O Reporter nº206

Page 1

Sexta-Feira,12 5 de de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira,

Fazenda Rio Grande

Ação Social de FRG recebe título internacional Página 4

Troteada

Cavalgada da Independência reuniu muita gente em Quitandinha Página 18

1


Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira,

GERAL

Quanto custa? Atualmente, muito se questiona e se opina a respeito do real valor da nossa moeda. E o dólar? Sobe? Desce? Tem que estar a tanto, ou não! Quais os efeitos da oscilação da moeda em nosso cotidiano? Na atual situação econômica do Brasil (que pela 13ª semana consecutiva teve sua previsão de crescimento rebaixada), o dólar está, SIM, barato! Em uma situação de livre mercado, o dólar se ajustaria às previsões e expectativas brasileiras de crescimento em um cenário global. Esse processo se daria pela entrada e saída de capitais do país. Mas, lembre-se: vivemos no Brasil, onde livre mercado é piada de mau gosto e arranca ares preconceituo-

sos onde “a culpa é do capitalismo”. Sendo assim, e por muitos outros motivos, o Banco Central manipula o valor do Real em um regime conhecido como “bandas cambiais” de modo a conter uma disparada da moeda americana, o que traria ainda mais inflação, e simultaneamente, reduziria o custo de produzir dentro do Brasil, favorecendo as exportações. Para conter a desvalorização do Real, o Banco Central faz vendas de dólares diárias e rolagens de posição nos mercados futuros. O que isso acarreta na prática? Controle inflacionário. Deixando o dólar mais barato, não há aumento de preços. Deixando que o dólar se ajuste livremente, as

importações se tornariam mais caras e isso seria repassado ao público, corroendo a renda. Chegamos ao atual estado de estagnação econômica (alguns dizem até recessão) devido à política de estímulo ao crédito implantada durante todo o governo Dilma. Não tem dinheiro para comprar casa? O governo ajuda! Não tem dinheiro para comprar carro? O governo ajuda! E cortar impostos e permitir que as empresas cresçam e contratem que é bom, nada... Estimula-se o gasto, sem estímulo à produção. A enxurrada de crédito na economia gerou inflação, uma quase bolha no setor imobiliário e congestionamentos pelo excesso de carros

nas ruas... E claro, endividamento da população, que se perder o emprego, vai gerar uma inadimplência recorde! E a Caixa Econômica Federal está na berlinda devido a isso. Como já dissemos, para frear a inflação o BC está controlando o dólar. Agora, para frear a recessão econômica, o BC reduziu o compulsório dos bancos e estimulou mais crédito. Foram liberados algo em torno de mais R$ 25 bilhões para serem injetados na economia, o que pode gerar aumento dos preços, endividamento e inadimplência... E no final das contas, você é quem paga por tudo isso! A piada é do Banco Central, mas o palhaço é o contribuinte!

Na semana passada, esta coluna destacou a reclamação da vereadora Josiane Valeski, de Tijucas do Sul, que criticou a postura de alguns candidatos a deputado que infestaram a cidade com placas. Entre os citados por Josi, o candidato Stephanes Junior, que busca a reeleição. Não se sabe se o candidato leu o jornal ou alguém teve o disparate de ligar à ele (Stephanes) e dedurar o fato, mas pasmem, Stephanes mandou um assessor na reunião da última segunda-feira e o pau mandado pediu para que os vereadores se retratassem. Resultado, levou mais bronca. Esqueceu Stephanes que as vezes é melhor ficar calado e aceitar a realidade. O tirou saiu pela culatra e o enviado do candidato voltou para casa com a “orelha murcha”

Ainda em Tijucas do Sul, o vereador petista Zé Antônio, criticou os deputados com mandato e que buscam a reeleição, que estão faltando as sessões para buscar votos por cidades paranaenses. Segundo o edil, os deputados ficarão por 15 dias em campanha e o que é pior, continuarão ganhando. Sem citar nomes, Zé Antônio disse que o povo de Tijucas quer saber se os candidatos que estão ganhando sem trabalhar, vão repassar o dinheiro para o povo oprimido. Bem, no mínimo, o eleitor deveria dar um “não” nas urnas nesses candidatos! Quem conhece Geraldo Cartário, sabe que o ex-deputado sempre atacou a família Wandescheer. Toninho sempre foi tratado por Cartário por raivoso, enfim, nunca se bicaram. Mas o tempo passou e eis que agora, toda a estrutura de Cartário, como cabos eleitorais e caminhão de som foram empregados na campanha do raivoso e raivosinho. Acontece que pai Toninho e filho Alisson são candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. Acorda povo, pois ai tem!

ça-feira, dia 9, fechou o principal acesso à comunidade da Lagoinha através da Avenida Paraná, em Mandirituba. A interdição vai até agosto de 2.015, data estipulada para a conclusão de uma rotatória. Para chegar à comunidade, os condutores de veículos devem usar provisoriamente um acesso primário existente cerca de 600 metros. É um transtorno, mas que vai garantir a segurança de motoristas que querem acessar a temida rodovia. Quem deu uma passada por Fazenda Rio Grande na terça-feira, dia 9, foi o senador Álvaro Dias, que busca a reeleição. Durante a passagem de Dias pelo município, o vereador Elidio Ratinho pediu empenho do senador para que aconteça novo censo no município, pois não concorda com os números divulgados recentemente pelo IBGE, que apontou a cidade com 90.648 moradores. Elidio disse que pelos números cadastrais da Secretaria de Ação Social, Fazenda Rio Grande, seguramente, tem cerca de 140 mil habitantes.

Os vereadores de Fazenda Rio Grande precisam trabalhar mais em sintonia e ligados na pauta que é colocada em votação. Na última terça-feira, o vereador Homem do Chapéu apresentou requerimento, sugerindo ao Executivo a criação de uma pista para arrancadas. Foi apenas uma sugestão! Apesar do pedido, o vereador Nelson Santos pediu para que a pista tenha segurança, tanto para os “competidores” como para os expectadores. Ora, foi apenas uma sugestão e claro, se o Executivo acatar o pedido de Claudinei, a pista terá toda a segurança.

As sessões semanais no Legislativo de Mandirituba acontecem todas as terçasfeiras, a partir das 19 horas. Mas, nesta semana, curiosamente, meia hora antes do horário previsto, muita gente não sabia se a reunião semanal aconteceria. Teve vereador que chegou a perguntar a alguns assessores se o encontro tinha sido cancelado e qual o motivo. Mas, de repente a pauta surgiu e a sessão acabou acontecendo, com a ausência do presidente Celso Batata. Teve vereador que brincou. Será que não vai ter reunião pela ameaça de chuva? Acontece que o telhado vem sendo reformado e a obra está embargada pela prefeitura. Na abertura dos trabalhos, foi justificada a ausência de Celso Batata, que de acordo com explicação, teria faltado para ir ao dentista. É aquela velha pergunta: Uma reunião apenas por semana e porque marcar dentista no mesmo horário da sessão. A única coisa que se sabe, que Celso Batata logo apareceu em um comício de Toninho (foto), acontecido na terça feira em Mandirituba. O encontro da edilidade foi comandado pelo vereador Fernando Teixeira. O refrega entre os dissidentes do PMDB e o senador Roberto Requião (PMDB) teve mais um round no sábado (6) na Boca Maldita de Curitiba. Os dissidentes, capitaneados por Doático Santos, secretário-geral do partido em Curitiba, distribuíram 100 mil cópias do contracheque da aposentadoria especial de Requião. Numa tacada só, no mês de agosto, Requião recebeu R$ 452,6 mil de atrasados. Mais 500 mil cópias serão distribuídas em cidades do Paraná e do litoral do Estado. As cópias também vão chegar a Fazenda Rio Grande. Requião deve estar cuspindo fogo!

A Autopista Planalto Sul, desde a ter-

Miúdas “Nunca projete nada na sua vida sem consultar a Deus”, disse o vereador Mestre Nelson ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande; João Padeiro, que foi candidato a prefeito na cidade de Piên, tem usado a página pessoal no “facebook” para mostrar as ações do governo tucano no município; vereadores Serjão, Ribas e Julinho do Pesque deixaram a sessão nesta semana antes da conclusão da pauta; Sumitomo chegou a Fazenda Rio Grande pelos incentivos do programa Paraná Competitivo do governo estadual; cabos eleitorais espalhados por municípios da região tem que se virar nos trinta para conseguir um copo com água e usar um banheiro para as suas necessidades. Uma excelente semana todos!

EXPEDIENTE

CNPJ: 177737010001 66 O Repórter Gráfica e Editora

Diretor de Jornalismo: Pedro E. Silva; Depto Comercial: (41) 3608-0255; Diagramação e arte: Gustavo Schueda; Colaboradores: Silva Junior, Hermes Hildebrand, Barbosa Júnior, Dilson Damas, Jesse Zoelnner, Marcio Khalid e Carlos Forville Contatos: www.oreporterpr.com.br | oreporterfrg@hotmail.com; Telefones: (41) 3060-6863 / 3608-0255 / 96796053; Circulação: Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piên, Quitandinha e Campo do Tenente,Rio Negro,Lapa e Contenda. Endereço: Rua Cesar Carelli, 90 - 7° andar - sala 702 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PR

2

Envie para: jornalor@gmail.com Serão publicados textos com até 500 caracteres, desde que o autor aceite divulgar seu nome completo e a cidade. Sem estas especificações o e-mail será arquivado, bem como aqueles que contenham palavrões ou ofensas.

Aconteceu em São Paulo, mas a imagem mostrada pela Globo, onde um pai e a mãe se desesperam ao ver o filho preso pelo roubo de celulares é entristecedor. E isso não acontece somente em São Paulo e acredito que ocorra em Fazenda Rio Grande, onde adolescentes, possivelmente para sustentar o vicio, roubam para comprar drogas. O que foi mostrado pela TV faz com os pais, acompanhem de perto a caminhada de seus filhos, observem o que fazem com quem andam. Claro que vigiar o filho 24 anos é humanamente impossível, mas todos devem estar atentos para que não aconteça como aconteceu em São Paulo. Thiago dos Santos O time feminino de Fazenda Rio Grande conquistou um titulo inédito que ficará marcado na história de todos. Nossas jovens guerreiras foram campeãs dos Jogos da Juventude do Paraná. Cheguei em Fazenda Rio Grande no inicio de 2.009 e nunca tinha ouvido falar ou comentar que algum time da cidade tivesse conquistado um feito como este em jogos Escolares, do Paraná ou da Juventude. Desde que foi implantado o Centro de Excelência do Basquetebol no município, os times da bola na cesta vem se destacando. Parabéns a equipe vencedora, ao comando técnico e administração municipal pelo apoio. Luciana Thays Silveira Parabéns ao time de basquete feminino de Fazenda Rio Grande pela grande conquista dos Jogos da Juventude. Quero parabenizar as guerreiras, que não tremeram diante de grandes times, aliás, o nosso time é grande. Obrigado aos pais pela confiança, ao prefeito Marcio Wozniack por estar acreditando no esporte de Fazenda Rio Grande e a nossa coordenadora Stela Poças que com toda sua equipe faz toda a diferença através do amor e da garra. Fazenda Rio Grande é campeã dos Jogos da Juventude do Paraná. Ana Silva E a cidade de Fazenda Rio Grande, novamente foi invadida por placas de candidatos. É candidato da cidade, é candidato de fora, é candidato conhecido, é candidato desconhecido. Não acredito que uma placa vai fazer com que o eleitor tome uma decisão. Precisamos de propostas e não de placas. Aliás, sinceramente, aconselho as pessoas a não votarem nestes candidatos que emporcalham a cidade. Vamos dar um basta neles! Margareth Menezes Moro no Rio de Janeiro, mas mantenho vínculo empregatício em Fazenda Rio Grande. Eventualmente tenho que me deslocar até esta cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Quando preciso ir, faço pesquisas de preços de avião, ônibus e carro. Ir de carro é cansativo, pois são quase 14 horas de viagem. De ônibus aproximadamente 15 horas, sendo que a passagem está em torno de R$ 150,00. Mas ai vem o conforto do avião. Dia 15 embarco para Curitiba e pagarei de ida e volta por quatro passagens, já que minha esposa me acompanhará na viagem, o preço de R$ 601,00, já incluso a chamada taxa de desembarque. É viajar de avião está mais compensador. Ernesto Jabour Eu não sei se é verdade, mas vi algumas matérias na internet, dando conta de que o Luiz Inácio Lula da Silva deve ser o candidato a presidência da República, diante do crescimento nas pesquisas da candidata Marina Silva, pois existe um temor de que Dilma perca a eleição. O povo deve ficar atento a essas manobras e ficar atento nas propostas de todos os candidatos, antes de decidir o voto. Afinal, temos que pensar no futuro dos nossos filhos e da própria Nação. Vamos votar com inteligência no dia de outubro. Eduardo Lemes

As matérias assinadas bem como mensagens publicitarias não expressam necessariamente a opinião do jornal

Jornal Filiado a Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná

“Uma associação forte, mídia transparente“


Sexta-Feira,12 5 de setembro 2014 Sexta-Feira,

dias 12 e 13 de setembro de 2014

peso aprox. da peça 15 Kg vai com a picanha

Kg

14,98

Moída Segunda Kg

7,98

Cerveja Subzero 350ml Un

1,65

Kg

13,98

Moída Primeira Kg

10,98

Skol latão 473ml Un

1,89

Churrascão Kg

12,98

Charque Picado Kg

7 ,98

Cerveja Brahma latão 473ml Un

1,89

Coxão Mole na peça inteira

13,98

Maminha

peso aprox. da peça 10 Kg

Kg

Picadão bovino 2ª sem osso Kg

8,98

Cerveja Bohemia 350ml Un

1,98

Kg

13,98

Músculo com osso Kg

7 ,98

Guaraná 2,5L Un

3,49

Ponta de Peito Kg

6,98

Picadão suino Kg

7 ,98

Pepsi 2,5L Un

3,49

Aproveite e peça já o seu cartão do Supermercado Pereira!!!

13/09/2014

3


Sexta-Feira,12 5 de de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira,

FAZENDA RIO GRANDE

4

FRG recebe o Prêmio Integración Latino Americano Município é modelo em políticas sociais para países da América Latina

G

Por: Julio Cesar Lima

estores públicos do Brasil, Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai conheceram os resultados dos principais programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em Fazenda Rio Grande. A apresentação foi feita pelo secretário José Roberto Zanchi, durante o 49º Painel Latino Americano de Integração, realizado em Curitiba. Promovido pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social, o evento teve como objetivo discutir os “Avanços integracionistas para o desenvolvimento social na América Latina”. Gestores públicos dos países participantes focaram as discussões nas ações e experiências exitosas voltadas às áreas de educação e assistência social. Também houve espaço para reflexões sobre as novas perspectivas para a gestão pública nas áreas de educação e desenvolvimento social na América Latina. Como parte da programação do painel, José Roberto recebeu o “Prêmio Integración Latino Americano - 2014 - (Troféu e Diploma) - Mérito em Ação Social pela liderança, exemplos de vanguarda nos programas implantados e espiríto integracionista como administra a Secretaria”. A homenagem é resultado das ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, que de-

senvolve programas, projetos, serviços e benefícios voltados ao atendimento da população em vulnerabilidade social. “É uma honra receber esse reconhecimento, que demonstra que Fazenda Rio Grande está no caminho certo para a prevenção, promoção e inclusão sociais. Eu, junto com todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Habitação, não medimos esforços para tornar a nossa Cidade mais humana e com serviços de qualidade para todos”, afirmou José Roberto. A Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social é uma organização não governamental de incentivo ao desenvolvimento da Integração econômica-cultural e político-social entre líderes, empresas, autarquias públicas ou privadas, na América Latina em todas as suas formas e plenitudes. José Roberto Zanchi também é presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Paraná (COGEMAS/ PR), associação que representa os 399 municípios paranaenses e ainda ocupa a 2ª Secretaria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), associação que representa os 5.570 municípios brasileiros junto ao Governo Federal e que busca para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

Guarda Municipal de FRG terá Plano de Cargos e Salários

O

prefeito Marcio Wozniack assinou na última sexta-feira (5), o Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande. O documento foi entregue à Câmara de Vereadores e deverá ser instituído a partir de março de 2015. Com a aprovação do Plano, todas as funções na estrutura da Guarda Municipal deverão ser contempladas. Segundo o presidente da Comissão da Guarda Municipal, José Juarez Tavares, o Plano é uma reivindicação que vem sendo discutida desde o final de 2012. “Ele dá garantias para nossa carreira incluindo um salário digno para todos os profissionais da categoria”, disse. Segundo o secretário de Defesa Social, Glauber Antônio Brochado, além do reajuste salarial as negociações que envolveram as comissões dentro da GM ( da 1ª, 2ª e 3ª turmas) para a formatação do Plano de Cargos

e salários também foram inéditas. “Com este Plano a Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande não apenas terá um ganho em seu salário base, mas também um ganho durante a sua carreira ( com apresentação de títulos e cursos e tempo de serviço). O que é mais importante, nossos guardas não precisarão buscar outros concursos fora de nosso município, pois asseguraram um ganho substancial e quando se aposentarem terão um salário digno”, completou Glauber. O prefeito Marcio Wozniack disse que a administração

deu mais um passo na direção da valorização profissional de seus servidores e colaboradores. “Era uma solicitação de toda a categoria, mas que não havia ainda sido debatida como foi nos últimos tempos, mas podemos afirmar que houve essa valorização e o reconhecimento que toda a Guarda Municipal merece” disse. Segundo ele, a valorização profissional é um incentivo para todos. “O trabalho de segurança que a Guarda tem feito mostra resultados positivos e o Plano reconhece toda a atividade”, concluiu.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125de desetembro setembro2014 2014

FAZENDA RIO GRANDE

55

Programa de desenvolvimento econômico desperta interesse de outros municípios

O

Por: Julio Cesar Lima

programa desenvolvido pela Secretaria de Indústria e Comércio de Fazenda Rio Grande, pelo qual a prefeitura disponibiliza diversas linhas de incentivo para empreendimentos industriais, visando o crescimento da economia local, vem despertando interesse de gestores de outros municípios. Na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio, Jones Alves, esteve em Fazenda Rio Grande para levar ao município a experiência de crescimento registrada nos últimos anos. Jones veio ao município por indicação do governo do estado. O secretário esteve reunido com o prefeito Marcio Wozniack e com o secretário de Desenvolvimento, Elói Khun, Dr. Alexandre Botto para, além de pesquisar o “know how” de Fazenda Rio Grande, também agendar a visita de uma comitiva da prefeitura para explicar o atual processo de desenvolvimento. “Além de Cornélio Procópio, levamos nossa experiência para outros municípios”, observa o secretário Elói Khun. Jones Alves parabenizou a política adotada pela administração local no atrativo de grandes empresas. “Fiquei impressionado com o crescimento de Fazenda Rio Grande nos últimos 5 anos e meio e claro, temos que buscar informações para que possamos implantar programa idêntico em Cornélio Procópio”, disse Alves. Com uma economia baseada, principalmente, no setor industrial, Fazenda Rio Grande deve chegar nos próximos anos a um faturamento de R$ 30 através do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias, quando empresas de grande porte como a Sumitomo, Plastilit, Papéis Mili, da alemã Isringhausen, entre outras, passarão a recolher impostos. “Certamente estamos caminhando para se tornar um grande polo industrial e o município passará a receber um volume muito grande de ICMS. Quem ganha é a população que verá mais e mais obras pelo município. Dessa forma, diante desse crescimento, outros municípios querem conhecer a política que adotamos para atrais empresas e mais empresas”, finaliza Elói.

Marcos Ribas pede identificação Trânsito caótico em FRG com da frota municipal feriado em Curitiba vereador Marcos adesivos que identificam o entendo que a identificação

O

Ribas (DEM) teve aprovado recentemente por unanimidade requerimento em que pede para que todos os veículos da frota oficial e locados sejam devidamente identificados. Na visão de Ribas, apenas alguns veículos estão identificados com o brasão da prefeitura, mas muitos estão sem a identificação. “O que se percebe são diversos veículos sem os

município e a secretaria que está lotada, dificultando sua visualização e localização por parte da população”, diz a justificativa do vereador. Marcos Ribas destaca que um dos maiores problemas está com os carros locados, usado por servidores de confiança. “Observamos servidores usando estes carros aos finais de semana. Podem estar trabalhando como não e dessa forma

é importante e necessária. O vereador Policial Batista elogiou a iniciativa do vereador Marcos Ribas e concordou que a identificação por meio de plotagem ou adesivo deve ser feita com urgência. “Parabenizo o vereador Marcos Ribas e certamente que existem carros sem identificação rodando por ai e apoio a iniciativa”, concordou Batista.

Marcelo Pelanda assume a Chefia de Gabinete

D

esde o início de setembro, o empresário Marcelo Pelanda passou a acumular a Chefia de Gabinete com a pasta da secretaria municipal do Trabalho, à qual vem desenvolvendo projetos. A nova função, segundo Pelanda, trata das políticas da administração municipal que são desenvolvidas junto à sociedade, assim como, busca uma maior aproximação com a comunidade e da divulgação de todas as ações por meio da Comunicação. “Agradeço ao prefeito Marcio Wozniack pela confiança que ele depositou em mim, e quero desenvolver esse trabalho da melhor forma”, concluiu.

O

s motoristas que deixaram para retornar do feriado prolongado na noite da segunda-terça-feira (8) encontram trânsito complicado nas principais estradas do Paraná. Na data foi feriado municipal na Capital Paranaense pela padroeira Nossa Senhora da Luz. Na BR-116, trecho urbano de Fazenda Rio Grande, o congestionamento começou próximo a praça de pedágio, mais de 30 quilômetros do centro da Capital. Como muitos trabalhadores de Curitiba moram em Fazenda Rio Grande, o trânsito ficou complicado na área central de Fazenda Rio Grande. As Ruas Francisco Claudino dos Santos, que vem do Bairro Iguaçu, Avenida das Araucárias que vem do Bairro Eucaliptos e Rua Itália, que vem do Bairro Nações tiveram trânsito complicado, deixando motoristas irritados. Mesmo durante o dia, ruas da área central de Fazenda Rio Grande, onde concentra grande número de lojas e de bancos, o trânsito esteve complicado. Agentes da FazTrans foram acionados para orientar o fluxo de veículos. Em relação a BR-116, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), grande parte dos motoristas deixou para retornar na noite de segunda-feira (8), motivando a lentidão na rodovia.


GERAL

Sexta-Feira,125de desetembro setembro2014 2014 Sexta-Feira,

66

Fazenda Rio Grande fica em 3º em investimentos por aluno no Paraná

O

Por: Julio Cesar Lima

município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) subiu 149 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste mês e passou a ocupar a 142ª colocação entre os municípios do Paraná. O investimento a coloca como a terceira cidade que mais aplicou recursos no ensino básico entre as cidades pesquisadas. A previsão é de que no próximo ano, o município fique entre os 80 melhores colocados no estado. Além disso, o investimento percapita aplicado na educação chegou a R$ 443,47, mais que os R$ 438,40 investidos pela capital Curitiba (PR). O prefeito Márcio Wozniack ressaltou a importância da educação dentro da administração. “É um processo que passa pela valorização do servidor, transparência e uma gestão que compartilha com os conselhos e pais, as melhores formas de aplicação dos nossos recursos”, disse. Os números foram apresentados pelo secretário municipal da Educação, professor Ednelson Sobral, na quarta-feira (10) aos diretores e pedagogos das escolas municipais. “Muitos municípios com rendas superiores não investiram tanto quanto nós, além disso, nossas escolas atingiram as metas previstas para os anos de 2017, 2019 e algumas para 2021. Parabenizo os nossos diretores, os pedagogos, os professores, os funcionários, a Equipe da Secretaria Municipal de Educação e principalmente os nossos alunos, pelos excelentes resultados alcançados. Temos muito o que comemorar!”comentou. A evolução no ensino de Fazenda Rio Grande começou a partir de 2009, quando o município ocupava a 291ª posição (em 399 cidades paranaenses). Já em 2011 foi para a 228ª colocação e agora atingiu a 142ª.


Sexta-Feira, de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira, 12 5 de

7


Sexta-Feira,12 5 de de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira,

MANDIRITUBA

8

Advogados divergem sobre validade de sessão realizada fora do Plenário

Vereadores de situação querem diminuir despesas para realização de obras

E

Da Redação

a discórdia entre vereadores de situação e oposição em Mandirituba continua rendendo comentários nas rodas de esquina do pequeno município as margens da BR-116. Tudo teve inicio com a votação de projeto orçamentário que define o orçamento do Legislativo para 2.014. Entre as despesas orçadas, a reforma do prédio, que de acordo com o grupo de situação não foi votado em plenário. “Se é uma despesa de mais de R$ 300 mil tem que passar pela apreciação de todos os vereadores, afinal a câmara é um colegiado e tudo deve ser votado em concordância por nós vereadores”, comentou o vereador Silvio Galvan, que pertence ao grupo de situação e contra a reforma. O grupo de situação promoveu uma sessão em frente ao prédio do Legislativo e decidiu pela redução do orçamento da Casa em quase R$ 1 milhão. O impasse está no fato de que o presidente, o vice e os secretários, quatro vereadores de oposição ao prefeito Onildo Gelatti, não estavam presentes na votação, por não concordarem com a diminuição do montante. Do outro lado, há outros cinco parlamentares da situação, que participaram da sessão e escolheram pela redução com unanimidade. “A Constituição Federal prevê até 7% do orçamento do município para a Câmara. Só que a Casa estava gastando bem menos que isso. Por isso, esses vereadores resolveram diminuir a quantidade recebida, para que todo o dinheiro pudesse ser utilizado para ajudar a comunidade, para não ser um simples desperdício na reforma do prédio”, explicou o advogado Osmar Rolim. Ele defende os cinco vereadores da situação. Com a decisão, o valor passou de RS 2,6 milhões para R$ 1,6 milhão. Segundo o advogado Rolim, a decisão não foi inconstitucional porque a Câmara tem o poder

de escolher o orçamento que vai utilizar anualmente. “Eu requeri um mandado de segurança, para que os parlamentares recebessem recurso para votar a emenda. O juiz deu a liminar para que o presidente da Câmara colocasse a votação em plenário, mas os vereadores da oposição não queriam reduzir os números”, completou Rolim. De acordo com ele, como esses quatro parlamentares, que tinham a chave da sala, não compareceram à Câmara, a sessão foi feita na praça em frente a Casa. “Quando não vai o presidente, o mais antigo assume, está tudo acordado na lei. O que não pode é ficar sem ninguém para liderar os trabalhos”, disse o advogado. Vereadores de oposição alegam ilegalidade

D

o outro lado, os vereadores da oposição alegam inconstitucionalidade na sessão que reduziu o orçamento da Câmara. “O juiz não entendeu que era para votar as emendas e a lei orçamentária e só votou o requerimento. Nós cumprimos a decisão, só que os outros parlamentares entendem que, com isso, automaticamente, as emendas foram aprovadas. Mas não é bem assim”, acentua o advogado Evandro Krachinski, que representa a mesa diretiva da Casa. Segundo ele, como a Câmara não foi aberta, o presidente nem poderia abrir a sessão. “Eles se reuniram na rua, em uma praça, eu passei por lá e vi, isso foi usurpação do poder. O dinheiro que eles querem tirar dos parlamentares não fica parado. A Câmara está em situação precária, sem telhado e precisa ser reformada. As obras já começaram, como vamos terminar sem esse dinheiro?”, questionou. Evandro explica que já elaborou um parecer alegando a inconstitucionalidade da tomada de decisão. “Para nós, essa

lei ainda não está valendo. Esse foi um ato estúpido, que precisa ser resolvido. Nós vamos buscar, ainda, indiciar esses parlamentares criminalmente, por usurpação do poder”, concluiu Krachinski. Por enquanto, o valor do orçamento continua o mesmo e só vai mudar se o prefeito Onildo sancionar a lei referente à decisão. Nesse caso, a oposição pode entrar com recurso para tentar evitar a aplicação da medida. Os vereadores Zonete, Camargo, Silvio, Diva e Alex, que são contrários a reforma e favor da diminuição do orçamento prometei ir até as últimas consequências. “Temos a nosso favor um Regimento Interno e ele tem que ser cumprido. Se o presidente Celso Batata não marcou a sessão, decidimos promove-la na rua sim, pois ninguém apareceu para abrir o plenário. Estamos amparados pela Lei”, disse Galvan. A prefeitura de Mandirituba, segundo o advogado Rolim tem milhões em precatórios a serem pagos, dívidas deixadas por ex-gestores e o prefeito Onildo quer zerar essas pendências e nada mais justo que os vereadores peçam a diminuição do repasse. “O orçamento destinado ao legislativo pode sim ser cortado e os vereadores que pedem isso são maioria e a mesa diretora tem que acatar, primeiramente a decisão da justiça que pede inicialmente a votação do requerimento para que a emenda modificativa seja votada e a decisão da maioria dos vereadores. A reunião que votou essa emenda aconteceu fora do plenário, mas pelo Regimento Interno, tem sim validade. A Lei nº790/14 foi publicada equivocadamente e tem que ser reeditada com a emenda modificativa ao orçamento. Infelizmente isso está acontecendo e de certa forma atrapalha tanto a administração do Executivo como do Legislativo. O que a justiça determina tem que ser cumprida”, avalia o Dr. Rolim.

Se chover não tem sessão no Legislativo

E

nquanto perdurar o impasse entre os vereadores de situação e oposição, a reforma no prédio da Câmara de Vereadores continua parada. Os vereadores José Zonette, Diva Palu, Camargo, Silvio Bora e Alex entraram com ação na justiça, pois dizem que a reforma do Legislativo teria que passar pelo plenário e, por outro lado, a prefeitura embargou a obra, pois observa que o projeto não tem alvará de licença, embora a assessoria jurídica da casa do povo entenda que por ser um prédio público, não existe

a necessidade da licença. Os vereadores de situação não querem a reforma de mais de R$ 300 mil e querem que o repasse seja reduzido pela metade. Segundo Silvio Galvan, a economia pode ser aplicada em obras importantes na cidade. Enquanto o assunto não é resolvido e como a obra foi iniciada e paralisada, em dias de chuvas as sessões são suspensas como aconteceu dias atrás. Como choveu na terça-feira, dia de reunião, a sessão teve que ser suspensa já que o telhado foi parcialmente removido.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

PINHAIS

9

Pinhais melhora IDEB e avança na qualidade do ensino Investimentos na Educação fazem o município ampliar em 22% sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

E

Da Assesoria

mbora o Estado do Paraná tenha regredido no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, o município de Pinhais conseguiu se superar. Alcançou 5,8 pontos no Ideb, o que corresponde a uma melhora de 22% comparada a 2007 quando foi criado o índice pelo Inep. Os resultados referentes ao desempenho dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental correspondem a um amplo trabalho realizado pela administração municipal de Pinhais para melhorar a qualidade da educação. A secretária de Educação, Andrea Franceschini comemora o resultado e enaltece o trabalho realizado pelos profissionais em sala de aula e por toda equipe pedagógica da secretaria de Educação. “Este índice é o resultado de todo o trabalho de dedicação e esforço dos profissionais das unidades de ensino e da Secretaria de Educação, um trabalho que contou com a participação determinante da ex-secretária Rosa Maria. Eu estou muito feliz por ver este resultado e poder fazer parte desta história de sucesso”, salientou. Nos últimos anos, o município de Pinhais passou a contabilizar

grandes avanços na educação. De 2009 para 2013, os investimentos praticamente dobraram, passando de R$38 milhões para R$70 milhões. Foram implantados quatro pólos de Educação em Tempo Integral, contratado mais professores e pedagogos, construído o Centro de Formação dos Profissionais da Educação e ampliado consideravelmente os investimentos em estrutura educacional. Das 21 escolas de Pinhais avaliadas, 17 aumentaram o índice. A melhor avaliada entre elas é a Escola 31 de Março. A unidade conseguiu se manter na média das últimas duas avaliações e atingiu a nota de 6.5 – uma das melhores do Estado. Para a diretora da Escola, Elaine Klein, a preparação faz a diferença. “Fazemos durante o ano todo vários simulados, onde é possível analisar e retomar os conteúdos ainda não assimilados pelos alunos”, explicou. Segundo Elaine, a preparação já começa nas séries iniciais. “Há preocupação de toda a equipe escolar em fazer reforço escolar e simulados para facilitar o aprendizado dos alunos e também contamos com o apoio dos pais, que trazem os filhos para as aulas extras no período da noite”, acrescentou.


Geral

Sexta-Feira, de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira, 12 5 de

10

richa dispara e pode ser eleito já no 1º turno

Governador Beto Richa (PSDB) tem 44% das intenções de voto, contra 28% de Roberto Requião (PMDB) e 10% de Gleisi Hoffmann (PT)

A

segunda pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira, dia 10, mostra a possibilidade de o governador Beto Richa (PSDB) ser reeleito ainda no primeiro turno. O levantamento aponta que o tucano tem 44% das intenções de voto, resultado maior que a soma dos votos válidos dos outros candidatos. Roberto Requião (PMDB) aparece com 28%, e Gleisi Hoffmann (PT) com 10%. Entre os nanicos, apenas Ogier Buchi (PRP) pontuou, com 1%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Indecisos somam 10%. Votos brancos e nulos

correspondem a 5%. O primeiro resultado do Datafolha, de 15 de agosto, apontava empate técnico entre os candidatos do PSDB e do PMDB, no limite da margem de erro. O tucano aparecia com 39% das intenções de voto, ante 33% de Requião. Na comparação entre as duas pesquisas, Richa subiu cinco pontos e Requião caiu outros cinco. Esta é a primeira pesquisa Datafolha depois do início do horário eleitoral na televisão e no rádio. Richa é o candidato com maior tempo na programação. Assim como no resultado da pesquisa anterior, o candidato do PSDB continua tendo desempenho melhor entre moradores do

interior e eleitores de Aécio Neves. O tucano teve os maiores crescimentos em algumas categorias de eleitores: entre os mais pobres (de 40% para 49%), os mais instruídos (34% a 48%), no eleitorado masculino (de 37% a 44%), moradores de cidades com até 50 mil habitantes (34% a 41%) e entre os evangélicos pentecostais (37% a 47%). Requião teve redução no número de intenções de voto, principalmente, entre eleitores mais instruídos (de 39% para 27%), entre os evangélicos pentecostais (37% para 27%) e entre os mais velhos (31% para 23%) Possibilidade de segundo turno

Em um possível segundo turno, Richa venceria Requião por 53% a 33%. Neste cenário, brancos e nulos representariam 8% e indecisos, 6%. O Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Richa e Gleisi e nem entre Requião e Gleisi. Na avaliação de cientistas políticos, se houver segundo turno, pode ocorrer uma mudança no processo eleitoral. Segundo o cientista político da Universidade Federal do Paraná, Fabrício Tomio, o resultado da eleição no Paraná dependerá de como será o eventual segundo turno entre os presidenciáveis. “Ainda faltam algumas semanas para a eleição e não se sabe como vai ser. O governador, agora,

deve lutar para evitar o risco de uma nova eleição”, avalia. Richa foi o único candidato que apresentou queda na taxa de rejeição, de 23% para 16%. Requião ainda é o mais rejeitado, e manteve-se na taxa dos 27%. Gleisi tinha 17% de rejeição e passou para 19%. Tulio Bandeira (PTC) e Ogier Buchi (PRP) têm 9% de rejeição. Rodrigo Tomazini (PSTU), Geonísio Marinho (PRTU) e Bernardo Pilotto (PSOL) aparecem com 7%. A gestão de Beto Richa é aprovada por 48% dos eleitores paranaenses. Para 36% a administração é regular e para 12% é ruim ou péssima. 4% não souberam responder. A nota média ficou em 6,4.

Em agosto, as taxas eram, respectivamente, de 48%, 34%, 15% e 2%, com nota de 6,2. A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014. Foram realizadas 1.201 entrevistas em 46 municípios, com margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-00031/2014 e BR00584/2014. (fonte Gazeta do Povo)


PIÊN

“IDEB” de Piên fecha acima da média nacional Números correspondem aos anos de 2001 e 2013. A nota 6.4 pontos está acima da média nacional, que fechou em 5.2 no mesmo período

N

a última sexta-feira (5) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou as notas dos municípios com relação ao Ideb, onde Piên se destaca com nota de 6.4. O resultado é maior que a média nacional, que fechou em 5.0, e também representa um dos maiores avanços a nível regional. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez, sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e da Prova Brasil.

O prefeito Gilberto Dranka atribuí o excelente resultado a um amplo trabalho que vem sendo realizado há anos no setor da educação. Ele enfatiza a competência e dedicação de todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que em conjunto com todos os diretores, orientadores, professores, pedagogos, coordenadores e demais envolvidos, trabalharam firme para melhorar ainda mais a qualidade no ensino. “Os alunos também estão de parabéns pela dedicação. Estamos sempre buscando alternativas para melhorar continuamente o nosso sistema de ensino. Inauguramos novas escolas, reformamos todas as demais, investindo na valorização dos professores e até na distribuição de kits e uniformes escolares. Quero parabenizar todos da educação por mais esta conquista para os cidadãos pienenses”, diz o prefeito.

A Secretária de Educação, Maristela Wendrechovski, destaca que uma série de ações contribuíram para este resultado. Ela cita o reforço escolar para todas as séries; a recuperação paralela em sala de aula; aquisição de apostilhas “Aprova Brasil” para os alunos de 5º ano com formação para os professores; a Implantação do Grupo de Apoio Interdisciplinar ao Educando (GAIE), que realiza o levantamento das causas que afetam a aprendizagem; atendimento individual ao aluno

realizado pela psicopedagoga e psicóloga; implantação do método fônico de alfabetização o qual contribuiu para a diminuição da reprovação, além de outras inúmeras iniciativas. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a todas as professoras, diretoras, orientadoras, equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo excelente resultado obtido, foi somando esforços que conseguimos mais esta conquista” destaca Maristela.

Casa da Memória de Piên vai participar da 8ª Primavera dos Museus

Sexta-Feira, Sexta-Feira,12 5 de de setembro setembro 2014 2014

A

Controle financeiro das empresas

solidez do mercado está totalmente atrelada à solidez das empresas que constituem esse mercado. E a dificuldade de uma empresa ser sólida está muitas vezes elencado ao seu descontrole financeiro, pode-se comparar a setor financeiro de uma determinada organização como o sistema cardíaco do corpo Humano, que uma vez com problema pode comprometer o sistema como um todo ou até mesmo a falência múltipla total. Inúmeras vezes nos deparamos com empresas do mesmo setor com problemas graves e outras totalmente saudáveis. Isso é visível que o problema não é o mercado e nem o setor em que atua, mas sim um descontrole financeiro interno de difícil identificação e principalmente de resolução. Pesquisas recente disponibilizadas pelo IBGE apontam que mais de 50% das empresas abertas, encerram suas atividades em menos de 3 anos, isso se da pela falta de informação, planejamento interno e principalmente conhecimento de mercado pelos novos empreendedores. Um problema comum é o empresário confundir a constituição jurídica de uma empresa com a sua Pessoa Física, ou seja, o recurso provindo da atividade empresarial sendo utilizado para saciar as necessidades de seus gastos pessoais, isso pode se tornar uma ação muito grave, pois a empresa necessita de reinvestimento, algo que traz a solidez da sua atividade. Quando esses recursos são canalizados que não para sua atividade, o futuro da organização esta totalmente comprometida se não aniquilada. Quando é identificado á tempo essa situação, a empresa deve procurar auxilio de uma assessoria para mensurar, planejar e projetar a recuperação, bem como, alinhar estratégias para determinar um fluxo financeiro saudável, com isso, tornando-a mais competitiva no mercado e até mesmo se tornando referencia no setor em que atua.

C

Cida em FRG

ida Borghetti começou um giro pelos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A candidata à vice-governadora de Beto Richa esteve em Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. No município fazendense, a

N

o próximo dia 22 a Casa da Memória de Piên (Camempi), vai iniciar a programação da 8ª Primavera dos Museus, que este ano aborda o tema “Museus Criativos”. A programação irá até o dia 28. Durante os sete dias de realização, vários alunos das redes municipal e estadual de ensino deverão visitar o museu pienense para conhecer mais sobre a história da cidade de Piên. A Casa da Memória de Piên conta com um acervo de mais de 400

11

candidata esteve na casa do vereador Marcos Ribas, seu sobrinho. “Estou levando a mensagem do governador Beto Richa. Do governo do diálogo e do respeito aos cidadãos. Do Paraná que quer continuar crescendo com uma gestão focada na melhoria da qualidade de vida daqueles que mais precisam”, afirma Cida.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO CRUZEN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, CNPJ 19.586.180/0001-63, torna público que recebeu do IAP, a Licença de Instalação para o Empreendimento de Condomínio Industrial Horizontal a ser implantada AV. Francisco Ferreira da Cruz, nº 4.065, bairro Eucaliptos, município de Fazenda Rio Grande - PR.

peças históricas além de 8 mil fotografias antigas. A Primavera dos Museus acontece em meados de setembro e tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. A ideia é mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais (como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas) em torno de um assunto, para assim estimular a visitação aos museus pro-

movendo a aproximação com a sociedade, sensibilizando a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. A Secretária de Cultura Eliane Seidel diz que mandou ofícios para as Escolas Municipais e Estaduais convidando alunos, professores, pais e a comunidade em geral, para que sejam organizados visitas a Casa da Memória de Piên. Ela lembra a toda população que o museu é aberto a todos os interessados e atende diariamente de segunda a sexta, das 8 às 12, e das 13 às

17 horas. “Temos um vasto material que relembra a história de nossos ancestrais. Aqui na Camempi os cidadãos pienenses vão encontrar vários equipamentos e peças antigas, que remontam a história dos agricultores mais antigos de nossa cidade. Também temos fotos antigas da cidade e de pessoas que fizeram história e contribuíram com Piên. Vale a pena visitar o Museu para conferir nosso acervo. Deixo aqui meu convite a toda população de Piên”, afirma Eliane.

Extravio de Blocos de notas Razão Social: VALDEMAR PINHEIRO - ME Endereço: Rodovia BR 116 KM 119,5, S/N - EUCALIPTOS - FAZENDA RIO GRANDE-PR CNPJ: 72198021/0001-74 I.E. ISENTO 05 BLOCOS DE NF SÉRIE “F” DE NUMEROS 001 À 250.


Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira,

GerAl

12

Programa Família Acolhedora de Piên completa 7 anos e seleciona novas famílias

O

Programa Família Acolhedora tem a finalidade de acolher provisoriamente crianças e adolescentes em situação de risco, quando a família de origem vivencia uma crise, durante a qual a convivência com os filhos torna-se impossível. Trata-se do atendimento prestado à criança e ao adolescente, em uma residência comum, onde são acolhidos em famílias da própria comunidade. O p r o g ra m a tem os seguintes objetivos: favorecer a desinstitucionalização de crianças/ adolescentes, através de alternativas mais humanizadas; proporcionar cuidado personalizado à criança/ adolescente acolhido, favorecido pelo atendimento em ambiente familiar; oferecer à criança/adolescente, através da família acolhedora, um ambiente favorável ao desenvolvimento físico e psíquico; estimular o estabelecimento ou fortalecimento dos vínculos comunitários da criança/

adolescente, como garantia do direito à convivência comunitária; reestruturar a família de origem a fim de que esta se torne apta para receber sua criança/ adolescente; acompanhar a família acolhedora e a criança/adolescente acolhido. Em Piên/PR, o programa existe desde agosto de 2007 e completou 07 anos de existência recentemente. Durante este período tornou-se referência no Estado do Paraná e vem servindo de exemplo para muitos outros municípios brasileiros. Atualmente, o cadastro para a inscrição de novas famílias que desejam integrar o serviço está disponível no CRAS de Piên. Assim, quem tiver interesse em tornar-se família acolhedora pode dirigir-se ao mesmo munido dos seus documentos pessoais e comprovante de residência. Após a inscrição, a equipe técnica realiza entrevista, visita domiciliar e capacitação com as famílias selecionadas.


Sexta-Feira, 12 de setembro 2014 Sexta-Feira, 5 de setembro 2014

a de vid m ano u an li is il a rW um ssesso emoro a o m o o i u c o e ira f eceb Quem inta fe nte. R u e q n e a T s o na últim miliare mpo d de Ca os e fa r ig u z m a a M o de carinh

mais pletou m o c do. em Eduar ira, qu e o f ig a t m r a oa ima qu i noss Na últ vida fo e es! d d a o um an Felicid

Parabéns ao Genésio da Luz, da prefeitura de Agudos do Sul, que nesse sábado estará completando mais um ano de vida. Felicidades é o que deseja a equipe de O Repórter.

Família Silva esteve em festa no último domingo, data que foi comemorado aniversário em dose dupla da Adriana Oliveira, no dia 5 e do Vô Renato no dia 7. Felicidades!

13 13

Parabén s para ‘t Recreat ia Ana’ iva, que da Esco la comple tara aniv na prox e r im s ário a quart Felicida a feira. des é o que des eja amig os e familiare s.

Parab éns pa ra Joã sábad o Mes oe sias, q ue nes na com stará festeja te ndo a panhia nivers de am ário igos e familia Parab res. éns!


Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014 Sexta-Feira,

TIJUCAS DO SUL

14

Calçamento na Rua Professora Leovanil Camargo é entregue

A

Rua Professora Leovanil Camargo, na Vila Cubas, em Tijucas do Sul está de cara nova. É que a prefeitura fez a entrega da pavimentação com paralelepípedo na última terça-feira, dia 9 aos moradores. Ao entregar a melhoria, o prefeito José Altair Moreira, o Gringo, atende um anseio da comunidade, que pedia o benefício. O calçamento de paralelepípedo, calçado com lajota podo tátil e grama teve um custo de R$ 270.626,14 através de convênio firmado entre a prefeita e a SEDU – Secretaria do Desenvolvimento Urbano. A prefeitura, como contrapartida, entrou com R$ 110.100,00. O serviço foi executado pela Construtora Transrio. Os moradores ficaram satisfeitos com a pavimentação. “Ficou excelente e agora acabou os problemas com o pó e lama”, disse Valdemir Alves.

Secretaria da Saúde prepara entrega de duas unidades

A

prefeitura de Tijucas do Sul, através da Secretaria de Saúde fará a entrega no final deste mês de duas unidades de saúde nas localidades da Vila Cubas e Saltinho, as quais estão em fase de

acabamento. As unidades estão se tornando realidade graças a um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde no valor de R$ 467.360,27, sem contrapartida de parte da prefeitura. As unidades garantirão maior conforto às pessoas que

precisarem de atendimento em um dos dois postos. A unidade da Vila Cubas vai atender os moradores das localidades de Panágro, Bosque da Saúde enquanto a do Saltinho a população do Gama, Ximbuva e comunidades adjacentes.

Tijucano encena peça no Teatro Lala Schneider

N

os dias 26, 27 e 28 de agosto aconteceram em Curitiba, no Teatro Lala Schneider, apresentações de teatro com a participação do ex-aluno Gelson Sozzeki do Colégio Estadual do Campo de Lagoa e elenco do curso do qual participa. Uma das apresentações foi prestigiada pelos professores Edson Nenevê, Sônia Carvalho, Dinacir Rocha, Kamilla Pivovar e Kátia Borba, que foram assistir a participação de Gelson na peça adaptada e conhecida nacionalmente: Auto Compadecida, cuja

obra é do saudoso Ariano Suassuna, o Chicó, com direção de Jader Alves. A peça mostra um jovem, filho de agricultores, José e Delaci, correndo atrás de um sonho que surgiu depois de participar do projeto de Literatura, no mesmo colégio, com a professora Kátia Borba. Duas alunas foram assistir representado o projeto e uma delas ficou muito interessada em fazer o curso, cujas inscrições começarão no próximo mês. Os professores elogiaram a participação de Gelson Sozzeki e desejam que ele continue brilhando como ator.


Sexta-Feira,12 5 de 2014 Sexta-Feira, de setembro setembro 2014

CAMPO DO TENENTE

15

Nova empresa se instala em Campo do Tenente A

população de Campo do Tenente pode comemorar mais uma conquista na área de emprego e renda da cidade, a empresa Laplast, que atua no ramo de produção de polímeros está construindo uma fábrica no município. Com investimentos de mais de 2 milhões de reais e geração de 50 empregos diretos nos primeiros anos de funcionamento, a empresa optou pela cidade de Campo do Tenente por sua localização estratégica, proximidade com clientes e pelo município estar em franco desenvolvimento. Atualmente a empresa conta com uma unidade na cidade de Papanduva-SC, sendo a unidade de Campo do Tenente um novo complexo fabril, onde a empresa vai adotar o nome de Larecicla, pois irá atuar com a gestão de resíduos industriais além da produção de polímero. A empresa será instalada no distrito industrial municipal e as obras de construção estão a todo vapor,

pois a empresa pretende iniciar as atividades em 2015. O município de Campo do Tenente, através do programa de incentivo, realizou várias obras de infraestrutura no terreno para a instalação da empresa e presta o suporte necessário para o bom andamento do empreendimento. Segundo Laércio de Lima, proprietário da mepresa, a escolha da Cidade de Campo do Tenente foi devido à localização estratégica em relação aos seus fornecedores e o grande entrosamento com a atual administração do município. O prefeito Jorge Quege e o vice Baby Negrelli, não mediram esforços para trazer este investimento para Campo do Tenente. “Ficamos muito felizes em ver que empresas tem interesse em se instalar em Campo do Tenente, não vamos medir esforços em busca de empresa que queiram se instalar em nosso município, para gerar cada vez mais emprego e renda para nossa população”, comenta o prefeito Jorge Quege.

Educação de Campo do Tenente supera projeção do IDEB em 2013

N

o ultimo dia 05 de setembro foi divulgado nas redes sociais o resultado do IDEB realizado em 2013 e revela avanços nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mede a qualidade da

Educação Publica e é formado pela combinação dos dados de aprovação e pelos resultados da Prova Brasil, que é realizado a cada dois anos e avalia as habilidades essenciais dos alunos de 5º ano do ensino fundamental anos iniciais. Das finalidades da educação, definida pelos princípios do direito de todos os cida-

dãos, valorização dos profissionais da educação, garantia de escola publica gratuita e de qualidade, é de grande importância para que seja reconhecido as dificuldades e definidos encaminhamentos na busca pela qualidade de aprendizagem, nesta perspectiva o município de Campo do Tenente apresentou progresso

no ultimo resultado de IDEB realizado em 2013, foram participantes para este resultado os alunos da Escola Municipal Professor Gunther Urban e da Escola Municipal João Paulo II. O resultado do IDEB obtido pelo município em 2011 foi de 4.6 e para o ano de 2013 a projeção esperada pelo MEC a ser alcançada seria de 4.7, no entanto com o empenho da Secretaria Municipal de Educação, das duas Escolas e suas Diretoras que participaram das avaliações e principalmente das Professoras Municipais ultrapassamos a projeção alcançando resultado de 5.0, vale lembrar que cada degrau alcançado, um esforço maior precisará ser feiro para ultrapassar o seguinte, porque o caminho é sinuoso, com dificuldades encontradas a todo o momento, mas com esforço,

dedicação e comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional faz no dia a dia a diferença positiva no ensino aprendizagem para que seja alcançado o patamar ideal da média nacional. O desempenho individual da Escola Municipal Gunther Urban demonstra bons resultados, superando a meta projetada. A escola obteve nota 5,0 e antecipou a meta projetada para 2017. A escola conta com mais de 300 alunos do primeiro ao quinto ano. Implantou em 2013 o sistema de ensino no período integral, seguindo as normas do Programa Mais Educação. Segundo a diretora Mariza Castanho Mendes o bom desempenho é resultado do trabalho constante com os alunos, capacitação dos docentes e aplicação de diversos simulados.

A Secretaria Municipal de Educação agradece as Escolas e aos professores pelo trabalho realizado e conta com o empenho de todos para a melhoria da Educação. O prefeito Jorge Quege parabenizou toda a equipe da educação os professores da rede municipal e os estudantes pelo resultado. “Nossa meta é sempre buscar a qualidade no serviço público e educação municipal fez seu dever de casa. Quero parabenizar a equipe de educadores, pedagogos, diretores de escola, funcionários das unidades e da Secretaria Municipal de Educação e a todos os alunos. O resultado é mérito pelo trabalho de todos que estão dando seu melhor, pensando no melhor para nossa população”, elogiou.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

AGUDOS DO SUL

16

Zona rural de Agudos do Sul ganha posto dos Correios

O

s moradores da localidade de Tarumã, zona rural de Agudos do Sul, foram beneficiados com a inauguração de um posto dos Correios, cuja entrega aconteceu na semana passada. O posto foi implantado através de uma parceria entre Correios e a administração municipal. O serviço de entrega e recebimento de postagens e outros serviços já podem ser usufruídos pela comunidade local. “Neste local que acabamos de entregar, a população residente poderá fazer uma série de serviços”, disse durante a entrega Célia Maria Budiziake, coordenadora das agências dos Correios do Paraná. Apesar de o posto estar em Tarumã, vai atender os moradores de Palmitos, Colônia Nova e Palmitos de Baixo. Além de Célia Maria, estiveram presentes na solenidade o prefeito Antônio Gonçalves da Luz, a gerente da agência de Agudos do Sul

Lilian Gravi Goncalves, coordenadores regionais e alguns moradores da localidade. Para quem reside nestes locais, o serviço vai possibilitar maior praticidade. O morador não necessitará mais se deslocar até a agência central para retirada de correspondências. “A intenção é levar o serviço mais próximo a comunidade. Os clientes não precisam se descolar até a agência central”, disse Lilian Gravi. O prefeito Antônio destacou aqueles que trabalharam para que o posto se tornasse realidade e que beneficia diretamente os moradores do Tarumá e comunidades vizinhas e agradeceu a presença dos coordenadores Jose Carlos Leite e Luiz Carlos Rosa, que contribuíram pela instalação da unidade de postagem. Os atendimentos serão todas as segundas e sextas-feiras em horário comercial e a responsável pelo posto é Cecilia Gomes Pykosz.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

AGUDOS DO SUL

Mulheres são convidadas para exames preventivos

O

s cuidados com a saúde, especialmente de parte das mulheres, são primordiais, pois qualquer tipo de exame, feito de acordo com os programas de saúde oferecido nos municípios, evitam uma série de doenças, algumas, que após serem detectadas, se tornam fatal. A Secretaria de Saúde de Agudos do Sul convida as mulheres a procurarem o posto de saúde para passarem pelos exames preventivos, os quais vem sendo feitos pelas profissionais Ana Mara e Giseli, que inicialmente fazem um cadastro e marcam o preventivo. O serviço é oferecido nas segundas as 13:00 horas, terças feiras o dia todo e nas quintas as 13:00 horas, no prédio do Núcleo de Estratégia de Saúde da Família. Para maiores informações, pelo telefone (41) 3624-1052.

17

Regularize sua empresa

E

stamos desenvolvendo um trabalho no segmento de segurança do trabalho e saúde ocupacional que visa à qualidade de vida do trabalhador, garantindo o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs. 01 a 34) e Portarias do Ministério do Trabalho. Somos parceiros de uma empresa e estamos elaborando o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) para sua empresa conformes as normas acima descritas. Além disso, contamos também com várias especialidades médicas, como:

Medicina do Trabalho; Cirurgia Geral e Cancerologia; Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia; Cardiologia; Psiquiatria; Ortopedia; Dermatologia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Nutricionista; Fonoaudiologia e Fisioterapia. Realizamos também vários tipos de exames: Eletrocardiograma; Eletroencefalograma; Audiometria; Ecografias; Ecodoppler; Endoscopia; Colonoscopia e Retossigmoidoscopia Agende sua consulta ou atendimento nos números: (41) 3629-1239 / 3629-1574 / 3382-4150 ou 8881-3461 (claro)


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

QUITANDINHA

18

7ª Cavalgada da Independência foi um sucesso

C

Por: Hermes Hildebrand

omo nas edições anteriores, um dos principais eventos tradicionalistas da região foi realizado com sucesso no último final de semana. Mais de 600 cavaleiros do município de Quitandinha e cidades de outros estados do sul do Brasil prestigiaram no último domingo (7), a 7ª Cavalgada da Independência. L i d e ra d o s p e l o prefeito Márcio Rato, este carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, os cavaleiros saíram da Cancha do Patrão Candião e percorreram as principais ruas do município de Quitandinha A novidade deste ano foi o novo percurso da cavalgada. Após passarem pelo centro do município, eles seguiram pelo Bairro da Campina, percorrendo ainda estradas da Comunidade da Anta Magra até o Pangaré, onde foram recepcionados para o tradicional almoço. Durante o dia os

participantes puderam participar ainda do Laço Individual e em Dupla na Moto Vaca na Chácara Gabardo, que fica localizada naquela comunidade. O prefeito Márcio Rato destacou a realização deste grande evento em Quitandinha. “Temos o objetivo valorizar a cultura tradicionalista em nosso município. E a realização deste evento acaba se tornando cada vez mais importante, pois a cada edição batemos o recorde de participantes. Isso é muito gratificante para os organizadores”, comentou o prefeito. Além de Quitandinha, a 7ª Cavalgada da Independente também contou com participantes de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Piên, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Curitiba, Campina Grande do Sul, Araucária, Tijucas do Sul, Rio Negro, além de representantes dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Outras informações sobre o evento pelos telefones 3623-1242 ou 9176-4238.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

QUITANDINHA

19

Quitandinha alcança meta de 2019 no IDEB

O

Por: Hermes Hildebrand

Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. As notas são relativas a 2013 e mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. E na avaliação do ciclo inicial do ensino fundamental municipal (de 1º ao 5º ano), Quitandinha se destacou com a média 6,1, índice projetado pelo MEC para o município somente para 2019. Na última observação divulgada pelo IDEB, isto em 2009, por exemplo, a nota atingida pelos quitandinhenses foi de 4,9. Já a nota pré-estabelecida para este ano era de 5,3, enquanto que para 2015 seria 5,6, todas já ultrapassadas neste ano. O secretário de Educação de Quitandinha, Emerson Mitsui Karasawa, destacou a avaliação do MEC. “Esse é o resultado da transformação da educação em nosso município, o qual vem passando por uma grande evolução nos últimos anos. Isso vai desde a construção de novas e modernas escolas, biblioteca, a compra de vários ônibus e também a

modernização das aulas, agora com lousas digitais. Isso é uma prova de que estamos sempre buscando melhorias nesta importante área”, explicou o secretário, valorizando ainda a dedicação dos professores neste resultado. “Essa é uma conquista para o município e também para os nossos professores, pois eles estão sempre se dedicando em oferecer o melhor para os estudantes e procurando novos cursos e capacitações para aprimorarem o ensino em nosso município”, completou Karasawa. Na avaliação divulgada pelo MEC, o índice atingido por Quitandinha, por exemplo, é maior que a média estadual e nacional. Enquanto que no ciclo inicial do ensino fundamental municipal (de 1º ao 5º ano) Quitandinha chegou a 6,1, o Paraná teve 5,9 e a média do Brasil foi de 5,2. Em relação aos municípios da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, a AMSULEP, Quitandinha volta a se destacar com a terceira colocação. Os quitandinhenses ficaram atrás somente de Rio Negro, com 6,8, e Piên, com 6,4. Já em relação às instituições municipais avaliadas, todas do município de

Quitandinha superaram as projeções anteriores. De acordo com o Ministério da Educação, as melhores notas ficaram com as escolas Padre Antônio, da sede, e João Leopoldo Jacomel, da Comunidade do Pangaré. Ambos foram avaliados com a nota 6,0. Além destas instituições, o IDEB das escolas Bom

Jesus, do Ribeiro Vermelho e Vilson Hasselmann, do Doce Fino, ficaram em 5,8, enquanto que o a Miguel Lecz, da Lagoa Verde, teve 5,6 e a Leonor Moura de Andrade, agora na sede, com 4,6. O IDEB - O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto

Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. O Ideb é divulgado de dois em dois anos, sendo calculado

com base no desempenho de alunos em testes de Português e Matemática e nas taxas de aprovação nos ensinos Fundamental e Médio. O objetivo é que até 2021 a média das escolas municipais e estaduais chegue à nota seis, o que corresponde ao ensino concedido em países desenvolvidos, segundo o MEC.


Sexta-Feira, Sexta-Feira, 55 de de setembro setembro 2014 2014

EsportE

20

segundona de Quitandinha tem rodada decisiva

T

ermina neste sábado (13), a fase de classificação por grupos do Campeonato Municipal de Futebol de Quitandinha 2014 – Segunda Divisão. Dois jogos serão realizados neste final de semana no Estádio Francisco Lechinoski. Pelo Grupo C, Nacional B e CEEFA entram em campo na luta por uma vaga na próxima fase do campeonato. Ambos somam três pontos e quem vencer avança na competição. O confronto ocorrerá às 13h30. Já a partida das 15h30 envolverá o Grupo B e a disputa é pela liderança da chave. Nesta rodada a equipe do Kosmorama, com seis pontos, pega o vice-líder Badaludos, que somam quatro tentos. Ambos, porém, já estão classificados para a próxima fase. Quem também se garantiu na próxima fase é a equipe do Real Sociedad, do Grupo A, que no último sábado (6), venceu o time do Juventus por 4 a 2. Carlito, Téco, Clodoaldo e Lucas balançaram as redes pelo Real, que agora soma seis pontos, enquanto que Josiel e Adriano diminuíram para o Juventus, que ficou com a lanterna da chave com um tento marcado. A liderança desta

chave ficou com a equipe do Ratos D’Água, que venceu no último final de semana o Sport Clube Matão por 3 a 1 e chegou aos sete pontos. Marcaram nesta ocasião Altevir (2) e Ernani para o Ratos D’Água e Agenilson para a equipe do Matão, que ficou com três pontos e ainda sonha com uma vaga para a próxima fase. Até o momento já estão classificados as equipes do Kosmorama, Quit-Sul, Ratos D’Água, Real Sociedad, Os Badaludos e Esportivo. Restam ainda duas vagas para três times que estão na disputa. O saldo de gols poderá ser determinante na definição das últimas vagas. Confira os jogos e também a tabela provisória do Campeonato Municipal de Futebol de Quitandinha – Segunda Divisão. ÚLTIMA RODADA Sábado (6) 13h30 – Real Sociedad 4 x 2 Juventus 15h30 – Ratos D’Água 3 x 1 Sport Matão PRÓXIMA RODADA Sábado (13) EFA

13h30 - Nacional B x CE-

15h30 – Kosmorama x Os Badaludos

Escolinha de futebol de tijucas faz amistosos em Curitiba

A

escolinha de futebol de Tijucas do Sul realizou jogos amistosos com a escolinha Grecol no último dia 4, no campo do Boca Jr. Foram disputados três jogos, sendo que o time13 foi derrotado por 4x0, o sub-15 empatou em 1x1. Já no sub-18, a vitória foi da escolinha de Tijucas que venceu o jogo pelo placar de 1x0. Os treinadores das equipes acharam os amistosos muito disputados. Pelo lado de Tijucas, os times

foram dirigidos por Fabinho e Paulinho e pelo time da Grecol Leomar (ex-jogador). O time do Grecol disputa campeonatos nas categorias sub-13, 15 e 18. Os jogos foram disputados a tarde e um bom público prestigiou os embates. O secretário de Cultura e Esporte Ney Rocha Loures ficou satisfeito com as partidas amistosas e disse “estamos prontos para outros amistosos, pois conseguimos montar bons times com os atletas de nossa cidade”, finalizou.

resultados da rodada e próximos jogos do amador de Agudos

T

eve sequência n o fe r i a d o d a Independência, o campeonato amador de Agudos do Sul, promoção do Departamento de Esportes. Os resultados foram os seguintes: Queimados 3 x 4 Pavãozinho, Copacabana 5 x 1 Taquara lisa, Agudos City 1 x 1 Novo Horizonte e o time do Real Primavera folgou na quinta rodada. Neste final de semana, os jogos serão disputados no domingo, dia 14, válidos pela sexta rodada. A partir das 10 horas se enfrentam Pavãozinho x Taquara lisa, às 14 horas o Agudos City enfrenta a equipe do Queimados e fechando a rodadas, em jogo programado para as 16 horas, se enfrentam Copacabana x Real Primavera, sendo que o time do Novo Horizonte folga na rodada.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

ESPORTE

21

FRG conquista titulo inédito no basquete

O

s Jogos da Juventude d o Pa r a n á ( J OJ U Ps ) é um evento esportivo de rendimento organizado pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo onde participam as seleções municipais com atletas de até 18 anos. A competição está na sua 28ª edição e é considerada a vitrine de novos talentos do esporte do Paraná. Dividida em duas divisões (A e B), os Jogos da Juventude reúnem regionalmente os selecionados municipais nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, nas categorias masculino e feminino, e o Futebol apenas no masculino. Os vencedores de cada modalidade em cada uma das 12 regionais se classificam para a Fase Final da Divisão B, e os melhores desta final, ascendem para a Divisão A no ano seguinte. Nas modalidades coletivas, todos os atletas competem diretamente na fase final: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, handebol de areia, skate e xadrez,. A fase final que aconteceu em Apucarana, do dia 28/08 a 04/09 de 2014 e teve as disputas do basquete, handebol, futebol, futsal e voleibol com as

equipes classificadas nas regionais, e ainda, com inscrição direta na fase final, do handebol de areia, vôlei de praia, skate e xadrez. Forão 2.200 atletas que estarão em busca do título neste ano, mas também o

objetivo é alcançar a vaga na divisão A, onde a elite do esporte juvenil do Paraná se enfrenta. No basquete feminino, já estão classificadas para a fase final: Fazenda Rio Grande, Prudentópolis,

Iguaçu segue arrasador na disputa dos Juniores

O

time do Iguaçu, que disputa a categoria juniores do futebol amador de Fazenda Rio Grande, vem tendo um aproveitamento de 100% na competição, pois em dois jogos, venceu com folga

seus oponentes. Na estreia do certame, o time goleou o Barça pelo placar de 6x1. E o time voltou a fazer um bom jogo no feriadão da Independência e venceu bem o time do CRAF. Diante do bom futebol apresentado até aqui, já desponta como

um dos favoritos alutar pelo título da temporada. No final de semana que passou, além de Iguaçu 3x1 CRAF, mais dois jogos foram disputados nos juniores. O Milan venceu o Barça por 4x0 e Inter e Dom Bosco empataram em dois gols.

São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Patrocínio, Matelândia, Ibiporã, Pato Branco, Pinhão e Marechal Cândido Rondon. No masculino, Araucária, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Paraíso do Norte,

São Jorge do Patrocínio, Cascavel, Pinhão, Astorga, Boa Esperança, Palmas, Marechal Cândido Rondon e Ivaiporã, vão lutar pelo título de campeão dos Jogos da Juventude na Divisão B. A fase final dos Jogos

da Juventude do Paraná (JOJUPs) é realizada pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com a parceria dos Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal de Apucarana.

FRG sedia Etapa do Piá Bom de Bola Fazenda Rio Grande vai sediar entre os dias 11 a 14 deste mês a Fase Regional do Piá Bom de Bola que envolve 14 municípios da Região Sul do estado. São cerca de mil atletas com idades de 12 a 17 anos que jogarão nas categorias masculina e feminina. A confirmação do município como sede aconteceu na última semana com a assinatura do termo pelo prefeito Marcio Wozniack; o diretor de Cultura, Diego Gouveia; Bruno Oliveira, do Esporte e Rosane Eugênia, representante da Secretaria de Estado da Educação e Esportes. As partidas acontecerão

nos campos do Parque Verde, Santo Antônio e Fazenda Iguaçu. O município será representado por alunos dos colégios Décio Dossi e Cunha Pereira. Segundo o diretor de esportes, Dudu Santos, a etapa do torneio será mais uma oportunidade do município manter o destaque que vem ocorrendo nas disputas esportivas. “Será uma nova chance de mostrarmos o bom desempenho que temos alcançado em outras competições que disputamos pelo interior do estado”, comentou. Os municípios que participarão desta etapa são:

Campo Largo, Araucária, Contenda, Lapa, Mandirituba, Quitandinha, Piên, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Rio Negro, São José dos Pinhais e Balsa Nova.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

22


23

Tragédia na Noite da Pizza Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

SEGURANÇA

U

Um morto e dois feridos em invasão de casa de Pai de Santo

m homem foi morto a pancadas e com golpe de faca na noite da sexta-feira (5) depois de invasão a uma casa na Rua São Constantino – 77, no Bairro Santa Terezinha em Fazenda Rio Grande. Eric Patrick da Costa, 20 anos e um menor de 16 entraram na casa do Pai de Santo Edson de Iansã (Edson Luiz Verbaneck da Maia), 43 anos e deixaram em pânico as pessoas que estavam na moradia, a maioria crianças, pois de acordo com Edson, acontecia a Noite da Pizza em comemoração ao aniversário de um parente. “Estávamos festejando o aniversário na maior alegria, quando os dois homens entraram na casa, um deles armado, mas em momento algum anunciaram que era assalto. Eles apenas diziam que queriam ver onde estava o nosso demônio. Acredito que esses rapazes apenas queriam nos importunar e certamente não aceitam o trabalho que faço como Pai de Santo. Isso se chama intolerância religiosa, é homofobia”, desabafou Pai Edson. Tudo começou perto das 23 horas do dia 5. A família e amigos estavam reunidos, quando aconteceu a invasão. A dupla entrou na casa e queria ver o demônio se manifestar, disse Pai Edson. “Eles perguntaram se tinha dinheiro em casa, mas em nenhum momento anunciaram assalto. O rapaz que estava armado mirou a arma contra a cabeça do meu namorado Nicolas Erick da Silva, 21 anos”, contou. Pai Edson solicitou calma aos invasores, pois a casa estava cheia de crianças e pediu para que elas fossem retiradas do local. Os rapazes concordaram e elas (crianças) acomodadas em um quarto da casa. “Quando retornei e observei que as crianças

estavam em segurança e vi que o Nicolas tinha a arma apontada para a cabeça, tentei desarmar o rapaz maior. Ele disparou contra meu namorado, que foi atingido na perna. Começou então uma confusão e me armei de uma faca e efetuei um golpe contra o homem que estava com o revólver. Houve novo disparo e Nicolas foi atingido no abdome. A briga continuou e consegui atingir um dos invasores, que caiu morto. O outro menor também foi ferido e vizinhos chamaram socorro e a polícia. Enquanto o morto era removido ao Instituto Médico Legal, o menor

de 16 anos foi encaminhado para o Pronto Atendimento para receber atendimento médico. Nicolas também foi socorrido e levado ao hospital, mas nessa semana já estava bem de saúde. O delegado Fábio Machado esteve no local e preside o inquérito que apura o caso. Na segunda feira, o menor foi ouvido em cartório. Pai Edson de Iansã já teve a casa queimada Pai Edson de Iansã faz questão de ressaltar que a invasão a sua casa, na semana passada, foi feita

por pessoas que desrespeitam o seu trabalho em terreiro. “Sou Pai de Santo e faço o meu trabalho com dignidade, mas o preconceito é algo inaceitável. Isso se chama homofobia, intolerância religiosa”, destaca Edson, que afirma que no dia 24 de julho de 2.011 sua casa foi queimada. “Estranhamente, nada ficou esclarecido e passados mais de três anos daquele episódio, ninguém conseguiu dar uma explicação para o incêndio da minha casa. Naquela oportunidade, os bombeiros afirmaram que o fogo foi provocado por querosene, pois o cheiro era

forte deste tipo de produto, mas nada foi apurado”, lamentou. Pai Edson disse que está com medo, pois teme pela sua vida e a do seu namorado Nicolas. “Temo pelas nossas vidas”, comentou. Ele acredita que esses ataques tem a ver com seu trabalho. “A grande justificativa para a homofobia está naquilo que faço. São atos preconceituosos. Respeito a religião de cada pessoa, mas infelizmente tem pessoas que se incomodam com o que faço. Se nenhuma providência for tomada, continuarei correndo risco de vida”, finaliza Pai Edson.


Sexta-Feira, Sexta-Feira,125 de de setembro setembro 2014 2014

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.