1 minute read

O Hino de Guimarães: letra e música

Letra de: Pe. Gaspar Roriz; Melodia de: Vasco Leão

O Hino da Cidade de Guimarães foi expressamente composto para a Marcha Milaneza de 1906, para integrar as Festas Gualterianas, que renasciam das cinzas. Assim, com música de Aníbal Vasco Leão, o Hino da Cidade de Guimarães ecoa diariamente, como ainda agora acontece nos sinos da Igreja de S. Pedro. Um hino com letra do Padre Gaspar Roriz, que pode ser cantado por todos os vimaranenses:

Advertisement

“Oh! Guimarães, teu progresso, tua vida, É toda a nossa aspiração Terra Bendita, oh! Pátria querida Tens um altar dos filhos teus no coração. Oh! Guimarães, teu progresso, tua vida Sim, é toda a nossa aspiração!

A ti ó Pátria! A ti ó Pátria! O nosso amor, nossa vida e mocidade Consagremos Com fervor! Salve! Salve! Oh! Ínclita Cidade.

Caminha avante, conquistando a glória Que os filhos teus prende e seduz. Exibe altiva. Oh! Pátria a tua História. Que à mocidade dá amor, vida e luz. Caminha avante, conquistando a glória Sim, que os filhos teus prende e seduz.”

Padre Gaspar Roriz, autor da letra do Hino de Guimarães.

Harmonização para 4 vozes mistas de: Cónego Dr. Manuel Faria

Melodia de: Vasco Leão

A música do Hino da Cidade de Guimarães foi composta por Aníbal Vasco Leão para as festas de 1906. Sobre o compositor, sabemos que escreveu o hino para banda com 17 partes. Mais tarde, o compositor vimaranense Dr. Manuel Faria fez uma harmonização para quatro vozes mistas. Aníbal Vasco Leão compôs também o Hino Académico que foi apresentado pela primeira vez numa Récita de Gala, promovida pela Academia Vimaranense, no dia 1 de dezembro de 1907, no âmbito dos festejos a S. Nicolau, em sua homenagem.

This article is from: