Paulo Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador da Cultura
“Festas Antoninas afirmam a identidade de Famalicão” No mês de junho é sempre assim. Famalicão é o local de tradição, re ligião, música, gastronomia, desporto e muita diversão. São as Fe stas Antoninas em honra de Santo António. As ruas do centro da cidade enchem-se de cor, pessoas, barraquinhas, aromas e alegria. Uma festa para o povo e feita, na sua essência, pelo povo. Para Paulo Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador da Cultura, são estas as festividades que ajudam na afirmação de Famalicão.
Jorge Humberto Bastos raliza com o conceito de aldeia global, é fundamental que localmente se criem marcos seguros Qual é a im por tânc ia q ue as fe s- que afirmem a identidade de Fatas An to ni nas co nt in u am a te r malicão no país e no mundo. p a r a o co n ce l h o d e F a ma l i c ã o ? As festas Antoninas são as fes- De que form a carac te riza estas tas mais populares e mais enrai- fe stas? zadas do concelho de Famalicão Caraterizaria pelo lado mais poe com as quais os famalicenses pular, se olharmos para a promais se identificam. Vão de en- gramação temos eventos que contro à necessidade de preser- vão ao encontro dos gostos de varmos a nossa identidade e a toda a população do concelho, nossa história. Num contexto em mas muito particularmente o enque a população mais se gene- volvimento da comunidade. O
lidade, o que exige grande trabalho e dedicação da nossa parte. Sabemos que no contexto em que vivemos não podemos ignorar as dificuldades por que passam as pessoas e temos que continuar com uma redução dos encargos financeiros. Este ano conseguimos um corte ligeiro, mas estamos seguros que, mesmo assim, conseguiremos Com o vão se r as f estas Anton i- manter umas festas dignas como nas este ano? são as festas Antoninas de FaContinuamos com o desafio de malicão. »»»»» ter baixos custos e manter a quaprocesso que temos percorrido ao longo dos anos é de criar condições para que o tecido associativo se sinta desafiado a fazer parte das Festas Antoninas. Antes de dizermos que as pessoas estão a assistir às Antoninas podemos dizer que elas são os atores e autores das propostas que materializam estas festas.
pub