3 minute read

Novo pólo de saúde em Porto Covo mais perto de ser construído

Município e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano assinam contrato que prevê cedência de terreno para futuras instalações

Tiago Jesus

Advertisement

O contrato-promessa para a constituição do direito de superfície do terreno do novo pólo de saúde de Porto Covo já foi assinado entre o município de Sines e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, destacou a relevância desta unidade de saúde para o concelho. “Esta é uma obra que ambicionávamos e que vem qualificar a resposta na prestação de cuidados de saúde à freguesia de Porto Covo. Por outro lado, as novas instalações encontram-se dimensionadas para dar resposta quer aos picos populacionais que a freguesia conhece e ao crescimento que se perspectiva. Trata-se de uma parceria com a Unidade Local de Saúde muito relevante para o nosso concelho”, frisou.

O contrato-promessa, assinado na passada terça-feira, 21 de Março,

Direito de superfície para construção terá duração de 50 anos, sendo renovável por períodos sucessivos de 10 anos incide sobre uma parcela de terreno com uma área de 400m2, localizada junto ao novo Centro de Dia de Porto Covo. O direito de superfície para o edifício ser construído terá a duração de 50 anos, sendo o mesmo renovável automaticamente por períodos sucessivos de 10 anos.

Em nota de Imprensa, o município explica que para a concretização deste projecto, além da cedência do

Breves

Odemira

Autorizações de actividades nas praias abertas

Até dia 14 de Abril decorre o prazo das candidaturas para pedidos de autorizações ao município de Odemira para as actividades a exercer nas praias do concelho na época balnear de 2023. Foi no âmbito das competências das autarquias locais, na gestão das praias de uso balnear, que a edilidade definiu normas para a atribuição de autorizações para a realização de actividades nas praias.

ALCÁCER DO SAL 25 de Abril celebrado com Marisa Liz

terreno, a edilidade “responsabiliza-se pelo projecto de execução (arquitectura e especialidades)”, entregue à ULSLA, que terá a responsabilidade de “desenvolver todos os procedimentos exigidos para a construção e utilização do edifício”.

A autarquia esclarece ainda que este projecto de execução segue, na arquitectura, as mesmas linhas estéticas do edifício de Centro de Dia de

Porto Covo, “numa lógica de continuidade formal e de relação com a envolvente”. Actualmente, os cuidados de saúde prestados em Porto Covo funcionam em instalações provisórias, sendo que o projecto de construção de um pólo de saúde em instalações definitivas, pretende criar condições para “prestar melhores serviços de saúde à população e aos visitantes”, informa a autarquia.

GRÂNDOLA Lagoa de Melides abre ao mar para renovação das águas

A Lagoa de Melides, no concelho de Grândola, abriu na passada quarta-feira ao mar, num processo coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que visa a renovação da água para evitar o “esgotamento do oxigénio” no Verão.

“É a renovação da água e deixar a lagoa mais preparada para as temperaturas muito altas que vai enfrentar no Verão”, explicou à agência Lusa

Isabel Pinheiro, chefe de divisão do litoral da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo.

De acordo com a responsável, o processo de abertura de um canal no areal para ligar a lagoa ao mar vai garantir a saída do “máximo volume de água possível”, assim como “de matéria orgânica que está acumulada” no interior da lagoa.

“As temperaturas muito altas de Verão [podem] criar fenómenos de esgotamento de oxigénio", o que leva "à morte generalizada de peixes na lagoa”, especificou.

Este ano, indicou, a Lagoa de Melides “tem mais água do que no ano passado”, mas “há outros factores que influenciam o sucesso de abertura”.

“O desejável é que ela fique aberta uma semana, mas isso não tem acontecido porque tem pouca água e o mar não tem ajudado. A ondulação tem tendência para fechar rapidamente o canal que estamos a abrir e o processo termina aí”, estimou.

Também a Lagoa de Santo André, no vizinho concelho de Santiago do Cacém, que foi aberta ao mar no passado dia 7 deste mês, só se manteve assim durante poucas horas, tendo fechado a seguir, o que limitou o processo de renovação das espécies. Lusa

Na noite de 24 de Abril, pelas 22h, Marisa Liz vai estar no palco, na praça Pedro Nunes, para o concelho de Alcácer do Sal “celebrar a liberdade”, com uma programação variada. A artista irá apresentar o seu novo trabalho “Girassóis e Tempestades”, sendo que, pela meia-noite, o concelho irá receber o habitual espectáculo piromusical de fogo de artifício.

SANTIAGO CACÉM Santo André inaugura recintos de 3×3 “BasketArt”

Foram inaugurados, em Vila Nova de Santo André, dois recintos de 3×3 “BasketArt”, no passado dia 18 de Março. Este espaço resultou de uma parceria entre o município de Santiago do Cacém e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). A abertura oficial dos campos contou com as presenças do presidente da autarquia, Álvaro Beijinha, e do vice-presidente da FPB, João Leitão, entre outros.