou-o no pé e saiu desfilando. Cambaleando igual a um gambá, por causa dos chopes, perguntou a Gui: “Guizinhooo. Gostou, benhêêê?”. O amigo de Zé Maria não sabia onde enfiar a cara; todos os vendedores e fregueses olhavam para ele. Zé Marcos, então, virou-se para o vendedor e, desmunhecando mais ainda, pediu: “Moçooo, traga outro modelo. Meu bofe, pela carinha, não gostou desse modelito!”. Gui já estava mais vermelho que o sapato. Sapato escolhido, foram ao caixa. Sob o olhar desconfiado da clientela e dos funcionários, a nota foi lhes apresentada. Zé Maria, virando-se para o caixa, disse em voz alta: “Ôôô, moçooo, quem vai pagar é o meu bofe, o Guizinhooo...”. Gui, não aguentando mais de vergonha, foi saindo apressado da sapataria sem que o caixa percebesse. O vendedor não deixou por menos: “Segurançaaaa, ele está saindo sem pagar!”. O segurança pegou Gui pelo braço, levou-o até o caixa, e ele efetuou o pagamento. Zé Maria, segurando o riso, ainda lhe disse: “Nossaaa, benhêêê, você me mata de vergonha. Você prometeucomprar o sapatopara mim depois de fazer bobiça...”. E completou: “Promessa é dívidaaa...”. Depois dessa compra, Gui ficou mais de um ano sem conversar com Zé Maria... *Do futuro livro “Só Mesmo em Betim... III e Outras Acontecências”


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

7

Economia

¼ I

Comercial Compra 2,3695

Paralelo Compra 2,4500

Turismo Compra 2,3400

¼ I ¼ m ¼ I

Venda 2,3701

Venda 2,5200

Venda 2,4600

Ouro

Euro

Bovespa

Dólar

0,07% 29/08/2013

0,16% 29/08/2013

0,11% 29/08/2013

29/08/2013

Empreendimento. Mall terá 205 lojas e 7 salas de cinema

Monte Carmo entrega espaço para lojistas Centro de compras realiza festa da cumeeira, que marca o início das obras para a montagem das lojas no shopping JOÃO LÊUS

economia@otempobetim.com.br

Breves ISSQN

Programa Giss Online Entra em funcionamento, a partir da meia-noite de domingo (1º), o programa Giss Online. O novo sistema visa aumentar a arrecadação e simplificar a emissão de documentos fiscais para quem paga o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Para emitir as guias, o contribuinte deve acessar o site www.betim.mg.gov.br. Informações e dúvidas, pelo telefone 3512-3443.

CIDADES MAIS POPULOSAS DO ESTADO Em número de habitantes

1

Belo Horizonte

2.479.175

2

Uberlândia

3

Contagem

4

Juiz de Fora

5

Betim

646.673 637.961 545.942 406.474

FONTE: ESTIMATIVA DO IBGE

José Augusto O Monte Carmo Shopping Betim, empreendimento que está sendo construído às margens da avenida Juiz Marco Túlio Isaac, entre os bairros Jardim da Cidade e Jardim Brasília, vai realizar a festa da cumeeira neste sábado (31). O evento tem como objetivo apresentar os espaços aos lojistas para que eles possam começar as obras de montagem das lojas para a abertura do shopping, que deverá ser inaugurado até o fim do ano. A data ainda não foi divulgada. Como atração principal do evento, o cantor Cláudio Zoli se apresentará na cumeeira. A festa é destinada a lojistas, empresários e autoridades. Com investimentos de cerca de R$ 180 milhões, o shopping tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 41 metros quadrados, três pisos, 205 lojas, sendo 160 do tipo satélite, cinco megaunidades, oito lojas-âncora, sete salas Multi-

EDITORIA DE ARTE / O TEMPO

Estimativa. Cidade é a 5ª no Estado

Betim tem 406.474 habitantes, diz IBGE

Aporte. Cerca de R$ 180 milhões foram investidos na construção do Monte Carmo Shopping Betim

plex de cinema, hipermercado, além de agências bancárias e praça de alimentação fast-food e lifestyle. O estacionamento tem 1.833 vagas, e a expectativa é que o empreendimento gere cerca de 4.000 empregos diretos. “O mall vai oferecer um ambiente agradável, familiar, seguro e ainda proporcio-

nar um espaço de bem-estar e lazer. O projeto valoriza e ressalta os espaços destinados ao entretenimento, à gastronomia e à cultura para todas as faixas etárias de visitantes”, afirmou o empreendedor Luiz Constantino. Além de Betim, o shopping atenderá a outras cidades da região.

Número

1,3 mi

Estimativa. É o público que os empreendedores do Monte Carmo Shopping esperam atenderem Betim e região.

Betim tem 406.474 habitantes,segundoestimativadoInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é 7,5%maiordoqueodivulgado pelo Censo 2010, quando a cidade tinha 378.089 pessoas. Com isso, Betim ocupa a quinta posição no ranking das cidades mais populosas do Estado,atrásapenasdeBeloHorizonte, Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora, respectivamente. De acordo com o chefe da agência do IBGE em Betim, Pedro Eliezer, essa estimativa é feita de acordo com várias pesquisas realizadas pelo instituto. “Além de estudos, como o PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios), e outrosdadoseindicadores,como o de registro civil, é feito um cálculo para se chegar a es-

sa estimativa. O indicativo de crescimentodapopulaçãotambém é levado em consideração”, explicou. Aestimativaservecomobase para o governo federal fazer o repasse do Fundo de ParticipaçãodosMunicípios(FPM)às cidades. A estimativa divulgada peloIBGEnãocontémaquantidade de homens e mulheres, pois esse dado é calculado apenas no Censo. “Em 2015 será realizada uma nova contagem da população”, completou Pedro Eliezer. Geral O levantamento do IBGE estimou que o Brasil tem, atualmente, 201.032.714 habitantes, e Minas Gerais, 20.593.366. (JA)


8

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

9


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

10

Cidades

Bolsa Família Agora, para efetuar o recadastramento do Bolsa Família, é necessário que o beneficiário faça o agendamento na avenida Amazonas, 1.605, no Brasileia, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para isso, devemse apresentar o RG, o CPF, o título eleitoral, a carteira de trabalho e um comprovante de residência. RONALDO SILVEIRA/PMB

Tolerância zero. Previsão da Seds é que a cidade receba pelo menos seis bafômetros

Blitz da Lei Seca chegará ao município em setembro Anúncio foi feito pelo Estado na sexta-feira (23), mas a Polícia Militar diz que abordagens não têm data para iniciar devido à superlotação do pátio no Decamão MARCILENE NEVES/DIVULGAÇÃO

Dayse Resende

Polêmica

Apesar de a Secretaria de EstadodeDefesaSocial(Seds)anunciar, na sexta-feira (23), que a campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” deve chegar a Betim em setembro, a Polícia Militar informou, nesta semana,queasblitzedaLeiSecaaindanãotêm datapara iniciar. O problema ocorre, de acordo com o major Emerson Gomes,subcomandantedo33ºbatalhão, porque o único pátio do Detran em Betim, localizado no bairroDecamão,estásuperlotado.Comisso,osveículosqueforem apreendidos nas blitze da Lei Seca não têm um local para ondeserencaminhados. “Desde2012,asblitzederotina já não estão acontecendo com frequência na cidade, porqueaPolíciaMilitarnãotempara onde encaminharos veículos emsituaçãoirregular.Portanto, mesmo que o Estado encaminhe os kits com os bafômetros, além da base móvel, nós ainda enfrentaremos o problema da superlotação do pátio no Decamão”,explica omajor. Na sexta-feira (23), oito meses depois de a presidente Dilma Rousseff sancionar o projetodeleiquetornoumaisrígidas as regras para a Lei Seca entrar em vigor em todo o país, cerca de 90 representantes do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais participaram de um curso de capacitação para expansão da campanha a 12 cidades doEstado, dentreelas, Betim. Na ocasião, policiais civis e militares, bombeiros e agentes detrânsitopassaramportreinamentos para garantir o padrão das abordagens realizadas diariamente na capital. Os agentes também participaram de um simuladoparamanuseioeusodo etilômetro, aparelho que detecta o nível de álcool no organismo.

“Desde 2012, as blitze de rotina já não estão acontecendo com frequência, porque a PM não tem para onde encaminhar os veículos em situação irregular. Portanto, mesmo que o Estado encaminhe os kits, além da base móvel, ainda enfrentaremos o problema da superlotação do pátio no bairro Decamão.”

cidades@otempobetim.com.br

Investimento De acordo com a Seds, a previsão é que pelo menos seis bafômetrosdoscemadquiridos

Emerson Gomes Subcomandante do 33º batalhão Curso. Durante treino em BH, agentes participaram de um simulado para manuseio e uso do etilômetro

para atender às 12 cidades sejam destinados para Betim. Além disso, o município vai ser contempladocomumabasemóvel,duasmotoseumaimpressora para emitir boletins instantâneos.Osequipamentos,deacordocomasecretaria,estãoemfase de aquisição e devem serentreguesnospróximosdias.Ovalordoinvestimentoprevistopara a ampliação da Lei Seca em todo o Estado é de R$ 4,9 milhões. “Escolhemos as cidades commaioresdensidadepopulacional e incidência de acidentes”,explicouosecretáriodeEstado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.Aindasegundoele,aproposta é que, ao longo dos meses, as blitze no interior e na região metropolitana passem a ser diárias, como ocorre em BeloHorizonte. “Cada batalhão deverá traçar o seu cronograma”, disse Ferraz. O objetivo é reduzir em aomenos30%onúmerodevítimasemacidentes de trânsito. “Assim como nós buscamos areduçãodosíndicesdehomicídios dolosos, temos também que teressa consciência de que os acidentes ceifam vidas prematuramente e trazem sofrimento”,destacouo secretário.

EDITORIA DE ARTE / O TEMPO

LEI SECA

R$ 4,9 milhões

Ampliação da campanha

é o valor que a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) irá investir na ampliação da campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida”

8

MUNICÍPIOS FISCALIZADOS

MATERIAIS QUE BETIM RECEBERÁ 6

4 5 9 1

7

2 1

BH

BETIM

2

CONTAGEM

3

JUIZ DE FORA

4

UBERLÂNDIA

5

UBERABA

6

GOVERNADOR VALADARES

7

IPATINGA

8

MONTES CLAROS

9

DIVINÓPOLIS

10

LAVRAS

11

POÇOS DE CALDAS

12

POUSO ALEGRE

10 3

11

6

bafômetros

2

motos

1

base móvel 1

impressora para boletins instantâneos

12

5 Periodicidade: no começo, os batalhões vão definir a frequência das blitze, mas a meta é que elas se tornem diárias, como na capital.

5 Meta: reduzir em ao menos 30% o número de vítimas em acidentes de trânsito no interior e na região metropolitana.

O QUE ESTABELECE O CONTRAN Desde dezembro de 2012, depoimentos, provas testemunhais, vídeos e fotografias valem como prova de que a pessoa está alcoolizada e sem capacidade para dirigir. Além disso, o motorista envolvido em acidente de trânsito deve ser submetido a teste, exame clínico, perícia e procedimentos técnicos e científicos para verificar se há no organismo a presença de álcool ou substância psicoativa. FONTE: SEDS/MG

Se o etilômetro marcar entre 0,05 e 0,33 milímetro de álcool por litro de ar, a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.915,30 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano. O veículo também deve ser levado para o depósito do departamento de Trânsito. A partir de 0,34 milímetro, é considerado crime de trânsito, e o motorista pode ser preso em flagrante. Já com o exame de sangue, ele pode ser punido por qualquer quantidade de álcool. Se o motorista reincidir na infração dentro do prazo de um ano, o valor será duplicado, chegando a R$ 3.830,60.

Novo pátio deve ser inaugurado no dia 17 Sobreo problema da superlotação no pátio do Decamão, a assessoria de imprensa da Transbetim, empresa que gerencia o transporteeotrânsitonacidade, informou quea previsão é que o novo pátio que servirá de depósito para os veículos, que está sendo construído às margens da BR–381, na altura do KM 499, em frente à barreira da Polícia Rodoviária Federal(PRF),deveráserinaugurado no próximo dia 17. O espaço é de responsabilidade do Departamento deTrânsitodeMinasGerais (Detran-MG) e tem cerca de 20 mil metros quadrados, com capacidade para 1.400 veículos. Leilão Já a delegada de trânsito de Betim, Cristiane Aparecida Floriano de Oliveira, informou que um leilão de 500 veículos que estão no pátio do bairro Decamão está marcado para acontecer no dia8de outubro.“Aindatemos que cumprir alguns prazos, mas a expectativa do Detran é que esses leilões se tornem uma rotina. Paraisso,éprecisosistematizar as ações, torná-las maisdinâmicas”,dizadelegada. Segundo ela, atualmente o espaço abriga cerca de mil veículos, entre motos e carros, sendo que a sua capacidade é para 632. Atualmente, em casos de furto e roubo, os veículos são encaminhados para o Pátio Seguro, em Belo Horizonte. (DR)


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

Cidade 11

BR–381. Concessionária diz que rodovia vai receber melhorias na sinalização e radares

Carreta pega fogo no 2º trecho mais violento do país JOÃO LÊUS

Veículo bitrem foi destruído no KM 498

Medo “A gente sai de casa apreensiva, com medo de ser a próxima vítima nesses acidentes. Só Deus para nos proteger.”

Dayse Resende

cidades@otempobetim.com.br

Osegundopiortrechodasrodovias do Brasil, que fica entre os KMs 490 e 500 da BR–381, segundo um levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança com base nos pedidos de indenização ao DPVAT, foi palco de mais um acidente nestasemana. Na segunda-feira (26), uma carreta bitrem foi totalmente destruída por um incêndio no início da tarde, no KM 498, na altura do bairro Morada do Trevo. O acidente gerou mais de dez quilômetros de congestionamento, tendo reflexos até na Via Expressa, na altura do bairroAlterosas. Segundoo motorista do veículo, Daniel Soares, o fogo começou após ele ouvir um barulho.“Estavanarodovia,quando escutei um estouro parecendo um tiro. Parei a carreta e, quando fui olhar, o fogo já havia começadodebaixodacabine”. Caixas de plástico que seriam utilizadas para estocar frangostambémforam queimadas. Por medida de segurança, a rodovia foi interditada nos doissentidos. O incêndio só foi controlado após duas viaturas do Corpo de Bombeiros e de a concessionária que administra a rodovia chegarem ao local. Foram utilizados cerca de 15 mil litros de

Daiane Duarte Secretária

“Era comum eu me atrasar para o serviço por causa dos constantes acidentes na 381. Por isso, tenho saído de casa mais cedo e retornado mais tarde.” Stéfano Gonçalves Professor Prejuízo. Caixas de plástico que seriam utilizadas para estocar frangos também foram queimadas; chamas atingiram três metros

água para acabar com as chamas. Números SegundoolevantamentodoObservatórioNacionaldeSegurança, em 2012, foram registrados 1.084 acidentes entre os KMs 490 e 500 da BR–381. Nessas ocorrências, 377 pessoas ficaramferidas,e23 morreram. JáumestudofeitopeloInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o pior trecho sem vítimas fatais nopaístambémestána381,entreosKMs 480a490.Segundo o estudo, de janeiro a setembro de 2012, foram registrados 863 acidentes. Nessas ocorrências, 283 pessoas ficaram feridas, e 12morreram. Quem precisa trafegar pela rodovia diariamente diz que

tem medo. “A gente sai de casa apreensiva, com medo de ser a próxima vítima nesses acidentes.SóDeusparanosproteger”, diz a secretária Daiane Duarte, quemoraemContagemetrabalhaem Betim. A Autopista Fernão Dias, concessionária que administra otrechodaBR–381deSãoPaulo a Belo Horizonte, informou que,atualmente,realizaumasérie de melhorias na rodovia,entreelas,oreforçonasinalização eaimplantaçãodenovaspassarelas.AAutopistatambéminformou que a segunda etapa das obras da Alça Viária, que pode desafogaro trânsitona BR,será concluída em setembro e que equipes estão instalando radaresempontos fixosdarodovia. APolíciaRodoviáriaFederal nãose pronunciou.

EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM

ACIDENTES NA 381 KMs 480 a 490

Foi o trecho mais violento do Estado entre janeiro e setembro de 2012*

863 3

Foi o número ero de acidentes tes

1084 10 084 KMs 490 a 500 Foi o núm número de Foi o segundo pior trecho do Brasil em 2012** acidentes aci

“Moro em Betim e estudo em BH. Já vi muito acidente. Acho que falta sinalização na rodovia. Os motoristas abusam muito.” Thais de Oliveira Estudante

Alguns casos 22 de junho/2012 2012 Três homens morreram depois que o motorista sta de um carro perdeu o controle da direção e bateu em uma árvore no KM 491.

13 de abr abril/ abril/2013 il/2013 il/ Um agente penitenciário morreu depois de perder o controle da direção e capotar o carro no KM 487 da rodovia.

19 de abril/2013 Quatro caminhões, além de uma van, se envolveram em batida próximo à Regap, no KM 484. Três ficaram feridos.

26 de julho/2013 Após uma moto Apó bater em um ônibus próximo ao KM K 484, o motociclista e o garupa caíram e foram atropelados por uma carreta.

“Mesmo com a rodovia sendo de pista dupla, o volume de carros em alta velocidade é um absurdo. Faltam radares em alguns pontos, como próximo à Regap.” Claudiney Magalhães Vendedor

Fontes:*Ipea / **ONSV


12

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

Cidade

Colônia. Moradores exigem a instalação de quebra-molas

Após nova morte, MG–155 é fechada

Abelhas podem ter matado idoso MOISÉS SILVA

Rodovia já tinha sido bloqueada há uma semana Evandro Teles

cidades@otempobetim.com.br

Moradores da Colônia Santa Isabel voltaram a fechar a MG–155 na manhã da última quarta-feira (28), após mais um acidente com vítima fatal. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, um Fiat Uno com cinco pessoas bateu em um caminhão e capotou em seguida. O passageiro do Uno Claudiney Neves de Azevedo, 37, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Elair Luiz da Silva, 37, que também estava no veículo de passeio, sofreu ferimentos leves. “Eu estava subindodentrodolimitedevelocidade. Na curva, não consegui evitar a colisão”, disse o

motorista do veículo, Ronnie Von Gonçalo de Souza, 36, que foi contestado pelo caminhoneiro Wederson André Gomes.“Eleestavacorrendomuito. Por isso, o Uno passou para a minha pista. Eu estava a 25 km/h”, afirmou. Os moradores, que já haviam bloqueado a via duas vezes na última semana cobrando medidas para reduzir o número de acidentes, prometem fazer novas manifestações nos próximo dias até a implantação dos quebra-molas. “O DepartamentodeEstradasdeRodagem de Minas Gerais (DERMG) disse que as mineradoras donas dos caminhões que circulam aqui diariamente vão pagar a instalação de placas

Bom Retiro. Vítima estava em mata

Um ataque de abelhas pode ter matado um idoso de 66 anos na tarde da terça-feira (27), no bairro Bom Retiro. Adão Moza Macedo foi encontradomortonamanhãdaquarta-feira (28), com o corpo todo marcado por ferroadas, além de vários ferimentos. “Asuspeita é que ele tenha caído quando o enxame atacou. Além disso, havia ferimentos provavelmente causados por mordidas de animais”, informou um policial militar. SegundoafamíliadeMace-

do, ele havia saído para buscarlenhaedesapareceu.“Cheguei do trabalho, e, quando fui dormir, deixei a porta encostada, porque ele costumava ir ao bar. No outro dia, quando saí para trabalhar, ele não estava em casa. Pensei quetinha idopescar, como havia me falado”, disse a esposa dele, Valdeci Macedo. Outras duas pessoas foram atacadas por abelhas na terça-feira (27). “Uma jovem e um servente de pedreiro foram vítimas dos ataques”, disse o morador José Teixeira. MOISÉS SILVA

Tragédia. Homem de 37 anos morreu na hora em acidente na via

de sinalização, que serão colocadas na rodovia, e que isso deve demorar até 20 dias. Só após essa etapa, os quebramolas serão instalados. Enquanto isso, podemos blo-

quear a via novamente”, disse um dos líderes da manifestação, o motorista Dener Jesus do Vale. A rodovia só foi liberada por volta das 19h.

Investigação. Aposentado foi encontrado com marcas de ferroadas

JOÃO LÊUS

Pauta. Categoria quer plano de carreira e reajuste salarial

Guardas municipais param atividades por 24 horas Dayse Resende cidades@otempobetim.com.br

Parte da Guarda Municipal cruzou os braços por 24 horas, na quarta-feira (28), para reivindicarplanodecarreira-queinclui a requalificação profissional - e melhores condições de trabalho,além de reajustessalariais. De acordo com subinspetor da guarda e delegado de base doSindicatodosGuardasMunicipais do Estado de Minas Gerais (Sindguardas-MG), Fernan-

do Souza, apenas 30% da categoria trabalhou, conforme o exigido por lei. Durante o dia, cerca de 170 guardas fizeram uma passeata percorrendo as principais ruas da cidade, chegando ao centro administrativo. “Estamos cobrando o que foi prometido pelo prefeito em campanha. Desde janeiro, não avançamos nas negociações”, disseSouza. JáopresidentedoSindguardas-MG, Reginaldo Tomaz, no entanto,dissequeessamanifes-

tação não foi organizada pelo sindicato. “Todas as questões colocadas por nós na mesa de negociação deste ano foram atendidas pela prefeitura. Por isso, apesar de estarmos do lado dos trabalhadores, não apoiamosodirecionamentopolíticodesse protesto”. Já a prefeitura informou que, na quarta-feira (28), o representante do SindguardasMG, Pedro Ivo, se reuniu com o superintendente de Segurança Pública, Coronel Evandro

Passeata. Guardas percorreram as principais ruas do município

Teófilo Elias, para discutir melhorias paraa classe. Ainda segundo a prefeitura, durante o encontro, o coronel EvandroTeófiloEliasexpôsque aprefeituraestáabertaaodiálogo e a negociar com o sindicato para atender as reivindicações. “Os aspectos tratados durante a reunião foram o plano de carreira com inserção e reconhecimento de curso de graduação superior, a requalificação salarial,tendocomoparâmetroaremuneraçãobásicadeR$ 2.034, e as melhorias nas condições detrabalho”,ressaltoua prefeitura. Uma nova reunião entre os representantesdaGuardaMunicipal,da prefeitura e com o prefeito Carlaile Pedrosa deve ser agendadanapróxima semana.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

Cidade 13

Saúde. Nova sede vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas

Novo hospital. Obra acabará em 2016

MOISÉS SILVA

Prefeitura inicia obras da UBS Dom Bosco Espaço vai contar com salas de cuidados básicos, de coleta de exames e de vacinas, além de uma farmácia RONALDO SILVEIRA/PMB

Dayse Resende

cidades@otempobetim.com.br

As obras da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) dobairro Dom Bosco, que será construída na rua Pedra Azul, esquina com rua Sarzedo, já começaram. Segundoa prefeitura,a terraplanagem do terreno terminou na última sexta-feira (23). A previsão é que a edificação doimóvel se inicie no próximo dia 10. O orçamento para a conclusão da obra é de mais de R$ 1,7 milhão. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas sejam beneficiadas com a nova sede. O espaço vai contar com um setor de apoio técnico e lo-

gístico,doisconsultórios ginecológicos com banheiro, sala de cuidados básicos, quatro consultórios,sala deesterilização, salas para coleta de exames,para curativos,para vacinas, lavagem e desinfecção, além de farmácia, estacionamento com duas vagas reservadas para pessoas com deficiência e espaço para acolhimento, contando com completa estrutura administrativa. Ao todo, Betim conta com 34 UBSs. Uma nova sede tambémestásendoconstruída para a UBS Bandeirinhas. A execução da obra no Dom Bosco é uma parceria da prefeituracomogoverno federal, através da Caixa Econômica Federal.

Obras. Terraplanagem do terreno terminou na sexta-feira (23)

Pioneirismo. Projeto foi apresentado à imprensa na quinta (29)

Pedra fundamental é lançada no sábado A prefeitura e a Unimed-BH irá lançar,nosábado(31),às10h,a pedrafundamentaldonovohospitalqueseráconstruídonomunicípio.Oempreendimentocontacomaparceriadaatualadministração, que cedeu o terreno onde a unidade hospitalar será erguida. Em contrapartida, a operadoradestinará10%detodaacapacidadeoperacionaldo hospitalparaprocedimentosclínicos, cirúrgicos e diagnósticos de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único deSaúde (SUS).O local daobra

fica na avenida Marco Túlio Isaac, 3.400, na altura do bairroBetimIndustrial. Naquinta-feira(29),osecretário municipal de Saúde, Mauro Reis, e o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, falaram sobre o novo hospital emcoletivaàimprensa.“Betim, de forma pioneira, ofereceu esseimportanteincentivo(oterreno) para a construção de um hospital de grande porte, que vaiatendernãosóaosconveniados, mas também aos usuários doSUS”,destacouReis.

INFORME PUBLICITÁRIO ECCOX/DIVULGAÇÃO

Tecnologia. Referência em regularização

Eccox obtém certificado ISO Laboratório da empresa está habilitado a fazer análise de águas e efluentes em Minas A Eccox Tecnologia Ambiental obteve em 2013 a certificaçãoISOde seulaboratório, que está habilitado a fazeranálisesdeáguas eefluentes em todo o Estado de Minas Gerais. Fundada em 2005, a Eccox atua com gestão e regularização ambiental, aliada ao desenvolvimento de projetos eaprovaçõespúblicas,taiscomo aprovações de arquitetura, projetos e estudos viários (Ric), projetos da Copasa e de prevenção a incêndio. Com uma cartela de clientes variada, a empresa tem serviços prestados em todo o território nacional e um de seus diferenciais é a agilidade na entrega dos resultados almejados, fruto do investimento contínuo na

capacitação de sua equipe. Com a obtenção da certificaçãoISOde seulaboratório de análises de efluentes, ela se torna uma das únicas empresas integradas do Estado a ter esse reconhecimento. O laboratório é equipado com modernos equipamentos para realizar análise deáguas eefluentes,atendendo requisitos da Copasa, das secretariasde Meio Ambiente e das normas ambientais. Investimento Com investimento de R$ 300 mil, a empresa adquiriu um sistemade análiseemonitoramento do ar e, em breve, também realizará esse serviço requisitado dos órgãos ambientais. Além de laboratório pró-

prio, a empresa atua no segmento de licenças ambientais tendo em seu currículo a obtenção do certificado em diversos empreendimentos do país, como o maior call center da América Latina, a maior unidadededistribuiçãodoEstado e diversas empresas que buscam sua regularidade ambiental e de projetos. E não para por aí, pois a Eccox realiza projetos de prevenção de incêndio e de sistemas de

Competência. Empresário João Ricardo Gonçalves e sua equipe são referências em gestão ambiental

efluentes. “Assim,épossível monitorar a qualidade e a segurança ambiental de nossos clientes, reduzindo seus custos e agregando sustentabilidade em seus negócios”, afirma o proprietário da Eccox, João Ricardo Gonçalves. A equipe da Eccox atua sob o rigor técnico e de procedimentosqueatendemasnormas não apenas ambientais, mas também procedimentos

internos de qualidade, como forma de gerar resultados e compromisso com seus clientes. Com um sistema de gestão por resultados, toda a equipe se qualifica cada vez mais, passando por contínuos treinamentos técnicos, levando o desenvolvimento sustentável a todas empresas. Essa qualificação motivou a Rede Mineira de Metrologia a homologar a Eccox como empresa apta a atender os requisitos de análises do Estado. A Eccox não apenas indica soluções responsáveis a seus clientes e parceiros, mas também é uma empresa que zela por um equilíbrio do planeta e da sociedade, buscando a constante capacitação e pro-

gramas voluntários de educação ambiental e divulgação da cultura ambiental. Vários projetos são desenvolvidos pela empresa, como a comemoração do Dia do Gari, o Eventos Sustentável, o ECO-Copa. “Sabemos que construiremos um resultado para um planeta melhor com resultados ambientais, e no diaemque adesigualdade social for levada a não gerar malefícios a nenhuma parte da população”, completa o empresário. AEccoxficanaavenida Governador Valadares, 471, 3º andar, no centro de Betim. Mais informações pelo telefone 3591-1050. E-mail atendimento@eccoxambiental.com. br.Site www.eccoxambiental. com.br.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

14

Sugestão do leitor

Participe Para participar, basta procurar a redação na rua do Rosário, 182, Angola, ou ligar para o telefone 2517-3900, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Divino Braga. Prefeitura diz que outro método está sendo usado provisoriamente

Usuária denuncia defeito em aparelho oftalmológico JOÃO LÊUS

Projetor de imagem usado em exame de visão estaria com problemas há um ano Dayse Resende

cidades@otempobetim.com.br

A aposentada Ademíldia Fonseca,59,reclama dequeo projetordeimagemdo setordeoftalmologia do Centro em Referência e Especialidades DivinoFerreira Braga está com defeitohámais deum ano,preju-

dicando, além dela, dezenas de outros usuários. “É um absurdo. Esse é um aparelho fundamental para descobrir se a pessoa tem problemasdevisão. Eu,por exemplo, preciso fazer controle com um oftalmologista a cada seismeses,pois tenho um problema sério e corro o risco de

ficar cega”, diz Ademíldia. Elareclamaaindadademora para conseguir uma consulta. A aposentada diz que já denunciou ofato àOuvidoria municipal. Ela quer providências. “A prefeitura precisa tomar alguma atitude. O tratamento no Divino Braga semprefoiexcelente,mas,porcausa desse problema no projetor, muitos pacientes da unidade estãoprejudicados”, justifica. A prefeitura, por meio da gerência do Divino Braga, informou que, embora o projetor de imagem do setor de of-

talmologia esteja com defeito, os exames dessa especialidade continuam sendo realizados pelos médicos. Segundo a administração municipal, na ausênciado aparelho, que torna o exame mais prático por ser de uma tecnologia mais avançada, os médicos estão utilizando outro método. “Esse método não compromete o resultado oftalmológico, mas demanda uma prática não automática. Aaquisição de um novo aparelho já está sendo estudada pelaSecretariaMunicipaldeSaúde”, ressalta a prefeitura.

Risco. Aposentada reclama da demora para conseguir uma consulta


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

Vizinhos protegidos

Programa da PM chega ao Jardim Iara Dayse Resende

cidades@otempobetim.com.br

A Rede de Vizinhos Protegidos, programada Polícia Militar que buscaapoio de moradores para inibiraaçãodecriminosos,chegouaobairroJardimIara, naregiãoCentral. Oanúnciofoifeitonaquarta (28) pelo major Adriângelo de Sousa, comandante da Cia. 174ª.Oobjetivo,segundoele,é reduzir o índice de criminalidade. “Além de possibilitar uma ação mais eficiente da guarnição, esse programa aproxima os vizinhos. Se um deles percebe qualquer movimento estranho,acionaa PM”,dizomilitar. Nos próximos dias, câmeras de segurança serão instaladas no bairro. A meta é estender o programa para a região do Angola e criar a Rede de Vizinhos de Comerciantes no centro. Duasreuniõesestãoagendadas paraa próximasemana.

Jardim Petrópolis

Obra parada em escola revolta A obra de uma quadra poliesportiva parada há meses na Escola Estadual Professor Carlos Lúcio de Assis, no bairro Jardim Petrópolis, revolta professores epais de alunos. Éque,segundoeles,emfunção disso, os estudantes estão com as atividades esportivas e de lazer limitadas. “O único espaçoqueeles têmatualmenteé um pátio muito pequeno”, diz Luciene de Carvalho, mãe de doisalunos. A obra é desenvolvida pelo Estado com recursos do governo federal. Segundo a Secretariade Educação de Minas, o fluxo de pagamento das parcelas de execução de construção de quadras está sendo regularizado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que não haja mais atrasonasobras.(DR) JOÃO LÊUS

Abandono. Maior parte da obra já foi concluída pela empreiteira

Cidade 15


16

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

17


18

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

19

Cultura

Sertanejo A dupla João Carreiro e Capataz se apresenta no Caipirão do Lapinha neste sábado (31) a partir das 21h. O valor da entrada não foi divulgado. A casa de shows fica na rua João Silva Evangelista, 16, Bom Retiro. Inf. 3595-5995.

REPRODUÇÃO INTERNET

REPRODUÇÃO PATRÍCIA LINO / INTERNET

Evento. Celso Moretti vai abrir o show

Trânsito Modicação 1. O trânsito no entorno da praça Milton Campos será modificado. Quem subir a av. Governador Valadares deverá convergir à esquerda antes da praça.

Sandra de Sá é atração na praça Milton Campos Cantora retorna à cidade após seis anos em apresentação gratuita nesta sexta-feira (30) José Augusto cultura@otempobetim.com.br

Após seis anos, a cantora Sandra de Sá vai cantar novamente em Betim. A apresentação, que é gratuita, será nesta sexta-feira (30), na praça Milton Campos, a partir das 21h. O cantor Celso Moretti e a banda Barraco de Aluguel abrem o show.

O evento marca a volta do projeto Sexta Melhor, promovido pela Fundação ArtísticoCultural de Betim (Funarbe), em que uma vez por mês artistas de renome nacional e cantores locais se apresentam na cidade. “A Casa da Cultura está passando por um processo de adequação às normas de segurança do Corpo de Bom-

beiros. Por isso, o show acontecerá na Milton Campos até que essa questão seja regulamentada”, afirmou o presidente da Funarbe, Osvander Valadão. Perfil Considerada a “rainha do soul brasileiro”, Sandra de Sá é filha de pai baterista e, por isso, em sua adolescên-

Modificação 2. Já o motorista que vier pela av. Nossa Senhora do Carmo e da rua Capela Nova deverá virar à direita na Governador Valadares.

Sucesso. Sandra de Sá promete agitar o público com seus sucessos

cia, a artista frequentava os bailes de gafieira, samba e soul em Pilares e adjacências. Ela aprendeu, nessa época, a tocar violão e começou a compor suas letras. Nos anos 1980, Sandra despontou no país e lançou diversos discos de sucessos, com músicas próprias e de grandes autores. Canções como “Joga Fora no Lixo”, “Bye

Bye Tristeza”, “Retratos e Canções” e “Solidão” são as mais lembradas pelos fãs. Várias dessas músicas integraram a trilha sonora de novelas globais. Por suas letras de forte conscientização social, Sandra ganhou prêmios como cantora e compositora em diversos festivais de música brasileira.

Modificação 3. Parte da rua Aqueber Saliba terá sentido único. Apenas o condutorquevier daruaJosé Rodrigues Betim poderá transitar na via Modificação 4. A rua Cônego Domingos Martins será interdita na esquina com a José Rodrigues Betim. Modificação 5. A rua Cecília do Prado e parte da Padre Osório serão fechadas.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

20 Cultura

Teatro. Ingresso antecipado custa R$ 10

Grupo de BH apresenta peça Espetáculo ‘Dinha e a Fábrica de Imaginação’ será encenado no domingo ESTAÇÃO TEATRAL / DIVULGAÇÃO

Infantil. Espetáculo “Dinha e a Fábrica de Imaginação” é encenado com várias cantigas e brincadeiras

José Augusto cultura@otempobetim.com.br

O público infantil terá uma boa opção de diversão neste fim de semana na cidade. A peça “Dinhae a Fábrica de Imaginação” será apresentada neste domingo (1º), às 15h, no espaço Bit Festas, que fica na avenida Edmeia Matos Lazzarotti, 3.714. A encenação é feita pelos atores daEstaçãoTeatro,deBeloHorizonte. A peça conta a história de uma menina que tem uma imaginação fértil e utiliza elemen-

tosclássicosdaculturabrasileira, como cantigas populares e contos,parasedivertir.“Ahistória se passa é inspirada no sertãodonossopaís,umlugarcastigado pelo sol. Mas ela encontraváriassaídasparavenceressas adversidades, como brincadeiras e cantigas”, contou o diretorAdrianoBorges. Nopalco,quatroatores,sendo dois músicos, encenam o espetáculo. “É uma peça muito musical, que utiliza o folclore. E esses elementos usados ajudam a despertar os sonhos e também as descobertas na ma-

neira simples de viver e apreciarassurpresasdodiaadiada menina”,completouBorges. Ainda segundo o diretor, a peçatambémserveparapassar uma mensagem para o público. “As crianças de hoje são muito apegadas à tecnologia. Mas a partirdomomentoqueelaspercebem que a personagem usa outras formas para se divertir, elasaprendemausarbrincadeirasantigas”,disse. Os ingressos antecipados custam R$ 10. Na hora, o valor será R$ 15. Informações: 3032-5504e9914-0985.

Gratuito. Inscrições já estão abertas na Alma Dell Art

Vagas para oficina de teatro para cadeirantes A Companhia Alma Dell Art está com inscrições abertas para a oficina de teatro para cadeirantes. As vagas, que são limitadas, são destinadas para maiores de 14 anos. Naoficina, será trabalhado desempenho de interpretação, utilização do espaçocênico e dos elementos cenográficos, ritmo, trabalho de voz, interpretação do texto e a construção de personagens, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas no site www.almadellart.org.br. A oficina, que é gratuita, será ministrada no Triatru del Art, que fica na rua Santos Dumont, 103, no bairro Horto. Informações: 9801-4571.

Laura Medioli Mail: laura@otempo.com.br Fax: (31) 2101-3826

O sofá assassino ACIR GALVÃO

Passando pelo Anel Rodoviário, ouvindomúsicaepensandonavida,derepentemeencontro numa situaçãocomplicada.Emplenarodovia, pulando na frente do meu carro, um enorme sofá branco. O carro da frente freia de repente e eu, sem saber se me desvio dele ou do sofá, ainda me preocupo com um terceiro veículo, que vinha atrás. O sofá continuava pulando: se íamos para um lado, ele também ia, dando saltos homéricos na cena mais inusitada que já presenciei. Após pulos e reviravoltas, resolve finalmente parar – exatamente no meio da rodovia. Se tivesse que medir o local, talvez não se posicionasse tão bem. Refazendo-me do susto, vejo-o pelaúltimavezatravésdoretrovisor.Aquelacoisa magnífica de quatro lugares, intacta, apesar dos pesares, ocupando metade da pista, sem perderaomenosumaespuminha.Adiante,ocaminhãodatransportadora, que, porincrívelque pareça, nem sequer se deu conta do ocorrido. Procuro piscar, avisar de alguma forma, e ele, indiferente aos meus apelos, segue seu rumo. Pelo retrovisor vejo carros se desviando. Sem acostamento para situações de emergência, ligo para o 190, único número que me ocorreunomomento. Pronto;e dizer oqueàpolícia? Que tinha um sofá “chiquérrimo” (pela resistênciadevia sercoisamuito boa)exatamente no meio da rodovia? E que o transportador haviasumido?Eque,ocupandomeiapista,colocavaemriscoavidadedezenasdemotoristas?Sei lá,algumacoisadeveriaserfeita.Efiqueiimaginando o que fariam com ele. Para onde levá-lo senoAnelnãohaviaumúnicoespaçodeacostamento? O que,aliás, é umabsurdo em setratando de uma estrada tão importante e de tráfego tão intenso. Também pensei no motorista chegando ao local da entrega: “Puuut... M...!”. Com certeza, as únicas palavras que consegue proferir após tamanho susto. “Como assim?”, pensa coçando acabeça.Eadonadosofáabreaportaentusiasmada: “Hum... Até que enfim!”. O coitado tenta dar uma explicação, mas dizer o quê? “Ô Dona, né por nada não, mas seu sofá...” Droga! O que falar numa situação dessa? Que ele se extraviou nocaminho? Onde? Será queainda eraum sofá, ou um meio sofá, ou, pior, meia dúzia de sofazinhos espalhados por aí, ou, pior ainda, um sofá assassino, causador de acidentes e confusões no caminho? ”Puuuut... M...!!!”, volta a repetir enfaticamente com seus botões. Entra no caminhão e deixa a mulher falando sozinha, reclamando o sofá que a loja prometeu em sete dias, sendo quejá tinhamsepassado12.Pegaocaminhode volta, com o coração a mil, já esperando o pior. À noitenem dormi direitopensando no sofá. Rezandoparaquenãofossecausadordeacidentes tão comuns naquele local. No dia seguinte, procuro por alguma manchete no jornal: “Sofá causa tragédia no Anel! Carros batem em sofá e...” por aí vai. Felizmente, nenhuma notinha de fim de página, constato aliviada. Mas essa não foi a primeira nem será a última situação complicada em que me deparo nas estradas. Dirigindo há muitos anos, já passei porvárias.E,antesdequalquerdeduçãoprecipitada de vocês, adianto: amo dirigir, carro pra mim é, além de utilidade, uma terapia. Sem nenhumamodéstia,achoquesoumuitoboamotorista; atenta, segura, não costumo empacar o

Ligo para o 190, único número que me ocorreu. Pronto; e dizer o que à polícia? Que tinha um sofá “chiquérrimo” exatamente no meio da rodovia? trânsito, me incomodo com gente lerda dirigindo na esquerda e sem dar passagem, com gente que não dá seta e vira de repente, freia do nada etc. etc. Mas tem um “porém”: sou péssima em manobras; fazer baliza em locais apertados é um horror! Assumo. Pronto, agora voltemos à história. Outro dia, regressando sozinha de um sítio na antiga estrada de Sete Lagoas (MG alguma coisa), me deparo de repente com um velho nu, carregadodepedrasnasmãos,nomeiodaestrada. A cena por si só já seria um espanto, mas virou mesmo um filme de terror quando descubro que o alvo das pedras era eu. O homem, enquanto atirava no meu carro, ficava pulando na frente dando gargalhadas. Não sabia se me desviava dele ou das pedras. Felizmente as pedras eram grandes, e acredito que faltou força suficiente para que atingissem o vidro. Pelo retrovisor, avisto pela última vez o velho pelado com suas pedras e, ainda trêmula, pisco os faróis, na tentativa de alertar a próxima vítima. Certavez,estacionadanopátiodeumagrandeloja, umtrator surgidodonada trombounum postedealtatensão.Adivinhemondequeoposteiacair???Nessedia,sómesmoomeuanjopra me iluminar, fazer com que em questão de segundos eu ligasse o carro e me desviasse a tempo daqueles seis metros de cimento maciço. Conseguimesafardoposte,mas,emcompensação, me vi dentro de um bombardeio. A fiação inteiracaiunomeucarro,epelovidropresenciava atônita o fogaréu e as repetidas explosões. Felizmente, tive a sensatez e o equilíbrio de não sair correndo aos berros. Se assim fizesse, no mínimo morreria esturricada. Quietinha e tremendo muito, aguardei que eletricistas da Cemig desligassem a energia. Virei heroína – quempresenciou acena disse quefui um“às do volante”. Mal sabem que a rápida reação foi maisuma questãode susto doquecompetência automobilística propriamente dita. E a palmeira imperial da avenida Brasil? Cuja folha, com peso equivalente a 100 kg devido à altitude, caiu afundando o teto do carro até minha cabeça? Sem dúvida, dos maiores sustos daminhavida,nãoapenaspelobarulhoestarrecedor, mas pela certeza de se tratar de um suicida maluco que resolveu pular da janela e se espatifar em cima de mim, claro! Mas essa fica pra depois,afinal,comtantosanosdeestrada,histórias assim é que não me faltam. Até a próxima. Se Deus quiser! * A colunista está de férias. Texto originalmente publicado em 27/01/09.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

Cultura 21 REPRODUÇÃO / DAVI DE ALMEIDA

Longa. Filme estreia no Betim Shopping

Outra comédia nacional entra em cartaz ‘Se Puder... Dirija’ traz Lavínia Vlasak e Luiz Fernando Guimarães no elenco cultura@otempobetim.com.br

Um simples dia de diversão entre pai e filho se transforma em uma complicação para João (LuizFernandoGuimarães),protagonista de “Se Puder... Dirija”, comédia que estreia nesta sexta-feira(30) noscinemas. O filme conta a história de

João,ummanobristadeestacionamento que está separado de Ana(LavíniaVlasak)esetornou o pai ausente de Quinho (Gabriel Palhares). Infeliz no amor e na relação com a família, ele querreverteressecenárioepromete para a ex que irá passar umdiadaqueles como filhão. Para isso, ele resolve pegar “emprestado” o carro de uma

fiel cliente (Bárbara Paz) do estacionamento onde trabalha com Ednelson (Leandro Hassum).Oproblema éque asaidinhasimplesnão sai comoesperado e João precisa voltar antes quea donado veículodescubra sua“missão”. O filme será exibido na sala Betim 1, às 13h15, 15h, 16h45, 19he20h45.

Avenida Juscelino Kubitschek, 575, centro Tel.: 3532-1860 Sexta: Dudu Mendes (MPB), às 20h Couvert: R$ 5 Sábado: Pil Regional (MPB e pop), às 20h Couvert: R$ 5 CAFÉ COM ARTE Av. Arthur da Silva Bernardes, 127, Angola Tel.: 3544-1234 Sexta: Marquinho & Danilo (sertanejo) e DJ Lucca, a partir das 21h Entrada: R$ 15 (feminino) e R$ 20 (masculino) Sábado: The Rio Mansion (eletro funk), DJ Edu, DJ Plínio Marcos e DJ Henrique, a partir das 21h Entrada: 1º lote: R$ 15 (feminino) e R$ 20 (masculino)

pagode), DJ Henrique e DJ Oliver, a partir das 21h Entrada: 1º lote: R$ 15 (feminino) e R$ 20 (masculino); open bar feminino até as 23h Sábado: Cássio & Roger (samba, sertanejo, pop e MPB), a partir das 21h Couvert: R$ 3,50 Domingo: Toninho Moreira (axé e pop) e DJ Oliver, a partir das 19h Entrada: R$ 10 (feminino) e R$ 15 (masculino)

CHOPERIA GOLDEN BEER Rua Dr. Sílvio Lobo, 136, Angola Tel.: 3532-2732 Sexta: banda Mandal (pop), às 21h Couvert: R$ 5 Sábado: Zé Paulo & Sinval (sertanejo), Carol Souza (sertanejo) e Alex & Adriano (sertanejo), a partir das 21h Couvert: R$ 5 (feminino) Domingo: Samba Fino Trato, às 18h Couvert: R$ 5 DIVULGAÇÃO

BAR DONA ROSA Rua Professor Osvaldo Franco, 20, centro Tel.: 3594-6814 Sexta: Alexandre Matos (arrocha e sertanejo), Divertisamba (samba e

Smurfs 2

Direção: Raja Gosnell. Sinopse: O mago malvado Gargamel cria um par de Smurfs travessos chamados Diabretes na esperança de que eles o ajudem a roubar a essência dos pequenos Smurfs. Betim 2: 13h50

Wolverine Imortal

Direção: Zack Snyder. Sinopse: Após matar Jean Grey, Logan se mudaparaoJapão.Láelese encontra com Yashida, que lhe faz uma

propostaparaelesetornar umsimples mortal. Logan recusa o convite, mas acaba infectado por uma mutante especialista em mutação genética. Betim 2: 20h40

Percy Jackson e o Mar de Monstros

Direção: Thor Freudenthal. Sinopse: Para salvar o mundo, Percy e seus amigos deverão encontrar o poderosoemágico VelocinodeOuro, embarcando em uma perigosa odisseia nas águas nunca navega-

das do Mar dos Monstros. Betim 2: 16h10 e 18h10

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Direção: Harald Zwart. Sinopse: Clary presencia uma assassinato em uma boate e o corpo some. Para piorar a situação, sua mãe desaparece e ela parte em sua procura numa Nova York cheia de fadas, magos e lobisomens. Betim 3: 13h, 15h30, 18h e 20h30

Show. Além de pagode, banda toca ainda outros estilos

Programe-se TERRAZZO GOURMERT

Programação. Confira os filmes que estão em cartaz no Betim Shopping

Música. Pil Regional se apresenta no Terrazzo Goumert no sábado

Grupo Sunga de Pano agita o Arrasta-Pé nesta sexta-feira SUNGA DE PANO / DIVULGAÇÃO

Da Redação

Imprevistos. Ao pegar um carro “emprestado”, João atropela ciclista e passa a correr contra o tempo

José Augusto cultura@otempobetim.com.br

O grupo belo-horizontino de pagode Sunga de Pano, que tem se destacado e se apresentado em várias cidades do Estado, será atração em Betim nesta sexta-feira (30). Os músicos prometem agitar o público na casa de shows Arrasta-Pé, a partir das 21h. Na mesma noite, a dupla sertaneja Danilo Reis & Rafael também se apresenta no espaço. Entre as principais músicas do Sunga de Pano estão “Até Te Encontrar”, “Xavequeiro”, “Integrante da Vida Noturna” e “Só Quer Me Ter”. Esta última, inclusive, teve

Atração. Sunga de Pano faz shows em diversas cidades do Estado

um video clipe gravado com o MC Catra. Além de pagode irreverente, o grupo também tem em seu repertório releituras em outros estilos, como pop, axé, MPB e até sertanejo. Os valores da entrada são

R$ 12 (feminino) e R$ 18 (masculino), com camarote feminino para as cem primeiras mulheres que colocarem o nome na lista. O Arrasta-Pé fica na rua Capela Nova, 431, no bairro Betim Industrial. Informações: 3592-3738.


22

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

23


24

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

25

Sociedade ARQUIVO PESSOAL

Giselle Normand giselle.normand@otempobetim.com.br FOTO GENTILMENTE CEDIDA POR MÁRCIA WERNECK

Monte Carmo O Monte Carmo Shopping sela o start para a montagem das lojas com um almoço restrito para convidados e show do cantor Cláudio Zoli nas instalações do futuro centro de compras de Betim, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, neste fim de semana. Estão confirmadas as presenças do diretor de desenvolvimento da Hemisfério Sul Investimentos, Luiz Constantino, do presidente da Saphyr Shopping Centers, Paulo Stewart, e do prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa. ARQUIVO PESSOAL

Z Busca. João Ricardo Gonçalves, da Eccox, foi ao Japão conhecer sistemas industriais e urbanos para o tratamento de resíduos e efluentes e de incineração

J Prestígio. O diretor da Fox Imobiliária Betim Ricardo Torres com a noiva, Dayana de Castro, durante o Baile da OAB/Betim

Curtas e Finas 1 Jacinto Franco da Mata e Patrícia Franco, juntamente com Neilson e Ana Lúcia, se preparam ansiosamente para entrar no hall dos avós betinenses. O primogênito de Jacinto, Fábio, e sua esposa, Thaís, acabam de receber a notícia da chegada do primeiro filho.

J 1 ano. O casal Wenceslau Moura e Sália Acácia proporcionaram a amigos e parentes uma festa dos sonhos para comemorar o primeiro aniversário do filho Murilo, no último sábado (24), em BH MOISÉS SILVA

1 As bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Betim foram mudadas e estão expostas pela primeira vez no hall de entrada da prefeitura. As bandeiras recolhidas serão incineradas no dia 19 de novembro, data em que se comemora o Dia da Bandeira.

RAMACRISNA / DIVULGAÇÃO

1 Uma obra iniciada no governo de Osvaldo Franco, no fim dos anos 70, finalmente terá seu projeto finalizado. Com custo estimado em R$ 5 milhões, o viaduto Jacintão será concluído, ligando as avenidas das Américas e Teotônio Parreira Coelho, no Jardim da Cidade, conforme conversa desta colunista com o prefeito Carlaile Pedrosa.

J Unimed. Foram anunciados oficialmente nesta quinta (29) investimentos na rede assistencial de Betim e região, prevendo a abertura de duas novas unidades de saúde. O anúncio contou com a presença do vereador Vinícius Braga, do diretor-presidente da Unimed, Helton Freitas, do diretor da Unimed-Betim, Fábio Lentúlio e do sec. de Saúde Mauro Reis

J Parceria. A presidente da Futurarte, Maria Oliveira, e o superintendente da Ramacrisna, Américo Amarante, firmaram parceria com a Cor & Arte, que, visando se adequar às normas ambientais, vai doar para reciclagem os resíduos não contaminados da empresa


26

O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

27


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

28

Esportes

“Estou mais confiante e espero ajudar muito a nossa equipe. Dagoberto - atacante do Cruzeiro, sobre sua volta apĂłs contusĂŁo

WASHINGTON ALVES/DIVULGAĂ‡ĂƒO

VĂ´lei. AnfitriĂŁo da disputa, o Sada Cruzeiro espera contar com o apoio da China Azul

Betim serĂĄ sede do Mundial de Clubes em outubro Cidade entra definitivamente na rota dos grandes eventos; ginĂĄsio Divino Braga serĂĄ palco de torneio internacional que irĂĄ reunir as oito melhores equipes FOTOS SADA CRUZEIRO/DIVULGAĂ‡ĂƒO

Evandro Teles

esportes@otempobetim.com.br

Betim entrou definitivamente na rota dos grandes eventos esportivos. ApĂłs a Copa MG de Motocross e a corrida Betim Run Up, a cidade foi anunciada nessa segunda-feira (26),em Belo Horizonte, como a sede do Mundial de Clubes de VĂ´lei. “Nascemos em Betim e estamos voltando com umevento quevai levaracidade para vĂĄrias partes do mundoâ€?,afirmao presidentedo Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli. A competição terĂĄ a presença dos principais times de cada continente e convidados. AlĂŠm do anfitriĂŁo Sada Cruzeiro,o torneio terĂĄ aparticipação do Trentino-ITA, atual tetracampeĂŁo mundial; do UPCN-ARG,campeĂŁo sul-americano; do Lokomotiv Novosibirsk-RUS, vencedor da Europa; do Sfaxien-TUN, campeĂŁo africano; do Kaleh Mazandaran, do IrĂŁ, atual campeĂŁo asiĂĄtico; do Club RomanaDOM,representante da AmĂŠrica do Norte; e do Panasonic Panthers-JAP, onde vai atuar o ponteiro Dante, ex-RJX. Para o tĂŠcnico Marcelo Mendez, os adversĂĄrios atuais deste Mundial sĂŁo tĂŁo difĂ­ceis quanto os rivais do ano passado. Mas, ao contrĂĄrio da competição realizada em Doha, no Catar, na disputa deste ano, o SadaCruzeiroterĂĄ oapoio maciço da torcida. “Todos sabem a força do nosso time quando jogamosaolado de nossostorcedores e, no Mundial, nĂŁo serĂĄ diferente. AlĂŠm disso, vamos fazer alguns jogos no ginĂĄsio de Betim, que tem padrĂŁo internacional, para que os jogadores possam se familiarizarainda maiscomasreferĂŞncias do localâ€?. O central Douglas Cordeiro, tambĂŠm presente no evento de lançamento, ĂŠ o Ăşnico atletado atualgrupoque participou de uma das primeiras formaçþesdo SadaBetim. O time foi fundado em 2006 e sĂł em 2009 passou a se chamar

Lançamento. Jogadores do Sada Cruzeiro, o tÊcnico Marcelo Mendez, o presidente Vittorio Medioli, e o presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares, marcaram presença no evento EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM

RepercussĂŁo

CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES C

“O Sada nasceu em Betim e estamos voltando com um evento que vai levar a cidade para vĂĄrias partes do mundoâ€?.

Betim-MG | Brasil 3T $P!ST^dcdQa^ST! " Cronograma Cro " S^\X]V^~chegada S^\X]V^ das delegaçþes $ cTaĂŽPP ' ' bTgcP~Fase de classifiRPĂŽĂŠ^~9^V^bVad_^b0T1 RPĂŽĂŠ^~9^V^bVad_ ( bĂˆQPS^~Semifinais bĂˆQPS^~Sem ! S^\X]V^~3Xb_dcPSTcTaRTXa^[dVPaTUX]P[ S^\X]V^~3Xb

Vittorio Medioli Presidente do Sada Cruzeiro

Força. Vittorio Medioli quer mostrar valores de Betim para o mundo

Sada Cruzeiro. “A torcida de Betim ĂŠ tĂŁo atuante quanto a de Contagem, onde mandamos nossos jogos atualmente e isso farĂĄ diferençaâ€?. Nessa quarta-feira (28), uma equipe de engenheiros da prefeitura visitou o poliesportivopararealizarumafiscalização nas instalaçþes. O espaço serĂĄ reformado para atender Mundial. Entre as determinaçþes, o complexo vai receber reforma no telhado, na parte hidrĂĄulica e elĂŠtrica, iluminação e pintura. Segundo o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, em oito meses de governo, o Mundial de Clubes jĂĄ ĂŠ o terceiro even-

to esportivo de impacto que a cidade tem a oportunidade de sediar. “O campeonato vai incentivar ainda mais os nossos atletas, que poderĂŁo ver de pertograndes exemplos doesporte, e tambĂŠm vai trazer uma visibilidade positiva para Betim. Como nas nossas outras administraçþes, começamos a conquistar novamente esse espaço no cenĂĄrio esportivo nacional. Em breve, Betim voltarĂĄ a ser conhecida como a cidade dos esportesâ€?. Para o secretĂĄrio municipalde Esportes, Beto do DepĂłsito, o municĂ­pio terĂĄ a chance de mostrar os seus valores para o mundo.

“Com a confirmação do Mundial Clubes de VĂ´lei e de outros eventos de destaque, Betim volta a ser conhecida como a cidade dos esportesâ€?.

4`dX_TbT_PÔbTbT]e^[eXS^b

Brasil::

RepĂşblica blica Dominicana: nicana: na:

TunĂ­sia: a:

RĂşssia: RĂşssia ia:: ia

BPSP2adiTXa^ adiTXa^ EXRTRP\_TĂŠ^ _TĂŠ^ \d]SXP[bTST bTST

2[dQA^\P]P ^\P]P cP]cT AT_aTbT]cP]cT P SP=^aRTRP

ItĂĄlia:

CaT]cX]^ 2P\_TĂ&#x160;^<d]SXP[ ST! !

Carlaile Pedrosa Prefeito

â&#x20AC;&#x153;Vamos reunir as estrelas do vĂ´lei mundial, mostrar a nossa infraestrutura e a nossa paixĂŁo por essa modalidade esportivaâ&#x20AC;?. Beto do DepĂłsito SecretĂĄrio de Esportes

Sfaxien 2P\_TĂ&#x160;^ 0UaXRP]^

IrĂŁ:

:P[TW<PiP]SPaP] <PiP]SPaP] 2P\_TĂ&#x160;^ 0bXĂ&#x2C6;cXR^

;^Z^\^cXe cXe =^e^bXQXabZ QXabZ bZ 2P\_TĂ&#x160;^4da^_Td Ă&#x160;^4da 4da^_Td d

Argentina: Ar Argent ntina:

D?2=STBP]9dP] TBP]9dP] 2P\_TĂ&#x160;^ Ă&#x160;^ Bd[0\TaXRP]^ TaXRP]^

Ja JapĂŁo: Panasonic 2P\_TĂ&#x160;^SP2^_P P S^8\_TaPS^a R^]eXSPS^58E1

~4g_TRcPcXePĂ?X]YTcPa PcĂ?DB%\X[WĂ&#x153;Tb]P TR^]^\XP[^RP[* ~2TaRPST !_Tbb^Pb eXaĂ&#x160;^R^\R^\XcXePbS^ TgcTaX^a* ~?PacTSPb_aT\XPĂ&#x17D;Ă&#x153;Tb S^bR[dQTbbTaĂ&#x2C6;aTeTacXSP T\^QaPbb^RXPXb


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

Esportes 29

Sucesso. Edição 2013 consolida evento como o maior de Minas

Copa CDL de Kart começa com mais de 60 pilotos Dividida em duas categorias, a competição, disputada no kartódromo de Betim, reuniu 15 pilotos na Superkart e 46 na Light, que teve duas baterias FOTOS RONALDO SILVEIRA/DIVULGAÇÃO

Evandro Teles

esportes@otempobetim.combr

A presença de 66 pilotos logo na primeira etapa da 5ª edição da Copa CDL O Tempo Betim de Kart, disputada na noite dessa quarta-feira (28), no kartódromo internacional, consolida o evento como o maior da categoria amadora no Estado. Dividido em duas categorias, a copa deste ano tem a participação de 15 pilotos na fórmula Superkart e de 51 na Light. Rodrigo Rotheia, da Lidere EPI, foi o grande vencedor da bateria da Superkart, com Hari Faria, da loja Roupa Mágica, em segundo, e Luciano Vaz, da empresa Açovaz, em terceiro. Já a Light, com duas baterias,teveGabrielNunes,daSapataria da Cidade, em primeiro,seguido de LuizEloi, da Frigoseleta, e de Wesley Ubirajara, da Ubirajara Joias, na primeira prova. Na segunda, a vitória foi de Vinícius Furlan, da Dr. Laser, com André Maia, da Relojoaria Santa Edwiges, em segundo, e Euclesio Alves, da Forro e Box Bonfim, em terceiro lugar.

Limpa. Apesar da briga por posições, os pilotos elogiaram o espírito de lealdade dos participantes

Nível alto Vencedor da Superkart, Rodrigo Rotheia afirma que o nível técnicoda prova foi excelente. “Consegui pular do sexto para o quarto lugar logo no início da bateria. Após algumas voltas, consegui superar os outros adversários e garantir a primeira posição”. Já o vencedor da primeira bateria da Light, Gabriel Nunes, definiu a prova como

“uma disputa leal”. Ele também largou em sexto lugar e foi conquistando posições ao longo da corrida. “A largada foi muito disputada, mas tudo dentro do respeito mútuo. Logo na primeira volta, consegui o primeiro lugar e percebi que seria possível finalizar a disputa na primeira posição”, revela. Para Vinícius Furlan, que chegou em primeiro na segun-

da prova da Light, a recuperação foi ainda mais fantástica. “Larguei em 19º, e logo na primeira volta, superei oito adversários. A competição deste ano está muito legal, com a participação de muitos pilotos”, conclui. Após as provas, houve uma festa de confraternização. A segunda etapa da Copa de Kart acontecenesta quartafeira (4), a partir das 19h.

A primeira etapa da Copa CDL de Kart foi marcada por disputas acirradas

Super. Rodrigo Rotheia, da Lidere EPI, venceu a primeira disputa na Superkart

Primeira. Bateria inicial da Light foi vencida por Gabriel Nunes, da Sapataria da Cidade

Segunda. Prova dois da Ligh teve vitória do piloto Vinícius Furlan, da Dr. Laser

Tabela 5ª Copa CDL OTempo Betim de Kart Categoria Superkart

POS. EMPRESA

PILOTO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Rodrigo RotheiaI Hari Faria LucianoVaz Wenceslau Moura João Ricardo Lara Leonardo Barroso Gabriel Ferreira Igor Correa Wesley Silva James de Paula Guilherme Antunes Flávio Henrique Michel Roque Robert Guimarães Fernando Krollmann

Lidere EPI Roupa Mágica Açovaz Hewa Engenharia Sapataria da Cidade Contab. Esplanada Vale da Serra Code Lidere EPI Kartódromo Intern. Vale da Serra Lidere EPI Açovaz Axon Top Dent

PTS. 25 23 22 20 19 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10

Categoria Light

POS. EMPRESA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51

Sapataria da Cidade Dr. Laser Relojoaria do Didico Frigo Seleta Forro e Box Bonfim Ubirajara Joias Hewa Engenharia Unopar Polo II O Tempo Betim Kartódromo intern. Gerlú Joias CDL Betim Top Dent Cor & Arte Fotos Kamargos Roupa Mágica Frigo Seleta Madeireira Quinzote Açovaz Vale da Serra Vale da Serra Grafatec Frigo Seleta Sapataria da Cidade Frigo Seleta Vale da Serra Inova Asape Imóveis Frigo Seleta Motel Jump Cor & Arte Vale da Serra Frigo Seleta Ramacrisna CDL Betim Madeireira Quinzote Vale da Serra Madeireira Quinzote Betim Silk Frigo Seleta Contab. Esplanada Consorminas Inova GM Modas Forttis Drogagil Betim Shopping Cor & Arte Sapataria da Cidade Forttis Fotos Kamargos

PILOTO

PTS.

Gabriel Lara Vinícius Furlan André Maia Luiz Eloi Euclesio Alves Wesley Ubirajara Vinícius Moura Wilton Nino André Jardim Renato Costa Cássio Maldonado Emerson Gomes Cristiano Couto Fabrício Freire Leandro Moura Davy Paulino Gabriel Eloi Edson Gonçalves Mirenna Nogueira Glenda Alvarenga Gustavo Antunes Anderson Teixeira RobertoTeixeira João Lara PauloTomás Edson Junior Vailton Gomes Jeferson Gonçalves Ricardo Reis Ronaldo Ferreira Gabriela Freire Milena Pinho Jarbas Gaspar Cláudia Gisele Marli Santos Pierre Quinzote Fabrício Chagas Gercino Junior Daiv Calmon Álvaro Gonçalves Wellington Paulo Fabrício Rezende Josimar Menezes Michele Alex Ferreira Bruno Audi Alex Rangel Jorge Alves Lorena Nogueira Rodrigo da Silva Serdiney Camargos

25 25 23 23 22 22 21 21 20 20 19 19 18 18 17 16 16 15 15 14 14 13 13 13 12 11 11 10 10 10 9 9 8 8 7 7 6 6 5 5 4 4 3 2 1 -1 0 0 0 0 0


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

30 Esportes

Toque de bola Betim internacional Força mineira Como dizia o saudoso Fiori Gigliotti, que foi um grande narrador esportivo: “Abrem-se as cortinas do espetáculo”. Digo issoporqueBetimvai apresentarparaomundoo maiorespetáculo do vôlei, entre os dias 15 e 20 de outubro, quando irá sediar o Mundial de Clubes de Vôlei, com jogos no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. O Sada Cruzeiro, que iniciou aqui e que saiu devido a questõespolíticas,deixou saudades. Tanto que na época era chamado de Sada Betim. A união com o Cruzeiro, que não investe recursos na modalida-

de,mas emprestou a magnitude de seu nome ao equipe de vôlei nascida em Betim, resultou na formação de um dos timesmaisfortesdo mundo.Como anfitrião do evento, o Sada Cruzeiro receberá os melhores times de vôlei do planeta. Parabéns ao presidente da equipe do Sada, Vittorio Medioli, que vai colocar o nome dacidade nabocada mídia internacionaleisso não tem preço. O torneio vai movimentar o comércio e, ainda, incentivar e dar oportunidade à juventude de ver os melhores atletas do mundo.

Atlético e Cruzeiro têm condições de fazer um ótimo papel no Brasileirão deste ano. A Raposa lidera a competição com propriedade, apresentando o maior número de gols marcados e a segunda melhor defesa, além de ter o melhor saldo degols de todosos campeonatos da era dos pontos corridos. Já o Galo, que tem como foco principal o Mundial de Clubes no fim do ano, em Marrocos, não deve relaxar, pois o elenco foi fortalecido com novas contratações.

Marcos Russo russo@otempobetim.com.br

Mais uma joia deixa Dívidas o futebol brasileiro com dois O jovem Vitinho, de 19 anos, deixou o Botafogo após o CSKA da Rússia pagar uma multa de R$ 31,6 milhões ao clube carioca. É muito triste para o futebol brasileiro ver um jogador que fez apenas 41 jogos pelo seu clube deixar o país por essa pequena quantia. Um atleta que, ainda na metade do Brasileirão, estava cotadopara sereleito a revelação do ano. Vitinho foi criado no Complexo do Alemão e iniciou no futebol nas categorias de base do Audax-RJ. Ele esta-

va no Botafogo desde 2011, e no profissional do alvinegro desde2012.Vitinho foicontratado pelo time russo para o lugar de Vagner Love que foi jogar no futebol chinês. E o pior é a situação do Botafogo, que, nos anos de 1960, era o time de maior torcida em Minas. Com dois meses de salários atrasados, o clube não poderá usar a grana para quitar débitos com seus jogadores pois a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional quer bloquear a parcela que cabe ao clube.

Ainda sobre o Botafogo, além da Fazenda Nacional ter bloqueado os R$ 18,6 milhões quecaberiaaotimecariocapela venda de Vitinho, um advogado de dois ex-jogadores também pediu o bloqueio de R$ 6 milhões para pagamento de dívidas trabalhistas. O Bota fez o jogador, investiu nele e não vai poder colocar a mão no dinheiro. Essa situação que afeta a maioria dos clubes brasileiros acontece devido à irresponsabilidade dos dirigentes.


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5de setembro de 2013

31


O TEMPO BETIM 30 de agosto a 5 de setembro de 2013

32 Esportes

Série A. Partidas acontecem neste domingo (1º), às 10h

Duelos valem vaga na semifinal JOSÉ RESENDE/DIVULGAÇÃO

Oito times ainda estão na disputa Evandro Teles

esportes@otempobetim.com.br

Oito equipes entram em campo neste domingo (1º), às 10h, em busca das quatro vagasdassemifinais do Campeonato Betinense da Série A. Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras fases, o bicampeão Renascença encara o Cavaleiro Negro no campo do São Luiz. Confira os outros confrontos válidos pelas quartas de final: Vernópolis x Vera Cruz (campo do Reuminas), Minas x Boquira (campo do Vera Cruz),eOeste x Limense (Está-

Teresópolis. Ginásio de cara nova

Complexo passa por reformas O ginásio do Complexo Esportivo Riccardo Medioli, no bairro Jardim Teresópolis, está passandoporumareforma,segundoa assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes (Seme). Para sediar a 24ª edição daCopa BetimdeJudô,o espaço recebeu pintura nova, torneiras e chuveiros nos vestiários, além de revisão na instalação elétrica. Ainda segundo a assessoriada Seme, napróxima semanatodo, otelhadoserá revitalizado, assim como as prote-

ções de alumínio. Escolinhas O ginásio irá abrigar escolinhas de vôlei e de outras modalidades olímpicas, além de servir de local de treinamentos do Sada Cruzeiro. O complexo esportivo foi construído com recursos próprios do grupo Sada para servir de espaço de lazer e esportes para as comunidades dos bairros Teresópolis, Vila Bemge, Vila Recreio, Laranjeiras, Imbiruçu, São Caetano, entre outros. (ET) PMB/DIVULGAÇÃO

Imbatível. O Renascença confirmou o favoritismo e bateu todos os adversários nas duas primeiras fases

dio Alcides Braz). Os jogos das oitavas de final, realizados no domingo (25), foram marcados pela emoção. O Renascença, que estreou com vitória no Torneio Corujão, não teve muitas dificuldades para vencer o Inter-

nacional por 3 a 0. O Vera Cruz, no entanto, teve que jogar muito para fazer 2 a 1 no São Cristóvão, enquanto o VernópolissósuperouoIndustrial na cobrança de pênaltis, apósempate por 2 a 2. O Cavaleiro Negro bateu o Novo Cris-

tina por 3 a 2, enquanto o Minas goleou o São Luiz por 7 a 2. Outros resultados: Oeste 2 x 1 Roma, Boquira 2 x 1 A.E. Roma. Apesar de perder para o Capelinha por 3 a 2, o Limense ficou com a vaga após o rival atuar com um atleta irregular.

Melhorias. Reforma do ginásio ocorreu antes da 24ª Copa de Judô

O Tempo Betim - Sex, 30/08/2013  

Edição semanal do jornal O Tempo Betim

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you