OE995

Page 1

SANTO ANTÓNIO ESTÁ A CHEGAR...

Festas em honra de Santo António começam a 9 de Junho

Antoninas animam Famalicão

Todos os anos é sempre assim: em Famalicão a tradição cumpre-se com religião, música e gastronomia. São as Festas Antoninas em honra do santo casamenteiro, Santo António, que mobilizam todo o concelho e chamam à cidade milhares de pessoas. As festividades começam no próximo dia 9 de Junho e prolongam-se até 13, dia de Santo António. As ruas enchem-se de cor, pessoas, barraquinhas, aromas e alegria. Famalicão fica uma cidade diferente, para melhor. Para provar, há muito por onde escolher: sardinha, fêveras, barriguinhas, caldo verde e vinho.

Um dos pontos altos das Antoninas são as marchas populares que conferem alegria e vivacidade às ruas. As diferentes associações disputam, num clima salutar, o primeiro lugar, a melhor performance. Para conquistar o júri, as diversas associações do concelho preparam-se a rigor com música, trajes e arcos no ar. Um trabalho que exige tempo, dedicação e muita imaginação para brilhar nas ruas e no estádio municipal, onde as marchas actuam. Mas em Famalicão as Antoninas também são das crianças, e são elas que protagonizam um dos momentos

mais bonitos e encantadores do programa com as Marchas Infantis marcadas para quinta-feira à tarde, dia 9. A música é também um dos pontos fortes das festas de Famalicão, com a presença de grandes nomes da música nacional. Este ano, os cabeças de cartaz são Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, bem como Augusto Canário, que actuam no dia 10 de Junho, no Estádio Municipal. Mas, há muitos outros espectáculos para ver gratuitamente. As rusgas populares, as fogueiras e as cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais do evento, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a distribuição do Pão de Santo António no dia 13 de Junho. De resto, à semelhança do que aconteceu no ano passado, o orçamento das Festas Antoninas será menor. Tudo por causa das dificuldades que o país atravessa, sendo que o orçamento proposto é de cerca de 170 mil euros, quando o ano passado as Antoninas custaram 260 mil euros. A Câmara de Famalicão explica que a contenção na despesa será feita através de uma ornamentação das ruas mais simples e animação musical mais comedida. Precisamente, e num contexto de dificuldades económicas, já no ano passado foi retirado o cortejo histórico do programa. Porém, uma coisa é certa: com mais ou menos dinheiro, estão aí as Antoninas para festejar. As Antoninas são do povo e o povo sairá, com certeza, à rua.

Unidos por Calendário foi a marcha vencedora de 2010

A marcha "Unidos por Calendário" foi a grande vencedora das Marchas Antoninas do ano passado, com o tema "A Vindima". No ano passado, foram doze as marchas que fizeram da noitada de 12 de Junho, uma noite de alegria, som, luz, cor e brilho. Numa tendência ainda recente, entre as marchas famalicenses, começam a marcar presença algumas celebridades televisivas. Foi o caso da marcha "Unidos Por Calendário" que, em 2010, apresentou como padrinhos os actores Dania Neto e Paulo Rocha. Também a marcha de S. Martinho de Brufe, trouxe o participante do programa Família Superstar, Fernando Pereira, e Andreia da girls band "Non Stop", entre outras celebridades. Figuras conhecidas que surpreenderam e entusiasmaram o público, quer das ruas, quer do estádio. Como sempre, com o bairrismo à flor da pele, bandeirinhas, balões e palavras de incentivo, as claques puxaram pela sua marcha preferida. Poderiam ter ganho todas, mas não foi assim. A marcha "Unidos por Calendário" arrecadou o primeiro prémio, com 307 pontos. Em segundo lugar ficou a marcha de Oliveira S. Mateus, com 301 pontos e em terceiro lugar "Unidos por Avidos", com 297 pontos. pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
OE995 by Editave Multimédia - Issuu