6 minute read

ANDEBOL Vitória discute com Belenenses lugar nos oitavos da Taça

João Miguel Parreira substitui David Martins no comando técnico do Barreirense

João Miguel Parreira foi o treinador escolhido para substituir David Martins no comando técnico do Futebol Clube Barreirense que reparte com o U. Montemor o último lugar da Série F do Campeonato de Portugal. O treinador, de 43 anos, está assim de volta a um clube que treinou na 1.ª Divisão da AF Setúbal, na época de 2019 / 2020, que culminou com um segundo lugar. Na época seguinte ingressou no Desportivo Fabril (equipa promovida), que disputava o então terceiro escalão do futebol nacional. Esta temporada começou por ser aposta do Grandolense que partiu para o campeonato com grandes ambições mas como os resultados não estavam a ser os desejados, saiu de forma prematura ao fim de quatro jogos. Agora regressa ao Barreiro com o objectivo de evitar assegurar a manutenção.

Advertisement

DAVID MARTINS DEIXOU O CARGO DE TREINADOR

“Continuarei a torcer pelo Barreirense e a querer que ele tenha sucesso”

O técnico, que ficou com alguma mágoa por não ter conseguido cumprir os objectivos, entendeu que esta era a altura mais adequada para sair

José Pina

David Martins, de 43 anos, é um treinador ainda jovem mas já com alguns títulos conquistados; uma taça AF Setúbal pelo Amora na época 2015 / 2016 e dois de campeão distrital, um pelo Olímpico do Montijo (2016 / 2017) e outro pelo Barreirense (2019 /2020). E era exactamente neste último clube que se encontrava até ao último domingo, dia em que se demitiu devido aos maus resultados da equipa no Campeonato de Portugal.

O SETUBALENSE falou com o treinador que explicou as razões por que pediu a demissão do cargo.

“A minha saída do Barreirense teve a ver com a falta de produtividade e com a falta de resultados positivos. Como treinador tinha que assumir as minhas responsabilidades, que foram muitas. As coisas não estavam a correr bem e esta pareceu-me ser a altura mais adequada para apresentar a demissão”, começou por dizer.

De início as expectativas eram boas e a equipa até começou a ganhar, coisa que nunca mais voltou a acontecer.

“É verdade, ganhámos em Lagos onde fizemos um bom jogo mas depois sentimos sempre muita dificuldade em obter resultados positivos. Empatámos alguns jogos contra equipas de qualidade e mostrámos alguma competência mas nunca mais conseguimos ganhar. As coisas pioraram e algo tinha que ser feito. Tenho muito respeito pelo clube e pelas pessoas que o lideram. Mesmo saindo, continuarei a torcer pelo Barreirense e a querer que ele tenha sucesso, mas não dava mais”.

DR

David Martins já não é o treinador da equipa de futebol sénior do Barreirense

tiva da equipa podem ser várias mas há uma que sobressai, a demasiada juventude do plantel.

“Não quero justificar o meu insucesso com a juventude que existia. Contudo, recordo que acabámos a época passada no dia 4 de Julho e iniciámos a nova no dia 26; ou seja, tivemos apenas 15 dias para prepará-la e fazer o planeamento para o Campeonato de Portugal. Isso dificultou a formação do plantel mas ainda assim conseguimos recrutar jogadores com alguma qualidade, mas todos muito jovens. A juventude é importante porque é irreverente mas não é suficiente, tem que haver também alguma experiência e maturidade”, realçou o técnico.

Para colmatar essa lacuna o clube procedeu recentemente a alguns ajustes no plantel mas o plano não resultou porque a equipa foi goleada em Évora.

“Demos de facto uma imagem muito fraca daquilo que é o valor da equipa. O resultado expressivo espelha aquilo que foi o nosso jogo. Cometemos muitos erros e deixámos o adversário jogar à vontade. É evidente que uma derrota como esta, em termos anímicos causa efeitos adversos e difíceis de gerir. Não me restava outra alternativa e no final do jogo, ainda dentro do campo, reuni com os jogadores e com os dirigentes do clube que lá estavam, e comuniquei a minha decisão, que foi aceite”, contou David Martins que ficou com alguma mágoa por não ter conseguido cumprir os objectivos.

Ainda nada está perdido “Queríamos fazer uma época tranquila que permitisse ao clube consolidar o seu estatuto e a sua posição nas competições nacionais, mas como não estava a conseguir dar resposta às pretensões do clube, só me restava apresentar a demissão, embora não estivesse ainda nada perdido porque para a segunda fase todas as equipas partem com zero pontos e tudo se resolve em apenas seis jogos”.

David Martins, agora sem clube, vai aproveitar para fazer uma retrospectiva dos últimos tempos. “É sempre importante haver um período de reflexão para se conseguir extrair algum ensinamento e alguma aprendizagem. A vida de treinador funciona assim, estamos constantemente em aprendizagem”.

O ex-treinador do Barreirense, mais tarde ou mais cedo, vai querer voltar ao activo mas não está ansioso por isso. “Não sabemos o que o futuro nos reserva mas, como é óbvio, estarei disponível para ouvir propostas de clubes que estejam interessados nos meus serviços. Depois, decidirei em consciência”.

A finalizar a nossa conversa, David Martins deixou uma palavra de apreço às pessoas do Barreirense, nomeadamente da sua estrutura e da direcção, que se “mostraram sempre solidárias e muito ligadas àquilo que era a minha função de treinador”. Aos adeptos pede que continuem a acreditar no grupo de trabalho, “é importante que continuem a apoiá-lo para que no final seja possível alcançar aquilo que se pretende, a permanência no campeonato nacional”.

BASQUETEBOL

Barreirense conquista título regional de Sub-16 Masculinos

José Pina

O Barreirense, que na passada semana havia conquistado o título de campeão regional na categoria de Sub-18, repetiu a dose agora no escalão de Sub-16 masculinos, após vitória sobre o Seixal (82-58) no jogo decisivo.

A final four, que contou também com a participação do Galitos e do Basket Almada, decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, numa organização da Associação de Basquetebol de Setúbal e Galitos Futebol Clube com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.

O Barreirense, que terminou a competição em primeiro lugar só com vitórias, e o Seixal, segundo classificado, ficaram apurados para o campeonato nacional. O Galitos, que terminou na terceira posição, vai disputar a taça nacional.

No jogo que decidiu o título entre Barreirense e Seixal será de destacar Guilherme Paixão, que marcou 33 pontos pela equipa do Barreiro, e Guilherme Pinto, que obteve 21 pontos pelos seixalenses.

Cinco ideal: Afonso Coelho, Daniel Catalão e Guilherme Paixão (todos do Barreirense), Afonso Rega e Dinis Velosa (Seixal).

Resultados: 1.ª jornada: Barreirense 116 BAC 34 e Seixal 56 Galitos 50. 2.ª jornada: Barreirense 95 Galitos 36 e BAC 45 Seixal 85. 3.ª jornada: Galitos 55 BAC 37 e Barreirense 82 Seixal 58.

FICHA TÉCNICA REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior PUBLICIDADE Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Baptista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@ tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

This article is from: