Page 1

Antoninas 2010

Há festa até domingo na cidade de Famalicão

Antoninas começam hoje! Sofifiaa Abreu Silva É hoje. Precisamente hoje que arrancam as Festas Antoninas 2010, celebrações que acontecem em honra de Santo António, em Famalicão. Santo António nasceu em Lisboa em 1195, tendo ingressado, ainda muito jovem, na Ordem dos Franciscanos. Leccionou teologia em diversas universidades europeias e passou os seus últimos meses de vida em Pádua, Itália, onde viria a falecer, em 1231. Tinha, na realidade, uma grande devoção aos pobres. Por isso, a Igreja Católica canonizou-o menos de um ano depois da sua morte e, em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Santo António é comummente considerado como um santo casamenteiro, pois, segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais. É também o santo escolhido por Famalicão para festejar há mais de 115 anos. A partir de hoje, quarta-feira, a cidade famalicense enche-se de manjericos, sardinha, caldo verde, fêveras e vinho. Há iniciativas para todos os gostos. Afinal, Famalicão vive cinco dias cheios de alegria, música, cheiros e sabores. Hoje, o destaque vai para o concerto dos Xutos e Pontapés no Lago Discount, em Ribeirão. Já na sextafeira, dia 11, a língua portuguesa ganha uma nova musicalidade com Daniela Mercury. Mas há mais música para ver e ouvir, nomeadamente na quinta-feira, 10 de Junho,

com Cláudio Braga, Kartel 31 e ainda Submarine no Parque da Juventude, com entrada livre. As marchas populares são, indiscutivelmente, um dos pontos altos do certame. Este ano, participam no desfile 12 associações famalicenses. Na noite de sábado, véspera de feriado municipal, o grandioso cortejo atravessa a cidade rumo ao Estádio Municipal. Já

na próxima sexta-feira à tarde, as crianças protagonizam um dos momentos mais marcantes das festividades, as Marchas Infantis. As Antoninas terminam no dia 13 de Junho, domingo, com a eucaristia em honra de Santo António, pelas 10h30, e a distribuição do pão. Referência ainda para o concerto “Outros fados” com Patrícia Margarida e Zé Perdigão, na Praça

D. Maria II, pelas 24 horas. Como é tradição as Antoninas fecham às 24 horas com uma sessão de piro-musical. Marchas Antoninas com transmissão em directo Como sempre, as Marchas Antoninas merecem muito destaque. E este não será diferente. A partir das 21h30, do próximo dia 12 de

Junho, sábado, a Rádio Digital, em 96.4 e 105 FM, acompanhará em directo todos os momentos mais importantes das marchas. Este ano, há ainda a transmissão directa no Porto Canal, um canal que pode ser sintonizado por cabo. Mas não é só, os momentos mais bonitos e mais importantes das Marchas merecerão também destaque na Fama TV em www.famatv.pt. pub


II

pública: 9 de Junho de 2010

publicidade

EN GI RA MA Projectos de Construção, Lda. • Engenharia • Arquitectura • Decoração • Urbanização • Fiscalização

Boas Antoninas Rua Vasconcelos e Castro, nº 58 - 2º 4760 VILA NOVA DE FAMALICÃO Telefone e Fax - 252 316 483

GAN SIL • ROLAMENTOS • MÁQUINAS • FERRAMENTAS

Boas Antoninas

Rua Adriano Pinto Basto, 106 4760 V. N. Famalicão Telf.: 252 323955


especial

pública: 9 de Junho de 2010 III pub.

Pentágono Show na noite de Santo António A noite de 12 de Junho é animada pelas marchas, mas não só. A música popular prolonga a animação a partir das 23 horas com a actuação do grupo Pentágono Show, na Praça D. Maria II.

Fogueiras de Santo António As fogueiras voltam a ser tradição. Para quem tiver coragem de saltar, na Praça D. Maria II, a partir das 24 horas.

Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado No dia de Santo António, 13 de Junho, realiza-se o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado. Para começar bem cedo, às 8 horas, junto ao Pavilhão Municipal, com a entrega de dorsais. Depois, os atletas passam pela Rua António Sérgio, Rua da estação, Rua Queirós Moreira, Rua Daniel Rodrigues, Avenida 9 de Julho, Rotunda de Santo António, Av. Dr. Carlos Bacelar, Rotunda Bernardino Machado (debaixo do viaduto), Av. Ma-

rechal Humberto Delgado, Rotunda da Paz, Av. dos Descobrimentos, R. D. Sancho I, Rotunda D. Sancho I, Av. de França (até à Rotunda das piscinas), Rua Padre Benjamim Salgado, Rua Adolfo Casais Monteiro, Parque 1.º de Maio, Av. 25 de Abril, Rua António Sérgio, Rotunda Saint Fargeau Ponthierry, Rua Alberto Sampaio, Rotunda (junto ao Museu da Indústria Têxtil) Rua Alberto Sampaio, Avenida de França e Estádio Municipal.

Marcha pela Amizade da AFPAD Também no dia 13 de Junho, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência organiza, em parceria com a Câmara de Famalicão, pelas 10 horas, a Marcha pela Amizade. A concentração será na Avenida de França, depois segue a marcha pela rotunda Saint Fargeau Ponthierry, Rua António Sérgio, Avenida 25 de Abril, Parque 1.º de Maio, Rua Adolfo Casais Monteiro, Rua Padre Benjamim Salgado, Avenida de França e Estádio Municipal. No dia da marcha será vendida uma t-shirt a um preço simbólico para usar durante o percurso.

2500 crianças desfilam nas marchas infantis

Sem os mais pequeninos, as coisas não têm qualquer graça. Nas Festas Antoninas também são as crianças que protagonizam um dos momentos mais bonitos e encantadores do programa. São as Marchas Infantis, que saem à rua na sexta-feira, 11 de Junho, a partir das 14h30. Ao todo, cerca de 2500 crianças, provenientes de 40 escolas do ensino pré-escolar e 1.º ciclo de Famalicão participam neste evento, que chama à cidade milhares de pessoas. Com os arquinhos empoleirados e os ritmos bem acertados, as crian-

ças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, trajam a rigor, espalhando alegria, cor e fantasia por toda a cidade. Este ano o tema é precisamente as “Marchas de Santo António”. A concentração das crianças será na Praça 1.º de Maio e a formação do desfile irá realizar-se na Avenida 25 de Abril, seguindo depois pela Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II e Avenida de França, terminando junto às Piscinas Municipais, onde será distribuído um lanche a todos os participantes.

pub.


IV

pública: 9 de Junho de 2010

especial pub

Missa e pão de S. António

Dia de Santo António é dia santo. Por isso, e como é habitual, está marcada para as 10h30 a missa solene em honra de Santo António, presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga. A eucaristia será acompanhada pelo Coral Nossa Senhora da Conceição (S. Tiago de Antas), na Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas. Depois da missa, cumpre-se a tradição mais uma vez, com a distribuição do pão, pelas 12 horas, junto, precisamente, à Capela de Santo António.

pub

Trata-se de uma das mais importantes tradições em Famalicão, uma vez que toda a gente quer levar para casa uma daquelas broas de pão. É que, segundo a lenda, quem comer o ‘pão bento de Santo António’ não passará fome durante o ano. Aliás, diz-se que o pão é capaz de ser conservado em bom estado durante muitos meses. Assim, são esperadas milhares de pessoas à entrada da tenda, fazendo fila para receber o tradicional ‘Pão de Santo António’, benzido por D. Jorge Ortiga.

II Conferências da Primavera no MIT Realizam-se na sexta-feira, dia 11 de Junho, as II Conferências da Primavera. Começam às 9H30 no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave.

Columbofilia Especial Antoninas Columbofilia é uma modalidade desportiva relacionada com a corrida entre pombos-correio e está, como é habitual, ligada às Antoninas. Este ano o palco é a Praça 9 de Abril, a partir das 19 horas, na sexta e também no sábado.

Música Tradicional Portuguesa Na próxima sexta-feira, 11, pelas 21 horas, a música tradicional portuguesa é rainha na praça D. Maria II. A música tradicional portuguesa é dada pelo Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube e Grupo Musical Pedra d’Água. A entrada é livre.

Daniela Mercury no Estádio Municipal Está marcado. Está marcadíssimo para a próxima sextafeira o concerto da cantora brasileira Daniela Mercury. A entrada custa 8 euros. Os primeiros acordes ouvem-se às 23 horas. Os locais de venda são o Posto de Turismo, Casa das Artes, Agência de Viagens Saftur, hipermercado E-Leclerc e no Estádio Municipal (no próprio dia).


publicidade

pĂşblica: 9 de Junho de 2010 V


VI

pública: 9 de Junho de 2010

especial pub.

ATC Basket Cup 2010 No próximo sábado, dia 12 de Junho, tem lugar o Torneio de Minibasquetebol, do ATC Basket Cup 2010. Para assistir no Pavilhão Municipal “Terras de Vermoim”, a partir das 9 horas.

Taça de Portugal Alex-Ryu-Jitsu Realiza-se, a partir das 9 horas, de sábado, a Taça de Portugal Alex-Ryu-Jitsu, no pavilhão gimnodesportivo das Lameiras.

Grande Prémio de Tiro aos Pratos

pub.

INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS

No sábado, para os amantes de tiro, acontece o 13º Grande Prémio de Tiro aos Pratos no Campo de Tiro de Esmeriz. Começa às 10 horas.

II Volta ao concelho de Famalicão e I Bike Tour “Rota dos Monumentos” Integradas no programa das Antoninas estão duas iniciativas organizada pela Associação Moinho de Vermoim (AMVE): a II Volta ao concelho de Famalicão e o I Bike Tour Rota dos Monumentos. A Associação conta com cerca de 400 participantes nas duas provas. O evento está marcado para o próximo sábado, 12 de Junho, sendo destinado aos escalões de elites amadoras, sub23 e masters A, B e C. Na II Volta ao Concelho de Famalicão, que terá um total de 64 kms e três metas volantes, são esperados ciclistas espanhóis, tornando a prova internacional, e a esperança é que o número de participantes aumente. Sobre o I Bike Tour Rota dos Monumentos, uma das novidades, o intuito é “aliar o factor de cultura aos aspectos de desporto, saúde e lazer”. Miguel Campos, do de-

partamento de desporto da AMVE, explica que “a prova tem esta denominação porque passará por freguesias do concelho que têm monumentos históricos, possibilitando uma divulgação dos mesmos”. Na Volta ao Concelho de Famalicão serão homenageados três ex-ciclistas, no caso José Azevedo, Raúl Carvalho e Lizuarte Martins. As inscrições para as duas provas estão abertas e são gratuitas até hoje, 9 de Junho, podendo ser realizadas através do e-mail amvermoim@gmail.com ou pelos números 916025236 ou 964898015. A partida será às 15 horas em Vermoim, junto à igreja, com o I Bike Tour Rota dos Monumentos. Às 16 horas terá lugar a II Volta ao Concelho de Famalicão.

Sábado de folclore A tarde do próximo sábado será de folclore. Às 16 horas, na Praça D. Maria II, actuam o Grupo Etnográfico Rusga de Joane e o Grupo Folclórico S. Tiago da Cruz.


publicidade

pĂşblica: 9 de Junho de 2010 VII


VIII

pública: 9 de Junho de 2010

especial pub.

Marchas Antoninas saem à rua no sábado à noite

pub.

No centro da cidade. Cozinha mobilada, tem placa e exaustor. Uma casa de banho completa.

Com garagem e arrumos Terraço nas traseiras. Jardim na frente.

Sala de jantar com uma varanda. Dois armários embutidos.

Fica perto do Hospital. Valor: 185.000,00 €

Valor: 72.000,00 €

Tem a área de 145 m2 com dois lugares de garagem e arrumos. Cozinha mobilada e equipada. Sala com lareira. Tem duas varandas. Ar condicionado e aquecimento central. Iluminação em focos. Valor: 150.000 €

T2 – Como novo. Tem duas frentes. Garagem para um carro. Cozinha mobilada e equipada com electrodomésticos.Lavandaria e arrumos. Valor: 125.000,00 € T2 – Dois quartos com armários embutidos. Uma casa de banho completa. Sala de jantar e estar com lareira. Cozinha mobilada, lavandaria. Uma varanda. E ar condicionado. Valor: 85.000,00 € T2 – Com garagem. (Em frente à Câmara) Tem a área de 95 m2. Dois quartos com armários embutidos. Uma suite mais uma casa de banho completa. Cozinha, lavandaria e arrumos. Tem iluminação em focos. E tem ar condicionado.Uma varanda. Valor: 90.000,00 €

Com garagem. Tem a área de 102 m2. Uma suite mais duas casas de banho, uma com banheira de hidromassagens. Cozinha mobilada e equipada com electrodomésticos. Lavandaria.Caldeira para aquecimento central, aspiração central, radiadores. Excelente localização. Valor: 135.200,00 €

T3 – No Vinhal. Com lugar de garagem. Tem a área de 130 m2. Com uma frente. Uma suite, mais duas casas de banho. Armários embutidos. Aquecimento central. Uma varanda com 33 m2 Valor: 155.000,00 € T3 – Novo. No centro. Tem a área de 122 m2. Com aquecimento central. E com garagem e arrumos. Valor: 100.000,00 € T3 – Novo. Em frente às Finanças de Calendário Com óptimos acabamentos. Quartos com armários embutidos Duas casas de banho. Sala com varanda. E com aparcamento para um carro. Valor: 150.000,00 € T3 – Com óptimas áreas no centro (Perto do Hospital)

Como nova. Garagem para dois carros. Cozinha mobilada e equipada, sala de jantar e estar com lareira. Casa de banho com banheira de hidromassagens. Aquec. e aspiração central, ar condicionado. Valor: 180.000 € (negociável).

No Covêlo Garagem fechada para um carro. Cozinha mobilada e equipada. Tem um grande terraço. Aquecimento central. Soalho flutuante. Boa exposição solar e óptimas áreas. Valor: 95.000,00 €

Tem três quartos com armários embutidos. Duas casas de banho. Cozinha mobilada. Sala com varanda. Valor: 75.500,00 € Terreno com a área de 1.450 m2. Aprovado para construção industrial. Já tem as infra-estruturas. Valor: 65.000,00 € Loja 90 m2, no centro da cidade, frente de rua – 90.000,00 € Apartamento T3+1 – No centro da cidade. Condomínio incluído. 375,00 € Apartamento T1+1 – No centro da cidade. 250,00 € A partamento T 2 com garagem. Perto do centro. Condomínio incluído.

É um dos pontos altos das Antoninas. Nas ruas estão sempre milhares de pessoas para verem passar as marchas antoninas. Este ano não será excepção. No sábado à noite, 12, véspera do dia de Santo António, pelas 21 horas, as marchas desfilam. Este ano, sublinhe-se a participação de mais entidades. Elas são: a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural “Flor do Monte” da Carreira; Associação Cultural e Recreativa de S. Pedro de Riba d’Ave; Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba D’ Ave; Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Lousado; Arca-Associação Recreativa e Cultural de Antas; Associação Unidos de Avidos; Associação Unidos por Calendário; Corpo Nacional de Escutas

de Delães; Freguesia de S. Mateus; Grupo Coral de Sezures; LACS, Associação Recreativa e Social de S. Salvador da Lagoa. Qual destas a melhor? Tudo para conferir no sábado. Antes de chegarem ao Estádio, as marchas percorrem as ruas da cidade, espalhando brilho, cor e alegria numa verdadeira festa popular, onde todos são convidados a participar. A concentração será, como sempre, nos Paços do Concelho, depois as marchas desfilam pela Rua Adriano Pinto Basto, Praça D. Maria II (Pedonal), Rotunda D. Sancho I, Avenida de França e chegam ao Estádio Municipal, onde mostrarão o que realmente valem. No ano passado, “Unidos de Avidos” foi a marcha vencedora das Antoninas 2009, com o tema “Namoricos de Santo António”.


publicidade

pĂşblica: 9 de Junho de 2010 IX


X

pública: 9 de Junho de 2010

Estudante da Lusíada vence cartaz das Antoninas

A estudante, do 1º ano do Curso de Design da Universidade Lusíada de Famalicão, Lúcia Cristina Bacelar, viu a sua proposta de cartaz alusivo às festas Antoninas ser seleccionada pela Câmara Municipal, no Concurso de Ideias para as Antoninas, como o cartaz oficial das Festas Antoninas 2010. Este trabalho foi coordenado pelos docentes da unidade curricular de Design I, Maria Antónia e Vítor Varão, e está agora espalhado pelo concelho.

especial

Música no Parque da Juventude No feriado, 10 de Junho, quintafeira à noite, o Parque da Juventude recebe muita música. São três concertos, três espectáculos diferentes e todos com entrada livre: KARTEL 31; Cláudio Braga e sUBMARINe. Às 22h30, KARTEL 31 sobem ao palco num concerto inovador, numa mistura de flamenco e hip-hop. Formado nos finais dos anos 90, em Famalicão, os Kartel 31 resultam “de uma encruzilhada de raízes culturais, sendo formado por ciganos, africanos e portugueses”, como diz a apresentação da banda no MySpace. Depois é a vez de Cláudio Braga. O jovem famalicense participou no programa “Nasci para Cantar”, na TVI, com uma imitação de Freddie Mercury, e ficou no lote dos melhores. Agora dá um espectáculo na noite de 10 de Junho. A fechar a noite estarão os sUBMARINe. A comemorar 10 anos de carreira, os sUBMARINe fazem, amanhã, quintafeira, a pré-apresentação do concerto de aniversário. Aliás, a banda irá realizar uma tour-

née que deverá começar em Famalicão e estender-se-á a vários pontos do país. Amanhã, no concerto no Parque da Juventude, o colectivo famali-

cense vai mostrar alguns dos temas que farão parte do seu novo disco, para além dos temas que fazem parte do último álbum “The Next Album”.

Procissão em honra de Santo António No domingo, 13 de Junho, feriado municipal, a procissão em honra de Santo António sai à rua. Antes, pelas 15 horas, realiza-se um concerto da Banda de Música de Famalicão, na Praça D. Maria II. A procissão tem início marcado para as 17 horas, percorrendo a Rua Alves Roçadas, Rua S. João

de Deus, Praça Álvaro Marques, Rua Adriano Pinto Basto, Avenida 25 de Abril, Praça 9 de Abril, Rua de Santo António, Topo Norte da Praça D. Maria II e Rua Alves Roçadas (Capela de Santo António). Depois, pelas 18h30, prossegue a segunda parte do concerto pela Banda de Música de Famalicão na Praça D. Maria II. pub


publicidade

pĂşblica: 9 de Junho de 2010 XI


XII

pĂşblica: 9 de Junho de 2010

publicidade

OE944  

D. Maria II, pelas 24 horas. Como é tradição as Antoninas fecham às 24 horas com uma sessão de piro-mu- sical. Junho, sábado, a Rádio Digita...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you