Confira a edição impressa do Olá Jornal deste sábado, 15 de abril de 2023

Page 1

VENÂNCIO AIRES

Sábado 15 de abril de 2023

Edição 555, ano 07 Distribuição Gratuita

OLÁ Venâncio @olajornal

SOLO sob proteção

Em temos de estiagem, manejo adequado do solo pode salvar a lavoura contribuindo para a retenção de água. Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado neste sábado, 15, mostra que a terra é o maior local para armazenar água e pode contribuir na construção de um ambiente antifrágil à escassez. É também oportunidade de pesquisa e capacitação e essencial para liberação de recursos de financiamentos aos agricultores. PÁGINA 3

FETAG sE rEúnE com mpT

E AFubrA pArA discuTir noTiFicAçõEs Aos produTorEs

PÁGINA 2

vErEAdorEs EncAminhAm proposTAs pArA mElhorAr sEGurAnçA EscolAr

PÁGINA 6

rEpAssEs dE icms Ao município cAEm 23,5% no primEiro TrimEsTrE

PÁGINA 6

Sábado:

O tempo ainda não firma no Vale. No decorrer do dia, ocorrem períodos de céu encoberto em que pode chover de forma fraca ou garoar na Região. Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, ficando amenas em grande parte do dia.

Mín: 16º máx: 24º

Domingo: O dia começa com nebulosidade variada no Vale. Mas, ao longo do dia, novas instabilidades avançam sobre o Estado e provocam aumento da nebulosidade. Com isso, as condições ficam novamente favoráveis para pancadas de chuva. As temperaturas permanecem amenas ao amanhecer e se elevam mais à tarde. As temperaturas seguem amenas no começo do dia, e agradáveis, à tarde.

Mín: 17º Máx: 26º

Fonte: NIH/UNIVATES

dEpuTAdo dEFEndE missão oFiciAl dA câmArA FEdErAl pArA A cop10

PÁGINA 7

IN fo R m At I vo

Se SS ão o RDINÁRIA D e S e GUNDA-fe IRA 10 D e A b RI l D e 2023

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o ofÍCIo Do eXeCUtIvo N° 0072/2023 que autoriza o prefeito Jarbas da Rosa/PDT se ausentar do País em virtude de participação em Missão Empresarial à Hannover, na Alemanha, para a Feira de Desenvolvimento da Indústria “Hannover Messe 2023”, no período de 15 a 23 de abril de 2023.

APRovADo PoR mAIoRIA DoS veReADoReS o PRoJeto De leI ComPlemeNtAR Do eXeCUtIvo N° 0002/2023 que dispõe sobre a cobrança de contribuição de melhoria na execução de obras públicas que especifica. Votaram contra os vereadores: Ezequiel Stahl, André Kaufmann, Renato Gollmann, Diego Wolschick, Clécio Espindola, do PTB.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De leI ComPlemeNtAR Do eXeCUtIvo N° 0006/2023 que acrescenta subseção e artigos, e altera a redação de Título de Subseção, todos da Lei Complementar nº 064, de 18 de dezembro de 2013, que “Disciplina o Sistema Tributário do Município, consolida Leis e Institui o Novo Código Tributário Municipal”, nos termos do que especifica.

APRovADo PoR mAIoRIA DoS veReADoReS o PRoJeto De leI Do eXeCUtIvo N° 0041/2023 que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal. Votou contra o vereador Ezequiel Stahl/PTB.

APRovADo PoR UNANImIDADe De votoS o PRoJeto De leI Do eXeCUtIvo N° 0043/2023 que autoriza a abertura de crédito especial por superávit financeiro

APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeto De leI Do eXeCUtIvo N° 0044/2023 que institui a Política Municipal de Segurança Hídrica, denominada de “Água Legal”

APRovADo PoR toDoS veReADoReS o PRoJeto De leI Do eXeCUtIvo N° 0045/2023 que autoriza a contratação temporária por excepcional interesse público. Será contratado um operário.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeto De leI Do eXeCUtIvo N° 0046/2023 que acrescenta vaga ao cargo de provimento efetivo de Técnico Administrativo, constante da Lei n° 1.618, de 30 de dezembro de 1992, que “Dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do Município, estabelece o plano de carreira dos servidores e dá outras providências”.

RetIRADo DA PAUtA De votAÇÕeS Pelo AUtoR o PRoJeto De leI Do leGISlAtIvo N° 0014/2023 De AUtoRIA Do veReADoR beNIlDo SoAReS/RePUblICANoS. A matéria inclui o conteúdo sobre a Cultura Tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino do Município de Venâncio Aires.

APRovADo PoR toDoS oS veReADoReS o PRoJeto De leI Do leGISlAtIvo N° 016/2023 De AUtoRIA Do veReADoR GeRSoN RUPPeNtHAl/PDt Denomina-se de rua “Delicardense Soares” a via pública “código 273”, no Bairro Macedo.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0003/2023 De AUtoRIA Do veReADoR GeRSoN RUPPeNtHAl/ PDt O documento requer homenagem à Haas Madeiras, pela comemoração dos 50 anos.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0027/2023 De AUtoRIA Do veReADoR eZeQUIel StAHl/Ptb

O requerimento solicita homenagem a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Pádua da Rosa, pela passagem do seu 120º aniversário de fundação.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0028/2023 De AUtoRIA DA veReADoRA SANDRA HeleNA WAGNeR/PSb O requerimento solicita homenagem a Asuir João Silberschlag, pelos 50 anos dedicados a Folha do Mate, e pelo legado deixado na política e junto a clubes de serviço da comunidade venâncio-airense.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0029/2023 De AUtoRIA DA veReADoRA ClAUDete CIttolIN/ PSD. O documento requer homenagem ao CTG Erva Mate, pela comemoração dos seus 55 anos de fundação.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0030/2023 De AUtoRIA Do veReADoR DIeGo WolSCHICK/Ptb

O requerimento solicita homenagem aos 15 anos de atividades da empresa JR Hidráulica.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0031/2023 De AUtoRIA Do veReADoR CÉSAR GARCIA/PDt que requer homenagem à Trilha In Foco, empresa do ramo de fotografia, pela comemoração dos seus 10 anos.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0032/2023 De AUtoRIA DA veReADoRA SANDRA HeleNA WAGNeR/PSb O requerimento de licença para tratar de interesse particular, no período de 17 de abril a 30 de abril de 2023.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0033/2023 De AUtoRIA DA veReADoRA lUCIANA ReGINA

SCHeIbleR/PDt O requerimento solicita homenagem à Escola Infantil Balão Mágico, pela comemoração dos seus 25 anos.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0034/2023 De AUtoRIA Do veReADoR ANDRÉ PUtHIN/mDb O requerimento solicita homenagem ao Interact Clube, pela comemoração dos seus 40 anos.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0035/2023 De AUtoRIA Do veReADoR ClÉCIo eSPÍNDolA/ Ptb O documento requer homenagem ao Augusto Martins, Nelson Dorneles, Fortunato Reginatto, Joaquim de Quadros, André Luís da Silva, Luiz Henrique Viana, Eduardo Martini e Augusto Hickmann por representar Venâncio Aires e a 24° Região Tradicionalista na FECARS.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0036/2023 De AUtoRIA Do veReADoR JAIRo beNCKe/PSb. O requerimento busca homenagear o Centro Educacional Educare, que comemora 10 anos de fundação em 2023.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0037/2023 De AUtoRIA Do veReADoR JAIRo beNCKe/PSb. O requerimento busca homenagear o Rotakids Venâncio Aires Chimarrão, clube ligado, coordenado e monitorado pelo Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, que incentiva as novas gerações do nosso município a trabalhar pelo bem da comunidade com ações sociais e ambientais, que comemora 10 anos de existência em 2023.

APRovADo o ReQUeRImeNto N° 0038/2023 De AUtoRIA Do veReADoR SAmUel AURI De melo GISCH/PDt O requerimento solicita que seja prestada homenagem à empresa “Pretto Materiais de Construção”, pela passagem de seus 20 anos de criação.

FETAg SE REÚNE COM O MINISTéRIO PÚBlICO DO TRABAlhO PARA TRATAR DE NOTIFICAÇõES TRABALHISTAS DE pRODUTORES Notificações de fumicultores ocorreram nas últimas semanas sobre normas trabalhistas. Entidades representativas buscam orientar produtores

Nas últimas semanas a sombra das notificações feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), se voltaram contra os produtores de tabaco. A situação não é nova, mas ganha força após casos de trabalho analógo à escravidão registrados no Rio Grande do Sul. A contratação de diaristas para atuação nas lavouras foi o foco das notificações de fumicultores de Venâncio Aires e municípios da região. Cumprimento do regramento trabalhistas e normas de proteção foram os pontos de fiscalização. Inicialmente os produtores foram notificados para apresentação de documentos e comprovação de cumprimento das normas. Para discutir a situação e analisar caminhos legais para essas contratações de trabalhadores diaristas, a Federação

dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FetagRS) irá se reunir com representantes do MPT para analisar a situação dos produtores. O encontro está agendado para a próxima segunda-feira, 17 e foi confirmado pelo presidente da entidade sindical, Carlos Joel da Silva.

MOBILIZAÇÃO

Além da reunião entre dirigentes sindicais dos trabalhadores rurais e o MPT em Porto Alegre, na terça-feira, 18, será realizada reunião entre as federações (Fetag e Farsul) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul. “Algo vai precisar ser feito, se não teremos aumento de desemprego ali na frente e produtores abandonando o campo,” finaliza Silva.

ASSEMP ANUNCIA PRESIDENTES DA OKTOBER, CONSTRUARTE

E CHRISTKINDFEST

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul apresentaram nesta sexta-feira, 14, as lideranças que vão comandar as equipes organizadoras de quatro grandes eventos realizados em parceria em Santa Cruz: Semana do Empreendedor, Construarte e Multifeira, Oktoberfest e Feirasul e Christkindfest.

Os nomes foram divulgados durante solenidade realizada no Espaço Assemp, no Parque da Oktoberfest, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.

Na ocasião, o presidente da Assemp, Ricardo Bartz, anunciou os nomes das novas lideranças. A personal trainer Luciana Elisa Kappel, presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc), é a coordenadora da 15ª Semana do Empreendedor.

Já o engenheiro civil Leo Azeredo, presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), vai comandar a 8ª Construarte e a 9ª Multifeira. A presidência da 38ª Oktoberfest e Feirasul ficará com o empresário João Goerck, tendo como vice-presidente, o delegado Luciano Menezes. O último evento do ano, a Christkindfest, segue no comando do empresário Victor Kaminski.

e X t RAto D e e DI tA l N.º 001/2023

D e PR o C e SS o S elet I vo SI m P l I f ICAD o PARA

C o N t RAtAÇ ão P o R PRAZ o D ete R m INAD o

OBJETO: Realização de processo seletivo simplificado visando à contratação de 01(UM) Contador, para a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires/RS, por prazo determinado. Encontra-se afixado, a partir do dia 18 de abril de 2023, no Mural de Publicações e publicado no site do Poder Legislativo, www.venancioaires.rs.leg.br, de forma detalhada o Edital na íntegra, contendo todas as exigências e os critérios exigidos para a participação no referido processo.

INFORMAÇÕES: Na secretaria da Câmara de Vereadores, localizada na Rua Júlio de Castilhos, n.º 325, Venâncio Aires – RS. Venâncio Aires/RS, 14 de abril de 2023.

GeRSoN RUPPeNtHAl Presidente

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler

Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415

Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

2 15 DE ABRIL 2023 SÁBADO www.OLAJORNAL.cOm
Janine Niedermeyer Novos presidentes foram anunciados na tarde desta sexta-feira, 14

MaIs solo, MaIs água

em temos de estiagem, manejo adequado pode salvar a lavoura contribuindo para retenção de água. Dia nacional de Conservação do Solo, celebrado neste sábado, 15, mostra que a terra é o maior local para armazenar água

correto manejo

Em tempos de estiagem, o manejo adequado do solo é a inovação que pode salvar a lavoura contribuindo para a retenção de água. Tanto que o tema foi pauta do South Summit Brazil, o maior evento de inovação realizado em Porto Alegre, de 29 a 31 de março. O painel sobre o assunto colocou a atenção às boas práticas de conservação em patamar ainda mais relevante na construção de um ambiente antifrágil para a escassez, que se iguala à irrigação. “É surpreendente que em áreas onde teve o correto manejo, está tendo uma produtividade equiva-

lente a áreas sem o correto manejo mas com irrigação. Mas uma coisa não tem que excluir a outra. Você tem que somar as coisas vencedoras”, afirma o diretor de Crédito Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, um dos painelistas. Ele refere-se aos bons resultados do programa Operação 365 desenvolvido em parceria com instituições para estimular a qualidade do solo utilizando com eficiência os recursos naturais.

O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, explica que isso é possível porque a capacidade de reserva de água no solo é muito grande, entretanto passa por um trabalho profundo de correção de características físicas e químicas do mesmo. “Principalmente químicas que precisam permitir com que as raízes das plantas alcancem a água. É um trabalho de base na ciência agronômica. Para muitos, isso ainda é inovação”, explica.

Mas o trabalho vale a pena. “A gente tem verificado que em anos como esse quem fez esse trabalho consegue ainda mitigar significativamente os problemas que a seca pode apresentar, porque conseguiu enviar raízes a lugares que outros não conseguiram”, afirma.

Vale OurO Agricultor, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, considera o manejo do solo o caminho de continuidade para a segurança ambiental e de produção das lavouras. “O maior local para armazenar água é no próprio solo. O aprofundamento de raízes ajuda a fazer o processo de descompactação do solo”. Cita como exemplo as culturas de inverno como trigo e milho, pelo sistema radicular agressivo que possuem e que auxilia na descompactação. No caso do milho, há ainda uma necessidade de aumento da produção para atender

unIsC CoMo alIada paRa analIsaR, CoRRIgIR, COnSerVar e prOteger a terra

Central analítica da universidade de Santa Cruz do Sul conta com laboratório de solos para melhorar o manejo de áreas produtivas. nova unidade foi inaugurada neste ano no estado do mato grosso

A Central Analítica da Unisc conta com um laboratório de análise de solos desde 1988, e no início do ano a universidade inaugurou uma unidade no Mato Grosso. A partir deste trabalho a universidade tem colaborado na melhoria da produtividade e conservação das áreas de cultivos. Este tipo de direcionamento laboratorial aponta aos agricultores os minerais deficitários e as quantidades necessárias para correção. Há 10 anos a unidade de análise recebia 30 mil amostras de solos para exames. Em 2022 foram mais de 300 mil.

Os números colocam a Central Análitica da Unisc em destaque nacional e tornam a unidade referência para este tipo de serviço no país. A análise de condições da terra para plantio tem registrado crescimento, principalmente buscando adequação de produtividade e rentabilidade. Segundo o coordenador da Unisc Serviços, Paulo Roberto Theisen, solo saudável é garantia de rendimento melhor aos agricultores.

“Solos com manejo adequado, conseguem permitir uma produção melhor e garantir melhor rendimento no campo. O laboratório de solos da Unisc, em 2010, passou por mudanças, com melhor tecnologia, automação dos pro-

laboratório

cessos e mais agilidade nos resultados. Já tínhamos uma presença forte neste tipo de trabalho no Rio Grande do Sul e realizamos análises para diversos produtores do centro-oeste. Buscando diminuir a logística para envio de amostras de solo, aproximamos o trabalho da universidade criando uma nova unidade na cidade de Primavera do Leste.”

O Rio Grande do Sul é um dos estados com maiores diferenças geológicas. Conforme o profissional, no Vale do Rio Pardo não é diferente. Isso porque, na parte alta da região, o solo é mais argiloso, e já na parte baixa, a partir de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, a estrutura é mais arenosa. “Esta parte está ligada ao bioma pampa, que é outro tipo de solo, e precisa de um cuidado maior para repor nutrientes e ter composição sau-

dável. Entre as medidas que colaboram para a conservação do solo nesta região estão o plantio direto, utilização de palhada, ações para evitar o desassoreamento, e análise constante para nutrientes necessários,” comenta Theisen.

taBaCO

A principal cultura agrícola do Vale do Rio Pardo também está conectada às ações de conservação de solo. Segundo o profissional, o sistema integrado já aplica medidas para garantir áreas de cultivo saudáveis. “A Central Analítica da Unisc possui parceria com todas as indústrias que atuam no tabaco, e percebemos o quanto estão alinhadas as medidas de conservação do solo. O tabaco é uma das culturas que mais tem monitoramento de condições de plantio e de solo,” finaliza.

a demanda da proteína animal.

Polo vê na pauta uma gama de oportunidades a serem trabalhadas como capacitação e pesquisa, em busca de maior qualidade, rendimento e sustentabilidade.

“Temos um bom caminho pela frente, precisamos unir esforços dentro do poder público, privado, das universidades e potencializarmos a melhoria da qualidade do solo. Precisamos juntos fazer uma grande corrente envolvendo orientação técnica para melhoria do solo, vai fazer a diferença”, avalia o secretário.

a BaSe

Se o manejo adequado é a garantia

de que o solo terá melhor capacidade hídrica para a produção, é então a base de uma economia estável. Em um país com vocação agrícola cujo estado gaúcho possui 40% do PIB vindo do campo e que deixou de colher, por baixo, cerca de três milhões de toneladas de soja na última safra devido à estiagem, focar em boas práticas é estratégico. “Discutir a capacidade de manter cadeias produtivas poderosas e efetivamente garantir a estabilidade dessas cadeias é garantir a estabilidade de emprego e renda para milhões de pessoas do Brasil, porque muitos desses empregos estão dependentes dessa estabilidade”, conclui superintendente do Senar-RS.

Falta de Boas pRátICas pode

preJuDiCar FinanCiamentOS De SaFra

Assim como outros financiamentos, as ações de risco ou de cuidados podem gerar prejuízos. É o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o principal financiador de safras aos pequenos produtores. O Pronaf exige apresentação de análise de solo para agricultores familiares. Em Venâncio Aires, o escritório local da Emater/Ascar ajuda os produtores na elaboração dos projetos para obtenção do crédito. Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da unidade venâncio-airense, Vicente Fin, o assunto é fundamental e precisa receber atenção dos produtores, para o manejo correto do solo, já que pode barrar o acesso aos financiamentos agrícolas.

“Dia Nacional da Conservação de Solo, para ver a importância, recebe um dia especial. Isso envolve um contexto, a humanidade desde o passado, utilizava a terra para garantir a sua existência. Queira ou não, o solo é um bem valioso, gera alimentos. É significativo e deve ser olhado desta forma. E também é preciso enxergar o solo como um ser vivo, ali dentro existe parte mineral, fertilidade natural, e que dependendo da sua condição produz mais ou menos alimento para a subsistência humana,” destaca Fin.

O chefe da Emater destaca também que a maior parte do Proagro concedido na região ocorre por problemas de estiagem, onde os cuidados

com o solo ganham espaço de oportunidade para fazer a diferença. O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária é um programa do governo federal que visa isentar o produtor rural de obrigações financeiras relativas aos financiamentos rurais de custeio agrícola quando a lavoura assistida tiver sua receita reduzida por causa de eventos climáticos ou pragas e doenças sem controle.

Segundo Fin, os impactos da estiagem podem ser mitigados com a melhoria do manejo que aumenta a matéria orgânica no solo, diminui a densidade e a compactação. “Bem precioso que a cada dia pode ser melhorado e devolver melhores produções,” conclui Fin.

15 DE AbRiL 2023 sábADO 3 www.OLAJORNAL.cOm
Ana Paula Weber/Arquivo Olá Janine Niedermeyer tema foi pauta no South Summit Brazil maior evento de inovação Áreas com sem irrigação têm a mesma produtividade de áreas irrigadas
Unisc
Divulgação/AI da unisc em 2022 recebeu mais de 300 mil amostras de análise de solo Chefe da emater, Vicente Fin destaca relevância do manejo Divulgação Solo saudável é requesito básico para liberação de recursos aos produtores

Liga Feminina de COmBaTe aO CÂnCeR ESTIMULA DOAçõES DE LEITE EM PÓ

Entidade busca garantir melhor estoque de produtos e maior prazo de validade para repasse de doações aos pacientes. Novo formato de doações foi anunciado na última semana

Liga Feminina repassa leite integral aos pacientes atendidos pela entidade

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires alterou as formas de doações de leite, repassadas aos pacientes acompanhados pela entidade. O produto, de forma integral, tradicionalmente é doado em unidades de litro. Entretanto, a validade e espaço para estocagem exigiram alterações na política de doações da entidade. Com isso, a Liga passa a receber também leite em pó.

Com a mudança, a instituição de apoio aos pacientes oncológicos busca otimizar os repasses do produto, com melhorias no estoque e duração do produto. A direção solicita, que quando possível as doações sejam feitas na modalidade em pó.

Conforme a nutricionista da Liga, Geane Caetano, a mudança ocorre como forma de garantir maior estocagem e validade do produto. “A mudança ocorre por conta do armazenamento, já que as unidades em litro acabam ocupando mais espaço no estoque. A validade do produto, limitando que ocorram grandes estoques. Estamos sempre monitorando a validade para repassar as doações.”

Segundo a diretoria da entidade, o leite em pó em pacote de um quilo corresponde a oito litros integrais, além de possuir maior validade nesta modalidade. “Do ponto de vista nutricional não tem diferença nenhuma do leite de caixinha para o leite em pó,” explica Geane.

LEITE EM LITRO

De acordo com a vice-presidente da Liga, Manon Pierret, o leite em cai-

FILMES

xas seguirá sendo recebido pela entidade. “Em março foram 600 litros de leite distribuídos aos pacientes. Estamos tentando introduzir essa mudança. Mas é importante deixar claro que não vamos deixar de receber as caixinhas de leite líquido.”

DESPESAS

Atualmente, segundo a diretoria da entidade, as despesas mensais da Liga estão em torno de R$ 15 mil. “Sendo que o maior gasto, é com farmácia, em torno de R$ 9 mil, são medicamentos que a Liga ajuda os pacientes adquirirem (medicamentos que não fazem parte do rol de medicamentos contemplados pelo SUS). Outros gastos são com psicóloga, nutricionista, algumas consultas, dieta especial (suplemento alimentar), fralda geriátrica, funcionária, manutenção de sistema de gestão,” comenta Manon.

Todo o trabalho é realizado a partir de doações e eventos sociais, para garantir receita. Para aumentar as receitas e garantir o equilíbrio das contas, a Liga realiza campanhas de doações. Interessados em ajudar podem realizar doação de qualquer valor pela chave Pix: CNPJ 04359879000113.

JANTAR

A Liga Feminina de Combate ao Câncer também prepara a realização do tradicional Jantar do Risoto. O evento ocorre no dia 25 de maio, na OASE da Comunidade Luterana, no centro de Venâncio Aires. Os convites serão comercializados em breve com as integrantes da Liga.

mUSeU aBRe neSTe dOmingO

O domingo será de programação especial no Museu de Venâncio Aires. O espaço de resgate da memória venâncio-airense estará aberto das 15h às 19h. Entre as exposições em exibição no local estão o “Arte Criativa, que apresenta fotos realizadas durante o curso de fotografia oferecido pela Casa de Cultura. Durante a semana o funcionamento do local é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

hoRóScopo

ÁRIES

As atenções estão voltadas para de um jeito bom, ariano. É um momento de maior brilho e força para fazer acontecer. A carreira deve demandar sua atenção por esses dias.

CÂNCER

A carreira está em destaque durante esse período, canceriano, e durante essa semana será importante ter uma boa relação com os sócios e parceiros. Tente equilibrar o ceder e forçar.

LIBRA São dias mais favoráveis para ficar com as pessoas mais íntimas e próximas. A lua está pedindo diminuição de ritmo e ilumina a sua casa e família. Vale dar mais atenção ao parceiro e programas caseiros.

CAPRICÓRNIO

Apesar de ser uma lua minguante, que pede desaceleração. Aproveite o momento para mostrar suas ideias e colocar força nos seus projetos. O clima é favorável no trabalho e você pode ter boas oportunidades.

NA MIRA DO PERIGO

Ano: 2021

Onde: TC ACTION

Quando: 15/04 às 22h

Duração: 1h47min

Classificação: 16 anos

Jim, um ex-fuzileiro naval que decide se tornar fazendeiro na fronteira entre Arizona e México tenta levar uma vida calma. Mas para sua surpresa, ele acaba se tornando o improvável defensor de Miguel, um jovem que teve sua mãe assassinada pelo cartel mexicano. O menino tenta desesperadamente fugir dos assassinos que o perseguiram até os Estados Unidos. Jim, então, decide ajudá-lo a chegar em segurança em seu destino e para isso precisa encarar o cartel de frente.

NOITES QUENTES DE VERÃO

Ano: 2017

Onde: PARAMOUNT

Quando: 16/04 às 14h40min

Duração: 1h50min

Classificação: 14 anos

Com o indicado ao Oscar Timothée Chalamet. Um adolescente tímido tem sua vida transformada em um intenso verão na praia em 1991. Experimentando pela primeira vez o amor, as festas e os amigos, ele acaba perdido numa confusão de drogas e mafiosos. No elenco estão: Timothée Chalamet, Maika Monroe, Alex Roe, Emory Cohen e Thomas Jane. A direção é de Elijah Bynum.

LEITURA

Era uma vez um mundo que não era apenas perfeitamente dividido em economias prósperas e retrógradas, mas os bebês também eram abundantes, havia mais trabalhadores do que aposentados e as pessoas desejavam ter suas próprias casas e carros. As empresas não precisavam enxergar além da Europa e dos Estados Unidos para terem sucesso. O dinheiro impresso era a moeda corrente para todas as dívidas, públicas e privadas. Na escola, eles nos diziam como deveríamos “participar do jogo”, e crescemos pensando que as regras permaneceriam as mesmas quando conseguíssemos nosso primeiro emprego, criásse-

NOITE PASSADA EM SOHO

Ano: 2021

Onde: TC CULT

Quando: 16/04, às 19h55min

Duração: 1h57min

Classificação: 16 anos

Noite Passada em Soho acompanha Eloise (Thomasin Mckenzie), uma jovem apaixonada por design de moda que consegue, misteriosamente, voltar à década de 1960. Lá, ela encontra Sandy (Anya Taylor-Joy), uma deslumbrante aspirante a cantora por quem é fascinada. O que ela não contava é que a Londres dos anos 1960 pode não ser o que parece, e o tempo passa cada vez mais a desmoronar, levando a consequências sombrias.

Editora: Alta Cult; 1ª edição (19 julho 2021)

Autor: Mauro F. Guillén 288 páginas

TOURO

É uma semana em que o contato com a fé e a espiritualidade estão muito favorecidos. Você pode até se sentir mais protegido por uma força maior, taurino. Estudos podem precisar de maior dedicação.

LEÃO

É uma semana interessante para cuidar dos detalhes que impactam diretamente a sua rotina. Se dedicar aos estudos ou até iniciar um novo curso que tenha relação com o seu trabalho pode ser uma boa.

ESCORPIÃO

É uma semana interessante para se comunicar mais e falar tanto sobre assuntos leves quanto sobre assuntos mais íntimos e profundos. As conversas, os diálogos serão importantes.

AQUÁRIO

São dias em que você se sentir melhor disposto e mais animado. Aproveite o período para cuidar mais de si, sair com amigos e dar atenção à família. No trabalho você também estará com maior disposição.

mos uma família, víssemos nossos filhos saírem de casa e nos aposentássemos. Esse mundo ― e essas regras ― não existem mais. Todas essas tendências, atualmente em curso, convergirão no ano de 2030 e mudarão tudo o que você sabe sobre cultura, economia e o mundo. Segundo Mauro F. Guillén, a única maneira de entender verdadeiramente as transformações globais que estão ocorrendo ― e seus impactos ― é pensar lateralmente. Guillén nos incentiva a considerar a interação dinâmica entre uma variedade de forças que convergirão para um único ponto de inflexão que será, para melhor ou para pior, o ponto irreversível. 2030 é um guia extraordinário para as mudanças que estão por vir e um exercício de pensamento.

Fonte: Personare

GÊMEOS

Essa semana o planeta do amor chega no teu signo, geminiano, e o clima pode ficar mais alegre e interessante. É um momento em que a auto estima se eleva e vale a pena cuidar mais de si mesmo.

VIRGEM

É uma semana importante para se olhar mais e fazer mais o que gosta, virginiano. No trabalho você pode ter boas oportunidades e vale a pena equilibrar esse tempo entre focar na carreira e se divertir.

SAGITÁRIO

É uma semana boa para se divertir e fazer o que gosta, sagitariano, mas com cuidado para não gastar demais. Será importante ter organização e disciplina também durante esses dias.

PEIXES

É uma semana em que você se sentir com mais vontade de ficar em casa e com a família, pisciano. As relações íntimas, até de amizade, tendem a fluir bem e trazer prazer e alegria.

www.OLAJORNAL.cOm 15 DE AbRiL 2023 SÁbADO 4
Divulgação

PROgRama qUe gaRanTe nOva FOnTe de Renda aOS agRiCULTOReS

Quintais Orgânicos coordenado pela Embrapa e financiado pela Philip Morris Brasil foi criado para garantir segurança alimentar e nova renda aos produtores rurais no Sul do país. No Vale do Rio Pardo mais de 400 quintais foram criados Venâncio Aires integra uma lista seleta de 253 municípios do Sul do Brasil que já receberam árvores frutíferas e hortas do projeto Quintais Orgânicos da Embrapa.

A iniciativa comemora em dezembro deste ano 20 anos de fundação, e desde 2017 conta com suporte financeiro da Philip Morris Brasil. Inicialmente criado para garantir segurança alimentar aos pequenos agricultores, hoje o programa busca agregar nova renda aos agricultores familiares.

Na região já foram implantados

470 quintais pelo programa, destes, quase 30 são em Venâncio Aires. Atualmente a meta anual do projeto é de garantir a implantação de 100 unidades novas por ano. Ao longo destes 20 anos de trabalho já foram implantados

2.579 quintais, sendo 420,02 mil árvores plantadas, atingindo 74,5 mil beneficiários diretos.

Para a composição dos quintais, são adotadas três plantas frutíferas, provenientes de um conjunto de 20 espécies, que incluem pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja-do-rio-grande, araçá-ama-

relo, araçá-vermelho, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uvaia, videira, jabuticaba, guabiroba e butiá, selecionadas em função de suas características nutricionais e funcionais. A partir de 2018, além das espécies frutíferas, feijão, milho, três cultivares de batata doce e a espécie forrageira BRS Kurumi, foram incluídas doze espécies de plantas medicinais, totalizando 38 produtos cultivados no interior de cada Quintal.

“Um dos objetivos, quando iniciamos em 2003, o foco principal foi na segurança alimentar das famílias, com parceria do programa Fome Zero. A partir deste primeiro passo, o projeto se transformou em ação de contribuição ambiental, muito forte. Iniciamos com 12 espécies e hoje são 20 frutíferas, sendo 10 nativas. Para a Embrapa é um projeto também de transferência de tecnologia,” comenta o analista de transferência de tecnologia e coordenador do projeto, Fernando Rogério Costa Gomes.

Fotos: Guilherme Siebeneichler

Coordenador do projeto da Embrapa, Fernando Gomes comemora resultados ao longo dos 20 anos

AGREGAR

Segundo o coordenador do projeto, atualmente a ação busca agregar renda aos produtores rurais familiares, a partir dos cultivos implantados a partir do programa. “O Quintal é a segurança alimentar, consumo de frutas e grãos para as famílias, mas também faz a alavancagem do produtor. A atividade principal seguirá sendo a que o produtor já tem, seja com o tabaco, milho, aves,

SegUnda ediÇÃO dO PROjeTO COmUnidade EM SINTONIA DA RVA CHEGA A LINHA ESPERANçA

A Rádio Venâncio Aires realizou na quinta-feira, 13, a segunda edição deste ano do projeto Comunidade em Sintonia. O evento ocorreu na Sociedade 21 de Abril de Linha Esperança. A programação contou com palestras, exposições de artesanato e da agricultura familiar, animação musical, presença da Unidade Móvel de Saúde, apresentação de programas direto do local e sorteio de prêmios. As atividades inciam às 8h com a transmissão do programa Venâncio Entrevista, apresentado por Jeferson Schwingel. A programação também controu com a palestra ‘O empoderamento da família rural’, com a extensionista rural social da Emater Viviane Röhrs.

O almoço em benefício da comunidade anfitriã comercializou cerca de 400 cartões. As atividades seguiram durante a tarde, com apresentação do programa Encontro Alegre, comandado por Luis Graef, e animação do Musical Energia.

Sociedade 21 de Abril recebeu a segunda edição do projeto Comunidade em Sintonia na quinta-feira, 13

PRÓXIMAS EDIçõES

18/05/23 – Comunidade São José da Estância São José 15/06/23 – Comunidade Santo Antônio de Linha Sapé 13/07/23 – Comunidade Riograndense de Linha Arroio Grande

– Nossa Senhora de Lourdes do Miguelão de Monte Alverne 14/09/23 – Comunidade Evangélica de Linha herval.

COnFiRma 11 CaSOS de dengUe neSTe anO

COM A PRODUçÃO DE ALIMENTOS COMPLETA 20 ANOS venÂnCiO

O crescente número de casos de dengue em Venâncio Aires preocupa a Vigilância Sanitária. A situação exige medidas de contenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O município já contabiliza 11 positivados neste ano. Apenas nas duas últimas semanas foram 7 confirmados. Os bairros com casos confir-

mados são Cidade Alta, Macedo, Santa Tecla e União. Estão sujeitas à responsabilização as situações em que forem constatadas irregularidades, como criadouros de mosquitos, e não houver a colaboração do proprietário. O contato para denúncias de imóveis com criadouros pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9 9910-9500.

Além de pomares o projeto distribui para famílias sementes e mudas para hortas domésticas

mas também possa incluir novas fontes de renda a partir destes quintais. Que o produtor utilize uma das culturas para agregar novas rendas para a propriedade,” comenta Gomes.

A qualificação a partir das equipes técnicas da Embrapa, para agregar renda, seja pela venda das frutas e verduras ou processamento, faz parte do projeto.

“O projeto trabalha também na agregação de valor, nas frutíferas, para alcançar o mercado com outros produtos feitos, seja sucos, compotas ou geléias. Estamos falando de um quintal pequeno

nas propriedades, mas vendo projeções muito boas de futuro, em especial com o crescimento do consumo de alimentos orgânicos,” conclui.

O Quintais Orgânicos conta com espaço fixo no parque da Expoagro Afubra. No local, junto às outras pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. No local, árvores frutíferas, entre exóticas e nativas, que fazem parte do pacote entregue no programa são cultivadas. O projeto está participando das atividades da maior feira voltada à agricultura familiar há 12 anos.

venÂnCiO-aiRenSe ReCeBe tROFéu MuLhERES LuSO-BRASILEIRAS

Maria Lucia Costa, presidente da Associação Amigos do Cemuc recebeu homenagem entregue pela Instituto Cultural Português

Nesta segunda-feira, 10, o Instituto Cultural Português realizou cerimônia para homenagear mulheres que contribuam com a cultura luso-brasileira. Maria Lúcia Costa, presidente da Associação Amigos do Cemuc, foi uma das escolhidas para receber o reconhecimento. A indicação foi feita pelos representantes do Centro Luso-Açoriano de Venâncio Aires.

A solenidade de entrega do troféu ocorreu na tarde desta segundafeira, no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento também marca os 44 anos de fundação do instituto no Rio Grande do Sul.

Integrantes da associação parti-

ciparam do ato de homenagem, assim como crianças que fazem parte dos grupos de danças folclóricas açorianas, promovido pelo centro venâncio-airense. O Grupo de Danças Folclóricas Açorianas Resgatando Nossas Raízes também recebeu um certificado de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos no município.

Maria Lucia Costa foi uma das primeiras apoiadoras do projeto, com a cedência de espaço para abrigar estudos, objetos e reuniões do Centro Luso-Açoriano em Venâncio Aires. Ainda em 2019 o espaço foi formalizado junto à Associação Amigos do Cemuc, onde também funciona o polo da Uninter do município.

www.OLAJORNAL.cOm 15 DE AbRiL 2023 SÁbADO 5
Divulgação Entrega do troféu ocorreu nesta segunda-feira, 10, em Porto Alegre Divulgação/RVA
17/08/23

SOLO

Os tempos de estiagem colocam o Dia Nacional do Solo, celebrado neste sábado, 15, em destaque. Isso porque o bom manejo do solo contribui para a retenção de água e pode, literalmente, salvar a lavoura. O Olá Jornal aborda o tema nesta e próximas edições para mostrar a importância das boas práticas e de que forma a nossa região vem cuidado da terra. Sempre combatida, a fumicultura tem liderado os trabalhos de pesquisa, capacitação e prática em suas lavouras.

Segurança nas escolas

A pauta de segurança nas escolas ganha destaque após o ato criminoso em Blumenau, na última semana. Em Venâncio Aires os pais de alunos da rede pública se mobilizam e buscam unir forças para garantir ações efetivas de segurança nos educandários. Na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 10, um grupo de familiares ocupou a tribuna livre e cobrou ações de proteção às unidades escolares. Os vereadores manifestaram apoio às necessidades dos pais e responsáveis, encaminhando indicações ao Executivo Municipal e propondo a criação de comissão e realização de audiência pública para ampliar os debates. O momento é de união de forças para garantir tranquilidade aos estudantes e familiares.

HannoveR

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), participa da Missão Empresarial à Hannover, na Alemanha, para a Feira de Desenvolvimento da Indústria Hannover Messe 2023. A autorização de afastamento do país foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 10. O gestor participa da viagem entre os dias 15 a 23 de abril de 2023. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD) também integra o grupo local, junto com o vice-presidente da Caciva, Vilmar de Oliveira.

TABACO E Exportações

Os negócios com tabaco puxaram as exportações do estado e mostraram a força da cadeia produtiva para a economia do Rio Grande do Sul. Os números são recorde, e fundamentais para ampliar a defesa do setor, em ano de Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Os representantes da cadeia produtiva querem garantir posição de apoio em órgãos governamentais, que integram a delegação brasileira, a partir dos aspectos econômicos, movimentados pelo tabaco.

PL

Nesta quinta-feira, 13, a deputada estadual Kelly Moraes (PL) realizou a instalação da Frente Parlamentar de Combate aos Feminicídios da Assembleia Legislativa. O evento foi realizado em Santa Cruz do Sul. De Venâncio Aires participaram Alexandre Wickert e Arnildo Camara. Wickert vai presidir o PL no município e está organizando a direção do partido. A sigla também deve receber pelo menos dois vereadores que atualmente estão no PTB. Alexandre já colocou o seu nome para disputar a Prefeitura, e vai contar com apoio de lideranças do PL na região, como do deputado federal Marcelo Moraes e de Kelly.

Perda

O falecimento da contadora da Câmara de Vereadores, Sueli de Fátima Graff, pegou todos de surpresa, e é uma perda para o serviço público municipal. Fátima era uma referência e uma rica fonte de informações sobre os trâmites burocráticos do Legislativo, tinha conhecimento histórico. Nos resta, como jornalistas venâncio-airenses, agradecer a atenção e o envolvimento de sempre. Ficam os ensinamentos e lembranças da convivência. O seu trabalho ético e de excelência seguem na Casa do Povo, com certeza. Abraço e força aos colegas e familiares.

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

VeReadoRes enCaMInhaM pRopostas paRa melhOrar a Segurança naS eSCOlaS

indicações e moções buscam ampliar ações de segurança na rede escolar. encaminhamentos ao governo municipal ocorrem após participação de familiares pedindo atenção sobre o tema durante sessão desta semana

A semana foi de debates para melhorar a segurança dos estudantes em Venâncio Aires, após casos de ataques registrados em escolas no país. Na reunião da Câmara de Vereadores o assunto ganhou espaço, com a participação de pais e responsáveis, que pediram apoio dos parlamentares em medidas que possam ampliar a segurança nos educandários venâncio-airense.

A tribuna livre de segunda-feira, 10, foi ocupada pelo profissional de transportes, Claudemir Bittencourt, e os pais de alunos, Juliana Oliveira da Luz e Luciano Silva. Eles representam um grupo de mais de 500 membros, que foi criado para discutir medidas de segurança nas escolas. Frente às solicitações feitas pelos familiares de crianças e jovens em idade escolar, os vereadores de Venâncio Aires encaminharam solicitações e pedidos ao Governo Municipal para buscar medidas que aumentem a segurança nas unidades escolares.

O presidente da Câmara de Vereadores Gerson Ruppenthal (PDT) encaminhou indicação à Administração Municipal para que analise a viabilidade de implantação de um aplicativo de telefones celulares a professores e funcionários de escolas e creches Municipais e conveniadas, de modo que possa incrementar a segurança das instituições.

No mesmo sentido, ainda na segunda-feira, 10, Diego Wolchick (PTB) enviou ao Governo Municipal indicação para avaliar a implantação nas escolas municipais o sistema de botão de pânico. O mesmo modelo de ação foi anunciado na última sexta-feira, 07, pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, e será implantado em mais de 40 escolas. O parlamentar também encaminhou ao Governo Municipal outra indicação, sugerindo a obrigatoriedade do fechamento de portões em horário letivo das escolas municipais, também com a permanência efetiva e fixa de pelo menos um segurança em cada unidade escolar pública municipal.

A vereadora Luciana Scheibler (PDT) é autora de indicação ao Executivo, para a implantação de protocolo de segurança nas escolas, com destaque para ações

de prevenção contra a violência e combate ao bullyng; assim como regulamentação para que os portões de acesso sejam fechados, com treinamento de professores e servidores para situações de emergência.

Já Sandra Wagner é autora de moção, que apela ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, para que seja alterado o horário de acolhida, iniciando meia hora antes das aulas, com objetivo de proporcionar maior segurança aos estudantes e tranquilidade aos pais e responsáveis.

Renato Gollmann (PTB) também encaminhou indicação ao Governo Municipal, estudo de viabilidade para ter um responsável na entrada do portão das escolas, meia hora antes do inicio de cada período iniciar, para maior segurança e tranquilidade.

Repasses de ICMs ao MunICípIo têM queDa De 23,5% nO primeirO trimeStre

entre janeiro e março deste ano foram repassados em iCmS para a prefeitura de Venâncio aires r$ 11,04 milhões. Já em repasses do Fpm, município teve crescimento no trimestre de 4,43%

O primeiro trimestre de 2023 encerrou com queda nos repasses do ICMS à Prefeitura de Venâncio Aires. A redução, comparada ao mesmo período de 2022, é de 23,5%. Entre janeiro e março deste ano foram repassados ao tesouro municipal, R$ 11,04 milhões. No ano anterior o valor destinado ao Município foi de R$ 14,4 milhões.

O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é arrecadado pelo Governo Estadual e parte dos valores é direcionado aos municípios, distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade. Janeiro foi o mês com maior volume de recursos pagos por meio do tributo. No total foram repassados à Prefeitura de Venâncio Aires R$ 4.103.677,84. A estimativa inicial era ter direcionado ao caixa municipal R$ 3.914.56,32. Em fevereiro deste ano foram pagos R$ 3,36 milhões, quando a previsão era de repassar R$ 3,17 milhões. Já em março foram encaminhados R$ 3,57 milhões, sendo R$ 3,67 milhões previstos.

Fpm

Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ti-

veram crescimento de 4,43% no trimestre de 2023. No total o recurso movimentou para Venâncio Aires mais de R$ 12,7 milhões. No mesmo período do ano passado o valor alcançou R$ 12,2 milhões. Junto com o ICMS a transferência do FPM por meio do Governo Federal são as principais fontes de receitas do orçamento municipal. No FPM, janeiro encerrou com a destinação de R$ 4,03 milhões, a estimativa era de repassar ao tesouro municipal R$ 3,4 milhões.

Em fevereiro o valor alcançou R$ 5,43 milhões, o estimado era de R$ 5,30 milhões. E em março o valor chegou a R$ 3,23 milhões, e a estimativa era de direcionar ao Município R$ 3,07 milhões.

O fundo é uma transferência constitucional, da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

reFOrma

Em debate no Congresso Nacional a reforma tributária também terá impactos nas arrecadações das prefeituras. Em relação aos repasses para o Municípios, um dos pontos de preocupação levantados pelos gestores é a possível queda na arrecadação a partir da unificação do Imposto Sobre Serviços (ISS) pela instituição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Durante participação na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, no último mês, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que a meta da reforma é garantir a simplificação. “O caminho é o diálogo. Nós queremos que os municípios arrecadem mais, arrecadem melhor e a economia cresça”, resumiu.

www.OLAJORNAL.cOm 15 DE AbRiL 2023 sábADO 6
Guilherme Siebeneichler Bittencourt, Silva e Juliana ocuparam a tribuna em nome dos pais de estudantes de Venâncio, pedindo mais segunça nas escolas Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá

dePUtado PeZenti Vai soliCitar ao Presidente lira MISSão oFICIaL da CÂMara FEdEraL na CoP10

Deputado federal Rafael Pezenti (MDB) busca formar missão oficial para participação do Congresso em evento antitabagista. Solicitação da nova voz a cadeia produtiva e será levada ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP) Formar uma missão parlamentar oficial à 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) é a meta do novo deputado federal Rafael Pezenti (MDB). A proposta será levada ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP) com objetivo de formalizar o grupo que acompanhará os debates do evento antitabagista que ocorrerá em novembro, no Panamá.

Ex-fumicultor, o catarinense busca maior efetividade da atuação política. “Dá mais peso para nossa representação política e, com mais musculatura política, a gente consegue também mais avanços. É por enquanto um projeto embrionário, a gente precisa dar um pouco mais de corpo para essas discussões. Mas eu estou com boas expectativas para essa COP. Acho que a gente vai conseguir avançar em alguma coisa”, projeta.

O jovem deputado quer fazer ainda mais. Seu alvo é levar a cultura do tabaco ao conhecimento dos seus colegas de parlamento. “O deputado lá de Rondônia que mora em Porto Velho vota a favor ou contra o nosso setor sem saber o que ele é, assim como eu que sou catarinense, sou do Sul do Brasil, também coloco a minha digital em votações que impactam a vida do manauara, lá no Amazonas. É importante que a gente tenha conhecimento sobre o que acontece nesses vários Brasis”.

Membro titular da Comissão de Agricultura, o foco é angariar apoio político a favor da cadeia produtiva na COP10.

“Eu tenho como missão não só ficar dando soco na tribuna, batendo, enfrentando o governo. Eu tenho como missão levar conhecimento, mostrar para outros parlamentares o que é a cadeia produtiva do fumo e, conseguindo fazer isso, teremos mais parlamentares para tentar mudar um pouco o direcionamento dessa COP”, avalia.

BoaS PrÁTICaS

Desmistificar a fumicultura também é uma das urgências para Pezenti. Mostrar as boas práticas agrícolas, ambientais e sociais é necessário principalmente em ano de COP. “Lá em Brasília quando eu falo em fumicultura, as pessoas já vêm com as pedras nas mãos para dizer que é muito agrotóxico utilizado nessa produção quando na verdade o fumo é uma das culturas que menos emprega defensivos agrícolas. A gente emprega 40 vezes menos defensivos agrícolas no fumo do que no tomate, 39 vezes menos do que na maçã”, afirma.

Como ex-fumicultor e filho de produtores no município de Petrolândia (SC), fala do assunto com propriedade.

“Minha família plantava Virgínia numa pequena propriedade, conheço todo o processo produtivo e eu tenho acompanhado desde então um monte e mentira. A ca-

deia tem um controle muito rígido na aplicação, no uso de EPIs, sem contar todo o processo de sustentabilidade que a cadeia sempre fomenta há muito tempo com a erradicação do trabalho infantil, com projetos ambientais”.

Mais uma vez, a falta de conhecimento da cultura leva a consequências no Congresso, segundo o deputado. “Tudo isso mostra que a cadeia produtiva do tabaco está preocupada com a sustentabilidade, que a gente precisa colocar isso não só dentro das propriedades rurais mas principalmente dentro do Congresso Nacional porque as leis são feitas, são mastigadas e entregues para a população lá”.

Os projetos ambientais fazem parte de sua memória de criança quando participou do projeto Verde É Vida da Afubra quando estava na primeira série e plantou a muda de jabuticaba que ganhou na escola. “Toda vez que vou lá na casa dos meus pais eu lembro desse projeto e como foi importante para mim”, lembra.

Desta forma, considera-se um legítimo representante do fumicultor. “A minha missão em Brasília é defender o pequeno produtor, aquele que precisa de verdade de um suporte do estado”, conclui o deputado.

DIGITAL SAFEWEB

Pague em até 12x no cartão

InGLaTErra E oS CIGarroS ELETrÔnICoS

A Inglaterra anunciou nesta semana que vai distribuir cigarros eletrônicos para quem deseja parar de fumar. Intitulado de ‘Trocar para Parar’, o programa do governo inglês busca auxiliar os fumantes a trocar o cigarro por alternativas menos prejudiciais como estímulo para que deixem o hábito. O kit será distribuído gratuitamente para um milhão de fumantes, ou seja, quase um em cada cinco fumantes na Inglaterra receberá um kit juntamente com uma cartilha comportamental, informou o governo. A iniciativa custará 45 milhões de libras e faz parte de um pacote de medidas apresentado pelo governo. Entre elas ainda está o repasse de 400 libras (cerca de R$ 2,5 mil) para mulheres grávidas pararem de fumar. De acordo com o governo, 9% das mulheres ainda fumam durante a gravidez e estudos indicam que incentivos financeiros e apoio comportamental podem ser eficazes. Em 2021 a 2022, 68 milhões de libras finnciados de subsídios de saúde pública oram gastos em serviços para parar de fumar pelas autoridades locais e quase 100.000 pessoas pararam com o apoio de um serviço para parar de fumar.

PIonEIrISMo BrITÂnICo

Primeira ação do tipo no mundo, os britânicos saem na frente na corrida pela redução dos índices de fumantes no país. A linha de chegada é atingir a meta estabelecida em 2019 de acabar com o tabagismo com taxas abaixo de 5% até o final da década. Em 2021, a prevalência de tabagismo na Inglaterra era de 13%, a mais baixa já registrada. No entanto, uma revisão da meta de 2030, publicada no ano passado, mostrou que demorará pelo menos mais sete anos para ser alcançada, se outras ações não forem realizadas. O relatório recomendou a promoção do cigarro eletrônico como alternativa ao tabaco, mas afirmou que os cigarros eletrônicos não são uma “bala de prata” ou “totalmente isentos de riscos”. “Até dois em cada três fumantes ao longo da vida morrerão por fumar. Cigarros são o único produto à venda que pode matar se usado corretamente”, afirma o ministro da saúde, Neil O’Brien.

PoLÍTICa dE rECoMEndaÇão

Frente

Parlamentar de Combate a FeminiCídios da aSSEMBLEIa LEGISLaTIVa é InSTaLada na rEGIão

A Frente Parlamentar de Combate aos Feminicídios e à Violência Contra as Mulheres da Assembleia Legislativa foi instalada nesta quinta-feira, 13, em ato simbólico na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Os trabalhos da comissão especial serão presididos pela deputada estadual Kelly Moraes (PL). Durante o evento, a parlamentar destacou a importância da frente parlamentar no debate sobre a proteção das mulheres. “Lá na Assembleia temos a Procuradoria da Mulher, que é um espaço para tratar com todas as deputadas e deputados das questões sobre a proteção das mulheres. Essa frente é uma extensão da procuradoria da mulher do Rio Grande do Sul. Vamos trabalhar juntos para combater a violência contra as mulheres e

o feminicídio na nossa região.”

A deputada ainda salientou que os índices assustam e que os feminicídios têm aumentado muito. Atualmente, o Rio Grande do Sul ocupa a terceira colocação do ranking de estados com maior número de feminicídios no Brasil. “É mais um passo para tentar diminuir a violência”,

pontuou.

O ato contou ainda com a participação de deputados estaduais e federais, representantes do judiciário, órgãos de segurança pública e representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que coordenam as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

O sistema de saúde pública do Reino Unido (NHS, sigla em inglês) possui uma seção específica sobre os novos produtos de nicotina em sua página na internet. “Vaping para parar de fumar” traz uma série de informações para instruir e auxiliar o fumante nessa jornada. “Você tem quase duas vezes mais chances de parar de fumar se usar um vape em comparação com outros produtos de reposição de nicotina, como adesivos e chicletes”, afirma. Além disso, assegura que a nicotina não é o problema principal. “A nicotina em si não é muito prejudicial e tem sido usada com segurança por muitos anos em medicamentos para ajudar as pessoas a parar de fumar”, pontua o material informativo. Também ressaltam que cerca de dois terços das pessoas que usam um vape junto com suporte especializado param de fumar com sucesso. “Embora o vaping seja substancialmente menos prejudicial do que fumar, é improvável que seja totalmente inofensivo. Idealmente, se você está vaping para parar de fumar, você deve tentar parar de fumar também. A opção mais saudável é não fumar ou vaporizar. Se você não fuma, não comece a vaporizar”, lembra o sistema de saúde pública do Reino Unido.

www.OLAJORNAL.cOm 15 DE ABRIL 2022 SÁBADO 7
Ex-fumicultor, Pezenti se intitula representante legítimo no Congresso
CERTIFICADO
ME L HO R CU S TO X B E NEF Í C I O D O M ER C AD O
Divulgação
www.safeweb.com.br www.exatacontabil.com (51) 3741-7535 M CY
Janine Niedermeyer Frente parlamentar da assembleia Legislativa foi instalada na última quinta
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.