Page 1

nº 1

Folha formativa e informativa - Maio 2011

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predilecção de Deus. Sê nosso guia no caminho de amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade. Ajuda-nos a corresponder com generosidade à vocação que recebemos de Deus, para sermos na vida quotidiana construtores de comunhão, e, em comunhão com a Igreja inteira, colaborarmos com entusiasmo, na edificação da civilização do amor. Obtém-nos a graça da perseverança na vivência da vida cristã em grau elevado, segundo o espírito das bem-aventuranças; e faz com que, guiados por Maria Auxiliadora,

Esta é a data em que teremos a imagem de D.Bosco que traz uma relíquia do seu corpo e que já viajou pelo continente Americano. Actualmente encontra-se no continente Asiático e nos fins deste ano de 2011 entrará no continente Africano, para terminar o seu percurso mundial em 2014 em Turim, de onde saiu em 2010.

possamos encontrar-nos um dia contigo na grande família do céu. Amém. ( Oração proposta pelo Reitor-Mor para a preparação do ano 2015)

Este é o lema escolhido para receber a relíquia de D.Bosco em Moçambique e nela, acolher todo o amor que D.Bosco viveu pelos jovens e que continua através da sua Família Salesiana. » Para a preparação geral da visita de D.Bosco a Moçambique existe uma COMISSÃO CENTRAL. Está formada por representantes dos Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, ADMAS, Salesianos Cooperadores, Antigos/as Alunos/as e Jovens. Está a ser coordenada pelo P. Rogelio e está dividida em subcomissões: - Pastoral: coordenada pelo P. Bambo - Liturgia e Ornamentação: coordenada pela Ir. Ivone Zandamela - Meios de Comunicação Social: coordenada pelo P. Rogelio - Logística: coordenada pelo P. Américo » Agradecemos a colaboração do P. António G. nas „Histórias de D.Bosco‟ da Folha. » Em cada obra dos Salesianos existe um COORDENADOR LOCAL que tem a grande e importante tarefa de coordenar a preparação espiritual e formativa durante todo este ano de 2011 nas suas comunidades e nos seus destinatários. Também terão a responsabilidade da preparação dos actos locais a serem realizados em Abril de 2012. » São os seguintes: Ir. Tito (Inharrime); P. Filipe (Matundo); P. Ricardo (Moatize); Ir. Ângelo (Moamba); P. Rafael (Namaacha); P. Bambo (Casa D.Bosco); P. Pescador (ISDB); P. Miguel Angel (São José) e P. Catonda (Matola).

Queremos acolher D.Bosco, Pai e Mestre dos jovens, com um coração renovado, com maior fidelidade ao seu carisma educativo e evangelizador, com um maior serviço de qualidade aos jovens mais pobres, os preferidos de Jesus e de D.Bosco. Todo este ano 2011 quer ser um ano de maior „acolhimento‟ no coração de tudo aquilo que D.Bosco nos transmitiu na sua espiritualidade e no Sistema Preventivo. „Acolher‟ com mais força a sua caridade pastoral para „formar honestos cidadãos e bons cristãos‟. Este pequeno folheto mensal quer ser um instrumento de ajuda. Oxalá o consigamos.


» No dia 25 de abril de 2010 foi benzida na basílica de Nossa Sra. Auxiliadora, em Turim, a Urna que contém uma relíquia insigne de Dom Bosco e que está percorrendo todas as nações onde estão presentes os salesianos. » A peregrinação da Urna é uma iniciativa do Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez em preparação ao Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, que ocorrerá em 2015. Esta celebração quer significar fidelidade renovada a Dom Bosco, à sua espiritualidade, à sua missão; será um Ano Santo “salesiano”. » Será uma ocasião de retomar nas mãos a vida de Dom Bosco como deseja o Reitor-Mor. O testemunho da sua vida haverá de nos ajudar a imitar a sua fé, o seu amor pelo Senhor e o seu zelo pelos irmãos, sobretudo os jovens mais pobres.

- Vês, João, tantas estrelas a brilhar no céu? Foi Deus quem as criou! Palavras de mãe Margarida dirigidas a João, e aos filhos. Na aldeia dos Becchi, ver o céu estrelado, ouvir algum cãozinho a ladrar ao longe, devia ser um encanto. - Lembra-te que Deus te vê com amor, e lê os teus pensamentos. João disse, quando já era padre: - Sendo eu muito pequeno, minha mãe ensinou-me as orações. Preparou-me para as primeiras confissões. Levou-me à igreja, confessou-se primeiro e recomendou-me ao confessor. E preparou-me para a para a primeira comunhão, que fiz no dia 26 de Março de 1826, aos 11 anos. Disse-me minha mãe: “Deus tomou posse do teu coração”.

Uma mãe com sabedoria do Alto

» Toda a Família Salesiana do mundo reunir-se-á para rezar junto à Urna, formando uma comunidade de fiés chamada por Cristo à santidade, que deseja santificar-se seguindo o exemplo de Dom Bosco. Rezando junto à Urna, pequenos e grandes colocarão em suas mãos tantas orações e intenções para que ele, que tanto amou o Senhor, possa interceder por eles. » O Rosto de Dom Bosco da imagem que está na Urna foi reproduzido a partir da máscara que o artista Cellini realizou no mesmo dia da morte de Dom Bosco.

Um jovem junto à imagem de D.Bosco na Argentina 2010

Á

Ó

1-24 de Maio: Índia - Província de Dimapur 25 Maio a 28 de Junho: Índia - Província de Guwahati

- Toma, é para ti. Pão branco - O quê? Tu dás-me o teu pão branco, João? - Sim, toma; e tu dás-me o teu pão escuro. e pão escuro - Mas o teu é melhor - Eu prefiro o teu. Vamos trocar. João queria dar conforto ao seu companheiro, talvez mais pobre do que ele. Assim Fizeram a troca. Um gesto que faz pensar! Reuniu-se muitas vezes com alguns amigos dos lugares vizinhos. Alguns diziam palavrões. Mas como ele era amigo e respeitador, corrigiam-se. Mas…quem foi este menino, chamado João Bosco?

«Vos convido a partir novamente de D.Bosco para entender sempre mais e poder assumir com maior fidelidade a paixão que ardia no seu coração e o impelia a buscar a glória de Deus e a salvação das almas» (Reitor-Mor P. Pascual Chávez )

folha_db_maio  

folha de preparaçao espiritual

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you