Page 1

Foi há 26 anos que Vila Nova de Famalicão se assumiu como cidade, enquanto Ribeirão e Joane são vilas há 25 anos. Na cidade, as homenagens são feitas às pessoas e entidades famalicenses que concorrem para o desenvolvimento do concelho em várias vertentes. Neste especial, falamos com os autarcas de Ribe irão e Joane que deixaram bem asse ntes os objectivos que q ue re m cumprir nas suas freguesias.

26º Aniversário a 8 de Julho marcado pelas homenagens

Famalicão: cidade edificada pelo povo Foi em 1985 que Vila Nova de Famalicão foi elevada à categoria de cidade. Este foi um acontecimento da maior relevância na história contemporânea do concelho. Por isso, todos os anos assinala-se a data, especificamente com o reconhecimento do município aos cidadãos e às instituições que se distinguem por actos ou serviços meritórios prestados nas diversas áreas da vida colectiva, contribuindo consequentemente para a promoção do bem comum e o desenvolvimento da comunidade famalicense. E, de facto, todos os anos há sempre motivos para reconhecer novas pessoas, novas entidades, porque o concelho está constantemente em crescimento. O presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, na cerimónia solene do ano passado, recordou que a cidade não se limita às freguesias que constituem o centro urbano da sede do concelho. “A cidade de Famalicão é um espaço comum às 49 freguesias do concelho, onde todos os famalicenses têm acesso às potencialidades dos espaços urbanos e dos espaços rurais”. O edil sublinhou que a cidade não é apenas o património edificado. “Uma cidade é, principalmente, o seu povo. São as pessoas que dão vida a uma cidade. São as pessoas que desenham a sua história colectiva”, referiu. Segundo Armindo Costa, Famalicão é hoje um bom lugar para viver, onde todos podem concretizar um projecto de vida feliz. Mas, no seu entender, Famalicão é muito mais do que isso. “É um centro cultural de referência e um centro de actividades económicas que é da maior importância para o desenvolvimento da região e do país”. Precisamente, para reconhecer o mérito de individualidades, instituições e empresas, na sexta-feira, dia 8 de Julho, às 15 horas, o município famalicense atribuirá diversos galardões (ver caixa ao lado) na sessão solene a realizar na Casa das Artes. No fim, pelas 16h30, haverá bolo da cidade para distribuir pelos famalicenses.

Galardões Municipais 2011 Medalha de Mérito Municipal Autárquico António Domingues de Azevedo Dr. José Manuel Soares Cerqueira António Azevedo Barbosa

Edificio dos Paços do Concelho

Medalha de Mérito Municipal de Benemerência Jorge Manuel Ribeiro Faria Padre José Carlos Fonseca Veloso (a título póstumo) Dr. José Manuel Gonçalves de Oliveira Rosa Maria Gonçalves Ferreira Vale Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária Medalha de Mérito Municipal Cultural Dr. António Gonçalves da Costa Firmino Alves de Oliveira (a título póstumo) Dr.ª Irene Maria de Oliveira Paiva Alferes Santos Dr. Joaquim Josias Alvim Barroso Dr. José Fernandes Dr. Manuel dos Santos Oliveira Grupo Infantil e Juvenil de Santiago de Gavião. Tuna Académica da Universidade Lusíada de V. N. de Famalicão Medalha de Mérito Municipal Desportivo António Lauro Valongo Terroso (a título póstumo) Associação Cultural de Vermoim Associação Desportiva e Cultural de Novais Associação Desportiva e Cultural de Telhado Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Jesufrei Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Bente Futebol Clube de Vermoim JASP - Juventude Alegre de Seide São Paio Medalha de Mérito Municipal Económico Cardoso da Saudade Casa Voga Anfersil – António Ferreira da Silva & Filhos, S.A. Branco Ferreira & Martins, Lda. CETRUS – Comércio e Equipamentos, Lda. Electro Instaladora de Bairro, Lda. ENIF – Empresa Nortenha de Informação e Formação, Lda. Famasete – Tecnologia de Informação, Lda. Hidrofer - Fábrica de Algodão Hidrófilo, Lda. José Moreira Sampaio & C.ª, Lda. Macominho – Materiais de Construção, Lda. Publiduplo, Lda.

Centro Escolar de Joane abre em Setembro...

... e Centro Escolar de Ribeirão também. pub


17  

MMeeddaallhhaa ddee MMéérriittoo MMuunniicciippaall DDeessppoorrttiivvoo António Lauro Valongo Terroso (a título póstumo) Associação Cultura...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you