Page 1

Quenianos dominam XI Corrida Famalicão-Joane AD Oliveirense sagra-se campeã da série B da 3ª divisão nacional Roberto Campos termina carreira de jogador O jogador e capitão do GD Joane, Roberto Campos, de 30 anos, terminou no passado domingo a sua carreira de jogador. Roberto Campos decidiu colocar um ponto final na carreira depois de cumprido o seu último encontro no dérbi concelhio que opôs Joane e Famalicão no Campo de Barreiros. Os joanenses saíram derrotados por uma bola a zero. Roberto Campos ainda tinha mais três anos de ligação aos joanenses, tendo optado por deixar a carreira de jogador e logo numa partida frente ao clube onde deu os seus primeiros passos no futebol, no caso o FC Famalicão. Roberto Campos começou nas escolas de formação do Famalicão, passou depois por Vila Pouca de Aguiar, assinando posteriormente pelo Ribeirão, onde se manteve durante uma época. Regressou ao Famalicão, onde esteve duas temporadas, seguindose uma experiência nos Açores ao serviço do Lusitânia. Regressado de território insular voltou a vestir a camisola da formação do Vila Pouca de Aguiar, onde jogou mais duas épocas. Durante as últimas cinco temporadas esteve ao serviço do Grupo Desportivo de Joane, clube que acaba por ser o último a ser representado por Roberto Campos, onde era capitão e um dos jogadores mais antigos do plantel.

Bruno Jesus do NAJ representa Portugal O atleta do Núcleo de Atletismo de Joane (NAJ) Bruno Jesus foi chamado a representar Portugal nos jogos Ibero-americanos, a realizar no mês de Junho, em Espanha. Com esta sua primeira internacionalização, Bruno Jesus é mais um atleta que o NAJ conseguiu catapultar para a alta-roda do atletismo português. Depois de um princípio de carreira prometedor, onde obteve alguns bons resultados nos escalões de juvenis e juniores, Bruno Jesus deu esta época um grande salto qualitativo, vendo recompensado todo o seu esforço com esta chamada à Selecção.

Nuno Cavaleiro é o novo director desportivo do FC Famalicão Após decidir abandonar a carreira de futebolista, depois da vitória do FC Famalicão em Joane por 1-0, Nuno Cavaleiro foi nomeado novo director desportivo do FC Famalicão. O jogador decidiu colocar um ponto final na carreira futebolística, mas vai continuar ligado ao futebol ainda que um pouco mais afastado dos relvados. Nuno Cavaleiro já será responsável pela escolha da equipa técnica e do plantel para a nova temporada. O agora ex-jogador foi convidado pela Comissão Administrativa do FC Famalicão, liderada por João Araújo, revelando que foi “um convite aliciante da direcção do Famalicão e que não poderia ter sido recusado”. Quanto ao papel que vai desempenhar, Nuno Cavaleiro diz que “será um novo desafio na carreira, o que me deixa bastante feliz por continuar no futebol”. “Não quero deixar ficar mal as pessoas que estão a apostar em mim, vou dar o meu melhor e dentro dos conhecimentos que fui adquirindo ao longa da minha carreira pretendo ajudar o clube”, apontou o director desportivo. Nuno Cavaleiro começou a jogar futebol no Sporting de Sacavém, como iniciado e juvenil, passando depois para o Belenenses onde acabou por ser internacional sub-17 anos ao serviço da Selecção nacional. Depois vestiu a camisola do Olivais e Moscavide, passou pelo Machico, da Madeira, assinando depois pelo FC Famalicão. Saiu para o Moreirense, na 1ª divisão, jogou no Vizela e foi depois transferido para o Sporting de Braga. Seguiu-se Estrela da Amadora e aventurou-se posteriormente no estrangeiro, representando dois clubes de Hong Kong. Após essa experiência no estrangeiro regressou ao concelho de Famalicão para assinar pela Oliveirense e terminou a carreira ao serviço do FC Famalicão, clube pelo qual realizou o seu último jogo J.C. no passado domingo frente ao Joane.

GRAC organiza torneio de futsal O Grupo Recreativo e Associativo de Cruz (GRAC) vai organizar um torneio de futsal de seniores, tal como já é habitual nos últimos anos. O torneio inicia-se a 11 de Junho e cada equipa poderá inscrever dez atletas, treinador, delegado e massagista, sendo que a idade mínima de participação é 16 anos. A inscrição será de 125 euros mais 25 de caução. Haverá taça de presença para todas as equipas, melhor marcador, guarda-redes e taça disciplina. Serão premiados os três primeiros lugares com troféu mais prémio, aceitando-se inscrições até ao dia 9 de Junho, altura em que decorrerá, pelas 21h30, na sede do GRAC o sorteio do torneio. As inscrições podem ser realizadas pelo número 967 016 375 (Manuel Sousa).

Geração Benfica Famalicão conquistou 4º lugar em Braga A Escola do Benfica de Famalicão participou no passado fim-de-semana no torneio internacional Oboladas Cup 2010, tendo obtido o 4º lugar em todos os seus escalões. Numa prova que tinha como participantes mais de 16 equipas, entre as quais duas da vizinha Espanha, os atletas encarnados conseguiram vencer a maioria das partidas, sendo eliminados na meia-final do torneio. A Escola do Benfica participou com os campeões nascidos em 2005, 2004 e 2003. pub.


sport: 2 de Junho de 2010

18

PÓDIO

1º Associação Teatro Construção

A colectividade joanense organizou mais uma manhã totalmente dedicada ao desporto, com três provas que promoveram a actividade física. A XI Famalicão-Joane, a VIII Caminhada VermoimJoane e o III Bike Tour Famalicão-Joane atraíram um total de seis mil participantes, sendo mais um sucesso organizativo.

2º AD Oliveirense Depois de conseguida uma subida inédita à 2ª divisão nacional, a formação da Associação Desportiva Oliveirense sagrou-se campeã nacional da série B da 3ª divisão, após um triunfo por 1-0 em Fafe. A época 2009/2010 vai ficar marcada como uma página dourada no historial da formação de Oliveira Sanra Maria.

3º Rita Ferreira A nadadora do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão esteve em grande destaque no Meeting Internacional de Coimbra ao conquistar a medalha de ouro nos 400 metros Livres, conseguindo ainda estabelecer um novo recorde pessoal. Nos 200 metros Livres conseguiu também uma medalha, no caso de prata.

grande área

Manhã desportiva juntou seis mil participantes na estrada

XI Famalicão-Joane dominada por atletas quenianos Pedro Marques A XI Corrida Famalicão-Joane decorreu no passado domingo, com a vitória a sorrir aos atletas quenianos. Issac Kiplagat, da Nike, venceu a prova masculina, seguido do colega de equipa David Bowen. O terceiro lugar foi ocupado pelo atleta Filipe Pedro, do Núcleo de Atletismo de Joane (NAJ). Na competição feminina Jackiline Rionoripo, da Nike, conquistou o primeiro lugar do pódio, seguida pela joanense Cláudia Pereira, do Braga, e por Doroteia Peixoto, do Team Sportzone. O tiro de partida foi dado às 10h15 e as centenas de participantes arrancaram para 12 quilómetros de prova na EN 206 agraciados pelas muitas pessoas que assistiram na berma da estrada. O muito calor que se fazia sentir dificultou a progressão dos atletas, mas logo ao quilómetro dois começavase a escrever a história da prova com Issac Kiplagat, David Bowen, Filipe Pedro e Manuel Magalhães a destacarem-se do pelotão principal e a marcarem o ritmo inicial da prova. À passagem por Requião, pela conhecida curva do Mariz, onde era feita a contagem intermédia de tempos, já havia uma distância considerável entre os dois atletas quenianos e os três portugueses destacados na frente. Durante os restantes quilómetros Issac Kiplagat, que venceu a prova, apenas fez a gestão do esforço, com a luta pelo segundo lugar a ser ganha também pelo outro participante estrangeiro, David Bowen. Filipe Pedro, atleta do NAJ, ainda atacou na recta da meta, mas a luta era “desigual”. “São factores culturais e genéticos que diferenciam estes atletas, pois além de viverem em altitude no Quénia quando estão cá têm uma vida regrada de treino e descanso enquanto eu, por exemplo, se quiser treinar de manhã levanto-me às 6h30 e vou trabalhar a seguir para no fim da tarde treinar de novo, o que torna desigual esta luta”, acrescentou. O mesmo atleta revelou, em declarações ao Opinião Sport, que “apesar de estar contente por ir ao pódio estou triste porque estamos sem apoio por parte do clube há já

nove meses”. A competição feminina foi também ganha por uma atleta queniana, Jackiline Rionoripo, atleta que cedo se destacou das restantes e assim se manteve até ao final. A melhor portuguesa, em segundo lugar, foi Cláudia Pereira, do Sporting de Braga, que corria em casa e logo com motivação extra. “Aqui na minha terra eu tinha mesmo vontade de ganhar, mas a queniana saiu muito forte e não tive hipótese. Apesar de vir de uma lesão este resultado dáme mais força para continuar a treinar e a tentar atingir os meus objectivos”, disse. O último lugar do pódio foi ganho por Doroteia Peixoto, vencedora da edição de 2008, cumprindo assim o objectivo proposto de alcançar o pódio. Em termos organizativos houve, por parte dos atletas, muitos elogios e Fernando Oliveira, director da prova, salientou, no final, que estava satisfeito com a iniciativa. “A adesão das pessoas foi elevada e o tempo esteve muito bom. Em termos de organização não faltou nada, havia muita água no percurso e já recebemos alguns elogios por parte daqueles que participaram”. A preocupação, por parte da Associação Teatro Construção (ATC), com todos os aspectos relativos à segurança dos participantes e logística foi enaltecida pelo vereador do desporto da Câmara de Famalicão, Leonel Rocha, que também participou numa das provas: “Foi mais uma iniciativa que enaltece o desporto e Famalicão pois é a prova rainha do atletismo famalicense e o município tem estado de mãos dadas com esta organização”.

Issac Kiplagat foi o vencedor da XI Corrida Famalicão-Joane

Milhares de pessoas aderiram à organização do ATC

VIII Caminhada Vermoim-Joane e III Bike-Tour Famalicão-Joane A ATC complementou a manhã desportiva com outras duas provas, a VIII Caminhada Vermoim-Joane e a III Bike Tour Famalicão-Joane, numa estimativa

Classificações Masculinos 1º Issac Kiplagat (Nike) – 35m56; 2º David Bowen (Nike) – 36m15; 3º Filipe Pedro (NAJ) – 36m19; 4º Manuel Magalhães (NAJ) – 36m32; 5ºTiago Costa – (Sp. Braga) – 36m49. Femininos 1º Jackiline Rionoripo (Nike) – 41m00; 2º Cláudia Pereira (Sp. Braga) – 41m49; 3º Doroteia Peixoto (Sport Zone) – 42m43; 4º Patrícia Pereira (NAJ) – 45m3; 5º Fernanda Miranda (Sp. Braga) – 46m04; 6º Rosa Oliveira (AMVE) – 46m28.

de 5 mil participantes divididos por ambas as iniciativas. Antes do arranque da prova caminhada, houve lugar, em Vermoim, a uma demonstração de jump-fit e step proporcionada pelo Fit-Club ATC e também uma actuação por parte do ST’ Art Teatro. Os quatros quilómetros da caminhada foram percorridos num ambiente familiar e de descontracção, juntando jovens, adultos e idosos, num passeio agradável que promoveu a prática de desporto. Já em Famalicão, pelas 11h15, arrancou a prova de bicicletas. Milhares de ciclistas invadiram o trajecto até Joane e protagonizaram momentos de festa, pois a criatividade esteve em voga com algumas bicicletas muito originais, bem como os participantes, alguns, com indumentárias bastante originais. pub


sport: 2 de Junho de 2010 19

futebol

Golo monumental de João Cruz deu vitória em Fafe por 1- 0

Famalicão levou a melhor sobre o Joane no derradeiro dérbi da época

Oliveirense sagra-se campeã da série B AD Fafe AD Oliveirense Carneiro Zé Manuel Bijou André (6’ Vítor Hugo) João Nogueira (61’ Josi) Ferrinha (61’ Delfim) Xavi Rui Nogueira Mike Miguel Veiga Silvestre

Pedro Freitas Alexandre João Duarte China Fifas Paulinho Pedro Moreira (80’ Tiago) Ricardinho (71’ Leal) Arturinho João Cruz Cafú (90’ Nuno)

Treinadores Agostinho Bento

António Remelgado

Golos: 42’ João Cruz (0-1). C artõ es Amarelos: 42’ João Cruz; 75’ Zé Manel. C artõ es Vermelho s: Não houve.

Aristides Ferreira Na última jornada da série B da 3ª divisão, e depois da Oliveirense ter festejado a subida à 2ª divisão nacional, a equipa de António Remelgado deslocouse ao terreno do Fafe para discutir com a equipa local o título de campeão da série B. Ambas as equipas partiram para este jogo com o mesmo número de pontos, 34, e quem vencesse colocava a cereja em cima do bolo, numa época histórica para estas duas equipas. A Oliveirense acabou por volta a festejar, após o triunfo por 1-0 em Fafe. Num ambiente fantástico, com as bancadas cheias de gente e com muita emoção dentro e fora das quatro linhas, a Oliveirense provou que a subida era pouco e também queria juntar o titulo de campeão. Com uma postura táctica digna de realce e com um golo monumental de João Cruz, aos 42 minutos, a Oliveirense fechou a época em beleza, vencendo um adversário directo no seu próprio terreno e conseguindo tornar realidade um sonho antigo que as gente de Oliveira Santa Maria já perseguiam há vários anos. Mas quem viu o início do jogo não esperava um final feliz para os comandados de António Remelgado. A Oliveirense entrou algo desarticulada, permitindo aos fafenses criarem algumas situações de perigo. Logo aos quatro minutos, depois de uma arrancada na direita de ataque do Fafe, foi João Duarte a tirar em cima da linha de golo. Aos seis minutos foi a vez de Ferrinho, isolado, atirar à malha

Árbitro : André Antunes (Coimbra) Auxiliares: Mário Reis e António Lopes

GD Joane FC Famalicão

III DIVISÃO

Subida- Série

- Vila Meã, 1; Amarante, 0 - Fafe, 0; Oliveirense, 1

B

- Joane, 0; Famalicão, 1

CLASSIFICAÇÃO

J

V

E

D

F

C

P

1. Oliveirense 2. Fafe 3. Famalicão 4. Vila Meã 5. Joane 6. Amarante

10 10 10 10 10 10

5 4 3 3 2 2

4 4 5 4 5 0

1 15 2 10 2 11 3 9 3 6 8 8

6 6 11 12 7 17

37 34 32 31 30 24

Oliveirense e Fafe sobem à 2º Divisão Nacional.

Sérgio Laureta André (88’ Roberto) Marquinho (60’ Bruno) Miguel Lopes (80’ Lionel) Pedro Pinto Carneiro Hugo Hélder Gil Carlos Manuel

Rui Forte Gualter Jorge César Marques Zé d’Angola (45’ N. Cavaleiro) Zézé Tozé (47’ Tó) Madior Rui Pereira (65’ Magalhães) Bacari Zé Pedro

Treinadores Paulo Rafael

Artur Jorge

Carlos Alberto

Árbitro: Rui Miguel (Castelo Branco) Auxiliares: Ricardo Alexandre e José Bicho

RESULTADOS

Parque Municipal dos Desportos de Fafe

0-1 Campo de Barreiros

lateral. O jogo era de sentido único e aos 15 minutos o golo voltou a estar eminente na baliza de Pedro Freitas. Com todas as facilidades do mundo, Ferrinho voltou a fugir à defesa contrária e na cara do timoneiro da Oliveirense atirou ao lado. Era preciso fazer algo para mudar o rumo do jogo e Remelgado mudou duas posições no seu meio campo. Aos poucos a Oliveirense ia equilibrando o jogo e aos 19 minutos surge o primeiro sinal de perigo na área do Fafe, com João Cruz, de cabeça, a rematar ao lado. Dividiam-se as jogadas ofensivas e foi a vez de Mike, mais uma vez isolado, a não acertar com a baliza de Pedro Freitas, rematando à malha lateral. Este era o último suspiro do Fafe. Aos 39 minutos, João Duarte, de cabeça, obrigou Carneiro a boa defesa e um minuto depois foi a vez de Ricardinho obrigar Carneiro à defesa da tarde. Aos 42 minutos chegaria o melhor momento do jogo e numa jogada de grande classe dos homens da Oliveirense a bola foi colocada na zona frontal e a 30 metros da baliza contrária João Cruz rematou e fez um golo para ser visto em todo planeta. No segundo período, logo no início, o Fafe ainda incomodou, mas com o decorrer do tempo e com um futebol muito directo a defesa da Oliveirense chegou e sobrou para conter a vontade do Fafe em dar a volta aos acontecimentos. Aos 75 minutos, Cafú até podia ter colocado um ponto final na discussão do resultado, numa jogada de contra-ataque ficou isolado, mas não teve serenidade para atirar certeiro. A vitória acaba por encaixar bem a uma equipa que soube ser eficaz na hora de marcar e depois teve serenidade suficiente para suster a vontade dos donos da casa em virar o rumo dos acontecimentos. Para a história vai ficar uma época recheada de grandes momentos que culminou com o título de campeão da série B da 3ª divisão nacional. Bom trabalho de Rui Miguel, de Castelo Branco.

PRÓ XI MA

0-1

Jogo das despedidas

Zézé parece levar vantagem sobre Carlos Manuel e André

Golos: 90’ Bacari (0-1). Car tõ es Amare los: 40’ André. Car tõ es Vermelhos: Não houve.

José Clemente Joane e Famalicão despediram-se deste campeonato com os mesmos objectivos alcançados, a permanência, algo que já tinha sido assegurado na primeira fase do campeonato. Para a fase da subida o Famalicão apostou muito mais forte, isto porque tinha como objectivo a subida de divisão, não o conseguiu e só se pode queixar de si próprio porque teve tudo ao seu alcance para atingir essa meta. Quanto ao Joane, que tinha como principal objectivo apenas e só a manutenção, também teve a mesma sorte do seu vizinho, falhando os dois primeiros lugares da classificação. No último dérbi da temporada, o Famalicão triunfou por 1-0, naquela que foi também a partida de despedida dos

dois técnicos: Paulo Rafael e Artur Jorge. Quanto ao jogo pode dizer-se que foi jogado num ritmo muito baixo, típico de final de temporada, sendo que as duas equipas não tinham nada para ganhar a não ser o prestígio de conseguir a melhor classificação possível. Venceu o Famalicão por uma bola a zero, graças a um golo apontado por Bacari aos 90 minutos de jogo. Venceu o Famalicão como poderia ter vencido o Joane, já que as ocasiões de golo essas também foram repartidas. Três para cada lado, só que o Famalicão foi mais feliz. No cômputo geral assistiu-se a um jogo morno e nesta partida os dois treinadores aproveitaram para no final confirmarem as suas saídas dos respectivos clubes. Paulo Rafael afirmou que tinha chegado ao fim um ciclo que durou dois anos e meio e agora só espera que o telefone toque para abraçar novo projecto.

Quanto ao treinador do Famalicão, Artur Jorge, que tinha chegado ao clube com a época já a decorrer e para o lugar de Berto Silva, diz ter vários convites em carteira e vai estudar a melhor proposta. De Famalicão o técnico diz levar boas recordações, naquele que considerou ser “um bom clube e com boa gente”. Quem também se despediu, mas do futebol, foi o capitão do GD Joane, Roberto Campos, que terminou a sua carreira de jogador. Esta foi a última época de Roberto que abandona o futebol depois de uma carreira marcada pela ligação aos joanenses, onde era considerado um símbolo e um elemento de referência no balneário da equipa. Num jogo de despedidas, o árbitro realizou um trabalho tranquilo e sem quaisquer problemas. Resta agora cumprir o defeso e esperar pelo regresso do futebol na 3ª divisão durante o mês de Agosto.

Sérgio Trovisqueira apresenta projecto aos sócios

Proposta de renovação no Campo de Barreiros O presidente do Grupo Desportivo de Joane, Sérgio Trovisqueira, vai apresentar aos sócios do clube um projecto de renovação e remodelação total do Campo de Barreiros, actual casa dos joanenses. O projecto será colocado à consideração dos associados joanenses amanhã, quinta-feira, na Assembleia Geral extraordinária que está marcada pela direcção do clube. Depois de ter oferecido um autocarro ao clube, o presidente do GD Joane propõe-se agora a apresentar aos sócios um projecto que procura dotar o parque desportivo da colectividade de boas condições para o futuro. O objectivo passa por realizar uma renovação total do Campo de Barreiros. Passados mais de 30 anos sobre inauguração do Campo de Barreiros, esta é a primeira vez que um presidente de direcção se disponibiliza para abraçar um projecto com esta dimensão, demonstrando ambição para dotar o Grupo Desportivo de Joane de infra-es-

truturas desportivas para as próximas décadas. O projecto contempla dois campos com relvado sintético, cinco balneários, bancada coberta para 2.000 espectadores, uma zona social, enfermaria, lavandaria, restaurante, entre outras estruturas. A assembleia geral extraordinária do Joane está marcada para amanhã, quinta-feira, pelas 9h30, na sede social dos joanenses. Da

ordem de trabalhos faz parte a apresentação, discussão e votação do projecto do novo espaço desportivo e ainda o tratamento de outros assuntos de interesse para a colectividade. É por isso de esperar uma assembleia concorrida, dado tratar-se de uma situação importante para o futuro do clube. B.M.


20

sport: 2 de Junho de 2010

modalidades

FAC 1-4 Limianos FAC e Limianos proporcionaram um bom espectáculo de hóquei na derradeira ronda do nacional da 2ª divisão. A vitória acabou por sorrir aos visitantes por 4-1. A precisar da vitória para assegurar a subida à 1ª divisão, a AD Limianos deslocou-se a Famalicão com o propósito de fazer a festa da subida e conseguiu-o, mas teve de jogar ao mais alto nível. O FAC fez tremer a gente de Ponte de Lima e com um início muito bom conseguiu inaugurar o marcador muito cedo por Dino. Um cartão azul inexplicável, ao mesmo Dino, colocou o Limianos na marca de dez metros e logo a seguir um penálti a punir uma falta cometida por Cruz a mais de um metro da área. O guarda-redes famalicense esteve muito bem e o marcador manteve-se inalterado. A meio da primeira parte, o Limianos conseguiu o empate e antes do intervalo passou para a frente. Na segunda parte, o terceiro golo tranquilizou os novos primodivisionários e o quarto golo veio por acréscimo. O treinador Dino deu minutos a todos os jogadores convocados, incluindo os três juniores do plantel, Jonathan, João Pedro e Xano.

Riba d’Ave 5-2 Lavra Entretanto, a preparação da nova época já está bastante adiantada no clube ribadavense. António Cruz, que actuou na época agora finda no FAC, é reforço do Riba d’Ave para a temporada 2010/2011. O avançado, natural da Maia, após uma época em que marcou cerca de 40 golos, vai agora representar o RAHC.

R E S U L TA D O S

HOQUEI EM PATINS - I.Sagres, 5; E.Livre, 4 - FAC, 1; AD Limianos, 4 - Sanjoanense, 3; Marco, 5 - Marítimo, 2; Académica, 4

CLASSIFICAÇÃO

J

V

1. Cambra 30 22 2. Limianos 30 18 3. Nortecoope 30 19 4. Penafiel 30 17 5. Inf. Sagres 30 17 6. Feira 30 15 7. Carvalhos 30 16 8. Riba d'Ave 30 16 9. Marco 30 14 10. Sanjoanense 30 13 11. Lavra 30 8 12. Marítimo 30 9 13. Juv. Pacense 30 7 14. Escola Livre 30 7 15. Académica 30 7 16. FAC 30 4 Cambra e Limianos sobem à primeira divisão enquanto que a Académica e o FAC PRÓXIMA

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) recebeu no passado sábado o Lavra para a última jornada do campeonato, tendo vencido por 5-2. Foi sem surpresa que o RAHC inaugurou o marcador por intermédio de Hélder Gomes, decorria o minuto 7. Respondeu o Lavra que fez o 1-1 três minutos volvidos. Decorria o minuto 24 da 1ª parte quando o RAHC chegou ao 2-1, num remate de André Alves. Na segunda parte, os ribadavenses materializaram com golos o ascendente, chegando aos 5-1 com golos de Joel Ferreira, Pedro Salgado e Carlos Filipe. Perto do final, o Lavra reduziu para 5-2. O jogo encerrou uma época onde a prestação do RAHC em casa foi de bom nível, conseguindo 14 vitórias em 15 jogos efectuados, averbando apenas uma derrota. Já fora de portas o registo foi negativo com 11 derrotas em 15 jogos realizados. O RAHC alinhou com: Pedro Pereira, Pedro Salgado (1), André Alves (1), Joel Ferreira (1), Hélder Gomes (1). Jogaram ainda: João Aurélio, Carlos Filipe (1), Vítor Hugo, Luís Costa e Ricardo.

II Divisão

- Pacence, 2; Nortecoope,4 - Feira, 9; Carvalhos, 7 - Riba D’Ave, 5; Lavra,2 - Cambra, 2: Penafiel, 3 E

D

F

C

3 5 174 89 7 5 147 95 3 8 121 94 7 6 124 88 5 8 130 121 6 9 129 106 2 12 162 136 2 12 138 117 2 14 131 138 0 17 138 142 8 14 105 134 1 20 114 148 5 18 110 142 4 19 103 155 3 20 112 173 4 22 105 165 descem à terceira.

P

69 61 60 58 56 51 50 50 44 39 32 28 26 25 24 16

Rui Sérgio regressa ao hóquei do FAC Rui Sérgio Teixeira vai ser treinador da equipa sénior de hóquei patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) na temporada 2010/2011. Rui Sérgio vai ainda acumular o cargo com o de treinador da equipa de juvenis. O novo treinador já esteve no FAC em 2005/2006, pelo que é um regresso a uma casa que bem conhece e com a qual se identifica. Nas últimas temporadas, o treinador somou êxitos no escalão sénior, conseguindo que as suas equipas alcançassem a presença em duas finais da Taça de Portugal e Supertaça e ainda a presença em três temporadas nas competições europeias. Rui Sérgio tem com objectivos a subida da equipa sénior à 2ª divisão e nos juvenis continuar a construir a base do futuro próximo do FAC.

Torneio de encerramento prossegue no hóquei A preparação da próxima temporada, no hóquei de formação, prossegue com a participação do FAC no torneio de encerramento da Associação de Patinagem do Minho, alargada a todos os escalões de formação. A jogar frente à AD Barcelos, a equipa de iniciados do Famalicense alcançou um empate a dois golos, demonstrando o bom trabalho que tem sido desenvolvido e sendo mais um sinal positivo para o futuro deste escalão.

Sónia, Geninha e Pedro “aprendem” na Bulgária Terminou em Sófia, na Bulgária, o Campeonato do Mundo Escolar de badminton que contou com a presença de três atletas do Famalicense Atlético Clube (FAC). Sónia Gonçalves e Geninha representaram o agrupamento de escolas de Lamaçães e Pedro Cardoso foi seleccionado entre todos os não apurados directamente para representar Portugal. A equipa feminina do agrupamento de escolas de Lamaçães teve uma prestação positiva e classificouse no 5º lugar final. O saldo da equipa portuguesa foi bom nesta 1ª participação num Campeonato Mundial Escolar, não triunfando apenas nos jogos frente à China e à China Taipé. Nos seis encontros realizados, a equipa portuguesa somou quatro vitórias e duas derrotas. Foi uma experiência positiva o confronto com as atletas da classe das asiáticas. Sónia e Geninha sabem agora o que precisam de melhorar para evoluir o seu jogo. Pedro Cardoso não venceu nenhum encontro e a equipa portuguesa ficou no último lugar. A grande vi-

tória foi a convocatória para o campeonato do mundo. A próxima edição do mundial escolar em badminton irá decorrer em Portugal no ano de 2012.

Adolfo Pereira garante manutenção na 1ª divisão de bilhar Adolfo Pereira, jogador do Famalicense Atlético Clube (FAC), conseguiu a manutenção na 1ª divisão de bilhar. O feito foi alcançado em Leça, com a vitória no quadro 1 do 4º Open frente ao também atleta do FAC, Francisco Graça. O resultado 50-36, em 60 entradas, foi suficiente para a passagem ao quadro 2 e a consequente acumulação de pontos para o ranking colocaram-no a salvo da despromoção. Já Francisco Graça, com o resultado obtido e conjugado com o resultado alcançado frente ao nº 1, num jogo em que dominou a primeira parte e vencia por 2510, não conseguiu suster o enorme favoritismo do seu opositor e perdeu, em 52 entradas, por 50-44, tendo sido eliminado. O jogador do FAC ainda conseguiu aumentar o seu pecúlio de pontos para o ranking e melhorou um pouco a sua pontuação. Graça não está, contudo, a salvo da despromoção e apenas uma catástrofe de resultados

dos primeiros classificados no ranking permitiriam que os atletas que o perseguem o ultrapassem. No final deste primeiro quadro pode já ficar definida a manutenção do jogador do FAC. Além destes dois atletas em competição, mais sete estão inscritos no 4º Open da 3ª divisão. Carlos Veloso (com a subida à 2ª divisão já garantida) e Adelino Paredes (que é um dos gran-

des candidatos à mesma subida) ficaram isentos do primeiro quadro e Manuel Figueiredo, Tiago Moreira, Amândio Marinho, Jorge Lopes e Jorge Gonçalves começam esta semana em Matosinhos, Leça ou Porto a discussão para o apuramento para o quadro seguinte. Este é o último torneio e terá a fase final em Famalicão no início de Julho.

Cadetes da ATC terminam no 2º lugar na Taça do Minho Contando com a participação da equipa da ATC Joane, realizouse no passado fim-de-semana a final da Taça do Minho de basquetebol no escalão de cadetes masculinos. Vencendo na meiafinal o BC Monção por 26 pontos de diferença (resultado final 8256), a equipa joanense apurouse para a final onde defrontou o

GD André Soares de Braga. Apesar do favoritismo dos bracarenses, vencedores da fase regular, a equipa da ATC quase que surpreendia. A ATC chegou ao intervalo com uma margem de nove pontos sobre o seu adversário. Contudo, na segunda parte a equipa do GDAS reagiria bem, conseguindo reduzir a di-

ferença e levar o jogo a prolongamento. No tempo extra, com alguma felicidade a vitória (resultado final 85-78) acabaria por sorrir aos bracarenses. Mesmo derrotados, os joanenses exibiram-se a um bom nível, demonstrando igualmente uma boa atitude durante toda a fase final.

CRP Delães realiza Assembleia Geral O Centro Recreativo e Popular de Delães (CRPD) vai realizar no próximo dia 12 de Junho, pelas 18h30, nas instalações do clube, uma Assembleia Geral com vista à eleição dos órgãos sociais para o mandado de 2010/2012. Da ordem de trabalhos faz ainda parte a aprovação das contas do mandato 2008/2010, bem como o tratamento de assuntos de interesse para a colectividade. Entretanto, o CRPD está a organizar o IV Torneio de Futebol de 7 – 12 Horas Non Stop, marcado para o dia 3 de Julho, sábado. As inscrições podem

ser feitas até ao dia 1 de Julho na sede do clube, pelo e-mail crpdelaes@gmail.com ou ainda pelo número 927 587 840, sendo que a inscrição de cada equipa custa 125 euros, mais 25 de caução. O sorteio realiza-se pelas 21 horas do dia 2 de Julho na sede do CRPD, sendo que neste torneio a organização terá taças e medalhas até ao quarto classificado, e ainda uma quantia em dinheiro para os dois primeiros classificados, existindo também troféus para melhor marcador, melhor guarda-redes e disciplina.


sport: 2 de Junho de 2010 21

modalidades

Realização da I Bike Tour Rota dos Monumentos é novidade

Vítor Hugo cumpre objectivos no quadcross

Moinho de Vermoim promove jornada de ciclismo

O campeonato nacional de quadcross arrancou da melhor maneira em Alqueidão, com um recorde de participantes em provas da modalidade. O piloto famalicense Vítor Hugo, que defende as cores da J. Machado Motos, e actual campeão nacional da modalidade no escalão iniciado, mostrou vontade e capacidade de lu-

Bruno Marques

FC Famalicão realiza Assembleia O FC Famalicão vai reunir-se em Assembleia Geral no próximo dia 25 de Junho, pelas 21h30, para, entre outros assuntos, eleger os novos corpos sociais. A assembleia terá lugar no auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e vai servir também para discutir e votar o relatório e contas referente ao actual mandato da Comissão Administrativa e debater ainda outros assuntos de interesse para o clube. Bruno Marques

A Associação Moinho de Vermoim (AMVE) apresentou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa realizada em Vermoim, a II Volta ao concelho de Famalicão e o I Bike Tour Rota dos Monumentos, esperando ultrapassar os 400 participantes nas duas provas. O evento está marcado para o dia 12 de Junho, sendo destinado aos escalões de elites amadoras, sub-23 e masters A, B e C. Na II Volta ao Concelho de Famalicão, que terá um total de 64 kms e três metas volantes, são esperados ciclistas espanhóis, tornando a prova internacional, e a esperança é que o número de participantes aumente. Sobre o I Bike Tour Rota dos Monumentos, uma das novidades, o intuito é “aliar o factor de cultura aos aspectos de desporto, saúde e lazer”. Miguel Campos, do departamento de desporto da AMVE, disse ainda que “a prova tem esta denominação porque passará por freguesias do concelho que têm monumentos históricos, possibilitando uma divulgação dos mesmos”. Já o presidente da AMVE, Paulo Azevedo, deixou um agradecimento a todos aqueles que apoiaram a realização destas provas, pedindo uma ajuda ainda maior por parte da autarquia famalicense, uma vez que “a organização destes acontecimentos

Equipas de ciclismo da AMVE foram apresentadas

implica sempre grandes gastos e muito trabalho”. Na Volta ao Concelho de Famalicão serão homenageados três ex-ciclistas, no caso José Azevedo, Raúl Carvalho e Lizuarte Martins. A AMVE aproveitou ainda a ocasião para apresentar as suas equipas de ciclismo para a nova época. A novidade é a constituição de uma equipa vocacionada para a prática do BTT que terá nove ciclistas. Ao todo, a secção de ciclismo terá um total de 15 elementos, sendo que vai participar em diversas provas espalhadas por Portugal. Presentes na conferência de imprensa estiveram alguns dos presidentes da junta que apoiaram o evento, nomeadamente das

14 freguesias famalicenses: Vermoim, Pousada de Saramagos, Joane, Mogege, Landim, Abade Vermoim, Seide S. Miguel, Vilarinho Cambas, Requião, Ruivães, Castelões, Mogege, Calendário e Louro. Em representação da Câmara Municipal de Famalicão, que também apoia a prova, esteve Hugo Mesquita. As inscrições para as duas provas estão abertas e são gratuitas até ao dia 9 de Junho, podendo ser realizadas através do email amvermoim@gmail.com ou pelos números 916 025 236 ou 964 898 015. Para as 15 horas do dia 12 de Junho está marcado o I Bike Tour Rota dos Monumentos e às 16 horas terá lugar II Volta ao Concelho de Famalicão.

Sportfut campeão na Liga de Futsal de Famalicão No passado domingo, dia 23 de Maio, a Escola de Futebol Sportfut sagrou-se campeã da Liga de Futsal de Famalicão, no escalão de infantis, a duas jornadas do final da Liga. Assim, todos os atletas comprovaram ser verdadeiros campeões, dentro e fora do campo. A Sportfut venceu o Co-

tendo empatado a três bolas. Num jogo empolgante, com muitas oportunidades falhadas por ambas as equipas, a maior determinação da Juventude de Joane (AJJ) acabou por levar o resultado até

Liga Concelhia de Bilhar regressa em Julho A 2ª Liga Concelhia de Bilhar Snooker, relativa à época de 2010/2011, inicia-se no próximo dia 15 de Julho, depois do sucesso alcançado na primeira edição da competição. As inscrições

podem ser feitas até ao próximo dia 5 de Julho e os interessados podem conseguir mais informações através do número 968 014 228 (José Barros) ou pelo e-mail geral@diversoesrainde.com.

Inscrições abertas na Liga Futsal Famalicão Estão abertas as pré-inscrições para a próxima época da Liga de Futsal de Famalicão que podem ser feitas através do e-mail ligafutsalfamalicao@gmail.com, até ao dia 15 de Junho, nos seguintes escalões: minis (nascidos 2004/2005); pré-escolas (2002/2003); escolas (2000/2001); infantis (1999/1998). Entretanto, os resultados da 8ª jornada de escolas foram: Juv. Académico 6-2 R Desportivo; Juv. Joane 3-3 A. Movimento; Barrimau FC 2-13 FC Vermoim; SportfutEsc.FTP/Covense (adiado). A próxima jornada realiza-se no próximo domingo, no Pavilhão de Vermoim, com os jogos: escolas, 10h00, Juv. Joane-Esc. FTP/ GR Covense; infantis, 11h00, Sportfut-Juv. Joane.

Didáxis: de S. Cosme a Riba d’ Ave em cicloturismo

vense por 3-2, num jogo muito bem disputado por ambas as equipas, onde apesar da Sportfut estar sempre em vantagem no marcador, sendo que o adversário nunca baixou os braços, demonstrando grande carácter e vendendo cara a derrota.

Juventude Joane empata com Artes Movimento

Disputou-se no passado fim-de-semana a 11ª jornada da Liga de Futsal de Famalicão (LFF), no escalão de escolas, e a Associação Juventude de Joane defrontou a formação do Artes de Movimento,

tar pelos lugares cimeiros num novo escalão. Vítor Hugo obteve em iniciados na 1ª manga um 6º lugar e na 2ª manga um 5º lugar, resultando numa boa classificação, tendo em conta que foi a sua primeira prova com um quad de 250 cm3 com caixa manual. O campeonato tem a sua próxima prova em Serpa dentro de 15 dias.

aos 3-1, mas nos últimos três minutos do encontro a formação da Artes de Movimento acabaria por chegar à igualdade. Entretanto, no passado sábado, Juventude de Joane e Sportfut juntaram-se

uma vez mais para realizarem treinos de conjunto em todos os escalões. No próximo domingo, a Juventude de Joane organiza, no Pavilhão Municipal de Vermoim, a 9ª jornada da LFF, no escalão de infantis, jogando frente à Sportfut, e realiza também um jogo de escolas frente à equipa da Escola Futsal Toni Paiva/GR Covense, a contar para a 12ª jornada do escalão. O jogo foi antecipado devido à participação da AJJ no torneio de futebol de 7 organizado pelo Trofense.

Os participantes à saída da escola de S. Cosme

No dia 22 de Maio, cerca de 250 pessoas, entre alunos, encarregados de educação, professores e amantes das bicicletas, reuniram-se na Didáxis de S. Cosme rumo à escola sede em Riba d’ Ave, num passeio de cicloturismo. Apesar de os participantes terem enfrentado algumas dificuldades durante o percurso, a boa disposição foi a nota dominante ao longo do trajecto, na união entre os dois estabelecimentos de ensino. Esta iniciativa, incorporada nas comemorações do 35º aniversário da Didáxis, revelou-se mais um motivo para as duas escolas se sentirem uma só, sublinha a cooperativa de ensino. Depois de ter completado grande parte do caminho, o director da cooperativa, José Cer-

queira, agradeceu o empenho de todos e salientou essa união reinante ao longo dos anos. No final da jornada de cicloturismo, os participantes tiveram direito a um lanche, já depois de lhes ter sido oferecida uma t’shirt. À chegada, para receber os participantes estavam presentes o vereador da Juventude da Câmara de Famalicão, Mário Passos, assim como o director da cooperativa, José Cerqueira, e os dois directores pedagógicos de Riba d’ Ave e S. Cosme, Irene Alferes e José Fernandes, respectivamente. Depois do lanche de apoio aos participantes foram lançadas 35 pombas do núcleo de columbofilia da Didáxis de S. Cosme, com 35 mensagens que viajaram de Riba d’ Ave até S. Cosme do Vale.


22

sport: 2 de Junho de 2010

modalidades

Nadadora Rita Ferreira com recorde e medalha de ouro em Coimbra

Gindança no Nacional de Kickboxing A Gindança, Associação de Ginástica e Dança de Famalicão, esteve presente, nos dias 22 e 23 de Maio, no Campeonato Nacional de Kickboxing, que se realizou no Pavilhão de Alenquer. A equipa Gio-boxing, representante na competição da associação famalicense, trouxe para casa uma vitória: João Costa, júnior <67kg, sagrou-se campeão nacional de low-kick depois de, no mês passado, ter-se sagrado campeão regional. Esta conquista é o ponto mais alto da época para este atleta ao qual o seu mestre, Sérgio Martins, se refere como “um atleta de grande nível e uma promessa do kickboxing famalicense”.

Foram “verdadeiramente fantásticas” as marcas obtidos pelos nadadores Famalicenses no II Meeting Internacional da Queima das Fitas, realizado nas piscinas olímpicas de Coimbra, entre os dias 29 e 30 de Maio de 2010. O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão (GDF) esteve em destaque neste Meeting Internacional, com a participação de oito nadadores, designadamente Jorge Maia, João Rocha, João Fernandes, Simão Alves, Luís Fernandes, Rita Ferreira, Mariana Almeida e Filipa Rompante. Em destaque, Rita Ferreira esteve imparável alcançando a medalha de ouro, na prova de 400-Livres ao realizar uma excelente marca, um novo recorde pessoal e o Recorde do Meeting, terminando à frente da nadadora do Vitória de Guimarães e da do Futebol Clube do Porto. Na prova de 200-Livres realizou mais “uma excelente marca”, alcançando a medalha de prata, ficando à sua frente somente a nadadora da Grécia, Eleni Kosti. Para o treinador famalicense, Pedro Faia, “foi um Meeting extraordinário”, no qual os nadadores do GDF “demonstraram uma excelente preparação, obtendo duas medalhas, alguns recordes pessoais e um recorde do Meeting”. “Será um final de época desportiva muito desgastante e emotivo, já que

Ciclistas de Pousada de Saramagos com resultados positivos

A Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos/Escola de Ciclismo Carlos Carvalho esteve em destaque no passado domingo nas competições em que participou. A categoria de escolas competiu em

Viana do Castelo no 5º Encontro Regional de Escolas de Ciclismo/Prémio Viana do Castelo-Município Saudável, organizado pela Federação de Ciclismo e pela Associação de Ciclismo do Minho. Em destaque esti-

veram Luís Pereira, que foi o terceiro classificado em infantis, e João Pereira, 4º em juvenis. Da parte da tarde em Gandra (Paredes) foi a vez dos juniores e cadetes de Pousada de Saramagos competirem no 1º Grande Prémio de Gandra. Rui Barros foi o18º em juniores e em cadetes Carlos Carneiro foi 3º classificado. No próximo sábado, os cadetes vão competir no 22º Grande Prémio de Ciclismo de Avidos e no domingo todas as categorias, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores, competem no 15º Prémio FC Ramalde, em Gondomar.

GD Louredo organiza torneio de futebol salão O Grupo Desportivo de Louredo vai organizar mais uma vez um torneio de futebol de salão. O início da iniciativa está marcado para o próximo dia 7 de Junho e as inscrições podem ser realizadas até ao próximo dia 4 de Junho. Os interessados em realizar a inscrição no torneio podem fazê-lo na sede do GD Louredo ou ainda através do número de telemóvel 966 511 956. O preço das inscrições é de 150 euros, mais 25 euros de caução por equipa. pub.

teremos de planificar toda a preparação com vista à nossa presença no Maré Nostrum em Barcelona e Cannet, na Taça Comen a realizar na Sicília/Itália, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos e nos Campeonatos da Europa de absolutos, a realizar em Budapeste/Hungria”, completou.

Mister Cerqueira homenageado Mais uma vez um grupo de amigos dos anos 60/70, todos eles treinados então nesse tempo pelo treinador mais conhecido por “Mister Cerqueira”, conviveu no passado sábado no Estádio Municipal de Famalicão num jogo de futebol. Esta foi a 10ª edição deste convívio, juntando cerca de 50 ex-alunos do Mister que conviveram durante todo o dia. A homenagem começou pela manhã, com a concentração a ser feita no Parque da Juventude, seguindo-se depois uma romagem ao cemitério de Calendário, onde foi depositada uma coroa de flores. Às 11 horas realizou-se o jogo de futebol, prosseguindo depois o convívio à mesa de um restaurante do concelho. No final

ficou a garantia de que para o ano se vai repetir esta homenagem a uma personalidade que marcou o futebol no concelho. Os ex-alunos que marcaram presença foram: Abel Alves, Abílio Silva, Abílio Lemos, Agostinho Araújo, Albino Miranda, Alcino Cruz, Anselmo Oliveira, António Marinho, António Simões, António Barroso, José Costa, Arlindo Barbosa, Armindo Carvalho, Artur Mesquita, Carlos Oliveira, Car-

los Tavares, Delfim Jesus, Berto Gomes, Joca, Emídio Santos, Fernando Ferreira, Fernando Rodrigues, Fernando Moniz, Fernando Jesus, Francisco Miranda, Francisco Pacheco, Hermínio Dias, João Nicolau, Joaquim Araújo, Jorge Ferreira, Filipe Bouças, José Moreira, Porfírio Amorim, José Barroso, José Carlos Silva, José Mendes, José Loureiro, José Pinto, Júlio Barros, Lino Costa, Lino Fita, Manuel Peixoto e Manuel Costa.

Centro Recreativo Camiliano com bons resultados no Regional A 3ª prova do Campeonato Regional Minho de Cross-Country, em BTT, decorreu no passado domingo em Gondar, Guimarães. O Centro Recreativo Camiliano esteve presente na competição e os seus atletas alcançaram bons resultados, nomeadamente Miguel Sousa que venceu em infantis. João Antunes terminou em 5º no escalão de juvenis, em cadetes Pedro Sousa foi 11º e Ricardo Ferreira 16º. Francisco Azevedo foi 6º e Tiago Carvalho 9º, ambos em juniores, Telmo Vieira, em elite, foi 20º, e nos veteranos B, Joaquim Barbosa foi 11º e José Sousa 13º. Alguns dos pilotos da equipa tiveram problemas no decorrer da prova e não a concluíram, deixando assim as suas prestações para a próxima prova que se disputa a 14 de Junho, em Marinhas, Esposende.


sport: 2 de Junho de 2010 23

modalidades

Barrimau FC ganhou taça concelhia em juvenis

Carlos Alberto

A equipa juvenil da AD Barrimau FC venceu, no passado domingo, a taça concelhia em futebol de salão amador, na final, onde defrontou a equipa do CD Juventude Académico, no Pavilhão Municipal de Famalicão. O Barrimau venceu por 8-4, uma final inédita que juntou as duas equipas da freguesia de Calendário. O Barrimau inaugurou o marcador, mas logo no minuto seguinte o Académico chegou à igualdade. Depois assistiu-se ao domínio do Barrimau que marcou cinco golos sem resposta e chegou ao intervalo a vencer por 6-1. No início da segunda parte registaram-se alterações por parte dos treinadores, onde a equipa do Académico surge com um novo fulgor e confiança, com o objectivo de diminuir a desvantagem, mas as alterações nos jogadores da equipa do Barrimau foram decisivas em questões defensivas. A equipa do Barrimau aproveitou o facto da equipa contrária estar balanceada para o ataque para em contra golpe marcar mais dois golos. A partir deste momento, os jogadores da equipa do Académico ficam resignados e sem soluções, aca-

II Raid BTT Bombeiros de Famalicão é já domingo

bando reduzidos por expulsão de um jogador. A minutos do final, e com a partida completamente dominada, os jogadores do Barrimau relaxaram nas suas posições e o Académico aproveitou para marcar os seus últimos golos que de nada valeram a não ser deixar o mostrador com o resultado final de 8-4.

CCD Ribeirão apura-se para a 2ª divisão A fase de apuramento à 1ª e 2ª divisão do campeonato nacional de clubes de pista ao ar livre realizou-se este fim-desemana em Lisboa, Abrantes e Póvoa de Varzim, definindo os 16 clubes que vão disputar as divisões masculinas, nos próximos dias 12 e 13 de Junho no Estádio Universitário, em Lisboa. O Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão (CCDR) conseguiu apurar-se para a 2ª divisão nacional. O CCDR alcançou o 9º lugar nacional no apuramento, com resultados positivos para os seus atletas. Raul Veloso efectuou boas marcas na ve-

locidade, nomeadamente 10.89 nos 100 metros e 22.74 nos 200. Sérgio Silva saltou 6.97 metros no comprimento e no triplo salto registou 14.34 metros. Já o atleta internacional Renato Silva classificou-se em 2º lugar nas provas de

800 e 1500 metros e no lançamento do dardo, o júnior Hugo Silva, realizou a marca de 48.73 metros. No final das diferentes provas, a responsável pela equipa, Alexandra Sarmento, estava muito satisfeita com os

resultados obtidos. “Este ano não foram feitas grandes contratações porque os apoios são escassos e desta forma a 1ª divisão não estava no horizonte. A equipa é constituida por 24 atletas e grande parte vêm da escola de formação do CCDR. É um orgulho voltar a estar entre as melhores equipas nacionais e na fase final vamos ter um grande adversário que é o FC Porto. Vamos tentar alcançar os melhores resultados individuais possíveis para chegar aos lugares mais altos do pódio colectivamente”, referiu a técnica do CCDR.

Arranca no próximo domingo, dia 6, o II Raid BTT Bombeiros de Famalicão. Após o sucesso da primeira edição, a recém-criada Secção Desportiva e Cultural da corporação decidiu avançar com a organização do segundo raid de forma a permitir a continuidade desta prova, que está integrada nas comemorações do 120º aniversário dos BV Famalicão. A partida está marcada para as 9 horas, no quartel, mas antes haverá ainda um briefing e controlo da partida. A chegada à meta está prevista para as 11h30 seguindo-se um almoço conví-

vio e a cerimónia de entrega de troféus. Haverá também sorteio de prémios: uma bicicleta, um pack das Termas da Saúde, capacetes e diferentes acessórios para bicicleta, entre outros. A organização acredita que “será um bom momento de competição saudável e convívio entre todos os participantes, fomentando a prática desportiva”. Qualquer informação complementar pode ser consultada no sítio electrónico da prova em: http://2raidbttbombeirosfamalicao.blogspot.com ou solicitada pelo e-mail: 2raidbtt@gmail.com

Outeirense, Barrimau, Pedome e Lameiras vitoriosos nas fi fin nais da AFSA Realizaram-se no passado domingo no Pavilhão Municipal de Famalicão as finais da taça de todos os escalões da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão (AFSA), fazendo-se a festa da modalidade. Com o Pavilhão Municipal com bastante público para apoiar as suas equipas, no escalão de iniciados o Outeirense saiu vencedor depois de ter vencido a formação das Lameiras por 7-6. Já em juvenis, o Barrimau bateu a Juventude Académico por 8-4 enquanto em femininos o Pedome derrotou o Landim por 3-0. No escalão sénior a equipa das Lameiras venceu o Pedome por 7-3, impedindo que a formação de Pedome juntasse a taça ao campeonato da 1ª divisão. Em termos de taça disciplina, os vencedores foram Barrimau (juvenis), Oliveirense (feminino) e União Louredo (seniores).

Carlos Carneiro foi quarto em Castelo Branco

pub.

Equipa de cadetes da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho

No passado dia 23 de Maio, domingo, a equipa da Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos/Escola de Ciclismo Carlos Carvalho esteve presente na 4ª e última prova a contar para a Taça de Portugal da categoria de cadetes que decorreu em Castelo Branco. Carlos Carneiro, que à partida para a última corrida da Taça era quarto da geral, conseguiu

manter essa posição até ao final da prova, apesar de tudo ter feito para subir mais lugares na geral. Já no passado dia 22 de Maio, sábado, a equipa de juniores de Pousada de Saramagos, treinada por Hélder Carvalho, esteve em competição na 3º prova da Taça de Portugal que decorreu em Fafe. O melhor classificado foi Hugo Vaz que terminou no 13º lugar.

Liberdade FC realiza 12ª Milha Urbana Cidade de Famalicão Vai realizar-se no próximo domingo a 12ª Milha Urbana Cidade de Famalicão, cuja organização estará uma vez mais a cargo do Liberdade Futebol Clube. A prova vai realiza-se no Parque da Juventude e está inserida no calendário nacional de milhas urbanas, sendo esta já a 12ª edição. A competição irá realizar-se entre as 15 horas e as 17h30, com o Parque da Juventude a receber alguns dos melhores atletas nacionais seniores nesta especialidade do atletismo. No programa de corridas para os mais jovens estão incluídas as provas para as escolas do concelho de Famalicão, podendo participar jovens até aos dez anos de idade. É de prever a presença de centenas de crianças do concelho nesta prova do Liberdade FC, dando um outro colorido àquilo que a organização pretende que seja uma festa do atletismo.


24

sport: 2 de Junho de 2010

últimas

Elas facturam à grande! Ser uma supermodelo continua a ser um negócio rentável apesar da crise. Pelo menos é o que é possível concluir através do ranking das dez tops models mais bem pagas do mundo, elaborado pela revista Forbes, liderado novamente por Gisele Bündchen. Juntas, as dez modelos ganharam 86,5 biliões de dólares no último ano. Aos 29 anos, Gisele foi eleita novamente a modelo mais bem paga, graças aos 25 milhões de dólares que ganhou no último ano. Ela é seguida pela alemã Heidi Klum e pela britânica Kate Moss, com 16 e 9 milhões de dólares, respectivamente. Com estes números, as modelos mostram, segundo a Forbes, que continuam a ser um investimento seguro para as grandes empresas, numa indústria que enfrentou as vendas mais baixas dos últimos anos. O ranking continua com a brasileira Adriana Lima, no quarto lugar, com 7,5 milhões de dólares, seguida da holandesa Doutzen Kroes, que ganhou 6 milhões, assim como da brasileira Alessandra Ambrosio e da russa Natalia Vodianova, ambas com 5,5 milhões.

A multifacetada Heide Heidi Cortez nasceu a 11 de Março de 1981 nos EUA e é modelo, actriz, escritora e apresentadora de rádio. Heidi começou a ficar conhecida quando participou regularmente no The Howard Stern Show. Ela apresentava, no final do dia, o Tissue Time with Heidi Cortez, onde Heidi contava histórias de teor erótico... Interessante certo? pub.

Marisa Miller mais sexy do mundo

A supermodelo americana Marisa Miller, de 31 anos, é ofi ficcialmente a mulher mais sexy do planeta, pelo menos segundo os leitores das 24 edições internacionais da revista masculina FHM. A beldade loira, que curiosamente conseguiu apenas o décimo lugar na tabela das mulheres “mais quentes” da revista Maxim, liderada pela cantora Katy Perry, recebeu mais de um milhão de votos, destronando a actriz Megan Fox, a eleita em 2009. Marisa Miller, que é modelo desde os 16 anos, não se mostrou, porém, muito entusiasmada com a notícia. Em declarações aos jornalistas, a manequim considerou que “é estúpida toda esta confusão das mais sexy do mundo” e seria bem mais interessante se tivessem encontrado a cura para o cancro.

OS943  

Geração Benfica Famalicão conquistou 4º lugar em Braga GRAC organiza torneio de futsal Bruno Jesus do NAJ representa Portugal pub.