Issuu on Google+

Antoninas No 21º Grande Prémio do Centro Ciclista de Avidos

André Barbosa foi o primeiro Bruno Marques O ciclista André Barbosa, da equipa de Santa Maria da Feira, venceu na tarde do passado sábado o 21º Grande Prémio do Centro Ciclista de Avidos, prova do escalão de cadetes. A vitória final foi decidida ao sprint, com André Barbosa a levar a melhor sobre Vítor Teixeira, do FC Ramalde, depois de ambos terem conseguido fugir do pelotão. Com 63 ciclistas do escalão de cadetes presentes em prova, de 12 equipas diferentes, esta prova de ciclismo ficou marcada pelas muitas fugas que animaram os 68 quilómetros da competição, com passagem pelo centro de Famalicão e algumas freguesias do concelho famalicense. Apenas 31 ciclistas conseguiram concluir a prova. O primeiro a fugir do pelotão foi o ciclista Luís Gomes, da equipa Silva & Vinha/ADRAP, que andou grande parte da prova em fuga, garantindo com isso a vitória na meta volante José Azevedo, bem como no prémio da montanha. Este ciclista chegou a ter perto de dois minutos de vantagem sobre toda a concorrência, mas com o aproximar da prova foi perdendo fôlego. André Barbosa, da formação de Santa Maria da Feira, foi o primeiro a juntar-se na frente a Luís Gomes. No início da última volta ao circuito da prova juntou-se ainda Vítor Teixeira, do FC Ramalde. Luís Gomes continuou em perda na derradeira volta e por isso André Barbosa e Vítor Teixeira chegaram isolados aos últimos metros. No sprint final, o ciclista de Santa Maria conseguiu ser mais forte e cortou a meta no primeiro lugar, conquistando por

isso o triunfo neste grande prémio de ciclismo. “Andei quase toda a prova sozinho, entrei logo numa fuga no início que acabaria por não resultar. Depois consegui colar na frente, ataquei e felizmente venci. O objectivo que tenho é ganhar sempre e hoje consegui”, disse André Barbosa no final. O ciclista mostrou ainda vontade de seguir uma carreira no ciclismo, embora sem “nunca esquecer os estudos”. Para o segundo classificado, Vítor Teixeira, o que faltou “foram as pernas”. “O meu adversário vinha muito forte e como tive de fazer um esforço muito grande para chegar à frente, depois já não consegui melhor que o segundo lugar”, acrescentou o ciclista. Na terceira posição ficou Zulmiro Magalhães, da formação LA Sistemas/Trevomar. Da equipa da casa, do Centro Ciclista de Avidos, estiveram presentes cinco ciclistas, com o melhor classificado a ser João Gomes, na 20ª posição.

Esta competição teve mais uma vez a organização do Centro Ciclista de Avidos, contando com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão e da Associação de Ciclismo do Minho. A prova que surge inserida no programa das comemorações das Festas Antoninas, tendo contado com a presença de muitas pessoas na estrada para assistirem à passagem dos ciclistas e apesar de alguma chuva que caiu durante a tarde. “Esta prova enriquece o programa destas festividades, provando que não são apenas de carácter cultural e lúdico, mas têm também um aspecto desportivo”, começou por constatar Jorge Paulo Oliveira, vereador do desporto da autarquia famalicense, considerando que “o ciclismo é cada vez mais uma modalidade popular entre os famalicenses”. “É pelo passado deste Grande Prémio e por tudo aquilo que traz de bom para o concelho que a autarquia se associa a este evento”, concluiu.

Grande Prémio Forave foi um sucesso

A originalidade esteve presente no GP Forave

Classifi ficcação fi fin nal 1º André Barbosa (SM Feira/E. Leclerc/Mor. Congelados); 2º Vítor Teixeira (Neves/Vauner/Ramalde); 3º Zulmiro Magalhães (LA Sistemas/Trevomar); (…) 20º João Gomes (CC Avidos/Mansilha); 24º Vítor Rodrigues (CC Avidos/Mansilha); 30º Davide Silva (CC Avidos/Mansilha).

Prémio Montanha 1º Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP); 2º André Barbosa (SM Feira/E. Leclerc/Mor. Congelados); 3º João Pinto (Silva & Vinha/ADRAP).

Metas Volantes E. Leclerc: José Gonçalves (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos); Padaria e Pastelaria S. Jorge: Hugo Brito (Tensai/Santa Marta); Café Snack-Bar Dragão: Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP); José Azevedo: Luís Gomes (Silva & Vinha /ADRAP).

Prova conta cada vez com mais participantes

Cerca de 50 pilotos desafiaram, no passado sábado, a pista na Avenida Central do Lago Discount, em Ribeirão, perante o olhar atento de centenas de espectadores. Realizou-se, inserido na programação das Antoninas, o 3 Grande Prémio Forave – Corrida de Carros de Rolamentos, que contou com a colaboração do Lago Discount e da autarquia famalicense. Este ano, além das provas individuais foram organizadas duas provas especiais, uma Inter-Empresas e outra InterCentros Novas Oportunidades de Famalicão. O Grande Prémio foi uma organização do curso profissional de Manutenção Industrial e teve como objectivo motivar, de forma lúdica, os mais jovens a encontrar soluções inovadoras, nomeadamente na área da mecânica. Sublinha-se que o evento tem vindo a registar muita adesão, atraindo cada vez participantes e também público. pub


pública: 9 de Junho de 2009

Festa do Rio em Nine é neste domingo A iniciativa Festa do Rio “2009 Odisseia do Fado” promovida pela Associação Amigos do Rio Este (AREA) marcada para o passado sábado à noite ficou adiada para este domingo, dia 14 de Junho. A organização decidiu adiar a Festa do Rio, por causa do mau tempo que se fez sentir no sábado. Assim, a Festa do Rio “2009 Odisseia do Fado” acontece no próximo domingo na Praia do Romão, pelas 21 horas. O espectáculo de luz, cor, ritmo e dança é da autoria da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, que foi fundada em 2002 pela mão da bailarina e coreógrafa Lucília Baleixo. A peça que vai ser apresentada em Nine, na Praia do Romão, intitula-se “Chama-me Fado”, pois falase de fado através da dança. Recorde-se que durante mais de uma década os Amigos do Rio Este organizam esta iniciativa. Já nesta quinta-feira, tem lugar a festa do Corpo de Deus, com saída em processão da igreja paroquial às 10 horas com missa celebrada em pleno rio. Afinal a oração cabe em todo o lado.

especial

A iniciativa realiza-se, este ano, no âmbito das Antoninas

X Famalicão-Joane é neste domingo e são esperados 10 mil Sofifiaa Abreu Silva* Foi apresentada na tarde da passada terça-feira a 10ª edição da Famalicão-Joane, uma organização da Associação Teatro Construção. Recorde-se que este ano a prova está integrada nas festas Antoninas e vai acontecer no domingo, dia 14 de Junho, sendo esta a principal novidade da edição de 2009. Quanto ao número de participantes, Custódio Oliveira, presidente da Associação Teatro Construção, revelou que são esperados 10 mil participantes no total das duas provas: X Famalicão-Joane e VII Vermoim-Joane. “O objectivo em termos de concorrentes é chegar aos dez mil participantes. Estamos convencidos de que será cumprido, uma vez que esta é uma grande iniciativa desportiva. Há bicicletas e motos para sortear como incentivo à participação das pessoas”, referiu. No domingo, a personalidade desportiva homenageada é a exatleta Albertina Dias. Presente na conferência de imprensa, a desportista agradeceu, desde já, o reconhecimento. “Para mim é sempre uma grande honra ser convidada para qualquer tipo de eventos, neste caso para a Famalicão-Joane que tem grande impacto para muitos”, disse. “É uma prova muito falada, e isso deve-se aos patrocinadores e à autarquia e eu

António Freitas

18

Jorge Paulo Oliveira, Armindo Costa e Custódio Oliveira

cá estarei para a apoiar”, acrescentou a ex-atleta que soma no seu currículo participações em três jogos Olímpicos, Barcelona, Seeul e Atlanta. Precisamente, Armindo Costa dirigiu as suas primeiras palavras à homenageada Albertina Dias. O edil considerou que esta é uma excelente foram de celebrar os 10 anos deste grande prova”. “Muito pub.

justamente será homenageada. Foi campeã mundial de corta-mato em Espanha, em 1993, e foi campeã e recordista nacional em diversas provas de pista. Merece por isso o reconhecimento da ATC”, afirmou. O próximo domingo começa bem cedo. A primeira prova é a VII Vermoim- Joane/passeio às 9h30; seguindo-se a Vermoim-Joane (corrida) às 9h31. A X Famalicão-Joane

está marcada para as 10h15, não esquecendo a II Bike Tour Famalicão-Joane às 11h15. A ATC informa que quanto a eventuais dificuldades devido ao calor, a organização tentará minorar o problema aumentando o abastecimento de água aos atletas. * com José Clemente pub.


publicidade

pĂşblica: 9 de Junho de 2009 19


20

pública: 9 de Junho de 2009

especial

Open Antoninas em matraquilhos A Associação de Matraquilhos do distrito de Braga (AMB), com o apoio da Federação Portuguesa de Matraquilhos (FPM) e da Câmara Municipal de Famalicão, vai realizar nos próximos dias 13 e 14 de Junho um campeonato inserido nas Festas Antoninas, designado “Open Antoninas 2009”. Este Open, cujo início está marcado para as 15 horas do dia 13 de Junho, será disputado por 32 equipas, oriundas do distrito de Braga, Porto e Aveiro, e será realizado no Antigo Largo da Feira, em Famalicão. A grande final será disputada no dia 14 de Junho, a partir das 17 horas, e a entrada é gratuita para todos os que queiram assistir. Uma vez que o “Open Antoninas 2009” visa promover e divulgar esta modalidade e dignificar os matraquilhos enquanto desporto, a AMB estará presente no local a partir do dia 10 de Junho, convidando todos os interessados e curiosos a visitar o seu espaço e a tomar contacto com as mesas homologadas pela FPM para a prática de um dos desportos mais populares do nosso país.

Festas da cidade com torneios de hóquei e badminton O Pavilhão Municipal de Famalicão vai receber nos próximos dias 10 e 11 de Junho dois torneios, um de hóquei em patins para o escalão de infantis e outro de badminton. Em badminton disputase o sexto e último momento dos torneios de divulgação que a Federação Portuguesa de Badminton organiza. Estes torneios são de integração e incentivo para os atletas que não estão classificados nos primeiros lugares dos respectivos rankings nacionais. Estarão presentes dezenas de

atletas dos escalões mais jovens. Já no hóquei patins, no escalão de infantis, realiza-se um torneio triangular com a presença de FAC, Riba d’Ave e Valongo. Na quartafeira, o FAC joga com o Riba d’Ave às 20 horas e na quinta-feira, pelas 11 horas, os famalicenses recebem o Valongo. Às 16 horas jogam Valongo e Riba d’Ave e no final será feita a distribuição dos prémios com a presença do vereador do desporto, Jorge Paulo Oliveira. O jantar convívio final será na Tasquinha do FAC.

Tasquinha do FAC nas Antoninas até 13 de Junho O Famalicense Atlético Clube (FAC) abriu no passado dia 6 de Junho a sua tradicional Tasquinha das Festas Antoninas que ficará aberta até ao dia 13 de Junho. À disposição dos famalicenses estão diversas iguarias, com o natural destaque para a sardinha assada e para as habituais fêveras na brasa.

Clube de Rugby de Famalicão organizou torneio de Sevens

CDUP sagrou-se vencedor Realizou-se no passado sábado o III Famalicão Sevens no Estádio Municipal de Famalicão, organizado pelo Clube de Rugby de Famalicão (CRF) e inserido nas comemorações das Festas Antoninas 2009. Este foi o primeiro torneio oficial da época em Sevens, sendo que os próximos serão realizados em Coimbra, no dia 20 de Junho, e Lisboa, no dia 27 de Junho. Ao todo estiveram presentes oito equipas: CDUP, Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Prazer de Jogar, Guimarães RUFC (Grupo A); Clube Rugby Arcos de Valdevez, RC Montemor, Clube Rugby Famalicão, Selecção ARN (Grupo B). A terceira edição do torneio famalicense contou com a presença de várias equipas de renome, sendo que esta vertente de rugby reduzido a sete atletas está cada vez mais em voga pela sua rapidez e pelo espectáculo que proporciona. Neste momento está ainda em fase de estudo a sua inclusão como modalidade olímpica, algo que é desejado pelos praticantes e responsáveis federativos. Apesar da entrada no Estádio Municipal ser livre, o torneio não atraiu tanto público como nas últimas edições, muito por culpa das condições climatéricas. Apesar disso, os presentes puderam assistir a bons jogos, onde o equilíbrio foi a tónica dominante. A equipa famalicense não entrou pub.

Equipa da casa exibiu-se a bom nível

bem no torneio, perdendo com a equipa de Montemor. Depois, ajustou algumas situações e venceu os dois jogos seguintes sem dificuldades. No jogo de atribuição do terceiro lugar, o CRF até entrou bem no jogo, estando a ganhar ao intervalo, mas acabou por ceder na segunda parte frente à equipa da Universidade de Trás-osMontes, a UTAD. Lembre-se que esta equipa joga numa divisão acima da equipa de Famalicão.

No final, como é hábito nesta modalidade, todos os intervenientes, incluído os árbitros do torneio, participaram na merecida terceira parte onde não faltou a boa disposição. Participaram neste torneio oito equipas, num total de cerca de 120 atletas. A classificação final foi a seguinte: 1º CDUP; 2º RC Montemor; 3º UTAD; 4º CR Famalicão; 5º Escola de Rugby do Porto; 6º CRAV; 7º Selecção ARN; 8º Guimarães RUFC. pub.


publicidade

pĂşblica: 9 de Junho de 2009 21


22

pĂşblica: 9 de Junho de 2009

publicidade


OP 5C