Issuu on Google+

Festas Felizes!

Apesar das previsões para o próximo ano

2009: pensar positivo Sofifiaa Abreu Silva Falta pouco para 2009. Todos dizem que será um ano complicado. De crise, afirmam muitos. Mas, o melhor é mesmo manter um espírito positivo para que o início do ano não comece já com uma sensação negativa. No fundo, com tanta conversa à volta da crise, falta de dinheiro e desemprego, corremos o risco de irmos todos parar ao psiquiatra. Vamos antes com calma. Depois de festejado o Natal com a família, chega o dia 31 de Dezembro, dia de S. Silvestre, e logo a seguir o dia 1 de Janeiro e mais um ano: 2009. Por norma, esta é uma data para passar em família e entre amigos. As pessoas reúnem-se para passar a meia-noite para o réveillon - uma palavra francesa que significa despertar do dia. E este é um despertar muito especial, porque se entra num novo ano. Temos por hábito por esta ocasião definir prioridades para o novo ano, como se a nossa vida fosse mudar de um dia para o outro. Háde ser uma dieta, mais organização, uma nova decoração, ir ao médico com mais regularidade, ser mais amigo dos outros, não ser tão preocupado, nem discutir tantas vezes, ter um filho, casar, fazer ginástica, fazer um curso…. Na verdade, são tantos os objectivos que queremos cumprir, que no próximo ano o mais provável é estarmos a elencá-los novamente. Não faz mal, é sinal que cá estamos e também o que conta é a intenção. No fundo, o mais importante é fazer, no final de cada ano, um balanço muito positivo. Saber que tomámos decisões, que gostámos de quem deveríamos gostar e que respeitámos as pessoas… que fomos felizes com os amigos, com a família e no nosso local de trabalho. Não faz mal se errámos, o importante é sabermos disso e tentar ser melhor. O próximo ano, 2009, só faz sentido se for vivido dia após dia e com um pensamento único: a felicidade.

Dizem que dá sorte… • Comer 12 passas, uma por cada mês do novo ano, e formular um desejo em cada mês. Dá sorte, dizem! • Ter uma moeda na mão à meia-noite. Dá dinheiro! • Subir a uma cadeira. Dá poder! • Deve-se estrear uma peça de roupa no dia de Ano Novo.

Sabia que: • Em muitas regiões dos EUA, os feijões e as couves são obrigatórias na refeição de ano novo, já que simbolizam prosperidade e boa sorte. Já noutras regiões, o arroz é o alimento que simboliza a boa sorte para o ano novo. • Noutras culturas tudo o que tiver a forma de uma argola é de bom augúrio, já que simboliza um ciclo de um ano. Por essa razão, os holandeses não dispensam donuts no dia de ano novo. • No Japão, é comum fazer-se uma cerimónia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada, para afastar os maus espíritos.


II

pública: 31 de Dezembro de 2008

especial

Astrologia

O que 2009 lhe reserva…. Carneiro O ano 2009 para os nativos de Carneiro será caracterizado pela introspecção. Durante este ano terão a influência especial da Carta de Tarot o Eremita, que acentuará a vontade e a necessidade de se conhecerem melhor. Será um período de evolução interior, que lhes permitirá definir objectivos e a melhor forma de os conseguirem alcançar. Por outro lado, os nativos deste signo também estão sob influência da Carta de Tarot 7 de Espadas, que significa que começarão agora a ser preparados novos planos.

Touro O próximo ano trará aos nativos de signo Touro uma oportunidade de renovação, que lhes permitirá libertarem-se de tudo aquilo que não lhes traz felicidade. A carta de Tarot a Morte, que influencia este signo ao longo do ano, anuncia a chegada de uma nova fase nas suas vidas. A “morte” de que aqui se trata é a do passado, pois haverá agora a possibilidade, para estes nativos, de “renascerem”. Os nativos deste signo estão também sob influência da Carta de Tarot 3 de Espadas, que significa que poderá surgir uma amizade que os ajudará a manter o equilíbrio a diversos níveis na sua vida.

Gémeos O ano de 2009 trará aos nativos do signo Gémeos muita agitação e novidades. Uma vez que este signo aprecia o movimento e precisa de estar sempre em busca de novos horizontes, sentir-se-á à vontade com a energia que este ano lhe irá trazer. A Carta de Tarot que influencia este signo em 2009 é o Louco, que significa que embora estejam um pouco instáveis, poderão conquistar novas metas, estando enfatizado o espírito de aventura. Este signo terá também a protecção da Carta de Tarot 8 de Copas, que reforça a possibilidade de virem a concretizar os seus objectivos em 2009.

Caranguejo 2009 será para os nativos de Caranguejo um período de maior introspecção e auto-análise, pois estarão sob influência especial da carta de Tarot o Papa, que significa que terão uma boa capacidade para agir com sabedoria em todas as situações, superando da melhor forma todos os desafios. Este signo terá ainda a carta de Tarot Rainha de Paus, que reforça o carácter protector de Caranguejo, que é em geral uma pessoa carinhosa e que se preocupa com o seu bemestar material e com o da sua família.

Leão O próximo ano de 2009 será bastante favorável para os nativos do signo Leão, que terão a protecção especial da carta de Tarot a Papisa. Graças ao que aprenderam com as experiências do passado serão capazes de tirar agora o melhor partido das circunstâncias e obterão bons resultados em tudo aquilo que fizerem. Este signo estará também sob a influência da Carta Rei de Ouros, que significa que a sua inteligência será posta ao serviço dos seus projectos, ajudando-os a darem largas às suas ideias e a alcançarem bons resultados provenientes do seu empenho.

Virgem O ano 2009 trará aos nativos do signo Virgem a possibilidade de verem a justiça ser feita nas suas vidas. Estarão sob a influência do Arcano de Tarot a Justiça, que indica que receberão a recompensa pelos seus esforços. Este ano poderá trazer boas oportunidades a quem nasceu sob este signo, desde que saibam orientar o seu comportamento pela honestidade e pela justiça. Por outro lado, este signo estará também sob a

influência da Carta Cavaleiro de Copas, que indica que poderão receber propostas vantajosas.

Balança 2009 será um ano em que os nativos de Balança terão de fazer uma análise ao seu comportamento e à forma como têm orientado as suas vidas. A carta de Tarot o Julgamento, que exerce uma influência mais notória sobre este signo ao longo do ano, indica que haverá necessidade de uma avaliação a vários níveis, para que possa ter início um novo ciclo nas vidas destes nativos. Estarão também sob a influência da Carta 2 de Espadas, que indica que devem estar atentos à voz da sua intuição para que tudo corra bem.

Escorpião Para os nativos de Escorpião este ano será bastante importante, pois trará a quem nasceu sob este signo desafios que porão à prova a sua coragem e capacidade de resistência mas, se estes forem superados com sucesso, irá também proporcionar uma grande evolução nas suas vidas a todos os níveis. A carta de Tarot o Dependurado alerta para a possibilidade de terem de fazer sacrifícios, que fortalecerão ainda mais a sua personalidade. A carta de Tarot 9 de Espadas reforça a mensagem que este ano porá à prova a sua força e coragem, lembrando que a sua intuição apurada os pode ajudar a ultrapassar com sucesso qualquer dificuldade. Escorpião conseguirá superar este desafio com sucesso e terminará o ano mais forte física e espiritualmente.

Capricórnio 2009 será um ano muito intenso para os nativos de Capricórnio que terão de fazer um esforço maior de adaptação às circunstâncias, pois as mudanças podem suceder-se a um ritmo acelerado nas suas vidas. Estarão sob a influência da Carta de Tarot o Diabo, que indica que haverá novidades mas que deverão também manter a prudência e a sensatez na forma como lidam com as circunstâncias. Este signo tem ainda a influência da carta 9 de Paus, que significa que terão sempre força em todos os acontecimentos com que serão confrontados.

Aquário O ano 2009 trará aos nativos de Aquário a possibilidade de evoluírem nas suas vidas a nível afectivo, espiritual e material. Estão sob a influência da Carta de Tarot os Enamorados, que alerta para a necessidade de serem prudentes e escolherem aquilo que for melhor para a sua evolução pessoal. Será um ano muito positivo, que deve ser aproveitado em pleno. Têm ainda a protecção da Carta de Tarot 10 de Ouros, que significa que terão boas possibilidades de alcançar o sucesso que tanto desejam e merecem.

Peixes O ano 2009 será muito favorável para os nativos do signo Peixes. Estão sob a influência da Carta de Tarot o Mundo, que significa que podem ter boas oportunidades de obter aquilo que mais desejam, pois têm protecção divina. Este signo é também influenciado pela Carta 8 de Paus, que significa que os acontecimentos se sucederão a um ritmo acelerado. Embora haja mudanças rápidas e por vezes desejem que o tempo passe depressa, o balanço geral do ano será bastante positivo e trará resultados importantes. Previsões 2009 por Maria Helena Martins em www.sapo.pt


publicidade

pĂşblica: 31 de Dezembro de 2008 III


IV

pública: 31 de Dezembro de 2008

Pequenos gestos… para 2009 No seu guarda-roupa, comece por arrumar o que já não usa. Veja os tons de roupa que tem e compre outras peças com que possam conjugar. Aproveite os saldos. Na beleza, cuide de si, em casa ou num salão de estética. Homens e mulheres devem mimar-se. Se deseja que a sua alimentação seja mais saudável, procure comer como mandam as regras durante a semana e cometer excessos apenas num dia. No plano pessoal, valorize as pequenas atitudes e gestos. Em vez de ver um copo meio vazio, prefira ver o copo meio cheio. Escolha uma actividade que lhe dê prazer e inscreva-se nela: ginásio, voluntariado, curso de pintura, música ou de línguas. No trabalho, organize as suas tarefas e torne-se num melhor profissional. É sempre possível ser melhor. Tenha a sua casa organizada e limpa, porque isso confere conforto e bem-estar. Nas finanças, a primeira coisa a fazer é delinear um orçamento familiar. Pense no que recebe e naquilo que gasta. Ponha de parte algum todos os meses. Acredite que há sempre qualquer coisa que não é assim tão indispensável.

especial

O que vai mudar no seu bolso… √ R e n da s s o b e m 2 , 8 % O valor das rendas fixado para 2009, para as casas mais recentes, é superior ao valor da inflação prevista no Orçamento de Estado para 2009. Nos imóveis anteriores a 1967, a subida no preço da renda foi definida nos 2,8%, quando o Governo estima uma inflação de 2,5% para o próximo ano. As casas antigas de Lisboa e Porto sofrem um agravamento de 4,2% e as restantes zonas do país 2,8%. √ P ã o so b e 5 a 6 % O preço dos cereais até diminuiu, mas o preço do pão deverá subir entre 5 e 6% no próximo ano. Segundo o presidente da Associação de Comércio e Indústria da Panificação, a subida é inevitável e nunca poderá ser inferior a 5%. A justificação está nos gastos com salários, energia e combustíveis que criaram alguns problemas de tesouraria. √ Ca r n e , f r u t a e l e g u m e s m a n t ê m p re ç o s Fruta, legumes e carne irão manter os preços durante os primeiros meses de 2009. O Observatório dos Mercados Agrícolas disse que a manterse os preços das matérias-primas e dos combustíveis não deverá haver aumentos neste sector. √ P r e ç o s d o gá s a s s i m a t é J u nho O preço do gás natural man-

tém-se até ao final de Junho do próximo ano. Recorde-se que o preço baixou, em média, 3,4%, em Julho passado. √ I se n ç ão d o IM I O Governo decidiu alargar o prazo de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três a seis anos para quatro a oito anos, diminuindo assim

os encargos das famílias com a habitação própria. √ Aumentos em Famalicão A Câmara Municipal de Famalicão aprovou, recentemente, na reunião do executivo, as tarifas para 2009 dos serviços do departamento de Ambiente. A água aumenta 5%, o saneamento 7% e a taxa de recolha de lixo 2,5%.


publicidade

Festas Felizes

pĂşblica: 31 de Dezembro de 2008 V


VI

pública: 31 de Dezembro de 2008

especial

Operação Natal 2008 dá prémios Porque o Natal é uma época de prendas, a Rádio Digital FM, em colaboração com diversas empresas de Vila Nova de Famalicão, levou a cabo mais uma “Operação Natal” que proporcionou belíssimas prendas aos seus ouvintes. Aqui fi ficcam as imagens da “Operação Natal 2008”. Votos de boas festas para todos! Solução Óptica de Vila Nova de Famalicão ofereceu à ouvinte Isabel Machado um vale no valor de 50 euros.

O Snack bar Diogo ofereceu duas francesinhas ao ouvinte Fernando Silva

Famabike ofereceu ao ouvinte Agostinho Gomes um capacete e umas luvas

A Decoratti ofereceu um puff ao ouvinte Alexandre de Vila das Aves

Pastelaria Don Marco ofereceu um bolo-rei escangalhado ao ouvinte Rui Alexandre


especial

pública: 31 de Dezembro de 2008 VII

Conselhos para maquilhagem e cabelo

A beleza do Ano Novo

Mesmo que fique por casa, saiba que o importante é entrar no novo ano com beleza junto daqueles que mais gosta. E que tal maquilhar-se e apresentar um penteado diferente? Para começar é importante lembrar que para ter uma boa pele é necessário limpeza, tonificação e hidratação. No capítulo da maquilhagem, propriamente dito, deve começar-se pelo corrector para

cobrir olheiras e manchas da face. Segue-se a base, para uniformizar a pele, e o pó compacto para controlar o brilho excessivo, se for o caso. Nos olhos, aposte em sombras com cores vivas. Afinal, quase nada é proibido: lilás, rosa, azul, verde, cinza, são as cores que podem ser usadas. Outro produto muito importante é o delineador, que pode ser usado com traços finos,

grossos, curtos ou longos. E para destacar ainda mais o olhar, não economize na máscara. Nos lábios, aposte em batons que se aproximam da cor da sua boca e num gloss suave. Não se esqueça que se apostar em tons fortes nos olhos, a boca deve ser suavizada, ou vice-versa. No fim, não se esqueça do blush, que confere um ar sau-

dável ao rosto. Aqui, saiba que nas peles mais claras, devem ser usadas cores suaves, como rosa e pêssego. Já as morenas e bronzeadas podem apostar nos tons de terra ou bronze. E o c ab e l o? Já que é Ano Novo, aposte num penteado novo. Pode optar por prender o cabelos para, por exemplo, realçar um decote. Poderá ainda fazer um

rabo-de-cavalo umas mechas modeladas com babyliss, ou um coque com alguns fios desfiados. Pode apostar em acessórios como flores, borboletas ou fitas. Quem prefere os fios soltos pode apostar nos cachos feitos também com babyliss. Para conseguir um efeito natural, aplique produtos que activam caracóis. No fim coloque laca para que o penteado se aguente.


VIII

publicidade

pĂşblica: 31 de Dezembro de 2008

Deseja a todos um Excelente 2009

Feliz 2009


especial

pública: 31 de Dezembro de 2008 IX

Espaços para todos os gostos

Propostas para o Reveillon em Famalicão Sofia fia Abreu Silva O ano de 2008 merece uma despedida com um bom jantar e muita animação. No Restaurante Ferrugem, na Portela, o jantar de Fim de Ano começa com a entrada de crocante de marisco com espuma de líchias e espumante Vértice Reserva Bruto. Como prato principal serve-se Lombinho de porco preto com Pêra Rocha do Oeste em redução de Porto LBV. Como sobremesa, vale a pena provar Bolo de Maçã Bravo de Esmolfe e pinhões, gelado de canela e espuma de uvas passas. No Ferrugem, o preço é 40 euros e

as crianças, até 10 anos, pagam 50%. O restaurante encerra às 22h30. O Reveillon na Quinta Nossa Senhora da Alegria, em Ribeirão, começa com um jantar. A seguir aos aperitivos, a entrada é creme de legumes. Seguese o prato de peixe com bacalhau e batatinha ao murro e ainda um corta sabores de limão e champanhe. Lombinho de vitela na brasa é o prato de carne, enquanto a sobremesa será gelado de dois sabores com chocolate. À meia-noite comem-se as uvas passas e é servido espumante. Às duas da manhã vai para a mesa arroz de marisco e costelinha assada com arroz malandrinho. Há ainda um buffet de doces, fruta e queijos. A animação na Quinta Nossa Senhora da Alegria está por conta do grupo musical “Frequência” e do palhaço malabarista “O Palhitas”. A entrada para adultos custa 75 euros. Na Quinta do Monte, em Oliveira Santa Maria, o jantar começa pelas 20 horas com várias entradas. Uma hora depois é servido bacalhau no forno e cabrito e lombo assado. Para sobremesa, há para escolher entre semi-frios, bolos variados, frutas naturais e queijos. À meia-noite há fogo-de-artifício, bolo-rei, uvas passas e champanhe. Para a ceia está reservada uma mesa de marisco, costela assada, leitão e bife de picante com feijão preto e ainda caldo verde. Pelas 5h30 há croissants com chocolate quente. O jantar e ceia será 80 euros por pessoa e a ceia é 60 euros por pessoa. No Eugenio’s, em Calendário, a passagem para 2009 faz-se com um cocktail pelas 20 horas. O jantar está marcado para as 20h30 com quiche folhado de cogumelos e legumes, Filé de pescada com molho de marisco, Bifinhos à Inglesa com Arroz à Grega e Delícia com Creme de Baunilha e Frutos do Bosque. Nas doze badaladas não podem faltar uvas passas e espumante. Já no novo ano, o buffet inclui mesa de frios, mesa de quentes, queijos, doces e frutas. E para aquecer o coração há chocolate quente e croissants pelas 5 horas. No Eugénio’s, a animação é da organista Alfreda Correia e da Banda Alex Honwana. O preço é 95 euros por pessoa, mas a partir das 23 horas, será de 50 euros. Em Famalicão, a partir da meianoite, três espaços organizam também uma festa em comum. O Matriz, o Bar Classe A e o Tipografia Club preparam a festa no Tipografia para que a passagem seja inesquecível. O serviço de catering funcionará toda a noite. A partir da meia-noite há, claro, champanhe, bolo-rei e uvas passas. Pelas 6 da manhã servem-se croissants e chocolate quente. De serviço estarão os dj’s Tony Bianchi e Pedro Tinoco. Já na Satélite Club, em Vale S. Cosme, o divertimento é também garantido. Para bem receber 2009, há uma special decor, um show de confetis e animação com “Luxury Dancers”. A recepção é feita com champanhe, mas há ainda oferta de passas e bolorei. O pequeno-almoço é servido às 7 horas. No Club Berber, no Lado Discount, em Ribeirão, as portas abrem-se às 22h30. A entrada é de 10 euros e pode usufruir de uma mesa de frios, doces natalícios, champanhe e uvas passas. Às quatro da manhã é servido caldo verde e às 6 horas chega o chocolate quente. A animação começa com o Special Show by Horus (Dança do Ventre Masculina); Mega Show de Dança do Ventre (Cia. Al Rayel) e o cantor humorístico "George Montañelas". Agora é só escolher!


X

pĂşblica: 31 de Dezembro de 2008

publicidade

Boas Festas


especial

pública: 31 de Dezembro de 2008 XI

Os acontecimentos de 2008 Inaugurado novo quartel da GNR de Joane

Onze anos depois do início do processo, é finalmente inaugurado, a 7 de Dezembro, o novo quartel da GNR de Joane. O edifício custou 700 mil euros e foi o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que cortou a fita. Por resolver continua, entretanto, o problema das instalações da GNR de Riba d’Ave. Em visita ao quartel ribadavense, a 29 de Outubro, o secretário de Estado da Administração Interna manifestou-se chocado com o que viu, mas até hoje não há solução, mesmo que provisória, à vista.

Finalmente a nova Urgência Depois de vários anos de espera, arrancou em Junho a construção da nova Urgência do hospital de Famalicão. Tem uma área de cerca de 1.500 metros quadrados (sensivelmente, o triplo

da actual) e integra uma urgência pediátrica autónoma, num investimento global de quatro milhões de euros. A obra está em fase de conclusão, devendo ser inaugurada em breve.

Oliveira Ferreira fecha as portas

Assaltos violentos no Verão Famalicão não escapou à vaga de assaltos violentos que assolou o país no Verão. Eles ocorreram ao longo de todo ano – logo em Janeiro cinco homens armados assaltaram a uma ourivesaria em Ribeirão e agrediram o proprietário – mas foi nos meses de Verão que a vaga de assaltos se intensificou. Bombas de gasolina, farmácias, ourivesarias e cafés foram os principais alvos dos larápios. Em Ruivães, num assalto a uma ourivesaria, o proprietário também ficou ferido, depois de disparos efectuados pelos assaltantes.

16 anos de cadeia para homicida de André Gomes Foi o julgamento mais mediático do ano. O Tribunal Judicial de Famalicão condenou a 16 anos de prisão, o rapaz que matou, por esfaqueamento, o jovem André Gomes, em Joane, em Março de 2007.

O Tribunal deu como provado que o rapaz, de etnia cigana, matou com 18 facadas André Gomes, em plena rua, depois de desentendimentos ocorridos no interior de um bar momentos antes.

Piscinas para toda a família em Ribeirão

FC Famalicão desce aos distritais Há anos que o FC Famalicão vivia em crises permanentes. A crise financeira levou à desportiva, mas nunca o clube tinha batido tão fundo. O clube desceu aos distritais, algo que não

acontecia há 72 anos. Este facto, em termos desportivos, marca o período mais negro na história do FC de Famalicão que já andou na alta-roda do futebol nacional.

Em contra-ciclo às falências que se verificaram no distrito e também em Famalicão, a multinacional Tesco abriu em Ribeirão, em meados de Novembro, uma nova fábrica de componentes para automóveis. Implicou um investimento de dez milhões de euros e, no futuro, poderá criar 50 postos de trabalho.

Cinco mortos em dois acidentes violentos Em Agosto três jovens perdem a vida e outros três ficam gravemente feridos num violento acidente, na EN 14, em Arnoso Santa Maria. Os jovens seguiam num automóvel roubado, quando se despistaram

nas célebres curvas do Altinho. Já neste mês de Dezembro, outro acidente, em Landim, tem também consequências trágicas: dois mortos e um ferido grave foi o resultado de uma colisão entre dois veículos.

Reis Campos é o candidato do PS

Há quem lhe chame a obra do mandato. As Piscinas Municipais de Ribeirão foram inauguradas, a 13 de Dezembro, por Armindo Costa numa cerimónia a que assistiram centenas de populares. O complexo custou 3,5 milhões de euros e é o primeiro do concelho a dispor de um tanque apropriado a idosos e as pessoas com deficiência, além de estar equipado com piscinas destinadas a bebés. “Um equipamento para toda a família”, como fez questão de vincar o presidente da Câmara.

Centro de RIB avança em Fradelos Depois de vários meses de agonia, a Fiação e Tecidos Oliveira Ferreira, de Riba d’Ave, encerrou as portas em meados de Julho, deixando no desemprego 210 pessoas. Nos últimos meses tinham sido constantes os atrasos no pagamento dos salários, o que levou os trabalhadores a recorrerem à greve por várias vezes. A Oliveira Ferreira completava 100 anos de existência em 2010.

Tesco abre em Ribeirão

O Centro de Valorização de Resíduos Industriais Banais (RIB) começou a ser construído em Fradelos, sem qualquer contestação por parte da população ou dos autarcas locais. A infra-estrutura resulta de uma iniciativa pri-

vada e, quando foi anunciada, motivou grande contestação. Essa luta, porém, esmoreceu e o projecto avançou para o terreno, sem que se ouvisse qualquer ruído à sua volta. A inauguração está para breve.

Casas para os ciganos da estação Arrancou em Setembro a construção das habitações que vão albergar as famílias ciganas do bairro da Estação. A Urbanização das Bétulas deverá estar pronta dentro de um ano vai permitir realojar as 30 famílias. Entretanto, no mês anterior, a Câmara Municipal já tinha entregue as chaves às famílias da Urbanização das Austrálias, em Requião, e das Gábilas, em Gavião.

O Partido Socialista é o primeiro a avançar com o nome do candidato à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 2009. A escolha recaiu sobre Reis Campos, de 52 anos, natural de Lousado, deputado municipal. O candidato começou por anunciar o início de “um novo ciclo político” em Famalicão e propôs-se a mostrar que “há uma forma diferente para o exercício do poder”.

Mudanças na feira semanal A 8 de Outubro arrancou a reorganização da feira semanal, sob fortes medidas de segurança. A principal alteração prendeu-se com deslocalização dos feiran-

tes de etnia cigana para o topo sul do recinto. Houve quem protestasse, mas a mudança acabou por efectuar-se de forma ordeira, sem grandes complicações.


XII

pĂşblica: 31 de Dezembro de 2008

publicidade


OP 5C