16 minute read

três anos de

espera, jovem bruno RICARDO FRITzEN AGUARDA DATA DA CIRURGIA

O jovem venâncio-airense Bruno Ricardo Fritzen, de 14 anos, está no aguardo do agendamento de sua tão aguardada cirurgia. Após três anos de espera, uma liminar concedida pela Justiça neste mês garante a realização do procedimento ao adolescente que sofre de paralisia cerebral, esclerose tuberosa, escoliose e epilepsia. Por meio da liminar, as autoridades públicas de saúde estão sendo notificadas a realizarem a cirurgia. Além disso, a Justiça determinou que a mesma seja executada por hospital de referência em Porto Alegre. Caso o prazo não seja cumprido, será solicitado o bloqueio de valores.

Advertisement

Ainda em dezembro de 2022, a mãe de Bruno, Michelle Rosa, esteve na Câmara de Vereadores buscando apoio dos parlamentares. O caso vinha sendo acompanhado pela vice-prefeita, Izaura Landim, e pelo secretário municipal de saúde, Tiago Quintana.

Encontro

Embora não tenha influenciado na decisão, um encontro entre a avó de Bruno com a maior autoridade de saúde do Estado marcou essa história. Foi no dia 09 de janeiro, antes de sair a decisão judicial, que

Eva de Jesus Ferreira pôde abrir seu coração à secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, que sesC ead eja abre insCrições para FORMAÇÃO COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL esteve em Venâncio Aires para a inauguração da UTI Pediátria. Dona Eva esperava pacientemente pela oportunidade em mais um dia de peregrinação pela cidade vendendo uma rifa para ajudar a custear a cirurgia. Antes de se despedir da Capital do Chimarrão, Arita a recebeu e garantiu apoio e proporcionou a felicidade de uma avó que luta pela saúde do seu neto em encontrar acolhimento, direção assertiva em um encontro improvável, sensível, paciente e interessado na resolução.

Projeto entra em sua 4ª turma no município com oferta de Ensino Médio com qualificação profissional em produção cultural Estão abertas até o dia 17 de fevereiro as inscrições do Sesc EAD EJA, projeto que oferece formação gratuita a jovens e adultos no Ensino Médio, com qualificação profissional em produção cultural. Alunos de 13 estados das regiões Norte, Nordeste e Sul terão a oportunidade de retomar os estudos na modalidade de ensino à distância, além de se qualificar para o mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas no site do Sesc, onde também está disponível o edital com mais informações. Em Venâncio Aires serão 30 vagas sendo que em nível nacional serão

1.832. Podem participar pessoas com idade a partir de 18 anos, com Ensino Fundamental completo e residentes nos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% presencial. Ao final, os alunos recebem certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional em Produção Cultural. O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso.

Agência do Sesc em Venâncio conta com estrutura para ensino e salas de aula

Novo Ensino M Dio

O curso atende às orientações do Novo Ensino Médio, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações e maior interação dos participantes, com simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias compatíveis com os objetivos do curso. Além do acesso ao curso, os estudantes também podem participar das atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc.

Uma Certeza

Ao longo do ano passado o Olá Jornal acompanhou os números de exportações, e apontava para resultados históricos. Para Venâncio Aires o movimento de negócios feitos pelo setor do tabaco mostra cada vez mais que o segmento é uma certeza. Os impactos de bons números na balança comercial serão sentidos em todos os setores da economia. Mas muito além do tabaco, outros ramos industriais também tiveram crescimento significativo, como o setor metalmecânico, com a venda de equipamentos para cozinhas. A Capital do Chimarrão encerrou o último ano como o sétimo município em exportações e está entre os 100 maiores do país. Resultados que colocam a cidade em cenário de destaque, e que merece olhar especial do poder público, para incrementar ainda mais os negócios internacionais, que irão impulsionar também o retorno de tributos.

Centro Do Idoso

Venâncio Aires vai ganhar o seu Centro de Convivência do Idoso (Centro Dia). O espaço está sendo construído no bairro Cidade Alta, e tem por objetivo acolher idosos ao longo do dia, para atividades de convivência. Na Câmara de Vereadores, já está em tramitação legislação propondo denominação ao espaço. O local construído na rua Emílio Selbach, poderá ser chamado de Centro de Convivência do Idoso - Inácio José Assmann. A proposta foi encaminhada na última semana pela vereadora Sandra Wagner (PSB). Assmann foi importante liderança entre os grupos da terceira idade, e lutou por melhorias para a sua localidade, Linha Tangerinas. O Centro Dia terá mais de 330 metros quadrados e recebe investimentos de R$ 630 mil, parte oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB). A lei com a proposta de denominação deve ser votada na primeira quinzena de fevereiro. As sessões ordinárias do Legislativo Municipal retornam no dia 06.

Logo Ali

As eleições municipais de 2024 já estão na pauta de lideranças políticas. Entre os vereadores, a maior bancada, do PTB, deve diminuir com a ida de vereadores para outros partidos. Parte dos nomes deve desembarcar no PL, partido do presidente Bolsonaro. Ezequiel Stahl é um dos que já confirmou a futura filiação. A sigla também prepara avaliação de possíveis candidatos para liderar chapa ao Governo Municipal. O partido conta com a maior bancada do Congresso Nacional. Na região, o deputado federal Marcelo Moraes é uma das principais lideranças da sigla, e tem articulado o crescimento do partido em Venâncio Aires. O PTB atualmente conta também como os vereadores Diego Wolschick, Renato Gollmann, André Kaufmann e Clécio Espíndola. Além do PL, outras siglas são sondadas pelos parlamentares.

Deputado Estadual

Na próxima terça-feira, 31, a Assembleia Legislativa retoma os trabalhos, com a posse dos novos deputados estaduais. Com a ida de Gilmar Sossella, do PDT, para o secretariado estadual, o primeiro suplente, ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, assume cadeira no Parlamento Gaúcho. A primeira reunião ordinária ocorre em 1º de fevereiro, quando os suplentes assumem as vagas. Após mais de duas décadas sem representação na Assembleia Legislativa, a Capital do Chimarrão volta a contar com deputado.

Gua

A pauta do abastecimento de água em Venâncio Aires promete ganhar destaque ao longo do verão. Seja pela capacidade de abastecimento ou pela qualidade da água entregue aos consumidores. A coloração e o cheiro têm gerado reclamações da população. O Município também tem anunciado medidas para ampliar a fiscalização sobre o serviço. Períodos de seca estão ocorrendo anualmente, e investimentos para armazenamento e captação precisam sair do papel. O envolvimento do Ministério Público e do Legislativo Municipal poderá garantir pressão para projetos de segurança hídrica.

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

Wickert volta para a Secretaria eStadual de obraS públicaS

Ex-prefeito de Venâncio, Giovane Wickert, foi indicado pelo partido para ocupar cargo como subsecretário no Governo do Rio Grande do Sul. Por quase dois anos na gestão passada, atuou como secretário-adjunto da pasta

A semana foi de confirmação dos setores estaduais que serão ocupados pelo PSB no governo do Estado. O segundo suplente do partido na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, será subsecretário na Secretaria Estadual de Obras Públicas. Ainda na gestão passada, também do governador Eduardo Leite (PSDB), Wickert ocupou o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Obras e Habitação. Wickert vai responder pelos departamentos de Obras Públicas e de Estudos e Obras de Barragens e Canais. Este último pode garantir interlocução nas discussões de futuros investimentos na região no combate à estiagem. “Quando estive na secre- taria trabalhamos em investimentos em duas barragens, de São Gabriel e a de Taquarembó, de Dom Pedrito. Queremos manter esse olhar e buscar ações que minimizem os efeitos de estiagens”.

A demanda da água é também pauta para Venâncio Aires. Neste caso, Wickert destaca que vai atuar como interlocutor junto ao Estado, já que investimentos são feitos pela concessionária responsável, no caso a Corsan. “Venâncio tem opções, inclusive no Plano de Saneamento de 2010, para garantir ampliação do abastecimento. Uma delas é o represamento do arroio São João, apontado inclusive no estudo da Corsan,” comenta.

ERS-244

Outra pauta liderada por WIckert quando atuou no Governo Estadual, foi a retomada da ERS-244 entre Venâncio Aires e Vale Verde. O investimento foi possível após duas décadas, a partir de parceria com o Governo Estadual e a empresa Pelotense. A companhia recebeu área florestal da antiga CEEE, para retomar as obras.

IN fo R m ATI vo

Se SS ão e XTRA o RDINÁRIA D e S e GUNDA-fe IRA 16 D e JAN e IR o D e 2023

APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0001/2023 que cria Gratificação pelo exercício de Função – GF de Atendente de Ponto de Atendimento Virtual – PAV da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil – RFB.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0004/2023 que altera a redação do art. 1º da Lei nº 7.102, de 21 de dezembro de 2022, que “Autoriza a “Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Venâncio Aires”, a pagar com recursos da parceria nº 2056/2022, profissionais que também acumulam cargo público, nos termos que especifica”.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0005/2023 que altera a redação do art. 1º da Lei nº 7.103, de 21 de dezembro de 2022, que “Autoriza a “Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Venâncio Aires”, a pagar com recursos da parceria nº 2052/2022, profissionais que também acumulam cargo público, nos termos que especifica”.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0006/2023 que altera a redação do art. 1º da Lei nº 7.104, de 21 de dezembro de 2022, “Autoriza o “Centro de Assistência Social de Venâncio Aires – CASVA” a pagar com recursos da parceria nº 2051/2022, profissionais que também acumulam cargo público, nos termos que especifica.”

APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0007/2023 que autoriza o Poder Executivo a doar bem imóvel em favor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

ReTIRADA DA PAUTA A emeNDA Nº 0001/2023 De AUToRIA Do veReADoR eZeQUIeL STAHL (PTB) Ao PRoJeTo De LeI eXeCUTIvo N° 0008/2023. A Emenda Supressiva ao Projeto de Lei do Executivo n° 008, de 10 de janeiro de 2023, altera o texto da legislação que trata sobre a revisão salarial do serviço público.

APRovADo PoR mAIoRIA DR voToS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0008/2023 que concede revisão geral anual no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, nos termos do que especifica. Votaram contra os vereadores: Ezequiel Stahl/PTB, Diego Wolschick/PTB e Clécio Espíndola/PTB.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0009/2023 que altera a redação das alíneas “a”, “b” e “c” do inciso I do art. 11, insere o inciso IV e os §§ 5º e 6º ao art. 11 da Lei nº 5.616, de 24 de dezembro de 2014, que “Consolida as leis que dispõem sobre o estágio de estudantes na administração pública do Município de Venâncio Aires”.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0010/2023 que altera a redação dos arts. 3º e 5º da Lei nº 6.936, de 14 de janeiro de 2022, que “Dispõe sobre a concessão dos vales alimentação e feira aos servidores e empregados públicos do Poder Executivo”.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0011/2023 que autoriza a “Parceiros da Esperança – PARESP – ” a pagar com recursos da parceria nº 2058/2022, profissionais que também acumulam cargo público, nos termos que especifica.

APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeTo De LeI eXeCUTIvo N° 0012/2023 que autoriza o “Comitê da Ação e Cidadania, Contra a Fome e a Miséria de Venâncio Aires – ” a pagar com recursos da parceria nº 2061/2022, profissionais que também acumulam cargo público, nos termos que especifica.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0013/2023 que acrescenta o inciso V ao art. 5º da Lei nº 7.107, de 30 de dezembro de 2022, que “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2023”.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0015/2023 que altera o Anexo XI da Lei nº 7.107, de 30 de dezembro de 2022, que “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2023”.

APRovADA A emeNDA Nº 0001/2023 ao PRoJeTo De LeI Do LeGISLATIvo N° 0001/2023 De AUToRIA Do veReADoR BeNILDo SoAReS/RePUBLICANoS. A Emenda Aditiva ao Projeto de Lei do Legislativo 001/2023 de 02 de Janeiro de 2023.

APRovADo De foRmA UNÂNIme PRoJeTo De LeI Do LeGISLATIvo N° 0001/2023 De AUToRIA DA meSA DIReToRA que concede aumento real no âmbito do Poder Legislativo, nos termos do que especifica.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do LeGISLATIvo N° 0003/2023 De AUToRIA DA meSA DIReToRA. O texto concede aumento ao vale-alimentação aos servidores ativos do Poder Legislativo.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do LeGISLATIvo N° 0004/2023 que altera o “caput” do art. 2º da Lei Municipal Nº 6.141, de 04 de junho de 2018, que “Dispõe sobre a concessão de Vale-Feira aos Servidores Ativos Do Poder Legislativo, nos termos da Lei 5.510-CM de 25 de abril de 2014, da Lei Nº 5.917-CM, de 26 de Abril de 2017 e da Lei nº 6.939, de 17 de janeiro de 2022.” A matéria tem autoria da Mesa Diretora.

CONTAgEm REgRESSIVA PARA A DéCImA CONFERêNCIA dAS PARTES PARA O CONTROLE dO TAbACO

Está definida a data de realização da COP10 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a MOP3. Eventos ocorrem entre os dias 20 a 30 de novembro na Cidade do Panamá

O setor do tabaco inicia a preparação para acompanhar os debates sobre as medidas para o controle do tabaco. A 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro e a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco já tinha local definido desde 2021. Porém, o secretariado do tratado divulgou as datas exatas, o que abre contagem para os eventos que são acompanhados de perto por representantes da cadeia produtiva no Brasil.

Neste ano a COP10 será realizada entre os dias 20 a 25 de novembro.

Já a MOP3 ocorre de 27 a 30 de novembro. A Cidade do Panamá vai receber os debates, que tratam de ações públicas dos países membros do tratado de saúde para diminuir o consumo de cigarros. Porém, a cada edição da conferência, representantes do setor produtivo ficam em alerta, já que medidas proibitivas, propostas pelo acordo global, podem afetar economicamente produtores e setor industrial.

Altamente regulado, o setor do tabaco também pretende manter em debate questões econômicas, especialmente no Rio Grande do Sul. As exportações de tabaco ficaram em segundo no lugar no ranking dos negócios internacionais gaúchos, atrás apenas da soja.

Articula O

A partir da formalização do calendário dos eventos da ConvençãoQuadro para o Controle do Tabaco, no Brasil, lideranças políticas, representantes de entidades ligadas aos produtores e indústrias, articulam encontros com representantes do governo brasileiro. Um grupo técnico foi formado na última quinta-feira, 26, em reunião na sede da Afubra. Os trabalhos buscam articular debates em defesa da cadeia produtiva. O grupo é liderado pelo diretor da Abifumo, Giuseppe Lobo. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), integra o trabalho, como representante da Amvarp.

CONfERÊNCIA

A expectativa para as discussões entre os 182 países que fazem parte do tratado, passa também pelos novos dispositivos para fumar. O assunto já foi adiantado na COP9, realizada de forma online na sede da OMS em Genebra, na Suíça. Entidades que defendem os dispositivos, como forma de redução de danos à saúde do consumidor, articulam posições de países membros da convenção.

Tanto a COP10 como a MOP3 serão realizadas no Centro de Convenções do Panamá e devem reunir mais de 1,5 mil pessoas, entre delegados de países e observadores. O Brasil desde 2005 faz parte do tratado.

COmO DEPUTADO, AIRTON DEFENDERá POTENCIAl ECONôMICO dO TAbACO COM fOCO NA COP10

Impacto

A Conferência das Partes (COP) e a Reunião das Partes do Protocolo (MOP) são as instâncias deliberativas da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT) e seu Protocolo. São formadas pelos países que ratificaram os dois tratados (Estados Partes), entre eles o Brasil. São 182 países na COP e 66 na MOP. Desde que a CQCT foi ratificada no país, em 2005, uma série de ações foram adotadas no país entre elas:

- Lei Ambientes livres de tabaco: proíbe o consumo em locais de uso coletivo, públicos ou privados

- Rotulagem de embalagens: inclusão de advertências com imagens

- Patrocínio: proibição de patrocínio de atividades esportivas e culturais por produtos de tabaco

- Impostos: alteração da sistemática de tributação do IPI e instituição de uma política de preços mínimos elevando para R$ 5,00 o valor mínimo do pacote com 20 cigarros - elevação de impostos ao patamar de 71%. Já o Protocolo de Combate ao Comércio Ilícito está em estágio inicial mas com grande expectativa de como atuará para resolver um dos principais problemas nacionais. O contrabando hoje representa 57% do mercado brasileiro.

Am Rica Latina

segmento até porque são três ou quatro deputados comigo que hoje têm uma visão e preocupação do setor. Porque muitas pessoas dão palpite mas na hora do pega para capar se omitem, acham que é desgastante, então não é tão simples. Mas eu acho que vou poder continuar ajudando agora numa outra instituição, de outra forma mas o objetivo vai ser o mesmo”, avalia. Artus já possui experiência no assunto o que, segundo ele, lhe confere legitimidade em defesa do setor. “A gente conhece todas essas etapas desde o plantio passando o processamento, exportação, e também a questão tributário, contrabando, tudo isso já está no nosso radar mas de certo modo muito claro, não preciso me debruçar para entender o que acontece. E a experiência dos debates na Câmara Setorial deixa a gente em condições de argumentar com outras opiniões diferentes ou também com pessoa não são bem informadas, não conhecem o setor e têm uma opinião pouco embasada na importância econômica e social”.

Artus assume a cadeira de Gilmar Sossella, do seu partido, na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Sosselle irá atuar como secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

Ex-prefeito de Venâncio assume vaga na Assembleia Legislativa e projeta trabalho em defesa do setor. Já no primeiro ano de mandato, Airton Artus atuará mirando principal evento global antitabagista Prestes a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, Airton Artus (PDT) projeta sua atuação em defesa do setor do tabaco com foco na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O principal evento global antitabagista ocorrerá em novembro, no Panamá, e integra uma das principais agendas do primeiro ano de mandato do novo parlamentar. Como ex-prefeito de um dos municípios principais produtores de tabaco e com passagem pela Câmara Setorial do Tabaco, participou da COP4 no Uruguai, COP5 na Coreia do Sul, COP6 na Rússia e COP7 na Índia. Tradicionalmente lideranças políticas locais integram a comitiva da região que busca articular a defesa da cadeia produtiva. Independente de participar do evento, Artus estará atuante na pauta. “Eu acredito que independentemente de viajar ou não eu vou estar atuando em conjunto com o

COm mENOS VOlUmE EmbARCADO, TAbACO AbRE ANO COM ALTA dE 40,1% EM EXPORTAÇÕES

As exportações de tabaco seguem o movimento de alta, verificado em 2022. As três primeiras semanas de janeiro de 2023 apontam para valorização do produto no mercado internacional. Os dados levam em conta as vendas do produto em folhas. Entre 1º e 23 de janeiro, o volume embarcado alcançou 31,1 mil toneladas. Em 2022, em todo o mês, foram 51,8 mil toneladas. Com isso, há expectativa de aumentar próximo do resultado do ano passado, com as vendas na última semana de janeiro. Ao longo das três semanas, os negócios movimentaram US$ 220,30 milhões.No primeiro mês de 2022, foram US$ 220,21 milhões.

Quando a margem de comparação engloba os valores diários negociados, as exportações de tabaco em folhas registram alta de 40,1%. Em 2023, foram comercializados US$ 7,06 milhões. Já no mesmo período de 2022, a média diária de negócios era de US$ 4,2 milhões. O ano de 2022 foi positivo para os negócios com tabaco a partir do Brasil. As exportações só do produto em folhas, o principal em vendas, movimentaram US$ 2,2 bilhões, o melhor resultado desde 2014, quando foram comercializados no mercado internacional US$ 2,3 bilhões. Ao longo de 2022 foram 412 mil toneladas embarcadas.

Com a volta das Convenções à América Latina, os países do bloco começam a se mexer para prestarem contas em novembro, quando os eventos ocorrem no Panamá. O mais recebte foi o México que colocou em vigor o novo Regulamento da Lei Geral de Controle do Tabaco. As duas principais disposições são a proibição total de todas as formas de publicidade e promoção dos produtos do tabaco, incluindo a sua exposição nos pontos de venda, e a extensão da proteção contra o fumo e as emissões de qualquer produto do tabaco e da nicotina. “O México se torna um dos países de vanguarda na proteção da saúde de crianças e adolescentes”, disse o chefe da Comissão Nacional contra as Vícios (Conadic), Gady Zabicky Sirot.

ACESSO dA IMPRENSA

Com o retorno ao formato presencial, resta saber se a imprensa terá acesso às reuniões como foi na sessão virtual em 2021. A COP9 sem dúvida ficou marcada pela possibilidade de os jornalistas acompanharem os debates ao vivo. Até então, o máximo que a mídia podia chegar era à abertura da Conferência, aos corredores e às sessões de coletiva. Pela primeira vez, a mídia terá acesso às sessões. Mas em 2021 a mídia credenciada pôde participar das sessões abertas da COP9, e presenciar o posicionamento de cada país. A flexibilização atendeu à decisão da COP8, que alterou as regras de procedimento e incluiu a mídia credenciada como participante para permitir mais acesso. O Olá Jornal acompanhou de perto os debates como o único veículo de comunicação credenciado da região. A medida é importante pois confere mais transparência ao debate e auxilia na comunicação das decisões. É no acompanhamento do que é dito e do que não é que são percebidas as nuances de um evento que envolve tantos países e tão importante para o futuro do setor. Já a MOP2 não teve a mesma permissão de acompanhamento da imprensa. Fica a expectativa para a edição deste ano.

O principal evento de saúde pública, que discute o consumo e produção de tabaco no mundo, ganha espaço exclusivo nas páginas do Olá Jornal. Mensalmente esta coluna será publicada para atualizar e traduzir pontos que estarão em debate na 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A edição de 2023, em novembro, ocorre no Panamá.