Confira a edição impressa do Olá Jornal desta quarta-feira, 03 de maio de 2023

Page 1

ChINa brasIl tabaCOs trabalha ações de CONservaçãO dO sOlO

PÁGINA 2

VENÂNCIO AIRES

Quarta-feira 03 de maio de 2023

Edição 558, ano 07

Distribuição Gratuita

EDIÇÃO ESPECIAL DIA DO TRABALHADOR

Patrocínio:

Quarta:

Instabilidades permanecem sobre o Estado. Em virtude disso, a nebulosidade predomina e ocorrem pancadas de chuva no Vale. Há chance de pancadas intensas e de temporais isolados. As temperaturas apresentam pouca oscilação e ficam amenas na maior parte do dia, em virtude do quadro de instabilidade.

Mín: 17º máx: 21º

Quinta: Instabilidades seguem atuando sobre o território gaúcho e conferem mais um dia com abundante nebulosidade e com pancadas de chuva, que podem ser ocasionalmente fortes e vir acompanhadas de temporais localizados. As temperaturas variam menos, em virtude do quadro de instabilidade.

Mín: 17º Máx: 21º

Fonte: NIH/UNIVATES

NA DO EMPREGO DISPUTA

PrOgraMaçãO dOs

132 aNOs de veNâNCIO aIres é aPreseNtada

PÁGINA 2

MUNICÍPIO PerdeU CerCa de 30% da área de arrOz e feIjãO eM qUase 20 aNOs

PÁGINA 3

Venâncio Aires registrou um novo movimento nas contratações ao longo do primeiro trimestre. O número de admissões de pessoas entre 18 a 24 anos está em equilíbrio com o público mais experiente, de 50 a 64 anos. O cenário é novo entre os relatórios do Caged e coloca luz em novo momento do mercado de trabalho, que tem buscado pessoal com experiência para atuação inclusive nos contratos temporários. PÁGINA 3

ParqUe da OktOberfest terá NOvOs esPaçOs Para a festa da alegrIa

PÁGINA 5

veNâNCIO redUzIU eM qUatrO aNOs qUase 60% Os aCIdeNtes de trabalhO

PÁGINA 5

Produtor dA CHINA BrASIL tABACoS fAz A dIfereNçA Com BoAS PrátICAS do SoLo

Em tempos de estiagem, técnicas de descompactação e cobertura vegetal são decisivas para manutenção da água no solo. Integrado da empresa de tabaco mostra ganhos com cuidados na lavoura

diferença com manejo adequado que contribui para a reserva de água na terra, garantindo a umidade necessária para resistir em tempos de estiagem. “Onde plantei milho é nítida a diferença, o solo está mais seco comparado ao que utilizei a aveia”, explica Wolman sobre a importância da cobertura vegetal.

Análise do solo, descompactação, camalhões adequados, uso de plantas de cobertura são rotinas obrigatórias na lavoura de dois hectares, tudo acompanhado pelo orientador Ramon Haas Lermen. Este contato assegura o monitoramento e assessoria constante, bom para o produtor, para a empresa e bom para o meio ambiente. “Nota-se a diferença em produtores com bom histórico de fazer boas práticas, evita a erosão, entre tantos outros benefícios”, pontua. O Sistema Integrado de Produção de Tabaco, por meio da orientação técnica agrícola, tem auxiliado os empreendedores do campo a ado-

tarem cada vez mais as práticas conservacionistas por perceberem os benefícios, chegando a 74% em 2022. Para a próxima safra que já está em preparação, o milheto foi o escolhido para a adubação verde e a aveia para cobertura. “Faço o manejo do solo desde a época do pai”, conta o produtor de tabaco. Além de preservar a saúde do solo, as boas práticas contribuem para maior uniformidade e produtividade na lavoura resultando em mais qualidade e rentabilidade. Na última safra, Wollmann colheu bons resultados mesmo em um ano em que a chuva não ajudou, conquistando uma produtividade de cerca de 3,2 mil quilos por hectare, quando o normal para um período de seca seria de aproximadamente 2,1 mil quilos por hectare. Isso porque o manejo adequado proporcionou que o solo retivesse e disponibilizasse mais água e nutrientes para planta se desenvolver. “Porte mais parelho, mais viçoso, planta menos fraca, com mais

nitrogênio, mais umidade”, afirma.

IMPORTÂNCIA

“Como não vamos cuidar? Se é dali que começa tudo. A gente investe na terra.” A afirmação é de quem entende que o solo é o maior patrimônio de uma propriedade, a jovem produtora de tabaco Patrícia Bartoldi. Aos 37 anos, ao lado do esposo Claiton André Wolman, 45 anos, sabem da responsabilidade que está em suas mãos: cultivar e preservar.

É na propriedade de cinco hectares em Linha Sapé, interior de Venâncio Aires, que o casal integrado a China Brasil Tabacos (CBT) faz a

Bom

AquI”

PROGRAMAÇÃO de 132 ANOS de VeNÂNCIO AIReS

Atividades ao longo de maio vão marcar o aniversário da Capital do Chimarrão. destaque para inaugurações de obras públicas e programações culturais, além do lançamento do concurso para soberanas da Fenachim, no dia 12

Atividades culturais, concursos, inaugurações e eventos públicos marcam o mês de maio, convidando os venâncio-aires a celebrar os 132 anos de emancipação política e administrativa da Capital do Chimarrão. A data é lembrada no dia 11 de maio, mas as atividades iniciaram no dia 29 de abril e vão até o dia 31.

“Nossa proposta é celebrar a alegria, o orgulho, a felicidade e a sorte de morar em Venâncio Aires, promovendo uma onda de esperança e positividade na comunidade em pertencer a essa terra.

A campanha dos 132 anos tem essa cara, comemorar ser daqui”, destaca a coordenadora de comunicação e marketing da Prefeitura, Daiana Nervo. A programação completa e a campanha de aniversário, foram apresentadas na manhã desta terça-feira, 02, durante um café da manhã, no auditório da Caciva, com empresários, imprensa e lideranças da comunidade. Entre os destaques do mês de aniversário estão as cerimônias

Programação de aniversário de Venâncio foi apresentada nesta terça-feira

de inaugurações que passam por obras da saúde, educação, infraestrutura e cultura. O pontapé dessas atividades foi ainda na manhã do sábado, 29, em Linha Travessa da reinauguração das melhorias e ampliações da Unidade Básica de Saúde da localidade. “São significativas as inaugurações previstas para o aniversário do município, porque tem unidade de saúde, tem avanços no atendimento a saúde mental e assistência social, em escolas, desde reformas até o início tão sonhado do atendimento da Emei do bairro Xangrilá. Passamos também pela inauguração do asfalto em Linha Sapé, obra

igualmente tão aguardada por todos nós”, comemora o prefeito Jarbas da Rosa.

A programação esportiva também ganha destaque durante o mês de aniversário, assim como mostras culturais, eventos para a terceira idade, feira de artesanato, rodeios, concurso fotográfico e gastronômico, feira de saúde e de veículos e diversas outras atividades.

A programação completa, assim como o vídeo, selo e jingle da campanha podem ser acompanhadas nas redes sociais da Prefeitura, ao longo de todo mês de maio. No site olajornal.com é possível conferir os detalhes das atividades.

Segundo o engenheiro agrônomo da CBT, Alisson Griebel, com o enfrentamento de estiagem nos últimos anos e prejuízos dos agricultores nas diversas culturas no sul do Brasil, a necessidade de manejo adequado do solo vem sendo cada vez mais importante, não só para aumento de produtividade, mas para a captação adequada da água das chuvas e conservação do solo em caso de enxurradas ocasionais. Segundo o especialista, pode se dizer que uma simples descompactação já pode aumentar a capacidade de retenção de água de 10% a 30% dependendo do tipo de solo. Nesse sentido, descompactação e cobertura vegetal são fundamentais para manter a umidade. “Solo compactado diminui drasticamente a capacidade de infiltração da água da chuva, assim como au-

menta o escorrimento superficial das enxurradas, causando erosão e perdas de solo para os córregos, arroios e rios. Por isso, é de extrema importância descompactar adequadamente as lavouras e manter o solo coberto com vegetação, seja com alguma cultura comercial ou com plantas de cobertura”, recomenda.

CAPACITAÇÃO

Visando capacitar os 183 orientadores dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a equipe de agronomia da CBT vêm realizando treinamentos práticos em propriedades das sete regiões em que atua para promover conscientização ambiental e extensão dos conhecimentos aos produtores da CBT nos 162 municípios que atua. O treinamento consiste em avaliação do solo, equipamentos e práticas de descompactação e preparo de camalhões, uso de plantas de cobertura de verão e de inverno.

CAmPANHA do AgASALHo é AmPLIAdA e VAI ReCOLheR ALIMeNTOS e ROuPAS PeT

Em Venâncio Aires, a Campanha do Agasalho já está em andamento e foi ampliada neste ano, convidando a comunidade para doação de alimentos e também roupas para animais. De forma oficial a campanha foi iniciada no sábado, 29, durante a inauguração das melhorias da Unidade Básica de Saúde de Linha Travessa.

A primeira-dama Janete da Rosa explica que a inclusão de alimentos como doações atende a uma demanda muito crescente, já que diariamente pessoas buscam por essas doações no gabinete. “Como todos os anos é preciso reforçar que nossas doações sejam conscientes, ou seja, repassar peças em condições de uso. Se de fato queremos ajudar, precisa ser com peças que as pessoas possam usar para se aquecer”, destaca Janete.

E RETIFICAÇÃO d E Ed ITAL N° 001/2023

A Câmara Municipal de Venâncio Aires vem através deste informar a prorrogação do prazo para as inscrições para o processo seletivo para a vaga de Contador e determina a reabertura no dia 04 de maio de 2023 com término no dia 09 de maio de 2023. O edital estará disponível no site da Câmara no dia 03 de maio de 2023.

Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, 28 de abril de 2023.

Olá pra quem - Para todos os venâncio-airenses, no impresso às quartas-feiras. As edições aos sábados circulam em datas especiais ou por trocas em função de feriados. No online todos os dias informações atualizadas, em olajornal.com.

Quem diz Olá - Janine Niedermeyer e Guilherme Siebeneichler

Diga Olá – olavenancioaires@gmail.com | fone: 51 3741-7415

Olá pra você através da Gráfica Treze de Maio

2 03 DE maio 2023 quarta-fEira www.oLaJorNaL.com
TRATO d
Ex
Guilherme Siebeneichler Propriedade integrada da CBT em Linha Sapé garante bons resultados com cuidados do solo Divulgação/AI CBT China Brasil Tabacos tem realizado capacitação dos orientadores para boas práticas de conservação do solo
“Como é
morAr
é temA dA
Guilherme Siebeneichler

Situação ocorre pela primeira vez em venâncio Aires com números praticamente iguais nas contratações de pessoas de até 24 anos e entre 50 e 64 anos. Busca por mão de obra qualificada é um dos impulsionadores do movimento no mercado

O Dia do Trabalhador, celebrado no último 1º de maio, é também um período de reflexão e oportunidades. Em Venâncio Aires um movimento diferente de contratações ocorreu no primeiro trimestre de 2023. Praticamente o mesmo número de trabalhadores jovens e pessoas acima de 50 anos foram contratadas. Nos últimos anos, este cenário foi diferente, com o número de trabalhadores entre 18 e 24 anos admitidos maior do que as demais faixas de trabalhadores. A situação coloca em debate um novo movimento no mercado de trabalho e na força dos trabalhadores. No município, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), até março, foram contratados 1.435 trabalhadores com até 24 anos. Já o público mais experiente, entre 50 e 64 anos, registrou 1.437 contratações. A busca por mão de obra com experiência, e mais idosa tem se tornado realidade, mudando também a massa contratada nas empresas.

Outro fato apontado pelo Caged no primeiro trimestre de 2023, é que apesar das admissões, mais da metade dos jovens não seguiu nos postos de trabalho. Na faixa entre 18 e 24 anos, ocorreram 778 desligamentos, ou seja, saldo de 657 vagas com carteira assinada criadas no período. Já no público entre 50 a 64 anos, foram 243 desligamentos, com saldo de 1.194 contratados.

O movimento é também puxado pelas contratações temporárias na safra de processamento de tabaco, na indústria de transformação. Sozinho este segmento registra

1.530 novas vagas de empregos com carteira assinada, No trimestre em Venâncio Aires foram criados 3.878 novos postos de trabalho. A maior parte deste resultado está ligado aos trabalhadores com ensino fundamental incompleto. Com esta escolaridade foram 2.045 trabalhadores contratados. Na sequência aparecem os trabalhadores com ensino médio completo, com 762 postos criados.

NOvO CENÁRIO

Segundo a professora e Coordenadora do Curso de Administração da Unisc campus Venâncio Aires, Ione Sardão da Silva, o movimento de crescimento nas contratações de pessoas mais experientes é uma nova realidade no mercado de trabalho, muito pela falta de jovens para ingressar nas vagas. “Esta é uma nova realidade no mercado de trabalho. As empresas estão buscando pessoas acima de 50 anos, pois estas conseguem desempenhar e se adaptar com mais facilidade às atividades rotineiras. Enquanto que os jovens preferem atividades mais desafiadoras, gostam de criar algo novo, o vínculo com o mercado de trabalho é mais frágil, pois possuem espírito mais empreendedor, mais despojados,” comenta.

A docente afirma que esse novo ritmo de contratações precisa de atenção por conta dos conflitos de gerações. “Acredito que a bus-

EM QUASE 20 ANOS VENâNCIO PERDEU CERCA DE 30%,

EM MéDIA, DA ÁREA DE plANTAçÃO DE ARROz E FEIJÃO

prato diário do brasileiro tem aumentado no mercado e com demanda pode ganhar espaço no campo. Em venâncio no feijão a área de cultivo reduziu em 33%. Já com arroz, cultivo tem oscilado anualmente, com queda média de 28% desde 2004

O preço do arroz e feijão, prato principal da mesa dos brasileiros, tem se mantido com preços mais caros, em função da demanda. A elevação dos dois itens mais populares das refeições diárias, ocorre também pelo crescimento das áreas de cultivo com outras produções, em especial a soja e o milho.

Desde o início dos anos 2000, a demanda pela produção brasileira de milho e soja cresceu no mundo inteiro. Vão para as indústrias de alimentos, de ração animal, de combustível. E o agricultor sabe que, quanto mais o produto é disputado, mais o comprador está disposto a pagar. Desde 2004 Venâncio Aires também perdeu área de cultivo com feijão e arroz. Ambos ainda sofrem interferências em função do clima e da demanda interna.

A área de produção com arroz de Venâncio Aires, em 2004, ocupava 1.950 hectares. Já na safra 2022/23, o plantio alcançou 1,4 mil hectares, queda de 28%. Já no feijão, a queda é maior, há quase 20 anos eram plantadas em 480 hectares. Na atual safra a produção deve alcançar cerca de 310 hectares, redução de 33%.

CAMpO

A perda da área de cultivo ocorre a partir da valorização dos grãos de

Assim como no país, feijão e arroz perderam espaço no município para o cultivo de soja

soja. Este cultivo desde 2004 registra aumento de 1045% no campo de Venâncio Aires. Esta cultura em 2023 deve alcançar mais de seis mil hectares de área ocupada. Na safra passada, segundo dados da Emater/Ascar, na Capital do Chimarrão, a produção movimentou mais de 18,9 mil toneladas, sendo R$ 42,7 milhões em receitas.

Já o milho tem oscilado no crescimento, mas com a valorização tem ampliado a participação no setor agrícola de Venâncio Aires. Na safra 2022/23, o milho deve ocupar até 6 mil hectares para fins comerciais, movimentando mais de R$ 32,2 milhões.

REDUçÃO

A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) estimou que, no fim da safra de 2023, a produção de arroz no Brasil deve ficar abaixo

ca por trabalhadores com idade acima de 50 anos nos postos de trabalho, atualmente, se deve a facilidade, com que a grande maioria destes, possui de trabalhar com a inclusão de pessoas. Por outro lado, não podemos

deixar de destacar, que nos dias atuais, encontramos os conflitos de gerações, que geralmente, podem ocorrer a partir de um desentendimento motivado pelas diferenças geracionais entre os colaboradores,” conclui.

Fonte: Dados Caged/mar2023

de 10 milhões de toneladas. Tratase do menor nível em 25 anos. Já a produção de feijão deve se manter em patamares parecidos aos das últimas três décadas, com quase 3 milhões de toneladas. Segundo especialistas, a falta de incentivos ao plantio de arroz e feijão pode trazer riscos para a segurança alimentar e aumentar o preço desses produtos. De 2019 a 2022, o feijão subiu 20% ao ano, e o arroz teve um aumento anual de 15%.

A queda da produção do arroz e do feijão acompanha a redução da área plantada dessas culturas, estimada em 30% nos últimos 16 anos. No mesmo período, a soja quase dobrou (+86%), ao passo que o milho avançou 66%. Essa disputa por espaço entre as culturas é apontada como o principal motivo por trás da perda do protagonismo do arroz e do feijão. Outra causa é a diminuição do consumo desses grãos.

Análise feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) reflete na expectativa positiva do varejo regional; confiança do empresário é a maior desde novembro O índice de confiança do comércio registrou uma elevação durante o mês de abril. O índice, medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) é considerado um “termômetro” de vendas e é reflexo da redução no índice de inflação medido no último mês. A expectativa é que esta redução impacte de forma positiva nas vendas para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante no calendário anual do varejo.

O fechamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 4,65% em abril, 0,10% abaixo da meta do Banco Central para o mês revigorou a confiança do comércio no mês de maio, período em que é comemorado o Dia das Mães, data esperada pelo varejo. A projeção feita em nível nacional dá novo ânimo ao lojista que espera uma boa venda com a data. O indicador – confiança – atingiu o maior nível desde novembro do ano passado.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, os fatores inflação mais baixa e confiança em alta serão os elementos para alavancar as vendas neste momento. “Estamos falando da segunda data mais importante do ano. Para alguns ramos de comércio, é a principal

Dia das Mães é considerado o segundo melhor período em vendas no comércio do país

época. Este movimento favorável da economia – mesmo que discreto – com a redução do IPCA mostra que deveremos ter boas vendas no período”, projeta o dirigente. A avaliação positiva do presidente do Sindilojas-VRP é confirmada pelo economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Oscar Frank. “Mesmo com as dificuldades existentes, como juros altos e inadimplência, as pessoas estão dispostas a presentear na data, por conta da questão afetiva que o Dia das Mães traz”, avalia Frank, ao deixar como dica para o varejo a oferta de produtos de valor mais baixo e condições especiais de pagamento.

03 DE mAiO 2023 quARtA-fEiRA 3 www.OLAJORNAL.cOm CERTIFICADO DIGITAL SAFEWEB ME L HO R CU S TO X B E NEF Í C I O D O M ER C AD O Pa g ue e m a t é 12x no cartão www.safeweb.com.br www.exatacontabil.com (51) 3741-7535 C M Y CM MY CY CMY K QUEDA DA INfLAçãO DEVE AQUECER vENDAS DO DIA DAS MÃES NA REGIÃO TRIMESTRE TEM EQUILíBRIO NAS CONTRATAçõES
pESSOAS MAIS JOvENS E ExpERIENTES
DE
Divulgação/AI Sinditabaco Contratações de safristas puxam saldos positivos de empregos no primeiro trimestre Divulgação/AI Embrapa Divulgação/ Nascimento MKT

Liga Feminina de Combate ao CânCer

COMERCIALIzA CONVITES PARA O JANTAR DO RISOTO

Evento ocorre no dia 25 de maio na sede da Oase. Convites são vendidos com integrantes da entidade e no comércio do município

FILMES

Na edição deste ano serão quatro tipos de risoto, além de saladas e sobremesas

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires está comercializando convites para o tradicional Jantar do Risoto. A programação ocorre no dia 25 de maio, a partir das 19h na sede da Oase, no centro do município. Os convites são vendidos por integrantes da entidade e na Loja Original, ao valor de R$ 75,00. Todo o recurso arrecadado será direcionado para manutenção da Liga e apoio aos pacientes atendidos.

Serão colocados à disposição da comunidade 220 cartões. Serão servidos quatro tipos de risotos, preparados por voluntários, além de saladas e sobremesas. Haverá reserva de mesas aos interessados. A chef Danielle Rubim irá preparar o risoto de camarão com crispy de bacon. Denise Pumpmacher, fará a preparação do risoto de rúcula com tomate seco. Marione Reckziegel e Luis Felipe serão os responsáveis pelo de iscas de filé com gorgonzola. Carine Bencke e Isolde Schwendler, serão responsáveis

pelo preparo do risoto de salmão.

GALINHADA

A Associação de Funcionário da CTA promove no próximo sábado, 06, a Galinhada Beneficente, em prol da Liga. O evento inicia às 11h30min, no Clube CTA, e os cartões têm custo de R$ 15,00. A venda ocorre no Clube, sede da Liga e com a diretoria da associação. Reservas podem ser feitas pelo telefone: 51 3793-2232.

GUARDA-CHUVAS

A venda de guarda-chuvas da Liga Feminina se aproxima das 400 unidades. A campanha é considerada sucesso pelos membros da entidade. O item personalizado tem custo de R$ 65,00 e pode ser encomendado com integrantes da entidade. Um novo lote do produto será entregue nesta semana. Além disso, haverá unidades para comercialização nos próximos dias, sem a necessidade de encomenda prévia, aproveitando o Dia das Mães.

8ª Construarte e 9ª muLtiFeira oCorrem NO PARQUE DA OkTOBER NO PRÓXIMO MÊS

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e o Município de Santa Cruz do Sul vão promover, de 28 de junho a 2 de julho a 8ª Construarte e 9ª Multifeira. Os eventos tiveram o lançamento oficial na noite desta terça-feira, 02.

As feiras serão realizadas em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos (Seasc), Associação de Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seisc). O even-

to já tem o patrocínio confirmado da Concretos Trevisan e da Corsan e apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A 8ª Construarte vai englobar as áreas da construção, decoração e negócios imobiliários, com a participação de construtoras, incorporadoras, imobiliárias, metalúrgicas, engenheiros, arquitetos, lojas e entidades ligadas ao setor.

Já a 9ª Multifeira será focada em moda, vestuário, calçados, utilidades domésticas, bem-estar e saúde, agroindústria familiar, feira de automóveis e brinquedos.

hoRóScopo

ÁRIES

É uma semana para estar atento às finanças. Evite gastos impulsivos ou aplicações mais arriscadas. Temas relacionados ao passado ou medos e traumas podem ressurgir.

CÂNCER

Esses dias pedem um mergulho mais profundo nas suas questões de auto valorização e poder pessoal, canceriano. Não tenha medo de explorar e colocar para fora todo o seu potencial criativo.

LIBRA

Essa é uma semana importante para refletir sobre os seus valores, libriano. Evite movimentos arriscados com investimentos por esses dias. A autovalorização será um tema focal durante o período.

CAPRICÓRNIO

Uma semana que te pede para revisar as suas amizades, capricorniano, e a sua participação nos grupos que frequenta. Será importante refletir sobre qual o seu papel, no que você agrega na sua comunidade.

GUERRA OCULTA

Ano: 2021

Onde: TC PREMIUM

Quando: 03/05 às 18h30min

Duração: 1h32min

Classificação: 16 anos

Dos produtores de Sicario e John Wick. Com Michelle Monaghan. Quando um prisioneiro de alto valor escapa de sua cela, um grupo de oficiais precisa lutar para capturá-lo a qualquer custo em uma base militar que parece um labirinto. O cenário é uma prisão no Oriente Médio, onde algumas operações especiais estão lutando para conter um prisioneiro fugitivo violento. O enrede envolve fatos da CIA, polícia de inteligência dos Estado Unidos, e o combate ao terrorismo.

UM LUGAR BEM LONGE DAQUI

Ano: 2022

Onde: HBO

Quando: 04/05 às 22h

Duração: 2h05min

Classificação: 14 anos

Em Um Lugar Bem Longe Daqui, abandonada por sua família, Kya Clark, também conhecida pelos habitantes da cidade de Barkley Cove como a Garota do Pântano, é misteriosa e selvagem. A jovem Kya vive isolada na pequena cidade da Carolina do Norte, e o filme segue duas linhas temporais: A primeira sobre as aventuras da menina, e a segunda é sobre a investigação de um assassinato de uma celebridade local na cidade fictícia de Barkley Cove.

LEITURA

Filha de uma mãe problemática e um pai ausente, Beyah precisou aprender a se virar sozinha desde pequena. Sua vida foi trilhada com muitas decepeções. Mas ela está prestes a mudar a sua sorte graças a si mesma, e a mais ninguém, por conta da bolsa de estudos que ganhou para estudar em uma boa universidade. Apenas dois curtos meses separam o tão sonhado futuro do passado que tanto deseja deixar para trás. Mas uma reviravolta faz Beyah perder até mesmo a casa em que mora.

Sem opção, ela recorre ao último recurso que tem e precisará passar o resto do verão na casa de praia

JURASSIC WORLD: DOMÍNIO

Ano: 2022

Onde: TC PREMIUM

Quando: 05/05, às 22h

Duração: 2h26min

Classificação: 12 anos

Quatro anos após a destruição da Ilha Nublar, os dinossauros agora vivem e caçam ao lado de humanos em todo o mundo. Esse frágil equilíbrio remodela o futuro e deve determinar de uma vez por todas se os seres humanos continuarão sendo a espécie dominante em um planeta que agora compartilham com as criaturas mais temíveis da história. Capítulo final da trilogia iniciada por Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros.

do pai que mal conhece, da nova esposa e da filha dela que nem ao menos ouvira falar. O plano de Beyah é se manter quase invisível até poder ir para a faculdade. Mas o vizinho da casa ao lado torna tudo muito mais complicado. Os dois parecem não ter nada em comum. Ela viveu uma vida sem dinheiro ou amor enquanto ele tem uma família rica e privilegiada. Mas no olhar dele vive uma tristeza que apenas quem também a carrega dentro de si consegue reconhecer.

Editora: Galera; 7ª edição (30 agosto 2021)

Autora: Colleen Hoover 336 páginas

TOURO

O eclipse lunar acontece no eixo que fala sobre você e seus relacionamentos e parcerias. Será importante rever acordos e padrões que talvez não estejam sendo produtivos.

LEÃO

Questões ligadas ao seu passado e à sua família estarão em destaque por esses dias. É importante ouvir todos os envolvidos e tomar decisões que estejam alinhadas não somente com a sua vontade.

ESCORPIÃO

O eclipse lunar abre as portas para que você se livre de toda a bagagem pesada que carrega, em todas as áreas de sua vida. É um momento intenso de revisão e oportunidade de recomeçar.

AQUÁRIO

A vida profissional está em pauta durante esses dias pedindo alguns ajustes de rota em relação aos seus planos e projetos, aquariano. Sua família pode demandar mais atenção.

E isso os torna irresístiveis um para o outro. Sem terem como fugir da atração que sentem, Beyah e Samson resolvem se dar uma chance, mas apenas até o verão terminar. Uma história de amor, recomeços, despedidas e reencontros.

Fonte: Personare

GÊMEOS

É um período mais sensível para você, geminiano e é importante não descuidar da saúde tanto física quanto mental. Pode ser uma semana em que a rotina e o trabalho exigem mais de você.

VIRGEM

Período de oportunidade para refletir e rever a maneira como transmite as suas ideias e se comunica com o mundo. Apesar de lançamentos e divulgações estarem favorecidos nessa fase é importante cautela.

SAGITÁRIO

É uma semana de maior introspecção que vem pedindo para você desacelerar um pouco, sagitariano. É importante se resguardar emocionalmente e não deixar que assuntos alheios te afetem demais.

PEIXES

Quais são as suas crenças, pisciano? Elas ainda estão de acordo com quem você é hoje? Essas reflexões farão parte desse período, te convidando a pensar sobre as suas filosofias de vida, as suas convicções.

www.OLAJORNAL.cOm 03 DE mAIO 2023 quARtA-fEIRA 4
Divulgação/Pixabay

Parque da

oktoberFest

terá NOvidadEs Para a FEsta da alEgria 2023

Poder público promete entregar até julho espaço do Centro de Eventos e realizar melhorias na infraestrutura do espaço para a 38ª edição da Oktober. Neste ano 13 candidatas estão na disputa de soberanas do evento

O Parque da Oktoberfest para a 38ª edição da Festa da Alegria vai contar com novos espaços e melhorias na infraestrutura. Tudo isso, projetando a participação de 500 mil visitantes ao longo das três semanas de atividades. Destaque para a conclusão do Centro de Eventos, que está sendo construído na parte baixa do parque, e deve ser concluído no fim de julho.

A informação foi repassada pelo vice-prefeito, Elstor Desbessel (Progressistas), que destaca a importância do complexo também para a organização da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. “Estamos na fase de conclusão do telhado e posteriormente entramos no acabamento do espaço. Até o fim de julho essa estrutura será concluída e repassada para a comunidade. Com certeza será um novo local para fazer parte das programações da Festa da Alegria.”

Além deste novo espaço, o vice -prefeito destaca que o entorno da área também deve receber melho-

rias na infraestrutura. O mesmo deve ocorrer em outros pontos do parque. A revitalização do espaço da Bierhaus será colocada em prática após o evento no parque. O local será reformado e modernizado, buscando também atrair empresas da iniciativa privada para assumir um restaurante típico alemão ao longo do ano. “Definimos não realizar a obra antes para evitar novo espaço no parque fechado durante a Oktoberfest. No ano passado já tivemos toda a área próxima ao Centro de Eventos fechada para circulação,” explica Desbessel.

SOBERANAS

A organização da 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul trabalha para apresentar as 13 candidatas aos títulos na próxima sexta-feira, 05. ”Entramos em ritmo intenso de trabalho para a preparação da edição deste ano. Agora as atenções estão para a apresentação das candidatas e a cerimônia de escolha,”

destaca o presidente da Associação das entidades empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Ricardo Bartz.

ORÇAMENTO

O dirigente destaca ainda que os shows nacionais e as programações estão sendo discutidas. Além disso, afirma que a entidade também trabalha na elaboração do orçamento da edição deste ano. A 37ª Oktoberfest contou em 2022 com orçamento superior aos R$ 13 milhões, e público de 410 mil visitantes.

COORDENADORES

Na última sexta-feira, 28, foram apresentados os nomes de voluntários que irão atuar na coordenação executiva da edição de 2023. Os voluntários representam empresas e entidades do município. No total, são 27 coordenadores nas áreas de Ações Educativas, Agricultura Familiar, Atenção ao Turista, Bem-estar do Visitante, Bilheteria e Portaria,

VenânCio aires reduziu em quase 60% os CASOS DE ACIDENTES DE TRABALHO EM QUATRO ANOS

ao longo de 2022 município registrou 576 notificações de atendimentos por acidentes de trabalho. Em 2018 esse número chegou a 1.349. Nos primeiros meses de 2023 já foram registrados 175 casos

Se em 2018 Venâncio Aires registrou o maior número de notificações de acidentes de trabalho da série histórica, de lá pra cá o cenário tem sido outro. No período de quatro anos a queda dos casos envolvendo acidentes dentro das empresas chegou a 57,3%. Os dados são acompanhados por sistema eletrônico, a partir dos registros feitos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Relatório Individual de Notificação de Agravos (Rina). Ao longo de 2022 foram registradas 576 notificações de acidentes envolvendo trabalhadores, atendidos em Venâncio Aires. São casos envolvendo situações mais graves (lesões, internações ou necessidade de atendimento médico de urgência), registros de lesões por esforços repetitivos (LER) e intoxicações.

O último 28 de abril foi marcado como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, A data faz parte de um calendário global que coloca luz nas ações de prevenção a situações de risco expostas aos trabalhadores no mundo. Na Capital do Chimarrão

os registros de acidentes deste tipo estão em queda, após elevado crescimento, entre os anos de 2014 a 2018. O aumento neste período foi de 220% nos registros envolvendo trabalhadores.

ALERTA

A média mensal de registros de atendimentos por notificações de acidentes de trabalho em 2023 está perto da taxa do ano passado. Entre janeiro e abril foram 43 casos por mês, no total são 175 notificações registradas no município. Ao longo de todo 2022 foram 576 registros, média de 48 casos por mês.

REGIÃO

Em 2022 Venâncio Aires foi o município com mais notificações de acidentes de trabalho em empre-

Coordenadores da edição de 2023 da Oktoberfest foram apresentados na últma sexta-feira

sas instaladas no seu território. No total foram 534 casos. A segunda colocada foi Santa Cruz do Sul, com 466 registros. Já Candelária aparece na terceira posição com 301 casos. Há registros também por município de atendimento, quando o casos ocorrem em cidade não natural da vítima, encaminhando o atendimento para a cidade de origem.

ESTADO

Diferente de Venâncio Aires, o Rio Grande do Sul está registrando crescimento nas notificações por acidentes de trabalho. De 2018 até 2022 este crescimento chega a 9,7%, saindo de 54.280 casos para 59.563 no ano passado. Neste ano, de janeiro a abril, foram 16.439 notificações do tipo no território gaúcho.

Número de notificações por ano em v.aires

Cultura e Folclore, Desfiles, Financeira e Orçamento, Infraestrutura e Manutenção, Marketing, Maturidade Ativa, Ornamentação e Recepção, Saúde/Consumo Consciente e Acessibilidade, Segurança e Divulgação/Social. Já as áreas de Bandas, Shows, Feirasul e Gastronomia ficarão sob a responsabilidade da Assemp.

Para o presidente da 38ª Oktoberfest e Feirasul, João Goerck, é gratificante ver o empenho da comunidade em contribuir com o

evento. “Agradecemos a todos os voluntários que aceitaram o convite de construir a Festa da Alegria em conjunto e à Assemp e Prefeitura pela confiança. Que possamos realizar mais um grande evento e proporcionar muita cultura, alegria e diversão para os nossos visitantes”, destacou.

A Festa da Alegria, realizada pela Assemp em parceria com o Município de Santa Cruz do Sul, ocorrerá este ano nos dias 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro.

semana do emPreendedor abre EVENTOS DA ASSEMP NA SEGUNDA

Programação é a primeira de quatro atrações que ocorrem ao longo do ano

A 15ª Semana do Empreendedor abre a agenda anual de eventos da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) na próxima segunda-feira, 08. A programação ocorre até quinta-feira, 11 de maio.

A iniciativa contará com palestras sobre inovação e empreendedorismo, com atividades em diferentes lugares do município simultaneamente. Uma das palestras confirmadas é “Como a jornada física e digital pode gerar comunidades de consumidores”, ministrada pelo diretor de Estratégia da EYES Soluções não óbvias, Antonio Cardoso Bim. O objetivo é promover para os participantes uma reflexão sobre a experi-

ência da jornada do cliente, seja ela física ou digital. “Nossa expectativa é a melhor, porque viemos de uma retomada depois de três anos sem o evento”, afirma a presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc), e coordenadora do evento, Luciana Elisa Kappel.

A Semana do Empreendedor também irá contar com a 10ª Jornada Jucisrs de Interiorização, que visa a troca de conhecimento entre gestores municipais, empreendedores e cidadãos. A Assemp, juntamente com o município de Santa Cruz do SUl, aina realizará ao longo do ano a Construarte e Multifeira, a Oktoberfest e Feirasul e a Christkindfest.

www.OLAJORNAL.cOm 03 DE mAIO 2023 quARtA-fEIRA 5
Janine Niedermeyer Divulgação/OIT Na região venâncio aires é o município com mais notificações de acidentes de trabalho

ANIVERSÁRIO DE VENÂNCIO

A Prefeitura de Venâncio Aires apresentou na manhã desta terça-feira, 02, a programação alusiva aos 132 anos do município. Atividades culturais, políticas e apresentações estão previstas para marcar a celebração da cidade durante o mês de maio. O Olá Jornal mantém a tradição ao longo dos sete anos de atividades e circula no dia 11 de maio com uma edição comemorativa. Tradicionalmente no dia do aniversário da cidade o jornal impresso conta com conteúdos exclusivos e interativos para o público, aguarde.

MINHA CIDADE

“Que alegria viver aqui”, é o slogan escolhido pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para saudar o município pelos seus 132 anos. Em entrevista ao Olá Jornal, destacou o povo de Venâncio como ponto alto do município. Acolhedor, empreendedor e unido com entidades e associações ativas em prol do bem da comunidade. Para os próximos 132 anos, busca o maior envolvimento da população. “Sentimento de pertencimento, ser uma voz participativa”, afirma. Como desafios, pontua aqueles comuns a todos os municípios. Nas suas palavras, “orçamento apertado, carências na saúde, educação e infraestrutura”.

subcomissão cop10

Depois de três reuniões sem quórum para votações, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS terá sua primeira sessão híbrida nesta quinta-feira, 04. A decisão foi tomada pelo presidente Luciano Silveira (MDB) na última semana, para que assim, haja o número suficiente de deputados presentes para que ocorram votações que aguardam apreciação. Entre elas está a criação da subcomissão em defesa da cadeia produtiva do tabaco e de acompanhamento dos trabalhos da 10ª Conferência das Partes (COP10) Convenção-quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). A proposta do deputado Marcus Vinícius (PP) é de reunir oito parlamentares que conheçam a produção e tenham afinidade com o tema para percorrer o estado levantando demandas, ouvindo o setor e listando as prioridades. Com os dados, produzir um relatório para que seja apresentado entre agosto e setembro, quando se forma a posição do país sobre o tema.

CENSURA

Em entrevista ao Olá Jornal nesta segunda-feira, 1º de maio, o deputado federal Marcelo Moraes (PL), criticou o Projeto de Lei (PL 2630/20) que trata sobre a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Popularmente chamada de PL das Fake News teve pedido de urgência aprovado na última semana. Com isso, o texto será colocado em votação em plenário, sem passar por comissões. Moraes votou contra o pedido de urgência e afirmou que a proposta deveria ser chamada de PL da Censura. Para o deputado, a lei se aprovada, irá promover o retorno da censura contra as publicações nas redes sociais. O assunto movimentou o fim de semana, com campanhas contrárias ao texto original da lei, feita pelas gigantes do setor, Google e Facebook. As empresas alegam que a legislação poderá ampliar a desinformação.

EXPECTATIVA

Uma nova direção foi definida para a Cooperativa Languiru no fim de semana. O conselho administrativo da entidade vai assumir desafios para a gestão de uma marca importante para o Rio Grande do Sul com mais de cinco mil produtores associados e outros três mil funcionários. Paulo Roberto Bick assumiu a presidência após eleição durante assembleia extraordinária, realizada no sábado em Teutônia. O novo grupo à frente da entidade assume os trabalhos até 2024, quando uma nova assembleia será realizada para um mandato cheio. Entre as medidas já anunciadas pela nova direção, está a transparência das ações, e novo modelo de negócio. A proposta é garantir eficiência para a cooperativa. Em Venâncio Aires são mais de 30 famílias associadas à Languiru, entre produtores de leite, frangos, suínos e grãos.

“MAIORIA DA POPULAçãO DE VENâNCIO EM 2022 ENTREgOU SEUS VOTOS PARA CANDIDATOS DA DIREITA,” AvAlIA MARCElO MORAES pROJETANDO AS pRóxIMAS ElEIçõES liderança do pl no Rio Grande do Sul, o deputado federal destaca articulações para colocar nomes do partido na disputa majoritária de venâncio Aires. Alianças com outras siglas também são discutidas para 2024

A corrida eleitoral já iniciou de forma interna nos partidos, e um dos movimentos em Venâncio Aires está ligado à direita. O grupo tem sido liderado por empresários e deputados com presença constante na Capital do Chimarrão. Após o segundo turno da eleição presidencial, onde mais de 60% dos votos foram direcionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a articulação municipal foi na busca por nomes para disputar a prefeitura.

Entre as ações já definidas está o fortalecimento do Partido Liberal (PL), na Capital do Chimarrão.

A sigla deve receber três vereadores, que atualmente estão no PTB, durante a janela eleitoral de trocas partidárias, no próximo ano. Conforme o deputado federal Marcelo Moraes, liderança da sigla no Rio Grande do Sul, a proposta do partido é de garantir representantes nas eleições majoritárias nos principais municípios da região.

Um dos nomes já colocados pelo PL em Venâncio Aires é o do exvereador, Alexandre Wickert, que atualmente preside o partido em âmbito municipal. “A maioria da população de Venâncio entregou seus votos para candidatos da di-

reita na última eleição, isso ficou claro, e estamos desde lá fazendo um trabalho para lançar nomes, frente a este cenário teremos candidatos ligados à direita também no município,” destaca o parlamentar.

Alianças e parcerias com novas siglas ainda estão sendo avaliadas, também por conta da fusão de agremiações em âmbito federal.

“Ainda há definições importantes no cenário político, como a fusão do PTB e Patriota, trazendo novas lideranças para o partido. Vamos trabalhar com força na região para garantir nomes nas eleições majoritárias. Ainda no tempo do PTB tínhamos candidaturas nas principais cidades da região, seja

encabeçando candidaturas ou à vice de chapas,” comenta. O resultado do segundo turno é apontado por Moraes como importante para a cidade, mas não pode ser dado como certo para um pleito municipal. “Ajuda saber que a população deposita seus votos para um candidato da direita, mas até o próximo ano muita coisa pode acontecer. Sabemos que a cidade pede novos nomes e vamos trabalhar com lideranças locais para colocar à disposição uma candidatura da direita,” afirma. Na eleição presidencial de 2022 o candidato do PL, Jair Bolsonaro recebeu 27.288 votos. Já o presidente Lula (PT) recebeu 15.514 votos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER PONTES

SECAS NA RSC-287 NA REGIÃO DE MARIANTE

Da família dos felídeos Olávo até poderia ser um bom animal de estimação, é gorduchinho, tem pêlos lisos, olhos escuros e cheiro de caramelo. Se não fosse o fato dele ser mais selvagem que seus outros parentes gatos. Olávo nasceu de uma cruza rara entre a astúcia e o tagarelismo. Sim, o Olávo é um gato falante! Suas orelhas são parabólicas e seus olhos binóculos, o Felis Catus do Olá Jornal tem, agora, a oportunidade de expôr suas convicções.

As obras de duplicação da RSC287 estão prestes a sair do papel. Alguns pontos têm gerado dúvidas e maiores debates entre usuários e moradores de áreas rurais ao longo do trecho da rodovia. Em Venâncio Aires a área próxima ao rio Taquari tem mobilizado produtores e moradores, em função das constantes cheias na localidade, que afetam áreas produtivas até a Picada Mariante. A construção de pontes secas nas localidades, a partir da duplicação da via, vai pautar audiência pública entre comunidade, concessionária Rota de Santa Maria e lideranças políticas. O encontro é proposto pelo vereador Ezequiel Stahl (PTB). Segundo o parlamentar há preocupação com os períodos de enchentes. “A comunidade sofre com o represamento das águas, situação que já ocorre atualmente. É necessário buscar alternativas para garantir o escoamento da água. Vamos apresentar imagens das últimas cheias e a situação que causou prejuízos aos empresários e produtores das localidades próximas ao rio,” explica Stahl.

A previsão é de realizar a audiência pública no dia 18 de maio, na localidade de Picada Mariante. Entretanto a data ainda será confirmada com representantes da empresa responsável pela manutenção da RSC-287.

DUplICAçÃO

Ainda na quinta-feira, 27, vereadores do PSB de Venâncio Aires participaram de audiência pública em Santa Cruz do Sul, que de-

bateu a duplicação da rodovia. O encontro, proposto pelo Vereador santa-cruzense, Rodrigo Rabuske, que preside a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da RSC287, reuniu moradores da região de Linha Pinheiral, lideranças políticas estaduais e regionais, representantes do poder público de Santa Cruz, Ministério Público, Agergs e da empresa Sacyr, que está executando a obra de duplicação do trecho entre Tabaí e Santa Maria.

Participaram, Elígio Weschenfelder, Jairo Bencke, e Sandra Wagner. Muitos questionamentos foram feitos pelos presentes, que demonstraram grande preocupação com os impactos que já estão sendo gerados pela obra, principalmente em trechos de Candelária, Santa Cruz e Venâncio. A criação de um Conselho de Usuários foi proposto por representantes da agência reguladora, pensando em formas de mobilizar motoristas e moradores próximos à rodovia. O grupo também será importante para negociar mudanças no plano de duplicação.

CâMARA DE VEREADORES PRORROgA PRAzO DE INSCRIçõES DO pROCESSO SElETIvO pARA CONTRATAR CONTADOR

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires prorrogou as inscrições para o processo seletivo público simplificado que busca preencher vaga temporária de Contador. A reabertura do período de cadastros dos interessados ocorre nesta quinta-feira, 04 de maio e segue até a próxima terça-feira,09. O edital com alterações e novo cronograma para as datas previstas no processo seletivo será publicado no dia 03 de maio no site da Câmara de Vereadores de

Venâncio Aires.

A contratação emergencial terá duração de um ano, prorrogável por igual período. A taxa de inscrição para o processo seletivo tem custo de R$ 25,00.

A contratação de um contador terá carga horária de 40 horas semanais, com vencimentos de R$ 8.966,12.

A previsão é concluir o processo de seleção na segunda quinzena de maio.

www.OLAJORNAL.cOm 03 DE mAiO 2023 quARtA-fEiRA 6
Divulgação/AI PL Alexandre Wickert, Kelly Moraes, Arnildo Camara e Marcelo Moraes, no lançamento da Frente parlamentar em Defesa da Mulher Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá Audiência pública é proposta pelo vereador Ezequiel Stahl e será realizada em picada Mariante

“oS ProdutoreS eStÃo CANSAdoS deStA INtImIdAçÃo”, AfIrmA dePutAdo SOBRe FISCALIZAÇÕeS TRABALhISTAS eM PROPRIedAdeS de TABACO

Marcus Vinícius (PP) busca novas informações junto ao Ministério do Trabalho e emprego e reencaminha ofício ao Ministério Público do Trabalho pedindo explicações para operações do Vale do Rio Pardo O deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) busca novas informações junto aos ógãos de fiscalização sobre a operação realizada em pequenas propriedades de tabaco no Vale do Rio Pardo. Além de reencaminhar ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Polícia Federal, para saber os motivos das ações, especialmente nos municípios de Passo do Sobrado e Venâncio Aires, o parlamentar vai encaminhar pedido também ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Na visão do político, apesar da agilidade do retorno, as respostas enviadas pelo MPT não foram claras. “O retorno rápido me surpreendeu positivamente. A resposta foi elegante mas um tanto quanto vazia, relatam o que todo mundo sabe que os processos administrativos se baseiam em ofícios de outros órgãos públicos e de denúncias, mas não fica claro o que motivou de fato. Se foi denúncia de empresa, de sindicato, de produtor ou de um grupo de pessoas que estivesse se sentindo ameaçado pelas condições de trabalho”, explica. Da mesma forma, o número de procedimentos não dá conta da quantidade de propriedades fiscalizadas. De acordo com o documento, foram instaurados três procedimentos em 2020; três em 2021; nenhum em 2022 e três procedimentos, até esta data, no ano de 2023. “O número de aumento de casos em três procedimentos em 2023, em apenas três meses, o que na minha avaliação é um crescimento a ser

considerado porque estamos bem no início do ano, não diz se são três produtores ou se cada um deles diz respeito a um conjunto maior de empresas ou instituições. Pode cada processo tratar de um ou vários casos, é uma questão que, para nós, ficou muito vaga. Por isso, vamos aproveitar a boa vontade do MPT para que sejam mais detalhistas nas respostas e dar subsídios a entidades representativas oficiais para que sejam parceiras no suporte aos produtores e na conscientização”.

deFeSA

O político dedicou seu tempo na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão do último dia 25, para abordar o assunto e manifestar sua contrariedade. Afirmou que a produção de tabaco é uma atividade sazonal de grande exigência física,

eSTudOS ReduÇÃO de dANOS I

e muitas vezes requer o trabalho de famílias em horários diversos dos praticados no serviço público ou na iniciativa privada. “O agro não para, mas nem por isso o agro cansa. O que faz o agronegócio cansar são as incertezas, as ameaças trazidas muitas vezes por um discurso politicamente correto que não conhece a realidade”, pontuou. O parlamentar rechaçou a existência de uma epidemia de trabalho escravo no Rio Grande do Sul. “Os produtores estão cansados desta intimidação. Precisamos ter equilíbrio e ponderação”, declarou. Ele ressaltou o respeito à função institucional do MPT e destacou que não irá descredibilizar qualquer ação anterior. “Mas tudo merece uma explicação, sobretudo quando milhares de famílias trabalham no campo e começam a sentir medo de exercer uma atividade que fazem há séculos”, finalizou.

utC BrASIL: ImPACto PoSItIvo NA SAúde e Bem-eStAr de CoLABorAdoreS

O propósito de transformar a vida das pessoas e proporcionar um impacto positivo na sociedade é uma aspiração que guia muitas empresas. Um exemplo é o caso da UTC Brasil, que se empenha para mudar o curso da história de moradores do Vale do Rio Pardo através da oferta de oportunidades que garantam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, a fumageira emprega aproximadamente 200 funcionários efetivos e oferece possibilidade de crescimento para mais de mil temporários todos os anos.

Um dos colaboradores que têm a vida impactada diariamente pela empresa é o encarregado de Manutenção Mecânica, Leonel Augusto Dettenborn, de 35 anos. Ele iniciou na UTC Brasil como estagiário há sete anos e fez parte de momentos marcantes da fumageira, como a mudança de Venâncio Aires para Santa Cruz. “A UTC é excelente, eu acho que o maior desafio foi a mudança, mas é legal como estava todo mundo empenhado e foi um aprendizado incrível. Eu faria tudo de novo”, destaca.

Leonel acrescenta que a empresa está sempre focada em melhorar os processos e transformar a vida das pessoas, garantindo cuidados essenciais de saúde e acompanhamento. “Olhando para trás eu percebo o quanto a UTC ajudou na minha vida e na vida de várias pessoas”. Dettenborn também evidencia a oportunidade de fazer parte da evolução da empresa. “Isso empolga e faz a gente cada vez mais querer tra-

balhar, pois a empresa são todos os colaboradores aqui dentro”, finaliza.

SAÚde e BeM-eSTAR

Garantir a saúde do colaborador é um dos pilares da UTC Brasil, que disponibiliza serviços gratuitos em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) na área da prevenção e atendimento como os atendimentos odontológicos gratuitos e a Campanha Saúde Total. Ainda na área da saúde foi desenvolvida a Campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero em parceria com o Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais atual. Conforme a Gerente de Recursos Humanos, Rosiane Dullius, a cultura da empresa envolve o cuidado com o bem-estar dos colaboradores. Por isso, a UTC conta com a iniciativa Brigada

Psicossocial Escuta do Bem, que consiste em um grupo de funcionários capacitados para ouvir e ajudar os colaboradores em situações de impacto da saúde mental e emocional. “A Escuta do Bem é direcionada para funcionários que buscam ajuda. Eles podem ser atendidos pelos profissionais capacitados dentro da empresa com total sigilo. O objetivo é oferecer suporte para ajudar os colaboradores em momentos difíceis”, comenta.

Entre os benefícios, a empresa fornece aos funcionários temporários ticket alimentação, Programa de Participação nos Resultados (PPR), Prêmio assiduidade, restaurante na empresa para refeição e desjejum, transporte fretado, cartão farmácia. Para os funcionários efetivos dispõe de plano de saúde Unimed, Uniodonto, seguro de vida, auxílio óculos/lentes e diversos convênios com escolas de idiomas e entidades de ensino.

Um dos entraves para que a redução de danos do tabaco não avance é o argumento de que os estudos apresentados são, na sua maioria, patrocinados pela indústria. A prática é comum na indústria farmacêutica, a qual cabe provar que seus medicamentos são seguros e eficazes. Mas para o tabaco, não. Na visão do cardiologista do Hospital São Lucas da PUC-RS, Guilherme Velho, o impedimento ocorre por preconceito. “Muito mais fácil a gente testar um medicamento de uma indústria farmacêutica do que tentar testar uma possibilidade de redução de danos relacionada a cigarro. Socialmente a indústria é menos aceita do que uma indústria de fármacos”, afirma. Dessa forma, cabe às agências de regulação realizarem estudos e testes científicos. “O que deve ser feito? As próprias agências governamentais e alguns países já começam a desenvolver esses estudos, principalmente na Inglaterra, no Japão e na Itália. Estudos específicos para testar se esses resultados que foram adquiridos nos ensaios relacionados pela indústria podem ser replicados em um contexto sem viés da indústria”, recomenda.

eSTudOS ReduÇÃO de dANOS II

Para o cardiologista, a parceria público-privada é um bom caminho para avançar no debate da redução de danos, garantindo dados que sejam reconhecidos. “Sempre que apresentamos uma coisa do qual temos um interesse de que dê certo, estamos sujeitos a vieses que precisam ser controlados, por isso é interessante a parceria entre a iniciativa privada e pública para condução desses estudos. Então, o que a gente espera que aconteça é que a sociedade e entidades governamentais levem adiante os estudos realizados por elas mesmas, esse é o próximo passo e é isso que a gente faz em relação aos testes de medicamentos”, ressalta. Velho tem defendido a redução de danos no tabagismo por entender que a prática, a partir da utilização do tabaco aquecido, pode auxiliar na redução de doenças cardiovasculares que causam 29% das mortes por doenças tabaco-relacionadas.

eSTudOS ReduÇÃO de dANOS III

Coordenador dos departamentos de eletrocardioterapia e cardiopatia clínica isquêmica e como preceptor do programa interno de cardiologia, Velho destaca que a busca pela cessação do hábito continua. “A nossa estratégia é abordar o paciente com o intuito de que ele pare de fumar e essa vai ser a estratégia para sempre, isso nunca vai mudar”. No entanto, dentro dessa perspectiva, reconhece que o sistema público não funciona. “Não existe serviços estruturados de acompanhamento para fazer a pessoa parar”. Desta forma, acredita que o tabaco aquecido pode ser um aliado. “Acho que os programas relacionados a redução de danos estão fazendo bons resultados nos países que adotaram e acho que no nosso país deveria ser mais discutido e melhor abordado, diferenciado os tipos de liberação de nicotina que são muito diferentes entre si. Cada um carregando os seus prós e seus contras, então essa discussão deveria ser feita e as estratégias de redução de danos no Brasil deveriam ser adotadas no contexto do tabagismo”, conclui.

www.oLaJorNaL.com 03 DE maio 2023 quarta-fEira 7
Paulo Garcia/AI AL-RS deputado Marcus Vinícius utilizou a tribuna da Assembleia para defender produtores de tabaco Divulgação/AI UTC Leonel Augusto dettenborn está há sete anos na empresa Divulgação Cardiologista Guilherme Velho defende redução de danos no tabagismo

P R OJ E T O C OMUNI DADE E M S I NT ONI A E S T Á DE V OL T A!

A R á d i o V e n â n c i o A i r e s m a i s p e r t o d e v o c ê

P a l e s t r a s E x p o s i ç õ e s C a f é d a m a n h ã A l m o ç o R e u n i ã o d a n ç a n t e P r e s e n ç a d o s c o m u n i c a d o r e s

C O N F I R A A S D A T A S :

0 9 / 0 3 / 2 3

C o m u n i d a d e B o a E s p e r a n ç a d e M a t o L e i t ã o

1 3 / 0 4 / 2 3

S o c i e d a d e 2 1 d e A b r i l d e

L i n h a E s p e r a n ç a

1 8 / 0 5 / 2 3

C o m u n i d a d e S ã o J o s é d e

E s t â n c i a S ã o J o s é

1 5 / 0 6 / 2 3

C o m u n i d a d e S a n t o A n t ô n i o

d e L i n h a S a p é

1 3 / 0 7 / 2 3

C o m u n i d a d e R i o g r a n d e n s e d e A r r o i o G r a n d e

1 7 / 0 8 / 2 3

N o s s a S e n h o r a d e L o u r d e s n o

M i g u e l ã o d e M o n t e A l v e r n e

1 4 / 0 9 / 2 3

C o m u n i d a d e E v a n g é l i c a d e

L i n h a H e r v a l

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.