Issuu on Google+

Informação, música, entretenimento e emoção

Rádio Digital: a razão será sempre você! Estamos em Famalicão há 24 anos. Foi há 24 anos que começámos a comunicar com e para os famalicenses. Desde o primeiro dia, a magia da rádio cumpre-se ininterruptamente há 24 anos, todos os dias do ano, até mesmo no Dia de Natal. Foi a 9 de novembro de 1989 que as emissões regulares da Rádio Digital, na altura designada de Vila Nova, se iniciaram, após concluído o processo de legalização das rádios locais. A Rádio já somou muitas transformações e pelo caminho até mudou de nome, passando a designar-se Digital FM. Na verdade, a Rádio Digital assume, a cada dia que passa, uma posição distinta no panorama radiofónico, quer no concelho, como na região. Na verdade, todos os dias há sempre algo de novo para ‘comunicar’. E esse é o desafio. Fazemos o melhor trabalho possível, com boa música, humor, conversa, informação e, claro, emoção. O balanço destes 24 anos é muito positivo, mas não está completo. Estamos certos de que há sempre mais coisas a concretizar. Ao longo deste tempo, como qualquer jovem com 24 anos, cometemos erros, mas também amadurecemos. Pela frente há ainda muito futuro para criar. A rádio é um meio de comunicação privilegiado, que até hoje não foi substituído por um outro. Os tempos mudaram, é certo, mas a rádio continua a ter muito para dar aos seus ouvintes. Hoje, a emissão da Digital

pode ser ouvida em todo o mundo, através da internet, em www.digitalfm.pt. Aliás, temos muitos ouvintes que nos ligam de diferentes pontos do país, mas também do estrangeiro que mantêm, assim, a ligação à sua terra, Famalicão. E porque a proximidade é uma das características intrínsecas desta rádio, estamos também no facebook, onde mantemos o contacto permanente com os nossos ouvintes. I n f or ma ç ã o c om pr o fi s s i o n a l i s m o A Rádio Digital FM privilegiou, desde sempre, a informação, sobretudo a que diz respeito ao concelho. A Digital FM tem, assim, informação atualizada a todas as horas, salientando-se cinco blocos de notícias alargados (9h,

12h, 15h, 18h e 21h) e vários blocos de síntese. A esta informação de âmbito generalista, juntam-se ainda as edições de notícias de desporto. A informação local, com notícias referentes ao concelho de Famalicão, é a que dedicamos, naturalmente, maior atenção, mas temos também uma componente regional e nacional. Objetividade, diversidade, qualidade e atualidade é o que a equipa de informação da Digital FM procura imprimir em cada noticiário que produz. Para isso, conta com um grupo composto por jornalistas com carteira profissional ou por colaboradores regionais, devidamente reconhecidos pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, títulos que podem parecer uma formalidade, mas que são mais um garante de profissionalismo.

Gentes da Terra: o programa mais antigo da rádio O programa Gentes da Terra é o mais antigo da Rádio Digital. Trata-se de um programa que visita, em cada fim de semana, freguesias do concelho, promovendo conversas com autarcas e várias associações e restantes entidades, que dão a conhecer a sua história, ideias, papel e objetivos. Este programa é preparado e realizado, ao longo da semana, pela equipa da Digital e vai para o ar entre as 9 e as 11 horas. Trata-se de um programa que sobreviveu ao longo destes anos e que ainda hoje tem uma razão nuclear para existir: a proximidade às populações.

Reconhecimento Municipal

A Rádio Digital é um projeto de utilidade pública que presta um importante serviço aos cidadãos do concelho e a Vila Nova de Famalicão. Companhia de todas as horas, a Rádio Digital faz parte da vida quotidiana dos famalicenses, levando diariamente entretenimento, informação e cultura a milhares de cidadãos. É um contributo importante para a cidadania dos famalicenses, mantendo-os sintonizados com a realidade municipal e mantendo a nossa comunidade ligada entre os seus membros e as suas instituições. Não menos relevante é a promoção que a rádio faz do nosso território, divulgando e valorizando a nossa terra, a nossa dinâmica, a nossa cultura e o trabalho do nosso movimento associativo. O aniversário da Rádio Digital é assim um momento que merece o reconhecimento do município, assim como o nosso sincero desejo de muitos e muitos anos de serviço público. A todos os que tornam possível que a estação se mantenha no ar todos os dias, os meus agradecimentos e votos das maiores felicidades. Parabéns Rádio Digital! O Pre sid en te da C âmara Munic ipa l ( Paulo Ale xand re Matos Cunha, Dr. ) pub


II

especial: 14 de novembro de 2013

especial pub

Fazemos rádio 365 dias por ano Todos os dias, há 24 anos, os profissionais da Rádio Digital FM trabalham para que este órgão seja o mais próximo dos seus ouvintes. Hoje, a Rádio Digital é informativa, mas também divertida, entusiasta e arrojada. Procuramos informação, apresentamos a música nova e difundimos os temas mais interessantes que vão de encontro ao estilo de vida do seu público. A Digital FM nunca para, trabalhando todos os dias do ano, sem exceção. Aqui ficam algumas imagens de como se faz rádio todos os dias….há 24 anos. O Jorge Humberto é o primeiro a entrar na rádio. Das 7 às 10 horas acorda os ouvintes com “carinho e humor”. Aqui, os ouvintes ficam a conhecer os principais títulos da imprensa, a previsão do tempo, o que fez história em décadas passadas, além, claro, das novidades da música. Há também tempo para o Espaço “Loja Cidadão”, com informações úteis. À quinta-feira, conta com a colaboração de Gouveia Ferreira, que, pela manhã, desperta consciências, destacando temas da atualidade de forma direta. Na verdade, as Manhãs da Digital é um programa onde tudo pode acontecer e por isso, de segunda a sexta-feira, existe ainda o espaço “Humor Mínimo Garantido” com Joel Lima. Cinco minutos de sátira que retrata a atualidade com um sorriso.

pub

Porque a informação é essencial, são vários os noticiários que são preparados pelos jornalistas na redação, que é comum ao jornal OPINIÃO PÚBLICA. O primeiro noticiário da manhã acontece às 9 horas. Cristina Azevedo é a chefe de redação, onde trabalham os jornalistas que fazem as diferentes edições informativas. Das 14 às 17 horas, Carla Soares assume o programa Tardes da Digital que são muito mais do que música na rádio. Claro que é dado destaque à música, tanto a que está no topo das tabelas como as melhores recordações de todos os tempos, pensando num vasto leque de ouvintes. Mesmo pertinho do fim-desemana, às sextas-feiras, às 16h30, é a vez da sugestão de fim-de-semana da Casa das Artes, que nos é trazida pelo seu diretor Álvaro Santos.

Às 10 horas entra em estúdio Pedro Silva, com o Clube da Rádio, um programa especialmente criado a pensar em si. Todos os dias, das 10 às 13 horas, contamos com a participação e dedicatória dos ouvintes. Pedro Silva conversa com os seus ouvintes e sente a sua vida: problemas, anseios, mas sobretudo as coisas boas da vida.


especial: 14 de setembro de 2013 III

especial No final do dia, entre as 17 e as 20 horas, Nuno Barbosa faz Serviço Público. Este é um programa de regresso a casa, feito de música agradável, com muitas recordações pelo meio. Porque o dia de trabalho já tem complicações que chegue, ao fim da tarde é tempo de descontrair.

Para nos falar de saúde e bem-estar ao fim de semana, das 18 às 19 horas, temos a Sofia Silva, com o Espaço Saúde. Diariamente, temos ainda as rubricas “Loja do Cidadão”, com informações uteis para o dia-a-dia, e a “Área de Letras” com uma sugestão literária. Às quintas, dia de estreias, é escolhido um filme para ver nas salas de cinema portuguesas.

A noite chega com Paulo Couto, que de domingo a sexta-feira, entre as 21 e as 24h00, com poucas palavras, nos traz uma seleção de músicas, para que o final do dia seja como deve ser…tranquilo.

José Clemente, além de ser o responsável pelos noticiários de desporto, é o homem que dá voz ao programa “Povo e Saber”. Ao sábado, das 7 às 9, a proposta vai para o folclore, onde são apresentadas as novidades deste tipo de música, bem como a divulgação dos festivais de folclore. Ao domingo, e no mesmo horário, aparece o melhor que se vai fazendo na música ligeira portuguesa. Já a meio da semana, às quartas-feiras, entre as 23 e as 24, é a hora do silêncio, porque se dá lugar ao fado.

Às quintas-feiras à noite e ao sábado de manhã, Abílio Moreira toma conta do estúdio da Digital FM. À quinta à noite, a partir das 22 horas, a conversa é feita com as associações famalicenses sobre as suas atividades e projetos. Já ao sábado, a conversa é diferente. A partir das 9 horas, Abílio Moreira abre a antena da rádio aos ouvintes para que peçam a sua música preferida. Há mais de 18 anos, Abílio Moreira está com cada ouvinte “onde quer que esteja e com quem quer que esteja”. pub


IV

especial: 14 de novembro de 2013

publicidade


especial

Departamento Comercial: a publicidade é um investimento

especial: 14 de novembro de 2013 V

Facebook Foram muitos os ouvintes da Digital, que deixaram a sua mensagem no Facebook. Aqui ficam algumas. A todos o nosso “muito obrigado!” Alci no Monte iro: Parabéns por mais um aniversário e que continue (e continuem) a somar muitos êxitos. Paula F er rei ra: Parabéns! Muito sucesso e continuação de um excelente trabalho! Z é Lin o Rod rig ue s: Muitos parabéns pelo serviço prestado em partilha de informação e alegrias... Votos de muitos sucessos! Ma ria J osé F ons e ca P e re ira: Parabéns pelo aniversário e que tenham muito sucesso. Beijos

Muitos poderão não saber, mas a publicidade é a base da sustentação financeira de qualquer órgão de comunicação social, e a Rádio Digital também conta com uma carteira de clientes muito interessante. São clientes que escolhem a Rádio Digital para publicitar os seus produtos e serviços. Há mesmo alguns que estão connosco desde que a rádio começou, porque sabem que a publicidade é importante para a divulgação e crescimento da sua empresa. Na verdade, em tempos de crise, a publicidade assume ainda maior importância, porque quem investe em publicidade vende mais, tem mais retorno e mais clientes. Os estudos comprovam isso mesmo. A rádio é um meio audiovisual de grande impacto, com elevada eficácia e um custo bastante acessível, que possibilita a transmissão alargada a milhares de ouvintes. A rádio permite uma grande flexibilidade, permitindo ao cliente a seleção de vários

horários em programas distintos, com diferentes durações e sob a forma de patrocínio. Apresenta ainda resultados rápidos em termos de cobertura e impacto. Os clientes podem informar-se junto da equipa comercial da Rádio Digital sobre a melhor forma de promover os produtos e serviços que pretendem divulgar juntos dos seus clientes. Sabemos bem que as empresas não são todas iguais e que precisam de serviços distintos. A equipa comercial é dinâmica, simpática e eficiente e pode ajudar a sua empresa na divulgação de forma assertiva. Afinal, estamos consigo no seu negócio e ao longo destes 24 anos, criámos uma excelente base de dados de clientes mas também “um grupo de amigos, que nos premiaram com a sua fidelização”. Para o futuro fica o desejo de “crescermos juntos”.

António Rod rig ue s: Parabéns! Felicidades pelo bom trabalho sempre com muitas e boas noticia, informações e bons profissionais... Migue l Freitas Azevedo: Parabéns! Muitos anos de vida com tudo de bom. Feliz aniversário! Isabel Rodrigues: Parabéns para a rádio e para todos os que aí trabalham, um grande bem-haja! Luciana Lope s: Parabéns! Muitos sucessos a toda a equipa, felicidades a todos!

pub


VI

especial: 14 de novembro de 2013

publicidade


especial

Desporto: somos os primeiros a chegar ao campo A par de outras áreas relativas à informação, desde sempre a rádio Digital FM esteve atenta ao desporto concelhio, dando voz às modalidades e associações existentes. Diariamente existem serviços noticiosos exclusivamente dedicados ao desporto, às 11 e às 19 horas, sendo ainda possível ouvir sínteses desportivas às 13 e 23 horas, bem como ao longo de toda a madrugada. No início e final de semana há ainda lugar para um programa alargado de informação, designado por Jogo Aberto, onde é feito o balanço e antevisão do fim-de-semana desportivo. O Jogo Aberto vai para o ar às segundas e sextas-feiras, entre as 13 e as 14 horas, com repetição entre as 20 e as 21 horas. Aristides Ferreira José Clemente Outro dos momentos altos em termos de desporto na antena da Digital é a tarde desportiva, aos domingos, com o acompanhamento, em direto, dos jogos das equipas famalicenses que militam nos campeonatos nacionais de futebol. As partidas das equipas GD Ribeirão, AD Oliveirense, FC Famalicão, GD Joane e nesta temporada também a AD Ninense, têm relato, todos os finsde-semana, na Digital FM. Somos uma rádio que procura estar, diariamente, perto de todas as colectividades famalicenses, conhecer as suas realidades e transmitilas a todos os ouvintes. É claro que tudo isto só é possível graças a uma equipa que se dedica quase de forma exclusiva ao desporto. Até si levamos as vozes de José Carlos Fernandes Fernando Silva Nuno Barbosa, na condução das tardes desportivas, dos relatadores José Carlos Fernandes, Aristides Ferreira, José Clemente, Fernando Oliveira, Abílio Moreira e Paulo Couto. A informação desportiva é feita por nós para si. Afinal, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair de campo.

especial: 14 de novembro de 2013 VII

Facebook Car los Osório: Parabéns à minha rádio preferida J ac into Costa: Parabéns à Digital por estes anos a servir os famalicenses. F rancisco Ma rti ns : A Digital está sempre à mão, é a melhor de Portugal, e pertence a Famalicão! Dá boa música, tanto com sol ou vento; podem fazer aqui a sua publicidade que é um bom investimento; muitos parabéns, um abraço para todos, e bom trabalho! António Me lo: Parabéns e muitos anos de vida ..e viva Famalicão..Beijos e abraços para todos da Digital. P ed ro N e ve s: Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário. Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Felicidades pelo seu aniversário. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando os seus passos e decisões, para que as conquistas e vitórias sejam constantes. Parabéns por hoje, mas felicidades sempre! Síl via Silva: Parabéns à grande Digital FM, que esta data seja se repita por muitos longos anos. Mário Jorge Morais: Parabéns, e continuem na mesma linha de qualidade por muitos e muitos anos... Maria Ad elaide : Muitos parabéns à Digital, e que continue por muitos anos o bom trabalho que tem realizado até agora. Felicidades! pub


VIII

especial: 14 de novembro de 2013

publicidade


Oe1123