Confira a edição impressa do Olá Jornal desta quinta-feira, 11 de maio de 2023

Page 1

VENÂNCIO AIRES

Quinta-feira

11 de maio de 2023

Edição 559, ano 07

Distribuição Gratuita

OLÁ Venâncio @olajornal

Quinta:

O sol predomina em boa parte do dia. Mas, no decorrer da tarde, deve haver um aumento da nebulosidade na região. Faz frio ao amanhecer e à noite, e há chance de geada fraca e localizada, principalmente nas baixadas de locais de maior altitude. Já à tarde, promete ser de temperaturas amenas.

Mín: 09º máx: 21º

Sexta: O dia ainda começa nublado e há condições para alguma chuva fraca e passageira. Porém, assim que essa nebulosidade se dissipa, o sol predomina na região. Faz frio ao amanhecer e a noite, principalmente em pontos mais elevados do Vale. A tarde ficará agradável.

Mín: 08º Máx: 19º

Fonte: NIH/UNIVATES

da nossa história

cÂmara realiza sessão solene para marcar aniversÁrio de venÂncio

PÁGINA 4

Ao contar a história de Venâncio Aires, que nesta quinta-feira, 11 de maio, celebra 132 anos de emancipação, o Olá Jornal resgata o papel das mulheres no desenvolvimento da cidade. Essa trajetória vai desde a doação da área central para urbanização do município, feita por Brígida Joaquina do Nascimento, em 1864, até o papel de liderança das mulheres imigrantes na construção de uma nova comunidade. Este pioneirismo serve também para mostrar o papel das mulheres na evolução do município e ganha espaço nas edições impressas no mês de maio. PÁGINAS 6 e 7 comércio local otimista para vendas no dia das mães

PÁGINA 5

EDIÇÃO ESPECIAL 132 ANOS DE VENÂNCIO AIRES

Patrocínio:

abril registra queda nas exportações com tabaco em folhas

PÁGINA 5

transformação da indústria do tabaco em debate na suíça

PÁGINA 9

IN fo R m ATI vo

Se SS ão o RDINÁRIA D e S e GUNDA-fe IRA 08 D e m AI o D e 2023

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o ofÍCIo Do eXeCUTIvo N° 0136/2023 que encaminha o Projeto de Lei 0015/2023 para votação em regime de urgência.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0051/2023 que autoriza a abertura de crédito especial por excesso de arrecadação.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0015/2023 De AUToRIA De DIeGo WoLSCHICK/PTB. O decreto concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Udo Pierret.

APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0016/2023 De AUToRIA Do veReADoR eZeQUIeL STAHL/PTB. O decreto concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Rodrigo Machado Mello.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0018/2023 De AUToRIA Do veReADoR SAmUeL AURI

De meLo GISCH/PDT que concede Título de Cidadã de Venâncio Aires a Sra. Ana Amélia Maciel.

APRovADA A moÇão N° 0033/2023 De AUToRIA Do veReADoR ANDRÉ PUTHIN/mDB. A Moção de Apelo à Concessionária Rota de Santa Maria (Sacyr Concesiones), para recolocação do painel luminoso de advertência montado sobre carretão móvel no trevo de acesso ao município de Venâncio Aires na RSC-287.

APRovADo o ReQUeRImeNTo N° 0050/2023 De AUToRIA Do veReADoR JAIRo BeNCKe. O requerimento requer que seja prestada homenagem a “Comunidade de Linha Marechal Floriano”, pela programação desenvolvida por conta dos 150 anos de existência da localidade, que se comemorou em 2022.

APRovADo o ReQUeRImeNTo N° 0051/2023 De AUToRIA Do veReADoR eZeQUIeL STAHL/PTB. O documento solicita Audiência Pública para debater com a SACYR, Poder Executivo Municipal, Poder Executivo Estadual, Ministério Público, FEPAM, DAER e demais entidades interessadas sobre a construção de pontes secas, na RSC-287, no trecho compreendido entre Estância Nova e Mariante.

IN fo R m ATI vo

Se SS ão o RDINÁRIA D e QUARTA-fe IRA 03 D e m AI o D e 2023

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o ReQUeRImeNTo N° 0047/2023 De AUToRIA DA veReADoRA LUCIANA ReGINA SCHeIBLeR/PDT. Matéria autoriza licença para tratar de interesse particular pelo período de trinta (30) dias, a contar do dia 02 de maio de 2023.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o ofÍCIo Do eXeCUTIvo N° 0130/2023 que solicita votação em regime de urgência dos projetos de lei 048 e 049 de 2023.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0048/2023 que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, reformula o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo e o Conselho Tutelar.

APRovADo PoR UNANImIDADe o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0049/2023 que altera a redação do art. 2º da Lei nº 7.153, de 12 de abril de 2023, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar Operação de Crédito com a Caixa Econômica Federal”.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o PRoJeTo De LeI Do eXeCUTIvo N° 0050/2023 autoriza o Poder Executivo a prorrogar o Contrato Temporário decorrente da Lei nº 6.953, de 25 de fevereiro de 2022.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0003/2023 que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor Moacir Marasca.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0004/2023 De AUToRIA Do veReADoR ANDRÉ PUTHIN/mDB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Sr. Álvaro José Bernardi.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0005/2023 De AUToRIA DA veReADoRA CLAUDeTe CITToLIN/PSD que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires à Neuri José Schneid.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0006/2023 De AUToRIA Do veReADoR eLÍGIo WeSCHeNfeLDeR/PSB que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor Clóvis Antônio Schwertner.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0007/2023 De AUToRIA Do veReADoR GeRSoN RUPPeNTHAL/PDT que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires à Moacyr da Rosa Terres.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0008/2023 De AUToRIA Do veReADoR ReNATo GoLLmANN/PTB que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor José Alcampes Winck.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0009/2023 De AUToRIA Do veReADoR CLÉCIo eSPÍNDoLA/PTB que concede o Tìtulo de Cidadão de Venâncio Aires à Maristela Josefina Cetolin.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0010/2023 De AUToRIA DA veReADoRA LUCIANA ReGINA SCHeIBLeR/ PDT que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Sr. Cláudio José Dietrich.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0011/2023 De AUToRIA Do veReADoR ANDRÉ KAUfmANN/PTB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao senhor Nelceu José Wollmann.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0012/2023 De AUToRIA DA veReADoRA SANDRA HeLeNA WAGNeR/PSB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Marco Antônio Silva.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0013/2023 De AUToRIA DA veReADoRA ANA CLÁUDIA Do AmARAL TeIXeIRA/PDT que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Luiz Paulo Artus.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0014/2023 De AUToRIA Do veReADoR CÉSAR GARCIA/PDT que concede o Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Adilson Jair Bellan.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0015/2023 De AUToRIA Do veReADoR DIeGo WoLSCHICK/PTB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires” ao Senhor Udo Pierret.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0016/2023 De AUToRIA Do veReADoR eZeQUIeL STAHL/PTB que concede Título de Cidadão de Venâncio Aires ao Senhor Rodrigo Machado Mello.

APRovADo o PRoJeTo De DeCReTo Do LeGISLATIvo Nº 0017/2023 De AUToRIA Do veReADoR SAmUeL AURI De meLo GISCH/PDT que concede Título de Cidadã de Venâncio Aires a Sra. Ana Amélia Maciel.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o ReQUeRImeNTo N° 0044/2023 De AUToRIA De eZeQUIeL STHAL/PTB. O requerimento indica a utilização das sobras financeiras da Câmara Municipal de Vereadores, oriundas do repasse de duodécimo para a aplicação em segurança nas escolas da rede municipal.

APRovADo De foRmA UNÂNIme o ReQUeRImeNTo N° 0048/2023 De AUToRIA Do veReADoR JAIRo BeNCKe/PSB requerendo que seja prestada homenagem a “Comunidade de Linha Isabel”, pela extraordinária história de lutas e conquistas nos seus 150 anos de existência, que se comemora neste ano de 2023.

APRovADo PoR ToDoS oS veReADoReS o ReQUeRImeNTo N° 0049/2023 De AUToRIA Do veReADoR GeRSoN RUPPeNTHAL/PDT. O requerimento encaminha solicitação para uso da tribuna ao Deputado Estadual Airton Artus, (PDT/RS) para explanar sobre o seu Projeto de Incentivo Fiscal aos Hospitais Filantrópicos e sobre a Criação da Frente Parlamentar de Tecnologia 5G.

União e Cidade alta Com Mais casOs de denGue Venâncio confirmou 47 casos da doença no ano, e vistorias são ampliadas

Os dois bairros concentram mais de 20 casos positivos de dengue neste ano

O número de casos de dengue tem crescido em Venâncio Aires. Conforme dados da Vigilância Sanitária, em abril haviam 11 confirmados. Em menos de um mês a quantidade triplicou para 47 positivados. Desse total, dois são importados - contraídos fora do município. A doença é transmitida pela picada da fêmea de um mosquito infectado com o vírus. Os bairros que concentram maior infestação são Cidade Alta com 12 positivados e União com 9 pessoas que testaram positivo. A equipe da Vigilância Sanitária monitora os casos e frequentemente realiza vistorias e aplicação de inseticida. Porém, de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, ainda são encontradas muitas casas com possíveis criadouros.

“Encontramos muitos locais sem o devido cuidado, como cisternas e caixas d’ água mal fechadas ou sem telinhas, piscinas sem limpeza, recipientes com água parada. Nós estamos cuidando para que o número de positivos não aumente, mas precisamos também da colaboração da população.”

Estão sujeitas à responsabilização as situações em que forem constatadas irregularidades e não houver a colaboração do proprietário. O contato para denúncias de imóveis com criadouros pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9 9910-9500.

Campanha de trânsito

Tal Pai, Tal FilhO

Integrando a programação de aniversário de Venâncio Aires e o Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes de trânsito, foi lançada nesta terça-feira, 09, a campanha Tal Pai, Tal Filho; uma parceria do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, Administração Municipal, Câmara de Vereadores e Brigada Militar. Através de materiais lúdicos que serão distribuídos nas escolas locais e também em blitz pelo centro da cidade, a campanha pretende trabalhar a questão do exemplo através das gerações. Objetivo da ação é de tornar o trânsito do município mais seguro. Com mais de 51 mil veículos em circulação, nos últimos 15 anos a frota da cidade cresceu 85%.

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler

Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415

Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

2 11 DE maio 2023 quiNta-fEira www.oLaJorNaL.com
Divulgação/AI PMVA
11 DE maio 2023 qu i Nta-f E ira Rua Osvaldo Aranha, 1659 Fone (51) 3793-3100 Batedeira Planetária Oster OBAT636 Inox 12x 69,70 à vista R$ 699,00 Total a prazo R$ 836,40 Cilindro Elétrico Hidro com Cortador Talharim D’Nona Bivolt 12x 64,80 à vista R$ 649,90 Total a prazo R$ 777,60 Forno Mueller Airfry Fritadeira 35L Preto MFB35G 12x 89,65 à vista R$ 899,00 Total a prazo R$ 1.075,80 Forno Elétrico Fischer Grill 44 Litros 12x 67,70 à vista R$ 679,00 Total a prazo R$ 812,40 6x 9,15 à vista R$ 54,90 Sem juros Fritadeira Oster Sem Óleo 4,8 Litros Digital OFRT660 12x 56,75 à vista R$ 569,00 Total a prazo R$ 681,00 153343/153344 146783/146784 Máquina de Pão Automá�ca Britânia 6x 11,15 De: R$ 79,90 Por: R$ 66,90 à vista Sem juros Neste sábado, 13, a Loja Afubra de Venâncio terá atendimento das 08h15min às 11h45min. E das 13h30min às 16h. HORÁRIO ESPECIAL Chaleira de Vidro Borossilicato 600ml Lyor 1419 Boleira com Tampa Acrílica Bari Rúvolo 4532-01 Fritadeira Cadence Sem Óleo 3,8 Litros FRT410 12x 34,90 à vista R$ 349,90 Total a prazo R$ 418,80 155901/155902 12x 59,80 à vista R$ 599,90 Total a prazo R$ 717,60 463280/472557 141062 BRANCO 12x 59,80 à vista R$ 599,90 Total a prazo R$ 717,60 679399/682233 PRETO Liquidificador Oster 1400 Full Preto OLIQ610 12x 19,95 à vista R$ 199,90 Total a prazo R$ 239,40 150828/150829 150737/156760 151649 421650/470252 Térmica Nobile 1,9 Litros Mor Bege/Preto 6x 8,30 De: R$ 69,90 Por: R$ 49,80 à vista Sem juros 115333/115332 Térmica Pressão Lúmina Termolar 9751/52998 6x 16,65 De: R$ 124,90 Por: R$ 99,90 à vista Sem juros 9750/54736 1 Litro 679399/682233 6x 19,15 De: R$ 139,90 Por: R$ 114,90 à vista Sem juros 1,8 Litros Secador Cabelo Cadence Carbon Hair 2000W SEC830 12x 16,95 à vista R$ 169,90 Total a prazo R$ 203,40 155576/155577 12x 12,95 à vista R$ 129,90 Total a prazo R$ 155,40 Escova Secadora Cadence ESC710 Bivolt 6x 23,90 à vista R$ 129,90 Total a prazo R$ 143,40 130793 154647 Escova Secadora GA.MA Stylish Kera�on Brush 12x 19,95 à vista R$ 199,90 Total a prazo R$ 239,40 151689 Floreal Luiza Oxford 6750 16,90 De: R$ 23,90 Por: à vista Prato Raso 26cm JO84 846090 14,90 De: R$ 19,90 Por: à vista 846104 Prato Fundo 23cm JO67 12,90 De: R$ 18,90 Por: à vista 846112 Prato Lanche 20cm JO69 17,90 De: R$ 26,90 Por: à vista 846112 Xícara Chá com Pires 200ml JO71 Conjunto Panela Solar 6 Peças Tramon�na 65510/200 6x 144,95 De: R$ 1.039,90 Por: R$ 869,70 à vista Sem juros 956155 Faqueiro Laguna 91 Peças Tramon�na 66906/890 6x 66,65 De: R$ 463,90 Por: R$ 399,90 à vista Sem juros 597643 Faqueiro Inox 24 Peças Havai Tramon�na 66905/094 6x 14,65 De: R$ 109,90 Por: R$ 87,90 à vista Sem juros 141786 Assadeira Marinex Lasanha com Tampa 6538.26/3910 6x 9,65 De: R$ 76,90 Por: R$ 57,90 à vista Sem juros 5x 16,90 à vista R$ 79,90 Total a prazo R$ 84,50 Prancha Alisadora Ga.Ma Bella Tourmaline Red Ion Bivolt Mini Grill Cadence San615 Preto 156282 150935 3

132 ANOS DE HISTÓRIAS

A nossa cidade comemora nesta quinta-feira, 11 de maio, 132 anos de emancipação. A Capital do Chimarrão foi construída por muitas mãos, e seguirá sendo feita assim. A data de comemoração do aniversário de uma cidade é também a oportunidade de enaltecer histórias e resgatar fatos importantes que ajudaram toda a comunidade chegar até aqui. O Olá Jornal lançou uma proposta que está impressa na edição desta quinta, para ajudar a enaltecer o papel da mulher no desenvolvimento da cidade. E ir além, apresentar figuras femininas que atualmente também fazem a diferença. Vamos juntos trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento do nosso município, assim como os primeiros imigrantes fizeram.

FERIADO

Por falar em 11 de maio, a alteração do feriado municipal, com o retorno para a data do aniversário do município está em debate na Câmara de Vereadores. Proposto por Benildo Soares (Republicanos), a legislação estava na pauta de votações desta segunda-feira, 08, porém foi baixada nas comissões, por solicitação da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT). A proposta de mudança não tem previsão para voltar à ordem do dia. Mas o assunto não é consenso entre os demais parlamentares, uma vez que a classe empresarial defendeu em 2013 a troca do feriado municipal, para 25 de julho, em função do Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, o que poderia afetar a circulação no comércio local. Vamos aguardar os próximos capítulos...

NOVOS PRODUTOS DE TABACO

O Olá Jornal foi um dos veículos de comunicação presentes no Technovation, evento global promovido pela Philip Morris Internacional, na cidade de Neuschâtel, na Suíça, na última terça-feira, 09. Do Brasil, apenas dois veículos de imprensa estiveram no evento. A proposta foi discutir e apresentar medidas para fomentar o debate sobre inovação no setor do tabaco, pensando em um futuro sem fumaça. A jornalista Janine Niedermeyer acompanhou a missão que iniciou ainda no domingo, 07, com embarque em Porto Alegre, e retorno nesta quinta-feira, 11. A atividade também proporcionou discutir e conhecer os novos produtos para fumar e medidas de regulação, além de visitar espaços que já comercializam os dispositivos na Europa.

REGULAÇÃO NO BRASIL

Voltando da Suíça, a jornalista Janine Niedermeyer, participa na quinta-feira, 11, de seminário organizado pela Aliança Pan-Americana para a Redução de Danos (PAHRA). O evento ocorre ao longo do dia em São Paulo e vai abordar o tema da redução de danos à saúde, com novos produtos para fumar. Palestras sobre política, ciência, pesquisa e conhecimento dos consumidores, estarão em debate. Além de falar sobre as iniciativas adotadas na Suécia, os palestrantes vão trazer cases de outros países, discutir o papel dos profissionais de saúde na redução de danos, o ponto de vista dos consumidores que utilizam produtos voltados para redução de danos e um olhar econômico, socioambiental e legal sobre essas medidas. O seminário será levado a outros países como Bélgica, África do Sul, Bangladesh e Suécia. A cobertura completa do evento estará nas páginas digitais do Olá Jornal e também no jornal impresso da próxima quarta-feira, 17.

RSC-287

As obras de duplicação da RSC-287 tem sido motivo de audiências públicas. A situação da rodovia, após as chuvas, também amplia os debates sobre a necessidade de investimentos. Isso porque, em trechos ao longo da estrada é possível ver buracos e desníveis. Nesta segunda-feira, 08, a Câmara de Vereadores aprovou requerimento para realizar encontro público no dia 18 de maio, a partir das 19h em Picada Mariante. A reunião, proposta por Ezequiel Stahl (PTB), deve reunir representantes de órgãos públicos, Judiciário e a Rota de Santa Maria, empresa responsável pelo investimento.

da família dos felídeos olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. sim, o olávo é um gato falante! suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis catus do olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

Câmara

sessão especial irá homenagear 16 personalidades com o título cidadão de venâncio aires. programação ocorre na sociedade de leituras a partir das 19h e contará com apresentações musicais

A já tradicional sessão solene para marcar o Aniversário da Capital do Chimarrão, ocorre nesta quinta-feira, 11 de maio, na Sociedade de Leituras. O evento inicia a partir das 19h no salão principal do clube. Na oportunidade os vereadores irão agraciar 16 personalidades do município com o título Cidadão de Venâncio Aires.

Serão homenageados com os títulos: Adilson Jair Bellan, Álvaro José Bernardi, Ana Amélia Maciel, Cláudio José Dietrich, Clóvis Antônio Schwertner, José Alcampes Winck, Lucas Lorenzom, Luiz Paulo Artus, Marco Antônio Silva, Maristela Josefina Cetolin, Moacyr da Rosa Terres, Moacir Marasca, Nelceu José Wollmann, Neuri José Schneid, Rodrigo Machado Mello e Udo Pierret. O evento solene integra as programações dos 132 anos de Venâncio Aires. Devem participar do encontro festivo do Legislativo Municipal, representantes de clubes de

Olá em 2022 a sessão solene de aniversário de venâncio aires ocorreu durante a Fenachim

serviços, prefeito, vice, e familiares dos homenageados. Além disso, a programação cultural contará com apresentações do Musical Uninter. A concessão do título de Cidadão de Venâncio Aires é feita por meio de decreto legislativo, indicado por cada vereador. A homenagem é prestada a pessoas que não nasceram na cidade de Venâncio Aires, mas exercem função ou realizam atividade em prol da comunidade

venâncio-airense.

Na sessão solene desta quintafeira, 11 de maio, também será realizada decoração especial na Sociedade de Leituras, para marcar o aniversário de emancipação dos 132 anos da Capital do Chimarrão. Também será servido um bolo com 200 fatias para todos os presentes, como tradicionalmente é feito nas sessões de aniversário de Venâncio Aires.

A Câmara de Vereadores realizou seu encontro semanal nesta segunda-feira, 08. Na pauta de votações oito matérias, entre projetos de lei, moção e requerimentos. Destaque para o projeto de lei aprovado em regime de urgência, que autoriza alteração no orçamento municipal deste ano, para o direcionamento de R$ 1.248.937,33.

O maior volume de recursos, R$ 1.221.739,47 será repassado ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para custeio de serviços na casa de saúde. Outros R$ 27,1 mil serão repassados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, para auxílio na prestação de serviços. Os valores foram repassados ao Município por meio de transferências do SUS para custeio de serviços prestados por

entidades conveniadas, sem fins lucrativos. Na sessão ordinária também foram aprovados projetos de decreto legislativo, concedendo títulos de Cidadão de Venâncio Aires. O primeiro, de autoria do vereador Diego Wolschick (PTB), irá homenagear Udo Pierret. Ezequiel Stahl (PTB) é autor da lei que concede o título para Rodrigo Machado Mello. Já Samuel Auri de Melo Gisch (PDT) é autor da lei que concede o título para Ana Amélia Maciel. Os parlamentares aprovaram na reunião também Moção de Apelo, de autoria do vereador André Puthin (MDB). O documento será encaminhado à Concessionária Rota de Santa Maria, solicitando a recolocação do painel luminoso de advertência montado sobre

carretão móvel no trevo de acesso ao município de Venâncio Aires na RS-287.

aUdiÊncia

Ainda sobre a RSC-287, os vereadores também aprovaram requerimento de Ezequiel Stahl (PTB), para realizar audiência pública. O encontro será realizado no dia 18 às 19h em Picada Mariante, para debater com a concessionária, Prefeitura, Ministério Público, Fepam e comunidade, a construção de pontes secas durante a duplicação naquela região, próxima ao Rio Taquari. O parlamentar solicitou o encontro após pedido dos moradores, que enfrentam alagamentos quando há cheias do rio, em função do represamento da água pela rodovia.

deputado estadual airton artus partiCipa da sessão do legislativo mUnicipal

O deputado estadual Airton Artus (PDT) participou da sessão do Legislativo Municipal de Venâncio nesta segunda-feira, 08. O parlamentar utilizou o espaço da tribuna para apresentar o projeto de lei que vai apresentar na Assembleia Legislativa. A iniciativa busca garantir que empresas façam doações para hospitais e realizem abatimento dos impostos estaduais, a exemplo de leis de incentivo à cultura.

Durante a sua participação, Artus destacou que irá visitar outras Câmaras de Vereadores para buscar apoio a proposta.

“Será importante contar com o apoio dos vereadores para garantir que o projeto avance na Assembleia Legislativa. Este é um projeto que pode minimizar a crise financeira enfrentada pelos hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul,” destacou. Além do projeto de incentivo à

artus abordou o projeto de incentivos para doações aos hospitais e a implantação da 5g

partir da dedução de tributos, Artus defende junto ao Governo do Estado, a criação de um programa de empréstimos com juros subsidiados, para garantir fluxo de caixa aos hospitais.

inovaÇão

Aliada a pauta da saúde no Rio

Grande do Sul, o deputado estadual também destacou na tribuna da Câmara, a proposta de criação da Frente Parlamentar para formação de mão de obra na área de tecnologia e legislação para o 5G, que tem o objetivo de inserir na grade de ensino das escolas públicas a tecnologia, a fim de gerar inclusão dos alunos nesse meio que é indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. E na 5G, o projeto consiste em auxiliar os municípios na legislação para que possam receber essa tecnologia.

“A proposta é de criar um projeto de lei padrão para auxiliar os municípios a receber este tipo de investimento. É preciso atualizar os planos diretores e leis locais, com isso poderemos criar uma proposta base para as cidades seguirem,” destacou.

www.OLAJORNAL.cOm 11 DE mAIO 2023 quINtA-fEIRA 4
de Vereadores realiza nesta quinta sessão solene para marcar aniversário de venâncio aires
Vereadores autorizam repasse de r$ 1,2 milhão ao hospital são sebastião mártir
Guilherme Siebeneichler/Arquivo Guilherme Siebeneichler

comércio dE VEnâncio tEm ExpEctatiVa positiva para vendas no dia das mães

Caciva projeta vendas aquecidas na segunda melhor data para o setor do comércio ao longo do ano. no estado, pesquisa aponta crescimento de até 5% nas vendas pra o dia das mães

O comércio venâncio-airense desde a última semana aponta para aumento nas vendas em função do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, 14 de maio. O otimismo nas compras para a data ocorre em função da melhoria econômica e dos reencontros entre as famílias após o período de pandemia. A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), aponta para aquecimento no varejo, com mudanças nos presentes tradicionais.

“Mudou a forma de presentear as mães. Se no passado o item mais comum eram flores e produtos domésticos, agora, os interesses se voltam para itens de tecnologia e vestuário. Com preços variados, o setor do comércio de Venâncio Aires viu o movimento aumentar ainda na última semana. Há bastante otimismo para as vendas deste período,” comenta a gerente da Caciva, Lisete Stertz.

O Dia das Mães segue sendo a segunda principal data de vendas no comércio local, atrás apenas do Natal. “O Dia dos Namorados vinha crescendo, se imaginou que poderia

fCdl-rs projeta movimentar mais de r$ 1,5 bilhão com vendas para o período

ultrapassar o Dia das Mães, porém, até o momento, é a terceira data comemorativa. A celebração para as Mães têm apelo para trocas de presentes nas famílias, além dos encontros no domingo para celebrar,” comenta Lisete.

eXpeCtativa

A expectativa da FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul) é de um crescimento na comercialização de produtos destinados a presentear as mamães na ordem de 5% na comparação com 2022, o que pode repre-

EmprEgos Em frigoríficos dE VEnâncio registram alta de 6,31% no trimestre

sentar um volume de vendas por volta de R$ 1,5 bilhão. “Apesar das dificuldades das condições de consumo da população em geral, o nosso estado ainda registra um poder aquisitivo mais elevado do que muitas outras unidades federativas e isso contribui para impulsionar as vendas em uma data tão especial como essa. Ainda assim, é importante ressaltar a necessidade de se rever a atual política de juros altos para que o setor volte a ter um nível de atividade competitivo e atraente”, enfatiza o presidente da FCDL-RS Vitor Augusto Koch.

abril rEgistra quEda nas ExportaçõEs Brasileiras Com taBaCo em folhas

no quarto mês de 2023, as exportações de tabaco em folhas giraram mais de Us$ 105 milhões. o resultado é 18,3% menor se comparado ao ano passado. no mês foram embarcados mais de 15,6 mil toneladas com o produto

Os resultados dos negócios com tabaco em folhas em abril tiveram redução de 18,3% segundo aponta relatório da Secretaria de Comércio Exterior, do Governo Federal. No período, o produto movimentou US$ 105 milhões, sendo US$ 24 milhões a menos, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Em peso embarcado também houve queda, de 48,4% em abril, fechando em 15,6 mil toneladas exportadas com o produto. No primeiro quadrimestre de 2023 os negócios com tabaco em folhas movimentaram mais de US$ 697,25 milhões. O resultado é 11,8% maior do que o verificado nos primeiros quatro meses de 2022. O aumento ocorreu por conta de movimentos maiores nos negócios nos meses de janeiro e março, ainda puxado por vendas efetuadas no fim do ano passado. No acumulado de 2023, o volume embarcado totaliza 104,7 mil toneladas, queda de 28,5%, frente ao mesmo período do ano passado.

O Rio Grande do Sul foi o principal estado exportador do produto no tipo folhas, movimentando US$ 660 milhões, concentrando 94,6% das vendas do país. Santa Catari-

no quadrimestre produto ainda registra crescimento de 11,8% nos negócios internacionais

na aparece na sequência, com US$ 34,2 milhões, 4,9% do total negociado pelo Brasil com o produto. A China é o principal destino das exportações com tabaco em folhas, negociando mais de US$ 239 milhões entre janeiro e abril, alta de 50,2%. O gigante asiático concentra 34% dos negócios com o produto do tipo em folhas. A Bélgica é o segundo destino, com US$ 92,6 milhões, queda de 52,2% se comparado a 2022. O país é a porta de entrada para o mercado da União Europeia. Os Estados Unidos aparecem na terceira posição, com US$ 66,7 milhões em vendas no período, crescimento de 305%.

demais prodUtos

O tabaco bruto movimentou no primeiro quadrimestre de 2023 mais de US$ 15,59 milhões, alta de 2,7%, com 852 toneladas negociadas. Já os talos e demais subprodutos com o tabaco, movimentaram mais de US$ 12,93 milhões, queda de 16,1%, em 26,08 mil toneladas exportadas. Os negócios internacionais com cigarros e charutos estão em alta de 9,5%, com US$ 41,86 milhões em vendas ao mercado exterior. Em toneladas são 8.375,16 embarcadas, queda de 4,8% em igual período do ano passado.

até o primeiro trimestre de 2023, mais 1.028 trabalhadores estavam contratados nas indústrias frigoríficas do município As empresas ligadas ao setor frigorífico de Venâncio Aires estão ampliando as contratações. O cenário de crescimento nas vagas ocorre desde o ano passado, e engloba tanto as fábricas de abates de gado, suínos e em especial do setor avícola.

A situação também é acompanhada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins. Só neste primeiro trimestre de 2023, ocorreu o crescimento de 6,31% nas vagas geradas. Atualmente estão ligadas às empresas de produtos de proteína animal, em Venâncio Aires, 1.028 trabalhadores com carteira assinada. Os dados constam no relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged).

No trimestre, as empresas ligadas ao setor de abates e fabricação de produtos de carnes do município, criaram 67 novos postos de trabalho. O saldo positivo é resultado das 265 admissões, contra 198 desligamentos. Ao longo de 2022, este segmento industrial contava com 967 trabalhadores contratados. No ano foram criados 35 novos postos de emprego com carteira assinada, saldo dos 591 admitidos e 556 desligamentos. No ano, o crescimento das contratações nestas empresas foi de 3,76%.

aves

Segundo o administrador do sindicato, Ricardo Sehn, o movimento maior de contratações no setor de

setor de abate de aves registra maior crescimento nas contratações

frigoríficos é puxado pelo segmento de aves. “Em Venâncio Aires existe um frigorífico voltado ao setor avícola, que estamos acompanhando a ampliação das contratações, número maior do que no segmento de bovinos. Há uma tendência a seguir em crescimento nas contratações ao longo dos próximos meses.” No Rio Grande do Sul as indústrias do setor de frigoríficos encerraram em 2022 com 67.355 trabalhadores contratados. No primeiro trimestre de 2023, o segmento registra crescimento de 0,46%, com 67.666 trabalhadores com carteira assinada. Dentro das empresas de fabricação de alimentos, os frigoríficos concentram a maior parte da mão de obra.

sociEdadE ciVil E goVErno gaúcho discutEm Estratégia para ampliar vaCinação do hpv no vale do rio pardo

vacinação do hpv na região pautou encontro com o governador eduardo leite no dia 05

O combate ao câncer de colo do útero foi tema de audiência no gabinete do governador Eduardo Leite na sexta-feira, 05. Acompanhado da presidente da APCOLU, Associação que debate a prevenção ao segundo câncer ginecológico mais frequente no Brasil, Dra. Denise Müller, o deputado Edivilson Brum (MDB) solicitou ao Governo gaúcho a regulamentação da Lei 15.409/2019, que trata da obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação no ato de matrícula ou rematrícula de alunos nas escolas.

De acordo com a Dra. Denise, a cada hora uma mulher perde a vida para o câncer de colo do útero no Brasil e “isso pode ser combatido com a vacina do HPV”, disse a ginecologista ao governador.

“É importante que o Estado esteja atento a esses indicadores, essa doença pode ser erradicada com 90% da população vacinada e a regulamentação da Lei 15.409 é um caminho viável para atingirmos essa meta”, ponderou Edivilson.

Leite determinou que o assunto seja tratado pelas Secretarias da Saúde, Educação e Planejamento para implementação do acompanhamento da carteira de vacinação nas escolas gaúchas.

11 DE maio 2023 quiNta-fEira 5 www.oLaJorNaL.com
ME L HO R CU S TO X B E NEF Í C I O D O M ER C AD O Pa g ue e m a t é 12x no cartão www.safeweb.com.br www.exatacontabil.com (51) 3741-7535 C M Y CM MY CY CMY K
CERTIFICADO DIGITAL SAFEWEB
Divulgação/AI Sinditabaco Divulgação/AI SecomSesc Divulgação/AI Sind. Alimentação SC Grégori Bertó/Palácio Piratini

Venâncio Aires: umA cidAde de pioneirAs

Ao completar 132 anos de emancipação, Venâncio Aires comemora suas conquistas e o desenvolvimento do seu território. Neste caminho, a força feminina foi fundamental para ampliar horizontes e garantir o crescimento da Capital do Chimarrão. Pioneirismo, lutas e empatia fazem parte desta história

cias fazendas. Os maridos, ligados ao serviço militar, acabavam viajando, ficando nas mulheres a responsabilidade de administrar os espaços e liderar os vilarejos.

Não é de hoje que a liderança feminina ganha espaço na construção de sociedades. Em Venâncio Aires, que neste dia 11 de maio celebra 132 anos de emancipação, o papel da mulher foi fundamental para o desenvolvimento e urbanização da cidade. Essa relação de força e projeto de futuro é documentada por fatos históricos, que colocam na vanguarda figuras femininas.

A vinda dos primeiros imigrantes portugueses na região de Vila Mariante, fez despertar as lideranças já nos primeiros anos do século 1.800. Isso porque, as famílias portuguesas que ocuparam as margens do Rio Taquari, tinham nas esposas a chefia das residên-

“As mulheres desde o início da imigração faziam girar a economia. Ligados à cultura açoriana, os primeiros povoados do território onde está Venâncio Aires, mantinham as casas, enquanto os maridos estavam prestando o serviço militar. Eram elas que realizavam o comércio de animais, produção de doces e produtos com lã. Essa realidade começa a mudar e a área urbana ganha forma a partir da doação de terras feitas por Brígida Joaquina do Nascimento, transformando as características do território venâncio-airense,” destaca a escritora e psicopedagoga, Maria Zulmira Portella de Moura.

Para a autora do livro “Buscando Raízes,” que descreve os primeiros passos do novo povoado, Venâncio Aires ganha forma, como município, a partir da doação de terras feitas por Brígida, em 1864, para a construção de uma capela em honra a São Sebastião Mártir.

“A partir deste fato, a nossa cidade ganha forma e sai dos demais pontos de povoamento. Essa doação inicia a urbanização, com definição dos lotes, colocando um

novo perímetro urbano para a cidade,” comenta. No mesmo sentido, a historiadora, Angelita da Rosa, destaca que foi a partir da visão de uma mulher, que se formalizou a cidade com as características que vemos atualmente. Quadras definidas e a centralização na praça e igreja matriz. “Dona Brígida é uma das primeiras mulheres que podemos falar com mais grandiosidade da história de Venâncio Aires, porque a doação de 10 mil braças quadradas de terra [4,8 hectares], dá origem ao grande núcleo urbano de Venâncio Aires. A povoação acontecia para os lados de Vila Mariante, e na região do Alto Sampaio, com os primeiros imigrantes alemães. Aqui na área urbana atual, não existia nada. É a partir desta doação, para fazer a capela, e onde se desenha o mapa urbano como um tabuleiro de xadrez, que o município ganha a sua urbanização.”

VISÃO

A docente e autora do livro “São Sebastião: A fé fazendo história em Venâncio Aires” destaca ainda que a memória histórica, a partir da visão das mulheres, precisa ser resgatada, uma vez que ela foi contada pela visão masculina, em grande parte das conquistas

da humanidade. “Do ponto de vista histórico as mulheres não são referendadas. São poucas, Anita Garibaldi, Carlota Joaquina e Joana d’Arc, até porque a história sempre foi escrita por homens brancos e vencedores das bata lhas,” comenta. Ao resgatar a memória da primei ra liderança feminina de Venâncio Aires, Angelita afirma que o papel de liderança de Brígida foi impul sionado pelo histórico familiar. Ela era neta do capitão Francisco Ma chado Fagundes da Silveira, dono da primeira área de terras de Ve nâncio Aires, com posse do territó rio a partir de 1762. Porém, quem ocupava as terras eram escravos, já que o militar vivia em Rio Pardo. “Ela tem uma relação de liderança feminina, muito porque a família era reconhecida, com filhos milita res, o próprio Francisco Machado Fagundes. Quando o filho e netos vieram morar na região, acabam tendo essa liderança por ter essa estirpe de serem donos destas terras,” destaca. Em 8 de maio de 1884, a localidade de Faxinal dos Fagundes alcançou sete mil habitantes e se elevou a “Freguesia de São Sebastião Már tir”. Em 1891 surgiu o município de Venâncio Aires, em decreto assina do pelo então governador do Rio Grande do Sul, Fernando Abbott.

www.OLAJORNAL.cOm 11 DE mAIO 2023 quINtA-fEIRA 6

COLONIZADORAS E LÍDERES PARA O DESENVOLVIMENTO

mânica,” comenta.

DESENVOLVER

Para a historiadora, a cultura germânica ajudou a desenvolver núcleos urbanos, o que fomentou o crescimento de Venâncio Aires como uma nova cidade. No livro Os Velhos Gressler, o escritor Paulo Gressler, aponta que Linha Brasil era um centro populacional e urbano, por contar com minifúndios. Essa relação ajudou a desenvolver a relação de comunidade, permitindo, por meio do associativismo, ampliar os perímetros urbanos da cidade.

“Linha Brasil e Vila Mariante eram os extremos do nosso município, com locais mais povoados. Se não fosse a doação da Brígida, não teríamos esse centro urbano como temos hoje. Com a construção da capela, foi feita divisão de lotes que vendidos ajudaram na construção da nova igreja, iniciando pontos comerciais para atender as pessoas que vinham de longe para acompanhar as missas. Se não fosse isso, não teríamos essa ligação entre as duas pontas do território de Venâncio Aires, entre parte lusitana e ger-

Tanto a escritora Maria Zulmira Portella de Moura, como a historiadora, Angelita da Rosa, destacam que as mulheres tiveram papel fundamental no desenvolvimento da Capital do Chimarrão. “As mulheres tinham a incubencia de fazer saraus, atrativos para os jovens, e ajudaram a construir a cultura da região. Essa organização estava sempre sob responsabilidade das mulheres, impactando toda a cultura, trazidas das ilhas portuguesas para as novas colônias, ainda no início do desenvolvimento do nosso município,” comenta Maria.

RESILIÊNCIA

Na colonização alemã, Angelita afirma que a educação foi um dos pontos de desenvolvimento das regiões. “Vinham de uma Europa urbanizada, o analfabetismo era incomum entre os primeiros imigrantes alemães, e a educação sempre foi uma preocupação constante nas colônias. Essa mulher quando chega nas terras venâncio-airenses, não tem casa, não existem estradas, se abrigam em choupanas, não têm o mínimo para exercer o cotidiano doméstico, cuidando de filhos, clima adverso, alimentação diferente. Houve resiliência e trabalho conjunto para formalizar a cidade que vivemos atualmente,” conclui.

monumenTo pArA RECONHECER PIONEIRISMO

Imigrantes açorianos e germânicos desenvolveram regiões da cidade, e ajudaram a moldar, a partir das mulheres, a cidade que completa 132 anos de emancipação nesta quinta-feira, 11 Ainda no resgate histórico destes 132 anos de emancipação, antes, entre os anos de 1853 e 1856 chegam os primeiros imigrantes alemães para a região. Este novo perfil de colonizador muda as características da região, vindos do continente europeu que já contava com indústrias e cidades importantes na geração de riqueza para o mundo.

Toda a história de liderança promovida pela precursora venâncio-airense, Brígida Joaquina do Nascimento será enaltecida em um monumento entregue para a comunidade neste dia 11 de maio. O ato reconhece a decisão pioneira de doar as terras na área central de Venâncio Aires para a construção da igreja São Sebastião Mártir. O monumento marca os 159 anos da escritura de doação, e foi erguido pela Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (Cemuc), mantenedora do Centro Luso-Açoriano de Venâncio Aires, juntamente com o Rotary Club. A cerimônia está agendada para ocorrer às 10h desta quinta-feira, em frente a Igreja Matriz São Se-

www.OLAJORNAL.cOm 11 DE mAIO 2023 quINtA-fEIRA 7
FOTOS: ACERVO NUCVA E LIVRO “VENÂNCIO AIRES:BUSCANDO SUAS RAÍZES”

Escolha

das novas sobEranas da 38ª OkTOBERfEST OCORRE NO dIA 28

Evento será realizado no ginásio poliesportivo, a partir das 19h. Candidatas foram apresentadas na última sexta-feira, 05. Os ingressos para o evento de escolha são vendidos pelas candidatas

O evento de escolha das soberanas que concorrem aos títulos de rainha e princesas da 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, ocorreu no último domingo de maio.

A programação no dia 28 inicia às 19h no ginásio poliesportivo. No total 13 jovens disputam os títulos e foram apresentados pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) na última sexta-feira, 05.

Participam do concurso, por ordem de inscrição: Ana Julia Fabris de Moura, 21 anos; Camyla Luanne Corrêa Piel, 20; Bruna Carolina Bald, 27; Karoline Ribeiro Klaus, 26; Camila Eduarda Schaefer, 24; Milena Luiza Hanzen Bender, 24; Daniela Schoeninger, 28; Camila Luísa Stoelben, 26; Jéssica Hermes, 29; Patricia Andréa Kolberg, 27; Marilia Fischer, 26; Rafaela Nicknig, 24 e Thaís Cristina Werner, 30.

A partir de agora, as 13 meninas iniciam uma série de atividades preparatórias para o concurso, incluindo palestras, workshops, city tour, caminhada e carreata

Candidatas aos títulos foram apresentadas em evento na sede da Assemp na última semana

pelo centro da cidade, além de ensaios de coreografia e passarela. A escolha vai levar em consideração critérios como beleza, simpatia, alegria, desempenho em teste de vídeo, entrevista e desenvoltura ao microfone e na passarela. O trio eleito receberá faixa e traje oficial composto por coroa, vestido, calçado e acessórios. Além disso, a rainha leva um prêmio no valor de R$ 8 mil e as princesas, R$ 5 mil cada. Já a Me lhor Torcida, leva para casa um troféu personalizado.

safra dE pinhão dEvE movimEntar MAIS dE R$ 128 MIL EM VENÂNCIO

Venâncio Aires conta com 25 hectares de matas de araucárias

A Emater/Ascar do município projeta que a safra de pinhão em Venâncio Aires deve movimentar mais de R$ 128 mil, aos produtores. O cultivo das sementes é considerado um método extrativista, a partir da colheita em árvores nativas. Em território municipal são mais de 12,8 toneladas previstas na colheita. A área de matas com araucárias é mais predominante na região serrana e engloba 25 hectares.

Segundo o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo Vicente Fin, em Venâncio Aires são mais de seis mil árvores da espécie, que ajudam no complemento de renda de 45 famílias. “Ao longo dos últimos anos, em função da estiagem, tivemos redução na colheita do pinhão. Por ter um ciclo produtivo de dois anos, os reflexos da seca deverão seguir nas próximas colheitas. Em Venâncio, ainda no ano de 2016, foram colhidas 18 toneladas, e neste ano a previsão é de 12,8 toneladas.”

As receitas geradas com a cultura não são acompanhadas pelos órgãos oficiais de abastecimento agrícola. Porém, a venda por quilo está entre R$ 8 a R$ 12. O distrito de Deodoro é a localidade que concentra o maior volume de florestas de araucárias.

horóscopo

ÁRIES

É uma semana em que os temas financeiros estão em pauta e você pode aproveitar para se organizar melhor. Você pode contar com a ajuda de algum amigo mais próximo e tende a ter boas conversas.

CÂNCER

Durante esse período é importante acalmar um pouco os ânimos e estar mais recolhido. Você pode estar se sentindo mais sensível ou vulnerável. É necessário para abrir espaço para o novo ciclo.

LIBRA Esse período pede que você se expresse com personalidade e coloque para o mundo todo seu potencial criativo. Tenha momentos para se dedicar às atividades que te trazem prazer.

CAPRICÓRNIO

É uma semana para estar entre amigos e participar de grupos e associações. No lado financeiro, pode ser o momento de investimentos mais seguros e reorganização dos gastos e entradas de dinheiro.

CONCURSO

Os ingressos para o evento de escolha das soberanas da Festa da Alegria poderão ser adquiridos de forma antecipada com as candidatas pelo valor de R$ 20,00. De acordo com o regulamento, 50% do valor arrecadado com a venda da candidata fica como ajuda de custo para as despesas relacionadas à sua participação. Em 2023, a 38ª Oktoberfest e Feirasul 2023 vão ocorrer de 05 a 08, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro, numa parceria entre a Assemp

concurso dE Escolha das sobEranas da fENAChIM SERÁ LANçAdO NESTA SEXTA-fEIRA, 12

O regulamento para a escolha do próximo trio de soberanas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) vai ser apresentado nesta sexta-feira, 12. A programação será realizada durante Sarau

Cultural de inauguração do novo espaço de atendimentos da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, que passou a ocupar sala desde fevereiro no Museu. O lançamento do concurso faz par-

te da programação dos 132 anos de Venâncio Aires, e inicia às 18h. A partir do lançamento, as jovens interessadas em concorrer aos títulos poderão realizar suas inscrições. O concurso de escolha está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano.

A 16ª Fenachim tem como corte a rainha Veridiana Röhsler e pelas princesas Lavínia Giehl e Alexandra Keller.

A Rádio Venâncio Aires tem a honra de estar ao lado das mulheres agricultoras na sua luta diária Acreditamos no potencial de cada uma e sabemos que elas já são verdadeiras Agricultoras Destaque!

12 DE MAIO NO GINÁSIO DE LINHA TANGERINAS

LEÃO

A casa e família seguem sendo temas centrais dessa semana. Vale a pena rever acordos e que tem ou não funcionado nas suas trocas. Se alguma finalização for necessária, esse é o momento de fazer.

ESCORPIÃO

Pode ser que alguma mudança de comportamento sua reflita nas relações mais íntimas ou dentro da família. A semana é boa para as conversas e para que você se abra com as pessoas mais próximas.

AQUÁRIO

O trabalho ainda pode demandar mais de você, mas durante essa semana procure encontrar espaço para você e seu autocuidado. Reflita sobre as suas posturas e comportamentos e não tenha medo de mudar.

GÊMEOS

Fonte: Personare

O período é de maior sensibilidade para você e durante essa semana pode ser importante estar mais em contato com a sua fé. Independente da sua crença, é interessante se aprofundar nas suas convicções.

VIRGEM

A comunicação dentro do trabalho tende a fluir bem por esses dias, com trocas interessantes entre os colegas e pares. Não descuide da saúde e foque em hábitos mais saudáveis.

SAGITÁRIO

São dias interessantes para falar sobre os seus sentimentos. O ciclo de lunação finaliza pedindo que você se livre das bagagens internas que não pretende mais carregar e abra espaço para o novo.

PEIXES

A semana tem boas oportunidades de viagens mas conforme a lua mingua será importante se resguardar um pouco mais. Mais para o final da semana será um período em que você se sentir mais vulnerável.

www.OLAJORNAL.cOm 11 DE mAiO 2023 quiNtA-fEiRA 8
Janine Niedermeyer
RA DO
Divulgação/Semma

ExpEctativa é quE fumantEs tEnham acEsso a produtos mElhorEs quE o ciGarrO, afirma vice-preSiDenTe De

cOmunicaçõeS

Da pmi SOBre O BraSil

“A expectativa é que os fumantes tenham acesso a produtos melhores que o cigarro”. A afirmação é do vice-presidente de comunicações da Philip Morris Internacional (PMI), Tommaso Di Giovanni, sobre os 20 milhões de fumantes do Brasil. Durante evento da multinacional na Suíça, ele concedeu entrevista ao Olá Jornal sobre a importância do mercado brasileiro e os desafios regulatórios.

Tommaso chama atenção para o debate público do tema no país sob o aspecto da saúde. “A proibição acaba criando um mercado paralelo, as pessoas acham um jeito de ter acesso ao produto mas é um produto que eles não conhecem. Não conhecem a qualidade, é contrabandeado. Então o governo perde recursos financeiros porque não tem arrecadação de imposto e não faz muito sentido para saúde pública porque o cigarro, um produto bem nocivo fica no mercado, as pessoas têm acesso ao cigarro mas eles não têm acesso a um produto melhor. Isso é meio condenar o consumidor a ter o pior dos dois produtos, não faz muito sentido lógico”, avalia.

vice-presidente de comunicações da pmi, Tommaso Di Giovanni

O vice-presidente de comunicações internacionais da PMI, destaca a importância do mercado brasileiro no mundo. “É um mercado importante para todo mundo. O Brasil é um país enorme com 20 milhões de fumantes, mas o mais importante ainda é do ponto de vista dessas pessoas que fumam,

que a gente pode continuar vendendo cigarro, para nós do ponto de vista negocial não muda muito. Nosso negócio vai continuar bom, a gente é ótimo em vender cigarro, mas não é esse o ponto.

O ponto é que a gente pode vender produtos melhores, menos nocivos para continuar vendendo cigarro”. A decisão final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) deve sair até o fim do ano.

em DeBaTe

A importância de alavancar o potencial de saúde pública dos produtos sem fumaça por meio de regulamentação estava em foco na Technovation. O evento global realizado pela PMI em Neuschâtel, na Suíça, ocorreu na última terça-feira, 09, no Cubo, o centro de pesquisa e desenvolvimento da multinacional. O Olá Jornal já esteve no local em 2018 conhecendo a tecnologia do tabaco aquecido, o IQOS. O evento ofereceu a jornalistas de todo o mundo a oportunidade de interagir com líderes seniores, cientistas e especialistas em P&D do PMI. A conversa centrou-se

cta continEntal rEaliza parcEria com a multmEc dE vEnâncio para TeSTar BiOqueima cOm pelleTS nO prOceSSO De cura DO TaBacO

Testes serão realizados por dois produtores integrados e buscam garantir maior sustentabilidade no processo de cura do tabaco no segundo semestre. parceria busca manter ações de eSG na companhia

A CTA Continental firmou uma parceria estratégica com a empresa Multmec de Venâncio Aires para condução de testes com o equipamento de “Bioqueima”.

A proposta é utilizar “pellets de madeira de fontes 100% sustentáveis e rastreáveis”. O objetivo dessa parceria será a realização de testes na cura do tabaco em dois produtores integrados da CTA Continental no segundo semestre, com o intuito de adequar e parametrizar o equipamento para a obtenção de um produto de qualidade, substituindo a tradicional biomassa atual utilizada, oriundo de reflorestamentos principalmente a base de Eucalyptus sp.

Dentre os benefícios esperados com a utilização de pellets, será a obtenção de um produto cada vez mais adequado aos quesitos do ESG (sigla em inglês para ações Ambientais, Sociais e de Governança), de forma que garante na sua totalidade uma biomassa certificada de fonte legal, sustentável e rastreável.

De acordo com o Supervisor de Pesquisa & Sustentabilidade da

CTA, Edson Menezes, essa parceria faz parte de uma série de iniciativas que a empresa está lançando e colocando em prática na busca pela melhoria contínua das suas atividades. A medida reforça a governança da empresa, referente aos quesitos do ESG na

sua base de produção, olhando para o cenário atual e futuro do mercado.

Os pilotos serão conduzidos nas propriedades dos senhores, Idor Becker em Linha Travessa e Marcos Graeff em Linha Cerrito, interior de Venâncio Aires.

evento foi realizado no centro de pesquisas da philip morris internacional, na Suíça

nos papéis críticos que a inovação, a tecnologia e a ciência podem desempenhar para possibilitar um futuro melhor para todos. Foi destacada a oportunidade significativa que os produtos sem fumaça podem fornecer para a saúde pública quando são regulamentados de maneira diferente dos cigarros.

cOBerTura

A jornalista Janine Niedermeyer acompanhou o evento promovido pelo PMI na Suíça. A missão também oportunizou conhecer o mercado dos novos produtos de tabaco, já comercializados em algumas cidades da europa. O evento reuniu cerca de 100 jornalistas do mundo.

AlliAnce One BrAsil: umA AliAnçA cOm VenânciO

vilson peiter Gerente de Recursos Humanos na Alliance One Brasil

A Alliance One é global, está em muitos lugares pelo mundo. No Brasil, nos três estados do Sul. Somos uma companhia viajante, de vários espaços, agregando talentos, fomentando a economia do campo para o resto do globo. Mas, como todo alguém que tem família e casa, precisamos confessar: Venâncio Aires é o nosso lar. É aqui onde está nossa sede administrativa no país, onde vivemos a cultura local, onde percebemos avanços e caminhamos de mãos dadas para fazer raiar o futuro.

Coincidência ou não, a AOB e a Capital do Chimarrão quase aniversariam juntas. Enquanto hoje a nossa terra faz 132 anos, no próximo dia 13 de maio, celebramos como empresa a nossa maioridade: 18 anos operando o tabaco, valorizando pessoas, apoiando a identidade local – sendo testemunhas e protagonistas de um resultado de trabalho. Porém, na verdade, celebramos mais de dois séculos de experiência, que se perpetua em nosso DNA após a fusão entre a Dimon Incorporated e a Standard Commercial Corporation, em 2005. Estar entre as empresas líderes na arrecadação de ICMS e na geração de postos de trabalho, sim, nos deixa honrados. Mas também amplia a responsabilidade que contorna a nossa missão social. O todo é feito de partes, e somos um fragmento deste corpo político, econômico e humano que se movimenta no ritmo da nossa gente. Ao lado da cidade, temos vivido transformações. Com visão e prática amplas e de valorização, promovendo lideranças e colocando nossa equipe no centro das responsabilidades, percorremos a meta de ampliar oportunidades e melhorar a vida das pessoas — evidente em nossa atuação durante a pandemia, em que oferecemos suporte e cuidado aos nossos empregados, mesmo em tempos incertos. É o “S” (social) de ESG na prática.

Além de Gerente de Recursos Humanos da AOB, também sou um cidadão de Venâncio Aires, e percebo que aprimorar a gestão de pessoas não se restringe apenas aos limites da empresa, mas traz avanços significativos para toda a sociedade. Empregados engajados e comprometidos com a nossa cultura são mais produtivos e eficazes na construção do negócio, assim como na economia e na vida local.

É impossível mencionar a Capital Nacional do Chimarrão sem lembrar de Alliance One Brasil, assim como a Alliance One não seria o que é sem a força do povo de Venâncio Aires. Vamos em frente, com coragem e união, fazendo o amanhã acontecer pelas nossas próprias mãos.

www.OLAJORNAL.cOm 11 DE mAIO 2023 quINtA-fEIRA 9
Tommaso Di Giovanni mandou recado para o Brasil durante evento global realizado pela gigante do tabaco. Olá Jornal esteve na Suíça para a cobertura de seminário que ocorreu nesta terça-feira, 09 Janine Niedermeyer Divulgação/AI PMI Divulgação/AI CTA parceria entre cTa continental e multmec foi anunciada na última segunda-feira
1 3 2 A N O S D E M U I T A S H I S T Ó R I A S
CONVITE
Solene em homenagem ao município, com a entrega de títulos de Cidadão Venâncio-airense Dia 11/05 às 19h
de Leituras 1 1 D E M A I O A N I V E R S Á R I O D E V E N Â N C I O A I R E S 11 DE maio 2023 qu i Nta-f E ira 10
VENÂNCIO AIRES
Sessão
Clube

“Governo quer matar aquela Galinha que todo dia bota um ovo e COlOCA NA CESTINhA DO GOvERNO”, AFIRMA DEPUTADO SOBRE A COP10

Novo aliado à cadeia produtiva, deputado federal Rafael Pezenti (MDB) teme posição do governo brasileiro em evento antitabagista. Parlamentar defende importância de olhar diferenciado ao pequeno produtor “O governo não esconde que quer matar aquela galinha que todo dia bota um ovo e coloca na cestinha do governo, faz isso contra o setor do tabaco mas tem feito isso contra outros setores produtivos”. A afirmação é do deputado federal Rafael Pezenti (MDB) que teme a postura do governo brasileiro na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. O principal evento antitabagista ocorre de 20 a 25 de novembro, na Cidade do Panamá, no Panamá.

Novo aliado à cadeia produtiva, o parlamentar destaca a importância econômica da fumicultura que eleva o Brasil a posição de maior exportador e segundo maior produtor do mundo. São mais de 500 mil pessoas que trabalham na produção, cerca de 40 mil empregos diretos na indústria e mais de R$ 12 bilhões colocados no cofre público do Brasil. “O governo apesar disso tem insistido para matar toda essa cadeia isso há décadas infelizmente tem acontecido. Agora com o novo governo, a gente percebe que a garra, a vontade de massacrar o setor é ainda maior”, avalia. Segundo o ex-fumicultor, a forma como as fiscalizações trabalhistas têm sido efetuadas no campo apon-

Ex-fumicultor, Pezenti busca representar os pequenos produtores na Câmara dos Deputados

GIGANTES DO TABACO

tam para a falta de importância com o setor produtivo. “A gente tem observado toda exposição midiática que a ação dos fiscais do trabalho têm feito, na uva, no arroz, na oliveiras, então eu não tenho como ter grandes expectativas, não tem como alimentar grande esperança de que esse governo vai contribuir com o setor que produz. A impressão que eu tenho é que esse governo assumiu com muita sede de vingança porque o agro de forma geral não apoiou o Lula. A gente tem que parar de fazer política assim. Nós estamos em 2023, estamos em um milênio diferente, então é importante que o gover-

no comece a olhar por aquele que está sustentando o próprio governo”, afirma.

NOvO OlhAR

Natural de Petrolândia, o político catarinense estreante em Brasília busca um novo olhar para a fumicultura, dentro do agronegócio. “A minha missão em Brasília é defender o pequeno produtor, aquele que precisa de verdade de um suporte do estado, porque o grande produtor ele já tem bastante gente lá em Brasília para defendê-lo. O pequeno produtor mal consegue comprar roupa para as crianças, consegue colocar comida na própria mesa. Eu estou lá porque vim também de uma pequena propriedade, a serviço do pequeno produtor”, conclui.

Um artigo recente na revista Medium o jornalista francês Marc Gunther traz à reflexão os impeditivos para o avanço dos novos produtos de consumo de nicotina. Todos eles convergem em um ponto: a indústria. Com mais de 50 anos de experiência, escrevendo para Fortune, The Guardian, New York Times, The Washington Post, entre outros, é uma voz importante. Atualmente tem se dedicado a diversos temas entre eles tabagismo, vaping e filantropia. O veterano repórter critica a forte oposição que os novos produtos têm enfrentando pelo simples fato de serem fabricados pelas indústrias de tabaco. Ora, trata-se de precedente, pode-se argumentar e esse tem sido o argumento. Mas seu ponto de vista vai no caminho oposto. “Nem a história infame da indústria, nem sua contínua dependência de cigarros justificam os esforços para bloquear os esforços das Gigantes do Tabaco para vender produtos menos nocivos que poderiam reduzir a morte e as doenças causadas pelo fumo”, afirma.

MIX DE PRODUTOS

EXTRATO DE PRIMEIRO ADITIVO AO

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 002/2023

A Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires/RS torna pública a realização do segundo aditivo ao Contrato Administrativo nº 002/2021, com a empresa L F LAUCK INSTALADORA LTDA ME, que se refere à prestação de serviço de natureza continuada de manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado para atendimento à Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires (RS), com valor mensal de R$ 1.171,08 (um mil, cento e setenta e um reais e oito centavos) conforme Lei 8.666/93.

Venâncio Aires, 11 de maio de 2023.

GERSON RUPPENTHAL Presidente

EXTRATO DE TERCEIRO ADITIVO AO

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 003/2020

A Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires/RS torna pública a realização do terceiro aditivo ao Contrato Administrativo nº 003/2020, com a empresa Elevamax – Manutenção de Elevadores ME, que se refere à prestação de serviços de manutenção para o elevador da Câmara Municipal, com valor de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais) mensais, conforme Lei 8.666/93.

Venâncio Aires, 25 de maio de 2023.

GERSON RUPPENTHAL Presidente

EXTRATO DE QUARTO ADITIVO AO CONTRATO ADMINISTRATIVO

Nº 004/2019

A Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires/RS torna pública a realização do quarto aditivo ao Contrato Administrativo nº 004/2019, com a empresa Banrisul Cartões SA, que se refere ao fornecimento de cartão magnético - alimentação, com custo 0,00 (zero reais) conforme Lei 8.666/93.

Venâncio Aires, 26 de maio de 2023.

GERSON RUPPENTHAL Presidente

O deputado pretende formar uma missão parlamentar oficial à COP10 para acompanhar os debates do evento. O objetivo é fazer com que a classe política, eleita pela sociedade civil, a qual representa, possa pela primeira vez participar das reuniões que até hoje foram fechadas para esse tipo de representação.

Óleo Saturado vai unir ESCOlAS E PONTOS COMERCIAIS Estabelecimentos comerciais e escolas irão unir forças no recolhimento de óleo saturado. Os empreendimentos como restaurantes e lancherias poderão se somar e direcionar o óleo usado para escolas da rede municipal, e receber o selo “Estabelecimento Verde”.

A ação é promovida pela Afubra, por meio do Projeto Verde é Vida, e pela Secretaria Municipal de Educação. A mobilização foi apresentada às equipes diretivas das escolas de Venâncio Aires, durante reunião na tarde da terça-feira, 09.

A ação envolve todas as unidades de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto à preservação ambiental, através do reaproveitamento de óleo saturado, dando a ele um destino correto. A cada litro de óleo saturado recolhido e entregue à Afubra, a escola receberá R$1,00 (um real), pagamento que é feito com cheque-bônus, para ser trocado por mercadorias nas lojas da associação.

O óleo coletado é destinado à usina de biodiesel da Afubra, onde a equipe técnica faz uma nova filtragem para remover todos os resíduos sólidos.

Gunther lista uma série de produtos que estão fazendo a diferença no tabagismo. Cita alguns exemplos de produtos. O snus (um tipo de tabaco oral), que na Suécia, ajudou a reduzir a porcentagem de adultos que fumam para 6%, menor do que em qualquer outro país da Europa. A Suécia também tem a menor taxa de mortalidade relacionada ao tabaco na União Europeia. O tabaco aquecido, que no Japão, contribuiu para que os cigarros perdessem participação de mercado com diminuição de 9,5% ao ano em meados da década de 2010, “provavelmente a redução mais rápida do tabagismo em um grande mercado”, avalia. “Tudo isso é uma boa notícia. Cigarros combustíveis são letais; metade dos fumantes morrerá prematuramente de doenças relacionadas ao fumo. Por outro lado, produtos de nova geração, como snus, dispositivos que aquecem sem queimar e cigarros eletrônicos, todos os quais fornecem nicotina sem queimar o tabaco, são substancialmente menos prejudiciais. É importante ressaltar que eles podem ajudar os fumantes a parar”.

TRANSFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA

O experiente jornalista considera a transformação da indústria do tabaco tão natural como as realizadas em demais setores como de energia e combustíveis. De combustíveis fósseis para energia renovável e de veículos movidos a gás para carros elétricos, por exemplo. “O problema é que o mercado para esses produtos alternativos de nicotina é dirigido pelos [...] fabricantes globais de cigarros [...] seus esforços para vender produtos de nicotina mais seguros foram frustrados por forte oposição, regulamentação onerosa e proibições definitivas”, critica. No que chama de tragédia de proporções gigantescas, Gunther traz números que dão conta de que fumar cause 480 mil mortes anualmente nos Estados Unidos e 8 milhões em todo o mundo. “As alegações das Gigantes do Tabaco merecem mais consideração do que normalmente recebem. O discurso público sobre a indústria permanece preso no passado [...] Eles se juntaram a grupos antifumo para apoiar a regulamentação do tabaco pela FDA (sigla em inglês para Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, similar à Anvisa). Mais importante, eles demonstraram com suas ações, bem como com suas palavras, que desejam persuadir as pessoas a comprar produtos de nicotina mais seguros”, defende.

www.OLAJORNAL.cOm 11 DE mAiO 2023 quiNtA-fEiRA 11
Divulgação/AI Pezenti
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.