Page 1

o s s ave caderno

O Nacional

20 de setembro de 2012

e m k s A

! g n i h t any

nas redes sociais ra pe im e qu ha in od m a é fm k. O As rente. Saiba fe di é o nã o nd Fu o ss Pa Em a. mundo afor usar e também se o m co , PF de s er us os am ns pe o que ionadas. Página 5 prevenir de pessoas mal intenc

E mais...

Na aula, Boa do findi, Vai trabalhá, Bem na fita, Shuffle e tudo aquilo que você sempre quis saber sobre...


vai trabalhá

NA AULA

√ Você que ta atrás de trampo se liga nessa: vaga pra Analista de Crédito. Onde? Liga na CDL Empregos pra saber mais, 3311-6096.

Semana Farroupilha no Marista Conceição

Para celebrar e cultuar a tradição gaúcha, o Colégio Marista Conceição preparou diversos momentos temáticos. As atividades da Semana Farroupilha iniciaram no dia 14 e seguem até dia 28. A Missa Crioula abriu os festejos farroupilhas na sexta-feira (14), na Capela do Colégio. Foi organizada pelos estudantes do 4º ano Ensino Fundamental e pela Pastoral Escolar e contou com a presença da comunidade educativa. Dando continuidade às comemorações, os estudantes do turno da tarde participaram de mateada e tertúlia, rodas de chimarrão, churrasco e no dia 19 houve apresentação do CTG Lalau Miranda. A Gincana do Colégio também entrou no clima e durante as celebrações, onde as equipes cumpriram a prova “Acolhida Farroupilha”, recebendo tipicamente estudantes e famílias no turno da manhã e da tarde. A prova vale pontos e o resultado será divulgado na próxima segunda-feira. Encerrando as atividades vai rolar a semana do Café de Chaleira, de 24 a 28 de setembro. Tradicional atividade, o café é realizado há mais de 15 anos, promovido pela APM (Associação de Pais e Mestre do Colégio Marista Conceição) e destinado às famílias, estudantes e educadores do Colégio.

√ Quem tá atrás de estágio remunerado em Estética e Cosmética se liga nessa: Tem duas vagas abertas na CIEE. √ Emprego com carteira assinada pra Supervisor Regional, liga na CDL Empregos e te informa, 3311-6096. √ Galera que tá cursando Fisioterapia e precisa de um estágio, cola na CIEE que o pessoal te direciona pra vaga. √ Tem trampo pra Auxiliar Administrativo com experiência em Nota Fiscal Eletrônica, passa na CDL Empregos que a galera te orienta.

Verso e prosa na Semana Farroupilha do Colégio Bom Conselho

Com a proposta de educar alunos críticos e inseridos no mundo, o Colégio Bom Conselho realizou na segunda-feira (17) a IV edição do Festival de Poesias. A poesia - metáforas, rimas, brincadeiras com palavras e sentidos – é uma forma de expressão que, além de ajudar na formação intelectual do aluno, desenvolve o vocabulário, a interpretação e a capacidade de memorização. O evento, que teve como tema central “A magia da música de Teixeirinha contada em poesias”. Desde o início do ano os estudantes do 6º ano e de 6ª a 8ª série mergulharam no universo das músicas de Teixeirinha e, desde então, coordenados pelas professoras de Língua Portuguesa Noeli Venturini Pegoraro e Andréa Rossi Seady, desenvolveram trabalhos de compreensão e interpretação das letras das músicas além de serem estimulados a criar composições próprias. Concorrendo em categorias individuais e em duplas, os alunos – caracterizados com vestimentas na cultura gaúcha- apresentaram seus resultados a toda comunidade em uma noite de grandes aprendizados. As apresentações foram divididas em dois grupos - entre 6º ano e 6ª séries e entre 7ªs e 8ªs séries - e, avaliadas dentro das categorias: Declamação individual, declamação em duplas, poesia gaúcha individual, poesia gaúcha em duplas e composição.

2

avesso caderno

20 de setembro de 2012 - O Nacional


bem na fita

por Juliana Scchneider

Está aí uma mega hiper tendência de moda! E a Angela Slaviero da Publicidade e Propaganda/ UPF aderiu à febre. Os snickers, assim chamados os tênis com salto embutido, assim como esse que a Angela está usando, são aqueles fenômenos da moda que ninguém explica. Se formos contar, uma em cada cinco mulheres, provavelmente, tem um par. O acessório que foi muito usado no inverno, continua nas coleções de verão, e no look da estudante, está super moderno com a calça skinny e o cardigã mais longo. Mas, cuidado na hora de usar o seu snicker! Se você não tem as pernas longas: sinal vermelho!

avesso caderno

O Nacional - 20 de setembro de 2012

Cinema ! Tá Rolando V Bourne voltou (ou não)

Voltou, mas não exatamente. Depois da elogiada trilogia, Matt Damon deixou o papel do agente Bourne para Jeremy Renner, de filmes como Guerra ao Terror e Os Vingadores, que agora é responsável por dar novo gás à franquia de ação inteligente. A boa notícia é que a troca funciona: na trama Renner não é Bourne com novo rosto, mas sim Aaron Cross, outra vítima das experiências da corporação Treadstone. Trazendo de volta o clima de tensão, suspense e fuga constante, O Legado Bourne também conta com atores de peso como Edward Norton e Rachel Weisz, e já tem boa aceitação de público e crítica lá fora. Quer conferir? O filme estreia por aqui nesta sexta-feira. (Marina de Campos)

Dica da Ju Em clima da semana de moda inglesa, o estilista londrino Paul Smith, acaba de lançar uma nova – e bem estilosa – máquina fotográfica a convite da Laica. A famosa marca alemã e o estilista inglês assinam a edição limitada da Leica X2 Edition Paul Smith, que terá produção de apenas 1.500 exemplares.

3


Capa

? a t n u g Per mento ntas. Essa é a febrezinha do mo rgu pe em nd po res e em faz as No site ask.fm as pesso você entender tudo que rola lá. pra e red a ou iuç esm o ess Av em Passo Fundo e o Caderno

Por: Pablo Shubby

Não é um mar de rosas

O que é?

O Ask.fm é uma rede social de perguntas e respostas e só. O nome já diz tudo não é mesmo? E essa rede funciona como se fosse uma grande central “FAQ” em tempo real, tendo pessoas fazendo todo tipo de pergunta e você ali, no meio disso tudo, tentando achar respostas. Assim como outras redes sociais, você pode seguir pessoas, ter amigos, curtir respostas, além de poder conectar sua conta Ask com outras redes (Twitter, Facebook, Tumblr e outros) o que acaba espalhando ainda mais o conteúdo. No Ask, você se depara com todo tipo de pergunta (umas bem cabulosas) a maioria anônima. Com mais de 1.5 milhões de acessos diários, a rede é super popular em todo mundo e não seria diferente aqui na city.

Como faz?

Pra perguntar qualquer coisa a um usuário cadastrado, você não precisa necessariamente estar logado, o que permite que você faça perguntas anônimas, e mesmo estando logado há opção de envio anônimo. Já para receber perguntas e criar respostas, você precisar criar um perfil. Esse cadastro pode ser vinculado a outras redes sociais, de onde você pode importar contatos. Pronto, agora só esperar chover na sua caixa de perguntas.

4

Quando você cria uma conta no ask, fica esperando milhares de perguntas maneiras, coisas engraçadas, uma surpresa quem sabe. Mas na realidade a brincadeira pode ser mais cruel: O Ask vem sendo usado por muitos como uma ferramenta para caçoar e para prática de cyberbullying. Muitos usuários reclamam que de cara aparecem críticas (#recalque) ou perguntas de baixo nível. Aí fica aquela questão, “criou pra quê?”. Pois bem, para evitar esse tipo de assédio você tem duas opções: excluir a sua conta ou bloquear o envio de mensagens anônimas ao seu perfil, o que provavelmente vai zerar suas perguntas, já que a maioria das pessoas no ask preferem o anonimato.

Fofoca de portão

Por que as pessoas se encontram no ask? Segundo a psicóloga Cinara Grazioli, é uma questão que vai além do momento. A necessidade de contar, fofocar com os vizinhos no portão, contar vantagem e mostrar-se em eventos sociais sempre esteve presente em nossas vidas, com o advento da internet acabou se transferindo para dentro das redes sociais. A psicóloga explica que algumas pessoas usam essas ferramentas por se sentirem solitárias e encontram na web um meio de serem ouvidas, compartilhando suas experiências. Podemos encontrar usuários que fazem uso da rede pra trocar ideias, encontrar amigos, esclarecer dúvidas. Há também o perfil egocêntrico, que gosta de chamar atenção, cria um personagem que atua em função da imagem desejada. Ela exemplifica “A maioria das pessoas projeta, idealiza e deseja vários aspectos por trás de um perfil em uma rede social, podemos dizer que alguns usam como fuga de realidade e necessidade constante de aprovação de desconhecido, sendo essa uma busca contínua de preenchimento de um vazio interior”.

avesso caderno

20 de setembro de 2012 - O Nacional


Capa Pra Ler ouvindo

O que pensa a galera que usa:

The Smiths - Ask

Pro papo não ficar muito técnico o Caderno Avesso trocou uma ideia com quem usa o ask. Se liga o que passa na cabecinha deles:

!

Se liga

A prática do bullying chegou junto com a febre do ask em Passo Fundo. Tanto, que já foram criados e excluídos vários perfis fakes sobre fofocas e boatos do pessoal na city. O mau exemplo é alimentado pelos próprios usuários, já que quem faz as perguntas é esse povo que fica conectado no ask. Quem faz o uso visando ferir outros usuários e acredita estar protegido pelo anonimato pode estar se dando mal. Segundo o Dr. Marco Trentin, do curso de Ciência da Computação da UPF, é possível sim rastrear o usuário, desde que os responsáveis pela área de TI do site façam e mantenham o registro de cada acesso, através do IP de origem. Segundo o professor, “esses relatórios são obrigatórios aqui no Brasil, onde as empresas de telecomunicação e provedores de acesso logam tudo, justamente se forem interpelados no futuro em algum processo judicial. Na mesma linha, muitas empresas também fazem isso, caso algum funcionário faça algo não permitido dentro da empresa, através das redes (difamação, ameaça, ataque, etc)”. Quem acessa o site de sua casa, não é identificado quando usa o computador, mas a empresa que fornece o serviço de internet sabe quem (residência/assinante) está atrás da linha e por consequência, saberá a origem. Qualquer pessoa que se sentir lesada com algum conteúdo postado no ask pode mover uma ação contra o site afim de obter essas informações, mas não é muito simples. Por estar registrado na Letônia pode haver divergências entre as leis brasileiras e as lituânias. O Advogado Albano Teixeira alerta: “há instrumentos judiciais, sendo que tendo em vista que o site não possui correspondente registrado no Brasil, aquele que se sentir lesado deverá entrar com uma ação judicial requerendo a expedição de carta rogatória para a Letônia, que é o país onde encontra-se registrada a empresa ask.fm”.

É legal...

O ask é bacana pois proporciona encontros, onde as pessoas podem tirar dúvidas, curiosidades e “conhecer” melhor umas as outras. Além disso, podemos expressar mais facilmente nossas opiniões, trocar ideias e informações. A dica fica também pra aquele adolescente mais introvertido aprender a socializar com a galera. Segundo Cinara “O uso moderado e a exposição cautelosa são saudáveis e trazem benefícios”.

avesso

Não é legal...

Quando a pessoa se expõe demais, está sujeita à críticas e julgamentos. Ao participar desses sites você se torna um possível alvo de comentários maldosos, depreciativos e constrangedores. A psicóloga cita o exemplo do cyberbullying fenômeno que mais está crescendo, e acontece quando deliberadamente as pessoas de um grupo começam a hostilizar uma pessoa ou um grupo e pode acabar envolvendo toda uma comunidade virtual. Quando isto acontece, o dano psicossocial é enorme podendo ocasionar ansiedade e depressão. Estudos recentes indicam que o uso exagerado das redes sociais podem trazer alguns problemas psicológicos, como comportamento antissocial, manias e tendências agressivas. E fica a dica da psicóloga pra galera: O problema não é a ferramenta. É o uso que fazemos dela.

caderno

O Nacional - 20 de setembro de 2012

O que tem de bom no ask? A parte boa é que tu pode conhecer gente nova, e até mesmo conhecer mais quem já convive com você, você pode agitar com um amigo mais chegado seu e procurar saber mais daquele carinha que está afim, ou pros meninos da moça né (risos), acontece muito. Lá tudo é uma questão de “Vou jogar verde pra colher maduro”, nem sempre funciona mas vale a tentativa!

Marjana Pavani Gromowski Ask.fm/humildade2

Por que você usa o ask? Eu uso o ask.fm não por ser uma febre que todo mundo tem, eu uso o ask pois posso perguntar as pessoas algumas coisas que sei que ela não me responderia.

Fernanda Baggio Ask.fm/minigiraffa

O que tem de ruim no ask? De ruim é praticamente 98% do ask.fm. As pessoas baixam o nível nas perguntas por que podem falar tudo que pensam e querem no anonimato, com ofensas e usam todo e qualquer tipo de preconceito que podem. Não dão a cara a tapa, por isso falam de tudo, e por experiência própria na minha conta, já recebi muitas perguntas de nível muito baixo e ofensivas, mas nunca tive problema em deixar de responder nenhuma, afinal, criei a conta pra isso né? Haha.

Gabriel Demarqui Ask.fm/gdemarqui

Te atrapalha em alguma coisa? Creio que não. Ninguém é obrigado a responder nada, então é só filtrar e saber o que dizer quando as perguntas vão chegando.

Alisson Guilherme Ask.fm/aleguilherme

5


Música ! Tá Rolando V

Adele + James Bond

Uma das características da franquia 007, além de James Bond, dos carros potentes e das belas Bond Girls, é a música-tema. Cada filme conta com o seu tema específico, sempre interpretado por um grande artista. Já passaram por esse hall gente do quilate de Tina Turner, Madonna, Paul McCartney, Carly Simon, entre outros. E agora, parece que será a vez de Adele ingressar neste seleto grupo. Ainda não é oficial, mas a maioria dos sites dá como certa a informação de que a inglesa irá interpretar “Skyfall”, tema homônimo ao novo filme da franquia. Skyfall é o 23º filme de James Bond, e o terceiro com Daniel Craig no papel do agente secreto. A estreia da película será no dia 2 de novembro. (Pablo Tavares)

top tweets @danibiolchi: prova de competência é obra do tinhoso, percebo que não sei nada de informática.

@dududamiani_: Ta passando um ciclone pelo RS?? áááá nem tinha percebido

@itsmat_: o ruim de ter orelhas grandes é que em dias como hoje eu tenho uma pequena possibilidade de sair voando quando ando pela rua.

6

@MarceloTas: Maluf tá P da vida. Assim como Haddad, acha “degradante” aparecer ao lado de Zé Dirceu e Delúbio no horário do Serra.

@pablitotavares: Keep Calm and... HI HI HI!

Envie seu recadinho via twitter pro @ CadernoAvesso, que semana que vem ele pode rolar #aqui no #impresso o/ Valeu?

avesso caderno

20 de setembro de 2012 - O Nacional


AGENDA DNEGAGENDA DNEGAGEND

AGENDA

Games

Tá Rolando! V

SEX

21 Banda Kook’s

O Velvet Bar apresenta a banda Kook’s de Porto Alegre. E ainda a discotecagem do Dj Markinhos Muller. Ingressos: R$15 Fem|R$20 Masc Reservas e Aniversários: (54) 30451714

PES 2013 chega antes no Brasil

A versão 2013 do Pro Evolution Soocer, simulador de futebol da Konami e concorrente de FIFA, vai aterrissar no país antes do esperado. Anote aí em sua agenda: o lançamento foi adiantado para o dia 28 de setembro. A produtora japonesa não explicou o motivo da mudança de data, mas há tempos vem focando na América Latina com promoções e eventos de lançamento – a capa terá Neymar estampado. Será a primeira vez que a franquia conta com a licença dos vinte times da série A do Campeonato Brasileiro. O novo PES chega disponível para PC, Xbox 360, Playstation 3, Wii, PS2 e PSP. (Marcus Freitas - editor do Gamefagia - www. gamefagia.com.br)

TEATRO A Saga das irmãs Pereira vai continuar!

Emerson & Daniel

A VIV Mizik apresenta a dupla sertaneja Emerson & Daniel de Chapecó/SC. Ingressos: R$15 Fem|R$30 Masc Mesas e Camarotes: (54) 3601-2004 / 9156-2008

Festival de Música

O Festival Sustentável de Música da Juventude apresenta várias bandas de garagem na Praça da Gare às 15h. Informações: (54) 3314 5546

Maíti e roda de samba

O Siri Cascudo apresenta Maíti e roda de samba neste sábado.

avesso caderno

O Nacional - 20 de setembro de 2012

SEX

21

SÁB

22 SÁB

22

O Teatro do Sesc apresenta nos dias 22 e 23 às 20h30min o espetáculo As Filhas da Mãe 2. Drama, nostalgia, mistério e muitas risadas são o ponto alto nesta comédia, idealizada pelo grupo de atores, Beto Mayer, Carol Batochio , Marino Azevedo e Tina Schell. Mamãe partiu desta para melhor, as deixou com apenas um pequeno diário onde suas memórias não puderam ser reveladas no primeiro espetáculo montado em 2010. Agora estas irmãs têm a chance não só de lê-lo, mas de poder descobrir o que realmente sua mãe pensava de cada uma delas. E garanto que coisas boas não são. Dulce, Pompéia, Donatela e Olga estão mais unidas do que nunca para descobrir onde foi parar todos os investimentos da Mamãe. Na verdade estas irmãs não estão interessadas no amor, na fraternidade e muito menos com o perdão. O que move estas almas atormentadas é unicamente o “dinheiro” e o que ele pode trazer de felicidade para cada uma delas. Suas vidas terão uma visita inesperada, inoportuna e muito misteriosa. Será que Isso mudará o destino de sua busca pela fortuna? Ou poderá mudar suas vidas de uma vez por todas? Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Sesc das 14h às 19h.

7


Foto: Eduardo Carneiro

SDeHtuUdoFumFpoLuco.E

É nesse findi

Os últimos jogos da etapa local da Copa Coca-Cola vão rolar nesse final de semana, no Estádio Vermelhão da Serra. Vinte equipes, sendo 16 masculinas e quatro femininas, irão disputar uma vaga para a etapa preliminar nacional. Então corre pra Copa Coca-Cola aê e torça pelo seu time! As partidas acontecem nesse sábado e domingo, a bola começa a rolar às 9h e para só no final da tarde.

Trópico se prepara para lançar a coleção verão 2013

Está prestes a chegar às mãos dos consumidores a próxima edição do Watermade, catálogo com a coleção verão 2013 da Lojas Trópico. Para apresentar o mix de peças que chega às vitrines nas próximas semanas, o fotógrafo Eduardo Carneiro embarcou para a Guarda do Embaú com a equipe da Trópico para traduzir o espírito da coleção. O sol e o mar catarinense criaram a locação ideal para clicar a seleção de looks que inclui as grifes Redley e Perky, entre outras marcas. A coleção feminina que ganhará as ruas no próximo verão é marcada por traços delicados: estampas coloridas em tons mais lavados, rendas, recortes e crochê. O comprimento mullet, já presente no inverno, segue em alta em vestidos e saias. “A coleção também faz uma leitura de verão sobre as estampas místicas e étnicas”, explica a gerente de compras da rede gaúcha de franquias, Rafaela Schifino Azevedo.

Rango fino por menos de vinte mangos

Convidou aquela mina que você tá de olho há um tempão pra jantar na sua casa, mas o que te sobra em talento falta em dinheiro? Não é o fim do mundo, você pode impressionar a gata usando a criatividade do Chef Ricardo Viola, que em seu tumblr (http://menosdevinte.tumblr.com/) dá dicas e receitas barbadas de se fazer, e o melhor, tudo custa menos de vinte pratas. Vai lá, pratique seus dotes culinários e mate o peixe pelo estômago!

avesso caderno

nóS

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO

O.R. Games (Bella Città), Trópico, Chilli Beans, Ramires Revisteira, Posto Moron, Mad Ness (General Netto), CI, Anglo Americano, Imed, Anhanguera, Doctor Pré-Vestibular, Garra, Yázigi. Escolas: Conceição, EENAV, Fagundes dos Reis, IE, Notre Dame, Protásio Alves, Bom Conselho, Gama, Menino Deus, Tiradentes, Cecy Leite Costa, Wolmar Salton, Alberto Pasqualini, Cardeal Arcoverde, Daniel Dipp, Guarcy Barroso, Cohab Secchi, Padre José Anchieta, Bela Vista. UPF: UPFTV, FAC, FEAR, Odontologia, Centro de Convivência, Direito, Biologia, Integrado UPF.

...querendo ouvir um hardcore!

Semana Farroupilha rolando e eu... ... ainda não aprendi a dançar chula (Porque que só homem dança chula?).

...ralando.

...estou aqui, vivendo este momento lindo.

PABLO TAVARES

PABLO SHUBBY Coordenador

...querendo que a Avenida Brasil não acabe nunca!

JU SCCHNEIDER Conteúdo

... gauderiando por aí!

MARINA DE CAMPOS Conteúdo

…sou mal domado que nem potro redomão.

Arte, conteúdo e vida loka

...co’as espora torta, e a tropilha mansa.

Diretor Presidente: Múcio de Castro Filho Diretor Executivo: Múcio de Castro Neto Editora Chefe: Zulmara Colussi Múcio de Castro

1915

1981

MC- Rede Passo Fundo de Jornalismo Ltda Rua Silva Jardim, 325 A - Bairro Annes CEP 99010-240 – Caixa postal 651 Fone: (54) 3045-8300 - Passo Fundo RS www.onacional.com.br

Sucursal em Porto Alegre: GRUPO DE DIÁRIOS - Rua Garibaldi, 659, conj. 102 – Porto Alegre-RS. Representante para Brasília: CENTRAL COMUNICAÇÃO. Representante para São Paulo e Rio de Janeiro: TRÁFEGO PUBLICIDADE E MARKETING LTDA Avenida treze de maio, sala 428 - Rio de Janeiro – RJ.

Filiado à

CHEVETTE

Stéfany Koeche Colaboradora

Fã do Pirisca Grecco

MARCUS FREITAS Colaborador

foi fechado o s ao som de... s e v a caderno

BAITACA

Missioneiro extraviado

Greatest Hits, do Lenny Kravitz

Caderno Avesso 20-09-12  

Ask, a nova febre.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you