Page 1

Filipe Martins vence Desafio Mazda na Baja de Portalegre Famalicenses em destaque na taça de dança desportiva

Os pares famalicenses Sérgio Costa/Rita Almeida e Gil Veloso/Margarida Araújo venceram a Taça de Portugal em Adultos Open Standard e em Juniores 1 Intermédios, respetivamente, em Latinas e Standard. A prova decorreu em Fafe, no fim de semana. Na mesma prova, Rafael Al-

meida/Sara Peixoto e Filipe Gomes/Lara Batista também obtiveram bons resultados. São todos pares da Academia Gindança, que se “orgulha do sucesso alcançado, restando agora, para finalizar com sucesso a época desportiva, vencer o Campeonato Nacional e o Ranking”.

Tenista Mafalda Guedes brilha no Jamor Mafalda Guedes, do Ténis Clube de Famalicão (TCF), foi uma das selecionadas na região Norte para participar no Plano Nacional de Deteção de Talentos, que se realizou nos dias 27 e 28 de outubro, no Jamor, em Lisboa. No complexo de ténis do Jamor participaram seis atletas de todo o país no escalão sub-8 feminino: Mafalda Guedes e Matilde Jorge representaram a Associação de Ténis do Porto; Constança Azinhaga de Leiria; Ana Lemos do Alto Alentejo; Carolina Godinho e Sofia Pinto da Associação de Ténis de Lisboa. Neste encontro de jovens promessas as jogadoras realizaram jogos entre todas, com clara vitória para a atleta famalicense Mafalda Guedes, pois não perdeu nenhum jogo. No primeiro defrontou e venceu a lisboeta Sofia Pinto por 5/3; no segundo derrotou a sua colega do norte Matilde Jorge, do CT Guimarães, por 4/2. Nos restantes jogos impôs a sua classe derrotando facilmente a também lisboeta Carolina Pinto por 4/1. “Com mais este excelente resultado de Mafalda Guedes, a escola do Ténis Clube de Famalicão viu reconhecida a sua aposta na formação de qualidade”, sublinha a coletividade.

Espaço é marco na vida da coletividade

Associação Juventude de Joane inaugura sede A Associação Juventude de Joane (AJJ) inaugurou, ao final da tarde de sábado, a sua sede social. O espaço ocupa uma das salas da antiga escola pré-primária de Montilhão, na vila de Joane, que foi cedida pela autarquia. Já há muito que a coletividade sonhava com uma sede. Chegou a ocupar um espaço nas lojas da antiga feira semanal de Joane, mas voltou a ficar sem um local para reunir quando as lojas foram demolidas para a remodelação do largo da vila. Com a desativação das escolas primárias, a AJJ voltou a ganhar esperança de ter um espaço próprio, o que veio agora a concretizar-se. “Esta sede é uma peça fundamental na vida da associação, vai mobilizar-nos, é um ponto de partida, é uma nova página na vida da associação”, declarou Custódio Silva, responsável da comissão administrativa que gere os destinos da AJJ. Toda decorada com as cores da Juventude de Joane – vermelho, preto e branco – a nova sede tem um espaço destinado aos mais pequenos, nomeadamente para brincadeiras, mas também para leitura e estudo. Há também uma área para os pais e para os sócios, pois pretende-se que seja um lugar de reunião e de ponto de encontro. Lá estão, por isso, expostos todos os troféus já ganhos pela AJJ.

Por outro lado, a sede vai também permitir “desenvolver um trabalho muito mais elaborado e organizado”, conforme Raul Ferreira, coordenador da formação da Juventude de Joane e, também, um dos membros da comissão administrativa. Aliás, Raul Ferreira, que está na associação desde a sua criação, aponta que a falta de organização que ocorreu num determinado período de vida da coletividade é o único fator negativo na sua história. Algo que será, agora, ultrapassado com o novo espaço, pois este permitirá ter um local único de trabalho em prol da associação. De resto, o balanço da existência da AJJ é “mesmo muito positivo”, nas palavras de Raul Ferreira, que enaltece sobretudo os resultados alcançados ao nível da formação, em que atualmente a AJJ trabalha com 45 jovens, que

participam na liga de futsal de Famalicão e em alguns torneios. Aliás, a associação dedica-se, essencialmente, à formação de crianças e jovens a nível desportivo, sobretudo, na prática do futebol. Mas procura também formar os seus elementos enquanto membros da sociedade. A nova sede foi inaugurada pelo vereador do Desporto na Câmara de Famalicão, Leonel Rocha, e pelo presidente da Junta de Joane, Ivo Sá Machado. Presentes estiveram a maioria dos atletas da AJJ e seus familiares. A Associação Juventude de Joane está a ser dirigida por uma comissão administrativa, cujo exercício terminará em breve, com a realização de eleições. No sábado terminou também o prazo para a entrega de listas e apenas uma foi entregue, sendo encabeçada por Raul Ferreira e com Custódio Silva em segundo lugar.

Joane-Ribeirão no domingo No próximo domingo, dia 11 de novembro, o calendário da 2ª divisão nacional de futebol, zona Norte, apresenta mais um dérbi concelhio, desta feita entre o Grupo Desportivo de Joane e Grupo Desportivo de Ribeirão – Soccer Champions. O encontro será disputado no Campo dos Barreiros, em Joane, pelas 15 horas. Será um encontro entre duas equipas que estão em situações bastante distintas na tabela: o Ribeirão

é 6º classificado, com 11 pontos, ao passo que o Joane segue na última posição, com apenas 2 pontos. A jogar em casa, os joanense vão, assim, procurar neste encontro alcançar a primeira vitória desta época. Já o Ribeirão quer dar seguimento ao bom resultado conseguido na jornada anterior, já sob o comando do novo treinador, Daniel Ramos, e assim continuar na luta pelos objetivos ambiciosos anunciados no início da temporada.


sport: 7 de Novembro de 2012

Joanense continuam lanterna vermelha do campeonato

Joane jogou bem, mas não marcou 2-0 Estádio do Limianos, em Ponte de Lima Árbitro: Augusto Costa, de Aveiro Auxiliares: Alcino Soeira e Ricardo Pinho

Limianos Joane Litos Cara Vítor Hugo Bek Vasco (82’ Lucas) Diego Arnold (60’ Ribeira) Pedro Maciel Nera Boris Tanela (90’ Diogo)

André Zé Pedro Marquinhos Sócrates Agostinho Rui Pereira (82’ Arturinho) André Costa (60’ Dinis) Bruno Peixe Marcelo Vítor Hugo (75’ Rui Abreu)

Treinadores Carlos Cunha

Francisco Costa

Golos: 1-0 Boris, 37’; 2-0 Nera, 69’. C artõ es Amarelos: 5’ Boris; 11’ Tanel; 17’ Nera; 39’ Agostinho; 63’ Vítor Hugo; 65’ Rui Pereira; 67’ Zé Pedro. C artõ es Vermelho s: Não houve.

Aristides Ferreira Ainda não foi desta que o Joane conseguiu a primeira vitória neste campeonato. Na deslocação a Ponte de Lima perdeu frente à equipa local por 2-0, continuando como lanterna vermelha neste campeonato. Mas a equipa de Francisco Costa realizou uma excelente primeira parte, quem esteve presente no Campo do Cruzeiro e não soubesse que o Joane era o último classificado, com certeza pensaria estrar perante uma equipa dos lugares cimeiros da tabela. O Joane entrou de rompante e, logo no primeiro minuto, Agostinho beneficiou de um livre à entrada da área obrigando Litos à primeira defesa da tarde. O Limianos responde de imediato e

um minuto depois foi a vez de Diego, também na marcação de um livre, obrigar André a excelente defesa. O jogo era eletrizante e aos sete minutos Diego volta a marcar um livre na direita do seu ataque, a bola cai no coração da área e Tanela, de cabeça, obriga André a mais uma boa defesa. Jogo de parada e resposta, mais dois minutos e numa investida na direita do ataque joanense a bola foi para o interior da área e um dos centrais jogou a bola com a mão, com o árbitro da partida a deixar seguir. Os lances iam surgindo em ambas as balizas, só que a sorte não estava do lado do Joane e aos 37 minutos, depois dum livre na esquerda do ataque do Limianos, a bola foi cruzada para o coração da área joanense, onde surgiu Boris, sem marcação, a cabecear para o primeiro golo do Limianos. Este resultado não era condizente com o empenho da equipa forasteira, que ainda tentou o empate até ao intervalo, mas Litos, com uma enorme defesa, evitou que Vítor Hugo colocasse justiça no marcador. No segundo período o Joane entrou determinado em conseguir pontos, mas aos poucos o Limianos foi anulando o querer dos joanenses, conseguindo que a equipa de Francisco Costa não se aproximasse da baliza de Litos. E foi mesmo o Limianos quem sentenciou a partida aos 72 minutos, num livre superiormente marcado, não dando qualquer hipótese ao guarda-redes André. O árbitro não esteve bem, fica a dúvida no lance ocorrido na primeira metade em que podia ter marcado uma grande penalidade a favor do Joane e o rumo do jogo podia ter outros contornos.

Camadas Jovens de Joane, Oliveirense e Ribeirão As camadas jovens do Grupo Desportivo de Joane jogaram no passado fim de semana e obtiveram os seguintes resultados: Vila Chã 3-3 Joane (juniores); Celoricense 2-2 Joane (iniciados); Joane 8-2 F. Vital (infantis H); Vizela 9-0 Joane (infantis J); Joane 6-0 Escola Benfica (benjamins H); Vitória 3-1 Joane (benjamins I). Na Associação Desportiva Oliveirense, os resultados foram: Travassós 1-1 Oliveirense (juniores); Moreirense 1-1 Oliveirense (juvenis A); Oliveirense 1-2 Vasco da Gama (juvenis B); Oliveirense 1-5 Pevidém (iniciados); Oliveirense 2-1Lousado (infantis); S. Cosme 5-1 Oliveirense (benjamins A); Oliveirense 2-4 Vizela (benjamins B). Já os mais novos do Grupo Desportivo de Ribeirão – Soccer Champions alcançaram estes resultados: Ribeirão 1-1 Ronfe (juniores); Amares 0-2 Ribeirão (juvenis); Gil Vicente 1-4 Ribeirão (iniciados – div. honra); Braga 3-0 Ribeirão (iniciados – 1ª div.); S. Jorge 0-1 Ribeirão (infantis – futebol 11); Casa do Benfica 7-4 Ribeirão (infantis H); Dumiense 10-0 Ribeirão (benjamins C); Ribeirão 2-3 Brito (benjamins H).

futebol

Partida difícil do Famalicão em Mirandela

Nem sempre vence a melhor equipa 1-0 Estádio S. Sebastião, em Mirandela Árbitro : João Lamares, do Porto

Mirandela Famalicão Pedro Fernandes Danilo Califa Adriano Corunha Alphonse Pedro Borges Toninho (76’ Lucas) Nani (70’ Rondinele) Rui Lopes (84’ Gil Quintas) Leandro

Paiva Ângelo André Carvalho (67’ Bertinho) Paulo Monteiro (76’ B. Teixeira) Rui Borges Pastel Pollo André Ká Chico Ricardo Martins Palheiras (67’ Rody)

Treinadores Vítor Maças

Pedro Monteiro

Go los: 1-0 (15’ Leandro). Cartões Amarelo s: 4’ Palheiras; 53’ Nani; 72’ Adriano. Cartões Vermelhos: Não houve.

José Clemente O FC de Famalicão deslocou-se, no passado domingo, ao terreno do Mirandela, numa partida que se previa bastante difícil para os famalicenses e que acabou por ser. O Famalicão perdeu por 1-0, fruto de um golo marcado por Leandro, aos 15 minutos. Um resultado que não condiz em nada com aquilo que aconteceu durante o jogo, pois no cômputo geral o Famalicão foi sempre uma equipa muito mais perigosa.

Fernando Cordeiro

18

Famalicão tentou por todos os meios chegar ao empate

O Famalicão entrou muito bem no jogo e no primeiro, e único, erro que cometeu, sofreu o golo que ditou a derrota… um resultado injusto. O jogo começou com parada e resposta, com o Famalicão a ser uma equipa muito personalizada, a tentar contrariar o fator casa da formação adversária e até o conseguiu, só que aos 15 minutos, Leandro, e já de um ângulo muito difícil, conseguiu bater o guardião Paiva. A perder por 1-0, o Famalicão tentou por todos os meios chegar ainda antes do intervalo ao golo do empate e teve-o nos pés de Chico, depois de um excelente jogada do lado esquerdo por Pollo, este a meter a bola no segundo poste e o atacante famalicense Chico a falhar o golo do empate. E o intervalo chegava com a vantagem a pertencer aos donos do terreno.

Famalicão recebido com hostilidade Além do resultado, a deslocação do Famalicão a Mirandela teve outros aspetos negativos. A direção do clube foi muito mal recebida no terreno do adversário, tendo mesmo que abandonar o local que lhes tinha sido destinado no estádio para assistir ao encontro. Depois de alguns ânimos exaltados, foi até necessário pedir a intervenção policial para salvaguardar a integridade física dos elementos da direção famalicense. No final do encontro, as cenas de pancadaria repetiram-se, com elementos afetos ao Famalicão a terem que ser escoltados por elementos da força de segurança até à saída da cidade de Mirandela. Depois dos ânimos serenados, o diretor desportivo do Famalicão, Jorge Batista, disse ao OPINIÃO SPORT que a direção do clube vai ponderar sobre o que se passou e só depois decidirá que atitude tomar.

Na segunda parte, o Famalicão ainda entrou muito mais forte na tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos. O Mirandela jogava na expetativa de um possível erro do Famalicão e até poderia ter marcado o segundo golo, numa altura em que a formação famalicense estava toda no ataque. Nesta fase, o treinador Pedro Monteiro já jogava com o banco. Entre o minuto 67 e 76 esgotou as alterações, fazendo entrar três homens com características atacantes: Bruno Teixeira, Rody e Bertinho. Os últimos minutos foram de uma autêntica avalanche ofensiva dos famalicenses e por duas vezes Chico, o melhor marcador da 2ª divisão, teve nos pés e na cabeça a oportunidade de igualar o desafio, o que condizia muito melhor com a exibição do Famalicão.

II DI VI SÃO CLASSIFICAÇÃO

1. Chaves 2. Mirandela 3. Tirsense 4. Limianos 5. FC FAMALICAO 6. GD RIBEIRAO 7. Padroense 8. Varzim 9. Vizela 10. Fafe 11. Amarante 12. Boavista 13. Vilaverdense 14. Infesta 15. Gondomar 16. GD JOANE

RESULTADOS

J

7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7

Tirsense, 2; Varzim, 1 Infesta, 3; Amarante, 4 Fafe, 7; Boavista, 1 GD RIBEIRAO, 1; Gondomar, 0 Limianos, 2; GD JOANE, 0 Mirandela, 1; FC FAMALICAO, 0 Padroense, 1; Vilaverdense, 0 Chaves, 1; Vizela, 0

V

5 5 4 3 3 3 3 2 2 2 2 1 1 1 0 0

Zona Norte E

1 1 3 4 2 2 2 3 3 2 2 4 3 1 3 2

D

1 1 0 0 2 2 2 2 2 3 3 2 3 5 4 5

F

12 11 11 6 11 7 4 6 4 10 10 4 4 7 5 3

C

3 6 7 2 6 6 10 4 4 6 8 11 9 12 9 12

P

16 16 15 13 11 11 11 9 9 8 8 7 6 4 3 2

PRÓXIMA JORNADA Varzim - Chaves Amarante - Tirsense Boavista - Infesta Gondomar - Fafe GD JOANE - GD RIBEIRAO FC FAMALICAO - Limianos Vilaverdense - Mirandela Vizela - Padroense

Vitalinhos com fim de semana azarado Os Vitalinhos receberam, no passado sábado, o Brito SC nos escalões de traquinas e petizes, acabando por ser derrotados nos dois encontros VI Liga Vale do Ave. Os infantis deslocaram-se ao GD Joane em jogo a contar para a 2ª jornada da série H, onde foram derrotados por 8-2. No próximo fim de semana os infantis e os benjamins recebem, em casa, a AD Oliveirense em jogos a contar para a 3ª jornada das séries H e I, respetivamente, da AF Braga. Os infantis jogam às 9h30 e os benjamins às 11 horas.


sport: 7 de Novembro de 2012 19

futebol

Mesmo a jogar 75 minutos com menos um jogador

Ribeirão vence na estreia de Daniel Ramos 1-0 Estádio do Passal, em Ribeirão Árbitro : José Rodrigues, do Porto

Ribeirão S.C. Gondomar Pedro Albergaria Raviola Diogo Paulo Rola Gil Barros Issouf Hugo Cruz (Joel, 57’) Flávio Igor Choco (Varela, 45’) Ansumane Tiago Silva (Cerdeira, 84’)

César Marco André Tiago Graça Papa Mor Joel Pinto (Francis, 76’) Júlio (Tiago Gomes, 53’) Ibra (Zé Martins, 57’) R. Carvalho Luís Neves Igor

Treinadores Daniel Ramos

José Alberto

Golos: 1-0 Choco, 14’. Cartões Amare los: 16’ Flávio Igor; 31’ Tiago Graça; 47’ Júlio; 59’ Raviola; 67’ Luís Neves. Cartões Vermelhos: 19’ Issouf.

José Carlos Fernandes Começou da melhor forma a estreia de Daniel Ramos no comando técnico do Ribeirão (agora denominado GD Ribeirão – Soccer Champions). A vitória

frente ao Gondomar, por 1-0, foi justa, mas suada, até porque a equipa do Passal jogou 75 minutos em inferioridade numérica. Com algumas mexidas no onze inicial, deu par ver que o novo Ribeirão vai ser uma equipa pressionante. Foi assim que aconteceu em Gondomar. Daniel Ramos reforçou a confiança no novo desenho da equipa, que poucas hipóteses deu ao seu adversário. Após uma sequência de quatro cantos, surgiu o golo. Tiago Silva cobrou, César afastou com os punhos e Choco, à entrada da área, rematou para o golo. Curiosamente, 4 minutos depois surge a expulsão de Issouf, que obrigou a formação do Passal a diminuir a avalanche atacante. Contudo, foi quem conseguiu sempre manter o domínio do jogo. Ao intervalo a vantagem do Ribeirão assentava perfeitamente, face ao melhor futebol e às oportunidades de golo construídas. O segundo tempo foi de mais posse de bola para os gondomarenses. A inferioridade numérica obrigou o Ribeirão a ter mais cautelas, mas, mesmo assim, nunca

deixou de incomodar a baliza de César. A equipa revelou sempre muita atitude, muito empenho e solidariedade, deixando assim pouco espaço para o Gondomar poder alvejar a baliza de Albergaria. Daniel Ramos esteve sempre atento, foi mexendo na equipa mediante as necessidades e desgaste de alguns jogadores. O capitão Paulo Rola foi determinante no meio campo, quando nova contrariedade bateu à porta do Ribeirão: Hugo Cruz, lesionado, teve que ser substituído. A entrada de Joel para central levou Paulo Rola a uma posição diferente da habitual, mas o capitão esteve à altura e, perto do fim do jogo, até podia ter ampliado a vantagem, valeu ao Gondomar a defesa de César. A vitória do Ribeirão assenta na perfeição a uma equipa que, mesmo em inferioridade numérica, demonstrou melhores argumentos. Arbitragem com alguns erros, mais na primeira parte. A expulsão de Issouf foi exagerada. Na segunda metade melhorou, mas o Ribeirão acabou por ser mais penalizado.

Oliveirense cede primeiro empate em casa

Paredes foi um muro intransponível 0-0 Campo de Ribes, em Oliveira Santa Maria Árbitro : Rui Rodrigues, da Madeira

Oliveirense Paredes Dany China Marco Ribeiro Paulo Sampaio Correia Pedro Fontes Ricardo Rocha (59’ Cafú) Ni Leal (77’ Didha) Tiago Moreira Nuno Fonseca (70’ Pedro Costa)

Adriano Tó Jó Artur Vítor Sousa Pedrinho Preto Pedro Duarte (61’ Carlos) Nogueira (83’ Leandro) Telmo (91’ Tiano) George

Treinadores Paulo Rafael

Calica

Golos: Não houve. C artõ es Amarelo s: 37’ e 64’ Tó Jó; 55’ Marco Ribeiro; 69’ Telmo; 78’ Sousa; 80’ George; 83’ Nogueira; 90’ Adriano. C artõ es Vermelho s: 64’ Tó Jó.

Paulo Couto De mangas arregaçadas, como prometeu o técnico Paulo Rafael antes do jogo, foi assim que a Oliveirense entrou para esta partida

frente ao Paredes. Contudo, a vontade e o empenho não chegaram para que a equipa de Oliveira Santa Maria atingisse o objetivo de conquistar, como até aqui sempre aconteceu no seu reduto, mais três pontos. A equipa orientada por Calica, aguerrida, conseguiu anular as iniciativas ofensivas da formação da casa. “Hoje na gestão das emoções não conseguimos sair por cima”, referiu Paulo Rafael, reconhecendo que não foi fácil chegar perto da baliza adversária com perigo e em situação clara de fazer o golo. Na primeira parte da partida, a Oliveirense conseguiu mais de meia hora de alta pressão, mas com duas equipas instaladas em metade do terreno foi praticamente impossível fazer o jogo esclarecido a que a Oliveirense está habituada. Na segunda parte regressou o domínio sobre os forasteiros que reagiram com união e agressividade e que no limite valeu a expulsão de Tó Jó, perto dos 65 minutos. Como reconheceu o técnico da Oliveirense: “A agressividade posta em campo pre-

miou hoje o adversário com a permissão do juiz do encontro, ao longo de todo o jogo”. Reduzido a dez, o Paredes cerrou ainda mais as suas fileiras e o empate acabou por premiar a sua combatividade. Mesmo com apenas um ponto somado nesta jornada a Oliveirense está na frente da tabela classificativa, dividindo o primeiro lugar com o Felgueiras.

III DI VI SÃO CLASSIFICAÇÃO

J

V

E

1. CA Felgueiras

7

5

0

3. A. Lordelo

7

4

2

2. AD OLIVEIRENSE

7

4. Lousada

7

6. Paredes

7

5. Santa Eulália 7. Serzedelo

8. Rebordosa

7

7

7

4

3

3

4

3

2

3

2

2

3

3

2

Sé rie B D

F

C

7

2

15

11

5

13

2

14

1

10

0

0

1

6

P

15

14

9

7

12

7

5

9

2

11

3

7

2

6

6

9

11

8

9. Pedras Rubras

7

2

1

4

6

10

7

11. Leça

7

0

4

3

7

11

4

10. Vila Real 12. Vila Meã

RESULTADOS

7

7

Santa Eulália, 1; Serzedelo, 0 Leça, 1; Vila Meã, 1

Rebordosa, 2; Pedras Rubras, 1 Lousada, 0; Vila Real, 0

A. Lordelo, 1; CA Felgueiras, 0

AD OLIVEIRENSE, 0; Paredes, 0

1

0

1

1

5

6

9

5

12 24

4

1

PRÓXIMA JORNADA Serzedelo - AD OLIVEIRENSE Vila Meã - Santa Eulália Pedras Rubras - Leça Vila Real - Rebordosa

CA Felgueiras - Lousada Paredes - A. Lordelo

Ribeirão com nova denominação O Grupo Desportivo de Ribeirão tem nova denominação, já aprovada pela Federação Portuguesa de Futebol para a época 2012/13. Em comunicado, o clube ribeirense anuncia que a partir de agora adota a denominação GD Ribeirão – Soccer Champions, para a época desportiva 2012/13. Uma alteração que surge no âmbito da parceria estabelecida pelo clube do Passal com a Soccer Champions, uma empresa de assessoria e consultoria desportiva, com sede no Brasil.

Futsal distrital feminino No passado dia 1 de novembro disputou-se a 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça Distrital de futsal feminino. Das equipas famalicenses, a ARJ Mogege segue em frente, depois de ter derrotado nas duas mãos a Geração Lendária, primeiro por 60 e agora por 1-7. Pelo caminho ficou o CD Lousado, apesar do empate a um golo nesta mão com o GCR Nun’Alvares, mas no primeiro jogo tinha perdido por 3-0. A ARCA folgou nesta eliminatória e o FC Vermoim ainda não disputou os seus encontros. No fim de semana jogou-se

a 5ª jornada do campeonato distrital e os resultados das formações famalicenses foram os seguintes: AF Fafe 1-14 FC Vermoim; CD Lousado 1-5 Airão Stª Maria; ARCA 0-14 ARJ Mogege. O FC Vermoim continua em 1º lugar, com 15 pontos, os mesmos que o 2º classificado. No próximo sábado disputase a 6ª jornada: o CD Lousado desloca-se ao pavilhão da AD Jorge Antunes, pelas 18h; a ARJ Mogege recebe a AF Celorico Basto, pelas 20h30; e a ARCA vai ao pavilhão do Airão Stª Maria, pelas 21h. O FC Vermoim folga.

Futsal distrital masculino O S. Mateus continua na liderança do campeonato distrital de futsal masculino, depois de ter vencido o Vieira Futsal, fora de portas, por 5-1, em jogo da 4ª jornada disputada no fim de semana passado. Os resultados das outras equipas famalicenses em prova foram: MAL 2-0 Mouquim; Covense 5-0 Núcleo Rio Homem; St. Adrião 1-6 AD Esmeriz; Delães 1-4 CDC Priscos. Na tabela classificativa, as equipas famalicenses ocuam os seguintes ludares: 1º S. Mateus, com 12 pontos; 2º Covense, 10; 4º MAL, 10; 5º AD Esmeriz, 9; 12º Mouquim, 0; 13º Delães, 0. No próximo sábado joga-se a 5ª jornada: S. Mateus-MAL; Mouquim-Covense; Núcleo Rio Homem-Delães; AD Esmeriz-AEIPCA.

Geração Benfica Famalicão participa em 9 encontros A Escola do Benfica em Famalicão proporcionou, no passado fim de semana, vários momentos de jogo a todos os seus atletas, desde as turmas de petizes até aos iniciados. Na manhã de sábado, o Complexo Desportivo Jogos na Praça abriu portas para a 2ª jornada do campeonato da AF Braga em infantis, com a turma do professor Carlos Fernandes a vencer, diante do Ribeirão, por 7-4. De seguida, foi a vez da equipa do professor David Ferreira subir ao relvado para por 5-4. As turmas de petizes e traquinas A e B deslocaram-se à cidade da Trofa para um convívio diante da Escola de Futebol “Os Rolandinhos”, tendo os “encarnados” vencido todos os encontros disputados. No mesmo sábado mas à tarde, os iniciados venceram no Estádio do Bessa a Milan Scuola Calcio por 4-3, em jornada a contar para a Liga Clip Sport de Ini-

ciados. Esta foi a primeira jornada de um campeonato que decorrerá durante todo o ano para jovens nascidos em 1998/1999. Na manhã de domingo, os pupilos de Dinis Moreira iniciaram a participação na AF Braga, tendo perdido em casa do Torcatense por 4-3. O professor Paulo Ribeiro cumpriu também ele a 2ª jornada do campeonato de benjamins na casa do Joane, onde os atletas “encarnados” perderam por uns pesados 6-0. “Tivemos um fim de semana com 9 jogos, onde participaram ativamente mais de 115 crianças… este é, para nós, um motivo de muito orgulho”, realçou José Figueiredo, diretor das Escolas do Benfica. A Escola do Benfica mantém as inscrições abertas para os meninos e meninas nascidos nos anos de 1998/1999. Esta turma de iniciados participa na Liga Clip Sport.


20

sport: 7 de Novembro de 2012

futebol

Ninense empata em casa com Porto d’Ave Perante um estádio repleto de público, encontravam-se frente a frente duas equipas com a moral em alta, já que o Porto d’Ave vinha de uma vitória sobre o líder da competição e o Ninense de uma série de cinco vitórias consecutivas. A partida foi antecedida pela apresentação das camadas jovens – o Ninense conta com mais de 150 atletas na formação – o que deu muita cor dentro e fora das quatro linhas do Complexo Desportivo de Nine. Quanto ao jogo, foi uma partida toda ela dominada pelo Ninense, com o Porto d’Ave remetido ao seu meio campo, à espreita de um contra-ataque que acabou por existir raras vezes. Logo aos 15 minutos, Ruizinho, numa arrancada pela esquerda, remata cruzado, com a bola a bater no poste e caprichosamente a não entrar. No lance seguinte, gritou-se golo, mas João Duarte cabeceia ao lado por milímetros. Era um período de domínio absoluto dos comandados de João Salgueiro. O nulo registado ao intervalo era bastante lisonjeiro para os visitantes. No reatar da partida, mais do mesmo, com o Ni-

1ª divisão distrital: AD Carreira 2-1 Delães O CRP Delães, na 7ª jornada do Campeonato da 1ª Divisão da AF Braga deslocou-se a Barcelos, ao reduto da AD Carreira, e perdeu por 2-1. O Delães entrou no jogo praticamente a perder, visto que aos 3 minutos o árbitro marcou uma grande penalidade a favor dos da casa, que foi convertida. O Delães reagiu e tomou conta do jogo. Na 1ª parte, a AD Carreira não mais se aproximou da área delaense. A equipa visitante, com bons processos ofensivos, chegava com perigo à área dos da casa. De registar dois remates de Gomes, onde o guarda-redes da casa fez duas boas intervenções. A equipa delaense queixa-se ainda de duas grandes penalidades por assinalar. A partida chegou ao intervalo com vantagem para a AD Carreira.

nense a ter várias oportunidades para desfazer o empate. Cesário aparece na grande área, rodopia, mas o remate é desviado quase miraculosamente por um defesa. O Porto d’Ave passou a equilibrar a partida, mas sem correr grandes riscos. João Salgueiro fez entrar Bruno Vilas-Boas e Tiago André, dando claro sinal de querer ganhar a partida e o Porto d’Ave acabaria mesmo com as fileiras cerradas bem lá atrás. Já perto do final, Tiago André desmarca Cesário com passe milimétrico, e este, na cara do guardaredes, remata colocado, com um defesa visitante a substituir o seu guardião, tirando em cima do risco de baliza. Numa partida onde o adversário poderia ter encaixado dois ou três golos, o marcador final registou assim um nulo, quebrando um ciclo de vitórias dos da casa, não se atrasando porém no que são os seus objetivos da presente época, que passam pela manutenção. Alberto Barbosa

2ª divisão distrital: Lagense 4-0 Ferreirense

O GD Lagense recebeu no seu terreno e goleou por 4-0 o Ferreirense, em jogo a contar para a 7ª jornada do campeonato da 2ª divisão distrital, séria A. Um jogo onde a equipa de Calendário entrou muito forte, com a intenção de resolver a partida o mais rápido possível. A equipa de Braga vinha com a lição bem estudada e defendiase da melhor maneira possível. O jogo desenrolava-se de sentido único, ou seja, o Lagense jogava na zona defensiva do Ferreirense. Ao minuto 30, Caio, após a mar-

AF BRAGA CLASSIFICAÇÃO

1. Arões 2. Vieira 3. Prado 4. Celoricense 5. Brito 6. NINENSE 7. Porto d'Ave 8. Torcatense 9. Travassós 10. Gerês 11. Pica 12. Amares 13. Celeirós 14. Forjães 15. Fão 16. Águias Alvelos

RESULTADOS

J

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

NINENSE, 0; Porto d'Ave, 0 Vieira, 2; Pica, 0 Brito, 1; Torcatense, 0 Celoricense, 3; Forjães, 2 Arões, 3; Fão, 0 Prado, 3; Gerês, 1 Águias Alvelos, 2; Amares, 4 Travassós, 1; Celeirós, 1

V

5 6 6 5 5 5 4 4 3 3 3 2 2 2 0 0

Divisão Honra E

4 1 1 2 2 1 3 2 4 3 2 3 2 1 2 1

D

0 2 2 2 2 3 2 3 2 3 4 4 5 6 7 8

F

13 17 14 18 16 12 16 11 9 12 6 13 7 10 6 11

C

4 9 6 11 12 9 11 9 9 14 10 15 12 14 20 26

P

19 19 19 17 17 16 15 14 13 12 11 9 8 7 2 1

PRÓXIMA JORNADA Amares - Prado Celeirós - Águias Alvelos Porto d'Ave - Travassós Pica - NINENSE Torcatense - Vieira Forjães - Brito Fão - Celoricense Gerês - Arões

cação de um livre direto, inaugurou o marcador. O Lagense teve várias oportunidades para fazer mais golos mas não conseguia concretizar as oportunidades que se iam sucedendo. Na segunda parte mais do mesmo. O Lagense atacava com mais intensidade e ao minuto 55 Lalas fez o gosto ao pé e marcou o segundo tento para o Lagense. A partir daqui o Ferreirense colocou mais homens na sua frente de ataque e descorou a sua zona defensiva. O Lagense aproveitou para ampliar a vantagem e Ivo, re-

AF BRAGA CLASSIFICAÇÃO

1. Carreira 2. RUIVANENSE 3. Pevidém 4. Silvares 5. Stº Adrião 6. Antime 7. Op. Campelos 8. BAIRRO 9. Agrupamento 10. Emilianos 11. S. COSME 12. LOURO 13. DELÃES 14. Amigos Urgeses 15. Ases Stª Eufémia 16. Fermilense

RESULTADOS

J

7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7

Operário Campelos, 3; Antime, 0 Pevidém, 2; Agrupamento, 0 Silvares, 1; Ases Stª Eufémia, 0 S. COSME, 1; RUIVANENSE, 2 Carreira, 2; DELÃES, 1 Amigos Urgeses, 2; Emilianos, 3 LOURO, 2; Stº Adrião, 0 BAIRRO, 1; Fermilense, 1

V

5 5 5 5 3 3 3 2 2 3 2 2 2 1 1 0

I Divisão-Série B E

2 1 1 0 2 2 0 3 3 0 2 2 0 2 1 3

D

0 1 1 2 2 2 4 2 2 4 3 3 5 4 5 4

F

14 21 13 9 6 7 15 12 7 12 10 5 9 13 2 5

C

9 12 6 7 7 8 12 9 7 15 11 11 13 17 7 9

P

17 16 16 15 11 11 9 9 9 9 8 8 6 5 4 3

PRÓXIMA JORNADA Stº Adrião - Amigos Urgeses Antime - LOURO Agrupamento - BAIRRO Ases Stª Eufémia - Pevidém RUIVANENSE - Silvares DELÃES - S. COSME Emilianos - Carreira Fermilense - Operário Campelos

AF BRAGA 1. S. Verissimo 2. Sequeirense 3. Guisande 4. Granja 5. OPERARIO FC 6. GD LAGENSE 7. Viatodos 8. ADJ MOUQUIM 9. Ferreirense 10. Marca 11. Ucha 12. Lomarense 13. ARNOSO SM

RESULTADOS

CRP Delães

Dragon Force com uma vitória e um empate A Dragon Force Famalicão – Futebol Clube do Porto continuou, no passado fim de semana, a sua participação nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Braga, obtendo uma vitória e um empate nos dois jogos realizados. A equipa de infantis deslocouse a Fradelos para vencer a equipa local por 3-2, enquanto os benjamins viajaram até S. Cosme, tendo empatado a 5 golos. No próximo fim de semana, a Dragon Force Famalicão cumprirá a 3ª jornada dos respetivos campeonatos. Os infantis e os benjamins irão receber a equipa do Ruivanense Atlético Clube nos dois escalões, no Complexo Desportivo da Academia Elite Sport, em Calendário.

cém-entrado, após um contra-ataque rápido e só com o guarda-redes pela frente, não desperdiçou. Ao minuto 75, Ricardo fechou a contagem e marcou o 4º golo do Lagense, após a marcação de uma grande penalidade. O Lagense alinhou com: Hélder, Mané, Rui Faria (Joel), Caio, Agostinho, Fábio, Pedro, Urias (Ivo), Sampaio, Ricardo, Lalas (Bruno). Na próxima jornada o Lagense desloca-se a Mouquim.

CLASSIFICAÇÃO

Na segunda parte, o Delães tornou a entrar forte e foi sem surpresa que chegou ao golo do empate, através de Diogo. A equipa da casa tentou pegar no jogo, mas a formação delaense estava coesa e dava poucas oportunidades à equipa contrária. No entanto, no momento em que o Delães estava à procura do golo da vitória e já perto do final, a equipa da casa marcou o segundo golo, num lance de contra-ataque que lhe deu a vitória. O Delães alinhou com: Rui Abílio, Hélder, Rui Oliveira, Jean e Alves, Gomes, Ricardo, Zé Vítor, Luisinho, Vitinha e Diogo. Jogaram ainda Stephane, Morais e Maia. No dia 18 de novembro o Delães recebe o São Cosme para a 8ª jornada do campeonato.

J

5 7 6 7 7 7 7 6 6 5 7 6 6

Liga Elite Sport Empresas

GD Lagense

V

5 4 4 4 3 3 3 2 2 1 2 1 1

S. Verissimo, 2; Ucha, 0 Marca, 0; OPERARIO FC, 0 ARNOSO SM, 0; Sequeirense, 2 GD LAGENSE, 4; Ferreirense, 0 Viatodos, 2; ADJ MOUQUIM, 1 Granja, 1; Lomarense, 0 Guisande-Folga

II Divisão-Série A E

0 1 1 0 2 2 1 1 1 3 0 0 0

D

0 2 1 3 2 2 3 3 3 1 5 5 5

F

14 10 9 9 7 11 8 9 10 5 7 6 8

C

2 5 6 8 5 12 8 12 13 4 13 10 15

Entretanto, a Dragon Force Famalicão deslocou-se a Vila do Conde para participar no aniversário da Escola de Futebol do Rio Ave Futebol Clube. No encontro estiveram presentes 9 equipas dos dragões famalicenses, distribuídas pelos escalões de petizes e traquinas. A Dragon Force Famalicão informa ainda que aguarda potenciais interessados em participar na Liga Elite Famalicão, realizada em conjunto com Famalicão, Ruivanense e Ribeirão, para os escalões de petizes e traquinas, tendo já enviado um comunicado “à quase totalidade dos clubes do concelho”. O prazo limite de inscrições é até ao próximo dia 10 de novembro e o início da competição está marcado para dia 24 deste mês.

P

15 13 13 12 11 11 10 7 7 6 6 3 3

PRÓXIMA JORNADA

OPERARIO FC - S. Verissimo Sequeirense - Marca Ferreirense - ARNOSO SM ADJ MOUQUIM - GD LAGENSE Lomarense - Viatodos Guisande - Granja Ucha - Folga

Decorreu, no passado fim de semana, mais uma jornada da Liga Elite Sport Empresas. Disputaram-se 3 jogo da Liga Elite (I Liga), com destaque para a vitória do Tugas (9-2) sobre a equipa da Parceiros Novos, mantendo assim a liderança da competição. Nos restantes encontros, a equipa do Café S. José bateu a Inforclick por 11-1 e a formação do Magno Reis venceu o White Café por 7-3. A equipa da Ricaver folgou e o encontro entre o AF Camiliano e o Sardoal City Foi adiado. Na Liga Sport (II Liga) jogaram-se os encontros entre a Caixilharia Sacramento e a Raltrof, com a vitória a pender para a equipa da Caixilharia Sacramento. O destaque vai para a vitória difícil da equipa da Sitron sobre a Novatel, mantendo assim a liderança; o Café Mandarim venceu a DRT; e o Classe Bar obteve a 1ª vitória, derrotando por 8-3 a Optidelães/Novais.

Juniores do S. Mateus de volta aos triunfos Esta semana os juniores do S. Mateus disputaram jornada dupla sendo que na quinta-feira, feriado do dia 1 de novembro, jogaram a segunda mão da 1ª eliminatória da Taça AF Braga frente à equipa dos Apulienses e venceram por 7-3, passando à 2ª eliminatória. No sábado, o S. Mateus deslocou-se a Cabeceiras para defrontar o líder da tabela do distrital de juniores, a equipa do Contacto, e venceu por 4-1, com hattrick de Ciganinho e com outro de Silva. Na próxima sexta-feira, pelas 21h30, a equipa júnior recebe em Delães a formação do Priscos.


sport: 7 de Novembro de 2012 21

futebol

Cabeçudense passa à 3ª eliminatória da Taça de Portugal O Cabeçudense defrontou, no sábado passado, o Contacto Futsal, no pavilhão deste, num jogo a contar para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal de futsal, e saiu vitorioso por 7-3, passando assim á próxima eliminatória da competição. Depois ter perdido em casa para o campeonato com o Contacto, equipa técnica e jogadores sabiam que nesta eliminatória da taça iriam

ter uma árdua tarefa na deslocação a Cabeceiras de Basto. Precavido para as dificuldades, o Cabeçudense entra para o jogo com uma postura muito concentrada e pressionante a todo o campo. Depois de várias oportunidades falhadas, o Cabeçudense inaugura o marcador aos 11 minutos de jogo, com um grande golo de Rui Borges. O mesmo jogador ainda voltou a marcar e os ou-

tros tentos foram apontados por Miguel (2), Sérgio Pedrosa, Vítor Hugo e Bruno. Nas camadas jovens, em juniores, o Cabeçudense venceu, em casa, o Lordelo por 6-2. No próximo sábado, dia 10 de novembro, pelas 20 horas, o Cabeçudense joga no pavilhão do Nogueiró, em jogo da 4ª jornada do nacional da 3ª divisão de futsal.

Liga de Futebol 7 realizou jornada em atraso A Liga Futebol 7 cumpriu, no passado fim de semana, o último jogo da 3ª jornada, com as equipas dos Jardins Carriço e da Norcana a proporcionarem um encontro de elevada qualidade. Nuns 50 minutos que já se adivinhavam equilibrados, a equipa da Norcana acabou por vencer por 4-1.

O Grupo Requinte lidera com 9 pontos, seguindose a equipa dos Pais EFB com 6 pontos; Café 4L e Motivação em Marcha/Bom Preço com 4 pontos; Norcana com 3 pontos; e Jardins Carriço ainda sem pontuar. A Liga Futebol 7 segue para a 4ª jornada da Liga no próximo fim de semana.

AFSA: 4 equipas continuam a liderar 1ª divisão No passado fim de semana iniciaram-se os Torneios de Abertura de seniores (2ª divisão), iniciados e veteranos da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão (AFSA). No campeonato de seniores 1ª divisão destaque para a primeira derrota da UD Bairrense e também para a conquista dos primeiros pontos na prova para AD Esmeriz, Ramil e Barrimau. Na 1ª divisão, os resultados foram os seguintes: Barrimau 2-2 ACURA; Castelões 4-0 JASP; Pedome 3-0 ADERM; Lameiras 4-2 Covense; Landim 4-1 Bairrense; Esmeriz 4-4 Ramil; Outeirense 1-1 S. Cosme. Na liderança seguem Lameiras, Castelões, Landim

e Pedome, todos com 9 pontos. Na 2ª divisão, a 1ª jornada terminou assim: Série A – Carreira 4-2 Vermoim; Novais 2-1 Bente; folga: Gente Fantástica. Série B – ADESPO 4-5 Flor Monte; Cabeçudense 1-4 Colina Ave; folgou: Louredo. Em iniciados, na Série A os resultados são: Pedome 5-2 Esmeriz; Barrimau 2-4 ADERM; folgou Landim. Na Série B: Louredo 7-5 Lameiras; Carreira 11-6 Cabeçudense; folgou Castelões. No campeonato de Veteranos, os resultados foram: Série A – Bairrense 3-5 Louredo; VermoimMAL (adiado); folgou Barrimau. Série B – JASP 0-8 Novais; ADERM 6-0 Covense; folgou Flor Monte.

Liga de Futsal: 1ª jornada de pré-escolas Na Liga de Futsal de Famalicão, disputou-se, no fim de semana passado, a 1ª jornada no escalão de pré-escolas, com os seguintes resultados: MAL Landim 0-11 AJ Joane; CD Lousado 31 Barrimau; AJ Joane B 1-11 Sportfut A; Sportfut B 1-4 FC Vermoim. No próximo sábado, dia 10, no Pavilhão Municipal de Vermoim dis-

puta-se o jogo entre FC Vermoim A e FC Vermoim B, que está em atraso da 1ª jornada de infantis. No domingo, disputa-se a 2ª jornada de infantis, organizada pelo FC Vermoim e com os jogos a terem lugar no Pavilhão Municipal das Lameiras: AJ Joane-Sportfut (9h); Recreio Desportivo-Escola Toni Paiva

(10h); FC Vermoim B-S. Martinho (11h); Barrimau-FC Vermoim A (12h). Da parte da tarde, no Pavilhão de Brufe e organizada pelo CD Lousado, vai disputar-se a 1ª jornada do escalão de escolas, grupo B, e os jogos são os seguintes: Recreio DesportivoCD Lousado (15h); Barrimau-Sportfut (16h); AJ Joane-FC Vermoim A (17h).

Sportfut estreia-se na Liga de Futsal Os pré-escolas da ADEFS Sportfut cumpriram, no sábado passado, a 1ª jornada da Liga Futsal Famalicão no escalão de pré-escolas, onde a Sportfut conta com duas equipas (A e B) devido ao elevado número de atletas, por forma a proporcionar a todos o máximo de

tempo de jogo possível. Assim, a Sportfut A, que conta apenas com atletas nascidos em 2004, venceu a formação da AJ Joane por 12-1. Já a Sportfut B, constituída unicamente por atletas nascidos em 2005, saiu derrotada perante o FC Vermoim por 4-1.

Liga: AJJ goleia e é goleada na 1ª jornada de pré-escolas A Associação Juventude Joane (AJJ) organizou a 1ª jornada de pré-escolas da Liga Futsal Famalicão 2012/13. Escalão em que, de resto, a AJJ participa com duas equipas, a A e a B, e ambas as equipas jogaram nesta jornada inicial. Se na equipa A da AJJ goleou, a equipa B

foi goleada. A equipa A jogou frente à formação do MAL Landim e venceu sem dificuldade por 11-0, num jogo bastante fácil, onde a guarda-redes só tocou uma única vez na bola em toda a partida. No jogo da equipa B, embora a

AJJ tenha sofrido uma derrota pesada frente à Sportfut A por 11-1, “os objetivos acabaram também por se alcançar, pois não se pode esquecer que esta equipa B é composta por atletas de 1º ano de préescolas e de minis”, justifica a coletividade.

Resultados da Taça Fundação Inatel Jogou-se, no passado fim de semana, a 2ª jornada da Taça Fundação Inatel. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: Vilarinho 5-3 Gerês; Marrancos 0-0 Juv. Académico; Fradelos 2-1 Codeceda; Brufense 1-3 S. Cláudio. Na tabela classificativa comandam três equipas, todas com seis pontos: Vilarinho, Mikaelense e Fradelos; seguindose cinco equipas na segunda posição, com três pontos: Meães, S. Cláudio, Sete Fontes, Esporões e Gerês; Juventude Académico e Marrancos têm um ponto cada; e ainda sem pontuar continuam o Crespos, Codeceda e o Brufense. Os jogos da próxima jornada são os seguintes: Juv. Académico-Vilarinho (dia 10, 15h); Meães-Brufense (dia 10, 15h); S. Cláudio-Sete Fontes (dia 10, 15h); Gerês-Fradelos (dia 10, 15h).

Inatel: Vilarinho 5-3 Lírios Gerês Na 2ª jornada da Taça Fundação Inatel, o CD Vilarinho recebeu e venceu o Lírios Gerês por 5-3, com 2-0 ao intervalo. Na 1ª parte o Vilarinho dominou o jogo e foi com naturalidade que marcou dois golos (Fábio e Álvaro). A 2ª parte começou com mais dois golos do Vilarinho (Álvaro e Panache). A partir dos 4-0, a equipa do Vilarinho des-

concentrou-se e o Lírios aproveitou para fazer três golos de rajada. Já no período de descontos, Arnaldo tranquilizou os adeptos da equipa da casa com um bonito golo e fixou o resultado final em 5-3. O CD Vilarinho salienta o grande número de adeptos que assistiram a este jogo.

Inatel: Brufense 1-3 S. Cláudio Depois do deslize da 1ª jornada da Taça Fundação Inatel, o S. Cláudio visitou o Brufense e venceu por 1-3. O S. Cláudio encontrava o caminho para a vitória num jogo em que pressionou desde início, não deixando muita margem de manobra ao adversário. A equipa de S. Cláudio, treinada pelo antigo jogador “Luca”, marcou o primeiro e único golo da primeira parte aos 30 minutos, por intermédio de Luís “Preto”. Aos 15 minutos da segunda parte, Couto, na sequência de um canto, aumentou a vitória do S. Cláudio. O terceiro golo da equipa visitante resultou de um livre marcado por Pinho, sem qualquer hipótese para o guarda-redes do Brufense. O Brufense ainda conseguiu reduzir o resultado, que acabaria em 1-3. O S. Cláudio alinhou com: Artur, Rafa, Matos, Couto, Pinho, Peneda, Leonel, Luís Preto (César), Vitinha, Tiago (Simão) e Miguel (Zeca). No próximo sábado, o S. Cláudio jogará no seu parque desportivo, às 15h, seguindo-se o magusto para o qual estão convidados todos os sócios e amigos da associação.

Inatel: Académico empata em Marrancos A contar para 2ª jornada do campeonato da Taça Inatel, o Juventude Académico deslocou se a Marrancos com o objetivo de obter os primeiros pontos. Entrou melhor a equipa da casa, mais forte na luta do meio campo e impondo-se bem aos contra-ataques dos famalicenses. Sem grandes oportunidades de golo o resultado era justo para ambas as equipas. Na 2ª parte as equipas arriscaram mais, o jogo estava

mais aberto e criando assim mais oportunidades de golo. Os Academistas foram mais fortes na 2ª metade do jogo, mas não concretizavam as ocasiões de golo. O resultado final foi o empate sem golos, que espelha a falta de eficácia do ataque de ambas as equipas. O Juventude Académico alinhou com: Paulo, Vítor, Zé, Patrício, Pedro, Hugo, Ivo, Bruno, Ricardo, Mota e Tiago. Jogaram ainda Staline, Carlos, Gualter.


22

sport: 7 de Novembro de 2012

Atletismo ACV na II Corrida Vital Braga A equipa de atletismo da ACV fez-se representar na II Corrida Vital em Braga, no passado dia 27 de outubro, em nova “participação deste grupo de amigos que honraram de novo a ACV com a dedicação, entrega e empenho que sempre colocam nas provas que participam”.

ADECA no 19º GP de Tregosa A ADECA (Associação Desportiva de Castelões) esteve presente no 19 º Grande Prémio de Atletismo de Tregosa, em Barcelos, que se disputou no passado dia 28 de outubro. Os resultados alcançados foram os seguintes: em benjamins, Carolina Costa ficou em 4 º lugar em femininos, e, em masculinos, Filipe Barros foi 21º, Vasco Ribeiro 29º, Bruno Silva 38º; em infantis masculinos, Miguel Torres terminou em 16º e Paulo Silva em 35º; em iniciados masculinos, Miguel Novais foi 15º, Bruno Abreu 28º e João Barros 35º; em seniores masculinos, Hélder Silva ficou em 22º; e em veteranos, Manuel Ribeiro terminou em 8º e Agostinho Barros em 19º.

Atleta do Moinho em 7º em prova na Suíça Rui Silva, atleta da Associação Moinho de Vermoim, participou na Meia-Maratona de Lausanne, na Suíça, no dia 28 de outubro, e ficou num fantástico 7º lugar na geral individual, sendo o primeiro atleta europeu atrás dos africanos. “Foi uma estreia fantástica do atleta Rui Silva que reforçou este ano a secção de Atletismo do Moinho”, aponta a coletividade. Na Maratona do Porto, também a 28 de outubro, participaram na prova de 15 Kms (Family Race) três atletas do Moinho, destacando-se António Silva, que ficou em 7º lugar nos Masters. Participaram ainda Agostinho Costa e Joaquim Costa.

Rodrigo Costa na Maratona do Porto Rodrigo Costa, um atleta famalicense natural da freguesia de Requião, aos 48 anos, participou na Maratona de Atletismo da Cidade do Porto, que decorreu no passado dia 28 de outubro. O atleta conseguiu “um excelente tempo” de 3h e 2min.

Eleições na JASP Mário Almeida foi reeleito presidente da direção da JASP – Juventude Alegre Seide S. Paio, nas eleições que se realizaram no passado dia 27 de outubro. Da direção fazem ainda parte Francisco Almeida, como secretário, e José Américo Faria, como tesoureiro. Para presidente da Assembleia Geral foi eleito Domingos Barbosa, e Manuel Sá Ribeiro preside ao Conselho Fiscal.

modalidades

Jantar do 75º aniversário do FAC O Famalicense Atlético Clube realiza um jantar comemorativo do seu 75º aniversário no dia 16 de novembro, pelas 20h30, na Quinta do Outeirinho, no Louro. “A participação das famílias neste jantar de confraternização e a presença de atletas, treinadores, seccionistas, dirigentes, sócios, simpatizantes e

amigos do FAC são essenciais para a consolidação da Família Famalicense”, aponta o clube, informando que as inscrições devem ser feitas até dia 12 novembro, na secretaria do clube, junto dos respetivos seccionistas e dirigentes ou geral@famalicenseac.com.

Sónia lidera em sub 19 A primeira jornada do circuito nacional para atletas não seniores, disputou-se neste fim de semana, no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha. O FAC teve cinco atletas a competir e mais uma vez, a estrela maior foi Sónia Gonçalves que venceu em sub 19.

Sónia triunfou em singulares e pares misto (com Bruno Carvalho da AA Espinho). Como era esperado, a 42ª do ranking mundial não teve dificuldades em ultrapassar as adversárias que se lhe depararam e justificou porque é, inequivocamente, a nº 1 nacional. Participaram também Joana Vi-

laça (sub19), Adriana Gonçalves e Eduardo Pereira e João Ferreira (todos sub15). Nenhum passou dos quartos de final. A segunda jornada começa no dia 24 de novembro, com a disputa do zonal de apuramento, prova que se realizará no Pavilhão Municipal de Famalicão.

Voleibol: FAC 2-3 AAS Mamede O jogo entre as duas equipas candidatas à qualifiEstas são, claramente, as duas melhores equipas cação para a segunda fase do campeonato nacional e ainda se vão encontrar várias vezes nesta tempoda 2ª divisão de voleibol não defraudou. Venceu a rada. AAS Mamede por 3-2, mas se fosse o FAC o vencedor No próximo sábado, o FAC desloca-se a Gondotambém se aceitava bem. mar, pelas 17 horas. Na 1ª volta triunfou por 3-0.

FAC vence e empata no Torneio de Abertura de Bilhar A 2ª jornada do Torneio de Abertura teve um saldo positivo para o Famalicense Atlético Clube. A jogar no salão da Academia do FAC, a equipa principal empatou por 2-2 com a poderosa formação do Fenianos e a equipa “B” triunfou facilmente sobre a sua congénere de

Leça por um 4-0. Com exibições muito boas de Carlos Veloso e Adolfo Pereira que garantiram dois pontos para o coletivo, Jorge Bastos foi surpreendido na parte final e o triunfo escapou. Recordamos que a equipa do Fenianos milita na 1ª divisão na-

cional. A 3ª jornada realiza-se a 12 e 13 de novembro e as duas equipas jogam no Porto, no salão do FC Porto. Primeira a equipa “A” frente à Casa do Porto de Espinho e no dia seguinte a equipa “B” joga frente ao Bilhar Clube do Porto.

AVC continua líder imbatível Este fim de semana, as seniores do AVC (Atlético Voleibol Clube) voltaram a não dar qualquer hipótese ao adversário que tiveram pela frente. Desta vez a vítima foi a equipa de Paços de Ferreira. Aliás a formação de Óscar Barros ainda não perdeu nenhum set. Já jogou com todas as adversárias da primeira fase e ninguém conseguiu pontuar. No próximo domingo, receberá o Desportivo da Póvoa, às 17 horas, nas Lameiras. As cadetes também estiveram ao mais alto nível e foram ganhar ao Boavista, dando uma boa impressão do seu estado de desenvolvimento voleibolístico. Receberão o Ala de Gondomar, no sábado, as 15 horas, também nas Lameiras. As estreantes infantis tiveram um jogo onde revelaram toda a vontade de ganhar e de crescer na modalidade. Foram a equipa que melhor praticou a

modalidade e tiveram o mérito de se estrearem com uma vitória por 3-2 frente ao Viana do Castelo. Irão defrontar o Vitória de Guimarães, no próximo domingo, às 15h30, na cidade berço.

I Noturno Halloween BTT da AFACycles Na passada quarta-feira, dia 31 de outubro, decorreu o I Noturno Halloween organizado pela loja de bicicletas AFACyles. A iniciativa teve como objetivo promover a modalidade e o convívio, o que vem de encontro às atividades já realizadas anteriormente por aquele estabelecimento. Tendo reunido uma centena de participantes, o percurso foi acessível e pensado para que todos pudessem participar. Com 18km de extensão, os participantes puderam percorrer o Parque da Cidade e, posteriormente, atravessar as freguesias de Calendário, Outiz e Mouquim. Foi nesta última que terminou o passeio, acompanhado de uma ceia e boa disposição.


sport: 7 de Novembro de 2012 23

modalidades

EARO em duas provas A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou na II Corrida Vital, em Braga, no passado dia 27 de outubro, numa iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho. Rosa Oliveira foi a primeira atleta a concluir os cinco quilómetros, em 2º lugar ficou Hermínia Pereira e em 3º Paula Quintela. A EARO terminou ainda em 1º lugar por equipas. Em masculinos, Maurício Torrinha, veterano, ficou em 5º lugar, numa prova em que participaram ainda Custódio Mota, José Oliveira e Miguel Marinho.

Riba de Ave isola-se no comando da 2ª divisão de hóquei Disputou-se, este sábado, mais um jogo do Riba de Ave Hóquei Clube, desta feita a contar para a 5ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins, zona norte, realizado em Gaia, no pavilhão do HC Paço de Rei. A formação ribadavense venceu por 7-4 e isolou-se no comando da tabela classificativa, beneficiando do empate da Juventude de Viana no terreno da Escola Livre. Numa deslocação difícil, a turma de Paulo Jorge não contava com facilidades, mas aquilo a que se assistiu em Gaia foi desprestigiante para a modalidade. A exemplo dos jogos anteriores, o RAHC cedo se adiantou no marcador, fruto de um início de jogo avassalador. Ao intervalo, o resultado de 4-1 espelhava a superioridade dos visitantes, mas quem pensava que o decorrer do jogo já não alteraria o vencedor final certamente não contava com uma exibição, no mínimo, estranha e surpreendente da equipa de arbitragem na segunda parte. Não fosse a enorme entrega por parte dos atletas do RAHC, numa segunda parte de sacrifício, o marcador teria saído favorável

aos da casa. Felizmente para a equipa ribadavense prevaleceu a justiça desportiva e o RAHC acabou por fazer o 6º e o 7º golos nos dois minutos finais do encontro, numa altura em que o marcador assinalava Paço Rei 4-5 RAHC. Pelo Riba de Ave HC marcaram Raul Meca (4), Vitor Moreira (1) Ricardo Lopes (1) e Pedro Salgado (1). No restante fim-de-semana desportivo, o RAHC defrontou o ADB Campo Barcelos. Os escolares perderam por 2-6, os infantis também saíram derrotados por 2-4 e os iniciados perderam por 1-2. O escalão de juvenis deslocou-se ao HC Braga, tendo averbado uma pesada derrota por 15-4. No próximo fim de semana, os seniores jogam, sábado, às 18h30, no Pavilhão das Tílias, em Riba d’ Ave, frente ao ACR Pessegueiro de Vouga. Os infantis e os escolares deslocar-se-ão na manhã de domingo, às 10 e 11h, respetivamente, às Taipas para defrontar a equipa local. Já os juvenis terão uma receção complicada na tarde de sábado, pelas 15h, recebendo no Parque das Tílias o OC Barcelos.

No dia 28 de outubro, a EARO participou no 19º Grande Prémio de Tregosa (Barcelos), “tendo demonstrado porque é uma equipa de referência no Norte”. Em benjamins femininos, Beatriz Fernandes ficou em 10º, Bruna Ortiga 12º e Ana Marinho 16º, sendo a quarta melhor equipa; em benjamins masculinos, Bruno Oliveira ficou em 8º; em infantis masculinos, Diogo Martins foi 13º e em femininos, Maria João foi 11ª; em iniciados, João Rui Rafael ficou em 18º, Pedro Silva em 33º, Carlos Fernandes em 48º; em veteranos femininos, Rosa Oliveira ficou em 2º lugar, Hermínia Pereira em 5º, Paula Quintela em 7º e 1º lugar por equipas; em veteranos II, José Araújo ficou em 8º lugar, Joaquim Coelho.

Hóquei em patins – 2ª divisão: FAC 5-6 J. Viana Foi um bom jogo o que FAC e Juventude de Viana proporcionaram ao público presente. Com alternância no marcador, o vencedor poderia ter sido qualquer um, acabando por ser mais eficaz o Viana. No final ficou um “sabor amargo” nas hostes famalicenses, já que o triunfou era possível, mas nem um ponto foi conquistado. Nos minutos iniciais, a experiente equipa vianense mostrou ao que vinha e conseguiu um belo golo. Não se intranquilizou o grupo de Carlos Novais e foi sem surpresa que virou o marcador para 2-1, com dois golos de Pinheiro. Num final de primeira parte alucinante, as redes foram violadas por três vezes nos últimos três minutos, com a J. Viana a conseguir o empate (3-3) no último segundo. No segundo tempo, o domínio foi dividido. Inicialmente o FAC esteve melhor e construiu vantagens sucessivas e chegou ao 5-4, mas o Viana não se deu por vencido, conseguiu o empate primeiro e a oito minutos do final, passou para a frente. Aí, o FAC acusou o golo e não mais se recompôs. No final FAC 5-6 Viana.

Os golos do FAC foram marcados por Pinheiro (2), Jonathan (2) e Crespo. Na sexta jornada, o FAC visita o Infante de Sagres, no Porto. O jogo é sábado, às 16h30. Os juvenis e juniores do Famalicense Atlético Clube fizeram o seu primeiro encontro desta temporada no Pavilhão Municipal de Famalicão, no dia 1 de novembro. Os juvenis surpreenderam positivamente e nesta partida contra a ED Viana venceram por 4-2. Já os juniores tiveram o pássaro na mão e deixaram-no fugir, tendo perdido por 2-3 frente à Juventude de Viana. No campeonato regional Minho, no pavilhão da AD Limianos, o FAC venceu por 211 FAC em juniores. O próximo encontro é no domingo, dia 11, com o FAC a receber, às 17 horas, a fortíssima equipa do HC Braga. Nos escalões mais jovens, os resultados foram os seguintes: CART 0-9 FAC (escolares); CART 6-6 FAC (infantis); Campeonato Regional – ED Viana 4-3 FAC (iniciados); ED Viana 10-1 FAC (infantis); ED Viana 2-6 FAC (escolares). No domingo de manhã, o FAC recebe as fortíssimas equipas do HC Braga.

pub

Três hoquistas do FAC na seleção do Minho de iniciados A Associação de Patinagem do Minho convocou 15 jogadores para o 1º treino de preparação para o Torneio de Natal, que se realiza na região de Aveiro de 14 a 16 de dezembro. Entre os escolhidos de Rui Sérgio Teixeira, estiveram três atletas do Famalicense Atlético Clube: Zé Nuno Azevedo, Pedro Nuno e Miguel Ângelo. O treino decorreu ontem, dia 6 de novembro, no pavilhão de Campo Salvador, em Barcelos.

ADRO com 3 vitórias em 3 jogos no ténis de mesa No passado sábado, decorreu em Barcelos a 3ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão, zona Norte, de ténis de mesa no escalão de seniores masculinos. A Associação Recreativa Outeirense (ADRO), representada pela sua equipa de seniores A, obteve uma sólida vitória por 4-1 frente à equipa de Alvito (Barcelos), fazendo para já o pleno, ou seja, 3 vitórias em 3 jogos, mantendo-se assim nos lugares cimeiros deste campeonato. A equipa da ADRO está atravessar um bom momento dando boas indicações quanto à prestação neste campeonato. A equipa de seniores B também disputou, na passada sexta-feira, o seu terceiro confronto a contar para o campeonato distrital organizado pela Associação de Ténis de Mesa de Braga. Os mesatenistas famalicenses perderam por 4-1 na receção à equipa do Taipas B. Já no escalão de juniores, a associação de Pousada deslocou-se a Vizela, no sábado, e perdeu por 4-2 na receção à equipa do Bairro da Misericórdia nesta terceira jornada do campeonato distrital.


24

sport: 7 de Novembro de 2012

motores/ modalidades

Revista Trial

F-racing vence última prova da Taça Rock Crawler

A equipa famalicense F-racing, composta por Filipe Guimarães e Hugo Sampaio, venceu na última prova da Taça Rock Crawler inserida no Campeonato Nacional de Trial. A prova realizou-se no passado dia 28 de outubro, na cidade de Pa-

redes, num extraordinário ambiente, apinhado de apaixonados e curiosos por esta modalidade que não quiseram perder a derradeira jornada da competição, onde ainda estava tudo por decidir. Na Taça Rock Crawler, a F-racing

iniciou a pet de manhã com uma contrariedade, parando logo após o arranque, devido à entrada de ar no depósito da gasolina, perdendo assim preciosos minutos para Stand Emanuel Costa. A equipa famalicense teve, então, que delinear o tempo para recuperar o espaço entre estes, conquistando na última volta e após duas horas de prova o 1º lugar. Na pet de tarde, que incluía apenas alguns dos obstáculos distribuídos por um percurso mais curto, a F-racing conseguiu obter o melhor tempo. No final da Taça, a F-racing 4x4 venceu duas das cincos provas: Santa Maria da Feira e Paredes, enquanto EC 4x4, Lousada e Alenquer, faltando ambas à prova realizada em Tábua por motivos particulares, cedendo a vitória à equipa Jipesecompanhia/Troqouro.

Curta caminhada de Figueiredo e Aguiar no Rali de Gondomar Paulo Figueiredo e Sérgio Aguiar partiram para o Rali Cidade de Gondomar, que se realizou nos dias 26 e 27 de outubro, com grande motivação para um bom resultado no final deste rali. Depois de realizar a Super Especial na sexta-feira, sem nenhuns problemas e já com um bom ritmo, entraram nas classificativas de sábado com um andamento forte. Estava tudo a correr muito bem. No entanto, e logo na primeira classificativa de sábado, começaram a deparar-se com problemas mecânicos (carburador), que os obrigaram a impor um andamento mais rápido. Na segunda classificativa e ainda com estes pro-

blemas a persistir, a equipa famalicense continuou com o mesmo ritmo elevado que anteriormente tinha imposto. No entanto, numa zona rápida repleta de curvas encadeadas, teve uma pequena saída de estrada, que danificou bastante a viatura e obrigou à desistência do Rali Cidade de Gondomar. “É com pena que vejo esta minha primeira desistência num Rali, mas os Ralis são assim mesmo e quando arriscamos demais, estamos sujeitos a que tais incidentes nos surpreendam pela negativa”, declarou Paulo Figueiredo. “Por agora resta-nos reparar os estragos causados na viatura e pôr a mesma pronta para a temporada de 2013”, acrescentou.

Filipe Martins vence Desafio Mazda na Baja de Portalegre

O navegador de Famalicão, Filipe Martins, venceu, no passado fim de semana, a 26ª edição da Baja Portalegre 500, ao navegar João Rato aos comandos de uma Mazda BT 50. No primeiro dia de prova reservado ao prólogo, a dupla João Rato e Filipe Martins cumpriu na plenitude os seus intentos, preferindo fazer uma entrada cautelosa de forma a poder controlar os adversários no segundo dia. Já no dia principal de prova, com uma etapa de 407 kms divididos em dois setores seletivos, os pilotos da Mazda BT 50 entraram com um bom andamento e foram conquistando lugares atrás de lugares, até alcançarem a tão desejada vitória, que

permite a João Rato amentar a diferença face aos adversários. “Estou muito contente com a vitória e pelo fato de ter ajudado o João a alcançar este objetivo. A prova foi muito dura e por isso tem também um sabor muito especial”, disse Filipe Martins. “Agradeço o convite que me foi feito por parte do João, assim como todo o carinho que me foi dado no seio da equipa Xuxas Team Sport, a que desejo a melhor sorte para as 24 horas de Fronteira”, rematou. Para além da vitória entre as BT 50 do desafio Mazda, João Rato e Filipe Martins conquistaram ainda o terceiro lugar absoluto na prova nacional.

Bilracing em foco na Baja Portalegre

Basquetebol da ATC com 5 vitórias em 7 jogos Foi positivo fim de semana de 27 e 28 de outubro passado para a maioria das equipas da ATC, que obtiveram 5 vitórias em 7 jogos realizados. O destaque vai para a primeira vitória das cadetes no campeonato distrital. Denotando melhorias a nível individual e coletivo, as cadetes da ATC justificaram claramente o resultado alcançado frente ao BC Limiense, por 59-58. Nos restantes jogos, registe-se as vitórias em casa dos cadetes e dos juniores masculinos frente ao mesmo adversário, o VSC Guimarães. Nos cadetes, apesar de algum equilíbrio no marcador, nunca esteve em dúvida a vitória dos jovens da ATC, por 6449. Nos juniores, à exceção do primeiro período

onde a equipa de Guimarães foi superior, todo o jogo foi dominado pela equipa da ATC, que venceu por 66-53. Por sua vez, as sub 19 da ATC tiverem um dia não no sábado, dia 27 de outubro, frente ao SC Braga, tendo perdido por 43-68. No dia seguinte, em Viana, conseguiram uma importante vitória frente à EDV por 47-50. Nos sub 14, as meninas voltaram a ter uma tarde difícil, desta feita frente ao VSC Guimarães, tendo perdido por 47-74. Finalmente, os rapazes da ATC, apesar de não terem feito uma exibição ao seu nível, venceram sem grandes dificuldades em Barcelos o BCB, por 38-50.

A mítica Baja Portalegre 500 disputou-se no passado fim de semana, contando com a presença do Team Bilracing. A formação famalicense fez-se representar por Daniel Pinto, António Faria, Júlio Martins e Ivo “Brex” Pinto, todos eles com resultados bastante positivos. Com muita chuva e lama a dificultar o traçado delineado no Alto Alentejo, os concorrentes da prova organizada pelo Clube Aventura tinham, dessa forma, mais um obstáculo a juntar à dureza que a Baja já por si apresenta. Ivo “Brex” Pinto cumpriu a sua 2ª participação em Portalegre, terminando na 15ª posição, um resultado que o deixou satisfeito. “Logo no prólogo estive bem e saí para a corrida no grupo da frente, o que foi muito positivo. Du-

rante a corrida choveu muito e isso fez com que o piso se tornasse bastante escorregadio e complicado, mas até ao CP3 estava no Top-10 e acreditava manter esse lugar. Contudo, sofri duas quedas algo violentas e preferi baixar o ritmo para chegar ao final”, resumiu o famalicense, que tripulou uma KTM EXC, não sem antes assumir que para o ano espera “repetir e vingar um lugar nos dez primeiros”. Ligeiramente atrás, Júlio Martins (Husaberg) concluiu a Baja Portalegre no 18º lugar, mais um honroso resultado para o Team Bilracing, para além do 20º conquistado por António Faria e o 35º lugar de Daniel Pinto, ambos em KTM. De sublinhar ainda que Júlio Martins e António Faria ocuparam o 2º e 3º lugar, respetivamente, na classe veteranos.

OS1070  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you