4 minute read

Imparcial celebra aniversário com a tradicional visita às colectividades e muita música

Dia de festa com discursos oficiais e noite de confraternização com muitas memórias à mistura

A Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 festejou 125 anos no passado domingo, precisamente 15 de Janeiro, numa comemoração que começou no Salão Nobre da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e continuou por associações da vila de Alcochete. Uma data que além de marcar a fundação da colectividade assinala também a restauração da autonomia administrativa do concelho de Alcochete.

Advertisement

Na cerimónia, aos associados e dirigentes da Imparcial, juntaram-se autarcas da câmara municipal e da junta de freguesia de Alcochete. Foi um dia com os habituais discursos oficiais, mas houve também espaço para relembrar memórias relativas à história da sociedade pela voz daqueles que mais contribuem para o desenvolvimento da colectividade e que se preocupam com o futuro daquela que é uma das mais antigas instituições do concelho.

Diogo Colaço, presidente da direcção da Imparcial, garantiu que o segredo da prosperidade da instituição são as pessoas que têm vindo a fazer parte da sua história ao longo

Além de marcar a fundação da colectividade, o dia 15 de Janeiro relembra a restauração da autonomia administrativa do tempo. “Muitos foram aqueles que deram do seu tempo em prol desta casa. Somos uma colectividade com um forte pendor formativo, sendo que contribuímos para o desenvolvimento cultural e social de Alcochete. Nesta casa formamos músicos, mas sobretudo ajudamos a formar cidadãos”, referiu.

Deu ainda ênfase à importância do movimento associativo se adaptar à realidade dos tempos actuais.

“As associações, o seu modelo de gestão e funcionamento, precisam de ser repensadas. Precisamos de mais envolvimento dos mecenas, das entidades oficiais e de mais ligação entre as várias associações que constituem o tecido associativo local”, afirmou.

Por sua vez, Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, encerrou a cerimónia da tarde, reconhecendo a importância desta associação no concelho. “Trata-se de uma das mais emblemáticas e antigas instituições. Reconhecemos e agradecemos o trabalho extraordinário que as sucessivas gerações de elementos da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 realizou ao longo destes 125 anos de existência”.

“Aqui recuamos no tempo, lembramos o passado, vivemos o presente e sentimos uma renovada esperança no futuro da nossa comunidade. Aqui valorizamos a música, criamos notas musicais, lemos pautas e dispomos das condições necessárias e ideais para o ensino da música”, disse. O autarca aproveitou a oportunidade para revelar que a câmara ofereceu um conjunto de instrumentos musicais, no valor de três mil euros, como prenda de aniversário à associação.

A festa de aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 prolongou-se pela noite dentro, com a tradicional saudação da banda às várias associações da vila de Alcochete. Este percurso iniciou-se no Vulcanense F.C e terminou na sede da Imparcial, onde foi cortado o bolo de aniversário.

SAÚDE Vacinação contra covid-19 passou para as quintas-feiras no Centro de Saúde

O Centro de Vacinação contra o covid-19, que funcionou no Forum Cultural, passou, desde ontem, para o Centro de Saúde de Alcochete mantendo-se assim activa a campanha de vacinação.

Agora, a vacinação covid-19 é efectuada todas as quintas-feiras, entre as 9h00 e as 15h30, sendo obrigatória a marcação prévia.

Lembra o presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, que a norma da Direcção-Geral de Saúde para esta vacinação, refere que “são elegíveis para a dose de reforço sazonal pessoas com mais de 50 anos ou com comorbilidades associadas em que a idade pode variar entre os cinco e os 49 anos. Também poderão ser vacinadas com a dose de reforço sazonal as pessoas entre os 18 e os 49 anos desde que cumpram requisitos validados pelos profissionais de saúde”.

Com os agendamentos a serem feitos por ordem decrescente das idades, a marcação prévia no Centro

Manuel Castro de Oliveira Rocha Pinto, Rita Pinto Almeida e Maria Figueiredo. Com a Medalha Municipal de Bons Serviços

COMPETÊNCIAS Câmara avança com protocolos de cooperação no âmbito da descentralização da Acção Social

Medida de Rendimento Social de Inserção e Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Alcochete

A Câmara Municipal de Alcochete acabou de aprovar dois protocolos de cooperação no âmbito da descentralização de competências no domínio da Acção Social. Um deles é referente à Medida de Rendimento Social de Inserção (RSI) e o outro respeitante ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Alcochete (SAAS).

“Com a descentralização de competências na área da Acção Social, estes serviços passaram para a autarquia, não impedindo a câmara de poder celebrar protocolos com entidades que prestem estes mesmos serviços”, referiu a vice-presidente e vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Soares.

Segundo a autarca, no concelho de Alcochete existem neste momento “cerca de 219 pessoas beneficiárias de RSI, o que corresponde a 100 agregados”. Relativamente ao SAA, “existem 50 processos activos que correspondem a 211 atendimentos”.

Quanto à medida de RSI, a proposta apresentada na reunião pública de quarta-feira, referia ainda que a Câmara Municipal “estabeleceu um protocolo de cooperação com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo para que esta entidade acompanhe os contratos de inserção dos beneficiários do rendimento social de inserção”.

de Saúde de Alcochete pode ser feita pelo e-mail cvacinacao.alcochete@ arslvt.min-saude.pt ou através dos telefones 910 005 668 ou 910 005

910. As marcações por telefone deverão ocorrer todos os dias úteis entre as 9h00 e as 12h30 ou entre as 13h30 e as 15h00.

H.L.

Em relação ao SAAS de Alcochete, o município “formalizou a celebração do protocolo com a CERCIMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete no sentido de ser esta a entidade a assegurar o atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social”. H.L.

Futebol De Praia

Sadino Nuno Tavares representa equipa canadiana na Costa Rica

Ex-jogador do Vitória joga no Torneio Internacional entre 27 e 29 de Janeiro

Beach Soccer, Nuno Tavares, que entre outros clubes envergou no passado a camisola do Vitória, é peremptório. “É sinal que gostaram da minha prestação na primeira vez que representei o clube e continuam a não ligar a idade, pois continuam a confiar nas minhas qualidades como jogador e naquilo que posso dar a equipa”.

PRIMEIRA DE OITO FINAIS JOGA-SE DOMINGO