OS1011

Page 1

Futebol: GD Joane conquista único triunfo da jornada Sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal

Leões no caminho do FC Famalicão Famalicão-Sporting e Joane-Gondomar foi o que ditou o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal, realizado ontem, terça-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. O regresso dos leões ao Municipal de Famalicão, para um duelo que até nem é inédito, será um dos momentos altos da presente temporada dos famalicenses. Quem também jogará em casa nesta ronda, e com uma equipa de um escalão superior, será o Joane que receberá o Gondomar. Os jogos estão agendados para 15 e 16 de Outubro. Apesar das dificuldades que são esperadas, os responsáveis do Famalicão ficaram satisfeitos com a recepção ao Sporting. Pedro Reis Sá, director desportivo dos famalicenses, considera mesmo que “é uma boa notícia porque é um prémio para o plantel”, para além das “gentes de Famalicão que ao longo do tempo têm apoiado o clube”. Já o presidente do clube, João Araújo, acredita que será “muito importante para despertar o sentimento dos famalicenses em reviver um pouco o passado”. No plano desportivo a prudência é maior, mas nem por isso o treinador José Augusto exclui a possibilidade de acontecerem surpresas. “É um jogo que motiva e no qual todos os jogadores se empenharão ao máximo para mostrarem todas as suas capacidades. Também por isso vamos tentar causar uma surpresa, sabendo das enormes dificuldades que vamos encontrar”, aponta. A história diz que o Sporting venceu os cinco

confrontos da Taça que disputou com o Famalicão, o último dos quais na época 2000/2001 por 3-1, nos quartos-de-final da competição. Tarefa igualmente complicada terá o Joane que recebe o Gondomar nos Barreiros. Os gondomarenses actuam na zona Centro da 2ª divisão nacional, uma divisão acima dos joanenses. O facto de jogar perante os seus adeptos poderá aumentar as possibilidades dos comandados de Francisco Costa de passarem mais uma ronda, mas o favoritismo recai sobre os visitantes. Depois de ter conseguido o primeiro triunfo da época na última ronda do campeonato, o Joane parece caminhar para a melhor forma, aumentando o optimismo nas hostes joanenses para a terceira eliminatória da Taça. “Queremos ganhar sempre os três pontos, em qualquer campo e em qualquer jogo, e mesmo não contando pontos pretendemos vencer o Gondomar, apesar do nosso principal objectivo ser o campeonato”, refere o técnico do Joane, Francisco Costa. “Teoricamente o adversário é mais forte, mas jogamos em casa e não há vencedores antecipados. É um jogo a eliminar e o Joane poderá estar num dia bom e ter uma palavra a dizer, sendo que na Taça de Portugal, num jogo só, tudo é possível”, acrescenta o técnico. Depois de ter ficado isento na primeira eliminatória da Taça, o Joane venceu nos Açores o Sporting Clube Ideal por 3-2, na segunda ronda, seguindo-se agora a formação do Gondomar.

Carlos Ferreira vence Terras Camilo Carlos Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu o 5º Circuito Terras de Camilo, na categoria de elites amadoras. Na última prova de ciclismo de estrada do calendário de 2011 da Associação de Ciclismo do Minho, disputada em Seide São Miguel, no sábado passado, sagraram-se ainda vencedores: Fábio Mansilhas (cadetes), Jacobo Ucha (juniores), José Rodrigues (veteranos A), Luís Machado (veteranos B) e António Bento (veteranos C). Com a participação de cerca de 200 atletas e muito público a assistir, o 5º Circuito Terras de Camilo foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro de Recreio Camiliano (CRC). “Decorreu com muito sucesso, tendo em conta as opiniões dos intervenientes, inclusive das duas equipas espanholas participaram”, sublinha o CRC. “Fica a promessa que em 2012 voltaremos a tentar dar mais um passo para engrandecer o ciclismo amador”, acrescenta. No que diz respeito às participações deste fim-de-semana dos atletas da equipa do CRC/Planicosta/Bikeworld, no “5º Circuito Terras de Camilo”, Benjamim Silva foi 3º classificado em veteranos C; Nuno Vieira e Sérgio Teixeira foram 6º e 12º, respectivamente, em veterano A. No domingo, a escola de BTT participou no “3º BTT XCO de Joane” e, uma vez, mais Miguel Sousa venceu em infantis, enquanto César Costa alcançou o 8º lugar. Em juvenis, João Antunes voltou a vencer e fica a uma vitória de conquistar o título regional, enquanto Adriana Martins alcançou o 6º lugar da geral e 2º feminino. Em veteranos Nuno Vieira alcançou o 10º lugar.

Organizado pelo Clube Cicloturismo Joane BTT

Ruben Nunes vence 3º BTT-XCO

Ruben Nunes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) venceu o 3º BTT XCO de Joane, reforçando a conquista do título de campeão regional do Minho que já tinha garantido na prova anterior. Quando falta disputar apenas uma prova e algumas classificações finais continuam por definir, Mário Fernandes garantiu também em Joane a vitória no campeonato minhoto em veteranos B+C. O 3º BTT XCO de Joane, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Clube de Cicloturismo Joane BTT, estreou um circuito de BTT nas imediações do Centro Hípico de Joane, local que se revelou com excelentes condições para a prática da modalidade e que futuramente poderá acolher novas actividades. Na corrida de elites, Ruben Nunes – apesar de alinhar à partida com a conquista do título regional garantida – não esteve com veleidades e impôsse de forma a conseguir a quinta vitória no campeonato. Em juniores, Carlos Leal foi o vencedor. Carlos Rocha venceu na categoria de veteranos A, e Mário Fernandes saiu vitorioso em veteranos B e C. Deolinda Carracena venceu na categoria feminina. Nos cadetes, João Santos conseguiu novo triunfo, e nos escalões de escolas, João Antunes voltou aos triunfos em juvenis. Com o título de campeão revalidado, Miguel Sousa, em infantis, também regressou aos triunfos. Por último, na categoria de promoção venceu José Freitas. Colectivamente a vencedora foi a formação da Team Oliveira/Lapierre/Mavic.

FAC representado na Feira do Associativismo O FAC participou na Feira do Associativismo, organizada pelo pelouro do Desporto e Cultura da Câmara de Famalicão e que de-

correu no antigo Campo da Feira. Foi uma montra sintetizada da permanente actividade que roda à volta do Clube. pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.