{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

4

1

SETEMBRO 2018


ÍNDICE

FICHA TÉCNICA

EDITORIAL ................................................................ 2 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA ................................ 3

Edição: AEISA

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA AEISA .............. 5

Coordenação: Adelaide Cabral

NÚCLEOS DA AEISA ................................................. 6

Redação: Adelaide Cabral

CONSELHO VETERANOS ..................................... 12 DEPARTAMENTOS CONSTITUINTES DA AEISA ... 13

Grafismo: Adelaide Cabral

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO ..................... 12

Revisão: Filipa Sousa, Palma, Vera Rocha

DEPARTAMENTO APOIO AO ESTUDANTE ........... 12 DEPARTAMENTO CIENTIFICO CULTURAL ........... 14

Francisco

Colaboração: ZootecnISA, NAISA, NuBISA, NapISA, AlimenISA , NagroISA, Tunassa, AgriculTUNA

DEPARTAMENTO DESPORTIVO ........................... 15 DEPARTAMENTO INFORMATIVO .......................... 16 DEPARTAMENTO RECREATIVO ............................ 17 PASSATEMPOS ..................................................... 19

EDITORIAL Caros leitores, em especial aos caloiros que agora ingressam no Ensino Superior, bem-vindos ao ISA e à 84ª edição d’O Quercus, o Jornal que vos traz todas as novidades! Na presente edição terão a tradicional mensagem da presidência com as boas vindas aos caloiros bem como a divulgação das atividades realizadas no semestre passado pelos núcleos da AEISA: AlimentISA, NAISA, NapISA, ZootecnISA, NAGROISA e NuBISA. Para além disso a tuna feminina do nosso Instituto, a Tunassa, assim como a masculina, a AgriculTUNA, também participou nesta edição com muitas novidades e um convite para espreitarem os seus ensaios! Por fim serão apresentadas algumas informações importantes relativas a cada departamento da DAEISA. Como O Quercus é feito por alunos e para a comunidade do ISA, a participação e as ideias de todos são importantes e bem-vindas. É, muitas vezes, notória a falta de interesse e participação em projetos como este, mas só com a colaboração de todos é possível fazer d’O Quercus um jornal cada vez melhor e de referência para os Estudantes. Não hesitem em enviar um e-mail para oquercus@aeisa.pt! com críticas ou sugestões. Desejo a todos boas leituras e sejam muito bem-vindos ao nosso magnífico Instituto!

Adelaide Cabral 2


MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA Estimadas/os Estudantes,

A Universidade de Lisboa inicia agora o ano letivo 2018/2019. A todos os que ingressam nos estudos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento do Instituto Superior de Agronomia (ISA) desejo dar as boas vindas, com uma referência particular para aqueles que, não sendo de Lisboa ou nem mesmo de Portugal, estarão connosco. Todos vocês trazem experiências e possuem expectativas e projetos diferenciados mas agora, durante pelo menos mais um ano, partilharemos a realidade de sermos membros da comunidade “Instituto Superior de Agronomia”. Juntos estaremos imbuídos da mesma tradição e história que faz do Instituto Superior de Agronomia uma instituição de referência no ensino superior e do campus da Tapada da Ajuda um ótimo lugar para estar e ser.

Os estudantes são a razão de existência do Instituto Superior de Agronomia. Novamente, uma parte significativa do vosso tempo até ao final do segundo semestre irá ser despendido em processos de aprendizagem. É natural. Consolidar conhecimentos, adquirir métodos e saberes específicos, pensar de forma sistémica e ter vontade de inovar e empreender, acreditando que todos os problemas encerram oportunidades e permitem soluções da qual vocês podem fazer parte, esses são os principais vetores do ensino@ISA. Neste contexto, a nossa visão é, nunca o esqueceremos, fazer do Instituto Superior de Agronomia uma escola com impacte, orientada para os interesses da comunidade e com capacidade para transformar a realidade ao nível local, nacional e internacional. Como sabem, o Instituto possui um modelo de ensino estruturado em dois ciclos independentes seguindo o modelo base definido pela Declaração de Bolonha, o primeiro de licenciatura e o segundo de mestrado. Os sete cursos de licenciatura continuarão a suportar a base do ensino e, em termos de estudos de segundo ciclo (mestrado) e terceiro ciclo (doutoramento), estamos envolvidos em mais de uma dezena de cada um deles, muitos com uma colaboração importante de outras instituições, nacionais e internacionais. Em todos eles queremos providenciar um ensino de qualidade para uma aprendizagem inspiradora.

Estão aqui para progredir no conhecimento, portanto, não posso deixar de vos dizer o óbvio; estudem! Como bem sabem, o que vos acontecerá no final do semestre será, em grande parte, o resultado do que tiverem decidido fazer ao longo do semestre, não apenas uns poucos dias antes dos testes ou dos exames. Mas não se esqueçam, o objetivo é aprender, não é apenas passar de ano. No entanto, não estudem apenas. Esta Escola é inclusiva e plural, incentivando pensamentos 3


diferentes e originais. Encorajo-vos a participarem em atividades extracurriculares, cuja oferta pela academia e por toda a cidade de Lisboa não é pouca. Entre o desporto, a cultura e o voluntariado social, não faltam ofertas. Acrescento, por isso, desafiem-se!

Gostaria também de informar, aqueles que ainda não sabem, que este ano letivo marca o começo de um percurso de quatro anos para uma nova equipa dirigente do Instituto Superior de Agronomia. Temos projetos para melhorar a eficácia e eficiência da missão do Instituto e estaremos dedicados a cumprir as prioridades que elencamos no nosso programa de ação, por forma a garantir, para as próximas gerações, a melhor Escola nos domínios em que lecionamos. Assegurovos que estamos comprometidos a enfrentar a complexidade dos desafios com uma estratégia clara, atentos às oportunidades e sem menosprezar as ameaças. Manter-vos-emos a par do que iremos fazer, privilegiando o diálogo com a Associação de Estudantes e, sempre que for mais apropriado, diretamente convosco. A porta do Conselho de Gestão estará aberta, também a dos restantes órgãos em que os estudantes marcam presença – Conselho de Escola, Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola.

Lutem para fazer hoje melhor que ontem e continuem a aprender, de forma inteligente, para encontrar novos horizontes profissionais, mas também pessoais. Embora cada um com o seu papel, sabemos que o sucesso de uns será o sucesso de outros e o fracasso terá o mesmo sentido para todos. Podem contar com o Instituto Superior de Agronomia para fazer evoluir o vosso talento e atingir objetivos. Nós contamos convosco!

António Guerreiro de Brito Presidente do Instituto Superior de Agronomia

4


MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA AEISA Caros colegas, Damos-vos as boas-vindas ao início do ano letivo 2018/2019 através desta que é a 84ª edição do jornal “O Quercus” e de todas as surpresas que temos preparadas para vocês. Esperamos que tenham aproveitado as férias da melhor forma, de modo a conseguirem recarregar as baterias para os desafios que se avizinham. Gostaríamos de começar por informar aos mais distraídos, de que existe uma nova equipa de gestão do Instituto Superior de Agronomia. Ela é constituída pelos professores: António Brito, Presidente da Escola e do Conselho de Gestão, Helena Correia de Oliveira, Vice-Presidente da Escola e do Conselho de Gestão, José Pimentel Castro Coelho e a Maria da Graça Mira da Silva Abrantes, Vice-Presidentes da Escola. Votos de um excelente mandato! Setembro é o mês conhecido pelo regresso da alegria nas faculdades. Maioritariamente, voltamos a ver caras conhecidas, mas o início do semestre é marcado pela aparição de muitas caras novas, os caloiros. De 10 a 14 de setembro acontecerá no ISA a semana das inscrições onde convidamos todos a estarem presentes para receberem os novos colegas da mesma maneira que foram recebidos, com o espírito agronómico. Após essa semana, teremos a Receção ao Caloiro 2018. De 17 de setembro até 4 de outubro teremos imensas atividades e festas preparadas e a animação está garantida! Para os novos alunos desta casa tão acolhedora, esperamos que tenham uma boa integração! O ISA é conhecido por ser uma das faculdades onde ninguém é deixado de parte e todos são muito bem acolhidos. Não tenham medo de falar com os vossos colegas, mesmo que eles sejam mais velhos! Existem diversos grupos no Facebook onde podem trocar apontamentos e materiais de estudo, caso não encontrem nenhum, podem sempre ser os pioneiros deles! Dizem que a idade traz sabedoria e, como tal, conversar com os veteranos acaba por se tornar quase que obrigatório para obter algumas dicas ou para ouvir as clássicas aventuras que eles vos têm para contar! Caso não vejam as vossas dúvidas esclarecidas, podem sempre passar pela sede da AEISA para resolver algum problema que tenham! Nos passados dias 1 e 2 de setembro, decorreu o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), em Cascais, onde a AEISA marcou presença e fez representar o interesse dos seus estudantes em diversas temáticas. O próximo ENDA será em dezembro no Algarve. Trabalhamos constantemente para que as vossas prioridades se tornem as nossas e sem vocês o nosso trabalho seria impossível e não faria sentido, por isso, façam-nos chegar as vossas ideias e projetos para que, juntos, elevemos o ISA até ao próximo nível!

Saudações Agronómicas, Inês Margarida Fernandes (Presidente da DAEISA) Manuel Inácio (Vice-Presidente da DAEISA) 5


NÚCLEOS DA AEISA ZootecnISA – Núcleo de Engenharia Zootécnica do Instituto Superior de Agronomia O núcleo ZootecnISA representa todos os estudantes de Licenciatura de Engenharia Zootécnica e de Mestrado em Produção Animal do Instituto Superior de Agronomia. Aos nossos caloiros queremos dar os parabéns por terem ingressado nesta nobre casa, onde terão os melhores anos das vossas vidas. Aos restantes alunos, sejam bemvindos de volta para mais um ano de muito estudo e de bons momentos ao estilo da Agronomia. Como núcleo queremos promover um plano enriquecedor com atividades educativas como palestras, workshops e visitas, e também atividades lúdicas que proporcionem a integração e aproximação dos nossos alunos. Fica atento e participa! Estamos sempre disponíveis para vos esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir, para vos ajudar e para ouvir as vossas sugestões. Resta-nos desejar a todos vocês muito boa sorte para este novo ano que está a começar. Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, não hesitem em nos contactar a partir do e-mail: zootecnisa2011@gmail.com. Saudações Zootécnicas!

A Direção, Catarina Bento

NAISA - Núcleo de Ambiente do Instituto Superior de Agronomia Mais um ano se inicia, nesta nossa bela instituição que é o Instituto Superior de Agronomia. As boas-vindas são dadas a todos os que não resistiram ficar longe deste local e, principalmente, aos nossos caloiros que pela primeira vez irão entrar pelos nossos portões verdes e dar inicio à sua caminhada académica. O NAISA, como núcleo de estudantes de Engenharia do Ambiente do ISA, deseja colaborar na união entre alunos, desde caloiros a veteranos, orientando-os a abrir os seus horizontes a nível de conhecimento e interajuda. Comprometemo-nos a proporcionar todo um leque de oportunidades e eventos, através de palestras, workshops e muito mais, relativamente às diversas facetas do nosso curso. Como forma de integração e criação de laços, organizaremos também jantares de curso. Tudo isto será feito para que os nossos alunos se sintam enriquecidos no seu percurso académicos e contamos com todos para tornar este ano inesquecível. 6


Caloiro, quanto a ti é com enorme orgulho que te recebemos nesta família que irá acompanhar-te para sempre, nos bons e maus momentos, desde as festas aos exames, e como tal queremos que entres com o pé direito pelos nossos portões e respira fundo, a partir de agora vais deparar-te com os melhores anos da tua vida neste sítio e precisas de todo o oxigénio que conseguires para aproveitar esta aventura ao máximo! A tua receção será em grande!!! Temos andado a preparar tudo para que te sintas em casa e te integres o mais rapidamente possível nesta nova fase da tua vida, por isso desafiamos-te a participar nos eventos que temos preparados para ti, estaremos todos lá para o que precisares.

Por fim, um bom ano a todos! Um novo capítulo começa e não há melhor momento para o escreverem da melhor forma que puderem. E não se esqueçam: SOMOS DE AMBIENTE, O MELHOR CURSO DE SEMPRE!!! Raquel Santos

Sabias que… … Uma torneira com corrimento, mesmo que seja mínimo, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.

NuBISA - Núcleo de Biologia do Instituto Superior de Agronomia Caros caloiros/as, Sejam então muito bem-vindos ao magnífico Instituto Superior de Agronomia. Este é o texto mais importante deste edição da Quercus pois fala sobre...(tambores por favor)... O NuBISA! O NuBISA é o núcleo de Biologia do Instituto Superior de Agronomia. É com muito orgulho que nós, integrantes deste núcleo, todos os dias trabalhamos em prol dos estudantes de Biologia. Para tal, desenvolvemos imensas atividades de modo a enriquecer os vossos planos curriculares, atividades essas que abrangem tanto o setor recreativo como o setor científico. A nível científico temos os nossos famosos Bio almoços que têm como principal objetivo rentabilizar o vosso tempo ao máximo, e nos quais decorrem palestras que abordam os temas mais interessantes enquanto comem, isto tendo conta a consciente falta de disponibilidade dos estudantes de biologia. Temos ainda as Jornadas da Biologia, o evento mais importante por nós organizado, que já vai na sétima edição, e que tem a duração de dois dias repletos de palestras e workshops com investigadores de renome e que vos permitiram terem contacto com as diversas áreas da Biologia. Como sabemos que os nossos futuros Biólogos também precisam de alguma diversão (que não a já mencionada) fazemos também convívios de modo a promover o espírito de 7


companheirismo entre todos os estudantes de Biologia, caloiros, varejeiros e veteranos, e assim nos tornarmos numa grande família. Resta-nos desejar-vos a maior sorte para os fantásticos três anos que vos esperam. Garantimos-vos que vão ser épicos, por isso aproveitem tudo ao máximo e saibam que podem contar com o NuBISA! Saudações NuBISianas Guilherme Roxo Iara Dias Presidente e Vice-presidente do NuBISA NapISA – Núcleo de Arquitetura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia O ano letivo 2018/2019 está a começar, para muitos um início de um ciclo para outros o fim deste. Para os nossos caloiros o NAPISA deseja-vos um ótimo ano académico e felicita-vos por terem ingressado nesta nossa grande família. Aqui só conseguimos garantir que quando saírem irão levar convosco inúmeras histórias e amigos para o resto da vossa vida. O nosso núcleo trabalha ao longo do ano em inúmeros projetos que visam o enriquecimento em conhecimento e amizades dos nossos alunos. Um dos nossos principais projetos irá realizarse brevemente, uma saída de campo organizada em conjunto com os professores para todos os alunos do nosso curso. Como em anos anteriores esta saída de campo tem como principal objetivo a integração dos novos alunos com os alunos mais velhos, e o esclarecimento de inúmeras dúvidas sobre o nosso curso. Esperamos que todos os nossos alunos adquiram o kitAP que o nosso núcleo desenvolverá. Todas as informações sobre este irão estar disponíveis brevemente na nossa página do Facebook, estejam atentos...

Saudações paisagistas João Paulino Direção NapISA

8


AlimentISA – Núcleo de Estudantes de Engenharia Alimentar do ISA O início deste semestre é marcado pela chegada de novos alunos ao ensino superior. Como tal, o AlimentISA está a preparar a receção destes novos alunos para que se integrem da melhor forma no nosso muy nobre instituto. Para este semestre estamos ainda a preparar novas formações profissionais, o lançamento das novas camisolas de curso e ainda muitas outras novidades que terão que esperar para ver. Saudações alimentares, AlimentISA

NAGROISA – Núcleo de engenharia agronómica do ISA Ora sejam muito Bem-vindos caloiros ao nosso muy nobre Instituto! Especialmente aos caloiros de Engenharia Agronómica damos umas ricas boas vindas a esta nova família que vão encontrar. Sim, podem considerar o nosso/vosso núcleo como uma família. O NagroIsa consiste num grupo de alunos que se juntaram para proporcionar um maior número de atividades dedicadas aos alunos de Agronómica. Estas vão desde os míticos jantares de curso onde o convívio é de salutar e a diversão não falha; desde das jornadas agronómicas onde temos atividades e palestras de diversos temas relacionados com o curso em si; saídas de campo a lugares/empresas que estão dentro do meio; e, como não podia faltar, as campanhas das camisolas de curso. Quanto ao que é ser um engenheiro agrónomo, é preciso pôr as mãos na terra e seguir, seguir num caminho em que é necessário ter boas decisões, tendo em conta todas as bases que se aprendem no ISA. Aqui no Instituto todos os professores dão os fundamentos necessários e não só para se ter uma boa base de informação para utilizar mais tarde no terreno. É um curso trabalhoso, todavia os frutos colhidos mais tarde na época certa serão os mais sumarentos que irão provar. Por isso aproveitem todas as atividades que vos sejam proporcionadas e podem sempre contar com o NagroIsa para qualquer coisa!

Saudações Agronómicas,

Simão Alves - NagroIsa

9


TUNASSA Que comece o ano letivo de 2018/2019! Já estamos com saudades da adrenalina dos festivais, dos convívios e, claro, dos nossos ensaios no Lagar. No ano letivo que passou acompanhámos e participámos na vida académica dos nossos estudantes, como já vem sendo tradição. Desde as praxes, ao furo do caloiro, passando pelo traçar da capa até à celebração da queima das fitas dos finalistas. No Auditório da Lagoa Branca, um dos belos locais do nosso Instituto, realizámos o nosso grande, espetacular, único e magnífico “Festival de Tunas Femininas – VI Vai Rapariga” e já estamos em preparativos para a próxima edição. Contamos convosco! Andámos ainda por caminhos de Portugal a marcar presença noutros Festivais. Começámos pelo Algarve a convite da Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve com o “XV Moura Encantada”, subimos depois até à Cidade de Neve para o “XXV Medicalis” organizado pela C’a Tuna aos Saltos – Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior. Já com muitos quilómetros percorridos concentrámo-nos na capital onde participámos no “VI Tejo&Tunas”, da Est’es La Tuna Feminina – Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e, por último, concluímos o nosso ano festivaleiro com o “IV Traçadinho” organizado pela A Feminina – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Para todas as estudantes deste Mui Nobre Instituto, se quiserem ter uma integração memorável, conhecer novas pessoas (extremamente porreiras) e ainda construir grandes amizades, convidamos-vos a fazer parte desta nossa aventura e a ajudarem-nos a propagar o nome da nossa Tunassa por Portugal. Durante o ano, o nosso cantinho de estimação é no Espaço Lagar, onde decorrem os nossos ensaios. Dá um saltinho nem que seja para assistir! Até já!! P.S. Todas as nossas notícias estarão na nossa página do Facebook https://www.facebook.com/TunassaTuna, segue-nos!

10


AgriculTUNA A AgriculTUNA segue um ideal que julgamos ser o mais genuíno e verdadeiro. Consideramos que uma tuna não é nem deve ser vista apenas como um grupo musical composto por estudantes. É muito mais complexo que isso. É, sobretudo, a expressão da tradição académica, musical e nacional. Deve consistir num grupo de companheiros que zelam pela união, fraternidade, amizade, tradição, faculdade e, acima de tudo, música. Deve igualmente ser um lugar para a criatividade, para a celebração do espírito académico, bem como para a formação músico-cultural dos seus membros. A AgriculTUNA - Tuna Académica do Instituto Superior de Agronomia é a materialização desta missão. Com 23 anos de história, a Tuna continua a levar o bom nome do Instituto Superior de Agronomia e da Universidade de Lisboa a salas de espetáculos, festas e lugares especiais, dentro e fora do nosso país. A sonoridade da Tuna assenta em raízes tradicionais e populares, não descurando o fado e a inovação, vetores essenciais para nos inspirarmos e cantarmos sobre a nossa Lisboa, a vivência académica e o mundo rural, que tanto nos fascinam. O nosso repertório conta com inúmeros originais, mas também com interpretações de diversos temas nacionais e internacionais, estando sempre em constante renovação. Se te deixas mover pela música e pela tradição, mesmo que não saibas tocar nenhum instrumento, podes sempre vir aos nossos ensaios e nós mostramos como transformar a tua inspiração em sonoridades. Se sabes tocar um instrumento e interessas-te pelos mesmos valores que nós, porque não tentas também assistir a um dos nossos ensaios e experimentar por ti mesmo? Se gostares da experiência e te identificares com o que somos e com o que fazemos, podes sempre juntar-te a nós e visitar os lugares do nosso Portugal e não só, cantando e tocando. Basta apareceres às terças e quintas, a partir das 21h, na Casa da Vinha. Caso estejas interessado em juntar-te à AgriculTUNA, tenhas alguma dúvida ou pretendas manter-te atualizado relativamente ao nosso trabalho, podes sempre contactar-nos: - Página de Facebook: Agricultuna - Tuna Académica do Instituto Superior de Agronomia;

- Instagram: @agricultuna - Página web: www.agricultuna.pt - e-mail: geral@agricultuna.pt; - Magister José Almeida: 916251962" Com os melhores cumprimentos, Fernando Loureiro

11


DEPARTAMENTOS CONSTITUINTES DA AEISA

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO

O Departamento Administrativo é o departamento que gere toda a atividade financeira, patrimonial e de relações externas da AEISA. Neste momento a AEISA encontra-se em saldo positivo e consolidado. Todo o trabalho desenvolvido tem dado os seus frutos, com uma política de sustentabilidade e rentabilidade do património. O património é considerado por este departamento como um recurso a ser rentabilizado e expandido, pois o mesmo é que fica ao longo dos anos e é isso que a AEISA tem de valorizar ao máximo. O departamento tem desenvolvido um trabalho minucioso no que toca a redução de despesas, cumprimento fiscal e legal. Esperemos que os nossos caloiros tenham a melhor entrada neste semestre e que aproveitem os melhores anos da sua vida. Qualquer dúvida acerca do nosso departamento, não hesitem em contactar. Departamento Administrativo Vera Rocha Margarida Pereira Madalena Leitão Rodrigo Rama Manuel Pathé

DEPARTAMENTO DE APOIO AO ESTUDANTE

O Departamento de Apoio ao Estudante caracteriza-se pelo estreitar de relações entre a Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia, os estudantes, o corpo docente, o Instituto e sociedade em geral. Procuramos colmatar as falhas existentes, incentivar os estudantes na luta pelos seus direitos e investir no seu futuro. Para tal, focamo-nos nas áreas de ação social, de política educativa, de empreendedorismo e relações internacionais. O Instituto Superior de Agronomia é a escola mais conceituada do país no ramo das Ciências Agrárias e já há vários anos que é reconhecido internacionalmente. Nesta ótica, cada vez mais existe o intercâmbio entre estudantes. Os alunos procuram diversificar o seu currículo, tanto os outcoming como os incoming. Atualmente, recebemos estudantes de diversas partes do mundo que optam por todos os cursos da nossa instituição, e a AEISA colabora ativamente com o ISA na receção destes estudantes, bem como em prestar o apoio necessário.

12


Relativamente ao empreendedorismo, a AEISA afirma com toda a certeza que todos os alunos pretendem, após terminar a formação no ISA, encontrar trabalho na respetiva área. Posto isto, não podem descurar-se atividades de formação e empreendedorismo que aproximem os estudantes ao mercado de trabalho que um dia virão a integrar. Realizámos no mês de fevereiro a Semana do Empreendedorismo, na qual estiveram presentes diversas empresas e associações, aproximando os alunos aos profissionais e ao mercado de trabalho, e damos continuidade diária a esta aproximação, através da procura e partilha de informação de estágios e empregos para os nossos estudantes. Na esfera da política educativa, sendo a AEISA uma das associações pertencentes à Federação Académica de Lisboa, trabalhamos em colaboração com outras AAEE’s debatendo temas de grande impacto na vida dos nossos estudantes, principalmente em sede de ENDA (Encontro Nacional de Direções Associativas), do qual resultam propostas concretas, posteriormente apresentadas às entidades responsáveis, para que existam melhorias significativas no Ensino Superior. No que diz respeito à ação social, os estudantes do ISA destacam-se de todos os outros pela sua participação e desempenho em ações solidárias. A AEISA, como sua representante propõe, apoia e participa em projetos deste cariz. Efetuamos parcerias e colaboramos ativamente com as juntas de freguesias, projetos sociais e outras associações, sempre com a finalidade de aproximar os estudantes à comunidade e às diferentes realidades sociais, reforçando e incentivando o espírito de entreajuda nas mais diversas áreas. É imperativo representar os estudantes, apoiando as suas causas e acompanhá-los em todos os momentos que envolvam matérias importantes. Desta forma, desde o início até ao fim do mandato, preparámos, executámos e daremos continuidade ao trabalho desempenhado em todas as áreas. Temos consciência que somos estudantes e é para eles / nós que trabalhamos todos os dias, defendendo os seus direitos e fazendo mais e melhor pelo seu percurso académico.

Inês Margarida Fernandes Inês Costa Manuel Inácio Leonor Orvalho Justino

13


DEPARTAMENTO CIENTIFICO CULTURAL

Caros caloiros/as, É com muito gosto que vos dou as boas vindas, caloiros! O Departamento Científico – Cultural tem como objetivo complementar o plano curricular de todos os estudantes do Instituto Superior de Agronomia. Para tal temos 4 secções: A secção Agros, tem como objetivo desenvolver a revista Agros. A revista Agros distinguese, no presente, como a revista técnico-científica mais antiga das Associações de Estudantes universitários Portugueses, surgindo no ano 1917, tendo como objetivo publicar artigos de carácter científico que abranjam os cursos lecionados no Instituto Superior de Agronomia. A secção Apoio a núcleos, apoia os núcleos, sendo o elo de ligação entre os mesmo e a AEISA, prestando todas as informações e ajudando no necessário, dando também visibilidade aos mesmos. A secção Científico – Cultural, complementa todas as atividades na associação nas suas vertentes científicas e culturas, organizando a tradicional Semana dos Saberes e o Mercado de Saberes, tal como todas as conferências, workshops e palestras que decorram ao longo do ano. Por fim, a Secção Quercus que trata de publicar o jornal Quercus. Este é o jornal da AEISA, método de divulgação dos vários departamentos que compõe a Associação tal como de todos os núcleos, sendo publicadas varias edições a cada ano. Qualquer dúvida que tenhas podes sempre dirigir-te à sede para as colocares. Boa sorte caloiro/a! Saudações académicas, Guilherme Roxo Beatriz Leitão Laura Saraiva Adelaide Cabral O Departamento Científico – Cultural

14


DEPARTAMENTO DESPORTIVO Olá Caloiros, Cumprimentamos os nossos “retornados”, mas neste Quercus vamos dar especial atenção às nossas “novas aquisições” – os Caloiros!

Para quem não sabe, o Departamento Desportivo da AEISA pode ajudar-vos em muitas coisas:

• • • • • •

Inscrições para modalidades individuais e colectivas e Campeonatos Nacionais Universitários. Realização de atestados médicos para desporto universitário. Preparação e planeamento de Campeonatos Nacionais Universitários – o ano passado a AEISA foi a orgulhosa organizadora do CNU de Equitação, na Tapada de Mafra. Organização de torneios “Intra-ISA” de modalidades de interesse para os Estudantes – tradicionalmente, organiza-se o mítico Campeonato da Tapada, um Torneio de Futebol de 5. Contactar potenciais apoios e patrocínios para as nossas equipas e digressões. Disponibilizar qualquer tipo de informações do âmbito desportivo no teu percurso académico!

Neste momento, temos 4 membros do Departamento à vossa disposição: Francisco Subtil (Coordenador), Filipe Figueira (Rugby), Liana Costa (Apoio a Modalidades) e Alexandre Alves (Futebol), cujos contactos podem ir pedir à Associação junto da Anabela (“Belinha” se quiserem cair nas suas boas graças!) mediante as vossas necessidades. Tal como os restantes membros da Associação vos poderão ajudar em qualquer assunto que vos interesse no desporto, nós também vos podemos ajudar com qualquer outra coisa. “Estamos aqui para vocês” é a moral da história! Saudações Agronómicas, O Departamento Desportivo

15


DEPARTAMENTO INFORMATIVO

O Departamento Informativo dedica-se a toda a comunicação entre a AEISA e os estudantes. Estamos encarregues de dinamizar e promover todos os eventos e atividades realizados pela AEISA, através da página do facebook, do instagram e gradualmente através do nosso site e dos mupis que se encontram no Bar do Paulo e na sede da AEISA. Articulado com os restantes departamentos este assume-se como o principal motor de divulgação de todas as informações importantes, internas e externas. Todas as secções deste departamento tem trabalhado para uma correta divulgação em todos os meios disponíveis, abrangendo cada vez mais estudantes. A todos os caloiros desejamos uma excelente entrada nesta nova fase da vossa vida. Aproveitem ao máximo, pois o que é bom acaba depressa. Se precisarem de alguma ou se tiverem alguma dúvida não hesitem em falar connosco!

Aos veteranos desejamos um excelente ano letivo, e, já sabem onde nos encontrar! Coordenadora/Secção Recursos Online – Filipa Sousa Secção Apoio Gráfico – João Tomé Secção Audiovisuais – Gabriela Ciriani Secção AEISA-TV – Pedro Beato Secção Reprografia e Merchandising – Tiago Gomes

Fica a par de tudo através das nossas plataformas online!

facebook.com/AEISAagronomia

16

Instagram: aeisaagronomia

www.aeisa.pt


DEPARTAMENTO RECREATIVO

Olá caloiro, Bem-vindo à melhor faculdade de sempre. Nós somos o departamento Recreativo. Somos o departamento responsável pelas festas mais características de Lisboa. Muito provavelmente quando disseres a um amigo que entraste no ISA vais ouvir “Tem festas brutais!”. Não acreditas em nós? Então nós vamos demonstrar-te isso durante a Semana do Caloiro. Vai contar com festas e atividades que te vais lembrar durante os próximos 5 anos (no mínimo). Vais conhecer os teus amigos que te vão acompanhar durante esta etapa de vida, conhecer os padrinhos que te vão orientar e divertir-te muito nesta casa que é a Agronomia. Não te vamos desapontar por isso aparece, diverte-te e aproveita porque depois há que estudar!

Podes contar com o Departamento Recreativo para te dar o maior divertimento possível nesta tua nova vida!

Vemo-nos na Semana Do Caloiro e se precisares de falar connosco não tenhas receio!

Saudações Agronómicas,

Francisco Palma - Coordenador Bernardo Marques – Secção Recreativa Rodrigo Campos – Secção Apoio Logístico Mariana Maçãs - Secção Apoio a Eventos Manuel Matos - Secção Sonora

17


PASSATEMPOS Piadas

O que é que os Alentejanos chamam aos caracóis? Animais irrequietos.

Quantos Alentejanos são precisos pra fazerem um filho? Seis, um Alentejano, uma Alentejana e mais quatro para abanarem a cama.

Um dia um Alentejano diz pra mulher: - Maria põe a mesa no quintal que hoje vamos jantar fora.

Na prisão estão dois Alentejanos. Diz um para o outro: - Olha lá é meio-dia ou meia-noite? Responde o outro: - Nã sei o mê relógio tá parado.

1º Lema do Alentejano: Mais vale uma mão inchada do que uma enxada na mão.

2º Lema do Alentejano: Mais vale morrer de frio do que trabalhar para aquecer.

A avó pergunta à neta: – Aninha, como é que é mesmo o nome daquele alemão que me deixa louca? – Alzheimer, vovó…

Uma cobra pergunta à outra: – Será que sou muito venenosa? – Acho que sim. Por quê? – Mordi a língua.

Como se chama o ministro chinês da alimentação? – Nemkomo Nembebo Como se diz sogra em chinês? – Aturatu 18


Porque é que no dia dos Namorados o comércio vende mais do que no dia da mãe? – Porque mãe só temos uma!

-Ficas tao bonita quando não usas óculos! -ohhhh, obrigada!! Tu também ficas muito mais bonito quando não os uso! Às vezes digo a mim mesmo “deixa de comer Pedro”, mas depois continuo a comer porque não me chamo Pedro!

O que é que o Quim Barreiros foi fazer ao aeroporto? O check Quim!

-Fazer uma tatuagem dói? -Depende da zona… - Na zona de Alcântara. - Hâ???

O que é um pontinho amarelo no Céu? – É um super-tremoço!

Sabem o que diz uma zebra para uma mosca? – Tu estás na minha lista negra!

Para onde vão os dentistas quando morrem? Para o céu da boca.

Porque é que o pombo não bate nos outros animais? Porque ele tem pena.

19


20


PARCEIROS

Triunfo da Liberdade - Quercus Bar - Posto Apícola - Clínica Veterinária de Alcântara – Meteorturtle

21


22


23


24

Profile for O Quercus - Jornal

Edição nº84 - Setembro 2018  

Edição nº84 - Setembro 2018  

Advertisement