Confira a edição impressa do Olá Jornal desta quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Page 1

Sicredi vrp como aliado na produção de alimentoS da região

PÁGINA 2

VENÂNCIO AIRES

Quarta-feira 30 de agosto de 2023

Edição 575, ano 07

Distribuição Gratuita

OLÁ Venâncio @olajornal

PROjetando a nova safra

A nova safra de tabaco já está no campo e promete manter o número de famílias produtoras em VenânciO Aires. A expectativa é de movimentar nas lavouras venâncio-airenses 18,98 mil toneladas na safra 2023/2024. A área com cultivo deve alcançar 8.250 hectares, aumento de 0,6%, frente a safra passada. PÁGINA 3

Quarta:

O tempo permanece firme e ensolarado na região, não se descarta nevoeiro ao amanhecer. O frio perde a força no decorrer do dia, mas ainda confere temperaturas baixas ao amanhecer e a noite. Durante a tarde as temperaturas ficam bem agradáveis.

Mín: 10º máx: 26º

Quinta: As condições do tempo pouco mudam, e o sol predomina na região, e nas primeiras horas do dia, pode ocorrer a formação de nevoeiro. O dia apresenta grande amplitude térmica, o amanhecer será ameno, e durante a tarde as marcas sobem de forma gradativa e esquenta na região.

Mín: 12º Máx: 27º

Fonte: NIH/UNIVATES

venâncio contabiliza em doiS diaS maiS de 600 caSoS de perdaS com granizo

PÁGINA 3

maiS de 60 agroindÚStriaS participam da 1º eXpoFeira rural

PÁGINA 4

aprovada lei que permite o parcelamento do iptu verde

PÁGINA 6

geStoreS municipaiS vão a braSÍlia dia 12 em deFeSa da cadeia do tabaco

PÁGINA 7

Foto: Willian de Oliveira

Sicredi Vale do rio Pardo Parceira Na diVerSiFicaÇÃo E prOduçãO dE aliMEnTOs nas prOpriEdadEs da rEGiãO

Cooperativa de crédito tem sido aliada nas ações de estímulo dos programas de diversificação na região. Fortalecimento das agroindústrias e novos cultivos no campo são alguns programas realizados em parceria

A Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo tem ampliado a sua participação nas ações de estímulo da diversificação das lavouras da região.

A proposta é garantir programas e planos de incentivo para colaborar com os produtores rurais que buscam a profissionalização dos negócios ou a inclusão de novos cultivos no campo. O foco é na produção de alimentos, que possui na agricultura familiar seu pilar de desenvolvimento no Rio Grande do Sul.

Entre as medidas já anunciadas pela Sicredi VRP, estão planos de estímulo para inserção de novas culturas, como recentemente o projeto de cultivo de ervilhas, em parceria com cooperativas de produtores. Além do plano CooperAgro, em parceria com o Sebrae para fomentar a gestão das propriedades rurais, e programas de desenvolvimento do turismo rural e cultivo de morangos.

“O propósito da Cooperativa, é fortalecer e valorizar o relacionamento, buscando entender as necessidades dos associados, indo muito além das soluções financeiras. A Sicredi é um canal aberto para a es-

cuta ativa das demandas dos associados. É através desta escuta que a gente consegue contribuir para a melhoraria da qualidade de vida dos associados e a agregação de renda,” explica o analista de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Vale do RIo Pardo, Jeferson Klunk. A diversificação das propriedades rurais é apontada como desafio na região. As ações de incentivo buscam garantir apoio às pequenas propriedades que buscam diversificar as produções. “Sabemos que diversificar é um grande desafio para os associados, por isso, estamos trabalhando para fomentar parcerias que possam contribuir dentro das suas especialidades, auxiliando na estruturação dos novos projetos de diversificação. Queremos que a família que acesse um crédito ou investimento na cooperativa, tenha sucesso no empreendimento,” destaca.

açÕEs EM andaMEnTO

Atualmente a Sicredi Vale do Rio Pardo desenvolve o projeto Ervilha, que apoiou o cultivo em 10 propriedades da região, em parceria com a Unidade de Cooperativismo da Emater e as cinco cooperativas de agricultura familiar da região. O Projeto CooperAgro apoia 14 agroindústrias, em parceria com o Sebrae, focando na qualificação de gestão, novos produtos e melhorias de comunicação. Em parceria com o serviço empresarial, uma consultoria será prestada aos produtores de morangos da região. Serão 21 agricultores contemplados, com auxílio no planejamento, plantio e colheita, além de elaborar um plano de co-

MaiS de 300 PeSSoaS ParTiciPaM de workShoP sObrE GEsTãO rural prOMOVidO pEla CTa

mercialização. O Projeto Qualifica Turismo contempla 40 empreendimentos da região, e é desenvolvido em parceria com o Sebrae e Aturvarp. O projeto tem como objetivo principal qualificar a oferta turística da região.

A CTA Continental Alliance promoveu na tarde desta terça-feira, 29, o Workshop “Gestão Rural: um compromisso da CTA com seus produtores integrados. União para o fortalecimento e continuidade do agro”. O evento ocorreu no Clube CTA e reuniu mais de 300 pessoas. O CEO presidente da CTA, Eduardo Renner, abriu a programação destacando a importância da cultura e, desta forma, os atendimentos às boas práticas produtivas. “O que nós queremos é alinhar os pontos dentro do que a gente entende, não prejudicando ninguém, nem empresas nem o trabalhador nem

o meio rural.”

O Supervisor de Pesquisa e Sustentabilidade da CTA, Edson Menezes falou sobre as iniciativas da CTA junto com os produtores e destacou que o momento é de união entre o setor. “Se cada um fizer a sua parte, produtor, empresas e governos, alcançaremos o sucesso da continuidade do negócio”, afirma.

O sócio e auditor independente da Indexo, Marco Simch, abordou os fundamentos da gestão rural como base para a compreensão das normativas a serem seguidas. “Todo o problema está em entender o que é a gestão rural”, avalia.

Se SS ão de S e GUN d A-feir A, 28 de AG o S to de 2023 i N form

Ativo

AProvAdo Por todoS oS vereAdoreS o ProJeto de Lei do eXeCUtivo N° 0097/2023 que altera a redação do art. 7º da Lei nº 6.873, de 06 de outubro de 2021, que “ Institui o Programa IPTU Verde e autoriza a concessão de descontos de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU a título de incentivo ambiental na forma do art. 519 da Lei Complementar nº 064 de 18 de dezembro de 2012, que “Disciplina Sistema Tributário do Município, consolida leis e institui o Novo Código Tributário Municipal. ”

AProvAdA A emeNdA Nº 0001/2023 Ao ProJeto de reSoLUÇão N° 0010/2023. A emenda ao Projeto de Resolução 10/2023 para Alteração do Regimento Interno desta Câmara Municipal de Vereadores. AProvAdo Por UNANimidAde o ProJeto de reSoLUÇão N° 0010/2023 de AUtoriA doS vereAdoreS Ezequiel Stahl; André Kaufmann; Clécio Espíndola; Diego Wolschick; Eligio Weschenfelder (Muchila); Renato Gollmann e Sandra Wagner. O projeto altera o Regimento Interno desta Câmara Municipal de Vereadores, incluindo o §3º ao artigo 181, e dá outras providências.”.

AProvAdo de formA UNÂNime o ProJeto de Lei do LeGiSLAtivo N° 0030/2023 de AUtoriA dA vereAdorA SANdrA WAGNer/PSB que denomina-se de Rua “Edvino Hickmann” o trecho de via pública “código 548”, localizado ao norte do centro urbano da cidade, bairro Travessa, município de Venâncio Aires, e dá outras providências.

AProvAdo Por todoS oS vereAdoreS o ProJeto de Lei do LeGiSLAtivo N° 0031/2023 de AUtoriA dA vereAdorA SANdrA WAGNer/PSB que denomina-se de Rua “Balduino Neumann” o trecho de via pública “código 419”, localizado ao norte do centro urbano da cidade, em Linha Grão Pará Baixo, município de Venâncio Aires, e dá outras providências.

AProvAdo Por todoS oS vereAdoreS o ProJeto de Lei do LeGiSLAtivo N° 0032/2023 de AUtoriA dA vereAdorA SANdrA WAGNer/PSB que denomina-se de Rua “José Alfredo Reis” o trecho de via pública “código 549”, localizado ao sul do centro urbano da cidade, em área de expansão urbana, na localidade de Linha Bem Feita, município de Venâncio Aires, e dá outras providências.

AProvAdo Por UNANimidAde o ProJeto de Lei do LeGiSLAtivo N° 0033/2023 de AUtoriA dA meSA diretorA. Altera as atribuições e requisitos para provimento dos Cargos de Procurador Jurídico e Analista de Informática Legislativo constantes no Anexo I da Lei nº 5.625, de 24 de dezembro de 2014, que “Consolida as Leis que Dispõem sobre o Servidor Público Integrante dos Quadros de Cargos do Poder Legislativo do Município de Venâncio Aires”.

AProvAdA A moÇão N° 0060/2023 de AUtoriA do vereAdor eLÍGio WeSCHeNfeLder/PSB. A Moção de Apelo será encaminhada ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, para que seja feita a repintura da via, a colocação de placas de sinalização e instalação de redutores de velocidade ao longo da Rodovia RS422, no trecho entre o bairro Santa Tecla e a Localidade de Linha Brasil.

reJeitAdA Por mAioriA de votoS A moÇão N° 0061/2023 de AUtoriA do vereAdor eLÍGio WeSCHeNfeLder/PSB. A Moção de Repúdio endereçada ao Prefeito de Venâncio Aires, o Sr. Jarbas Daniel da Rosa, pela fala em que aponta as Universidades de Direito e os Advogados como os principais responsáveis por colocar os marginais, delinquentes e demais infratores da Lei em liberdade. Votaram contra a moção os vereadores: Clécio Espíndola/PTB; Mara Irene Konzen Muller/PSD; Ana Cláudia do Amaral Teixeira/PDT; Luciana Scheibler/PDT; André Puthin/MDB; Benildo Soares/Republicanos; Claidir Kerkhoff/ União e voto de desempate do presidente Gerson Ruppenthal/PDT.

AProvAdA A moÇão N° 0062/2023 de AUtoriA dA vereAdorA LUCiANA reGiNA SCHeiBLer/ Pdt A Moção de Apoio ao Projeto de Lei Complementar nº 108/2023, que “Cria o Programa de Incentivo aos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do Estado do Rio Grande do Sul – PIHFSC/RS”.

AProvAdo o reQUerimeNto N° 0074/2023 de AUtoriA dA vereAdorA LUCiANA reGiNA SCHeiBLer/Pdt que requer homenagem a Felipe Becker e Rithieli Jung, campeões do Mundial de Beach Tennis, na categoria Mista “C”, realizado no Ceará.

AProvAdo o reQUerimeNto N° 0076/2023 de AUtoriA dA vereAdorA MARA IRENE KONZEN MULLER/PSD que requer homenagem à Alice Mariah Lazarin, pela conquista do título de Miss Venâncio Aires Mirim 2023, no dia 12 de agosto, em Santa Cruz do Sul, onde foi coroada.

AProvAdo o reQUerimeNto N° 0077/2023 de AUtoriA dA vereAdorA mArA ireNe KoNZeN mULLer/PSd que requer homenagem à Sophia Mohler Haupt, pela conquista do título de Miss Venâncio Aires Mini 2023, no dia 12 de agosto, em Santa Cruz do Sul.

AProvAdo o reQUerimeNto N° 0078/2023 de AUtoriA dA vereAdorA mArA ireNe KoNZeN mULLer/PSd que requer homenagem à Eduarda Rafaela Wenzel, pela conquista do título de Miss Turismo Venâncio Aires Infanto-juvenil 2023 e Miss venâncio Aires Infanto Juvenil 2023, no dia 12 de agosto, em Santa Cruz do Sul, onde foi a coroação.

AProvAdo o reQUerimeNto N° 0079/2023 de AUtoriA dA vereAdorA mArA ireNe KoNZeN mULLer/PSd que requer homenagem à Valentina Bencke, pela conquista do título de Miss Turismo Venâncio Aires juvenil 2023, no dia 12 de agosto, em Santa Cruz do Sul, onde foi coroada.

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler

Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415

Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

2 30 DE agosto 2023 quarta-fEira www.oLaJorNaL.com
Divulgação/AI Embrapa
Janine Niedermeyer
Cooperativa tem desenvolvido projetos em parceria com entidades para promover diversificação Evento foi realizado no Clube CTa na tarde desta terça-feira, 29

Safra atual de tabaco em Venâncio mantém número de famílias produtoras

na região sul do país o cenário é diferente. dados da afubra já apontam para redução de 2,6% no número de famílias produtoras no ciclo atual. em venâncio aires, a safra 2023/24 deve movimentar mais de 18,98 mil toneladas

Venâncio Aires conseguiu manter o número de famílias produtoras de tabaco, apesar da queda nos produtores verificados na região Sul. Na Capital do Chimarrão são 2.425 famílias produtoras na nova safra, segundo estimativas do escritório local da Emater/Ascar. O ciclo produtivo com tabaco no território venâncio-airense deve movimentar 18,98 mil toneladas, com média de 2,30 toneladas por hectare plantado. A área com cultivo deve alcançar 8.250 hectares, aumento de 0,6%, frente a safra passada.

A produção de tabaco em Venâncio Aires segue sendo o principal produto agrícola em receitas ge-

radas. Até julho, última parcial divulgada pela Emater do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA), o produto gerou mais de R$ 265,01 milhões, representando mais de 65,8% do total movimentado. Até o sétimo mês foram gerados mais de R$ 402,6 milhões no setor primário do município. Os valores devem seguir aumentando, com a comercialização das safras de inverno na área venâncio-airense.

Queda

Nos três estados do Sul houve queda no número de famílias produtoras de tabaco, segundo relatório da Associação dos Fumicul-

tores do Brasil (Afubra), na safra 2022/2023. No Rio Grande do Sul a baixa foi de 4,3%, passando de 67.644 para 64.761 famílias.

Em Santa Catarina a diminuição foi de 1,4%, passou de 37.960 para 37.426 unidades familiares de produção. Já no Paraná, as famílias produtoras reduziram em 0,2%, passando de 22.844 para 22.806.

alta

Se por uma lado, o número de famílias produtoras tiveram queda na região Sul, a área de cultivo, na Região Sul, registra crescimento de 6,1% no novo ciclo produtivo.

da região, apenaS Venâncio aireS aparece na liSta dos cinco maiores produtores de tabaco do sul

em venâncio aires, 2.425 famílias devem se envolver no cultivo de tabaco na safra 2023/24

Passou de 246.590 hectares plantados na safra 2021/2022, para 261.740 no ciclo 2022/2023.

Outro ponto de destaque na produção foi o crescimento do valor pago por quilo do produto.

O tipo Virgínia teve crescimento de 6% entre os dois últimos

ciclos produtivos. Passou de R$ 17,16 para R$ 18,20, em média. O Burley registrou alta de 11,4%, de R$ 15,95 para R$ 17,76. Já o tipo Comum, registrou a maior elevação, de 18,2%, passou de R$ 12,83 para R$ 15,17.

Venâncio aireS regiStra em doiS diaS maiS de 600 casos de perdas em lavouras de tabaco por granizo

A Capital do Chimarrão se manteve na terceira posição entre os maiores produtores de tabaco do Sul do Brasil. Venâncio Aires, a exemplo da safra anterior, manteve a posição. A produção alcançou 17.779,4 toneladas. A cidade de Canguçu segue na liderança, com 21.063,9 toneladas produzidas e 4.805 famílias produtoras. Do Vale do Rio Pardo, apenas o território venâncio-airense está na lista dos cinco maiores. Candelária, aparece na décima posição, com 11.461,7 toneladas.

São João do Triunfo, no Paraná, ocupa a segunda posição do levantamento, com 20.058,2 toneladas produzidas, por 2.064 famílias.

Os cinco maiores produtores do Sul do Brasil teve apenas como novidade, a cidade de Itaiópolis, em Santa Cataria, que passou da sexta posição, na safra 2021/22, para a quinta, no ciclo atual. A cidade produziu 15.566,3 toneladas, e conta com 3.678 famílias produtoras de tabaco. Já São Lourenço do Sul segue na quarta posição, e fechou a safra 2022/23 com 16.374,1 toneladas, e 3.678 famílias produzindo a planta. A produção sul-brasileira de ta-

dados da safra 2022/23 foram atualizados pela Afubra na última semana

baco da safra 2022/2023 chegou a 605.703 toneladas. Os números foram finalizados esta semana pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e são obtidos por meio de pesquisas realizadas durante a safra junto aos produtores de tabaco. A variedade Virgínia chegou a 551.586 toneladas; o Burley, 46.469; e o Galpão Comum, 7.649 toneladas.

O preço médio praticado na safra 2021/2022, sul-brasileiro, foi de R$ 17,02 e na 2022/2023 R$ 18,12, uma variação de 6,5%. O preço médio praticado por estado foi, no Rio Grande do Sul, R$ 18,03; em Santa Catarina R$ 18,45; e no Paraná R$ 17,88. Já

a receita bruta do tabaco, valor recebido pelos produtores, no Sul do Brasil, em 2021/2022 foi de R$ 9.536.432.060,00. E em 2022/2023, R$ 10.977.929.575,49.

“Tivemos, portanto, um aumento de 15,1% na receita bruta. Neste total, em 2022/2023, o Rio Grande do Sul participou com R$ 4.632.146.279,32, o que representa 42,2% do Sul do Brasil. Santa Catarina obteve uma receita bruta de R$ 3.546.840.971,69, representando 32,3%. No Paraná, a receita bruta chegou a R$ 2.798.942.324,48, representando 25,5%”, explica o presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher.

negÓcioS internacionaiS com tabaco em folhas tÊm o melhor agosto em seis anos

Os negócios internacionais com tabaco em folhas ao longo de agosto, mesmo sem encerrar os dados do mês, já apontam para alta na balança comercial. Até o dia 28, o produto em folhas, principal exportado pelo Vale do Rio Pardo, movimentou US$ 216,6 milhões, alta de 14,8% se comparado ao mesmo período do ano passado. Com o resultado ao longo dos 28 dias de agosto de 2023, o resultado financeiro já é o melhor desde 2017.

O aumento do valor ocorre pelo crescimento no volume exportado e valorização do produto no mercado global. Ao longo de agosto de 2023 foram embarcadas 31.190,7 toneladas. Em agos-

to de 2022 foram 30.535,5 toneladas embarcadas. A média diária de exportações com tabaco em folhas chegou a 2.227,9 toneladas, frente a 1327,6 toneladas. O preço pago por tonelada exportada registra crescimento de 12,8%, e contabiliza US$ 6.946,6 por tonelada comercializada.

Os dados consolidados de janeiro a julho apontam para alta nos negócios com tabaco em folhas de 26,1%, movimentando US$ 1,28 bilhão. No período foram embarcados 193,1 mil toneladas. O preço médio pago por quilo chega a US$ 6,67, aumento de 45,3% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A projeção do Sinditabaco é de

ultrapassar os valores gerados no ano passado, quando o tabaco em folhas gerou US$ 2,20 bilhões, com 412,3 mil toneladas embarcadas. No período, o preço pago por quilo fechou em US$ 5,34, crescimento de 31,5% se comparado ao período de 2021.

O Rio Grande do Sul é o principal exportador de tabaco do país. No acumulado de 2023 o estado já movimentou US$ 297 milhões a mais, com US$ 1,21 bilhão em negócios internacionais com o produto. Santa Catarina aparece na segunda colocação, com US$ 75,2 milhões em exportações. Já o Paraná aparece na terceira posição, com US$ 3,03 milhões movimentados neste ano.

levantamento foi divulgado pela afubra e manteve venâncio aires como terceiro maior produtor do sul do brasil. a lista é liderada por canguçu, que fechou a última safra com 21,06 mil toneladas RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, 1685

região de venâncio é a segunda com mais prejuízos registrados em agosto

Rio do Sul, em Santa Catarina, com 197 notificações. Também no estado catarinense, a região de Ituporanga ocupa a quarta posição, com 166 notificações de perdas em lavouras.

Em toda da região Sul são mais de 2,3 mil notificações de prejuízos por conta de granizo, entre os dias 22 e 28 de agosto A chuva com granizo registrada na última semana, em diversos pontos do Rio Grande do Sul, deixou prejuízos também em Venâncio Aires. Segundo relatório da Afubra, entre os dias 22 e 23 de agosto, foram 614 notificações de perdas entre associados da entidade no município. Na região de abrangência foram no total 695 no mesmo período. Entram no relatório notificações em General Câmara (46); Vale Verde (17); Taquari (9); Bom Retiro do Sul (8) e Cruzeiro do Sul (1). Os dados ainda estão sendo atualizados pelas equipes de avaliação da Associação. No total a entidade já contabiliza mais de 2,3 mil notificações de avisos de sinistros em Lavouras. A região de Venâncio Aires é a segunda com mais notificações. A primeira é a região de Camaquã, com 886 avisos de prejuízos com granizo, entre os dias 22 a 28 de agosto. A terceira posição é ocupada pela região de

CAPAS PARA CELULARES PELÍCULAS 3D

FONES DE OUVIDO COM E SEM FIO

LINHA COMPLETA DE CABOS E APARELHOS ELETRÔNICOS

30 DE agosto 2023 quarta-fEira 3 www.oLaJorNaL.com
CENTRO - VENÂNCIO AIRES
CLICK_ACESSORIOS_E_ELETRONICOS
Willian Oliveira Divulgação/RArquivo Pessoal Divulgação/Pixabay

Primeira exPoFeira rural da aFubra e Fetag VAI CONTAR COM MAIS DE 60 AGROINDúSTRIAS

Evento busca promover a agricultura familiar. Objetivo é atrair público da área urbana para o Parque da Expoagro Afubra nos dias 16 e 17 de setembro

FILMES

A 1ª ExpoFeira Rural que busca promover o encontro das famílias do campo com as da cidade será realizada entre os dias 16 e 17 de setembro. O evento, tem a sua primeira edição e busca fomentar a venda de produtos feitos pela agricultura familiar, para os moradores das áreas urbanas. A atividade vai reunir mais de 60 agroindústrias familiares.

A programação é organizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e pela Fetag-RS, que celebra 60 anos de fundação.

O Parque da Expoagro Afubra será preparado para acolher além das agroindústrias familiares, também brinquedos para as crianças e exposição de veículos antigos, e feirão de carros da Arevesc.

A proposta do novo evento é atrair as famílias que moram em áreas urbanas das cidades, como forma de aproximar da produção agrícola e qualidade dos produtos produzidos na região. Segundo o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, o principal objetivo é possibilitar o acesso à um dos maiores atrativos da Expoagro Afubra: o Pavilhão da Agricultura Familiar. “Como a nossa feira ocorre em dias de semana, tendo como principal público os

produtores rurais, sabemos que o público em geral, principalmente dos centros urbanos, tem dificuldades para conhecer e desfrutar dos produtos das agroindústrias familiares”.

Drescher ainda destaca que, tanto a Afubra como a Fetag, sabem da importância das agroindústrias para as pequenas propriedades. “É uma fonte de renda e uma diversificação, um tema muito defendido pelas entidades”.

Além do Pavilhão da Agricultura Familiar, uma intensa e variada programação está sendo elaborada para receber os visitantes. Haverá oportunidades de negócios, participação da Loja Agrícola da Afubra e da Afubra Verde Energia Solar; o Espaço Ambiental, com a participação do Verde é Vida e do Centro de Difusão Agropecuária Afubra; Lazer, com exposição de carros antigos, Espaço do Chimarrão e apresentação dos roteiros de turismo rural da região; recreação e diversão com brinquedos do Sesc e jogos lúdicos; Espaço Saúde; Espaço da Gastronomia com Oficinas do Senac e a participação de Food Truck e das cervejarias artesanais; e o Espaço Social, com a participação de entidades assistenciais.

orquestra de Câmara da unisC realiza

CONCERTO NESTA QUARTA-FEIRA EM VENÂNCIO

A Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul realiza concerto nesta quartafeira, 30, em Venâncio Aires. A apresentação faz parte da Série Sinfonias. O evento ocorre na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio. A entrada é gratuita. O grupo apresenta obras musicais clássicas, como a Sinfonia nº 1 de Willian Boyce, a Sinfonia nº 3, de Carl Philipp Emanuel Bach, a Sinfonia Religiosa de Giano brida e a Sinfonia nº

9 de Félix Mendelssohn.

A Orquestra de Câmara da Unisc completou no mês de agosto 18 anos de atividades. É a única do tipo que está ligada a uma institução de ensino superior. A outra, é a Ospa, principal do Rio Grande do Sul. Composta por 14 instrumentistas e um maestro e diretor artístico, tem realizado concertos anuais com temáticas que vão do clássico ao rock. A regência é do maestro Leandro Schaefer.

hoRóScopo

ÁRIES

Uma semana de mudança importante para você, já que o seu regente ingressa em Libra. É preciso levar em consideração o outro, pois as trocas e parcerias serão relevantes nessa fase.

CÂNCER

Uma semana de emoções mais à flor da pele para você. É importante desacelerar e se resguardar, evitando se colocar em discussões desnecessárias. Se puder, faça uma viagem ou conheça um lugar novo.

LIBRA

Marte chega em Libra essa semana trazendo mais ânimo, impetuosidade e coragem para tomar decisões. Aproveite para colocar seus projetos em prática, mas também para cuidar mais de si.

CAPRICÓRNIO

Estudos e viagens são alguns temas da semana e você pode aproveitar para conhecer lugares e pessoas novas. Pode surgir alguma novidade em termos profissionais e você deve estar atento às oportunidades.

NEM UM PASSO EM FALSO

Ano: 2022

Onde: HBO

Quando: 30/08 às 22h05min

Duração: 1h56min

Classificação: 14 anos

Estrelado por Don Cheadle e Benicio Del Toro, Nem um Passo em Falso acompanha um grupo de pequenos criminosos em Detroit na década de 1950. Eles são contratados por uma pessoa anônima para roubar um importante documento. Mas quando seu plano dá terrivelmente errado, o grupo descobre que se envolveu em uma rede de conspirações muito maior do que poderiam imaginar.

HERÓI

Ano: 2002

Onde: PARAMOUNT

Quando: 31/08 às 21h10min

Duração: 2h

Classificação: 14 anos

Na China antiga, um dos sete reis quer dominar todos os outros para unificar o país em torno de um único Imperador. Ele propõe àquele que conseguir derrotar os seus oponentes, riqueza e poder. Então lhe é indicado um homem chamado Sem Nome, que teria matado os três inimigos. Porém, quando é chamado pelo soberano para contar seu feito, surgem complicações inesperadas.

LEITURA

Depois de focar na relação entre amigos, entre pais e filhos, entre marido e mulher, é chegada a hora de falar sobre aquela que é a única certeza que temos nessa vida: a morte. Em seu novo livro, Depois é nunca, Carpinejar tece envolventes e delicadas narrativas sobre o luto. Em crônicas que falam sobre o quanto não sabemos reagir ao luto, Carpinejar encontra palavras que possibilitam o fluxo nítido de pensamentos junto dos sentimentos, com a sabedoria de quem sabe mexer com a magia das palavras. Ele escreve como quem te escuta. As dores de amores perdidos, reparados, disfarçados, contidos, escondidos.

Editora: Bertrand Brasil; 4ª edição (11 outubro 2021)

Autor: Fabrício Carpinejar 128 páginas

TOURO

É possível que você se sinta mais ativo durante essa semana, e é um bom momento para colocar em prática os seus planos. Os amigos estarão em destaque por esses dias.

LEÃO

Uma semana para ficar mais atento às finanças, evitando gastar por impulso ou fazer investimentos mais arriscados. Nas conversas e trocas pode haver um certo ruído.

ESCORPIÃO

São dias em que você sentir maior preocupação e ansiedade de maneira geral. São mesmo dias intensos e de acontecimentos inesperados. É um bom momento para desacelerar.

AQUÁRIO

São dias importantes para se resguardar e recarregar as energias, aquariano. O momento pede reflexão e mudanças, tanto internas quanto externas. É importante estar com o ouvido atento à sua intuição.

O PIOR VIZINHO DO MUNDO

Ano: 2023

Onde: HBO

Quando: 01/09, às 19h50min

Duração: 2h07min

Classificação: 14 anos

O longa conta a história de um homem chato, aposentado e rabugento, Otto (Tom Hanks), de 59 anos. Vários anos antes, foi deposto como presidente da associação de condomínios. Quando a grávida Parvaneh e sua família se mudam para a casa geminada em frente e as cartas da nova vizinha acidentalmente vão parar na caixa de correio de Otto, uma amizade inesperada acaba se formando

Em Depois é nunca sua escrita é norteada pelo luto, pela saudade e pela esperança. Carpinejar trata dos sentimentos e das angústias de uma maneira tão única e leve que até assuntos considerados tabu, como a morte, ganham um significado especial em linguagem simples.

Seus textos ponderam sobre a intuição de que a morte vai chegar, e sobre o esforço feito para evitar as duas: a intuição e a morte. As memórias guardadas do derradeiro momento em que chega a notícia da morte de alguém.

Depois é nunca é uma leitura emocionante e leve que acompanha a saudade de quem perdeu alguém querido. É uma reflexão sobre a importância de não adiar afetos, afinal, depois é nunca.

Fonte: Personare

GÊMEOS

Um maior equilíbrio entre a vida familiar e profissional pode ser necessário. Algumas conversas na vida íntima podem ser essenciais para que haja maior equilíbrio nas relações e na vida doméstica

VIRGEM

Uma semana de emoções mais intensas para você, virginiano. Atenção aos gastos por impulso, pois você tende a ficar mais afobado durante esses dias. É importante saber se impor e falar o que sente.

SAGITÁRIO

Ao mesmo tempo em que você tem demandas de trabalho e precisa focar na carreira, alguns assuntos domésticos podem desviar sua atenção. É importante estar mais disponível.

PEIXES

Essa intensa Lua Cheia acontece no seu signo, pisciano, transbordando as emoções. É importante não se sobrecarregar e definir as metas de acordo com o que é possível nesse momento, ainda que não seja muito.

www.OLAJORNAL.cOm 30 DE AgOstO 2023 quARtA-fEiRA 4
Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá ExpoFeira busca promover a agricultura familiar nos dias 16 e 17 de setembro

Feira do Livro de venâncio deve seguir na área externa do parque em 2024

proposta de espaços externo buscam garantir maior circulação e programações em espaços alternativos. a 24ª edição encerrou com cerca de 15 mil visitantes e 6,8 mil livros comercializados ao longo de quatro dias de programações

parque deve seguir, conforme adiantou a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araújo, ao avaliar a edição deste ano, encerrada domingo, 27. A organização deve manter o modelo de livreiros nos bares já existentes na área superior do Parque do Chimarrão, além de locais para empresas parceiras e palcos para apresentações.

Feira do livro de Venâncio aires encerrou a 24ª edição no domingo, 27, com parque lotado

A próxima edição da Feira do Livro de Venâncio Aires ainda não possui data definida. Entretanto, o formato na área externa do

“É uma estrutura boa para os livreiros, para as pessoas que circulam no parque, e ficou integrativa. E esse formato de feira de rua deve ser mantido para o próximo ano. O barulho de cada programação não interfere em outros eventos dentro da feira. O que era um desafio quando fazíamos a programação em espaços fechados, como ginásios. Tivemos uma edição muito positiva. Os nove livreiros venderam bem nesta edição,” ressalta Diane.

O domingo, último dia dos qua-

tro de programações da 24ª Feira do Livro de Venâncio Aires, foi de movimento intenso ao longo da tarde. O público lotou o espaço do Galpão Morada Velha, para acompanhar a palestra do escritor e poeta, Fabrício Carpinejar. Reconhecido nacionalmente sobre as abordagens de temas do cotidiano, Carpinejar abriu a palestra falando sobre o luto, tema que aborda no seu livro “Depois é Nunca”.

“Tivemos uma programação diversificada e diurna. Ao longo dos anos notamos que o público da feira gostava das programações na parte da manhã ou de tarde. Então neste ano focamos nesses horários e tivemos grande presença de público. Foi uma feira dentro das nossas expectativas,” destaca a gerente do Sesc.

resultados

A 24ª Feira do Livro de Venâncio

Patrona da 24ª Feira do Livro reveLa novos trabalhos durante a passagem por Venâncio

letícia Wierzchowski foi a escritora homenageada da edição deste ano. a autora e roteirista está trabalhando em uma nova série audiovisual e lança um livro em quadrinhos ainda em setembro sobre a “casa das sete mulheres”

A escritora e roteirista Letícia

Wierzchowski participou da 24ª Feira do Livro de Venâncio Aires no sábado, 26. Durante sua passagem pela Capital do Chimarrão visitou os livreiros e participou de bate-papo. Antes, concedeu entrevista coletiva e detalhou planos futuros na carreira, já consolidada após o sucesso da Casa das Sete Mulheres.

Ainda em setembro, a patrona da edição deste ano, lança o seu primeiro livro de histórias em quadrinhos, que vai justamente recontar o sucesso da trilogia sobre

as sete mulheres durante a Revolução Farroupilha. “Esse é um livro com foco na ilustração das principais destaques da história da Casa das Sete Mulheres. Será uma obra para todos os públicos, e o lançamento está previsto para o mês de setembro. É o primeiro livro deste tipo que apresento,” comenta Letícia. Além disso, como roteirista, trabalha em uma nova produção audiovisual, para contar história regional, de mulheres. “Estamos trabalhando em uma série que vai contar a história de Maria Bo-

nita. Personalidade emblemática durante os tempos do cangaço. Assim como na Casa da Sete Mulheres, que levamos para todo o país um pouco da história do Rio Grande do Sul, por meio da série, agora, vamos contar a história regional do Nordeste,” destaca.

conVersa

Letícia participou das programações da Feira do Livro de Venâncio Aires ao longo da tarde de sábado. A conversa com o público foi conduzida pelo também escritor venâncio-airense, Gean Paulo

Aires recebeu cerca de 15 mil visitantes e comercializou aproximadamente 6,8 mil livros. Os números são menores do que os verificados na edição passada, quando foram 14 mil exemplares vendidos e aproximadamente 22 mil visitantes que passaram pelo

parque.

As datas da 25ª serão avaliadas pela comissão organizadora formada pelo Sesc Venâncio Aires, Administração Municipal e Conselho Municipal de Esporte e Cultura.

Naue. Durante a sua participação destacou o processo criativo para escrever o seu livro mais famoso. Além do início da carreira como escritora. “No início minha família

não apoiava, mas aos poucos foram entendendo esse mundo da literatura e da escrita,” afirmou durante a conversa.

setembro amareLo terá Programações em venâncio aires

em Venâncio aires programações para marcar o mês de prevenção aos suicídios iniciam no dia 1º, com caminhada. no dia 22 ocorre seminário e no dia 26 palestra para a comunidade

O Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires organiza ações para marcar o Setembro Amarelo 2023. O mês pauta campanhas de prevenção ao suícídio e foi criado em 2015. Na Capital do Chimarrão o período será de caminhada, no dia 1º de setembro, com saída na Igreja Matriz São Sebastião Mártir. A programação percorre a região central, a partir das 14h, e marca o início das atividades no município. No dia 22 de setembro, a Câmara de Vereadores sedia o 3º Seminá-

rio “ O Cuidado em saúde mental na Infância e Adolescência e a Prevenção das Violências” (para profissionais da rede municipal de educação e saúde). A programação inicia às 13h.

Já no dia 26 de setembro, a partir das 18h30min, ocorre também na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a palestra: “Saúde Mental: o cuidado na infância/adolescência para melhorar o futuro”. A atividade é aberta ao público.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da

Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Dados da OMS também apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito. Os números da OMS dão conta de que, em todo o mundo, os casos de suicídio chegam a 800 mil - todos os anos morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que de HIV, malária

ou câncer de mama - ou ainda guerras e homicídios. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. A cada 100

mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras.

www.OLAJORNAL.cOm 30 DE AgOstO 2023 quARtA-fEiRA 5
CERTIFICADO DIGITAL SAFEWEB ME L HO R CU S TO X B E NEF Í C I O D O M ER C AD O Pa g ue e m a t é 12x no cartão www.safeweb.com.br www.exatacontabil.com (51) 3741-7535 C M Y CM MY CY CMY K
Guilherme Siebeneichler Guilherme Siebeneichler letícia Wierzchowski participou de bate-papo mediado pelo escritor de Venâncio, gean paulo naue Divulgação/EBC mês de setembro destaca o tema do suicídio e formas de prevenção

FORÇA DO TABACO

Venâncio Aires mostrou em audiência pública da Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, 25, a importância que a cadeia produtiva do tabaco tem para a economia municipal. A Câmara de Vereadores sediou encontro com lideranças políticas, representantes sindicais e empresariais ligadas ao setor. O evento é importante para destacar a representatividade econômica e social da cadeia produtiva para o desenvolvimento regional. As informações apresentadas na Capital do Chimarrão farão parte de relatório que será entregue ao Governo Federal, buscando garantir apoio de ministérios durante a 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorre no Panamá em novembro.

PILOTO

Entre as diversas falas durante a audiência pública sobre a defesa do tabaco, o destaque ficou para o deputado estadual Edivilson Brum (MDB). O parlamentar questionou a decisão do Brasil em assinar o tratado de combate ao tabaco, afirmando que mais uma vez o governo brasileiro quer se tornar uma liderança mundial mas combate as suas próprias forças, entre elas o tabaco onde o país é líder de exportação há 30 anos. Na opinião do deputado, é preciso fortalecer o contato com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que na visão dele tem sido a figura do gestor nacional, podendo facilitar as pontes na defesa do setor econômico da cadeia produtiva.

CONCURSO NA CÂMARA

A Câmara de Vereadores dá mais um passo para a realização do concurso público. Nesta segunda-feira, 28, aprovaram adaptações nas funções e atribuições para os cargos de Procurador Jurídico e Analista de Informática. Além disso, será realizado cadastro reserva de Auxiliar Legislativo, e incluido processo para seleção de Contador. Também está definido que o processo seletivo será gerenciado pela Fundatec. A expectativa é de realizar as provas de seleção até o fim do ano, ou no início de 2024. Desde o primeiro semestre, a direção da Câmara trabalha na formalização do concurso público para o preenchimento de vagas em aberto ou por recomendação de órgãos de fiscalização. O último concurso público realizado pelo Parlamento Municipal foi em 2012.

RECONHECIMENTO

A vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT) encaminhou na Câmara de Vereadores requerimento propondo homenagem à Comercial Mahle, que celebra 90 anos de fundação no município. A empresa faz parte da história da cidade, e segundo o documento, foi fundada em 13 de agosto de 1933. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, é o empreendimento mais antigo do município em atuação, com o mesmo registro empresarial. O negócio familiar, de Alfredo e Ilga Mahle, acompanhou a conclusão das obras da Igreja Matriz, o crescimento do Hospital São Sebastião Mártir, o acentuado número de veículos de tração animal sendo substituídos pelos automotores, as pavimentações e o aumento de instalação de empresas na região central. Resistiu ao tempo e, hoje, está sob administração do filho, Luiz Orlando Mahle. A homenagem é merecida pela história da Comercial Mahle, que oportunizou também o primeiro emprego para muitos venâncio-airenses. Luciana deverá entregar o reconhecimento ainda em setembro.

PPCI

O vereador Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila, encaminhou ao Executivo Municipal um pedido de informações sobre a situação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios do ginásio de exposições e área externa do Parque Municipal do Chimarrão. O PPCI destes espaços estão vencidos, não permitindo a realização de atividades nos locais. O parlamentar lamentou a situação na sessão desta segunda-feira, 28, na tribuna da Câmara. O pedido do vereador para apresentação de documentos sobre a regularidade e situação do PPCI dos locais deve ser respondido em até 20 dias.

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

CâMARA AUTORIzA OPçãO DE PARCELAMENTO pArA CONtribuiNteS iNCluíDOS NO iptu VerDe

No próximo ano, contribuintes contemplados com descontos por ações ambientais também poderão parcelar o tributo. Até então, valor era pago em cota única para garantir o benefício

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira, 28, alteração na lei que trata sobre o programa de incentivos IPTU Verde, política tributária que oferta descontos para contribuintes que possuam ações ambientais. Com a aprovação unânime, os parlamentares autorizaram que os valores do IPTU Verde sejam parcelados, assim como ocorre com a cobrança do tributo sem o benefício.

Até então, os contribuintes que adotem medidas sustentáveis, garantem descontos do imposto, porém, só para pagamentos em cota única. A proposta foi a principal votada na sessão desta segunda-feira, encaminhada pelo Executivo Municipal. A medida busca garantir maior abrangência do programa, focando especialmente na proteção ambiental do município, e os incentivos para adoção de medidas de sustentabilidade ao meio ambien-

Sessão desta segunda-feira, 28, contou com 15 matérias na pauta de votações

te. Os imóveis que contam com cisternas, arborização no passeio público, composteiras, aquecimento solar, e acessibilidade no passe io público, podem garantir até 15% de desconto no imposto.

AuDiÊNCiAS

Durante a sessão os vereadores também aprovaram alteração no Regimento Interno da Casa. A medida amplia a duração das audiências públicas realizadas pelo Legislativo Municipal. Até então, esses

encontros públicos poderiam durar até duas horas. Inicialmente o texto da lei proposto pelos vereadores, Ezequiel Stahl (PTB), André Kaufmann (PTB); Clécio Espíndola (PTB); Diego Wolschick (PTB); Eligio Weschenfelder (PSB); Renato Gollmann (PTB) e Sandra Wagner (PSB), buscava a prorrogação por até mais duas horas. Porém uma emenda ao texto foi aprovada, ampliando em até 30 minutos a realização das audiências públicas organizadas pelo Parlamento.

MOçãO DE REPúDIO AO PREfEITO é REjEITADA NO LEGISLATIVO

Na pauta de votações da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 28, foi discutida uma Moção de Repúdio, proposta pelo vereador Elígio Weschenfelder (PSB), popular Muchila. O documento seria encaminhado ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), após manifestação do gestor em audiência pública sobre a onda de furtos do município. Na oportunidade Rosa questionou as decisões legais que colocavam de volta em circulação na sociedade, em curto tempo, autores de crimes. Durante a fala, destacou o número de faculdades de Direito.

A fala foi questionada por alguns advogados, inclusive com manifesta-

Com empate durante a votação da moção, voto do presidente derrubou proposta

ções em redes sociais. A Moção proposta por Muchila repudia a fala do prefeito, porém não foi aprovada no plenário, sendo arquivada. A decisão contou com voto de desempate do presidente da Casa, Gerson Ruppenthal (PDT), que foi contrário ao documento. A surpresa da votação também foi o voto contrário de Clécio

Espíndola (PTB), Galo, que assinou de forma conjunta a moção, mas votou contra. Além disso, contrários ao documento votaram os vereadores: Irene Konzen Muller (PSD); Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT); Luciana Scheibler (PDT); André Puthin (MDB); Benildo Soares (Republicanos) e Claidir Kerkhoff (União).

PODEMOS DE VENâNCIO REALIzA POSSE DE NOVA DIRETORIA

O Podemos de Venâncio Aires passa a ser presidido pelo ex-vereador e ex-vice-prefeito Celso Krämer. A posse da sigla foi realizada na última sexta-feira, 25, em evento no Clube de Leituras. A programação reuniu filiados e simpatizantes do partido no município, que articula a corrida eleitoral do próximo ano.

O evento contou com a presença do presidente do Podemos do Rio Grande do Sul, Everton Braz, além dos deputados estaduais do parti-

evento do podemos ocorreu na última sexta-feira no Clube de leituras

do, Airton Lima e Professor Cláudio Branchieri. Da atual legislatura, o vereador Renato Gollmann (PTB)

deverá se filiar ao Podemos. Segundo ele, está 99% acertada a decisão de filiação ao partido.

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PL CONTA COM NOVA PRESIDÊNCIA

O ex-vereador José Arnildo Camara assumiu a presidência municipal do PL. Até então o partido tinha Alexandre Wickert como presidente, que também colocou o nome para concorrer na majoritária de 2024. Com isso, o partido alterou o quadro diretivo, como forma de melhorar os trabalhos de possíveis candidaturas.

“Assumo a presidência com o desafio de manter as relações entre os simpatizantes, possíveis candidatos e filiados. A ideia foi também liberar o tempo do Alexandre Wickert, para que dedique atenção na sua candidatura e articulação,” des-

taca Camara.

Ainda na sexta-feira, 25, integrantes do PL se reuniram com lideranças do PP municipal em almoço, após participação na audiência pública sobre a defesa do tabaco. Participaram do encontro os deputados

www.OLAJORNAL.cOm 30 DE AgOstO 2023 quARtA-fEiRA 6
estaduais Marcus Vinícius (PP), Kelly Moraes (PL), o deputado federal Marcelo Moraes (PL), o presidente do PP de Venâncio, Maciel Marasca. E os vereadores, Diego Wolschick, André Kauffman, e o vereador santa-cruzense, Rodrigo Rabuske. Divulgação integrantes do pl e pp realizaram encontro na sexta-feira, 25, após audiência pública sobre o tabaco Guilherme Siebeneichler Guilherme Siebeneichler Divulgação

gestores municipais participam de mobilização em brasília em dEfEsA dA CAdEIA PROdUTIVA dO TABACO NO dIA 12

Evento na Confederação Nacional dos Municípios marca movimento em prol da produção com vistas a COP10 que ocorre em novembro. Vereadores somam-se a prefeitos da Amprotabaco e lançam grupo de trabalho

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) realiza no dia 12 de setembro mobilização em Brasília em Defesa da Cadeia Produtiva do Tabaco. O evento ocorrerá a partir das 14h, na sede da Condeferação Nacional dos Municípios (CNM) em virtude da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que ocorre em novembro, no Panamá.

Também haverá o ato de lançamento do grupo de trabalho do poder Legislativo dos municípios integrantes da Amprotabaco. Os vereadores dos três estados do Sul somam-se aos prefeitos das regiões produtoras que há cerca de dez anos estão engajados na defesa da produção. Atualmente, 488 municípios produzem tabaco nos três estados do Sul que em muitos é o principal responsável pelos índices econômicos e sociais dos mesmos.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, da Câmara de vereadores de Venâncio Aires, articula a participação no evento que marcará ainda o ponto alto dos trabalhos da Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento dos Trabalhos da COP10 da Assembleia Legislativa. Após entrega do relatório nesta terça-feira, 29, na Expointer, o grupo

ligado a Comissão da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo percorreu o estado com audiências públicas para debater a importância do setor no sentido de sensibilizar a delegação brasileira a adotar uma posição neutra no evento antitabagista da Organização Mundial da Saúde (OMS). O relatório será entregue aos ministérios envolvidos na COP.

UNIÃO

O deputado proponente e relator da Subcomissão, Marcus Vinícius de Almeida (PP), defende que esta pauta deve unir todos. Tanto o meio político, vereadores, prefeitos, deputados, governadores, governadores, porque são quatro estados com grande produção. “Mas especialmente unir

o setor. A agricultura, a indústria, ela precisa estar falando a mesma língua. Se não, chega-se lá em novembro e nós vamos ser condenados a novas medidas impositivas sem poder reagir”, afirma.

O objetivo é que o Brasil possagarantir que a produção não seja prejudicada no evento da OMS. “Que o Brasil faça o contraponto e não embarque nessa onda politicamente correta de países que não têm qualquer vinculação com a produção do tabaco e que estão submetendo regras restritivas à produção, à industrialização em países e nações que têm essa atividade como uma das mais importantes. O Brasil hoje exporta mais de 90 % do que produz. O Rio Grande do Sul é o maior estado produtor”, lembra o deputado.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA QUER INCLUIR PAUTA NO FÓRUM DE GOVERNADORES

A Assembleia Legislativa busca levar a defesa da cadeira produtiva do tabaco ao Fórum de Governadores. A inclusão do tema na pauta é articulada pela Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento dos Trabalhos da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT).

De acordo com o deputado proponente e relator da Subcomissão, Marcus Vinícius de Almeida (PP), a ideia é que o governador Eduardo Leite (PSDB) aborde o assunto no próximo encontro que ocorre em Brasília. O deputado entregará o relatório quando também haverá uma reunião prévia sobre a pauta.

“O governo Gaúcho está envolvido. Teremos uma reunião prévia com o governador Eduardo Leite também, para que esse assunto seja pautado junto ao Fórum de Governadores. No

início de setembro, como teremos essa mobilização junto ao governo federal, nós esperamos também a representação de agentes do governo estadual”, explica.

O Fórum de Governadores é um

encontro que ocorre entre os chefes de estado coordenado pelo Distrito Federal. As reuniões contam com representantes do governo federal como ministros e o presidente da Câmara. Os governadores discutem diversos temas comuns entre os estados. Marcus Vinícius destaca a importância econômica e social do produto tabaco para os gaúchos. “O principal ativo movimentado no porto de Rio Grande, que é o maior porto do sul do Brasil, que é o nosso porto de Rio Grande, é o tabaco. Vinte mil containers saem todos os anos aqui. Se a gente ignorar todo esse potencial econômico, nós vamos estar ignorando a existência de uma região inteira, que é a região do Vale do Pardo, da Centro-Serra, da Costa Doce, da Zona Sul e, consequentemente, a economia do Rio Grande”, conclui Marcus Vinícius.

forças policiais das américas recebem capacitação sobre comércio ilícito

O projeto da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM), do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), está promovendo uma série de iniciativas de combate ao comércio ilegal e ao crime organizado, com a capacidade de impactar mais de 40 mil pessoas em todo o continente americano, desde policiais e agentes de segurança pública e defesa, até estudantes de graduação e pós-graduação.

O projeto reúne esforços de cooperação para consolidação de uma rede de instituições acadêmicas e governamentais para melhoria dos serviços de segurança pública nos países que integram a iniciativa. São diferentes frentes de atuação, com

forte componente institucional, que possuem o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil e parcerias com a Comunidade de Polícia das Américas (Ameripol) e a Agência da União Europeia para Cooperação em Justiça Criminal (Eurojust).

O Projeto “Comércio Ilícito na Região das Américas: Capacitação das Forças Policiais Nacionais” tem como principal objetivo impactar positivamente o treinamento e capacitação das polícias nacionais nas Américas, para melhoria na resposta institucional ao problema do comércio ilícito na Região. As iniciativas contam com o apoio do PMI IMPACT, ação global criada pela Philip Morris

International para apoiar projetos contra o comércio ilegal que geram prejuízos para indivíduos, suas famílias e comunidades em todas as regiões do mundo. Desde 2019, a PMI IMPACT investiu quase US$ 1 milhão nas iniciativas desenvolvidas pela ESEM/IRI-USP.

“É fundamental promover caminhos para a integração das autoridades responsáveis pela repressão ao crime organizado, para que atuem de forma coordenada. Além disso, contar com tecnologias para a construção de políticas de segurança pública, baseadas em dados, representa um grande passo nesta questão”, afirma Rafael Bastos, gerente Sênior de Assuntos Corporativos, da Philip Morris Brasil.

NOVO INTEGRANTE

O Malavi passa a ser o 183º membro da Convenção-Quadro da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). A participação do país africano foi confirmada neste mês e será o estreante na 10ª Conferência das Partes (COP10). A dois meses do evento que ocorre de 20 a 25 de novembro na Cidade do Panamá, no Panamá, o Secretariado da Convenção tem trabalhado na preparação da Conferência. Entre as agendas, reuniões virtuais com as Missões Permanentes, dos países participantes, debatem os preparativos. Também está programado encontro anual da CQCT 2030 para ser realizado de 04 a 06 de setembro, em Budva, Montenegro. A reunião anual atualiza os membros sobre os avanços do tratado para alcançar as metas a serem atingidas nos próximos sete anos.

PUBLICIdAdE

O tema publicidade, promoção e patrocínio possui a previsão de um projeto de decisão a ser analisado na COP10. O embasamento está no artigo 13 da CQCT que obriga os países membros a empreender uma proibição abrangente de toda a publicidade, promoção e patrocínio de tabaco, ou restrições quando um membro não está em posição de realizar uma proibição abrangente devido a sua constituição ou princípios constitucionais. Entre as ações previstas no projeto, estão: garantir que a implementação e o cumprimento do artigo 13 acompanhem as mudanças do cenário da mídia e dos métodos de marketing, monitorando e avaliando a eficácia de implementação e execução, e monitorar os avanços e mudanças na tecnologia de comunicação, mídia de entretenimento estratégias de consumo e marketing relativas a todos os produtos de tabaco (incluindo novos e produtos de tabaco emergentes) e a produtos de nicotina que não sejam medicamentos aprovados.

NOVOs PROdUTOs

Outro tema que já possui um projeto de decisão é em relação à regulamentação dos novos produtos do tabaco e sua divulgação, previstos nos artigos 9 e 10. O projeto prevê manter a suspensão do Grupo de Trabalho criado para elaborar diretrizes para a implementação destes artigos até decisão contrária em uma sessão futura da COP e estabelecer um grupo de especialistas sobre o assunto que deverá manter a COP atualizada sobre os desenvolvimentos relevantes em relação à regulamentação de conteúdo e divulgação de produtos de tabaco e preparar um relatório a ser submetido à COP11. Este grupo de peritos deverá ser composto por até 12 membros, com experiência técnica adequada e até dois observadores com experiência relevante que representem organizações da sociedade civil que são observadores credenciados.

CONTRABANdO

A 3º Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco será realizada após a COP10 no Panamá, de 27 a 30 de novembro. Um dos projetos de decisão contempla os sistemas de rastreamento recomendando aos países que compartilhem experiências, incluindo boas práticas, desafios e lições aprendidas sobre seus sistemas. Também que façam o melhor uso do ponto focal global de compartilhamento de informações para apoiar o ação para eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco. Os membros possuem obrigação de estabelecer um sistema de localização e seguimento dos cigarros num prazo de cinco anos e para os demais produtos do tabaco no prazo de 10 anos, a partir da entrada em vigor do Protocolo para cada membro.

O principal evento de saúde pública, que discute o consumo e produção de tabaco no mundo, ganha espaço exclusivo nas páginas do Olá Jornal. Mensalmente esta coluna será publicada para atualizar e traduzir pontos que estarão em debate na 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A edição de 2023, em novembro, ocorre no Panamá.

www.OLAJORNAL.cOm 30 DE AgOstO 2023 quARtA-fEiRA 7
Guilherme Siebeneichler Assembleia Legislativa realizou audiência pública em Venâncio na sexta, 25 Janine Niedermeyer Marcus Vinícius: tabaco é o principal ativo do porto de Rio Grande
51 3358 4770 Aqui tem apoio para crescer com o Plano Safra.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.