Oe1099

Page 1

22

sport: 30 de maio de 2013

especial

Professor Fernando Silvestre, presidente do Atlético Voleibol Clube

Óscar Barros, treinador do Atlético Voleibol Clube

“Somos capazes de levar “Acredito muito neste projeto” o nome de Famalicão a longe, a muito longe”

“Não podia estar mais contente”. É desta forma que Fernando Silvestre, presidente do Atlético Voleibol Clube (AVC), vê o seu primeiro ano de presidência. É que o AVC fez história ao conquistar o título de Campeão Nacional em Voleibol Sénior Feminino, subindo ao 1.º escalão. Na segunda fase do campeonato nacional, as atletas do AVC venceram os três jogos disputados, superiorizandose ao Boavista, que tinha eliminado o AVC da Taça de Portugal e tinha sido a primeira equipa a garantir presença no torneio final para apuramento do campeão. No entender do presidente Fernando Silvestre esta foi uma vitória para todos “muito saborosa”. “Ganhámos todos os jogos e na final encontramos um adversário bastante poderoso, que contribuiu para um bom espetáculo e para uma grande festa”, afirma, recordando que houve sempre uma incerteza até ao último momento em quem seria o campeão e quem subiria de divisão. Fernando Silvestre congratula-se por ver Famalicão “ao mais alto nível”, naquela que é a 1.ª divisão. “É ótimo para a modalidade”, vinca. Para o futuro, o dirigente máximo do AVC considera que o mais importante

de tudo é “reunirmos forças para este projeto, porque temos em Famalicão muitas iniciativas muito interessantes”, sustentando que devemos “acarinhálas e levá-las a vários pontos do país, para que vejam que nesta terra temos muita qualidade, temos pessoas são capazes”. “Somos capazes de levar o nome de Famalicão a longe, a muito longe”, defende.

O Atlético Voleibol Clube (AVC) sagrou-se campeão nacional da 2ª divisão de voleibol feminino, título que lhe valeu também subida ao 1º escalão. Óscar Barros, 49 anos, professor de educação física, é o coordenador do todo o voleibol do AVC e treinador da equipa sénior e da equipa de cadetes. O treinador assume que este foi um campeonato difícil e muito equilibrado. “É muito difícil subir à 1ª divisão, é uma competição muito apertada. Os clubes eram muito fortes e se acrescentarmos a isto o facto de a nossa equipa ser a mais jovem, com uma média perto dos 20 anos, percebe-se que não foi fácil”, vinca. Óscar Barros diz que este projeto nasceu com a finalidade de ser unicamente virado para o voleibol feminino. “Era a minha área enquanto treinador e essa foi a primeira premissa. A segunda foi fazer um clube de formação, fundamentalmente uma escola de voleibol”, afirma o técnico, acrescentando que estas ideias foram ganhando força e os resultados foram surgindo, o que fez com que o projeto crescesse gradualmente. Em 15 anos de existência, o AVC tem 10 títulos nacionais em todos os escalões. “Em Famalicão fomos o primeiro clube em modalidades coletivas a competir nas competições europeias”, afirma. Segundo Óscar Barros, a coletividade perspetiva tudo aquilo que faz com muitos anos de antecedência. “Por exemplo, este título da subida à 1ª divisão foi perspetivada há 8 anos e foi dito às jogadoras. Foi um objetivo traçado em comum, entre a equipa técnica, a direção e as jogadoras, algumas delas, na altura, com 14 anos”, explica Óscar Barros, sustentando que o AVC é “uma família”.

pub

Para o próximo campeonato, na 1.ª divisão, a intenção é que a equipa sénior seja um espaço para que as atletas formadas no clube possam competir. “Aquilo que tenho de salvaguardar são situações pontuais de necessidade de ajustar o plantel. Aliás, estamos a tentar que mais uma ou duas jogadoras formadas no clube, que estão a jogar por diversos clubes, consigam juntar-se ao projeto”, revela. Perante o sucesso e luta, Óscar Barros acredita muito neste projeto que é gerido com “tranquilidade”. “Não consigo ver-me fora deste projeto”, garante. pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Oe1099 by Editave Multimédia - Issuu