Issuu on Google+

ANO 14 / Número 251 / 1a edição de Setembro de 2012 / New York - USA


2

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

Editorial: Infalível Amor Divino - David C. McCasland Olá leitor amigo, quero te apresentar mais uma linda mensagem que recebi. O livro de Oséias, no

Contudo, em meio ao

Antigo Testamento,

seu pecado e punição,

relata a história do fiel

a graça de Deus pelo

amor de Deus por Seu

Seu povo nunca se

povo infiel. Embora

esgotou.

nos pareça estranho,

Numa exortação re-

o Senhor ordenou que

pleta de misericórdia,

Oséias casasse-se

Ele disse: “… semeai

com uma mulher que

para vós outros em

não honraria seus vo-

justiça, ceifai segun-

tos matrimoniais, causando-lhe dor (Oséias 1:2-3). do a misericórdia; arai o campo de pouso; porApós ela abandoná-lo por outros homens, o Senhor disse a ele para aceitá-la de volta – uma

que é tempo de buscar ao Senhor, até que Ele venha, e chova a justiça sobre vós” (Oséias 10:12).

imagem do amor do Senhor pelos filhos de

Mesmo quando temos arado malícia e colhido

Israel, “… embora eles “olhassem” para outros

perversidade (Oséias 10:13), Deus não para de

deuses…” (Oséias 3:1).

nos amar.

Mais adiante, ele foi chamado para dizer aos israelitas que, devido à rebelião deles contra o

Seja qual for nossa situação atual, podemos nos voltar ao Senhor e encontrar perdão para reco-

Senhor, seriam levados ao cativeiro por um po-

meçar. O amor de Deus jamais falha! ◙

der estrangeiro. “… entre o teu povo se levantará

Esta mensagem é maravilhosa, medite

tumulto de guerra, e todas as tuas fortalezas serão destruídas” (Oséias 10:14).

nela nobre leitor. Helio Dos Santos Filho - Editor

CONTATOS COM NOSSA REDAÇÃO: Cartas ao Editor Helio dos Santos Filho 826 Broadway – Brooklyn, NY 11206-7305 Tel: (347) 239.6700 / (347) 985.9251

website: www.omensageiro7.com e-mail: omensageiro7@aol.com ©2011 by Santos Production All Rights Reserved

Sites que colaboram Artigos Cepal Atletas de Cristo Chamada da Meia Noite Click Família Gospel Prime Gotas de Encorajamento

conosco: Maná da Segunda Ministério Oikos Ministério Para Refletir Portal Da Família Portas Abertas

Os artigos, mensagens e estudos publicados neste Jornal, por cada autor, não refletem a idéia da direção deste Jornal. Cada escritor é responsável por seus assuntos e idéias. Assim sendo, cada autor(a) está à disposição para responder as dúvidas do amigo leitor.

O Mensageiro7 newspaper is a biweekly publication in Portuguese. Reproduction in whole or in part without permission is strictly prohibited. The Publisher makes every effort to ensure the accuracy of the information given in the editorial and advertising pages of O Mensageiro7 newspaper; but accepts no responsibility for erros or omissions for claims made in any section of this newspaper. Printed in the United States of America. O Jormal O Mensageiro7 é uma publicação quinzenal em Português. Reprodução parcial ou total do contexto da publicação sem a devida permissão é expressamente proibida. O Jornal O Mensageiro7 não se responsabiliza por inserção de fotos, logos, slogans, erros ou omissões por parte dos anunciantes ou informações fornecidas por terceiros, editadas em qualquer parte desta publicação. Impresso nos Estados Unidos da América do Norte.

Expediente:

Autor & Editor: Helio Dos Santos Filho Design Gráfico: Carlos Fernandes Correção: Gersonita Leguizamon Colunistas:

Aline Mendes Gomes Aloisio Campanha Andre Gonçalves Fernandes Antonio Lazarino Neto Augusto Nicodemos Lopes Clicia Sathler Santos Dora Helena Garcia Edielson Souza Edison Terci Eleny Vassão de Paula Aitken Eli Fernandes de Oliveira Elizabete Bifano Estevam Fernandes de Oliveira Gersonita Malafaia Gilsom Bifano Guilhermino Cunha Hernandes Dias Lopes Israel Belo de Azevedo Ivonildo Teixeira Jandir Silva Jeremias Silva José Francisco Veloso Juan Pablo Leguizamon Kleber de Oliveira Lécio Dornas Luiz Carlos Lima Luiz Fernando de Souza Marcos Roberto Nascimento Nélio da Silva Neusa Etiokia Osvaldo Ribeiro Morais Paulo Dos Santos Neto Paulo Roberto Barbosa Renato Rubin Reuel Pereira Feitosa RR Soares Soeli De Oliveira Theodomiro José de Freitas Verônica Valença Vitor Antonio Tergilene Wellington Oliveira


DISCIPULADO

Primeiro Samuel

Ouvir com Humildade (I Sm 3.10) Samuel era um menino ou talvez um adolescente. É provável que estivesse na casa dos 12 anos quando foi chamado pelo Senhor e ouviu a voz de Deus diretamente, falando com ele. Samuel é um exemplo de entrega total e confiança em Deus. Desde pequeno, vivia na Casa do Senhor e aprendia a Palavra de Deus por intermédio do sacerdote Eli. Naquela noite, em circunstâncias especiais, Samuel teve um contato direto com o Salvador e se submeteu como servo humilde quando disse: "Fala, porque o teu servo ouve". No coração daquele adolescente houve disposição, prontidão para ouvir a voz do Senhor. E Deus falou com poder e graça.

3

Qualquer um pode ter acesso à Bíblia Sagrada. Existem templos por toda parte, mas é necessário parar e ouvir. Se o Senhor fala, mas nós não ouvimos, nosso coração continua distante do coração de Deus. Pare! Ouça! Abra sua Bíblia diariamente. Separe um tempo para ouvir o que Deus tem a lhe dizer. Vá a igreja, enriqueça-se mais e mais da Palavra, O Senhor está chamando. Responda com humildade: "Fala porque o teu servo ouve". A verdadeira Renovação Espiritual (I Sm 7.3) Nenhum avivamento ou movimento de renovação espiritual ocorre a não ser pela Palavra de Deus. I Samuel 7 nos apresenta o relato de um grande avivamento entre o povo de Israel.

A disposição e a humilde prontidão para ouvir a voz do Senhor estão em falta nos nossos dias. Pessoas apressadas e cheias de preocupação não param para ouvir a voz do Senhor.

O primeiro versículo nos informa que a arca do Senhor havia sido levada do meio do povo, que estava perdido e distante de Deus. Então Samuel "fala a toda a casa de Israel".

A Palavra de Deus está aí.

Continua na página 4


4

DISCIPULADO

Continuação da página 3

sobre a ameaça, imediatamente conclamou o povo de Israel, reuniu um poderoso exército e libertou a cidade da prepotência dos amonitas.

Ele prega a Palavra de Deus. Samuel indicou o caminho para que o povo voltasse ao Senhor, o caminho do poder e da benção:

O povo de Jabes-Gileade assemelha-se à condição da humanidade sitiada por Satanás, ameaçada e escravizada.

1. Voltar ao Senhor de todo o coração 2. Eliminar os deuses falsos do meio

Assim como Saul veio e libertou a cidade do jugo opressor do inimigo, Jesus também veio ao mundo e libertou o homem.

3. Servir somente a Deus 4. Congregar em obediência a Deus 5. Jejuar

Essa história nos ajuda a compreender a chegada do reino de Deus. Jesus trouxe o reino para o mundo através da sua libertação.

6. Reconhecer o pecado. Então, Samuel orou ao Senhor em favor do povo, e o inimigo foi derrotado poderosamente. O Senhor fará o mesmo a cada um que puser a vida na direção de Deus, tirar os impedimentos do caminho e mergulhar na Palavra, o verdadeiro caminho para a renovação espiritual. Libertação ( I Sm 11.2) Que acordo difícil! O povo de Jabes-Gileade estava cercado por todos os lados. A cidade estava sitiada. Em desespero, ele pediu para fazer um acordo de paz oferecen-

Assim como Saul veio e libertou a cidade do jugo opressor do inimigo, Jesus também veio ao mundo e libertou o homem. do-se, inclusive, como servo dos amonitas, seus opressores. Mas os amonitas exigiam que todo o olho direito do povo cercado fosse furado, cegado. Que humildade e dor ele sofreria!

Pastora Verônica e esposo José Falandes

Long Branch

Newark

535 Broadway Long Branch, NJ 07740

Cultos:

484 Ferry Street Newark, NJ 07105

Cultos:

- Terça-Feira: 8:00pm - Quarta-Feira: 8:00pm Oração Libertação - Sexta-Feira: 8:00pm - Sábado: 8:00pm Libertação - Domingo: 7:00pm Culto de Louvor e Adoração Tel: (732) 728.9552 Tel: (732) 312.8807

www.aportaformosa.com

VENHA, VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO !!!

O povo de Jabes-Gileade pediu sete dias para pensar na proposta. Terminado o prazo, sem haver quem o socorresse, ele se entregou. Nesse tempo, Saul foi avisado

Ele é celestial, espiritual, eterno, de graça de vida, de luz e de salvação. Você faz parte desse reino? Entregue o seu coração a Jesus. Ele é o libertador que veio tirá-lo do cerco de Satanás. Livre-se do mal. Faça parte do reino dos céus. ◙ Continua em uma próxima edição Jandir Silva: Presbitero, Capelão, Membro da Igreja: Templo de Oração para todas as Nações em NY-USA.


MENSAGEM Atos 11:19-26

não revelar Seus planos por semanas, meses ou até anos. Você está pronto para isso? Eu tenho descoberto que um dos métodos favoritos de Deus para nos preparar para algo grande é nos colocar na sombra da “espera”.

Alguns de vocês que leem estas palavras hoje, podem se enquadrar nessa situação e perceber que há esperança, especialmente se você se encontra no que chamamos de “tempo de espera”.

Mas isso não significa ficar sempre na escuridão. Li um comentário de alguém que mencionou um autor britânico que escreveu o seguinte: “Esperar é um instrumento comum para providenciar disciplina para aqueles de quem um trabalho excepcional é esperado.” Pense nisso, leia o que este escritor mencionou e repense a sua espera. Dar um tempo é um dos métodos preferidos de Deus para preparar pessoas para projetos especiais. A Bíblia menciona estes projetos de capa a capa.

Você, de repente, não está mais atuando na linha de frente. Não está mais decidindo, não está mais sendo convocado para as reuniões, pelo contrário, está sendo deixado de lado. É difícil permanecer encorajado sendo deixado de lado, então a nossa mente começa a querer nos pregar algumas armadilhas. Embora sejamos bem formados, experientes, e tenhamos alguns talentos em certo campo de atuação, de vez em quando somos colocados na “espera”. Você começa a indagar as razões e a ficar preocupado, se este tempo de espera vai ser para sempre. E vamos concordar que as nossas respostas nem sempre são encorajadoras. Nem sempre vemos a luz no fim do túnel, e quando a percebemos temos a sensação que é outrem vindo à nossa direção. Depois de

5

treinar duro, estudar muito, de sacrificar, parece que não lembram mais de você. O desencoraja mento bate à porta e está pronto para nos nocautear e tirar toda a esperança. Então começamos a pensar por que Deus não escolheu outra pessoa

para passar por isso, por que Ele está nos deixando de lado.

Como o Salmo 27:14 diz: “Espere no Senhor, seja forte, coragem! Espere no Senhor.”.

Eu queria oferecer a você algum encorajamento, mas eu tenho que lhe dizer uma verdade: talvez vá demorar um tempo para que Deus o mova para um lugar de impacto. Ele talvez escolha

Aloísio Campanha: Pastor Evangélico da Primeira Igreja Batista Em Elizabeth New Jersey, Pastor Interino da Igreja Batista da Liberdade em Woodeside, NY - USA.

Que o Senhor nos abençoe. ◙


6

PSICOLOGIA já tem a resposta: "É câncer, doutora?".

Como conversar com um paciente de câncer sobre a importância da assistência espiritual

Agora não são mais suposições, fantasmas ou pesadelos. É a cruel e inegável realidade. Como lidar com um invasor tão sujo e desonesto que surge de repente tirando a sua paz?

"O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?" (Pv 18.14). Sombras surgem em um piscar de olhos. Aquele era mais um exame de rotina. Como era chato ter que romper com o corre-corre, adiar tarefas e separar um tempo para ir ao consultório médico, mas, em nome da saúde, valia a pena. Como sempre, Marisa não esperava nada de novo. Tendo se submetido aos rituais exigidos anualmente, era continuar a correria da vida que não espera ninguém.

Confissões do fundo do poço O sono vai-se embora, medo e ansiedade tomam todo o seu ser. O poço é fundo, e nem ao menos uma réstia de luz ilumina seu coração abalado. fazia parte de você. Como lidar com esse susto, quando a estabilidade da vida é abalada pelo desconhecido?

Só que dessa vez foi diferente. Os olhos da médica estavam sombrios, enquanto fazia o ultrassom da sua tireoide. Ela só balbuciou: "Você deve procurar seu médico com urgência. Há nódulos em sua tireoide".

Mil pensamentos bombardeiam sua cabeça, sempre pensando no pior. Lembranças de pessoas com câncer veem ao seu encontro, como um mau agouro para quem ainda terá que se submeter a uma biópsia.

Como Marisa, você, provavelmente também passou por isso. Do nada, surgiu um "carocinho" meio estranho, alguma coisa que não estava lá antes. Algo que não

E agora, contar ou não para a família? É melhor esperar pelos resultados, para não alarmá-los antes do tempo. Mas sua mente não para: e seu emprego? E quanto

às crianças? E os muitos sonhos e planos? E aquela viagem tão sonhada? E o sonho de envelhecer com saúde, independência e disposição? De que lhe valeram todas as horas na academia e os sacrifícios da dieta, se as sombras do câncer estão ameaçando sua vida?

Perguntas gritam do fundo de seu ser: "Deus! Por que eu? Por que agora? O que fiz para merecer isso? Há tanta gente má por aí, porque logo eu, que não faço nada de mais, tenho de sofrer?".

As médicas parecem gêmeas, em sua maneira idêntica de agir. Após a biópsia, o semblante sombrio, o olhar distante e indireto. Palavras não são necessárias para que Marisa saiba a verdade.

Pode parecer, mas não é só você que está passando por esse deserto escaldante. Homens e mulheres, como você e eu, têm enfrentado "o vale da sombra da morte", um deserto tão tenebroso que o simples pensamento de atravessá-lo sozinha é apavorante.

Arrisca uma pergunta, para a qual

Continua na página 7


PSICOLOGIA Continuação da página 6 Mas ninguém está livre desse tipo de pesadelo. Por mais rico, saudável, poderoso e bem-sucedido, todos temos corpos frágeis. Até mesmo um grande personagem histórico, como Davi, não ficou livre desse sofrimento. De fato, ele foi um grande rei do passado, poderoso sobre nações, uma pessoa muito especial. Um homem tão amado que o significado de seu nome era "homem segundo o coração de Deus". Mas ele também passou pelo vale. Em meio à dor, compartilhou sua tristeza dizendo: "Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. [...] Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração". (Salmos 38.6,8) Quando a dor nos esmaga, tendemos a perder a perspectiva, a desistir de lutar e a entregar os pontos. Se isso acontece, nem os medicamentos, nem os tratamentos mais modernos da medicina exercem o mesmo efeito sobre a doença.

"O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?" (Provérbios 18.14).

de fé que traz a esperança que permanece mesmo na dor, dando-lhe razão para viver e forças para lutar?

Muitas pesquisas científicas realizadas em todo o mundo comprovam o efeito da fé sobre a saúde física e mental.

Esta é a esperança que só pode ser oferecida pela fé no Deus que nos criou que nos conhece e tem tanto o poder para aliviar as nossas dores como para curar a nossa alma, dando-nos novas forças e vida nova para crescer e sorrir mesmo em meio às sombras da enfermidade.

Mesmo que não saibam bem como explicar, pacientes que têm esperança apresentam maior imunidade orgânica e enfrentam melhor o período de hospitalização, recuperando-se em cerca de um terço do tempo, em comparação com outros pacientes com os mesmos males. Como disse o sábio Salomão, em seu livro de Provérbios: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos" (Provérbios 17.22).

O relacionamento que traz esperança Que tipo de fé é essa? É fé em dias melhores? É fé de que o problema não seja tão grave?

Esse Deus é alguém pessoal, próximo e que, por nos amar muito, quer ter um relacionamento profundo com cada uma de nós. Esse relacionamento trará sentido ao nosso viver, e uma nova concepção para cada um dos nossos dias. O seu amor foi além das palavras. E ele nos deu Seu Filho Jesus, para que, por intermédio de sua morte, tivéssemos vida ao crermos Nele.

É a fé que os médicos encontrarão a cura rapidamente? É a fé que espera por um milagre?

Ao confiarmos em Jesus, temos perdão de todas nossas culpas e a oportunidade de começar uma vida nova e eterna sob os Seus cuidados.

Onde, então, buscar esse tipo

É Ele quem nos convida: "Entre-

7 ga o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará" (Salmos 37.5). Ao entregar-se a Ele, você encontrará a paz que excede todo o entendimento e gozará do cumprimento de sua promessa: "De maneira alguma te deixarei, nunca te abandonarei" (Hebreus 13.5). O Pastor de nossa alma nos garante: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo..." (Salmos 23.4). Somente com Ele poderemos ter saúde espiritual, mesmo em meio à enfermidade, experimentando sua paz, ao dizer:”

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará". (Salmos 23.1) ◙ Eleny Vassão de Paula Aitken: Licenciada em Artes Plásticas, Teologia e Mestre em Aconselhamento Bíblico, Capelã-titular do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, é Presidente da Associação de Capelanias Evangélicas Hospitalares (ACEH), É autora de vários livros - Brasil.


8

MENSAGEM A essência do Culto é a adoração a Deus

“...E edificou ali um Altar ao Senhor e invocou o Nome do Senhor...” - Gênesis 12.8

A adoração no altar é filha do coração e nasce da fé genuína.

“A essência do Culto é a adoração a Deus. A adoração no altar é filha do coração e nasce da fé genuína." Altar é um lugar simples onde o homem adora a Deus. Altar é marcantemente pessoal, revestido de flagrante pureza. Fruto do coração do adorador. Os templos são públicos, mas os altares são particulares. Os altares revelam decisão pessoal. Uma atitude interior. Eles falam de busca, da ansiedade do coração à procura de Deus. Abraão saiu de sua terra e de sua parentela para continuar adorando ao Senhor que lhe falara. Seu caminho foi pavimentado de uma atitude permanente de comunhão com Deus. Todo lugar é lugar de adoração. E se meios faltarem, criemo-los. Abraão tomava as pedras do caminho. No deserto construiu o seu lugar de adorar ao Senhor. Sempre, sempre com Deus ele estava. Sua fé era simples. Não havia

necessidade de elaboração. Seu ser estava aberto ao Altíssimo, independentemente dos locais, situações ou condições que o rodeassem. Uma fé informal perante um Deus pessoal Quando Deus se torna conhecido e começamos a partilhar da sua intimidade, a todo o instante, paramos para bendizê-lo. É como se a gente fizesse pausa para tomar fôlego! Dispensam-se os artifícios modernos, o som pesado das guitarras, o surdo ronco dos

baixos e as luzes intermitentes. O Altar nunca pode perder sua finalidade. Lugar de contrição, onde a criatura humana se apequena. É como um suspiro na noite; um copo de água sob o sol do meio dia. Os altares refrigeram o corpo e a alma. O Altar jamais pode parecer um palco. A não ser que o tomemos como o espaço do desenrolar dos grandes atos reveladores de Deus na história, na vida humana, na jornada da Igreja ou de cristãos singulares, mas o Senhor é o ator principal.

Pela fé Abraão construiu os seus altares. Mais que um monte de pedras, eles eram a soma dos propósitos e intenções do seu coração. Voltado inteiramente para Deus ele buscava no íntimo o seu eu. Arrancava-o de dentro, traziao para fora, e O colocava aos olhos de seu Senhor. Do mesmo modo como conduzia Isaque ao alto da montanha para o holocausto, a si mesmo se conduzia. Na mesma fé e obediência que o moviam a sacrificar SEU ÚNICO FILHO, também a si mesmo se amarrava à lenha, em solene e completa adoração. (Genesis 22). O verdadeiro adorador constrói seu próprio altar. O altar é feito pelo homem, mas é habitação de Deus. Quando um homem constrói um altar para Deus, Ele vem e habita. ◙ Reuel Pereira Feitosa: Escritor, Autor de Vários Livros, Pastor Presidente Do Ministério Mundial Peniel, Brasil.


EVANGELISMO Muitos vivem lamentando quando estão enfrentando alguma adversidade na vida, e dependendo da situação, alguns ficam tão pra baixo, que acabam sendo tomados de tristeza, dor e sofrimento. Alguns ficam questionando o porquê de tudo aquilo está sucedendo, ou sendo visto por outros, que estão padecendo por algum erro cometido. E muitos de nós podemos cair no erro de achar que alguém está passando por um momento difícil na vida, ou enfrentando um grande problema, porque cometeram algum pecado, fizeram alguma coisa errada. Mas nem sempre é assim, e as Escrituras Sagradas no Evangelho de João 9:1-7, nos revelam a história de um cego de nascença, e quando JESUS ia passando, os seus discípulos perguntaram quem havia pecado, ele ou os seus pais para nascesse cego?

9 to cada um de nós podemos tirar para as nossas vidas. Mas o mais importante está oculto dentro destes versículos, e através desta mensagem DEUS vai abrir os seus olhos e pelo Poder do ESPIRITO SANTO vai mudar a sua expectativa de ver as coisas que estão sucedendo na sua vida e ao seu redor na vida de outras pessoas. Poderemos assim contemplar de maneira simples o SENHOR JESUS dizer: Não fiquem procurando a razão, porque isto sucedeu ou está sucedendo, mas vejam a situação deste homem como UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA DEUS OPERAR MARAVILHAS E SER GLORIFICADO! E será que não é está visão de fé que DEUS quer encontrar dentro de cada um de nós?

Mas o SENHOR respondeu: “Nem ele nem seus pais, mas isto aconteceu para que se manifestem as obras de DEUS”.

Será que você já olhou algum dia para alguma necessidade na sua vida, ou na vida de alguém e viu esta situação como UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA DEUS?

Que lição maravilhosa de imedia-

Continua na página 10


EVANGELISMO

10 Continuação da página 9 Não importa se foi ou não por causa de algum um erro cometido, o que interessa é saber que aquela situação adversa em que se encontra aquela vida é UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA DEUS OPERAR e SALVAR. De acordo com os relatos no Evangelho de João 2:1-11, faltou vinho no casamento em Caná da Galiléia, e de repente surgiu uma grande oportunidade. Maria, mãe de JESUS, lhe falou: ELES NÃO TÊM MAIS VINHO; E o SENNHOR operou ali o seu primeiro milagre. Quem sabe hoje não é dia de JESUS operar o primeiro milagre da sua vida, ou quem sabe no seu casamento? Que não tem mais vinho, isto é não tem mais festa, não tem mais alegria?

cer e morrer pelo caminho, mas JESUS viu nesta situação UMA GRANDE OPORTUNIDADE DO PAI SER GLORIFICADO.

A MINHA VIDA É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA DEUS, GLORIFICAR, EXALTAR E ENGRANDECER O SEU NOME.

E tomando os cinco pães pequenos e os dois peixes que um rapaz tinha trazido deu GRAÇAS e repartiu com todos. Depois de eles estarem saciados, recolheram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães.

E em nome de JESUS eu peço a DEUS que derrame sobre cada um de nós, que somos Seus filhos esta unção, nos dando a visão que Maria teve em Caná da Galiléia,

E DEUS foi glorificado! Ainda em João 11 mandaram dizer pra JESUS: AQUELE A QUEM AMAS ESTÁ ENFERMO... E sabe o que o SENHOR respondeu: ESTA ENFERMIDADE É PARA A GLÓRIA DE DEUS; Esta é UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA DEUS!

E ali depois de chegar o Olhe pra esta situação e com SENHOR fez Lázaro ressurgir, fé PROFETIZE: EU VEJO UMA revelando pra todos nós que ELE GRANDE OPORTUNIDADE PRA é a RESSURREIÇÃO E A VIDA. DEUS OPERAR NA MINHA VIDA. E você consegue ver que assim Em João 6: 1-13, quando uma como Lázaro, você é alguém que grande multidão de mais de JESUS ama? Então, qualquer cinco mil pessoas, seguiam o que seja o seu problema, a sua SENHOR, e eles não tinham o necessidade, olhe pra ele e proque comer e poderiam desfale- fetize:

Elias teve na casa da viúva em Sarepta como nos revela I Reis 17:8-16, a menina de Naamã teve como nos relata II Reis 5. Davi teve em I Samuel 17; A visão de Felipe em Samaria como nos relata o livro de Atos 8:4-8. E tantos outros servos. E possamos chegar diante do nosso DEUS e PAI e dizer: ESTE CASAL NÃO TEM MAIS VINHO, NÃO TEM MAIS ALEGRIA. ESTE CASAMENTO VAI ACABAR. ESTA VIÚVA NÃO TEM MAIS O QUE COMER. ESTE HOMEM TEM LEPRA. ESTE GIGANTE HÁ QUARENTA DIAS FICA HUMILHANDO O SEU POVO. O INIMIGO VESTIU ESTA CIDA-

DE, ESTA FAMILIA, DE TRISTEZA E DE DOR. AÍ ESTÁ A GRANDE OPORTUNIDADE DE O SENHOR MANIFESTAR O SEU PODER E A SUA GLÓRIA. E a partir de hoje amados seja nas nossas vidas ou na vida de qualquer pessoa que DEUS colocar em nosso caminho, diante de qualquer situação adversa, nós possamos profetizar: ESTA É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PRA DEUS! ◙ Marcos Roberto Do Nascimento: Pastor da Igreja da Fé em Yonkers New York, Escritor, Autor do Livro: Deus Quer Falar Com Você, USA.


EVANGELISMO Hoje quero tratar de um assunto palpitante. Faz bem ao nosso coração pensar e sentir que Deus está profundamente interessado em Seus filhos terrestres.

aqui! De súbito, lembra-se de que é um maldito ladrão cobrador de impostos, odiado por seus próprios irmãos, seus concidadãos. Enquanto está pensando em sua vida como uma verdadeira tragédia, considerando-se um homem vazio, Jesus olha pra cima, em sua direção.

O assunto está baseado em São Lucas capítulo 19 versos de 1 a 10. Trata-se do encontro de Jesus com um homem chamado Zaqueu.

Zaqueu tenta se esconder no meio da ramagem, mas o olhar de Jesus não lhe permite. Mais do que isso, Jesus lhe dirige a palavra e o chama pelo nome e diz: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa." Lucas 19:5.

O Senhor havia entrado na cidade de Jericó e atravessava a cidade. A multidão arrastava Jesus. E havia ali um homem que queria ver o Mestre. Este fato não chama muita atenção porque durante sua vida e ministério muitas pessoas buscaram ver Jesus. O que chamou a atenção é que aquele homem era um dos maiorais dos publicanos. Ele era de pequena estatura, mas, muito rico, e por causa da multidão, saiu correndo à frente e subiu numa árvore, por onde certamente Jesus iria passar. É certo que não conhecemos bem os planos de Deus para nossa vida, mas podemos pelo menos tentar nos colocar numa posição onde possamos ser alcançados por Jesus. E foi o que Zaqueu fez.

11

Deus em Sua sabedoria e providência tomou todas as precauções para que pudéssemos ser salvos. É maravilhoso imaginar Jesus passando pela avenida, apertado pela multidão, e quando chega exatamente debaixo da árvore sobre a qual Zaqueu está Jesus para.

Toda a multidão para juntamente com Ele. Todos em silêncio querem ver e saber porque Jesus parou. Zaqueu que está no meio dos galhos da árvore nem consegue se conter ao ver Jesus bem de pertinho. Ele pensa consigo mesmo: que privilégio o meu. Jesus parou bem

Fico a pensar como Zaqueu deve ter se sentido quando ouviu Jesus pronunciar seu nome. Penso que uma corrente de energia passou por todo o seu corpo, por todo o seu ser. E mais emocionado ainda deve ter ficado ao Jesus dizer que era necessário ir à sua casa. Zaqueu não se achou digno de receber em sua residência o Príncipe do Universo, O Rei dos reis, o filho de Deus. Não porque sua casa fosse simples, pelo contrário era um homem muito rico. Talvez porque se sentisse pecador. Continua na página 12


12

EVANGELISMO & GOTA DE ENCORAJAMENTO

Continuação da página 11

em procurar os perdidos.

A despeito deste sentimento, a Bíblia diz que Zaqueu desceu a toda pressa e O recebeu com alegria. Na verdade acho que Zaqueu saltou lá de cima.

Em Lucas 19:10 Ele diz: "Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido." Deus sempre está à procura do pecador. Gên 3:9 "Adão onde estás?" I Reis 19:9 "O que fazes aqui Elias?"

Deve ter ido pra casa com um sorriso enorme nos lábios e com muita alegria no coração. Todo o povo ficou em suspense. Como poderia Jesus, se hospedar na casa de um traiçoeiro? Ladrão do seu próprio povo? (Porque cobradores de impostos eram empregados dos romanos). O que a multidão não sabia é que as pessoas sadias não precisam de médicos, mas as doentes sim.

Mas, há outra coisa bonita neste relato que não pode ser esquecida: A presença de Jesus mudou a vida de Zaqueu. Deus nunca espera que nos entreguemos a Ele depois de nos tornarmos santos e bons. Ele espere que nos entreguemos a Ele tais como somos. É Ele quem vai nos transformar, nos modificar.

Jesus não repreendeu Zaqueu por ser um homem altamente desonesto. O próprio Zaqueu reconheceu que sendo amigo de Jesus, agora, deveria mudar de vida e antes que Jesus dissesse qualquer coisa Zaqueu tomou uma decisão. Resolveu dar metade dos seus bens aos pobres e devolver quadruplicadamente ao que foi defraudado.

Talvez hoje eu esteja falando para alguma pessoa que está completamente distante de Deus. Lembre-se meu amigo, lembre-se minha amiga, Jesus veio buscar e salvar o perdido. Jesus está passando hoje e deseja pousar em sua casa.

Ao que Jesus replicou: Hoje houve salvação nesta casa. A verdade é que Jesus está interessado

Luiz Fernando De Sousa: Empresário, Capelão,Diácono Da Assembléia De Deus De New York -USA.

Convide-O para entrar. Peça que perdoe seus pecados, porque por Seu amor Jesus nos salvou. ◙

QUANTAS VEZES? Eu posso não mudar o mundo que vejo ao meu redor, mas eu posso mudar a maneira pela qual vejo o mundo dentro de mim. Norman Vincent Peale Quantas foram as vezes que você tentou mudar o mundo e depois se desencorajou após o primeiro tropeço? Quantos alvos você estabeleceu e depois, simplesmente, deles se esqueceu? Quantas vezes você parou a sua trajetória em função da opinião de outras pessoas? Quantas vezes você apenas produziu desculpas em vez de resultados? Quantas vezes você se posicionou muito aquém do seu real potencial? Você não acha que já é hora de você viver à luz do potencial pelo qual você foi criado por Deus? Este momento, agora, está diretamente conectado com o seu futuro. Tudo o que você precisa

é vivê-lo com paixão, propósito e compromisso – você pode fazer isso agora, no próximo momento e no próximo, um após o outro. Muito cedo você estará caminhando a todo vapor para as realizações que você deseja alcançar. Um simples momento após o outro e outro, ainda a seguir, levará você para um brilhante futuro. Você pode fazer isso agora. Hoje é o seu momento! Para Meditação: Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26 ◙ Nélio Da Silva: Pastor, Escritor, Diretor Do Ministério: “Gotas De Encorajamento”,Brasil.


MENSAGEM O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Provérbios 15-13

outros e nos encoraja a suprirmo-nos mutuamente. Minha vida é oferecida a Deus para ser usada como instrumento, ponte e até como o próprio suprimento para aliviar a dor no coração do outro e, ministrando cura pelo cuidado, propiciar regozijo ao seu coração.

Não adianta! Por mais que a pessoa tente disfarçar, basta a gente olhar bem para ela, fixar em seus olhos e… pronto! Logo vemos um ar de tristeza escondido naquela expressão facial, à primeira vista, feliz.

O resultado será a insinuação de um sorriso embelezador no rosto do nosso irmão.

É… o que nasce no coração, de uma forma ou de outra, acaba sendo denunciado no rosto. Em algumas pessoas de forma mais explícita, em outras, menos.

Sejamos, pois, veículos de alegria para os corações e testemunhas de faces formosas, sofridas porém supridas, pois o nosso Deus realiza milagres extraordinários a partir dos nossos pequenos gestos de cuidado, amor e solidariedade.

Assim temos visto pessoas dentro da igreja denunciando, pelo rosto triste, pelo andar cabisbaixo, pelas expressões de constante preocupação e reflexão, um abatimento de espírito. Gente de todas as idades sem o brilho da formosura em seu rosto, anunciando com isso, tristeza no coração. Nada para causar espanto ou admiração, pois depressões, tristezas, dúvidas, preocupações etc, fazem parte da nossa vida. São as aflições do tempo presente que, na visão paulina, “… não

13

Então vai sendo construída a dialética da vida em comunhão. Hoje sou suprido, serei supridor amanhã, servo de Deus mais amadurecido do que hoje. ◙ são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” ( Romanos 8:18 – RC ). No entanto, o enfrentamento dessas intempéries não ocorre sempre sem ranhuras e desgastes.

Por isso mesmo o espírito se abate e o rosto o denuncia. Nasce então a pertinente pergunta: Como está o seu coração? Nossa relação fraterna em Cristo nos impele uns na direção dos

Lécio Dornas:Formação em Administração, Bacharel em Teologia, Graduação em Liderança Avançada, Pós - Graduação em Ensino Religioso, Atualmente Trabalhando Representando a Sociedade Bíblica do Brasil entre os brasileiros nos Estados Unidos-USA


14

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

15


16 Muitos alunos que são ambiciosos me perguntam “quanto tempo vai demorar pra eu poder fazer o que você faz”? É difícil determinar uma resposta em um sentido lógico, ou dizer exatamente quantas horas de prática são necessárias para conseguir esse objetivo. A verdade é que tocar piano, ou qualquer outro instrumento requer mais força de vontade do que técnica real. O que os estudantes estão procurando é o que eu chamo de um caminho natural, o ideal que aspiramos. O objetivo é confiar em nós mesmos ao tocar o instrumento, permitindo assim um fluxo livre de energia. É preciso estudar até o ponto de não precisar concentrarse tanto na busca de cada nota. Depois de alcançada essa habilidade o próprio corpo vai encontrar as notas, porque teve ampla oportunidade de integrar os seus locais específicos em sua própria maneira. A fim de alcançar este objetivo, temos de admitir que o corpo tenha sua própria lógica, sua própria maneira de adquirir informações.

MÚSICA Habilidades motoras refinadas podem tornar-se confiáveis, precisas e sem esforço. Tudo que é necessário é uma compreensão realista da programação e processamento. É através da integração que nós cometemos erros, e também integramos conforto e liberdade física em controle real. Dominar uma habilidade musical é mais do que apenas ser capaz de tocar. Há coisas que simplesmente estão além do nosso controle. Por exemplo, dinâmica, o caminho natural das coisas, e como cada corpo funciona de forma diferente. Estude, dedique-se e você irá aprender. Dá próxima vez estaremos falando mais sobre a existência de sistemas que fazem parte da parte da aprendizagem de um instrumento. São eles o sistema mental - (seus pensamentos), o sistema do corpo - (seus músculos e nervos) e o sistema emocional - (seus sentimentos). Até a próxima. ◙ Victor Antonio Tergilene: Formado pelo Nyack College. Certified New York State Music Teacher 2012. Degree in Music Education (Dec, 2012) New York EUA.


ACONTECEU

17

No Sábado 25 de Agosto o casal Antonio e Noemi Tergilene trazido pelo Pastor Reuel Feitosa. comemoraram “Bodas de Prata”. Nestes 25 anos o casal A família Tergilene agradece a todos os presentes e a concebeu um filho: Vitor Tergilene. todos aqueles que colaboraram para que aquela grande O Culto Cerimonial se deu no Templo da Igreja Templo noite, foi uma noite de bênção. Nossos parabéns à família. ◙ de Oração Para Todas as Nações em Astoria- New York, OMensageiro7 tendo como seu Pastor, Geraldo Steele. Tivemos música, Louvor, Adoração e Palavra. O sermão ocasional foi ENVIE TAMBÉM FOTOS E INFORMAÇÕES DE SEU EVENTO ESPECIAL PARA A NOSSA REDAÇÃO E PUBLICAREMOS NESTA COLUNA


18 Há pessoas que ainda não entenderam que é preciso libertação. Estão dentro das igrejas, mas não são libertas porque não buscam libertação, e não se esforçam para ter uma Nova Vida em Cristo. Os líderes tornaram-se egoístas e amantes de si mesmos e assim os cristãos seguem no mesmo caminho, são cheios de soberba e acreditam que isto é evangelho. São pessoas que só querem ficar no pedestal da fama e do sucesso. Querem ser bajulados, paparicados e até adorados. O novo nascimento é Vida Nova, e consequentemente novo caráter. E para isso preciso explicar primeiro o que é Atitude: A PESSOA PODE MUDAR DE VIDA MUDANDO DE ATITUDE A palavra Atitude vem do latim "aptitudinem", através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos ao nosso redor. É a maneira de proceder, ou a postura do corpo. É uma palavra bastante empregada na comunicação verbal, mas que as pessoas

MATÉRIA não se dão conta do sentido exato. Vou apresentar exemplos práticos. Não permita que pensamentos negativos penetrem na mente, quando decidir em fazer algo que seja da vontade de Deus, faça mesmo. Outro exemplo: Você decidiu que vai estudar a Bíblia, no Seminário Shekinah, compareça faça sua matricula e leve o estudo a sério, não importa que chova ou faça sol. Pense, faça uma avaliação do assunto antes de tomar qualquer atitude, reflita baseado na palavra de Deus, e aja imediatamente. Quando marcar uma consulta médica, não deixe de comparecer. Não adie os problemas, principalmente os de saúde. Quando sentir desejo de telefonar ou visitar um irmão da igreja, parente ou amigo, não fique protelando, adiando. Muitas vezes a outra pessoa está orando pedindo para Deus enviar alguém para ajudar em oração, ou outras necessidades. Quando houver um desentendimento, uma discórdia com um irmão ou outra pessoa. Quebrante o coração, e dê a iniciativa para o perdão e reconciliação, mesmo que o outro esteja errado. Continua na página 19


MATÉRIA Continuação da página 18 Procure sempre uma maneira de dialogar urgentemente com essa pessoa. Não permita que o ocorrido cresça e aumente as raízes. Aja com humildade, perdoe sempre. Porque Deus exalta os que se humilham. Quando num determinado momento, você sentir, perceber que alguém necessita de ajuda no sentido amplo da palavra, procure colaborar ou contribuir seja por meio de sugestão ou ação motora, física. Não esqueça que todos nós dependemos uns dos outros. Ninguém é capaz de prever absolutamente nada; as circunstancias, o momento é imprevisível. A melhor maneira de viver é servindo ao próximo, sem preconceito. Nunca menospreze o idoso, ele representa uma vida, uma trajetória, hoje ele é dependente do seu amor, carinho, atenção, aprenda com ele também. Aceite sua maneira de ser e pensar. Faça dele um confidente e amigo. Observe o brilho nos olhos, quando fala de suas paixões e aventuras. Atitude é compreender que o amor, é acima de tudo negação, convivência, companheirismo e luta por objetivos bem definidos,

sem o menor constrangimento, com sinceridade de alma. E faça todas as coisas com muita criatividade para não cair na rotina. Isto é Atitude. No texto a seguir vou relacionar as ATITUDES que formam o caráter, para que você entenda bem o assunto. A Bíblia ainda acrescenta em II Timóteo 3 uma lista das 19 principais atitudes, porém vamos ficar com os versículos 1 e 2: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. (2) Porque haverá homens amantes de si mesmos...” Deus nos chama para uma vida de abnegação, e, portanto devemos fazer o que ensina o Apóstolo Paulo em Colossenses 3:2 "Olhar para as coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. "Ser amantes de si mesmos", é o resultado de um ensinamento carnal dentro de um cristianismo totalmente distorcido e assim a razão dos grandes erros. Porém a Bíblia nos alerta em II Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez

novo”. Portanto, a Palavra de Deus nos adverte, contra o ser amantes de si mesmos, porque é o culto ao ego. Precisamos deixar nossa vida, nas mãos do Senhor. Porque as Escrituras estão revelando os pecados do ser humano, e apresentando a solução de Deus para redimir o homem dos seus pecados. Entretanto isto só pode ser realizado através de Jesus Cristo, somente o verdadeiro filho de Deus realiza a obra completa da Salvação. Deus não deseja que você seja enganado por um falso evangelho que apresenta um ensinamento carnal. Há muitas coisas na vida que não conseguimos nos livrar, é então que devemos pedir ajuda de quem nos conhece muito bem e deseja nos ajudar, que é o nosso Deus. “Onde está o coração do homem, aí estão seus afetos também; e enquanto o coração do homem não for liberto do amor ao “EU”, então sua vida estará cheia dos demais pecados. "Amantes de si mesmos", são aqueles que nunca reconhecem o senhorio de Jesus Cristo na sua Vida. Também os que não dão primazia ao Senhor, os que nunca se sujeitam à Palavra de Deus. Os que tentam justificar-se dizendo

19 que não têm tempo para ajudar na igreja, evangelizar ou trabalhar em qualquer outra atividade do Reino. Estão visando apenas seus próprios interesses, ou seja obstinados como diz a Bíblia, "... Louco, esta noite te pedirão a tua alma..."Lc 12:20. Os amantes de si mesmos, são os que chovendo ou nevando vão trabalhar, mesmo doentes, precisam pegar vários trens e ônibus para chegar ao trabalho, e ainda ficam um dia inteiro sem alimentação. Mas quando devem estar nos cultos, arranjam desculpas pra fazer compras, lavar roupas, fazer home work com os filhos, e lhes dar atenção, etc.. Tudo isso por falta de sabedoria para administrar o tempo livre, e ainda com a falsa justificativa que não há tempo. Medite no Salmo 9:17 "Os perversos serão lançados no inferno, e todas a nações que se esquecem de Deus". Agora veja acima de tudo, o que diz a Palavra de Deus em II Co. 5:17 “E assim se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Continua na página 20


20 Continuação da página 19 Os textos que já foram lidos demonstram de forma bem clara, que não há nenhum lugar no Reino de Deus para os que querem continuar como “amantes de si mesmos”. Porque o Reino de Deus, é composto de pessoas que entregaram suas vidas para Jesus e renunciam ao mundanismo, amam ao Senhor e sobre tudo negam-se a si mesmos. Novamente vemos que aquele que ama mais a sua vida, do que a Cristo perdê-la-á. Se você prefere Deus e demonstra mais interesse em Cristo do que em sua própria vida guardála-á para a vida eterna. Esteja preparado para o encontro com Deus. Não deixe que os prazeres da vida venham impedir a sua trajetória espiritual. Muitos guardam um amor excessivo pelo “ego”. Outros que se enamoram de si mesmos e perdem suas vidas por causa desse amor ao ego. Porque preferem agradar a carne e não ao criador. Aquele que ama sua vida ou suas paixões tanto que satisfaz seus apetites e alimenta seus desejos da carne, como os pecados com o corpo, por exemplo, a "SENSUALIDADE", encurtará

MATÉRIA seus dias e perderá a vida eterna com Deus, se não mudar de vida; não poderá herdar uma vida infinitamente melhor que é a vida eterna com Cristo em glória depois da morte. Vejamos o ensinamento do Apostolo Paulo em Romanos 6:12 "Não reine, portanto o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões". Há alguns que estão enamorados da sua própria vida, com seus ornamentos e deleites que até negariam a Jesus Cristo, com a intenção de segurar uma vida carnal neste mundo presente. CARACTERÍSTICAS DOS AMANTES DE SI MESMOS 1-Pessoas que fazem de tudo para agradar a si próprio, se auto-elogiam, e não dão a honra e a glória para Deus, pelo contrário tomam para si. 2-Pessoas avarentas excessivamente apegadas ao dinheiro são mesquinhas, miseráveis. 3- Pessoas presunçosas, que procuram viver de aparências, vaidosas, orgulhosas, e convencidas em tudo que fazem, acreditam em si até se provar o contrário, se acham sempre corretos naquilo

que dizem ou fazem. 4-Pessoas soberbas, são ridículas, vaidosas, excessivamente arrogantes, orgulhosa, se acham sublimes, grandiosas, magníficas, etc. 5-Pessoas profanas, contrárias às coisas de Deus, não tem o devido respeito para as coisas Sagradas, são pessoas que querem desconsagrar o que por Deus é consagrado, violam os princípios sagrados de Deus. 6- Pessoas obstinadas, teimosas, birrentas, que gostam de continuar no erro, distorcem erroneamente a Palavra do Senhor. 7- São mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Buscam as “delícias” da vida, prazeres mundanos, o que acham agradável para sua vida, não importando de onde vem, querem ter prazer em tudo, buscam se deliciar em tudo que o mundo oferece, não buscam as coisas de Deus, ignoram tudo que Deus criou, se esquecem de Deus, o seu criador e não dão a mínima para o seu Salvador. 8-Aparência de Piedade, mas são falsas, enganadoras, maldosas,

negam o verdadeiro significado da palavra piedade. Muitas pessoas hoje em dia fazem o culto ao ego, querem um corpo “sarado”, porque acham que é suficiente mudara a aparência externa. Estão tentando desenvolver-se, melhorando a si mesmas apenas na aparência, ou querem mudar as circunstâncias em que vivem, sem tocar na raiz do problema? Ou sem quebrantar o coração na presença de Deus. A impressão que se tem é que o amor a si mesmo se sobressaiu, e deixou debaixo dos escombros, totalmente oculto qualquer intenção de mudança de vida. Que tipo de evangelho as pessoas estão seguindo, que tipo de crescimento espiritual as pessoas estão procurando? Ou não estão? Existe um crescimento na busca da autoestima, autoimagem, etc... Mas onde fica o que envolve negar a si mesmo e tomar a sua cruz? Porém creia que a Nova Vida em Cristo, que confirma os valores estabelecidos pela Palavra de Deus, não podem ser desprezados. ◙ Jeremias Silva: Pastor, Escritor, Arquiteto, Psicólogo, Doutorado em Ciência da Religião e Divindade, Pastor da Igreja Shekinah, NY-USA


PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS Usadas a milhares de anos por povos indígenas do planeta, as plantas como o peyote, iboga, cogumelo, parica, jurema e a ayahuasca mostram a força e a influência dos vegetais alucinógenos nas cerimônias e rituais religiosos de tribos nativas, e de outros grupos que usam estas e outras drogas como o LSD para mudar a percepção e a realidade da vida. O uso e o abuso das drogas não estão restritos as baladas movidas pelo esctasy, aos festivais de rock iniciados pela maconha, as festas da alta sociedade inspiradas pela cocaína pura, à Cracolandia em São Paulo, ou aos morros do Rio de Janeiro onde impera o tráfico e o uso de todo tipo de entorpecentes. As plantas psicotrópicas estão intimamente ligadas e são usadas nos mais diferentes contextos ditos "sagrados" a centenas de anos por povos indígenas e outras religiões que as idolatram como verdadeiros deuses ou, as que abrem caminho para a manifestação de entidades espirituais. São as chamadas Plantas de Poder, que por conterem substâncias psicoativas altamente viciantes, provocam estados alterados de

consciência, visões, alucinações e possessão demoníaca; experiências descritas também como êxtase religioso. Das 500 mil espécies de plantas existentes no mundo, 150 delas tem propriedades alucinógenas; fazem parte deste grupo o peyote mexicano, a iboga da África e a ayahuasca do Brasil, este nome é dado ao chá preparado com o cipó caapi e as folhas veridis da floresta Amazônica; a ayahuasca é o alucinógeno mais conhecido como Santo Daime consumido pela seita do mesmo nome (de população não indígena), um chá amargo de cor escura e com gosto de azeitona que já atraiu a adesão de atrizes famosas com destaque na mídia. Santo Daime é uma religião fundada por Raimundo Serra (Estado do Acre), onde recebeu

a missão de uma entidade feminina associada a "virgem" Maria (rainha da floresta), de expandir a doutrina para a cura. É uma mistura de curandeirismo, vegetalismo amazônico, elementos do catolicismo, espiritismo kardecista, culto afro-brasileiro e esoterismo, segundo a autora do livro "O Uso Ritual da Ayahuasca". Os efeitos comuns do uso da droga são: vertigens, nervosismo, suor excessivo, náuseas, febre, tontura, vômito, euforia e agressividade. A sensação desconfortável mais frequente é a diarreia. Em 2010, o cartunista Glauco Villas-Boas foi assassinado por uma pessoa que frequentou a seita. A família do assassino acusa o consumo do chá, de levá-lo a ter delírios psicóticos que de-

21 sencadeou o crime. Outras fontes declaram que o jovem já sofria de problemas psiquiátricos antes de frequentar o Santo Daime e que estaria passando por uma crise. No contexto do conhecimento humano, muitas coisas são verdadeiras. Porém só há uma verdade que livra as pessoas do domínio do pecado, da destruição e do domínio de Satanás. A verdade se encontra na Palavra de Deus: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8.32. Os que não conhecem a verdade são escravos das suas paixões carnais, doenças, vicio das drogas e do engano religioso - Porém, aqueles que aceitam a verdade que é o Filho de Deus, podem ser perdoados, curados, libertos, transformados em novas pessoas e salvos pelo poder do Espírito Santo: Se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8.36. Jesus Cristo é o único que pode libertar o viciado da dependência física e química, fazer dele um novo homem, pronto para a família e a sociedade. Eu, sou a prova viva deste milagre sobrenatural! ◙ Luiz Lima: Teólogo e Ativista Cristão,NY-USA.


22

MENSAGEM

Quando, pois, tiveres comido e fores farto, louvarás ao SENHOR, teu Deus, pela boa terra que teu deu (Dt 8.10). O NOSSO CONCEITO SOBRE O LOUVOR PRECISA MUDAR Por faltar entendimento do que significa louvar a Deus e por causa da herança pagã que ainda permanece na maioria das pessoas, fazendo do culto uma forma de aplacar e manipular a divindade, o louvor a Deus tem sido ensinado como um meio de adquirir bênçãos ou suportar resignadamente aquilo que erroneamente chamam de “vontade de Deus para a nossa vida”. Querem fazer do louvor a Deus o que ele não é. O caminho para receber-se qualquer bênção é a fé, e a vontade de Deus para a nossa vida é o que está escrito em Sua Palavra. O POVO É ENSINADO A LOUVAR, QUANDO DEVERIA SER ENSINADO A DETERMINAR. Observando a maneira pela qual o Senhor Jesus abençoava as pessoas, vemos que Ele jamais insinuou que, para elas receberem as bênçãos, precisariam louvar a Deus. Ele só “cobrou” o louvor

nar – exigir em o Nome do Senhor Jesus – que se faça o que, pela Palavra do nosso Deus, aprendemos ser nosso por direito: E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o pai seja glorificado no Filho (Jô 14.13). O verbo grego traduzido por pedir também se traduz por determinar, exigir. Quando o nosso Deus revela que certa bênção é nossa, Ele está, em outras palavras, nola entregando; aí, basta determinar, crendo, e então teremos a materialização daquela bênção. OS HOMENS VÃO LOUVAR A DEUS

a delas após tê-las abençoado, como se viu no caso dos dez leprosos, em que um só voltou para dar graças a Deus. O PORQUÊ DOS FRACASSOS O Senhor Jesus ensinou que a razão de as pessoas fracassarem na tentativa de receberem as bênçãos estava na falta de conhecimento: Jesus, porém, res-

pondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22.29). Portanto, quem não conhece os seus direitos em Cristo e não sabe usar o poder que o nosso Pai nos dá, fracassa. O SEGREDO DO SUCESSO NA VIDA ESPIRITUAL O segredo para receber-se de Deus qualquer bênção é determi-

Até mesmo as pessoas que não participam da obra de Deus poderão ter os seus louvores aprovados e recebidos pelo Senhor, se nos virem assumir a nossa posição no mundo espiritual, realizando as obras para as quais Ele nos comissionou: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.16). Temos de fazer brilhar a nossa luz, isto é, usar as habilidades que nos são reveladas. Continua na página 23

ASSEMBLÉIA DE DEUS DE NEW YORK Tel: 718-729-2095 / a100bleiany@aol.com / WWW.ADNEWYORK.US

Pastor presidente: Renato Pinto - 917-822-0002 Pastor assistente: Wilson Ferreira - 646-764-2280

VENHA FAZER O CURSO DE TEOLOGIA CETAD

TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS EM NOSSO TEMPLO, ÀS 7PM

“TORNE-SE UM OBREIRO APROVADO...”


MENSAGEM Continuação da página 22 As bênçãos que recebemos do Senhor, além de nos fazerem viver bem, abrirão o caminho para muitas pessoas se chegarem a Deus, reconhecendo-O como Pai. Pregar, exibindo a vida abundante que o Senhor Jesus veio nos trazer, é bem melhor do que ficar como tagarelas, afirmando coisas que não conhecemos, ou contando histórias religiosas. FAZER A OBRA DE DEUS É COMER ATÉ SE FARTAR Fazer a obra de Deus não significa viver com o rosto amarrotado, passando necessidade, enquanto oramos e jejuamos, pensando que estamos fazendo o que mais Lhe agrada. O contrário é verdade! Ele quer que você desfrute de tudo que Ele tem para os Seus filhos. Usando a linguagem bíblica: Ele quer que você coma – usufrua todas as bênçãos que venha desejar ou precisar. Ele não para por aí, pois quer que você fique farto. Exemplificando: uma pessoa está com o braço paralisado, pesado, cheio de dores. Ela aprende a tomar posse da bênção, ora, determina e fica curada da dor e do

peso que sentia no braço, só que o mesmo ainda está paralisado. Ela, contudo, dá-se por satisfeita, já que desapareceram a dor e o peso que a incomodavam. Quanto ao braço estar paralisado, ela não se incomoda, pois sequer o sente. Isso está certo? Claro que não! Ele, o nosso maravilhoso Pai, quer que nós comamos até nos fartamos. Ele quer que recebamos a cura completa. A pessoa desse exemplo não se deve dar por saciada até que todo mal seja expulso de seu braço. Isto fazia parte da herança dos filhos de Abraão que estavam entrando na terra da promessa. Isto também faz parte da nossa herança: para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito (Gl 3.14) ELE SABE DAR BOAS COISAS AOS SEUS FILHOS Eu não sei onde algumas pessoas aprenderam que o Pai deseja que nós, Seus filhos, vivamos com dificuldades, pois se a própria Palavra diz: Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas

aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mt 7.11). Será que Ele perdeu a capacidade de dar boas coisas a Seus filhos, ou nós perdemos o bom senso, deixando escapar os benefícios que Ele nos concedeu na plena salvação realizada pelo nosso Salvador bendito? É evidente que a segunda opção é a certa. ELE NOS CUMULA DE BÊNÇÃOS Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos cumula de benefícios; o Deus que é a nossa salvação (Sl 68.19). Estas palavras foram pronunciadas por algum irresponsável, ou são oriundas do coração do nosso Pai, sendo-nos transmitidas pelo maravilhoso Espírito Santo? Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspiração pelo Espírito Santo (2 Pe 1.20,21). Se o Espírito do nosso Deus nos orienta a crer que podemos viver aqui neste mundo de sofrimentos livres de qualquer

23 de qualquer embaraço, vencendo toda provação, é melhor então assumirmos, de uma vez por todas, a nossa posição em Cristo, pois haveremos de prestar contas do que fizermos com essas maravilhas revelações: Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá (Lc 12.48). RESULTADO Quase não se vê quem louve Deus pela plena salvação que Ele nos deu. O que se vê são pessoas fanáticas que vivem dando glórias e aleluias enquanto vivem cheias de sofrimentos e pecados. É isso o que o nosso Pai deseja para os Seus filhos? Claro que não! Ele afirma em Sua Palavra que se nós quisermos, haveremos de comer o bem desta terra: Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra (Is 1.19). E, então após termos comido e nos fartado, louvaLo-emos. Este é o louvor que o Senhor quer e aceita. ◙ R.R. Soares: Missionário, Pastor Fundador e Presidente da Igreja da Graça, Brasil.


24

MENSAGENS

Hoje em dia todo mundo é crente. Até o diabo crê e se estremece. O problema, como diz uma música muito famosa por ai, não se sabe no que muitos creem. Poderíamos então dizer que existem muitos cristãos e assim seremos um pouco mais específicos.

se abalam, mas o discípulo não desiste fácil e permanece mesmo que não lhe seja conveniente. Seu compromisso é com o Mestre e procura obedecer tudo o que Cristo mandou.

Muitas outras religiões têm crescido alarmantemente, mesmo arrebatando muitos da verdade do evangelho de Cristo. Por que é que as pessoas se deixam levar por qualquer vento de doutrina? A resposta mais óbvia é que falta para muitos a experiência do novo nascimento em Cristo. Consequentemente quero abordar a questão de haverem muitos crentes, muitos cristãos, mas de fato o que menos existe são discípulos. A grande comissão do ide e pregai é mais popular do que a comissão do ide e fazei discípulos. Ensino aponta para continuidade e para que haja absorção o tempo é necessário. A igreja primitiva se reunia todo dia a fim de formar discípulos. Em Mateus, a orientação do Senhor Jesus é: pregai e fazei discípulos. Deus usa qualquer coisa para pregar, e diz que se nos calarmos as pedras clamarão e é sabido a respeito do sermão da mula de Balaão. Deus usa até a natureza para expressar seu amor, mas para formar discípulos o que Ele precisa é de gente de carne e osso. Nem a pedra ou a mula fizeram discípulos. Um discípulo tem que formar outro discípulo, que é batizado e ensinado a guardar tudo o que Cristo lhe tem ordenado. A lei do “segundo a sua espécie”, continua aplicável aqui.

Adolescente, morava em Cianorte, no interior do Paraná. Nossa casa na rua Mato Grosso era de madeira, como parte das residências dos anos 70 na região norte-novíssimo daquele estado. Meu quarto ficava de frente para a rua e para o sol. Pela manhã, eu podia ver um facho de luz entrando por uma fresta. E no facho de luz, eu podia ver os minúsculos flocos de poeira se tocando como que se enfrentassem.

Para fazer discípulos é preciso ser discípulo. Discípulo é aquele que recebe instrução e que segue os conselhos ou imita o outro. Por que ser um discípulo? Veja o que diz Mateus 13:11. O discípulo pode conhecer os mistérios do reino dos céus. Discípulos compreendem. Quem não é discípulo pode ser inteligente, mas não entende os segredos do coração de Deus. Jesus revelava os segredos das parábolas apenas na intimidade. Para conhecer os propósitos de Deus é preciso ser um discípulo. Muitos recebem mera informação, já que na sua própria vida aquilo não faz a menor diferença.

O quarto me parecia limpo, que minha mãe, Loydes, era muito cuidadosa. O sol, no entanto, revelava as impurezas que as trevas da noite escondiam. Diante de uma luz forte, não existe pureza. Este é o drama dos seres humanos diante de Deus. Ele nos pede que sejamos santos. Se ficamos longe dele, nós nos aprovamos, porque não vemos o quão impuros somos.

Eles escutam, mas não entendem, e com a vida demonstram que não assimilaram, já que na prática não conseguem viver; creem em Deus e até frequentam a igreja, tem o título de crentes, mas Deus não os elege como discípulos. Tomando como base João 8:31 que diz: “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos”, perceberemos que o verdadeiro discípulo permanece na Palavra de Deus, crendo que ela é a própria expressão da vontade dEle. Existem momentos onde as palavras são duras e ai os crentes

Se nos aproximamos dele, vemos a nossa impureza. Por isto, Isaías tremeu: "Ai de mim!". A crueza da realidade nos leva a uma encruzilhada, em que se bifurcam duas possibilidades. A primeira é nos mantermos nicodemicamente distantes dele, autoindulgentes em nosso próprio engano. A segunda é nos aproximarmos cada vez mais dele, para sermos cada dia mais santos. A visão de nossa própria sujeira

Nada que Jesus pede ao discípulo é muito difícil, já que ele se esmera para aprender e satisfazer ao Mestre. Acompanhe trechos de Mateus: “Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazeinos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei: O Senhor precisa deles; e logo os enviará.” Os discípulos não foram detidos por seus pensamentos: “seremos acusados de roubo... e se o dono não acreditar na gente? E se o burrinho empacar...” Não. Eles confiaram na direção do Mestre e tudo correu bem. Eles permaneceram na Palavra do Senhor. Reflita sobre essas verdades, observe quais as tuas atitudes em relação a Deus. Seu objetivo é ser servido ou quer servi-lo com pura devoção? Você o busca para aprender ou para receber bênçãos? Você obedece a tudo o que Ele tem te ordenado? Pense nisso e com certeza a tua vida nunca mais será a mesma. ◙ Gersonita Leguizamón Malafaia: Palestrante, escritora, pastora, professora, Fonoaudióloga especialista em voz, atua com liderança e aconselhamento na Comunidade Evangélica. USA.

nos empurra, não para o desespero, mas para a esperança de hoje podermos ser mais santos que ontem e amanhã mais puros que hoje. A santidade é um projeto para a vida inteira, tal como a felicidade, o melhor presente que santidade traz. ◙ Israel Belo De Azevedo: Bacharel em teologia e em Comunicação, Pós-graduado em História,Doutor em Teologia, Autor de mais de 30 Livros, Pastor da Igreja Batista Itacuruçá na Tijuca-Rio de Janeiro - Brasil.


MATÉRIA O nosso desempenho pessoal e profissional nunca será maior do que a nossa autoestima e nossa autoimagem. Autoimagem é o modo como nos vemos. Já autoestima, é o modo como nos sentimos. Mas, como podemos melhorá-las? Por não conhecermos como o cérebro funciona, com frequência temos que lidar no dia-adia com pessoas difíceis, que ao invés de resolverem seus modos negativos de ver a vida e as outras pessoas, fazem compensações comportamentais, que segundo o renomado Dr. Alfred Adler levam a deformações. O nosso potencial é muito maior do que a gente pensa. Criei-me desde a infância ouvindo palestrantes e professores afirmar que não usamos mais do que 5% da capacidade de nossos cérebros. Isso porque o nosso poderoso computador cerebral é como um iceberg, formado por uma pequena parte visível e por outra grande parte invisível. Estudiosos do cérebro humano afirmam que o cérebro é formado por 1% de consciente e por 99% de inconsciente. A nossa autoestima e autoimagem são construídas linguisticamente. Um dos pressupostos da Neurolinguística é que “o mapa não é o território”. O que temos no cérebro são os registros de imagens, sons, sentimentos

e emoções. Os acontecimentos reais ou imaginários são registrados pelo cérebro da mesma maneira. O fenômeno neurofisiológico é o mesmo. No momento que nós compreendemos isso, temos nas mãos o poder que precisamos para fazer uma revolução positiva no nosso modo de pensar e viver. Percepção é realidade. Nós atuamos conforme as nossas percepções da realidade. Mudando nossas percepções, muda-se a realidade. Toda a realidade é criada duas vezes. Primeiro a gente cria as coisas na mente para depois se manifestar no universo físico. Os grandes realizadores que abençoaram a humanidade com suas invenções e realizações não foram como o discípulo São Tomé, que precisou ver para crer, mas foram homens e mulheres de visão – primeiro sonharam acordados, acreditaram, para na sequência realizar. Ou seja, o sucesso é primeiro interno, depois é que ele se manifesta no mundo físico. A porta de entrada para o nosso sub-

consciente é o lado direito do cérebro. Por isso para poder acioná-lo precisamos estar relaxados. O poder do subconsciente está aí ao nosso dispor, obedecendo às ordens do consciente, para o nosso bem ou para o nosso mal. Nós que o bloqueamos desde cedo com sentimentos de baixa autoestima e impotência. Desbloqueálo fica mais fácil quando entendemos como o cérebro funciona. Aí reside a importância de intercalar o trabalho com horas de descanso, lazer e relaxamento para sermos mais produtivos e criativos. Outras duas restrições que nos impedem de viver plenamente a nossa vida e utilizar todo o nosso potencial são os sentimentos de culpa e as preocupações. Perdoar antes de ser um ato de amor é um ato de inteligência. O sentimento de culpa é um sentimento do passado. Só que é um sentimento inútil, porque é sobre coisas que já aconteceram e que não podemos fazer nada para modificar. Muitos vivem

25 como se estivessem nadando correnteza acima com uma pedra amarrada no pescoço, cheios de sentimentos de culpa. O que primeiro temos que fazer é perdoar a nós mesmos. Estamos aqui para evoluir e para crescer. Ninguém é perfeito. A vida é uma escola. A segunda coisa a fazer é perdoar os nossos ofensores. O fato de você não perdoar, só prejudica uma pessoa, você mesmo. Não querer perdoar assemelha-se a tomar veneno e querer que a outra pessoa morra envenenada. Preocupar-se é sofrer por antecipação. As “pré-ocupações” – o ocuparse com as coisas que ainda não aconteceram – é sofrer por antecipação, pois é sabido que 99% das coisas que nos preocupam jamais acontecerão. O nosso passado é conhecido e imutável. O nosso futuro é desconhecido e mutável. Podemos decidir em que direção seguir e onde queremos chegar. A única maneira de nos prepararmos para o futuro, o lugar onde vamos passar o resto de nossa vida, é viver o aqui e agora com toda intensidade. ◙ Soeli de Oliveira: Consultora e palestrante do I. T. N.,Formada em Comunicação Social , Pós-graduada em Marketing, e Recursos Humanos, Especializada em Dinâmica dos Grupos, - Brasil.


26

NOTÍCIAS

Obama e Romney intensificam campanhas à presidência O presidente americano Barack Obama e o, agora já oficial, candidato presidencial republicano, Mitt Romney, virtualmente empatados nas pesquisas de opinião, entraram na etapa mais intensa de suas campanhas eleitorais e, até o dia 6 de novembro, essa disputa tende a ficar ainda mais acirrada. Romney foi designado candidato presidencial na convenção nacional republicana em Tampa, na Flórida, a qual também confirmou o deputado de Wisconsin Paul Ryan como candidato à vice-presidência. Já Obama, oficializará sua candidatura à reeleição na convenção nacional democrata, marcada para ocorrer nesta semana, de terça a quinta-feira, em Charlotte, na Carolina do Norte. Dada a atenção da imprensa pelos discursos de aceitação das candidaturas, as convenções costumam fortalecer a posição

perdeu 23 milhões, sabe que é tempo de mudar de treinador", em uma referência aos 23 milhões de desempregados dos EUA.

dos candidatos nas enquetes. No entanto, as pesquisas mais recentes não assinalam uma melhora significativa de Romney. O site realclearpolitics, que elabora as maiores enquetes do país, evidencia que, mesmo após a convenção republicana, Obama segue com uma pequena vantagem sobre Romney. Os analistas esperavam que, após a convenção, a candidatura do republicano se mostrasse mais atrativa do que a de Obama pelo menos até a realização da

convenção democrata em Charlotte, que, por sua vez, voltaria a equilibrar a disputa. Mas, uma enquete do instituto invamer gallup, até o fechamento desta edição, apontava que Obama possui 47% dos eleitores, enquanto romney segue atrás com 46%. Em Cincinnati (Ohio), no início da temporada de futebol universitário, Romney usou uma metáfora esportiva e disse que, "se uma equipe tem um treinador que não ganhou nenhuma partida e

Agora que possui sua candidatura confirmada, a campanha de Romney procurará se centrar nos discursos de promessas e nas críticas da situação econômica dos Estados Unidos, deixando assuntos como aborto e casamento homossexual, que preocupam uma minoria conservadora, em segundo plano. O presidente Obama, por sua vez, viajou para Iowa no início de uma viagem que passará por quatro estados, os quais, segundo as enquetes, possuem uma grande quantidade de eleitores indecisos. ◙ Fonte: Terra News

Vírus mortal pode ter infectado 10.000 pessoas As cerca de 10.000 pessoas que se alojaram recentemente em cabanas do Parque Nacional de Yosemite, localizado nas montanhas de Serra Nevada, no estado americano da Califórnia, correm risco de ter contraído um vírus mortal, informou o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Trata-se do hantavírus, que é transmitido por roedores e pode provocar uma grave infecção pulmonar. "As pessoas que se hospedaram nas Signature Tent Cabins (no acampamento Curry Village) entre os dias 10 de junho e 24 de agosto podem estar em risco de desenvolver o hantavírus nas próximas seis semanas", explicou o CDC. Até agora, de acordo com o órgão, foram registrados seis casos, sendo que dois resultaram em mortes. Outros supostos casos estão sendo atualmente investigados. Estima-se que a maioria das vítimas contraiu o vírus enquanto permaneceu em uma das 91 cabanas de Curry Vil-

Os roedores expulsam o vírus através da urina, dos excrementos e da saliva. Segundo o portal Medline Plus, pequenas gotas com o vírus podem flutuar no ar e os humanos podem contrair a doença se respirarem esse ar infectado ou entrarem em contato com os roedores ou seus excrementos. O portal acrescenta que as pessoas não transmitem a doença.

lage, que posteriormente foram fechadas ao público. No entanto, uma das vítimas pode tê-lo contraído em outra área do Parque. Recomendações — O CDC pediu a qualquer pessoa nessa situação para fazer exames médicos em caso de experimentar algum sintoma associado à síndrome pulmonar por hantavírus (HPS,

sigla em inglês), uma infecção pouco frequente, mas que pode chegar a ser fatal, provocada pelo agente. Os sintomas são fadiga, febre, dores musculares — especialmente em coxas, quadris e costas —, dor de cabeça, calafrios, enjoos, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e dificuldades para respirar.

Embora não exista cura contra o hantavírus, o tratamento após uma pronta detecção pode salvar vidas. "Quanto antes se detectar e antes se receber o tratamento, maiores são as possibilidades de sobrevivência", disse a médica Vicki Kramer, do Departamento de Saúde Pública americano. Em 2011, metade dos casos detectados de hantavírus nos EUA acabou em óbito. Desde 1993, quando o vírus foi identificado, a média de mortes em casos detectados é de 36%, segundo o CDC. ◙ Fonte: Agência EFE


ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!

27


28

ONDE ESTIVER UM BRASILEIRO, ALI ESTARÁ O MENSAGEIRO!


Número 251