Page 1

Ângelo Guimarães traça metas para novo mandato O presidente da Oliveirense revelou a vontade de ceder o seu lugar na presidência, mas a falta de alternativas levou a que permanecesse por mais um mandato. p.26

Ninense convoca Assembleia Geral

1º Torneio de Futsal 24 horas

A Associação Desportiva Ninense realiza na sexta-feira, 15 de Junho, pelas 21h15, uma nova Assembleia Geral. A reunião magna está marcada para o Salão do Complexo Desportivo Ninense e tem a seguinte ordem de trabalhos: apresentação do relatório e contas da época desportiva 2006/2007 e eleição dos novos corpos gerentes.

A Associação Desportiva de Esmeriz vai organizar, no Pavilhão das Lameiras, o 1º Torneio de Futsal 24 horas. As inscrições podem ser feitas até ao dia 27 de Junho e custam 250 euros por equipa, mais 50 euros de caução. O início do torneio está marcado para as 20 horas do dia 6 de Julho e a final está marcada para às 19 horas do dia 7 de Julho. A organização promete lembranças para todas as equipas presentes, bem como uma Taça para o melhor marcador, melhor guarda-redes e troféu fair-play. Convém destacar ainda que todos os encontros serão conduzidos por árbitros federados.

Natação: Jorge Maia garante bronze em Loulé p.28

Galgos em Famalicão Sessenta e quatro galgos oriundos de todo o país correram este domingo, em Famalicão, naquela que é considerada uma das melhores provas nacionais. A iniciativa realizou-se pelo 14º ano consecutivo, no âmbito das Antoninas, e conta todos os anos com a presença dos melhores e mais velozes galgos do país. A corrida foi organizada pela Associação de Caça e Pesca de Famalicão com o apoio do Clube de Caçadores do concelho de Vila do Conde, e decorreu no terreno anexo à antiga central de camionagem, numa pista com 240 metros. Segundo o presidente da Associação de Caça e Pesca de Famalicão, Joaquim Costa, todos os criadores presentes tinham como objectivo ganhar. A competitividade e a qualidade dos galgos são os principais factores que distinguem a prova de Famalicão das outras que decorrem no país. Talvez por isso esta prova cha-

me também muito público e curiosos. Assim, foram várias as centenas de pessoas que marcaram presença no espaço da corrida, ao longo de todo o dia, aplaudindo e incitando o seu galgo favorito. Galgos vencedores O grande vencedor deste ano, na categoria Honra Adultos, foi “Zambabente”, do criador Fernando Lopes, da freguesia de Bente, que recebeu duas libras em ouro e um troféu em prata. O segundo prémio da mesma categoria foi para “Scrip”, de Abílio Silva, de Ferreiro, Vila do Conde, que recebeu uma libra em ouro e um troféu de prata. O terceiro prémio, também uma libra e um troféu em prata, foi para “Mel”, do criador Franco, de Alenquer. Na categoria de Honra Cachorros, o primeiro prémio foi para “Saltabente”, de Fernando Lopes, de Bente, que recebeu mais duas libras de ouro e um troféu de prata.

19º Grande Prémio do Centro Ciclista de Avidos

Leonel Coutinho venceu ao sprint Uma fuga de três ciclistas acabou por ditar o vencedor do 19ª Grande Prémio de Ciclismo do Centro Ciclista de Avidos, na categoria de Cadetes. O entendimento na frente foi sempre o melhor e nos últimos metros, Leonel Coutinho, de Vila Real, sprintou para a vitória, batendo os outros dois ciclistas. A prova foi mais um sucesso organizativo. A prova organizada pelo Centro Ciclista de Avidos, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, teve muito público presente nas estradas do concelho famalicense e decorreu sem qualquer percalço. A organização fez por isso “um balanço positivo”, destacando que “tudo correu conforme o esperado”. O trajecto da prova contemplou uma passagem pela cidade de Famalicão, onde estavam instaladas duas metas volantes, sendo depois cumprido um circuito de quatro voltas pelas freguesias de Lagoa, Seide, Landim e Avidos, totalizando cerca de 60 Kms. À partida estavam 15 equipas presentes e 52 ciclistas, sendo que 21 desistiram no decorrer da corrida. O pelotão cedo ficou fraccionado e na frente da corrida destacaram-se três ciclistas, de onde acabaria por sair o vencedor. Leonel Coutinho, do Clube de Ciclismo de Vila Real, conseguiu ter mais força nos metros finais e acabou por vencer. “Ganhei amizade com os meus colegas da frente, entendemo-nos bem e depois na recta final dei o meu me-

Carlos Alberto

Iniciativa da Associação de Caça e Pesca de Famalicão

lhor e venci”, disse o vencedor. Na classificação por equipas a Silva & Vinha/ADRAP venceu, seguida pelo Rendufe FC e pela Cantanhede/Columbófila. A meta volante E. Leclerc foi ganha por João Moreira (Silva & Vinha/ADRAP) enquanto a meta volante Padaria S. Jorge teve como vencedor Fer-

nando Gonçalves (Centro Ciclista de Avidos). Já a meta colocada em Landim foi ganha por Leonel Coutinho. O melhor classificado do Centro Ciclista de Avidos foi Fernando Gonçalves, que terminou na 19ª posição.

Classificação Geral 1º Leonel Coutinho (Sprint Bike/Clube Ciclismo Vila Real) 2º Bruno Borges (Rendufe FC) 3º João Matias (ACR Roriz Pedal Clube/Givec) 4º Sandro Barros (Silva & Vinha/ADRAP) 5º Tiago Neves (Cantanhede/Columbófila)

B.M.


26 opinião sport: 12 de Junho de 2007

grande área

Na primeira entrevista após a reeleição como presidente

“Campo de treinos é fundamental para o clube” Bruno Marques* Ângelo Guimarães, presidente da Oliveirense, revela as primeiras decisões quanto à época 2007/2008 para o clube de Oliveira Santa Maria. Quanto à aposta para o novo mandato, passa pela construção de um campo de treinos e pelas camadas jovens. A Oliveirense conseguiu a manutenção. Está contente com a prestação da equipa? Esperava um pouco mais do nosso plantel. Acima de tudo conseguimos a manutenção, que era o principal objectivo. E por isso mesmo não posso deixar de dizer que estou satisfeito com a prestação da Oliveirense na época transacta. A aposta em Mário Jorge, que se estreou em divisões nacionais, foi uma boa aposta? Acho que sim e toda a gente pode ver que foi. O futebol praticado pela Oliveirense foi muito bom, conseguimos fazer coisas bonitas e penso que, depois de lidar com o Mário Jorge ao longo da época, a ideia que tinha dele mantémse. É um bom treinador e, por isso mesmo, é que se vai manter na Oliveirense mais uma temporada. Não ficou surpreendido com os resultados do início da época que colaram a Oliveirense aos primeiros lugares?

PÓDIO

1º Centro Ciclista Avidos

Filipe Pedro Filipe Pedro, atleta do Núcleo de Atletismo de Joane, foi o vencedor masculino da 3ª edição da Meia Maratona da Figueira da Foz e garantiu mais uma distinção para a equipa joanense. A vitória surgiu no último quilómetro.

O 19º Grande Prémio de Ciclismo foi mais um sucesso organizativo e divulgou a modalidade. Na estrada foram muitos os famalicenses que aplaudiram a passagem dos jovens ciclistas e por isso a associação de Avidos merece também o destaque.

Jorge Maia Garantiu uma medalha de bronze no Meeting Internacional Cidade de Loulé, no Algarve, e foi o melhor do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão na competição.

Não fiquei surpreendido porque sabia do valor do nosso grupo de trabalho. A primeira volta foi bem melhor do que a segunda, mas são coisas do futebol e temos de aceitá-las. Este ano vamos tentar rectificar para que as diferenças não sejam tantas. Embora o começo tenha sido bom, sempre achei que seria muito difícil subir porque era precisa sorte, que acabou por nos faltar. Juntando-se isso às lesões e aos castigos nas fases cruciais do campeonato ficamos impossibilitados de lutar por algo mais do que a manutenção. Continua como presidente mas houve uma mudança na vice-presidência. Qual a razão dessa alteração? Não há nenhuma razão especial e as mudanças acontecem. O nosso vice-presidente, Araújo, fez muito pelo clube e vai continuar a fazer, no lado de fora mas ajudando na mesma, entendeu que queria descansar um pouco. Talvez para ganhar novamente forças e voltar no próximo ano desportivo. Por isso, tivemos de procurar outra pessoa para ajudar e já no ano passado tentámos trazer para junto de nós o Nelson Pereira, não foi possível, e este ano conseguimos. E ainda bem que aconteceu porque é uma mais valia para a Oliveirense. Durante quanto tempo mais pensa ficar como presidente? Durante os três anos que já passaram e neste que agora estamos a começar, a Oliveirense tem sido uma escola, não só para as camadas jovens como também para a direcção. Penso que se está a preparar uma equipa jovem para mais tarde tomar conta dos destinos do clube e dar seguimento a

este trabalho. Uma das propostas do novo mandato é um campo de treinos. Acha que isso é fundamental para a Oliveirense espreitar outro tipo de objectivos? O campo de treinos é fundamental para o clube, tendo em conta o número de atletas que temos. Tendo também em conta a prestação desportiva que estamos a ter no nosso concelho, estou à espera, há algum tempo, de alguém que atenda aos nossos pedidos. Tenho consciência que é difícil para a autarquia dar resposta a tudo mas acho que brevemente teremos essa situação resolvida. O terreno que pretendemos é junto ao Campo de Ribes e assim que recebermos luz verde arrancámos com as obras. Ao longo da época despontaram no clube alguns jovens jogadores. Vão continuar a apostar na juventude? Vamos ter de continuar a apostar em jogadores não tão conhecidos, mas sobre os quais temos bons conhecimentos das suas capacidades. A nossa equipa vai ser outra vez muito jovem e vamos ver se as nossas aquisições vão corresponder àquilo que nós queremos. Ainda existe a incerteza de ficarem na série A ou B. Tem alguma preferência? Neste momento a preocupação da direcção é construir um plantel forte e depois logo a seguir veremos em que série vamos ficar. Para mim é indiferente e quero é que haja muita competitividade e que a Oliveirense consiga atingir os seus objectivos, que passarão sempre pela manutenção. *com Pedro Reis Sá


opinião sport: 12 de Junho de 2007 27

futebol

Definição do plantel para a próxima época está muito avançada

Luís Cardoso é o novo preparador físico do FC Famalicão

Arquivo

Oliveirense sem grandes mudanças

Nove jogadores já renovaram com a Oliveirense

Das equipas famalicenses, a Oliveirense é aquela que tem mais certezas quanto ao futuro. À semelhança daquilo que aconteceu na última temporada, a formação comandada por Mário Jorge deverá ser a primeira a ter o grupo de trabalho definido com vista à época 2007/2008. Para já estão confirmadas nove permanências no clube. A equipa técnica não sofre alterações, mantendo-se Mário Jorge como treinador principal, Vítor como adjunto e professor Miguel como preparador físico. Apesar de muitos jogadores serem pretendidos noutros emblemas, a Oliveirense já garantiu a continuidade de pelo menos nove elementos. Fernando Jorge, Jorge Miguel, Zé Pedro, Soares, Paulinho, Má-

rio, Leal II, Pedro Fidalgo e Meira já renovaram os seus vínculos com o clube, tal como adiantou Ângelo Guimarães ao OPINIÃO SPORT. Casos de mais difícil resolução poderão ser os de Nelson, defesa esquerdo, e Zézé, ponta de lança. Os jogadores são muito pretendidos e isso tem dificultado as negociações, sendo certo que se saírem da Oliveirense será para um escalão superior. Neste momento a direcção ainda aguarda uma resposta dos dois jogadores quanto à continuidade ou não em Oliveira Santa Maria. Nenhuma das possibilidades está no imediato totalmente excluída. Quanto a contratações, os alvos também estão bem definidos, sendo que já existem jo-

gadores contratados. O presidente não quis abrir o jogo para já, mas em breve os nomes serão conhecidos. Todos os sectores conhecerão novos jogadores e por isso deverão ser contratados sete ou oito elementos. O número poderá aumentar se acontecerem saídas inesperadas, casos de Zézé e Nelson. Com o objectivo de garantir novamente a manutenção, quer seja na série A quer seja na série B, a Oliveirense vai construindo sem sobressaltos o grupo de trabalho para atacar a nova temporada. Se tudo correr como está planeado, Mário Jorge será o primeiro treinador do concelho famalicense a saber com quem poderá contar na época que se aproxima a passos largos.

Abel Silva deverá manter-se no comando técnico do FC Famalicão e caso se confirme essa forte possibilidade, vai contar com um novo elemento na sua equipa técnica. O professor Luís Cardoso está de regresso ao clube para desempenhar as funções de preparador físico. Recorde-se que Luís Cardoso já orientou os Juniores do FC Famalicão, tendo ainda desempenhado funções na coordenação das camadas jovens. Quinta-feira será o dia decisivo para que tudo comece a ganhar forma no clube com 76 anos de história. Ao que tudo indica, o treinador que acabou a época transacta no comando técnico dos azuis e brancos, culminando com a descida à 3ª divisão nacional, vai mesmo continuar no clube. Essa é pelo menos a pre-

tensão da Comissão Administrativa do clube liderada por Carneiro da Silva. Aliás, o presidente desta comissão e Carlos Alberto, ex-jogador do clube famalicense, são as pessoas responsáveis pelo planeamento da época 2007/2008. Tudo está ainda muito indefinido quanto ao plantel, uma vez que foi impossível começar a preparação mais cedo em virtude da indefinição relativamente ao elenco directivo. Entretanto, as reuniões com os jogadores sucedemse para na quinta-feira tudo estar delineado. O mais provável é que grande parte dos jogadores abandonem o plantel, mas para já ainda decorrem negociações com diversos jogadores, sendo que nenhum deles renovou ou foram até este momento efectuadas contratações.

Artur Faria chamado à Selecção de Moçambique

Joane e Ribeirão com poucas novidades Para além das novas equipas técnicas, pouco mais se sabe sobre o futuro destes dois clubes famalicenses. Depois das apresentações das respectivas equipas técnicas, curiosamente na mesma semana, ambos os emblemas começaram a preparar a próxima época sem confirmarem saídas, entradas ou permanências. No Ribeirão, Soeiro, Filipe Rafael e Lagarder são a nova equipa técnica, depois da saída de Tulipa para o Estoril, e quanto a jogadores a única certeza é que André Cunha seguiu o ex-treinador e firmou contrato com o clube da Linha.

De resto, tudo é ainda uma incógnita e nada transpirou para a praça pública. Situação semelhante vive o Joane que escolheu o professor Lopes para comandar a equipa, auxiliado por Duarte. Ideias quanto ao que é pretendido existem, mas faltam as confirmações oficiais. A única saída confirmada para já é a de Bruno para o Varzim e no plantel da época transacta existem jogadores que são muito pretendidos. No entanto, quer a direcção quer a equipa técnica optaram pelo silêncio nesta fase do defeso.

O jogador de futebol Artur Faria, que nesta temporada esteve ao serviço do Amarante na série A da 3ª divisão nacional, foi novamente chamado à Selecção de Moçambique. A formação moçambicana vai defrontar o Senegal na quinta jornada de apuramento para o Campeonato das Nações Africanas. Natural de Quelinane, Artur Faria esteve dois no FC Famalicão e está na cidade há já 26 anos, podendo completar a terceira internacionalização por Moçambique.


Depois da passagem por Leiria e Braga é agora a vez da “caravana “ do nacional de kart ir a Viana do Castelo disputar mais uma prova. O famalicense Mauro Marques irá estar presente na categoria Junior/KF3 para tentar um resultado positivo.

“A competitividade é alta mas tudo farei para alcançar os objectivos. Irei dar o meu máximo como em todas a provas e tenho plena confiança na minha equipa”, refere o piloto. Está será mais uma etapa do campeonato nacional de kart.

Nacional de Xadrez disputou-se em Mirandela

O Núcleo de Xadrez de Vale de S. Cosme-Didáxis conseguiu arrecadar mais troféus com a prestação dos seus xadrezistas. Desta feita foi em Mirandela, onde decorreu no sábado o campeonato nacional jovem de Xadrez 2007, em partidas semi-rápidas. Esta escola famalicense voltou a destacar-se, provando todo o trabalho que faz em torno desta modalidade que atrai cada vez mais jovens do concelho.

Equipa famalicense no meeting em Loulé

tos da Europa de Juniores, a realizar em Antuérpia-Bélgica, no Festival Olímpico da Juventude Europeia, a realizar em Belgrado-Sérvia e nos Campeonatos do Mundo Universitários a realizar em Bangkok, Tailândia. Para Pedro Faia, treinador do GDNF, esta foi mais uma competição inserida na planificação de

preparação dos nadadores para as provas que faltam cumprir até ao final da época desportiva. “Entre 12 e 15 de Junho iremos participar no Meeting Maré Nostrum, em Barcelona, para promover a rodagem internacional dos nossos atletas nas grandes competições, já que temos responsabilidade e boas expectativas.

FAC e Riba d'Ave mantém-se na 2ª divisão

Jornada dupla rendeu pontos Disputou-se jornada dupla no campeonato nacional de Hóquei em Patins, repartida por quintafeira e domingo, no caso do Riba d'Ave. Os ribadavenses perderam o primeiro jogo, no Parque das Tílias, sendo derrotados por 4-1. No fim-de-semana tiveram melhor sorte e venceram por 5-2 no terreno do Pasteleira. A derrota em casa com os Carvalhos acabou em definitivo com o sonhos dos ribadavenses em alcançarem o segundo lugar e com isso a subida de escalão. Os jogadores não acreditaram nas suas capacidades e acabaram mesmo derrotados. Melhor resposta não poderia pedir o técnico Pedro Mendes que dois dias depois viu os seus pupilos irem vencer o Pasteleira ao Pavilhão do Infante de Sagres por cinco bolas a duas. Referindo-se a estes dois encontros, Pedro Mendes considerou o primeiro “como uma derrota em que mais uma vez ficou bem patente a falta de sorte da equipa”. “Em quatro vezes que foi à nossa baliza os Carvalhos marcaram sempre enquanto que no jogo frente ao Pasteleira estivemos muito melhor e fomos sempre superiores ao adversário”, disse.

FAC continua na frente O FAC também teve jornada dupla. Na quinta-feira deslocou-se às Taipas e venceu por 6-4, numa partida totalmente marcada pela agressividade dos jogadores da casa que tinham nesta partida a possibilidade de ainda se manterem na 2ª divisão. Já no encontro de sábado os famalicenses perderam no pavilhão do Académico por 4-1. Nas Taipas o FAC dominou sempre os acontecimentos e a vitória condiz com aquilo que se passou dentro das quatro linhas. Quanto ao encontro de sábado, a deslocação ao Porto resultou em derrota frente a um conjunto que precisava

HÓQUEI EM PATINS

Biblioteca, 2; Mealhada, 1 Esc. Livre, 2; Sanjoanense, 4 A. Coimbra, 5; Taipense, 3

CLASSIFICAÇÃO

1. FAC 2. Sanjoanense 3. Académico 4. I. Sagres 5. Taipense 6. Povoa 7. Escola Livre 8. Mealhada 9. A. Coimbra 10. Biblioteca

J

V

15 12 15 11 15 10 15 7 15 6 15 5 15 4 15 4 15 4 15 3

Mealhada - Povoa Sanjoanense - Biblioteca Taipense - Escola Livre

Manutenção

Académico, 4; FAC, 1 Povoa, 8; I. Sagres, 9 E

D

F

1 2 59 0 4 56 1 4 51 4 4 59 3 6 58 2 8 53 4 7 50 1 10 43 0 11 30 2 10 33

C

32 41 39 47 54 48 51 64 62 54

FAC - A. Coimbra I. Sagres - Académico

urgentemente de pontuar para fugir à despromoção. Carlos Silva não poupou criticas em relação ao primeira encontro nas Taipas onde considera que “a equipa da casa teve o que merecia, a descida, porque nunca se preocupou em jogar hóquei, em especial na passada quinta-feira”. “Quanto ao segundo jogo foi mais uma partida em que defrontámos uma equipa que não podia perder e o ambiente criado em redor desse encontro tudo o fazia prever que não conseguiríamos vencer”, concluiu. José Clemente HÓQUEI EM PATINS RESULTADOS

Mauro Marques confiante para Viana

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão (GDNF) participou no Meeting Internacional Cidade de Loulé-Algarve, no fim-de-semana, com a presença de oito nadadores, tendo-se destacado Jorge Maia que garantiu uma medalha de bronze na prova de 200-estilos e garantindo mais uma prestação positiva. As marcas registadas foram dentro do esperado e Jorge Maia voltou a mostrar estar a atravessar um bom momento de forma. Para além de Jorge Maia participaram também os nadadores Diogo Carneiro, Paulo Araújo, Mário Costa, Luís Vaz, Sofia Ferreira, Marta Jordão e Rita Ferreira. No cômputo geral, o GDNF teve mais uma participação positiva, com os objectivos de preparar da melhor forma o final da presente época desportiva. Para terminar a época, os nadadores famalicenses procuram obter os melhores resultados nos Campeonatos Nacionais de Absolutos a realizar em Aveiro, nos Campeona-

P

37 33 31 25 21 17 16 13 12 11

Feira, 1; A. Espinho, 4 Pasteleira, 2; Riba d' Ave, 5 Carvalhos, 4; Braga, 4

CLASSIFICAÇÃO

1. Braga 2. Nortecoope 3. Marco 4. Carvalhos 5. A. Espinho 6. Riba d' Ave 7. Feira 8. Marinhense 9. Lavra 10. Pasteleira PRÓXIMA

Inserido na comemoração das Festas Antoninas 2007, realizouse no passado sábado o XIII Raid Antoninas, com organização do Clube Aventura de Famalicão. Para além dos participantes, a prova contou com muito público a assistir de perto ao desenrolar da prova que teve a primeira etapa (road-book) de manhã enquanto de tarde decorreu nova etapa e ao final do dia realizou-se a prova especial Jumbo.

Jorge Maia garante bronze no meeting de Loulé

RESULTADOS

XIII Raid Antoninas muito concorrido

modalidades

PRÓXIMA

28 opinião sport: 12 de Junho de 2007

A. Espinho - Marco Riba d' Ave - Feira Braga - Pasteleira

J

V

15 13 15 9 15 8 15 8 14 8 15 7 15 6 15 4 14 3 13 3

Subida

Nortecoope, 8; Lavra, 5 Marco, 8; Marinhense, 2 E

D

F

1 1 71 0 6 63 2 5 59 2 5 56 1 5 46 0 8 52 1 8 56 0 11 38 1 10 44 0 10 34

C

29 45 43 43 34 51 58 64 76 76

P

40 27 26 26 25 21 19 12 10 9

Lavra - Carvalhos Marinhense - Nortecoope


modalidades

Academia de Vermoim garante Taça de Alex Ryu Jitsu A Taça de Portugal Alex Ryu Jitsu realizou-se no fim-de-semana no Pavilhão das Lameiras, inserida no programa das Festas Antoninas, onde todas as Academias famalicenses tiveram boas actuações, com destaque para as equipas da PSP de Famalicão, Lousado e Vermoim, tendo esta última sido a grande vencedora da Taça de Portugal. A competição decorreu nos escalões de Juniores e Seniores, masculinos e femininos, e foi organizada pela Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu e Associação de Artes Marciais de Famalicão. Nas bancadas há a registar a presença de muito público que apoiou sempre os atletas que participaram. Neste evento estiveram presentes atletas provenientes do Porto, Maia, Gaia, Venda-Nova e de todo o concelho de Famalicão, alguns deles detentores de títulos de campeões Regionais e Nacionais. As classificações por equipas fo-

opinião sport: 12 de Junho de 2007 29

Filipe Pedro vence na Figueira da Foz Filipe Pedro, atleta do Núcleo de Atletismo de Joane (NAJ), foi o vencedor masculino da 3ª edição da Meia Maratona da Figueira da Foz, corrida que se disputou na manhã do passado domingo junto à marginal da cidade. Integrando o grupo de comando desde o tiro de partida, o atleta do NAJ acabou por ter no boavisteiro Vasco Azevedo o grande rival, do qual apenas conseguiria soltar-se no último Km, vencendo com 17 segundos de diferença. Fernando Pinho, da Associação Cultural e Recreativa de Vale Cambra, foi terceiro posto já a mais de 57 segundos do vencedor. Também no domingo, realizou-se em Amarante o Grande Prémio António Pinto, em atletismo, ganho por Manuel Magalhães, da Conforlimpa. O melhor do NAJ foi Rui Teixeira, em quarto, seguido de Delfim Conceição, em sexto, e Ângelo Pacheco, em sétimo.

Taça de Alex Ryu Jitsu inseriu-se nas festas Antoninas

ram as seguintes: 1ª Academia de Vermoim; 2ª Academia Lousado; 3ª Academia PSP Famalicão. A Academia de Vermoim, liderada pelo mestre Laurindo Azevedo, apresentou uma equipa constituída por Mikael Azevedo, Alexandra Gon-

çalves, Marlene Araújo, Joana Campos e Tiago Araújo que conseguiram arrecadar a Taça de Portugal. A próxima competição realizase a 7 de Julho, com o campeonato nacional a realizar-se em Braga e tendo a presença de 200 atletas.

Rali de Vila Verde apresentado sexta-feira A sétima edição do Rali de Vila Verde, organizado pelo Clube Automóvel do Minho, será apresentada na sexta-feira, pelas 17h30, na Câmara Municipal de Vila Verde. Esta sétima edição da prova conta para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Nacional FPAK de

Clássicos, Campeonato Nacional FPAK Júnior, Campeonato Regional Norte, estando ainda aberta a carros do Campeonato Nacional de Ralis, como prova extra. Durante esta apresentação vão ser dados a conhecer todos os pormenores do evento.


30 opinião sport: 12 de Junho de 2007

Gama Scénic já ao preço de Julho A Renault decidiu antecipar o novo regime fiscal. Para isso, passa a disponibilizar toda a gama Scénic/Grand Scénic ao preço de Julho. Como oferta adicional, surge o tecto de abrir panorâmico eléctrico para todas as versões da gama, excepto o Pack Clim, reforçando assim as características como versatilidade e modularidade, graças à enorme superfície vidrada assim disponibilizada. Paralelamente, a Série Especial Exclusive oferece um lote de equipamento reforçado no Scénic, com o radiosat 4x40W, estofos em couro, pack mãos-livres, óculo traseiro de abertura independente, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e vidros sobre-escurecidos traseiros, tudo isto com um acréscimo de preço de 900 euros em relação à versão Dynamique S. No caso do Grand Scénic, por mais 400 euros em relação à versão Luxe, o cliente poderá contar com o radiosat 4x40W CD Cabasse com carregador de CD's integrado, estofos em couro, sensor de estacionamento traseiro e vidros escurecidos.

Novo Laguna promete prazer de condução Com um estilo inspirado no desejo de alcançar um design de linhas dinâmicas, fluidas e elegantes, o Novo Laguna assumese como um grande estradista. Para isso foi concebido, segundo a Renault, para proporcionar um comportamento de referência em estrada, com uma gama alargada de motorizações e de caixas de velocidades. Procura ainda transmitir a todos os seus ocupantes uma sensação de serenidade, com uma segurança activa e passiva ao melhor nível da sua categoria, máximo conforto e grande facilidade de utilização. O Novo Laguna faz parte do compromisso assumido pela empresa no âmbito do Renault Contrato 2009, ou seja, situar-se nos três primeiros lugares do segmento na qualidade do produto e do serviço.

motores

Frederico Ferreira foi o melhor famalicense no Rali de Cerveira

Pedro Peres voltou às vitórias Pedro Peres e Tiago Ferreira regressaram no Rali Vila Nova de Cerveira às vitórias no Campeonato Open de Ralis. A dupla do Ford Escort Cosworth dominou da primeira à última especial de classificação e mostrou-se uma vez mais imbatível nos pisos de asfalto. Octávio Nogueira foi quem mais luta deu ao piloto do Porto, mas Rui Azevedo voltou a colocar o seu Escort RS 1600 no segundo lugar do pódio, vencendo pela quarta vez entre os Clássicos. Numa prova disputada ao domingo, poderia pensar-se que algo de diferente aconteceria na discussão pela vitória. No entanto, Pedro Peres fez questão de assumir, logo na primeira especial, a posição de líder e a verdade é que o piloto da Peres Competições teve sempre a vitória à vista. Rui Azevedo e João Andrade voltaram a não ter argumentos para se baterem directamente com Pedro Peres mas mais importante que qualquer vitória na geral foi o lugar mais alto do pódio conquistado entre os concorrentes do Nacional de Clássicos. Famalicenses em destaque no Rali de Cerveira A quinta prova do Campeonato Open de Ralis não foi nada positiva para algumas equipas famalicenses. João Ruivo e Alberto Silva desistiram logo no final da primeira especial e a dupla Ricardo Costa/Manuel Macedo seguiu-lhe a pisada depois de um problema de transmissão no BMW M3. Cedo ficou fora de prova também José Pereira, o navegador famalicen-

Frederico Ferreira/ Octávio Araújo terminaram na sétima posição da geral

se que acompanha Carlos Araújo. Entre os resistentes, Frederico Ferreira e Octávio Araújo foram os melhores classificados da geral, terminaram na sétima posição, a quarta entre os concorrentes do Campeonato Nacional de Clássicos. Hélder e Daniel Ribeiro colocaram o seu Peugeot 205 Gti num lugar de destaque entre os concorrentes do Regional de Ralis Norte. A dupla famalicense foi a terceira classificada, na frente de Alfredo Guima-

rães/Domingos Mendes que com a quarta posição mantém a liderança do campeonato. Filipe Martins sentou-se de novo ao lado de António Oliveira e conseguiu um honroso oitavo lugar entre os inscritos no Regional. O Rali de Vila Verde é a próxima prova do Open de Ralis e Regional Norte e está agendada para 29 e 30 de Junho. Nun o Cas tr o

Rali “Santo Thyrso conVida” a 22 e 23 de Junho

Objectivo é atrair muitos pilotos A sala de imprensa do Pavilhão Municipal de Santo Tirso recebeu, na passada sexta-feira, a apresentação do Rali “Santo Thyrso conVida”, que se realiza a 22 e 23 de Junho. O principal objectivo da organização é tornar a prova reconhecida ao nível nacional e trazer muitos pilotos ao concelho tirsense. As inscrições fecham no dia de amanhã, quarta-feira. O rali vai contar para Troféu Regional de Ralis do Douro e é organizado pela secção de Desportos Motorizados do FC Porto, contando ainda com o patrocínio da Câmara Municipal de Santo Tirso. Homologado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) será disputada no dia 23 de Junho, a partir das 10h30 (Praça do Município), atravessando a zona nascente do concelho de Santo Tirso. A prova terá um total de 112, 21 quilómetros, 35,47 dos quais correspondem às cinco especiais do

Tetra-campeão nacional de ralis será atracção

rali. A primeira especial será entre o Monte Córdova e Cabanas e a segunda disputa-se no Monte de Nossa Senhora da Assunção. A primeira terá três passagens e a segunda duas. Na apresentação à comunicação social esteve Armindo Araújo,

piloto de Santo Tirso e tetra-campeão nacional de ralis, que irá abrir a prova no carro zero, onde será acompanhado por Castro Fernandes, presidente da autarquia tirsense. Carlos Cruz, da organização, salientou que “o objectivo fundamental é trazer um grande número

Citroën apresenta novo monovolume Após o sucesso do lançamento do Grande C4 Picasso (7 lugares), o visiospace, a Citroën prossegue o alargamento da sua gama de monovolumes compactos, ao comercializar, no decorrer do primeiro trimestre de 2007, um segundo visiospace, o C4 Picasso (5 lugares), dotado de uma silhueta específica. O novo C4 Picasso distingue-se pela habitabilidade, espaço interior de referência, posição de condução elevada, visibilidade periférica, modularidade fácil, espaço interior desobstruído e conforto de vida a bordo ao mais alto nível. Oferece ainda um verdadeiro prazer de condução e um comportamento em estrada particularmente seguro. Logo desde o seu lançamento, estão disponíveis quatro motorizações, duas a gasolina, 1.8i e 2.0i de 16V, e duas a Diesel, o motor HDi 110 FAP e o HDi 138 FAP com caixa manual ou automática de seis velocidades..

de pilotos porque o rali está num grande centro que tem à volta muita gente que gosta de automóveis”. Para tornar isso possível, Carlos Cruz destacou o facto de este ser “um rali francamente barato” para os pilotos. Já Castro Fernandes preferiu referir-se “à boa localização de Santo Tirso” como uma forma de atracção de todo o tipo de praticantes desportivos. “Há que criar condições no terreno para que este Rali possa evoluir e ter o apoio de organizações, como é o caso do FC Porto. É a primeira experiência no automobilismo com o FC Porto e se resultar vamos em frente”, concluiu. Para além dos membros da organização e de Armindo Araújo, marcaram ainda presença representantes da FPAK e de um dos principais patrocinadores do Rali “Santo Thyrso conVida”, nomeadamente a Ford Daro. B.M.


opinião sport: 12 de Junho de 2007 31

lazer

Cinema Capitão Alatriste Carneiro

21/03 a 20/04

Balança

24/09 a 23/10

Número da Sorte: 45

Número da Sorte: 15

Carta Dom inante: O 9 de Copas, que significa Vitória. A m o r : Poderá ser surpreendido com uma declaração de amor. Saúde: Evite as gorduras. Dinh eiro: Mantenha a calma para resolver um problema no seu trabalho. Números da S emana: 8, 10, 1, 2, 3, 9

Carta Dominante: O Diabo, que significa Energias Negativas. Amor: Confie mais na sua cara-metade. Saúde: Poderá sentir-se psicologicamente fragilizado. Dinheiro: Seja firme e não deixe que abusem da sua boa vontade. Números da Semana: 9, 14, 45, 46, 49, 7

Touro

21/04 a 21/05

Escorpião

Número da Sorte:59

Carta Dominante: Cavaleiro de Ouros, que significa Pessoa Útil, Maturidade. Amor: Poderá viver uma relação fugaz, mas cheia de paixão. Saúde: Relaxe e liberte o stress acumulado no dia-a-dia. Dinh eiro: A nível financeiro está tudo controlado. Números da Sem ana: 44, 11, 5, 36, 1, 4

Carta Dominante: 9 de Espadas, que significa Mau Pressentimento, Angústia. Amor: Uma discussão com o seu par deixá-lo-á preocupado. Saúde: Poderá passar por uma fase de desânimo. Dinheiro: Não gaste mais do que tem, pense no futuro. Números da S emana: 9, 10, 20, 30, 4, 7

22/05 a 21/06

Sagitário

23/11 a 22/12

Número da Sorte: 78

Número da Sorte: 68

Carta Dominante : O Rei de Ouros, que significa Inteligente, Prático Amor: A sua felicidade poderá despertar comentários invejosos. Saúde: Cuide do seu sistema cardio-respiratório. Dinh eiro: Esteja atento às atitudes de um colega. Números da Sem ana: 44, 47, 49, 25, 26, 4

Carta Dominante : 4 de Ouros, que significa Projectos. Amor: Aproveite para estar mais tempo com os seus amigos. Saúde: Modere as suas emoções. Dinheiro: Ritmo de trabalho intenso mas o resultado será muito gratificante. Números da S emana: 8, 10, 4, 3, 36, 33

Caranguejo

22/06 a 22/07

Capricórnio

23/12 a 20/01

Número da Sorte: 7

Número da Sorte: 22

Carta Dominante: O Carro, que significa Sucesso. Amor: Empenhe-se a cem por cento num envolvimento amoroso recente. Saúde: Faça uma desintoxicação ao seu organismo. Dinh eiro: Fase favorável ao fecho de negócios. Números da S emana: 6, 5, 3, 2, 10, 11

Carta Dominante: O Louco, que significa Excentricidade. Amor: Procure dar um pouco mais de ânimo e vitalidade à sua relação afectiva. Saúde: Cuidado com as costas, não faça grandes esforços. Dinheiro: Nunca deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje, será prejudicial para si. Números da Semana: 5, 25, 15, 45, 14, 7

Leão

23/07 a 23/08

Aquário

Número da Sorte: 29

Carta Dominante: O 7 de Paus, que significa Discussão, Negociação Difícil. Amor: Controle o seu mau humor. S aúde: Deve gerir bem as suas energias para não se sentir desgastado. Dinh eiro: Controle eficientemente a sua vida financeira. Números da Semana: 3, 36, 25, 14, 7, 8

Virgem

24/08 a 23/09

Número da Sorte: 41

Carta Dominante: O 5 de Copas, que significa Derrota. Amor: As suas mudanças de humor poderão trazer alguns problemas. Saúde: Receberá os resultados de um exame e sentir-se-á muito aliviado. Dinheiro: Procure não tomar nenhuma decisão sem antes analisar tudo o que ela implica. Números da Semana: 33, 6, 21, 4, 7, 8

Música Ne-Yo: Because Of You Este é o segundo disco de Ne-Yo, sucedendo a "In My Own Words", de 2006. Com o seu disco de estreia, o norte-americano percebeu que podia sair da sombra de outros artistas, para os quais tem sido chamado a compôr (veja-se o ex. de "Irreplaceable" de Beyonce ou "Unfaithful" de Rihanna, entre outros). "Because of You" mostrao mais amadurecido na escrita, institivo na maneira como expõe sentimentos, sabendo que fala, quase exclusivamente, ao coração das mulheres. Actualmente a escrever canções para Celine Dion, Whitney Houston e Jennifer Hudson, Ne-Yo tornou-se num dos mais procurados e prestigiados cantores/compositores de r&b, sendo por várias vezes comparado a nomes como Prince ou Sammy Davis Jr. O primeiro single, a canção que dá nome ao álbum, é comparável a "So Sick", o single com que Ne-Yo chamou a atenção do mundo, e que o levou a conquistar dois Grammys.

Livro “As Mulheres do Meu Pai”, de José Eduardo Agualusa Este é um romance sobre mulheres, música e magia. Nestas páginas anuncia-se o renascimento de África, continente afectado por problemas terríveis, mas abençoado pelo talento da música, o sempre renovado vigor das mulheres e o secreto poder

Carta Dominante: O 3 de Copas, que significa Conclusão Amor: Exija do seu par a verdade das suas intenções. Saúde: O cansaço físico pode ser resolvido com um bom banho relaxante. Dinhe iro: Reflicta acerca do seu futuro profissional. Números d a S emana: 8, 1, 4, 7, 17, 19 20/02 a 20/03

Número da Sorte: 64

Carta Dominante: O Rei de Espadas, que significa Poder, Autoridade. A m o r : Alguém poderá pedir-lhe perdão por um erro cometido no passado. Saúde: Cuide da sua saúde oral, poderá ter um abcesso. Dinhe iro: Possível entrada de dinheiro. Números da Sem ana: 45, 4, 10, 1, 2, 3

de deuses muito antigos. Faustino Manso, famoso compositor angolano, deixou ao morrer sete viúvas e dezoito filhos. E é a filha mais nova, Laurentina, realizadora de cinema tenta reconstruir a atribulada vida do falecido músico.

Telefones úteis

Farmácias de serviço e reforço

21/01 a 19/02

Número da Sorte: 39

Peixes

Acompanhado pelos seus camaradas de armas, mantêm a promessa feita ao seu pai no leito da sua morte de tomar conta do jovem Iñigo Balboa. Alatriste tenta, em vão, salvaguardar Iñigo da carreira militar e da mulher que ama, a maquiavélica, doce e perturbada Angélica de Alquézar, filha do arqui-inimigo de Alatriste, Luís de Alquézar. Consoante as circunstâncias, Alatriste não é nem aliado nem um rival de Gualterio Malatesta, um guerreiro italiano, cínico e sem escrúpulos.

24/10 a 22/11

Número da Sorte: 76

Gémeos

Não era dos mais virtuosos homens, nem o mais devoto, mas era um homem de coragem. O seu nome era Diego Alatriste. A aventura tem lugar na Espanha Imperial, entre 1622 e 1643 sob o reino de Felipe IV. Este mundo em declínio é o palco para as aventuras de Diego Alatriste, um soldado altivo ao serviço de Sua Majestade que em alturas de paz é um guerreiro contratado em Madrid e Sevilha. Alatriste está apaixonado pela bela Maria de Castro, a actriz mais famosa do seu tempo.

Famalicão Barbosa: Rua Santo António, Tel. 252 311 265 Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1 Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819 Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214 Nogueira: Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607 Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294

Vale do Ave Almeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365 Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 923 678 Faria: Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346 Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216 Riba de Ave: Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124

Serviço de disponibilidade Gavião - Ed.S. Vicente - Picoto - Telef. 252 317 301 Paula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057

Concelho Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118 Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425 Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182 Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440 Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142 Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885 Pedome: Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930 Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423 Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482 Santiago da Cruz: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123 Arnoso: Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612

Junho Quarta, 13 Quinta, 14 Sexta, 15 Sábado, 16 Domingo, 17 Segunda, 18 Terça, 19

Serviço Calendário Nogueira Barbosa Valongo Cameira Central Calendário

Reforço Valongo Cameira Central

Barbosa Valongo

Quarta, 13 Quinta, 14 Sexta, 15 Sábado, 16 Domingo, 17 Segunda, 18 Terça, 19

Faria Almeida e Sousa Bairro Delães Riba D’Ave Almeida e Sousa Faria Horários 9h às 20h30 - Dom. e feriados - 10h às 12h30 8h30 às 20h - Sábados: 8h30 às 19h Horários 9h às 13h - 14h às 21h/ Sáb. 9h às 13h - 15h às 19h/ Dom. e fer. 10h às 12h

9h às 20h - Sáb. 9h às 19h 9h às 21h - Sáb. 9h às 20h30 - Dom. 10h às 12h 9h às 21h - Sáb. e Dom. 9h às 20h 9h às 21h - Sáb. das 9h às 20h - Dom. 9h30 às 13h 9h às 20h - Sáb. 9h às 17h30 9h às 20h - Sáb. 9h às 19h 9h às 20h - Sáb. e Dom. das 9h às 19h 9h às 20h - Sáb. 9h às 13h 8h30 às 23h - Sáb. e Dom. das 9h às 22h 9h às 20h - Sáb. das 9h às 19h

1ª Repartição de Finanças 252 322483 2ª Repartição de Finanças 252 323919 Acção Social 252 301233 ACIF 252 315409 Biblioteca Municipal 252 319684 Bombeiros V. Famalicão 252 301112 BombeirosV. Famalicenses 252 322055 Bombeiros V. Riba de Ave 252 900200 Câmara Municipal Geral 252 320900 Número Verde 800 292827 Caminhos de Ferro 252 323289 Casa das Artes 252 371297 Casa de Camilo 252 327186 Cemitério Municipal 252 319888 Central de Camionagem 252 373464 C.de Saúde Famalicão 252 313645 C. de Saúde Delães 252 907030 CITEVE 252 300300 Conservatória Reg, Civil 252 373336 Conservatória Reg. Predial 252 322560 EN - Electricidade do Norte 252 374323 ESSVA 252 301720 Extensões de Saúde Arnoso Santa Maria 252 916226 252 458061 Fradelos Gondifelos 252 952139 Joane 252 990580 Landim 252 321462 Louro 252 330220 Lousado 252 493209 Requião 252 323954 Ribeirão 252 492707 Ruivães 252 993150 Seide S. Miguel 252 323880 Vale São Cosme 252 912624 Fund. Cupertino Miranda 252 301650 GNR de Famalicão 252 501360 GNR de Joane 252 996514 GNR de Riba de Ave 252 982385 Hospital S. João de Deus 252 300800 Hospital Narciso Ferreira 252 900800 Inspecção de Trabalho 252 323041 IEFP 252 501100 Ludoteca 252 319684 Polícia Municipal 252 320999 Posto de Turismo 252 312564 Protecção Civil 252 317336 PSP 252 373375 Segurança Social 252 301230 Serviço Águas - Avarias 252 322971 Táxis: Famalicense 252 311642 Taxitel 252 372724 TUF 252 310004 Tribunal Cível 252 501400 Tribunal de Trabalho 252 311691 Tribunal Judicial 252 302950 Universidade Lusiada 252 309200


Saúdsport: e 12 de Junho de 2007 32 opinião

últimas

Shakira vai dar primeiros passos no cinema

Eleitas as mais bonitas do mundo

A cantora Shakira deseja iniciar carreira artística em Hollywood, segundo a imprensa americana. Ela vai aproveitar o final de sua tournée “Oral Fixation” para se reunir com o realizador alemão Mike Nichols que pretende levá-la para as telas de cinema através do filme “Hips Don't Lie”, nome de uma das músicas mais populares da cantora. De acordo com um diário americano, o cineasta já tentou trabalhar com Shakira antes, porém devido ao muito trabalho da cantora, o projecto ficou para segundo plano.

Banderas promove Shrek 3 O actor espanhol António Banderas está em Paris para promover Shrek 3 que estreia amanhã por terras gaulesas. O actor, que empresta mais uma vez a sua voz ao Gato das Botas, tem passado os dias em entrevistas à imprensa local e numa delas navegou pelo rio Sena antes de almoçar no Museu do Louvre ao lado do actor francês Alain Chabat que interpreta a personagem principal, Shrek, na versão francesa. A estreia do filme Shrek 3 em Portugal está marcada para o próximo dia 21 de Junho.

A revista norte-americana FHM divulgou recentemente as 100 mulheres mais bonitas do mundo, depois de uma pesquisa muito alargada em que foram recolhidos 8 milhões de votos. A mais bonita, de acordo com a votação, foi a actriz Jessica Alba e a julgar pela fotografia até se pode considerar a votação justa. Olhando para essa classificação vemos que

nas cinco primeiras existe uma mulher que fala português. A modelo brasileira Adriana Lima classificou-se no quarto lugar, mas se olharmos bem para as fotos não fica nada atrás da detentora do título de mais bonita. O top ten é constituído por Jessica Alba, Keeley Hazell, Eva Longoria, Adriana Lima, Scarlett Johansson, Hayden Panettiere, Cheryl Tweedy, Angelina Jolie, Emily Scott e Elisha Cuthbert.

Fotos revelam Kournikova nua na praia

O cantor espanhol Enrique Iglesias é mais uma celebridade que assegura que foi vítima do programa Photoshop, recurso dos computadores para alterar as imagens. Algumas fotografias do cantor com a sua namorada, a russa Anna Kour-

nikova, sem roupa numa ilha, estão a dar muito que falar. No entanto, Enrique garante que “algum engraçadinho retirou o biquini” da tenista. Nas referidas fotografias, Iglesias aparece abraçado com

Kournikova que está de costas para as máquinas fotográficas com o corpo completamente nu. Numa outra foto, a russa aparece também sem roupa, em cima do namorado que está deitado na areia da praia.

OS788  

1º Torneio de Futsal 24 horas Classificação Geral 1º Leonel Coutinho (Sprint Bike/Clube Ciclismo Vila Real) 2º Bruno Borges (Rendufe FC) 3º...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you