Issuu on Google+

Beleza / Dia da Mãe

Somos namoradas, amigas, mulheres, irmãs

Sou mulher e gosto! Sofifiaa Abreu Silva Inteligentes, delicadas, misteriosas, femininas e perfumadas… são assim as mulheres. É claro que têm muitas manias, inseguranças e extravagâncias. Mas é assim mesmo. As mulheres não são fáceis de entender, mas o desafio é esse mesmo. No entanto, há algo em comum em todas as mulheres. Elas gostam de ser respeitadas, valorizadas, desejadas e acarinhadas...sem fingimentos, de preferência. Apesar de serem seres humanos multifacetados que conseguem cumprir dezenas de tarefas ao mesmo tempo e nunca estão à espera de nada, as mulheres apreciam que lhes reconheçam o seu valor. Podem nunca mostrá-lo, mas um elogio, um abraço, um presente é algo que apreciam. Numa sociedade que anda a uma velocidade imoderada, as mulheres muitas vezes sentem-se inseguras, sobretudo aquelas que são mães. É-lhes imposto um ritmo difícil de alcançar, porque há os filhos, o emprego, a limpeza, o jantar, o pediatra, as roupas… soma-se a isto um marido que precisa de atenção e arranjar tempo para ir ao cabeleireiro e comprar umas peças novas. Assim, ser a melhor em todos os planos é difícil, mas todos os dias são tentativas. As mulheres que são namoradas, esposas, mães, filhas, amigas, irmãs, devem amar os seus e dedicar-se a eles, mas nunca devem esquecerse de si. Afinal, independentemente de amarmos muito os “nossos” e de nos entregarmos à profissão com dedicação, as mulheres não devem esquecer-se delas. Elas são um ser

único que valem por si próprias, pela sua individualidade e personalidade. Nada de comprar presentes apenas para os outros ou ficar sempre com as torradas queimadas e sentar-se na mesa quando a família está praticamente a acabar a refeição, porque esteve sempre a servir os outros. Isso não é gostar de si. As mulheres devem gostar de ser mulheres. Uma vez por mês é obrigatório marcar uma horinha no cabeleireiro, no SPA, ou na manicura para receber um miminho. Há que comprar um perfume, boas peças de roupa e usar diariamente um bom creme. Na agenda deve estar marcado um jantar com o namorado ou com o marido, sozinhos. Não se esqueça ainda de marcar uma saída com as amigas, pois esse convívio é fundamental para o divertimento e partilhar confidências. No fundo quando nos entregamos aos outros, não precisamos de nos esquecermos de nós. Devemos ser mulheres e gostar, gostar muito de nós.

Obrigada, mãe! Estamos a poucos dias do Dia da Mãe. Muitos dirão que o dia da mãe devia ser todos os dias. É verdade, mas isso não acontece. A nossa mãe, além de nos ter levado no seu interior durante 9 meses, vive uma vida inteira a pensar em nós. Foi ela que cuidou de nós, que nos deu alimento, que chorou quando ficávamos doentes, que nos incentivou quando estávamos tristes, que ralhou connosco quando não percebemos que aquela brincadeira era perigosa. Mesmo depois de crescidos, as mães continuam a perguntar se estamos bem, telefonam quando estamos doentes, fazem o nosso almoço preferido ao domingo, ajudam com os netos… continuam imparáveis. São motivos mais do que suficientes para que este Dia da Mãe seja mesmo especial. O próximo domingo será mais uma oportunidade para mostrarmos à nossa mãe que ela é mesmo a melhor. Não deixe para depois o que pode dizer agora: obrigada, mãe. Amo-te!

Pelos cabelos! Em cada temporada, somos influenciados pelas imagens surpreendentes apresentadas pelas casas de moda internacionais. Esta Primavera/Verão, segundo a hairstylist Clarisse Fernandes, somos particularmente inspirados pelo estilo militar das fardas do exército, jaquetas, roupas de marinheiro, acrescentando peças em metal e pormenores com joalharia que fazem toda a diferença. “São muito femininas e cheias de glamour”, descreve. Esta temporada no que se refere à beleza, a palete de cores desta tendência tende para o natural, “com os tons areia, tom terra, para um look mais irreverente misturando cobres, vermelhos sempre com glamour”. Nos penteados a aparên-

cia é “descuidada, mas sofisticada”, cabelos despenteados como se acabassem de sair da cama para a cerimónia, com “o cabelo pendendo para um dos lados e cheios de movimentos dinâmicos. Nos cortes a tendência vai para os rectos, com véus de volume”, revela Clarisse Fernandes. Quanto aos cuidados, esses são sempre necessários, especialmente durante os meses de Verão. “As máscaras que limpam suavemente e cuidam intensamente o cabelo não só ajudam a reduzir a sensação de desconforto, como actuam de forma preventiva, reforçando as defesas naturais do cabelo e do couro cabeludo”, aconselha a hairstylist Clarisse Fernandes.

pub.


14

pública: 28 de Abril de 2010

especial pub.

Tendências Primavera/Verão

Cores para todos os gostos São as cores da maquilhagem que vão dominar o Verão. Os tons pastel, terra e caquis são uma aposta. Valem também as cores fortes e ácidas com brilho. Os tons pastel podem combinar entre si e funcionam bem num visual total. Nas cores fortes pode conjugar rosas e roxos ou rosas e azuis. As morenas são favorecidas pelo rosa, amarelo e laranja. As louras pelos azuis e vermelhos.

Bem-vinda ganga! Nunca sai de moda, mas nesta estação está de volta e em mais peças. A ganga pode ser usada com seda ou com peças com padrões. Use casacos de ganga ajustados com cintos. Voltam as calças rasgadas, que deverão ser combinadas com blusas super românticas.

Clean é tendência O clean remete-nos para o minimalismo e para a ideia de que menos é mais. Pode optar por visuais monocromáticos em tons pastel ou branco. O segredo é usar poucos acessórios, mas muito especiais: uma pulseira grande, uma mala, um cinto. As calças devem ser informais, soltas, mas conjugadas com blazers bem cortados, de preferência sem mangas.

Silhueta defi fin nida Os anos 40 voltam, mas agora em todas as cores. Blusas com laços e saias justas são compras para quem quer mudar e surpreender. Não se esqueça do cinto para afinar a figura e dos sapatos compensados.

Folhos e mais folhos Sem exageros, esta tendência favorece sobretudo as mulheres mais magras, o que não impede as outras de usarem. Se tiver um peito pequeno, escolha uma blusa de folhos. Se é cheiinha, use apenas um pormenor de folhos numa camisa ou num decote de vestido.

Rendas Confere um ar romântico e sofisticado. A renda-se usa-se em vestidos, casacos, túnicas, tops e blusas. À noite é chique, de dia o efeito deve ser cortado com acessórios informais, como umas sandálias ou uns botins simples.

Muitos drapeados pub.

Os drapeados usam-se nas gabardinas, nos vestidos, nas blusas. Estas peças são perfeitas para esconder aquelas coisinhas que menos gostamos no nosso corpo. A preferência deve recair nas cores neutras. As mulheres mais jovens podem arriscar nos estampados.

Justo, justíssimo Não é para todos os corpos, mas algumas mulheres podem e devem usar roupa justa a evidenciar a sua boa forma. Conjugue as peças justas com blusões de cabedal curtos.

Marchar!Marchar! Casacos estruturados e conjugados com caqui, cinza e bege. Os casacos militares combinam com calças skinny de ganga ou de pele. As sandálias compensadas são as mais adequadas.

Stella McCartney


Sugestões Dia da Mãe

pública: 28 de Abril de 2010 15

pub.

pub.

pub.

pub.

pub.

pub.


16

pública: 28 de Abril de 2010

especial

Não tenho nada para vestir!

Cuidados diários com o rosto

É uma frase tantas vezes proferida pelas mulheres e muitas vezes parece verdade, mas o nosso guarda-roupa diz-nos o contrário. Talvez seja porque esteja cheio de roupas que já não nos dizem nada. O primeiro passo é mesmo arruma-lo, começando por organizar a roupa por peças. Assim, vai ver se comprou 6 pares de calças da mesma cor ou seis blusas precisamente com o mesmo corte. O que gostar guarde, mas livre-se daquelas que lhe assentam menos bem, ou das que estão com aspecto usado. Se não usa, não vale a pena guardar. Acredite. No entanto, as peças que estão ainda em boas condições podem ser dadas a outras pessoas e a instituições de caridade. Shopping! Da próxima vez que comprar uma peça nova, faça um exercício muito importante. Primeiro, questione-se sobre que peças lhe fazem, realmente, falta. Depois faça uma lista e escreve num papel as peças essenciais que deve ter no seu armário (ver abaixo). Invista em peças de qualidade e intemporais. Esta é uma atitude inteligente e a prová-lo está o aumento das vendas de carteiras de luxo em tempo de crise. Uma peça clássica dura uma vida. Quanto às tendências, aquelas que vão e voltam, o melhor é optar por uma versão mais barata. Porque o estampado tigress não estará eternamente na moda… acredite! Peças eternas Camisa Branca: De manga curta ou longa. Pode ser combinada com calças, saias, bermudas, blazers. A dica é optar por um modelo básico e elegante. Vestido Preto: Capaz de salvar a noite de muitas mulheres, o vestido preto e básico pode ser usado em ocasiões casuais, eventos ou festas mais elegantes. Na dúvida, opte por um vestido preto com acessórios. Calça de Alfaiataria: Geralmente em cor neutra, a calça de alfaiataria é um clássico da moda. Pode ser combinada com peças mais elegantes para o trabalho ou para festas sofisticadas, ou com roupas mais modernas. Calça de ganga: Mais do que um clássico, as calças de ganga valem pela sua versatilidade, conforto e modernidade. A escolha deve recair num tom escuro, sem rasgos e detalhes temporais. Cardigan: Grande parte das mulheres é sensível ao clima e a melhor opção é ter à mão um casaso de algodão para tocar a pele. Blazer: Além de ser uma óptima opção para um evento do trabalho, também pode ser combinado com peças mais modernas para uma noite sofisticada ou um look mais casual e descontraído. Acessórios de cores neutras: Falamos, por exemplo, de um cinto, uma bolsa e sapatos pretos ou cor de pele que combinam com qualquer roupa e agregam elegância e sofisticação ao visual de qualquer mulher.

Limpar: O rosto precisa de estar limpo de todos os resíduos que se acumulam durante o dia. Para isso, deve ser usado um sabonete em gel, adequado ao seu tipo de pele. Jamais utilize o sabonete do corpo para lavar o rosto, porque em geral este é muito forte para a pele sensível da cara. Equilibrar: As loções para a pele são fundamentais para controlar o pH. No entanto, só sentirá os resultados se estiver a usar o produto adequado, uma vez que peles secas e peles oleosas não podem ser tratadas da mesma forma. Esfoliar: Os esfoliantes encarregam-se da limpeza mais profunda e ajudam a retirar os resíduos que entopem os poros, mas devem ser usados apenas uma vez por semana. A sensação de ‘areia’ no rosto é boa porque limpa a pele, contudo em excesso pode agredir a pele. Filtro solar: Segundo os especialistas, o pro-

tector solar deve ser usado todos os dias, seja qual for seu tom de pele. Mesmo que fique no escritório o dia inteiro, use um creme com um índice de protecção solar15. Hidratação: Todas as peles precisam de hidratação, mesmo as oleosas. A exposição ao vento, calor, frio, humidade e poluição danifica a pele, portanto escolha um hidratante adequado ao seu tipo de pele. Máscaras: As máscaras são aliadas muito importantes para manter a pele hidratada. O ideal é fazer o tratamento uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Cuidados especiais: todas as idades precisam de cuidados diferentes. Se achar que ainda não encontrou a rotina ideal para si, procure conselhos junto de um bom profissional. Além dos cuidados em casa, entreguese aos cuidados de especialistas para fazer uma massagem ou uma limpeza de pele, por exemplo. pub.


OE938