1 minute read

Cultivo de carne de rã de Piên é referência na região

Os gestores receberam o certificado das mãos de Serginho Prestes, representante do órgão estadual. Na oportunidade, foram debatidos vários assuntos de interesse para o esporte municipal.

O município vem se destacando em várias modalidades, em consequência do trabalho promovido pelo diretor Paulo Obrzut e sua equipe, vinculados à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Advertisement

parte do primeiro grupo de comércios a receber o Selo de Inspeção Municipal.

No local, o abate é feito de acordo com o pedido. Nas ações, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está sempre presente, acompanhando todo o pro- cesso, desde a preparação até a embalagem dos produtos.

Carne é cultivada pelo Ranário Frosch, na localidade de Poço Frio, fazendo parte do primeiro grupo de comércios a receber o Selo de Inspeção Municipal Uma atividade do campo vem se expandindo em Piên e se tornado referência em toda da região metropolitana. Trata-se do cultivo de carne de rã, produção do Ranário Frosch, localizado no Poço Frio, que promove a venda de carne congelada, e faz

De acordo com Alexandre Forteski, técnico em agropecuária, Gabriele da Jong, médica veterinária, e Marcus Fusco, médico veterinário da Cooltivando, o ranário é o único da região a fazer abate.

PROCESSO DE ABATE é acompanhado pela Secretaria de Agricultura de Piên

“Temos até alguns locais que podem ter a criação, mas abate não”, afirmam. Forteski conta que a obtenção do Selo de Inspeção Municipal em formato digital possibilitou uma agilidade na legalização e o acompanhamento do estabelecimento, melhorando o ambiente de negócio no município, para o S.I.M., para as empresas, mercados, comércios e empreendedores, que podem fornecer seus produtos em Piên. “O ranário é, por exemplo, uma iguaria exclusiva, um produto artesanal local”, comenta. Por fim, a veterinária Gabriele detalha que no Ranário Frosch, são abatidos, aproximadamente 38 quilos da rã touro, a que mais engorda. “Temos a obrigação, enquanto responsáveis técnicos, de acompanhar a produção da carne”, ressalta.

Pinhais terá novo Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza

Acontece entre os dias 2 a 5 de maio, a 103ª edição do Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza em Pinhais, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente. A ação é realizada periodicamente, nas regiões pré-determinadas em diferentes bairros do município. Desta vez o mutirão irá atender o bairro Pineville. Nos quatro dias de mutirão, serão realizadas coletas de madeira e móveis inservíveis, coletas de resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³) e pneus inservíveis. A Secretaria solicita que os moradores deixem os materiais separados em local de fácil acesso, contribuindo para o trabalho das equipes durante a coleta.

This article is from: