
5 minute read
honra da santa padroeira, nos dias
Setúbal
Ladeira da Ponte de São Sebastião fechada ao trânsito na segunda-feira
Advertisement
A Ladeira da Ponte de São Sebastião, na cidade de Setúbal, vai estar encerrada ao trânsito automóvel na segunda-feira, 2 de Agosto, por motivo da realização de operações na via pública. Segundo a autarquia, trata-se de trabalhos de demolição parcial de um edifício, os quais motivam a interdição daquele arruamento localizado entre a Rua Dr. Vicente José de Carvalho e a Avenida Luísa Todi. Indicam os serviços camarários que, como alternativa, os automobilistas devem utilizar as avenidas Jaime Cortesão e D. Manuel I.
ENTRE AS MARGENS DO SADO Festas de Nossa Senhora do Rosário avançam com programa ajustado devido à pandemia
A mais antiga festividade do concelho de Setúbal este ano não vai ter acampamento na Caldeira de Troia
Humberto Lameiras
As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, uma das mais antigas festividades da população do concelho de Setúbal, estão de volta. Organizadas pela comissão de festas com o apoio da autarquia sadina, vão decorrer entre os dias 4 e 9 de Agosto, com a programação a ser ajustada de acordo com as normas de segurança contra a crise pandémica.
Os tradicionais festejos que ligam as duas margens do Sado, este ano vão ter um círio fluvial, afastado da frente ribeirinha da cidade, e duas procissões automóveis pelas ruas de Setúbal e missas. Não se vai realizar o acampamento na Caldeira de Troia, como era habitual nas edições anteriores.
Para não comprometer a segurança da população, não vai ser permitida a permanência de embarcações na Caldeira, e apenas se realizam as cerimónias religiosas, com número limitado de participantes mediante os lugares disponíveis.
DR
Este ano o círio fluvial de retorno a Setúbal passa apenas pelo centro do rio
Esta forte tradição da comunidade piscatória sadina inclui um tríduo em honra da santa padroeira, nos dias 4, 5 e 6, às 21h00, na Igreja de São Sebastião.
No dia 7, às 15h00, nas instalações da Lota, no espaço de venda n.º 2, realiza-se uma missa por alma dos marítimos falecidos e, às 16h00, um círio fluvial transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia entre a Caldeira, na Península de Troia, e Setúbal.
Às 17h00, a imagem da padroeira dos pescadores locais é transportada de carro, numa procissão que percorre várias ruas do Faralhão. A 8 de Agosto, a comemoração inclui nova missa em homenagem aos marítimos desaparecidos, a partir das 10h30, novamente no espaço de venda n.º 2 da Lota. No dia 9, no encerramento das festividades, há uma missa, às 10h00, na Igreja de S. Sebastião. O círio fluvial de retorno a Setúbal da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia parte da Caldeira às 15h00 e passa apenas pelo centro do rio, isto para evitar o ajuntamento de pessoas que, normalmente, acorrem à frente ribeirinha da cidade para assistir à romaria.
A partir das 17h30, a caravana automóvel que transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia percorre novamente as ruas do concelho.
As festividades, organizadas com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal, decorrem anualmente há cerca de cem anos, mas os primeiros registos, na Caldeira de Troia, datam de há cerca de quinhentos anos.
A adoração a Nossa Senhora do Rosário de Troia tem origem numa lenda em que um grupo de pescadores, durante um período de aflição no decurso de uma tempestade, conseguiram ficar a salvo ao encontrar abrigo na Caldeira. Aí, descobriram uma imagem de madeira nas margens, alegadamente proveniente de uma embarcação estrangeira, o que os fez acreditar que foram salvos por ela.
EQUIPAMENTO Nova Azeda recebe parque infantil inspirado nas abelhas
A Praceta Carlos da Costa Frescata, na zona da Nova Azeda, em Setúbal, vai receber em Agosto um novo parque infantil. Tem temática inspirada nas abelhas e nos favos de mel e, assegura a autarquia sadina, que este equipamento oferece “mais qualidade urbana”.
O Parque Infantil das Abelhinhas resulta de um projecto elaborado pelos serviços da Câmara de Setúbal e materializa um investimento “de cerca de 70 mil euros, adjudicado recentemente pela Junta de Freguesia de São Sebastião”.
Com design hexagonal, inspirado nos favos de mel e nas abelhas, o projecto do pavimento do parque foi buscar tons de amarelo, preto e laranja, sendo composto por um conjunto de equipamentos para brincadeiras individuais e colectivas dos mais novos, incluindo um carrossel para crianças com mobilidade reduzida.
Com previsão de ficar concluída “no final de Agosto”, esta obra inclui a instalação de mobiliário urbano – mesas e bancos de piquenique – na área exterior do parque infantil a ser instalado perto da vegetação existente, “para aproveitamento do ensombramento”.
O novo equipamento lúdico-infantil vai ocupar uma área com cerca de 400 metros quadrados, irá ficar enquadrado num espaço ajardinado existente naquela zona habitacional de Setúbal, e “responde às necessidades dos moradores no âmbito do espírito de município participado, transversal a toda a actividade camarária”. H.L.
ANIMAÇÃO Quatro horas seguidas de música este domingo em São Sebastião
O Auditório Bocage recebe no domingo a Maratona Musical de São Sebastião, um festival promovido pela Junta de Freguesia de São Sebastião em parceria com a Kool Produções. Vão ser quatro horas seguidas de animação com seis músicos de baile.
“Este evento visa apoiar os músicos de baile da nossa praça, cuja actividade profissional tem sido fortemente afectada pelo cancelamento de festas e arraiais onde habitualmente actuam”, sublinha Nuno Costa, presidente da junta de freguesia, que reforça: “Pretendemos assim dar um singelo contributo para apoiar a retoma da actividade destes artistas que têm sido bastante lesados com as restrições impostas desde o início da pandemia”.
A Maratona Musical de São Sebastião “nasceu de uma proposta dos próprios artistas”, a qual a junta de freguesia “abraçou e que pretende replicar futuramente”, refere comunicado do executivo, que cita o presidente Nuno Costa.
“Consideramos que se trata de uma ideia muito interessante que esperamos que possa ganhar novo fôlego num cenário com menos restrições, com a possibilidade de actuação ao ar livre, para um público mais vasto a nível presencial e com espaço para bailar”.
André Patrão, Diogo Santos, Fátima Dias, Hélder Cardoso, Eurico André e João Tendeiro são os músicos que vão animar o festival, a decorrer a 1 de Agosto, entre as 15h30 e as 20h00, com apresentação de Acácio José, da Rádio Jornal de Setúbal.
A entrada está sujeita a apresentação de convite, que pode ser levantado na sede da Junta de Freguesia de São Sebastião, limitada a uma lotação máxima de 95 espectadores, equivalente a metade da capacidade da sala. No local é obrigatório o uso de máscara e o público terá que permanecer sentado, não sendo permitido dançar durante o evento.
A Maratona Musical de S. Sebastião será transmitida em directo online através do link indicado no Facebook da junta de freguesia.