Issuu on Google+

Carlos Alberto

Pré-época: formações famalicenses prosseguem preparação e Famalicão venceu Vizela por 4-0

Sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal

Equipas do concelho com passagem em aberto Bruno Marques Realizou-se, na passada quintafeira, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal, com as equipas famalicenses a conhecerem os respectivos adversários na segunda competição mais importante do futebol nacional. Das quatro equipas do concelho que marcam presença na prova, só uma vai jogar perante os seus adeptos nesta primeira ronda. Ainda assim, todas vão jogar frente a adversários de nível idêntico, até porque jogam na mesma divisão. Na primeira eliminatória da Taça de Portugal, o Joane será a única equipa do concelho a jogar em casa. Os joanenses vão receber a formação do Sporting Clube de Bustelo, da Associação de Futebol de Aveiro, equipa que subiu este ano às divisões nacionais. Esse facto, aliada à questão de jogar no Campo de Barreiros, pode dar aos comandados de Jorge Baptista ligeiro favoritismo para seguir em

frente. Já o FC Famalicão vai deslocar-se ao terreno do Serzedelo, equipa da série B da 3ª divisão e que os famalicenses vão encontrar ao longo do ano no campeonato. Mário Jorge já tinha referido não ter qualquer preferência por um adversário, destacando apenas a importância de passar a eliminatória. Em casa, o Serzedelo é geralmente um adversário complicado, mas ao alcance do Famalicão. Quanto às equipas do concelho que actuam na 2ª divisão nacional, ambas vão actuar fora de portas e frente a formações do mesmo escalão. O Ribeirão vai mesmo medir forças com uma equipa da zona Norte, o Vizela, esperando-se uma eliminatória muito disputada. Os comandados de José Lemos têm, mesmo assim, boas hipóteses de seguir em frente, ainda que tendo a desvantagem de jogar fora. Por fim, a Associação Desportiva Oliveirense terá uma deslocação até à Anadia para

defrontar uma formação que também subiu à 2ª divisão nacional. Em 2009/2010, o Anadia venceu a série D da 3ª divisão nacional, sendo que vai então encontrar o vencedor da série B, a Oliveirense. Não são de esperar facilidades para a equipa orientada por António Remelgado, mas a percentagem de favoritismo divide-se em iguais partes. Na primeira eliminatória da Taça de Portugal os clubes que ficaram isentos foram: Alcochetense, Mondinense, Maria Fonte, Sousense, Penalva Castelo, Camacha, Esposende, Aliados Lordelo, Malveira, Monsanto, Praiense, Limianos, Amarante, Moura, Tondela, Paredes, Pontassolense, Tirsense, 1º Maio e Coimbrões. A primeira ronda da Taça está marcada para o próximo dia 5 de Setembro, pelas 17 horas, iniciando-se desta forma oficialmente a temporada dos clubes que militam na 2ª e 3ª divisões nacionais.

Sorteio do nacional da 3ª divisão

Famalicão-Joane a abrir campeonato Para além do sorteio da primeira ronda da Taça de Portugal, realizou-se também, na passada quinta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa, o sorteio do calendário de todas as sérias do nacional da 3ª divisão. Com Famalicão e Joane colocados na série B, a sorte ditou que logo a abrir o campeonato, a 12 de Setembro, se encontrem os dois representantes do concelho famalicense, no Estádio Municipal. Assim, o campeonato da série B vai iniciar-se com um dérbi concelhio que promete aquecer a abertura da prova e muita disputa logo no primeiro jogo. Na segunda jornada, o Joane recebe o Oliveira do Douro enquanto o Famalicão se desloca ao reduto do Amarante, a 26 de Setembro. Na última jornada da primeira volta, a 12 de Dezembro, o Joane recebe o Serzedelo, enquanto o Famalicão joga em casa frente ao Oliveira do Douro. As equipas que integram a série B são: Serzedelo, Amarante, Rebordosa, Leça, Vila Meã, Paredes, Mondinense, Candal, Oliveira Douro e Sousense. O restante calendário de jogos é o seguinte: 3ª jornada (3

Outubro), Famalicão-Leça, Joane-Amarante; 4ª jornada (10 Outubro), Paredes-Famalicão, Leça-Joane; 5ª jornada (24 Outubro), Famalicão-Candal, Joane-Paredes; 6ª jornada (31 Outubro), Sousense-Famalicão, Candal-Joane; 7ª jornada (7 Novembro), Famalicão-Mondinense, Joane-Sousense; 8ª jornada (14 Novembro), Vila Meã-Famalicão, MondinenseJoane; 9ª jornada (28 Novembro), Famalicão-Rebordosa, Joane-Vila Meã; 10ª jornada (5 Dezembro), Serzedelo-Famalicão, Rebordosa-Joane; 11ª jornada (12 Dezembro), Famalicão-Oliveira Douro, Joane-Serzedelo. Os moldes do campeonato mantêm-se idênticos aos da última época, com duas fases a serem disputadas. A primeira que vai definir as formações que vão poder lutar pela subida e aquelas que terão de se contentar com a luta pela permanência. Por isso, os cinco primeiros lugares deverão ser muitos disputados até ao final da primeira fase, esperando-se mais uma vez muita competitividade ao longo da temporada 2010/2011. B.M.

Sociedade Columbófila contemplada com subsídio A Sociedade Columbófila de Famalicão viu aprovado pela Câmara Municipal de Famalicão um subsídio para o desenvolvimento de actividades. Desta forma, foi atribuída uma verba global de 1.000 euros para que a referida Sociedade Columbófila levar a cabo as suas actividades, nomeadamente diversas exposições, leilões e manifestações no âmbito da Columbofilia.

Associações columbófilas apoiadas em obras de melhoramento

Caminho para o Jamor inicia-se a 5 de Setembro

Na última reunião de Câmara, a autarquia aprovou o apoio financeiro, destinado a obras de melhoramento, para o Grupo Columbófilo de Ribeirão e para a Sociedade Columbófila Famalicense. A Câmara deliberou atribuir à Sociedade Columbófila Famalicense um subsídio para apoio à realização de obras de recuperação e adaptação das suas instalações, no montante de 2.000 euros, e ao Grupo Columbófilo de Ribeirão um subsídio no montante de 6.000 euros.


14

sport: 18 de Agosto de 2010

futebol

Nulo diante do vizinho Joane em típico jogo de pré-época

Oliveirense apresentou-se com empate Foi perante uma boa moldura humana que a Associação Desportiva Oliveirense se apresentou, na tarde do passado sábado, aos seus sócios e simpatizantes numa partida frente ao Grupo Desportivo de Joane. O jogo não teve golos e foram poucas as ocasiões de concretização. Perto dos quinze minutos e depois de uma entrada de domínio para a AD Oliveirense, foi o GD Joane que poderia ter aberto o marcador na sequência de um cruzamento de Sócrates, assistido por Hélder, mas este falhou a finalização. Na resposta, volvidos dois minutos, a Oliveirense beneficiou da marcação de um pontapé de canto que levou a bola à barra e depois a bater sobre a linha de baliza, mas sem a ultrapassar. Reclamou-se golo, em Ribes, mas o juiz da partida da partida mandou seguir o lance. A contenda continuou muito disputada, mas entre as duas grandes áreas e sem ocasiões de perigo maior. O segundo tempo do jogo serviu essencialmente para as equipas técnicas colocarem em terreno outras peças e observarem as respectivas prestações. Sem situações que levassem à alteração no marcador, que permaneceu em branco, foi no entanto possível ver momentos de futebol animado com algumas notas de entrosamento entre os atletas de ambas as formações, que já ensaiaram combinações passíveis de aplicação ao longo da nova temporada. A partida acabou por revelar dificuldades ao nível físico dos atletas quer para uma, quer para outra equipa. Com cinco novas unidades no onze inicial, a Oliveirense acusou a falta de tempo de preparação “em termos de treino de campo e técnico-táctico porque apenas tivemos dois treinos o que é manifestamente pouco”, referiu António Remelgado, técnico da Oliveirense, acrescentando que “nós tivemos oito treinos, seis deles foram físicos logo não há conhecimento entre os jogadores e é preciso assimilar uma série de conceitos e princípios de jogo que ainda não estão assimilados”. “A par disso há alguma falta de frescura física, mas nada que me preocupe sabendo de antemão que esta equipa vai ter que jogar muito mais”, concluiu.

Paulo Couto

Paulo Couto

AD Oliveirense apresentou plantel aos seus associados e simpatizantes

Do lado do GD Joane a situação foi idêntica: “Alguns jogadores mostraram dificuldade em termos físicos, mas em termos de organização e daquilo que pretendemos apresentaram-se num bom plano”, disse Jorge Batista, treinador da formação joanense, reconhecendo que faltou “a capacidade, em determinados momentos, para após a recuperação de bola, fazer mais mossa ao adversário, mas isso é algo estávamos à espera e vamos continuar a trabalhar”.

A preparação da formação de Oliveira Santa Maria prossegue hoje, quarta-feira, e no próximo sábado. Esta quarta-feira a Oliveirense desloca-se a S. Pedro da Cova, pelas 18h30, enquanto no sábado, às 10h00, os comandados de António Remelgado defrontam fora de portas o Cesarense. A Oliveirense alinhou com: Pedro Freitas, Jorge Miguel, João Duarte, Flávio, Fifas, Pedro Festas, Ismael, Meira, João Cruz, Cadete e Cafú. Jogaram ainda: Vila Cova, Al-

Uma vitória e um empate nos jogos da semana Para além da partida de apresentação aos sócios, a Oliveirense realizou mais dois jogos amigáveis durante a semana. Na passada quarta-feira, a equipa de António Remelgado deslocouse a Freamunde, equipa da Liga Orangina, e empatou sem golos. Já no dia seguinte, quinta-feira, recebeu no Campo de Ribes o Melgacense, equipa da 3ª divisão nacional, tendo vencido por 50. Os golos foram apontados por Ismael, João Duarte, Sá, Pedro Moreira e Cadete. Refira-se que o triunfo diante da equipa de Melgaço foi o primeiro em jogos realizados na pré-temporada, depois dos desaires sofridos diante de Rio Ave, S. Pedro da Cova e Joane. Ainda assim, os resultados registados nas partidas de preparação não são preocupantes para António Remelgado que sempre se mostrou mais preocupado com o crescente entrosamento entre os elementos do plantel e a sua melhoria em termos de condição física.

meida, Nuno, Laureta, João Matos, Nuno Sousa, Leal, Pedro Couto, Xavi, Pedro Moreira, Nuno Silva, Capela e Sá Tinoco. Já o Joane actuou com: Bruno Pizarro, Capucho, Daniel,

Hugo Matos, Zé Pedro, Miguel Lemos, João Ribeiro, Gil, Carlos Manuel, Hélder, Sócrates. Jogaram ainda: Sérgio, Bruno, Miranda, André Campos, André e Vítor Hugo. veja a reportagem www.famatv.pt

Melhoramentos no Campo de Ribes já são notórios Nota positiva para o novo espaço destinado à imprensa disponibilizado pela Associação Desportiva Oliveirense. Na sequência das obras de beneficiação do Campo de Ribes, e mesmo antes da sua conclusão, são já notórios os melhoramentos para aqueles que, em cada domingo, vão dar cobertura jornalística à prestação da equipa de Oliveira Santa Maria nas andanças pela 2ª divisão nacional. A nova disposição do camarote de imprensa, devidamente separado das áreas de público, assim como a eliminação das barreiras visuais, nomeadamente dos postes de suporte da cobertura da bancada, que permitem outra qualidade na recolha de imagens para as reportagens televisivas, são já pontos positivos notórios. Lembre-se que a melhoria das infra-estruturas no Campo de Ribes está em curso passando, numa primeira fase, pelo melhoramento das condições para a comunicação social e adeptos e numa segunda fase, já com o apoio da autarquia famalicense, chegará à construção de um campo de treinos e novos balneários. É assinalável que a subida de escalão da equipa seja acompanhada de progresso aos mais variados níveis. Os cuidados da direcção do clube criando condições para que, no seu reduto, a cobertura jornalística de cada desafio aconteça da melhor forma possível são por isso dignos de registo. Que a demanda da AD Oliveirense na 2ª divisão seja coroada de êxitos que estaremos aqui para os narrar. pub


sport: 18 de Agosto de 2010 15

futebol

Em dois jogos de preparação equipa marcou seis golos e não sofreu nenhum

O FC Famalicão prosseguiu no passado sábado a sua pré-temporada, tendo recebido no Estádio Municipal de Famalicão o FC Vizela, equipa da 2ª divisão nacional. Os comandados de Mário Jorge venceram com facilidade por 4-0, com o avançado André Claro, ex-júnior do FC Porto, em grande destaque depois de apontar um hat-trick. Contra uma equipa de um escalão superior, o Famalicão entrou personalizado, sem receio e jogou desde logo o jogo pelo jogo, tendo conseguido pautar o seu futebol desde o apito inicial do árbitro do encontro. Logo aos doze minutos a equipa da casa adianta-se no marcador por intermédio de André Claro. Jogada de insistência com a bola metida nas costas do defesa. À saída do guarda-redes, André Claro fez o primeiro golo do jogo. A partir daqui o Famalicão continuou a ser dominador e a equipa forasteira praticamente não conseguia criar perigo junto das redes de Rui Forte. O intervalo haveria de chegar com o resultado 1-0 para o Famalicão. Na segunda metade, o FC Famalicão continuou com o seu domínio, criando ocasiões de golo, mais raras até aos 75 minutos, altura em que o Famalicão voltou a marcar e novamente por André Claro que faz um bom golo, cheio de oportunidade. O terceiro tento viria a ser apontado por Tozé, num livre di-

Carlos Alberto

FC Famalicão sob o signo da vitória

André Claro faz o primeiro tento do Famalicão

recto, sem dar hipóteses ao guarda-redes Tiago. Já perto do final do encontro, André Claro apontou o terceiro golo para a sua conta pessoal e o quarto para o Futebol Clube Famalicão. Este foi mais um treino de preparação e independentemente do resultado, este acabou por ser um bom treino para os comandados de Mário Jorge. Recorde-se que o Famalicão realiza o próximo jogo de treino hoje, quarta-feira, no Estádio Municipal, frente ao Melgacense, pelas 20 horas e não pelas

18 como estava inicialmente agendado, iniciando a época oficial em Serzedelo para a primeira eliminatória da Taça de Portugal. Sob arbitragem de Filipe Faria, auxiliado por André Salazar e Tiago Ribeiro, o Famalicão jogou com: Rui Forte, Luís Miguel, Samuel, China, Talocha, Palheiras, João Dias, Arturinho, André Claro, Diop e Diogo. Jogaram ainda: César Marques, Ruizinho, Tozé, Nelson e Zézé. Já o Vizela actuou com: Tiago, Ricardo Jorge, Aníbal, Palmeira, Gonçalo, Vilela, Zé Lopes,

Nuno Valente, Washington, Ricardo e João Costa. Jogou ainda: André Cunha. Vieira 0-2 Famalicão Na passada quarta-feira, em mais um jogo de preparação, o FC Famalicão deslocou-se a Vieira do Minho para defrontar a equipa local, tendo vencido por 2-0 com golos de Diogo e André Claro. Numa primeira parte dividida, o Famalicão teve sempre ascendente na partida, tendo conseguido chegar ao primeiro golo no

término dos primeiros 45 minutos. Diogo, de cabeça, e André Claro, com um remate potente já dentro da área, fizeram os golos e confirmaram o ascendente na partida por parte dos famalicenses. A equipa de Mário Jorge apresentou-se com três baixas por lesão, Arturinho, César Marques e Fina, continuando a sua preparação com vista ao início das competições oficiais. Na segunda metade o jogo foi perdendo qualidade devido às inúmeras alterações efectuadas pelos dois técnicos, mas mesmo assim foi o Famalicão a controlar o desafio e a ter as melhores oportunidades para ampliar o marcador. O Vieira alinhou com: Bruno, Cara, Costa, Borges, Paulinho, Óscar, Martins, Luís Filipe, Telmo, Diogo e Moreno. O técnico Fernando Louro fez ainda alinhar: Eduardo, Lau, Rui, José Batoque, Ismael, Neves, Vieirinha, Hélder, Márcio, Pablo, Fábio e Chipa. Já o Famalicão actuou com: André Ferreira, Luís Miguel, Samuel, China, Talocha, Palheiras, João Dias, Ruizinho, André Claro, Diop e Diogo. Jogaram ainda: Hugo Pinheiro, Jorge Miguel, Rui, Nelson, Rui Filipe, Pedro Carvalho, Zézé, Tozé e João Miguel. A equipa de arbitragem foi constituída por Manuel Fernandes, João Silva e Vítor Sanches. Marcadores: 41’ Diogo; 43’ André Claro. pub.


16

sport: 18 de Agosto de 2010

futebol

Antes do confronto de Oliveira Santa Maria

Joane bateu Vianense por 1-0 A formação joanense realizou na passada quarta-feira o quarto jogo da pré-época frente ao Sport Clube Vianense e antes do confronto com a Oliveirense (ver notícia na página 14), tendo vencido por 1-0. A juntar à boa série de jogos realizados esta pré-época, o Joane conseguiu mais uma boa prestação, num jogo bastante disputado. Ambas as equipas entraram determinadas, mas foi a formação do Joane a primeira equipa a criar perigo logo aos 9 minutos através de Pedro Pinto com um remate ao ferro. O Vianense tentou sempre manter a posse de bola, mas aos 21 minutos, após livre de Gil, José Pedro cabeceou para o primeiro e único golo da partida, com o guardaredes adversário a ficar mal na fotografia. O Vianense tentou reagir e aos 26 minutos Marcos rematou ao poste da baliza de Campos. Ao intervalo, Jorge Baptista fez mexidas na equipa, fazendo entrar Hélder, Sérgio, Carlos Manuel e João Ribeiro. Já na segunda metade do jogo, o con-

junto joanense jogou de forma mais conservadora, tentando manter a posse de bola e dessa forma conseguiu minimizar as investidas de ataque da formação vianense. Os visitantes insistiam em restabelecer a igualdade, mas a defensiva de Jorge Baptista acabou por estar à altura e evitar assim lances de grande perigo. No final da partida, o técnico joanense admitiu que este jogo foi um bom teste para o seu conjunto, no sentido de ver como a equipa iria reagir dentro de campo após um treino durante a manhã e uma semana de treinos mais intensiva. “Foi o primeiro dia em que treinamos de manhã num dia com jogo à tarde e era importante ver o desempenho e reacção dos jogadores com alguma fadiga acumulada e com pouco tempo de recuperação”, começou por dizer. “O objectivo para este jogo foi alcançado, que era jogar com algum desgaste, mais carga e volume de jogo, os jogadores estiveram à altura e conseguimos assim mais um resultado

José Pedro marcou o único golo do confronto com o Vianense

positivo”, concluiu. Hoje, quarta-feira, o Joane prossegue a preparação com a recepção ao Fafe, pelas 17 horas. Já no próximo sábado os joanenses retribuem a visita dos fafenses, jogando pelas 17 horas, no Parque Municipal dos Desportos de Fafe. No jogo com o Vianense, Jorge Baptista contou com o habitual plantel, à excepção de Pedro Borges e Bruno que estavam condicionados fisicamente. Assim, o Joane alinhou com: Campos, Daniel, Zé Pedro, André Campos, Capucho, Hugo, Gil, Miguel Lemos, Pedro Pinto, Sócrates e Vítor Hugo. Jogaram ainda: Pizarro, Álvaro, Carlos Manuel, Miranda, Leonel, Vidal, António, André, Hélder e João Ribeiro. Já o Vianense actuou com: João Pedro, Bruno Graça, Gomes, Cristiano, Branco, Tiago Magalhães, Marcos, Feiteira, Lenho, Nandinho e Luisinho. Jogaram ainda: Paulo Cunha, André, Jorge Humberto, Nuno Gomes, Pedro Coentrão, Israel, Luís Coentrão, Kitos, André Costa e Miguel Mota.

Com a chegada de mais um reforço

GD Ribeirão prossegue preparação O Grupo Desportivo de Ribeirão prosseguiu na passada semana a preparação para a temporada 2010/2011 com a realização de mais duas partidas amigáveis. Na quarta-feira jogou em Serzedelo e

saiu derrotado por 1-0 enquanto no sábado, no Estádio do Passal, empatou a uma bola na recepção ao Limianos. Entretanto, José Lemos recebeu mais um reforço. Trata-se do brasileiro Leo, pro-

veniente do Moreirense Futebol Clube. O sector mais avançado dos ribeirenses está agora mais forte com a chegada do extremo direito Leo que na época transacta actuou em Moreira de Cónegos. O jogador de 25 anos, natural de São Paulo, não teve muitas oportunidades na temporada passada e terá agora um novo desafio na sua carreira ao serviço do Ribeirão. Leo possibilitará a José Lemos ter mais opções para as alas. No passado sábado, os ribeirenses receberam o Limianos, da 3ª divisão nacional, e empataram a uma bola. O único golo da formação orientada por José Lemos foi apontado pelo reforço Feliz, exSerzedelo, num jogo típico de pré-temporada em que o Ribeirão já mostrou maior entrosamento. O onze inicial apresentado por José Lemos foi constituído pelos seguintes jogadores: João Cruz, Tiago, Paulo Rola, Muller, Vítor Bruno, Ruy, André Serrão, Miguel Vaz, Feliz, Leo e Leandro. Durante

a etapa complementar jogaram ainda: Leonardo, Zé, Augusto, Adriano, Cardoso, Adriano Zambianco, Santos, Vitinha, Gavina e Gilmar. Entretanto, na passada quarta-feira, o Ribeirão deslocou-se a Serzedelo, equipa que disputa a 3ª divisão, tendo saído derrotado por 1-0. Na primeira parte actuaram: João Cruz, Zé, Paulo Rola, Marcelo, Augusto, Ricardo, André Serrão, Miguel Vaz, Adriano, Cardoso e Santos. Já na segunda parte jogaram: Leonardo, Tiago, Paulo Rola, Marcelo, Vítor Bruno, André Serrão, Miguel Vaz, Ruy, Feliz, Adriano Zambianco e Leo. Para hoje, quarta-feira, está agendado novo encontro de preparação, pelas 18 horas, no Estádio do Passal, frente ao Maria da Fonte. Já no próximo sábado, também às 18 horas, terá lugar a apresentação dos ribeirenses aos sócios e simpatizantes diante do Sport Clube Coimbrões, da 2ª divisão nacional, zona centro.

Bruno Mrques

Ruivanense lança Escola de Futebol “O Capitão”

José Lemos passa a contar com mais um reforço

O Ruivanense Atlético Clube tem as inscrições abertas para o seu projecto de escolinhas, com a abertura da Escola de Futebol “O Capitão”. O início da época está agendado para o dia 1 de Setembro e todos os interessados que se queiram inscrever nesta escola de futebol poderão desde já fazê-lo. Com uma nova imagem e outra designação, o Ruivanense continua ainda assim o projecto da formação, nomeadamente ligado aos jovens de mais tenra idade. A escola é aberta a rapazes e raparigas, entre os 5 e os 10 anos de idade, que se podem inscrever através dos números 914 295 788 ou 917 208 078 ou ainda através do e-mail ocapitao.rac@gmail.com. Entretanto, no próximo sábado, 21 de Agosto, o Ruivanense vai levar a cabo a Festa Brava aos emigrantes, sócios e amigos do clube, sendo esta a segunda iniciativa das comemorações dos 70 anos da colectividade (1 Agosto 1941 a 1 Agosto de 2010). Um das actividades será o jogo do poio da vaca, com vista à angariação de fundos para o clube. Esta actividade está marcada para as 15 horas no parque de jogos Capitão Fonseca, em Ruivães, sendo que o custo de inscrição é de 5 poios e o prémio principal é de 300 poios.


sport: 18 de Agosto de 2010 17

modalidades

Famalicenses vão lutar pelos primeiros lugares

Juniores do Famalicão começam campeonato em Paredes

Equipa técnica dos juniores famalicenses conheceu o calendário

Realizou-se na passada segundafeira o sorteio do campeonato nacional da 2ª divisão de juniores na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa. A única equipa do concelho presente na prova é o FC Famalicão que vai iniciar a competição no terreno do Paredes a 11 de Setembro. Na 2ª jornada do campeonato, os famalicenses vão receber, a 18 de Setembro, o Desportivo das Aves, equipa que desceu esta temporada à 2ª divisão do escalão. Os

jogos das restantes jornadas são os seguintes: 3ª jornada (25 Setembro), Barroselas-Famalicão; 4ª jornada (2 Outubro), FamalicãoFafe; 5ª jornada (9 Outubro), Famalicão-Gil Vicente; 6ª jornada (16 Outubro), Palmeiras-Famalicão; 7ª jornada (23 Outubro), FamalicãoAbambres; 8ª jornada (30 Outubro), Limianos-Famalicão; 9ª jornada (6 Novembro), Famalicão-Trofense; 10ª jornada (13 Novembro), Paços Ferreira-Famalicão; 11ª jornada (20 Novem-

bro), Famalicão-Penafiel. Os famalicenses vão lutar pelos primeiros lugares da tabela classificativa, procurando um regresso ao nacional da 1ª divisão do escalão. Nesta fase da prova, todos os doze clubes que integram a 2ª divisão vão jogar entre si, num campeonato a duas voltas. Na segunda fase do campeonato, os primeiros classificados vão lutar pela promoção enquanto as restantes equipas tentarão evitar a descida de divisão.

Nova escola de futebol abre em Setembro

fiaante Francisco Vital confi para novo projecto O treinador famalicense Francisco Vital está confiante no sucesso do seu novo projecto, uma nova escola de futebol que vai abrir portas no Parque Desportivo de S. Cláudio, na freguesia de Santiago de Antas. Depois de não ter renovado a parceria com o Ruivanense Atlético Clube, Vital parte agora para nova iniciativa que terá a designação de “Vitalinhos”. A escola destina-se a meninos e meninas com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade que vão poder continuar a receber os ensinamentos dos treinadores Joca e Vital, entre outros. Os treinos iniciam-se a

partir do dia 1 de Setembro e as inscrições podem ser efectuadas no Parque Desportivo de São Cláudio. O técnico parte para esta nova aventura com “objectivos muito bem definidos e com bastante optimismo porque a experiência vivida ao serviço do Ruivanense deixou-nos bastante satisfeitos e digo mesmo apaixonados por esta causa que é o futebol de escolinhas”. “A ligação que mantivemos com os alunos e os pais foi a todos os níveis excelente e daí pretendermos continuar ligados aos escalões de formação”, acrescentou ainda Vital

ao Opinião Sport. Mais à frente, Francisco Vital fala das mesmas ambições e o slogan que vai continuar inalterável em relação à experiência no Ruivanense. Assim, o “joga comigo” vai permanecer como lema para todos os jovens aspirantes a craques do mundo da bola. “Para juntar a esse lema vamos ter ainda mais este ano porque vamos utilizar mais uma frase que é: «Vitalinhos a bombar, vamos todos para lá jogar»”, destaca. Quanto à escola que vai utilizar as instalações do São Cláudio, Francisco Vital aposta forte na “aproximação à cidade de Famalicão”. “E também sabemos que o S. Cláudio está neste momento a fazer um esforço muito grande para fazer melhorias no seu parque de jogos e daí a nossa escolha”, aponta. As inscrições poderão ser feitas através dos números 917230563 ou 966893620. Para mais informações podem ainda contactar através do email vitalinhos2010@gmail.com.

Na equipa sénior de hóquei em patins

Pré-temporada definida no Famalicense Está já definido o calendário de pré-temporada do Famalicense Atlético Clube (FAC), em hóquei em patins sénior. São dez os encontros de preparação previstos antes do início do campeonato nacional da 3ª divisão que arranca no dia 2 de Outubro e que terá o seu sorteio durante a próxima semana. O FAC vai participar na taça Jorge Coutinho (Associação de Patinagem do Minho), Torneio Cidade de Famalicão e Torneio de Braga. Na Taça Jorge Coutinho, o Atlético Famalicense realizará cinco encontros, sendo que apenas um dos quais em Famalicão, no dia 16, frente à AD Limianos. Além do FAC e do Limianos participam na série A as equipas do CART, Fão e Juventude Viana. O Torneio Cidade de Famalicão decorrerá em Riba d’Ave com a participação do clube local, Infante Sagres e Valongo. O Torneio de Braga conta com a presença do HC Braga, FAC, Oliveirense e Porto Santo, SAD.

Aproveitando a presença do Porto Santo SAD no continente realizar-se-á um encontro em Famalicão. O calendário de todos os jogos da pré-temporada é o seguinte: 8 Setembro, 20h30, Ponte de Lima, Fão-FAC (Taça Jorge Coutinho); 9 Setembro, 20h30, Fão, CART-FAC (Taça Jorge Coutinho); 11 Setembro, 22h00, Riba d’Ave, RAHC-FAC (Torneio Cidade Famalicão); 12 Setembro, 17h00/18h30, Riba d’Ave, Valongo ou Infante-FAC (Torneio Cidade de Famalicão); 14 Setembro, 20h30, Taipas, AJ Viana-FAC (Taça Jorge Coutinho); 16 Setembro, 21h45, Famalicão, FAC-Limianos (Taça Jorge Coutinho); 19 Setembro, fase final, Barcelos, (Taça Jorge Coutinho); 20 Setembro, 21h00, Famalicão, FAC-Porto Santo SAD (particular); 24 Setembro, 22h00, Braga, HC Braga-FAC (Torneio Cidade Braga); 25 Setembro, Braga, Oliveirense ou Porto Santo SAD-FAC (Torneio Cidade Braga).

FC Famalicão apresenta-se dia 25 aos associados O Futebol Clube Famalicão anulou o seu jogo de apresentação aos sócios e simpatizantes, previamente agendado para o próximo sábado, dia 21 de Agosto, frente ao Desportivo da Corunha, devido à dificuldade que o clube teve para cumprir os regulamentos internacionais para este tipo de desafios. Assim, o jogo de apresentação do FC Famalicão fica adiado para a próxima quarta-feira, dia 25 de Agosto, pelas 20h30, frente ao Desportivo das Aves, formação da Liga Orangina. Entretanto, os jogos da pré-época do Futebol Clube Famalicão prosseguem já hoje, quarta-feira, pelas 20 horas, frente ao Melgacense, no Estádio Municipal. No sábado, dia 21 de Agosto, a equipa sénior famalicense defronta, pela 18 horas, a equipa júnior que vai participar no campeonato nacional da 2ª divisão. O clube famalicense que iniciou uma campanha de venda dos lugares cativos. “O seu lugar no estádio”, assim é o slogan da iniciativa, pode ser adquirido na sede do clube, com os responsáveis da direcção a esperar uma grande adesão de todos os famalicenses a esta nova campanha.

Ciclismo de Pousada consegue pódio em Portuzelo A Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos/Escola de Ciclismo Carlos Carvalho participou no passado domingo no 35º Circuito de Santa Marte de Portuzelo, em Viana do Castelo, onde os resultados obtidos foram positivos. Em juvenis, o ciclista João Pereira venceu na sua categoria e continua líder da geral do Troféu Regional do Minho, em ciclismo. Já no escalão de infantis, Luís Pereira foi quarto classificado, tendo a formação famalicense conseguido resultados positivos em termos globais. No próximo dia 28 de Agosto, sábado, a equipa de Pousada de Saramagos volta à competição no Circuito de Espinho.


18

sport: 18 de Agosto de 2010

publicidade

Po s t os d e D is t r i b u iç ã o Abade de Vermoim Restaurante Costa e Silva Rua 25 de Abril Antas Quiosque Espaço Verde Rua 8 de De zembro Retiro da Mariquinhas Lugar da Igreja Retiro da Mariquinhas Rua da Fonzeca, nº308 Anta’s Café Edif. Jardins do Lago Sede do A.R.C.A. Lugar da Portela Quiosque Central Central Camionagem Arnoso Santa Eulália Café Bastos Rua da Car valheira, 111 Café Santo Amaro Rua Dr. Agost. Fernandes Arnoso Santa Maria Casa Bola d’Ouro Av. Conde Arnoso Posto de Abastecimento Junto à Engenho Foto Look Av. dos Moinhos Mini Mercado Costa Rua 8 de Dezembro Restaurante do Altinho Rua do Altinho Supermerc. Diamantino Lugar de Lages Avidos Pão & Companhia Estrada Nacional 204/5 Churrascão Sousa Rua Estrada Nacional 204/5 Fatipão Tra vessa Quinta da Ponte Café-Restaurante Amaury R. Estrada Nacional 204/5 Bairro Past. Pão Quente Rosa Celeste Av. Joaquim Leite Café Pastelaria Sonho Azul Av. Joaquim Leite Papelaria Compasso Avenida Sil va Pereira Bente Churrasqueira O Toneco Avenida dos Emigrantes Supermercado Teresinha Av. dos Emigrantes, 1707 Café Sampaio Rua da Praça, 385 Belita Supermercados Lugar de Cardal Brufe Supermercado Azevedo Rua D. Jorge Ortiga Mini-mercado Né Rua Manuel Moreira Maia Drogaria e Pichelaria DP R. Joaquim Pereira, 468 Lj Cabeçudos Casa Carlos Rua 25 de Abril, 145 Bricoonda Rua Estrada Nacional 204 Quiosque Central Lugar do Souto Calendário Quiosque das Oliveiras Rotunda das Oli veiras Sede Barrimau R. José Elísio G. Cerejeira Bodyline - Training Center Rua Visconde de Gemunde Casa FC Porto de Famalicão Rua S. Julião - Ed. Jardins Penedo Quiosque Eurofama Av. França D Marco – Padaria Pastelaria R. Saint Fargeau Ponthierry Ed. Eurofama Padaria Madrugada II R. José Elísio G. Cerejeira, 17 Super Talho Infante de Sagres R. Fontes Pereira Melo, 2115 lj 2 Vitória Caffe Alto da Vitória Recauchutagem Famalicense R. José Elísio G. Cerejeira - Pav 12 e 13 Quiosque Eurofama Av de França Bar Lagense Rua Manuel Monteiro, 48 Intermarché Rua S. Julião Diogo Snack-Bar Rua José Oliveira Menezes -

Recta Sr. dos Perdões Talho Morado Rua José Gonçal ves Cerejeira, 61 Costas & Oliveira R. Alberto Sampaio Supermercado Horácio & Sousa Av. D. Afonso Henriques, 3680 Eugénios Health Club R. P. Avis de Brito Casa Magote Rua de Rorigo Restaurante D. Antónia Ribaínho Carreira Cafetaria Franlu Rua do Fojo, 152 Cabeleireiro Novo Visual Rua do Fojo, 152 Café Santiago Rua da Estrada 204/5 Mini Mercado Bezerra Rua do Monte Mini Lurdes - Minimercado Rua do Outeiro, 27 Castelões Casa Chico Rua Ál varo de Castelões Pastelaria P. Quente Castelões Rua Georgiana Neto Café Tocano Rua de S. josé, 152 Pastelaria Sta Catarina Rua Vera Cruz Pastelaria Flôr da Ribeira Prta Ál varo de Castelões Cavalões Mini Mercado Belo Horizonte Rua Do Comércio P. Repsol Os Emigrantes R. Dr. José A. Carneiro Cruz Peluche - Pastelaria Largo Sr. dos Aflitos Mercearia Rego Av. S. Tiago da Cruz Mercearia Afonso Costa Rebelo Rua das Vendas, 50 Delães P a p e l a ri a M a rq u e s Avenida da Portela (Posto Galp) Qu i osq u e junto à igreja Pe ixo to Sp or t Junto aos Correios Pa py ru s L ivra r ia Qu iosq u e Av. Albino Marques, Ed. Europa Sa p a tar ia Pe ixo to Junto aos Correios Past el a ria D oc e Mar co Zona Industrial Pocinhos P as t e l a r i a C ar m i t a Av. Albino Marques, nº 366 B e l i t a S u p e r m e r c ad o s Rua da Igreja P a v i l h ã o De l ã e s Bairro Augusto Correia Lj de Conveniência de Delães Rua da Igreja nº10 Ca f é Re al ista Rua das Figueiras, nº 5 Esmeriz Livraria e Papelaria Grafiarjo Junto às escolas primárias Junta de Freguesia de Esmeriz Rua da Casa da Junta, 14 Café Jota Largo do Souto, 86 Café Principal Avenida Carlos Bacelar Fradelos TF Gest - Posto Combustíveis Lugar da Quinta Quiosque Reis Rua Sta. Leocádia Posto Galp Junto à Junta de Freguesia Salão de Chã Gabibela R. D. Maria II, 1037 - Loja 2 Gavião Mini-Mercado S. Vicente Rua 20 de Junho Posto Repsol Estrada N14 Estrela da Sorte Lotarias Junto à Rot. Stº António Hotel Moutados Avenida do Brasil, 1223 Gondifelos Casa das Prendas Parque das Tílias P. Abastecimento Sopor Av. São Félix

Joane Petro Joane Rua S. Bento Posto de Combustível de Joane Av. Dr. Mário Soares Biblioteca ATC Rua Dr. Agostinho Fernandes Snack-Bar O Rei dos Cachorros R. dos Laburins - Ed. Pérola do Vau Bar ATC R. Dr. Agostinho Fernandes Supermercados Dá-Cá Tv. Padre Sil va Rego,Lj.11 Quiosque Central de Joane Largo da República Snack Bar O Rei dos Cachorros II Av. Dr. Mário Soares, 364 Churrasco da Ponte Labruge Bar do GD Joane Av. Padre Benjamim Salgado Café Central Lugar de Telhado Supermercados Henrique Avenida dos Laborins Mercearia Olivia Lopes Lugar Rui vos Café S. Miguel Rua Santo Amaro Quiosque da Feira Largo da Feira Piscinas Rua de Leognan Jesufrei Jardim Infância de Jesufrei Por cima da junta Café Mercearia Ramos Rua da Igreja Café S. Miguel Rua P. Domingos A. Pereira Lagoa Café Europa Av. dos Lamosos Casa Carvalho Rua EN 204 Landim Quiosque Landinense Largo das Tílias Café França Avenida da Tílias Cervejaria das Campas Rua do Sobreiral, nº 12 Junta Freguesia de Landim Alameda do Mosteiro, nº 62 Café Carvalhal Largo da Senhora das Dores, nº2 Café Vida Nova Lugar de Segures Lucyland Rua da Estrada Nacional Mercado Stª Marinha Rua Santa Marinha, 273 Cervejaria Pão Quente Avenida Avenida da Lamela, 519 Frutapão Rua Senhora do Carmo, 39 Café Sobreiral Rua de Sobreiral, 166 Lemenhe Café Costa Verde Aldeia No va Restaurante Fervenças Rua Papa João Paulo II Café Avenida R. P. Domingos A. Pereira Pastelaria Aromas de Canela R. Papa Joâo Paulo II, 790 Louro Café Central Tra vassos Bar do GD Louro Rua Martires do Ultramar Carfoto R. Padre Domingos J. Pereira, 1245 Taberna Ilha do Fogo Barradas Cafetaria e Posto Combustível Cepsa R P. Domingos J. Pereira Lousado Restaurante Linha Lugar do Souto Café Ribeiro Largo Conde da Covilhã, 67 Café Atalaia Rua do Carvalhinho, 503 Café Tae-Kwon-Do Loteamento Mabor, 52 Quiosque do Souto R. Cardeal Cerejeira Bar da Estação Estação Caminhos de Ferro Café Central Rua Cardeal Cerejeira, 202 Mogege Café Snack Bar Cruzeiro Av. Bernardo Guimarães

Café Águia Rua da Liberdade, 166 Pastelaria Celiana Av. Padre António Ferreira, 470 Café Flor do Minho Lugar da Boavista Mouquim Mini Mercado Igreja Largo da Igreja Adega Reg. Stª Filomena Ançariz Nine Café Santos Quintães Restaurante Snack-Bar Irmãos Loteamento do Bacelo, 67 CP Quiosque Ed. Estação Caminhos Ferro Nine Estação Serviço Cepsa Lugar da Estação Novais Café Reguila Rua das Almas Mini Mercado Azevedo Largo S. Simão Oliveira Santa Maria Delnet, Lda Av. 25 de Abril Cafe Mosteiro Largo do Mosteiro, nº 5 Scam- Posto Gasolina Rua do Sestêlo Café Riera São Cristo vão Oliveira São Mateus Café Esplanada R. Estrada Municipal 574 Mini Mercado das Casas Rua 1º De zembro,64 Padaria Pastelaria S. Mateus R. Camilo Castelo Branco, 141 Pizzaria Topo Gigio Rua S. José Padaria Pão Quente Rua Casas Novas - Lote 1 Papelaria Andrade Rua da Santa Ana Piscinas Lugar do Quinteiro Mini Mercado Vieira Lugar do Quinteiro Outiz Papelaria Fernandes Av. Jorge Reis

Azoria - P. de Combustiveis Av. Cidade Abreu & Lima, nº2 Pavilhão Riba d’Ave Parque das Tílias Papelaria Riscos e Rabiscos Av. Narciso Ferreira Café Bento R. Liberdade, 161 - R/C Ribeirão Quiosque Central Frente à Junta de Freguesia Mercado Azevedo Av. 3 de Julho Café Paris Compl. Hab. Bragadela, Loja 28 Café Desvio R. S. João de Deus, 51 Charly Pastelaria e Padaria Rua da Bragadela, nº3 Restaurante Colina do Ave Rua do Vau, 11 Bar do GD Ribeirao Campo do Passal Café Central Lugar do Outeiro Ruivães Livraria Pap. Campos Rua do Pereiró nº 68 Vinha Super - Combustíveis Lugar da Vinha Pimacom Av. Dr. Júlio Araújo, 410 Café Arco-Íris Rua Vasco da Gama, 209 JM Café Pastelaria Rua da Vinha Café Sede Ruivanense Rua do Pereiró Supermercado Rosa de Fátima Rua do Souto, 243 Café Juventude Rua Domingos Monteiro Pastelaria Pão do Monte Rua Domingos Monteiro Seide S. Paio Associação Juventude Alegre Largo Nossa Sra. Parto Café Snack-Bar Novo Milénio Edf. Agrinha, 879 Seide S. Miguel Café Snack-Bar Camiliano Largo Dona Plácido Café Popular Co vas Pastelaria Amor de Perdição Rua Dr. Manuel Faria

Pedome Café Centro Av. S. Pedro Café S. Cristovão Rua da Bemposta

Sezures Café do Monte R. Srª. Boa Viagem Café Mercearia Central Rua N. Srª Fátima

Portela Café Snack-Bar Nova Era Rua da Igreja

Telhado Mercearia Barbosa Rua do Azideiro Posto Abast. Carneiro Araújo Avenida Principal

Pousada Saramagos Cafetaria e Quiosque Notícias com Sabor Avenida da Riopele Associação Família Benfiquista Rua de Espanha, nº 128 Papelaria Livraria Nove Av. do Cru zeiro, 171 Pap. Carlos Carvalho Av. Stª Justa Minimercado Primavera Travessa da Ponte Nova, 19 Requião Mini-Bazar da Portela Lugar da Portela Churrascaria Flores Av. S. Silvestre, 1954 Mini- Bazar S. Bento Lugar da Portela Talho Ribeirais Rua de Ribeirais Café Snack Bar Aquário Rua de Ribeirais, 143 Restaurante Zé Costa Av. São Silvestre Bar do Salão de Festas Lugar do Mosteiro Estação Serviço Portela Estrada 206 Riba d’ Ave Café Para Pedro Rua Joaquim Ferreira Café Latitude Trav. Camilo Cast. Branco Papelaria Maria Aurora Silva R. 25 de Abril - R/C - Dir Junta de Freg. de Riba d’Ave A. Tílias, nº 39 Café Central Rua 25 de Abril

Vale S. Cosme Café Restaurante Veiga Av Tibães Talho S. Cosme Av. Tibães Junta Freguesia Vale S. Cosme Rua da Igreja, 151 Café Pão Quente Lamela Doce R. Sr. dos Bons Caminhos, 644 Café Tulipa R. Conde Vale S. Cosme Pastelaria Miga Doce Avenida Central Café da Pedra Rua da Pedra Minimercado Outeiro Travessa do Monte Vale S. Martinho Auto – Mercado Minda Lugar do Outeiro Koppus Caffe Rua do Passo Vermoim Avelino Lomba Pimenta Junto à Capela Café Floresta Lugar da Floresta Supermercado Flor de Liz Rua de Penelas Café Breia Av. Breia de Cima, 90 Infor Bit Av. D. João XXI, 1820 Restaurante Romy Av. João XXI Café Zé Ringo Av. Monte dos Combros Café FM Rua António Oli veira Costa

Estação Serviço Esso Av. João XXI

Vila Nova Famalicão Quiosque Avenida Centro Comercial Aro Kyosk Shop R. Lino José Ferreira. lj 236 Quiosque Abrigo Av. General Humberto Delgado Quiosque Moderno R. Adriano Pinto Basto, 156 Supermercado Lopes & Costa Rua Santo António Quiosque Abanca Av. Dr Carlos Bacelar Cior Escola Profissional R. Amélio Rey Colaço Papelaria S. Tomé Av. Barão da Trovisqueira, 7 Café Tostinhas Rua Mário Cesarini, Lj 6 Quiosque Sagres Parque da Ju ventude Bargauto Rua D. Sancho I Restaurante Lua Cheia Avª Barão Trovisqueira Fagricoop Rua Sr. da Agonia, 372 Casa Salora R. Vasconcelos e Castro Quiosque da Estação Estação CP Famalicão Papelaria Quinta do Vinhal R. P. Freitas reis, Ed. Vénus Lj 12 Quiosque Kalifa Av. Rebelo Mesquita Cartercombe - P. Abastecimento Rua S. João de Deus Tabacaria Sampaio Rua Narciso Ferreira Arriva Central Camionagem Salão de Jogos St Tropez Tras. Shopping Twon Casa Voga R. Adriano Pinto Basto Quiosque Hospital Junto ao Hospital Tabacaria Fernandes Rua Santo António Latino’s Bar Restaurante Av. do Brasil Vida Sã Rua Barão da Tro visqueira Tabacaria França Rua Ernesto Car valho A Mascotinha da Sorte Praça D. Maria II Bar Pavilhão Municipal Av de França Supermercado Bandeirinha Rua Cons. Santos Viegas, 162 Café Sousa Balaída - Mões Café Snack-Bar Luso Brasileira Av. 25 de Abril Café D. Sancho I Rua Augusto Corrreia Parque Estacionamento Sagres Rua Luís Barroso Casa Benfica de Famalic ão Praça D. Maria II Papelaria Armanda Lima Rua Cons. Santos Viegas, 58 Quiosque E. Leclerc Hipermercado E. Leclerc Vilarinho Cambas Café Snack-Bar Barreiras Rua da Cumieira, 659 Pastelaria S. Paulo Rua da Roederstein 5 Junta Freguesia Vilarinho Rua da Saudade, 45 Café Castanhal Lugar de Castanhal Restaurante Martins Urbanização Navio - Lote 2 R/C Trofa Quiosque Desporto 2004 Rua D. Pedro V Quiosque do Pedro Rua Conde S. Bento Bazar Tina Rua Júlio Dinis Santo Tirso Pizzaria Snack-Bar Noddy Areias Pão Quente Areias Junto à igreja de Areias Viatodos P. Abastecimento Galp Viatodos


sport: 18 de Agosto de 2010 19

modalidades

VIII Campeonato de Jovens da União Europeia 2010

Inês Machado Oliveira foi medalha de bronze

Inês Machado Oliveira (ao centro) conquistou distinção

A xadrezista Inês Machado Oliveira, da Didáxis, conquistou a sua primeira medalha de bronze em competições internacionais. Terminaram, no passado dia 12 de Agosto, os campeonatos da União Europeia, escalões sub-8 a sub14, que contaram com a participação de 187 Atletas, de 22 países. Portugal conquistou uma meda-

lha de bronze, no escalão sub-14 feminino, e um 5º lugar, no escalão sub-10. A campeã nacional sub-14, Inês Machado Oliveira, do Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme-Didáxis (NXVSC-Didáxis), ficou apenas a meio ponto da medalha de ouro, entre 15 concorrentes. A jovem atleta famalicense participou

nesta competição pela terceira vez consecutiva, depois de ter alcançado o 5º lugar nas duas últimas edições nos escalões sub-12 e sub-14, respectivamente. A sua performance neste torneio vem mais uma vez provar a clara ascensão no xadrez nacional e internacional jovem. O campeão nacional sub-10, André Sousa (Grupo de Xadrez do Porto), ficou, também, a meio ponto do vencedor, entre 51 participantes. O NXVSC-Didáxis fez-se representar por mais duas atletas que participaram pela primeira vez em competições internacionais: Alice Machado Oliveira, actual vicecampeã nacional sub-8, classificou-se em 10º lugar, entre 15 participantes, e Elisa Machado Oliveira participou no Open Aberto sub-8 e sub-10, posicionando-se em 4º lugar sub-8, em nove participantes do respectivo escalão. Destaque ainda para o 9º lugar de João Andias (sub-14, Clube Galitos, Aveiro), o 11º lugar de João Vicente (sub-14, CX Pedro Hispano, Coimbra) e o 13º lugar de Henrique Aguiar (sub-12, Clube Galitos), que ficaram todos no primeiro terço das respectivas classificações finais. De acrescentar que a comitiva nacional foi composta por 13 atletas e pelos técnicos António Fróis, Sérgio Rocha e Vítor Guerra.

Inscrições abertas nas escolinhas do FC Famalicão O Futebol Clube de Famalicão tem abertas as inscrições para as suas escolinhas referentes à época 2010\2011. As inscrições iniciaram-se no passado dia 16 de Agosto, numa temporada de escolinhas que tem o seu início marcado para o dia 2 de Setembro. O Famalicão decidiu oferecer condições especiais aos encarregados de educação que tenham o seu educando nas escolinhas no clube, assim como aos que se venham a inscrever. Mais informações podem ser prestadas no acto da inscrição.

SC Cabeçudense apresenta equipa para 2010/2011 O Sporting Clube Cabeçudense vai apresentar no próximo sábado, 21 de Agosto, pelas 18 horas, o seu plantel sénior de futsal para a temporada 2010/2011. A apresentação da equipa terá lugar no salão nobre da Junta de Freguesia de Cabeçudos. pub

Atletismo recebe apoios camarários Na última reunião do executivo camarário foi aprovado o apoio financeiro ao desenvolvimento e formação desportiva/atletismo a três colectividades famalicenses. Assim, ao Liberdade Futebol Clube foi atribuído o montante de 3.500 euros, ao Grupo Associativo e Recreativo de Cruz o valor de 1.500 euros e por fim à Associação Moinho de Vermoim, a verba de 2.000 euros.

ADECA apoiada em obras de melhoramento...

Usado e em óptimo estado. Tem a área de 150 m2. Com ar condicionado. Fica perto da Universidade Lusíada.

No centro da cidade, com óptimas áreas, Fica no 3º andar, tem um sótão, excelente negócio. Valor: 65.000,00 €

Valor: 94.500,00 €

A Associação Desportiva de Castelões (ADECA) viu aprovado na última reunião de Câmara um apoio financeiro para a realização de algumas obras de melhoramento no seu parque desportivo. O valor global do subsídio é de 12.000 euros que se irá destinar ao apoio nas obras de renovação do piso de jogo do recinto desportivo da ADECA.

...e Desportivo S. Cosme também A Câmara Municipal deliberou, na última reunião do executivo, atribuir ao Desportivo de S. Cosme um subsídio no montante global de 200.000 euros para apoio às obras de arrelvamento sintético do seu recinto desportivo. As condições são de efectuar o pagamento do subsídio em cinco tranches anuais, sendo a primeira no montante de 10.000 euros durante o ano de 2010, a segunda no montante de 30.000 euros durante o ano de 2011, a terceira e a quarta no montante de 80.000 euros nos anos de 2012 e 2013.

Gondifelos e Cavalões com verba para manutenção dos relvados A Associação Desportiva de Gondifelos e o Grupo Desportivo de Cavalões vão ter direito a subsídios para a manutenção dos respectivos campos de futebol relvados, verbas essas cuja atribuição foi aprovada na reunião camarária. Assim, a autarquia decidiu atribuir um subsídio de 7.000 euros a cada uma das associações desportivas famalicenses para realizarem trabalhos de conservação dos relvados.

Sociedade Columbófila contemplada com subsídio A Sociedade Columbófila de Famalicão viu aprovado pela Câmara Municipal de Famalicão um subsídio para o desenvolvimento de actividades. Desta forma, foi atribuída uma verba global de 1.000 euros para que a referida Sociedade Columbófila levar a cabo as suas actividades, nomeadamente diversas exposições, leilões e manifestações no âmbito da Columbofilia.

Com a área de 145 m2, dois lugares de garagem e arrumos. Cozinha mobilada, sala com lareira, uma casa de banho completa e uma suite, tem seis armários embutidos, soalho em carvalho, ar condicionado e aquecimento central, tectos falsos com iluminação em focos e com duas varandas. Valor: 150.000,00 €

Como nova – Em Antas.Equipada com ar condicionado e aquecimento central, Cozinha mobilada e equipada, alarme, sistema de som em toda a casa, Janelas eléctricas, três quartos, duas casas de banho, uma suite com quarto de Vestir e armários embutidos. Garagem para dois carros. Valor: 175.000,00 €

Tem a área de 95 m2, garagem fechada para um carro, quartos com armários embutidos, uma casa de banho e uma suite, cozinha, lavandaria e despensa, iluminação em focos, tem ar condicionado, uma varanda, pavimento em cerâmica e taco e garagem fechada para um carro.

Centro da cidade. Cozinha mobilada, com placa e exaustor, uma casa de banho completa, Sala de jantar com uma varanda, dois armários embutidos.

Apartamento T2 – Como novo Com duas frentes. Garagem para um carro. Cozinha mobilada e equipada com electrodomésticos. Lavandaria e arrumos. Valor: 125.000,00 €

Apartamento T3 – Novo. No centro. Tem a área de 122 m2. Com aquecimento central. E com garagem e arrumos. Valor: 100.000,00 €

Escritório junto aos correios. Para arrendar: 225,00 € Tem a área de 40 m2, fica no 1º andar, em muito bom estado.

Apartamento T3 – Novo. Em frente às Finanças de Calendário Com óptimos acabamentos. Quartos com armários embutidos Duas casas de banho. Sala com varanda. E com aparcamento para um carro. Valor: 150.000,00 €

Escritório na Rua de Sto. António. Para arrendar: 1.250,00 € Com dois pisos e um recuado. Com possibilidade de lugar de estacionamento privado. Está como novo, uma casa de banho remodelada e com sensores. Varanda na frente da rua principal.

Apartamento T2 Dois quartos com armários embutidos. Uma casa de banho completa. Sala de jantar e estar com lareira. Cozinha mobilada, lavandaria. Uma varanda. E ar condicionado. Valor: 85.000,00 € T2 – Com garagem. (Em frente à Câmara) Tem a área de 95 m2. Dois quartos com armários embutidos. Uma suite mais uma casa de banho completa. Cozinha, lavandaria e arrumos. Com iluminação em focos e com ar condicionado. Uma varanda. Valor: 90.000,00 €

Valor: 72.000,00 €

Apartamento T3 – Com óptimas áreas no centro (Perto do Hospital) Tem três quartos com armários embutidos. Duas casas de banho. Cozinha mobilada. Sala com varanda. Valor: 75.500,00 € Loja no Edifício Sagres. Para arrendar: 500,00 € Com a área de 106 m2, tem duas casas de banho.

Apartamento T3+1 – No centro da cidade. Condomínio incluído. 375,00 € Apartamento T1+1 – No centro da cidade. 250,00 € Apartamento T2 com garagem. Perto do centro. Condomínio incluído.


20

sport: 18 de Agosto de 2010

motores

Depois do desaire no Rali Vinho da Madeira

Miguel Campos presente nas últimas provas do Nacional

A equipa espanhola RMC Motorsport, liderada pelo espanhol Roberto Mendez, apostou no piloto famalicense Miguel Campos para a participação no Nacional de Ralis português e no Rali Vinho da Madeira, que decorreu de cinco a sete de Agosto. A equipa debateu-se com alguns problemas que a impediram de terminar a prova devido a um problema mecânico no sistema de escape. A dupla Miguel Campos/Aloíso Monteiro não conseguiu, assim, um bom desfecho na competição madeirense: “após

um convite endereçado pela RMC, que se propôs a colocar o veículo actualmente conduzido pelo Xavi Pons a nossa disposição, eu, o Aloísio e a RMC estávamos muito animados e entusiasmados para o rali Vinho da Madeira, oferecendo aos nossos patrocinadores os resultados positivos que tanto esperam”, começou por referir o famalicense. “O Ford Fiesta é um óptimo carro, mas um problema no catalisador obrigou-nos a desistir. Obviamente que não era este o desfecho desejado, pois estava-me adap-

tar muito bem ao Ford Fiesta, mas temos que levantar a cabeça pensar no projecto e tentar ver o que podemos fazer no imediato para reverter esta maré de menor sorte”, referiu ainda o piloto sobre o carro que tem à sua disposição. Depois deste desaire e a pilotar um Ford Fiesta Super2000, a dupla portuguesa vai agora procurar resultados positivos após ver confirmada, pela equipa espanhola, a presença nas últimas três provas do Nacional de Ralis, a próxima já no Rali do Centro: “o nosso objectivo é triunfar

nas quatro rodas motrizes, e ao mesmo tempo tentar andar mais depressa para melhorar o conhecimento sobre o carro. Sabemos que esta aposta da RMC vai de encontro a colmatar o último desaire ocorrido na Madeira mas vamos dar o nosso melhor para superar todas as expectativas”, acrescentou Miguel Campos. Esta dupla conseguiu obter o ano passado, neste mesmo rali, a vitória na classe das duas rodas motorizes e pretende repetir a façanha, desta feita, nas quatro rodas motorizes. pub


Com a colocação do relvado sintético no seu parque desportivo

AD Ninense pensa noutros voos Bruno Marques

lizar a pré-época toda no nosso campo de jogos, de maneira que penso que a adaptação será fácil”, refere António Sá. M a n u e l C a r va l h o c o n s i d e r a m e l h o r i a s e s s e n ci a i s O ex-presidente Manuel Carvalho, e responsável pela comissão de obras que acompanhou todos os desenvolvimentos no parque desportivo, acredita que a introdução de um relvado sintético vai melhorar qualitativamente todo o trabalho desenvolvido em Nine. Este responsável diz mesmo que “o relvado do campo de jogos era fundamental”. “Eram das obras mais importantes para o clube porque só tínhamos juniores, juvenis e seniores e a direcção queria ter todas as camadas jovens, algo que não era possível anteriormente”, refere Manuel Carvalho, sem esquecer a ajuda importante dada por toda a população de Nine, bem como da autarquia e da Junta, para a concretização desta beneficiação no parque de jogos. Questionado sobre o que ainda faz falta ao Ninense, em termos de infra-estruturas, o responsável pela comissão de obras fala no desejo de contar com mais balneários para que mais do que

Manuel Carvalho foi o responsável pela comissão de obras

uma equipa possa trabalhar ao mesmo tempo. A falta de verbas e a dificuldade em conseguir mais apoios neste momento fazem com que essa melhoria tenha de ficar para outra altura. Outro problema prende-se com a bancada do parque desportivo que em dias de chuva não protege totalmente os espectadores. Os balneários e as bancadas serão por isso situações para rever numa outra ocasião. Com o relvado já colocado e as obras terminadas é agora tempo da direcção do Ninense pensar na inauguração oficial do sintético, algo que só deverá ter lugar no mês de Outubro. Isto apesar do campo começar desde já a ser utilizado com o início da pré-temporada 2010/2011. “A inauguração vai acontecer mais para a frente, até por dificuldades em termos de agenda para as entidades oficiais, sendo que também ainda não existe adversário para o jogo de futebol da inauguração”, refere Manuel Carvalho, levantando ainda assim um pouco a ponta do véu e admitindo que gostariam de ter “as velhas guardas do FC Porto, à semelhança do que já aconteceu na comemoração de outras datas importantes do clube”. veja a reportagem www.famatv.pt

Bruno Marques

As obras para o arrelvamento sintético do parque de jogos da Associação Desportiva Ninense já terminaram, dotando o clube de uma melhoria que os responsáveis consideram fundamental para o crescimento da colectividade, nomeadamente em termos de camadas jovens. A inauguração oficial deverá acontecer em Outubro, sendo que no final do mês de Agosto já vai receber os treinos e jogos de preparação da equipa sénior do Ninense. Este projecto mobilizou todos os ninenses, tendo um custo total a rondar os 320 mil euros. A comissão de obras contou com a colaboração de toda a população de Nine. E sublinha que o sucesso deste projecto esteve também intimamente ligado ao apoio monetário do executivo camarário, bem como à actuação e empenho da Junta de Freguesia de Nine que, na pessoa do presidente Domingos Ribeiro, considerou desde o primeiro dia o arrelvamento do campo de jogos como prioritário, promovendo o diálogo entre a direcção e a Câmara. A Junta de Freguesia de Nine atribuiu à associação uma verba de 20 mil euros. Terminaram as obras no parque de jogos da Associação Desportiva Ninense que passa agora a contar com um relvado sintético. A formação de Nine vai, na nova época, actuar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga e a nova estrutura será importante para o crescimento do clube. Permitirá

ainda um incremento e melhoria em termos de trabalho com os jovens, acrescentando na nova temporada todos os escalões da formação à estrutura da colectividade. Em 2009/2010, o Ninense tinha apenas juniores e juvenis, para além dos seniores. Aliás, segundo António Sá, as camadas jovens são uma parte fundamental para o futuro da associação. “Esta colocação do relvado era uma melhoria que já esperávamos há muito tempo, foi possível concretizar este ano, num investimento muito alto que será importante para termos novas condições para que os resultados apareçam em todas as equipas do clube”, adianta. A manutenção das equipas nas mesmas divisões e o aparecimento dos restantes escalões é a prioridade. António Sá acredita que agora “estão reunidas todas as condições para termos todos os escalões”, uma vez que quando existia um pelado, o campo não aguentava a muita utilização que tinha. Certo também é que o trabalho a ser desenvolvido pelos treinadores das diferentes formações já terá em conta o facto de ser feito em relva artificial. Toda a pré-temporada e respectivos jogos de preparação, em casa, serão já realizados no campo de relva sintética. Sobre a adaptação dos jogadores, o presidente do Ninense acredita que não surgirá qualquer dificuldade nesse aspecto e tudo acontecerá de forma natural. “Na época passada fizemos alguns treinos e jogos em sintéticos, vamos rea-

pub


22

sport: 18 de Agosto de 2010

especial

António Sá quer cimentar clube na Divisão Honra Após a colocação do relvado sintético, os objectivos da actual direcção do Ninense centram-se agora no plano desportivo, com o principal intuito a ser cimentar a posição da equipa sénior no principal campeonato da Associação de Futebol de Braga. Uma subida aos nacionais de futebol, a médio/longo prazo, também não é ideia completamente posta de parte pelos responsáveis ninenses. “Primeiro queremos solidificar a posição do Ninense na Divisão de Honra para depois pensarmos, de forma bem estruturada, em tentar subir aos nacionais”, refere o presidente António Sá, acreditando que “é um clube que dá boa resposta todos os anos, que se aguenta sempre, e que tem condições para disputar uma divisão nacional no futuro”. A Associação Desportiva Ninense cumpre

em 2010 a passagem do seu 40º aniversário e nada melhor do que inaugurar um relvado sintético e disputar a Divisão de Honra. As camadas jovens são também prioridade e na época 2010/2011 o clube vai ter todos os escalões de formação em actividade. Na última temporada, o Ninense tinha apenas juniores e juvenis. Sobre as novas funções que ocupa no clube, uma vez que António Sá era director desportivo antes de se tornar presidente, o responsável do clube diz que a tarefa é facilitada pelo elevado conhecimento que tem da estrutura da colectividade. “São situações idênticas até porque para além de director desportivo já era também vice-presidente do clube. Por isso, já estava ligado à direcção anteriormente e trata-se de uma adaptação fácil e natural à posição de presidente”, diz.

pub.

Nova época já definida A Associação Desportiva Ninense já tem tudo a postos para a temporada 2010/2011 na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga. Com Sérgio Lino no cargo de treinador principal, tendo ainda Tiago (treinador guarda-redes), Marco Licínio (preparador físico) e Paiapa (treinador adjunto) na equipa técnica, o plantel que vai atacar o campeonato está definido. No entanto, existe ainda a possibilidade de chegar mais um ponta de lança, alvo que está identificado. Foram garantidos nove reforços e onze renovações, com o plantel a estar assim constituído: guarda-redes, João e Álvaro; defesas, Nelsinho, Sandro (ex-Viatodos), Pedro, Nuno, Borralho (ex-Neves), Castro e Leal; médios, Mário (ex-Marinhas), Barroso (ex-Ronfe), Francês (ex-Viatodos), Manso (ex-Apúlia), Hélder, Cesário e Luís Tiago; avançados, Caniggia, Torres (ex-Apúlia), Né (ex-Viatodos) e Gera (ex-Apúlia). O regresso ao trabalho está marcado para 21 de Agosto, às 16 horas, com os jogadores a iniciarem a pré-temporada. Já a apresentação aos sócios acontecerá a 8 de Setembro, frente ao Viatodos, da 1ª divisão distrital, pelas 21 horas, estando também marcados os seguintes jogos amigáveis: 27 Agosto, Torneio de Viatodos; 28 Agosto, Vilaverdense-Ninense (17h00); 1 Setembro, Ninense-Torcatense (20h00); 8 Setembro, Ninense-Gerês (20h00).


sport: 18 de Agosto de 2010 23

Bruno Marques

especial

Intervenção no parque desportivo da Associação Desportiva Ninense rondou os 320 mil euros e contou com o apoio da autarquia, da Junta e da população de Nine

Bruno Marques

pub

Bruno Marques

Inauguração oficial do novo relvado sintético deverá ter lugar no mês de Outubro

Treinos e jogos da pré-época já terão lugar no novo relvado


24

sport: 18 de Agosto de 2010

últimas

Expedientes positivos das mulheres Um estudo publicado na "Archives of Sexual Behavior" revela que os aparentemente incontroláveis gritos e sussurros das mulheres durante o orgasmo são, na verdade, um jogo para manipular os homens. Os cientistas Gayle Brewer e Colin Hendrie fi fizzeram um estudo sobre o tema com 71 mulheres e separaram as vocalizações de prazer sexual em diversas categorias, que incluíam silêncio, gemidos, gritos, palavras e expressões. A conclusão é que as mulheres fazem as vocalizações de forma consciente com o objectivo de infl flu uenciar o seu parceiro, e não como uma expressão directa de grande excitação sexual. Não se trata necessariamente de algo interesseiro ou mau, explicam os especialistas. Na maioria das vezes, elas estão a tentar ser boazinhas.

pub.

Saltos altos garantem a qualidade na vida sexual O salto alto garante elegância ao visual, mas também é apontado como o vilão das pernas cansadas, da calosidade nos pés, das varizes, da infl fla amação no tendão de Aquiles, entre outras desvantagens. Mas pelo menos a vida sexual parece que ganha com o uso dos sapatos de salto alto e não tem nada a ver com fetiche. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Verona, na Itália, revelou que o uso do salto alto, acima de três centímetros, fortalece os músculos das pernas e da região pélvica, o que faz com que as mulheres sintam contracções mais intensas durante o acto sexual e alcancem o orgasmo em menos tempo que as demais mulheres. De acordo com a pesquisa, publicada na revista especializada inglesa European Urology, o efeito positivo não cresce se o salto for mais alto; deve haver uma proporção entre o tamanho do pé e a altura do sapato. Para os pesquisadores, o estudo pode ser um ponto de partida para a descoberta de exercícios e técnicas que estimulem a região pélvica e ajude as mulheres a se realizarem na vida sexual.


Opiniao Publica