Issuu on Google+

Torneio Fluxindoor já teve o seu início Teve início no passado dia 1 de Maio o Torneio Fluxindoor, em futsal, com as seguintes equipas participantes: Dream team, Bola saltitona, C-ville jeans, Persi-twist, Olhar o sol, Trofa Sade, Portal caf, ADAV, RS6 team, Jardins Gomes, Jocel, Agro Mario e LXB. O torneio termina no próximo dia 8 de Maio e já estão definidos os jogos dos quartos-de-final que serão: Portal Café-Bola Saltitona; Dream Team-J. Gomes; Trofa SaúdeAgro Mário; Persi-Twist-RS 6 Team.

Liga de Futsal de Famalicão cumpriu 7ª jornada Cumpriu-se no passado fim-desemana a 7ª jornada do escalão de infantis da Liga de Futsal de Famalicão, registando-se os seguintes resultados: Arnoso S. Eulália 2-2 EFTP/GR Covense; Juv. Académico 10 Sportfut; Barrimau 4-3 Juv. Joane. A próxima jornada será a 10ª do escalão de pré-escolas e vai realizarse no polidesportivo do Berrimau FC, com os jogos: 14h00, LousadoSportfut; 15h00, Juv. Joane-EFTP/GR Covense; 16h00, A. MovimentoADC Sta Eulália; 17h00, R Desportivo-Barrimau FC; Folgaram: Juv. Académico e FC Vermoim.

AVC bateu Ala Gondomar Na ultima jornada da fase regular do campeonato nacional de juniores femininos, o Atlético Voleibol Clube (AVC) recebeu o Ala Gondomar, vencendo por 3-0. Foi um jogo que as atletas famalicenses tornaram fácil, dado que desde o inicio imprimiram velocidade e muita pressão sobre as adversárias. O AVC garantiu o 1º lugar nesta fase e espera agora o sorteio das meiasfinais do campeonato, sorteio esse que se realizará na próxima terçafeira, pelas 18 horas, nas instalações da Federação Portuguesa de Voleibol. A meia-final do campeonato será composta por dois grupos de quatro equipas e será disputada em regime de concentração e os dois primeiros classificados de cada grupo assegurarão a presença na final .

FC Landim na prova de atletismo do 1º Maio O Futebol Clube Landim participou no passado sábado na Grande Prova de Atletismo 1º Maio, inserido nas comemorações da semana cultural de Landim, organizada pela Junta de Freguesia de Landim. Arrecadando o 1º lugar por equipas no escalão de iniciados e juvenis e 2º lugar de infantis e minis. Em termos individuais conseguiu o segundo melhor landinense em seniores e primeiro em juvenis.

Oliveirense volta a empatar mas mantém liderança da fase da subida

Taça Academia Sporting recebeu mais de 400 crianças Mais de 400 crianças do Norte do país passaram pelo Estádio Municipal de Famalicão, no último domingo, para participarem na Taça Academia Sporting, um projecto pioneiro do futebol infantil do Sporting Clube de Portugal que, no ano em curso, decorreu também em Aveiro, em Lisboa, nos Açores e na Madeira. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão que cedeu as instalações e apoiou o Sporting no processo de inscrição de 53 equipas de oito elementos cada que participaram no torneio. De acordo com a organização, o evento foi um sucesso, não só pelas condições do espaço, mas também pela grande adesão das crianças e respectivas famílias. A Taça Academia Sporting é mais do que um mero torneio de futebol, pois proporciona actividades lúdicas e pedagógicas direccionadas para toda a família, através do Parque Vida Activa, que funciona em paralelo com o torneio desportivo.

Escola Rosa Oliveira cumpriu primeira prova

Os alunos da Escola de Atletismo Rosa Oliveira participaram na sua primeira prova que se realizou em Landim, conseguindo um total de quatro vitórias. Em minis femininos, Inês Rosas foi a vencedora com uma grande prova. Em termos colectivos, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira foi a vencedora, sendo que para isso contribuíram as prestações de Mariana Dinis (4º lugar), Ana Marinho (5º lugar), Catarina Lobo (6º lugar), Inês Peixoto (7º lugar) e Inês Marinho (8º lugar). Em minis masculinos o grande vencedor foi Duarte Cunha. Em termos colectivos a Escola Rosa Oliveira venceu também em minis masculinos. Contribuíram as prestações dos atletas Pedro Silva (8º lugar), Luís Carvalho (9º lugar), José Pimenta (10º lugar), José Lima (14º lugar) e Rodrigo Oliveira (19º lugar). No escalão de benjamins masculinos, Pedro Mesquita ficou em 8º lugar. Entretanto, a secção de atletismo da Associação Moinho de Vermoim (AMVE) participou na prova de atletismo de Landim e Rosa Oliveira venceu em seniores femininos, sendo que no mesmo escalão Hermínia Pereira ficou em 2º lugar. Em termos colectivos, a AMVE venceu em seniores femininos e veteranos masculinos, graças às prestações de Joaquim Ribeiro (3º lugar), Américo Oliveira (5º lugar), Custódio Mota (8º lugar) e Manuel Peixoto (12º lugar). Em juniores masculinos, André Machado ficou em 2º lugar. pub.


sport: 05 de Maio de 2010

22

PÓDIO

futebol

Oliveirense e Famalicão dividiram pontos no Campo de Ribes

Dérbi deixa tudo igual

1-1 GD Ribeirão

Campo de Ribes Árbitro : Luís Caetano (Viseu) Auxiliares: Miguel Vieira e Luís Castainça

AD Oliveirense FC Famalicão Rui Forte Hugo Tozé Gualter Talocha Madior César (66’ Zé d’Angola) Bacari Rui Filipe (41’ Magalhães) Ruizinho Zézé (76’ Jairo)

Treinadores António Remelgado

Artur Jorge

Golos: 64’ Cafú (1-0); 75’ Tozé (1-1). Cartõ es Amare los: 23’ Nuno Sousa; 25’ e 77’ Tózé; 32’ César; 48’ Gualter; 55’ Ruizinho; 72’ Madior. Cartõ es Vermelho s: 77’ Tózé. Carlos Alberto

O Grupo Desportivo de Ribeirão terminou o campeonato da 2ª divisão zona Norte no sexto lugar, garantindo também o principal objectivo definido no início da temporada. Depois de uma época algo atribulada, os ribeirenses atingiram a permanência, tendo terminado o campeonato com um empate em Vieira do Minho.

Pedro Freitas Luís Miguel João Duarte China Meira Nuno Sousa Ricardinho (81’ Pedro Moreira) João Cruz (85’ Leal) Arturinho Tiago (60’ João Paiva) Cafú

Joel Lima

2º Juniores FC Famalicão Após nova vitória na fase da manutenção da 2ª divisão de juniores, o FC Famalicão caminha a passos largos para garantir a permanência nos nacionais do escalão. Agora os famalicenses podem carimbar matematicamente o seu objectivo já na próxima jornada em jogo frente ao Limianos.

O jogo era de máxima importância no que à matemática da subida diz respeito. Ambas as equipas sabiam disso e por isso mesmo entraram em campo com o acelerador a fundo. No entanto, a clarividência na definição das jogadas não era a melhor e apesar de um jogo jogado a uma certa velocidade, as oportunidades de golo escasseavam. Aliás, durante a primeira parte poucos foram os lances dignos de registo. Salientar apenas um livre em posição frontal, logo no primeiro minuto, cobrado por Arturinho, por cima da trave da baliza de Rui Forte. E, ao minuto 27, novamente de bola parada, desta feita num canto, Bacari cabeceou em boa posição por

João Cruz e Madior a dividirem um lance pelo ar

cima do travessão da formação Oliveirense, desperdiçando uma boa oportunidade para o Famalicão. De resto, a constante foi mesmo o equilíbrio e duas equipas perfeitamente encaixadas do ponto de vista táctico, não permitindo grandes fogachos. O jogo chegava ao intervalo com um 0-0 que espelhava o que se passou. Para o segundo tempo esperava-se a mesma entrega, mas um pouco mais de qualidade na posse de bola e na definição das jogadas era claramente necessária. E foi a equipa da casa que pareceu querer trazê-la ao

jogo. Logo ao minuto 48, num livre em excelente posição, Meira a disparar de pé esquerdo e a fazer o esférico acertar na barra da baliza famalicense, concretizando assim a primeira oportunidade real de golo em todo o encontro. Este pontapé serviu de tónico aos da casa que partiram para cima do adversário e ao minuto 59, novamente na cobrança de um livre, Arturinho colocou a bola na zona de indefinição, entre o guarda-redes e a defensiva do Famalicão, onde apareceu Cafú com tudo para fazer o golo mas a não tocar o esférico da melhor ma-

neira e a não conseguir empurrar para a baliza. Ao minuto 64 surgiu o primeiro golo. Cruzamento milimétrico de Ricardinho para as costas da defensiva do Famalicão e ao segundo poste Cafú fez o 1-0, sem hipótese para Rui Forte. No entanto, o Famalicão não baixou os braços e respondeu. E de melhor maneira seria impossível. A 15 minutos do fim, Ruizinho bateu um livre do lado direito do ataque famalicense para o interior da pequena área onde surgiu Tozé, com tempo para tudo, a restabelecer a igualdade através de um pontapé acrobático. Quando se esperava uma galvanização do FC Famalicão com a igualdade conseguida, Tozé decidiu deitar tudo a perder, dois minutos depois, ao ver o segundo amarelo por uma falta escusada, mas que não permitia ao árbitro do encontro outra solução que não fosse mostrar o segundo amarelo e consequente vermelho. Esta infantilidade podia ter custado caro à sua equipa visto que permitiu à Oliveirense comandar as operações até ao final e só não chegou ao golo porque depois de um conjunto de ressaltos na área do Famalicão, na sequência de um canto, João Duarte fez a bola bater na quina da baliza de Rui Forte. A formação da casa foi quem mais procurou, de resto, a vitória, contudo o empate aceita-se e não altera as aspirações dos dois conjuntos famalicenses. Nota apenas para Luís Caetano, que realizou uma excelente arbitragem, e quando assim é também é justo salientar e não apenas quando os árbitros erram.

Objectivo cada vez mais perto para juniores do Famalicão

3º Rosa Oliveira A atleta famalicense viu mais uma vez premiados os resultados positivos conseguidos e agora foi homenageada pelo Governo Civil de Braga. Rosa Oliveira foi recebida no Palácio dos Falcões e recebeu elogios do governador civil, Fernando Moniz, que lhe entregou um galardão.

Vencer e convencer Os juniores do FC Famalicão deslocaram-se no passado sábado ao terreno do Taipas, em jogo a contar para a quarta jornada da fase de manutenção do nacional do escalão, tendo vencido por 3-0, num jogo onde a formação famalicense foi sempre superior ao seu adversário. Os famalicenses marcaram três golos e outros tantos ficaram por marcar, num jogo de sentido único. Ao intervalo o Famalicão já vencia por 2-0, com golos de Nelson, aos 13 minutos, e João Miguel, aos 19. Para a se-

gunda parte o figurino do jogo não se alterou, tendo o Famalicão continuado a praticar o seu futebol, acabando mesmo por marcar mais um golo. Foi logo no início da segunda parte que Adriano restabeleceu o resultado final. Para que a formação famalicense consiga os seus objectivos basta agora vencer na próxima jornada em casa a formação do Limianos para garantir a manutenção no escalão nacional da categoria. Na tabela classificativa, o Limianos lidera com 27 pontos, mais um do que o Famalicão, seguindo-se depois Vizela,

com 23 pontos, Chaves, com 18, Diogo Cão, com 17, e Bragança e Taipas com dez. O Taipas alinhou com: David, José Ribeiro, Carlos, Francisco, Diogo, Ricardo, João, Henrique, Silva, Costa e Jorge. Jogaram ainda: Rui, João Paulo e Luís. O Famalicão alinhou com: Maia, Sousa, Quim, Carlos, Alex, Adriano, Álvaro, Nelson, João Miguel, Kauskas e Bruno. Jogaram ainda: Fred, Pedro e Bruno Carvalho. O árbitro foi Manuel Oliveira, do Porto. José Clemente pub


publicidade

sport: 05 de Maio de 2010 23


sport: 05 de Maio de 2010

24

futebol

Joane traz um ponto da deslocação a Vila Meã

Após empate a uma bola em Vieira do Minho na última jornada

Nulo castigo em demasia as duas equipas Árbit ro : Luís Caiado (Viseu) Auxiliares: Tiago Rodrigues e Pedro Reis

Vila Meã GD Joane Cajó Chico Franco Hugo Pinheiro Joca Lemos (55’ Quim) Gouveia Igor Hélder Neto Júnior (78’ Luciano)

Sérgio Álvaro Laureta Hugo Daniel (61’ Hélder) Roberto Carlos Manuel (72’ Júnior) Gil Pedro Pinto (93’ André) Miguel Lemos Carneiro

Treinadores Pedro Pinto

Paulo Rafael

Golos: Não houve. Cartões Amarelos: 25’ Joca; 43’ Hugo; 76’ Roberto; 84’ Gouveia; 88’ Quim; 92’ Álvaro; 95’ Júnior; 98’ Carneiro; 98’ Lemos. C artõ es Vermelho s: Não houve.

José Carlos Fernandes Vila Meã e Joane proporcionaram um excelente jogo de futebol. Os muitos adeptos que se deslocaram ao Estádio Municipal de Vila Meã não deram o tempo por perdido. Num jogo equilibrado, as equipas tudo fizeram para conquistarem os três pontos. O nulo verificado no final da partida foi injusto face às inúmeras situações de golo desperdiçadas pelas duas equipas. Entrou melhor o conjunto da casa e logo no primeiro minuto foi dado o mote do jogo. Na sequência de um canto, a baliza de Sérgio passou por alguma confusão. De seguido houve um período de jogo que serviu para estudo mútuo. O Joane não demorou a reagir e aos 18 minutos Roberto atirou à barra, com Gil na recarga a proporcionar grande defesa a Cajó. Estava um jogo de parada e resposta, mas voltou a ser o Joane que num espaço de três minutos criou perigo na baliza contrária. Aos 21 minutos, Gil deu sensação de ser carregado em falta dentro área e um minuto depois a bola embateu na mão de Joca, com o árbitro uma vez mais a não atender aos protestos dos joanenses. O Vila Meã respondeu e teve excelentes oportunidades para marcar. Hélder Neto foi o protagonista, aos 33 minutos, rematando à barra da baliza de Sérgio, sendo que aos 43 e 45 também poderia ter marcado, com

III DIVISÃO RESULTADOS

Estádio Municipal de Vila Meã

1-1 Estádio Municipal de Vieira do Minho Árbitro: Rui Patrício (Aveiro) Auxiliares: Pedro Ribeiro e Alberto Diogo

Vieira SC GD Ribeirão

a última a ser considerada uma perdida clamorosa, deixando furiosos os adeptos da casa. No segundo tempo, o jogo continuou veloz apesar de não ser tão rápido como na primeira metade. As oportunidades de golo foram menos, mas a emotividade esteve sempre presente. Os locais começaram melhor, com mais bola, mais remates, e o Joane só aos 20 minutos conseguiu chegar à baliza de Cajó. Foi altura das equipas efectuarem alterações. O Joane beneficiou mais, principalmente com a entrada de Hélder em detrimento de Daniel. Já antes Pedro Pinto tinha trocado Lemos por Quim, ele que já tinha dado duas vitórias ao Vila Meã frente ao Joane. O tempo passava, com os adeptos sempre à espera que o golo surgisse. Igor esteve perto de o conseguir, mas o remate embateu no poste da baliza de Sérgio. Apesar de ter mais bola e mais remates, o Vila Meã viu o Joane desperdiçar as duas grandes situações de golo. Pedro Pinto, antes de ser substituído, imitou Hélder Neto no lance antes do intervalo e sozinho frente a Cajó permitiu a defesa deste. Voltou a ser o Vila a procurar o golo, mas Hélder Neto uma vez mais rematou para boa defesa de Sérgio. Os seis minutos que o árbitro deu de compensação prolongaramse para dez e foi aos 96 que Hélder, em grande jogada, ofereceu o golo a Batista. O avançado joanense desperdiçou quando estava em excelente posição para facturar. O empate acaba por ser justo, mas face às oportunidades de golo falhadas é difícil perceber como foi possível ninguém conseguir marcar. Muito dificilmente será possível voltar a ver-se um jogo com estas características. O empate deixa tudo em aberto para as duas equipas. Arbitragem irregular de Luís Caiado de Viseu. Subida- Série

B

Oliveirense, 1; Famalicão, 1 Vila Meã, 0; Joane, 0 Amarante, 1; Fafe, 2

CLASSIFICAÇÃO

J

V

E

D

F

C

P

1. Oliveirense 2. Vila Meã 3. Fafe 4. Famalicão 5. Joane 6. Amarante

6 6 6 6 6 6

2 2 2 1 1 1

4 3 3 4 4 0

0 1 1 1 1 5

8 6 5 6 4 6

4 5 4 6 4 12

10 9 9 7 7 3

PRÓ XI MA

0-0

Ribeirão termina no sexto lugar

Joane - Oliveirense Famalicão - Amarante

Fafe - Vila Meã

Juventude Mouquim realiza eleições A Associação Desportiva Juventude de Mouquim vai realizar eleições no próximo dia 29 de Maio, sábado. A votação decorrerá entre as 19 e as 22 horas na sede da associação de Mouquim. As listas candidatas aos corpos sociais da colectividade devem ser entregues ao presidente da Assembleia Geral até ao dia 15 de Maio, a fim de serem conferidas e posteriormente submetidas a sufrágio.

Miguel Costa Óscar Hugo Jorge Miguel Pablo Tito (71’ Tozé) Hélder Diogo (64’ Pedro Fidalgo) Diego (53’ Bruno Cunha) Café

César João Faria Hamilton Forbes (80’ Dédé) Bruno Pereira Pedro Caravana Paulo Rola Nivaldo Diego (75’ Adriano) Tiago Silva Bruno Filipe (63’ Fábio)

Treinadores Sérgio Abreu

José Lemos

Go los: 53’ Paulo Rola (0-1); 64’ Bruno Cunha (1-1). Cartões Amarelos: 49’ Hélder; 51’ Bruno Filipe; 52’ Costa; 58’ Jorge Miguel. Cartões Vermelhos: Não houve.

No Estádio Municipal de Vieira do Minho encontraram-se duas equipas já com os destinos traçados na presente temporada, o Vieira com a descida consumada e o Ribeirão com o principal objectivo da época, a manutenção, na bagagem. Num jogo apenas para cumprir calendário e de final de temporada, esperava-se um desafio morno, mas as duas equipas fizeram questão de contrariar esse pensamento e proporcionar um espectáculo agradável de futebol. A primeira ocasião de golo apareceu logo aos oito minutos, com Hugo a ganhar um ressalto à entrada da área, a isolar-se, e depois a rematar para grande defesa de César para canto. Entrou melhor a equipa da casa que conseguiu depois mais duas boas situações, com remates de Pablo e Hélder que acabaram por sair ao lado da baliza ribeirense. A resposta do Ribeirão chegou por intermédio de Forbes que trabalhou bem pelo lado direito, cruzou para a área do Vieira onde Bruno Filipe chegou um pouco atrasado para emendar de cabeça. Até ao intervalo

Plantel do GD Ribeirão

Bruno Filipe ameaçou as redes de Miguel com um remate cruzado e já em cima do minuto 45 Forbes apareceu sozinho na cara do guarda-redes adversário mas permitiu a defesa de Miguel. Na segunda parte começou melhor a equipa visitante. Aos 53 minutos, Forbes foi travado à entrada da área e na marcação do livre o Ribeirão inaugurou o marcador. Em posição frontal à baliza do Vieira, Paulo Rola bateu directo e com um remate forte fez o 1-0. Aos 62 minutos os ribeirenses ficaram perto de ampliar, mas Forbes viu Miguel defender a punhos, após bom lance individual de Nivaldo. Contra a corrente de jogo o Vieira chegou à igualdade. Em jogada de contra ataque dos locais pelo lado direito, cruzamento para o lado esquerdo do ataque e Bruno Cunha, que tinha entrado na partida, a recepcionar bem o esférico e a rematar para o golo do empate. O encon-

II DI VI SÃO

Sé rie A

R E S U LTA D O S

O Moreirense está apurado para a poule de subida enquanto Paredes, Vianense, Lourosa e

Vieira descem de divisão.

PRÓXIMA JORNADA

tro entrou depois numa toada mais morna e só aos 76 minutos Café deu um pontapé na monotonia, tendo falhado o alvo. Até ao final registo para mais dois lances de perigo, um para cada lado. Aos 80 minutos, incursão pelo lado esquerdo do ataque do Vieira, tendo Bruno Cunha rematado cruzado ao lado da baliza de César. Já aos 85 minutos Hamilton rematou para defesa atenta de Miguel para canto. Apesar das duas equipas já terem a sua situação definida na tabela classificativa, o certo é que se assistiu a uma partida interessante, com muito empenho de parte a parte e a espaços foram produzidas boas jogadas. O resultado aceita-se, tendo em conta que se tratou de um encontro bem disputado e equilibrado, com as duas formações a deixarem uma imagem positiva. Quanto ao trio de arbitragem realizou um bom trabalho. CLASSIFICAÇÃO

1. Moreirense 2. Tirsense 3. Vizela 4. Gondomar 5. Espinho 6. Ribeirão 7. Boavista 8. Merelinense 9. Lousada 10. A. Lordelo 11. Padroense 12. Paredes 13. Vianense 14. Lourosa 15. Vieira

J

28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28

E

D

F

C

P

21 3 15 7 13 10 14 5 10 10 9 11 10 7 9 8 10 5 10 4 10 4 9 6 9 6 8 6 3 8

V

4 6 5 9 8 8 11 11 13 14 14 13 13 14 17

49 42 41 39 36 34 34 27 26 26 33 32 35 31 20

19 25 24 30 34 32 38 27 37 26 43 34 44 46 46

66 52 49 47 40 38 37 35 35 34 34 33 33 30 17

Juventude de Joane comemorou Dia da Mãe No passado domingo, a Associação Juventude Joane (AJJ) proporcionou um Dia da Mãe bastante diferente aos atletas dos escalões de pré-escolas e escolas, com mais uma participação no Torneio do Sporting CP, a Taça Academia Sporting 2010. Foi uma manhã cheia de futebol, também partilhada pelos pais dos atletas, que participaram nas várias actividades que se foram realizando. Ao final da tarde, a formação do escalão de infantis disputou a 7ª Jornada da Liga de Futsal de Famalicão (LFF), tendo perdido por 4-3 frente ao Barrimau. No próximo domingo, a AJJ defronta a Escola Futsal Toni Paiva para a última jornada da fase de grupos da LFF, no escalão de pré-escolas, e a AJJ está a um empate de ser campeão de grupo neste escalão.

Jogadores Joanenses realizaram mais um jogo


sport: 05 de Maio de 2010 25

futebol

Ribeirão sagra-se campeão da série B de juniores

Ninense ascende ao terceiro lugar Jogou-se no passado fim-de-semana mais uma partida decisiva no campeonato da 1ª divisão da AF Braga, com o Ninense a deslocar-se ao terreno do MARCA, de Vila Cova, e a bater os locais por 2-0. Este jogo era importante para os famalicenses manterem viva a esperança da subida de divisão que assim permaneceu intacta. O jogo começaria praticamente com Bezerra a perder uma grande oportunidade de inaugurar o marcador, mas o golo surgiria ainda na primeira parte através de Cesário, em jogada de insistência dentro da grande área. O intervalo chegaria rapidamente e os locais, necessitados de pontos para a fuga à despromoção, entraram com nova alma na segunda parte, falhando duas boas oportunidades para igualar a partida. No entanto, foi mesmo o Ninense quem conseguiu o segundo tento da tarde já perto do final da partida, após centro de Pedro pela direita, com Káká a dar de calcanhar para Ruizinho fixar o resultado final. Com este resultado, os comandados de Canário são agora terceiros, a somente um ponto do segundo classificado. Na mesma série, o Gondifelos recebeu e empatou a uma bola frente ao Tadim, alimentando assim a esperança da manutenção, agora que faltam apenas três jogos para a temporada terminar.

A equipa de iniciados do Operário FC venceu no passado sábado em casa o Gandra por 1-0 e fez a festa do título na série A da 2ª divisão nacional. Frente ao segundo classificado, os jovens do Operário conseguiram somar mais três pontos e festejaram já o título de campeões desta série quando ainda falta disputar uma jornada. Os iniciados do Operário que na próxima época vão por isso disputar a 1ª divisão do escalão.

V. C.

J

V

1. Forjães 27 2. Vila Chã 27 3. Ninense 27 4. T. Bouro 27 5. Palmeiras 27 6. Gerês 27 7. Soarense 27 8. Panoiense 27 9. Viatodos 27 10. Tadim 27 11. Ág. Álvelos 27 12. Roriz 27 13. MARCA 27 14. Laje 26 15. Merelim 26 16. Gondifelos 27 Ág. Álvelos - Merelim Ninense - Roriz Tadim - MARCA T. Bouro - Gondifelos

20 19 18 18 16 14 13 10 9 10 7 5 5 5 4 4

AFB II DIVISÃO

A equipa de Juniores do Viatodos realizou no passado sábado o último jogo da época 2009/2010, uma vez que folga na derradeira jornada, tendo batido o Andorinhas por 2-1. Com este resultado, o Viatodos tornou-se campeão da série A da 2ª divisão do escalão, uma vez que a subida à 1ª divisão distrital já tinha sido garantida. A partida em casa foi a consagração do trabalho realizado ao longo da temporada.

CLASSIFICAÇÃO

J

V

1. Pousa 27 21 2. Gandra 26 19 3. Cabreiros 26 18 4. Carreira 26 17 5. S. Veríssimo 27 16 6. Operário 27 13 7. Sequeirense 26 11 8. Mouquim 27 10 9. Arentim 26 9 10. Arnoso 27 8 11. Necessidades 26 8 12. Antas 27 8 13. J. Belinho 27 6 14. Lemenhe 27 5 15. Granja 27 4 16. Tebosa 25 0 S. Veríssimo - Sequeirense J. Belinho - Tebosa Lemenhe - Mouquim Necessidades - Operário PRÓXIMA

Juniores do Viatodos garantem título

Cabreiros, 4; Sequeirense, 1 Tebosa, 0; S. Veríssimo, 5 Mouquim, 2; J. Belinho, 1 Operário, 2; Lemenhe, 0

E

D

F

C

5 2 60 21 3 5 41 19 5 4 34 17 4 5 64 30 7 4 51 22 5 8 39 23 1 13 44 40 5 12 45 50 7 11 34 36 4 13 31 43 7 13 35 41 5 17 31 46 5 17 33 60 4 17 28 52 5 17 16 51 4 19 25 60 Soarense - Gerês Laje - Vila Chã Panoiense - Viatodos Forjães - Palmeiras

R E S U L TA D O S

P

65 60 59 58 55 47 40 35 34 34 28 20 20 19 17 16

Série A

Arentim, 2; Necessidades, 2 Carreira, 1; Gandra, 1 Antas, 4; Granja, 0 Pousa, 6; Arnoso, 1 E

D

F

Bairro, 1; Ponte, 0 S. Paio, 6; L. Enguardas, 0 Tabuadelo, 5;Airão, 2 Maximinense, 0; Guilhofrei, 0

CLASSIFICAÇÃO

J

V

1. Pevidém 27 18 2. Celoricense 26 17 3. Polvoreira 27 17 4. Bairro 27 10 5. L. Enguardas 27 10 6. Ponte 27 10 7. Campelos 27 10 8. Maximinense 27 10 9. Tabuadelo 27 8 10. Travassós 27 7 11. Ruivanense 27 7 12. Guilhofrei 27 7 13. S. Paio 27 6 14. Airão 27 4 15. St Adrião 27 5 16. Pedralva 26 4 L. Enguardas - Ponte Airão - S. Paio Guilhofrei - Tabuadelo Travassós - Maximinense PRÓXIMA

gundo golo que conseguiu por volta do minuto 70 por intermédio de Ricardo. Com bastante sorte o S. Mamede voltou a igualar ao minuto 86 de grande penalidade, por suposta mão do defensor do Delães. Ainda assim, os famalicenses não desistiram e em cima do minuto 90 Chico fez o terceiro golo, dando justiça ao marcador e oferecendo os três pontos aos delaenses.

AFB I DIVISÃO

C

P

3 3 77 21 5 2 61 23 3 5 66 20 5 4 60 25 7 4 54 29 4 10 48 38 9 6 38 25 5 12 42 42 7 10 45 46 7 12 40 52 5 13 41 45 4 15 49 50 3 18 37 75 4 18 40 75 6 17 41 71 1 24 20 122 Gandra - Arentim Granja - Carreira Arnoso - Antas Pousa - Cabreiros

66 62 57 56 55 43 42 35 34 31 29 28 21 19 18 1

AFB II DIVISÃO R E S U L TA D O S

R E S U L TA D O S

CLASSIFICAÇÃO

R E S U L TA D O S

car bom futebol, sendo que o adversário, impotente perante a situação, tentava só em falta e de forma viril travar as investidas da equipa famalicense. Só aos 28 minutos se acercou da baliza dos delaenses. Aos 35 minutos, e apenas pela segunda vez que chegava perto da baliza do Delães, os locais fizeram o golo do empate, registando-se essa igualdade ao intervalo. Na segunda metade o Delães continuou a praticar bom futebol e a tentar chegar ao se-

Série A

Gerês, 1; T. Bouro, 0 Vila Chã, 3; Soarense, 1 Viatodos, 2; Laje, 2 Forjães, 4; Panoiense, 1

Palmeiras, 3; Merelim, 0 Roriz, 1; Ág. Álvelos, 1 MARCA, 0; Ninense, 2 Gondifelos, 1; Tadim, 1

SM Este, 2; Delães, 3 Figueiredo, 0; Briteiros, 1 Longos, 2; Vitória, 2 Doniense, 2; Sobreposta, 1

CLASSIFICAÇÃO

J

1. S. Cosme 27 2. Brito 27 3. Lagense 26 4. Figueiredo 27 5. SP Arcos 26 6. Longos 26 7. Delães 27 8. Guisande 27 9. Doniense 26 10. Espinho 26 11. Emilianos 27 12. SM Este 27 13. Briteiros 25 14. Sobreposta 26 15. Vitória 24 16. Rendufinho 26 Briteiros - Delães Vitória - Figueiredo Sobreposta - Longos Emilianos - Doniense PRÓXIMA

AFB I DIVISÃO

Bezerra esteve em destaque no ataque ninense

S. Mamede d’Este 2-3 Delães Jogou-se no passado domingo a 27ª jornada da 2ª divisão distrital da AF Braga, com o Delães a deslocar-se ao terreno do S. Mamede d’Este e a conquistar mais um triunfo, desta feita por 3-2. Os famalicenses realizaram uma das melhores exibições da época, pois desde o começo do jogo assumiram a posse de bola e com boas jogadas chegaram ao golo com alguma naturalidade por intermédio de Pinho, aos onze minutos. O Delães continuou a prati-

na série, uma vez que têm três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Pevidém. Os juniores do Ribeirão ficam agora a aguardar pelo vencedor da série A para depois discutirem com essa equipa a promoção aos nacionais do escalão.

Iniciados do Operário festejaram título

PRÓXIMA

Alberto Barbosa

A uma jornada do final da série B da 1ª divisão distrital de juniores, a questão do primeiro lugar já está resolvida, com o GD Ribeirão a sagra-se campeão de série. No passado fim-de-semana os ribeirenses venceram o Torcatense por 3-1 e festejaram desde já o triunfo

Série B

Ruivanense, 1; Travassós, 3 Pedralva, 4; Celoricense, 1 Pevidém, 2; Polvoreira, 0 Campelos, 2; StAdrião, 1 E

D

F

C

P

3 6 67 27 57 5 4 51 22 56 4 6 51 24 55 10 7 33 28 40 10 7 34 41 40 9 8 38 31 39 7 10 36 39 37 7 10 25 29 37 10 9 38 40 34 11 9 32 32 32 7 13 30 37 28 7 13 29 48 28 9 12 39 51 27 14 9 30 35 26 9 13 24 42 24 8 14 32 63 20 Celoricense - Ruivanense Polvoreira - Pedralva StAdrião - Pevidém Campelos - Bairro

Série C

Rendufinho, 0; Emilianos, 5 Espinho, 2; S. Cosme, 2 Lagense, 3; SPArcos, 1 Brito, 6; Guisande, 1 V

E

D

F

C

23 3 1 71 17 16 7 4 61 24 17 4 5 46 29 14 6 7 45 24 13 6 7 50 32 11 6 9 46 41 11 4 12 52 53 10 6 11 38 45 9 7 10 41 38 10 4 12 41 49 9 6 12 35 25 6 14 7 39 39 6 5 14 23 39 6 1 19 25 69 3 4 17 21 55 3 3 20 27 82 S. Cosme - Rendufinho SPArcos - Espinho Guisande - Lagense Brito - SM Este

P

72 55 55 48 45 39 37 36 34 34 33 32 23 19 13 12

pub


sport: 05 de Maio de 2010

26

modalidades

Riba d’Ave 5-2 Feira O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) recebeu no passado sábado o Feira no Parque das Tílias e venceu por 5-2. Os locais tomaram a iniciativa do jogo logo desde o primeiro minuto. O Feira falhou um livre directo aos 15 minutos e depois de dois minutos em que jogou em inferioridade numérica o RAHC inaugurou o marcador por André Alves. Ao minuto 25, Arnaldo Queirós dilatou o resultado, numa boa jogada colectiva. A segunda parte inicia-se com o Feira a praticar um hóquei mais objectivo, conseguindo aos dois minutos reduzir para 2-1 e um minuto depois conseguiu empatar o jogo. Os atletas do RAHC não se deixaram abater e tornaram a impor o seu jogo, chegando ao 3-2 por Hélder Gomes num rápido contra-ataque. Aos 14 minutos Hélder Gomes fez o 4-2, seguindo-se ao minuto 15 o 5-2 também por Hélder Gomes. Em cinco minutos o RAHC fechou a partida, num encontro dominado pelos locais mas que o Feira complicou apesar dos argumentos demonstrados terem sido insuficientes. A arbitragem não teve influência no resultado, mas não esteve muito feliz no critério aplicado. O RAHC alinhou com: Pedro Pereira, André Alves (1), Joel Ferreira, Arnaldo Queirós (1) e Hélder Gomes (3). No próximo sábado o campeonato pára para dar lugar à Taça de Portugal e por isso a próxima jornada será a 17 de Maio, com o Riba d’Ave a receber o já virtual campeão da 2ª divisão, o Cambra.

Nortecoope 6-2 FAC A manutenção deixou de ser possível matematicamente para o Famalicense Atlético Clube (FAC), depois de ter averbado novo desaire, desta feita frente à Nortecoope por 6-2. A formação do FAC não conseguiu somar os pontos necessários para atingir o principal objectivo definido no início R E S U L TA D O S

HOQUEI EM PATINS Cambra, 4; Limianos, 4 Marco, 4; Escola Livre, 6 Académica, 8; Inf. Sagres, 5 Nortecoope, 6; FAC, 2

CLASSIFICAÇÃO

J

V

PRÓXIMA

1. Cambra 27 20 2. Penafiel 27 15 3. Nortecoope 27 16 4. Limianos 26 14 5. Carvalhos 26 15 6. Inf. Sagres 26 14 7. Feira 27 13 8. Riba d'Ave 27 14 9. Marco 27 12 10. Sanjoanense 27 12 11. Lavra 26 8 12. Marítimo 27 9 13. Juv. Pacense 27 7 14. Escola Livre 27 7 15. Académica 27 6 16. FAC 27 3 Escola Livre - Limianos Inf. Sagres - Marco FAC - Académica Sanjoanense - Nortecoope

II Divisão

Carvalhos, 7; Sanjoanen, 5 Lavra, 6; Marítimo, 5 Penafiel, 6; Juv. Pacense, 2 Riba d'Ave, 5; Feira, 2 E

D

F

C

3 4 161 82 6 6 114 80 3 8 106 87 7 5 118 84 2 9 138 105 5 7 113 101 5 9 112 94 2 11 125 109 2 13 111 121 0 15 128 128 7 11 95 117 1 17 103 132 4 16 101 130 4 16 95 133 3 18 102 161 4 20 92 150 Marítimo - Carvalhos Juv. Pacense - Lavra Feira - Penafiel Riba d'Ave - Cambra

P

63 51 51 49 47 47 44 44 38 36 31 28 25 25 21 13

da temporada. No jogo disputado na Maia, frente a um dos ainda candidato à subida, o FAC até entrou bem. Jogou bom hóquei e enervou o adversário. O nulo manteve-se durante muito tempo e mesmo depois dos maiatos terem ganho vantagem, o FAC conseguiu manter o equilíbrio necessário e empatou a partida antes do intervalo. Na segunda parte voltou a acontecer o que já sucedeu imensas vezes. Muitas oportunidades desperdiçadas pelos jogadores da formação famalicense e do outro lado grandes e experientes jogadores que concretizaram as oportunidades quando elas surgiram. No final o 6-2 não espelha o desenrolar do encontro, sendo justa a vitória dos locais, mas por números exagerados. Ainda faltam três jogos para o final do campeonato e agora o FAC vai limitar-se a dignificar o nome do clube. A próxima jornada apenas se realiza no dia 15 de Maio, altura em que o FAC recebe a Académica de Coimbra.

Pedome segue na frente da 1ª divisão da AFSA Realizou-se no passado fimde-semana mais uma jornada dos campeonatos concelhios da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão (AFSA), sendo que na 1ª divisão a jornada foi a 23ª, com os seguintes resultados: S. Martinho 3-0 Landim; Floresta 5-4 Carril; Vermoim 1-1 Bente; Gavião 2-5 Lameiras; Pedome 42 S. Cosme; JASP 5-3 Outeirense; Covense 7-1 Castelões. Comanda o Pedome com 60 pontos, mais cinco do que o Covense. Já na 2ª divisão a jornada foi a 25ª, com os resultados: Bairrense 8-3 Esmeriz; Flor Monte 4-2 Colina Ave; ACURA 4-2 Ramil; Lousado 5-1 ADERM; Bairrense 8-3 Esmeriz; Flor do Monte 4-2 Colina do Ave; ACURA 4-2 Ramil; Lousado 5-1 ADERM; Novais 6-1 1º Maio; ADESPO 5-6 Carreira; Gente Fantástica 1-4 Louredo; Folgou: Barrimau; ACURA 6-2 Esmeriz (jogo em atraso). Comanda a Carreira com 64 pontos, mais

seis do que o Bairrense. No campeonato feminino, jogou-se a 19ª jornada com os resultados: Bente 0-14 S. Martinho; Oliveirense 3-1 Barrimau; ADERM 1-2 Covense; Juv. Académico 1-2 Lousado; Pedome 8-5 Esmeriz; Outeirense 2-2 Landim. Comanda o Landim com 52 pontos, mais quatro do que a Oliveirense. Em juvenis, a jornada foi a 19ª e os resultados foram os seguintes: Lameiras 10-1 Cabeçudense; Pedome 10-4 Louredo; ADERM 7-2 Flor Monte; Outeirense 3-8 Juv. Académico; Bairrense 1-0 Castelões; Landim 5-1 Barrimau. Comanda o Landim com 51 pontos. Em iniciados os resultados da 19ª ronda foram: Outeirense 8-0 Landim; Carreira 2-2 1º Maio; Lameiras 83 Barrimau; Juv. Académico 43 ADERM; Cabeçudense 0-11 Pedome; Folgou: Castelões. Comanda o Lameiras com 51 pontos, mais dez que o Pedome.

Artur Figueiredo na fase fi fin nal da Taça de Portugal O jogador de bilhar do FAC, Artur Figueiredo, conseguiu a qualificação para a fase final da Taça de Portugal individual, sendo um feito inédito. Para conseguir a qualificação o famalicense eliminou Miguel Menezes, da Portuguesa de Leça, vencendo por 2-0 na quarta eliminatória. Figueiredo é um dos oito atletas da zona Norte qualificados, aos quais se juntarão mais oito oriundos da zona Sul. A fase final é concentrada e tem data marcada para 19 e 20 de Junho e será disputada no salão do Leixões SC. O outro atleta do FAC que ainda estava em prova, Adelino Paredes, foi eliminado pelo nº 1 do ranking nacional, Rui Manuel, do FC Porto, também por 2-0. Também em bilhar disputou-se no passado fimde-semana o último Open da 2ª divisão individual. Com a subida ao escalão máximo assegurada, Artur Figueiredo era um dos favoritos à vitória final no torneio que se realizou em Leça. Frente a um atleta da casa, Abel Amaral, não conseguiu impor o seu jogo e perdeu por 40-29, em 47 entradas. O jogador de Famalicão manteve o 3º lugar no ranking e que não irá ser alterado até final da temporada. Neste torneio estava também em jogo a subida à 1ª divisão de outro atleta do FAC neste escalão. Jorge Bastos foi eliminado na fase preliminar, mas acalentava a esperança de subir, dependendo de resultado de terceiros. Esses resultados não foram favoráveis e Jorge Bastos vai manter-se na 2ª

Artur Figueiredo, jogador do FAC

divisão, ocupando a nona posição final no ranking.

Playoff de voleibol já tem datas marcadas A Federação Portuguesa de Voleibol, o Voleibol Clube Viana e o Famalicense Atlético Clube (FAC) já chegaram a acordo nas datas para os jogos do playoff que definirão o clube que estará na 1ª divisão, série A2, na próxima temporada. O FAC disputa essa vaga porque foi vice-campeão nacional da 2ª divisão e o VC Viana porque foi o penúltimo classificado da A2. Assim, as datas são: 1º jogo em Viana, dia 8, às 17h30 e 2º jogo, em Famalicão, dia 15, às 17 horas. Em caso de igualdade, o terceiro e decisivo encontro realiza-se na casa do clube que melhor resultado obtiver nas duas partidas.

Minis do FAC triunfaram em torneio regional Uma equipa de minis B (menos de 12 anos) de voleibol do FAC disputou a primeira volta do torneio regional. Em Fiães, a equipa constituída por Rui Freitas, Miguel Martins, Tiago Almeida e Davide Costa jogou com equipas do SC Espinho, CA Madalena e uma equipa local. Contra a equipa C de Espinho, o FAC dominou por completo, sendo que frente à equipa B vencia claramente ao intervalo, mas na parte final perdeu. Com a

segunda equipa do Madalena também venceu. A segunda volta deste torneio realiza-se no dia 16 de Maio, em local a designar pela Associação de Voleibol do Porto (AVP). Entretanto, o FAC terá duas equipas no próximo fim-de-semana no torneio de Maio que se disputa em Castelo da Maia e é também organizado pela AVP. Presentes na zona 1 deste torneio estarão as equipas do Castelo da Maia e do GC Santo Tirso.

Bilhar do FAC perdeu frente à Portuguesa de Leça Na última jornada do campeonato nacional da 1ª divisão por equipas, o FAC recebeu a Portuguesa de Leça, grande candidata à fase final, para atribuição do título de campeão. O FAC não conseguiu acompanhar o ritmo dos adversários, com a excepção de Adelino Paredes que se superiorizou ao seu rival, liderando todo o encontro e fazendo o ponto de honra do FAC. A formação do FAC foi constituída por Artur Figueiredo, Adolfo Pereira, Adelino Paredes e Jorge Lopes. Pereira não esteve ao nível habitual e Figueiredo teria de estar ao nível exibido na Taça de Portugal. Jorge Lopes tinha uma tarefa muito difícil, mas deu boa réplica na parte inicial do encontro. Terminou desta forma o campeonato, com o FAC a classificar-se no sétimo lugar final, posição que não garantiu a continuidade na divisão máxima. Para a próxima temporada o emblema famalicense vai disputar a 2ª divisão.

Escola do Benfi ficca de Famalicão vai voar até ao Algarve A Escola do Benfica de Famalicão vai participar no próximo dia 8 de Maio no torneio de escolas de futebol do Benfica, em Faro, no Estádio do Algarve. Os atletas do escalão de “escolas” vão ter um fim-de-semana repleto de actividades. A comitiva encarnada do Norte do país vai deslocarse até Faro de avião, uma novidade para a es-

magadora maioria dos pequenos campeões. Entre o staff da escola, atletas e encarregados de educação, a actividade vai movimentar 34 pessoas. No fim-de-semana seguinte, todos os atletas das escolas do Benfica voltam a encontrarse, desta vez no palco da final do Euro 2004, o Estádio da Luz.


sport: 05 deMaio de 2010 27

modalidades

Andebol da Didáxis em 4º no campeonato nacional

Equipa de andebol da Didáxis

A equipa infantil feminina de andebol da Didáxis de Riba d’Ave iniciou, no passado domingo, a prova complementar do referido escalão, com uma por 36-2 sobre a equipa do Manabola. No final da 1ª fase do campeonato nacional, as meninas da Didáxis obtiveram o

4º lugar. Já escalão de iniciados femininos, a Didáxis participou no campeonato nacional da 2ª divisão, 1ª Fase/zona 2, e classificou-se em 5º lugar. Foi um campeonato muito difícil, “visto ter sido uma estreia nos campeonatos nacionais da Federação de Andebol de Portugal”, considerou Artur Fernandes, responsável da equipa. Atendendo a que foi o primeiro ano desta aventura pelo desporto federado, os professores envolvidos, Artur Fernandes, Joaquim Pinto e José Lopes foram unânimes em considerar “extremamente positivas” estas participações. Os “alicerces estão lançados para que, nos anos seguintes, a Didáxis se consiga impor” no andebol feminino. Estes três escalões participaram também no Torneio Académica Cup 2010 (Espinho - 28 a 31 de Março), tendo obtido as seguintes classificações: infantis, 4º lugar; iniciadas, 8º lugar (prémio fair-play do escalão); juvenis, 8º lugar.

Xadrez da Didáxis é campeão distrital por equipas O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme-Didáxis (NXVSCDidáxis) sagrou-se no passado sábado campeão distrital absoluto por equipas 2010 de partidas. Este título colectivo é a prova de maior importância do calendário anual de competições distrital de desporto federado. Ao título colectivo na vertente semi-rápidas alcançado também esta época soma-se o título na vertente lentas. Na 5ª e última jornada, os jovens famalicenses enfrentaram a Escola E.B. 2,3 João de Meira. Desta forma, o sonho da conquista do título colectivo pela segunda vez, depois de 2006, começou a “desenharse” após vitória no 3º tabuleiro de João Veloso perante João Lima. A equipa do NXVSC-Didáxis A foi constituída por: Mário Oliveira (capitão), João Bastos, Pedro Ferreira, Hélio Silva, João Veloso e João Guerra. Para a próxima época o NXVSC-Didáxis assegura mais uma equipa participante no campeonato nacional da 3ª divisão (equipas), dado que a segunda equipa encontra-se no 2º lugar na série A e tem a manutenção mais que assegurada. No campeonato nacional da 2ª divisão por equipas, a primeira formação deslocou-se a Guimarães, defrontando e vencendo pela margem mínima (2,5-1,5) o

Sportfut continua a liderar na Liga de Futsal de Famalicão

A EF Sportfut cedeu os primeiros pontos no escalão de infantis nesta época na Liga de Futsal de Famalicão, mas continua ainda assim a liderar a classificação. A Sportfut perdeu por 1-0 frente à Juventude Académico que marcou logo nos primeiros minutos de jogo, segurando a vantagem até ao final do jogo. Os atletas da Sportfut tentaram reagir, mas sem qualquer efeito, num dia em que nada corria bem. No próximo domingo entra em campo o escalão de pré-escolas da Sportfut que já tem assegurada a passagem às meias-finais.

Resultados das camadas jovens do FC Famalicão…

Jogadores de xadrez da Didáxis

clube Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio, dando um passo decisivo para assegurar a manutenção neste torneio. As duas últimas sessões (8 e 15 de Maio) prometem emoções fortes até ao último minuto.

V Corrida da Mãe juntou mais de 400 participantes Organizado pela Associação Teatro Construção (ATC), e contando com o apoio da Câmara Municipal, realizou-se no passado domingo, a V Corrida da Mãe e o X Famalicão-Joane dos Pequeninos. A Corrida da Mãe, uma caminhada de carácter festivo e de sensibilização para o problema do cancro da mama, e as provas de atletismo para crianças e jovens dos escalões de minis a juvenis tiveram uma larga adesão, juntando no total mais de 400 participantes. No final, a organização da ATC mostrava-se satisfeita, considerando ter, uma vez mais, atingidos os objectivos propostos com a realização do evento. Classificações da X Famalicão-Joane dos Pequeninos: minis, 1º Mónica Costa e Diogo Machado; benjamins, 1º Susana Malheiro e Rui Rocha; infantis, 1º Catarina Araújo e Rafael Silva; iniciados, 1º Jéssica Lopes (Liberdade) e Carlos Oliveira (GRAC); juvenis, 1º Cármen Pereira (Moreirense) e Diogo Cruz (Ribeirão).

Nos jogos do passado fimde-semana, as camadas jovens do FC Famalicão registaram os seguintes resultados: Taipas 0-3 Famalicão (juniores); Famalicão B 4-2 Santa Maria (juvenis); Urgeses 1-2 Famalicão A (juvenis); Gualtar 0-0 Famalicão (iniciados); Joane 1-3 Famalicão (infantis); Famalicão A 91 Joane (escolas); Taipas 21-0 Famalicão B (escolas); Moreirense 8-1 Famalicão C (escolas). Próxima jornada: Famalicão-Limianos (juniores, sábado, 16 horas, Campo de Treinos); Famalicão A-FairPlay (juvenis, domingo, 10 horas, Campo do Outiz); Prado-Famalicão B (juvenis, sábado, 16 horas); Famalicão-Vitória FC (iniciados, domingo, 10 horas, Campo de Treinos); Famalicão B-Ronfe (escolas, sábado, 9h30, Campo Avidos); FamalicãoOs Craques (escolas, sábado, 11 horas, Campo Avidos); Fradelos-Famalicão A

(escolas, domingo, 10 horas). … e d o GD J o ane As equipas jovens do GD Joane estiveram em competição no passado fim-desemana, registando os resultados: Monsul 2-1 Joane (juniores); Joane 4-1 Lousado (juvenis); Joane 1-2 Ruivanense (iniciados); Joane 1-3 Famalicão (infantis, série F); Joane 3-4 Operário (infantis, série G); Famalicão 8-1 Joane (escolas, série E); Brito 1-1 Joane (escolas, série F). Próxima jornada: Joane-Bairro da Misericórdia (juniores, sábado, 16 horas, Campo Riopele); Fafe-Joane (iniciados, sábado, 16 horas); Sandinenses-Joane (infantis, série F, sábado 9h30); LagenseJoane (infantis, série G, domingo, 9h30); Joane-Cavalões (escolas, série E, domingo, 9h30); Joane-Sandinenses (escolas, série F, domingo, 10h30). pub.


28

sport: 05 de Maio de 2010

publicidade


modalidadee

Benjamim Silva segue na liderança do escalão de veteranos O Centro de Recreio Camiliano-Famalicão (CRC) esteve em destaque no fim-de-semana de 24 e 25 de Abril. A contar para a Taça de Portugal de Master’s de estrada, decorreu em Vila do Conde a segunda prova. O CRC tentou colocar os seus atletas em posições que permitissem disputar os primeiros lugares nos vários escalões e Benjamim Silva foi segundo no escalão de veteranos C, garantindo a manutenção da camisola azul, símbolo da liderança do escalão. Já José Rodrigues foi terceiro nos veteranos A enquanto Hugo Marques terminou em oitavo nos veteranos A. Hernâni Silva terminou a prova em 7º nos veteranos B ao passo que Armindo Mansilhas foi 5º. Já no dia 25 de Abril, o CRC deslocou-se até ao Algarve para disputar a 2ª prova da Taça de Portugal de Maratonas. A Maratona de Alte, inserida nas Comemorações do Centenário da República teve uma distância de 105 kms e 2100 metros de acumulado, com um traçado muito bom. O CRC teve uma prestação positiva, conquistando o 4º lugar por equipas. Este resultado foi conseguido fruto dos desempenhos dos atletas famalicenses. Benjamim Silva foi 2º nos veteranos C, Ana da Rocha terminou em quinto nos elites femininos, Hugo Marques foi 9º nos veteranos A, José Rodrigues 17º e Paulo Machado 20º. Nos elites, Telmo Ferreira foi 50º e Bruno Mendes 61º. A próxima prova com presença da equipa famalicense está marcada para o próximo dia 9 de Maio, em Arouca.

sport: 05 de Maio de 2010 29

Sub-16 masculinos com mais uma vitória na Taça do Minho Na Taça do Minho de basquetebol, os cadetes masculinos da ATC deslocaram-se a Viana do Castelo, onde venceram o CB Viana por 74-51. Por sua vez, também na Taça do Minho, as sub-19 femininos defrontaram em jornada dupla o BC Valença enquanto no sábado, em Valença, a equipa joanense sairia derrotada por 55-44. Já no domingo, em Vermoim, a vitória sorriria à ATC, desta feita por 73-56. pub.

Benjamim Silva, líder do escalão de veteranos C

Equipas da ATC vencem no Torneio Inter Associações Na última jornada do Torneio Inter Associações de basquetebol, os juniores da Associação Teatro Construção (ATC) deslocaram-se a Vila Nova de Gaia onde defrontaram o FC Gaia. Frente a um adversário com quem haviam perdido em casa na primeira volta, os juniores joanenses conseguiram desta feita vencer os seus adversários, demonstrando, mais uma vez, a evolução que têm vindo a realizar. O jogo desenrolou-se de forma equilibrada, com a ATC a fazer a diferença no marcador apenas na parte final, conseguindo, ainda que pela diferença mínima, uma importante vitória (resultado final 59-60). Com esta vitória, os juniores da ATC terminam a primeira fase do Torneio Inter Associações no 3º lugar,

defrontando na fase seguinte as equipas do Salesianos e Olivais Coimbra. As iniciadas da ATC realizaram no domingo passado a segunda jornada da segunda fase do Torneio Inter Associações, conseguindo nova vitória. Frente ao GDB Leça, a jogar em casa, as iniciadas da ATC não sentiram grandes dificuldades, vencendo claramente por 64-35. Finalmente, ainda no torneio Inter Associações, a equipa de iniciados masculinos da ATC deslocou-se a Matosinhos onde defrontou o Guifões SC. Apesar de terem dado boa réplica ao adversário na primeira parte, os jovens joanenses não conseguiram evitar a derrota. Resultado final 71-32 favorável ao Guifões.

João Pereira triunfou no 8º Prémio ACR Roriz A Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos/Escola de Ciclismo Carlos Carvalho esteve em destaque no 8º Prémio ACR Roriz, em Barcelos, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho. João Pereira, ciclista da categoria de juvenis da equipa de Pousada de Saramagos, venceu isolado a prova enquanto Luís Pereira, em infantis, foi quarto classificado. Destaque ainda para Rui Barros que em juniores foi quarto classificado. No dia anterior, a EC Carlos Carvalho também esteve em competição no 3º Troféu Manuel Ferreira que se competiu em Penafiel. A equipa de Pousada de Saramagos também alcançou bons resultados. João Pereira foi terceiro em juvenis e Luís Pereira foi segundo em infantis. No próximo domingo os cadetes da equipa de Pousada de Saramagos vão estar em competição na 3ª prova da Taça de Portugal de cadetes que vai decorrer em Vila Real.

pub.

João Pereira, ciclista da EC Carlos Carvalho

ficca de Famalicão jogou na Trofa Geração Benfi A escola do Benfica de Famalicão disputou no dia 24 de Abril a 1ª jornada da 3ª fase do campeonato da APEF. Os atletas encarnados venceram bastantes jogos, numa competição que não tem como objectivo classificar as equipas, mas sim dar competitividade e proporcionar encontros com muitas crianças de outras escolas de futebol. Da parte da manhã, os encarnados não conseguiram ultrapassar a equipa da Escola Hernâni Gonçalves, no escalão de pré-escolas, onde o Benfica compete apenas com atletas nascidos no ano de 2002. No escalão de minis o Benfica conseguiu impor-se frente à turma do Porto, vencendo o encontro com alguma facilidade. O escalão de infantis, onde a escola do Benfica disputou quatro jogos, foi o escalão mais equilibrado, tendo a Escola do Benfica vencido dois encontros e cedido o mesmo número de derrotas frente aos portuenses da Hernâni Gonçalves. Em escolas foi quebrada a senda de vitórias que vinha mantendo na prova, tendo cedido duas derrotas. Por fim, em iniciados a equipa tem vindo a melhorar e os resultados positivos têm sido muitos ao longo da época. As Escolas do Benfica na região têm crescido de uma forma significativa, tendo nesta altura 150 atletas nas cidades de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. O objectivo para a próxima época passa por construir um complexo desportivo com condições de trabalho significativamente melhores e federar equipas selecção para competir no campeonato federado. A contratação de um coordenador técnico experiente é também um dos objectivos da direcção para um futuro muito próximo.


30

sport: 05 de Maio de 2010

PRECISA-SE Torneiro ou Aprendiz para empresa metalomecânica

Contacto: 252 458 920

Precisa-se Comercial Part-Time/Full-Time -Conhecimento de Autocad -Língua Inglesa escrita e falada -Sentido de Responsabilidade -Organização -Simpatia / Comunicativa -Dinâmica -Espírito de Equipa -Disponibilidade Imediata Solicita-se o envio de C.V. com fotografia para este jornal com resposta ao anúncio 938

VENDO T2+1 Virado para o futuro Parque da Cidade

75.000€ Telem. 915 441 080

Vendo T1K Mobilado e equipado Centro de Famalicão Como novo

Vende o próprio 965 074 464

ALUGA-SE Salões em Joane 700 m² e 400 m²

Prontos a ocupar em qualquer ramo. Renda Acessível PAVILHÕES AUREX

modalidades Associação do Voluntariado Hospitalar Hospital S. João de Deus V. N. Famalicão

Convocatória Nos termos do nº 1 do Artigo 30 e nº 1 e 2 do Artigo 32 dos Estatutos da Associação de Voluntariado Hospitalar do Hospital S. João de Deus, convoco todos os associados a reunir em Assembeleia Geral ordinária, a realizar na Sala R I deste Hospital, em 08-05-2010, pelas 09H30M, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto 1 Leitura da Acta da reunião anterior; Ponto 2 Apresentação e Aprovação do Relatório de Contas do Ano de 2009. Se á hora marcada não houver a presença maioritária, nos termos do Nº 1 do Artigo 31, reunir-se-á uma hora depois, (10H30M) com qualquer número de associados. O Presidente de Assembeleia Geral Miguel Carvalho Machado,Dr. Informamos também que terminada a Assembleia Geral Ordinária, que se realiza, no dia 08 de Maio, pelas 10H30M, em 2ª Convocatória, será aberta a Urna dando-se início ás Eleições dos Novos Corpos Gerentes, para o triénio 2010/2012. Dada a importância destes actos, contamos com a sua Comparência A Presidente da Direcção

ou falar no local, nos escritórios da Aurex

Exigimos: Idade Máxima 50 anos Boa apresentação Experiencia em vendas (Alimentar/Bebidas). Oferecemos: Salário base acima da média. Comissões + Prémios. Viatura +Telemóvel Envio CV para: Apartado 53 4765-901 Riba d’Ave

Cortejo Dia:09/05/2010 Início do Cortejo:14h Compareça e colabore, venha assistir ao nosso cortejo! Nota: No local temos um bar com bolo no forno, bons vinhos e petiscos

PART-TIME

CURRAL DE MOINAS

Colaborador para entregas e montagens de mobiliário

de Mercadorias Mudanças - Distr. de Publicidade

Requisitos: Experiência na área Responsabilidade Profissionalismo Dinamismo Transporte de mercadorias próprio (médio) Disponibilidade imediata

ALVARÁ N.º 14030/2007

Ferro Recolha de Sucata ao domicílio Contacto: 931 989 019

A direcção do Bar da Mocidade Alegre de Landim (MAL) levou a efeito um torneio de ténis de mesa (ping pong), contando com a participação de 20 jogadores. Celso Amorim saiu vencedor depois de bater na final Aster Amorim por três sets a um. Decorreu paralelamente a disputa de uma taça no sistema de “bota fora”, tendo saído vencedor Aster Amorim, batendo no final Nuno Alves por três sets a dois. A organização agradeceu no final a todos os participantes e patrocinadores deste 1º Torneio de ténis de mesa que não contou com a representação de membros da direcção do MAL na cerimónia de encerramento e entrega de prémios a vencedores e participantes. No final decorreu um churrasco oferecido pela organização a todos os inscritos.

ARC S. Cosme venceu em Landim e Esposende

ADMITIMOS 10 COMERCIAS M/F

SUCATA Cobre Latão Inox Motores Alumínio

Vencedores do torneio organizado pelo MAL

Maria Fernanda Ortiga Cunha

Em Ruivães na Casa do Povo para beneficio da Festa do Divino Savador

Tlm. 914 101 704

Bar do MAL organizou torneio de ténis de mesa

Agradeço o envio de proposta para este jornal, acompanhada por uma fotografia. Resposta ao anúncio 936

Transportes Tlm. 968 380 719 - 916 938 215 E-mail: franciscopinto_@hotmail.com

ARRENDA-SE T1 Traseiras do Shopping Town - Famalicão 260€ / mês Condominio Incluido Contacto: 912 98 96 78

A Associação Recreativa e Cultural de S.Cosme-Mármores Tibães obteve mais um fim-de-semana com resultados positivos. No domingo, em Landim, a equipa de atletismo foi a grande vencedora no escalão de seniores do VIII Grande Prémio da freguesia. Para este resultado contribuíram Paulo Costa, no 4º lugar, seguido de Victor Ferreira, no 7º lugar, e Roberto Machado, no 8º lugar. Também no domingo, Luís Faria sagrou-se campeão regional do Inatel, no escalão de veteranos, numa prova realizada em Esposende.

Governador civil homenageou Rosa Oliveira O governador civil de Braga, Fernando Moniz, recebeu, no Palácio dos Falcões, a atleta famalicense Rosa Oliveira, detentora de um largo palmarés, na modalidade de atletismo, na sua já longa carreira. A famalicense foi homenageada, recebendo um galardão das mãos de Fernando Moniz. Rosa Oliveira tem projectado bem longe o nome da sua terra e do distrito de Braga, sendo um exemplo de dedicação e persistência, coroada de várias histórias em importantes provas nacionais e internacionais. “Uma mulher de fibra e de inegável talento e força interior que a todos nos enche de orgulho”, assim a caracterizou o governador civil, ao entregar-lhe um galardão como reconhecimento pelo seu mérito desportivo.

Barrimau FC realizou convívio O Barrimau Futebol Clube realizou no passado dia 1 de Maio, no recinto desportivo do clube, um convívio entre atletas, pais e treinadores de todos os escalões das escolinhas. O convívio foi proposto aos pais no sentido da realização de vários jogos, cuja vitória mais sofrida foi da equipa de branco, (treinadores e esposas) por sete golos contra a equipa de preto (pais dos atletas) com seis golos. De salientar a presença da maioria dos pais e por isso a associação deixou no final um agradecimento a todos os presentes. No dia 2 de Maio a colectividade realizou os jogos da 7ª jornada de infantis, com os seguintes resultados: Arnoso Sta Eulália 2-2 Covense; Juv. Académico 1-0 Sportfut; Barrimau 4-3 Juv. Joane.


modalidades

Mauro Marques com bom arranque em Espanha O piloto de Famalicão Mauro Marques iniciou da melhor forma a sua participação no Campeonato Open de Velocidade de Espanha. Aos comandos de um monolugar da Fórmula BMW, o piloto conquistou dois pódios nas duas corridas realizadas no Circuito de Alcaráz. Este novo desafio na carreira do piloto famalicense não começou da melhor forma, com o piloto a sentir alguns problemas ao longo dos treinos cronometrados que o fizeram largar do meio da grelha de partida. Solucionados os problemas, Mauro Marques conseguiu um bom arranque e cedo se colocou na terceira posição da primeira corrida, lugar que nunca mais largou até final. Determinado a querer melhorar o seu desempenho, na segunda corrida o piloto de Famalicão entrou motivado e depois de mais uma boa largada, Mauro ainda esteve na luta pelo primeiro lugar, numa prova bastante disputada, optando o famalicense por manter o segundo lugar e pensando nos pontos a conquistar no campeonato. “Foi uma excelente jornada. Inicialmente estava um pouco nervoso, mas com o desenrolar dos acontecimentos consegui controlar as minhas emoções. Foi a minha primeira prova internacional de Fórmulas e não podia ser tão positiva”, confes-

sou Mauro Marques. O famalicense vai regressar ao país vizinho no próximo mês de Junho para a disputa da segunda jornada Open Espanhol Fórmulas/Campeonato Catalan, Categoria Fórmula BMW.

Mariana Neves de Carvalho brilha em Espanha

Nuno Pina com jornada para esquecer

A piloto da Macominho Sport, Mariana Neves de Carvalho, marcou presença na quarta edição do Racing Show de Vigo, numa organização da Eventos Del Motor com a colaboração da estrutura portuguesa Xikane. A presença da piloto famalicense na prova marcava também a sua estreia além fronteiras, num evento que juntou dois ex-campeões do mundo de ralis, Timmo Salonen e Massimo Biasion. Mariana Neves de Carvalho foi a grande revelação da prova ao conseguir o apuramento para a primeira final do dia. Desde os treinos livres que a piloto de Famalicão andou sempre perto dos lugar do pódio da sua categoria, terminando a primeira parte do Racing Show na 21ª posição da geral. A piloto de Famalicão terminou a sua participação no 13º lugar da geral, mantendo o terceiro da sua classe, ficando a cerca de um segundo de conquistar o acesso à super final. “Estou muito satisfeita com o meu desempenho ao longo deste evento, pois diverti-me imenso e pude dar algum espectáculo ao público presente. Participar neste tipo de prova foi uma novidade para mim e com o desenrolar e desfecho dos acontecimentos só posso estar contente”, confessou a piloto.

A dupla de Famalicão Nuno Pina e Sérgio Rocha tiveram uma jornada para esquecer no Rali Vidreiro, jornada que se realizou recentemente, e que cumpria a quarta prova do Campeonato Open de Ralis. Organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, e disputado ao longo de oito especiais de classificação, a jornada marinhense teve no tempo o principal adversário dos pilotos da SFR Motorsport, em Peugeot 206 GTI, que logo na primeira PEC tiveram uma ligeira saída de estrada que os fez perder algum tempo assim como concentração. Apostada em recuperar o tempo perdido, a dupla de Famalicão entra ao ataque nas restantes três classificativas da manhã, mas nos últimos metros da quarta especial, um pião fez com que os famalicenses perdessem mais de 45 minutos para colocarem de novo o Peugeot na estrada, hipotecando logo ali todas as aspirações de alcançar um bom resultado. “Estamos tristes com o que tem acontecido. Este ano a sorte parece não querer nada connosco, mas é como todos dizem as corridas são assim mesmo. Esta já passou e agora temos de olhar o futuro e repensar a estratégia da temporada”, referiu Nuno Pina.

sport: 05 de Maio de 2010 31

Ténis Clube de Famalicão realizou 2º Open No passado fim-de-semana realizou-se nos courts de Ténis do Complexo Desportivo Municipal e do Complexo de Ténis do Covêlo, a 2ª edição do Open de Famalicão em ténis. Com 32 jogadores inscritos, 19 dos quais atletas do Ténis Clube de Famalicão (TCF), este foi o torneio oficial de ténis mais participado de sempre organizado em Famalicão. No 2º Open de Famalicão jogou-se ainda a variante de pares, tendo participado dez pares, dos quais cinco eram compostos por jogadores exclusivamente filiados pelo TCF. Pelas 16 horas de domingo, Dia da Mãe, numa reedição da final de 2009, o atleta do TCF, Hugo Fernandes, 28º no ranking nacional, venceu mais uma vez o Open de Famalicão na variante de singulares, batendo o atleta do Ginásio Clube Vilacondense, Sérgio Paiva, 24º do ranking nacional, por duplo 63. Na final de pares, os atletas Hugo Fernandes e Sérgio Paiva levaram de vencida a dupla de tenistas do TCF, José Mesquita e João Negreiros, pelos parciais de 6-0 e 6-3. É de ressalvar que nas meias-finais de singulares estiveram presentes três atletas do TCF, o que perfaz a melhor classificação de sempre de atletas do TCF em torneios oficiais da Federação Portuguesa de Ténis.

Clube Rugby Famalicão perde na “bola de jogo” O Clube de Rugby de Famalicão (CRF) deslocou-se este domingo ao Estádio Nacional para disputar a 1ª mão da meia-final de acesso à disputa do 5º lugar do campeonato nacional da 2ª divisão contra a equipa do Belas Rugby Clube. Os de Famalicão entraram bem no jogo, mostrando que queriam vencer no campo do adversário e dominaram o jogo praticamente até ao fim onde sofreram um ensaio que ditou o resultado final de 22-19. Pelo CRF alinharam: Costa, Tó Maia, Rosendo, Miguel Viana, Carlos Fernandes, Barquero, Alex "Francês", Xixa, “Obi”, Jacinto, André Mesquita, Libório, António Pedro, Domingos e Bruno. Jogaram ainda: César, Alexandre Pinto, Pissarra e Chiquinho. Entretanto, o CRF esteve representado na Selecção regional do Norte por cinco atletas. Esta chamada veio no seguimento de uma época muito boa da equipa sénior. A Selecção regional Norte perdeu o encontro com a Selecção de Centro/Lisboa e volta a jogar no próximo sábado para o terceiro lugar das Selecções regionais. Os atletas chamados foram: Paulo “Obi” Carvalho, André Mesquita, Jacinto, Barquero e Alexandre “Francês” Shuler. pub.


32

sport: 05 de Maio de 2010

últimas

Tourada ao natural Leonor Perez é uma toureira espanhola muito sensual. Depois de mostrar as suas qualidades na arena, Leonor decidiu tirar umas fotos sedutoras no local onde normalmente enfrenta os touros. O resultado não podia ser melhor.

Heidi irritada… No início da semana, uma pessoa que visitou a casa de Heidi Klum e do cantor Seal, espalhou na imprensa que a modelo tem várias fotos dela e do marido nus em sua casa. Furiosa, Heidi aproveitou uma entrevista num programa de televisão nos EUA para esclarecer o assunto. Klum disse: “São fotos artísticas.” “Não é nada absurdo, são apenas fotos. Não são para serem exibidas. Estão no nosso quarto.” Heidi disse que a pessoa que espalhou a notícia, que não quis revelar a identidade dizendo apenas ser um estilista, foi maldosa.

pub.

Adriane a embaixadora Adriana Karembeu deixou de se r só a sexy mode lo casada com o ex-internacional francês Christian Karembeu. A eslovaca, de 38 anos, que abandonou o curso de Med icina para se tornar modelo, foi nomeada embaixadora do Futebol Feminino, pela Federação Francesa de Futebol. Já o marido vai marcar presença, juntamente com mais 50 estre las do futeb ol, num jogo de comemoraç ão do 89 .º aniversário de Nelson Mandela, na África do Sul, em Julho. Recentemente, o casal Karembeu este ve num evento em Cannes, à margem do MIPTC 2010 - mercado internacional de programas de televisão -, para festejar o lançamento do novo canal ded icado ao desporto, o Trace Sport TV.


OS939