Page 1

pub

pub

São três e estão indiciados por roubos à mão armada

PJ detém suspeitos de assaltos em Riba d’Ave

P. 8

ANO 20 • Nº 1042 DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2012 DIRECTOR: JOÃO FERNANDES

www.opiniaopublica.pt

Obra da paróquia arrancou sexta-feira e está orçada em 1,5 milhôes de euros

opiniãoespecial

LANDIM VAI TER NOVO CENTRO SOCIAL DENTRO DE ANO E MEIO

Fagricoop

A paróquia de Landim lançou, sexta-feira, a primeira pedra do novo Centro Social e Paroquial, numa cerimónia que contou com a presença de entidades civis e religiosas e de algumas dezenas de populares. O equipamento vai albergar um lar residencial para jovens portadores de de-

ficiência, serviço de apoio domiciliário e Centro de Dia. Na cerimónia todos foram unânimes em reconhecer a importância social do equipamento, mas também em vincar o trabalho que toda a comunidade terá agora pela frente na angariação da verba necessária para a realização da obra. p.8

opiniãosport: AD Ninense sagra-se campeão de série

Motores: Miguel Campos regressa à competição

Cabeçudense sobe à III divisão nacional de Futsal pub

Programa decorre de 5 a 8 de Maio

Dados relativos ao mês de Março

Feira Franca Famalicão ultrapassa fasquia dos 10 mil recupera desempregados a tradição p .3

p. 3

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador , a edição do OP da próxima semana estará nas bancas na quinta-feira, dia 3 de Maio pub.


2

pública: 25 de Abril de 2012

cidade

Alunos da Secundária Camilo promovem “Euromudança”

Os alunos do 12º I da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, no âmbito das disciplinas de Sociologia e de História, desenvolveram, com as docentes Cristina Vasconcelos e Joana Vale, a iniciativa “Euromudança – 1 euro = 1 sorriso”. Numa época em que cada vez mais importa a solidariedade social, os alunos de 12º ano, a propósito do tema Globalização, estudado na disciplina de Sociologia, decidiram convidar a Equipa de Intervenção Social Directa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que intervém junto da população sem-abrigo, para realizar uma palestra na escola. Paralelamente, promoveram uma recolha de donativos a favor da CVP de Braga. A palestra permitiu ao coordenador da Equipa de Intervenção Social Directa, Nuno Rodrigues, e ao coordenador da juventude da Cruz Vermelha de Braga, João Gomes, divulgar a sua intervenção junto dos sem-abrigo e sensibilizar a comunidade escolar para a atuação humanitária desta Organização Não Governamental. A turma, que entende que ser solidário não é ter pena do próximo mas agir em prol dele, gostaria de dar seguimento ao projeto e alargá-lo à comunidade em geral, de modo a ajudar a combater os problemas sociais.

Academia dos BV Famalicão promove actividade

Em mais um encontro de oração e formação

Clero de Famalicão reuniu com chefes do CNE Os sacerdotes do arciprestado de Famalicão reuniram-se no passado dia 18, para mais um tempo de oração e formação. O encontro iniciou com Oração de Laudes na Nova Igreja Matriz, seguindo-se a reunião no Centro Pastoral. A formação foi orientada, pelo chefe de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas de Famalicão, Valdemar Magalhães, e pelo chefe Francisco Gonçalves. Este último começou por orientar a primeira parte deste momento formativo, dedicada à área de desenvolvimento espiritual, salientando que o escutismo deve ser “um espaço em que se pode descobrir e conhecer o projecto de felicidade que Jesus nos propõe; um espaço de Igreja e oração; um espaço de testemunho dos valores do Evangelho; um espaço de serviço”, com “o objectivo de levar a criança, o adolescente e o jovem a dar testemunho pelos actos do dia-a-dia; a viver em comunidade; a estar aberto ao diálogo

A empresa famalicense Famasete participa na Feira de Educação “Qualific@”, que decorre na Exponor de 26 a 29 de Abril. A Famasete promete apresentar um stand completamente inovador e atractivo, no pavilhão 2 nº B90, e no qual os visitantes poderão interagir com os produtos mais inovadores da feira. A empresa famalicense terá ainda um espaço de demonstração, em que irá simular uma “Escola do Futuro”, no qual os visitantes poderão assistir à apresentação das mesas multi-toque Wingsys, aos quadros interactivos Portugueses Bi-Bright sensíveis ao toque, aos sistemas de voto, ao software de gestão escolar, ao controle de acessos, aos PCs Magalhães, podendo ainda interagir com estes produtos. A Famasete irá ainda promover um seminário que irá decorrer em paralelo, no dia 27 de Abril, às 14h30, na Exponor, subordinado ao tema “A Escolas e o Desafios das Compras Públicas Ecológicas”.

FICHA TÉCNICA CONSELHO EDITORIAL: Alexandrino Cosme, António Cândido Oliveira, António Jorge Pinto Couto, Artur Sá da Costa, Cristina Azevedo, Feliz Manuel Pereira, Joaquim Loureiro, João Fernandes, Manuel Afonso e Almeida Pinto.

DIRECTOR: João Fernandes (CIEJ TE-95) jfernandes@opiniaopublica.pt

CHEFE DE REDACÇÃO: Cristina Azevedo (CPJ 5611) cristina@opiniaopublica.pt

Dia dos Movimento s J uve nis No próximo sábado, dia 28, realiza-se em Famalicão o Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis, uma iniciativa promovida pelo arciprestado, intitulada de “Ousas provar? Deixa a tua marca!!”, tendo como objectivo

despertar os jovens para a descoberta do sentido vocacional da vida, ajudando-os a responder às três questões fundamentais constantes no Programa Pastoral da arquidiocese de Braga: “Quem somos? Como vivemos? Qual a nossa missão?”. O encontro destina-se, assim, aos elementos dos grupos de jovens, aos elementos do Corpo Nacional de Escutas (exploradores, pioneiros e caminheiros), à catequese da adolescência, bem como a outros grupos existentes na paróquia, que desejem participar. A actividade tem lugar no Salão Paroquia de Riba de Ave, a partir das 14h30. Depois do acolhimento os jovens terão oportunidade de participar em diferentes jogos e dinâmicas de exploração que os ajudarão a encontrar resposta para as questões acima referidas. Às 16h15 está marcada uma pausa para o lanche. De seguida, realiza-se um encontro com o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda.

Projecto da YUPI com sucesso nos primeiros meses do ano

Gabinete de Apoio ao Voluntário com 60 atendimentos

A Academia de Fitness dos Bombeiro Voluntário de Famalicão promove no próximo sábado, dia 28, a actividade “Mexa-se, pela sua saúde”, na Praça Cupertino de Miranda, entre 14h00 e as 18h30. Quem participar nesta actividade terá acesso a uma semana grátis na Academia.

Famaset participa na Qualific@

inter-religioso e á integração e participação activa na igreja”. A segunda parte foi orientada por, Valdemar Magalhães, que abordou a missão do escutismo, explicando que a mesma “consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade”. No final os sacerdotes procederam à avaliação das últimas actividades realizadas e as que irão decorrer ao longo dos próximos meses.

O projeto “Time4U”, dinamizado pela associação YUPI com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara de Famalicão, fez 60 atendimentos a voluntários e futuros voluntários no gabinete de apoio ao voluntário na Casa da Juventude, entre Janeiro e Março deste ano. O balanço foi feito pela associação que, em nota à imprensa, adianta que “o número de jovens que procura o projecto é cada vez maior, seja recomendado por outros voluntários já da bolsa de voluntariado juvenil ou fruto de algumas acções de promoção do mesmo”. “Calculamos assim que, em média, um jovem nos procura diariamente”, afirma. Em três meses a bolsa de voluntariado juvenil “Time4U” realizou três formações iniciais em voluntariado, preparando 34 novos voluntários. Duas das formações realizaram-se em cooperação com associações jovens (Organismo Vivo em Delães a 14 de Janeiro e GNG em S. Pedro de Bairro a 25 de Fevereiro), dando assim também a oportunidade aos jovens de freguesias mais distantes do concelho re-

ceberem a formação. A última formação aconteceu no 24 de Março e reuniu mais de 10 jovens na Casa da Juventude para aquele que continua a ser um dos momentos mais importantes, onde os jovens adquirem conhecimentos sobre deveres, direitos, reflexão em competências pessoais, áreas de voluntariado, objetivos do milénio, conhecimento geral sobre voluntariado usando sempre a educação não formal. Entretanto, os voluntários implementam iniciativas com o apoio projecto “Time4U”, sendo que neste trimestre arrancaram sete iniciativas diferentes, desde o apoio em bairros sociais à iniciativa “bookcrossing”, passando pelo projeto “Memórias da minha terra”. Nos primeiros três meses do ano, seis dos novos voluntários foram também inseridos em instituições em regime de voluntariado de longa duração (1 ano ou mais), somando ainda mais três em voluntariado pontual e 15 em projetos de curta duração iniciados pelos próprios jovens.

EDITOR DE TURNO:

GRAFISMO:

Magda Ferreira (CPJ 4625) magda@opiniaopublica.pt

Carla Alexandra Soares, Pedro Silva.

DETENTORES DE MAIS DE 10% DO CAPITAL

SEDE, REDACÇÃO E PUBLICIDADE:

Naveprinter - Indústria Gráfica do Norte, SA Estrada Nacional, 14 - Maia

APOIO À REDACÇÃO:

Feliz Manuel Pereira António Jorge Pinto Couto

Rua 8 de Dezembro, 214 Antas S. Tiago - Apartado 410 4760-016 VN de Famalicão

DISTRIBUIÇÃO:

INTERNET

TIRAGEM DESTE NÚMERO:

REDACÇÃO: informacao@opiniaopublica.pt Carla Alexandra Soares (CICR-248), Cristina Azevedo (CPJ 5611), Magda Ferreira (CPJ 4625) e Sofia Abreu Silva (CPJ 10952).

DESPORTO: Jorge Humberto, José Clemente (CNID 297) e Pedro Silva (CICR220).

Jorge Alexandre

Motivação em Marcha - Publicidade, Lda.

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: OPINIÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva,

Francisco Araújo

Domingos Peixoto, Gouveia Ferreira, J. Mário Teixeira, Joaquim Loureiro, José Luís Araújo, Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

TÉCNICOS DE VENDAS:

GERÊNCIA: João Fernandes CAPITAL SOCIAL: 350.000,00 Euros.

www.opiniaopublica.pt comercial@opiniaopublica.pt Agostinha Bairrinho, Maria Fernanda Costa e Sónia Alexandra

PROPRIEDADE E EDITOR: EDITAVE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

CONTACTOS Redacção:

20.000 exemplares, nº 1042

Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149

NÚMERO DE REGISTO: 115673

Serviços Administrativos:

DEPÓSITO LEGAL: 48925/91

Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

IMPRESSÃO:


pública: 25 de Abril de 2012 3

cidade

Câmara preparou programa para preservar a tradição

Famalicão vai reviver Feira Franca de Maio A Feira Franca de Maio, também conhecida como Feira das Trocas, vai ter, este ano, uma dimensão maior através de um programa de revitalização e animação promovido pela Câmara Municipal de Famalicão. Constituindo-se como uma das maiores tradições do concelho, a par da Feira Grande de S. Miguel em Setembro, a Feira Franca de Maio foi perdendo alguma da sua vitalidade nos últimos anos, situação que a autarquia quer inverter. Instituídas por D. Sancho I em 1205, estas feiras deram um contributo importante na projecção do concelho durante séculos, por isso a autarquia entende de primordial importância recuperar esta tradição como forma de preservação e valorização da identidade famalicense. A feira vai decorrer de 5 a 8 de Maio, na Praça D. Maria II, fazendo regressar o certame ao local onde originalmente se realizava, no então denominado Campo Mouzinho de Albuquerque. “O que nós queremos é que estes quatro dias sejam uma forma de trazer para o presente, de trazer para a cidade, aquilo que ainda é hoje Famalicão nas zonas mais ruais e, acima de tudo, aquilo que Famalicão foi ao

António Freitas

Cristina Azevedo

Paulo Cunha apresentou o certame na Praça D. Maria II

longo da história”, referiu o vereador da Cultura, Paulo Cunha, na apresentação do certame à imprensa, na passada segundafeira. Os visitantes terão, assim, a oportunidade de comprar produtos hortícolas, fruta, flores, en-

chidos, mel, queijos, compotas e muitos outros produtos tradicionais, a maior parte deles adquiridos directamente ao produtor. Podem apreciar e também adquirir gado bovino, caprino, suíno, cavalos, aves de capoeira, coelhos, etc.

A animação também estará garantida, com enfoque para o folclore, as concertinas e os cantares do desafio, que surgirão em vários locais durante os quatro dias da feira. “É isto que também é o património imaterial: as nossas tradi-

ções, os nossos hábitos”, vincou Paulo Cunha, sublinhando a aposta da autarquia em preservar essa memória colectiva. “O que é mais importante num povo, até muito mais do que o património construído, é a memória… a memória das pessoas, a memória dos hábitos a memória das tradições, aquilo que são as nossas raízes”, defendeu o vereador, considerando que “um povo sem memória é um povo sem identidade”. E conclui: “nós queremos que Famalicão e os famalicenses sejam um povo de memória, um povo com identidade porque é essa identidade que nos fortalece”. Outro dos objectivos passa por envolver também os jovens nesta actividade. Por isso, além da animação típica, a cargo de vários grupos folclóricos do concelho, haverá noites diferentes nos bares que se situam nas proximidades da Praça D. Maria II, dirigidas aos mais novos. O programa da Feira Franca está orçado em três mil euros, um valor simbólico no entender de Paulo Cunha, que demonstra que “sem um grande esforço financeiro do município, é possível fazer um iniciativa como esta, com quatro dias de actividades, que vão envolver dezenas e dezenas de participantes”. pub

Famalicão ultrapassa a fasquia dos 10 mil desempregados O concelho de Famalicão já ultrapassou a fasquia dos 10 mil desempregados. Segundo os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de Março, estavam inscritas no Centro de Emprego 10.205 pessoas, mais 570 do que no mês anterior. Destes 10.205 desempregados, 9.556 estão à procura de nova colocação, enquanto 649 procuram o primeiro emprego. Cerca de metade estão desempregados há menos de um ano. A maior parte dos desempregados famalicenses situa-se na faixa etária dos 35 aos 54 anos (4.880 no total). O desemprego entre os jovens também começa a to-

mar proporções preocupantes. Em Março havia 1.096 jovens com menos de 25 anos inscritos no centro de empego e 1.803 entre os 25 e os 34 anos. De resto, o desemprego continua a bater máximos no distrito de Braga que, em Março, contabilizava 62.774 desempregados inscritos, mais 1.604 do que em Fevereiro. Comparando com o mesmo período do ano passado, há mais 10.413 inscritos nos centros de emprego. Famalicão continua a ser o terceiro concelho do distrito com maior número de pessoas sem emprego. A liderar o ranking está Braga, com 18.736 desempregados, seguido de Guimarães com 16.133.

Agostinho Lopes considera “absurdo” esvaziamento do Tribunal de Famalicão O deputado do PCP à Assembleia da República eleito por Braga, Agostinho Lopes, considera um “absurdo” o “esvaziamento de algumas das actuais valências do Tribunal de Famalicão, instalações modernas e recentes que custaram ao erário público cerca de 9 milhões de euros”. A posição do deputado comunista foi manifestada a semana passada, no final de um encontro que manteve com a delegação da Ordem dos Advogado de Famalicão, no decorrer de uma série de visitas e reuniões que realizou no distrito. “É completamente posta a nu, a falsa argumentação de quem fala em melhorar a qualidade e o acesso à Justiça dos cidadãos, e se prepara para reduzir o número

de juízes e funcionários judiciais, sobrecarregar juízos já hoje com excesso de processos e alargar as distâncias entre os cidadãos e as casas da Justiça, nomeadamente em zonas com deficientes ou inexistentes transportes públicos”, disse Agostinho Lopes, referindo-se ao caso do Tribunal de Famalicão e também do Tribunal de Cabeceiras de Basto que está previsto encerrar. Nesse sentido, o deputado promete que o combate a medidas como as previstas para a organização judicial no Distrito, estarão presentes na sua actividade parlamentar próxima e na intervenção política da DOR de Braga e organizações concelhias do PCP.


4

pública: 25 de Abril de 2012

cidade

Na última sessão da Assembleia Municipal de Famalicão

Armindo e Nuno Sá em discussão acesa Magda Ferreira nicipal, publicado recentemente, e quis saber quanto custou o seu Uma discussão acesa entre o pre- lançamento. Depois de vários desidente da Câmara Municipal de putados, também Luís Moniz, do Famalicão e o deputado do Par- PS, questionou o presidente da tido Socialista, Nuno Sá, marcou a autarquia sobre o valor dessa dessessão da Assembleia Municipal pesa e Armindo Costa respondeu(AM) de Famalicão, na última lhe assim: “Faça um requerimento sexta-feira. que a Câmara responde a tudo O deputado do PS não gostou que perguntou”. da forma como o presidente da CâA bancada do PS reagiu e o edil mara respondeu a algumas ques- acrescentou que não podiam estões colocadas pela oposição e foi perar que ele soubesse responder duro nas palavras que lhe dirigiu. na AM quanto custou o boletim Armindo Costa respondeu no municipal. “Temos que fazer aqui mesmo tom. perguntas que sejam minimaNo ponto em que se debatiam mente honestas”, criticou Aras informações sobre a actividade mindo Costa, defendendo que da Câmara Municipal, a oposição quem quer que ele responda na trouxe à baila o novo boletim mu- AM quanto custou aquela publi-

cação “não sabe o que é a Câmara Municipal”. A postura do autarca indignou a bancada socialista. “O sr. presidente vem para aqui com um estilo que não aceito”, afirmou o deputado Nuno Sá, lamentando a “avaliação de honestidade ou desonestidade de perguntas” efectuada pelo edil. E continuou: “Estas bancadas que aqui estão e estes senhores deputados foram eleitos pelos famalicenses, quer o senhor goste, quer não goste, precisamente para o fiscalizar e para o senhor dar respostas. E se não está habituado, nós não estamos habituados nem convivemos bem com esse estilo de patrão, que quando quer dar satisfações dá,

quando não quer não dá, e até se mostra mal-humorado”. Armindo Costa respondeu no mesmo tom a Nuno Sá: “Parafraseando o sr. deputado, que me esqueci o nome por lapso de memória, quer o senhor goste, quer não goste, eu sou o presidente da Câmara eleito por 60% dos famalicenses”. O autarca acusou ainda o deputado socialista de ter aquele discurso para “satisfazer o género dos seus camaradas”, uma vez que já se anunciou como candidato à liderança da Concelhia do PS. “Vir para a Assembleia, a ser pago pela Câmara Municipal, pelo erário público, para fazer campanha, eu não lhe admito”, ripostou. Nuno Sá não se ficou e voltou a

vincar a distância entre si e o presidente, afirmando gostar “de políticos com outra dimensão e com outro sentido democrático e até com outro sentido de humor”. “Não acho piada às graçolas, nem acho que lhe fique bem. E lamento que o sr. presidente da Câmara também seja pago pelos impostos dos famalicenses, para fazer a fraca figura que aqui faz”, concluiu. Armindo Costa foi quem fechou a discussão, afirmando que vai fornecer a Nuno Sá, sem ele o requerer, o custo de todos os boletins municipais editados neste último mandato, “para que V. Excª saiba quanto é que custou este, comparado com os anteriores”.

Na última sessão da Assembleia Municipal de Famalicão

Oposição analisa contas e trabalho da maioria Magda Ferreira A discussão do Relatório e Contas de 2011 da Câmara de Famalicão na última sessão da Assembleia Municipal, sexta-feira passada, acabou por ser uma análise da oposição aos três mandatos que a coligação PSD/CDS-PP já leva na liderança do executivo. Depois de uma longa discussão, os documentos foram aprovados com o voto a favor dos deputados da maioria, bem como de grande parte dos presidentes de junta. PS, CDU, BE e os autarcas de Joane e de Castelões votaram contra. Na introdução à discussão, o presidente da Câmara sublinhou que “num ano extremamente difícil”, a autarquia conseguiu uma execução de 81,2%, elevando o facto de a autonomia financeira do município ter subido, ao mesmo tempo que desceu o endividamento. Armindo Costa apresentou ainda como “positivo” o facto de a despesa de capital ter subido em 2011, ao passo que a despesa corrente desceu. As bancadas da maioria intervieram para confirmar o seu apoio

Maioria e oposição votaram relatório e contas de forma diferente

ao executivo municipal. Do lado do PSD, Álvaro Oliveira elogiou a Câmara pela “gestão criteriosa de recursos”, pelo investimento “com racionalidade”, pelo “rigor na gestão dos dinheiros”, forma de actuação que “se veio a traduzir numa diminuição drástica do endividamento”. O social democrata evidenciou pub

ainda a preocupação do município com os mais desfavorecidos, bem como o trabalho de que se “pode orgulhar” na cultura, educação e preservação do meio ambiente. Paulo Coelho, do CDS/PP, salientou que nos últimos 10 anos se assistiu a uma “acentuadíssima diminuição da dívida” da autarquia e a um “claro fortalecimento dos indicadores de saúde financeira, aliados a um enorme investimento infra-estrutural, nomeadamente nas redes de água, saneamento e estruturas viárias municipais”. A par da “sensibilidade social” do município, o deputado referiu a “gestão moderna, eficiente e equilibrada dos recursos”, a “colaboração estratégica” com os empreendedores privados e o alcance de “graus de execução dignos de registo” que colocam Famalicão nos “lugares cimeiros em termos de rigor na gestão das contas públicas”. Noutra linha, Luís Moniz, do PS, apontou que, em 2011, o investimento líquido do município não só

foi inferior ao de 2010, como ao de 2001, o último ano da Câmara socialista; que a aquisição de bens e serviços chegou a cerca de 22 milhões de euros, mais 8% do que em 2010; que as transferências para as freguesias diminuíram, enquanto os impostos directos cobrados aos famalicenses aumentaram na ordem dos 25%. Depois, acusou a maioria de falhar em diversas áreas da gestão autárquica, deixando aos famalicenses um legado que “não poderia ser mais dramático”, sobretudo porque “cerca de metade do seu território não dispõe de redes de saneamento”. A esta crítica, que, de resto, foi reiterada pelos outros partidos da oposição, o presidente da Câmara, Armindo Costa, respondeu com números: “Em 2001, quando cá chegamos, tínhamos 566 quilómetros de rede de água; em 2010 tínhamos 988. Em 2001 tínhamos 185 quilómetros de saneamento e hoje temos 512 quilómetros. Esta é a realidade”.

Pegando nesta comparação do edil, o deputado socialista Rubim Santos, depois de enumerar um conjunto de promessas ainda não cumpridas pela maioria, estabeleceu também ele um paralelo entre 2001 e 2011, para dizer que apesar de ter arrecadado mais receita, “em valor absoluto, a Câmara investiu menos em 2011 do que em 2001”. “Em percentagem, em 2001 o investimento representou 34% da receita total e em 2011 representou somente 21%. Esta é que é a triste realidade”. Perante estes dados, o socialdemocrata Jorge Paulo Oliveira – que já tinha intervido para sublinhar o bom posicionamento de Famalicão no anuário financeiro dos municípios portugueses – recordou que o próprio PS votou contra o relatório de contas de 2001. “Isso háde querer dizer alguma coisa”, atirou, deixando no ar a recordação da divisão que afectou o PS nas eleições de 2001, em que o anterior presidente concorreu como independente contra o próprio partido. Já antes, também Sílvio Sousa, da CDU, tinha lembrado que o projecto da coligação ainda não está cumprido, apesar do dinheiro gasto: “Estamos a falar de certa de 800 milhões de euros que já foram gastos, que tiveram de ir para algum lado e, portanto, há que questionar exactamente o que foi feito a esse dinheiro”. José Luís Araújo, do Bloco de Esquerda, procurou desmistificar o valor da redução da dívida conseguida em 10 anos, considerando que uma diminuição de 12 milhões de euros “não deixa de ser um feito positivo, mas não será um feito tão épico como tentam fazer parecer”. “É caso para perguntar que obras realmente estruturantes foram feitas nos últimos 10 anos que compensassem uma subida sucessiva das receitas?”.


cidade

Com seis acções terminadas em Março

ACIF forma 75 profissionais para o mercado de trabalho

Formandos do Curso Técnico de Cozinha

Durante o último mês, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) concluiu um total de seis acções de formação, habilitando para o mercado de trabalho 75 novos profissionais em diferentes áreas. Estas acções dotaram os formandos de competências para trabalharem por conta própria ou por conta de outrem, sendo que cerca de 50% ficaram integrados no mercado de trabalho. Os cursos concluídos durante o passado mês foram de Aprendizagem, de equivalência ao 12º ano, de Técnicos de Mesa Bar e Esteticista; Cursos de Educação e

Formação de Jovens (CEF), equivalência ao 9º ano, de Massagista e Técnico de Cozinha, e ainda cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), equivalência ao 12º ano, nas áreas de Cabeleireiro e Cozinha. A ACIF é já uma referência nas áreas da Hotelaria, Estética e Cabeleireiro, destacando-se pela qualidade da sua formação, bem como pela colocação dos seus formandos em locais de referência. Prova disso é a integração dos seus formandos em hotéis, casos do Hotel Sheraton, no Porto, ou do Hotel Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ou em restaurantes como

Tanoeiro, Massimo, Torres ou Páteo das Figueiras, em Famalicão, ou o Restaurante Turismo, em Barcelos. Em Cabeleireiro e Estética algumas formandas iniciaram o seu próprio negócio enquanto outras conseguiram colocação em salões de cabeleireiro e estética um pouco por todo o concelho de Famalicão. Entretanto, a ACIF prevê o início de cinco novos cursos de Aprendizagem nível III, com equivalência ao 12º ano, que incidirão nas áreas de Técnico Comercial, Técnico de Mesa Bar, Técnico de Cozinha/Pastelaria e ainda Esteticista/Cosmetologista. Estes cursos habilitam os formandos para o mercado de trabalho, através da obtenção de um certificado profissional, permitindo ainda um aumento das habilitações literárias. Estas formações destinam-se a pessoas com idade inferior a 25 anos que devem possuir o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente. Em situações excepcionais poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos em percursos formativos inseridos nos Cursos de Aprendizagem, com autorização prévia. As pré-inscrições estão abertas e os interessados devem deslocar-se às instalações da ACIF.

pública: 25 de Abril de 2012 5

Rotary promoveu formação para jovens líderes

O Rotary Club de Famalicão realizou neste mês de Abril um Ryla – Rotary Youth Leadership Awards, um evento de dimensão nacional que contou com a presença de 15 jovens de todo o país, que participaram num programa de formação para jovens líderes. Este programa realça alguns aspectos como a liderança, cidadania e crescimento pessoal procurando demonstrar o respeito e preocupação do Rotary com a juventude, concretamente com os jovens que prestam serviços à comunidade. O Rotary Club de Famalicão está convicto que esta iniciativa contribuirá para o desenvolvimento do futuro de cada jovem que participou neste Ryla, afirmando a sua vontade em realizar futuramente outras edições. O evento contou com a colaboração de várias entidades do concelho, nomeadamente Câmara Municipal, Citeve e as empresas Vieira de Castro e Famasete.

pub


6

pública: 25 de Abril de 2012

cidade

Organização da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática

Ofertas de emprego As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal www.netemprego.gov.pt utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego. Oferta nº: 587810784 Profissão: Tratador de Animais Agro Pecuária A Tempo Completo, disponibilidade para trabalho extraordinário, mínimo 4º ano de escolaridade, regime de trabalho por turnos, com ou sem experiência. Local: Vilarinho das Cambas ou Gavião Oferta nº: 587810785 Profissão: Trabalhador Indiferenciado - N/ Qualificado A Tempo Completo, disponibilidade para trabalho extraordinário, mínimo 6º ano de escolaridade, regime de trabalho por turnos, com ou sem experiência. Local: Vilarinho das Cambas ou Gavião Oferta nº: 587810786 Profissão: Cortador de Carnes Verdes A Tempo Completo, disponibilidade para trabalho extraordinário, mínimo 9º ano de escolaridade, regime de trabalho por turnos, com ou sem experiência. Local: Vilarinho das Cambas ou Gavião Oferta nº: 587810667 Profissão: Operador de Telemarketing Venda e Divulgação de Produtos, 9º ano. Local: Ribeirão Oferta nº: Modelista - Vestuário Profissão: 587811148 Modelista que possua conhecimentos de corte manual (tesoura eléctrica), com conhecimentos de CADFE e carta de ligeiros. Local: Esmeriz

Famalicão acolhe colóquio sobre filosofia prática no sábado Sofifiaa Abreu Silva Está marcado para o próximo sábado, dia 28 de Abril, em Famalicão, o II Colóquio Nacional da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP). A iniciativa foi apresentada na quarta-feira da semana passada. Depois de Braga, é a vez de Famalicão acolher este colóquio de âmbito nacional, que decorrerá sob o signo “Educação, Ética e Filosofia Prática”. A iniciativa reunirá, na Secundária D. Sancho I, vários filósofos práticos portugueses que apresentarão diversas comunicações. Maria Teresa Barbosa abordará “Uma visão prática da filosofia”; Domingos Faria falará sobre a “Tradição Socrática na sala de aula”; Eugénio Oliveira sobre “Educação, Ética e Filosofia Prática”; e António Vasconcelos pronunciar-se-á sobre a temática “Questionar o uso prático da Filosofia em consultoria, aconselhamento e orientação”. A iniciativa contará ainda, via Skype, com a intervenção de um dos mais reconhecidos filósofos práticos mundiais, Oscar Brenifier, da Universidade de Sorbonne, Paris, que abordará “A Filosofia prá-

que é algo complicado”. “A linguagem pode ser simples e muito informal e é isso que temos feito através de Filocafés que realizamos aqui em Famalicão. Ou seja, um debate de forma descomprometida”, refere. As inscrições para este colóquio podem ser feitas através do mail: apefp@iol.pt. Sócios, estudantes e professores pagam 5 euros e os restantes 10 euros.

Eugénio Oliveira será um dos oradores

tica como ciência da estrutura da mente humana”. Eugénio Oliveira, presidente da APEFP, explica que o objectivo deste colóquio é mostrar que a filosofia é para todas as idades. “Destina-se a professores, estudantes e a todos os interessados na área da ética e da filosofia. A filosofia está na escola de uma

Secundária Camilo celebrou Concentração de cloro no ar Abril com exibição de filmes das piscinas causa susto Uma anomalia ao nível da circulação do ar nas Piscinas Municipais da cidade, ao final do dia da passada segunda-feira, levou a que algumas crianças tivessem que ser assistidas no hospital, embora sem consequências de maior, e ao encerramento temporário do espaço desportivo. A anomalia levou a que houvesse uma maior concentração de cloro no ar, o que provocou alguma irritação ao nível das vias respiratórias superiores, sobretudo junto dos nadadores de competição. “Quatro ou cinco miúdos foram assistidas no hospital, com oxigénio, mas estão bem e tiveram alta pouco depois”, assegurou ao OP Pedro Faia, técnico da Câmara Munici-

Oferta nº: 587810571 Profissão: Cozinheiro Cozinheiro com experiencia (300 Refeições/ dia). Disponibilidade imediata. Local: Lousado Oferta nº: 587811238 Profissão: Escriturário Contabilidade (part-time) Conhecimentos de SNC e Software Primavera Profissional, 12º ano. Local: Riba de Ave Oferta nº: 587810733 Profissão: Estampador Manual Têxteis Estampador com experiencia ao quadro ou preparador (afinador/pesador) de tintas, 6º ano Local: Fradelos Oferta nº: Várias Profissão: Costureiras A Tempo Completo, com experiencia em máquinas ponto corrido e corte e coze Local: Oliveira Santa Maria, Carreira, Cavalões, Vale S. Cosme, Bairro, Delães, Calendário, Fradelos e Ruivães Alerta-se para a possibilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação. Para mais informações contactar o Centro de Emprego de Famalicão, na Alameda Padre Manuel Simões, 222, ou pelo Telefone 252 501 100

forma formal a partir do 10º ano, mas nós temos tido, para além do ensino, um papel importante na promoção da filosofia nos museus, bibliotecas e junto das crianças. Queremos que a filosofia seja para todos”, sustenta. Para Eugénio Oliveira o importante é desmistificar a ideia de que a “filosofia é uma coisa de elites,

Livro lançado Entretanto, foi apresentado ontem, terça-feira, o livro da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, intitulado “Temas de Hoje, Temas de Sempre – educação, ética e filosofia prática”. Trata-se de uma compilação de artigos e comunicações dos convidados oradores das palestras dos Filocafés e de artigos publicados em jornais locais e nacionais. “É um livro cujos artigos constituem um bom recurso pedagógico e científico para toda a comunidade civil e académica. Os artigos reflectem temas que trespassam a história e são temas de hoje e em debate público”, explicou Eugénio Oliveira.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco dinamizou a actividade "Abril no Cinema" com a projeção do filme "Capitães de Abril". A plateia, composta essencialmente por alunos do 11º ano, demonstrou enorme interesse na projeção do filme, que é um retrato da Revolução dos Cravos que mudou a história portuguesa na década de 70. A iniciativa contou com a presença do vice-presidente da Câ-

mara e vereador da Cultura, Paulo Cunha, que fez uma intervenção final, onde realçou a importância da memória coletiva, que permite a todos os que não vivenciaram o 25 de Abril de 74 reconhecerem a relevância da vida em democracia. A propósito das conquistas relativas à liberdade, Paulo Cunha mostrou ainda aos alunos que importa que todos respeitem a liberdade dos outros, pois só assim poderão usufruir plenamente da sua.

pal e presidente do GD Natação de Famalicão, garantindo ainda que “tudo não passou de um susto” e que se tratou de “uma situação pontual, que não se voltará a repetir”. “Foi uma coisa passageira e os miúdos nem tiveram que fazer tratamento adicional”, acrescentou o responsável. Na manhã de terça-feira, os técnicos repararam a avaria e as piscinas reabriram por volta do meio-dia, funcionando normalmente. O problema ter-se-á verificado na circulação do ar, já que o delegado de saúde deslocou-se às piscinas e “confirmou que ao nível da água estava tudo bem”, conta Pedro Faia.

Adrave promove dança no Parque da Juventude A Agência de Desenvolvimento Regional Adrave promove no próximo domingo, dia 29, no Parque da Juventude, a partir das 15 horas, uma actividade comemorativa do Dia Mundial da Dança, com dança ao vivo. Sob a orientação de professores especializados, em colaboração com a Dance Box Studios, serão apresentados e experimentados com o público vários estilos de dança, designadamente o Hip Hop Kids, o New Style, o Urban Fusion, as Danças de Salão, o House. Seguidamente, será realizada uma actividade simbólica intitulada “Abraço ao Parque”, em sinal de respeito e de amor pela natureza e pelos espaços verdes. A participação é livre.


publicidade

pĂşblica: 25 de Abril de 2012 7


8

pública: 25 de Abril de 2012

PJ detém suspeitos de assaltos armados em Riba d’Ave Três indivíduos foram detidos, a semana passada, por assaltos à mão armada na via pública em Famalicão, mais concretamente em Riba d’Ave, e Santo Tirso. A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, anunciou, na quarta-feira da semana passada, a detenção dos três suspeitos que, em Março, realizaram oito roubos à mão armada em plena via pública nas zonas de Famalicão e Santo Tirso. De acordo com a polícia, foram recolhidos elementos da prática pelos arguidos de três roubos, ocorridos a 25 de Março, em Riba d’Ave. Os detidos, violentos, estão ainda indiciados como autores de outros cinco roubos cometidos na mesma data em localidades próximas do concelho vizinho de Santo Tirso. A PJ conta que “os assaltos foram efectuados à noite, abordando jovens na via pública e apropriando-se de dinheiro e objectos pessoais que estes possuíam, alguns dos quais foram agora recuperados”. As vítimas são todas jovens que seguiam a pé na rua e foram ameaçadas com uma pistola de plástico, além de agredidas e roubadas. O trio violento actuou na madrugada do passado dia 25 de Março, começando por atacar na vila de Riba d’Ave, onde fez logo três vítimas, a quem apontaram a réplica da arma de fogo para roubar telemóveis, relógios e um mp4, entre outros objectos de valor. Uma das vítimas foi agredida pelos ladrões, que seguiram depois para Santo Tirso, onde fizeram mais cinco roubos. Os detidos têm idades entre os 20 e 21 anos e residem em Guimarães. Um deles está desempregado, o outro é estudante e outro exerce a profissão de embalador.

Queixas de agressão levam à apreensão de armas em S. Mateus e Bente

freguesias

Obra da paróquia arrancou sexta-feira e ficará concluída dentro de um ano e meio

Landim vai ter um novo centro social Cristina Azevedo trabalho que toda a comunidade terá agora pela frente na angariação da A paróquia de Landim lançou, na verba necessária para a realização passada sexta-feira, a primeira pe- da obra, que está orçada em 1,5 midra do novo Centro Social e Paro- lhões de euros, contando com uma quial, numa cerimónia que contou comparticipação do Programa Opecom a presença de entidades civis e racional Potencial Humano (POPH) religiosas e de algumas dezenas de no valor de 365 mil euros. populares. Esta é uma obra há muito No discurso que proferiu, o pádesejada pela comunidade e deverá roco Armindo Paulo recordou que, ficar concluída dentro de um ano e desde 2007, altura em que o terreno meio. foi adquirido, “nunca foi opção deO equipamento será construído sistir”, ainda que se tenham passado junto às actuais instalações do cen- “anos de dedicação e de preocupatro social, situadas no real Colégio ção”. O sacerdote agradeceu à auD. Diogo, e vai albergar um lar resi- tarquia pelo facto de “acreditar” no dencial com capacidade para acolher projecto e pediu à Segurança Social 12 jovens portadores de deficiência, para que “continue a apoiar” o Cenbem como serviço de apoio domici- tro Social e Paroquial “hoje e no fuliário e Centro de Dia. turo”. A cerimónia de bênção e lançaDesde 2007 que a população tem mento da primeira pedra foi presi- contribuído todos os meses para um dida pelo arcebispo primaz de Braga, fundo, tendo “a campanha dos cinco D. Jorge Ortiga, e pelo presidente da euros conseguido reunir já perto de Câmara de Famalicão, Armindo 200 mil euros”, conforme revelou o Costa. Estiveram também presentes o pároco, indicando que, “das 1.400 director do Centro Distrital de Braga famílias da paróquia, 1.100 têm sido da Segurança Social, Rui Barreira; o assíduas no contributo”. Afirmando, arcipreste de Famalicão, padre Mário que “é nos tempos difíceis que o esMartins, o pároco de Landim, padre sencial se realiza”, o sacerdote apeArmindo Paulo, e o presidente da lou, mais uma vez, à união dos lanJunta de Freguesia, Carlos Ferreira. dinenses. Todos foram unânimes em recoArmindo Costa, por seu lado, lemnhecer a importância social do equi- brou que o município pagou o propamento, mas também em vincar o jecto e comparticipou com 50 mil eu-

ros na compra do terreno. Um apoio, de resto, concedido a outros equipamentos do género no concelho e que o edil considera “que agora estão a ser importante no combate a situações socialmente graves, que se devem à crise económica que estamos a viver”. Por seu lado, D. Jorge Ortiga revelou-se ao mesmo tempo “feliz e preocupado”. Regozijou-se com o avanço de mais uma obra social ligada à igreja e à fé, mas confessou também o seu “temor” com a capacidade da paróquia em pagar a totalidade da obra. Também o autarca de Landim sublinhou o esforço que todos terão que fazer e garantiu, desde já, o empenhamento da Junta de Freguesia, considerando que “numa freguesia com uma taxa de envelhecimento considerável, em que muitas pessoas necessitam de apoio na área social, a concretização desta obra é extremamente fundamental para minimizar essas necessidades”. A cerimónia terminou com a celebração de uma eucaristia, seguida de um lanche convívio para toda a comunidade. veja em www.famatv.pt ou

Cristina Azevedo

A GNR, através do Posto Territorial de Riba d’ Ave, apreendeu três armas ilegais a um homem de 23 anos suspeito de agredir uns vizinhos, em Oliveira S. Mateus. Em cumprimento de um mandado judicial, a GNR de Riba d’ Ave realizou, na passada sexta-feira, dia 20, uma busca domiciliária à residência do suspeito e encontrou uma soqueira, um ferro revestido com tubo de mangueira em jeito de bastão e uma matraca, consideradas armas proibidas que foram apreendidas, bem como uma faca. O homem de 23 anos foi detido por posse de arma ilegal e restituído à liberdade enquanto decorre o inquérito, que foi despoletado por agressões a vizinhos. Também na passada semana, a GNR de Riba d’ Ave apreendeu duas armas de fogo a uma mulher de cerca de 70 anos, residente em Bente. Concretamente, a Guarda apreendeu uma pistola de calibre 6.35 mm da qual a mulher tinha licença de detenção no domicílio, mas a que faltavam outros requisitos legais, pelo que lhe foram instaurados três autos de contra-ordenação. A GNR apreendeu ainda uma pistola de alarme, uma faca e uma tesoura. Estas apreensões decorrem de um inquérito por alegada agressão e ameaças a um homem com quem a mulher vive e em que terão sido utilizadas a faca e a tesoura.

Momento do lançamento da primeira pedra do centro social


pública: 25 de Abril de 2012 9

freguesias

Isabel Alçada encontrou-se com alunos na EB 2,3 de Ribeirão

A escrirtora falou dos seus livros “Uma Aventura” aos alunos

No dia 16 de Abril os alunos dos 5º e 6º anos da escola EB 2,3 de Ribeirão encontraramse com uma das autoras da colecção “Uma Aventura”, Isabel Alçada. A escritora começou por dizer que as aventuras que conta partem sempre de uma situação real vivida por ela e pela amiga Ana Magalhães. Exemplificou com a obra “Uma Aventura no Palácio da Pena”, contando que quando era pequena

houve um grande incêndio na serra de Sintra e ela, juntamente com o seu grupo de amigos, decidiram levar umas sandes aos bombeiros para eles terem mais energia para combater as chamas. Acabaram por apanhar um grande susto; anos mais tarde esta experiência transformou-se num livro. Um aluno perguntou-lhe por que razão não deixou crescer as personagens e ela

respondeu que o tipo de aventuras vividas por este grupo de amigos era próprio de adolescentes, por isso não podiam ter outra idade. Curiosos, vários alunos quiseram saber se os habitantes dos locais onde se passam as histórias contribuem para a história, ao que Isabel Alçada respondeu que normalmente aproveitam para conversar com as pessoas para saber as curiosidades daquela terra, de modo que os habitantes contribuem, mas sem o saberem. E de seguida deliciou os alunos com algumas peripécias que aconteceram em diferentes locais. Uma aluna quis saber ainda como foi a experiência como ministra da Educação ao que Isabel Alçada respondeu que foi um grande desafio que lhe fizeram e ela aceitou, porque considerou uma honra contribuir para o desenvolvimento do país. O encontro terminou com a promessa de “Uma Aventura” para breve e alguns conselhos para ser um bom leitor.

Crianças e idosos de Antas e Calendário realizam actividades conjuntas Num dia diferente, num ateliê de pintura, crianças e pessoas idosas interagiram, partilhando novas experiências e procurando dar vida e cor às propostas do Ano Europeu para Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações. Desta vez os protagonistas foram utentes da Associação de Moradores das Lameiras, Associação Gerações, Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Antas e Centro Social de Calendário, quatro instituições da Comissão Social Inter-freguesias de Antas e Calendário (CSIFAC) da Rede Social, que no dia 17 de Abril se encontraram nas instalações da Associação Gerações para concretizarem esta nova forma de ocupar os tempos.

Foi uma tarde animada para os participantes, onde para além de se divertirem a pintar um logótipo alusivo ao Ano Europeu, puderam conhecer novas pessoas, de diferentes faixas etárias, conhecer um novo espaço e fortalecer os laços entre as instituições presentes. Acima de tudo promoveu-se a troca de experiências entre crianças e idosos, quebrando as “barreiras sociais e psicológicas” e promovendo a compreensão, o respeito mútuo, a habilidade de lidar com as diferenças e de perceber semelhanças de interesses em temas vitais. No próximo dia 24 de Maio, será dinamizado o segundo Encontro Intergeracional e que terá lugar no Museu da Industria Têxtil.

pub


10

pública: 25 de Abril de 2012

publicidade Anuncio Informação: A empresa “TOMORROW – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA”, pessoa colectiva nº 506 949 532, com sede na Avenida Marechal Humberto Delgado, nº 235 – Antas, Vila Nova de Famalicão, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Nova de Famalicão sob o nº 506 949 532 legalmente representada pelo único socio gerente João Carlos Gonçalves de Oliveira, solteiro, maior, contribuinte fiscal nº 210 584 548, natural de Venezuela, residente em Avenida Marechal Humberto Delgado, nº 541, 6º direito, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão, (B.I. nº 11524654, emitido em 05/07/2006, pelos SIC de Braga), detentora do franchising ERA com loja sita na Avenida Marechal Humberto Delgado, nº 235 freguesia de Antas, no concelho de Vila Nova de Famalicão, torna publico que esta empresa deixou de ser detentora do franchising ERA na citada loja, passando este a ser de pertença da empresa “DESFECHOFELIZ – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA”, NIPC 509 130 941, com sede no Lugar do Bom Sucesso, Rua 1, nº 15, freguesia de Vila de Prado, concelho de Vila Verde, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Braga, sob o número cinco zero nove um três zero nove quatro um, legalmente representada por João Carlos Gonçalves de Oliveira, solteiro, maior, contribuinte fiscal nº 210 584 548, natural de Venezuela, residente em Avenida Marechal Humberto Delgado, nº 541, 6º direito, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão, (B.I. nº 11524654, emitido em 05/07/2006, pelos SIC de Braga) e Elisabete Martins de Carvalho Lima, casada, contribuinte fiscal nº 219 832 978, natural da freguesia de Gavião, concelho de Vila Nova de Famalicão, residente em Rua D. Sancho I nº 12, 2º esquerdo, freguesia e concelho de Vila Nova de Famalicão, portadora do Cartão de Cidadão nº 11066332 2ZZ7, válido até 31/07/2014 emitido pelo Estado Português, nas respectivas qualidades, ele de um dos dois sócios e dos três gerente, e ela uma das gerentes da dita sociedade cessionária, com todas as consequências legais, nomeadamente, a cessão de posição contratual em todos os contratos de mediação imobiliária realizados com a empresa “TOMORROW – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA”, até à data de 1 de Setembro de 2011. Informamos todos os nossos clientes que a partir da data de 1 de Setembro de 2011 o cessionário “DESFECHOFELIZ – MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA” assume a titularidade de direitos e deveres, débitos e créditos, e acessórios, de todos os contratos de mediação imobiliária, mantendo-se imutável/inalterável o conteúdo e a razão de ser dos contratos.

Freguesia de Esmeriz EDITAL A Assembleia de Freguesia de Esmeriz, irá reunir em Sessão ordinária, no próximo dia 27 de Abril (sexta-feira), pelas 21 horas, na CASA DE ESMERIZ, com a seguinte ordem de trabalho: 1. Antes da ordem do dia; 2. 1º Revisão Orçamental; 3. Aprovação e votação do Relatório de Contas de 2011; 4. Outros assuntos do interesse da Freguesia; 5. Depois da ordem do dia. Esmeriz, 19 de Abril de 2012 O Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmeriz Artur Jorge Sampaio Fernandes da Silva

COLABORADORA DE PONTO CORRIDO (COM EXPERIENCIA) NINE

252961022

OPORTUNIDADE!!! Lote de terreno com 1037m2. Em Vale S. Cosme, lugar sossegado, bons acessos, boa exposição solar, vista desafogada, 20m de frente, plano, saneamento e estacionamento.

CONTACTO:914 094 401

Transportes De Mercadorias

- Efectuamos Mudanças - Fazemos Distribuição de publicidade ALVARÁ N.º 14030/2007 Tlm. 968 380 719 - 916 938 215 E-mail: franciscopinto_@hotmail.com

A.R.C. A FLOR DO MONTE CARREIRA - VNF Pelas 14h30 Abertura das inscrições (5 malhas por jogador) Sábado 28 Abril (torneio de chincalhão e pau limpo) PRÉMIOS: 1º < 100 malhas 2º < 2 presuntos 3º < 2 bacalhaus 4º < 2 frangos 5º < 2 garrafas de whisky 6º < 2 garrafas de vinho do porto Domingo 29 Abril (torneio de sueca e pau limpo) PRÉMIOS: 1º < 2 bacalhaus 2º < 2 frangos 3º < 2 garrafas de whisky 4º < 2 garrafas de vinho do porto

Comissão de festas de Santa Marinha de Landim 2012 Angariação de Fundos dias 5 e 6 de Maio Sábado dia 5 (campeonato de malha) 1º prémio – 2 bicicletas 2º prémio – 2 bacalhaus 3º prémio – 2 frangos 4º prémio – 2 garrafas de whisky 5º prémio – 2 coelhos 6º prémio – 2 garrafas de vinho do porto Domingo dia 6 das 15h (campeonato de sueca) - Com prémios até ao 4º classificado - No local a tradicional tasquinha com bons petiscos e bons vinhos - No sábado o jantar terá animação (surpresa)

RAPAZ 1ª VEZ ATENDE SÓ SENHORAS PRAZER GARANTIDO... TODOS OS DIAS CONTACTO: 914 417 437

ARRENDA-SE T1 COM GARAGEM FECHADA, PERTO DA ESTAÇÃO Contacto: 916 355 179


pública: 25 de Abril de 2012 11

freguesias

Teatro da Didáxis de S. Cosme e Riba de Ave subiu ao palco da Casa das Artes O Núcleo de Teatro da Didáxis de Vale S. Cosme, em parceria com a Cooperativa de Ensino de Riba d' Ave, apresentou na manhã do passado dia 18, na Casa das Artes de Famalicão, a peça " Feiticeiro De Oz ". Esta dramatização, inserida na IV Mostra de Teatro Escolar, levou alegria as centenas de crianças que aplaudiram o trabalho cénico dos actores. Esta encenação fez parte de um trio de peças (Piratas das Caraíbas e Braveheart ) que resultou num grande espectáculo intitulado "Filmes no Coração ", encenado por Carlos Alexandre Silva, que esteve em cena no Grande Auditório da Casa das Artes, no dia 28 de Março. O Núcleo de teatro da Didáxis tem vindo a desenvolver um trabalho que incute valores artísticos e teatrais na sociedade famalicense há cerca de dez anos.

PSD critica site da Junta de Joane O Núcleo de Joane do Partido Social democrata (PSD) veio, esta semana, a publico acusar a Junta de Freguesia daquela vila de “desleixo” no que diz respeito ao site da autarquia na internet. Em comunicado à imprensa, o PSD afirma que o site da Junta está com “informação desatualizada desde há meio ano”, referindo que o destaque mais recente do endereço www.jf-joane.pt ainda chama para as comemorações do 30º aniversário da Sociedade Columbófila, que decorreram em

Outubro de 2011. Outro exemplo apontado é o facto de, em termos de agenda desportiva, fazer referência ao jogo Amarante-GD Joane, que data de Maio de 2011. Por estes motivos, o PSD Joane conclui que “o site da Junta apenas atrapalha”, lamentando “o desmazelo do executivo” e considerando que “a falta de informações no site deixa os cidadãos mais distantes do executivo e da política”. Considerando ainda que “a Junta dispõe de recursos suficientes para o efeito”, os social-

democratas acusam o executivo socialista de “abdicar inexplicavelmente de utilizar um instrumento importante de comunicação”. E lembram que, durante a campanha eleitoral, o PS prometeu “promover a publicação no site da Junta de ofertas de emprego da região”. “Trata-se de mais um compromisso que o PS não conseguiu realizar”, atira o PSD joanense, que diz “aguardar a actualização do site e que novas funcionalidades sejam introduzidas”.

Camilo Lélis doa quadro a favor do lar de idosos de Calendário O pintor famalicense Camilo Lélis ofereceu um quadro (1000x715 cm) com a Igreja de S. Julião (na foto) para ser leiloado em favor da construção do Lar de Idosos e Centro de Dia de Calendário. Os interessados na sua aquisição devem enviar proposta por carta para o Centro Social ou para o Cartório Paroquial, podendo ainda utilizar os email: geral@cscalendario.com e paroquiadecalendario@diocese-braga.pt. A base de licitação é de 350 euros. pub


12

pública: 25 de Abril de 2012

Caminhada da Primavera em Arnoso A chegada da nova estação serve de mote para a organização da “Caminhada Primavera”, que a associação juvenil Quebraritmo, de Arnoso Santa Eulália, leva a cabo no próximo sábado, dia 28, em colaboração com a EBI de Arnoso Santa Maria. Assim, pelas 14h30, os alunos daquela escola “fazem-se ao caminho”, no âmbito de um projecto de colaboração que a Quebraritmo estabeleceu com a EBI. Espera-se uma tarde de convívio, de descoberta e também de aventura. No final haverá oferta de lanche.

Dádiva de sangue em Outiz Na próxima terça-feira, 1 de Maio, a Associação de Dadores de Sangue de Famalicão promove uma “Colheita de Sangue” no salão paroquial de Outiz, com o apoio Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 e da Junta de Freguesia. Será realizada entre as 9h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue do Porto e é aberta à população em geral.

Semana Cultural anima Landim Arranca esta quarta-feira, dia 25, a VII Semana Cultural de Ladim, promovida pela paróquia, e que se vai prolongar até ao próximo domingo, dia 29, com várias actividades. Assim, esta quarta-feira, é inaugurada uma exposição de pintura e fotografia, de Carlos Miguel, no Real Colégio, pelas 21 horas, seguida de um momento musical. No dia 26, também no Real Colégio terá lugar a conferência “Música: Genialidade ou Diversidade”, a partir das 21 horas. A música volta a estar em destaque, no dia 27, com um concerto de Páscoa pela Cappella Musical da Paróquia, às 21h15, na Igreja do Mosteiro. Já no dia 28, o programa propõe uma tarde à “Conversa com Instrumentos”, para todos os grupos da comunidade, a partir das 14h30 no Real Colégio. O programa termina no domingo, dia 29, com a eucaristia, pelas 11 horas, seguida de procissão.

Teatro em Seide S. Miguel Prossegue no próximo sábado, dia 28, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, o Festival de Teatro Amador “Terras de Camilo”. Pelas 21h30 sobe ao palco o grupo A Turma da Segunda, da Escola Valentim de Carvalho (Porto) com a peça “Mulheres”, de Shakespeare. A entrada é gratuita.

Cabeçudos e Esmeriz celebram aniversário do pároco A Unidade Pastoral de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira celebra no próximo domingo, dia 29, o aniversário natalício do seu pároco, o padre Mário Martins, também arcipreste de Famalicão. As três paróquias promoverão em conjunto uma festa convívio, aberta à participação de todos os paroquianos das três comunidades. Assim, depois da celebração das eucaristias na manhã de domingo, tendo cada uma das comunidades oportunidade de celebrar o Dia do Bom Pastor, o convívio terá início às 13 horas, na Quinta Pereira, gentilmente cedida para o efeito. Depois do almoço, às 14h30, tem início a tarde recreativa com vários momentos de animação promovidos por diferentes movimentos da Unidade Pastoral.

Noite de fado em benefício do Centro Social de Requião O Centro Social Paroquial de Requião promove, no próximo dia 30 de Abril, uma noite de fado, na Casa das Artes de Famalicão, com o propósito de angariação de fundos para as obras de construção do referido centro. O espectáculo inicia pelas 21 horas e conta com a participação da fadista Gisela João. Cada bilhete corresponde a 25 “fados” e dá oportunidade ao seu portador de se fazer acompanhar por mais uma pessoa. Os bilhetes podem ser adquiridos junto de qualquer elemento da direção do Centro Social ou na Casa das Artes. Refira-se que o equipamento em construção em Requião terá as valências de creche, apoio domiciliário, centro de dia e lar de idosos.

freguesias

Academia das Ciências animou Secundária de Joane De 11 a 13 de Abril, a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, promoveu uma “Academia das Ciências”, envolvendo diversas actividades que englobaram as áreas científicas de Matemática, Física e Química, Biologia e Geologia, Eletrotecnia e Informática. Durante estes dias foram realizados inúmeros eventos, como palestras, nomeadamente “Investigação sobre o cancro” que contou com a presença da mestre Julieta Afonso e “A Química e a Poesia”, com o professor João Paiva. Realizaram-se ainda um rastreio visual, uma dádiva de sangue, jogos matemáticos, bem como uma exposição interativa intitulada “Onde está a ciência?”, com a participação dos grupos da área das ciências. O consultório da saúde com medições da tensão arterial, da taxa de glicémia, altura/peso; uma mostra de xaropes caseiros e jogos didáticos relacionados com os hábitos alimentares foram outras actividades que completaram o programa. Os alunos que participaram revelaram que “a ini-

ciativa mostrou-se muito interessante”, e que foi possível abordar os temas “de forma engraçada, e cativante”. Para além disso, o balanço desta atividade foi bastante positivo, atendendo aos resultados dos inquéritos de satisfação aplicados aos participantes.

Forave estabelece parceria com a ActionCOACH Portugal A escola profissional Forave estabeleceu recentemente uma parceria com a ActionCOACH, a maior empresa de coaching empresarial do mundo. Com sede nos Estados Unidos opera em mais de 30 países através de 1200 coaches e foi fundada por Brad Sugars empresário australiano e um dos mais famosos oradores do mundo, relacionados com o coaching empresarial. Em resultado desta parceria, feita através da ActionCOACH Portugal, já teve lugar o primeiro evento, nas instalações do Centro Novas Oportunidades da Forave, no Lago Discount, em Ribeirão. Tratou-se de um seminário sobre o tema “4 Passos para o Sucesso das Empresas do Vale do Ave” apresentado pelo coach Paulo Pereira. Estão previstos três novos eventos, o primeiro a realizar no dia 8 de Maio, subordinado ao tema “ Como Vender com Sucesso em Tempos Difíceis”. No dia 5 de Junho arrancará a Aca-

demia de Negócios destinada a empresários e, em 12 de Junho, a Academia de Vendas destinada a técnicos comerciais.

Externato de Riba d’Ave vencedor regional do “Isto é uma ideia…” No âmbito do concurso “Isto é uma ideia…”, realizou-se no passado dia 18, no Citeve de Famalicão, a final regional desta competição. O Externato Delfim Ferreira, de Riba d’Ave, fez-se representar pelos alunos Ana Sofia Campos, Isabel Barbosa e Fábio Nunes que, após a apresentação de todas as ideias, foram anunciados como os grandes vencedores. A equipa, que adoptou o nome “Save Group”, defendeu a comercialização de câmaras de vigilância para ajudar na vigia das praias portuguesas, tendo como forma de reconhecimento dos banhistas as suas características biométricas. Com originalidade, confiança e mostrando o verdadeiro empreendedorismo, estes três jovens defenderam a ideia resultante de muito trabalho em conjunto. Estão agora apurados para a final nacional, que se irá realizar no dia 26 de Abril, na Alfândega do Porto. Os colegas e a professora Anabela Salgado, que acompanharam o grupo, saíram muitíssimo orgulhosos com o a prestação do “Save Group”.

Francisco Louçã em Riba d’Ave

Cinema português em S. Migue-o-Anjo

O Bloco de Esquerda de Famalicão vai integrar a jornada nacional que o partido vai levar a cabo “contra o governo da troika” e, na próxima sexta-feira, dia 27, o dirigente nacional Francisco Louçã vai estar em Riba d’Ave para um comício às 21h30. A acção tem lugar na Junta de Freguesia, e contará com as intervenções de com as intervenções de Francisco Louçã, Pedro Soares e Adelino Mota.

O Salão do Centro Social, Cultural e Recreativo de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recebe no próximo domingo, dia 29, mais uma sessão do CineDomingo, desta vez com a exibição do filme português de 1945, “A Vizinha do Lado”. A iniciativa, com início às 15h30, é promovida pela associação Amarcultura e a entrada é livre.


pública: 25 de Abril de 2012 13

cultura

Título de mais um volume da obra política de Bernardino Machado

Concurso promovido pela Biblioteca Municipal

“Bernardino Machado: Do Regicídio à implantação da República” é o título de mais um volume da obra política de Bernardino Machado, que foi apresentado, no passado sábado, no Museu Bernardino Machado, com a presença do veerador da Cultura, Paulo Cunha. A Câmara Municipal de Famalicão, aquele museu e as Edições Húmus continuam, assim, com a publicação das respetivas Obras de Bernardino Machado, cujo II Tomo compreende os anos de 1908 a 1910, fase histórica que compreende o Regicídio que caminha para a Implantação da República em Portugal, na intensidade da ditadura franquista. Com a coordenação científica de Norberto Cunha, que é também coordenador científico do museu, os textos que compõem o II Tomo refletem a actividade de Bernardino Machado no campo da propaganda eleitoral pelo ideal republicano (acreditando Bernardino Machado que a revolução deveria ser mais um acto político do que militar), discursando um pouco por todo o país, de norte a sul, seja nas eleições municipais ou nas eleições para o Parlamento, muitas vezes em centros republicanos

António Freitas

Famalicão lança “Do Regicídio Famalicão distinguiu à Implantação da República” vencedores do concurso Poemas Ilustrados

Paulo Cunha e Norberto Cunha apresentaram a obra

já existentes e em outros que inaugura. O II Tomo da obra política de Bernardino Machado contém, desta forma, textos como “A Concentração Monárquica” (1908), “Eleições Locais” (1908), “Orientação e Tática Republicana” (1909), “A Lógica dos Acontecimentos” (1910), “A Monarquia e a Tutela Estrangeira” (1910) e da obra “Pela República: 1908-1909 – II” (1910), volumes já completamente esgotados no plano editorial, sendo agora novamente editados. Paralelamente, este II Tomo,

tem textos e entrevistas de Bernardino Machado publicados apenas uma única vez na imprensa portuguesa e estrangeira, caso de jornais como “A Beira”, “O Imparcial”, “Diário de Notícias”, “O Mundo”, “A Vanguarda”, “República”, “O Norte”, “Voz Pública”, “A Luta”, “O Primeiro de Janeiro” e de “O Século”; por seu turno, dos jornais internacionais, principalmente entrevistas, temos “Le Matin” (França), “Diário Português” (Rio de Janeiro, Brasil), ou no “Haroldo de Madrid” e em “Huelva” (Espanha).

B Fachada actua na Casa das Artes Dança e música são as propostas da Casa das Artes para o próximo fim-de-semana. No sábado, dia 28, B Fachada actua no café concerto, pelas 23 horas. Neste momento B Fachada já não precisará de grandes apresentações, nem será rebatível que é o maior cantautor da sua geração em Portugal, e um dos grandes desde a revolução de Abril. Editou no início do Verão mais um marco da produção artística nacional, com “Deus, Pátria e Família”, um magnífico bilhete de 20 minutos para José Mário Branco e um verdadeiro manual (deliberadamente mal disfarçado) do que há para pensarmos neste momento tão

particular do nosso país. Aos 26 anos B Fachada possui já uma discografia muito considerável, tendo mantido a promessa dos dois discos ao ano sem qualquer desvio de rota. A entrada custa sete euros. Já no sábado, pelas 21h30, e no domingo, pelas 18 horas, a Casa das Artes associação à comemorações do Dia Mundial da Dança com o espectáculo “Vai e vem…de trocadilhos” pela ALÉM DANÇA. O espectáculo é um é um bailado que e foi criado pela ALÉMDADANÇA baseado na leitura dos dois livros de Lewis Carroll “Alice no pais das maravilhas” e “Alice do outro lado do espelho”.

A Câmara Municipal de Famalicão entregou, na passada segunda-feira, Dia Mundial do Livro, os prémios do concurso de Poemas Ilustrados, promovido pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, numa cerimónia que contou com as presenças do vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha, e do escritor João Manuel Ribeiro. O Concurso de Poemas Ilustrados é uma iniciativa anual, que vai já na sua 9.ª edição. Teve início no passado mês de Janeiro e decorreu no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, tendo como objectivo estimular nas crianças e jovens o interesse por outras formas de literatura que não devem restringir-se pela habitual narrativa, ficção, romance e outras. O gosto pela poesia como outra forma de escrita e de leitura deve ser estimulado desde cedo e é por isso que esta iniciativa se destina especialmente aos alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade. Anualmente, o concurso

propõe os textos de um poeta português contemporâneo que os candidatos terão que ler e depois, através da ilustração, deverão representar o que é que os poemas os fizeram sentir. Este ano foram propostos textos do autor e poeta João Manuel Ribeiro. Quantos aos vencedores, no 4º ano, o primeiro prémio foi para João Pedro Ferreira Azevedo, da EB1 de Loureiro – Delães; o segundo para Rui Manuel Pereira Machado, da EB1 Vale S. Martinho; e o terceiro para Bruna Alexandra C. Teixeira, da EB1 Carvalho – Brufe. No 5º ano, Beatriz Machado Dias da Silva, da EB2,3 Júlio Brandão recebeu o primeiro prémio; Bárbara Filipa Martins, da EBI de Pedome, ficou com o segundo; e Beatriz Ferreira Pereira, da EB2,3 Júlio Brandão, recebeu o terceiro. Finalmente, no 6º ano, o primeiro prémio foi atribuído a Marta Sofia Maia Henriques, da EB2,3 Dr. Nuno Simões.

Cineclube propõe cinema iraniano “Uma Separação” de Asghar Farhadi é o filme proposto pelo Cineclube de Joane para esta quinta-feira, dia 26, na habitual sessão semanal de cinema na Casa das Artes. Esta é a quinta longametragem do iraniano Asghar Farhadi. O filme foi o grande vencedor da 61.ª edição do Festival de Berlim, arrecadando o Urso de Ouro para melhor filme e os Ursos de Prata para melhores actriz e actor. Recebeu ainda o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A sessão começa às 21h30. pub


14

pública: 25 de Abril de 2012

publicidade

Falecimentos Maria Neves de Cast ro, no dia 19 de Abril, com 101 anos, viúva de Abílio Martins Gonçalves, da freguesia de Ruílhe (Brag a).

Agência Funerária Arnoso - José Daniel Pereira Arnoso Santa Eulália - Telf. 91 724 67 03

Joaq uim Mar ti ns Salgad o, no dia 17 de Abril, com 76 anos, viúvo de Maria Machado Pereira, da freguesia de Oliveira S . Mateus .

Joaquim José Correia Missa do 1º Aniversário Sua família vem por este meio participar a missa do 1º Aniversário do seu falecimento, que será celebrada Domingo, dia 29 de Abril, pelas 10:30 horas na Igreja Matriz (Nova), Vila Nova de Famalicão. Desde já seu profundo reconhecimento a quantos se dignarem assistir a este piedoso acto. A Família

Maria Joaquina de Carvalho, no dia 20 de Abril, com 90 anos, viúva de António de Sá Coelho, da freguesia de Oliveira Santa Maria. Joaq uim Marques Neves , no dia 23 de Abril, com 82 anos, casado com Miquelina Alves da Cruz, da freguesia de Moreira de C ónegos (Guimarães).

Agência Funerária Carneiro & Gomes Oliveira S. Mateus – Telm. 91 755 32 05

António Fernandes Macedo A família vem por este meio, muito reconhecidos, manifestar o seu mais sincero agradecimento a todos aqueles que se dignaram assistir ao seu funeral bem como a todas as manifestações de carinho e consideração prestada a este seu ente querido, cuja alma Deus chamou à sua presença. Participam ainda que a missa de 7º Dia será celebrada SextaFeira, dia 27 de Abril, pelas 19 horas na Igreja de S. Miguel o Anjo em Calendário. A Família igualmente aqui deixa o seu agradecimento. Calendário, 25 de Abril de 2012 A Família

FUNERÁRIA DO CALENDÁRIO Telem. 968 025 117

Maria do Carmo Teixeira, no dia 21 de Abril, com 86 anos, viúva de Alfredo Pacheco, da freguesia da Lama (Sant o Tirs o).

Agência Funerária de Burgães Sede.: Burgães / Filial.: Delães Telf. 252 852 325

Carlos Manuel Santana Pereira, no dia 22 de Abril, com 41 anos, solteiro, da freguesia de Ruivães . Alb ert ina Nog ueira, no dia 22 de Abril, com 88 anos, casada com Augusto da Silva Carneiro, da freguesia de Bente.

Agência Funerária da Lagoa Lagoa – Telf. 252 321 594

Aug usto Rodrig ues Alves , no dia 18 de Abril, com 67 anos, casado com Maria Adelaide Alves Dias, da freguesia de Requião.

Maria Fontes da S ilva, no dia 8 de Abril, com 78 anos, casada com Arnaldino de Sousa Fernandes, da freguesia de S. Mart inh o de B oug ad o (Trofa).

Manuel Moreira Ribeiro, no dia 18 de Abril, com 66 anos, casado com Maria Élia da Silva Marques Ribeiro, da freguesia de Gavião.

Manuel Pereira d e Azevedo, no dia 9 de Abril, com 65 anos, divorciado, da freguesia de S. Mart inho de B ougado (Trofa).

Agência Funerária Rodrigo Silva, Lda Vila Nova de Famalicão – Tel.: 252 323 176

Maria Alice da Silva Rosa Carvalho, no dia 14 de Abril, com 94 anos, viúva de José da Silva, da freguesia de S. Martinho de Bougado (Trofa).

Maria d a Conceição Pereira Mendes, no dia 14 de Abril, com 87 anos, viúva de Manuel Lopes Oliveira Dinis, da freguesia de Ronfe (G uimarães ).

Ag rad e c i m e n to e M is sa d e 7 º D ia

Francisco Martins da S ilva, no dia 19 de Abril, com 61 anos, divorciado de Arminda Fernandes Guimarães, da freguesia de Monte C ôrdova (S antoTirso).

Maria Ant ónia da Silva Ferreira, no dia 19 de Abril, com 70 anos, casada com Américo da Silva Oliveira, da freguesia de Brito (Guimarães).

Agência Funerária S. Jorge Pevidém– Tel.: 253 533 396

Ant ónio Fernand o Macedo, no dia 21 de Abril, com 69 anos, casado com Maria Antónia Silva da Cruz Arantes Macedo, da freguesia de Calend ário.

Agência Funerária do Calendário Calendário – Tel.: 252 377 207

Maria Cecília Vieira Alves , no dia 15 de Abril, com 74 anos, solteira, da freguesia de S. Martinho de B oug ad o (Trofa). Maria Duart e da Cos ta Pereira, no dia 18 de Abril, com 73 anos, casada com Manuel Pereira Dias, da freguesia de S. Mart inh o de Bougado (Trofa).

Agência Funerária Trofense, Lda (S. Martinho de Bougado) Trofa – Tel.: 252 412 727

Deolinda Gomes Pereira, no dia 20 de Abril, com 87 anos, viúva de Gaspar Ferreira Leite, da freguesia de Touguinhó (Vila d o Cond e). Maria Armind a Ferreira da Costa, no dia 22 de Abril, com 86 anos, casada com Domingos Ferreira da Silva, da freguesia de Vale S. Cosme.

Agência Funerária das Quintães Vale S. Cosme – Tel.: 252 911 290


pública: 25 de Abril de 2012 15

praça pública

D’Esguelha Gouveia Ferreira

Joaquim Loureiro

Carta aos bispos - 7ª Carta

É preciso mais Abril! Preparava-me para dizer algo sobre a libertária data do 25 de Abril, seus abstencionistas e seus detractores, quando caiu a notícia da morte de Miguel Portas. Já não me apetece dizer nada. Viva Salgueiro Maia!

Pelos quatro cantos da ca(u)sa Domingos Peixoto

Parque Número 3 Reuniu na semana passada a Assembleia Municipal (AM) para discutir as contas da gerência de 2011, que decorreu em ambiente que “cheirou” à liberdade adquirida no 25 de Abril. A oposição pôde “mandar indirectas” ao Presidente da Câmara. Este respondeu que os “ares do Tejo” fazem mal a quem é deputado da nação. Um deputado amenizou intervenção de sessão anterior e foi retribuído com a mesma gentileza. Outro deputado da oposição afirmou manter ideologia diversa da bancada em que se integra e adepto de alguns ministros do actual governo. É-lhe retribuído que só no seio de um partido verdadeiramente livre tal é possível. Por mim não tenho dúvidas: só o 25 de Abril, cujo aniversário se celebra quando o presente número do OP der à estampa, permitiu que assim fosse. Doutra forma quem ousasse tomar posição, por acção ou omissão, tinha a “ditadura à perna”, correndo grave risco de prisão, sem acusação, enquanto apetecesse aos esbirros, sendo simplesmente perseguido ele e a família com ameaças, perdendo o emprego se fosse funcionário público... Nem precisava de falar, bastava aceitar integrar uma lista que não fosse da UN, protestar contra a fome, pedir aumento ao patrão, não votar, ser “denun-

ciado” por um inimigo pertencente à LP ou à MP... Do Relatório e das Contas podem tirar-se algumas notas. Pouco entusiasmo da Câmara face à falta de obra no terreno e à realização de, apenas, 80% do orçamento. Um aspecto evidenciado como positivo pelo presidente, foi o facto da despesa corrente ter baixado significativamente, situação que, aliás, criticava quando era defendida pela oposição nos anteriores exercícios. De resto, o CDS limitou-se a dizer que votava a favor, e, o PSD teve intervenções que, mais que defender os documentos procurou encontrar no passado argumentos para atenuar os efeitos negativos da gestão. Perante a evidência de um investimento, absoluto, em obras inferior ao da gestão de 2001, curioso foi verificar que a única defesa que fizeram foi dizer que nessa altura o PS votou contra. Todos os famalicenses sabem das fracturas no PS. Não podemos, portanto, quando convém ao PSD/CDS, ser confrontados com a responsabilização do PS se é para dizer mal e a sua desresponsabilização quando as coisas correram melhor do que agora, o que, diga-se, porém, que não é nada difícil! Armindo Costa vai deixar a presidência da Câmara, não ao fim de 8 anos, como prometeu,

mas ao fim de 12, sem ter cumprido a maioria das suas promessas, apesar dos mais de 800 milhões de euros de que disponibilizou. Casos flagrantes são as redes de água pública e saneamento, apesar de toda a propaganda! E ainda se está para saber a verdadeira dimensão da dívida municipal, quando vierem ao de cima todas as questões pendentes da sua gestão, nomeadamente o que se relaciona com as parcerias para piscinas, pavilhões e cidade desportiva que, como sabemos, abortaram! Também sobre o Parque da Cidade, agora enumerado por um deputado, com alguma felicidade, como parque número 3, depois dos bons exemplos de Sinçães e da Juventude, que pouco custaram aos cofres do Município, eu acrescentar-lheia ainda o 1.º de Maio, em breve haverá mais notícias que farão mais alguma luz. Já em defesa do governo, contra o qual sempre invectivavam quando estavam na oposição, nem uma palavra. Aliás, sintomático, é o caso da Parque Escolar que o governo verbera, mas aproveita para fazer “a festa” da inauguração e de que o executivo municipal tira enorme proveito. Vá lá saber-se quem tem razão... Lá estarei... No 25 de Abril, pela liberdade, como sempre.

Nos anos que se seguiram ao fim da 2.ª Grande Guerra mundial, viveu-se uma certa euforia de esperança e, ao mesmo tempo, de repúdio em relação às violências e às misérias de um passado recente. que nunca mais!!! Eram as palavras de ordem dos poetas e dos políticos. Aqueles, como Adolfo Casais Monteiro, transportavam o sonho e a utopia, própria dos poetas: “Europa, sonho futuro!/ Europa, manhã por vir,/fronteiras sem cães de guarda/ nações com seu riso franco/ abertas de par em par!” (EUROPA – 1946). Quanto aos “políticos”, como é habitual, foram mentirosos, pelo que prometeram e não fizeram: as convenções internacionais, então outorgadas, e não compridas, são disso exemplo claro. A intolerância e os fundamentalismos religiosos evidenciam tal realidade intolerável, de um modo geral, através de alguns aspectos de vida corrente: a interpretação dos textos “sagrados” através da sua leitura literal, sem ter em conta o contexto histórico e a desactualização do conteúdo da linguagem: a dogmatização de circunstâncias pontuais; o desconhecimento dos conhecimentos da ciência moderna; a transformação de um “livro de fé” em “livro histórico”; a intolerância em relação a quem pensa de outro modo”; etc. É curioso assinalar que a história da Europa nos faculta exemplos de intolerância e de fundamentalismos em relação a todos os credos religiosos. Tendo em conta os actuais fanatismos e fundamentalismos do lado dos países de cultura árabe, nem sempre foi assim: durante largas centenas de anos, os mesmos foram lugar de refúgio para os seguidores das restantes minorias religiosas que existiam na Europa.

Vale a pena recordar o que se passou em Lisboa, em 1147, quando os “Cruzados” e D. Afonso Henriques a conquistaram. Nessa altura, na Lisboa “árabe”, conviviam três comunidades (a árabe; a judaica; e a cristã, mocárabe, que, tinha o seu bispo), sem grandes problemas e com um elemento comum: o profeta Abraão! Mas tinha um pecado grave para os “Cruzados”: era uma cidade onde não havia religião obrigatória, o que a transformava em lugar de acolhimento dos perseguidos, foragidos à intolerância da Europa “cristã”. Com uma caracterização expressiva por parte do cronista dos “Cruzados”: “de todas as partes do mundo, os maiores viciados para aí convergiam como para uma sentina, viveiro de toda a licenciosidade e imundície”. Conquistada a cidade pelos “Cruzados”, não admira que a sua primeira preocupação tenha sido a de cortar a cabeça ao Bispo Cristão: que era um “mau exemplo” de diálogo religioso, que urgia liquidar imediatamente. Este ambiente, esta ideologia, veio, do nosso lado, Cristão, até quase aos nossos dias (o “Sylabus“ foi um triste exemplo em finais do séc. XIX): só com o Vaticano II a Igreja Católica vira, definitivamente, uma página que, hoje, até queremos esquecer. Entretanto, é do lado “árabe” que surgem, com violência inesperada, os “fundamentalismos” islâmicos, que se estão espalhando um pouco por toda a parte, nomeadamente no Médio Oriente: principalmente em países onde nasceram as primeiras comunidades cristãs e que aí vivem momentos dramáticos, vítimas de perseguições intoleráveis. Enfim, não se trata de “relativizar” as convicções religiosas de cada um: são intocáveis. pub

Famalicão

Barbosa: Rua Santo António, Tel. 252 302 120 Calendário: Rua da Liberdade, Tel. 252 378 400/1 Cameira: C. Mouzinho Albuquerque, Tel. 252 323 819 Central: Praça D. Maria II, Tel. 252 323 214 Nogueira: Av. Marechal H. Delgado, Tel. 252 310 607 Valongo: Rua Adriano Pinto Basto, Tel. 252 323 294 Gavião - Av. Eng. Pinheiro Braga, 72 - Telef. 252 317 301 Marinho: Edif. S. José - Estalagem - Telf. 252 921 182 Martins Ventura: R. C. Cerejeira - Lousado - Telf. 252 493 142 Estação: Largo da Estação - Nine - Telf. 252 961 118 Ribeirão: Largo de Bragadela - Ribeirão - Telf. 252 416 482 Joane: Rua S. Bento, nº 217 - Telf. 252 996 300

Famalicão

Serviço

Q uar ta , 25

Cameira

Q uin ta , 26

Central

S e x t a, 2 7

Nogueira

S á b a do , 2 8

Valongo Ribeirão

Dom i ngo, 29

Gavião

S e g u n da , 3 0

Barbosa

Terç a, 1

Cameira

Reforço

Vale do Ave

S e r vi ç o Bairro Riba D’ Ave

Marques

Q uar ta , 25 Q uinta , 26 S ex ta , 27 S á b a do , 2 8 Dom i ngo, 29 S e g u n da , 3 0 Terç a, 1

Serviço de disponibilidade

Vale do Ave

Almeida e Sousa: Covas - Oliv. Stª Maria - Telf. 252 931 365 Bairro: Av. Silva Pereira, Telf. 252 932 678 Delães: Portela - Delães - Telf. 252 931 216 Riba de Ave: Av. Narciso Ferreira, Telf. 252 982 124 Faria: Estrada Nacional 310 - Serzedelo - Telf. 252 532 346

Almeida e Sousa Bairro Delães

Martins Ventura

Paula Reis: R. José Elisio Gonçalves Cerejeira, nº 629 Calendário - Tel. 252 378 057 Maceiras: Louro - Telf. 252 310 425 Marques: Largo da Igreja - Fradelos - Telf. 252 458 440 Oliveira Monteiro: Largo Igreja - Cabeçudos - Telf. 252 331 885 Pedome: Av. S. Pedro, 1139 - Pedome - Telf. 252 900 930 Pratinha: Largo do Cruzeiro - Cavalões - Telf. 252 375 423 Santiago da Cruz: Vale S. Cosme - Telf. 252 911 123 Arnoso: Av. Joaq. Azevedo - Arnoso Sta. Maria - Telf. 252 916 612


16

pĂşblica: 25 de Abril de 2012

publicidade

OP1042  

opiniãosport: AD Ninense sagra-se campeão de série São três e estão indiciados por roubos à mão armada opiniãoespecial Programa decorre de 5...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you