Issuu on Google+

ANO 13 / Número 228 / 2a edição de Setembro de 2011 / New York - USA


02

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

7 03

EDITORIAL Olá leitor amigo, este que recebi via internet é de Fernando Pessoa. Vale à pena meditar. Tenho aqui uma borboleta azul, diga-me sábio ela está viva ou morta ?

Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas; algumas ele sabia responder, outras não.

Calmamente o sábio respondeu:

Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto da colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio. O que você vai fazer ? - perguntou a irmã. Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela esta viva ou morta. Se ele disser que ela esta morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela esta viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio me der estará errada! As duas meninas foram então ao encontro do sábio, que estava meditando.

Depende de você... ela está em suas mãos. Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo der errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).

Expediente:

Autor & Editor: Helio Dos Santos Filho Design Gráfico: Carlos Fernandes Correção: Dora Garcia

Relações Públicas: Jandir Silva Colunistas:

Aloísio Campanha

Atilano Muradas Clícia Santos

Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta azul. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.

Eli de Oliveira Fernandes

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

Estevão Fernandes

Elizabete Bifano Fátima Melo Flávia Martins

Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas inseparáveis.

Gersonita Malafaia

Fernando pessoa

Guilhermino Cunha

Helio dos Santos Filho Editor

Gilson Bifano Irland Pereira de Azevedo Ivonildo Teixeira Jandir Silva Jeremias Silva

CONTATOS COM NOSSA REDAÇÃO: Cartas ao Editor Helio dos Santos Filho 38-05 Broadway St. Suite 200B, Astoria NY 11103

Tel: (347) 239.6700 / (347) 985.9251 website: www.omensageiro7.com e-mail: omensageiro7@aol.com ©2011 by Santos Production All Rights Reserved Sites que colaboram conosco:

 ENCORAJAMENTO  CHAMADA  CBMC BRASIL  PORTAS ABERTAS  ATLETAS DE CRISTO  CLICK FAMÍLIA

Os artigos, mensagens e estudos publicados neste Jornal, por cada autor, não refletem a idéia da direção deste Jornal. Cada escritor é responsável por seus assuntos e idéias. Assim sendo, cada autor(a) está à disposição para responder as dúvidas do amigo leitor.

O Mensageiro7 newspaper is a biweekly publication in Portuguese. Reproduction in whole or in part without permission is strictly prohibited. The Publisher makes every effort to ensure the accuracy of the information given in the editorial and advertising pages of O Mensageiro7 newspaper; but accepts no responsibility for erros or omissions for claims made in any section of this newspaper. Printed in the United States of America. O Jormal O Mensageiro7 é uma publicação quinzenal em Português. Reprodução parcial ou total do contexto da publicação sem a devida permissão é expressamente proibida. O Jornal O Mensageiro7 não se responsabiliza por inserção de fotos, logos, slogans, erros ou omissões por parte dos anunciantes ou informações fornecidas por terceiros, editadas em qualquer parte desta publicação. Impresso nos Estados Unidos da América do Norte.

Jorge de Oliveira Bezerra Jota Moura Lécio Dornas Marcos Roberto Nascimento Moisés Apsan Nélio da Silva Renato Rubim Reuel Pereira Feitosa R.R. Soares Theodomiro José de Freitas Vitor Hugo Mendes de Sá Sites que colaboram: Chamada da Meia Noite Maná da segunda Portal da Família


04

7

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO! "Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração" Mateus 6:21 Indiscutivelmente vemos hoje uma inversão de valores em relação ao Evangelho verdadeiro. Muitos não servem a Deus pelo que Ele é, mas sim pelo que Ele pode lhes oferecer. Sim. Assim mesmo, infelizmente! Passa-se até ser rotineiro para alguns, mas: a) Onde está o Arrebatamento? b) Qual é a razão da sua fé? c) Onde fica a responsabilidade de cada um em Relação ao Evangelho? A Bíblia, sendo completa em tudo, já nos alerta desde os primórdios quanto a isto. Não generalizando, porém, de forma ampla, pode-se verificar hoje que a "meta", o "foco", o "objetivo", o "alvo" de muitos "cristãos" se tornou: a casa própria, o carro zero importado, as finanças 'estourando' de sobrar e etc. "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens"

INVERSÃO DE VALORES

Raquel Louback

7 05

1 Coríntios 15:19 Qual é a razão da sua fé? DEUS é SANTO, é PURO, é FIEL, é SOBERANO, é ABSOLUTO, é INFINITO, é ILIMITÁVEL e uma infinidade mais de qualidades positivas as quais faltaria espaço para citá-las. Devemos adorá-lO e servi-lO simplesmente porque Ele é DEUS e merece a mais perfeita adoração. Porque Ele é Digno eternamente! Porque Ele te ama! Porque Ele abriu mão de Sua Glória e veio ao mundo na pessoa de Seu Filho Jesus para te dar vida, para que hoje você chegasse até aqui!! Surgem movimentos, manias, jargões, modismos, 'inovações' para a Bíblia, uma tentativa de se atrair público desenfreada, virou-se quase uma competição... Para quê? Quisera muito que em 100% dos casos o intuito verdadeiro fosse de realmente transformar vidas, ter misericórdia de cada uma delas que caminham a passos largos para o mal, arrebanhar o ser humano para Aquele que os amou primeiro!! Cumprir o propósito do Evangelho. Continua na página 6


06

7

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

Continuação da página 5

todos os homens..."

Observamos nos sermões da Igreja Primitiva (Bíblia) quando Jesus, os apóstolos, os discípulos e todos os enviados por eles reuniam multidões e grandes multidões, o alvo era anunciar que há UM que está por vir!

As bênçãos de Deus são conseqüências da sua conduta sincera e verdadeira para com Ele, e não um investimento em "ações Jesus" (compro hoje para ter lucro amanhã). Sirva a Deus como Ele é, pelo que Ele é e que sempre será, simplesmente: DEUS!

Para resgatar o ser humano; anunciar que Jesus veio, subiu ao céu e voltará! Anunciar que se arrependessem brevemente porque as multidões estavam fazendo tudo errado e se perdiam desenfreadamente; anunciar que o pecado estava destruindo o ser humano e acarretando para todas as nações maldições terríveis! Anunciar que Jesus é bom e também é Justiça! Anunciar que todo aquele que nEle crê não perecerá mas terá uma vida eterna de vitória; anunciar o Reino do Céu e toda sua Justiça... A alma dos cristãos, os profetas, os heróis da fé (Hebreus 11) tinham o coração no Reino De Deus. Seus corações estavam em DEUS. E sendo cheios dEle, operavam maravilhas.

Indiscutivelmente vemos hoje uma inversão de valores em relação ao Evangelho verdadeiro. Muitos não servem a Deus pelo que Ele é, mas sim pelo que Ele pode lhes oferecer. "Mas buscai primeiro o Seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6:33

colocar em segundo plano DEUS como SENHOR em nossas vidas, e o alvo se tornar tais fatores.

"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé..." II Coríntios 13:5a

Se "materializamos" a grandeza da Divindade, cruelmente pisamos e sufocamos o plano-mor e sobrenatural da Redenção, aniquilamos a grandeza e profundidade do amor de Deus por bens passageiros.

Não é errado e nem pecado, em absoluto, desejarmos e buscarmos o melhor para nós nesta vida. O erro fatal e grotesco está em

Trazemos o infinito e divino para se comparar com bens materiais e corruptíveis. Se isto ocorrer, "... somos os mais miseráveis de

E hoje? Onde está o seu coração? Faça uma introspecção.

Estude, se esforce, dê o melhor de si para a sua vida humana aqui nesta Terra, seja honesto, seja fiel, seja íntegro. E apresente todos os seus esforços, toda a sua jornada, toda a sua trajetória, todos os seus desejos a Deus. Servindo-o em santidade todos os dias, honrando-o em tudo. Deus te abençoará, sabendo-o que Ele é Fiel e Justo e jamais desampara um servo Seu. Sendo servo, peça! Busque! Clame! Deus te honrará! Vale à pena ter Deus como Senhor! Que Deus te abençoe e te guarde! Que o seu coração esteja em Deus, sabendo que o teu tesouro maior é a salvação da sua alma! "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor..." Salmos 33:12a ◙


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

pensem os mais jovens que o mundo era chato antes do computador. Penso que ele ficou mais chato e monótono justamente com o advento do computador.

Entramos o século 21 abarrotados de equipamentos eletrônicos à disposição das pessoas de todo o mundo. Criatividade, obrigatoriamente, tem que estar associada a algum tipo de equipamento ligado à Internet, celulares, computadores.

Antigamente, era possível se diferenciar a redação de um jornal de um escritório de engenharia, de advocacia.

Até mesmo a criação de outros produtos está ligada ao computador: desenhos, filmes, esculturas, música. Quem não está nessa “onda” está por fora, desplugado, desconectado. Sempre que falo com alguém que não tem computador, digo “você é uma pessoa de sorte”. Sim, ela tem muita sorte, além de uma personalidade incrível, pois consegue resistir à tentação de comprar um computador. Atualmente, a pressão é tão grande para que as pessoas vivam em torno do computador, que aquele que não tem um está automaticamente excluído da sociedade. Então, quem pode e, até quem não pode, faz o esforço de comprar um, ou mesmo fazer um curso, se inteirar do assunto. Não ter um computador tornou-se quase um caso de psicologia. Mas será que existia vida antes

7 07

Hoje, não. Em qualquer lugar está lá o onipresente computador e, claro, um funcionário que transfere toda a responsabilidade, e também a culpa, a ele. “Eu conheço o senhor, mas o computador não. Desculpe.”

do computador e haverá depois dele? Evidentemente que nossos pais viveram sem computador. E bem. O mundo existia, funcionava, progredia, antes do computador. Quem imagina que não, comparo

a meus filhos que só me conheceram usando bigode, então imaginam que já nasci de bigode. A televisão, o rádio, o telefone, a máquina fotográfica, a geladeira, e muitas outras tecnologias, existiam antes do computador. Não

Quando comprei meu primeiro computador eu já tinha mais de 30 anos. Perdia mais tempo tentando entendê-lo que realmente utilizando-o. Perdia mais tempo tentando atribuir-lhe alguma utilidade que realmente utilizando-o. Isso, porque eu já tinha uma intimidade de mais de 20 anos com a máquina de escrever, tesouras, cola e papel. Foi assim que escrevi meu primeiro livro, e deu tudo certo. Com o passar do tempo, e o avanço do computador, transferi inúmeras atividades para o computador: Continua na página 8


08

7

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

Continuação da página 7 livros, impressão, elaboração de textos, correio, bilhetes, fotografias, filmes, e outras tantas coisas que fazia separadamente. Não sou resistente às novas tecnologias e não nego que avançamos em muitas coisas depois do computador. Estou escrevendo este texto em meu laptop. Resisti o quanto pude a comprar um, mas não teve jeito. Minha profissão exige e agora tenho que levar o escritório até para o avião. Mas confesso que muita coisa perdeu a graça.

Inventar alguma coisa olhando o dia todo para Escrever cartas à mão era mais uma telinha é tremendamente mais trabalhoso que gostoso e nostálgico. Ir ao cor- qualquer outra dificuldade que tínhamos no passado. reio caminhando e encontrando amigos, olhando as lojas, era algo impagável. Lembro-me, com saudade, dos meus amigos carteiros e do imponente prédio dos correios. Escrever livros e artigos eram coisas que só escritor sabia. Agora todo mundo tem seu computador, pensa que é escritor, e sai copiando e colando, ajudado pelo corretor, pela Internet e suas inúmeras ferramentas. A música, o desenho, os filmes, e tantas outras artes foram afetados pelo computador, de forma tal, que

elas perderam um certo brilho que chamávamos de genialidade. Vibrávamos com os efeitos especiais dos filmes. Agora dizemos: “Ah, foi feito no computador.” Muita coisa melhorou, mas, confesso que tenho que garimpar muito para encontrar um texto genial, um filme ou desenho que não seja “fabricado” pelo computador. Não acredito mais em fotos, e minha decepção final será quando todos os artistas da TV forem substituídos por imagens com-

putadorizadas. Será o fim. A vida tornou-se concentrada em uma única coisa: o computador. Ver TV, filme, escrever livros, cartas, desenhar, falar com os amigos, negociar, fazer conferência, estudar, fazer anotações, trabalhar, ir ao banco, e sei lá quantas outras coisas, tudo no computador, olhando para a telinha e digitando teclas, pode parecer a maravilha do século 21, mas também é a monotonia mais monótona da história. Confesso que a falta de

flores, de ar puro, de barulho, de lápis e borracha, de pessoas do lado, de conversas, de caminhadas, enfim, de realidade, tolhem a minha criatividade. Inventar alguma coisa olhando o dia todo para uma telinha é tremendamente mais trabalhoso que qualquer outra dificuldade que tínhamos no passado. Por isso, de vez em quando, quero deixar a telinha de lado e escrever uma carta à mão, fazer um desenho a lápis, caminhar até o correio, ir à feira, assistir a um filme no cinema, conversar com o porteiro do meu condomínio, visitar um amigo distante, tomar um cafezinho com o gerente do banco, escrever um texto à mão, e rabiscar, rasurar até quanto for necessário. Tenho certeza que existe vida além do computador. ◙


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO! “Depois disto o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó” (Jó 38:1).

cadas, nossos valores ultrapassados, nossos hábitos ruins. “O desespero do homem é a oportunidade de Deus”, escreveu Spurgeon. Nos redemoinhos, o Criador fala para corrigir, para restaurar. E também para revelar a sua face.

O que há no meio de um redemoinho? Agitação, confusão, turbulência. Tudo gira numa velocidade alucinante. O tornado não deixa nada no lugar. O furacão vira tudo de cabeça para baixo. Não há onde se agarrar.

As adversidades nos proporcionam as mais íntimas experiências com Deus. Nos momentos difíceis, ele nos fala de uma maneira inigualável.

Jó estava no meio de um redemoinho de acontecimentos. Desastres, mortes, doenças, infortúnios, solidão e incompreensão deixaram sua vida de pernas para o ar.

Depois de superar o seu furacão pessoal, Jó disse ao Senhor: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5).

Ele estava tonto. Ele se sentia desorientado. Mas a Bíblia diz que foi exatamente dentro de um redemoinho que ele ouviu a voz de Deus. Deus está presente nas tempestades. Ele fala nos ciclones. Manifesta-se nos furacões. É quando nos sentimos como uma folha seca, arrojada pelos ventos, que ele vem em nosso auxílio. Então, podemos ouvir um som acima do ruído do temporal. É a voz do Senhor. Os redemoinhos colocam abaixo tudo o que construímos de forma errada. Nossas crenças equivo-

7 09

Se é para ter uma nova visão de Deus, então vale a pena a tempestade.

Jó estava no meio de um redemoinho de acontecimentos. Desastres, mortes, doenças, infortúnios, solidão e incompreensão deixaram sua vida de pernas para o ar. Ele estava tonto. Ele se sentia desorientado. Mas a Bíblia diz que foi exatamente dentro de um redemoinho que ele ouviu a voz de Deus.

Quem está no meio de um redemoinho deve atentar para essas verdades. Uma hora a tormenta irá passar, e aquilo que realmente tem valor continuará de pé. O céu parecerá mais belo. O sol, mais brilhante. E Deus se nos apresentará de um modo ainda mais encantador. Deus fala nos redemoinhos. Permita que Ele fale com você. ◙


10

7

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

"meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até ser Cristo formado em vós". (Gálatas 4:19).

me entregar a Jesus e estar na igreja!". Muitas vezes, os nossos sermões, as nossas costumeiras orações, os nossos métodos, os nossos frisantes exemplos não funcionam e, Deus pede que tenhamos "dores de parto".

Certa vez, alguns oficiais do exército de salvação escreveram a William Booth que haviam empregado todos os métodos possíveis para levar pessoas a Cristo e nenhum deles funcionou. Booth lhes respondeu sucintamente: "experimente chorar". Foi o que fizeram, e as almas começaram a aparecer, começaram a ter uma nova visão de Deus, de si mesmas e do mundo e, logo o avivamento aconteceu. É possível que você já tenha feito o possível e o imaginável para ganhar alguém para Jesus, mas nada deu certo. É possível que esposas e esposos tenham já até jejuado para ganhar seus cônjuges para Jesus e não deu também resultado. É possível ainda que pais tenham dado um bom testemunho para seus filhos e de nada tem valido. Hoje, quero apresentar a você um novo método, usado pelo apóstolo Paulo "dores de parto", "lágrimas", "choro", "pranto" e, muitas

vezes, convulsivamente. Experimente fazer isto e verá o que Deus vai fazer em seus familiares. Certo pregador iniciou uma série de mensagens numa igreja. Pregou a primeira mensagem, pregou a segunda mensagem, pregou, já no sábado, a terceira mensagem e nenhuma decisão. Ao final do culto ele convidou alguns da intimidade do pastor para uma reunião à parte e disse-lhes: "hoje vocês não vão dormir, vão chorar a noite inteira pelos seus familiares. Amanhã,

vocês não precisarão nem de convidá-los, porque Deus os trará e os converterá!". No domingo, último dia da série de pregações evangelísticas, dois jovens foram à frente, chorando copiosamente, depois outros, e mais outros. Ao final do culto, uma senhora, mãe dos dois disse: "pregador, aqui estão os meus dois filhos. Esta noite eu não dormi, orando e chorando por eles". Um dos filhos, decidido, disse: "esta noite, eu acordei com os soluços de minha mãe e decidi

De fato, o nascimento de um bebê provoca dores no recém nascido que surge numa nova atmosfera, mas a mãe chora muitas vezes por dores, como está escrito na Palavra de Deus "multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dores darás à luz filhos..." (Gn. 3:16). Assim também, o nascimento de um novo bebê em Cristo Jesus, produz dores no bebê e dores naquele que luta para leva-lo a Jesus. Leia meditativamente: "Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei". (Ezequiel 3:18). ◙


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

11


12

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO

13


14

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO quete, como banquete de rei; o seu coração estava alegre, e ele, já mui embriagado, pelo que não lhe referiu ela coisa alguma, nem pouco nem muito, até ao amanhecer" (1 Sm 25.36).

Conforme estimativas da Central Alemã de Combate às Dependências existem 9,3 milhões de dependentes do álcool na Alemanha. Outras cinco a seis milhões de pessoas sofrem com o vício de algum membro de sua família. Os custos das terapias para alcoólatras chegam a 1,7 bilhões de marcos por ano (Idea Spektrum 5/2000).

Oséias 7.5 fala da sedução do álcool: "No dia da festa do nosso rei, os príncipes se tornaram doentes com o excitamento do vinho, e ele deu a mão aos escarnecedores".

A Bíblia fala de Noé, que plantou a primeira vinha: "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gn 9.21). Uma das duas filhas de Ló, que haviam sido salvas de Sodoma e Gomorra juntamente com seu pai, sugeriu à irmã: "Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai" (Gn 19.32). Provavelmente o consumo excessivo de álcool também foi o que levou os filhos de Arão a oferecer fogo estranho ao Senhor, o que causou sua morte. A Bíblia

diz sobre esse acontecimento: "Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor... Falou também o Senhor a Arão, dizendo: Vinho ou

bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações" (Lv 10.1-2,8-9). O primeiro marido de Abigail era um terrível déspota e beberrão. Lemos o que aconteceu com ele pouco antes de sua morte: "Voltou Abigail a Nabal. Eis que ele fazia em sua casa um ban-

Coisa semelhante deve ter acontecido com o rei Herodes no dia de seu aniversário. Ele deixouse seduzir: "Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes" (Mt 14.6). Isso levou ao assassinato de João Batista (vv. 7-11). Oséias 4.11 alerta: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento". A Bíblia também diz: "Mais alegria me puseste no coração Continua na página 15


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO Continuação da página 14

jeto, que explode, e assim Roney, a menina sonhadora, compra o local, que vira um sucesso, e junto com ela todos os que antes eram descriminados pelos pais e pela sociedade.

do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho" (Sl 4.7). Na Edição Corrigida e Revisada lemos: "Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho".

A bela jovem deu a volta por cima sem se vender. Não se deu por vencida por ter nascido e vivido em um lugar precário.

E em Lucas 21.34 o Senhor alerta em relação aos tempos do fim: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço." Conforme o especialista Dr. Jörg Splett, o vício é uma característica tipicamente humana: há um "desejo de desejar" na busca dos prazeres. As pessoas têm consciência de seus limites, mas não os respeitam. Ao invés disso, vivem dominadas pelo medo de não aproveitar tudo o que a vida pode oferecer. Splett vê na fé cristã uma resposta a esse anseio: "Só podemos aceitar nossa finitude quando estamos certos da existência de um Criador, que planejou a finitude, mas cujo amor é sem limites". Esse amor sem limites foi comprovado por Deus ao enviar Seu Filho a este mundo: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Essa vida dada por Jesus satisfaz plenamente todos os anseios, pois Ele disse: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10.10). Ele também promete a libertação de quaisquer jugos: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8.36). ◙

7 15

Compartilhou o seu sonho com suas amigas e amigos, encarou as “feras” que manipulam o poder; passou por cima delas com sua determinação, coragem e trabalho, pois quem tem um sonho é um conquistador, e um conquistador, ninguém poder deter!

Assisti a um filme - No ritmo de seus sonhos - que me envolveu de tal maneira a ponto de me fazer querer continuar a sonhar, e com força. A protagonista é uma menina que fora criada em um bairro extremamente perigoso, onde as gangues não faziam outra coisa senão se drogar e semear a violência entre todos. Não obstante ter nascido e vivido naquele lugar inóspito, aquela bela menina tinha um sonho. Por amar a música, os ritmos, apaixonou-se pela dança e colocou no coração o desejo de ensinar os meninos de rua a dançar. Ela tinha algo em mente: “Ensinando a dança para eles, vou mostrar-lhes que têm talento, e com o talento descoberto, conseguirei o que quero – tirá-los da rua, da marginalidade e da delinqüência”. Roney queria fazer sucesso, ganhar dinheiro para comprar um local onde a meninada pudesse fazer suas apresentações e assim partir para uma vida melhor.

Quando foi descoberta como um talento raro, aparece no seu caminho um poderoso chefão, oferecendo-lhe o que desejasse desde que se submetesse aos seus caprichos. Ela se revolta, por se tratar de uma moça de caráter. Apesar de pobre e humilde, não se vende. Larga “a oportunidade da fama”, pedindo licença aos opositores dos sonhos, e vai à luta... Trabalhando, sem perder o foco da sua visão. Com afinco, consegue alugar um salão abandonado, que precisava de uma boa reforma. A turma que tirara da rua, e que agora era sua amiga, reforma com ela o lugar, e colam por todo canto cartazes anunciando a primeira apresentação. Para sua alegria, naquela primeira noite, o local estava repleto de pessoas, algumas de posses. Vendo o talento da jovem em transformar aqueles garotos, considerados párias da sociedade, em dançarinos de primeira classe, resolvem investir no pro-

Quais são os seus sonhos para a sua vida? Será que realmente vale a pena sonhar ou é perda de tempo? Com quem você está compartilhando esses sonhos? Raquel, esposa de um dos patriarcas da fé, Jacó, disse-lhe: “Daime filhos, senão morrerei”. Esse era o seu sonho – ter filhos, e os teve, porque acreditou no seu sonho. O ex-presidente da república Juscelino Kubitschek sonhou em construir a bela cidade de Brasília. Seu sonho tornou-se real. Nunca esqueça quem tem sede de conquista, de sonhar, nunca é vencido; os vencidos são os que pararam de sonhar. Nunca pare de sonhar, avante! Acredite: de fato você nasceu para sonhar. Por isso, creia firmemente, mesmo que o sol não se ponha, ainda que as águas sequem e todas as estrelas se apaguem. Mesmo quando os pássaros emudecerem, ainda assim vale à pena sonhar... Pois, o Poeta da vida, o Inspirador dos sonhos, está mais do que vivo no planeta do coração de quem ousa sonhar! ◙ Continua... Extraído do livro: Acredite, ainda vale a pena Sonhar pela Ed. Mk.


16

7

ENTREVISTA CLICK FAMÍLIA: ELIZABETE BIFANO

CONSELHOS PARA SOGRAS, NORAS E GENROS ELIZABETE BIFANO ClickFamília - Por que lidar com as sogras é mais difícil do que com os sogros? Psic. Elizabete Bifano - Guardada as devidas proporções, pois há sogros bastante difíceis de conviver, podemos dizer que isto acontece com as sogras porque as mulheres têm muito mais dificuldade de cortar o cordão umbilical dos filhos, deixá-los viver suas próprias vidas, se tornar independentes delas. Via de regra, vêem nas noras e genros uma ameaça, visto que os filhos se casam e vão embora. Além disso, como geralmente acontece com as pessoas mais velhas, que tem muita experiência de vida e sabem de tudo, as sogras acham que devem ensinar o casal em tudo. Se analisarmos mais profundamente a questão, podemos dizer que o casamento torna os filhos

adultos, evidenciando que cresceram e não precisam da mãe e elas sentem muito esse afastamento – como se perdessem sua principal função, ser mãe. ClickFamíliaQuais as consequências da interferência de uma sogra? Psic. Elizabete Bifano - Mágoa, raiva, afastamento, anulação, brigas entre o casal e com a sogra. Já vi todos estes casos. A mágoa e a raiva aparecem por causa da intromissão, pois ninguém gosta que fiquem dando palpites em sua vida. Em decorrência da mágoa ou raiva, o genro ou nora se afasta da sogra e, geralmente, o cônjuge se afasta da mãe tam-

bém, ou, quando resolve ficar do lado da mãe o afastamento e as brigas se dão entre o casal. Já vi acontecer também do genro, nora ou até mesmo o casal, se anular como pessoa para dar lugar à sogra. Uma vez que não conseguem mantê-la afastada e para evitar brigas, se anulam. Isto tem um resultado devastador na vida do casal que age assim. Enquanto o casal está apenas namorando, ainda há a possibilidade desse namoro não ir adiante, mas com o casamento, aí é que a situação piora. Podemos dizer que a interferência e a presença exagerada da sogra na

vida de um casal só trazem resultados negativos. O casal que se casa, quer casa, quer cuidar de sua casa. Precisa de privacidade, precisa aprender a caminhar sozinho, resolver os próprios problemas, criar seus filhos a sua maneira, pagar suas contas. Se a sogra, ou os sogros, interferem nestas coisas, não deixa o casal crescer, amadurecer e as consequências dessas atitudes irão recair sobre eles mesmos e sobre seus filhos, criando um ciclo de co-dependência. ClickFamília - Por que elas têm uma imagem tão ruim? Psic. Elizabete Bifano - Não foram elas mesmas que deram vulto a essa imagem? É muito comum sabermos de sogras que causam problemas. Este fato vai gerando esta imagem. Não são as pessoas que inventam, não é Continua na página 17


ENTREVISTA CLICK FAMÍLIA: ELIZABETE BIFANO Continuação da página 16 um mito criado, é realidade, infelizmente. ClickFamília - Como a Bíblia retrata as sogras? Psic. Elizabete Bifano - Como pessoas abençoadoras. Vejamos os exemplos de Noemi e Loide. Rute amava tanto sua sogra, Noemi, que se recusou a deixá-la sozinha (Rt 1.15-18). Noemi deve ter sido uma sogra boa, amorosa, cuidadosa, que tratava as noras como a filhas (Rt 1.11,12). Quando leio a história de Noemi, no livro de Rute, sempre tenho a impressão de que ela foi uma sogra sábia, amorosa e bondosa. Loide também é um belo exemplo. Ela morava com sua filha, Eunice (que era casada com um homem grego) e o neto, Timóteo. A presença de Loide, com uma fé genuína em Deus, marcou de uma maneira tão positiva a vida de Timóteo que Paulo fez menção a ela (II Tm 1.5). O lugar da sogra na casa, nos tempos bíblicos, era um lugar de bênção e serviço, como no caso da sogra de Pedro (Mt 8.15). É bastante interessante lembrar

que quando Paulo dá instruções para os papéis e comportamentos familiares, no capítulo 6 de Efésios, não cita os sogros. Antes, no capítulo 5, ela fala só da submissão mútua. É interessante porque era bem comum a presença da sogra nas casas. Isto quer dizer que o governo da casa está sob a responsabilidade é do casal mesmo. ClickFamília Como deve ser o comportamento delas? Que exemplo elas devem seguir ? Psic. Elizabete Bifano - A sogra deve agir com sabedoria. Ela precisa entender que os filhos não são dela, que no ciclo natural da vida, os filhos crescem e vão embora. Ela deve ver a nora ou o genro como aquela pessoa que seu filho(a) ama e escolheu para se casar e respeitar isto. Ela deve cuidar da sua própria vida, pensar em si, em seu marido e aproveitar o tempo que investia nos filhos em benefício de si mesma ou de pes-

soas que precisem, como órfãos e viúvas. E, finalmente, devem seguir os exemplos bíblicos mesmo, pois a Bíblia é nossa regra de conduta e fé. A Bíblia fala de amor e respeito ao próximo, submissão mútua entre os santos, caminhar a segunda milha. Paulo exortou Timóteo a não se deixar intimidar pela opinião dos outros, enfim, a Bíblia dá os parâmetros e as sogras deveriam estar atentas a eles. Clickfamília - Que conselhos finais você daria para os casais? Psic. Elizabete Bifano - Eu daria cinco conselhos: Por limites - Esse limite deve ser dado pelo cônjuge que tem a mãe intrometida. Ele precisa reconhecer este fato e dar limites às visitas, opiniões, sugestões, etc. Reconhecer chantagens - Mães intrometidas fazem chantagem emocional. Geralmente elas di-

7 17

zem: “Estou tão sozinha...” “Você não liga para mim...” ou “Eu só queria ajudar...”. Ser independente - Se precisar pedir emprestado, devolva. Não cometa o erro de criar dependência alguma, muito menos financeira, pois a sogra vê isso como um direito de se intrometer na vida do casal. Cortar o cordão umbilical - Não se pode viver eternamente como uma criança agarrada a saia da mamãe. Esposos e esposas querem estar casados com pessoas maduras, homens e mulheres de fato, não crianças imaturas. Se a mãe não é capaz de cortar esse cordão, o filho deve fazê-lo, pelo bem e felicidade de todos. Ficar do lado do cônjuge - É um erro ficar do lado da mãe e, pior que isso, dar razão a ela na frente do cônjuge. Afinal, o casamento é entre quem? ◙ Psic. Elizabete Bifano: Casada com o Pr. Gilson Bifano. Ela é co-fundadora do Ministério OIKOS. É formada em Educação Religiosa e em Psicologia, com especialização em Gestalt-terapia. É terapeuta de casal e pós-graduada em Terapia de Família. Mãe de Susanne e Alana.


18

7

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO Em apenas 52 dias Neemias obteve o milagre da reconstrução.

“... E adoraram ao Senhor, com os rostos em terra...” - Neemias 8.6b "Devagar ele foi compreendendo os desafios da obra. E que não bastava somente reerguer os muros, restaurar a estrutura física do templo, mas escancarar as portas da alma para Deus. Depois de muitos jejuns, orações e profundas conversas com Deus, Neemias entendeu que a reconstrução recomeçava pelas muralhas do coração." Ele sentiu o coração rasgar-se enquanto as lágrimas singravam seu rosto. O peito arfava. A dor o fazia curvar-se. Os braços fortes do guerreiro se contraiam enquanto os músculos da sua face tremiam. Neemias se agitava sacudido pela comoção e o sentimento de nulidade. Toda a história de seu povo repassava em sua mente. As palavras de Isaías, o clamor de Jeremias andando pelas ruas de Jerusalém, ou gemendo no fundo de um poço! Neemias se revolvia dentro de si. O templo jazia em ruínas. Os muros da cidade destruídos. As portas consumidas pelo fogo estra-

nho dos inimigos. A glória se fora. Tudo parecia perdido. Velhinhos retornados do exílio perambulavam pelas ruínas. Os jovens se assentavam perdidos na desesperança.

pois de muitos jejuns, orações e profundas conversas com Deus, Neemias entendeu que a reconstrução recomeçava pelas muralhas do coração.

- Que posso eu fazer, o copeiro do rei?

Quando o homem ama corretamente a Deus o mundo se move, e os reis da terra se ajoelham a seus pés. As ofertas começaram a chegar em abundância. Pedras, madeiras, vasos de ouro e de prata, objetos finíssimos doados.

Devagar ele foi compreendendo os desafios da obra. E que não bastava somente reerguer os muros, restaurar a estrutura física do templo, mas escancarar as portas da alma para Deus. De-

Artaxerxes abriu mão dos despojos de guerra. Devolveu os vasos de ouro, os utensílios de prata, objetos sagrados do culto e materiais do botim de guerra tomados no tempo da conquista.

Neemias chorou. O choro sentido, profundo, daqueles que amam a Deus e tem a sensação de tê-lo perdido.

A restauração começou pelo coração. O homem de Deus chorou. Humilhou-se. Prostrou-se perante o “Deus do céu”, derramando a sua alma: “Ah! Senhor Deus dos céus...”, clamou. Grande a sua dor, tremenda a sua dependência, e doida a sua adoração! Acho impossível ler este texto sem me comover junto com Neemias. Seus dramas apenas começavam a tomar forma. Pelejas terríveis ainda o aguardavam. Iniciada a grande obra, superados os primeiros percalços, os inimigos surgiram. Mas Deus velava sobre aqueles muros. Ele mesmo os edificava. Muito mais que construir um muro, ele edificou o templo do Senhor no íntimo de cada sobrevivente da subida da alva até o nascer das estrelas, reconstruiu com o Sangue e a Espada, os muros que abrigam o templo do coração - morada do Espírito Santo. Deus abençoe você! ◙


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO gente não perdoa, acumula um punhado de miséria alojado bem no fundo, nas entranhas do coração, aprofundando, para a própria infelicidade, as malditas raízes de amargura. Nunca se esqueça de uma coisa: perdão é estrada de mão dupla. Quem é perfeito que não comete erros? Então, para que ser tão implacável com um amigo que falhou, intencionalmente ou não? Leia o provérbio chinês: "Não use um machado para tirar a mosca da testa do seu amigo". Creia em uma coisa: se algum

Muitos relacionamentos bons freqüentemente se vêem enfraquecidos por conta de um detalhe, um deslize aqui e ali, real ou imaginário. Há pessoas que, por pouco, se enchem de rancor e até perdem o próprio controle em situações por vezes simples como, por exemplo, um amigo que demora um pouco mais para retornar uma ligação, ou o fato de seu nome não figurar na lista de convidados de uma formatura,

7 19

relacionamento tem sobrevivido é porque você tem amigos que sabem perdoar. E os amigos mais antigos, responsáveis pelas amizades mais duradouras, são os que mais nos perdoam. Qualquer amigo que você tenha, um dia certamente irá decepcioná-lo. Pode ter certeza. Aprenda a ter amigos de verdade. Faça também a sua parte. Aformoseie seu rosto. Há como perdoar até as chamadas "ofensas grandes"! Quanto mais relevar e esquecer as pequenas! ◙

festa de aniversário, etc. Muitos colocam um amigo em um nível tão alto que facilmente se decepcionam nas primeiras dificuldades. Não conseguem relevar pequenas coisas. Até o menor descuido pode se transformar em algo do tipo "traição". Meu leitor, desenvolva a capacidade de relevar, de perdoar mágoas decorrentes dos relacionamentos com amigos. Quando a

Ao chegarmos à última etapa do valioso estudo Transforme Sua Mente Para o Sucesso, quero agradecer ao Pai, Filho e Espírito Santo, por ter tocado em meu coração no sentido de inserir nas páginas de "O Mensageiro" na pessoa de seu Editor Helio dos Santos Filho, meu querido irmão em Cristo e particular amigo; ao

autor do Livro acima citado Pr. Edson Pereira, que tão gentilmente autorizou a publicação dos ensinos maravilhosos que Deus colocou em seu coração; e, aos amados leitores que com amor acompanharam e compartilharam tão grandes ensinamentos. ◙ Ao nosso Deus toda a Glória.


20

7

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO nasceu, cresceu, floresceu e frutificou a trinta, sessenta e cento por um.

A parábola do semeador descreve quatro tipos de solos, que apontam para quatro tipos de coração ou quatro diferentes reações à Palavra de Deus.

O solo estava preparado e nele não havia concorrentes. A semente encontrou acolhida e espaço para crescer e frutificar.

Jesus disse que o semeador saiu a semear, e ao semear parte da semente caiu à beira do caminho, outra caiu entre as pedras, outra entre os espinheiros e finalmente, a última parte caiu em solo fértil.

Mesmo em solos férteis a produção pode variar. Uns produzem a trinta, outros a sessenta e outros a cem por um. Devemos ter um coração receptivo à Palavra.

Nos três tipos de solo em que a semente ficou improdutiva, ela enfrentou resistência. Os homens, as aves, as pedras e os espinhos resistiram à semente. Mas, no solo fértil ela produziu a trinta, sessenta e cento por um. Como podemos classificar esses solos? 1. O coração insensível – A semente que caiu à beira do caminho foi pisada pelos homens e comida pelas aves. Uma estrada tem um chão duro e batido pelo tropel da multidão que vem, que vai e que passa. Nessa corrida constante daqueles que vêm e que vão, as sementes não impenetráveis. Eles não são receptivos à Palavra de Deus. Os corações ficam endurecidos porque se tornam passarela da humanidade, estrada congestionada onde as multidões entram, saem e passam. Desses corações o diabo arrebata a semente e neles a verdade não frutifica. 2. O coração superficial – A semente que caiu no meio das pedras descreve um coração raso e superficial. A semente chega a brotar, mas não tem umidade suficiente para crescer e frutificar. Não tem espaço para a planta criar raízes e se alimentar. Há muitos corações que demonstram entusiasmo com a verdade e por um tempo parecem ser pessoas animadas e até efusivas com a fé cristã; mas logo que chegam as provas, e as tribulações aparecem, essas pessoas se escandalizam, tropeçam e secam. O coração superficial não frutifica. E superficial não frutifica. Essas pessoas demonstram apenas uma fé emocional e um entusiasmo passageiro, mas logo desanimam e retrocedem.

Não fomos salvos para sermos um campo estéril. Nós somos a lavoura de Deus. E Deus espera de nós frutos. Ele não se contenta com folhas.

pinheiro nasce, mas não cresce nem frutifica, pois os espinhos crescem juntos e sufocam a planta. Esse solo representa um coração povoado por muitos interesses e cuidados. Jesus disse que os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas concorrem e disputam o mesmo espaço nesse coração que as coisas de Deus.

Esse é um coração dividido e distraído com muitas coisas.. Tratase daquela pessoa que quer servir a Deus, mas ao mesmo tempo está apegada ao mundo, é amiga do mundo e conforma-se com as coisas do mundo. Ela tenta servir a Deus e às riquezas e acaba murchando e perecendo.

Ele não quer apenas propaganda de frutos, ele quer frutos, muitos frutos. Que tipo de solo tem sido o seu coração? Há alguma coisa atrapalhando sua vida frutificar para Deus?

Que Deus nos dê um coração aberto, receptivo, preparado para a boa semente e que nossa vida seja um canteiro fértil a produzir 4. O coração produtivo – A muitos frutos para a glória de semente que caiu no solo fértil Deus. ◙ VITÓRIA, e terem uma vida feliz.

Quando olhamos para um belo jardim, com lindas flores e uma grama verde e bem cuidada, nem imaginamos o quanto custou para o dono daquela casa manter o seu jardim tão bonito. Nem sempre as pessoas quando olham para um médico, ou um advogado, ou um juiz, ou um engenheiro, ou um professor, ou qualquer que seja o formando e profissional pensam o quanto deve ter custado chegar até ai. Talvez você com muita luta e sacrifício, conseguiu comprar e pagar o seu carro ou a sua moto, a sua casa, e muitos nem imaginam o quanto todas as suas conquistas lhe custaram, não somente em termos financeiros, mas chegar até onde você chegou não foi nada fácil.

Lembro-me da história de um homem, que trabalhou desde os 7 3. O coração congestionado – A anos de idade, e ainda não muito semente que caiu no meio do es- velho, com 53 anos, estava para

aposentar por tempo de serviço. Durante 38 anos esteve pagando como trabalhador autônomo, e agora estava requerendo o seu direito trabalhista como tantos outros que pagaram o preço para alcançar a vitória. E você está pagando algum preço para alcançar alguma vitória na sua vida? No Ministério Pastoral tive o grande privilégio de fazer parte da história de vida de muitas pessoas que pagaram um preço caro, negando a si mesmas com muito afinco, para deixar a escravidão das drogas, do cigarro ou das bebidas. Quantos lutaram para deixar o adultério, a fornicação, a mentira, a falsidade, a vaidade, a imoralidade e pornografia, e hoje são livres pelo PODER de DEUS e pelo esforço individual de cada uma destas pessoas, que se esforçaram, e decidiram pagar o PREÇO PARA ALCANÇAR A

E quanto não custou o Sonho Americano para milhões de imigrantes, que além de gastos financeiros, tiveram que pagar o preço, deixando seus familiares e amigos, a terra natal, e quem sabe um bom trabalho; etc. Mas hoje podem mostrar o resultado, podem mostrar tudo aquilo que conquistaram. Assim sucedeu com uma mulher chamada Ana como nos revela as Escrituras Sagradas em I Samuel 1, que por ser estéril, e ser impedida de gerar filhos, e de acordo com os costumes pecaminosos daquela época tinha que permitir o seu marido Eucana ter filhos com outra mulher para dar seguimento a geração dele; Esta mulher sofria amargamente, e era perseguida e humilhada pela outra. Mas certo dia ela resolveu PAGAR O PREÇO, e buscou a DEUS de todo coração e derramou diante DELE toda a sua angústia e dor, e diante do altar, fez uma promessa de dar ao SENHOR o filho, que ELE lhe daria, e assim sucedeu que ela de seu marido gerou Samuel, e logo após Continua na página 21


SAÚDE Continuação da página 20 ter desmamado a criança, voltou à casa de DEUS, e entregou o filho ao sacerdote Eli, declarando: POR ESTE MENINO ORAVA EU; Ana levantava Samuel, como um campeão levanta o seu troféu, a sua MEDALHA DE OURO, declarando: QUE PAGOU UM PREÇO PARA ALCANÇAR A VITÓRIA, alcançar aquela BENÇÃO. E você, está PAGANDO O PREÇO PARA ALCANÇAR A VITÓRIA? Não podemos esquecer que uma boa casa, com um lindo jardim, um casamento feliz, ou se tornar um advogado, um médico, um juiz, um engenheiro, um professor, custa e às vezes custa muito. Talvez a sua VITÓRIA ainda não aconteceu na sua vida, na sua casa, e na sua família, porque você não está pagando o preço. Olha! Há alguns anos passados vi DEUS entregar uma grande vitória na vida de uma mulher, que havia caído em adultério, e o pior é que ela havia perdido a guarda de suas crianças para o marido que apesar de não ser o pai biológico, havia registrado os filhos no nome dele. Tamanha era o tormento dela, pois aquele homem foi embora com as crianças para o Brasil com todos os direitos legais, e usava tudo aquilo como vingança, por ter sido traído. Nós tivemos a Graça Divina de aconselhar aquela mulher infeliz, e após certificarmos do seu arrependimento por tudo de errado que havia feito, apenas pedimos para ela obedecer a Voz de DEUS seguindo a direção do Evangelho de Mateus 6:33: BUSCAÍ PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS, e profeticamente acrescentei, quem sabe DEUS não vai restaurar o seu lar, o seu casamento; E ela consagrou a sua vida totalmente ao SENHOR e depois de alguns meses ali conosco, servindo a DEUS, se batizou, e logo após ao retornar para o Brasil, teve o perdão do marido e o seu lar foi restaurado para a Glória do nome de JESUS; Ela pagou o PREÇO E ALCANÇOU A VITÓRIA NO SEU LAR. E você quer PAGAR A PREÇO? Coloque DEUS em PRIMEIRO lugar na sua vida e você verá o que vai acontecer! ◙

7 21

PARA DOR NAS COSTAS, O MELHOR É SE MANTER ATIVO Manter as atividades diárias resulta em uma melhor recuperação

de maneira mais aguda. Uma outra explicação seria que quanto mais aguda a dor é percebida, menos a pessoa quer ou é capaz de se mover.

Dor nas costas: pacientes que conseguem manter o máximo de atividades diárias tendem a ter se recuperar melhor(Thinkstock)

Em caso de dor nas costas, movimente-se. De acordo com pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pacientes com lombalgia aguda que foram orientados a permanecer ativos — apesar da dor —, se recuperaram melhor do que aqueles que diminuíram sua atividade por causa da dor. Durante o levantamento de dados, foram analisados 109 pacientes com lombalgia aguda. Eles foram, então, divididos em dois grupos: aqueles que ficaram ativos, independente da dor sentida, e aqueles que tiveram de ajustar a atividade em função da dor. Os voluntários mantiveram ainda um diário por sete dias, onde anotavam quantos passos davam por dia, o quanto conseguiam realizar as atividades do

dia-a-dia e como eles se sentiam fisicamente. Eles ainda completaram um formulário que indicava se estavam depressivos. Apesar de apresentar mais dores, o grupo que se manteve o mais ativo possível recuperou-se mais brevemente e não se sentiu deprimido no fim do estudo. "O outro grupo, orientado a ajustar suas atividades à dor, tinha menos mobilidade e se sentiu um pouco mais deprimido", diz Olaya-Contreras, pesquisadora da Universidade de Gotemburgo. De acordo com Olaya, a diferença pode acontecer porque algumas pessoas que estão deprimidas e com dor acabam vivendo a dor

"Acredito que em casos de lombalgia aguda, o melhor é tentar continuar tão ativo quanto possível, e fazer as atividades diárias o mehor que se conseguir. Se você não permanecer se movendo, é fácil entrar num círculo vicioso. Isso porque a inatividade combinada à dor pode, no pior cenário, se transformar em uma incapacitação em longo termo e em inabilidade para trabalhar — o que pode levar à depressão e a mais dor." As lombalgias agudas afetam mais de 80% das pessoas em idade profissional em algum momento da vida, embora a maioria melhore. A dor lombar pode ser recorrente. De 85% a 90% dos casos, a dor não pode ser atribuída a uma doença específica ou lesão. ◙ Fonte: Abril.com

QUANTO MAIS TEMPO NA FRENTE DA TV, PIOR A ALIMENTAÇÃO Passar muito tempo em frente à televisão está diretamente associado com maus hábitos alimentares. É o que concluíram especialistas da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, que revisaram 53 estudos do mundo inteiro sobre comportamentos sedentários e hábitos alimentares. Segundo a revisão, aqueles que ficam mais tempo assistindo televisão consomem mais lanches e bebidas não saudáveis. Os autores do estudo identificaram que, em particular, comer e assistir televisão estão associados com o consumo de lanches, bebidas e fast foods com mais calorias e também à baixa ingestão de frutas e legumes. "Não só os telespectadores são expostos a inúmeros comerciais que influenciam no tipo de comida que

eles vão querer, mas a televisão pode também agir como uma distração, resultando na falta de conscientização do consumo de alimentos", explica Stuart Biddle, professor da Escola de Esporte, Exercício e Ciências da Saúde (SSEHS) da Universidade de Loughborough e um dos autores do estudo. Nessa pesquisa, as mesmas conclusões foram tiradas tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos. Os pesquisadores

realçaram a importância que os pais têm para conter, ou influenciar, os maus hábitos alimentares dos filhos. "Se os pais colocam seus filhos na frente da televisão com um lanche ou uma refeição enquanto fazem outras tarefas domésticas, as crianças podem começar a associar a hora de ver televisão com o momento de comer", alerta a médica Natalie Pearsons, outra autora do estudo. Portanto, qualquer intervenção ou mudança na rotina das crianças devem ser seguidas pelos pais. Pearsons completa: "Quanto mais tempo a criança passar sedentária em frente a uma tela de televisão, pior será sua alimentação." ◙ Fonte: Abril.com


22

NOTÍCIAS

7

FMI ALERTA QUE EUA E EUROPA PODEM ENTRAR EM RECESSÃO A Europa e os Estados Unidos podem voltar à recessão no ano que vem a menos que os governos combatam rapidamente os problemas econômicos que podem contagiar o resto do mundo, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

três meses, o FMI estimava expansão global de 4,3 por cento para 2011 e de 4,5 por cento para 2012.

O FMI argumentou que a volatilidade financeira aumentou dramaticamente, seguindo a preocupação dos investidores sobre a escalada da crise de dívida da zona do euro e o enfraquecimento da recuperação dos Estados Unidos.

A mensagem do FMI para os líderes europeus é que as autoridades do continente precisam fazer o que for preciso para preservar a confiança nas políticas econômicas nacionais e no euro, pedindo que o Banco Central Europeu (BCE) reduza a taxa básica de juros da zona do euro se persistirem os riscos ao crescimento.

Essas duas regiões apresentam os maiores riscos para a perspectiva econômica global, informou o FMI, advertindo que impasses políticos podem ser obstáculos às medidas anticrise. O Fundo também pediu um plano mais ambicioso para reduzir a dívida pública do Japão. O FMI reduziu para 4 por cento as previsões para o crescimento global neste ano e no próximo, cortando estimativas para quase todas as regiões do mundo. Além disso, os riscos continuam em tendência negativa. Há apenas

O Fundo cortou em quase meio ponto percentual, para 1,6 por cento, a projeção de crescimento para a zona do euro em 2011. Condições ainda mais fracas são esperadas no ano que vem, com estimativa de apenas 1,1 por cento de expansão no período. Atualmente, o bloco monetário está

crescendo a uma taxa anual de 0,25 por cento.

cento no próximo, marcando uma forte redução nas previsões anteriores: 2,2 e 2,6 por cento, respectivamente.

O FMI alertou que os duros cortes no Orçamento dos Estados Unidos podem enfraquecer ainda mais o avanço econômico do país, e disse que o Federal Reserve (banco central norteamericano) precisa estar pronto para afrouxar ainda mais a a política monetária do país. O FMI agora vê o crescimento dos Estados Unidos em 1,5 por cento neste ano e em 1,8 por cento em 2012, ante previsões de 2,5 e 2,7 por cento em junho, respectivamente.

O FMI também disse que as perspectivas para as economias emergentes estão ficando mais incertas, embora o crescimento deva permanecer forte, em cerca de 6,4 por cento neste ano e 6,1 por cento em 2012.

Juntas, as economias avançadas --incluindo Estados Unidos, zona do euro e Japão-- devem crescer 1,6 por cento neste ano e 1,9 por

Porém, os sinais de superaquecimento ainda merecem atenção nesses países, advertiu o FMI, acrescentando que, sobre algumas economias, paira a sombra dos elevados preços de commodities e das incertezas sociais e políticas. O FMI também cortou as previsões de crescimento econômico para a China e outros países asiáticos em desenvolvimento, em parte devido à lentidão da economia global. O FMI estima que a China crescerá 9,5 por cento em 2011 e 9 por cento em 2012. Em junho, a instituição previa uma expansão de 9,6 por cento para 2011 e 9,5 por cento para 2012. ◙ Fonte: Reuters

OBAMA: 'MORTE DE RABBANI NÃO PARALISARÁ AJUDA DOS EUA' Ex-presidente afegão morreu em ataque terrorista em Cabul O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a morte do ex-presidente afegão Burhanudin Rabani não impedirá que os Estados Unidos mantenham seu apoio ao Afeganistão em sua transição rumo à liberdade. Obama deu essas declarações no início de uma reunião bilateral com o presidente afegão, Hamid Karzai, paralela à Assembleia Geral das Nações Unidas. O governante americano qualificou como "trágica" a morte do expresidente, que liderava o Conselho de Paz do país, e afirmou que era um homem profundamente dedicado ao Afeganistão. Rabbani morreu nesta terça-feira junto com outras cinco pessoas em um atentado perpetrado em frente à sua casa em Cabul, no qual também ficou gravemente ferido o número dois do Conselho, Stanikzai Massoum.

O assassinato de Rabbani fez com que Karzai decidisse encurtar sua visita aos Estados Unidos. Segundo seu porta-voz, o presidente afegão voltou imediatamente a seu país. Biografia - Rabbani, que foi líder do partido Mujahedin durante a

invasão soviética ao Afeganistão, presidiu o país de 1993 a 1996, ano no qual seu governo foi derrubado pelos talibãs liderados pelo mulá Omar. Em outubro, ele foi eleito pelo atual chefe de estado, Hamid Karzai, para presidir o Conselho de

Paz, de onde liderava os esforços de reconciliação entre as diversas facções em conflito. Durante todo este tempo, havia mantido contato direto com os talibãs para inclui-los no processo de pacificação. ◙ Fonte: Abril.com


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO

23


24

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!


Número 228