Page 1

pub

pub

Nomeações de D. Jorge foram conhecidas a semana passada

Padre Paulino reconduzido no cargo de arcipreste de Famalicão P. 2

ANO 21 • Nº 1107

DE 25 A 31 DE JULHO DE 2013

DIRETOR: JOÃO FERNANDES

www.opiniaopublica.pt

Autárquicas 2013 Paulo Cunha quer serviços municipais modernos e próximos do cidadão

Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos trouxeram a Famalicão 650 atletas

NADADORES FAMALICENSES CAMPEÕES EM CASA

P. 4

Custódio Oliveira apresenta medidas para apoio aos idosos P. 6

BE avança com propostas para a área do Ambiente P. 5

P. 7

Apresentações: Ribeirão vai lutar pela subida, Ninense e Oliveirense apostam na manutenção O pi n i ã o S po r t

Famalicão acolheu, a semana passada, os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, numa organização do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, com a colaboração da Câmara Municipal, que foi considerada um sucesso organizativo, mas também desportivo, destacando-se os títulos de campeões nacionais conquistados pelos nadadores famalicenses Luís Vaz e Adriano Niz. No Complexo das Piscinas Municipais competiram alguns dos melhores atletas nacionais da modalidade e também alguns estrangeiros. No total, participaram cerca de 650 atletas, oriundos de 95 clubes. Opinião Sport

Prova recuperou traçado histório e contou com 114 pilotos Kelly Grandachão

Escola de Pedome supera média nacional nos exames do 6º e 9º anos

Miguel Barbosa vence Rali Sprint de Famalicão

O pi n i ã o S po r t pub


2

pública: 25 de julho de 2013

cidade

Câmara requalifica rua de acesso às Hortas Urbanas

Jovens das Lameiras participam em "Caça ao Tesouro"

A Câmara Municipal de Famalicão procedeu à requalificação da Rua Mário Cesariny, uma das principais vias de acesso ao Parque da Devesa, localizada na freguesia de Antas. As obras de requalificação terminaram há duas semanas e implicaram um investimento global que ronda os 30 mil euros. Recorde-se que esta é também uma das principais ruas de acesso ao terreno onde está localizado o projeto das hortas urbanas, junto ao Parque da Devesa. A empreitada implicou uma melhoria da pavimentação da via, com a retirada do pavimento degradado. Para além desta requalificação, foi também aplicado microcubo no passeio público, de forma a assegurar a segurança dos peões.

Realizou-se no dia 15 de julho, no Parque da Devesa, uma “Caça ao Tesouro”, dirigida a crianças e jovens de várias instituições de Famalicão, Amares, Vizela e Braga. A atividade foi promovida pelo Grupo de Trabalho Interconcelhio da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN Braga), que promove o intercâmbio de crianças e jovens entre instituições de vários concelhos. Segundo nota à imprensa, esta iniciativa teve como principais objetivos a “promoção da intergeracionalidade, da responsabilidade ambiental, da participação social e cívica, da assertividade, da resiliência e do respeito pelo próximo”. A operacionalização da “Caça ao Tesouro” esteve a cargo das duas instituições famalicenses que se fazem representar na EAPN: a Associação de Moradores das Lameiras e a Associação Gerações. De salientar ainda o apoio que o Centro de Estudos e Atividades Ambientais (CEAB) deu a esta atividade. Durante o evento, cerca de 150 crianças, jovens e idosos exploraram o parque, responderam a questões relacionadas com o parque, questões de cultura geral e de conhecimento. O evento contou com o auxílio da YUPI, da Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Famalicão, dos Bombeiros de Famalicão e da PSP de Famalicão. No final do dia, os dinamizadores “mostravam-se satisfeitos pois foram alcançados os objetivos propostos inicialmente, para além de ter sido uma tarde muito bem passada”.

Sessões de Astronomia no Parque da Devesa

Padre Paulino reconduzido como arcipreste de Famalicão

Nos dias 29 de julho e 9 de agosto, a partir das 21h45, a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho, promove sessões de astronomia no Parque da Devesa, abertas ao público e dirigidas a todas as idades. As sessões enquadram-se no programa Ciência Viva no Verão. A iniciativa tem como principal objetivo, a dinamização de atividades relacionadas com a Astronomia, nomeadamente a exploração de alguns conceitos científicos curiosos relacionados com o tema. Nas sessões, os participantes terão a oportunidade de participar numa observação celeste com telescópios, podendo esclarecer as suas dúvidas com um astrónomo, que estará presente no evento.

Campo de Férias conquistou uma centena de jovens Terminou há duas semanas, o Campo de Férias “Verão Aventura” promovido pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão. A iniciativa, que este ano decorreu nas duas primeiras semanas de julho, contou com a participação de quase uma centena de jovens famalicenses. Entre as várias atividades desenvolvidas, destaca-se a prática de ténis, surf e piscina e ainda a visita a algumas instituições famalicenses como a Universidade Lusíada, a CESPU e a Associação Naturequestre, onde aliás os participantes aproveitaram para andar a cavalo.

FICHA TÉCNICA CONSELHO EDITORIAL:

Alexandrino Cosme, António Cândido Oliveira, António Jorge Pinto Couto, Artur Sá da Costa, Cristina Azevedo, Feliz Manuel Pereira, Joaquim Loureiro, João Fernandes, Manuel Afonso e Almeida Pinto.

DIRECTOR: João Fernandes (CIEJ TE-95)

jfernandes@opiniaopublica.pt

CHEFE DE REDACÇÃO:

Cristina Azevedo (CPJ 5611) cristina@opiniaopublica.pt

O padre Paulino Carvalho foi reconduzido nas funções de arcipreste de Famalicão, cargo que ocupa há cerca de um ano. No passado dia 18, foram conhecidas as nomeações feitas pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga que reconduziu o padre Paulino como arcipreste. No texto que acompanha as nomeações, D. Jorge

refere que “este ano achou-se por bem antecipar a nomeação para julho, para uma melhor preparação atempada do Ano Pastoral a iniciar-se no primeiro domingo de Outubro”, apontando também algumas situações que urgem como prioritárias na função do Arcipreste, como a necessidade de “criar uma mentalidade de mudança para a corresponsabilidade laical e as unidades pastorais” e “potenciar a participação e ação do Conselho Pastoral Arciprestal”. Ao efetuar as nomeações para os 14 arciprestados da Arquidiocese, foram também nomeados os sacerdotes que assumirão o cargo de vice-arcipreste. No caso de Famalicão, também o padre Armindo Paulo se mantém com essa função. Entretanto, no domingo passado, foram também conhecidas as diferentes nomeações no que respeita ao movimento eclesiástico na Arquidiocese. Assim, dois diáconos estagiarão em Famalicão: Nuno Jorge Castro na unidade pastoral de Brufe, Cavalões e Santo Adrião e José Pedro Novais nas paróquias do Louro, Outiz e Mouquim.

Lions apresenta direção para o próximo ano O Lions Clube de Famalicão realizou, na última Assembleia Mensal, a “Transmissão de Poderes”, apresentando a direção para o próximo Ano Lionístico. Da atual direção destaca-se o nome de Joaquim Manuel Vieira, reeleito como presidente, que dará assim continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos. Face à emergente necessidade da promoção dos direitos sociais e consciente da premência da filantropia, a direção eleita compromete-se a dar continuidade aos programas de serviço à comunidade ter social, educativo, desportivo e cultural, o Lions famalicense. Tendo como objetivo o desenvolvimento de pro- Clube assume a responsabilidade de materializar jetos inovadores de fomento de atividades de cará- em ações, a máxima “Nós Servimos”.

EDITOR DE TURNO:

Magda Ferreira (CPJ 4625) magda@opiniaopublica.pt

REDACÇÃO:

informacao@opiniaopublica.pt Carla Alexandra Soares (CICR-248), Cristina Azevedo (CPJ 5611), Magda Ferreira (CPJ 4625) e Sofia Abreu Silva (CPJ 7474).

DESPORTO: Jorge Humberto, José Cle-

mente (CNID 297) e Pedro Silva (CICR220).

GRAFISMO:

Carla Alexandra Soares, Pedro Silva.

APOIO À REDACÇÃO: Jorge Alexandre

OPINIÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva,

Domingos Peixoto, Gouveia Ferreira, J. Mário Teixeira, Joaquim Loureiro, José Luís Araújo, Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

GERÊNCIA: João Fernandes

CAPITAL SOCIAL: 350.000,00 Euros.

DETENTORES DE MAIS DE 10% DO CAPITAL Feliz Manuel Pereira António Jorge Pinto Couto

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: Francisco Araújo

TÉCNICOS DE VENDAS:

comercial@opiniaopublica.pt Agostinha Bairrinho, Maria Fernanda Costa e Sónia Alexandra

PROPRIEDADE E EDITOR:

EDITAVE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

SEDE, REDACÇÃO E PUBLICIDADE:

Rua 8 de Dezembro, 214 Antas S. Tiago 4760-016 VN de Famalicão

INTERNET

www.opiniaopublica.pt

CONTACTOS Redacção:

Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

Serviços Administrativos:

Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

IMPRESSÃO:

Naveprinter - Indústria Gráfica do Norte, SA Estrada Nacional, 14 - Maia

DISTRIBUIÇÃO:

Motivação em Marcha - Publicidade, Lda.

TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20.000 exemplares, nº 1107

NÚMERO DE REGISTO: 115673 DEPÓSITO LEGAL: 48925/91


publicidade

pĂşblica: 25 de julho de 2013 3


4

pública: 25 de julho de 2013

cidade

Candidato da coligação PSD/CDS-PP quer modernização e proximidade aos cidadãos

Paulo Cunha promete mudanças nos serviços municipais Cristina Azevedo Paulo Cunha quer melhorar a relação dos serviços municipais com cidadãos e, para isso, anuncia sete propostas para a descentralização e modernização administrativa, que foram apresentadas à imprensa, na passada sexta-feira, junto à sede de Junta de Abade Vermoim, a freguesia mais pequena do concelho e alvo de agregação no âmbito da reforma administrativa em curso. “A proximidade e a facilidade são requisitos que consideramos essenciais para que exista uma melhor administração e para que possamos ter cidadãos mais ativos”, defende o candidato à Câmara de Famalicão da coligação PSD/CDS-PP, considerando que “a administração pública deve estar mais perto dos seus cidadãos, deve tornar mais fácil o acesso dos cidadãos aos serviços administrativos”. Uma dessas medidas preconizadas por Paulo Cunha passa por criar “postos avançados de atendimento aos cidadãos em todas as juntas de freguesia do concelho”, que “serão dotadas

Paulo Cunha anunciou medidas junto à sede da Junta de Abade Vermoim

dos respetivos meios financeiros” por forma a poderem alargar os serviços que prestam às populações, nomeadamente de in-

formação, aconselhamento e desbloqueamento burocrático em diversas áreas, tais como saúde, segurança social, finan-

candidato da coligação, é outra das medidas deste pacote tendo por objetivo, fazer do serviço de atendimento aos cidadãos uma “verdadeira porta de entrada da Câmara Municipal”, para que “se facilite a relação entre os munícipes e a sua autarquia”. Paulo Cunha anunciou ainda a intenção de implementar e desenvolver o projeto “A Minha Rua”, inspirado no projeto britânico “Fix My Street”, que fomenta o conceito de cidadania ativa. O projeto permitirá a todos os cidadãos, através da criação de uma linha telefónica direta, participar ativamente na gestão da sua rua, freguesia ou até do município, comunicando problemas (como os relacionados com automóveis abandonados, problemas de iluminação pública, perdas de água, resíduos, entre outros) e propondo resoluções e até melhorias. Finalmente, Paulo Cunha propõe ainda “uma aposta clara” na digitalização e informatização dos atos e procedimentos municipais em todos os setores da goP roje to “A Minha Rua” vernação autárquica, para que a A criação do Balcão Único gestão municipal seja mais acesMunicipal, já anunciada pelo sível aos cidadãos.

ças e serviços municipais. Questão incontornável nesta matéria é a da reforma administrativa que está em curso, com as uniões de freguesias, e em que Paulo Cunha reafirma o compromisso assumido com todos os candidatos da coligação de manter todas as juntas de freguesias abertas ao público. “É um compromisso que fará parte do nosso programa eleitoral”, vinca. Caso seja eleito presidente da Câmara, Paulo Cunha compromete-se ainda a tratar todas as freguesias aglomeradas “com justeza” na celebração dos protocolos para obras e investimentos. “Neste processo de aglomeração, nunca irei favorecer uma freguesia por ser maior ou porque o presidente de junta é de lá proveniente”, assegura o candidato, adiantando que “a verba livre a atribuir ao novo aglomerado corresponderá ao somatório dos montantes que atualmente são atribuídos às freguesias a aglomerar”.

pub

Plataforma “Mais Participação, Mais Famalicão” disponível no site da candidatura

Paulo Cunha desafia jovens a contribuir para o seu programa eleitoral O programa eleitoral de Paulo Cunha está a ser construído com base em contributos dados por jovens famalicenses, anuncia a candidatura da coligação PSD/CDS-PP. Para isso foi criada a plataforma “Mais Participação, Mais Famalicão”, no site da candidatura em www.paulocunha2013.com, mediante a qual os jovens estão a dar ideias concretas para o programa autárquico do candidato da coligação à Câmara de Famalicão, que se diz aberto à recolha de contributos para os seus três eixos de ação: área social, ambiente e qualidade de vida e desenvolvimento económico. A plataforma está também a coordenar um conjunto de iniciativas vocacionadas para os jovens. A primeira ação realizou-se no passado dia 14 de julho, no Parque Desportivo de Oliveira S. Mateus, no que pretendeu ser um convite às artes, reunindo concertos, teatro, poe-

Candidato participou numa ação juvenil em Oliveira S. Mateus

sia, pintura, fotografia, moda e cinema. Paulo Cunha teve a oportunidade de conviver com os jovens e conhecer as suas propostas artísticas e os seus ofícios e aproveitou o momento para lhes agradecer o apoio. “Nunca esquecerei o que os jovens de Famalicão têm feito pela minha candidatura”, afirmou. Em diversas ocasiões o candidato enalteceu já o papel dos jovens na elaboração do seu programa eleito-

ral. “A única área do meu programa que não tem a minha mão é a da juventude. O facto de acreditar nos jovens vai fazer com que no dia seguinte às eleições eles estejam comigo a concretizar o nosso programa”, notou. Paulo Cunha quer, assim, os jovens a identificar os seus anseios e envolvidos na procura das soluções. “Não serei dirigista, ingerente, nem vou estereotipar os jovens. Serão eles a escolher o seu caminho e eu cá estarei como facilitador”, defendeu.


pública: 25 de julho de 2013 5

cidade

Partido apresentou compromissos eleitorais para a área do Ambiente

BE propõe criação de hortas sociais no concelho

BE exige conclusão rápida das redes de água e saneamento O Bloco de Esquerda (BE) quer que a Câmara Municipal de Famalicão avance com a conclusão das redes de saneamento e água no concelho, o mais rápido possível. O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara apresentou, na quinta-feira da semana passada, os seus compromissos para a área do ambiente. José Luís Araújo reuniu com a imprensa no parque da cidade, começando por salientar que a prioridade do partido será o saneamento e a água. “Não é por acaso que estamos neste parque a falar disto. A Câmara Municipal, nas últimas campanhas eleitorais, prometeu cobrir o concelho com água e saneamento, mas fez este parque. A opção de fazer este parque deixou de lado a conclusão dessas redes”, referiu. Vincando que o parque “é importante e é bom para as pessoas”, José Luís Araújo lembra também que “o acesso a água potável e o saneamento são critérios que, a nível mundial, são tidos em conta para a definição da qualidade de vida das populações”. De qualquer modo, o BE congratula-se com a construção do

Cristina Azevedo

Cristina Azevedo

Candidatura do BE apresentou propostas no parque da Cidade

parque da cidade, mas propõe que espaços do género, com menor dimensão, sejam também criados em outras zonas do concelho. “Não há necessidade de os famalicenses das zonas mais afastadas terem de se deslocar para o centro de Famalicão, quando há condições para existirem parques em zonas mais próximas das suas habitações”, defende o candidato bloquista. Nesse sentido, o BE compromete-se a pugnar pela criação de dois novos parques de lazer, um na zona nascente do concelho, entre Riba d’Ave e Oliveira Santa Ma-

ria, e outro na zona mais poente, entre Ribeirão e Fradelos. Aponta ainda para a reabilitação de dois espaços, concretamente, o parque da Ribeira, em Joane “que deve ser alargado e dotado de novas infraestruturas”; e a praia fluvial de Arnoso Santa Eulália, “que pode ser convertida num parque de lazer, aproveitando espaço envolvente do mosteiro”. Ainda em relação à Devesa, o BE sempre foi contra a construção de edifícios junto ao parque e caso, seja eleito vereador, José Luís Araújo promete tudo fazer para que isso não aconteça. “Neste momento, o par-

que parece amplo, mas dentro de alguns anos, sendo concretizado aquilo que a Câmara autorizou e acordou com os proprietários do terreno, este parque irá ser fechado por uma cortina de betão”, referiu, entendendo que a autarquia deve “renegociar os termos do acordo, de forma que não sejam feitas construções na quinta da Devesa”. A despoluição de todos os rios e ribeiros que atravessam o concelho é outro compromisso pelo qual o candidato se promete bater, caso seja eleito para o executivo.

O Bloco de Esquerda (BE) de Famalicão defende que a Câmara Municipal crie condições para a criação e hortas sociais no concelho. A proposta foi apresentada esta semana, em nota à imprensa, pela candidatura autárquica do BE. Entende o Bloco que “no cenário de profunda crise social em que o país se encontra e em particular o concelho, a existência de espaços para cultivo de alimentos para consumo próprio representa um importante contributo para que muitas famílias possam ver minorados os efeitos do desemprego e de situação de pobreza por que estejam a passar”. Nesse sentido, entende que a Câmara Municipal “deve criar e disponibilizar novos e maiores espaços com condições de cultivo, utilizando terrenos do domínio público, como por exemplo os terrenos adquiridos em Barrimau para a cidade desportiva ou a Quinta da Casa Nova em Oliveira Santa Maria”. Segundo a proposta, estas hortas sociais seriam disponibilizadas em primeiro lugar “a famílias manifestamente necessitadas e/ou com membros desempregados”. Para além do âmbito social esta medida pretende também “possibilitar a muitos famalicenses um contacto mais efetivo com a natureza e criar hábitos salutares e de sensibilizar para as questões ambientais”, acrescentam os bloquistas. pub


6

pública: 25 de julho de 2013

cidade

Candidato do PS apresentou propostas de apoio à terceira idade Ofertas de emprego

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal www.netemprego.gov.pt utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Oferta nº: 588124912 Profissão: PEDREIRO Local: Mogege

Oferta nº: 588123636 Profissão: MODELISTA VESTUÁRIO Local: Antas

Oferta nº: 588123935 Profissão: TORNEIRO MECÂNICO Local: V. N. DE FAMALICÃO

Oferta nº: 588125095 Profissão: OPERADOR DE MÁQUINA-FERRAMENTA DE COMANDO NUMÉRICO Local: Calendário Oferta nº: 588125341 Profissão: COSTUREIRA, TRABALHO EM SÉRIE Local: Joane

Oferta nº: 588126103 Profissão: FLORISTA FLORES ARTIFICIAIS Local: Calendário

Oferta nº: 588126107 Profissão: SERRALHEIRO CIVIL Local: Esmeriz

Custódio Oliveira quer comissão de proteção para os idosos Cristina Azevedo Custódio Oliveira defende que seja criada em Famalicão uma Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Idosa, semelhante à que já existe para as crianças e jovens em risco. Este é um dos compromissos que o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal apresentou, na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, no âmbito de um conjunto de propostas para a terceira idade. Essa comissão, que o candidato considerou “inovadora na região”, mas que já existe “em três ou quatro municípios do país”, teria como finalidade promover uma política municipal integrada de apoio e proteção à pessoa idosa e dependente, em articulação com outras instituições e organismos ligados a esta área e procurando envolver as famílias.“Este quadro de grande fragilidade da população idosa, os dados do envelhecimento da população e o aumento da esperança média de vida exigem da autarquia um forte

Custódio promete medicamentos gratuitos para idosos mais carenciados

compromisso com o propósito de colocar a pessoa idosa no centro das preocupações e, acima de tudo, melhorar as suas condições de vida de forma completa e integrada”, defendeu. A par disso, Custódio Oliveira compromete-se também a criar dois

novos serviços, um intitulado “SOS Idoso” para realização de pequenas reparações na habitação e outro de enfermagem ao domicílio. Serão serviços que se destinam a pessoas que vivam isoladas ou sozinhas e que tenham carências económicas. Custódio Oliveira reconhece que

Turma Mesa-Bar da Acif realiza exposição

Oferta nº: 588126331 Profissão: PEDREIRO Local: V. N. DE FAMALICÃO

Oferta nº: 588126413 Profissão: MOTORISTA DE VEÍCULOS PESADOS - MERCADORIAS Local: V. N. DE FAMALICÃO Oferta nº: 588126729 Profissão: AGENTE COMERCIAL Local: V. N. DE FAMALICÃO

Oferta nº: 588126944 Profissão: COZINHEIRO Local: V. N. DE FAMALICÃO

Oferta nº: 588127369 Profissão: EMPREGADO DE MESA Local: V. N. DE FAMALICÃO Oferta nº: 588127413 Profissão: DESENHADOR Local: Ribeirão

Alerta-se para a possibilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação. Para mais informações contactar o Centro de Emprego de Famalicão, na Alameda Padre Manuel Simões, 222, ou pelo Telefone 252 501 100

Na sexta-feira, 19 de julho, os alunos da Turma Mesa-Bar II, da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) realizaram uma exposição sobre instituições internacionais, no âmbito da disciplina “Comunicar em Língua Inglesa”. Ao longo de 50 horas, os alunos pesquisaram sobre várias entidades, reconhecidas a nível mundial, que atuam em diversas áreas da sociedade. O trabalho culminou nesta exposição sobre várias organizações: Fifa, Unesco, Unicef, Jogos Olímpicos, Greenpeace, Nato, Cruz Vermelha, Banco Mundial, Organização Mundial de Saúde e União Europeia. Nesta exibição, os visitantes ficaram a conhecer a origem, o papel e os objetivos destas instituições internacionais no que respeita às diferentes questões globais.

António José Seguro homenageia socialistas famalicenses O secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, estará em Famalicão esta sexta-feira, dia 26, para um jantar de homenagem a todos os cidadãos que integraram as listas do PS à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Famalicão desde o 25 de Abril. Nesta iniciativa da concelhia do PS realizar-se-á uma

entrega de diplomas de reconhecimento e louvor a todas as mulheres e homens que fizeram parte das listas autárquicas do PS ao município desde que há democracia em Portugal. António José Seguro vai associarse à homenagem e dirigir palavras de reconhecimento aos socialistas famalicenses.

é ainda necessário fazer um “levantamento exaustivo” de todas as pessoas que se encontrem nessa situação, mas já tem ideias de como estes serviços de apoio poderão funcionar. “No caso da enfermagem, em sítios mais isolados, é ter uma carrinha com cuidados básicos de saúde que possa contactar com essas pessoas”, adianta. Outra medida passa pelo pagamento dos medicamentos a idosos beneficiários do complemento solidário. “É certo que já têm alguns medicamentos gratuitos, têm outros que são comparticipados, mas o nosso compromisso é de tornar todos os medicamentos gratuitos para estas pessoas”, vinca o candidato socialista. Custódio Oliveira aponta ainda a criação, no âmbito dos transportes municipais, de um transporte para pessoas com mobilidade reduzida, bem como o relançamento do Cartão do Idoso, proporcionando benefícios no acesso aos serviços da autarquia, como transportes, piscinas, entre outros.

Em setembro ficará concluída

AFPAD a caminho da certificação da qualidade Nos dias 15 e 16 de julho, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) esteve em processo de auditoria final, conduzido pela Agência Portuguesa para a Qualidade, com o objectivo de obter a certificação da qualidade dos seus serviços. Tudo aponta para que a AFPAD atinja este seu objetivo e receba, já em setembro, vindo da Comunidade Europeia, o diploma de entidade certificada. Segundo a direção, no âmbito da certificação, a associação tem desenvolvido um trabalho intenso. Exemplo disso é o TREVO (Trabalho para obter Resultados com Envolvimento e Valores criando Oportunidades), projeto que nasceu de uma candidatura realizada em Janeiro de 2011 ao POPH, no âmbito do Programa Arquimedes – Capacitação e Qualidade nos Serviços Sociais relativos às deficiências e incapacidades em Portugal. Os objetivos deste projeto passam pela modernização dos serviços prestados, adequando-os aos requisitos da qualidade, pela promoção da capacitação da organização,

pelo aperfeiçoamento dos sistemas e práticas de gestão, pelo melhoramento dos sistemas de gestão dos dirigentes e quadros da organização, pela identificação das necessidades e pelo apoio ao desenvolvimento ao nível das competências técnicas e profissionais. Recorde-se que a certificação da qualidade do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) que funciona em Calendário e do Lar Residencial, localizado em Vermoim, tornouse possível graças “ao envolvimento e dedicação de todos colaboradores da AFPAD, pais e encarregados de educação, famílias, parceiros, financiadores e clientes”. A certificação da qualidade destes dois estabelecimentos traz à AFPAD novas responsabilidades. “A associação encara esta certificação não como um ponto de chegada, mas como ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho futuro”. Ao completar 20 anos de atividade em Famalicão, a AFPAD orgulha-se por ver “reconhecido o seu trabalho, qualidade e envolvimento com a comunidade famalicense”.


freguesias

Riba d’Ave festeja Dia dos Avós A coligação “Mais ação, Mais Riba da Ave” vai celebrar o Dia dos Avós com um convívio intergeracional, a realizar esta sexta-feira, dia 26, na Escola da Avenida, a partir das 18 horas. A iniciativa é de entrada livre e inclui jogos tradicionais, pinturas faciais, música, entre outras atividades destinadas às famílias.

Esplanadas de verão na Casa do Povo de Lousado A Casa do Povo de Lousado vai promover as “Esplanadas de Verão”, de 27 de julho a 3 de agosto, uma iniciativa que é já um ponto de encontro da comunidade lousadense. Um dos pontos altos será no sábado, dia 27, com a participação do grupo de danças de salão da Casa do Povo e a Noite do Fado. Durante a semana, realizam-se outras atividades, como torneios de sueca que decorrerão de 30 de julho a 2 de agosto. As inscrições deverão ser feitas até ao dia 26. No último dia realiza-se o 7º Concurso de Pesca/Rio no Rio Ave e as inscrições devem ser feitas nos locais habituais. A noite terminará com a atuação do grupo musical lousadense Área Pública.

pública: 25 de julho de 2013 7

Escola de Pedome supera médias nacionais nos exames O Agrupamento de Escolas de Pedome superou a média nacional nos exames nacionais de Português e Matemática, do 6º e 9º anos de escolaridade, anunciou a direção do Agrupamento, em nota à imprensa. No que diz respeito ao 6º ano, a média de Pedome na disciplina de Português foi de 58%, 6 pontos percentuais acima da média nacional. No mesmo ano, mas em Matemática, Pedome obteve 59% de mé-

dia, contra 49% a nível nacional. No 9º ano, na disciplina de Português, Pedome obteve a média de 51%, contra 48% de média nacional. Em Matemática, a média do agrupamento situou-se nos 57%, 14 pontos percentuais acima da média nacional. É ainda de salientar que em todas as disciplinas mencionadas, a escola de Pedome obteve média positiva, o que nem sempre se passou a nível nacio-

nal. Com este resultado, o agrupamento volta a ocupar “um confortável e prestigiante lugar no ranking das escolas do município e da região”, vinca a direção do Agrupamento que se congratula também pelo bom desempenho dos alunos que prestaram provas de exame. Reconhece ainda, o “empenhado trabalho” dos professores e diretores de turma.

Didáxis deu a conhecer as suas escolas aos futuros alunos Os dois polos da cooperativa Didáxis (Vale S. Cosme e Riba d’Ave) promoveram, entre 8 e 11 de julho, a iniciativa “Descobrir a Minha Escola”, dirigida aos alunos que vão frequentar o 5º ano no próximo ano letivo. A iniciativa tem como objetivos contribuir para a boa integração dos alunos nas respetivas escolas e turmas; desenvolver a confiança e a autonomia; dar a conhecer a escola e as suas regras de funcionamento; promover o convívio entre alunos. Ao longo da semana, os alunos realizaram atividades relacionadas, quer com as disciplinas do seu currículo, quer com alguns dos núcleos escolares, destacando-se neste último campo, o teatro, o xadrez, a dança, a música e as artes plásticas. Tiveram ainda oportunidade de conhecer os professores que os orientarão neste seu percurso. Esta iniciativa, que constituiu o primeiro passo para a integração plena dos alunos numa realidade diferente, teve ainda como alvos, os encarregados de educação. Nas duas escolas, realizou-se uma festa, onde os novos alunos mostraram aos seus encarregados de educação o trabalho desenvolvido ao longo da semana, nas áreas da música, da dança e do teatro. Os encarregados de educação conheceram ainda alguns projetos implementados nas duas escolas, tais como o projeto Fénix. pub


8

pública: 25 de julho de 2013

freguesias

Bruno Campos encabeça candidatura do PS em Castelões

Momento da apresentação da candidatura de Bruno Campos

Bruno Campos oficializou a sua candidatura à Junta de Freguesia de Castelões, no passado dia 20, numa cerimónia que contou com as presenças do candidato do PS à Câmara de Famalicão, Custódio Oliveira, e do líder da concelhia socialista, Nuno Sá. Bruno Campos começou por frisar que “já está no terreno há muito tempo

para ouvir e valorizar os anseios e desejos da população de Castelões”. O candidato do PS referiu que aceitou encabeçar esta candidatura porque é “nascido, crescido e criado” na freguesia e porque já faz parte do executivo da junta há oito anos, o que despertou em si “o interesse e a motivação de fazer melhor por Castelões”.

O candidato vincou também que ao longo dos últimos oito anos, o atual executivo da junta, liderado pelo Partido Socialista, tem “tentado resolver todos os problemas das pessoas”, considerando que “agora é o momento de continuar este projeto fazendo ainda melhor pela freguesia e pelas pessoas”. Para isso Bruno

Campos conta com uma “sólida e vasta equipa”, acrescentando que a linha desta candidatura é “manter o serviço de proximidade e ouvir as pessoas”. “Ao contrário do que um dia foi dito, Castelões não é um grão de areia no meio de todas as freguesias. Castelões tem-se feito notar e tem reivindicado obra e é assim que se vai manter no futuro, lutando pela equidade entre todas as freguesias do concelho de Famalicão”, afirmou. A apresentação pública terminou com o candidato a reafirmar que “com verdade, transparência e vontade de trabalhar é possível fazer melhor por Castelões”.

PS apresenta Manuel Ferreira como candidato a Brufe O Partido Socialista apresentou publicamente, no passado domingo, Manuel Ferreira como seu candidato à Junta de Freguesia de Brufe, perante uma plateia repleta de apoiantes que se juntaram para ouvir também Custódio Oliveira, candidato do partido à Candidato prometeu fazer melhor pela freguesia Câmara de Famalicão. Manuel Ferreira iniciou o seu discurso agradecendo o voto de confiança que tem recebido da população de Brufe, referindo que concorre pela sua terra, que o “viu nascer e crescer”. Afirmou ser candidato a Brufe, “não pela grandeza do cargo, mas sim para fazer melhor” pelo seu povo, acrescentando que precisa do povo para levar a bom porto o seu projeto. Manuel Ferreira referiu que a sua candidatura visa “apostar nas pessoas de Brufe e contribuir para uma qualidade de vida superior, para mudar o rumo e para projetar o futuro”. Garantindo que nunca se identificou “numa administração do bem público sem responsabilidade”, considerou já ser tempo “de fazer política mais transparente e exigente, sem excluir cores ou filosofias partidárias”, bem como de “ter uma política aberta e participativa em prol do bem da população de Brufe”. Para o candidato do PS “a prioridade são as pessoas”, pelo que prometeu não esquecer de priorizar, no seu programa eleitoral, a inclusão social, a educação, os mais desfavorecidos e desprotegidos e algumas infraestruturas. Manuel Ferreira terminou a sua apresentação dizendo que “está na hora de virar a página, de mudar o rumo, de voltar a acreditar que vamos fazer melhor por Brufe”.

Paulo Cunha reúne-se com empreendedores em S. Cosme A coligação "Mais Ação, Mais Famalicão" prossegue com a realização de encontros com os empreendedores locais do concelho. Esta quinta-feira,dia 25, pelas 21 horas, Paulo Cunha reúne-se com empreendedores das freguesias de S. Cosme, Vale S. Martinho, Telhado, Portela e Sezures, na Didáxis de S. Cosme.

Adão Coelho apresentou candidatura pela CDU em S. Mateus No passado dia 20 de julho teve lugar, no Parque do Quinteiro, a apresentação pública da lista da CDU candidata à Junta de Oliveira S. Mateus, que, para além do cabeça de lista, Adão Coelho, contou com a presença dos restantes membros que compõe a referida lista, bem como o candidato à Câmara Municipal Famalicão, Miguel Lopes, e da deputada do PCP à Assembleia da República, Carla Cruz. Adão Coelho assumiu o compromisso de “ser a voz daqueles que nunca foram ouvidos” e de “lutar pela justiça social e pela verdadeira liberdade de expressão e manifestação político-social”, comprometendose a “estar sempre presente e de viva voz na luta pela freguesia, pelos seus reais interesses e desenvolvimento”. Por sua vez, o candidato à Camara, Miguel Lopes, comprometeu-se em “zelar pelos interesses da população de Oliveira de S. Mateus bem como de todos os famalicenses”, recorrendo a uma estratégia “de proximidade e estreita ligação à população do concelho”. Por último, a deputada na Assembleia da República pelo círculo de Braga, Carla Cruz, falou da atual situação política e económica do país e indicou a CDU como “o caminho para uma inversão clara desta situação, em benefício dos portugueses”. Antes e após as intervenções politicas, todos os presentes foram brindados com diversos momentos musicais, com o conceituado grupo de música popular e de intervenção “Cantares da Terra”, e com a colaboração espontânea de alguns populares, que tiveram assim uma oportunidade de mostrar as suas qualidades musicais.

BE apresenta candidatura em Oliveira Santa Maria O Bloco de Esquerda candidata-se à Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria com uma lista liderada por Hélder Pereira, um jovem de 33 anos, operário têxtil e licenciado em Informática “que considera poder fazer mais e melhor com políticas de desenvolvimento integrado, participado e ao mesmo tempo que pense no futuro”. Em nota à imprensa, o Núcleo do BE de Oliveira Santa Maria diz que “foi relativamente simples escolher o seu candidato por ser um conhecedor das políticas praticadas no concelho”, bem como “dos problemas que afetam a freguesia. O apoio efetivo ao associativismo, a criação de plataformas de cooperação e entendimento entre

Hélder Pereira

associações, empresas e cidadãos, a criação de um banco de voluntariado com ocupação de tempos livres, são algumas das propostas da candidatura para a área social. Considerando que “a área ambiental “tem sido sempre

posta de lado”, o candidato do BE entende que “a freguesia dispõe de boas zonas para ajardinar que, com pouca verba, daria a Oliveira Santa Maria uma outra vida, bem como a requalificação de toda a margem do rio para fins desportivos, recreativos e de lazer”. A construção de um novo infantário e a remodelação da escola são as grandes prioridades, comprometendo-se ainda a candidatura a “trabalhar afincadamente para que o arranque da construção do Centro de Dia aconteça o mais célere possível”. A requalificação e pavimentação da rede viárias são outras apostas do BE que promete ainda “não baixar os braços por uma VIM mais segura”.

BE surpreendido com retirada de outdoor em Riba d’Ave O Bloco de Esquerda (BE) de Riba d’Ave veio esta semana, em nota à imprensa, dizer que “foi surpreendido com a retirada do outdoor colocado há quatro anos que anunciava o alargamento do cemitério da vila e que até hoje ainda não foi iniciado”. O BE refere que foram os funcionários da Câmara Municipal que vieram retirar o outdoor – que entretanto já tinha sido vandalizado – por isso pergunta à Câmara Municipal se deixou de considerar o alargamento do cemitério como uma obra prioritária ou se tem outra solução a apresentar. “Os ribadavenses têm direito de saber o que a Câmara pensa fazer, ou será para não lhes lembrar as promessas feitas e não cumpridas?”, ques-

tiona. Entretanto o BE diz ter tido conhecimento que a candidatura do PS se comprometeu a fazer um novo cemitério no prazo de um ano. “Sabemos que estamos em campanha eleitoral e é fácil prometer, mas era bom que os socialistas dissessem onde vão fazer o novo cemitério”, afirma a estrutura bloquista, lembrando que “aquando da compra do atual terreno, o Partido Socialista na Câmara Municipal votou a favor da compra do terreno e do alargamento do cemitério naquele local”. O BE relembra ainda que foi o único partido que na Assembleia Municipal propôs à Câmara Municipal a compra de um novo terreno para fazer um cemitério.


freguesias

António Simões recandidata-se à Junta de Cruz pelo PS

António Simões com a equipa que o acompanha

António Simões apresentou, no passado fim de semana, a sua recandidatura à Junta de Freguesia de Cruz, encabeçando novamente a lista do partido Socialista. O candidato começou por fazer referência à sua experiencia enquanto autarca da oposição, dizendo que essa oposição “sempre foi feita de forma construtiva”. Agora, como autarca em exercício sublinhou que o seu executivo “tem feito obras de valor para a população”. “Essas obras, para alguns, até podem ser pequenas, mas o valor para os habitantes de Cruz e o seu significado é grande”, afirmou. O candidato prosseguiu o seu discurso apresentando alguns projetos que pretende levar a cabo, caso vença as eleições, e que passam por valorizar algumas infraestruturas e priorizar a parte social com enfase para a inclusão e solidariedade social, a educação, a cultura e a proteção dos mais desfavorecidos. António Simões terminou dizendo que, de futuro, pretende “continuar a fazer obra”, considerando que “os habitantes de Cruz, merecem mais, merecem que se continue a fazer bem e a fazer melhor por Cruz”.

Orlando Couto apresenta-se em Lousado pelo PS Orlando Couto, candidato à Junta de Freguesia de Lousado pelo Partido Socialista, apresentou publicamente a sua candidatura, no passado fim de semana, começando por dar enfase à valorização que dá ao trabalho uma vez que iniciou a sua atividade aos 15 anos e rapidamente se viu “obrigado a fazer homem”. Atualmente, trabalha na Continental Mabor e, paralelamente à sua atividade profissional, tem uma forte participação cívica em Lousado, pois já há muitos anos que faz parte do escutismo na freguesia. Orlando Couto prosseguiu a sua apresentação dizendo que é “um homem forte e determinado” e, por isso mesmo, apresenta a sua candidatura a Lousado “com firmeza, orgulho,

determinação e enorme sentido de responsabilidade”, que são “os propósitos que movem esta candidatura”. O candidato socialista disse ainda ser feliz em Lousado e que está “com este povo e com esta freguesia de coração aberto”. A “vontade de trabalhar em prol do povo da freguesia é o motor que move” as suas ações, vincou, considerando que “muito se tem esquecido de fazer por Lousado e pelos lousadenses”. Referiu ainda que não pretende “prometer impossíveis apenas o realizável”. Orlando Couto culminou a sua apresentação pedindo um voto de confiança dos lousadenses no seu projeto e na sua equipa, pois “só assim poderá ser possível fazer melhor por Lousado”.

Orlando Couto discursou acompanhado da restante equipa

pública: 25 de julho de 2013 9

PS apresentou candidato à Junta de Freguesia do Louro

Manuel Silva quer rumo melhor para a freguesia O Partido Socialista apresentou Manuel Silva como candidato a presidente de Junta de Freguesia do Louro, numa sessão pública em que estiveram também presentes o líder da Concelhia famalicense, Nuno Sá, e o candidato à Câmara Municipal, Custódio Oliveira, bem como o ex-autarca Agostinho Fernandes. O adro da igreja do Louro encheu-se para ouvir o discurso de apresentação da candidatura de Manuel Silva, que começou por agradecer “a forma atenta e calorosa com que os lourenses” o têm recebido no trabalho de porta a porta que tem feito na freguesia. Manuel Silva disse querer “um rumo melhor para a freguesia, que tem estado parada”, acrescentando que quer “aproveitar a experiencia de mais de 15 anos de serviço público para fazer, com competência, seriedade e rigor, o que ainda não foi feito pelo Louro”. O candidato do PS prometeu que a sua candidatura não descurará o apoio à infância e juventude, aos idosos, à saúde, bem como mais incentivo ao trabalho, ao apoio social e o reforço de uma política de maior proximidade e informação. Já Custódio Oliveira, candidato à Câmara de Famalicão, disse estar preparado para assumir o cargo e apresentou algumas razões para votar na sua candidatura e no PS: “sou um homem de valores e de sonhos, um homem com experiência e conhecimentos, um homem com obra feita”. Depois, Custódio Oliveira recordou alguns dos compromissos já assumidos, como a oferta dos ma-

Manuel Silva agradeceu a forma como tem sido recebido

nuais escolares até ao 12º ano, o Provedor do Munícipe, a canalização de 25% do valor da derrama para um programa de criação de emprego jovem, a atribuição de um subsídio de natalidade de 600 euros e um subsídio de comparticipação mensal às crianças que frequentam a creche, bem como a criação quatro balcões únicos, um na Câmara Municipal, os outros três nos núcleos urbanos de Ribeirão, Joane e Riba d’Ave.

Miguel Abreu encabeça lista do PS em Mogege No passado fim de semana, Miguel Abreu apresentou a sua candidatura à Junta de Freguesia de Mogege, encabeçando a lista do PS, perante muitas pessoas que o quiseram ouvir e aplaudir e perante o candidato do partido à Câmara, Custódio Oliveira. O candidato iniciou o seu discurso dizendo que sabe que tem “um longo e difícil caminho a percorrer até ao dia 29 de setembro”, mas acreditando que “com a ajuda e apoio da família e do povo de Mogege” conseguirá chegar a bom porto. Miguel Abreu prometeu trabalhar por Mogege Miguel Abreu vincou, de seguida, que “o forte apego” à sua terra faz com que sinta “uma enorme força de vontade de trabalhar e fazer obra por Mogege”, referindo que tem a freguesia “no coração” e, como tal, acredita nas ideias e nos projetos que traçou para a freguesia em conjunto com a sua equipa. Essas ideias passam por desenvolver projetos ao nível das infraestruturas, educação e solidariedade social. Como presidente a ser eleito referiu que terá “uma postura reivindicativa junto da Câmara Municipal” e que será “um presidente que não discriminará ninguém e terá a máxima de acolher e servir a todos os mogegenses”. Miguel Abreu prometeu ainda colocar Mogege e a sua população “acima de todos os interesses”, tendo uma postura “proactiva e de fazer ainda mais, não descurando e valorizando todo o trabalho que tem sido levado a cabo pelo atual presidente Manuel Pimenta”. “Não é a política que me move, é sim servir as pessoas e fazer melhor por Mogege”, concluiu.

Teresa Pinto apresenta candidatura em Pousada de Saramagos O Partido Socialista apresentou, no passado fim de semana, Teresa Pinto como candidata a presidente de Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos. A jovem candidata iniciou o seu discurso dizendo que se sente “muito honrada por assumir o compromisso desta candidatura”, pois entende que “ainda há muito a ser feito por Pousada”. Teresa Pinto afirmou que o seu projeto e as suas ideias serão “uma soma das necessidades e anseios da população” e que, para isso, tem procurado saber Momento do discurso da candidata “o que os pousadenses acham de mais urgente para se fazer”. Para Teresa Pinto, uma junta tem de ser “empreendedora, ativa, fazer obras e acima de tudo resolver situações antes que sejam um problema”. A candidata afirmou que se apoiará “numa equipa jovem dinâmica e empreendedora” que terá sempre como principal objetivo “fazer e contribuir para o progresso de Pousada de Saramagos”. Teresa Pinto terminou dizendo estar sempre atenta aos problemas sociais da freguesia, tentando fazer melhor por Pousada.


10

pública: 25 de julho de 2013

freguesias

Candidata Susana Pereira apresentou equipa para Riba d’Ave

Susana Pereira com Paulo Cunha, Armando Carvalho e Pedro Barbosa

Susana Pereira, candidata da coligação “Mais Ação, Mais Famalicão” à presidência da Junta da Freguesia de Riba d’Ave, apresentou publicamente, na passada sexta-feira, a equipa para o executivo da Junta de Freguesia e os mandatários da sua candidatura. José Cerqueira e Adelaide Francisca são os mandatários seniores e Marta Monte e Diogo Machado os mandatários para a juventude. É com pessoas “capazes, motivadas e descomprometidas com os partidos políticos” que Susana Pereira ambiciona presidir à autarquia ribadavense e assim suceder a Armando Carvalho que cumpre o último de três mandatos. “Esta lista está de olhos postos no futuro”, afirmou perante duas centenas de apoiantes, entre os quais o candidato da coligação à presidência da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha. A candidata aproveitou para

anunciar como principais prioridades do seu programa a recuperação da escola primária e a criação de uma área de lazer junto ao Rio Ave, bem como o apoio a todas as associações e coletividades da freguesia. Susana Pereira garantiu que estará atenta às situações de alarme social, como o desemprego, a pobreza e a exclusão, mantendo em funcionamento o gabinete que existe na Junta de Freguesia. Prometeu ainda o seu empenho na resolução do problema do alargamento do cemitério e na recuperação do cineteatro Narciso Ferreira, bem como uma presidência aberta e próxima dos cidadãos. Já Paulo Cunha mostrou-se seguro de que Susana Pereira será uma “digna representante” da freguesia e disse acreditar que Riba de Ave “vai iniciar uma nova e promissora fase de desenvolvimento”.

Coligação apresentou candidato à Junta de Requião

João Pereira compromete-se para novo mandato João Pereira está apostado na reeleição como presidente da Junta de Freguesia de Requião pela coligação “Mais Ação, Mais Famalicão”. O candidato apresentou publicamente a recandidatura no passado domingo, perante algumas centenas de pessoas, e puxou do currículo para justificar uma nova corrida à autarquia de Requião, apontando obras como o polidesportivo, os parques infantis do Outeiro e da Espadaneira, os espaços verdes do Outeiro e de Regadas, bem como o avanço do saneamento e a requalificação da escola primária que estará concluída até ao início do próximo ano letivo. João Pereira, 55 anos, oficial dos registos e do notariado aposentado, assumiu também novos compromissos para os próximos quatro anos de mandato. A conclusão da rede de saneamento básico, o arranjo urbanístico do adro da igreja e a melhoria da rede viária são as principais prioridades de um projeto que aposta também na educação, ação social, associativismo, desporto, cultura, juventude, seniores e saúde. “É este conjunto enorme de ideias que me faz recandidatar por Requião que, num futuro próximo,

Paulo Cunha com João Pereira na apresentação pública da candidatura

estou certo, vai ser das freguesias melhores para se viver”, afirmou, confessando que parte para esta eleição motivado pelo “espírito abnegado” de ser autarca e pelo “privilégio” de poder apoiar Paulo Cunha na candidatura à presidência da Câmara de Famalicão. “Sei que estou a apoiar um homem sério, um amigo do amigo e um verdadeiro autarca”, sublinhou. Na apresentação formal da recandidatura, que segue pelo lema “Requião tem vida, Requião co(n)vida”, João Pereira deu ainda a conhecer a equipa para o executivo da Junta de Freguesia e os seus mandatários, Magda Ferreira e Rui Silva. Joaquim Dias foi apresentado como o mandatário local

Coligação apresentou candidatura à Junta de Freguesia

Delfim Abreu promete casa mortuária para Oliveira Sta Maria

Coligação apresenta candidatos em Fradelos e Ribeirão A coligação "Mais Ação, Mais Famalicão" apresenta, no próximo fim de semana, mais candidatos à presidência de juntas de freguesia, em sessões que contarão com a presença do candidato à Câmara de Famalicão, Paulo Cunha. No sábado tem lugar a apresentação do candidato à presidência da Junta de Freguesia de Fradelos, pelas 21h30, na Casa do Povo. Trata-se de Avelino Reis, 51 anos, empresário, presidente da Junta de Fradelos desde 2005. Presidiu ao Grupo Desportivo de Fradelos e fundou o núcleo de escuteiros. Já no domingo é apresentada a recandidatura de Adelino Oliveira à presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão, pelas 21 horas, na Casa do Povo. O candidato, 58 anos, funcionário público, preside à autarquia de Ribeirão desde 2009.

da candidatura de Paulo Cunha. Numa intervenção onde apontou os principais motivos que o levaram a avançar com a candidatura à presidência da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha renovou os elogios públicos a Armindo Costa para reafirmar que deixará aos famalicenses um “magnífico legado” e reforçou a ideia de que é um profundo conhecedor do concelho, resultado do exercício das funções de autarca nos últimos quatro anos. O candidato apontou ainda o privilégio e o prazer de ser autarca como razão da candidatura, realçando que “a maior virtude do exercício de funções políticas é ajudar as pessoas”.

Paulo Cunha e Delfim Abreu na apresentação em Oliveira Sta Maria

Delfim Abreu quer ser reconduzido para um segundo mandato à frente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria. O candidato da coligação “Mais Ação, Mais Famalicão” apresentou, domingo, publicamente a sua recandidatura numa sessão marcada pela forte mobilização de apoiantes. O programa de ação ainda está a ser elaborado, mas antecipa já o propósito de incluir medidas como a qualidade de vida, a saúde, a ação social, a educação, o desporto, a cultura e o associativismo. Delfim Abreu anunciou como principais compromissos a construção de uma casa mortuária, cujas negociações para aquisição do terreno “estarão concluídas muito em breve”; a

criação de uma avenida entre a igreja e o cemitério e a conclusão das redes de água e saneamento. Delfim Abreu, 54 anos, administrativo, recordou o trabalho feito neste mandato, aproveitando para comunicar o arranque para breve das obras de requalificação e ampliação da Escola do Alto da Estrada e das obras de requalificação das zonas verdes das urbanizações de S. Martinho e 1º de Maio, bem como a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia para setembro. Delfim Abreu agradeceu aos presentes a forte manifestação pública de apoio e, dirigindo-se a Paulo Cunha, enalteceu as “qualidades pessoais e profissionais” do candidato da coligação à presidência da Câmara Municipal de Famalicão. Paulo Cunha, numa intervenção onde realçou as principais medidas para os três eixos de ação do seu projeto autárquico (área social, ambiente e qualidade de vida, e desenvolvimento económico), reafirmou a intenção de elevar Famalicão ao primeiro lugar nacional na área da educação. “Tenho a ambição de que as nossas crianças e os nossos jovens sejam os mais bem instruídos do país com base numa educação de excelência que defendo para o concelho de Famalicão”, afirmou, referindose à oferta dos manuais às crianças do 1º ciclo, aos transportes e às refeições escolares como medidas de apoio certas que promovem o sucesso educativo. Em relação aos seniores, o cabeça de lista da coligação renovou o desafio para que tenham um papel ativo na sociedade, considerando que “tudo quanto façamos pelos nossos seniores é um ato de reconhecimento pelo muito mais que eles fizeram por nós”.


pública: 25 de julho de 2013 11

freguesias

Carlos Pinto candidata-se a Vale S. Martinho pelo PS O Partido Socialista apresentou Carlos Pinto como candidato à Junta de Freguesia de Vale S. Martinho, numa cerimónia que contou com as presenças do líder da Concelhia famalicense, Nuno Sá, e do candidato à Câmara Municipal, Custódio Oliveira. Carlos Pinto começou por apresentar os motivos que o levaram a aceitar este desafio, apontando “o amor e apego à freguesia” e “a vontade e o desejo de fazer melhor pela sua população, nomeadamente, ao nível do apoio aos idosos que têm sido esquecidos”. Um outro fator que motiva a sua candidatura é a “dramática situação social que se vive ao nível do desemprego sendo urgente estar ao lado das pessoas e resolver os seus problemas”, afirmou. Carlos Pinto promete estar ao lado das pessoas O candidato referiu ainda que pretende fazer mais ao nível da educação e das infraestruturas, prometendo, se for eleito, ser “um presidente de todos e para todos, trabalhando lado a lado com uma equipa competente e altruísta que pretende mudar o rumo e fazer melhor por Vale S. Martinho”. Custódio Oliveira, candidato à Câmara Municipal de Famalicão pelo PS, começou por relatar aos presentes a sua história de vida, dizendo estar preparado para o cargo. Prometeu uma Câmara “aberta, mais próxima, mais presente, proactiva e descentralizada”. Custódio Oliveira deixou ainda bem claro que “esta é a hora de fazer ruturas para fazer bem, para fazer melhor”.

Xavier Oliveira visitou Bairro Social Francisco Simões O candidato da coligação PSD/CDS-PP à junta de freguesia de Joane, Xavier Oliveira, acompanhado por elementos dos partidos da coligação e do mandatário da candidatu ra, Domingos Melo, visitou o Bairro Social Francisco Simões em mais uma ação de reconhecimento da freguesia. Xavier Oliveira contactou com vários moradores e visitou vários espaços e habitações. “Esta visita permitiu-me conhecer ainda melhor os problemas com que os moradores se confrontam e ouvir as suas opiniões sobre o modo e a forma de intervir naquele espaço”, referiu o candidato. Durante a visita e em conversa com os moradores estes apresentaram algumas queixas relativamente às condições do bairro e à falta de atenção e investimento da Junta de Freguesia. Dirigindo-se a eles, Xavier Oliveira referiu que “é necessário renovar o Bairro”, comprometendo-se, caso seja eleito, a promover um estudo técnico para o arranjo das habitações e espaços exteriores, para a avançar com as intervenções de forma faseada. No final da visita, o candidato referiu que “o contacto direto e frontal com as pessoas é fundamental, porque o mais importante são as pessoas e é ao serviço delas que colocarei a Junta de Freguesia”.

Exposição sobre Narciso Ferreira chega a S. Mateus A exposição itinerante “História, Património, Identidade e Memória” está patente no Parque Desportivo de Oliveira S. Mateus até ao dia 30 de setembro. Esta mostra, produzida em 2012, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Narciso Ferreira, é uma iniciativa conjunta da Fundação Narciso Ferreira e da Câmara Municipal de Famalicão. A exposição é constituída por um conjunto de imagens da época que retratam a vida e obra de Narciso Ferreira, grande industrial e benemérito da sociedade famalicense do século XIX. Depois da Fábrica Sampaio Ferreira e do Parque da Devesa, esta exposição está agora disponível ao público nos espaços verdes do Parque Desportivo de Oliveira S. Mateus.

Coligação apresentou candidato à Junta

Manuel Ribeiro quer ser o rosto da mudança em Castelões Manuel Ribeiro protagoniza a candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Castelões pela coligação “Mais Ação, Mais Famalicão”. O candidato quer fazer parte da solução para os problemas da freguesia e aceitou entrar na corrida eleitoral para “romper com o passado” e “devolver à comunidade a esperança, a alegria e o prazer de viver em Castelões”. Manuel Ribeiro, 49 anos, operário têxtil, quer concretizar um projeto “válido e credível”, apoiado por uma equipa “experiente e motivada”, que apresenta como principais compromissos a conclusão das redes de água e saneamento básico, a melhoria da rede viária e a promoção do desporto e da cultura. “O que foi feito nos últimos quatro anos em matéria de desporto e cultura?”, questionou no discurso de apresentação pública da sua candidatura, insistindo na necessidade de a freguesia encontrar o caminho do progresso e assumindo-se como a “opção certa” para protagonizar a “mudança necessária” em Castelões. Manuel Ribeiro garantiu ainda que estará permanentemente atento às situações de alarme social para que consiga dar uma resposta pronta às necessidades da população. Prometeu “dedicação, empenho e muito trabalho” em prol da freguesia e agradeceu aos presentes a manifestação pública de apoio. Por seu lado, o candidato da coligação à Câmara de Famalicão referiu-se a Manuel Ribeiro como o “melhor futuro presidente da Junta de Freguesia de Castelões”. Paulo Cunha subscreveu todas as propostas apresentadas por Manuel Ribeiro e mostrou-se con-

Paulo Cunha acompanhado de Manuel Ribeiro

victo de que, caso a coligação vença as eleições, a freguesia “irá dar um passo no sentido do desenvolvimento” e “passará a ser notada pelas melhores razões”. No atual contexto de emergência social, Paulo Cunha reafirmou que a sua candidatura está “centrada nos interesses de Famalicão” e que as propostas concretas que defende para o concelho “fazem face às maiores dificuldades dos famalicenses”. O candidato renovou o apelo à mobilização dos presentes em torno do projeto autárquico que lidera, incentivando-os a transmitir as suas ideias. “Todos estão convocados para este desafio. Vem aí um tempo exigente que não dispensa ninguém”, disse.

PS apresentou candidato à União de Freguesias de Mouquim, Jesufrei e Lemenhe

Filipe Martins manifestou vontade de fazer melhor O Partido Socialista apresentou Filipe Martins como candidato a presidente da União de Freguesias de Mouquim, Jesufrei e Lemenhe, numa sessão que contou com as presenças do líder da concelhia famalicense, Nuno Sá, e do candidato à Câmara Municipal, Custódio Oliveira. O candidato à União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe e Jesufrei iniciou o discurso dizendo que era com muito orgulho que apresentava a sua candidatura, que

disse estar “aberta a todos, a diferentes pensamentos e origens partidárias”, acrescentando que não aceitou este desafio “pela ambição de poder ou por uma matemática manhosa de contagem antecipada de votos”, mas sim “pela vontade de fazer melhor e por gosto autárquico” que foi adquirindo como secretário da Junta nestes últimos quatro anos. O candidato prometeu valorizar a proximidade com a população desta união de fre-

Filipe Martins é o atual secretário da Junta de Lemenhe

guesias, com especial enfoque aos idosos, aos mais carenciados, às coletividades e movimentos paroquiais, prometendo “somente o concretizável”. Filipe Martins terminou o discurso dizendo que gostava que a população visse esta candidatura como “uma equipa que está disposta a fazer mais e melhor por estas freguesias que têm sido esquecidas ao longo destes anos”. Custódio Oliveira, candidato à Câmara de Famalicão pelo PS, começou por relatar aos presentes a sua história de vida, dizendo estar preparado para o cargo de presidente da Câmara pela sua “longa experiencia autárquica e como estudioso da matéria nos últimos 10 anos”. Depois, afirmou que, se for eleito, “os famalicenses terão uma Câmara aberta, mais próxima, mais presente, proactiva económica e socialmente e descentralizada”.


12

pública: 25 de julho de 2013

Escola da Banda de Arnoso encerrou ano letivo em festa

A escola de música da Banda Marcial de Arnoso comemorou, no passado dia 5, nas instalações da Banda, o encerramento do ano letivo 2012/2013. O concerto de encerramento envolveu atuações individuais de todos os alunos da escola, bem como um concerto da orquestra e a apresentação do coro, da classe pertencente a formação musical e da classe de guitarras. No final da cerimónia, todos os alunos receberam um diploma que assinala a conclusão de mais um ano letivo. Já no dia 9, os alunos foram brindados pela escola com uma pequena festa de encerramento e iniciaram, assim definitivamente, as suas férias escolares. No encerramento do ano letivo foram também iniciadas as comemorações do 50º aniversário da associação Banda Marcial de Arnoso, as quais irão prolongar-se até ao final do ano de 2013. A associação vem deste modo agradecer o apoio que tem recebido em todas as atividades relacionadas com a Escola de Musica e com a Banda Marcial de Arnoso.

freguesias

Antiga escola do Louro cedida a associações da freguesia A antiga Escola Primária de Armental, no Louro, foi revitalizada, no passado sábado, com a cerimónia de cedência daquela imóvel a duas associações da freguesia. As salas outrora ocupadas pelas crianças voltaram a ganhar vida, agora com as atividades das associações de Caça e Pesca e Brisa d’Este, esta última a celebrar o seu 20º aniversário. Na cerimónia, o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, salientou a importância destes edifícios escolares, construídos durante o Estado Novo e que ocupavam zonas no-

bres das diversas localidades. “Não podemos deixar que estes espaços caiam agora no abandono, Famalicão tem um movimento associativo rico, dinâmico e diversificado, que merece um espaço digno para de-

senvolver as suas atividades. É isso que pretendemos oferecer com esta medida”, referiu Paulo Cunha que é também vereador da Cultura do município. Visivelmente satisfeitos estavam também os res-

ponsáveis pelas duas associações famalicenses que aproveitaram para agradecer e elogiar esta medida municipal que tem vindo a colmatar uma das maiores necessidades das associações culturais, desportivas e sociais do município. Recorde-se que esta iniciativa decorreu no seguimento da cedência a título de comodato das escolas básicas que se encontram desativadas a juntas de freguesia e outras instituições do concelho, para que possam entregá-las às associações que necessitem de espaço para as suas atividades.

Centro Social de Bairro encerra ano letivo No dia 13 de julho, o Centro Social de Bairro levou a cabo mais Foi um fim de tarde repleto de surpresas, emoções, feliciuma festa de encerramento das suas atividades, que teve lu- dade, música e também algumas lágrimas de alegria à mistura. gar no Pavilhão Gimnodesportivo da Vila das Aves. Do programa constaram doze atuações. A primeira foi dinamizada pelos 22 finalistas da sala 5, Sala dos Campeões, orientada por Fátima Tavares e Rosária Costa. Estes alunos iniciarão, no próximo ano letivo, uma nova etapa nas suas vidas: o ingresso no 1º ciclo. Seguiram-se as apresentações da sala 2 (Os Pinguins), do CAO, da sala 3 (As Abelhinhas), do ATL, do Pré-Jovem, da sala 4 (Os Piratas), do Centro de Dia/de Convívio, da Ginástica de Manutenção Senhoras, do grupo de jovens, dos pais dos finalistas e dos colaboradores do Centro. pub

pub


pública: 25 de julho de 2013 13

freguesias

Forave premiada em concurso de projetos tecnológicos

No passado dia 8, a Escola Profissional Forave esteve presente na APTIPRO '13, um concurso de projetos tecnológicos, recebendo uma menção honrosa com o seu projeto “Mini Etar”. Este projeto foi desenvolvido pelo aluno finalista, João Marques, pertencente à turma 10-13, do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando. O concurso destina-se à apresentação de projetos tecnológicos no âmbito das provas de aptidão profissional dos alunos finalistas dos cursos profissionais da área da Eletrotecnia, pertencentes a escolas profissionais ou secundárias de todo o país. Com este projeto a Forave foi premiada com um cheque prenda da FNAC (para o aluno), equipamento para os laboratórios e um vale da ENGEBOOK (para o professor acompanhante).

Rancho de S. Pedro de Bairro promoveu festival No passado dia 13 de julho, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Bairro realizou mais um festival de folclore que contou com as participações do Grupo de Danças e Cantares Os Moleiros de Santa Maria de Cárquere (Resende), Grupo Etnográfico de S. Lourenço da Montaria (Viana do Castelo), Rancho Folclórico de Vila Nova das Infantas (Guimarães) e Rancho Folclórico do Divino Espírito Santo de S. Mamede do Coronado (Trofa), além do rancho organizador. Entretanto, no passado sábado o Rancho de S. Pedro de Bairro participou no festival de folclore do Rancho Folclórico de Vila Nova das Infantas e, no próximo sábado, dia 27, vai participar no festival do Rancho Folclórico Santo André das Aves, em Vila das Aves.

S. Marçal animou Esmeriz No fim de semana de 13 e 14 de julho decorreram, em Esmeriz, as Festas de S. Maçal. No arraial noturno, com presença dos artistas Anne Régis e José Malhoa”, reinou o espírito de dança, festa e bairrismo popular. No domingo seguiram-se as iniciativas de cariz religioso, com eucaristia de festa celebrada pela manhã no recinto da festa e animada pelos dois grupos corais da paróquia, continuando da parte da tarde com a procissão em honra do santo, que para além de diversos andores e anjinhos e do CNE de Esmeriz, contou com a presença da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e com inúmeros populares que demonstraram a devoção que os liga ao Bispo de Limoges. Na tarde de domingo destacou-se ainda a atuação de “Augusto Canário e amigos”, assim como o sorteio de diversos prémios, sendo os números premiados os seguintes: 1º prémio: 3439; 2º prémio: 0773; 3º prémio:1888, 4º prémio 2917; 5º prémio 0284 e Touro: 0283.

Peregrinação arciprestal à Senhora do Carmo

D. Jorge desafia à redescoberta da Luz da Fé Realizaram-se, no passado fim de semana, as festas em honra de Nossa senhora do Carmo, em Lemenhe, destacando-se a peregrinação arciprestal ao santuário, que contou com a presença do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. No domingo de manhã, a peregrinação saiu da Igreja Paroquial até ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, traduzindose numa longa procissão acompanhada pela fanfarra dos escuteiros e com participação de várias paróquias do Arciprestado Famalicão. Tapetes de vários tipos e feitios embelezaram as ruas em todo o percurso da peregrinação, num trabalho dos moradores apreciado por todos aqueles que integraram a procissão. À chegada ao recinto do santuário foi celebrada uma missa campal, presidida por D. Jorge, que contou com a presença do arcipreste de Famalicão, e do pároco de Lemenhe, assim como de algumas entidades civis. Na homilia e perante um elevado número de fiéis, D. Jorge Ortiga, evocou a Carta Encíclica do Papa Francisco, “Luz da Fé”, para lembrar que “nos devemos deixar possuir pelo dom da Fé, pois esta é a luz que nos ajuda a ultrapassar as dificuldades e a reconhecer os obstáculos que surgem no nosso caminho”, particularmente num tempo difícil, como este que vivemos,

D. Jorge presidiu às celebrações

Pormenor de um dos tapetes do percurso da peregrinação

acrescentando que, muitas vezes, “o problema dos cristãos é permitir o divórcio entre a Fé e vida”. O prelado evocou Nossa Senhora do Carmo, para lembrar que “diante dela devemos reflectir sobre o grau e a quali-

dade da nossa Fé”, desafiando cada um a “estar com Jesus 24 horas por dia, o que significa também, por Jesus e por causa de Jesus, trabalhar por uma sociedade melhor e por um mundo mais justo, mais solidário e mais fraterno”.

Cruz Inaugurou estátua de S. Tiago no Dia da Freguesia No dia 9 de junho, em Santiago da Cruz, celebrou-se o segundo aniversário do "Dia da Freguesia". As festividades tiveram como ponto alto, a condecoração de personalidades que, no passado, se notabilizaram nas áreas sociais, no desporto e outras áreas relevantes para a comunidade, reconhecendo-se todos aqueles que trabalharam em prol daquela freguesia. Foram igualmente homenageados, todos os alunos do 4º ano da Escola Básica, sendo dois dos alunos agraciados pelo seu mérito. As comemorações termiEstátua em honra ao padroeiro da freguesia naram com a inauguração e bênção da estátua do padroeiro e patrono S. Tiago. Esta estátua, construída em granito e trabalhada através de ferramentas artesanais, foi colocada na Avenida do Senhor dos Aflitos, junto da Igreja Paroquial, numa localização carregada de simbolismo para a freguesia. O presidente da Junta agradeceu à população que se juntou a estas comemorações e à família benemérita, pela sua contribuição relativamente à estátua. Informou ainda, que o orçamento da Junta para o ano de 2013 já contemplava o monumento, no valor de 3.000 euros, pelo que esta receita corrente será aplicada noutras obras. Entretanto, mo dia 6 de julho, a Junta de Cruz organizou um passeio a Santiago de Compostela, entregando na Sé Catedral dessa cidade uma imagem de S. Tiago. O gesto foi do agrado dos representantes da catedral, que o consideraram generoso e altruísta.


14

pública: 25 de julho de 2013

Arnoso Sta Maria - V. N. de Famalicão

Missa de 30º Dia de Falecimento

José da Silva Martins

Sua esposa, Maria de Fátima Ferreira Amaral Martins, filhos e demais familiares, participam a todas as pessoas de suas relações e amizade, que será celebrada missa de 30º dia do falecimento do seu ente querido, segunda-feira (dia 29 de julho), pelas 19:30 horas, na Igreja Paroquial de Arnoso Stª Maria. A família, antecipadamente agradece a todos quantos se dignem participar neste ato religioso. A Família

publicidade

Falecimentos Carlos Alberto de Araújo Pereira, no dia 16 de julho, com 56 anos, casado com Esmeralda Conceição Oliveira Silva Pereira, da freguesia do Louro.

Paulino Pereira da Silva, no dia 18 de julho, com 75 anos, casado com Albertina de Jesus Meireles Pacheco, da freguesia de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso).

Agência Funerária Arnoso - José Daniel Pereira Arnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

Agência Funerária de Burgães Sede.: Burgães / Filial.: Delães Telf. 252 852 325

Abel da Silva Lopes, no dia 20 de julho, com 64 anos, casado com Laurinda Guimarães do Rego, da freguesia de Vila Nova de Famalicão.

Maria Mendes, no dia 18 de julho, com 86 anos, casado com António Pereira da Cunha, da freguesia de Joane.

Maria Nazaré da Silva Valente, no dia 20 de julho, com 82 anos, viúva de Afonso Sacramento, da freguesia de Delães. Agência Funerária Rodrigo Silva, Lda Vila Nova de Famalicão Tel.: 252 323 176

Maria Elisa Alves Ribeiro, no dia 21 de julho, com 72 anos, viúva de José Maria Pinto Ribeiro, da freguesia de Riba D’Ave. Agência Funerária Riba D’Ave Riba D’Ave – 917 586 874

Artur de Sá Freitas, no dia 19 de julho, com 57 anos, casado com Maria Augusta Costa Oliveira, da freguesia de Antas. Maria Ferreira da Costa, no dia 21 de julho, com 89 anos, viúva de Lourenço da Silva Moreira, da freguesia de Abade de Vermoim. Maria da Conceição Varela Marques Lima, no dia 21 de julho, com 84 anos, viúva de Luís da Costa Ferreira, da freguesia de Brufe. Manuel Maia de Sousa, no dia 22 de julho, com 90 anos, viúvo de Felicidade Pee Delães. reira de Lima, da freguesia de Agência Funerária da Lagoa Lagoa – Telf. 252 321 594


pública: 25 de julho de 2013 15

cultura

Livraria Municipal é inaugurada na segunda-feira

Marta Limbado participa em antologia de poesia Marta Limbado, jovem poetisa residente em Famalicão, volta a participar numa antologia de poesia intitulada “Erotismvs: Impulsos e Apelos” da editora Esfera do Caos. Desta vez, trata-se de uma colectânea de poesia erótica onde estão incluídos 20 coautores, muitos deles já com uma vasta obra poética de relevância significativa. Trata-se de um projeto ousado, arriscado, inovador, criativo e desafiante que foi aceite pela poetisa na tentativa de assumir integralmente a sua escrita, de corpo e alma, escre-

vendo acerca do corpo e da alma, lutando assim contra os tabus que existem e persistem na nossa sociedade dita tão moderna e atual. A primeira sessão de lançamento ocorreu na livraria Bulhosa, no Campo Grande em Lisboa, no dia 13 de julho, e contou com “sala cheia”. No dia 18 ocorreu a sessão de apresentação no Porto, na Casa de Fados de Matosinhos, e agora seguem-se outras sessões de apresentação pelo país. A colectânea encontra-se à venda nas livrarias por 15,90 euros.

Baú dos Segredos leva à cena “O Dia Seguinte” O atelier de teatro Baú dos Segredos apresenta, esta quinta e sextafeira, dias 25 e 26, na Casa das Artes de Famalicão, a peça “O Dia Seguinte”, uma adaptação da obra de Luiz Francisco Rebello. Um casal acorda depois de mais uma noite, num pobre quarto alugado. Mais um dia os espera… há já algum tempo que o desespero tomou conta das suas vidas. Foram muitas as portas que se fecharam, quando eles mais precisavam. Mas hoje a manhã parece diferente, alguma coisa se prepara no ar ou alguma coisa aconteceu. O que terá sido? Uma obra cuja atualidade nos leva a pensar para ver no grande auditório, às 21h30, nos dois dias. A encenação e adaptação estão a cargo de João Regueiras e Ana Regueiras e o elenco é composto por alunos da Classe B do Baú dos Segredos.

A partir da próxima segunda-feira, as publicações editadas pela Câmara de Famalicão, bem como outras obras relacionadas com o concelho, podem ser consultadas e adquiridas na nova Livraria Municipal, que irá funcionar nas instalações da Casa do Território, em pleno Parque da Devesa. Encontrar um Boletim Cultural, uma edição do Centro de Estudos Camilianos ou dos Museus Bernardino Machado e Indústria Têxtil passará assim a ser mais fácil, uma vez que todas estas publicações, que até agora estavam dispersas pelas mais diversas estruturas culturais do concelho, passam a estar concentradas neste novo espaço. Da responsabilidade

Casa cheia no espetáculo de ballet das Piscinas de S. Mateus Foi com o grande auditório da Casa das Artes lotado que as turmas de Ballet Clássico e de Dança Moderna das Piscinas Municipais de Oliveira de S. Mateus apresentaram, no dia 18 de julho, o espetáculo que marcou o encerramento de mais um ano de atividades. O evento, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, mostrou o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas 80 alunas da escola, com idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos. O espetáculo decorreu pela primeira vez neste espaço cultural do município famalicense.

“O Grande Cortejo” anima Parque da Devesa no fim de semana No próximo fim de semana, 26 e 27 de julho, pelas 22 horas, é apresentada, no anfiteatro ao ar livre do Parque da Devesa, a peça de teatro “O Grande Cortejo”. Esta peça, que é uma coprodução do grupo Jangada Teatro e do município de Famalicão, recebeu inspiração do “Cortejo dos Amortalhados”, vulgarmente conhecido como “Procissão dos Caixões”. O espetáculo revisita esta tradição que surgia inserida na Festa de Nossa Senhora Aparecida e que acabou por ser abolida no ano de 1990. “O Grande Cortejo” procura, assim, reinventar a viagem à tradição e às raízes da romaria de cultura popular. A encenação está a cargo de Fernando Moreira e o espetáculo

da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a livraria irá também disponibilizar para venda uma série de artigos promocionais do município como por exemplo postais, catálogos, esculturas e serigrafias. O presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, fala de “um novo espaço de referência no município, para todos os que queiram conhecer um pouco mais da história e da atualidade do concelho”. Com inauguração marcada para as 11h30 da próxima segunda-feira, a nova Livraria Municipal irá estar aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9 às 18 horas, e à sexta-feira, das 9 às 12 horas.

“Viver Ribeirão” foi um êxito

tem a duração prevista de 90 minutos. Estarão em palco cerca de 60 pessoas, entre atores, cantores, bandas de música e fogo-deartifício. Será, sem dúvida, um espetáculo popular, que conta com a participação de vários grupos da comunidade civil. Destaca-se a participação da Universidade Sénior de Lousada, dos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo de Felgueiras, do Bando das Gaitas do Conservatório do Vale do Sousa, do Grupo de Teatro Amador EmCena, do Grupo de Teatro Amador de Santo Estevão e do Rancho Folclórico da Senhora Aparecida, que atuarão em conjunto com o elenco residente da Jangada Teatro.

Foi com uma forte participação popular que se realizou, entre os dias 11 e 14 de julho, na zona envolvente às Piscinas Municipais, a primeira edição de “Vi(ver) Ribeirão”, uma mostra de associativismo, artesanato e gastronomia da vila de Ribeirão. O evento, integrado nas come-

morações do 27º aniversário da vila, foi organizado pela Junta de Freguesia com o apoio de um grupo de ribeirenses com experiência neste tipo de eventos. A iniciativa teve como objetivo projetar a identidade cultural da freguesia, através dos produtos artesanais e gastronómicos produ-

zidos pelas gentes da terra e também através da participação e envolvimento das associações locais, que tiveram, desta forma, um espaço para a divulgação e valorização das suas atividades. Durante os quatro dias, o espaço foi animado por diversos espetáculos artístico-culturais e por demonstrações desportivas, organizads pelas associações presentes. Houve danças e música para diferentes gostos, exibição da Marcha de Ribeirão que recentemente participou nas Festas Antoninas, desfile de moda e penteados, exibições de atividades de piscina e ginásio, caminhada “Pé ante Pé”, passeio de bicicletas antigas e torneio de sueca. Segundo a organização, “a afluência extraordinária de visitantes veio demonstrar o êxito desta iniciativa a todos os níveis”.

pub

Famalicão

Barbosa: Rua Santo António, Tel. 252 302 120 Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1 Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819 Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214 Nogueira: Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607 Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294 Gavião - Av. Eng. Pinheiro Braga, 72 - Telef. 252 317 301 Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182 Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142 Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118 Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482 Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

Vale do Ave

Almeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365 Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678 Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216 Riba de Ave: Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124 Faria: Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

Famalicão Qu i n t a, 2 5

Serviço Nogueira

Sex ta, 26

Gavião

Sá bad o, 27

Barbosa/Ribeirão

Domi ngo, 28

Cameira

Segund a, 29

Central

Terç a , 30

Calendário

Qu a r t a, 3 1

Nogueira

Vale do Ave

S e r v iç o

Qu i n t a, 2 5 Sex ta, 26 Sá bad o, 27 Domi ngo, 28 Segund a, 29 Terç a , 30 Qu a r t a, 3 1

Almeida e Sousa Bairro Delães Riba de Ave Almeida e Sousa Bairro

Serviço de disponibilidade

Paula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057 Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425 Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440 Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885 Pedome: Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930 Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423 S. Cosme: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123 Arnoso: Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612


16

pĂşblica: 25 de julho de 2013

publicidade

Op1107  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you