__MAIN_TEXT__

Page 1

VENÂNCIO AIRES

SOL Quarta-feira

11 de novembro de 2015

Edição 12, ano 1 Distribuição Gratuita

de graça, mas com valor

só de passagem

COREPE PRESSIONA POR PROJETO DE DUPLICAÇÃO DA RSC-287 PÁGINA 2

RESIDENCIAL BELA VISTA SERÁ ENTREGUE NO PRÓXIMO MÊS PÁGINA 2

CONVÊNIO DO TRANSPORTE ESCOLAR ESTADUAL CORRE RISCO PÁGINA 3

O rei do sistema solar tem encontrado dificuldades de dizer Olá. Em meio a dias nublados e com chuva, o sol não ganha muito espaço e, desta forma, é raro vê-lo brilhar por mais de um dia inteiro. Às vezes, nem chega a isso. Assim deve ser até a virada do ano. É o que apontam os institutos de meteorologia. Até o fim de dezembro o tempo seguirá instável, com períodos de calor intenso e temporais. Na verdade, os dias terão de tudo. A previsão indica que a chuva permanece no estado ao longo da semana. O sol retorna a partir do domingo, e segura o tempo sem nuvens até a terçafeira, 18. Não está descartada chuva forte e temporais isolados ao longo da semana. Conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, nesta quarta-feira, 11, o tempo segue instável, com predomínio de nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mesmo assim, ocasionais intervalos de melhoria também podem ocorrer. A sensação em alguns momentos pode ser de abafamento. Na quinta-feira, 12, as condições do tempo pouco mudam. A nebulosidade predomina e pancadas de chuva podem ser esperadas. A máxima pode alcançar os 25ºC. A sexta-feira, 13, será marcada pelo tempo nublado e com pancadas de chuva. Muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuva com trovoadas. As temperaturas ficam entre 20ºC e 31ºC.

Quarta-feira:

Pancadas de chuva Mín: 19° Máx: 25°

Quinta-feira: Pancadas de chuva e nebulosidade com intervalos de sol mín: 18° máx: 25°

Fonte:CIH/UNIVATES


2 RESIDENCIAL BELA VISTA SERÁ WWW.OLAJORNAL.COM

Reunião entre governo municipal, Caixa e construtora definiu data para conclusão do complexo Divulgação / AI PMVA

Famílias contempladas com os 256 apartamentos foram selecionadas em sorteio

O presente de Natal das 256 famílias contempladas com apartamentos do Residencial Bela Vista vai ser mais especial nesse ano. Durante reunião entre Prefeitura, engenheiros e representantes da Caixa Econômica Federal ficou definido que a entrega das chaves dos apartamentos será realizada no próximo mês.

chuva tem atrapalhado o andamento das obras que estão em fase de acabamentos e jardinagem no bairro Bela Vista. A informação foi confirmada pela secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade e pela assistente social e coordenadora do trabalho técnico-social do Residencial Bela Vista, Ana Cláudia do Amaral Teixeira. “As chuvaradas modificaram o cronograma de obras, mas até o próximo mês tudo vai estar pronto.

A previsão é de que a cerimônia ocorra no dia 21 de dezembro, entretanto, a data ainda está em negociação. O período de

Será um grande presente de Natal para estas famílias.”

MAIOR PRAZO A previsão inicial da Administração Municipal era de entregar as unidades habitacionais entre os dias 23 e 27 de novembro. Porém, o prazo de conclusão foi prolongado, em acordo com os gestores do programa e o banco público, em virtude do clima. Os investimentos no local estão focados no calçamento entre os blocos e em pontos ao redor do residencial. As áreas de recreação também estão em fase de finalização. A prefeitura realiza um ato oficial da entrega e assinatura dos contratos dos imóveis. O empreendimento financiado pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida conta com investimentos superiores a R$ 15,3 milhões e está sendo construído pela ALM Engenharia.

COREPE COBRA PROJETO DE DUPLICAÇÃO Nesta quinta-feira, 12, o Conselho Comunitário das Regiões de Rodovias Pedagiadas trecho 8 (Corepe) se reúne com a direção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em Venâncio Aires, a partir das 14h. O encontro será marcado pela principal luta de trabalho da atual gestão - finalizar o projeto de duplicação da RSC-287 entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Conforme o presidente do grupo, Luciano Naue, a proposta é conhecer o projeto, que já estava em elaboração, e teve modificações sugeridas pelos integrantes do conselho. “Estamos trabalhando nisso desde o início do ano, e queremos conhecer o projeto básico deste próximo investimento. A nossa proposta é de uma obra menor, sem canteiros entre as pistas, aproveitando os acostamentos e utilizando divisórias de concreto,” explica. No plenarinho João Jorge Hinterholz, os conselheiros aguardam a participação do presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes e dos diretores, Ney Michelucci Rodrigues (Financeiro) e Milton Cypel (Técnico).

CUSTOS Para garantir que o projeto de duplicação saia do papel, a estatal já confirmou que pre-

Guilherme Siebeneichler / Arquivo

Conselho quer garantir o projeto básico, para que no ano que vem a obra possa ser iniciada

11 DE NOVEMBRO

MELVIN JONES LUTA PELO

COMBATE AO DIABETES

Melvin Jones promove caminhada de conscientização na sexta-feira, 13

A Secretaria Municipal da Saúde de Venâncio Aires e Lions Clube Melvin Jones promovem dois eventos, para lembrar a passagem do Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. Considerada uma das doenças que mais crescem no Brasil, a diabetes pode ser silenciosa e é recorrente especialmente em pessoas com mais de 65 anos. Para divulgar os perigos da doença e a importância da prevenção e controle, uma caminhada acontece na próxima sexta-feira, 13, a partir das 9h. Organizada pelo Lions Melvin Jones, a ação iniciará na Praça Henrique Bender e seguirá pelo centro da cidade até a Praça da Matriz. Com cartazes e folhetos, o objetivo é alertar a população para os perigos da diabetes.

FEIRA DE SAÚDE No sábado, 14, a partir das 8h no Largo do Chimarrão, acontece uma feira de saúde em parceria entre a Secretaria de Saúde, Lions Melvin Jones, Hospital Corepe aguarda apresentação de custos para projetar reajuste de tarifas

“A nossa proposta é de uma obra menor, sem canteiros entre as pistas, aproveitando os acostamentos e utilizando divisórias de concreto,” LUCIANO NAUE, Presidente do Corepe trecho 8 cisará reajustar os valores do pedágio de Venâncio Aires. Com isso, o Corepe 8, solicita análise da planilha de custos da empresa, para verificar as possibilidades de percentuais do reajuste tarifário. “Sabemos que atualmente não sobram recursos para novos investimentos. O viaduto Fritz e Frida só está saindo do papel porque

já possui dinheiro programado. O restante é utilizado para reformar a pista,” argumenta Naue. O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, em passagem por Venâncio Aires, já havia confirmado que novos valores do pedágio serão anunciados até o próximo ano.

PAUTAS Além disso, o grupo também debate o andamento das obras de ampliação da praça de Vila Arlindo, os investimentos em sinalização das obras do viaduto Fritz e Frida; o cumprimento de acordo com o Ministério Público e a discussão e apresentação da formação do conselho para o biênio 2016/2017.

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso duas vezes por semana (quartas-feiras e sábados) e no online todos os dias no olajornal.com

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer, Maicon Nieland, Guilherme Siebeneichler e Gean Paulo Naue Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 3287-6775 Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

2015

Daiana Nervo / AI PMVA

ENTREGUE EM DEZEMBRO

QUARTA-FEIRA

São Sebastião Mártir e curso técnico de Enfermagem da Escola Érico Veríssimo. No local serão realizadas ações como testes de glicemia, verificação de pressão arterial, orientações nutricionais, assim como encaminhamentos e pesagens como medida preventiva à doença. A feira segue até o final da manhã de sábado, 14. Atualmente a Secretaria de Saúde de Venâncio Aires conta com 380 diabéticos cadastrados na rede pública que retiram insulina mensalmente na Farmácia Municipal. No entanto, a Administração acredita que o número de doentes seja bem maior, já que estatísticas mostram que a cada duas pessoas que tem a doença, uma ainda não sabe. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. (AI PMVA)

PREFEITO EM EXERCÍCIO O vice-prefeito Giovane Wickert (PT) assume o cargo de prefeito, no lugar de Airton Artus (PDT), que está em férias. É a terceira vez que o petista assume como prefeito desde o anúncio de rompimento entre a coligação PDT e PT, em abril deste ano. De acordo com Giovane, Airton Artus comunicou-o pessoalmente da transição, mas não deixou nenhuma determinação específica de trabalho. Sendo assim, Wickert realiza despachos habituais como prefeito e atende ao público neste cargo até sexta-feira, 13. Entre as atividades da semana

como prefeito, Giovane Wickert destaca que esteve na terça-feira, 10, acompanhando as obras de pavimentação no bairro Brands, especialmente preocupado com o excesso de chuva. Também são destacados contatos com as secretarias de Obras e Agricultura para acompanhar a situação das estradas no interior, que ele pretende visitar. Para essa quarta-feira, 11, a agenda de Wickert prevê visita ao novo administrador do hospital São Sebastião Mártir, Jonas Kunrath, para falar sobre o serviço de hemodiálise que atende na casa de saúde. (AI PMVA)

CRIADO O CREDIVATES

Após os recentes fatos envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Univates decidiu implementar um programa de financiamento próprio: o CrediVates.

O objetivo é atender alunos carentes, que não conseguem mais ser atendidos pelo Fies, mas que possuem bom desempenho

escolar. A previsão é de que o CrediVates inicie no primeiro semestre de 2016. Poderão participar alunos novos na graduação, sem vínculo empregatício com a Univates. O edital será divulgado em breve e todos os detalhes poderão ser conferidos no site www.univates.br/espaco-academico/financiamentos.


QUARTA-FEIRA

11 DE NOVEMBRO

2015

3

WWW.OLAJORNAL.COM

PREFEITURAS AMEAÇAM PARAR COM O TRANSPORTE ESCOLAR ESTADUAL O cenário para o transporte de alunos da rede estadual de ensino tende a mudar para 2016 nos municípios gaúchos. De acordo com o levantamento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), 152 prefeituras estão dispostas a não renovar o convênio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) por defasagem nos repasses desde 2014. Em Venâncio Aires, porém, o secretário municipal de Educação Emerson Henrique afirma que a intenção é manter esse auxílio. “Entendemos que o aluno pertence ao município. Mas estamos acompanhando a solicitação de aumento nos recursos para o transporte escolar no orçamento do Estado”.

MAIS 80 MILHÕES

Ele afirma que esteve reunido com os deputados estaduais Luís Augusto Lara (PTB) e Marlon Santos (PDT) durante entrega de emenda ao orçamento, ligado a educação. Emerson representou os secretários municipais

da área, junto a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). “O orçamento para 2016 prevê em torno de R$ 105 milhões. A emenda solicita mais

“Realmente os municípios terão muitas dificuldades para manter o transporte da rede estadual (fundamental e médio) pois o orçamento é quase o mesmo de 2015”. EMERSON HENRIQUE Secretário Municipal de Educação R$ 80 milhões. Isso seria abaixo do custo que o Estado teria, se tivesse o rompimento de alguns municípios”, frisa Emerson. Além disso, o pedido dos municípios será de reajuste dos valores junto ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). “Realmente os municípios terão muitas dificuldades para manter o transporte da rede estadual (fundamental e

Maicon Nieland

152 municípios desejam romper parceria com o governo. Venâncio vai manter o serviço

VESTIBULAR DE VERÃO

INSCRIÇÕES PELO SITE UNINTER.COM

OU

Campus Venâncio Aires Rua 15 de Novembro, 1437 51 3741.5249

22 de novembro médio) pois o orçamento é quase o mesmo de 2015”. Os prefeitos que optarem pelo encerramento do convênio devolverão ao Estado a responsabilidade pelo serviço. Nessas cidades, o Piratini precisará administrar o transporte escolar dos seus alunos sem a ajuda das prefeituras. O prazo para os municípios comunicarem a decisão encerra em 22 de novembro.

é o prazo para os municípios comunicarem a decisão, de manter ou não o convênio do transporte escolar.

REGIÃO

Na região, porém, há municípios estão na relação da Famurs daqueles que apontaram a intenção de encerrar o convênio estadual. Fazem parte da lista Barros

Cassal, Bom Princípio, Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu e ainda Taquari. O prefeito de Passo do Sobrado Caio Baierle, no entanto, diz que essa pressão está dentro da normalidade, mas não vê como algo bom esse possível rompimento. “Seria um prejuízo grande. Mas o Estado tem que ter a responsabilidade devida, tendo em vista também a insegurança daquelas empresas de transporte que dependem desses valores. A Famurs precisa trabalhar com cautela essa negociação”, afirma Caio Baierle. Atualmente, apenas 16 dos 497 municípios gaúchos não têm convênio do Peate. Segundo o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, o governo gaúcho vai gastar R$ 700 milhões por ano para conduzir os estudantes se os 481 municípios que possuem o convênio romperem o contrato em vigência. “O volume de recursos que estamos pedindo para o transporte escolar é pequeno perto do montante que o Estado terá que investir se administrar o serviço sozinho”, avalia Folador. No ano passado, os municípios receberam R$ 98 milhões para transportar os estudantes.

15º PREFERÊNCIA REAL MUNICÍPIO DISPONIBILIZA 14 TERRENOS PARA VENDA NESTE FIM DE ANO

O edital de concorrência terá as propostas abertas no dia 10 de dezembro, a partir das 10h A Administração Municipal de Venâncio Aires já está com edital disponível aos interessados em adquirir terrenos colocados à venda pelo Município nos bairros Aviação, Bela Vista, Gressler e Santa Tecla. Os imóveis, fruto da desafetação de áreas verdes que foram incluídas no novo parque Lotes disponibilizados para do bairro Aviação, poderão ser venda estão no entorno do vendidos com variação de até futuro Parcão 20% de desconto do preço de avaliação. O edital de concorrênalém de disponibilizar informa“para menos” em cada terreno. cia 085/2015 tem data de 10 de ções e fotografias de cada área, o Além disso, é exigência da licidezembro de 2015, às 10h, para secretário prepara uma reunião tação o recolhimento de caução abertura das propostas. aberta no próximo dia 26 de node 5% do valor mínimo estipuAo todo, 14 terrenos foram covembro, a partir das 19h, no gilado do terreno para participar locados à venda pelo Município násio do bairro Gressler. “Nossa da concorrência. Depois, as forno edital. Trata-se de pequenas intenção é esclarecer os pontos mas de pagamento poderão ser áreas, antes verdes, inutilizadas do edital e mostrar que qualquer à vista, até dez dias a partir da pela comunidade e que, na maiopessoa é capaz de entrar numa publicação do resultado, ou parria das vezes, tornaram-se locais concorrência pública, que parece celado, com 25% do pagamento de acúmulo de sujeira e mato. complexa, mas pode ser desmisde entrada e o saldo em até oito “São terrenos nobres que podem tificada. Queremos apresentar parcelas mensais. ser utilizados pela Prefeitura ou esses imóveis aos vizinhos daInteressados em maiores inforpela iniciativa privada, permitinqueles bairros e conversar sobre mações sobre os terrenos disdo assim o desenvolvimento desas variações de valores e formas poníveis ou detalhes do edital ses bairros e a melhor utilização de pagamento a qualquer intepodem acessar o site www.vedas áreas”, destaca o secretário ressado”, explica. nancioaires.rs.gov.br no link licida Administração, Leandro Pitsch. O edital apresenta o preço de tações – concorrências, ou pelo Pitsch é o responsável pelo atenavaliação de cada lote e ainda o telefone 3983-1000. (AI PMVA) dimento aos empresários ou copreço mínimo para venda, já conmunidade interessada na comsiderando a variação de até 20% pra desses terrenos. Para tanto,

Reprodução/ AI PMVA

Prêmio será entregue nesta quinta-feira, 12, às empresas locais O prêmio Preferência Real 2015 e grupo especial (profissionais chega a 15ª edição com a entremais destacados, em diferentes ga de troféus na noite de quináreas, pelos serviços prestados) ta-feira, 12. O evento promovique se sobressaíram pelo codo pelo Rotary Club Chimarrão nhecimento de seus serviços ou tem a parceria da Câmara de produtos. Comércio, Indústria e Serviços A amostra foi calculada utilizande Venâncio Aires (Caciva). A do-se as fórmulas da amostrasolenidade acontece na Sociegem aleatória simples para a dade Olímpica Venâncio Aires estimação de proporções, com (Sova) a partir de 20h30min. base num intervalo de confianRealizado anualmente neste ça de 95% e num erro máximo período do ano, o prêmio ende 4,5 pontos percentuais. volve um trabalho de pesquiO Rotary Club Chimarrão oferesa que é contratado junto ao ce o resultado da Pesquisa reaNúcleo de Pesquisa (Nupes) lizada, juntamente com o jantar da Universidade de Santa Cruz de premiação, mídia impressa, do Sul (Unisc), que contou com mídia falada, troféu e certificanove pessoas. Em 2015 o prodo. Os valores angariados com cesso abrangeu 472 pessoas a comercialização do prêmio entrevistadas entre os dias 11 são destinados para o desene 21 de agosto. Foram 296 na volvimento de ações e projetos área urbana e 176 dos distritos, do clube de serviço. na zona rural. As questões foram aplicadas 2014 através de um questionário No ano passado, 81 empresas com perguntas sobre o perfil foram agraciadas com o troféu sóciodemográfico do entrePreferência Real. Eram 108 cavistado, seguidas de questões tegorias diferentes, incluindo abertas sobre nomes na área indústria, comércio e serviços. da indústria, comércio, serviços

INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR UNISC POR R$ 35 A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe até esta quinta-feira, 12, inscrições para o Vestibular de Verão no valor de R$ 35. No total, são 2.938 vagas oferecidas, sendo 105 para Venâncio Aires, que conta com cursos de Direito e Administração.

Para os candidatos que optam pelo aproveitamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a média equivale a 30% dos resultados e os outros 70% são relativos à nota obtida na prova da Unisc. O endereço para cadastro é vestibular.unisc.

br. Após o dia 12, a inscrição passa para o valor de R$ 70. A prova única ocorre em todos os campi, no dia 28 de novembro, às 14h. A duração é de até cinco horas, com uma redação e 60 questões objetivas. O listão dos aprovados sai no dia 1° de dezembro.


4

WWW.OLAJORNAL.COM

FILME

VOZ DA NAÇÃO

EM PERIGO

SINOPSE

Editado em 2010, o livro “O Discurso do Rei” é merecedor de leitura. A publicação de 280 páginas, tem como autores o jornalista Peter Conradi e Mark Logue (peça fundamental para aprofundar detalhes deste enredo). Seu avó, Lionel Logue foi protagonista desta história real contada a partir de 1936, ao lado do Rei George VI da Família Real Britânica. Ele decidiu escrever esta obra a partir do momento em que foi procurado pela produção do

No roteiro, o jovem monarca Eduardo VIII havia abdicado do trono por amor à americana divorciada Wallis Simpson. Em seu lugar, deveria assumir seu irmão, Duque de York, inseguro e com problemas de fala. Transformar o rapaz considerado inadequado para o trono no novo líder da nação parecia uma tarefa impossível na prática. Sucesso na Grã-Bretanha, a publicação foi adaptada para o cinema, tendo ganho um Globo de Ouro (melhor ator) e sendo indicado ao Oscar 2011 em 11 categorias, vencendo em quatro delas. O livro traz ainda um encarte de fotos que ilustram os pontos altos da vida dos dois personagens. Nos sites de compra a publicação pode ser adquirida por valores entre R$ 25 e R$ 35 na média.

BALLET RUSSO NA UNIVATES A companhia Russian State Ballet retorna ao Teatro Univates em Lajeado no dia 16 deste mês. O espetáculo Stars of the Russian Ballet, pela primeira vez no Brasil, será às 20h30min e tem duração de 1h40min.

vamos sentimento ao público. Essa emoção fica marcada para toda vida, fidelizando nosso público e fazendo com que cada vez mais pessoas queiram ter a experiência de assistir ao ballet”, observa o diretor.

Conforme o diretor Augusto Stevanovich, a proposta é de popularizar a dança clássica internacional no país. “Levar o espetáculo do Amazonas ao Rio Grande do Sul, do Mato Grosso ao Rio de Janeiro é um grande desafio, porém a cada cidade onde vamos com os artistas, le-

O valor único para o show é de R$ 160. Interessados podem comprar os ingressos na Bilheteria do Teatro Univates (Rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/ RS) ou no site www.ingressorapido.com.br. Professores, funcionários e alunos da Univates possuem desconto de 50%.

Filme: O Aviador Onde: Warner Channel Dias/Horários: 12/11 - 1h56min 13/11 - 22h30min Duração: 2h45min Classificação: 12 anos

2015

ALÇANDO VOOS COM DICAPRIO NA WARNER Divulgação

Divulgação

filme de mesmo nome, para revelar detalhes sobre a biografia do australiano Lionel. Curioso em saber mais a respeito de seu avô, ele saiu à procura de outras informações, as quais deram origem ao livro.

11 DE NOVEMBRO

A parceria Martin Scorsese e Leonardo Dicaprio, que já rendeu os mais variados prêmios cinematográficos, estará em exibição na Warner Channel. O filme “O Aviador” foi o segundo longa-metragem que diretor e ator trabalharam juntos, dos seis até o momento. Das 11 indicações ao Oscar em 2005, a produção levou cinco, nas categorias de melhor atriz coadjuvante, edição, figurino, fotografia e direção de arte. A história retrata a vida de um milionário excêntrico e ávido por emoções. Na época mais glamourosa de Hollywood, entre o fim da década de 20 e a metade da década de 40, o jovem Howard Hughes (DiCaprio) chega à meca do cinema interessado em abrir uma produtora. Em pouco tempo, ele está dirigindo seu primeiro filme, um épico sobre a

Primeira Guerra Mundial que deixa clara sua paixão por aviões. Hughes ainda aventura-se a construir aviões, bater recordes de velocidade no ar e arriscar a própria vida em suas engenhocas.

HISTÓRIA REAL Com receita de US$ 213,7 milhões, o filme é baseado na história real de Hughes que foi um aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Hughes se tornou um material humano fantástico para o diretor Martin Scorsese, que se concentrou não apenas no mito, mas também reservou boa parte do filme para destacar sua importância na história da engenharia aeronáutica do planeta.

SARAU MUSICAL NA BIBLIOTECA Hip Hop é o tema do evento, que terá apresentações, debates e workshop nesta quinta-feira

A Biblioteca Pública Municipal Caá Yari realiza Sarau Literário Musical nesta quinta-feira, 12, em parceria com o projeto Cultura é Progresso.

AI PMVA

LEITURA

QUARTA-FEIRA

Biblioteca receberá o público com entrada franca

O evento, com entrada franca, inicia às 19h30min, tendo como tema o Hip Hop e seus quatro pilares: MC (mestre de cerimônia), DJ (disc jockey), B Boy (dançarino) e a pintura com grafite. Na ocasião, haverá workshop sobre Funk Soul com Jacson Oliveira e abordagem sobre música e dança com o artista Cristiano Silva.

LIVRO E CONTAÇÃO A programação ainda terá mais

duas atrações: a sessão de contação de histórias, com a bibliotecária Rosaria Costa, e também o lançamento do livro “Educomunicação: Análise e aplicação do conceito no projeto Folheando do jornal Folha do Mate”, da jornalista Veridiana Guimarães.

A publicação fala sobre a união dos conceitos de educação e comunicação, que pode contribuir para a formação do indivíduo no momento em que desperta seu interesse em conviver em sociedade. (AI PMVA)

HORÓSCOPO ÁRIES

TOURO

GÊMEOS

CÂNCER

LEÃO

VIRGEM

LIBRA

ESCORPIÃO

Acalme-se, reflita e controle os seus impulsos. Alguma ansiedade e descontentamento consigo próprio podem originar quebras nos seus relacionamentos. Na saúde, evite o álcool e o tabaco o máximo possível.

Será a sua experiência que ditará o bom desenvolvimento da sua vida pessoal e profissional. Poderá debater-se com um problema ligado á família. Tudo fará para assumir as suas responsabilidades, a serviço de quem ama.

Alguns auxílios financeiros poderão trazer uma maior tranquilidade ao seu dia a dia. O seu relacionamento afetivo se demonstrará extremamente tranquilo. Estude vivamente um novo projeto de investimento.

CAPRICÓRNIO

A boa reputação profissional poderá levá-lo a obter excelentes propostas que devem ser analisadas. Cuide do seu aspecto exterior, pois ele é extremamente importante para o impacto que tem naqueles que o rodeiam profissionalmente.

Poderá sentir-se instável e inseguro, mas mostre-se positivo e otimista perante os outros. No plano profissional e material, serão dias excelentes para criar novos projetos e delinear novos caminhos.

Dias de vida social particularmente intensa não permitem uma união efetiva com o seu parceiro. O trabalho pode se ressentir com o cansaço físico. Não entregue trabalhos que não sejam devidamente revistos.

Se está direta ou indiretamente ligado ao campo das artes terá uma semana produtiva e recompensadora. Não se sentirá muito satisfeito com a falta de correspondência ou compreensão do seu parceiro.

AQUÁRIO

Observe o que se passa em torno da sua atividade profissional e tome as melhores decisões. Caso esteja sozinho, alguém com quem convive de muito perto poderá vir a revelar-se o amor da sua vida. Seja realista e avance nos seus projetos.

Em nome do bem-estar familiar, dedicará algum do seu tempo a pequenos trabalhos domésticos. A paixão leva-o a ser um pouco possessivo e a não respeitar o espaço do ser amado. Esse fato pode trazer alguns dissabores.

Procure repousar e recarregar baterias para os tempos vindouros. Insatisfeito com a sua vida privada, poderá dedicarse um pouco mais ao trabalho, no entanto ele não renderá aquilo que desejaria.

SAGITÁRIO

Se estiver disposto a lutar por aquilo que deseja, alcançará os seus objetivos. Poderá assumir uma nova relação que de um modo geral poderá não ser bem vista pelos outros. Não deixe o seu futuro profissional por mãos alheias. Afirme-se.

PEIXES

Se está á procura da sua alma gêmea, faça algo para que as coisas aconteçam. Entre em ação. Vai se sentir admirado e desejado. As finanças atravessam um período estável e confortável.


2015

TRÊS NOMES IRÃO COROAR A 14ª FENACHIM DE 2016 Novo trio, de rainha e princesas será escolhido na sexta-feira, 13, no Parque do Chimarrão CUCA Conteúdo

Candidatas desfilaram em carro aberto no domingo, 8 O sonho de ser soberana da 14ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) está mais próximo para 14 candidatas, que disputam o reinado na próxima sexta-feira, 13. Três nomes serão anunciados como rainha e princesas do evento que em 2016 vai celebrar 30 anos. Jovens entre 17 e 24 anos estão na lista, para suscederem as atuais soberanas: rainha Luana Schonarth e as princesas Thaísi Pereira e Deise Mahl. O ginásio Poliesportivo no Parque do Chimarrão será sede da escolha, com a presença de torcidas, organização e as atrações culturais da noite. O acesso ao Parque será livre, sem a cobrança de ingresso para o estacionamento. Já para o ginásio, os bilhetes custam R$ 10 antecipados e ainda podem ser adquiridos na Loja Original Hering, na Terra FM e na Rádio Venâncio Aires (RVA). Os bilhetes também podem ser comprados com cada uma das 14 candidatas – contando como um dos critérios no somatório final de pontuação do concurso. As torcidas poderão arrumar o

espaço nesta quinta-feira, 12, das 18h às 23h. A integrante da Comissão Social da festa, Michele Assmann Bersch, ressalta que, apesar dos espaços reservados para as torcidas, haverá uma área do ginásio para o público geral, sem identificação específica com alguma das concorrentes. Na hora, os ingressos custarão R$ 15.

DIA DA ESCOLHA Os portões serão abertos na sexta-feira, 13, às 19h, seguindo com a cerimônia apresentada por Francine Rabuske e Ico Thomaz. Entre as atrações da noite estão o show com a ban-

- Bruna Dullius (20 anos) - Chauana Vedoy (18) - Daiara Stein (19) - Débora Padoin (17) - Gabriela Hantt da Costa (18) - Gabriela Schwengber (19) - Jéssica Weschenfelder (19)

da Maquinados, apresentações artísticas e retrospectiva com o desfile de ex-soberanas. Além da cantora Daniela Bublitz, seguida pela Escola de Balé Pontinha dos Pés e uma apresentação artística com os CTGs Erva-Mate e CTG Chaleira Preta, CPF Terra de Um Povo e DTG Piazito da Tradição.

Geferson Kern / AI PMVA

Durante a noite, ocorrerão dez apresentações de grupos que

ensaiam, no decorrer do ano, em sete escolas venâncio-airenses, das redes municipal, estadual e privada de ensino.

ESTILOS As apresentações confirmadas contemplam os gêneros hip hop, gauchesca, anos 60 e 70,

Repasse será de R$ 26,6 mil para cada agremiação

Ela ainda recebe uma joia da Ótica e Joalheria Soller, tratamento estético da Clínica Life e flores da Rosa Linda Floricultura. A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) ocorre de 5 (quinta-feira) a 8 (domingo) e de 11 (quartafeira) a 15 (domingo) de maio do próximo ano.

- Jéssica Heissler (24) - Joice Ribeiro (19) - Nayara Simões (18) - Tatiana Meirelles (24) - Thais Acosta (17) - Veridiana Röhsler (20) - Victória Lemos Veiga (17)

dança tradicional germânica e dança contemporânea. Os shows serão feitos por estudantes das escolas Gaspar Silveira Martins, São Judas Tadeu, Crescer, São Luiz, Frida Reckziegel e Oliveira Castilhos. Os espetáculos serão desenvolvidos por jovens com idades dos sete aos 17 anos de idade, com duração estimada de duas horas. O evento não possui caráter competitivo. O secretário municipal adjunto da Cultura, Saul Zart, frisa que a ideia do Festival é oportunizar aos estudantes uma chance de apresentar seus talentos diante de um público expressivo, com boa estrutura de sonorização e iluminação. A Secretaria estima que, no último ano, cerca de 400 pessoas prestigiaram as exibições dos jovens dançarinos. (AI PMVA)

Três escolas de samba vão desfilar em fevereiro

Com os desfiles na rua Osvaldo Aranha garantidos para 2016, após extensas negociações, o Executivo trabalha o projeto de lei que estará em análise na Câmara de Vereadores. Segundo apurado até esta terça-feira, 10, ainda não havia sido estabelecida a forma de pagamento dos R$ 80 mil, se com cota única ou parcelado. São R$ 26,6 mil para cada uma das três agremiações que vão desfilar: Unidos das Vilas, Malandros do Ritmo e Unidos da Vila Freese.

A rainha receberá uma moto Honda Biz zero quilômetro, ofertada pela rádio Terra FM e ALM Engenharia, além de uma viagem para o Rio de Janeiro, patrocinada pela Venax e Hering.

Seis escolas de Venâncio Aires participam da 3ª edição que será no auditório do Colégio Gaspar Dança germânica é um dos estilos que integra o evento

CARNAVAL VAI DESCER A RUA GRANDE EM 2016

O ponto alto será o anúncio, após a contabilização das notas dos jurados, da rainha e das princesas da Fenachim 30 anos. Ao mesmo tempo, as demais 11 candidatas serão nomeadas embaixatrizes da festa.

FESTIVAL DE DANÇAS REÚNE OS TALENTOS ESTUDANTIS

A Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo promove a 3ª edição do Festival Estudantil de Dança. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, a partir das 19h30min, com entrada franca.

5

WWW.OLAJORNAL.COM

Rui Borgmann / AI PMVA

11 DE NOVEMBRO

A quantia por escola, prevista em R$ 20 mil, foi reajustada com a não participação da Fiel Tribo Guarani no carnaval do próximo ano. Apesar disso, a Liga Carnavalesca de Venâncio, através do presidente Celson Ferreira utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores para solicitar mais Fernanda Bergmann / AI Câmara

QUARTA-FEIRA

“Temos de 15 a 20 mil pessoas que assistem ao carnaval. É o expoente que mais traz turistas ao Brasil” CELSON FERREIRA Presidente da Liga Carnavalesca

um aporte financeiro na noite de segunda-feira, 9. “Ainda achamos insuficiente e viemos pedir para essa Casa sobras orçamentárias para as três escolas, que serão aplicadas de forma cultural”, afirmou Celson. Porém, a presidente do Legislativo, vereadora Ana Cláudia (PDT) relatou que não há mais como fazer esse repasse. “A antecipação dos recursos já foi destinada anteriormente.”. Celson Ferreira esteve no Plenário acompanhado por representantes das três agremiações: Guiomar da Rosa (Unidos da Vila Freese), Rogério Seibt (Malandros do Ritmo) e Gilberto Schwingel (Unidos das Vilas).

PREPARATIVOS Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, a estrutura de sonorização, iluminação, banheiros químicos e grades será mantida. Ele frisa que o repasse do valor representa um esforço financeiro por parte da Prefeitura, em um momento de crise econômica, contingenciamento de despesas e prioridade no comprometimento de verbas para as áreas da saúde e educação. A folia na Rua Grande será dividida em desfiles no sábado e na segunda-feira de Carnaval, nos dias 6 e 8 de fevereiro. Já o baile de escolha das soberanas do Carnaval venâncio-airense terá, no próximo ano, a organização da Liga Carnavalesca, com previsão de ser realizado dia nove de janeiro na Sociedade Négo.

11 BANDAS POR R$ 20 Vênus Rock Festival ainda tem ingressos antecipados à venda

A viagem para mais um Vênus Rock Festival se aproxima. Para isso, a garantia de ingressos antecipados deve ser feita até sexta-feira, 13. Através da internet, no site www.eventick.com. br/venus-rock-festival é possível comprar o bilhete individual no valor de R$ 20 ou o promo combo 2x1 por R$ 30. A 11ª edição do evento acontece sábado, a partir das 18h na Sociedade de Leituras. Estão programadas dez horas de espetá-

culo, com 11 bandas. Cada uma com 45 minutos de apresentação, se dividindo em dois palcos paralelos no Leituras. O Vênus Rock que está sendo organizado pela Bola Estúdio, conta também com patrocínio da Golden Bauch (cerveja artesanal) e ALM Engenharia. Os grupos participantes são todos de Venâncio Aires, em estilos que se dividem em instrumental, hard, punk, pop, hindie e o blues.


6

WWW.OLAJORNAL.COM

QUARTA-FEIRA

11 DE NOVEMBRO

2015

DECRETO DE EMERGÊNCIA MAIOR PRAZO PARA

MUNICIPAL É RECONHECIDO DÍVIDAS DO TABACO

ICMS PARA ASSOCIAÇÕES HÍDRICAS A Secretaria Municipal da Agricultura promove encontro nesta quarta-feira, 11, com presidentes das associações hídricas do interior. A reunião acontece na sede do Sindicato Rural a partir das 20h, com a presença do deputado Adolfo Brito (PP), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa gaúcha. O assunto em pauta será a discussão sobre o aumento na cobrança de ICMS, relativo ao uso

de energia elétrica pelas redes hídricas da zona rural de Venâncio Aires. O secretário da Agricultura, Hélio Lawall, assinala que, nos últimos meses presidentes destas entidades constataram aumento na alíquota do imposto de 12% para 25%. Lawall estima que este índice possa crescer para até 30% a partir do próximo ano, quando novas e mais altas tarifas do Governo do Estado entram em vigor

sobre o consumo de energia.

No encontro desta quarta-feira, 11, o deputado Brito receberá documentação sobre o impacto do aumento nas associações hídricas, que está sendo organizada pelo presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen. O aumento na alíquota do ICMS sobre o consumo de energia elétrica pode trazer consequências para mais de 60 entidades comunitárias do interior. (AI PMVA)

O vereador Jarbas da Rosa (PDT) teve moção de apelo aprovada na sessão desta segunda-feira, 9, solicitando ampliação dos prazos para negociação das dívidas dos produtores de tabaco com as empresas. O pedido vem após a queda de granizo e temporais que devastaram lavouras no início do mês passado. Endereçado para o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), o pedetista solicita tempo aos fumicultores, para que consigam recuperar suas plantações, e possam quitar débitos com as indústrias. “Precisamos garantir que os produtores renegociem as dívidas e financiamentos com os produtores de tabaco, estendendo os prazos para pagamento e diminuindo os juros, dando oportunidades para retomar as atividades de forma mais tranquila,” defende Jarbas da Rosa.

No mesmo sentido, Ana Cláudia (PDT) e José Ademar Melchior (PMDB) solicitaram apoio da bancada gaúcha no Congresso Nacional, por meio de moção, para garantir a homologação federal do pedido de emergência encaminhado pelos municípios atingidos pelas intempéries climáticas do último mês.

ANISTIA

Além disso, os dois parlamentares também solicitam anistia das dívidas do programa “Sementes de milho Troca Troca.” Os vereadores querem ainda a antecipação da vinda das sementes do programa, que serão encomendadas em novembro e chegam só no final de dezembro, e do Safrinha que vem em janeiro, sendo pago em abril de 2016.

MELHORIAS NO ROTATIVO Divulgação/ AI PMVA

Reprodução

Diário Oficial do Estado homologou o documento, agora Prefeitura trabalha para encaminhar os projetos A informação foi divulgada nesta terça-feira, 10, com a publicação do decreto no Diário Oficial do Rio Grande do Sul. O Município aguardava a homologação, e inicia uma nova etapa para auxiliar na reconstrução dos estragos causados pela chuvarada registrada no mês de outubro. Nesta semana o mesmo documento deverá ser publicado em Estimativa aponta que 4,5 mil hectares âmbito nacional, no Diário Oficial de tabaco foram perdidos da União. A partir disso, será possível repassar parte do Fundo de para garantir que no fim do ano Garantia por Tempo de Serviço FGTS os produtores rurais tenham di(FGTS) para as famílias atingidas Com a homologação federal nheiro. As empresas avaliam a por alagamentos, granizo ou endo decreto de emergência, possibilidade, e mantêm converchente. O objetivo é de liberar o o Município irá encaminhar sas com o presidente do grupo, recurso para a reconstrução dos para a Caixa Econômica FedeAirton Artus. estragos causados pela chuvararal a lista de localidades que da do mês passado, e melhorar registraram prejuízos com as DEMORA a infraestrutura pública dos ponenxurradas, queda de granizo As autoridades do município tos mais atingidos. e alagamentos. também criticaram a demora “Este reconhecimento é fundaApós envio da documentado governo federal em garanmental para liberar recursos ção da prefeitura, o trabalho tir a homologação dos decretos aos moradores atingidos pelos será realizado pelas equipes de emergência. Em entrevista a temporais, e dar andamento na do banco, que farão atendiuma emissora de rádio da capibusca por verba federal” explica mento das famílias das ruas tal gaúcha, Artus questionou a Ana Cláudia do Amaral Teixeira registradas no decreto, e que burocracia e destacou a neces(PDT), vereadora e integrante da possuem direito a retirada do sidade de verba para reconstruir Defesa Civil municipal. FGTS. A previsão é de que este as cidades. processo ocorra ainda neste Conforme Ana Cláudia, a demoPRAZO mês. ra neste ano tem sido maior, e As equipes da prefeitura pospode ser um boicote pelas crísuem 90 dias para definir em A estimativa da Defesa Civil muticas feitas pelo gestor municique áreas irão solicitar recursos. nicipal é de 2,8 mil lavouras atinpal. “Sentimos que a demora foi Entre as propostas estão; contragidas pelo granizo. O Município, muito maior, não só para Venântação de empresas terceirizadas junto com a Câmara Setorial da cio. Neste momento queremos para limpeza de tubulações e Cadeia Produtiva do Tabaco, sofinalizar o processo e garantir o bueiros, plano de contenção das licita renegociação das dívidas apoio as famílias.” cheias e reconstrução de pontes com as empresas fumageiras, e vias do interior.

Cobrança de multas é considerada exagerada e vai ser debatida no Legislativo

O vereador Telmo Kist (PDT) apresentou na sessão da Câmara de Vereadores reclamações dos motoristas que utilizam o serviço de estacionamento rotativo de Venâncio Aires. Segundo ele, a aplicação de multas pode estar sendo exagerada, pela falta de bom senso dos atendentes em auxiliar motoristas doentes ou pelos enganos com a troca de tíquetes de cobrança. Segundo o vereador, uma reunião será agendada com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ronald Artus, para avaliar medidas que possam melhorar a gestão do serviço. O

estacionamento pago rotativo do município é uma responsabilidade da Prefeitura, concedida a iniciativa privada. “Quero colocar algumas reclamações que recebi, e avaliar formas de melhorar esse serviço. Alguns casos de multas são por incoerências, pela falta de sensibilidade da lei,” argumenta Kist. Se não houver resultado na conversa inicial com o secretário, o vereador quer chamar representantes da empresa, Rek Parking, que administra o serviço no centro da cidade, para prestar esclarecimentos durante reunião no Legislativo Municipal.

MUNICÍPIO AUTORIZADO A DOAR REDUÇÃO DE CCs TRAMITA

ÁREA DA ESCOLA CRESCER O espaço onde está instalada a Escola de Ensino Médio Crescer, no bairro Coronel Brito, pertencia ao governo municipal. Na sessão da Câmara de Vereadores, os vereadores aprovaram de forma unânime o repasse da área ao Executivo Estadual. A proposta é de garantir que no local seja implantada a modalidade de ensino integral.

O local a ser repassado para propriedade do governo gaúcho conta com um terreno com a área superficial de 15.106,50 metros quadrados, contendo um prédio de alvenaria e complexo escolar com área de

3.781,24 metros quadrados A proposta foi discutida previamente com a comunidade, durante audiência pública. Os moradores do bairro manifestaram o desejo de que o terreno e complexo escolar fossem doados para o Estado do Rio Grande do Sul, inclusive no sentido de garantir a permanência do Ensino Médio na comunidade, pois os jovens não precisariam se deslocar para outras localidades. O projeto teve também uma emenda incluída, de autoria do vereador Telmo Kist (PDT). A matéria garante que o imóvel,

doado seja utilizado, prioritariamente ao desenvolvimento de atividades educacionais de turno integral pelo Estado. Além disso, o parlamentar incluiu no texto a autorização para que o Executivo Municipal mantenha em funcionamento sem custos, e realize reformas e manutenções, por prazo indeterminado, o Posto de Saúde CAIC. “Esta medida busca garantir que a área seja utilizada na educação, da mesma forma autoriza a prefeitura a manter as operações do posto de saúde,” argumenta Kist.

A proposta da presidente da Câmara de Vereadores, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), de reduzir pela metade o número de assessores parlamentares, entrou em tramitação. A parlamentar quer manter a proposta para a próxima legislatura (20172020). O projeto seguirá os processos burocráticos do Legislativo Municipal, e a expectativa é de colocar em votação no plenário até o fim do mês. Conforme o Olá Jornal já tinha adiantado, a proposta conta com apoio da maioria dos vereadores. Diferente do publicado na reportagem de sábado, 7, o vice-presidente da Casa, José Ademar Melchior (PMDB), confirmou

que é favorável ao projeto e garantiu apoio a iniciativa. Conforme estimativa da presidência, a medida economizará até R$ 700 mil por ano. “Precisamos levar em consideração o atual momento financeiro e projetar a próxima legislatura com diminuição das despesas. Já adotamos medidas para reduzir gastos,com esta proposta vamos ampliar essa política,” defende Ana Cláudia. Atualmente cada vereador pode contar com dois assessores parlamentares. A base salarialdo cargo comissionado é de R$2.029,49 bruto. A previsão é de que o projeto proposta também reduza outros cargos no Legislativo Municipal.


11 DE NOVEMBRO

2015

VITÓRIA COLOCA ASSOEVA EM 1º Vinícios Pizzetti/BGF

Na noite de terça-feira, 10, equipe venceu o BGF, assumindo a liderança da chave 3 da 2ª fase A já eliminação do Bento Futsal não tornou a partida fácil para a Assoeva/Unisc/ALM pela penúltima rodada da 2ª fase do Estadual Série Ouro. Em partida realizada no Ginásio Esportivo Municipal de Garibaldi, devido a punição da perda do mando de quadra, o BGF treinado por Vander Flores perdeu por 2x0 para o time de Venâncio Aires. Em um primeiro tempo de jogo forte na marcação, a Assoeva conseguiu furar a defesa adversária faltando 25 segundos para o término da primeira etapa. O gol veio com o ala Thiaguinho, que até domingo, 8, estava com a Seleção Brasileira em Minas Gerais, onde foi campeão do Grand Prix de Futsal. O segundo tempo, foi novamente de intensa marcação. Porém, com Daniel a Assoeva conseguiu fazer o 2x0, quando restavam 12min30seg para o fim do jogo. A equipe do técnico Fernando Malafaia havia iniciado a partida em Garibaldi

Thiaguinho e Daniel marcaram os gols da partida na serra

também às 20h. Na chave 2, ACBF e Asif jogam na noite desta quartafeira, 11, às 20h em Carlos Barbosa. Na quinta-feira, 12, tem Atlântico contra o Cachoeira Futsal.

com Quinzinho, Boni, Thiaguinho, Daniel e Renatinho. Ainda entraram Sakai, Tevez, Dani e Igor.

ÚLTIMA RODADA

CLASSIFICAÇÃO

A próxima rodada e última na chave 3, para todas equipes nesta 2ª fase da Série Ouro será no sábado, 14. A Assoeva vai brigar pela liderança com a ASTF de Teutônia no Poliesportivo em Venâncio a partir das 20h. Já a Alaf recebe em Lajeado a BGF,

Chave 3 Assoeva – 10 ASTF (Teutônia) – 8 Alaf (Lajeado) – 8 BGF (Bento Gonçalves) – 1

CLÁSSICO COM CENÁRIO DE DECISÃO

O grupo nacional esteve trabalhando nos últimos dias em São Paulo, no CT do Corinthians. O último a se apresentar foi o zagueiro Gabriel Paulista do Arsenal. Um reforço de importância para o Brasil será de Neymar do Barcelona. O jogador havia sido suspenso pela Conmebol com quatro partidas por confusão e expulsão na derrota por 1 a 0 para a Colômbia, pela Copa América em junho deste ano. Nesta quarta-feira, 11, o grupo de 23 jogadores ainda treina na capital paulista às 10h e no mesmo dia, às 16h30min, viaja para Buenos Aires. O confronto será no Estádio Monumental de Nuñez do River Plate. A 4ª rodada será em Salvador, quando o Brasil receberá o Peru na Arena Fonte Nova. Entre os que integram o elenco

Rafael Ribeiro / CBF

Argentina quer a primeira vitória na competição e Brasil busca a primeira vitória fora de casa

Com início sem animação, Argentina e Brasil se enfrentam pela 3ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 nesta quinta-feira, 12. Com apenas um ponto, os hermanos anseiam a primeira vitória, enquanto a Seleção Brasileira quer mais três pontos, depois de vencer a Venezuela há quase um mês atrás em Fortaleza por 3x1.

7

WWW.OLAJORNAL.COM

Sem futebol até o dia 19, Arena vira palco de show da banda Pearl Jam

Internacional e Grêmio ganham novo período estendido de trabalho para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. A parada para os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, é de pouco mais de sete dias. Neste período, o tricolor trabalha para esquecer a derrota por 1x0 em Recife para o Sport. O lado colorado quer a segunda vitória seguida, depois do 1x0 sobre a Ponte Preta em Porto Alegre e chegar aos 53 pontos, um de diferença para o Santos (4º). A 35ª rodada só ocorre para dupla Gre-Nal dia 19 de novembro, quando o Grêmio receberá o Fluminense e o Inter estará em Santa Catarina, para enfrentar a Chapecoense. Enquanto os cariocas têm três derrotas nos últimos cinco jogos, os catarinenses

contam com duas vitórias e três empates pelo Brasileirão. Ainda no lado do Beira-Rio, os volantes Nilton e Wellington Martins, do Inter, estão suspensos por 30 dias por ingerirem hidroclorotiazida e clorotiazida, substâncias diuréticas proibidas. O clube não perde pontos pelo problema dos atletas.

REENCONTRO O Grêmio, que com a derrota permaneceu com 59 pontos, se distanciou do vice-líder Atlético-MG com 65 pontos, que venceu o Figueirense e segurou a celebração antecipada do Corinthians pelo hexacampeonato do Brasileirão. Agora, o tricolor se prepara para reencontrar o Fluminense, que eliminou o próprio Grêmio da Copa do Brasil.

OOOOLA

OO

Espaço para você palpitar:

Kaká e Renato Augusto se destacaram nos treinos junto ao CT do Corinthians

12/11 22h Monumental de Núñez. Globo e SporTV

Copa Argentina. Diante de tantos desfalques, restam quatro opções no setor ofensivo para o técnico Tata Martino: Dybala (Juventus), Lavezzi (PSG), Correa (Atlético de Madrid) e Higuaín (Napoli). Na defesa, Martino já teve recentemente de desconvocar Zabaleta e Garay, ambos machucados Peruzzi (Boca) e Maidana (River) foram chamados para o lugar.

está o goleiro gaúcho Alisson do Internacional.

RECUPERAÇÃO No lado hermano, a Argentina não terá Messi, Agüero e agora também sem Carlitos Tevez, para enfrentar o Brasil. O atacante do Boca Juniors foi cortado na tarde de segunda-feira, 9, da seleção ao não se recuperar de uma entorse no joelho esquerdo sofrida na decisão da

Nas duas primeiras rodadas os argentinos perderam para o Equador em casa, por 2x0 e empataram com o Paraguai por 0x0, fora.

CLASSIFICAÇÃO afa.com.ar

Mascherano (branco) e cia buscam a reabilitação dos argentinos na competição

PERTO DO G4 E LONGE DO VICE Arena Grêmio

QUARTA-FEIRA

Fábio Gollmann Argentina 1 x 1 Brasil

Vitória Baierle Argentina 0 x 2 Brasil

Nilton Silva Argentina 2 x 1 Brasil

Fernanda Ferreira Argentina 1 x 3 Brasil

Evandro Schuck Argentina 1 x 3 Brasil

ELIMINATÓRIAS 1º Uruguai – 6 pontos 2º Equador – 6 3º Chile – 6 4º Paraguai – 4 5º Brasil – 3 6º Colômbia – 3 7º Argentina – 1 8º Peru – 0 9º Venezuela – 0 10º Bolívia – 0

Paula Nicolay Argentina 2 x 1 Brasil

DIGA OLÁ! ENVIE UM E-MAIL COM SEU PALPITE PARA O JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA CONTRA O PERU: OLAESPORTES@GMAIL.COM


SEM ADESÃO ESPERADA, GREVE DE CAMINHONEIROS TERMINA

A paralisação de caminhoneiros em Venâncio Aires termina em menos de 24 horas. O apoio a greve nacional que começou na tarde de segunda-feira, 9, se encaminhou até a terça-feira, 10, pela manhã no município. O grupo local que deu início a mobilização havia se concentrado na RST 453, próximo ao trevo de acesso ao bairro Battisti e esteve ainda na RSC 287, no entorno do posto Chama. Na tarde de segunda, cerca de 50

Maicon Nieland

Paralisação em Venâncio, começou segunda-feira à tarde e terminou terça pela manhã

caminhões participaram do movimento e aqueles que passavam eram parados, para que dessem apoio. No entanto, na manhã de terça o grupo que ainda participava se reuniu e decidiu por encerrar o ato. O foco das ações são o governo Dilma Roussef, assim como valores de frete, preço de combustíveis e alta nos impostos nacionais.

INDIGNAÇÃO

O representante do Comando

Nacional dos Transportes (que lidera as ações) em Venâncio, Rodrigo Gonçalves agradeceu aqueles que apoiaram a paralisação. “Mas também quero registrar minha indignação a aqueles que fazem o ‘tumulto’, falam alto cheios de razão, combinam e na hora de ajudar não aparecem”.

Rodrigo lamenta que a greve não contou com apoio da própria classe. “Não aceitarei mais que ninguém me fale de crise, a partir deste momento lutarei pelos meus ideais, pela minha família e amigos. Quanto ao geral, ‘rebando’ merecem tudo que está acontecendo. Estou chateado, mas

muito tranquilo em ter saído do comodismo do brasileiro”, relata o caminhoneiro. No restante do estado, o movimento também perdeu força, como em Soledade e Tio Hugo, que concentravam cerca de 300 caminhões parados.

última oportunidade

cursos de confeiteiro

MATRÍCULAS ABERTAS! INÍCIO 14 DE NOVEMBRO

Aprenda a fazer diversas delícias e garantir renda extra com as festas do final de ano

- Aulas práticas em cozinha industrial - Certificado reconhecido nacionalmente - Professora com mais de 20 anos de experiência

Rua Osvaldo Aranha, 1034 - sala 2 Fone: 51 3073-5332 | 51 9773-5300

Prova única 29 de novembro Inscrições até 22 de novembro

www.univates.br/vestibular

Profile for Olá Jornal

Olá edição 12 - 11 de novembro de 2015  

Olá edição 12 - 11 de novembro de 2015  

Profile for olajornal
Advertisement