Issuu on Google+

Foi descoberto pela primeira vez na Etiópia

bebida adorada por milhões

Café no século XXI Hoje, o café é uma indústria gigante global que emprega mais de 20 milhões de pessoas. Este bem de consumo só perde para o petróleo em termos de dólares comercializados em todo o mundo. Com mais de 400 bilhões de chávenas consumidas todos os anos, o café é a bebida mais popular do mundo. Só no Brasil, mais de 5 milhões de pessoas trabalham no cultivo e colheita de mais de 3 bilhões de pés de café. Também nos Estados Unidos esta bebida é muito apreciada. Quase 52% dos americanos com mais de 18 anos bebe café diariamente. Em Portugal, os números são diferentes, mas cada português consome em média pouco mais de quatro quilos de café por ano, segundo dados da Organização Internacional de Café (OIC), enquanto a média europeia é de cerca de seis quilogramas por ano. Ou seja, os portugueses bebem em média entre uma a duas chávenas de café por dia e a maior parte fá-lo fora de casa, no entanto, o consumo em casa começa a ganhar mais adeptos.

O café chegou, pela primeira vez, ao continente europeu através de comerciantes venezianos, de Itália. Uma vez na Europa, esta nova bebida foi muito criticada pela igreja católica. Muitos acreditavam que o Papa deveria banir o café, a que alguns chamavam de bebida do diabo. Porém, para surpresa de muitos, o Papa já era um apreciador de café. Assim, com a bênção da igreja, a bebida rapidamente conquistou a população. Daí até surgirem casas de café foi um pequeno passo. Na verdade, os espaços dedicados a esta bebida foram também um local de troca de ideias entre artistas da literatura, artes e outras áreas intelectuais. Foram muitas as mentes da Europa que usaram os cafés como espaço de debate e como um trampolim para o pensamento criativo. Foi em 1700 que o café encontrou o seu caminho para as Américas através de um capitão de infantaria francês que alimentou uma pequena fábrica numa longa jornada através do Atlântico. O café foi descoberto pela primeira vez na África Oriental numa área que hoje conhecemos como a Etiópia. A lenda popular refere-se a um pastor de cabras com o nome de Kaldi, que observou as suas cabras agindo estranhamente após comer bagas de um arbusto. Curioso sobre este fenómeno, também Kaldi acabou por comer as bagas. E de repente, o pastor ficou com uma energia renovada e rapidamente o estranho efeito das bagas tornou-se conhecido, nomeadamente junto dos monges. Assim, os monges acabariam por secar as bagas para que pudessem ser transportadas para mosteiros distantes. Depois, os monges começaram a ferver os grãos e a utilizar o líquido para permanecerem acordados durante as cerimónias que duravam toda a noite. Entretanto, os grãos de café acabariam por ser transportados da Etiópia para a Península Arábica e foram cultivados primeiramente no que hoje é o Iémen. Depois, o café viajou para Turquia, onde os grãos foram torrados pela primeira vez sobre fogueiras. Os grãos torrados foram esmagados, e, em seguida, cozidos em água, criando uma versão crua da bebida que hoje desfrutamos.

Nove em cada dez portugueses não dispensam o seu cafezinho Chamamos-lhe “bica”, “cimbalino” ou simplesmente “café”. Gostamos curto, cheio, em chávena a escaldar ou a frio. Também pedimos com pingo. Independentemente da modalidade, os portugueses adoram o seu café. Dizem os números: nove em cada dez saboreiam, em média, e por dia, um café. Uma paixão comum no “Velho Continente”. 90% dos europeus adultos consomem café. Rendem-se à cafeína, um revigorante natural presente no cafezinho. Qualquer coisa como 100 mg por chávena. O limite máximo aconselhado é de três chávenas curtas por dia, 300mg.

pub


CAFÉ:

16

publica: 9 de janeiro de 2013

publicidade

um hábito saudável Muito se tem escrito sobre café mas nem tudo é verdade. Apesar de ser uma das bebidas preferidas de muitos portugueses, e mesmo sendo alvo de diversos estudos científicos, são vários os preconceitos e mitos que, ao longo do tempo, persistem relativamente aos benefícios do café para a saúde. Para dar resposta a esta necessidade e ajudar a diferenciar os mitos dos factos, o Programa Café & Saúde, implementado em Portugal em 2007 pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café), tem vindo a reunir evidência científica relativamente aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e a estimular o conhecimento sobre esta temática.

Beber café aumenta o risco de doença cardiovascular. MITO!

O consumo moderado de café não está associado a um maior risco de problemas cardiovasculares (como doenças e ataques cardíacos, arritmia ou hipertensão). Pelo contrário, vários estudos sugerem que o café pode ajudar a reduzir este tipo de patologia. Um dos últimos estudos divulgados demostrou que as pessoas que possuem uma resposta hipertensiva à ingestão de café é porque já têm tendência para a patologia, ou são conhecidos como metabolizadores lentos, ou seja, reagem sempre como se estivessem a beber café pela primeira vez.

Beber café aumenta o desempenho desportivo. FACTO!

Um ou dois cafés por dia é o consumo moderado aconselhado. MITO!

Beber café regularmente deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Não causa efeitos adversos para a maioria dos adultos saudáveis e traz benefícios terapêuticos. Desta forma, com exceções das grávidas e grupos específicos de doentes coronários e sensíveis à cafeína, o consumo médio indicado é de 3-4 chávenas diárias.

Beber café ajuda na concentração e no sentimento de alerta. FACTO!

Os efeitos do consumo de café no desempenho desportivo estão diretamente ligados à cafeína (34mg/kg). Estudos comprovam e relacionam a ingestão de cafeína à performance, resistência e a uma redução na percepção de esforço. Numa das últimas investigações divulgadas, foi demonstrado que os atletas que consumiram cafeína tiveram um melhor desempenho do que os que não ingeriram, independentemente da temperatura, frio ou calor. O que prova que, apesar do calor aumentar a dor muscular, a cafeína demonstrou ter efeitos benéficos para aqueles que praticam exercícios mesmo em ambientes com temperaturas quentes.

Descafeinado é mais saudável do que café. MITO!

Muitas pessoas não sabem, mas o descafeinado também possui cafeína, mas em menor quantidade: o café tem 74 mg de cafeína (por chávena pequena) e o descafeinado tem entre 8 mg e 30 mg. O descafeinado é apenas uma opção para os indivíduos que possuem sensibilidade à cafeína ou que sentem dificuldade a dormir.

Um doente com disfunção erétil pode beber café. FACTO!

Um estudo epidemiológico realizado na Finlândia com 1000 doentes, não encontrou nenhuma associação entre a disfunção eréctil e o consumo de café. Mais: em 1990 um outro estudo observou uma atividade sexual mais elevada em homens que tomavam pelo menos uma chávena de café por dia.

O consumo de café vicia. MITO!

A remoção de cafeína da dieta normal pode levar a sintomas temporários de abstinência em algumas pessoas, como dores de cabeça, que podem ser evitados por uma redução gradual da ingestão de cafeína. Estes sintomas acontecem porque a cafeína, que representa ente 1 a 2,5% da composição da bebida, tem propriedades medicinais, e, por isso, também está presente em alguns remédios.

Uma porção de 75mg de cafeína, é a quantidade encontrada numa “bica”, aumenta a atenção e o estado de alerta. Os efeitos estimulantes são observados entre 15 - 45 minutos após o consumo e normalmente duram cerca de quatro horas. Da mesma maneira, várias observações paralelas sugerem que o café seja um eficaz controlador do humor. Não é por acaso que nos países com menos sol e onde existe maior incidência de problemas depressivos, o consumo de café é mais elevado; também se constata que profissionais sujeitos a ciclos de maior stress aumentam o consumo de café, bem como indivíduos reformados, que têm menor incidência de problemas depressivos ao aumentar a dose diária de café.

Descubra o que é ou não verdade sobre o café,

um argumento social por excelência!


Espaços Cafeína: apostam num serviço de estimulante natural qualidade e variedade especial

publica: 9 de janeiro de 2013 17

Uma bebida muito apreciado pelos portugueses

Saboroso e de aroma intenso, o café é um estimulante natural muito apreciado que, na medida certa, pode trazer benefícios à saúde. Os portugueses, apreciadores de café, podem felicitar-se com as conclusões de vários estudos científicos que comprovam os benefícios desta bebida no organismo humano, nomeadamente a nível neurológico, cardíaco e respiratório. O café possui excelentes propriedades estimulantes devido ao seu elevado teor em cafeína. Segundo alguns estudiosos, o café funciona como estimulante natural, no sistema nervoso central, favorecendo faculdades intelectuais, como a atenção, concentração e memória. Um cafezinho depois do almoço ou a pausa para o café a meio da tarde são hábitos bastante comuns. Os efeitos desses hábitos na saúde são bastante variáveis, dependendo principalmente da quantidade de café consumida por dia. A cafeína, ingrediente ativo do café, pode estar presente em muitas comidas e bebidas, como chá, chocolate, cacau, refrigerantes à base de cola, além de alguns analgésicos. Devido à quantidade e diversidade de produtos que a contém, é considerada uma das substâncias estimulantes mais consumidas no mundo. Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas, há especialistas que revelam também a importância do café na prevenção do

cancro do cólon, doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como de problemas respiratórios, circulatórios e enxaquecas. Ainda assim, o café pode causar alguns estragos na nossa saúde, favorecendo o aparecimento de doenças ou mesmo exacerbando as já existentes, ou por intolerância, quando ingerido em quantidades excessivas. Assim, o excesso de café pode causar problemas como insónias e até agravar casos de depressão. Há estudos que referem ainda que o consumo elevado de cafeína aumenta a perda de cálcio nos ossos, para além de ser contraindicado a pessoas com hipertensão arterial, uma vez que o efeito estimulante da cafeína faz aumentar a tensão e isso pode trazer complicações cardiovasculares. Aliás, se uma pessoa é ansiosa, o consumo excessivo de café pode ressaltar as sensações e até confundir os efeitos da cafeína com ansiedade. Na verdade, os efeitos da cafeína variam de indivíduo para indivíduo, de acordo com o seu peso e com a regularidade com que ingerem café, mas para além de causar dependência, a cafeína provoca o efeito de tolerância, pelo que terão de ser ingeridas, progressivamente, maiores doses para se atingir o mesmo efeito. De resto, quando se interrompe abruptamente a ingestão de cafeína, pode sentir-se dores de cabeça, irritabilidade, cansaço e incapacidade de concentração. pub

Tomar um café é sempre um bom motivo para nos encontrarmos com amigos e família. Na verdade, os cafés são locais de encontro, cada vez mais cuidados e que oferecem muita variedade aos seus clientes. Muitos são os cafés que se tornaram numa referência em determinados locais e que são espaços que todos conhecem e estão sempre cheios. Aliás, perto dos estabelecimentos de ensino, como liceus e universidades, são muitos os cafés onde os estudantes se juntam para conversar, beber e comer qualquer coisa. Nas cidades e nas aldeias há também espaços que todos conhecem e que funcionam como um ponto de encontro. Na realidade, hoje os cafés não são espaços onde apenas se bebe o café. São locais que oferecem uma quantidade de produtos e até serviços. Hoje, nos cafés pode almoçar uma refeição, que contempla uma sopa, sandes, bem como um prato mais elaborado. Nos cafés e pastelarias pode ainda saborear deliciosos produtos de pastelaria e confeitaria, que fazem, muitas vezes, de uma montra um local bonito e especial, que faz crescer água na boca. De uma forma ou de outra, o que cativa a clientela são os sabores e o ambiente proporcionados pelos diferentes espaços. Aos bons produtos, deve estar associado um excelente atendimento. Este é, na verdade, um fator que faz com que os clientes voltem a visitar um espaço ou, caso contrário, a riscar das suas preferências um determinado local. Tendo em conta a importância desse fator, são muitos os proprietários de cafés que investem na formação dos seus funcionários e na decoração dos seus estabelecimentos, porque um café não é apenas café. É muito mais do que isso... com certeza. pub


18

publica: 9 de janeiro de 2013

publicidade

P o s t os d e D is t r i b u i ç ã o Abade de Vermoim Restaurante Costa e Silva Rua 25 de Abril Antas Retiro da Mariquinhas Lugar da Igreja Café Ringo Rua da Portela Anta’s Café Edif. Jardins do Lago Sede do A.R.C.A. Lugar da Portela Quiosque Central Central Camionagem Arnoso Santa Eulália Café Bastos Rua da Carvalheira, 111 Café Santo Amaro Rua Dr. Agost. Fernandes Arnoso Santa Maria Casa Bola d’Ouro Av. Conde Arnoso Posto de Abastecimento Junto à Engenho Engenho - Associação RuaDr. Alcino Pinto Foto Look Av. dos Moinhos Mini Mercado Costa Rua 8 de Dezembro Restaurante do Altinho Rua do Altinho Supermerc. Diamantino Lugar de Lages Avidos Pão & Companhia Estrada Nacional 204/5 Churrascão Sousa Rua Estrada Nacional 204/5 Fatipão Tra vessa Quinta da Ponte Café-Restaurante Amaury R. Estrada Nacional 204/5 Bairro Café Pastelaria Sonho Azul Av. Joaquim Leite Quiosque Alice Av. Silva Pereira Bente Churrasqueira O Toneco Avenida dos Emigrantes Café Sampaio Rua da Praça, 385 Supermercado Belita Lugar de Cardal Brufe Supermercado Azevedo Rua D. Jorge Ortiga Mini-mercado Né Rua Manuel Moreira Maia Cabeçudos Casa Carlos Rua 25 de Abril, 145 Belita Atlantik Parkc Bricoonda Rua Estrada Nacional 204 Quiosque Central Lugar do Souto Carreira MiniLurdes - MiniMercado R. do Outeiro, nº27 Calendário Quiosque das Oliveiras Rotunda das Oli veiras Sede Barrimau R. José Elísio G. Cerejeira Bodyline - Training Center Rua Visconde de Gemunde Casa FC Porto de Famalicão Rua S. Julião - Ed. Jardins Penedo Dom Marco – Padaria Pastelaria R. Saint Fargeau Ponthierry - Ed. Eurofama Padaria Madrugada II R. José Elísio G. Cerejeira, 17 Vitória Caffe Alto da Vitória Recauchutagem Famalicense R. José Elísio G. Cerejeira Quiosque Eurofama Av de França Bar Lagense Rua Manuel Monteiro, 48 Intermarché Rua S. Julião Diogo Snack-Bar Rua José Oliveira Menezes - Recta Sr. dos Perdões Talho Morado Rua José Gonçal ves Cerejeira Costas & Oliveira R. Alberto Sampaio Eugénios Health Club R. P. Avis de Brito Casa Magote Rua de Rorigo

Restaurante D. Antónia Ribaínho SuperTalho Infante Sagres Rua Fontes Pereira de Melo Carreira Cabeleireiro Novo Visual Rua do Fojo, 152 Café Santiago Rua da Estrada 204/5 Mini Mercado Bezerra Rua do Monte Castelões Casa Chico Rua Ál varode Castelões Pastelaria P. Quente Castelões Rua Georgiana Neto Café Tocano Rua de S. josé, 152 Pastelaria Sta Catarina Rua Vera Cruz Pão Quente Pastelaia DF Praceta Alvaro Castelões Cavalões Mini Mercado Belo Horizonte Rua Do Comércio P. Repsol Os Emigrantes R. Dr. José A. Carneiro Cruz Peluche - Pastelaria Largo Sr. dos Aflitos Mercearia Rego Av. S. Tiago da Cruz Mercearia Afonso Costa Rebelo Rua das Vendas, 50 Delães Papelaria Marques Avenida da Portela (Posto Galp) Peixoto Sport Junto aos Correios Pastelaria Doce Marco Zona Industrial Pocinhos Pastelaria Carmita Av. Albino Marques, nº 366 Supermercado Belita Rua da Igreja Pavilhão Delães Bairro Augusto Correia Lj de Conveniência de Delães Rua da Igreja nº10 Esmeriz Livraria e Papelaria Grafiarjo Junto às escolas primárias Junta de Freguesia de Esmeriz Rua da Casa da Junta, 14 Café Jota II Rua D.Nuno Alvares Pereira Café Principal Avenida Carlos Bacelar Fradelos TF Gest - Posto Combustíveis Lugar da Quinta Quiosque Reis Rua Sta. Leocádia Pastelaria Gabibela Rua Espirito Santo Junta de Freguesia Fradelos Rua Dona Maria II Gavião Mini-Mercado S. Vicente Rua 20 de Junho Posto Repsol Estrada N14 Estrela da Sorte Lotarias Junto à Rot. Stº António Hotel Moutados Avenida do Brasil, 1223 Gondifelos Casa das Prendas Parque das Tílias P. Abastecimento Sopor Av. São Félix Joane Bolama Av. Dr. Mario Soares Casa de Seguros Axa Av. Padre Silva Rego Petro Joane Rua S. Bento Posto de Combustível de Joane Av. Dr. Mário Soares Biblioteca ATC Rua Dr. Agostinho Fernandes Bomba de Combustivél Labruge Bar ATC R. Dr. Agostinho Fernandes Quiosque Central de Joane Largo da República Snack Bar O Rei dos Cachorros II Av. Dr. Mário Soares, 364 Churrasco da Ponte Labruge Bar do GD Joane Av. Padre Benjamim Salgado Café Central Lugar de Telhado

Supermercados Henrique Avenida dos Laborins Café S. Miguel Rua Santo Amaro Quiosque da Feira Largo da Feira Piscinas Rua de Leognan Mercearia Olivia Lopes Lugar de Ruivães Jesufrei Jardim Infância de Jesufrei Por cima da junta Café Mercearia Ramos Rua da Igreja Café S. Miguel Rua P. Domingos A. Pereira Lagoa Café Europa Av. dos Lamosos Casa Carvalho Rua EN 204 Landim Café França Avenida da Tílias Cervejaria das Campas Rua do Sobreiral, nº 12 Junta Freguesia de Landim Alameda do Mosteiro, nº 62 Café Carvalhal Largo da Senhora das Dores, nº2 Café Vida Nova Lugar de Segures Mercado Stª Marinha Rua Santa Marinha, 273 Cervejaria Pão Quente Avenida da Lamela, 519 Frutapão Rua Senhora do Carmo, 39 Café Sobreiral Rua de Sobreiral, 166 Lapicris Rua Estrada Nacional Futebol Clube de Landim Rua do F.C. Landim Landidoce - Padaria Pastela-ria Estrada Nacional 204/5 Lemenhe Café Costa Verde Aldeia No va Restaurante Fervenças Rua Papa João Paulo II Café Avenida R. P. Domingos A. Pereira Pastelaria Aromas de Canela R. Papa Joâo Paulo II, 790 Bazar Estrala Rua Nossa Senhora do carmo Louro Café Central Rua Domingos Pereira Bar do GD Louro Rua Martires do Ultramar Carfoto R. Padre Domingos J. Pereira, 1245 Taberna Ilha do Fogo Barradas Cafetaria e P.C. Cepsa R P. Domingos J. Pereira Lousado Restaurante Linha Lugar do Souto Café Ribeiro Largo Conde da Covilhã, 67 Café Atalaia Rua do Carvalhinho, 503 Café Tae-Kwon-Do Loteamento Mabor, 52 Quiosque do Souto R. Cardeal Cerejeira Bar da Estação Estação Caminhos de Ferro Café Central Rua Cardeal Cerejeira, 202 Mogege Café Snack Bar Cruzeiro Av. Bernardo Guimarães Café Águia Rua da Liberdade, 166 Pastelaria Celiana Av. Padre António Ferreira, 470 Café Florminho Lugar da Boa vista Mouquim Adega Reg. Stª Filomena Ançariz Nine Café Santos Quintães Restaurante Snack-Bar Irmãos Loteamento do Bacelo, 67 CP Quiosque Ed. Estação Caminhos Ferro Nine Estação Serviço Cepsa Lugar da Estação

Novais Mini Mercado Azevedo Largo S. Simão Barbiaria Teixeira Largo S. Simão Café Ilhas Park Rua Da Corredoura Oliveira Santa Maria Delnet, Lda Av. 25 de Abril Scam- Posto Gasolina Rua do Sestêlo Café Riera São Cristovão Café Mosteiro Lugar do Mosteiro Oliveira São Mateus Café Esplanada R. Estrada Municipal 574 Mini Mercado das Casas Rua 1º De zembro, 64 Padaria Pastelaria S. Mateus R. Camilo Castelo Branco, 141 Pizzaria Topo Gigio Rua S. José Piscinas Lugar do Quinteiro Mini Mercado Vieira Lugar do Quinteiro Quiosque Bezerra Av. Narciso Ferreira, 2 Café Almeida Rua Santa Ana Outiz Papelaria Fernandes Av. Jorge Reis Pedome Café Centro Av. S. Pedro Café S. Cristovão Rua da Bemposta Quiosque RT Av.S. Pedro, 950 Junta Freguesia de Pedome Av.S. Pedro, 279 Portela Minimercado Rio Rua da Igreja, nº 642 Pousada Saramagos Cafetaria Quiosque Noticias com sabor Av. da Riopele Associação Família Benfiquista Rua de Espanha, nº 128 Papelaria Livraria Nove Av. do Cru zeiro, 171 Pap. Carlos Carvalho Av. Stª Justa Café Sidnei Avenida da Ponte Nova Requião Mini-Bazar da Portela Lugar da Portela Churrascaria Flores Av. S. Silvestre, 1954 Mini- Bazar S. Bento Lugar da Portela Talho Ribeirais Rua de Ribeirais Bar do Salão de Festas Lugar do Mosteiro Estação Serviço Portela Estrada 206 Café Snack Bar Aquario Rua de Ribeirais Quiosque Espaço Verde Rua Nova do bico, 20

Charly Pastelaria e Padaria Rua da Bragadela, nº3 Restaurante Colina do Ave Rua do Vau, 11 Bar do GD Ribeirao Campo do Passal Café Central Lugar do Outeiro Ruivães Livraria Pap. Campos Rua do Pereiró nº 68 Vinha Super - Combustíveis Lugar da Vinha Pimacom Av. Dr. Júlio Araújo, 410 Café Arco-Íris Rua Vasco da Gama, 209 JM Café Pastelaria Rua da Vinha Café Sede Ruivanense Rua do Pereiró Supermercado Rosa de Fátima Rua do Souto, 243 Café Juventude Rua Domingos Monteiro Pastelaria Pão do Monte Rua Domingos Monteiro Seide S. Paio Associação Juventude Alegre Largo Nossa Sra. Parto Café Snack-Bar Novo Milénio Edf. Agrinha, 879 Seide S. Miguel Café Camiliano Rua Joaquim josé Sousa Guimarães, nº35 Café Popular Rua das Alminhas, nº18 Pastelaria Amor de Pedição R. Dão Manuel Faria, nº 527 Rest. S. Miguel Av. S. Miguel Sezures Café do Monte R. Srª. Boa Viagem Café Mercearia Central Rua N. Srª Fátima Telhado Mercearia Barbosa Rua do Azideiro Posto Abast. Emanuel e Filipe Avenida Principal Vale S. Cosme Café Restaurante Veiga Av Tibães Talho S. Cosme Av. Tibães Junta de Freguesia Vale S. Cosme Rua da Igreja, 151 Café Pão Quente Lamela Doce R. Sr. dos Bons Caminhos, 644 Café Tulipa R. Conde Vale S. Cosme Pastelaria Miga Doce Avenida Central Café da Pedra Rua da Pedra Minimercado Outeiro Travessa do Monte Café churrasqueira Currelos Rua Alto de Couro, nº 127 Vale S. Martinho Auto – Mercado Minda Lugar do Outeiro Koppus Caffe Rua do Passo Café Snack Bar S. Martinho R. Antonio Carvalho Azevedo

Riba d’ Ave Padaria Pastelaria Desidual Rua 25 de Abril Café Latitude Trav. Camilo Cast. Branco Junta de Freg. de Riba d’Ave A. Tílias, nº 39 Café Central Rua 25 de Abril Azoria - P. de Combustiveis Av. Cidade Abreu & Lima, nº2 Papelaria Riscos e Rabiscos Av. Narciso Ferreira Café Bento R. Liberdade, 161 - R/C Bombeiros de Riba d’ Ave Av. Narciso Ferreira

Vermoim Avelino Lomba Pimenta Junto à Capela Café Floresta Lugar da Floresta Supermercado Flor de Liz Rua de Penelas Café Breia Av. Breia de Cima, 90 Infor Bit Av. D. João XXI, 1820 Restaurante Romy Av. João XXI Café Zé Ringo Av. Monte dos Combros Café FM Rua António Oli veiraCosta Estação Serviço Esso Av. João XXI

Ribeirão Quiosque Central Frente à Junta de Freguesia Mercado Azevedo Av. 3 de Julho Café Paris Compl. Hab. Bragadela, Loja 28 Café Desvio R. S. João de Deus, 51

Vila Nova Famalicão Quiosque Abrigo Av. General Humberto Delgado Com Requinte Marisqueira Rua D. Sancho I Quiosque Moderno R. Adriano Pinto Basto, 156

Quiosque das Piscinas Av. de França Supermercado Lopes & Costa Rua Santo António Quiosque Abanca Av. Dr Carlos Bacelar Cior Escola Profissional R. Amélio Rey Colaço Papelaria S. Tomé Av. Barão da Trovisqueira, 7 Café Tostinhas Rua Mário Cesarini, Lj 6 Quiosque Sagres Parque da Ju ventude Restaurante Lua Cheia Avª Barão Trovisqueira Fagricoop Rua Sr. da Agonia, 372 Casa Salora R. Vasconcelos e Castro Quiosque da Estação Estação CP Famalicão Papelaria Quinta do Vinhal R. P. Freitas reis, Ed. Vénus Lj 12 Quiosque Kalifa Av. Rebelo Mesquita Cartercombe - P. Abastecimento Rua S. João de Deus Tabacaria Sampaio Rua Narciso Ferreira Arriva Central Camionagem Salão de Jogos S. Tropez Tras. Shopping Twon Casa Voga R. Adriano Pinto Basto Quiosque Hospital Junto ao Hospital Ponto Final R. Brandão da trovisqueira Latino’s Bar Restaurante Av. do Brasil Café Avenida Av. 25 Abril Vida Sã Rua Barão da Tro visqueira Tabacaria França Rua Ernesto Car valho A Mascotinha da Sorte Praça D. Maria II Bar Pavilhão Municipal Av de França Supermercado Bandeirinha Rua Cons. Santos Viegas, 162 Café Sousa Balaída - Mões Café Snack-Bar Luso Brasileira Av. 25 de Abril Sede do F.C.Famalicão Praça D. Maria II Café D. Sancho I Rua Augusto Corrreia Parque Estacionamento Sagres Rua Luís Barroso Casa Benfica de Famalicão Praça D. Maria II Papelaria Armanda Lima Rua Cons. Santos Viegas, 58 Quiosque E. Leclerc Hipermercado E. Leclerc Vilarinho Cambas Café Snack-Bar Restaurante Barreiras Rua da Cumieira, 659 Pastelaria S. Paulo Rua da Roederstein 5 Junta Freguesia Vilarinho Rua da Saudade, 45 Café Castanhal Lugar de Castanhal Quiosque e Papelaria ARFA Urbanização Navio Trofa Quiosque do Pedro Rua Conde S. Bento Santo Tirso Pizzaria Snack-Bar Noddy Areias Pão Quente Areias Junto à igreja de Areias Quiosque das Caldinhas Rua Prof. Dr. J.A. Pires Lima Viatodos P. Abastecimento Galp Viatodos Pestisqueira da Claúdia Edf. Serafim de Carvalho


publica: 9 de janeiro de 2013 19

especial

Com café faz-se…. Semifrio de café Proporção Utilizar a proporção correcta de café e água é, de facto, o passo mais importante para preparar um bom café. Para preparar uma chávena saborosa devemos colocar 10 gramas de café para cada 180 mililitros de água. Se para si estiver demasiado forte, pode-se acrescentar um pouco de água quente ao café já preparado. Moagem Cada método de preparação do café necessita de uma moagem diferente, normalmente quanto menos tempo o café fica em contacto com a água, mais fina deve ser a moagem. Por exemplo, a moagem para uma cafeteira para o café expresso tem de ser muito fina, porque o tempo de preparação dura apenas 18-23 segundos. Por outro lado uma cafeteira necessita de uma moagem muito mais grossa já que a água e o café permanecem em contacto durante 4 minutos. Água Uma chávena de café é constituída por 98% de água. Por essa razão a água que se utiliza para preparar um café deveria ser limpa de qualquer impureza. A água aquecida até ao ponto mesmo antes da fervura (de 90° a 96° C) é perfeita para extrair todos os matizes do sabor do café. Se a água não for aquecida suficientemente, pode não oferecer os mesmos resultados. Frescura O café é um produto fresco e os seus piores inimigos são o oxigénio, a luz, o calor e a humidade. Para o manter fresco deve guardá-lo num recipiente térmico e à temperatura ambiente. Pode ser guardado até uma semana. Para melhores resultados o café deveria ser moído mesmo antes da sua preparação.

2 pacotes de natas 1 lata de leite condensado 4 folhas de gelatina incolor 1 chávena de café forte

Preparação: bater as natas. Acrescentar o leite condensado. Demolhar as folhas de gelatina na chávena de café e depois de dissolvidas juntar ao preparado anterior. Mexer bem e deixar no frigorífico até solidificar.

Brigadeiros de café e chocolate Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de chocolate em pó 1/3 chávena de café forte 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina 3/4 de chávena de chocolate granulado

Preparação: Misture todos os ingredientes menos o chocolate granulado numa panela pequena. Mexa sobre o fogo médio até que engrosse e solte dos lados. Despeje num prato bem untado e deixe esfriar. Depois de frio, com uma colher de chá forme bolinhas. Unte as mãos com manteiga ou margarina para facilitar o seu trabalho. Passe as bolinhas no chocolate granulado. Se a massa ficar muito mole, leve ao frigorífico para endurecer um pouco. O chocolate granulado pode ser substituído por coco ralado.

pub

Bife com molho de café 80 g de margarina com alho 4 bifes de vaca sal pimenta para bife 1 cálice de Vinho do Porto 1 café forte (± 0,5 dl) 1 dl de leite

Preparação: derreta metade da margarina com alho numa frigideira e, quando estiver quente, frite os bifes de ambos os lados até a carne estar dourada. Tempere com sal e pimenta e depois retire os bifes para um prato e reserve tapados. Deite o vinho do Porto na frigideira, mexendo com uma espátula para dissolver os resíduos que ficaram agarrados. Adicione depois a restante margarina com alho e assim que estiver derretida junte o café e o leite. Ponha de novo os bifes na frigideira, regue com o suco que largaram e deixe levantar fervura sobre lume brando, agitando a frigideira de vez em quando.

Doce de Café 150 gr de açúcar 500 ml de natas 250 gr de palitos 500 ml de café 25 gr de chocolate em barra

Preparação: Bata as natas até ficarem espessas, junte o açúcar e torne a bater. Passe os palitos por café morno e doce e coloque-os num prato fundo. Por cima coloque uma camada de natas. Repita a operação até que se esgotem os palitos e natas, sendo que a última camada tem de ser de natas. Polvilhe com o chocolate em raspas e leve ao frio.


OE1079