GD Ribeirão apresenta-se com objectivo da manutenção Organização é da AMVE
IV Prova de Atletismo Terras de Vermoim no sábado A Associação Moinho de Vermoim (AMVE) vai realizar, no próximo sábado, dia 23 de Julho, a IV Prova de Atletismo Terras de Vermoim, que apresenta duas novidades: uma corrida de cadeiras de rodas e um novo percurso. Em conferência de imprensa, na sexta-feira, a associação apresentou o evento e disse entender “que estão reunidas todas as condições para que esta prova seja um êxito organizativo”, que vai “culminar o trabalho árduo e sério” desenvolvido pela secção de atletismo da AMVE. A quarta edição desta prova de atletismo voltará a contar com duas vertentes, uma de lazer e outra de competição. A primeira a sair para a estrada, pelas 16 horas, é a IV Caminhada, cujo “principal objectivo é promover a actividade física como um meio importante de combate ao sedentarismo e à redução do número de doenças”, sendo que este ano o lema será “Desporto, Saúde em movimento”. “Se no ano anterior participaram mais de um milhar de pessoas, este ano o objectivo é aumentar esse número”, declara Miguel Campos, o responsável pelo departamento de Desporto da AMVE. Uma hora mais tarde terá início a competição para 10 escalões diferentes, desde os minis aos veteranos. Mas a maior
novidade na IV Prova de Atletismo é a realização de uma corrida de cadeiras de rodas. “Para nós vai ser muito especial vermos as nossas crianças competirem em casa e na nossa freguesia”, frisa Miguel Campos, anunciando ainda uma alteração do percurso. A pensar “numa perspectiva de evolução da prova”, este ano a mesma passará por duas freguesias: Vermoim e Castelões. As inscrições na prova de atletismo e na caminhada são gratuitas e podem ser efectuadas até sexta-feira, dia 22 de Julho, na sede da AMVE, em Vermoim, através dos números 916025236 / 964898015 / 919964855, ou para o e-mail amvermoim@gmail.com. Como nos anos anteriores, a prova também vai prestar homenagem a vários atletas. Este ano, os escolhidos são Cláudia Pereira, Augusto Antunes, Alberto Baptista, Carlos Costa, Dulce Félix e a consagrada Rosa Mota. Presente na conferência de imprensa, Cláudia Pereira, que é natural de Joane e corre pelas cores do Sporting de Braga, confessou já aguardar “há muito tempo” por uma homenagem, dado que gostava que a mesma acontecesse enquanto ainda está a competir. Por isso, ficou “muito contente” com a atitude da AMVE. M .F.
Festa das escolinhas do Famalicão
Nadador vai deixar competição individual por motivos profissionais
João Araújo homenageado pelo GD de Natação
Vereador Leonel Rocha entregou lembrança a João Araújo
O nadador famalicense João Araújo foi homenageado no passado sábado pelo Grupo Desportivo de Natação de Famalicão (GDNF). A homenagem surge no momento em que João Araújo, depois de construir um trajecto desportivo de elevado nível e de enorme competência, terá de condicionar a sua actividade desportiva, uma vez que irá trabalhar e estudar para outra cidade, no início da sua especialidade em Radiologia, após terminar os seis anos da licenciatura em Medicina. Ele que é o único atleta olímpico famalicense, não irá agora participar individualmente nos campeonatos nacionais de natação, somente irá dar o seu contributo ao GDNF em termos colectivos nos Nacionais de Clubes da 1ª Divisão e nas Estafetas nos Nacionais. A “merecida homenagem” ao nadador, frisa o GDNF, aconteceu na tarde do passado sábado, nas Piscinas Municipais de Famalicão, onde decorriam os Campeonatos Regionais. A ela associaram-se também a Câmara Municipal de Famalicão e a Associação de Natação do Norte de Portugal, representadas, respectivamente, pelo vereador do Desporto, Leonel Rocha, e presidente, Aníbal Pires. Com 25 anos, João Araújo começou a nadar no GDNF e foi ao serviço deste clube que esteve presente em vários campeonatos da Europa e do mundo, destacando a sua participação no Campeonato do Mundo em 2005, aquela que considera a sua “melhor prova em termos internacionais”. Mas, “sem dúvida”, a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, foi “o ponto alto” da carreira. “Faço um balanço extremamente positivo.
Foram vários anos de dedicação a este clube. Espero nadar até ao final desta época, contudo esta é a última prova que faço em Famalicão, portanto é com sentimento já de saudade, mas também de enorme alegria”, declarou João Araújo. Com bastante público nas bancadas das Piscinas Municipais, José Fernandes, presidente do Grupo Desportivo de Natação, entregou ao nadador uma lembrança de gratidão pelo trabalho desenvolvido ao serviço do clube. “Os recordes são marcas provisórias, um dia pode haver alguém que bata essa marca, mas o João Araújo tem a particularidade de deixar no Grupo Desportivo de Natação e no concelho de Famalicão marcas que ficarão para sempre”, afirmou o dirigente. Também o treinador Pedro Faia não poupou elogios ao seu pupilo, que diz ser “um atleta que conseguiu um percurso de elite, com uma qualidade competitiva muito boa”. Para Faia, além do exemplo enquanto nadador, João Araújo é também um exemplo enquanto pessoa, “fundamentalmente para os mais novos verem que é possível conciliar natação e estudos e com sucesso em ambos”. O vereador do Desporto na Câmara de Famalicão também felicitou “o amigo” João Araújo por “tudo quanto fez por Famalicão”. “Vai deixar a competição mas não nos deixa a nós, porque tenho a honra muito grande de estar ao lado do meu colega de vereação, porque ele também é vereador, quando é necessário substituir alguém ele está sempre na primeira linha”, elogiou. * co m J .C .
Liga Concelhia de Bilhar As pré-escolas A e B do Futebol Clube de Famalicão reuniram-se num lanche-convívio de final de época na tarde do passado sábado, no Estádio Municipal. Para além dos miúdos também os pais e familiares se associaram à festa, cuja organização esteve a cargo de todos os directores do escalão de pré-escolas.
A Liga Concelhia de Bilhar arrancou no dia 12 de Julho, com 26 equipas que irão estar em prova até Fevereiro de 2012. Com o decorrer das primeiras três jornadas já se destacam algumas equipas e nota-se que a competição vai ser renhida, pois algumas delas já surpreendem pelos resultados obtidos e outras pelos reforços que têm no seu plantel.