Page 1

pub

pub

Em concurso ibero-americano

Aluno da Secundária de Joane conquista bronze P. 7

ANO 21 • Nº 1070 DE 7 A 13 DE NOVEMBRO DE 2012 DIRETOR: JOÃO FERNANDES

www.opiniaopublica.pt

Tema dos Encontros de Outono 2012 vai trazer à Casa das Artes antigo ministro e vários especialistas

FAMALICÃO DEBATE FUTURO DA AGRICULTURA PORTUGUESA Conhecer o passado, compreender o presente e debater o futuro da agricultura em Portugal é o principal objetivo da edição deste ano dos Encontros de Outono, que vão decorrer na Casa das Artes, nos dias 23 e 24 de novembro. Portugal é atualmente o país agricolamente mais envelhecido da União

opiniãosport:

pub.

Europeia. Como chegamos até aqui, é a questão que se coloca e que vai ser debatida em Famalicão. O antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, que estava em exercício quando a União Europeia aprovou a reforma da PAC, é um dos principais convidados. p. 4

Armindo desafia docentes aposentados a continuar ativos

Famalicão recebido com desacatos em Mirandela

P. 3

Daniel Ramos vence na estreia como treinador do Ribeirão Juventude de Joane inaugura nova sede social pub

Incêndio destrói sala de infantário em Fradelos

Metade dos jovens famalicenses já opta pelo ensino profissional

Quadrilátero Urbano lança concurso para rede de fibra ótica

P. 6

P. 5

P. 2 pub.


2

pública: 7 de novembro de 2012

cidade

CIM do Ave promove estágios remunerados em empresas europeias

Para debater os Direitos Humanos

Amnistia Internacional reuniu jovens de todo o país em Famalicão

No âmbito do Programa Leonardo Da Vinci, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave promove o projeto Euroskills. Trata-se de um programa de estágios em empresas europeias, destinado a nove jovens desempregados pertencentes aos municípios da CIM do Ave (onde se inclui Famalicão), recém-licenciados ou com formação profissional, de todas as áreas de estudo. Os estágios remunerados têm a duração de 3 meses e, no total, são seis os países para onde os candidatos podem concorrer: Alemanha, Bélgica, Finlândia, Espanha, Itália e Reino Unido. As inscrições terminam a 16 de novembro e os candidatos podem entregar as respetivas candidaturas em mão na sede da CIM do Ave ou enviar por correio para a morada da instituição. Todas as informações relativas aos requisitos de candidatura podem ser consultadas no site da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Cineclube exibe “O Meu Maior Desejo” “O Meu Maior Desejo” de Hirokazu Koreeda é o filme proposto pelo Cineclube de Joane para a próxima quinta-feira, na habitual sessão semanal de cinema na Casa das Artes. Um filme escrito e realizado pelo japonês Hirokazu que conta a história de dois irmãos japoneses que vivem separados desde o divórcio dos seus pais. Koichi, o mais velho, mora com a mãe e com os avós em Kagoshima. Ryu, por seu lado, vive com o pai em Fukuoka. O maior desejo de Koichi é a reconciliação dos progenitores e a consequente reunião familiar. A sessão começa às 21h45.

Alunos da Cior participam em ações de solidariedade

Uma dezena de alunos da Escola Profissional Cior participou ativamente na campanha de angariação de fundos a favor da Assistência Médica Internacional (AMI), que decorreu durante quatro dias junto de clientes de uma grande superfície comercial, no centro da cidade. Com esta iniciativa não só deram um contributo voluntário e solidário no apoio a projetos humanitários da AMI, como também sensibilizaram a população para o sentido e para a prática da solidariedade. Por outro lado, e numa lógica de defesa e promoção dos Direitos Humanos, liberdades, garantias, justiça e paz entre povos e países, dois estudantes CIOR participaram no XIII Campo de Trabalho da Amnistia Internacional que, este ano e pela primeira vez, se realizou, de 1 a 4 de novembro, em Famalicão.

FICHA TÉCNICA CONSELHO EDITORIAL:

Alexandrino Cosme, António Cândido Oliveira, António Jorge Pinto Couto, Artur Sá da Costa, Cristina Azevedo, Feliz Manuel Pereira, Joaquim Loureiro, João Fernandes, Manuel Afonso e Almeida Pinto.

DIRECTOR: João Fernandes (CIEJ TE-95) jfernandes@opiniaopublica.pt

CHEFE DE REDACÇÃO: Cristina Azevedo (CPJ 5611) cristina@opiniaopublica.pt

EDITOR DE TURNO:

Magda Ferreira (CPJ 4625) magda@opiniaopublica.pt

REDACÇÃO:

informacao@opiniaopublica.pt Carla Alexandra Soares (CICR-248), Cristina Azevedo (CPJ 5611), Magda Ferreira (CPJ 4625) e Sofia Abreu Silva (CPJ 10952).

DESPORTO: Jorge Humberto, José Cle-

mente (CNID 297) e Pedro Silva (CICR220).

O vice-presidente da Câmara Municipal recebeu os jovens da Amnistia Internacional

Mais de uma centena de jovens ativistas oriundos de todo o país estiveram reunidos, a semana passada, em Famalicão, a participar no 13.º Campo de Trabalho da Amnistia Internacional. Com idades entre os 15 e os 18 anos, os jovens promoveram diversas atividades relacionadas com os Direitos Humanos. O vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, recebeu os participantes, na quinta-feira, na Quinta da Costa, em Mouquim, e desejou-lhes uma boa estadia em Famalicão, sublinhando o papel desta organização na luta internacional pelos direitos humanos. “Ao reunir jovens até aos 18 anos, esta atividade contribui fortemente para a educação não formal, promovendo um conjunto de competências enriquecedoras que

vão tornar estes jovens melhores cidadãos e melhores profissionais”, referiu Paulo Cunha que lançou ainda um desafio: “aproveitem bem esta ação e assumam o vosso papel como porta-vozes dos direitos humanos nas vossas famílias, nas vossas escolas, nos vossos grupos de amigos. “Sejam atores ativos na proteção dos direitos humanos”, concluiu. Refira-se que esta é uma iniciativa cujo objetivo passa por debater e partilhar experiências na área dos direitos humanos. Jogos, dinâmicas, trabalhos de grupo e fotografia foram algumas das formas usadas para os jovens perceberem como podem contribuir para a sensibilização sobre os temas que abordados no programa: a Amnistia Internacional, o papel dos jovens no ativismo, a discriminação e a pobreza.

O Campo de Trabalho decorreu na Quinta da Costa, em Mouquim, e na Casa das Artes.No primeiro dia, os jovens foram convidados a realizarem um peddy-paper na área da Quinta da Costa, com tarefas subordinadas aos Direitos Humanos. No segundo dia, destacouse para a realização do projeto Plataforma de Ação Fotográfica, onde todos foram convidados a usarem a fotografia como instrumento de inclusão social. No encontro foi ainda preparada a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional, uma atividade mundial a promover de 7 a 16 de dezembro próximo. Como culminar de toda a reflexão em torno das temáticas propostas, os participantes realizaram nas do centro da cidade uma ação de sensibilização e de visibilidade do trabalho que desenvolveram.

Quadrilátero Urbano lança concurso para rede de fibra ótica A Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano (acabou de lançar o concurso público para uma Rede de Telecomunicações de Nova Geração (RTNG) destinada ao território dos quatro municípios que compõem a associação: Famalicão, Braga, Guimarães, e Barcelos. A implementação da referida rede insere-se na operação “Quadrilátero Digital” sendo o valor do contrato da ordem dos 6 milhões e 300 mil euros. Segundo a associação, o projeto de construção de uma infraestrutura de fibra ótica entre os quatro pólos urbanos “assume inegável relevância, desde logo porque se trata de um equipamento funda-

GRAFISMO:

Carla Alexandra Soares, Pedro Silva.

DETENTORES DE MAIS DE 10% DO CAPITAL

APOIO À REDACÇÃO:

Feliz Manuel Pereira António Jorge Pinto Couto

OPINIÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva,

Francisco Araújo

Jorge Alexandre

Domingos Peixoto, Gouveia Ferreira, J. Mário Teixeira, Joaquim Loureiro, José Luís Araújo, Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

GERÊNCIA: João Fernandes CAPITAL SOCIAL: 350.000,00 Euros.

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: TÉCNICOS DE VENDAS:

comercial@opiniaopublica.pt Agostinha Bairrinho, Maria Fernanda Costa e Sónia Alexandra

PROPRIEDADE E EDITOR: EDITAVE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

mental para que este território constitua uma verdadeira rede de cidades”. “E sê-lo-á tanto do ponto de vista institucional, porque passará a ligar as várias instituições públicas entre si, como na perspetiva económica, já que possibilitará a todas as empresas e centros de conhecimento do território o acesso a comunicações à velocidade da luz”, salienta. Acredita-se, pois, que a implementação deste projeto “terá um efeito catalisador no desenvolvimento económico da região, designadamente através do estímulo relacional entre municípios, entidades privadas e a sociedade, provocando uma nova economia de escala”.

SEDE, REDACÇÃO E PUBLICIDADE: Rua 8 de Dezembro, 214 Antas S. Tiago - Apartado 410 4760-016 VN de Famalicão

INTERNET

www.opiniaopublica.pt

CONTACTOS Redacção:

Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

Serviços Administrativos:

Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

IMPRESSÃO:

Naveprinter - Indústria Gráfica do Norte, SA Estrada Nacional, 14 - Maia

DISTRIBUIÇÃO:

Motivação em Marcha - Publicidade, Lda.

TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20.000 exemplares, nº 1070

NÚMERO DE REGISTO: 115673 DEPÓSITO LEGAL: 48925/91


pública: 7 de novembro de 2012 3

cidade

Na homenagem aos 35 docentes do concelho que cessaram este ano a atividade

Seminário de Encerramento do QI PME Norte

ACIF levou programa de formação a mais 25 empresas

Armindo desafia professores aposentados a continuarem ativos “A sociedade não vos pode dispensar. A vossa missão pedagógica e educativa não terminou”. Foi com estas frase que o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, desafiou os professores de Famalicão que se aposentaram este ano, a “continuarem a trabalhar em prol da sociedade”. O autarca falava na já tradicional homenagem aos professores, que decorreu na passada segunda-feira na Casa do Território, localizada no Parque da Devesa. Este ano foram homenageados 35 docentes que terminaram a sua carreira no ano letivo 20112012 e que receberam das mãos do presidente da Câmara a medalha de reconhecimento municipal. No seu discurso, Armindo Costa falou da Educação como uma área “absolutamente central” para autarquia e onde os professores não ficam de fora. “Considero que quem esteve durante tantos anos ao serviço do ensino e da formação de novas gerações, deu um contributo muito importante ao concelho e ao país, merecendo uma palavra de reconhecimento, de carinho e de gratidão”, afirmou. O edil vincou que aquela cerimónia, que a Câmara Municipal realiza todos os anos, serve, precisamente, para agradecer esse trabalho, mas também para motivar os docentes que cessaram a sua atividade “a manter uma postura ativa para com a comunidade”. “Vila Nova de Famalicão é um

António Freitas

Cristina Azevedo

Armindo Costa entregou medalhas de reconhecimento municipal aos docentes

bom local para potenciar o vosso talento e a vossa criatividade, já que vos oferece condições para terem qualidade de vida, tão necessária à motivação pessoal de cada um”, acrescentou Armindo Costa, referindo que “o movimento associativo do concelho e o voluntariado nas mais diversas áreas esperam e precisam de vós”. Ao OPINIÃO PÚBLICA uma das docentes homenageadas, Lurdes Alves, professora do 1º ciclo, mostrou-se sensibilizada com o gesto da autarquia: “dedicamos muito tempo, muitos anos, aos alunos e esta homenagem foi gratificantes para nós”. O mesmo sentimento foi manifestado pela sua irmã, Luísa Fonseca, professora do ensino profissional na Escola Secundária D. Sancho I e que também foi homenageada. De resto, estas duas irmãs

docentes, residentes em Avidos, pensam dar resposta ao repto lançado por Armindo Costa e continuarem a dedicar-se ao ensino, agora de uma forma mais voluntariosa. “Sabemos que existem, na freguesia, muitos idosos que não sabem ler nem escrever e queremos ajudá-los”, adianta Luísa Fonseca não esconde as saudades que sente da escola. “Depois de 38 anos, é difícil acostumarmo-nos à ideia de ficarmos paradas. A primeira semana foi muito complicada e ainda hoje estou em casa sempre com a sensação de que tenho que ir a qualquer lado”, refere. A cerimónia ficou ainda marcada por dois momentos culturais, a cargo da Escola de Música da Artave e do grupo de teatro Andaime do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.

A Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) realizou, na passada quarta-feira, no Café Concerto da Casa das Artes, o Seminário de Encerramento do Programa QI PME Norte. Desta forma, a ACIF, enquanto entidade beneficiária, fomentou um aumento da competitividade nas 25 empresas destinatárias e da qualificação dos cerca de 256 colaboradores envolvidos neste projeto. A cerimónia de entrega de diplomas contou com as presenças de Nuno Martins, diretor geral da AIMinho, organismo intermédio; de Nuno Gomes, da Oficina da Inovação, e de João Abreu, da Academia das Emoções, para além de representantes da Direção da ACIF. “A ACIF acredita que é através do investimento neste tipo de instrumentos que poderá dar o seu contributo sério e com valor acrescentado, no sentido de combater as atuais dificuldades sentidas pelas empresas. E é nesse sentido que desde 2009 a

ACIF promoveu a intervenção em 77 empresas, contando com três edições realizadas do QI PME Norte”, destacou Fernando Xavier, vice-presidente da ACIF e responsável pela área dos projetos. Neste momento, a ACIF já apresentou uma nova candidatura para a realização de uma 4ª edição, contemplando mais 30 empresas. Ao todo foram 1.175 horas de formação repartidas pelos colaboradores, sendo ainda disponibilizadas 72 horas de formação específica pelos 25 representantes das empresas. A consultoria foi outro dos pilares deste projeto, com um total de 160 horas em cada uma das 25 empresas, perfazendo um total de 4.000 horas. “Esperamos que esta edição tenha sido útil e tenha contribuído para dotar cada uma das empresas participantes das ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar as dificuldades presentes e futuras”, concluiu Fernando Xavier.

Seminário de encerramento decorreu na passada quarta-feira pub


4

pública: 7 de novembro de 2012

cidade

Tema dos Encontros de Outono 2012 que vão decorrer a 23 e 24 de Novembro

Gindança inaugurou novas instalações

Famalicão debate passado, presente e futuro da agricultura

Decorreu no passado dia 2 a inauguração das novas instalações da Gindança - Associação de Ginástica e Dança de Famalicão e, em simultâneo, a comemoração do seu 9º aniversário. O evento contou com a presença do arcipestre de Famalicão, padre Paulino, para a bênção do novo espaço; do vereador Leonel Rocha e de toda a direção da associação que, em conjunto com os alunos e encarregados de educação, proporcionaram umas horas agradáveis de socialização e de reconhecimento das novas instalações. Todos enalteceram a qualidade das novas instalações e o trabalho desenvolvido pela direção para que sejam proporcionadas as condições para uma melhor formação de atletas e desportistas. pub

Conhecer o passado, compreender o presente e debater o futuro da agricultura em Portugal é o principal objetivo da edição deste ano dos Encontro de Outono, que vão decorrer na Casa das Artes, nos dias 23 e 24 de Novembro e que vão debater o tema “A Agricultura Portuguesa: Da Regeneração oitocentista ao século XXI”. A crise económica que o país atravessa trouxe para a primeira linha do debate a questão da agricultura. Portugal sempre foi um país agrícola, no entanto, os dados mostram-nos que atualmente é o país agricolamente mais envelhecido da União Europeia, uma vez que tem a mais elevada percentagem de agricultores com mais de 65 anos. Como chegamos até aqui? É a questão que se coloca e que vai ser debatida durante os Encontros de Outono, um evento cultural e cientifico promovido pela Câmara Municipal Famalicão através do Museu Bernardino Machado. O antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, que estava em exercício quando o Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia aprovou a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), em 1992, é um dos principais convidados. Arlindo Cunha falará sobre “A Integração Europeia e a Reforma da PAC”, no dia 24, pelas 10 horas. Para além do antigo ministro, o

evento reúne diversos especialistas, investigadores académicos e responsáveis políticos. Em destaque estão nomes como Fernando Rosas, historiador e político, que vai abordar o tema “Rafael Duque e a agricultura salazarista”, no dia 23 (17h00), António José Queiroz investigador do CEPES que fala sobre “Os Partidos Políticos e a Agricultura na I República, (16h30) ou ainda José António Girão que vai debater “A Agricultura Portuguesa, Hoje”, no dia 24 (11h00). A abertura está agendada para as 9h30, do dia 23, e conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, e do coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha. Segue-se a participação do professor catedrático jubilado da Universidade do Porto, Aurélio de Oliveira, com o tema “A Agricultura em Portugal na segunda metade do século XIX: uma síntese”. Pelas 10h30, o professor catedrático da Universidade de Évora Hélder Fonseca fala sobre “A agricultura no Alentejo na segunda metade do século XIX”. Mais uma vez, os Encontros de Outono destacam-se pela pertinência do tema que insere uma das múltiplas facetas de Bernardino Machado, que foi um defensor da Agricultura. A falar sobre o assunto

estará o professor catedrático e coordenador científico do Museu Bernardino Machado Norberto Cunha, pelas 11h30. A professora Fátima Nunes abordará o tema “A imprensa agrícola da segunda metade do século XIX”, pelas 12h00, e depois do almoço, a investigadora Isabel Mariano Ribeira fala sobre a “Reforma Agrária – ideias, tentativas e impasses: o ideário de Tomás Cabreira”. Seguese a investigadora Teresa Nunes com o tema “AS ideias de fomento agrícola de Ezequiel de Campos”. Depois das intervenções de António José Queiroz e Fernando Rosas, é a vez do professor Luciano Henriques do Amaral discutir o tema “A agricultura portuguesa entre 1950 e 1973”. O primeiro dia de trabalhos encerra com um momento musical e uma prova de vinhos regionais. A abrir o dia 24, estará o professor catedrático Fernando Baptista a falar sobre “A Agricultura Portuguesa em 1974”. Segue-se o antigo ministro da Agricultura Arlindo Cunha e José António Girão. Pelas 11h30, o consultor agrícola José Martino aborda o tema “Agricultura portuguesa: do presente para o futuro” e, depois, o diretor do Campo Agrícola de Mértola, Cláudio Torres fala sobre “Os Saberes da Terra”. O encerramento estará a cargo do vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha.

Alunos do Externato do Barreiro celebraram o Halloween No dia 31 de outubro foi celebrado, de forma animada, o dia das bruxas (Halloween), no Externato do Barreiro. Os alunos maquilharam-se, vestiram-se a rigor e animaram os intervalos das aulas, “aterrorizando” os colegas da escola bem como a comunidade envolvente, uma vez que desfilaram pelas ruas da cidade, sendo que esta atividade no exterior teve bastante sucesso a avaliar pelo número de guloseimas conquistado. A difusão desta atividade, essencialmente anglo-saxónica, foi também conseguida através da exposição de abóboras, elaboradas pelos alunos e seus familiares, nos muros do Externato. Com a dinamização destas iniciativas, o Externato visa proporcionar um dia de divertimento aos seus alunos, em articulação com as aulas de língua ciência da existência de diferentes identidades culinglesa, promovendo o desenvolvimento da cons- turais. pub

Famalicão recorda Filipe Oliveira No próximo dia 12 de novembro passará um ano sobre o falecimento no jornalista e poeta famalicense Filipe Oliveira. Para assinalar o 1º aniversário do seu falecimento serão realizadas duas missas em sua memória: uma no dia 12, às 8 horas, na Capela de Santo António, e outra no dia 13, pelas 19 horas, na Igreja paroquial de Antas.

Dia Mundial da Diabetes assinalado em Famalicão No dia 14 de novembro, na Casa das Artes de Famalicão, as Consultas de Diabetes do Centro Hospitalar do Médio Ave e do Agrupamento de Centros de Saúde, em colaboração com a Associação de Diabéticos de Famalicão e a Câmara Municipal, assinalam as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, com algumas atividades abertas à população. O programa inicia às 14 horas e inclui rastreios, uma palestra e um lanche educativo. Depois, no dia 17, às 9 horas, realiza-se a jornada “Caminhar e Pedalar contra a Diabetes”, do Hospital até ao Parque da Devesa.


cidade

pública: 7 de novembro de 2012 5 pub

Dado avançado pelo vice-presidente da Câmara em cerimónia da Forave

Metade dos alunos famalicenses opta pelo ensino profissional Cerca de 50 por cento dos alunos famalicenses que concluem o 9.º ano de escolaridade opta pelo ensino profissional. A média nacional é de 34 por cento, o que significa que “Famalicão consegue melhores resultados do que o resto do país”. A afirmação é do vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que destacou a aposta do município no ensino profissional. O autarca falava durante a cerimónia de entrega de diplomas e de prémios de mérito aos alunos da Escola Profissional Forave, que decorreu terça-feira da semana passada, na Casa das Artes. Paulo Cunha explicou que “os excelentes resultados alcançados pelo município se devem aos programas que implementamos na área da educação, mas deve-se principalmente à aposta na orientação vocacional”. O responsável sublinhou ainda que a qualificação profissional dos recursos humanos são uma mais valia para o concelho. “As empresas que estão sedeadas em Famalicão estão cá, principalmente por dois motivos: por um lado por causa do investimento público e por outro por causa da valorização dos nossos recursos humanos”, assinalou. Paulo Cunha elogiou ainda o ensino profissional da Forave e deixou um desafio a todos os diplomados: “arregaçar as mangas e enfrentar as dificuldades com

EMPRESA LÍDER DE BEBIDAS EM FAMALICÃO

RECRUTA 5 COMERCIAIS PARA ÁREA DE VENDAS CONTACTO: 252 302 520 / 919 23 51 51 vendas@costasoliveira.com Paulo Cunha entregou diplomas aos formandos

coragem e ambição”. Ao todo, foram entregues 300 diplomas aos formandos dos cursos profissionais de Eletrónica, Automação e Comando; Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar; Gestão (vertente Planeamento da Produção); do CEF de Eletromecânica de Equipamentos Industriais; do EFA de Instalação de Sistemas Solares Fotovoltaicos; do CET de Gestão da Qualidade e Ambiente e aos adultos presentes certificados pelo CNO da FORAVE (Processos RVC). Foram ainda distinguidos com prémios de Mérito e Distinção, dois formandos. Sílvia Oliveira do Curso de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar, na qualidade de melhor aluna, que recebeu um

prémio no valor de 500 euros, e Joaquim Carvalho, finalista do curso de Eletrónica, Automação e Comando que foi distinguido com os prémios ContiBest e Projectyourfuture, patrocinados pela empresa Continental Mabor. O prémio no valor de 1.200 euros, cumulativamente, são ainda acrescidos de um estágio de seis meses remunerado, que o ex-aluno já está a realizar. A Universidade Lusíada de Famalicão também está a patrocinar os dois melhores alunos da Forave que ingressem numa licenciatura da Universidade. Ao melhor aluno será atribuída uma redução de 40% nas propinas, no primeiro ano do curso e ao segundo melhor aluno, nas mesmas condições de uma redução de 20%.

Gala Prémio Mobis

Lojas de Famalicão distinguidas com prémio de qualidade As lojas Móvel Asil e Versus Home, de Famalicão, foram distinguidas com a Etiqueta de Qualidade atribuída pela APCM, numa cerimónia que teve lugar no Casino da Figueira da Foz, a semana passada. A iniciativa decorreu no âmbito da Gala Prémio Mobis que distingue as melhores marcas portuguesa de mobiliário, decoração e artigos para a casa. Na ocasião foram destacadas marcas como Aldeco, Anaric, Interdesign, Interfer, Jetclass, Las Kasas, Recer e Vista Alegre e os decoradores Paulo Lobo e Ana Roque. Outra empresa do concelho, a Ilhão, também esteve em evidência. O evento contou com a presença de perto de 300 empresários naquela que foi uma das galas mais participadas dos últimos anos. No discurso de encerramento, o diretor do Prémio Mobis, Emídio Brandão, congratulou-se com a participação de um tão grande número de empre-

sas. “Num momento tão delicado para a economia do país, devemos por os olhos nos casos de sucesso destas empresas, porque são elas que nos dão confiança para ultrapassar as dificuldades que temos de enfrentar”, disse. O Prémio Mobis é promovido pela revista Mobiliário em Notícia desde 2001. Desde então tem distinguido as melhores marcas da decoração e do mobiliário ao mesmo tempo que promove a qualidade e a competitividade das empresas e lhes dá maior notoriedade. A gala de entrega de prémios é a única ocasião onde se reúnem todos os agentes do setor. O mercado de mobiliário representa um volume total de vendas de 1,3 mil milhões de euros e exporta cerca 900 milhões. Emprega mais de 50 mil trabalhadores e tem um saldo comercial positivo. Espanha e França são os principais mercados de exportação.

BV Famalicenses promovem magusto A Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses, através da Secção Desportiva e Cultural, vai realizar um magusto, no próximo sábado, dia 10, às 21 horas, no quartel. O evento é aberto a todos os famalicenses que serão agraciados com a oferta das castanhas assadas e ainda podem assistir às atuações do Rancho Etnográfico de Ribeirão e do Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião. No local haverá uma barraquinha com vinho e petiscos da região.

Cartório Notarial - Maria Clara Cardoso Figueiredo da Cruz Praceta Henrique Moreira, nº38 São Pedro da Afurada 4400-346 Vila Nova de Gaia

pub

JUSTIFICAÇÃO

CERTIFICO, narrativamente para efeitos de publicação que, neste Cartório, de folhas noventa e dois a folhas noventa e quatro verso do Livro de Notas para Escrituras Diversas Trinta e Cinco - A, se encontra exarada uma escritura de justificação, com data de dezasseis de outubro de dois mil e doze, na qual a sociedade comercial por quotas com a firma “GARAGEM JOMAGUI LDA”, com sede na Rua da Cerca, 399, freguesia de Foz do Douro, concelho do Porto, matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o único de matrícula e de identificação fiscal 500 124 647, com o capital social de cinco mil euros, declarou ser dona e legítima possuidora e com exclusão de outrem de um veiculo automóvel, matricula TO, traço, SETENTA E QUATRO, traço, NOVENTA E NOVE, marca MERCEDES BENZ, com o valor atribuido de QUINHENTOS EUROS, registado na Conservatória do Registo de Automóveis desde dezanove de julho de mil novecentos e setenta e dois, a favor de Ernesto de Araújo Carvalho, já falecido, com última residência conhecida no Lugar da Quinta de Travassos - Louro, 4760 Vila Nova de Famalicão. Que o referido veículo foi adquirido pela dita “GARAGEM JOMAGUI LDA”, há cerca de trinta anos, por dação em pagamento meramente verbal, daquele Ernesto de Araújo Carvalho, por conta de reparações e depósito daquela mesma viatura, sem que tenha entregue a documentação referente ao veículo. Que por esse factos a dita “GARAGEM JOMAGUI LDA” não possui título de propriedade do veículo em causa, não dispondo por isso de titulo formal para a dedução do trato sucessivo a partir do titular inscrito, mas o certo é que, a partir da data em que este lhe foi dado em pagamento, sempre o possuiu em nome próprio, à vista de toda a gente e sem a menor oposição, exercendo essa posse por mais dez anos, sem interrupção, traduzida em atos materiais de fruição, e com consciência de estar a agir como verdadeira dona do mesmo, o que confere a tal posse a natureza de pública, pacífica, de boa fé e também de contínua, fundamentando assim a aquisição do direito de propriedade do veículo por usucapião, o que, dado o modo de aquisição, impede a demonstração documental do seu direito e inscrição, que se pretende, no registo automóvel. Está conforme o original. Cartório Notarial - Vila Nova de Gaia, em dezasseis de Outubro de dois mil e doze. A Notária, Maria Clara Cardoso Figueiredo da Cruz

OPINIÃO PÚBLICA, 07/11/2012, PUBLICAÇÃO ÚNICA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DE S. MARTINHO DE BRUFE

CONVOCATÓRIA

Eu, Joaquim Manuel Ribeiro da Costa Barroso, presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, freguesia de Brufe Vila Nova de Famalicão, venho por este meio convocar todos os sócios desta colectividade para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 9 de Novembro de 2012, pelas 21h00, na sala de reuniões da sede social. Aguardamos a presença de todos os sócios. Esta Assembleia terá a seguinte ordem de trabalhos: Ponto 1 - Tomada de posse dos novos corpos gerentes para o biénio 2013/2014. Ponto 2 - Apresentação do Orçamento e do Plano de Actividades para o ano 2013. O Presidente da Assembleia Joaquim Manuel Ribeiro da Costa Barroso


6

pública: 7 de novembro de 2012

freguesias

Centenas de pessoas no Halloween da ACV Ofertas de emprego

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal www.netemprego.gov.pt utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Oferta nº: Várias Profissão: Costureira, trabalho em série Conhecimentos de máquinas de ponto corrido, corte e cose e recobrimento. Local: Nine, Joane, Calendário, Riba de Ave, Oliveira S. Mateus, Requião, Delães, Gondifelos, Carreira, Castelões.

O Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim (ACV) promoveu um evento de Halloween, no passado sábado, nas instalações da antiga Fiação de Vermoim. A iniciativa contou com a participação de centenas de pessoas numa animada noite cultural composta por um arranjo cénico e animação musical diversa. Além do Núcleo de Teatro ACV, nota para as participações dos atletas do ACV Andebol Clube Vermoim, dos Djs Twoflights, da banda Head Citizen, do Agrupamento CNE de Vermoim e ainda do Grupo Spirit. “Sem o auxílio de todos estes grupos e de muitos anónimos, este evento não teria sido possível”, diz a associação em nota à imprensa, aproveitando para dirigir a todos “um profundo reconhecimento e gratidão”.

Oferta nº: 587876726 Profissão: Tecelão teares circulares Experiência em teares circulares Local: Esmeriz

Oferta nº: 587877325 Profissão: Técnico polímeros Técnico com experiência em processos industriais para apoio à área de i&d de um laboratório de polímeros e materiais funcionais. De preferência com conhecimento em processamento de polímeros e/ou preparação e fiação de fibras. Local: Antas Oferta nº: 587873170 Profissão: Embalador (enfardador) manual Conhecimento e experiência em embalagem de vestuário em malha. Local: Castelões

Oferta nº: 587873171 Profissão: Oper de maq-ferram de comand numérico. Conhecimentos em programação, modelação 3d, experiência em máquinas haas (factor preferencial); conhecimentos em desenho técnico e em maquinação de ferramentas ou moldes; flexibilidade horária. Local: Lousado Oferta nº: 587874526 Profissão: Fiel de armazém Trabalho de armazém de fruta e entregas a clientes. Local: Vilarinho das Cambas

Oferta nº: 587832704 Profissão: Cozinheiro Cozinheiro com experiência mínima de 3 anos, carta de condução Local: Fradelos

Oferta nº: 587868167 Profissão: Técnico de controlo de qualidade Conhecimentos na área agrícola (prioridade em frutas e hortícolas). Conhecimento de informática. Local: Ribeirão

Oferta nº: 587871663 Profissão: Técnico de contas (guarda-livros) Técnico oficial de contas, inscrito como TOC - experiência de, pelo menos, 2 anos, na área de contabilidade. Funções: tratamento de processo de contabilidade e recursos humanos Local: VN de Famalicão

Oferta nº: 587868024 Profissão: Maquinista de malhas (tecelão de malhas) Op. Máquinas de teares circulares Local: Lousado Oferta nº: 587870815 Profissão: Urdidor mecânico Pretende-se urdidor com experiência de pelo menos dois anos. Local: Riba de Ave

Alerta-se para a possibilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação. Para mais informações contactar o Centro de Emprego de Famalicão, na Alameda Padre Manuel Simões, 222, ou pelo Telefone 252 501 100

Bem Me Quer promoveu “Baile das Bruxas” No passado dia 31 de outubro houve “Baile das Bruxas” na Bem-MeQuer, Instituição de Solidariedade de Delães. A instituição pediu a colaboração dos pais para a realização dos fatos com material reciclado, dentro do espírito do Projeto Educativo. Os pais aderiram à ideia e o resultado foi "horripilante”. Para além do baile, as salas e corredores foram também decoradas com teias de aranha e abóboras. O Baile foi de "meter medo ao susto", mas os alunos divertiramse à grande.

Padre José Carlos tomou posse no domingo

Vermoim acolheu o novo pároco

Na tarde passado domingo tomou posse como novo pároco de Vermoim, o padre José Carlos Barbosa da Costa. A celebração da eucaristia, realizada no salão paroquial, contou com grande número de fiéis, que quiseram acolher com alegria o seu novo pastor, assim como com a presença do arcipreste de Famalicão, padre Paulino Carvalho, que empossou o novo pároco em nome do arcebispo primaz de Braga, dirigindo-lhe palavras de acolhimento e boas-vindas. O padre José Carlos Costa substitui nesta missão o padre Francisco Teixeira, dispensado por razões de saúde, em acumulação com a paroquialidade de Pousada de Saramagos e Castelões, das quais já é pároco há alguns anos, podendo contar com a colaboração do padre António Azevedo. Deste modo, o arcipreste, na sua intervenção, advertiu precisamente, para “a importância das Unidades Pastorais, uma realidade em implementação na Arquidio-

cese de Braga, e nomeadamente no Arciprestado de Famalicão”, com a atribuição de novas e diferentes paróquias aos mesmos sacerdotes. O padre Paulino alertou ainda para “a necessidade de se viverem estas mudanças em espírito de verdadeira comunhão, própria do ser Igreja”, que se deve manifestar entre sacerdotes, comunidades e paroquianos. Por sua vez, o padre José Carlos, que é natural de Joane, na homília proferida, interpelou também os fiéis para “a necessidade de nos adaptarmos à realidade das Unidades Pastorais”, ao mesmo tempo que reforçou o papel ativo dos leigos na Igreja. Perto do final da celebração, a paróquia, assim como as entidades civis, não quiseram deixar de prestar uma homenagem ao padre Francisco Teixeira, agradecendolhe pelos 42 anos que viveu ao serviço da comunidade de Vermoim, sempre marcados por um “espírito de profunda abnegação”.

Alunos do infantário de Abade de Vermoim festejam o Halloween

Grupo de Cavaquinhos do Liberdade na Alemanha

No passado dia 31 de outubro as crianças do jardim de infância de Abade de Vermoim saíram à rua devidamente engalanadas para festejar o “Dia das Bruxas”. Bruxinhas e fantasmas encantaram os moradores das redondezas com as suas canções, doçuras e travessuras. Foram recebidos com enorme carinho e satisfação por todos.

O Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube, de Calendário, esteve na Alemanha, de 18 a 23 de outubro, onde promovei vários espetáculos. Além de participar 17º festival de folclore de Bohn & Lhomar, promoveu várias atuações para os portugueses instalados em Colónia e Bona. Em jeito de balanço, o grupo realça a forma hospitaleira e calorosa como fomos recebidos, bem como a vibração demonstrada ao seu reportório.

TRESPASSA-SE CAFÉ EM FAMALICÃO C/GRANDE ESPLANADA; TODO EQUIPADO E EM FUNCIONAMENTO. BOM PREÇO. TELM. 917 037 527


pública: 7 de novembro de 2012 7

freguesias

Aluno da Benjamim Salgado conquista bronze Um aluno do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS), Pedro Silva, do 11.ºJ, do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, foi medalhado com bronze no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC’2012). Após uma brilhante prestação na final nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática, onde alcançou o 8.º lugar, Pedro Silva foi selecionado para participar no Concurso Ibero-Americano, competição internacional que foi este ano organizada por Portugal e que contou com a participação de nove países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Portugal e Venezuela. O objetivo desta prova visa a preparação dos melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as Olimpíadas Internacionais da Informática.

PSD Joane celebra aniversário com magusto O núcleo do PSD de Joane promove um magusto, no próximo sábado, dia 10, incluído nas celebrações do seu 17º aniversário. A iniciativa tem lugar a partir das 17 horas, no recinto da Carpintaria Álvaro Lopes, junto à VIM e é aberta a todos os militantes e simpatizantes. Haverá oferta de vinho, castanhas e bolo de aniversário, além de animação musical.

Feirinha de outono em Brufe O Jardim de Infância do Eiral e a Escola Básica do 1º Ciclo do Carvalho, em Brufe, vão promover no próximo sábado, dia 10, a Feirinha de Outono, no adro da igreja paroquial (caso chova será no Jardim de Infância). À venda estarão produtos agrícolas da época, assim como galinhas, coelhos e patos, ofertados pelos familiares dos alunos. O valor das vendas reverte a favor da Associação de Pais destas duas escolas. A atividade conjunta termina com um magusto onde todas as crianças e pais poderão conviver.

AC Vermoim promove magusto A Associação Cultural de Vermoim (ACV) vai realizar um magusto no próximo domingo, dia 11, a partir das 16 horas, no rés-do-chão e logradouro da Casa Associativa de Vermoim, com todas as suas seis secções. Estão convidados para todos os atletas, atores, associados, amigos da ACV e respetivas famílias. A participação no evento não tem qualquer custo, sendo que serão facultadas castanhas, convidando a que cada um traga lanche para partilhar.

Magusto em Joane para as Festas de S. Bento O Parque da Ribeira, em Joane, é palco, no próximo fim de semana, de um magusto organizado pela Comissão de Festas de S. Bento de 2013, com o objetivo de angariar fundos para a referida festa. Nas tasquinhas tradicionais haverá gastronomia de época, incluindo bolo de carne e sardinha e as tão esperadas castanhas e vinho. Concertinas, cantares ao desafio, karaoke e danças de salão animarão o magusto, que decorrerá no sábado e no domingo.

Apoio domiciliário pronto a avançar em Requião Depois da abertura da Creche no arranque deste ano letivo, o Centro Social Paroquial de Requião (CSPR) tem abertas as inscrições para o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com capacidade para 30 utentes. “Em sua casa como no Centro” é o mote do SAD, dirigido principalmente à população sénior, mas também a doentes acamados, pessoas com mobilidade reduzida, situações de convalescença, entre outros. Esta nova resposta social deverá entrar em funcionamento nos próximos dias, prestando cuidados básicos de saúde, apoio à higiene e conforto diário, bem como confeção de

alimentação e acompanhamento. Para o presidente da Direção do CSPR, padre Manuel Magalhães, “o SAD é um apoio que faz muita falta em Requião e noutras freguesias limítrofes, prestado em casa dos utentes por profissionais qualificados nas diferentes áreas de apoio”. Entretanto, a Estrutura Residencial, mais conhecida por Lar, deverá ser a próxima valência a iniciar atividade, estando a inauguração do Centro prevista para 2013. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 252375306 ou telemóvel 926952953.

Pequeno incêndio destrói sala do infantário de Fradelos Uma sala do Jardim de Infância de Valdossos, na freguesia de Fradelos, foi danificada pelo fogo na terça-feira da semana passada. Na altura, a sala, destinada às atividades do jardim de infância, encontrava-se desocupada, já que as crianças e as educadoras estavam nas salas ao lado, pelo que não houve

vítimas registar, apenas o susto. O fogo destruiu a porta em madeira e fez com que o vidro da porta partisse. Houve ainda necessidade de partir outro vidro para fazer sair o fumo. Na origem do incêndio, terá estado a sobrecarga de uma tomada elétrica. O jardim de infância de

Fradelos esteve fechado durante esse dia, mas reabriu logo no dia seguinte, quarta-feira, uma vez que foi disponibilizada outra sala para as atividades. No combate ao fogo estiveram envolvidos 12 elementos dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, apoiados por quatro viaturas.

INA lança campanha “Papel por Alimentos” O Instituto Nun’Alvres (INA), através da Biblioteca Geral, da Eco-Escola e do Gabinete de Serviço Social, associou-se à campanha “Papel por Alimentos” lançada pelo Banco Alimentar, na qual o papel recolhido é convertido em produtos alimentares. Cada tonelada de papel recolhido equivale a 100 euros de alimentos. Para apoiar a dinâmica deste projeto foi contituído o clube “Papel por Alimentos” que intrega alunos do 5.º ao 12.º anos que têm a seu cargo a recolha de papel em toda a escola, assim como a sensibilização dos colegas para que recolham o papel nas suas casas. Podem oferecer para esta campanha: jornais, revistas, fotocópias, cadernos, livros e folhetos publicitários. Integrado nesta campanha foram produzidos toalhetes de refeição, que foram utilizados no passado dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de difundir esta campanha, que vai decorre até ao final do ano letivo. pub


8

pública: 7 de novembro de 2012

publicidade

Falecimentos

Missa de Aniversário

Severino Pimenta Missa 2º Aniversário

Olinda da Costa Araújo Missa 15º Aniversário

Seus filhos, netos e demais família vêm por este meio participar a missa de 2º e 15º Aniversário do seu falecimento, será celebrada domingo, dia 11 de Novembro pelas 12:00 horas na Igreja Paroquial de Vermoim. Desde já seu profundo reconhecimento a quantos se dignarem assistir a este piedoso acto.

A Família

J O A N A D E S Á B R A G A M A LV A R 10 de Novembro 1912 - 10 de Novembro 2012

No centésimo aniversário do seu nascimento, homenagem e eterna saudade. Filhos, noras, genros, netos e bisnetos.

Joaquina Gomes da Costa, no dia 2 de novembro, com 93 anos, solteira, da freguesia de Cambeses (Barcelos).

Sílvia Machado Pereira, no dia 5 de novembro, com 30 anos, solteira, da freguesia de Pedome.

António Martins Pereira, no dia 31 de outubro, com 86 anos, viúvo de Joaquina de Araújo Miranda, da freguesia de Arentim (Braga).

Maria Saldanha Leite, no dia 5 de novembro, com 75 anos, casada com Manuel Pereira, da freguesia de Oliveira S. Mateus.

Agência Funerária Arnoso - José Daniel Pereira Arnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

Agência Funerária Carneiro & Gomes Oliveira S. Mateus – Telm. 91 755 32 05

Fernando Neto da Costa, no dia 31 de outubro, com 77 anos, casado com Maria Júlia Baltar Nogueira, da freguesia de Palmeira (Santo Tirso).

Joaquim Alves Azevedo, no dia 3 de novembro, com 74 anos, casado com Júlia de Paiva Almeida, da freguesia de Sequeirô (Santo Tirso).

António da Silva Lima, no dia 31 de outubro, com 73 anos, casado com Maria de Lurdes Silva Costa, da freguesia de Lousado.

Agência Funerária de Burgães Sede.: Burgães / Filial.: Delães Telf. 252 852 325

Maria Emília Moreira Simões, no dia 2 de novembro, com 82 anos, viúva de Armindo Ferreira dos Santos, da freguesia de Cruz. Eduardo da Silva Sobral, no dia 3 de novembro, com 75 anos, casado com Laura da Costa, da freguesia de Avidos. Agência Funerária da Lagoa Lagoa – Telf. 252 321 594

Maria de Lurdes Machado Martins, no dia 2 de novembro, com 48 anos, da freguesia de Vale S. Cosme. Ana Simões Carneiro, no dia 4 de novembro, com 96 anos, solteira, da freguesia da Portela. Agência Funerária das Quintães Vale S. Cosme – Tel.: 252 911 290

Blandina da Silva Lopes, no dia 1 de novembro, com 82 anos, viúva de Manuel Moreira da Costa, da freguesia de Vilarinho das Cambas. Agência Funerária Palhares Balazar– Tel.: 252 951 147

Arminda da Luz Silva Rego, no dia 31 de outubro, com 82 anos, viúva de Manuel Mendes, da freguesia de Pousada de Saramagos. Maria da Conceição Oliveira da Rocha, no dia 31 de outubro, com 75 anos, viúva de Bernardino da Silva Dias Sampaio, da freguesia de Antas S. Tiago. José Oliveira Fernandes, no dia 2 de novembro, com 78 anos, casado com Joaquina Carvalho de Faria Machado, da freguesia de Vermoim. Agência Funerária Rodrigo Silva, Lda Vila Nova de Famalicão – Tel.: 252 323 176

Clara Monteiro, no dia 25 de outubro, com 79 anos, solteira, da freguesia de Calendário. Agência Funerária do Calendário Calendário – Tel.: 252 377 207


pública: 7 de novembro de 2012 9

freguesias pub

D. Jorge visita Cabeçudos e Esmeriz A Unidade Pastoral de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira recebe a visita pastoral de D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, ao longo desta semana. A tarde desta quinta-feira será dedicada à comunidade de Cabeçudos e a tarde de sexta-feira à comunidade de Esmeriz. D. Jorge visitará diversas empresas, assim como escolas, pré-primárias e juntas de freguesia. Do programa de visitas constam ainda eucaristias de Unção

de Doentes (dia 8 em Cabeçudos e dia 9em Esmeriz, todas com início às 18 horas), assim como assembleias paroquiais, onde o arcebispo conhecerá mais a fundo o movimento interno de cada paróquia. A Visita Pastoral termina no domingo, dia 11,com D. Jorge Ortiga a presidir a uma Eucaristia em cada comunidade e onde procederá à celebração do Sacramento da Confirmação.

Arraial de S. Martinho em Calendário A Liga de Amigos do Centro Social de Calendário, dando continuidade às iniciativas de angariação de fundos para a construção do Lar de Idosos e Centro de Dia, leva a efeito no próximo sábado e domingo, um arraial de S. Martinho no Adro da Igreja, junto ao Salão Paroquial. A animação de concertinas e cantares populares, acontece sábado e domingo, entre as 14h30 e 17h00. Nesse horário haverá castanhas, petiscos e vinho. No domingo, a partir das 8 horas, realiza-se a já habitual feirinha, com venda de bolos, legumes e outros produtos tradicionais.

Café Arabo abre em Famalicão para explorar novos sabores No passado domingo, dia 4 de novembro foi inaugurada, em Famalicão a primeira loja do concelho de Café Arabo. Nesta loja pode-se degustar e adquirir o paladar não só do café no seu estado mais puro, mas também de uma vasta variedade de chãs, pingo, descafeinado e chocolate. Toda esta variedade está disponível em cápsulas, num formato exclusivo para máquinas Arabo, também disponíveis no mesmo espaço comercial. A inauguração foi reservada a convidados, mas os proprietários convidam o público em geral, para conhecerem o espaço e os produtos. Pode encontrar este novo espaço na rua Alves Roçadas nº 43, em frente a capela de Santo António, em Famalicão.

Desportivo de S. Cosme promove magusto O Desportivo de S. Cosme promove um magusto, no pró- nhas, petiscos e doces, haverá animação com concertinas ximo sábado, dia 10. Durante a tarde haverá jogos tradi- e cantares ao desafio. A festa prolonga-se noite dentro cionais. Com o cair da noite, além das tradicionais casta- com bar e música.

Andamento em festa no Lago Discount

Rancho de Brufe promove festa de S. Martinho

O Lago Discount, em Ribeirão, promove no próximo sábado, o “1º Andamento em Festa”. Com início às 15 horas, o evento inclui um passeio de BTT e aulas de ginásio. A partir das 20 horas, haverá um desfile de moda ao som do DJ Nuno AV.

O Rancho Folclórico da ACDSM de Brufe promove no próximo domingo uma festa de S. Martinho. O programa inicia pelas 10h30, com uma missa pelos sócios falecidos, seguida de romagem ao cemitério. À tarde atuam o Rancho da Casa do Povo de Ruivães e o rancho organizador. No final haverá um magusto. pub

Centro Social e Cultural de Riba de Ave

pub

Instituição Particular de Solidariedade Social ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CENTRO SOCIAL E CULTURAL DE RIBA DE AVE

14 de novembro de 2012, pelas 20.30 horas CONVOCATÓRIA

Ao abrigo do Artigo 15º dos Estatutos, convoco os associados do Centro Social e Cultural de Riba de Ave para uma Assembleia Geral Ordinária, a ter lugar no dia 14 de Novembro de 2012, pelas 20.30 horas, nas instalações do Centro, e com a seguinte ordem de trabalhos: 1) Apreciar e votar o Plano de Atividades para 2013; 2) Apreciar e votar o Orçamento para 2013;

3) Outros assuntos de interesse para a Associação;

Nota: Se à hora marcada nesta Convocatória não estiverem presentes mais de metade dos Associados no pleno gozo dos seus direitos, a Assembleia reunirá uma hora depois com qualquer número de Associados.

Riba de Ave, 26 de Outubro de 2012

A Presidente da Assembleia Geral Joana Isabel Oliveira (Dra.)


10

pública: 7 de novembro de 2012

VENDE OU ARRENDA T1 COMO NOVO NA PRAÇA D. MARIA II

OPORTUNIDADE DA SEMANA publicidade

Transportes De Mercadorias

- Efectuamos Mudanças

TELEFONE: 965 074 464

- Fazemos Distribuição de publicidade

VENDE-SE

ALVARÁ N.º 14030/2007 Tlm. 968 380 719 - 916 938 215 E-mail: franciscopinto_@hotmail.com

ARMAZÉM ÁREA 618 m2

Local: Santo Adrião - V.N. Famalicão (junto ao antigo Tribunal Cível) Estrada Famalicão/Póvoa

Contacto: 918 619 060

PRECISA-SE

FUNCIONÁRIA COM EXPERIÊNCIA EM COZINHA PARA RESTAURANTE NOS ARREDORES DA CIDADE

BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

TELEFONE: 912 482 819

ARRENDA-SE MORADIA T2

TOTALMENTE RESTAURADA 2 SUITES, TERRAÇO E JARDIM, GARAGEM FECHADA LUGAR DA CORGA EM RIBEIRÃO

CONTACTAR: 918617562

DOMINGOS & SANTOS, LDA PRODUTOS ALIMENTARES PRECISA DE EMPREGADO PARA SERVIÇO NO ARMAZÉM E DISTRIBUIÇÃO SE POSSIVEL COM EXPERIÊNCIA NO RAMO DAS CARNES. IDADE ATÉ AOS 45 ANOS COM CARTA DE CONDUÇÃO

Responder: domingosesantos@sapo.pt Apartado 237 4764-901 Vila Nova de Famalicão


pública: 7 de novembro de 2012 11

praça pública

D’Esguelha

Tolérias!

Gouveia Ferreira

A comunicação portuguesa anda tão atarefada com as eleições americanas, que até parece que vamos todos votar para a Casa Branca. Talvez seja por não se ouvir quase nada dos lados de Belém e, no meio de tanta orfandade, vive-se num clima de eleição virtual, com ganas de de-

sempatar o Obama do Romney. Depois, também temos o gravíssimo problema do Sporting, clube da capital, sem capitais, a lutar para não descer de divisão, como qualquer grupeco de província, às portas da morte. Com estas e com outras distrac-

ções, o Governo da República lá vai privatizando aqui e acolá, devagarinho, pé ante pé, até ao regabofe final. A última, para acabar de vez a coscuvilhice, prende-se com os dados recolhidos pelos serviços, ditos secretos, a serem objecto de um es-

tudo, obviamente, económico, que visa depositar, em mãos privadas, a gestão dos centros de dados de toda a administração pública. Ou seja, os segredos(?) do Estado Português, para poupar uns cêntimos, poderão ficar á mercê de guardiões privados, se os estudiosos de tal matéria assim

aconselharem. E, sem deixar cair, o que, a princípio, era uma autêntica obscenidade, proveniente de caricatura ideológica, poderá vir a revelar-se como o suprassumo da economia de mercado: a privatização dos quarteis. Pois é. O gajo é tolo! pub

Pelos Quatro Cantos da Ca(u)sa Domingos Peixoto

Finos finórios e burros As sociedades, enquanto grupos de humanos, são constituídas por vários tipos em função das atitudes dos seus membros: Finos, finórios e burros; dos que cumprem não reza a história, ou seja podem ser inteligentes mas não são espertos – quer dizer, finos. Neste paradigma reside muito do estado da sociedade e da situação dos nossos dias! Os finos passam ao lado dos problemas: Está ali um acidente, olham para o lado; alguém a pedir ajuda, fazem-se de compadecidos mas estão com pressa e não podem auxiliar; gente – na maioria crianças – com fome, frio, doença e choro, não sabem de nada, pois metem-se na sua vida e não veem nem ouvem; chove, há inundações, bens destruídos e pessoas sem abrigo, na sua casa está tudo bem não há que afligir; há ruas, escolas e edifícios de prestação de cuidados de saúde públicos degradados, não protestam porque os locais que frequentam são um brinquinho; não há desporto, infantários e outros meios públicos de apoio às populações carenciadas, que importa isso se não os afeta a si! Os finórios comportam todas as facetas e atitudes anteriores juntando-lhes outras mais refinadas: Ocupam os lugares de destaque, seja na política e instituições públicas, seja nas empresas e instituições privadas. Agem como se a sociedade existisse porque eles próprios existem. Uns “legislam à medida” das pretensões dos seus grupos de interesses, “cavando os necessários buracos” para as fugas mais oportunas. Outros administram com vista ao mais desen-

freado lucro e exploração da mão de obra. E outros agiotam com todo o tipo de “prestação de serviços” financeiros e bolsistas, especulando e arruinando milhares de famílias e empresas. Porém, em público, aparecem com ar caritativo e religioso, dando uma “esmola” a uma família carenciada ou a uma instituição, um subsídio a uma associação cultural, recreativa e desportiva, oferecendo uma imagem religiosa para colocar em lugar público, comparecendo em lugar de destaque nas cerimónias de culto, festas e festarolas! Os burros, essa “classe de carga” das dívidas, problemas de toda a ordem, sacrifícios e custos de funcionamento deste paradigma de sociedade, age ao contrário da atitude dos finos de duas formas: Uma o cumprimento zeloso, anónimo e sem análise crítica, de tudo o que lhe impingiram serem as suas obrigações; aquela atitude a que vulgarmente chamamos “mouros” de trabalho; laboram, comem, dormem, voltam à liça, pagam os seus impostos e não “bufam” porque já lhes são descontados na fonte e, normalmente, vão à missa e ajudam na caridade ao próximo quando solicitados. Outra é tudo isto com crítica; “olham” para a sociedade e tomam posições, associam-se para resolver os seus problemas, participam na vida da sua comunidade e são solidários; aspiram a uma vida melhor, digna e põe os seus talentos a render. Exemplifico. Alguém vai buscar uma criança vinda da escola no autocarro. Saem mais duas ou três e uma delas não

tem ninguém à espera: “Vê-se” a sua atrapalhação. Alguém indaga: não te veem buscar? Ficaram de vir, nem tenho tlm para telefonar... De quem és, onde moras, toma o meu tlm... Não atendem... Entra, vou levar-te a casa. ...Indeciso, já metia uma perna... Já chegaram... Lá foi a correr perante os muitos agradecimentos da progenitora. Que se mantêm. Um jornalista – e o seu jornal – noticiou um evento da AMI, com jovens voluntários, numa instituição cultural do seu concelho. Sem pormenorizar o debate e os resultados “deu voz” ao vice-presidente e futuro candidato do respetivo município: “A AMI é uma instituição muito importante, tal como estes eventos, estes jovens e este concelho...” São 9.30, o médico sai de casa para o Centro de Saúde. Algum tempo depois para próximo uma viatura e o seu condutor dirige-se à residência do médico e chama, aguardando. Regressa o médico e entram os dois no consultório. Mais 20 minutos, abandonam a residência, o médico para retomar as consultas no Posto Médico e o “doente para lá aguardar a sua vez e conclusão do serviço”... Um talhante trespassa o seu talho e cobra renda. “Combina” com um familiar industrial proceder a descontos sobre um vencimento elevado, com vista à “melhoria da sua reforma”. Rapidamente encenam um despedimento e “vai para o desemprego”, vivendo à grande e à francesa... Entretanto chega a melhorada reforma à custa de breves descontos. São assim o burro, o fino e os finórios pub

Famalicão

Barbosa: Rua Santo António, Tel. 252 302 120 Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1 Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819 Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214 Nogueira: Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607 Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294 Gavião - Av. Eng. Pinheiro Braga, 72 - Telef. 252 317 301 Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182 Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142 Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118 Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482 Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

Famalicão

Serviço

Reforço

Vale do Ave

S er vi ç o

Q uar ta , 7

Cameira

Paula Reis

Riba d’Ave

Q uin ta , 8

Central

Paula Reis

S e x t a, 9

Nogueira Ribeirão

Paula Reis

Q uar ta , 7 Q uinta , 8 S ex ta , 9 S á b a do , 1 0 Dom i ngo, 11 S e g u n da , 1 2 Terç a, 13

S á b a do , 1 0

Valongo

Paula Reis

Dom i ngo, 11

Gavião

Paula Reis

S e g u n da , 1 2

Barbosa

Joane

Terç a, 13

Cameira

Joane

Vale do Ave

Almeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365 Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678 Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216 Riba de Ave: Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124 Faria: Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

Almeida e Sousa Bairro Delães Riba d’Ave

Serviço de disponibilidade

Paula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057 Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425 Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440 Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885 Pedome: Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930 Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423 S. Cosme: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123 Arnoso: Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612


12

pĂşblica: 7 de novembro de 2012

publicidade

OP1070  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you