Issuu on Google+

Vermoim consagrou campeões regionais de cicilismo de estrada Prova lendária não se realizava há mais de 10 anos

Rali Sprint liga Fradelos a Vilarinho a 15 de Julho

Rali Sprint conta já com 90 equipas, sendo 20 espanholas

Sofi fia a Abreu Silva respetivamente, fazendo o percurso Fradelos/Valor RIB. A PE 2 e Sai para a estrada no dia 15 de Ju- P4 estão agendadas para as 11 holho o 1.º Rali Sprint V.N. Famali- ras e 16h15 respetivamente, no cão. Trata-se de um rali que dei- sentido Valor Rib/Fradelos. xou de se realizar há mais de 10 “Serão uma só classificativa, anos e que agora é que recupe- com duas PEC, duas num sentido rado, num troço que liga Fradelos e outras no sentido inverso. Vaa Vilarinho das Cambas, pas- mos reforçar ao máximo a segusando por Cavalões. rança, colocando proteção em beA prova conta com a organiza- tão e gradeamento”, esclareceu ção do Team Baia, sob a alçada da Sérgio Aguiar, divulgando que a Federação Portuguesa de Auto- prova terá acompanhamento de mobilismo, e foi dada a conhecer, imagens aéreas. Para já, segundo na passada quinta-feira, em con- os números da organização, esferência de imprensa. tão inscritas 90 equipas, sendo Avelino Reis, autarca de Fra- que 20 são oriundas de Espanha. delos, foi quem teve a ideia de reO Rali Sprint conta como parcuperar este rali que vai pôr na ceiros algumas empresas, a Câestrada várias dezenas de carros mara de Famalicão e as Juntas de no próximo dia 15 de Julho. Freguesia de Fradelos, Cavalões e “Foi numa brincadeira, quando Vilarinho das Cambas. nos agraciaram com o prémio por Da parte da autarquia, Leonel termos feito a Super Especial em Rocha, vereador do Desporto, preFamalicão e eu senti-me contente sente na conferência de imprensa, pelo prémio, não pelo valor, mas congratulou a organização que repensei, já que as pessoas ficaram cupera, este ano, um rali lendário. contentes, então este ano íamos “Quero enaltecer esta ideia, por fazer uma coisa melhor, o troço reviver um rali muito antigo aqui antigo Fradelos a Vilarinho”. em Famalicão, é a possibilidade Segundo Avelino Reis, as ex- de voltarmos a ter uma prova de petativas são boas, uma vez que estrada, no asfalto. É um rali míapesar deste rali já não se realizar tico pelo seu desenho, com curhá “mais de dez anos”, são mui- vas que proporcionam momentos tos os pilotos que já se inscreve- espetaculares”, referiu. ram, porque gostam deste perA autarquia famalicense ajucurso. dará a organização com “a parte Da parte da organização do da logística, dos troféus e policiarali, Sérgio Aguiar, do Team Baia, mento”. “Espero que seja um explicou que no sábado, no dia êxito, ou melhor, não tenho dúvi14, o dia será para verificações, das de que será”, acrescentou o entre as 18 e as 22 horas. Já no dia vereador. 15, as estradas de Vilarinho, FraOs interessados podem insdelos e Cavalões vão estar encer- crever-se na página de internet da radas das 8 às 18 horas. A PE 1 e Câmara de Famalicão ou em PE 3 começam às 9h15 e 14h30, www.teambaia.com.

Alcançou título no futsal feminino pela segunda vez consecutiva

FC Vermoim é primeira equipa do norte a ser bicampeã nacional Magda Ferreira* “O querer, a vontade, a humildade e também a qualidade e todo o empenho e dedicação que estas atletas põem no pouco tempo que temos de treino… aí é que está o segredo”. As palavras são de Francisco Paiva, o presidente e treinador que levou o Futebol Clube de Vermoim a sagrar-se bicampeão nacional de futsal feminino, em seniores. Tal como o OPINIÃO SPORT adiantou na edição passada, o FC Vermoim venceu, no dia 26 de junho, o Posto Santo, dos Açores, e conquistou, assim, pelo segundo ano consecutivo, o título nacional de futsal feminino. Com este título escreveu também uma nova página na história do fustal feminino: tornou-se a primeira equipa do concelho e do Norte do país a vencer duas vezes consecutivas a competição nacional. Antes de chegar a este título de bicampeão, o FC Vermoim já se tinha sagrado tetracampeão distrital de futsal feminino e venceu também pelo segundo ano consecutivo a Taça da AF Braga. O FC Vermoim parte sempre para cada época com o objetivos definidos jogo a jogo, mas obviamente que esta temporada não podia traçar como meta menos do que revalidar o título de campeão nacional. Alcançado o feito, Francisco Paiva entende que tal apenas demonstra que “neste clube se trabalha com qualidade”, sublinhando que o seu trabalho é facilitado, pois comanda “uma equipa humilde, uma equipa que se dedica muito”. “Temos uma equipa que treina 2 horas por semana. As outras equipas que estão no mesmo patamar que nós treinam 3 vezes por semana durante uma hora e meia e nós treinamos 2 vezes por semana uma hora”, evidencia, referindo que o segredo está, portanto, no querer e na qualidade de todo o plantel. Francisco Paiva recorda que a deslocação aos Açores para defrontar, precisamente, o Posto Santo, foi um ponto decisivo nesta fase final. A equipa passava por uma fase menos boa, quer a nível físico quer a nível mental, mas nos três dias que estiveram na ilha açoriana tudo mudou. “Naqueles dias que estivemos juntos conversamos muito, falamos de tudo e o grupo saiu reforçado, saiu muito forte mentalmente e, depois, com os

plantel que alcançou o segundo título nacional

Muita gente no pavilhão de Vermoim no jogo da festa

ajustamentos que fizemos durante a semana, a nível físico também ficou mais forte. A partir daí sentimos, nós, equipa técnica, e as atletas que estávamos no caminho certo e que iríamos conseguir o objetivo”. “É um sonho concretizado, uma alegria muito grande”, declarou a jogadora Sónia no final do jogo com o Posto Santo. Também Sara Branco, a guarda-redes do Vermoim, confessa sentir-se “emocionada e radiante” com a revalidação do título. “É uma sensação de que valeu a pena acreditar e não baixar os braços. A época foi longa, difícil, um plantel reduzido, muitas condicionantes, mas quisemos mais e tentamos dar a volta por cima. Fomos unidas, coesas e fortes emocionalmente, o resto foi o trabalho técnico e o talento natural de cada uma, o querer muito isto e a dedicação”, declarou ao site Magia do Futsal Feminino. Muito importante para este bicampeonato foi também, sublinha o treinador Francisco Paiva, a massa

associativa do FC Vermoim. “São incansáveis, vão connosco para todo o lado, puxam pela equipa quando ela precisa, nos momentos maus e nos momentos bons, estão sempre connosco. Grande parte desta vitória é também da nossa massa adepta”. Depois da festa é já momento para começar a preparar a próxima época. O treinador diz, satisfeito, que a “espinha dorsal da equipa fica, quase de certeza absoluta”. “Elas conhecem-me bem, a maioria delas já me conhece há muitos anos, eu também já as conheço muito bem e só tenho a dizer que me sinto um privilegiado em ter estas atletas a trabalhar comigo”, afirma. A juntar a estas atletas o Vermoim já contratou dois reforços: Diana Soares, ex-Ossela (AF Aveiro) e a ainda júnior Bruna Marques (exAlto do Avilhó, da AF Porto) vão reforçar o plantel bicampeão nacional na época 2012/13. *com J.C.


26

pública: 4 de julho de 2012

futebol

Ribeirão contrata mais três jogadores

Oliveirense contrata Ni A Associação Desportiva Oliveirense continua a reforçar-se. Desta vez o destaque vai o médio defensivo Ni, que na última temporada jogou no Merelinense. A apresentação da Oliveirense está marcada para o dia 21 de Julho, pelas 18 horas, e o jogo de apresentação da equipa aos associados vai acontecer no dia 4 de Agosto, frente ao Grupo Desportivo de Joane. Nos dias 10, 11 e 12 de Agosto a Oliveirense vai participar no torneio quadrangular organizado pelo Felgueiras, com as equipas do Amarante, Fafe, Oliveirense e Felgueiras.

Rede Jovem mantém equipa técnica e cria equipa de juniores Bruno Azevedo vai manter-se como treinador da equipa de futsal feminino da Associação Rede Jovem de Mogege. Será coadjuvado por Estrela Paulo, Luís Aguiar e Sónia Alves. Licínio Oliveira ficará responsável pelas guarda-redes, coordenando o seu trabalho com Luís Aguiar. No que diz respeito ao plantel, as permanências estão acertadas e em breve serão comunicadas, anuncia a direção na página na internet da associação. “Em relação às novas atletas, algumas já contratadas e outras a serem ultimadas, serão apresentadas assim que considerarmos oportuno”, acrescentam os responsáveis.

Entretanto, a direção da ARJ Mogege anunciou a criação de uma equipa de juniores. “Trata-se da concretização de mais um ponto do projeto que esta direção pretende levar a cabo, com vista ao objetivo comum de tornar a Associação Rede Jovem de Mogege uma referência em termos de futsal nacional, não só ao nível de competição sénior, mas também ao nível da formação”, indica a direção, prometendo, para breve, a apresentação do plantel júnior. “Outros escalões surgirão, a curto prazo, dando continuidade aquele que é um projeto completamente voltado para o futsal feminino”.

Quatro ‘famalicenses’ na seleção de futsal feminino Quatro atletas que representam clubes de Famalicão foram convocadas para a seleção nacional de futsal feminina, que deu o pontapé de saída para a época 2012/13 com um estágio de quatro dias, que arrancou no domingo, dia 1 de julho, e termina esta quarta-feira, a decorrer em Porto Salvo. Ana Azevedo, Patrícia Magalhães e Sara Branco, do Futebol Clube de Vermoim, foram chamadas à seleção A. Aliás, a guardiã das bicampeãs nacionais, Sara Branco, é uma das estreias neste grupo de 20 jogadoras que foram chamadas pelo selecionador nacional, Jorge Braz. Também Mélissa, da Associação Rede Jovem de Mogege, integra o estágio da equipa portuguesa.

Sara Branco

João Ferreira

André Gonçalo

João Ferreira, Ansumané e André Gonçalo são os mais recentes reforços do Grupo Desportivo de Ribeirão. João Ferreira é guarda-redes e representava o Varzim. Com 21 anos, o jovem guardião teve a sua formação no Rio Ave e no Esposende. Para a frente de ataque foram contratados os outros dois jogadores. No caso de Ansumané é o regresso ao Passal, depois de ter feito parte da formação inicial da pré-epoca transata, mas por questões legais não foi possível contar com os seus préstimos. Ansumané é um atleta jovem de 21 anos, guineense de nacionalidade e que já está em Portugal há duas tempo-

Ansumané

radas, tendo marcado já mais de 18 golos desde que cá está. Quanto a André Gonçalo, é mais um jovem jogador de 22 anos, formado no Sporting e na Académica de Coimbra e que procura singrar enquanto sénior depois de ter provado ser uma jovem promessa e de na época passada ser um dos melhores marcadores da 3ª divisão, ao ter apontado 19 golos numa só temporada. De saída do Ribeirão, estão o guarda-redes João Cruz e o defesa Ciomar, que vão para a Associação Desportiva Oliveirense por empréstimo, cedido pelo clube ribeirense.

Mais dois reforços para o Famalicão O Futebol Clube de Famalicão continua a formar o plantel para a época 2012/2013. A mais recente contratação é Rufino, exGondomar. Com 28 anos, o atleta pode jogar a lateral direito, assim como do lado esquerdo da defesa. Participou, entre Taça de Portugal e Campeonato, num total de 31 encontros, somando 2.310 minutos de jogo. Para além do Gondomar, passou pelo Merelinense, Esmoriz, Chaves, Madalena, Sp. Espinho, e Sandinenses. Também Bruno Teixeira, avançado que representou na passada época o Amarante, irá reforçar o plantel orientado por Pedro Monteiro. Aos 29 anos, o atleta, que já passou pelo Amarante, Macedo de Cavaleiros, Leça, Forest Green e Vilanovense, marcou em 2011/2012, 7 golos entre partidas de Taça de

Rufino

Bruno Teixeira

Portugal e Campeonato. A apresentação do Futebol Clube de Famalicão está marcada para o dia 21 de Julho e o jogo de apresentação aos asso-

ciados poderá acontecer no dia 4 de Agosto e frente a uma equipa da I Liga, sendo o Moreirense uma forte possibilidade.


pública: 4 de julho de 2012 27

futebol

Elias Pinto aborda o “amadurecimento do projeto”

Tarde com ouro a dobrar para os campeões “encarnados” A Escola do Benfica em Famalicão recebeu, no passado sábado, a equipa de benjamins do Ronfe para um encontro treino, de forma a iniciar a preparação da próxima temporada naquele escalão. Num jogo desde cedo muito desequilibrado, as águias comandadas por David Ferreira venceram por uns confortáveis 17-1. Nas Taipas, as turmas de Nuno Santos e Paulo Rodrigues participaram no Taipas Termal Cup, onde se sagraram campeãs do torneio com as gerações de 2004 e de 2003. Num torneio em que participaram 12 equipas, a Escola do Benfica apresentou o melhor futebol da prova, com exibições de muita qualidade, alcançando também resultados desequilibrados. A turma de Traquinas A marcou por 21 vezes sofrendo 6 golos, enquanto os Traquinas B festejaram por 15 vezes tendo arrecadado 5 golos. No total, as turmas “encarnadas” marcaram por 36 vezes sofrendo apenas 11. Elias Pinto, coordenador técnico responsável, destaca a aposta na formação de jovens, fruto de um amadurecimento do projeto: “Temos mantido a tendência de evolução e isso deixa-nos muito satisfeitos. A Escola de Futebol funciona de uma forma exemplar, todos os jovens têm acesso a uma estrutura profissional, habilitada para proporcionar o melhor para cada um na sua individualidade. O futebol funciona por anos de nascimento, o que é compreensível, no entanto

Traquinas A e B da Geração Benfica no Taipas Termal Cup

por vezes temos que avaliar a formação desportiva de jovens por níveis de competência ajustando os desafios. Cada um na sua individualidade deve ser estimulado de forma a alcançar objetivos gradualmente. Pensando que muitas das crianças que praticam futebol frequentam apenas pelo gosto e pelo desporto, temos que ser capazes de responder com qualidade, de forma a sermos úteis no crescimento e desenvolvimento de todas as crianças, sem qualquer exceção”. O responsável sublinha ainda que este é um processo “que acarreta custos e muito trabalho”, defendendo que a Geração Benfica de Famalicão tem “uma estrutura impar na região, capaz de promover uma formação de excelência”, apostando “cada vez mais também

nas equipas seleção, que serão criadas na próxima temporada”. “Estamos a trabalhar com o departamento de prospeção do clube, de forma a abraçarmos um projeto mais ambicioso na captação e evolução de talentos. Durante o mês de Julho iremos receber nos nossos centros de treino, atletas que se encontram nesta fase referenciados pelo departamento de prospeção do clube, nascidos em 2004, 2003, 2002, 2001 e 2000. Serão convidados a conhecer por dentro os objetivos do projeto do Sport Lisboa e Benfica e o caminho que vamos seguir, fruto do amadurecimento do projeto”, conclui Elias Pinto. A Escola do Benfica convida os jovens a participar numa sessão de treino durante o mês de Julho, encerrando para férias no mês de Agosto.

Liga Futebol 7 cumpriu quartos-de-final da Taça da Liga A Liga Futebol 7 aproxima-se do final da 3ª Temporada 2011 / 2012 tendo cumprido, no sábado, em Gavião os quartos-de-final da Taça da Liga. No primeiro jogo da tarde, a Novatel e o Café 4 L proporcionaram um bom jogo com muitas oportunidades de golo com o resultado a fixar-se na primeira parte do encontro, vencendo o Café 4 L por 31. No segundo jogo assistiu-se a um dos melhores jogos na Liga Futebol 7, com as equipas da Gonditel e do Café do Rio a proporcionarem 50 minutos de espetáculo, onde também não faltaram golos numa exibição para recordar do atleta da Gonditel, Francisco Fernandes, que apontou três dos quatro golos da sua equipa. Depois de na primeira parte o resultado revelar um empate a duas bolas, o jogo acabaria por ficar decidido muito perto do fim, com a Gonditel a beneficiar de uma grande penalidade, garantindo o passaporte para a meia-final da prova, diante de um Café do Rio que também se-

ria um justo vencedor. O resultado terminou num equilibrado 4-3. O terceiro jogo da tarde voltou a ficar marcado pela falta de comparência do Burku Kebabs/Tecno Barros, numa época que não tem sido positiva para os detentores do troféu. A equipa do Grupo Requinte passa às meias-finais da prova registando-se uma vitória por 5-0. Por último, o destaque vai para a Parceiros Novos e o Restaurante Casa do Porto. Depois de uma pri-

meira parte em que a Parceiros Novos tentou travar as investidas do ataque portista, o jogo acabaria por ditar na passagem do líder da Superliga às meias-finais da Taça da Liga, numa vitória por 5-2. As meias-finais jogam-se a 14 de Julho. Às 15h sobem ao relvado o Café 4 L e a Gonditel ficando a saber-se os dois finalistas assim que terminar o jogo das 16h, que vai opor o Grupo Requinte ao Restaurante Casa do Porto.

Dragon Force vai fazer captações e abre inscrições A Escola de Futebol Dragon Force Famalicão – Futebol Clube do Porto continua o seu processo de formação integral de jovens dragões, avançando na próxima época desportiva com a formação de duas equipas de competição, referentes aos escalões de escolas/benjamins e infantis. Neste sentido, a entidade representativa dos bicampeões nacionais no concelho de Famalicão, irá promover treinos de captação para os escalões acima mencionados, nos dias 9, 10, 11 e 12 de julho. Para escolas/benjamins (nascidos em 2002/2003) os treinos vão ter lugar pelas 18 horas, e para os infantis (2000/2001), pelas 19h15. Entretanto, a Dragon Force vai abrir, no próximo dia 7 de julho, as inscrições para os interessados em frequentar a escola de futebol, que fica na Rua Manuel Simões Nogueira, na Vitória, em Calendário. Mais informações podem ser obtidas pelos números 912751234 e 912751259, ou pelo email: dragonforce.famalicao@fcporto.pt.

I Torneio Nacional Sub-13 do Bairro FC

Muito público assistiu aos jogos do torneio

O departamento de futebol de 7 do Bairro Futebol Clube organizou, no passado dia 16 de junho, o I Torneio Nacional Sub13. No Campo da Ribeira estiveram 16 equipas de vários pontos do país: 8 na competição de benjamins e 8 na competição de infantis, decorrendo as competições em simultâneo nos dois campos de jogo. Assim, no Campo Intermarché de Vila das Aves, onde decorreu a competição de infantis, a classificação foi a seguinte: 1º CD Aves (AF Porto); 2º FC Vizela (AF Braga); 3º Bairro FC (AF Braga); 4º ARC Guilhadeses (AF Viana do Castelo).

Por sua vez, no Campo Clínica Cuidar Mais, Fisioterapia de Riba de Ave, onde decorreu a competição de benjamins, a classificação foi esta: 1º Escola Diogo Cão (AF Vila Real); 2º AC Cucujães (AF Aveiro); 3º CD Aves (AF Porto); 4º CRP Delães (AF Braga). “O Bairro Futebol Clube agradece a todos os patrocinadores toda a disponibilidade para que o evento se tornasse possível, bem como a todas as associações presentes que abrilhantaram o torneio. Uma palavra ainda para o muito público nas bancadas que trouxe um incentivo extra aos atletas”, sublinha a organização.

Joane arranca para nova temporada O Grupo Desportivo de Joane vai apresentar o seu novo plantel para a época de 2012/2013 no próximo dia 21 de julho, pelas 10h30, no Campo dos Barreiros. Antes, nos dias 19 e 20 de julho irá realizar captações para a equipa sénior. Todos os interessados deverão trazer equipamento. O Joane já tem também programada a pré-época, com os seguintes jogos de preparação: dia 28 de julho, às 11 horas, JoaneRio Ave (juniores); dia 4 de agosto, 17 horas, jogo de apresentação da Oliveirense aos seus associados; dia 11 de agosto, às 11 horas, Joane-Serzedelo; dia 15 de agosto, às 17h30, Joane-Ribeirão; e jogo de apresentação do Joane aos seus associados, Joane-CCD de Santa Eulália, às 17h30.


28

pública: 4 de julho de 2012

modalidades

Tiago Costa, do CCDR, sagra-se vice-campeão nacional de juniores

Foi no decorrer dos Campeonatos Nacionais de Juniores, realizados na pista do Luso, no fim de semana de 23 e 24 de junho, que o atleta do CCD Ribeirão, Tiago Costa, alcançou o 2º lugar do pódio nacional, na prova de salto em altura, com a marca de excelente nível nacional de 2 metros, prova que foi ganha pelo atleta do Benfica, Tiago Pereira, com 2.03 m. O jovem atleta ribeirense, de 18 anos, fruto da escola de formação do CCDR, na época passada também tinha alcançado o pódio nacional no escalão de juvenil na mesma prova, e este ano voltou a evidenciar-se como um dos melhores saltadores em altura de Portugal. Tiago competirá novamente nos Campeonatos de Portugal, no dia 7 de julho, em Lisboa. Outros atletas do CCDR estiveram presentes nestes campeonatos, destacando-se a prestação de Jorge Rodrigues, nos 110 metros barreiras onde se classificou em 10º lugar; a estafeta de 4x100 metros que se classificou em 7º lugar nacional; e a estafeta de 4x400 metros, constituída pelos atletas do CCDR, Diogo Cruz, Eduardo Sá, João Simões e Miguel Salgado, que se classificou em 6º lugar nacional.

Sete Top Ten em Paredes de Coura para FAC/Soniturismo Bike Team O Campeonato Regional de XCO (Cross Country BTT) da Associação de Ciclismo do Minho teve, neste fim de semana, a sétima prova. Em Paredes de Coura, o nível da competição esteve novamente muito alto, estando presentes sete campeões regionais e dois campeões nacionais. Os atletas FAC/Soniturismo Bike Team alcançaram sete Top Ten. A melhor marca foi de Gabriela Rebelo, que considera que “ainda tem

muito a melhorar” visto que esta foi apenas a sua terceira prova a este nível. Igualou o seu melhor registo no sexto lugar feminino, dando a sensação que a qualquer momento poderá dar o salto classificativo. Coletivamente, a FAC/Soniturismo Bike Team terminou no 9º lugar, subindo um lugar na geral, ocupando esse mesmo lugar a meio do campeonato. A próxima prova é já no próximo Domingo em Felgueiras.

FAC/Soniturismo Bike Team na Maratona Internacional de Vila do Conde Disputou-se, no domingo, dia 1 de julho, a Maratona XCM Internacional Vila do Conde. Com 70,3 Km de percurso, teve a presença de três atletas FAC/Soniturismo Bike Team na corrida principal: João Barbosa, Ricardo Mendes e Pedro Costa. João Barbosa terminou na 38ª posição da geral (14º Veterano A), Pedro Costa em 54º (12º Veterano B) e Ricardo Mendes em 90º (35º Veterano A). Esta prova também

pertence ao Campeonato Regional do Porto e João Barbosa, que foi o único que participou na primeira prova, vai assim subir uns lugares na geral, passando para o 16º ou 17º lugar. A próxima prova destes três atletas é nas 3 horas de Resistência Urbana de Famalicão, que se realiza no dia 14 de julho. Nessa prova, a equipa FAC/Soniturismo Bike Team estará com presença maciça.

EARO satisfeita com resultados do trabalho na formação A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou, sábado, na II Corrida Popular de S. Pedro, em Vermoim, prova organizada pela Associação Cultural de Vermoim, onde participaram cerca de duas centenas de atletas nos diversos escalões. Os atletas da EARO conquistaram 16 pódios, entre coletivos e individuais, com os seguintes resultados: minis femininos – Ana Marinho, 4º lugar, Carolina Baldaia 8º, Teresa Borges 9º, Francisca Morais 11º; masculinos – Miguel Machado 5º lugar, João Carvalho 8º, Pedro Carvalho 9º, Rui Pedro 11º, e 2º lugar coletivo equipas mistas; benjamins femininos – Beatriz Fernandes ficou em 2º lugar, Lara Oliveira 5º, Catarina Morais 6º; masculinos – Bruno Oliveira ficou em 2º lugar e Leonardo Araújo 3º, e 1º lugar por equipas; infantis – em femininos, Maria João ficou em 4º lugar, Bebiana Artur 7º, Rita Silva 9º, e em masculinos, Diogo Faria ficou em 6º lugar, e 2º lu-

A equipa da EARO que esteve na II Corrida de S. Pedro

gar por equipas; iniciados – Sara Oliveira ficou em 1º lugar em femininos e, em masculinos, Nelson Oliveira ficou em 1ºlugar, Bruno Sampaio 2º, João Rui Rafael 6º, Pedro Silva 7º, Carlos Fernandes 14º, e 1º lugar por equipas. Em juvenis, José Pedro Pereira ficou em 2º lugar, Rui Oliveira 3º, Luís Machado 4º, e 1º lugar por equipas. Na Corrida Popular, Rosa Oliveira venceu a prova feminina com larga vantagem sobre as suas adversárias, Hermínia Pereira ficou em 3º lugar, Alivia Fernandes em 4º, Paula

Quintela em 5º. Em masculinos participaram os atletas Maurício Torrinha, André Machado, Paulo Oliveira, Cristiano Agra, Armando Araújo, José Oliveira, Agostinho Faria, tendo conquistado o 1º lugar por equipas mistas. No domingo, dia 1 de julho, a EARO participou nos Campeonatos Nacionais de Juvenis de Pista, que se realizaram na cidade de Abrantes. “Foi um dia muito especial para a EARO, já que em ano e meio de existência conseguimos levar três atletas aos Nacionais, marcas essas

que eles conseguiram alcançar para participarem nos Campeonatos”, evidencia a EARO. Sílvia Oliveira conseguiu um “brilhante” 8º lugar nos 3.000m, tendo batido o seu recorde pessoal; Sara Dias Oliveira, atleta ainda iniciada, correu os 800m e alcançou um “honroso” 8º lugar; Jéssica Pontes ficou em 10º lugar. Na classificação coletiva feminina, a EARO ficou em 28º lugar, entre 73 equipas participantes, “o que demonstra o excelente trabalho que estamos a fazer na formação”.

ADECA vence no S. Pedro em Vermoim e na Póvoa A ADECA – Associação Desportiva de Castelões, participou, no dia 30 de junho, na II Corrida Popular de S. Pedro, em Vermoim, e obteve os seguintes resultados: minis – Vasco Ribeiro ficou em 2º lugar, Filipe Barros em 3º, Diogo Oliveira em 13º, e em femininos, Joana Araújo foi 3ª, Rafaela Silva 9ª; em benjamins femininos, Carolina Costa terminou em 1º lugar e em masculinos, Paulo Silva também foi 1º e Bruno Silva 8º lugar; em infantis masculinos, Miguel Torres terminou em 2º, Simão Ribeiro em 3º, Alexandre Azevedo em 4º; em iniciados masculinos, Miguel Novais foi 3º, Bruno

Abreu 5º, Nuno Faria 9º, Daniel Fernandes 10º; nos Populares participaram Paulo Ribeiro, Manuel Costa e Agostinho Barros também com bons resultados. No dia 1 de julho, a ADECA esteve no Grande Prémio de S. Pedro na Póvoa de Varzim. Em benjamins femininos, Carolina Costa ficou em 4º e em masculinos Filipe Barros foi 30º; em iniciados masculinos, Miguel Novais terminou em 5º, Bruno Abreu em 12º, Daniel Fernandes em 17º, Nuno Faria em 24º e João Barros em 28º. Neste escalão, a ADECA conquistou o 1º lugar por equipas.

ARPO no pódio da II Corrida Popular de Telhado A secção de atletismo da ARPO participou na 2ª Corrida Popular de Telhado, que se realizou no dia 23 de junho e na qual se fez representar por nove atletas. Nesta prova, os destaques vão para os lugares do pódio de Joaquim Silva, 1º classificado, e Carlos Ferreira, 3º classificado, no escalão de veteranos; e de Tiago Silva, 3º classificado no escalão de benjamins. Além destes atletas que alcançaram lugares de pódio, também representaram a ARPO: Rui Ferreira, Vítor Costa, Raul Carvalho, Álvaro Sousa, Manuel Ribeiro e José Magalhães.


pública: 4 de julho de 2012 29

modalidades

4ª Volta ao Concelho de Famalicão aconteceu no sábado

veja em www.famatv.pt

Vermoim consagra campeões regionais de ciclismo de estrada José Clemente José Rodrigues, Valter Figueira, José Ferreira e Shaun Nick Bester sagraram-se campeões regionais do Minho de ciclismo de estrada, nas categorias de elites amadoras e veteranos, ao vencerem a IV Volta ao Concelho de Famalicão, que decorreu no passado sábado, dia 30 de junho. Ilda Pereira ganhou em femininos. Organizada pela Associação Moinho de Vermoim (AMVE), 4ª Volta ao Concelho de Famalicão, prova de atribuição dos títulos de campeões regionais do Minho de elites amadoras e veteranos, foi disputada num percurso de 72 quilómetros, com início e final junto ao Salão Paroquial de Vermoim. A prova levou o ciclismo a diversas localidades do concelho e o pelotão, com cerca de uma centena de atletas portugueses e espanhóis, reservou para os últimos metros da corrida as decisões finais, mantendo até ao final competitividade e emoção. Shaun Nick Bester (CC Spol Nova Caixa Galicia) foi o vencedor absoluto da 4ª Volta ao Concelho de Famalicão, cortando a linha de meta com a escassa vantagem de

três segundos para o segundo e terceiro classificados, respetivamente, José Rodrigues (Vitória SC/Bikeworld) e Oscar Gonzalez (CC Spol Nova Caixa Galicia). De resto, o ciclista sub-23 Shaun Nick Bester foi um dos protagonistas da 4ª Volta ao Concelho, vencendo não apenas a geral individual em termos absolutos e da sua categoria, como a geral das metas volantes e a classificação da montanha. Na geral das metas volantes, Luís Ribeiro (AMVE – Garantir Norte) ficou em segundo e Este-

ban Rodriguez (Cangas CC) em terceiro. Coletivamente, a Volta foi ganha pela CC Spol Nova Caixa Galicia, seguindo-se na classificação as formações do Vitória SC/Bikeworld, Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho e AMVE – Garantir Norte. Por categorias, três corredores da CC Spol Nova Caixa Galicia ocuparam os lugares do pódio em sub23 e elites, respetivamente, Shaun Nick Bester, Oscar Gonzalez e Angel Sanchez. José Rodrigues (Vitória SC/Bike

AFACYCLES sport na XCM Internacional de Vila do Conde A equipa de BTT da loja de bicicletas AFACYCLES deslocou-se, este fim-de-semana, a Vila do Conde para participar na segunda prova pontuável para a Taça Regional do Porto. Sendo as maratonas o principal objetivo desta equipa que se formou este ano, as melhorias têm sido evidentes de prova para prova. Em Vila do Conde, a AFACYCLES sport apresentou-se com 6 atletas, 2 para a maratona e 4 na meia maratona. Na maratona, Vítor Azevedo foi o melhor, concluindo os 70 km em 3 horas e 18 minutos, mais 13 minutos que o 1º classificado, obtendo assim um 5º lugar em Veteranos A. Na meia maratona, o melhor foi Rui Rodrigues, com um tempo gasto de 2 horas e 9 minutos, mais 15 minutos que o primeiro classificado. A próxima participação serão as 3H de Resistência Urbana de Famalicão, no dia 14 de julho.

tras de grande talento e qualidade”, que a levaram até outros voos. Atualmente é capitã do FC Vermoim e um dos pilares da equipa, que conquistou o bicampeonato na passada semana. Em comunicado, a associação diz que Ana Azevedo constitui um “exemplo para todos, em especial para os mais jovens” pela persistência, fair-play e vontade de vencer. Mas as comemorações do aniversário integram ainda outras atividades. O programa inicia-se pelas 16 horas, com um passeio de cicloturismo. O percurso é de baixa dificuldade, possibilitando a presença de todos, e tem uma extensão infe-

Artes de Famalicão. AMVE satisfeita A AMVE considera que a prestação da sua secção de ciclismo “foi excelente”, conquistando 4 pódios. Em Masters A, Hugo Marques ficou em 3º lugar; em Masters B, António Moreira também ficou em 3º; e em Masters C, António Bento terminou em 2º. O melhor atleta na geral foi Luís Mendonça, em 8º lugar. Em termos coletivos a AMVE ficou “num honroso” 3º lugar. No final da 4ª Volta ao Concelho, a AMVE homenageou Tiago Machado, Joaquim Sampaio, Luís Teixeira e Joaquim Gomes. Nesse mesmo dia, a Associação Moinho de Vermoim promoveu ainda o 3º Bike Tour Rota dos Monumentos, um passeio de cicloturismo que, “com assinalável êxito”, reuniu mais de 300 pessoas “numa extraordinária manifestação de promoção do desporto, do ciclismo e do concelho de Famalicão”. Aliás, a AMVE considera que este “foi um verdadeiro sucesso organizativo”. “Foram centenas de atletas que participaram nas duas vertentes e coloriram as ruas das freguesias do concelho de Famalicão”, indica.

JoaneBTT/TrilhosBike em Paredes de Coura No passado domingo, a equipa JoaneBTT/TrilhosBike deslocou-se para uma prova do Campeonato Regional do Minho, desta vez em Paredes de Coura, que se estreou no campeonato regional do Minho. Mais uma vez os atletas provaram a sua boa forma, fazendo mais um pódio na categoria de veteranos A, com José Lemos em 3º lugar, e os colegas de categoria José Machado e João Duarte a acabarem a prova em 6º e 11º, respetivamente. As restantes classificações foram as seguintes: Francisco Branco, veterano B+C, em 4º lugar; Luís Freitas, júnior, em 6º lugar; Flávia Freitas, femininos, em 8º lugar; Marta Branco, juvenil, em 10º lugar; e Simão Abreu, iniciado infantil, em 14º lugar. Por último, em elites, o atleta Luís Pereira, apesar de uma avaria na bicicleta que obrigou a fazer duas voltas em último lugar, conseguiu recuperar e ainda obteve o 6º lugar, deixando os colegas de equipa/categoria, Duarte Monteiro em 9º lugar e Paulo Menezes em 13º.

ADECA distingue bicampeã nacional A ADECA – Associação Desportiva de Castelões vai assinalar, no próximo sábado, dia 7 de julho, o 19º aniversário. Para assinalar a data, a coletividade vai condecorar Ana Azevedo, considerada, no final de 2011, uma das 5 melhores jogadoras do mundo de futsal e que conquistou recentemente o segundo campeonato nacional de futsal feminino consecutivo, ao serviço do FC Vermoim. Natural e residente em Castelões, Ana Azevedo “despertou para o futebol” ao serviço da coletividade local. Apesar da sua tenra idade, “integrou diversas equipas femininas de futebol de salão da ADECA, onde deu desde cedo mos-

World) sagrou-se campeão regional do Minho em veteranos A, classificando-se em segundo Luís Lameira (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) e em terceiro Hugo Marques (AMVE – Garantir Norte). Em veteranos B, o novo campeão do Minho é Valter Figueira (Motocar/Areiasaventura/Servigas), que deixou na segunda posição Carlos Martins (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) e na terceira António Moreira (AMVE – Garantir Norte) José Ferreira (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) venceu na categoria de veteranos C, tendo António Bento (AMVE – Garantir Norte) terminado em segundo e José Magalhães (Skoda Irmãos Leite/Bicampeã/Tourencinho) em terceiro. Na sua primeira participação oficial em provas de ciclismo de estrada, Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros), campeã regional do Minho de BTT XCO, venceu a classificação feminina. Como habitualmente, as camisolas de campeões regionais do Minho serão envergadas aquando da Gala de Encerramento da época desportiva, este ano agendada para o dia 24 de novembro na Casa das

ou

rior a 30 quilómetros. A inscrição custa apenas 1,5 euros e dá direito a lanche, podendo ser feita no próprio dia. À noite, a animação vai estar a cargo do “Duo Índios”, as comemorações englobam ainda o tributo à equipa sénior pela conquista do campeonato concelhio da 1ª divisão. Serão ainda apresentadas as novas secções da coletividade: a secção de atletismo, que é composta por cerca de 20 crianças e jovens; e a secção “Vá Caminha”, dedicada à natureza e à aventura. No final, são cantados os parabéns e distribuído o respetivo bolo de aniversário.

Mais um fim de semana ocupado para os Tomatubikers O passado fim de semana marcou a presença dos Tomatubikers na Maratona XCM Internacional – Vila do Conde. Foi mais uma participação empenhada dos atletas famalicenses, foram 40km onde competiram contra 224 atletas na categoria promoção, com Bruno Moreira a arrecadar o 35º lugar, André Leal o 120º e Francisco Machado o 121º. Igualmente neste fim de semana, os Tomatubikers deslocaram-se até Paredes de Coura onde competiram no 1º XCO desta localidade, a contar para o Campeonato Regional Minho da modalidade de BTT. Uma vez mais o empenho e dedicação dos atletas valeram a segunda subida consecu-

tiva ao pódio da classificação por equipas, com a obtenção do 3º lugar entre as escolas de BTT presentes. A nível individual os resultados foram: em juvenis, António Azevedo arrecadou mais um 1º lugar e Francisco Ruivo o 12º lugar; Pedro Martins conseguiu o 16º lugar entre os juniores e Nuno Costa o 10º lugar entre os cadetes, categoria em que o atleta Nelson Silva se viu obrigado a abandonar devido a uma avaria mecânica. As atletas femininas da equipa também não deixaram os seus créditos em mãos alheias, ao conseguirem o 3º lugar nas suas categorias: Ana Moreira em Juvenis e Marta Reis em Infantis.


30

pública: 4 de julho de 2012

modalidades pub

Torneio de Encerramento: FAC vence em Escolares e Iniciados Na última jornada do torneio de encerramento da Associação de Patinagem do Minho, o Famalicense Atlético Clube (FAC) recebeu o HC Fão e nos escalões de escolares rubricou uma bela exibição, goleando, e nos iniciados, atingiu o objetivo de vencer a partida e, consequentemente, a série A só com vitórias e o lugar garantido na Final Four da prova. Os escolares venceram categoricamente. Se o primeiro período foi entretido, sem grandes ocasiões de golo e o Fão acabou a vencer por 1-0, no segundo período a velocidade foi estonteante, o rigor defensivo foi muito menor e as oportunidades de golo foram inúmeras. A reviravolta no marcador antes do intervalo era mais do que justa e o FAC vencia por 3-2. Na segunda parte foi avassalador o domínio do conjunto famalicense e os golos sucederam-se. No final um resultado largo (103). Os iniciados precisavam de gerir o jogo e sabiam que o empate era suficiente para vencerem o grupo. Entraram muito fortes e a sua determinação levou-os ao 3-0 du-

rante a primeira parte e pairou a ideia de que a goleada poderia ser o desfecho do encontro. Não foi assim, o Fão reagiu bem e a meio do segundo tempo reduziu para 3-2. Não colocava em perigo o apuramento do FAC mas o nível exibicional baixou. No final um triunfo por 4-2. Na Final Four, a disputar em Fão, nos dias 7 e 8 de julho, o FAC disputa a 1ª 1/2 final, frente à ED Viana.

FAC no Torneio de Grado

pub

O Famalicense Atlético Clube esteve presente no XXV Torneo Internacional de Hockey Base Grado 2012 / XXI TROFEO Hormigones FHISA, que se realizou em Grado, nas Astúrias – Espanha. O Club Patín Aceres foi o clube organizador, de um evento que teve uma magnífica organização e contou com 19 equipas. O FAC participou nos escalões de escolares e juniores. A diferença de idades nos escalões, entre Portugal e Espanha, aliada à nossa

aposta de levar a Grado a equipa de juniores para a próxima temporada não permitiu resultados desportivos

de relevo, que já não eram esperados. O FAC terminou na 4ª posição nos escolares e juniores.

Tenista Mafalda Araújo vence torneio em Águeda Realizou-se em Águeda, nos dias 23 e 24 de junho, mais uma prova do “Smashtour/Kopen” para atletas de sub-10. A jogadora do Ténis Clube de Famalicão, Mafalda Araújo, de apenas 7 anos, dominou toda a prova vencendo todos os jogos sem perder qualquer “short set”. Mafaldo Araújo venceu o seu grupo, der-

rotando as duas adversárias por 4/1: Isabel Magalhães, do Boavista FC, e Isabel Santos, do Clube de Ténis do Porto. Nas meias-finais defrontou Joana Ribeiro, do SCA Sousa, e venceu por 4/0 e 4/2. A final foi disputada entre Mafalda Araújo e Marta Fernandes, do Clube Cluny de Anadia, com vitória para a famalicense em dois “short sets” por 4/0 e 5/4 (4).

Direção da ARCA demite-se A Direção da ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Antas) apresentou a demissão ao presidente da Assembleia Geral, no passado dia 29 de junho. “Foram cinco anos de muito trabalho. Consegui os objetivos a que nos propusemos e, para além disso, há motivos pessoais que me levam a ter de abandonar a coletividade. Saio de consciência tranquila, pois quando tomei conta do clube as dívidas eram mui-

tas e saio com o problema financeiro resolvido”, explicou ao OPINIÃO SPORT, o presidente demissionário, António Pereira. Aliás, o dirigente diz sair satisfeito não só pelo seu trabalho, mas pelo dos restantes elementos da direção. “Agora é a vez de vir gente nova para dar continuidade a este trabalho. Esta temporada não apostamos forte no futsal, porque tínhamos o problema financeiro para resolver e isso foi

conseguido”, acrescenta. Dada a demissão da direção, foi marcada uma assembleia geral extraordinária para o dia 30 de julho, pelas 21 horas, na sede social da ARCA, para a realização de eleições para o próximo biénio. As listas candidatas devem ser entregues ao presidente da Assembleia Geral até ao dia 15 julho de 2012. Na mesma assembleia será também apresentado, discutido e votado o relatório de contas.


modalidades

GDNVNF com mais de meia centena de pódios nos Regionais de Natação de Infantis

Xavier Ferreira foi o nadador mais medalhado do torneio

No passado fim-de-semana realizou-se o Campeonato Regional de Infantis, na Piscina Olímpica de Campanhã, no Porto. Esta prova contou com a presença de 233 nadadores da região Norte do país, num total de 21 clubes. O Grupo Desportivo Natação de Famalicão (GDNVNF) esteve presente com 21 nadadores: Maria Inês Machado, Rita Pereira, Inês Oliveira, Beatriz Martins, Viviana Cunha, Adriana Couto, Adriana Figueiredo, Rafaela Silva, Mariana Rego, Mariana Baptista, Cristiana Ribeiro, Sara Azevedo, Diogo Baptista,

Mateus Carvalho, Francisco Ferreira, Pedro Ferreira, João Silva, João Ferreira, Xavier Ferreira, Eduardo Maia e Tomás Maia. O GDNVNF conseguiu a proeza de atingir mais de meia centena de medalhas nestes campeonatos (56), sendo considerado o melhor clube. No total, o GDNVNF conseguiu 22 medalhas de ouro, 19 de prata e 15 de bronze. Parabéns a esta excelente equipa! Parabéns ao GDNVNF pelo excelente trabalho realizado na formação. Mais uma vez este

grandioso clube elevou ao mais alto nível o nome de Famalicão, dignificando a cidade e o povo famalicense. O destaque individual vai para Xavier Ferreira, que foi hepta-campeão regional (100 e 200m costas, 100 e 200m bruços, 4x100m livres, 4x100m estilos e 4x200m livres), conseguindo ainda mais um título de vice-campeão regional (200m estilos), sendo o nadador mais medalhado do torneio. Destaque ainda para Maria Inês Machado e Ana Beatriz Martins que conseguiram ser pentacampeãs regionais. João Ferreira, Tomás Maia e Rita Pereira foram tetracampeões regionais. João Carlos Silva foi tricampeão regional. Rafaela Araújo Silva, Mariana Pereira Rego, Mateus Ribeiro, Carvalho, Inês Pereira Oliveira, Viviana Pinto Cunha foram bicampeãs/bicampeões regionais. Adriana Azevedo Couto e Adriana Marisa Figueiredo foram campeãs regionais. Maria Paula Baptista foi vice-campeã regional. De realçar ainda que o GDNVNF apurou 18 dos seus 21 nadadores para os Campeonatos Nacionais de Infantis, que se realizam em Rio Maior, no final de Julho.

pública: 4 de julho de 2012 31

Mais de 200 na II Corrida Popular de S. Pedro em Vermoim

Com mais de duas centenas de atletas inscritos, a II Corrida Popular de S. Pedro, que decorreu no sábado passado, organizada pela Associação Cultural de Vermoim e englobada nas festividades de S. Pedro em Vermoim, “dá passos seguros para se afirmar definitivamente como prova de referência”, dizem os organizadores. “Vivida no contexto ímpar dos Santos Populares, a II Corrida Popular de S. Pedro foi uma verdadeira festa intergeracional, com participantes dos 5 aos 70 anos a entregarem-se de forma genuína à salutar prática desportiva”, acrescentam ainda. Anunciando que os objetivos desta segunda edição da prova foram “amplamente superados”, a ACV renova agora ambições para as edições futuras.

Mais um pódio nacional para atleta do Liberdade

Homenagem ao mestre Alexandre Carvalho

O corpo docente do estilo marcial Alex Ryu Jitsu homenageou, na passada sexta-feira, dia 29 de junho, o fundador deste estilo marcial, o mestre Alexandre Carvalho (10º DAN). Esta homenagem consistiu num evento que pretendeu culminar a excelente época desportiva que a Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu, a Associação de Artes Marciais de Famalicão e

a Federação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu tiveram no ano de 2012, tanto no plano interno, com muitos títulos nacionais, como no plano internacional, onde este estilo arrecadou inúmeras medalhas de ouro com os seus campeões mundiais. Na véspera de completar 40 anos de existência da Associação de Artes Marciais de Famalicão, esta homenagem, levada a

cabo pelo corpo docente, visou agradecer ao mestre Alexandre Carvalho “todo o seu empenho, dedicação e devoção, dado ao desenvolvimento das artes marciais no nosso concelho, no país e no mundo”. “Durante as suas dezenas de anos de experiência, o mestre Alexandre Carvalho formou milhares de praticantes de artes marciais, não só a nível técnico, como a nível de formação de cidadãos, incutindo nestes os princípios de cidadania, justiça, solidariedade e humildade, princípios estes que contribuem para uma sociedade alicerçada na Paz, Harmonia, Amor e Felicidade”, apontam os organizadores do evento. O corpo docente realçou neste evento que o mestre Alexandre Carvalho, “para além de um homem com muito valor é um homem de valores, que para formar os seus quadros docentes muitas vezes abdicou da sua vida pessoal para que os seus ensinamentos e saberes fossem adquiridos por estes de uma forma mais correta e coesa”.

O Liberdade Futebol Clube demonstrou, mais uma vez, o resultado no seu trabalho de fomento e formação ao nível da modalidade de atletismo, no passado fim de semana. Nos Campeonatos Nacionais de Pista disputados no Estádio Municipal de Abrantes, a juvenil Jéssica Lopes subiu ao 3º lugar do pódio nacional na corrida dos 3.000 metros. Nestes mesmos nacionais estiveram presentes o juvenil Hélder Salazar, que foi o 11º atleta nacional, em 1.500 metros, e Catarina Araújo foi 16ª nacional nos 800 metros. O Liberdade participou ainda noutras provas. Óscar Mendes, sénior masculino, participou no Grande Prémio de S. Pedro na Póvoa do Varzim, no domingo, e alcançou um difícil 13º lugar. Também na Póvoa do Varzim, a infantil Susana Malheiro alcançou o 2º lugar na corrida do seu escalão. No dia anterior, a mesma Susana Malheiro venceu a corrida de infantis no Grande Prémio de Vermoim, assim como a atleta Marta Oliveira, de 16 anos, foi a primeira na prova de juvenis, conseguindo Armindo Araújo conquistar o 3º lugar na corrida popular.


32

sport: 4 de julho de 2012

motores

Luís Silva em 4º na Super Especial da Trofa Depois do azar ocorrido no Motor Show de Famalicão, eis que o BMW M 3 de Luís Silva regressou à competição e, logo pela “porta grande”, ao conseguir obter o 4º lugar final, numa prova em que o piloto não cometeu nenhum erro. “Era impossível chegar-me ao Edgar Reis, pois o BRC CM 05 é muito competitivo. Aliás, para mim esta super especial da Trofa tinha diversos objetivos, o primeiro era rodar o carro o mais possível para ver como ficou depois do acidente e vi logo que estava perfeito. Depois optei por ser o mais eficiente possível em pista, em detrimento do espetáculo, e o resultado está à vista, correu muito bem”. Antes, ainda sem o BMW 320, Luís Silva disputou a Rampa de

Stº Emiliano com um Fiat Punto cedido por Tiago Reis. Depois de ter feito a derradeira subida, o piloto famalicense estava visivelmente satisfeito com a sua prova: “Fiz a prova possível, pois este Fiat

Punto está limitado, mas o que pude tirar dele, isso tirei, e não terminei em último”. Agora, Luís Silva vai preparar a próxima prova, que será a Rampa de Paços de Ferreira.

Tiago Reis brilhou em Stº Emiliano Na sua segunda prova ao volante do novo Norma M20, Tiago Reis teve um andamento fabuloso, a tal ponto que foi o único piloto que conseguiu aproximar-se do vencedor da prova, Pedro Salvador. É preciso ter em consideração que o jovem piloto famalicense ainda não conhece na perfeição o comportamento do Norma M 20 em prova, como o próprio explicou: “Eu ainda não conheço bem o carro, aos poucos estou a explorar, para ver até onde posso ir, pois sei de antemão que este é carro com muitas potencialidades e há que saber aproveitar, só que preciso de mais tempo para o fazer, pois para todos os efeitos esta é a segunda prova em que participo”. Sobre a Rampa de Stº Emiliano, em Espanha, o piloto contou ter feito uma escolha errada de pneus na primeira corrida, permitindo ao seu adversário fazer mais um milésimo de segundo. “Mas depois, se formos a ver os tempos das subidas seguintes, em que a

minha escolha de pneus foi acertada, pura e simplesmente fiz sempre melhores tempos do que o Joaquim Teixeira. É preciso ver que ele também está a fazer a sua segunda prova com um Norma igual ao meu, mas ao longo da prova foi sempre o meu adversário mais direto, pois nessa altura nem valia a pena pensar em chegar ao Juno de Pedro Salvador”. “Fiquei muito satisfeito, os pilotos portugueses mostraram aos seus congéneres espanhóis que andamos tão bem ou melhor do que eles, e estiveram presentes os melhores pilotos de Montanha de Espanha. Este pódio foi a recompensa para todo o esforço que fizemos e ficou demonstrado que estou no bom caminho para lutar pela vitória e um lugar no pódio”, declarou. A próxima prova de Tiago Reis e do Norma M 20 será na Rampa de Paços de Ferreira, a ter lugar em meados deste mês de julho.

Team Bilracing vence prova do nacional Decorreu, no fim de semana de 23 e 24 de junho, mais uma jornada do Campeonato Nacional de Enduro, com a Figueira da Foz a ser o centro operacional. O Team Bilracing voltou a marcar presença, e mesmo não sendo esta a competição que está nos planos e objetivos para a temporada, o saldo foi positivo e o destaque vai para o triunfo de Ivo Pinto. Inserido na categoria Verdes II, Ivo Pinto reafirmou a grande época que está a realizar e conquistou uma suada, mas merecida vitória nesta classe. Com uma KTM, Ivo Pinto não deu qualquer hipótese à concorrência e chegou ao primeiro lugar do pódio, traduzindo-se na primeira vitória numa prova do Nacional. “Foi um triunfo complicado, numa prova dura e difícil. Tive duas quedas e ainda andei per-

dido numa das especiais, devido à sua má marcação, mas nunca baixei os braços. Estou bastante satisfeito pela primeira vitória no Nacional, traz muita motivação para o que resta da época”, afirmou Ivo Pinto. Com uma armada mais curta do que o habitual, o Team Bilracing fez-se ainda representar por António Faria e Pedro Pereira, ambos na categoria Hobby. O atual campeão regional norte esteve em bom plano, concluindo a sua prova na 5ª posição, não muito longe dos lugares do pódio. Já o ex-piloto de ralis cumpriu a sua primeira prova de Enduro, procurando uma rápida habituação e não se saiu mal, terminando esta etapa no 63º posto. O Team Bilracing volta a direcionar-se para o Regional Norte, que prossegue a 30 de Setembro, em Vales Longos. pub

Problemas mecânicos ditam abandono de Ruivo em Monção Um problema com a correia do alternador ditou a desistência de João Ruivo e João Peixoto no Rali de Monção, derradeira prova em pisos de asfalto do Desafio Modelstand 2012, disputada a 23 de junho. Mais uma vez a sorte não quis nada com a dupla famalicense que estava esperançada nesta prova disputada no Alto Minho para conquistar uma classificação condizente com o seu andamento. Porém, mais uma vez, os problemas

mecânicos não deixaram que isso sucedesse. “Não estávamos à espera de um rali assim, pois preparámos tudo com muito afinco e os azares teimam em não nos largar”, desabafou João Ruivo pouco depois de abandonar a prova na quarta classificativa. Quanto ao resto da época, João Ruivo põe tudo em hipótese: “Há que pensar, pois temos feito tudo para ter o carro impecável. Isto sucede nos testes e antes disso, mas quando começamos um rali apare-

cem os problemas sem sabermos como. As contas ficaram difíceis em termos de troféu e para pontuar no final da época temos que alinhar em, pelo menos, mais dois ralis. Vamos ponderar bem com os patrocinadores para decidir se fazemos duas provas ou o resto da temporada”. A competição apenas regressa em Setembro e até lá tudo vai ser colocado em cima da mesa no que diz respeito ao futuro desportivo da equipa famalicense.

Mariana com participação curta no Rali de Monção Aos comandos do Peugeot 206 GTI, a dupla Mariana Neves de Carvalho e Xana Santos marcou presença no Rali de Monção, disputado no dia 23 de junho e que marcou a última prova em asfalto no calendário do Campeonato Open de Ralis. A participação da dupla não foi além da primeira especial de classificação. Problemas com o motor do carro francês levaram a que Mariana e Xana optassem pelo abandono. “Apenas realizamos meio troço em condições normais, depois verificamos que o carro estava a perder potência. Já na parte final o seu trabalhar estava diferente e após o controle verificamos que vinha a per-

der água, onde optamos por abandonar a prova”, confessou a piloto de Famalicão. O Campeonato Open de Ralis entra agora no período de férias e a jovem famalicense diz que o Team Neves de Carvalho “vai aproveitar este tempo para continuar o trabalho que vimos realizando até aqui, a equipa mantémse moralizada e já só queremos que venha a próxima prova”, concluiu a jovem famalicense. Concluída que está a fase de asfalto, Mariana Neves de Carvalho e Xana Santos lideram a classificação reservada à Taça das Senhoras, estando ainda no top 15 da categoria 1 do Open de Ralis.

pub


OS1052