Page 1

Exemplar de assinante

O JORNA L Maceió, quinta-feira, 13 de maio de 2010 | Ano XVI | Nº 136 | www.ojornalweb.com

|

ALAGOAS

R$ 1,00

Avião cai e mata 103 na Líbia Menino holandês de 10 anos é o único sobrevivente da tragédia

Garoto foi operado, está internado na UTI e não corre mais risco de morte

Página A5

Escolas estaduais estão sem merenda

Repasse dos recursos federais foi feito na semana passada, mas Secretaria de Educação não fez distribuição Das 340 escolas esta- passada, o governo fede- ra a compra de merenda, unidades de ensino. Por retores estão improvisan- de merenda escolar está duais de Alagoas, 138 estão ral enviou mais de R$ 4 mi- mas ontem o dinheiro ain- conta disso, os alunos fica- do como podem. O paga- com três meses de atraso. sem merenda. Na semana lhões para o Estado só pa- da não tinha chegado às ram sem o lanche e os di- mento aos fornecedores Página A11 Lula Castello Branco

Venda de carros em AL superou a média nacional Página A7

PP de Benedito de Lira pode abandonar o chapão tucano Benedito de Lira, presidente do PP, tem hoje um encontro decisivo com o governador Téo Vilela. Ele vai cobrar cumprimento do acordo para que o PP se coligue na proporcional com PSDB, DEM e PSC.

Morador de rua é assassinado no Stella Maris Página A10

Página A3

Dunga não vai querer oba-oba nos treinos

Dengue cresce no Estado e ameaça a população

Página A14

Dados da Secretaria de Saúde revelam que os casos de dengue cresceram em Alagoas este ano. Os números relativos aos primeiros quatro meses de 2010 superam os do mesmo período registrados em 2009.

CO TAÇÕES Dólar (compra) ........................................1,7710 Dólar (venda) ..........................................1,7730 Euro ....................................................... 2,2386 IGP-M .................................................... 0,7700 Salário mínimo ....................................... 510,00 Poupança ............................................... 0,5350

MARÉS

03h00.................................................................. 2.1 09h13.................................................................. 0.3 15h19.................................................................. 2.1 21h28.................................................................. 0.4

Página A11

Meteorologia alerta para chuvas hoje e amanhã está prevendo chuvas para hoje e amanhã em Alagoas. Ontem, o dia foi chuvoso e dois temporais – um pela manhã e outro à tarde – pegaram o maceioense de surpresa. Mas não há previsão de chuvas fortes para o período. Ameteorologia

Página A9

Detonação de bomba gera polêmica em Maragogi Parte da população de Maragogi ainda está questionando a forma como a mina achada numa obra foi detonada. Uma comissão de moradores foi ao Ministério Público e reclamou perdas materiais. Página A12

CMYK


O JORNAL

Política A2

Pauta Geral pautageral@ojornal-al.com.br

DATA ALTERADA As provas para seleção de estagiários de Direito do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas tiveram a data alterada para dia 6 de junho. Será no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – antiga Escola Técnica Federal –, localizado na Rua Barão de Atalaia, Poço, Maceió. O início será às 8h, mas o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 30 minutos, munido de comprovante de inscrição, documento de identificação com fotografia e caneta esferográfica azul ou preta. O fechamento dos portões ocorrerá às 7h30.

CICLISTAS

DIREÇÃO À NOITE

Intensificando as ações educativas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), através da Diretoria de Educação para o Trânsito, lança a Campanha Educativa Gentileza gera Gentileza destinada a Pedestres e Ciclistas. A atividade tem início hoje, às 16h30, na ciclovia em frente ao espaço de futevôlei próximo ao Hotel Ponta Verde.

Foi publicada ontem a Resolução 347/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 20% das aulas práticas de direção veicular serão realizadas no período noturno. A norma regulamenta a Lei n° 12.217/2010, que tornou obrigatória a realização de parte da aprendizagem de direção veicular à noite.

SEM ALTERAÇÃO A Resolução 347 não traz acréscimo na carga horária de prática de direção atual prevista na Resolução 285/2008 do Contran, e os 20% serão incorporados nas horas/aula já existentes. Das 20 horas/aula exigidas para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, quatro serão realizadas à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão 3 horas/aula das 15 exigidas.

MILAGRE NA LÍBIA

PRÊMIO ESSO

Por puro milagre, um menino de oito anos, de nacionalidade holandesa, foi o único sobrevivente de um desastre aéreo ocorrido ontem na Líbia. O desastre ocorreu durante o pouso da aeronave no aeroporto de Trípoli. As autoridades da Líbia informaram, ontem pela manhã, que o estado de saúde do menino era considerado bom. Ele teria quebrado as duas pernas.

Foram abertas ontem, estendendo-se até o próximo dia 16 de agosto, as inscrições para o Prêmio Esso de Jornalismo 2010, que está completando 55 anos de existência ininterrupta, consolidando o seu papel como o mais importante, tradicional e disputado prêmio da imprensa brasileira. O Prêmio Esso de Telejornalismo, por sua vez, comemora uma década de criação.

LIVRO O jornalista José Jurandir está se preparando para lançar seu livro. Intitulado “Os crimes que abalaram Alagoas; a história trágica de uma terra sem lei”, o livro promete revelar fatos que a imprensa alagoana não contou ao longo de várias décadas.

DIRETAS Na cidade de Maragogi, foram muitas e repetitivas as reclamações em torno da explosão da mina marítima. A detonação da bomba, da II Guerra Mundial, foi providencial e necessária, mas nem todo mundo concordou. Quando foi achada, a bomba estava numa área onde se organiza a festa do carnaval na cidade. A explosão causaria uma tragédia.

PRINCIPAL META

A desembargadora-presidente do TJ/AL, Elisabeth Carvalho, tem como principal meta o bom atendimento aos jurisdicionados.

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Frente Popular se encontra com presidente Lula e ministros no DF Reunião aconteceu ontem; presidente anuncia visita a Maceió em junho Da Editoria de Política O ex-governador e pré-candidato ao governo da Frente Popular, Ronaldo Lessa (PDT), afirmou ontem que “o presidente foi enfático em garantir o apoio à Frente Popular”. A afirmação foi feita após reunião com Lula, em Brasília, no fim da manhã desta quarta-feira. Participaram do encontro com Lula, além de Lessa, o prefeito Cícero Almeida (PP), o senador Renan Calheiros (PMDB) e os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi – que também é presidente nacional licenciado do PDT. O encontro deveria acontecer na noite da última terça-feira, mas devido a questões internacionais, o presidente transferiu a reunião para ontem. O ex-deputado federal João Lyra, que iria participar do encontro na terça, não pode comparecer à reunião do dia seguinte, devido a compromissos profissionais em São Paulo e a uma pequena cirurgia no septo nasal. No encontro, Lula, segundo os participantes da reunião, declarou apoio à candidatura de Ronaldo Lessa e à Frente Popular, que apóia a candidatura a presidente da República da exministra Dilma Roussef, do PT. “Ao presidente, reafirmei a candidatura, e ele confirmou o apoio à nossa candidatura. Portanto, tudo absolutamente normal. Mas acho que seria bom, se houver possibilidade dos partidos a nível nacional modificar, porque ficaria uma eleição ple-

No encontro, representantes da Frente Popular, presidente Lula e ministros discutiram sobre política e obras

biscitária”, afirmou Lessa, sobre a existência de duas candidaturas a governador de Alagoas de partidos da base aliada do presidente Lula: a do pedetista e a do senador Fernando Collor (PTB). O senador do PTB anunciou sua candidatura ao Executivo estadual na última segunda-feira, em entrevista ao radialista França Moura, na RÁDIO JORNAL. “Era bom [candidatura única da base aliada de Lula]. Se houver possibilidade poderia ficar uma eleição plebiscitária em Maceió. Se não, vamos ter três candidaturas. São três propostas distintas. Se o Collor tiver um projeto diferenciado não vai ser uma eleição plebiscitária”, disse Ronaldo Lessa, que enfrentará nas urnas, além de uma eventual candidatura de Collor, o governador candidato à reeleição Teotonio Vilela Filho (PSDB). Ao jornal O Globo, o minis-

tro Carlos Lupi afirmou que Lula “não entrou no mérito” da candidatura de Collor, porque o senador também faz parte da base aliada, mas passou para os partidos a orientação de negociar o palanque único em Alagoas. INVESTIMENTOS - Na reunião de ontem, foram discutidos outros temas. Entre eles, investimentos para a cidade de Maceió. Em um clima descontraído, o presidente Lula reafirmou todos os compromissos firmados com Maceió e com o prefeito Cícero Almeida. Na ocasião, Lula confirmou que visitará a capital alagoana na primeira quinzena de junho, para prestigiar as inaugurações da Vila Olímpica e do Conjunto Cidade Sorriso II e as assinaturas das ordens de serviço da ligação entre os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica e do Viaduto da Cambona.

CÂMARA

Mesa Diretora mantém negociação com servidores A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió garantiu, durante sessão plenária realizada na manhã de ontem, manter aberto o canal de negociação com os servidores da Casa de Mário Guimarães, a fim de que a categoria consiga o reajuste pleiteado ao Legislativo, de 20%. O presidente da Câmara, vereador Dudu Holanda (PMN), lembrou que o vereador Galba Novaes (PRB), enquanto líder do prefeito Cícero Almeida (PP) na Casa, está intermediando um acordo junto ao Executivo, por meio da Secretaria de Finanças. Na ocasião, Holanda permitiu que o dirigente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Maceió, Ivan Aguiar, utiliza-se a tribuna para novamente agradecer o apoio dos vereadores. “Se não há como conceder o reajuste que reivindicamos, que tenhamos a possibilidade de conversar com a Secretaria de Finanças, a fim de que possamos ter acesso às contas do Município e negociar uma solução”, comentou o sindicalista, acrescentando que a categoria também cobra a transformação do salário em subsídio. “Vossa senhoria sabe que temos apoiado a causa. O vereador Galba nos informou hoje que o trabalho de estudo acerca da possibilidade de se conceder o aumento, por meio de incremento ao duodécimo do Legislativo, já está sendo concluído”, esclareceu Dudu Holanda, em resposta a Ivan. TRANSARTE - Asessão também foi marcada pela garantia de

Galba está intermediando acordo junto ao Executivo sobre reajuste

apoio dos vereadores ao grupo Transarte, que viaja, no próximo mês de julho, para a França, onde, em Paris, participam de um festival internacional de cultura representando o Estado de Alagoas. O grupo - que necessita apenas de verba para custear o transporte - fez uma breve apresentação durante a sessão plenária, antes da viagem à Europa, onde estarão reunidos artistas de 20 países durante 42 dias. Na oportunidade, o vereador Galba Novaes (PRB) criticou a forma como muitos políticos gerem a verba destinada à cultura, “desprestigiando os artistas locais”. A vereadora Tereza Nelma (PSB) disse ser preciso cobrar do Executivo um apoio permanente ao folclore alagoano.

Também na sessão desta quarta, o vereador Marcelo Malta (PCdoB) parabenizou a sessão especial, realizada na última sexta-feira e requerida pelo vereador Silvio Camelo (PV), acerca do estudo de impacto ambiental referente à anunciada instalação de um shopping center no bairro de Cruz das Almas, na região do lixão de Maceió, que foi desativado. Ainda ontem, a vereadora Tereza Nelma propôs a aprovação de uma moção de pesar à família do artista alagoano ‘Beto Batera’, que faleceu na madrugada da última segunda-feira, aos 60 anos. “Tratava-se de um ícone na arte de tocar bateria, reverenciado pelo seu talento desde a jovem guarda”, comentou a vereadora.

“Com a visita a Maceió, o presidente Lula poderá acompanhar a materialização dos investimentos que estão sendo feitos para o desenvolvimento da nossa capital”, avaliou o prefeito Cícero Almeida. Na reunião, o prefeito declarou também que nenhum governo federal investiu tanto na cidade como o atual, e ressaltou o apoio da bancada federal e do secretariado, que são “apaixonados e abnegados pela nossa capital”. Ainda na quarta-feira, a delegação maceioense visitou o prédio-sede da Caixa Econômica Federal (CEF). Cícero Almeida participou de reunião com técnicos de planejamento e infraestrutura da instituição. Na ocasião, foi discutida a realização de convênios e parcerias para que Maceió seja contemplada com mais recursos para a realização de obras.

Dia da Abolição é lembrado na sessão Quem também utilizou a tribuna na sessão de ontem foi a vereadora Fátima Santiago (PP), que lembrou, com pesar, o 13 de maio, data em que se comemora a Abolição da Escravatura. “Esta data não nos serve para comemorar a suposta abolição, mas sim, para simbolizar a luta ainda necessária contra o racismo”, avaliou a vereadora, acrescentando que a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse, irá à Câmara discorrer sobre a política de cotas da universidade, em data ainda a ser definida. “Ela nos trará exemplos do quanto a pessoa negra tem contribuído para com a atividade acadêmica”, emendou Santiago, lembrando que, nesta quinta-feira, estudantes da Ufal realizarão um ato, recolhendo milhares de pares de sapatos para simbolizar as duas mil vítimas da violência em Alagoas, em 2009. ESPECIAIS - No próximo dia 26, em horário ainda a ser definido, a Câmara Municipal de Maceió irá novamente debater questões relacionadas ao transporte urbano, em sessão requerida pelo vereador Galba Novaes e que contará com a presença de representantes da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), empresas e sindicatos. Já na próxima segundafeira, a partir das 9 horas da manhã, a Câmara, em sessão requerida pelo vereador Marcelo Gouveia (PRB), homenageará o líder do PRB no Senado Federal, Marcelo Crivella - que, na oportunidade, será agraciado com a Comenda Senador Arnon de Mello. A solenidade ocorrerá no plenário do Legislativo Municipal.

CMYK


Política

O JORNAL JORNA L A3

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: politica@ojornal-al.com.br

Contexto Roberto Vilanova - bobvilanova@hotmail.com

MISSÃO IMPOSSÍVEL Não está fácil para a Frente de Oposição se livrar da candidatura do ex-superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna, ao Senado. Pinto de Luna insiste na candidatura e tem o aval de uma banda do PT. Amigo do ex-ministro da Justiça Tarso Genro, o ex-superintendente da PF justifica que se filiou ao PT para ser candidato a senador e cobra o compromisso. Mas, para o senador Renan Calheiros a dobradinha ideal é outra e o pré-candidato a governador, Ronaldo Lessa, tenta encontrar a saída – que não está fácil. Já insinuaram que Pinto de Luna poderia ser o candidato a vice-governador de Lessa, mas ele não aceita sequer discutir a proposta. Resolver o impasse é tarefa hercúlea, que sobrecarrega o précandidato a governador Ronaldo Lessa. Lessa obteve do presidente Lula a ratificação ao apoio a sua candidatura, mas admite que essa outra missão não é nada fácil.

QUEM SABE?

NO JOGO 1

O pré-candidato ao Senado pela chapa de situação, José Costa (PPS), avaliou a candidatura do senador Fernando Collor (PTB) ao governo do Estado e disse que, de repente, ele pode atender a um apelo do presidente Lula e desistir. Para Costa, o presidente Lula poderia oferecer a Collor uma diretoria na Petrobras.

Ex-deputado federal, José Costa definiu Collor como o que melhor sabe jogar politicamente, hoje, no Estado. E citou a eleição dele para o Senado, com apenas 21 dias de campanha, como prova de que é mesmo o melhor jogador político da atualidade. “Collor deu um giro de helicóptero pelo Estado e ganhou a eleição”, disse.

NO JOGO 2 José Costa acha que Collor quer mesmo é disputar a presidência da República e jogas todas as fichas para voltar senador em 2014 – e sair depois candidato a presidente.

CANDIDATO FORTE Para José Costa, se Fernando Collor mantiver a candidatura, realmente é um candidato fortíssimo. “Acho que isso vai esvaziar a candidatura do Ronaldo Lessa”, disse.

APOIO

E FOI?

O pré-candidato a governador, Ronaldo Lessa, avisa aos de pouca fé: não apostem que vai desistir da candidatura. Ele conversou com lideranças do PT e discutiu com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, a estratégia do PDT daqui pra frente.

Acompanhado do deputado federal Benedito de Lira (PP), o governador Téo Vilela (PSDB) esteve no gabinete do senador Fernando Collor (PTB), no Senado. Foi tratar da liberação de verbas pendentes do PAC para Alagoas. Ah, bom.

FAZ PARTE A assessoria do senador Fernando Collor diz que ele é um dos convidados do presidente Lula para integrar a comitiva presidencial, na visita a Alagoas prevista para junho.

RETORNO

DE TANGA 1

O ex-deputado federal João Caldas foi taxativo: Artur Lira só sai candidato a deputado federal se for num chapão. Ele diz que age do mesmo jeito que o pai de Artur agiu contra ele na eleição passada, ao impedi-lo de se candidatar à Câmara Federal em situação idêntica, ou seja, na condição de candidato privilegiado.

O cacique Heleno, da reserva da Cafurna, em Palmeira dos Índios, cobra da FUNAI as obras de melhorias prometidas na audiência pública com a Justiça Federal, no mês passado, o que permitiu o acordo com a Prefeitura para a redução de 50% do volume d´agua da Barragem da Cafurna – que ameaçava se romper.

DE TANGA 2 Já na Bahia, um índio, que é irmão do cacique Babau, da tribo Tupinambá, no Sul do Estado, está preso. Motivo: invadiu terras. Além disso, ele ameaçou matar fazendeiros e portava um revólver – que é arma de branco. O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de habeas-corpus impetrado pela FUNAI.

EXPRESSAS Será realizado hoje, em Arapiraca, o Fórum sobre Mandioca. Médicos do PSF de Penedo entram em greve a partir de segunda-feira, 17. Eles protestam contra o corte de 30% nas gratificações. Café da manhã, às 7 horas, e exibição de malabarismo, às 10 horas, na Praça Sinimbu, para os grevistas do Ministério Público e da Justiça Federal. A jornalista Acássia Delié assumiu a assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Infraestrutura.

PP de Benedito de Lira pode deixar o chapão Sem coligação proporcional com PSDB, DEM e PSC, PP sai Yvette Moura

Da Editoria de Política Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral em limitar o tamanho das chapas ao Senado em até dois candidatos, o grupo de partidos da base governista acentuou a crise interna iniciada no mês passado com a chegada do PP. Além disso, as legendas continuam indefinidas na disputa proporcional, pois a entrada do Partido Progressista praticamente inviabiliza a construção de um bloco na corrida para uma das vagas na Câmara Federal. O clima tenso já vinha sendo sentido desde a semana passada, depois de uma entrevista do advogado José Costa, pré-candidato do PPS. Ele falou ao Programa Cidade Aflita, da TV Mar. Com duras críticas, ele mirou no deputado federal como inimigo interno no chapão governista. “Benedito de Lira levou o PPpara a base do governo estadual. Adificuldade que ele está encontrando e que o governador vai ter que equacionar é o problema do filho dele, [deputado estadual] Arthur Lira, que ele quer eleger deputado federal. Acontece que os partidos que compõem a base do governo estadual relutam em aceitar, por mil razões, o Arthur Lira como integrante da coligação. Nisso há uma dificuldade.”, afirmou Costa. Por incrível que pareça, a insatisfação irrita o grupo filiado ao PPS, pois a ida de Benedito de Lira pode terminar mesmo escanteando o advogado, até então apontado como um nome certo no chapão governista ao Senado.

Costa diz que, apesar de estar junto na coligação, não se mistura com Lira

Zé Costa, inclusive, já teria dito que não aceitaria ser rifado em cima da hora. Fora isso, o PPS também sabe que pode ser pressionado pelo governo a entrar no chapão tucano, servindo de “escada” para elevar outras candidaturas do PSDB na proporcional. “No que me diz respeito, Benedito de Lira queria ser candidato único ao Senado. O PPS pretende manter a minha candidatura. Acredito que o governador vai também resolver essa questão. Mas, com Benedito ou sem Benedito, a direção do PPS mantém esta candidatura. Benedito apóia Dilma e eu, eventualmente candidato ao Senado, vou apoiar José Serra, sem nenhuma dúvida”, analisou o advogado. Para Zé Costa, sua candidatura é diferenciada e por isso merece ser mantida. “Benedito está na coligação? Sim. Estamos juntos na coligação mas não nos misturamos. O Ulisses Guima-

rães costumava dar essa explicação quando a coligação ficava meio “troncha”. Sou diferentíssimo, no discurso, do Benedito de Lira. Minha prática política é outra”, contou, mantendo um tom ácido em relação ao “apoio repentino ao PP”. As afirmações surgem no momento em que o chapão do governo pode ter até quatro candidatos disputando espaço, afinal o ex-prefeito Alexandre Toledo (PSDB) e o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) começam a aparecer como possíveis candidatos. Os tucanos tentam demover a intenção de Toledo em entrar na eleição, luta que começou desde a sua renúncia inesperada ao comando da Prefeitura de Penedo. Já no PSB, o nome de Carimbão foi defendido até mesmo pela presidente estadual, Kátia Born, que lembrou o crescimento dele nas pesquisas de intenção de voto.

Partido dá ultimato ao governador Hoje, o deputado federal Benedito de Lira e o governador Téo Vilela se encontram em um almoço. O cardápio, segundo o que O JORNALapurou, é um ultimato a ser dado pelo parlamentar: Lira vai cobrar que o PP forme coligação proporcional com o PSDB, DEM e PSC. Caso isso não aconteça, Lira ameaça deixar o chapão governista com todo o PP. A aliança da legenda com PSDB, DEM e PSC na disputa proporcional, com o objetivo de eleger Arthur Lira deputado federal, foi uma das condições para que o PP abandonasse a Frente Popular e caísse no colo do ninho tucano. Mas a ida da legenda para o governo já vem provocando racha na chapa proporcional dos partidos que são alinhados com o Palácio República dos Palmares. PSC, PPS, PSB e DEM se preocupam com a aliança, que passa

pela ida do deputado estadual Arthur Lira (PP) para chapa proporcional dos tucanos na disputa por uma vaga na Câmara Federal. A coligação é vista com preocupação por quem já está articulando a campanha. Entre os mais revoltados, está o ex-deputado federal João Caldas (PSDB), que se prepara para tentar retomar o mandato perdido em 2006. Aos mais próximos ele não esconde a indignação com o acordo que trouxe Arthur Lira para o grupo que estava sendo construído ao lado do PSC e possivelmente do DEM. Amédia de votos esperada era na casa de 50 mil por candidato e agora será inflacionada, tornando a campanha mais cara e também mais difícil. Questionado em público, Caldas evita o confronto, mas não desmente o desconforto. Quem também está chateado com a articulação da cúpula tucana é o deputado estadual Rui

Palmeira (PSDB), outro “neotucano” que migrou para a legenda no ano passado após ter a promessa de que a chapa proporcional seria competitiva para todos os candidatos. No entanto, com a candidatura de deputado federal, Arthur Lira herda a base do pai que em 2006 foi o nome mais votado na disputa para Câmara Federal, ultrapassando a casa dos 100 mil votos. O PSC somente tem o deputado federal Carlos Alberto Canuto em campanha. Após perder a eleição no município do Pilar, sua principal base política, ele sabe que terá uma eleição complicada e que precisava de uma “chapa mais leve” para disputa. No caso do Democratas, a ida do PP praticamente tira as chances matemáticas da legenda, que contava apenas com a presença do exdeputado José Thomaz Nono, que assim como João Caldas tenta retornar à Câmara Federal.

NA JUSTIÇA DO TRABALHO

Audiência de ação contra o governo e gestores é adiada A primeira audiência da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho contra o Estado, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e o secretário estadual de Saúde Herbert Motta não aconteceu. A greve dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho impediu o início do julgamento de um processo que, caso seja aceito pela Justiça, pode obrigá-los a pagar uma indenização de R$ 25 milhões para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A nova audiência ficou marcada para o dia 2 de junho. Aação, que será julgada pela juíza Ana Cristina Magalhães Barbosa, titular da 5ª Vara do Trabalho de Maceió, foi protocolada no dia 16 de março deste ano. O MPT acusa o Estado e os gestores a ferir a Constituição Federal, no seu artigo 37, inciso II, que determina a obrigatorie-

dade de realização de concurso para todo cargo ou emprego público, ressalvados os cargos comissionados, obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Como punição, o procurador do Trabalho Rafael Gazzanéo pede que eles sejam obrigados a pagar indenização por dano moral coletivo, na forma de responsáveis solidários. O termo “solidário”, segundo o procurador, é uma expressão jurídica utilizada para indicar que é possível escolher aquele que precisará pagar a quantia; nesse caso, se apenas o Estado, o secretário ou o governador, ou mesmo os três juntos. “Não tenho interesse em cobrar do Estado. Nesse caso, pedimos que os responsáveis sejam os sujeitos indenizatórios, para que o cofre público não acabe pagando pelo erro dos governantes”, informou

Gazzanéo. O valor não é estipulado em nenhuma lei, de acordo com ele. O cálculo foi estabelecido levando em conta o gasto do Estado com a folha de pagamento, de R$ 100 milhões. “Acreditamos que um quarto da folha é um valor razoável para Alagoas”, avaliou, mas avisou que a juíza poderá modificar a indenização de acordo com seu entendimento. Ele também exige que os 375 servidores irregulares mantidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sejam demitidos e que o concurso público seja aberto de imediato. Porém, o número apresentado pelo procurador, ressaltou, é apenas uma estimativa. “Eles não tem contrato, documento, nada. Esse foi o total que consegui levantar, mas acredito que existam mais de 800 funcionários na mesma situação”, acusou.

NA ASSEMBLEIA

Regularidade de cursinhos em AL é discutida A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Alberto Sextafeira (PSB), realizou na manhã de ontem uma audiência pública para debater possíveis irregularidades em cursinhos que ofertam a conclusão do ensino médio e do ensino fundamental em períodos de até 90 dias. Alguns desses cursinhos chegam a oferecer a conclusão em um prazo de até dois meses, o que pode configurar má fé ou até propaganda enganosa. A discussão do tema na Assembleia foi provocada por matéria publicada na edição do último dia 25 de O JORNAL. No dia 27, o deputado Alberto Sextafeira fez discurso em sessão sobre o tema. Aaudiência teve a presença de representantes do Ministério Público, do Procon Alagoas, do Conselho Estadual de Educação (CEE), da Secretaria de Estado da Educação e dos cursinhos. Vale destacar que apenas dois dirigentes de cursinhos compareceram na audiência, Marcelo Bastos (Marcelo Cursos) e Emanuel Tenório (Curso Idéia). Eles defenderam a qualidade do serviço que prestam, afirmando que ‘os cursinhos não emitem certificado de conclusão do curso, apenas preparam os alunos para que possam prestar o supletivo, como recomendado pelo MEC’.

MP vai publicar procedimento A promotora de Justiça Cecília Carnaúba avaliou que pode não estar havendo má fé por parte dos donos de cursinho em oferecer a conclusão do segundo grau em prazo tão curto. “A propaganda pode até estar sendo veiculada de forma equivocada, mas para o MP o problema de conclusão do curso de ensino médio não se refere à realização do cursinho, mas sim da prova final do exame supletivo. É o exame supletivo que confere o grau não é o cursinho, ele é apenas uma forma preparatória para realização dessa prova que deve conferir o grau”, informou. Ela adiantou ainda que amanhã, o MP vai publicar, no Diário Oficial do Estado, a instauração de um procedimento administrativo exigindo que o Estado realize os dois exames supletivos previstos em legislação específica durante o ano. Arepresentante do Conselho Estadual de Educação, Bárbara Eliodoro, disse que os cursinhos não repassam todo o conteúdo existente na grade de programação das disciplinas aplicadas aos três anos do ensino médio e chegou a criticar a Secretaria de Educação por não cumprir a resolução 18/02, que estabelece que os exames supletivos têm que ser realizados duas vezes por ano. Bárbara Eliodoro cobrou ainda do proprietário do Curso Idéia, Emanuel Tenório, um pedido de desculpa por ter dito em matéria jornalística “que o conselho seria uma bagunça”. Arepresentante da Secretaria, Maria José Neves, garantiu que ainda este ano serão realizados dois exames supletivos. O deputado Alberto Sextafeira considerou proveitosa a audiência, destacando os dois encaminhamentos finais: o primeiro relativo à questão da propaganda dos cursinhos e o segundo para que o Estado passe a realizar os exames supletivos.

CMYK


O JORNAL

Nacional A4

DIPLOMACIA EXTERNA

Lula inicia giro que tem Irã como tema BRASÍLIA - O presiden- Conselho de Segurança das te Luiz Inácio Lula da Silva Nações Unidas, a Rússia desembarca em Moscou, está entre os países que nesta quinta-feira, tendo o podem vetar uma nova roprograma nuclear irania- dada de sanções econômino como um dos principais cas a Teerã, apesar de Mostemas de seu encontro com cou já ter sinalizado estar o presidente russo, Dmitri de acordo com certos tipos Medvedev. de penalidades. Segundo o Itamaraty, a Rússia tem dado “indicaTECNOLOGIA - Duções” de que considera rante um encontro “positiva” a iniciativa do amanhã, os presipresidente Lula de dentes Lula e tentar avançar nas Medvedev assinaconversas com Teerão um “plano de rã sobre seu enriação” entre os dois quecimento de urâ- Presidente países em diversas nio. desembarca áreas, sobretudo em O encontro bilatecnologia. hoje na teral ocorre a pouEm 2009, as trocos dias da visita cas comerciais entre Rússia oficial do presidenBrasil e Rússia sote Lula ao Irã, promaram US$ 4,3 bigramada para os lhões (cerca de R$ próximos dias 16 e 7,6 bilhões), contra 17. Antes de chegar US$ 8 bilhões (R$ 14 bia Teerã, Lula faz ainda lhões) do ano anterior. uma parada de um dia no Apesar das vendas menoCatar. res em 2009, a diferença Considerada a segunda ficou positiva para o Brasil maior potência nuclear do em US$ 1,4 bilhões (R$ 2,5 planeta - atrás apenas dos bilhões). Estados Unidos -, a Rússia Também nesta sextafaz parte do grupo de paí- feira, os dois presidentes ses (o chamado P5+1) que deverão anunciar o fim da vinha liderando as nego- necessidade de visto para ciações com Teerã nos úl- passaportes comuns nas timos anos. chamadas estadias de curta Além disso, como duração (90 dias), a partir membro permanente do de junho.

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: nacional@ojornal-al.com.br

Greve pode prejudicar processo eleitoral, diz presidente do TSE Lewandoski discute ameaça de paralisação com ministro do Planejamento O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandoski, disse ontem que as reivindicações dos servidores do Judiciário são justas, mas que o TSE não permitirá que uma possível greve prejudique o andamento do processo eleitoral. O servidores querem a aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a revisão do plano de carreira do Judiciário e ameaçam paralisar as atividades nos próximos dias. “Estamos de acordo com a

reivindicação, mas a greve é totalmente inoportuna porque pode atrapalhar as eleições. Iremos tomar todas as providências, inclusive judiciais, para garantir que as eleições aconteçam normalmente”, afirmou o presidente do TSE, após reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Segundo o ministro do Planejamento, não há possibilidade de atender as reivindi-

cações dos servidores do Judiciário porque não há previsão orçamentária. “Existe um pensamento dos sindicatos, de que como é fim de governo e também ano eleitoral, podem fazer pressão por melhores salários. Estamos abertos para negociar, contudo não temos condição de reajuste”, disse o ministro. De acordo com o advogado-geral da União, a greve no Judiciário e, principalmente, entre os servidores do TSE, no

momento, é o pior instrumento para reivindicar reajustes, porque o governo já apontou que não terá condições de cumprir. “AAGU continuará agindo com firmeza para garantir a permanência do serviço básico de todo o Judiciário. Entendemos que uma paralisação prejudica o país”, explicou o advogado, que ressaltou ainda que “o direito de poucos não pode ser superior ao direito de muitos”.

Luís Inácio Adams, da AGU, e ministro Paulo Bernardo reafirmaram ao presidente do TSE, Ricardo Lewandoski, impossibilidade de reajustes

Aliança não poderá ter nome extra para o Senado BRASÍLIA- O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendeu por unanimidade que a coligação partidária estadual deve ser a mesma tanto para os candidatos a governador do Estado como para os candidatos a senador. A resposta do TSE terá influência principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio, o PV terá de sacrificar sua pré-candidata ao

Senado, Aspásia Camargo, se quiser dar espaço ao ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Em São Paulo, ela impedirá o PTB do senador Romeu Tuma, que tentará se reeleger, de se coligar com a chapa do PSDB -que vai lançar Orestes Quércia (PMDB) e Aloysio Nunes (PSDB) ao Senado. Os ministros responderam a uma consulta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

O atual entendimento do TSE diz que as coligações em eleições majoritárias (como a de governador e de senador) não precisam ser refletidas naquelas proporcionais (como a deputados federais). O tribunal, porém, nunca havia se pronunciado sobre a relação entre as eleições majoritárias. Na terça-feira, o TSE respondeu negativamente às questões do PP.

No Rio, a aliança do PV com o DEM é fundamental para que o pré-candidato do partido ao governo, Fernando Gabeira, ganhe mais tempo no horário gratuito. Se o TSE tivesse respondido positivamente à consulta, DEM, PV, PSDB e PPS poderiam se unir em torno de Gabeira, mas o primeiro partido ficaria livre para lançar Cesar Maia como candidato avulso.

CMYK


O JORNAL

Internacional

A5

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: internacional@ojornal-al.com.br

Queda de avião mata 103 na Líbia Menino de 10 anos é o único sobrevivente; aeronave partiu de Johannesburgo e tinha Londres como destino final TRÍPOLI - Um Airbus de saúde é estável. A330-200 da Afriqiyah Airways Mais de 12 horas depois da caiu na madrugada desta quar- queda, o premiê holandês, Jan ta-feira (horário de Brasília) nas Peter Balkenende, expressou proximidades do aeroporto de frustração pela falta de inforTrípoli, capital da Líbia, matan- mações precisas vindas da do 103 pessoas, segundo a com- Líbia, como uma lista final de panhia aérea. O único sobrevi- passageiros. "Nós ainda não vente do desastre é uma crian- temos as informações exatas ça holandesa de 10 anos. que precisamos", disse ele. A companhia aérea relatou, Em entrevista coletiva, o miem seu site oficial, que 104 pes- nistro líbio dos Transporte, soas estavam a bordo (93 pasMohamed Zidane, sageiros e 11 tripulantes) do descartou a hipóteavião que tinha como se de atentado. Uma destino final o aeroinvestigação para esporto de Heathrow, clarecer as causas do em Londres. O aciacidente já voi aberdente ocorreu quanta, e contará com do a aeronave estava apoio da empresa aterrissando no aeAirbus. Avião faria roporto de Trípoli. O escala em avião partiu de IMAGENS - A Johannesburgo e deTV estatal líbia mosTrípoli veria pousar às 6h10 trou os restos total(1h10 de Brasília). mente destruídos da Entre os mortos aeronave. Pelo que estavam 22 líbios, inpode ser visto pelas cluindo passageiros imagens, o avião e tripulantes. O rescaiu próximo ao aerotante era de diversas porto, em uma região com árnacionalidades, sevores e arbustos das imediagundo uma autoridade líbia. ções. O equipamento aparece O ministério das Relações totalmente destruído em miExteriores da Holanda confir- lhares de pequenos fragmenmou que 62 cidadãos do país tos, embora sem sinais de que estavam a bordo do avião da Al tenha ocorrido uma explosão Afriqiyah. antes da queda. O garoto sobrevivente do O avião devia fazer escala acidente está internado na UTI em Trípoli e seguir viagem para de um hospital em Trípoli, após Londres, por isso acredita-se passar por uma cirurgia. Ele que possa haver britânicos sofreu fraturas múltiplas nas entre os mortos, além de líbios, duas pernas, mas seu estado sul-africanos e holandeses.

Busca por corpos no local da queda do avião que levava 104 pessoas

Destroços da aeronave ficaram espalhados por uma grande área

Ministro afirma que caixa-preta foi encontrada O ministro líbio de Transportes, Mohammed Zidane, informou ontem que os serviços de emergência já localizaram a caixa-preta da aeronave e abriram uma investigação para determinar as causas do acidente. O acidente aéreo desta quar-

ta-feira é o segundo mais grave ocorrido na Líbia nos últimos 20 anos. O pior deles ocorreu em 22 de dezembro de 1992, quando um Boeing 727 da companhia aérea Libyan Arab Airlines se acidentou em um voo doméstico de Benghazi a Trípoli,

Quarto maior acidente em um ano O acidente com o Airbus A330 da Afriqiyah Airways que caiu no aeroporto de Trípoli, na Líbia, nesta quarta-feira (12), matando 103 pessoas, é o sexto grande desastre aéreo em menos de um ano e o quarto maior em número de vítimas no mesmo período. No último dia 10 de abril, o avião do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, caiu na Rússia, matando o governante e mais 95 pessoas, a maioria políticos e militares de alto escalão. A aeronave, um Tupolev TU154M, caiu quando tentava pousar no aeroporto de Smolensk, no oeste da Rússia. Autoridades suspeitam que um erro do piloto causou a tragédia. No dia 25 de janeiro, um Boeing 737-800 da companhia área Ethiopian Airlines caiu no mar Mediterrâneo, com 90 pessoas a bordo, logo após decolar do aeroporto de Beirute, no Líbano. Nenhum dos ocupantes sobreviveu. As causas da queda do avião etíope ainda estão sendo investigadas, mas o presidente do Líbano, Michel Sleimane, descartou a possibilidade de

atentado terrorista. No dia 15 de julho de 2009, um Tupolev Tu-154M da Caspian Airlines, com 168 pessoas a bordo, caiu quando sobrevoava a cidade iraniana de Qazvin, 150 km a noroeste de Teerã. Todos os ocupantes morreram. Apenas 15 dias antes, no dia 30 de junho de 2009, um Airbus A310 da Yemenia Airways caiu no mar das ilhas Comores após tentar pousar sem sucesso no aeroporto local. Uma adolescente de 14 anos foi a única sobrevivente entre os 153 ocupantes da aeronave. No início do mesmo mês, no dia 1º de junho de 2009, um Airbus A330 da companhia francesa Air France caiu no oceano Atlântico, perto das ilhas brasileiras de Fernando de Noronha, quando fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris. Todos os 228 ocupantes morreram. As causas da tragédia ainda estão sendo investigadas. Equipes de resgate francesas aindam tentam recuperar os destroços e as caixas-pretas do fundo do oceano. A suspeita é de que houve falha nos sensores de velocidade da aeronave.

no qual morreram todos os 158 ocupantes, entre os quais havia vários estrangeiros. A Afriqiyah começou suas operações com cinco aviões alugados e assinou um contrato com a Airbus na França, em 2007. Na ocasião, comprou 11 aviões. A

companhia foi fundada em 2001 com o objetivo de ligar o continente africano à Europa, à Ásia e ao Oriente Médio e no início, era totalmente estatal. Hoje o capital da empresa é dividido, administrado pelo Portfólio de Investimentos Líbio-Africano.

CHINA

Homem se mata após assassinar 9 em creche PEQUIM - Um homem de 48 anos matou com uma faca sete crianças e dois adultos e posteriormente se matou ontem, no sexto ataque a menores em escolas e creches chinesas neste ano, informou a agência oficial de notícias “Xinhua”. O ataque aconteceu por volta das 8h (21h de terça-feira em Brasília), em uma creche de Hanzhong, na província de Shaanxi. Identificado como Wu Huanmin, ele matou cinco meninos, duas meninas, uma professora e a mãe desta com uma faca de açougueiro, que morreu depois no hospital. Outras 12 crianças e um adulto ficaram feridos. O homem retornou à sua casa após os assassinatos e se matou ingerindo veneno. Ainda não se sabe quais os motivos do ataque. SÉRIE - A série de agressões começou no dia 23 de

março, quando Zheng Minsheng, um cirurgião que tinha perdido seu trabalho e sua namorada, matou oito crianças a punhaladas e feriu outras cinco na porta de um colégio na província de Fujian. Zheng foi condenado à morte e, no mesmo dia de sua execução, 28 de abril, outro homem armado com uma faca feriu 16 crianças e um professor na província de Cantão. Um dia depois, outro homem feriu com arma branca 29 crianças e três adultos em um jardim de infância da cidade de Taixing. Passados mais dois dias, cinco crianças e um professor foram feridos a marteladas por um homem - que depois se matou - em um jardim de infância na província de Shandong. Antes, em 13 de abril, outro homem, com uma faca de cozinha, atacou crianças e adultos em uma escola de Sichuan, causando duas mortes.

CMYK


O JORNAL

Opinião A6

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: opiniao@ojornal-al.com.br

A caça

As teias da corrupção “A verba de 1% ou 2% dada como referencial há 17 anos, seria hoje ridicularizada pelo mais modesto dos lobistas” Bernardino Nogueira

Membro da Academia Alagoana de Cultura

O meu genial amigo dos tempos estudantis, Gomes da Costa, também poveiro, presidente de diversas entidades, entre elas o Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, no livro de sua autoria “A Brasilidade dos Portugueses”, numa de suas crônicas datada de 14.05.2001 refere-se ao livro “Democracia e corrupção da Europa”, organizado por Donatella Dela Porta e Yvens Meny, em que os autores escreveram: “em muitos países considerados como democráticos, a corrupção já não aparece como um problema marginal na sua dimensão e excepcional na sua ocorrência, mas como um fenômeno endêmico, uma espécie de meta-sistema tão eficiente, ou ainda mais, do que os aparelhos oficiais em que está enxertando e dos quais se alimenta”. Estudiosos e pensadores políticos imaginavam que com o advento da ética republicana e o aperfeiçoamento da democracia, fosse alcançado um patamar de evolução que inibisse a prática da corrupção. Os noticiários nacionais e internacionais dão-nos conta de que não só os países da América do Sul, os países subdesenvolvidos da África e da Ásia, os governados por ditadores tribais, mas também as democracias dos países mais ricos e desenvolvidos do ocidente, nos últimos anos, vêm especializando-se tanto na assiduidade, quanto na competência e elevação dos percentuais das verbas destinadas à corrupção. Como se pode avaliar via imprensa escrita e falada, como também pelas vultuosas importâncias que nos chegam ao conhecimento através dos noticiários televisivos, demonstrando que houve um enorme recrudescimento no uso da corrupção. Decorridos aproximadamente 17 anos a esta data, no Museu do Mundo Islâmico de Paris, em conversa com certo diplomata da ONU, comentando a alta tecnologia computadorizada de que o majestoso edifício dispunha – regulagem automática da claridade, aquecimento, refrigeração, umidade, entre outras – em dado momento a conversa derivou para comentarmos o sistema corrupto que grassava no mundo e do qual o referido edifício não estaria imune. Na oportunidade recebi uma aula do quanto a corrupção pode dinamizar o bom funcionamento no andamento dos empreendimentos. Um bom e experiente lobista é fundamental para o êxito da velocidade na resolução das dificuldades, desemperrando as peças da burocracia como também para fazer girar os mecanismos da administração e dos negócios. Em suma, a corrupção seria uma espécie de lubrificante que faria deslizar livre dos costumeiros empecilhos e atritos, a tal ponto que muitos países teriam desistido da ideia de erradicá-la e até passaram a aceitá-la como prática normal da sociedade. Ao inquirir o quanto representaria no montante do empreendimento em média, a verba destinada à corrupção, obtive como resposta: na ordem de 1% ou 2%, dependendo do montante do empreendimento. A verba de 1% ou 2% dada como referencial há 17 anos, seria hoje ridicularizada pelo mais modesto dos lobistas. A progressividade na elevação dos percentuais das comissões exercidas na prática de certas transações ultrapassa o inimaginável, transmitindo um mau exemplo às populações. Os transgressores como que em delírio não se dão conta do racional e de sentidos toldados vão admitindo que tudo possa lhes ser permitido. Fazemos votos, que da crise moral e ética que ora vivenciamos, dela saiamos mais fortalecidos, que a justiça seja aplicada com firmeza, mas que nunca o ódio nos diminua a ternura.

Por enquanto, os casos de violência contra moradores de rua em Maceió estão passando sem a devida atenção da polícia. A impressão que se tem é que, enquanto estão morrendo miseráveis, a polícia não está nem aí. Os crimes contra essas pessoas estão acontecendo nas áreas nobres de Maceió, e nem isso está sensibilizando as autoridades policiais. Nos últimos dois meses, pelo menos seis moradores de rua foram atacados em Maceió. Na maioria dos casos, as vítimas foram mortas. Em outros, foram agredidas a pauladas, pedradas e até queimadas. Até ontem, uma dessas vítimas – a que foi queimada quando dormia sob uma marquise – continuava internada no Hospital Geral do Estado. Nesse período, não houve registro de nenhuma prisão de, pelo menos, um suspeito de envolvimento com os crimes. Ou seja, não há investigação policial em torno dos casos. A história em Alagoas tem mostrado que, quando um crime é investigado, são poucas as chances de ele ser concluído. Imagine quando não há investigação.

Pelo andar da carruagem, da forma que as coisas estão postas, em nenhum dos casos haverá o esclarecimento do crime. Ontem, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas foi convocada a cobrar mais agilidade da polícia alagoana nas investigações. O papel da Ordem, caso decida entrar na questão, será, através da Comissão de Direitos Humanos, exigir da Polícia Civil a devida instauração do inquérito para investigar. Há grande possibilidade de, em alguns casos, principalmente aqueles em que as vítimas não morreram, nem sequer foi instaurado inquérito. No entanto, só mesmo com a participação de uma entidade tão forte quanto a OAB em Alagoas é que se pode vislumbrar a possibilidade de ao menos um caso desses deve ser devidamente esclarecido. Admitem-se várias hipóteses para esses crimes, inclusive a da existência de um grupo de vândalos que está atacando moradores de rua em Maceió. A polícia admite essa hipótese, mas não inicia os trabalhos de investigação.

Ponto de vista

San

Políticas Públicas

“Conscientizar às instituições públicas e dirigentes escolares que marginal é o que encontra-se à margem dos direitos constituídos” Cristina Gomes

Pedagoga / cristcgomes@hotmail.com

Coloca no Google... “Aquele que tudo sabe... abençoado Google!” Stephany Domingos Soldado do Corpo de Bombeiro Militar e estudante de Jornalismo

Quem nunca ouviu falar do Google? Até pessoas com pouco letramento uma vez na vida já escutaram a frase mágica: coloca no Google que ele te dá resposta. Esta empresa de grande nome mundial surgiu em 1996 a partir de um projeto de doutorado de dois estudantes da Universidade de Stanford, chamados Larry Page e Sergey Brin. Hoje, a empresa Google Inc, desenvolvedora de serviços online, é detentora das ações entre as mais valorizadas e rentáveis do mundo, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Ao colocar no Google, é claro, qual o significado desta expressão, ele me deu a resposta: “O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web”. A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por “googol”. Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de “Googol” à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu “Google”, obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome. Iniciando apenas como um site de busca, hoje o Google armazena as mais diversas ferramentas presentes no mundo online. Além das mais diversas buscas simples, avançadas e acadêmicas, ele tem tradutor, calendário, leitor, e-mail, ferramenta de construção de blogs, entre diversas outras que muitas vezes não conhecemos. Fazendo um passeio pelo universo Google, percebi que realmente ele é um mestre. Tudo que queremos ele nos dá de mãos beijadas, completamente gratuito. Mas para isso, você precisa saber as milhares de ferramentas que ele te oferece. A verdade é que atualmente nós usamos o Google como oráculo de nossas vidas. Existem até fitinhas do São Google, coloridinhas como o do Senhor do Bonfim espalhadas e amarradas em cada bolsa e braço pelo mundo afora. Você já parou para pensar na quantidade de informações que são passadas diariamente para o Google e o poder que ele tem de saber os hábitos de seus usuários? Milhões de pessoas se utilizam de pesquisas sobre temas mais delicados como uma doença grave, a procura por um amor, uma informação sobre empréstimos, além de sites de buscas para trabalho, estudo ou compras. E você sabe qual é o buscador mais utilizado no mundo? Já ficou claro que é o Google, não é mesmo? Metade de todas as buscas da internet são feitas no Google, o que dá ao site o poder de determinar o que será visto e o que ficará esquecido na web. Também não há como deixar de lado seus outros serviços famosos, como o Youtube, Orkut, Gmail, Google Earth, Blogger e Picasa. Junte tudo, mais a quantidade de informação pessoal que o Google é capaz de armazenar a seu respeito e não sobra muito. O Google sabe quem você é. Mas afinal, quanto o Google sabe sobre você, sobre o que você gosta, faz, quer e até onde você está? Coloca teu nome lá, ele vai te dizer...

Basta uma semana de jornalismo aberto e se denuncia a violência contra menores, em casa, onde eles deveriam estar afetivamente seguros, ou, pasmem, nas escolas, onde deveriam estar tão abrigados quanto em suas casas e até pedagogicamente bem supridos, mas estão sendo vitimados a violências de toda espécie por quem deveria estar lhes abrigando e garantindo proteção. Desde o bulling, praticado contra menores de dois aos dezessete anos pelos próprios coleguinhas, a abusos sexuais praticados pelos próprios professores, são dois casos semanais, só os denunciados. Sem contar os que não saem dos muros residenciais, ou escolares. Desde janeiro do corrente, os últimos vinte casos não foram a julgamento, sequer prisão, apesar do peso da mídia e de se tratar, muitas vezes, de presos comuns, sem proteção de nível ou função. No bulling reconhecemos que, neste país, as leis não visam, ainda, reeducar os menores que o praticam, mas condená-los a reformatórios e às frágeis orientações judiciais. Assim, esses meninos crescem, muitos, presos desde os dez anos sem que sejam reeducados ao convívio social adequado, mas aliciados pela sua própria condição autodefensiva na guerra surda dos presídios. O último caso denunciado foi um ex-detento desde os doze anos que, solto no último beneficio da “saidinha” pelo dia das mães, foi preso em flagrante invadindo uma residência armado e tornando refém a proprietária, ainda de pijamas. Hoje, aos vinte e quatro anos, esse jovem - que há 12 anos não aprendeu outra linguagem que não a violência defensiva explícita das relações extremamente prostituídas naquele presídio, sem receber qualquer investimento sócio-educacional que o ajudasse a inserir-se em um processo de auto-crítica e possíveis reavaliações de seus atos sobre uma referência com experiências similares, mas com outra realidade pós presídio e, que, afinal, recém-saído e prova-

velmente sem uma família que o acolha com bons olhos e expectativas - não poderia nos dar outra resposta, senão a violência a que foi submetido. Até porque na prisão o sujeito deixa de ser aluno para tornar-se adulto sob medidas sócio-educativas, quando, na realidade, uma vez jogado ali, ele já está condenado ao assédio físico e moral, este, eternamente em todos os sentidos. A própria ação policial é cada dia mais despreparada para uma básica abordagem humana, mesmo fora dos presídios, onde eles se mostram fragilizados diante da população. Isso numa simples visita a praias, atacando transeuntes mais populares, apalpando suas partes íntimas insistentemente, num assédio sexual explícito, atiram contra a cabeça de um idoso já preso pela porta giratória de um banco ou, pior, atacam um motoboy a golpes de braço asfixiando-o fria e publicamente, porque o suspeitavam um marginal. É preciso conscientizar as instituições, aos dirigentes escolares e demais repartições públicas que marginal é o que encontra-se à margem dos direitos constituídos sócio-político-econômicos, como saúde e boa alimentação, moradia digna e educação de qualidade, essa, só acessível a filho de político-empresário como secretário, deputado, senador e muitos pertencentes a essa cúpula, com nossos recursos oriundos de impostos e programas sociais mau fiscalizados. O Brasil precisa compreender que para recuperar os seus e resgatar os dito marginais da miséria, das drogas e reduzir a violência social, não basta investir em concreto armado porque concreto não educa, não alimenta, nem protege ninguém. Só com ações em políticas públicas geridas e supervisionadas por gestores preparados e experientes junto aos gestores sociais, podemos ajudar e orientar o sujeito sob as referências biográficas com experiências sócio-culturais já superadas e já reinseridos socialmente, de quem deu a volta por cima, sem sujar as mãos nesse mar de lama. Até.

O JORNAL Diretor-Executivo Petronio Pereira petronio@ojornal-al.com.br

Zélia Tenório Pedagoga Há algum tempo publiquei neste jornal artigos referentes a uma causa nobre e sagrada. Por mais que a sociedade se contagiasse, todos permaneceram como eu: isentos de uma resposta e solução. Nossos desejos e brados continuaram ignorados e perdidos. Reconhecemos a nossa pequenês, o nosso desprestígio, para empreendermos uma luta em que somente os dirigentes do país, estado e município poderão sair vitoriosos e se apoderarem das estratégias que poderão gerar as imediatas respostas. Essa causa prossegue invicta ao meu lado e de tantos conterrâneos, amantes desta gleba que já foi princesa. Não encontro mais formas de explicações àqueles que me procuram reivindicando qualquer retorno. O porquê ecoa inflamado e se perde na amplidão dos questionamentos. Organizamos um abaixo assinado, que ressona nos meus arquivos, no entanto faltaram as oportunidades para ir adiante. Na igreja que frequento, aqui em Maceió, onde muitos viçosense se ajoelham, custa-me oferecer detalhes do descaso de tantos. Falo, mais uma vez, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, sepultado na cidade de Viçosa - Alagoas. Falo, com os olhos marejados, de um gigante que se contorce, de um herói que definha pouco a pouco. Li a sua história, desde o seu nascimento. Presentearam-me com livros e revistas, nos quais estão expostos os mais entusiastas relatos de um empreendimento suntuoso, gerado pelo amor e caridade de homens que, verdadeiramente, amavam o seu torrão natal. É deslumbrante acompanhar a trajetória dos sonhos que evoluíram com a sabedoria e empolgação de cada um deles. Viçosa, terra de homens ilustres e intelectuais, onde a religiosidade se faz presente, onde a cultura se expande, tornando-a reconhecida em todo o país, não merece assistir ao desmoronamento de uma obra que já foi um dos seus maiores orgulhos. Enfim, onde se refugiou o poder de tantas personalidades públicas, o prestigio, o lugar que ocupam no cenário nacional? Assistir de braços cruzados o desmoronamento de uma obra como o Hospital Nossa Senhora da Conceição é apresentar ao mundo uma real incompetência. Realmente, há corações que pulsam e outros que não o fazem por serem de pedra. Na calada da noite, no silêncio onde adormecem tantos que circularam naquele casarão, os que faziam a diretoria, as irmãs que iam e vinham, amenizando as dores dos pacientes, a Capela, carinhosamente ornamentada, tudo ruiu como o fazem os terríveis pesadelos. E interrogo: onde se encontra a belíssima imagem de Nossa Senhora da Conceição? As telas centenárias, que se colocavam à disposição dos nossos olhos, os jardins, os corrimões de cimento que circundavam as escadas em inúmeras subidas e descidas, fazendo da sua fachada um deslumbramento?As cinzas e pedaços dos livros e documentos que registravam a tua história, os originais das atas, documentário das sábias decisões, do itinerário da tua vida? Onde ecoam neste momento, a vozes dos cristãos que te ofereceram assistência material e aconchego e os retribuísse com o precioso compromisso de sanar as suas dores? Aonde o interesse, o afeto, a solidariedade dos que vivem e viveram na elegante Princesa das Matas e assistem, indiferentes, os arquejos daquele que representa uma relíquia, uma prioridade para todos nós? Enquanto a minha voz raquítica puder se transformar em palavras mal redigidas, falarei por meus conterrâneos, pelos necessitados dos teus benefícios. Nas disputas e perseguições políticas, não deveriam nunca se alinhar, causas que envolvessem bens necessários à comunidade. Essas, pertencem, antes de tudo, a um ser superior que nos direciona e rege. O que haverão de dizer ao Criador, pessoas que destroem valores considerados patrimônio de todos, e, principalmente, quando voltados para a caridade? Talvez, a resposta os leitores encontrem nas entrelinhas. No mundo, nada se apresenta sem solução, há sempre um resto de esperança em todos os seguimentos. Vamos dar as nossas mãos vazias, confiar cada vez mais Naquele que tudo pode e no seu vocabulário não existe a palavra não. Deus haverá de escutar-nos e decidirá por todos. Cartas à Redação: opiniao@ojornal-al.com.br

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDA e-mail: ojornal@ojornal-al.com.br site: www.ojornalweb.com Av. Gustavo Paiva, 3771 - Mangabeiras - Maceió -AL - CEP: 57037-280

PABX (082) 4009-1900

Chefe de Reportagem - Vera Valério redacao@ojornal-al.com.br

FAX/REDAÇÃO (082) 4009-1950

SÃO PAULO: (11) 2178-8700

FAX/COMERCIAL (082) 4009-1960

BRASÍLIA: (61) 3326-3650

Editor de Política - José Árabes politica@ojornal-al.com.br Editora Nacional/Internacional - Vera Alves nacional@ojornal-al.com.br Editor de Economia - Marcos Aurélio economia@ojornal-al.com.br Editor de Esportes - Victor Mélo esportes@ojornal-al.com.br Editora de Cultura - Alessandra Vieira cultura@ojornal-al.com.br Editor de Veículos - Gabriel Mousinho veiculos@ojornal-al.com.br Editora de Turismo - Nide Lins turismo@ojornal-al.com.br

Diretora Comercial Eliane Pereira comercial@ojornal-al.com.br

“Falarei pelos necessitados dos teus benefícios”

Coordenador Editorial - Voney Malta vfamalta@ojornal-al.com.br

Editora de Cidades - Flávia Batista cidade@ojornal-al.com.br

Editor-Geral Deraldo Francisco deraldo@ojornal-al.com.br

Haveremos de lutar enquanto existir um raio de esperança

Editor Gráfico - Alberto Lima albertolima@ojornal-al.com.br Editor de Fotografias - Marco Antônio marcoantonio@ojornal-al.com.br

CLASSIFICADOS (082) 4009-1961 ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919 Vendas avulsas Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00 Nºs atrasados - R$ 4,00 Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00 Domingos - R$ 5,00

REPRESENTANTE NACIONAL FTPI

RIO DE JANEIRO: (21) 3852-1588

RECIFE: (81) 3446-5832 www.ftpi.com.br Sucursais MARAGOGI – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS END. PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 43 CENTRO – FONE – 3296-2221 E-MAIL: maragogi@ojornal-al.com.br ARAPIRACA – SUCURSAL AGRESTE END. PRAÇA LUIZ PEREIRA LIMA, 287, 1º ANDAR, SL 09 CENTRO - FONE - 3521-4608 E-MAIL: arapiraca@ojornal-al.com.br

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00 Anual - R$ 370,00 Assinaturas em outros estados: Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL


O JORNAL

Economia

A7

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: economia@ojornal-al.com.br

Venda de carros supera média nacional Alagoas registra desempenho de 22,44%, de janeiro a março, enquanto que no País percentual foi de 15,36% Patrycia Monteiro Repórter

As vendas de veículos no varejo registraram alta de 15,36% no Brasil durante o primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que informa a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em Alagoas, assim como ocorreu com todos os estados do Nordeste, o desempenho nas vendas ficou acima da média nacional. O índice de crescimento alagoano foi de 22,44% até março. No total, o mercado consumidor do Estado adquiriu exatos 12.535 veículos nos primeiros três meses do ano, dos quais 5.592 foram automóveis, outros 1.342 veículos comerciais leves, além de 312 caminhões, 88 ônibus e 5.201 motos. O incremento na comercialização dos automóveis foi de 27,26% no período, enquanto a média de expansão das motocicletas foi de 12,33%. Mas, o grande boom de negócios em Alagoas foi observado em março, último mês em que vigorou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a venda de veículos. O aumento foi de 46,62% em relação a março de 2009 e de 76,53% em relação a fevereiro. Em Alagoas, a montadora Fiat é a que detém maior participação de mercado, com 23,64% do total de vendas, seguida pela Volkswagem, com 21,07% de market share. A Ford detém 20,64% de fatia de mercado, enquanto a GM detém outros 12,92%. AHyundai tem 3,2%; a Toyota, 2,88%; Citroen, 2,67%; Peugeot, 2,29%; Kia, 2,26%; e a Honda, 2,21%.As outras marcas juntas ficam com 6,22% do total. Já no mercado das motocicletas, a Honda concentra 82,16% das vendas em Alagoas, enquanto a Dafra tem apenas 5,19%; a Yamaha, outros 4,63%; a Suzuki, mais 4,42%; e a Sundow, 1,02%. As outras marcas juntas somam 2,58%.

NOVOS CLIENTES

Renda maior: bancos querem a classe C

Sonho de consumo de muitas pessoas foi realizado devido à redução do IPI, que impulsionou as vendas

No Nordeste, AL é o sétimo colocado Durante os três primeiros meses do ano foram vendidos cerca de 1,2 milhão de veículos no Brasil. Os automóveis registraram alta de 16,88%, enquanto as motos tiveram incremento de 9,64%. No Nordeste, as maiores médias de crescimento nas vendas de veículos foram registradas pelo mercado do Ceará (33,36%), que negociou pouco mais de 45 mil unidades; seguido do Piauí (32,59%), com 18,5 mil aquisições; Maranhão (31,36%), com 29,1 mil; e Pernambuco (30,64%) e volume de vendas de 46,5 mil. Aalta alagoana foi a sétima maior da região. No mesmo período, a Bahia se destacou como o estado que mais comercializou veículos, com 62,3 mil, seguido de Pernambuco e Ceará. Sergipe totalizou volume de vendas de 11,8 mil (alta de 24,76%) e o Rio Grande do Norte somou 16,5 mil (+ 23,81%). No ranking regional, Alagoas é um dos mais tímidos mercados consumidores de veí-

culos, ficando acima apenas de Sergipe. O boom de vendas no mês de março foi observado não apenas em Alagoas, mas em todo País. De acordo com dados do IBGE, o avanço das vendas de veículos, motos e peças automotivas em março foi de 10,3% em relação a fevereiro. “O resultado da atividade que representa os automóveis teve variação muito expressiva com o término da redução do IPI, porque os consumidores anteciparam compras, pois sabiam que, depois de março, os preços aumentariam. Houve antecipação de compra e aumento de receita das empresas. Isso se refletiu no resultado muito expressivo da nossa pesquisa (Pesquisa Mensal do Comércio)”, afirma o técnico da Coordenação de Comércio e Serviços do IBGE, Reinaldo Pereira. Segundo o estatístico, o avanço impulsionado pelo IPI foi tão grande que o índice de alta nas vendas do setor automobilístico

foi o responsável por 54% da elevação da taxa de vendas de todo o comércio varejista ampliado, que apresentou alta de 22% em março, na comparação anual, e de 5% em relação a fevereiro. O fim do benefício fiscal dado pelo governo no IPI para automóveis, que encerrou em março último, impulsionou as vendas de veículos em 32,4% em março, na comparação anual. O resultado representou mais que o dobro do avanço verificado em fevereiro, de 16,1%. “Apesar da alta de 32,4% ter sido considerada muito forte, não foi o recorde da série histórica. Em novembro passado, o avanço registrado nas vendas de veículos havia sido de 37%”, diz Pereira. O técnico do IBGE explicou que a forte oscilação das vendas foi reflexo da expectativa em torno da redução do IPI, já que o prazo chegou a ser diversas vezes ampliado. “Todas as vezes que se achava que o IPI iria acabar, as vendas cresciam ainda mais”, analisou.

Estadão

para definir as classes.

SÃO PAULO - O aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos provocou uma mudança significativa não só no comércio do País, mas também nos meios de pagamento utilizados nas compras. O crescimento do número de potenciais consumidores de cartão de crédito, por exemplo, atraiu muitos bancos, que passaram a oferecer produtos mais acessíveis e com algumas estratégias de fidelização para ganhar os clientes. Segundo uma pesquisa do governo, entre 2002 e 2008, mais de 30 milhões de pessoas migraram para as classes B e C e se tornaram aptas a usar cartões de crédito. Para as instituições, o meio de pagamento passou a ser uma boa oportunidade no chamado processo de “bancarização” da parcela da população brasileira que ainda não possui conta em bancos. “O cartão de crédito vem substituindo meios de pagamento tradicionais e o número de clientes que ainda não possuem cartões é muito grande”, diz o diretor de cartões do Banco do Brasil, Denilson Gonçalves Molina, ao afirmar que atualmente cerca de 70% da base de clientes do banco enquadram-se nas classes C e D. Não há uma definição clara que delineie as características de cada grupo social. Por isso, cada banco baseia-se em um gasto médio. “O consumidor da classe C gasta em média entre R$ 2.500 e R$ 3 mil por ano”, estima o diretor de cartões do Bradesco, Cesário Nakamura. Outras instituições baseiam-se na renda da família

BENEFÍCIOS - O principal benefício ao aderir o cartão de crédito é o aumento do potencial de compra. “O nível de poupança destas classes geralmente não é suficiente para comprar à vista”, diz Nakamura. Mas, além deste benefício característico do cartão de crédito, bancos oferecem outras vantagens para os clientes, na expectativa de torná-lo cativo. No Santander, cujo porcentual da classe C ainda é baixo (11%), uma das estratégias é dar um fôlego no pagamento da fatura mensal, disponibilizando cinco dias a mais, sem juros, para o cliente quitar o boleto. Além disso, como a renda desse grupo é baixa, o banco também permite que a cada 12 meses o cliente possa pular o pagamento de um mês, acumulando na fatura seguinte dois meses de gastos. Com a facilidade, em períodos de gastos maiores, como o início de ano, o usuário do cartão pode diminuir um pouco os compromissos. O principal diferencial do Banco do Brasil é no programa de relacionamento, dando pontos que podem ser convertidos em brindes físicos, como cafeteiras ou mesmo passagens de avião. “Tudo é convertido em pontos: tempo que a pessoa está no banco, gasto no cartão, investimentos, usar caixa de auto-atendimento”, cita Molina. Além disso, o banco tenta fazer promoções dependendo do quanto o cliente gasta. Nelas, se a pessoa gasta uma determinada quantia pode concorrer a viagens para a Copa ou ganhar mini bolas de futebol, por exemplo.

7,7%

PETRÓLEO

Falha técnica na Câmara dos Deputados pode cancelar reajuste

Agência encontra 2ª maior reserva do País

Uma falha técnica da Câmara dos Deputados durante a votação da medida provisória que concede reajuste de 7,7% para as aposentadorias que recebem acima do salário mínimo pode fazer com que a proposta tenha que voltar para análise dos deputados. Isso porque, no entendimento de alguns senadores, o Senado tem que corrigir a falha

REMÉDIOS O Brasil anunciou, ontem, que denunciou a União Europeia (UE) na Organização Mundial do Comércio (OMC) por impedir a entrega de medicamentos genéricos indianos destinados ao mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, um dirigente indiano afirmou que seu país apresentou uma queixa contra a UE pela questão. Segundo o embaixador brasileiro na OMC, Roberto Azevedo, as apreensões “tiveram um impacto negativo altíssimo no comércio, nos intercâmbios SulSul e no sistema de saúde nacional dos países em desenvolvimento”. Para o embaixador indiano Ujal Bhatia Singh, os medicamentos genéricos apreendidos cumpriam perfeitamente com as regras da OMC.

e isso implicaria na mudança do texto fazendo com ele volte a tramitar na Câmara. O problema é que um eventual retorno da proposta à Câmara poderia inviabilizar o reajuste de 7,7% concedido aos aposentados já que a MPperderá a validade no próximo dia 1 de junho. O líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-

RR), diz que o texto precisa ser corrigido. “Esse erro, na minha visão, precisa ser corrigido. Se for preciso, vamos corrigir aqui. Não sei se a correção administrativa feita pela Câmara tem validade”. O problema teve início durante a votação da MP, na semana passada, quando o plenário da Câmara aprovou o relatório

do líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza, que previa um reajuste de 7%. Posteriormente, o plenário também votou a favor da emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) que elevava o percentual para 7,7%, mas não pedia a substituição do índice aprovado anteriormente. Com isso, a redação final ficou com os dois percentuais.

AAgência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estimou em 4,5 bilhões de barris o volume recuperável de petróleo em área que explora no pré-sal da bacia de Santos, o que se configura como a segunda maior reserva de petróleo do Brasil, atrás apenas do megacampo de Tupi. O supercampo, batizado informalmente de Franco, está em área ainda não licitada pelo governo e poderá ser utilizado para a realização da operação de capitalização da Petrobras, em que a União cederia à estatal o direito de exploração em uma troca indireta por ações da companhia. O poço foi perfurado pela Petrobras, contratada pela ANP para realizar o trabalho, em um prospecto com cerca de 400 quilômetros quadrados e detectou uma coluna com 272 metros de espessura efetiva com petróleo. Segundo a ANP informou em nota, para a medir o poço foram usados os mesmos crité-

rios que os utilizados em Tupi, o primeiro da região do pré-sal a ter a reserva divulgada. “A avaliação levou em consideração os mesmos padrões de cálculos adotados para a acumulação de Tupi, da Petrobras”. Tupi, o maior campo de petróleo descoberto no mundo nos últimos anos, tem reservas recuperáveis de entre 5 e 8 bilhões de barris. O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmou que “parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no País”, o que aumentaria o otimismo do governo brasileiro em relação à região, segundo ele. A perfuração está sendo feita a 195 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.189 metros. Há comprovação de que o óleo é do tipo leve, de maior valor comercial por ser mais fácil de refinar. A ANP informou ainda que já começou a perfurar o segundo poço para a chamada cessão onerosa.

CMYK


Economia

O JORNAL JORNA L

A8

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: economia@ojornal-al.com.br

1º TRIMESTRE

Governo espera alta de até 8,5% do PIB O secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo espera um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 7,5% a 8,5% no primeiro trimestre, em relação ao quarto trimestre, já com ajuste sazonal. No entanto, ele afirmou que esse ritmo de crescimento não deve se manter ao longo do ano. “Todo mundo sabe que o PIB do primeiro trimestre vem forte, com um crescimento anualizado de mais de 8%, no mesmo nível do período anterior, mas sabemos que entrando o terceiro trimestre vai dar uma desacelerada”, afirmou. Segundo ele, o governo irá aguardar a divulgação do PIB do primeiro trimestre em junho para fazer uma revisão mais fina de sua projeção para o ano. Ele antecipou que, no decreto de programação orçamentária, a ser divulgado no próximo dia 20, a previsão do governo será elevada de 5% para algo entre 5,5% e 6%. Na semana passada, o secretário havia estabelecido um teto de 6,5%.

Barbosa explicou que os resultados do quarto trimestre de 2009 e do primeiro trimestre de 2010 refletiram todos os estímulos do governo à economia, como a redução de tributos e o aumento do gasto com funcionalismo, que, segundo ele, já está caindo. O secretário disse ainda que haverá um aumento da arrecadação de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e demais impostos, como reflexo da retirada desses incentivos. “Vamos continuar crescendo, mas com uma taxa mais desacelerada”, afirmou. Ele disse que o resultado das vendas no varejo em março ainda é influenciado pelas vendas de automóveis naquele mês, quando havia redução de IPI. Segundo o IBGE, as vendas do comércio varejista subiram 1,60% em março na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, e aumentaram 15,70% ante março de 2009. De acordo com Barbosa, já há sinais de desaceleração do crescimento em abril, em função da retirada de estímulos.

Alternativas para financiamento Barbosa confirmou que o governo está discutindo formas de desenvolver fontes privadas de financiamento de longo prazo para que essa atribuição não recaia somente sobre o BNDES. Segundo ele, o banco teve um papel importante durante a crise na manutenção de projetos e obras do PAC, mas, com a normalização da economia, o governo espera ter fontes privadas de financiamento mais relevantes. Dois instrumentos anunciados recentemente são importantes para que isso ocorra: a criação das Letras Financeiras

e a reformulação do sistema de seguro e garantia. Segundo ele, esse segundo item, que foi anunciado semana passada durante a divulgação do pacote de ajuda ao setor exportador, acaba estimulando o financiamento doméstico. O secretário afirma, no entanto, que não deve haver este ano redução de carga tributária para financiamentos de longo prazo. Segundo ele, esta é uma agenda de médio e longo prazo, mas a redução de tributos não está na mesa por questão fiscal. Ele acredita que esse é um tema para 2011.

Projeto libera saque do FGTS para aposentados a cada 12 meses Medida também reduz, de 70 para 65 anos, idade para saque no fundo Em reunião nesta ontem, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em caráter terminativo e em votação suplementar, proposta que permite a movimentação da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo aposentado que continuar no mesmo emprego ou firmar novo contrato de trabalho. Pelo texto aprovado, os saques poderão ser feitos a cada 12 meses ou quando o contrato for rescindido. Outra mudança na legislação feita pela proposta é a redução, de 70 para 65 anos, da idade mínima a partir da qual o idoso pode sacar recursos do fundo. O texto - um substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao projeto de lei do senador Neuto de Conto (PMDB-SC) - já havia sido aprovado no dia 14 de abril pela comissão, tendo agora sido submetido a turno suplementar. A proposta deve seguir

O projeto prevê duas situações em que os aposentados serão beneficiados

para a Câmara dos Deputados, se não houver re-

curso para exame pelo Plenário do Senado.

Na justificação da proposta (PLS 255/07), Neuto de Conto afirma que o direito à movimentação da conta já é reconhecido pela Caixa Econômica Federal para quem se aposenta e continua trabalhando na mesma empresa, mas não é assegurado àquele que, depois de aposentarse, passa a trabalhar em outra empresa. Em relatório sobre a matéria, Azeredo afirma que hoje, com o envelhecimento relativo da população, o FGTS “é mais um instrumento de auxílio ao trabalhador em períodos de eventual dificuldade financeira, decorrente, por exemplo, de longos períodos de inatividade”. O relator explicou que as mudanças feitas no projeto original pretendem estabelecer “algumas limitações ao direito de movimentação da conta vinculada que, sem estabelecer elevado ônus ao trabalhador, permitem ao FGTS manter seu equilíbrio financeiro”.

JUROS

Taxa para consumidor volta a subir em abril, revela pesquisa SÃO PAULO - As taxas de juros praticadas nas operações de crédito para consumidores e empresas voltaram a subir em abril, de acordo com a pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para os consumidores, a taxa mensal média passou de 6,77%,

em março, para 6,82%. Das seis linhas pesquisadas, apenas o cartão de crédito rotativo manteve o porcentual inalterado (10,69%). Já para as empresas, a taxa foi de 3,59% para 3,65% ao mês, com elevação em todas as linhas. Segundo Miguel Ribeiro de Oliveira, economista responsável pela área de análises e pesquisas da Anefac, a

alta pode ser atribuída à expectativa de aumento da Selic, que acabou se confirmando no dia 28 de abril último, e ao efeito da elevação dos depósitos compulsórios em fevereiro de 2010. Considerando todas as alterações na taxa básica de juros desde dezembro de 2008, houve redução de 4,25 pontos porcentuais na Selic,

que foi de 13,75% ao ano para 9,50%, o que representa diminuição de 30,91% no período. No mesmo intervalo, a taxa de juros média para pessoa física caiu 12,47%, de 137,91% ao ano para 120,71%. Já nas operações de crédito para pessoa jurídica, a retração foi um pouco maior (19,39%), passando de 66,69% para 53,76%.

ABAC

Venda de consórcios cresce 38,4% em 2010 A comercialização de con- meses do ano, somando 498,9 sórcios bateu recorde em di- mil, enquanto os participanversos setores no primeiro tri- tes ativos atingiram 3,83 mimestre, com o volume total lhões no mês de março, com de negócios de R$ 13,7 bi- alta de 5,5% na comparação lhões, indicando crescimento com igual período do de 38,4% em compaano passado. Em amração ao mesmo pebos os casos, o resulríodo de 2009. Os datado é o maior desde dos foram divulgados 2005. As contemplapela Associação Brasi- No setor de ções cresceram 2,2% leira de Administra- habitação, o na comparação entre doras de Consórcios aumento foi os primeiros trimes(Abac). O resultado para 237,2 mil. de 5,2% em tres,Ao ficou acima do espesuperar 545 relação ao mil participantes atirado pela entidade, que no início do ano ano anterior vos em março, a maiprevia crescimento de or marca na história, 10%. com alta de 5,2% em De acordo com a relação ao mesmo peAbac, a comercializaríodo do ano anterior, a venda ção de novas cotas cresceu de consórcios de imóveis re13,9% nos primeiros três gistrou crescimento de 18,1%

no acumulado do trimestre, com 56 mil novas adesões. Além do aumento das adesões, houve um crescimento nas contemplações. Nos três primeiros meses deste ano, foram 17,1 mil, 14% a mais que as 15 mil do mesmo período de 2009. Entre os automóveis, utilitários e camionetas, as vendas subiram 43,1% na mesma base de comparação, somando 124,8 mil novas cotas. Já o total de participantes se aproxima de um milhão (995 mil), com crescimento de 15,4% no comparativo entre primeiros trimestres. As contemplações neste segmento somaram 50,7 mil, com avanço de 4,3% em relação ao período de janeiro a março de 2009.

CMYK


O JORNAL

Cidades

A9

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

Campanha quer São João sem fogueira Desafio lançado pela Secretaria de Meio Ambiente incentiva preservação junto a alunos das escolas da capital Valdete Calheiros Repórter

As escolas públicas e particulares têm até amanhã para realizarem as inscrições na Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) a fim de participarem da campanha “Fogueiras: Uma tradição devasta-

dora”. ASecretaria vai realizar a sensibilização com o apoio do Grupamento Ambiental do Corpo de Bombeiros, com objetivo de conscientizar professores e alunos contra a prática de acender fogueiras durante os festejos juninos. Durante a campanha, os participantes serão alertados sobre

os danos que a tradição de acender fogueiras causa às saúdes humana e ambiental. ASempma informou oficialmente que todas as escolas participantes, seja da rede pública ou da rede particular de ensino, receberão kits contendo camiseta e material educativo para sorteios. Além disso, serão distribuídos folders edu-

cativos para mostrar que a queima das fogueiras contribui para o aquecimento global, estimula o desmatamento e o comércio ilegal de madeira e provoca graves problemas respiratórios. No ano passado, a campanha foi realizada em três semanas e contemplou 17 escolas e mais de mil estudantes.

“Ufal em Defesa da Vida” tem meta de incentivar políticas públicas Yvette Moura

Elisana Tenório

Vasconcelos declarou que os bairros periféricos, como o Benedito Bentes e o Jacintinho são os mais violentos.

Repórter

Aexposição de 2 mil pares de sapatos marcará o 7º ato do Programa Ufal em Defesa da Vida, que será realizado, a partir das 10h de hoje, no Campus A. C. Simões, na Universidade Federal de Alagoas. Durante todo o dia, calçados de crianças, homens e mulheres ficarão expostos, lado a lado, no pátio da Reitoria, simbolizando os dois mil assassinatos que foram cometidos em Alagoas no ano passado. Acoordenadora do “Ufal em Defesa da Vida”, Ruth Vasconcelos, explica que o ato terá três objetivos: denunciar os assassinatos, expor a indignação da sociedade civil organizada e pedir a implantação de ações para que o índice de violência seja reduzido. “Queremos que sejam implantadas transformações que

Ao invés do varal, este ano, sapatos serão o símbolo da violência

modifiquem o quadro de violência que vivemos atualmente”, explicou a professora Ruth, que também coordena a Pro-reitoria Estudantil (Proest) da Ufal. Ela disse que a Secretaria de Estado de Defesa Social é a melhor fonte para se ter acesso aos

detalhes do cenário da violência verificado no Estado, ou seja, quais as localidades onde o índice de assassinato é maior, qual a faixa etária mais acometida, quais os tipos e as causas dos crimes. Em relação a Maceió, de forma extra-oficialmente, Ruth

ARRECADAÇÃO - Vários segmentos sociais se mobilizaram para a arrecadação dos 2 mil pares de calçados. Eles foram chegando à coordenação do programa aos pouquinhos: pelos alunos, professores e funcionários da Ufal, por servidores de órgãos públicos, pelos trabalhadores da iniciativa privada, enfim, pela sociedade civil. Hoje, além da exposição de calçados, haverá, à tarde, uma mesa redonda sobre “fases da violência étnico-racial”. Este será o 7º ato em Defesa da Vida. No ano passado foi montado um varal de roupas na avenida central da Ufal. O cenário representou os assassinatos ocorridos durante 2008.

CONCURSO - As escolas da rede pública municipal poderão participar de um concurso, onde serão premiadas as melhores frases. Entre os vencedores, serão sorteados um notebook, câmeras fotográficas digitais e passeios ecológicos. As escolas da rede pública ou da rede privada de ensino in-

teressadas em participar da campanha “Fogueiras: Uma tradição devastadora” devem realizar a inscrição até amanhã. Posteriormente, os candidatos irão participar da reunião e capacitação marcadas para a próxima segunda-feira, dia 17, a partir das 9 horas, no auditório da Sempma, em Bebedouro.

SEM TEMPORAL

Chuvas devem durar até amanhã Os mais distraídos devem ficar atentos para não serem obrigados a tomar um banho de chuva: a previsão da meteorologia é de que o tempo permaneça chuvoso hoje e amanhã em todo Estado. Segundo o diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion, a expectativa é de que não haja temporais. No entanto, ele acredita, que as chuvas sejam intermitentes, leves e isoladas, sobretudo no litoral do Estado. “Haverá chuvas fra-

cas; porém, elas devem durar o dia inteiro, tanto hoje como amanhã”, explicou o meteorologista Molion. PREVISÃO - Com proximidade do inverno, as chuvas estão previstas para a segunda metade de maio. “As chuvas deverão se prolongar até o começo de agosto”, avisou Molion. Ele explicou que inicialmente a previsão era de que a quadra chuvosa começasse em abril. No entanto, a presença do El Nina protelou sua chegada. (E.T.)

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L

A10

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

Mendigo é assassinado no Stella Maris Quinta vítima de violência só este ano, morador de rua foi esfaqueado durante a madrugada de ontem Láyra Santa Rosa Repórter

Na manhã de ontem, a Polícia Civil voltou a registrar mais um homicídio contra um morador de rua da capital alagoana. A vítima foi um homem identificado apenas como “Lobisomem”, encontrado morto no Stella Maris, com três golpes fatais de arma branca, na região do pescoço. Segundo as informações colhidas pela polícia no local do crime, a vítima tinha envolvimento com alguns furtos na região e existe a suspeita de o crime ter sido um acerto de

contas. Alguns moradores de rua contaram à polícia que ele vivia na região do Stella Maris há alguns anos, desde que se mudou da cidade de Barra de Santo Antônio. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima e até o final da tarde nenhum parente tinha ido reconhecê-lo. Caso ninguém vá identificá-lo, “Lobisomem” será enterrado como indigente no Cemitério Divina Pastora, em Rio Novo. O caso será investigado pela equipe do 2º Distrito Policial, em Jatiúca. Esse é o quinto caso registra-

do em 2010 em que um morador de rua sofre algum tipo de violência em Maceió. Os crimes, até agora têm uma característica em comum: em nenhum deles os autores foram identificados ou presos pela Polícia Civil. “Estamos bastante preocupados com essa situação. Já conversei com o delegado Marcílio Barenco para que esses inquéritos sejam instaurados e cheguem há algum culpado. Está se tornando uma constante esse número de casos de violência”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Gilberto Irineu.

CRIMES - O primeiro caso contra moradores de rua aconteceu no início de março deste ano, quando o corpo de uma moradora de rua de aproximadamente 27 anos foi encontrado dento da Associação dos Aposentados e Pensionistas em Telecomunicações de Alagoas. A mulher, que estava grávida de sete meses, foi morta com vários golpes de uma pedra que pesava cerca de cinco quilos. Uma semana após esta execução, a Polícia Civil registrou outro caso de agressão à morador de rua. A vítima foi José Feijó Cavalcante, de 59 anos,

que estava dormindo em baixo de um dos bancos da Praça Centenário. O homem foi apedrejado e, apesar de ser socorrido não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Geral do Estado. Já no início de abril, a vítima foi o morador de rua José Izinaldo dos Santos, de 42 anos, conhecido como Duda. Ele morreu após ser atingindo por vários golpes de uma barra de ferro na cabeça. O crime aconteceu na Rua do Imperador, no Centro, dentro de uma casa abandonada, após uma briga. No último dia 29, Josemir

Silva dos Santos, teve o corpo queimado enquanto dormia próximo à maternidade Santa Mônica, na Avenida Comendador Leão, no Poço. Ele teve queimaduras de primeiro e segundo grau no rosto, pescoço e braços, ficando internado por vários dias no Hospital Geral do Estado. A vítima contou a reportagem de O JORNAL, que o crime aconteceu após ele tentar uma vaga para pernoitar no Abrigo Público Municipal e discutir com uma das moradoras. Ninguém foi preso até agora. O caso está sendo investigado pelo 2º Distrito Policial.

Lula Castello Branco

Carga de medicamentos foi levada para estoque no depósito da Secretaria da Fazenda

CASO BIGODE

Acusado de execução vai continuar preso Da Editoria de Cidades O homem acusado de planejar a execução do empresário Ironi Fabris, o “Bigode”, continuará preso. O pedido de habeas corpus impetrado em favor de Jailson Lopes, conhecido como Wendel foi negado, na última terça-feira, pelo Pleno do Tribunal de Justiça, que resolveu, por unanimidade de votos, acatar a decisão do relator do processo, desembargador Sebastião Costa Filho. O relator entendeu que não é suficiente a afirmação do advogado Paulo Soares da Silva inocentando o réu. “Ele atribui a participação do paciente no crime; em outro momento, nega”, cita o desembargador. Apesar de o autor do dispa-

BR-101

PRF flagra transporte irregular de 69 caixas de medicamentos

LUTO

Médica legista de AL morre em Salvador Isolda Herculano

Valdete Calheiros Repórter

Dezenas de caixas de medicamentos estão estocadas no depósito da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) desde que foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada de ontem, no KM 104 da BR-101, no município de Pilar.

Acarga de medicamentos estava sendo transportada de maneira irregular e foi apreendida durante fiscalização rotineira realizada pela PRF. O flagrante aconteceu durante uma abordagem feita ao condutor do veículo Iveco/Daily, de placas IAB 2559, de Sergipe, Marivan Silvino da Silva. Diante da ação da equipe da

PRF, o motorista se recusou a abrir o veículo, alegando que o mesmo era rastreado. Os patrulheiros levaram-no ao posto da Polícia e acionaram a Sefaz. O coordenador da volante de fiscalização da Sefaz, Charles Matias, afirmou que a Secretaria recebeu 69 caixas de diversos tipos de medicamentos genéricos. “Ao vistoriarem a

carga, os fiscais detectaram divergências entre as informações lançadas na nota fiscal e a carga”, explicou. Segundo Charles Matias, os medicamentos cujas informações não conferem com os dados apresentados na nota fiscal só podem ser retirados do depósito da Sefaz mediante a regularização junto à Fazenda estadual.

ro que vitimou o empresário ser Paulo Soares da Silva, pesa contra Jailson a acusação de ter planejado a morte do empresário conhecido por Bigode. O crime aconteceu em 24 de abril de 2009 na Ponta Verde e, segundo apuração da polícia, foi encomendado por R$ 5 mil. No momento do assassinato, o taxista Bruno estava, antes da execução, com Jailson Lopes sentado com a vítima, que foi alvejada com vários tiros à queima roupa. O juiz Geraldo Amorim, no mesmo mês em ocorreu o crime, fundamentava que prisão dos envolvidos era necessária em razão da gravidade dos delitos, bem como da forma como repercutiu em nível social.

Especial para O JORNAL

Faleceu na tarde de ontem, em Salvador (BA), em decorrência de falência múltipla dos órgãos, a médica legista alagoana Maria Tereza Pacheco. O corpo da médica vai ser velado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde ela era professora emérita, e cremado amanhã, no Crematório Jardim da Saudade, também na capital baiana. Considerada uma das maiores autoridades em medicina legal do país, Maria Tereza era natural do município de Atalaia, mas passou a infância e a adolescência entre as cidades de São Miguel dos Campos e Penedo. O também médico e sobrinho José Antonio Pacheco, conta que a tia era apaixonada por Alagoas: “Ela morava em Salvador há muito tempo, desde a década de 1940 quando teve que prestar vestibular para medicina, mas jamais esqueceu suas ori-

gens”, declarou, enfatizando que um dos desejos de Maria Tereza foi, quando da sua morte, ser cremada e ter as cinzas jogadas na cidade de Jequiá da Praia. Pacheco lembrou ainda que quase todos os familiares da médica residem e Alagoas, o que contribuiu ainda mais para que ela mantivesse os laços com o Estado. Maria Tereza Pacheco ganhou notoriedade na mídia nacional ao contribuir com as investigações da morte do empresário Paulo César Farias, ocorrida em 1996, em Maceió. TRAJETÓRIA - Maria Thereza se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia, em 1953, e em 1970 concluiu o doutorado em Medicina Legal pela Universite de Paris I – Pantheon-Sorbonne, sendo a primeira mulher no Brasil a dirigir um IML. Ainda de acordo com o sobrinho, ela foi a primeira docente mulher do mundo na disciplina de Medicina Legal.

ANIMAIS O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu, no final da tarde de ontem, no Mercadinho M.E. Deus Proverá, 20 pássaros silvestres, além de uma jandaia. Os animais estavam sendo mantidos em cativeiro e o proprietário do estabelecimento, Milton Salu da Silva, iria comercializálos. Os animais foram levados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde os animais permaneceram para receber tratamento adequado, alimentação e remédio, já que alguns estão debilitados. Já o proprietário do mercadinho, responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Milton Salu da Silva não foi preso, e autuado com base no artigo 29 da Lei 9.605, que prevê de seis meses a um ano de detenção, segundo o tenente Anderson Barros, que comandou a operação. “A exemplo do que aconteceu na última terça-feira, quando apreendemos animais em Palmeira dos Índios, a ação desta quarta foi motivada por uma denúncia anônima. Àqueles que queiram fazer denúncias devem ligar para o DisqueDenúncia do BPA, que é o 3315.4325.

CMYK


Cidades

O JORNAL JORNA L A11

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cidade@ojornal-al.com.br

Governo estadual não repassa verba federal e escolas ficam sem merenda Sinteal diz que caso mostra a falta de compromisso do Estado com a educação pública Jackson Pinheiro Marcelo Alves Repórteres

Apesar de o governo federal ter enviado este ano R$ 4 milhões para serem utilizados na compra de merenda escolar, alunos de diversas escolas estaduais estão sendo prejudicados pela falta da alimentação. Esse problema seria evitado caso o governo do Estado já tivesse repassado às instituições o dinheiro enviado. No entanto, enquanto a situação não é resolvida, muitas escolas vão improvisando na alimentação. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), das 340 escolas da rede estadual

Teófilo: atraso foi do FNDE Da Editoria de Cidades O secretário de Educação, Rogério Teófilo, disse que a responsabilidade pela falta de merenda nas escolas não foi do Estado. Ele contou que os repasses dos recursos para a compra de merenda escolar estavam atrasados em três parcelas, totalizando mais de R$ 4 milhões. O atraso não foi apenas para Alagoas, mas para todo o país por conta de uma greve dos servidores do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Constatamos essa gravidade e, imediatamente, mandei ofício ao Ministério Público, na pessoa da promotora Cecília Carnaúba, e ao Conselho Estadual da Merenda. Tenho cópias destes dois documentos que provam a nossa preocupação com a situação”, disse o secretário. Rogério Teófilo explicou ainda que, após essas providências em Alagoas, procurou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde, pessoalmente reiterou o pedido de repasses para Alagoas. “Fomos bem recebidos pelo presidente [Daniel da Silva Balaban] que, sensibilizado, prometeu a liberação das parcelas e, na sexta-feira passada, autorizou o pagamento. A Secretaria de Educação providenciou a destinação dos recursos para o pagamento da merenda escola por escola. Hoje mesmo [ontem] autorizei a liberação dos recursos para as últimas escolas e o dinheiro deve entrar na conta amanhã [hoje]”, explicou o secretário.

existentes em Alagoas, 138 estão sem receber o repasse da verba para a aquisição da merenda escolar. A presidente do Sinteal, Célia Capistrano, informou que já sabia dessa situação, mas estava aguardando uma audiência com o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, para apresentar a denúncia. Para a sindicalista, o caso revela a falta de compromisso do governo estadual com a Educação. “O Estado não tem comprometimento nem com a parte pedagógica nem com a questão da merenda escolar”. Célia Capistrano disse que não sabe explicar o motivo pelo qual o governo estadual não repassou a verba de R$ 4 mi-

lhões enviada pelo governo federal. “O motivo não sei precisamente dizer”, ressaltou. Enquanto o problema não é resolvido, a maioria das escolas procura aliviar a situação partindo para a improvisação quanto à merenda dos alunos. Esse é o caso da Escola Estadual Silveira Camerino, localizada no Cepa. Nela, a despensa está quase vazia. Apenas existem poucas bolachas, açúcar e quatro pacotes de iogurte. Diante dessa dificuldade, a escola só oferta o lanche em dias alternados. Mesmo assim, o cardápio do dia é suco e biscoito salgado. Como a instituição tem 1.647 estudantes nos três turnos, a comida é raciona-

Uma parte dos recursos destinados à compra da merenda vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Porém, o governo federal chegou a suspender o repasse desse complemento porque o Conselho de Alimentação Escolar estadual não se encontrava com a devida regularização. Inclusive, a assessoria do fundo garante que foram enviados para o Estado cerca de R$ 4.799.214. A previsão, segundo a gerente de Acompanhamento da Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Neusa Amélia Ramos Alves, é de que até amanhã o atraso do repasse do dinheiro será regularizado.

VISTORIA

Aterro Sanitário passa por fiscalização do MPF e do Ibama Yvette Moura

Láyra Santa Rosa Repórter

Um relatório apontando a situação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado no bairro do Benedito Bentes, deverá ser encaminhado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal nos próximos dez dias. O documento está sendo elaborado por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) com os dados da vistoria feita na manhã de ontem, nas cédulas em funcionamento. A visita tem como principal objetivo analisar a situação do impacto ambiental na área. Segundo informações da presidente do Ibama, Sandra Menezes, o relatório deverá fazer uma comparação da situação atual do aterro com as informações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado antes da construção do aterro sanitário de Maceió e ainda, com o projeto de execução. “Tiramos várias fotografias e vamos fazer essa análise. Ainda é cedo para dizermos qualquer coisa. Anotamos tudo e vamos comparar. Acredito que esse laudo deva ficar pronto em

Alder Flores confirma que CTR obedece a projeto aprovado pelo MP

até dez dias”, contou. Após o documento pronto, o Ministério Público Federal (MPF) deverá emitir um parecer e, dependendo do resultado, pode solicitar alguns ajustes no aterro sanitário. “O Ibama fará apenas o laudo com sugestões. Como as medidas deveram ser efetivadas pela Superintendência de

Limpeza Urbana (Slum), a fiscalização fica a cargo do MPF”, explicou. “Durante a visita foram encontrados algumas coisas que não estava previstas no projeto, como foi o caso das células dos animais mortos que foi construída fora do ponto estudado. Nesse caso o Alder Flores, que está a frente do projeto já nos ex-

plicou como vai funcionar e vamos analisar se existe risco de impacto ambiental”, adiantou Sandra Menezes. Durante a visita, o consultor ambiental Alder Flores, explicou como está o funcionamento das células e garantiu que não risco de qualquer contaminação no lençol freático. “O projeto foi feito de acordo com os estudos que foram aprovados pelo Ministério Público. Tudo está sob controle. Existe a preocupação por parte do MPF com a contaminação do lençol freático com chorume, mas fizemos um sistema de drenagem por baixo das células que descarta o risco de contaminação”, explicou. A CTR está funcionando desde o último dia 30 de abril e foi projetado para recolher 1.400 toneladas de lixo por dia. O aterro sanitário foi construído numa área de 140 hectares e deverá funcionar nos próximos trinta anos. “O aterro está funcionando normalmente. Ele já recebe resíduos domiciliares, animais mortos, resíduos industriais, material de podação e restos da construção civil, cada um com locais específicos para o tratamento adequado”, assegurou Alder Flores.

DIREITO DO CIDADÃO

Mutirão faz 25 audiências para reconhecimento de paternidade

DIVERSIDADE

Lula Castello Branco

Mônica Lima O combate a homofobia nas escolas ganhou um importante aliado em Maceió. Uma portaria assinada pelo secretário Thomas Beltrão, e publicada no Diário Oficial do Município, transforma a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em integrante da rede de orientação do Ministério da Educação (MEC), quanto a diversidade Sexual. Na prática, a portaria institui o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola, que tem o objetivo combater, diretamente, todas as formas de homofobia no ambiente escolar da rede municipal de ensino. O núcleo começa a atuar com parcerias importantes, como com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), identificando casos específicos nas escolas e, em caso de necessidade, com a prestação de assistência adequada. Outra luta já encabeçada pelo Núcleo é quanto ao uso dos nomes sociais dos homossexuais, lésbicas e transgêneros na lista de presença em sala de aula.

da. Segundo a diretora da escola, o certo era que fossem oferecidos arroz, feijão e carne. Na Escola Noel Nutels, no Jacintinho, o problema é mais grave. Os 570 alunos estão sem merenda escolar desde o início do ano letivo. Isso acontece porque a instituição não dispõe de nenhum recurso do ano passado. Sendo assim, não há como os alunos ter pelo menos um lanche. Segundo Wilson Bonfim, diretor-adjunto da escola, a despensa e os frezzers encontram-se totalmente vazios. Ele também afirma que, neste ano, a Secretaria de Educação não repassou nenhum dinheiro para comprar a merenda escolar.

Repórter

O Núcleo de Promoção da Filiação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou ontem, um mutirão na 26ª Vara Cível da Capital, que funciona no Campus A.C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram analisados os processos com mais de um ano, que vem se arrastando na Justiça e, alguns em que os envolvidos não têm dificuldade para chegar a um entendimento. Estavam marcadas 25 audiências para reconhecimento da paternidade e outros 10 casos foram encaminhados para o teste de DNA, no laboratório da Ufal. Um dos casos que chamou a atenção foi de uma universitária de 22 anos, aluna do curso de Enfermagem. Desde que nasceu, o pai assegura financeiramente a assegurar alimentação, educação e a saúde da jovem saúde, mas como não tinha uma relação estável com a mãe dela, nunca a registrou. Para não passarem por constrangimentos, os

Juíza Ana Florinda disse que mutirão agiliza processos e desafoga Justiça

três resolveram falar com a reportagem de O JORNAL, desde que não se identificasse, nem mesmo com as iniciais. A decisão de lutar pelo reconhecimento da paternidade surgiu no final do ano passado, após a mãe ficar saben-

do que poderia solicitar judicialmente. Ontem, pai, mãe e filha estavam juntos, para fazer o exame de DNA, cujo resultado não irá alterar a vida da universitária, embora há muitos anos deseje ter o nome do pai na sua Certidão

de Nascimento. O pai informou que não haverá alteração no relacionamento que mantém com a jovem, que desde criança trata como uma filha. “O que venho fazendo por ela, vou continuar, independente do resultado do exame”, garantiu. Segundo a juíza Ana Florinda, que juntamente com um grupo de estudantes de Direito do Cesmac criou o Núcleo de Promoção da Filiação, essa é mais uma iniciativa para agilizar os processos, principalmente os que estavam há algum tempo tramitando na justiça. Mutirões já foram realizados nos presídios alagoanos, porque muitos filhos estavam impedidos de visitarem seu pai, porque não constava o nome no Registro Civil. Atualmente, os processos de reconhecimento da paternidade são resolvidos num curto espaço de tempo. Antes a realização a solicitação do teste de DNA levava em média três anos, atualmente com um mês é possível fazer.

SAÚDE

Casos de dengue avançam Valdete Calheiros Repórter

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) notificou 11.939 casos de dengue de janeiro até o final do mês passado em Alagoas. Do total, 1.978 já foram confirmados, outros 248 foram descartados e 9.713 estão ainda sob investigação para poder fechar o diagnóstico. Os números são superiores até aos contabilizados pela Sesau durante todo ano passado. Em 2009, foram notificados 1.695 casos de dengue em todo o Estado. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, os números de casos de dengue podem ser ainda maiores. “Os registros são do mês de abril. A situação dos primeiros dias do mês de maio ainda está sendo compilada pela Sesau”, adiantou. O aumento no número de casos de dengue em Alagoas vai bem além do crescimento da doença registrado em todo o Brasil. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, divulgado na última segunda-feira, o país registrou 447.769 casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2010. O total representa um aumento de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Alagoas, no entanto, o aumento foi de mais de 10 mil casos. POLÍTICA – A proliferação da doença está preocupando os dirigentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade está chamando a atenção dos gestores municipais para as políticas e ações voltadas ao combate e prevenção da doença. As ações para coibir o avanço da dengue é um dos assuntos abordados pelos prefeitos durante as diversas Marchas a Brasília em defesa dos Municípios. O assunto deverá voltar à tona, no próximo encontro de gestores municipais em Brasília, marcado para começar no próximo dia 18. Desta vez, o encontro terá como tema central o financiamento da Saúde Pública. Neste ano, o governo deve incorporar R$ 128 milhões ao teto financeiro de Vigilância em Saúde, segundo já assegurou o ministro da saúde, José Gomes Temporão. Desse montante, o Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 40 milhões em divulgação dos cuidados da dengue, com as ações de prevenção e enfrentamento da doença, que devem ser mantidas durante os períodos de baixa transmissão e reforçadas nas épocas de maiores incidências. Apesar dos avanços e dos recursos financeiros, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, adverte à população sobre a importância de continuar contribuindo para evitar uma possível epidemia.

CMYK


O JORNAL

Municípios A12

Entre Linhas entrelinhas@ojornal-al.com.br

OBRA E TRANSTORNOS A demora na conclusão das obras da Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura de Arapiraca, no centro da cidade, está sendo alvo de reclamações de moradores. Após as colocações dos tapumes em todo o espaço, pedestres são obrigados a transitar apenas por uma calçada do lado contrário, mas em alguns trechos estão sendo realizadas reformas, e eles têm que andar mos espaços com carros, motos, carroças e bicicletas.

DISTRITO A possibilidade da instalação de um Distrito Industrial no município de Limoeiro de Anadia tem animado os empresários da região. Ontem, a área onde o projeto será implantado foi apresentada pela prefeitura. O local onde será construído o empreendimento tem 150 mil metros quadrados e está localizado às margens da rodovia AL-220, nas proximidades do povoado Pé Leve, zona rural do município.

CEASA Muitos produtores do interior do Estado dizem ter dificuldades para transportar os produtos que são comercializados na Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) pela despesa com o transporte. O anúncio feito esta semana pelo diretor-presidente do Ideral, Geraldo Ribeiro, de que uma das principais metas de sua gestão será a interiorização Ceasa pode ser uma solução para o problema e ainda fazer com que a produção hortifrutigranjeira de Alagoas não fique centralizada somente na unidade de Maceió.

GREVE

CAMPANHA I

O primeiro ato público dos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) de Penedo que decidiram, durante assembleia realizada na noite da última terçafeira, entrar em greve por tempo indeterminado, será a realização de um ato público, previsto para acontecer na manhã da próxima quarta-feira.

A campanha “Saco é um Saco para Arapiraca, pro Planeta, pro Futuro e pra Você”, realiza amanhã, no Centro Administrativo Antônio Rocha, o sorteio de duas churrasqueiras e duas cadeiras. Para participar da promoção basta levar dez garrafas pet – de qualquer tamanho – para o estand da campanha.

População questiona local onde mina explosiva foi detonada Moradores buscam saber o motivo de o artefato ter sido ativado na praia Estagiário

MARAGOGI – Um dia após a detonação da mina subaquática, a população de Maragogi procurou todos os meios legais para saber o porquê de o artefato explosivo ter sido ativado na praia de Camarcho, próxima a AL 101-Norte, entre o Centro da Cidade e o Povoado São Bento. “Apesar de ninguém ter ficado ferido, hoje recebi várias reclamações a respeito de perdas materiais”, disse a promotora Francisca Paula Santana. A explosão foi o principal assunto comentado pelos habitantes da cidade. Além de algumas casas terem prejuízos materiais, a população especulava razões para entender o local onde a mina foi enterrada. “Eu estava em casa e vi a polícia. Fui ver o que era. Quando cheguei à casa que eu trabalho, o policial pediu para que eu tirasse a cachorra e a levasse para trás da casa comigo. Depois disso, foram apenas segundos para eu escutar o estrondo. Me joguei no chão, uma nuvem de areia me cobriu, vidros e telhas quebraram. Quando a poeira baixou, um policial chegou para saber se eu estava bem”, descreveu Dogival Emanuel da Silva,

DESAFIO A cidade de Arapiraca participa este mês do Dia do Desafio, que é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O projeto incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A atividade está marcada para o dia 26, de 7h às 17h, no Calçadão do Centro de Arapiraca e Unidade Sesc Arapiraca.

CAPOTAMENTO Thallysson Alves / Estagiário

Uma Ford Ranger, placa KLB-5231, de RecifePE, capotou por volta das 10 horas na AL-101 Norte, próximo ao município de São Luís do Quintude-AL. No interior do veículo estavam três pessoas que vinham de Aracaju com destino a Recife: um médico, uma enfermeira e um amigo do casal. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Proprietários de casas localizadas próximo à explosão tiveram prejuízos

de 38 anos, copeiro de uma das casas que foi atingida por estilhaços da mina. O Prefeito Marcos Madeira, esteve durante todo o dia em contato com a promotora Francisca, com o coronel Osman Vilela e com outros representantes que poderiam responder pela operação. Segundo ele, foi divulgado em um telejornal que o poder do explosivo foi 90% abaixo do estimado. Essa informação não foi confirmada, visto que até o momento a fonte não era

conhecida pelas autoridades. Por volta das 15h30, durante entrevista concedida para O JORNAL, o relatório elaborado pelo coronel Osman Vilela, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, chegou as mãos da promotora do Ministério Público. Segundo o documento, durante o percurso de remoção, o mosquetão de aço que sustentava o artefato ameaçou partir. Para evitar acidente e morte, a equipe achou por bem sair da estrada e descer para a

praia de Camarcho. Após cavarem, o equipamento partiu, e em alguns minutos, o explosivo foi detonado. PERDAS – Ainda no relatório, o coronel informou que algumas pessoas haviam informado a existência de outros artefatos do mesmo potencial. Segundo a promotora, a probabilidade está em mais duas bombas estarem enterradas próximas de duas localidades no Centro da cidade: em frente ao Banco do Brasil e a loja O Boticário. Temendo o risco, o prefeito da cidade acionou a Marinha do Brasil, que confirmou o envio de uma equipe com equipamento capaz de detectá-las. Ela está prevista para chegar à cidade até sexta-feira, quando iniciará a investigação para concluir a veracidade dessa informação. Sobre as perdas materiais, a promotora informou que os atingidos devem entrar com o pedido de indenização por danos morais e materiais. Informou também que toda a responsabilidade será partilhada pelo Estado e pela União, já que as entidades envolvidas com a execução foram o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e a Marinha do Brasil.

Funcionários do PSF decidem entrar em greve em Penedo Repórter

A proposta da campanha, incentivada pelo Ministério do Meio Ambiente, é de sensibilizar e conscientizar a população de Arapiraca para o consumo consciente de embalagens, saco e sacolas plásticas. Para maiores informações basta acessar o blog.

Thallysson Alves / Estagiário

Thallysson Alves

Carolina Sanches

CAMPANHA II

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: municipios@ojornal-al.com.br

PENEDO – Trabalhadores do Programa de Saúde da Família (PSF) em Penedo decidiram, durante assembleia realizada na noite da última terça-feira, entrar em greve por tempo indeterminado. Os serviços devem ser parcialmente paralisados a partir da próxima segunda-feira (17). O principal motivo da greve, segundo a categoria, é a insatisfação com o corte de 30% da gratificação no salário dos profissionais. O encontro convocado pelo Sindicato dos Médicos de Ala-

goas (Sinmed) e contou com a maioria dos profissionais de nível superior do PSF de Penedo. Após a aprovação foi deliberada a greve estabelecida a manutenção de 30% dos serviços essenciais, como determina a legislação. Foi definido que cada unidade de saúde terá um dia de ambulatório, com assistência mantida para acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos e demais programas do sistema público. O principal motivo da greve, segundo a categoria, é a insatisfação com o corte de 30% da gratificação, valor descontado pela prefeitura no salário dos

profissionais. O município possui 20 unidades do PSF e, de acordo com os participantes da reunião, 12 dos 20 médicos já pediram demissão e deixaram de atender depois do corte no salário. De acordo com o presidente do Sinmed Welington Galvão, o prefeito Israel Saldanha (DEM) alega que o corte estava incluído no pacote de medidas que estão sendo realizadas para tentar equilibrar as contas da administração. Galvão ressaltou que a economia gerada com o corte de 30% não fará muita diferença na tentativa de recuperar o equilíbrio

das contas da prefeitura. “Já nos reunimos com o prefeito na semana passada para explicar que o corte nos salários não é a melhor maneira de reduzir os gastos, mas ele se mostrou irredutível. Apesar da greve ter sido aprovada, os profissionais se mostram dispostos a uma negociação contanto que não haja cortes”, disse Galvão. Areportagem de O JORNAL tentou entrar em contato com o prefeito Israel Saldanha, por telefone, mas não conseguiu. Aassessoria da prefeitura informou na tarde de ontem que não tinha conhecimento a respeito da deliberação da greve.

Cidade se mobiliza contra exploração sexual infantil

Polícia prende três traficantes em Maragogi

SANTANA DO IPANEMA – Para combater ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, o município de Santana do Ipanema esta promovendo, até a próxima sextafeira, uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância da denúncia. A abertura da campanha aconteceu na noite da última segunda-feira e contou com palestras e apresentações culturais. A campanha esta sendo realizada através de uma iniciativa de várias instituições, a exemplo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar, dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Ong Acema, Casa do Menor e Secretaria Municipal da Juventude. Segundo o Conselheiro tutelar Manoel Belarmino, a expectativa é alcançar um nível maior de conscientização da população sobre a importância do combate a este tipo de crime,

MARAGOGI – Juntos em uma das ruas de Maragogi no fim da tarde de ontem, três traficantes foram presos durante ronda policial diária. Com eles, foram encontradas drogas, dinheiro, equipamento para roubar veículos, DVD, dois relógios e documentos de pessoas desconhecidas. Cícero Ozório de Lima, de 31 anos, é o mais velho do trio; que é completo com mais dois homens de 19 anos: Jonata Pessoa da Silva e Paulo Sérgio de Oliveira Santos. Entre as drogas, estavam 64 pedrinhas de crack e bombinha de maconha Os suspeitos foram levados para o 92º Departamento de Polícia Militar de Maragogi, onde irão ficar a disposição da Justiça. O caso está sob a responsabilidade do delegado José Carlos Sales que atuou os acusados por tráfico de drogas e formação de quadrilha. (T.A.)

Abertura da campanha contou com apresentações culturais

que atinge todas as camadas sociais. “O município registra muitos casos de abuso contra crianças e adolescentes. Precisamos que toda a sociedade contribua para diminuir esses índices”, destacou. Até a próxima sexta-feira a Ong Acema exibirá filmes e promoverá videodebates nos dias, na sede da Instituição, na Rua Pedro Brandão com entrada Franca. “Esperamos que as pessoas colaborem no combater ao abuso e exploração, observando mais as crianças, para poder

identificar quando ela sofre abuso e conseqüentemente denunciar para gerar uma averiguação” ressaltou o presidente da ONG Fernando Valões. No dia 14, haverá uma audiência Pública, na Câmara de vereadores de Santana do Ipanema, para que o tema seja discutido com a sociedade. O Dia do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, será marcado por uma caminhada pelas ruas da cidade. (C.S.)

APREENSÃO

CMYK


O JORNAL

Esportes

A13

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

CSA treina com reforço de campeões O meia Everlan e o atacante Peixinho se apresentaram ontem à tarde e fizeram o primeiro treino no Mutange Marcelo Alves Repórter

O elenco do CSA realizou treinamento na tarde de ontem, no campo da AABB, em Ipioca. As novidades no grupo foram a presença de mais dois jogadores anunciados na semana passada como reforços. Campeões alagoanos pelo Murici nesta temporada, o meia Everlan e o atacante Peixinho realizaram o primeiro treinamento vestindo a camisa azul e branca do clube do Mutange. Peixinho, inclusive, foi vice-artilheiro do Estadual, com 12 gols. O meia Braw deve chegar amanhã e o acerto com o volante Serginho, também do Murici, ainda não definiu a situação com o clube azulino. O Azulão se prepara para as disputas do Campeonato do Nordeste e Brasileiro da Série C e, agora, para o 1º Desafio das Multidões, que são os clássicos entre CSAe CRB, marcados para os dias 23 e 30 deste mês. A chegada de Ewerlan e Peixinho completa o pacote de contratação de jogadores que atuaram no time do Murici. Isso porque já estavam treinando no elenco azulino os zagueiros Sinval e Nado, assim como o atacante Alexsandro. Além dos dois jogadores que se in-

Marco Antônio

tegraram ao elenco azulino, na tarde de ontem, devem chegar ainda nos próximos dias mais reforços. Durante o treino coletivo realizado na tarde de ontem no campo da AABB, a ausência foi a do volante Anderson. O atleta teve de viajar para o Rio Grande do Sul, onde irá resolver problemas de documentação com a equipe do Ulbra, time que atuou no início do ano, antes de se transferir para o CSA. EQUIPE - Com relação à equipe do CSA, o técnico Lino disse que o grupo ainda não está 100%. O treinador da equipe azulina disse que está muito preocupado com o entrosamento dos jogadores. Ele acredita que, com a chegada dos novos reforços contratados pela diretoria do CSA, o elenco obtenha uma característica mais competitiva. “Estou muito preocupado com o entrosamento da equipe. Espero fazer um time competitivo com a vinda dos novos reforços ao elenco azulino”, disse Lino. No coletivo, o treinador do CSA escalou a provável equipe titular com os seguintes jogadores: Anderson; Luciano José, Sinval, Carlos Diogo, Luciano Silva; Anderson Labamba, Lau e Marcelo; Wilson, Catanha e Alexsan-

Vice-artilheiro com 13 gols e campeão estadual pelo Murici, atacante Peixinho treinou ontem pela primeira vez com o elenco do Azulão no Mutange

dro. Já os novos reforços, Ewerlan e Peixinho, atuaram no time considerado reserva.

O preparador físico do CSA, Alessandro Tenório, disse que o treinamento acontecerá no

Mutange, nos dois períodos. De acordo com Tenório, pela manhã, o treinamento deve

acontecer na academia e à tarde será feito um trabalho físico com os atletas.

Arquivo

SÉRIE B

Ex-presidente do Conselho, Roberto Fernandes volta ao dia-a-dia do Galo

PAJUÇARA

Junta Diretiva assume destino futebol do CRB Luciano Milano Editor interino

Os conselheiros Alberto Sextafeira e Roberto Fernandes, além de Fernando Nebson, compõem a Junta Diretiva que, desde ontem, toma conta do planejamento do futebol alvirrubro. A informação foi confirmada pelo assessor de imprensa do Galo Rodrigo Cortez. Sexta-feira e Fernandes, diz o assessor, há mais de duas semanas têm reuniões constantes com o presidente executivo José Serafim. Mas só a partir de ontem, houve a autorização para que o nome dos dois (e do Nebson) fosse divulgado como representantes da Junta, que funcionará como a nova vice-presidência de futebol. “Eles já trabalham há mais de duas semanas, tendo reuniões quase que diárias com o presidente José Serafim. Desde a última quart-feira à noite, porém, passamos a poder divulgar que eles foram a Junta Diretiva do CRB. Basicamente, o Sexta-feira e o Roberto Fernandes e o Nebson irão acentuar o trabalho no futebol do clube, como tratativas para que um novo diretor de futebol, cargo vago aqui na Pajuçara, possa ser escolhido”, declarou Rodrigo Cortez. Entre os nomes para o

cargo de diretor de futebol, está o do azulino nio Oliveira. O nome de nio foi publicado no site Esporte Alagoano, do jornalista Alberto Oliveira. Mas o CRB não confirma a informação. TREINAMENTOS – Em campo, o técnico Celso Teixeira continua arrumando a casa para que o time ganhe corpo e entrosamento, já que, na última segunda-feira, foram apresentados mais sete reforços que se juntaram aos 15 da base, que treinavam na Pajuçara. Ontem, Teixeira comandou treinamentos técnicos, táticos e supervisionou o trabalho físico, a cargo de Rodrigo Albuquerque. Hoje, o grupo volta aos treinos nos dois períodos: pela manhã, faz trabalho de academia; à tarde, volta ao Severiano Gomes Filho. Assim como o rival CSA, o CRB treina visando à participação no Campeonato do Nordeste e o 1º Desafio das Multidões ainda nesse mês. Além disso, o Galo terá pela frente o Brasileiro da Série C, no segundo semestre. Quanto a mais reforços, Rodrigo Cortez afirmou que, em nenhum momento, a diretoria confirmou a contratação do lateral-esquerdo Renatinho. Entretanto, cerca de mais 8 jogadores ainda devem pintar na Pajuçara.

ASA faz último treino para pegar Bragantino

LIGA EUROPA

O ASA faz hoje seu último treino visando à partida do próximo sábado contra a equipe do Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, às 16h10, em Bragança Paulista (SP), pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, o técnico Vica define o time que ele irá utilizar para o confronto contra o Bragantino. O treinador afirmou na última terça-feira que só pretende levar para São Paulo apenas 19 jogadores. Dos cinco reforços anunciados pela diretoria do ASA, está com estreia garantida, pelo treinador do ASA, apenas o zagueiro Lúcio. Quanto aos outros atletas contratados pela diretoria do ASA, o goleiro Paulo Musse, que já está treinando com o elenco alvinegro, não poderá atuar neste sábado por conta de problemas com a documentação, uma vez que seu contrato encerra-se no dia da partida contra o Bragantino. Já Magal e Tamandaré, apesar de já estarem regularizados, lutam por posições na equipe titular. Enquanto isso, o volante Rincón e o atacante Nenna, ainda estão sendo aguardados pela diretoria do ASA. De acordo com o supervisor de Futebol do time arapiraquense, Rock Júnior, os dois atletas desembarcaram na ma-

Barcelona e Real Madrid começaram a temporada europeia como favoritos aos principais títulos, mas coube ao Atlético de Madri “salvar a honra” do futebol espanhol. O time alvirrubro derrotou ontem o Fulham por 2 a 1, em Hamburgo, e se sagrou campeão da Liga Europa, segundo torneio em importância no Velho Continente. O uruguaio Forlán foi o herói da conquista, ao marcar os dois gols do Atlético (um no tempo normal e outro na prorrogação). Davies fez o gol do time inglês. Curiosamente, um fiasco no primeiro semestre da temporada possibilitou ao Atlético comemorar o título mais importante de sua história recente (a última conquista internacional tinha sido o Mundial Interclubes de 1974). Eliminado na primeira fase da Liga dos Campeões, o time foi encaixado direto no mata-mata da Liga Europa. Barcelona e Real Madrid, eliminados respectivamente na semifinal e nas oitavas da Champions, não tiveram a mesma chance e se limitaram a disputas nacionais (o Barcelona foi campeão mundial no fim de 2009, mas o time só disputou o torneio devido ao triunfo na Liga dos Campeões passada). Apenas um brasileiro esteve em campo na decisão desta quarta: o volante Paulo Assunção. O jogador, que teve longa passagem pelo Porto, de Portugal, conquista seu primeiro título com a camisa do time da capital espanhola.

drugada, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, por volta da 00h45. Os dois jogadores estavam no São Bernardo (SP), onde conquistaram o vice-campeonato Paulista da Série A2. Ainda de acordo com Rock Júnior, o time arapiraquense treina nos dois horários no Estádio Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa. O supervisor de futebol do ASA disse que o técnico Vica fará um treino técnico tático pela manhã e um coletivo na parte da tarde. O time do ASA continua intensificando os preparativos para o duelo contra o Bragantino, válido pela segunda rodada do Série B do Brasileirão. Na tarde de ontem o técnico Vica promoveu no período da manhã um treinamento físico e na parte da tarde trabalhou com os atletas posicionamento e jogadas de bola parada. Pelos treinamentos realizados durante a semana, o provável time do ASA, que atuará no esquema 3, 6, 1, será formado por: Paulo César; Plínio, Edson Moreira e Lúcio; Maisena, Cléber, Audálio, Kal, Ciel e Didira; Júnior Viçosa. CELSO - O presidente do ASA, José dos Santos Oliveira, o Zé da Danco, deu entrevista ontem no Programa Paju-

çara Esportes, da rádio 103,7, e rebateu as declarações do lateral Celso. Zé da Danco disse que há pessoas tentando desestabilizar o elenco do ASA dando informações que querem prejudicar o trabalho do técnico Vica. “Aceitamos críticas, mas não podemos admitir críticas que são feitas com o objetivo de instalar uma crise no clube arapiraquense”, disse o mandatário do ASA. O presidente do clube arapiraquense destacou que o momento é de unir forças, porque o ASA está representando Alagoas no “Brasil e também no Mundo”. “O sucesso do ASA é o sucesso de Alagoas”, ressaltou. Quanto às declarações do lateral Celso, que não integra mais o elenco do ASA, Zé da Danco evitou polemizar e afirmou apenas que respeita a opinião do atleta, em relação a sua saída do clube. Ainda durante a entrevista, o mandatário alvinegro fez uma retrospectiva de conquistas do ASA nos últimos dois anos, após a vinda do técnico Vica para o comando do clube. Zé da Danco disse que devem chegar na próxima semana dois zagueiros. Segundo ele, um deles atua no futebol matogrossense e o outro jogou no campeonato mineiro. (M.A)

Bafogo fica com atacante Herrera em definitivo Não se trata de uma cara nova, mas é uma contratação de impacto. O Botafogo acertou ontem a compra em definitivo de Herrera. O atacante, que estava emprestado pelo Grêmio até o fim de 2010, vai assinar um vínculo de quatro anos com o Alvinegro. A expectativa é que a negociação seja confirmada pelo clube

ainda hoje. A contratação foi possível por meio da Companhia de Participações Esportivas, conhecida como fundo de investimentos. Como Herrera está perto de completar 27 anos, e, portanto, fora da faixa etária estabelecida pela empresa para a contratação de jogadores, o Botafogo precisou chegar

a um outro tipo de entendimento com a sociedade anônima a fim de concretizar o negócio. O argentino chegou a General Severiano no início do ano e, em pouco tempo, tornou-se uma referência na equipe. Herrera é visto dentro do grupo como um exemplo de raça e contribuiu com gols.

Atlético de Madri é o campeão

CMYK


13ca14_PB_NOVA

Esportes

O JORNAL JORNA L

A14

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: esportes@ojornal-al.com.br

ARGENTINA

Lista de Maradona divide os ‘hermanos’ Não são poucas as questões os atletas. Para os 30 que vão importantes na agenda dos ar- passar alguns dias sem saber o gentinos, mas o tema destaca- que vai acontecer. Nesse sentido nas conversas em cada canto do o Dunga, um ídolo para do país é a lista de 30 jogado- mim como jogador e também res anunciada na última terça- agora como técnico, fez as coifeira pelo técnico Diego Arman- sas muito melhor”, observou do Maradona para disputa da Moreno, que trabalha na tradiCopa do Mundo de 2010. cional pizzaria de Buenos Aires Assim como no Brasil, exis- “La Mezzetta”. te a máxima que na Argentina O mecânico Roberto José qualquer pessoa é um treinador Visciglia prefere destacar a reem potencial. É por isso que novação. Ele também queria não é muito difícil convencer que outro veterano, além de os torcedores argentinos de in- Zanetti e Cambiasso, fosse corterromper por uns minutos as tado.“Tem alguns jogadores tarefas laborais e aproveitar que já encerraram uma etapa para falar sobre futebol e da boa na seleção. Agora “Selección”. tem que dar lugar ao joÉ o caso do jornaleivens. Confio muito na ro Matías Tibério, de 19 juventude. Zanetti e anos, que não acredita Cambiasso foram bem Os em alguns nomes pre- experientes excluídos pelo Maradosentes na lista de Marana, mas eu também deidona. “Ele chamou atle- Cambiasso xaria o Verón fora”, dise Zanetti se o torcedor. tasque somentejogaram um amistoso com a se- não foram Visciglia também leção. Com isso eles já deixa duas opiniões estão prontos para ir convocados compartilhadas por para a Copa? É insólito para Copa muitos argentinos: a falar de caras como o de que Maradona não Sebastián Blanco ou o é um técnico de verdade Juan Manuel Ine de que o Brasil é o favorito saurralde. É incrível. A camisa ao título do Mundial da Áfrida Argentina tem um peso ca do Sul. enorme. Estamos falando de “Respeito as decisões do uma Copa do Mundo”, salien- Diego. Agente está com ele até tou Tibério. o fim. Queremos que ele traga Por outro lado, o garçom a Copa. Mas o problema é que Diego Moreno, de 30 anos, você precisa de disciplina até pensa justamente o contrário. para andar de bicicleta. E o Die“Acho que Diego chamou go não tem a disciplina necesos jogadores que ele tinha que sária para ser o técnico da Archamar. Ele escolheu 30, mas gentina. Meu medo é o da genacho que ele deveria ter esco- te voltar para casa na primeira lhido log os 23. Porque agora fase e acho que o campeão vai cortar sete é uma tortura para ser Brasil”, previu.

Nada de oba-oba na Seleção Contra o ‘circo’ de 2006, Dunga promete privacidade na África do Sul Dunga promete endurecer com a mídia esportiva durante a Copa do Mundo na África do Sul. O técnico da seleção brasileira prepara uma série de restrições à cobertura jornalística sobre a equipe. Prega privacidade e pretende combater o oba-oba criado sobre o grupo de 2006. Na última terça-feira, ele aproveitou para oficializar para o público que a exposição será menor, mas por um bem maior. Uma espécie de “cartilha” está sendo preparada. E se for seguida à risca, as emissoras de televisão serão as mais atingidas. Dunga não quer transmissões ao vivo de tudo que acontece com a equipe. Treinos devem ser feitos longe da imprensa, principalmente alguns trabalhos táticos. Humoristas terão limitações nas entrevistas coletivas. O elenco ficará mais protegido da euforia midiática. “Queremos privacidade para ter um trabalho mais tranquilo, sem muito oba-oba e sem muita confusão. Às vezes nem comissão técnica nem os jogadores criam isso. Acobrança será grande e a seleção só tem uma alternativa: vencer”, argumentou o comandante. Ameta de Dunga é construir um ambiente totalmente oposto ao de 2006. Na oportunidade, cada segundo da preparação da seleção foi transmitido ao vivo. Narradores e comentaristas se esforçavam para ocupar o tempo enquanto Ronaldo, Roberto Carlos e companhia disputavam rodas de “bobinho”. Durante o período de treinos realizados em Weggis, na Suíça, a seleção ficou cercada por um

Dunga prepara uma espécie de cartilha que, se seguida à risca, irá bater de frente com a Rede Globo

verdadeiro carnaval. Centenas de torcedores viam de perto cada passo dos astros. A cena mais simbólica da algazarra foi a invasão da cabeleireira Sheila Soares, que entrou no campo e agarrou Ronaldinho. O “casal” ainda foi coberto por um colchonete levado por Robinho. ISOLAMENTO - Dunga almeja isolar a seleção na África do Sul. No hotel que está sendo construído para receber a equipe em Johanesburgo, os frequentadores

do clube de golfe que compõe o complexo não terão acesso algum aos jogadores. A presença das equipes de televisão também será controlada. O treinador promete peitar os interesses da detentora dos direitos de transmissão. Devido à mudança esboçada para este ano, Dunga aproveitou a coletiva da última terça-feira para avisar o público do novo cenário. “Quero até pedir desculpa ao torcedor porque ele não terá tanta informação da seleção. Vamos querer privacidade para

realizar um bom trabalho. Usaremos as informações de 2006 para não cometer os mesmos erros e ter um time mais concentrado.” Esse conjunto de erros foi classificado por Ronaldo, presente em 2006, como um verdadeiro “circo”. O presidente da CBF também criticou a preparação da equipe e cutucou jogadores como o próprio Ronaldo, lembrando que atletas chegaram bêbados à concentração com o dia amanhecendo. Dunga, agora, pretende vetar essa farra.

COPA

Álbum tem 48 jogadores não convocados

Capacetes e volantes da McLaren: diamantes a partir de Mônaco

MCLAREN

Volantes e capacetes recebem diamantes Mais uma vez a McLaren adornará os volantes de seus carros e os capacetes de seus pilotos com pedras de diamantes. Neste final de semana, no GP de Mônaco, os MP4-25 de Jenson Button e Lewis Hamilton terão o “enfeite”, fruto de uma parceria entre a equipe e a Steinmetz, uma joalheria suíça. Hamilton, que já correu com um capacete que continha detalhes em diamantes, também terá um novo modelo de casco para a disputa em Monte Carlo, com dois cubos vermelhos na parte de trás. Diversos competidores já correram com diamantes em seus carros ou capacetes. Um dos primeiros foi o finlandês Kimi Raikkonen, à época também piloto da McLaren. Em 2004, a Jaguar também fez uso das pedras preciosas no bico de seus carros. “O trabalho manual com os diamantes é bonito e será um grande ganho para uma das corridas mais glamurosas do ano”, disse Button. “Venci em Mônaco, em 2008, usando um capacete

assim, então espero que me traga sorte novamente neste ano”, completou Hamilton. FERRARI - Na Ferrari, o piloto espanhol Fernando Alonso falou sobre o trânsito de pilotos no GP de Mônaco, que acontecerá no próximo domingo. Com o número maior de equipes, também cresce a quantidade de condutores dos veículos. O trânsito sempre foi visto como a maior dificuldade na história da Fórmula 1. Para Alonso, o fato deve ser encarado como um novo desafio. “Eu ouvi muito sobre os problemas com o tráfego. É verdade que já era um problema com vinte carros na pista. Agora temos mais quatro, mas temos de tentar e ver esta situação como um desafio a mais, tanto para os pilotos, que vão ter de ser ainda mais cautelosos nas ultrapassagens, mas sem perder muito tempo, quanto para os engenheiros, que vão ter que trabalhar o momento certo para irmos para a pista no treino classificatório”, declarou Alonso.

Mania entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, homens e mulheres, o álbum de figurinhas da Copa do Mundo chega sempre às bancas muito antes das convocações das seleções para a competição. Com isso, a Panini, empresa que confecciona os cromos, tem que tentar antecipar as listas e adivinhar os preferidos de cada treinador. Como a bola de cristal nem sempre funciona, alguns nomes nem chegam a disputar o Mundial. Neste ano, 48 jogadores que estão nas figurinhas não estão nas listas entregues pelas seleções à Fifa na última terça-feira (sem contar a Coreia do Norte). Todas as seleções já enviaram para a Fifa suas listas de 30 pré-convocados. Na quinta, a Fifa mostrará em seu site as relações, incluindo a da Coreia do Norte, único país a não revelar ao público todos os seus escolhidos. O número de “erros” do álbum pode aumentar até 1º de junho, quando as seleções fecharão suas convocações em 23 jogadores. A partir desta data, só poderá haver trocas até a véspera da estreia de cada time por motivo de lesão (e qualquer jogador do país, independentemente de ter sido incluído entre os 30 iniciais, poderá ser chamado). Algumas das “figurinhas” não estarão na Copa por causa de lesão, como o meia Beckham (Inglaterra), ou o goleiro Adler (Alemanha). Outros jogadores simplesmente perderam a vaga, como aconteceu com Adriano e André Santos no Brasil e o zagueiro italiano Legrottaglie. Já algumas apostas da Panini não se confirmaram, como Ronaldinho Gaúcho, por exemplo. Contudo, alguns erros são definitivamente perdoáveis. Como adivinhar que Diego Maradona não chamaria os volantes Cambiasso, do Inter de Milão, e Gago, do Real Madrid? Outro jogador merengue, o atacante Benzema foi esquecido pelo técnico da França, Raymond Domenech.

LIBERTADORES

Inter jamais perdeu em casa para argentinos É bem verdade que o histórico é pequeno, com apenas três jogos, mas o fato é que o Inter jamais perdeu em casa para um clube argentino na Libertadores da América. Hoje, o objetivo é manter a média contra o Estudiantes, pelas quartas de final da competição continental. Os adversários anteriores foram o Vélez Sarsfield, duas vezes, e o Banfield. Em 1980, o Inter duelou com Vélez e América de Cali, da Colômbia, no triangular que o classificou para a final da Libertadores, contra o Nacional. Os uruguaios ficaram com o título. No Beira-Rio, o Colorado bateu os argentinos por 3 a 1. O reencontro com o Vélez aconteceu em 2007. O BeiraRio foi o palco de empate por 0 a 0 entre as duas equipes, resultado decisivo para a eli-

minação colorada já na primeira fase da Libertadores. O outro duelo com argentinos no Gigante ocorreu na semana passada, com a vitória de 2 a 0 sobre o Banfield. O jogo desta noite marca o encontro de duas equipes com bons números. O Inter venceu as quatro partidas que disputou em casa na Libertadores-2010. O Estudiantes tem cinco triunfos consecutivos na competição. No Beira-Rio, o Inter mantém 14 jogos de invencibilidade pela Libertadores. A última derrota foi em 16 de março de 1993, para o Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 a 0. No período, foram 11 vitórias e três empates. KLEBER - Em campo, a novidade no Colorado deve ser o retorno do lateral-esquerdo Kleber, que não en-

frento o Banfield, na vitória dos brasileiros sobre os argentinos na semana passada. A dúvida do técnico Fossati é no lugar de quem Kleber deve retornar na noite de hoje. “Temos ainda alguma dúvida porque está voltando o Kleber e temos que ver quem vai sair, porque quem jogou (contra o Banfield) foi o Fabiano, e ele é zagueiro. Temos que ver se vamos utilizar dois ou três zagueiros e, nesse caso, quem vai sair do time no começo do jogo”, afirmou ontem à tarde o treinador. A tendência é de que o Inter atue no 4-4-2 contra o Estudiantes. Assim, iria a campo com Abbondanzieri, Nei, Bolívar, Sorondo e Kleber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho e D’Alessandro; Walter e Alecsandro.

UZBESQUITÃO

Felipão deixa Bunyodkor e irá comentar o Mundial O técnico Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Japão e da Coreia do Sul em 2002, deixará o comando do Bunyodkor, do Uzbequistão, no mês de junho, quando o campeonato local tem uma pausa. Segundo o assessor do treinador, Acaz Fellegger, a saída de Felipão é reflexo da crise financeira que assola os continentes europeu e asiático, já que o dono do clube uzbeque teve seus negócios afetados

pela crise. O novo estádio do clube, por exemplo, já teve o seu prazo de entrega prorrogado algumas vezes e ainda não foi definida uma data final. Devido a uma política de redução de gastos, os investimentos na equipe foram freados. Apesar de ainda ter contrato até dezembro de 2010, o técnico brasileiro entrou em acordo com a direção do Bunyodkor para sair no mês de junho, sem ônus para ambas as partes.

Dessa forma, Scolari segue para a África do Sul depois de deixar o comando do time uzbeque para comentar o Mundial para uma emissora de televisão sul-africana. Segundo seu assessor, o técnico já foi alvo de algumas sondagens, mas nenhuma proposta foi feita até agora. O desejo do ex-treinador do Palmeiras e Grêmio é continuar na Europa. Mas se não receber nenhuma proposta que lhe agrade, volta ao Brasil no segundo semestre.

CMYK


O JORNAL

Turismo & Lazer Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: turismo@ojornalweb.com

A15 Fotos: Nide Lins

HISTÓRIA A cerveja em Blumenau tem até museu, que conta toda trajetória e processo de fabricação

Na Vila Germânica os turistas Tiago e Sonaly são fotografados como manda a tradiçao de Blumenau. E na foto não pode faltar a “pequena”caneca para tomar chope

O lado alemão da Santa e Bela Catarina NÚMERO UM Os simpáticos pinguins foi uma das primeiras chopeiras utilizadas na festa do Oktoberfest. Hoje ser acervo do Museu da Cerveja.

Nesta última reportagem sobre Santa Catarina conheça a cidade de Blumenau, colonizada pelos germânicos. Famosa pela Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo

Mauricio Anacleto, na Vila Germânica, mostra o ritual de servir a cerveja artesanal Eisenbahn, uma das mais saborosas de Santa Catarina

A Vila Germânica é o lugar ideal para comprar as típicas bonecas germânicas e outros artigos da Oktoberfest. Os preços são mais em conta do que das lojas localizadas logo na entrada da cidade.

PODEROSA A cerveja Eisenbahn - “Strong Golden” tem sabor encorpado. O malte é importado da Bélgica.

Roteiro da cervejaria Eisenbahn Endereço: Rua Bahia, nº 5181, bairro Salto Weissbach - Blumenau- Fone: (47) 3488-7371

ROTA DE BLUMENAU

Editora de Turismo

A tristeza provocada pela enchente em 1984 na cidade de Blumenau deu origem a uma das festas mais populares do Brasil, a Oktoberfest (em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). A festa celebrada na cidade do Vale Europeu de Santa Catarina, que teve a intenção de resgatar a alegria da população depois da enchente, deu mais do que certo e virou uma tradição no mês de outubro. No ano passado mais de 731 mil pessoas passaram pelos setores do Parque Vila Germânica, onde é realizada a festa. A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa da cerveja do mundo. Só perde para a de Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada. A festa nacional dura mais

de duas semanas, tem cerca de 450 horas de música e são consumidos aproximadamente 450 mil litros de chope. Não precisa esperar outubro chegar para conhecer Blumenau. Famosa pela Oktoberfest, a cidade colonizada pelos alemães é muito charmosa, um misto de passado, representado pela arquitetura germânica, e modernidade da sua economia, forte na industria têxtil, a exemplo da fábrica Hering. Blumenau tem outros roteiros imperdíveis e alguns curiosos, como o cemitério dos gatos. Os bichanos ganharam um campo-santo graças a Edith Gaertner, sobrinha-neta do doutor Blumenau, fundador da colônia de alemães, que tinha afeto pelos bichinhos. Ao morrerem, eles eram enterrados com direito a funeral e cortejo fúnebre.

Mas se você não tem paixão pelos felinos visite outros roteiros. O Museu da Ecologia Fritz Muller, construído em 1856, abriga desde 1936 o museu com a história do cientista alemão Fritz Müller, correspondente de Darwin, que dedicou sua vida ao estudo da fauna e da flora catarinense. Nos jardins, há espécies plantadas e estudadas pelo pesquisador. Como estamos em Blumenau, que também tem as melhores fábricas de cerveja artesanal, a dica é visitar o Museu da Cerveja, localizado na Praça Hercílio Luz, no Centro da cidade. O museu apresenta uma exposição de quadros e máquinas que contam a história da cerveja, de como e onde surgiu e seu processo de fabricação. Destaque para as primeiras chopeiras do Oktoberfest.

Vila Germânica funciona o ano inteiro, mas em outubro mais 700 mil pessoas vão conferir a segunda maior festa de chope do mundo em Blumenau

RITUAL

ARTESANATO

Nide Lins

Museu de Ecologia Fritz Müller Endereço: R. Itajaí, 2.195 Vorstadt- Telefone: (47) 3326-6890 Museu da Cerveja Rua XV de Novembro, 160 - Praça Hercílio Luz - bairro Centro- Entrada gratuita Vila Germânica é um centro comercial que vende produtos típicos da cidade. Rua Alberto Stein, 199 – bairro Velha - Horário de visitação: Segunda a sexta-feira: 10 às 18:00 horas- Sábados e domingos: 10 às 15:00 horas Oktoberfest 21 a 24 de outubro - Pacotes a partir de 1 + 3 de r$ 346,20 inclui: aéreo ida e volta (tam) + 3 noites hospedagem no hotel Plaza Blumenau Mais informações na Master Operadora - (3216-2011) - www.master-mcz.com.br A jornalista Nide Lins viajou a convite da Operadora Master, da Ceretur e da TAM

Cervejarias obedecem à lei alemã da pureza Mas uma visita ao Museu da Cerveja dá sede e, na verdade, ir a Blumenau e não provar as cervejas artesanais é o mesmo que ir à Bahia e não comer acarajé. Então prove com moderação o líquido fabricado dentro da lei alemã da pureza, criada em 1516. Para fabricar as cervejas artesanais de acordo com essa lei é necessário utilizar no processo de produção quatro ingredientes: água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento. Essa lei, em vigor na Alemanha e em Blumenau, proíbe o uso de qualquer conservante ou cereal. A Vila Germânica tem lojas que vendem as cervejas artesanais, com destaque para a marca Eisenbahn, que tem uma linha completa (10 tipos de cerveja, até a orgânica). E ainda

tem a cerveja que virou licor, a Bierlikor, e a Lust, um tipo de champanhe. Na Vila Germânica procure a loja de Maurício Anacleto, que além de atender bem sabe tudo sobre as cervejas artesanais. Uma das dicas de Maurício é provar a poderosa - nome popular - da linha Strogn Golden Alé, marca Eisenbahn. Realmente é poderosa, encorpada e de alto teor alcoólico (8,5%). Já da linha tradicional tem a dunkel, cerveja escura com cinco tipos de maltes. A harmonização da escura é com carne de porco e churrasco, já a poderosa cai bem com frutos do mar e comidas tailandesa e indiana. Se passar mais de um dia em Blumenau, agende uma visita guiada ao roteiro das cervejas artesanais, em especial da

Eisenbahn, com receitas centenárias. A fábrica trouxe um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, e o resultado é um líquido precioso, que deve ser degustado com moderação. Na fábrica tem um bar e comidas para acompanhar a cerveja. A visitação custa R$ 5,00 com direito à degustação de um chope de 300ml e o passeio dura cerca de 1 hora . Uma coisa é certa: a lei alemã da pureza também poderia ser uma lei nacional, pois a cerveja artesanal é gostosa, e nutre como um alimento. Sabendo beber, a Eisenbahn é ideal para jogar conversa fora e dar boas risadas. Sem exagerar, para não perder o sabor da alegria. Mais informações: www.eisenbahn.com.br

CMYK


Turismo & Lazer

O JORNAL JORNA L

A16

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: turismo@ojornal-al.com.br

Embarque

CAÇAROLA DE SABORES Fotos: Nide Lins

nidelins@uol.com.br

PATACHO: NA BÍBLIA DE LUXO Em 2008 o guia Condé Nast Johansens, considerado a "bíblia de luxo" do turismo internacional, elegeu a Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, como o Melhor Hotel de Praia. Este ano a Pousada do Patacho, em Porto de Pedras, entrou para o renomado guia de viagem, reconhecido mundialmente por premiar hotéis dos Estados Unidos, América do Sul, América Central e Ilhas do Atlântico, Pacífico e Caribe. Para estar nas páginas do guia o hotel precisa combinar excelência nas instalações, atenção a detalhes e serviço de primeira qualidade. "Este é o tipo de propriedade que procuramos recomendar aos nossos exigentes leitores", aponta Felipe Candiota, inspetor da editora Condé Nast, também responsável por revistas como Vogue e Vanity Fair. A Pousada do Patacho, com dois anos e meio de funcionamento, será o primeiro empreendimento de pequeno porte (número de quartos) a figurar no Guia. A pousada é graciosa, linda, cercada por coqueirais e está localizada numa praia que só não é completamente deserta por causa dos pescadores. Também merece destaque a gastronomia da Pousada do Patacho, liderada pelo chef alagoano Duda, em especial a sopa de laranja fria e a caipirosca de capim-santo.

Para dar mais sabor, a costela de boi os chefs chefs Franco e Artur adicionaram aguardente de anis estrelado e vinho tinto no molho

FELICIDADE O francês Christian Noviot, dono da Patacho, está feliz da vida com o reconhecimento dos serviços oferecidos pela pousada, que são dez vezes melhores que os de muitos resorts de bandeira estrangeira instalados no Nordeste.

SOBRE O GUIA O Guia Condé Nast Johansens pertence ao grupo Condé Nast Publications, o mesmo das revistas Vogue, Condé Nast Traveler, House & Garden, Architetural Digest, The New Yorker e Vanity Fair. Fundada em 1954, na França, a associação procura hotéis com serviços diferenciados e exclusivos, além de luxuosos. Reúne 453 hotéis e restaurantes em mais de 50 países e no Brasil são 33 empreendimentos, entre eles duas pousadas alagoanas, Patacho e Toque.

LEITOR INDICA O guia é elaborado por mais de 50 inspetores que selecionam e visitam anualmente hotéis em todo o mundo. As indicações são realizadas pelos leitores do Guia, pelos hóspedes dos hotéis e pela equipe do Condé Nast Johansens, com base nos critérios já citados. Os premiados recebem uma placa com a "Marca de Excelência do Condé Nast", e têm o nome publicado no Condé Nast Johansens, um guia ilustrado que contém indicações dos melhores e mais recomendados hotéis, pousadas, resorts e spas. Ele também publica edições voltadas especificamente à Europa e Reino Unido.

RE/MAX E O TURISMO 1 O turista que vier passear em Alagoas vai contar, a partir de agora, com uma ajuda na hora de escolher um imóvel para alugar ou até mesmo comprar. A RE/MAX, maior rede imobiliária do mundo em transações, espalhada por 78 países, vai lançar franquias no Estado no próximo dia 25, em um evento no Espaço Pierre Chalita.

RE/MAX E O TURISMO 2 A expectativa da empresa é que no prazo de cinco anos o volume geral de vendas no Brasil atinja o patamar de R$ 12 bilhões. Fundada na década de 70, a RE/MAX chega ao País disposta a conquistar a liderança do mercado nacional de franquias imobiliárias. O máster franqueado para Pernambuco, Alagoas e Paraíba, Filipe Mourão, diz que a expectativa é abrir 100 franquias nos três estados nos próximos anos.

HOMENAGEM A trajetória e os serviços prestados ao turismo pelo ex-secretário de Turismo de Alagoas, Virginio de Loureiro (falecido em 1 de abril deste ano) serão lembrados no dia 18 de maio, com a entrega do título de cidadão honorário alagoano e a comenda Tavares Bastos aos filhos de Virginio. A solenidade acontecerá no auditório térreo do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, às 9h30. Logo após o evento, acontecerá na sede da Secretaria de Turismo do Estado, às 11h30, a exposição da foto do ex-secretário Virginio Loureiro na galeria dos ex-dirigentes do turismo de Alagoas.

Bumba meu boi é o mais novo prato do Le Sururu Costela de boi ganha molho com aguardente de anis, vinho e azeitonas NIDE LINS www.ojornalweb.com blog nide lins

Márcio Coelho é mineiro de Juiz de Fora. Mirella Genova é pernambucana de Recife. Ambos tiveram a felicidade de nascer em berços da boa gastronomia brasileira, então já é de se esperar que o bom gosto do casal esteja presente no Resort Ritz Lagoa da Anta, que tem um dos melhores cafés da manhã. Mas o Ritz também tem um lugar aconchegante e charmoso,

o Le Sururu-Bistrot Nordestino com cardápio a la carte, sempre com novidades, como o Bumba Meu Boi, o mais novo prato da Associação da Boa Lembrança em Maceió. Uma suculenta e macia costelinha de boi preparada a sete chaves no segredo da cozinha de baixa temperatura – leva cerca de 12 horas de cozimento – o resultado é uma carne que solta dos ossos e se desmancha

no céu da boca. A costelinha é temperada com ajinomoto, salsa, cebola, cenoura e azeite de uva. Para dar mais sabor, o molho ganhou uma atenção especial dos chefs Franco Borello e Artur Gulfi, que até adicionaram aguardente de anis estrelado e vinho tinto. Na receita do molho ainda entram azeitonas e tomates com manteiga sem sal. Mesmo com a mistura exótica de aguardente, anis estrelado e vinho, o molho ficou muito bom e com gosto apurado. A costela de boi é preparada no capricho. O molho recebe atenção redobrada e, para acompanhar, a simplicidade

do purê de cará, o nosso conhecido inhame. O resultado é a harmonia entre o gosto predominante do molho da costela de boi com a suavidade do purê de inhame. O purê é temperado com sal, pimenta do reino, queijo do sertão e manteiga de trufas, porém continua singelo, macio e gostoso. Em resumo este é o prato batizado de Bumba Meu Boi em homenagem ao folguedo popular que anima as festas carnavalescas. E assim como o folguedo, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi, o novo prato dos chefs Artur e Franco, com pitadas do próprio Marcio Coelho, é uma alegria para o paladar.

Le Sururu-Bistrot Nordestino Endereço: Rua Brig. Eduardo Gomes, 546 - Hotel Ritz- Lagoa da Anta Telefone: 82- 2121.4000 Horário de funcionamento: Aberto diariamente a partir das 19h www.ritzlagoadaanta.com.br

BASTIDORES SEGREDO DE INÁCIA

Lamartine Junior, depois de cumprir a missão de secretário de turismo em Barra de São Miguel, assumiu a gerência municipal de convênio do turismo de Santa Luzia do Norte. Além de outras consultorias no setor, também criou sua propria agência de turismo

É o mini pastel caseiro de carne de sol ou queijo coalho servido com o molho barbecue. O petisco integra o cardápio musicado criado pelo chef Wanderson Medeiros para o 2º Festival de Música Brasileira do Picuí. O evento acontece hoje, e nos dias 20 e 27. Mais informações no 3223.8080

CMYK


O JORNA L JORNAL

Dois

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

A escritora com 30 anos de currículo literário - cativa seu público ao debater a velhice

B1

Lya Luft e o mito da eterna juventude

Paula Dume Folha Online

ansada de partilhar suas inquietações em forma ficcional, Lya Luft, 72, decidiu que escreveria em um novo formato no próximo livro que compusesse. Para realizar a mudança, a escritora utilizou-se de ensaios em Múltipla Escolha, lançado recentemente pela editora Record. Em entrevista recente a escritora - com 30 anos de currículo literário - cativa seu público ao debater a velhice e a juventude, os tabus da sexualidade, o bullying, entre outras questões. Questionada sobre a experiência de ter traduzido o livro O Compromisso, da Nobel de Literatura Herta Müller, Luft revelou que o livro pouco lhe interessou. “Traduzi sem nenhuma atenção maior do que o cuidado habitual que sempre tive no meu trabalho de tradutora. Nem gostei especialmente, jamais imaginei que ela receberia o Nobel. Nada me pareceu especial”, justificou. Na conversa, Luft defendeu que o ser humano vive a obsessão da eterna juventude e encara a passagem do tempo como deterioração e não como crescimento. A autora disse que para elogiarmos alguém de 80 anos, dizemos que tem “a alma jovem”. “Para que alma jovem, que é inexperiente, menos profunda, menos interessante, com muito menos bagagem? Que engano é esse tão comum, que mito, que modelo tolo?”.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

C

- Por que decidiu escrever Múltipla Escolha no formato ensaios? - Eu me considero no fundo uma romancista, mas desde O Rio do Meio, de 1966, gosto de escrever, eventualmente, nesse jeito direto, embora sempre com alguns trechinhos de ficção e poemas, como nos ensaios não acadêmicos muito usados ainda na Europa, por exemplo. Não há razão muito especial, a não ser que assim me ocorreu, assim o livro apareceu. Afinal por muito tempo, desde o primeiro romance, As Parceiras, em 1980, eu dizia as mesmas coisas, expunha as mesmas dúvidas, partilhava com o leitor as mesmas inquietações, em forma ficcional. Às vezes mudo, embora continue a escrever ficção, como no ano passado com O Silêncio dos Amantes. - O medo e o preconceito, em suas mais variadas formas, percorrem o livro. Qual tema você gostaria de ter tratado e não entrou na edição final? - Escolhi alguns, simplesmente porque os estava elaborando mais, estavam mais próximos, eu já os tinha debatido em alguma coluna de revista ou refletido mais sobre ou comentado em alguma palestra.

Lya Luft disse que traduzir O Compromisso, de Herta Müller, lhe chamou pouco a atenção

- Em certa passagem, você cita que algumas mulheres parecem sem idade e que todos estão ensimesmados e imobilizados. Você não reconhece mais o registro do tempo em quê? - Num tempo em que podemos viver com mais qualidade de vida, contraditórios como somos, vivemos a obsessão da eterna juventude. Encaramos a passagem do tempo

como deterioração, não como crescimento e expansão. Pois temos diante de nós o físico, não o mental, emocional, espiritual e cultural. Nessa visão pobre, queremos estacionar no tempo, sem ver que isso é estagnar internamente. Preferimos a expansão à mutilação. Para elogiar alguém de 80 anos, dizemos quase sempre que tem “a alma jovem”. Para que alma jovem, que é inexperiente, menos profunda, menos interessante, com muito menos bagagem? Que engano é esse tão comum, que mito, que modelo tolo? - O ser humano não utiliza mais a múltipla escolha no dia a dia por conforto ou por medo da realidade? - Preferimos não ter de escolher. Para escolher, teríamos de discernir. Para discernir, teríamos de pensar. Parar para pensar parece complicado demais, e triste, quando na verdade deveria ser interessante. Então seguimos a manada, infantilizados e superficiais. Talvez sem maiores angústias, mas certamente sem maiores prazeres, conquistas, êxtases e alegrias. - Como foi a experiência de traduzir O Compromisso, de Herta Müller? Por quais dificuldades passou durante a adaptação da obra para a língua portuguesa? - O livro chamou tão pouco minha atenção, que o traduzi sem nenhuma atenção maior do que o cuidado habitual que sempre tive no meu trabalho de tradutora. Nem gostei especialmente, jamais imaginei que ela receberia o Nobel. Nada me pareceu especial. Nem sempre um prêmio Nobel é um escritor particularmente interessante, instigante.

CMYK


O JORNAL JORNA L

Variedades B2

Roteiro

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

cultura@ojornal-al.com.br

Hoje  O espetáculo O Estrangeiro, da obra de Albert Camus, será apresentado em duas cidades alagoanas. A peça, que traz o ator Guilherme Leme, com direção de Vera Holtz, vai subir ao palco do Teatro SESI Arapiraca, nos dias 13 e 14 deste mês, às 21h. Mais informações: (82) 3522-2233. Em Maceió, a montagem será no Teatro Marista, nos dias 15 (21h) e 16 (20h). Mais informações: (82) 3325-2373. Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (estudante).

Domingo  Após dar um banho de poesia na cidade de Maceió, o Projeto Papel no Varal inicia um novo ciclo de atividades com a Maratona Poética Papel no Varal - Ano II. O evento será às 17h, no Orákulo Chopperia e vai contar com sarau festivo com 3h de duração e diversos poemas pendurados no tradicional varal de sisal com a participação de todos os artistas que já passaram pelo palco do Papel no Varal durante um ano de projeto: Júnior Almeida, Cris Braun, Mácleim, Leureny, Fernando Marcelo, Gustavo Gomes e Ezra vão intercalar aos versos, melodias e performances variadas. Em paralelo, haverá a exposição de fotografias “Memória suspensa”, de Alice Jardim.

Em Breve

Amanhã  Tem blues no Mandala Café (Centro de Maceió) com a banda Barba de Gato, às 22h.  O II Panorama Sesi - Mostra do Cine Sesi - vai levar filmes de 14 países dirigidos por cineastas consagrados ao Centro Cultural Sesi, de 14 a 20 deste mês, em diversos horários. Ingresso: R$ 8 (inteira) R$ 4 (meia-entrada) e R$ 10 (passaporte para duas sessões diárias). Mais informações: (82) 3235-5191 / www.centroculturalsesi.com.br.  Abertura do VI Encontro NorteNordeste das Associações Médico-Espíritas com uma homenagem ao centenário do médium mineiro Francisco Cândido Xavier na conferência sobre o tema A contribuição de Chico Xavier para a integração saúde e espiritualidade pela palestrante paulista Marlene Nobre. Amanhã, às 19h30, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com entrada gratuita. Durante o evento serão abordadas temáticas sobre o completo bem-estar físico, mental, social e espiritual da humanidade, como Causas espirituais das doenças mentais, Influência do pensamento na conquista da saúde, A vontade e o poder da cura na Medicina da alma, Como morrer de forma saudável, dentre outras, apresentadas por expositores de Alagoas e de vários estados do Brasil, até o dia 16 deste mês. Mais informações: (82) 3223-8699/9986-9748.

Sábado  A banda Cachorro Urubu vai apresentar show acústico no Engenho Massayo (Av. Amélia Rosa, 173 - antigo Bistrô Bella Gula), às 21h. No palco, o grupo vai tocar os grandes sucessos do inesquecível Raul Seixas. Couvert: R$ 10. Mais informações: (82) 3357-1099.

 O Arraia dos Seresteiros vai festejar o São João no dia 29 deste com o compositor pernambucano Nando Cordel (foto), o som do mestre Chau do Pife, xotes xaxados e baiões. Ingressos à venda no estande Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3235-5301 / 9925-7299.  Nana Caymmi vai matar o desejo dos seus fãs alagoanos no dia 6 de junho, no Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - Jaraguá). No repertório, canções como Contradições, Senhorinha e Caju em flor. Ingressos à venda no estande Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3235-5301 / 9925-7299.  Cláudia Raia vem a Maceió com o musical Pernas pro ar, nos dias 3, 4 e 5 de junho. A superprodução é baseada numa obra de Luiz Fernando Veríssimo e Marcelo Saback. Ingressos à venda no estande Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações: (82) 3235-5301 / 9925-7299.  A Festa da Música Cidade Canção - Femucic, que acontece de 19 a 22 de maio, em Maringá-PR, receberá Millane Hora como representante da música alagoana. A cantora, que participou da Festa da Música do Sesc Alagoas - Femusesc 2010, irá à Femucic com o apoio do Sesc Alagoas.


O JORNAL JORNA L

Variedades

B3

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

O quarteto de Liverpool George Harrison, John Lennon, Ringo Starr e Paul McCartney voltarão às telonas como zumbis devoradores de cérebros

Beatles em cena s Beatles voltarão às telonas como zumbis devoradores de cérebros, segundo o projeto de uma produtora cinematográfica que planeja adaptar um curioso romance protagonizado pelo quarteto de Liverpool. A empresa Double Features, vinculada à produção de sucessos como Pulp fiction - tempo de violência e Erin Brockovich - uma mulher de talento, comprou os direitos da obra do músico e escritor Alan Goldsher Paul is undead: the British zombie invasion (em tradução livre: Paul está morto-vivo: a invasão dos zumbis britânicos), cuja publicação se espera para junho deste ano. O romance, que mistura humor e horror com o cenário da história da música, seria incorporado às telonas com o título Run for your life, informou a agência local britânica PA. Nela, John Lennon seria um zumbi que mata Paul McCartney e o resto dos integrantes da banda, os quais retornam transformados em mortos-vivos. Todos se dedicam a matar e devorar o cérebro de seus “admiradores”, ao passo que tentam escapar dos caçadores de zumbis Mick Jagger, dos Rolling Stones, e a ninja Yoko Ono, viúva de John Lennon. Uma porta-voz da produtora, Stacey Sher, indicou à PA que estão buscando patrocínio para iniciar as filmagens. Calcula-se que em breve se poderá começar o processo de seleção da repartição. “Sou fã dos Beatles como o resto do mundo”, destaca Sher. Para ela, a história de Alan, que incorpora “seu amor pela história da música e sua apreciação ao mundo zumbi é uma leitura muito entretida e divertida”, declarou. “Como você não pode gostar de um livro no qual Jesus coincide com o zumbi John Lennon, em que os Beatles são, de fato, maiores que ele próprio?”, diz. Quando se completam 40 anos do lançamento do último disco da banda, Let it Be, proliferam-se projetos com os quatro músicos como protagonistas. Há poucos dias se soube que Liam Gallagher, o cantor do grupo Oasis, adquiriu os direitos do livro de memórias The longest cocktail party de Richard DiLello para levar ao cinema a história dos últimos anos da banda. Além disso, uma produção da Disney recriará a animação de 1968 Yellow submarine.

O

Quando se completam 40 anos do lançamento do último disco da banda, Let it Be, proliferam-se projetos com os quatro músicos como protagonistas

TV ABERTA EDUCATIVA 05h50 06h50 07h05 07h20 07h50 08h00 08h45 09h00 09h30 10h00 10h30 11h00 11h30 12h00 12h30 13h00 13h30 14h00 14h30

-

Salto para o Futuro Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Telecurso Tecendo o Saber Jornal Visual Repórter Brasil Manhã Cocoricó Louie Um Menino Muito Maluquinho A Turma do Pererê Mecanimais Castelo Rá-Tim-Bum Janela Janelinha 100% Brasil A Turma do Pererê Um Menino Muito Maluquinho Catalendas Dango Balango Castelo Rá-Tim-Bum

TV ALAGOAS A emissora não forneceu sua programação.

Canal 3 15h00 15h15 15h30 16h00 17h30 18h00 18h30 19h00 19h30 19h45 20h00 20h15 20h30 20h40 21h00 22h00 23h00 00h00 00h30

-

Cocoricó Curta Criança Vila Sésamo Sem Censura Tô Sabendo Estúdio Móvel Karkú, Uma Galera Atrevida Jogo de Ideias (Local) O Lugar da Criação (Local) Autoria (Local) Página Aberta (Local) Da Sua Conta (Local) Rede Nacional Assim Que Funciona Repórter Brasil Noite Caminhos da Reportagem DOC TV Lá e Cá América Latina Tal Como Somos

Canal 5

Canal 7

TV GAZETA 05h00 05h15 05h35 05h50 06h05 06h07 06h30 07h15 08h08 08h13 09h39 09h42 12h15 12h45 13h15 13h45 14h35

-

Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber Telecurso Profissionalizante Telecurso Ensino Médio Telecurso Ensino Fundamental Sagrado Globo Rural Bom Dia Alagoas Bom Dia Brasil Gazeta Notícia Mais Você Globo Notícia I TV Globinho AL TV - 1ª Edição Globo Esporte Jornal Hoje Vídeo Show Vale a Pena Ver de Novo - Sinhá Moça

15h45 17h27 17h31 18h00 18h50 19h10 20h15 20h30 20h40 21h05 22h20 23h05 23h50 00h15 00h50 02h20

- Sessão da Tarde - Shiloh 3 - Globo Notícia II - Malhação ID – Escrito Nas Estrelas - Al TV - 2ª Edição - Tempos Modernos - Jornal Nacional - Horário Político - Jornal Nacional - Viver a Vida - A Grande Família - Vida Alheia - Globo Mar - Jornal da Globo - Programa do Jô - Intercine

Canal 11

TV PAJUÇARA 01h00 - Ponto de Luz 06h45 - Fique Alerta 1ª Ed. 07h00 - Alagoas Rural 07:10 - Agreste Noticias 07h25 - Casa & Negocio 07h30 - Pajuçara Manhã 08h30 - Fala Brasil 09h30 - Hoje Em Dia 12h00 - Feito Pra Você 12h15 - Pajuçara Esporte 12h30 - Fique Alerta 13h45 - Iurd 14h00 - Record Kids

14h30 16h15 18h30 19h40 20h10 20h30 20h35 21h00 21h45 22h00 23h00 00h00 01h00

- Tudo A Ver - Todo Mundo Odeia O Chris - Record Kids - Jornal Da Pajuçara - Noite - Jornal Da Record - Horário Político Psl - Jornal Da Record Cont - Csi - Investigação Criminal - Tudo A Ver - Bela, A Feia -Aprendiz Universitário - Dr. House. - Ponto De Luz

TV BANDEIRANTES Canal 38 07h00 07h30 09h15 10h00 11h15 13h00 14h15 15h00 16h00 17h30 19h20 20h15 20h30 20h40 20h55 21h00 22h15 23h15 01h15 02h00 03h15

-

Primeiro Jornal Band Kids Quase Anjos Dia Dia Jogo Aberto SP Acontece As Aventuras de Jeff Corwin Boa Tarde Márcia Brasil Urgente Jornal da Band Videonews Horário Político Show da Fé Video News (Continuação) Irmãos de Guerra - Band Of Brothers Polícia 24h Top Cine - E Estrelando Pancho Villa Jornal da Noite A Noite é uma Criança Vida Vitoriosa


O JORNAL

Classificados B4

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br

APTO. VENDA CENTRO CENTRO – CONDOMÍNIO FECHADO VENDO apto novo- Sala L com varanda, 03 quartos, sendo 02 suites, Wc social, cozinha, área de serviço. Predio com guarita, interfone, salão festa, churrasqueira, piscina,bar, elevador , pertinho de tudo. R$ 140 mil. Aceito financiamento bancário. Tr. 93514440 CRECI 343.

CRUZ DAS ALMAS CRUZ DAS ALMAS – VENDO apto sala p/ 02 ambientes com varanda,com linda vista para o mar, 02 quartos sendo 01 suíte, Wc social e de serviço, cozinha, 01 vaga. R$ 130 mil. Aceito financiamento. TR. 9351-4440- CRECI 343. CRUZ DAS ALMAS – VENDO quarto e sala, cozinha e Wc, com armários.Todo mobiliado com sofá, cama, geladeira, fogão, TV, gerador, restaurante pilotis e serviço de limpeza 1 vez por semana no apto. Lavanderia. Condomínio baixo apenas 120,00. Valor do apto R$ 105 mil à vista.Tr. 9351-4440 CRECI 343

FAROL – CONDOMÍNIO MORADA DAS ÁRVORES - VENDO apto sala com varanda, 03 quartos sendo 01 suite, todos com armários, lavabo, cozinha, área de serviço, dependência completa empregada, 01 vaga, área útil 115m². salão de festas; piscina, poço artesiano e ótima localização.R$ 155 mil.Tr. 93514440 CRECI 343.

FAROL

FAROL – PRÉLANÇAMENTO – Res. Bem Viver III – Cond. Fechado -. No Terreo: Sala Ampla P/ 02 Amb. Lavabo, Coz., A. De Serv., Pav. Superior: 03 Ou 02/4 Sendo 01 Suite, Wc, Var., Em 01/4. . Tr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384.

FAROL – VENDO apto (Rua Colégio Marista), Sala L com varanda, 03 quartos sociais, sendo 01 reversivel, Wc social, cozinha, área de serviço, nascente. R$ 160 mil.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

FAROL – RESIDENCIAL PRAÇA DOS POETAS – VDO. Aptºs., Sala C/ Var., 02/4 , 01 Suite, Wc, ,Coz., A. De Serv. Tratar pelos telefones para contatos: 9946-2711 // 9381-2513 Creci 384.

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE

PRÉ-LANÇAMENTO – RES. PARQUE DO FAROL – Cond. Fechado Casas Duplex C/ 120 M2 - No Terreo: Jardim, Garagem, Sala P/ 02 Amb., Wc, 01/4,, Coz. E A. De Serv., . Tr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384.

OPORTUNIDADE! ALUGA-SE área com 6 mil m² com casa, piscina e toda estruturada, excelente p/clínica, buffet, faculdade, escritório etc. Tel.: 8822.5050. Creci: 1602. OPORTUNIDADE! VENDE-SE excelente casas na Jatiúca, Tabuleiro, Serraria e Ponta Grossa. Tel.: 8822.5050. Creci: 1602.

VENDO apto, próx. ao Colégio Marista, sala c/varanda, 3 qtos sociais, s/1 ste c/varanda,wc social, coz., Área de serviço, dependência completa empregada.Lado da sombra, ventilado, 1 vaga. Área útil 110m² R$ 160 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343. VENDO apto sala l com varanda, 02 quartos s/ 01 suite, Cozinha, Wc social, dependência empregada completa. Nascente. R$ 110 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343

FEITOSA

OPORTUNIDADE! VENDE-SE excelente apartamento no Dom Adelmo, quitado. Apenas R$ 67.900,00. Tel.: 8822.5050. Creci: 1602.

PONTO COMERCIAL – LANCHONETE EM FUNCIONAMENTO, COM INSTALAÇÕES E UTENSÍLIOS NA PONTA VERDE. TRATAR: 9331-7774

BARILOCHE – VENDO apto sala grande p/2 ambientes, varanda, 3 qtos s/1 ste, coz., wc social, Dependência completa de empregada. Nascente Excelente localização. Condomínio baixo. Por apenas 105 mil. Tr. 9351-4440 – CRECI 343.

JATIÚCA JATIÚCA- 1ª QUADRA PRAIA -VENDO apto sala de estar e jantar com varanda, 02 quartos sociais, cozinha, área de serviço, próximo ao Posto Sete, 01 vaga. R$ 160 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

MANGABEIRAS MANGABEIRAS – EDF. MODENA – VDO Aptº C/ Sala Ampla P/ O2 Amb., C/ Varanda (Vista Para O Mar), 03 Suites, Wc Social, Coz, A. De Serv. E Dce. Tr. 9381-2513 /// 9946-2711 Creci 384. MANGABEIRAS – VENDO apto sala p/ 2 ambientes, 03 quartos, sendo 01 suite, 01 reversível, cozinha, Wc social, desocupado. R$ 150 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343. MANGABEIRAS ILHAS DO CARIBE – VENDO apto sala 2 ambientes com varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, 1 vaga, andar alto, vista para o mar.. Desocupado. A vista 130 mil. TR. 93514440 CRECI 343.

PONTA VERDE PONTA VERDE – RUA DEPUTADO JOSÉ LAGES - VENDO apto com 117m², sala com varanda, 03 quartos sendo 01 suíte, Wc social, DCE, 01 vaga. R$ 220 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343. PONTA VERDE – VENDO apto próximo ao Bom Preço. Sala com varanda, 03 quartos com armário, sendo 01 reversível, 01 Wc social, cozinha com armários, a. serviço, 01 vaga. Excelente localização. R$ 145 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343. PONTA VERDE VENDO apto andar alto, sala de estar e jantar, 03 quartos, sendo 01 suite, cozinha, Wc social, dependência completa empregada.Excelente localização. R$ 270 mil. Tr. 9351-4440.CRECI 343. P. VERDE – EDF. ABAIBA – Exelente Aptº À 50 Mts. Da Orla, 01 Sala . P/ 03 Amb., C/ Var., S/ De Refeição, 03 Suites, C/ Var., Wc, Coz., Disp., A. De Serv., E Dce. Ligue 9381-2513 /// 9946-2711 Creci 384.

PONTA VERDE – VENDO apto sala 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suite, 01 reversível, Wc social, cozinha, 02 vagas de garagem. R$ 230 mil. Tr. 93514440 CRECI 343. PONTA VERDE VENDO apto, sala 02 ambientes, varanda grande, 03 quartos sendo 01 suíte, cozinha. Área serviço, Wc Social, DCE,. 02 vagas. Nascente. Prédio com 02 elevadores, salão festas. R$ 270 mil. TR. 93514440 CRECI 343. P. VERDE – DOM FRANCISCO PIZARRO – VDO. Aptº De Frente C/ 130m2 De Area /Útil, C/Sala Ampla P/ 02 Amb., 03/4 Suite, Wc, A. De Serv., E Dce.. Tr. 9381-2513 /// 9946-2711 Creci 384.

FAROL PAJUÇARA

FAROL –RUA ESTATISTICO T. DE FREITAS VDO. Casa Em Terreno De 10,00 X 30,00, C/ Garagem, Varanda, 02 Salas, Gabinete, 03/4, Wc Social, Cozinha, Area De Serviço E Dce. Tr. 9381-2513 // 9946-2711 Creci 384.

PAJUÇARA – EDF. TRIANON – VDO. Aptº., C/ Sala Ampla, 03/4 Suite, Wc, Coz.,. E A. De Serv.. Tratar pelo telefone para contatos: 9946-2711// 9381-2513 Creci 384.

APTO. ALUGA PONTA VERDE

JARDIM DO HORTO FAROL – VENDO casa nova, sala de estar, sala de jantar, gabinete,, hall, 04 suites, sendo 01 master com closed,copa/cozinha, despensa, área de serviço, DCE, garagem, jardim,R$ 680 mil. Facilito pagamento. Tratar pelo telefone para contatos: 9351-4440 CRECI 343.

4009-1961

4009-1961

LIGUE E ANUNCIE

LIGUE E ANUNCIE BIU

ALUGA-SE 2º andar c/2 qtos., wc, cozinha c/armários reformado, próximo ao Hamburgão. Tratar pelo telefone para contatos: 9937-5793, c/ Sandra.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

CASA VENDA CENTRO RUADAPRAIA- LANÇAMENTO – Res. Vila Da Praia – Cond. Fechado C/ Apenas 09 Casas Duplex. No Terreo: Sala P/ 02 Amb. Coz. Americana. Pav. Superior: 02/4, Sendo 01 Suite E Wc.. Tr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384

ANÚNCIO INSTITUCIONAL Fruto de Termo de Ajuste de Conduta Firmado com o Ministério Público do Trabalho.

“De acordo com o art. 5º da CF/88 c/c art. 373-A da CLT, não é permitido anúncio de emprego no qual haja referência quanto ao sexo, idade, cor ou situação familiar, ou qualquer palavra e/ ou expressão que possa ser interpretada como fator discriminatório, salvo quando a natureza da atividade assim o exigir.”

CMYK


Classificados

O JORNAL JORNA L B5

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: reservas@ojornal-al.com.br CENTRO – COMERCIAL –RENDA GARANTIDA – VENDO Estacionamento, C/ Total Infra-Extrutura, Vagas Cobertas, Escritório C/ Wc, E Wc P/ Clientes, Exelente Movimento Diario. Ligue - 9381-2513 /// 9946-2711 Creci 384.

Aceitamos encomendas de tortas, bolos e salgados. Tr.: 8833-0803/ 9999-3112

HONDA HORNET CB 600 ANO 2008

CENTRO - VENDO prédio Comercial na Rua Cirilo de Castro, ao lado do mercado da produção, com frente para 02 Ruas com área construída total de 247,50m². Excelente para Comércio. Nascente. Excelente localização. R$ 130 mil. TR. 93514440 CRECI 343.

PRAIAS

FAROL – VENDO casa com jardim, terraço, sala p/ 02 ambientes, 03 quartos sendo 01 suite, todos com armários, cozinha, dependência completa emprega, quintal, garagem, R$ 240 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343. FAROL – PRÓXIMO AO COLÉGIO MONTESSORI -VENDO casa com sala de visita, sala de jantar, 03 suítes, sendo 01 com closed, todos com armários, depósito, área de serviço, cozinha com armários, DCE, garagem. R$ 160 mil. Tr. 93514440 CRECI 343.

OUTROS BAIRROS PARIPUEIRA –RUA POR TRAZ DACASAVASCO VENDAcasa terreno 12x30, varanda,02 salas, 03 quartos, copa e cozinha, WC social, quintal enorme.R$ 65 mil. TR. 9351-4440. CRECI 343

SERRARIA SERRARIA – VENDO casa nova (condomínio Fechado) ao lado da Fundação BRADESCO. com 02 salas, 03 quartos, sendo 02 suites, DCE, 02 Vagas, finíssimo acabamento com área útil 300m². R$ 450 mil. TR. 9351-4440. CRECI 343. SERRARIA – VENDO casa nova (condomínio Fechado) ao lado da Fundação BRADESCO. com 02 salas, 03 quartos, sendo 02 suites, DCE, 02 Vagas, finíssimo acabamento com área útil 300m². R$ 450 mil. TR. 9351-4440. CRECI 343.

TABULEIRO

SERRARIA – LANÇAMENTO Casas (Cond. Fechado), C/ 116 M2, Duplex, No Terreo: Garagem, Sala P/ 02 Amb., Lavabo, Coz,. E A., De Sev. -1º Andar: 03/4, 01 Suite, Wc, E Var..Lazer: Piscina, Qd.De Futebol, Churasqueira E P. Infantil, Etc. Tr. 99462711 / 9381-2513 Creci 384.

TABULEIRO – SALVADOR LYRA– VENDOcasa nascente, totalmente reformada, com sala 2 ambientes, 03 quartos sendo 01 suíte, área serviço, Cozinha, Wc social, DCE. Documentada. Garagem R$ 120 mil. Tr. 9351-4440. CRECI 343.

SERRARIA – AO LADO FUNDAÇÃO BRADESCO – VENDO casa totalmente nascente, com jardim, terraço, sala 02 ambientes, 03 quartos, sendo 01 suíte, cozinha, Wc social, DCE, garagem. R$ 160 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343

SANTAAMÉLIA– VENDO casa nova, com jardim, garagem, sala visita, sala de jantar, 03 suites, cozinha, DCE. R$ 270 mil. Tr. 93514440-CRECI 343.

APTOS. PRONTO PARA MORAR PONTA VERDE E Tâmisa - Área 137m² - R$ 200 mil Sala com varanda, wc social, 3 qtos s/1 ste c/ arms, coz. c/arms, serv, dce, 01 vaga. Ed. Lirios dos Campos - Área 74m² - R$ 225 mil - Varanda, sala, 3 qtos (st) coz, serv, wc serv, 2 elev, 01 vaga. Ed. Granada - Beira mar - Área 193m² sala c/varanda, wc social, 4 quartos sendo 2 stes, coz., área de serviço. Parcelo. Ed. Pallais Royal - Beira Mar - 194m² 3 vgs, piscina, sl. festas, sala 3 amb, c/ terraço, lavabo, 3 suites, coz. serv, dce. Ed. Ilha de Limnos - Baira Mar - Bl. B Area 106m²- varanda, sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce. Ed. Montcarlo - R$ 185 mil - sala, 2 qtos, wc social, coz., área de serviço, piscina. Ed. Antilhas - Área 71m²- R$ 205 mil Varanda, sala c/estante, wc´s c/blindex e armários, 3 qtos c/armários s/1 ste, coz. com arms, área de serviço. Ed. Mont Carlo - Área 66m² - Sala, 2 qtos (st) cozinha, área de serviço, salão festas, piscina. R$ 185 mil. Ed. Gennesis - Área 100m² - 3 qtos (st) dce, pisicna, 2 vgs. Financio até 100 meses p/ construtora Ed. La Place - Área 105m² - Var., sala, wc social, 3 qtos (st) coz., área serviço, dependência, 2 vagas, piscina, salão festas.Nascente. Ed. Vitor Hugo - Área 110m² - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, dce. R$ 200 mil. Ed. Houston - Área 106m² - varanda, sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce, piscina, 2 vagas. Ed. Ed. Maria Beatriz - Área 105m² - Varanda, sala, wc social, 3 quartos(st) coz,, serv, dce. R$ 190 mil. Ed. Delphos - Área 155m³³ - piso granito, sala 3 amb, c/var c/vista mar, home, 3 qtos s/ 2 suites (sts. c/arms, coz. c/arms, serv, dce, 3 vagas, piscina sl. festa Ed. Esmeralda - R$ 170 mil - 3 qtos s/1 revers, sala c/ var, coz, serv, wc serv. andar alto. JATIÚCA Ed. São Thiago - Área 90m² - R$ 130 mil - var., sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce. Ed. Venanzi - Área 120m² - R$ 350 mil - 2 vagas, piscina, salão festas, varanda, sala, wc soc, 3 qtos (st0 coz, serv, dce. Andar alto, nascente.

SERRARIA – “JARDINS DE VERSALLES” – VDO. Casas Duplex (Cond. Fechado). No Terreo: Jardim, Terraço, Sala P/ 02 Amb. Wc, Coz., E A. De Serv.. Pav. Superior: 02 Suites. Lazer: 02 Piscinas, Campo De Futibol, S. De Festas. Tr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384. SERRARIA – INVESTIDORES / RENDA GARANTIDA – Próximo Ao Patio Maceio - Vdo./ 06 Casas Novas, C Sala,/ 02/4, Wc, Coz. E A. De Serv. . Tr. 93812513/9946-2711. Creci 384.

CASA ALUGA OUTROS BAIRROS PONTAL DA BARRAALUGO casa com 02 salas, 03 quartos sendo 02 suites, cozinha com armários, garagem, nascente, rua calçada.Tr. 9351-4440 – CRECI 343.

COMERCIAL VENDA CENTRO CENTRO - INVESTIDORES VDO. Prédio Comercial, Terreo C/ Recepção, 1º E 2º Andar, C/ 12 Salas Grandes. Tr. 9946-2711 // 9381-2513 Creci 384.

Ed. Itajaí - Área 105m² - R$ 250 mil - Sala c/var., wc soc, 3 qtos (st) cozinha, serv, dce, 01 vaga. Ao lado do Corredor Vera Arruda. Ed. Mondrian - Área 78m² - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) s /1 revers, coz, serv, wc serv.2 elev, 01 vaga. R$ 185 mil. Ed. Goití - Área 78m² - R$ 220 mil - ao lado do Corrdor Vera Arruda - Varanda, sala, wc soc, c/box, 3 qtos (st) coz, serv, wc serv. Ed. Gentille Bellini - Área 252m² - Ao lado do Corredor Vera Arruda - 3 vagas, piscina, salão festas, var. e sala c/vista p/o mar, lavabo, 4 stes, coz., área de serviço, dependência completa. Parcelo / Ac. Imóvel. Ed. Romã - Área 84m² - R$ 160 mil - Sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, 01 vaga. Ed. Edmilson Pontes - ao lado do Corredor Vera Arruda - sala c/var, 3 qtos (st) todos c/arms, coz. c/arms, serv, dce, 1 vaga Ed. Porto Valarta - área media 63m²,novo, prox. ao Shopping, opção de 2 e 3 qtos. Prazo até 60 meses pela construtora. PAJUÇARA Ed. Luiza Fernandes - Sala c/ var, , wc ´s com box, 3 suites c/ arms, s/ 01 revers, coz. c/ arms, serv, dce, 2 vags. Área 150m² MANGABEIRAS Ed. Roberto Malta - Vendo quarto e sala, coz, wc., 2 elev, gerador, gás, 01 vaga FEITOSA Residencial Sangrilá III - Sala 2 ambientes, 3 qtos s/1 ste, coz. c/armários, área serviço. FAROL Ed. Porchat - Área 170m² - Varanda, sala 2 amb, wc social, 4 quartos sendo 02 suite s/ 01 revers, cozinha, serv, dce. Ed. Myconos - R$ 170 mil - Varanda, sala 2 amb, wc social, 3 qtos (s) , coz, serv, dce. Prox. ao Tribunal de Contas APTOS. EM CONSTRUÇÃO SUPER FACILITADOS JATIÚCA Ed. Maison Saint Laurent - entrega prevista: dez/12 - parcelado até 80 meses Área aprox. 96m² - 4 por andar, var, sala, wc soc, 3 qtos (st) coz serv, dce. Ed. Renovatio - Pronto para morar - c/1 ou 2 qtos. Financio até 100 meses pela construtora. Ed. Iluminato - Entrega prevista março/2010 - Área 75m² - 3 qtos s/ 01 suite. Parcelo até 100 meses pela construotra. Ed. Leblon - Entrega Prevista dez/11 Área aprox. 92m² - sala c/ var, wc soc, 3 qtos (st0 coz, serv, dce, piscina, 2 vgs. Parcelado até 120 mese.

PRAIA DO PÉBA – VDO. Chacará C/ 10 Há., Casa Grande, Sala Para 03 Amb., Sala De Refeição, 07/4, 03 Suites. Toda Avarandada, Um Galpão/Garagem C/ Suite P/ Hospede.. 02 Casas De Morador. Varias Fruteiras, Etc.. Tr. 9946-2711 // 93812513 Creci 384.

TERRENOS VENDA CAPITAL TABULEIRO – VENDO Durval de Goés Monteiro, px Café Emecê - área com 1850m², de esquina com duas frentes. Excelente localização para comercio.Tr. 9351-4440 CRECI 343. VENDO ÀREA NO TABULEIRO medindo de frente 112m, por 146m lado direito, e 196m lado esquerdo, excelente casa construção de casa, galpões. R$ 220 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343. AV. DA PAZ – VENDO terreno beira mar, medindo 15 x 41=615m². Ótimo para atividades comerciais tais como: Salão de Festas, Depósitos, Galpões e outros. R$ 240 mil. Tratar pelo telefone para contatos: 9351-4440 CRECI 343 TABULEIROINOCOOP – VENDO área m e d i n d o 20x100=2000m². Ótima para galpão , depósito, ou casas do Projeto Minha Casa, minha Vida.R$ 170 mil.Tratar pelo telefone para contatos: 9351-4440 CRECI 343.

PONTA VERDE Ed. Damascus - Em construção - Entrega Nov/2010 - Área 101m² - 3 qtos (st), dce, piscina. Financio até 100 meses p/construtora Ed. Classic - Em Construção - entrega prevista fev/2011 - Área 144m² - 3 sts, gabinete, piscina, 2 vgs. Financiamento pela Construtora até 100 meses. Ed. Elegance - Entrega jan/2010 - Área 132m² - sala c/var, gabinete, 3 qtos s/2 stes, coz, serv, dce, piscina, salão festas, 2 vagas. Financio até 100 meses p/Construtora. Ed. Brilhanche - Em Cosntrução - entrega abril/2012 - Área aprox. 64m² - 2 suites s/ 01 revers, piscina. Financio até 100 meses p/ cosntrutora. Ed. Spazio Vitale - em cosntrução - entrega prevista julho/2012 - Opção de 1 e 2 qtos. Financio até 130 meses p/construtora. PAJUÇARA Ed. Amalfi - Entrega prevista: Nov/11 Padrão V2 - sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv. parcela até 100 meses. Ed. Dolce Vita - Entrega Prevista; 36 meses - área aprox. 137m² - 2 ou 3 vagas - parcelado.

CASAS Farol CASA PROX. PRAÇA ARNON DE MELO - Vendo com garagem, sala estar, 2 amb, jantar, wc soc., 3 qtos c/arms (st) coz. c/arms, e despensa, serv, depósito, dce. Troco apto. R$ 210 mil. Av. Rotary - Excel. casa c/garagem, terraço, 3 salas, gabinete, wc soc, 3 qtos (st) copa, coz, serv, dce. Exc. p/consultório R$ 300 mil. Jardim Petropolis I - Nova, área 202m² térreo: garagem, terraço, sala, wc social, 1 qto, coz., serv, dce. 1º andar: terraço, 3 stes. Jardim Petropolis I - Térreo: Terraço, garagem, wc social, 1 ste c/hidro, coz., serviço, despensa, 2 qtos empregada, 1 wc empregada. 1ºandar: sala, 2 stes s/1 c/hidro. Rua Claudio Livio - Terreno 12x35 Garagem, terraço, gabinete, sala TV, estar, jantar, jd. Inverno, wc social, 4 qtos (st), coz., serv, despensa, churrasqueira, dce. JATIÚCA Rua Paulo Falcão - Excelente para escritório / consultório / residência - Térreo: garagem, terraço, sala estar, jantar, 3 qtos (SS) coz, serv. 1º. Andar: sala, wc socia, 3 qtos, terraço. Rua Luiz Ramaljho de Castro - Garagem, terraço, sala 2 ambientes, wc social, 3 qtos (st) czoinha serviço.

TRATAR: 8812-8379 3260-1182

OUTRAS ATIVIDADES

DR. GEORGE SAMUEL SANGUINETTI FELLOWS Assistente técnico para Defesa e Acusação, área civil e criminal. Perícias e laudos. Tr.: (82) 3223-5504/ 9982-2895 - E-mail: gsanguinetti@terra.com.br. Site: www.sanguinetti.com.br

SÍTIOS VENDA

Ensina-se reforço, da Alfabetização ao 4º ano. Tr.: 8833-0803/ 9999-3112

ATENÇÃO CONSTRUTORES- SERRARIA VENDO Lot. Carajás II, últimos lotes. Área medindo 30m frente por 25m frente a fundos como área= 750m². totalmente nascente, excelente fundação. Ótima prédio apto do Projeto: Minha Casa, minha Vida. Tr. 9351-4440 CRECEI 343. SERRARIA – CONSTRUTORES - VDO OU INCORPORO, Area Próximo Ao Shoping Pátio Maceio. Ligue 9381-2513/// 9946-2711 Creci 384 LOTEAMENTO VISTA DO ATLANTICO – VENDO Terreno medindo 15 x 28= 420m², excelente vista para o mar. R$ 70 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343 VIA EXPRESSA – VENDO terreno beira da pista medindo 15x40=600m². R$ 160 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

LITORALNORTE – RESIDENCIAL“AGUAS MANSAS” qualidade de vida – pertinho de Maceio, À 22 Km do G. Barbosa – cond. fechado, pronto p/morar. Lotes de 600 à 1600 M2., totalmente urbanizados. área de lazer: campo de futebol socity, quadra de voleibol, quadra de tenis, pista de cooper, salão de festas e piscinas (adulto e criança). Venha conhecer (antes de Paripueira). Financiamento direto em 80 meses, ou Caixa Ligue: 9381-2513 // 9946-2711creci 384.

PRECISO TRABALHAR faço bobó de camarão caruru.....servi-se em festas e eventossssss..........faxina para residência e ponto comercial limpeza de banheiro em festa e eventos. Tr.: 9654-3075 c/ Maria.

EMPREGOS PROCURA-SE DOMÉSTICOS PRECISO TRABALHAR: faxineira e lavadeira, c/experiência e referência. Valor R$ 40,00. Tr: 8840-3677.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

VEÍCULOS FORD

VEÍCULOS CHEVROLET

ESCORT

ASTRA VENDO Astra 1.8, 2001, prata, c/ar, dir. hid., travas das Portas E Mala, Vidros E Retrovisores Eletricos, Etc. Completo, Impecavel...Tr. 9381-2513 / 9946-2711

VENDO Escort 1.6 L, 2001, motor Zetec Rocan, prata, c/ar, dir. hid. trava e mala eletrica, alarme e jogo de roda.Tratar pelos telefones para contatos: 9381-2513 / 9946-2711.

OPALA VENDO Opala Diplomata, Ano 1990, 4 cilindro, cinza – Tr. 9946-2711/9381-2513.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

OFERECEMOS VAGA PARA: CARGO: ANALISTA DE SISTEMAS FORMAÇÃO: NIVEL SUPERIOR EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 3 ANOS EM ORACLE (SQL, FORMS E REPORTS) EXPERIÊNCIA EM USINAS DE AÇUCAR E ALCOOL. PARA TRABALHAR EM MACEIO Deixar o currículo na portaria do O Jornal

SERV. PROF. SERVIÇOS DIVERSOS AKY LAVAGEM Lavamos e impermeabilizamos sofás, tapetes, colchões, banco de carros e todo tipo de estofados. Lavamos em domicílio, agora ficou fácil lavar seu carro, ligue que nós iremos lavar na sua residência com precinho que cabe no seu bolso. Tel.: 3032-7212/ 88383310. RECORD - TRABALHAMOS COM: todos os planos de saúde e odontólogicos, Smile Saúde, Hap Vida, Med Vida, OdontoGroup, OdontoCard entre outros. Planos de saúde por apenas R$ 45,19 e planos odontológicos apenas R$ 34,90 - Duas pessoas no cartão de crédito. Ligue e faça já o seu, aproveite essa promoção é por tempo limitado. Plantão de vendas: (82) 8854-5691/ 30311924.

4009-1961 LIGUE E ANUNCIE

TABULEIRO – PROPRIETÁRIOS – Preciso De Areas P/ Compra ( No Minimo 01 Há.).Tratar pelos telefones para contatos: 9946-2711 //93812513 Creci 384. FAROL - VDO. Terreno De Esquina, Nascente, 30,00 X 51,00, ( 1.530 M2 ) . Otima Localização P/ Const. De Prédios Ou Casastr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384.

LOTES B. STº ANTONIO – VDO. Lote Medindo 9,50 X 17,00, Perto Do Ginásio. Ligue para os telefones para contatos 9946-2711 / 9381-2513 Creci 384

Stella Maris - Térreo: garagem, sala 3 ambientes c/terraço e churrasq., gabinete, lavabo, coz. c/arms, serv, dce. 1º andar: circulação wc social c/box e arms, 4 qtos s/1 ste c/ hidro e armários, terraço p/2 qtos POÇO Rua Valdemar Bastos - Financio CEF jardim, garagem, sala, wc social, 03 quartos sendo 2 suite s/ 01 reversivel, cozinha, serv, dce, churrasqueira. R$ 170 mil. SERRARIA SAN NICOLAS - Área 300m³ - Terreno 18x25- Térreo: garagem, sala, wc social, 1 qto, coz., área serviço, dce. 1º. Andar: 3 stes s/1 c/hidro e terraço. Financio Caixa. TABULEIRO JARDIM FORMOSA - Casa c/terraço, garagem, sala 2 ambientes, wc social, 3 qtos s/1 ste, copa/coz. c/mesa em granito e armários, depósito SANTAAMÉLIA C5941 - Terraço, garagem, sala 2 ambientes, wc social, 3 qtos s/1 ste, coz., despensa, área de serviço. BARRO DURO C5621 - Sala estar e jantar, wc social, 2 quartos sociais, coz., área de serviço. Mezanino c/sala de TV, 2 qtos s/1 ste.

PONTO COMERCIAL Farol Empresarial Com. Palmeira - Vendo sala c/wc. Prédio c/elevador. R$ 27 mil Empresarial Parthernon - Vendo sala c/divisória ( recepção, sala, wc). Área 23m² - R$ 55 mil. CENTRO AV. BUARQUE DE MACEDO - prédio próx. ao SEBRAE e TRANSPAL.

TERRENOS JATIÚCA Rua Hamilton Barros Soutinho - Antiga Rua Santo Amaro - Vendo terreno 12x25 BARRO DURO Av. Juca Sampaio - Terreno Comercial prox. ao Hiper Comercial e Casa Jardim do Barro Duro med. 15x40 TABULEIRO DO PINTO LOTEAMENTO JOSÉ FERNANDES TORRES - Terreno de esquina medindo 20m de frente, 16m de fundos, 20m de frente a fundos. LITORAL SUL Barra São Miguel - Arquipélago do Sol - Vendo lote 15x30 no Bahamas SERRARIA LOT. VERT PARADISO - Vendo lotes medindo 10x25 cada. LOT. RESERVADO VALE - Vendo lote com 560m². TABULEIRO DOS MARTINS LOTEAMENTO D´URVILLE - Vendo lote nascente medindo 10x25 - R$ 35.000,00.

APARTAMENTOS Pajuçara Ed. Ametista 6 - Apto. 801 - Sala, wc social, 2 qtos s/1 ste, coz., área de serviço. Salão de festas no pilotis e pisicna e apoio na cobertura. Ed. Miramar - Sala 2 ambientes, wc social, 2 qtos sendo 01 suite, coz, serv. Ponta Verde Ed. Turim - Cond. Itália - Prox. ao Bompreço Ponta Verde - sala c/varanda, wc social, 2 qtos s/1 c/arms, coz, serv, wc serv. Ed. Maranelo - quarto e sala c/coz. americana, 1 wc. Aluguel fixo. Lazer na cobertura. Ed. Canavial Apto 302 - Sala, wc social, 2 qtos, coz., área de serviço, wc serviço. Ed. Refuge - Varanda, sala c/ cozinha americana, 1 qto, 1 wc. Contrato fixo. Ed. Desirré - Área 66m² - Sala c/ varanda, 2 stes s/1 revers, coz., serviço. Ed. Rui Palmeira - Sala c/var, wc soc, 3 qtos s/1 revers, coz, serv, wc serv, 1 elev. Jatiúca Ed. Oregon - Apto. 1003 - novo, sala c/var, wc soc, 3 qtos c/arms s/1 ste, coz. c/arms, serv, dce, piscina, salão festas, 1 vaga. Ed. Ametista 8 - sala, 01 quarto c/ arm, sala,01 wc com Box, coz. c/ arms.

Ed. Platanus - Aptos. 201 - a melhor terminação - Varanda, sala, wc social, 2 qtos (st) coz, serv. Ed. Platanus - Aptos: 403 - Novo, sala c/ var, wc social, 2 qtos (st) coz, serv, 2 elev, gerador, gás. Ed. Platanus - Aptos: 405 - Novo, sala c/ var, wc social, 2 qtos (st) coz, serv, 2 elev, gerador, gás. Ed. Platanus - Aptos: 406 - Novo, sala c/ var, wc social, 2 qtos (st) coz, serv, 2 elev, gerador, gás. Ed. Platanus - Aptos: 501 - Novo, sala c/ var, wc social, 2 qtos (st) coz, serv, 2 elev, gerador, gás. Ed. Oregon - Aptos: 402, Novo, 2 quartos sendo 01 suite, coz, serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas. Ed. Oregon - Aptos: 602, Novo, 2 quartos sendo 01 suite, coz, serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas. Ed. Oregom - Aptos: 504 e 506 - Var., sala, wc social, 2 qtos (st) coz, ser. Ed. Jorge de Lima - Sala com estante, wc soc. c/ arm. E blindex, 3 quartos s/1 ver. Todos c/arms, coz..c /arms, serv. c/arms, wc serv, c/ blindex. Ed. Seatlle - Apto. 505 - Novo, 2 qtos s/1 ste, coz, serv. piscina, salão festas 1 ou 2 vagas. Ed. Seatlle - Apto. 606 - Novo, 3 qtos s/1 ste, coz, serv. piscina, salão festas 1 ou 2 vagas.

Mangabeiras Ed. São Rafael - Varanda, sala, wc social, 3 qtos s/1 ste, coz., área de serviço, dependência completa. Cond. San Rafael - Varanda, sala, wc social, 3 qtos s/1 reversivel, coz., área de serviço, wc de serviço. Poço Ed. Bruno Perreli - Apto. 107 - Novo, com varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) coz, área serviço, lazer na cobertura c/ salão festas, piscina, sauna. Prado Ed. Antares - Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) coz. c/armarios, serviço, dce. Cruz das Almas Ed. Santa Joana - Sala, wc social, 2 quartos, coz., serviço, wc serviço

CASAS Ponta Verde Rua Prof. Vital Barbosa - Térreo garagem, terraço frontal e lateral, sala estar 2 amb, sala jantar, 1 ste revers, copa/coz., serv, dce. 1º andar: gabinete e 2 stes. Farol Rua Aristeu de Andrade - Exclusiva p/escritório, consultório - Recepção, 3 salas, copa, depósito, 1 wc. 1º andar: 1 sala.

Jardim Petropolis I - Cond. fechado Terreo: garagem, terraço, sala 2 ambientes, lavabo, coz. c/armários, área de serviço, dependência. 1ºandar: 3 qtos s/1 ste (2 c/armários) e terraço. Jatiúca Stella Maris - Exc. Casa com piscina, 3 qtos (st), sala, coz, serv, dce, garagem. RESIDENCIAL / COMERCIAL Rua do Harmony Relações Médicas - Alugo exc. Casa. R$ 5.000,00 + Iptu

PONTOS COMERCIAIS Jatiúca Av. Amélia Rosa ( Atual Av. Dr. Antonio Gomes de Barros ) Alugo exc. p/comercio. Precisa reforma geral. N1212 - Av. Álvaro Otacílio (Beira Mar ) Alugo terreno vizinho a Galeria Passeio Stella Maris medindo 22,50 x 70. Exc. p/ Agência Bancária. N1705 - Av. Álvaro Calheiros - Alugo terreno medindo 12x30. N1213 - Av. Álvaro Calheiros - Alugo terreno medindo 60x33. Jacintinho Loja - Alugo loja com wc ao Lado do Gramadão R$ 250,00.

CMYK


Social

O JORNA L

B6

Quinta-feira, 13 de maio de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: cultura@ojornal-al.com.br

RECADO

TopNews

“A maior felicidade é a certeza de sermos amados, apesar de sermos como somos” Elenilson Gomes

topnews@ojornal-al.com.br

Chico Brandão

Chico Brandão

Quer saber? DANIEL CUNHA Ontem, quem aniversariou e teve seus telefones congestionados foi o amigo Daniel Cunha, leia-se Clean Express Lavanderia, especializada em lavagem de roupas por quilo. Quem ousou esquecê-lo ainda há tempo de desculpar-se. Parabéns e muitas felicidades!

POR TELEFONE

Sofia Arrecipo Marinho e Lybia Fazio, comandante e gerente, respectivamente, da Elisa Atheniense e Francesca Romana Diana, clicadas numa badalada inauguração que agitou o universo fashion da cidade Chico Brandão

Sabe aquelas ligadinhas que as mães dão a seus filhos pequenos no meio da tarde só para checar se tudo está tudo bem? Pois um estudo de pesquisadores americanos sugeriu que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço. Os cientistas submeteram 60 meninas entre sete e 12 anos de idade a situações de estresse e monitoraram as respostas hormonais delas à voz materna, um toque carinhoso e um filme. As conclusões indicam que mães que precisam sair para trabalhar e deixar as crianças na creche podem tranquilizá-las com uma simples ligação telefônica.

APALA

A empresária Edênia Diniz e o estilista Audifax Seabra retornaram, ontem, de mais uma incursão inspiradora através da bela Paris

A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas - APALAestá checando os detalhes finais para a realização da 8°edição do Chá da Solidariedade- Um toque de emoção, que será realizada hoje, na casa de festas Ranaissance, às 16hs. No evento acontecerá sorteio de brindes e terá o show de Marlon Rossy, além da participação do professor Duda. O objetivo do encontro é angariar fundos para garantir o atendimento e a assistência oferecida pela casa de apoio em Maceió. O convite custa 40 reais e vai ajudar nas obras da entidade.

A Flu Look realizou uma inesquecível festa em celebração ao Dia do Oftalmologista, na noite do último dia 7 de maio. Foi um jantar dançante, no requinte da Spettus/Famiglia Giuliano, ao som da banda Conexão Latina e abrilhantado pela performance fashion das bailarinas (e bailarinos) do Grupo Maria Emília Clark. Afesta já é uma tradição anual da Flu Look, sempre prestigiando a oftalmologia alagoana.

1

Tradição, atrações da autêntica cultura nordestina, comidas típicas e diversão para toda a família. Pelo terceiro ano consecutivo o Pavilhão de Feiras e Eventos do Centro de Convenções vira palco do Arraiá dos Seresteiros da Pitanguinha. Este ano o Arraiá acontecerá no dia 29 e trará como atrações: Seresteiros da Pitanguinha, o cantor e compositor pernambucano Nando Cordel e o mestre Chau do Pife.

2

Ana Lins não tem do que reclamar. Faça chuva ou faça sol, uma das tarefas das antenadas é passar em sua Cantão. A loja, que ferve com a nova coleção outono/inverno, é parada obrigatória de quem quer manter um guarda-roupa na moda.

3

Hoje vai ter fila na porta do restaurante Canto da Boca. O motivo? Um delicioso cozido, sempre servido às quintas-feiras, daqueles de comer rezando.

4

Christine Méro passou o Dia das Mães cercada pelo carinho de seus herdeiros, que não economizaram nos presentes e nos mimos

Em homenagem ao Dia da Enfermagem, que aconteceu ontem, dia 12, o Hospital do Açúcar promove, hoje e amanhã a "VIII Semana da Enfermagem", com palestras de orientação, no auditório da Associação de Funcionários, no próprio hospital, localizado no Farol, e está aberto a todos os profissionais de saúde do município.

7

As bolsas da designer Elisa Atheniense conquistaram fãs de seu estilo. Sofia Arecippo Marinho e Rafaella da Costa Barros é quem colhem os louros desta veraddeira paixãio, já que o point vive movimentado.

8

Ana Hora e José Fereira retornaram da China cheios de ideias para seus empreendimentos (Pac Lar, Ferreira & Hora e o Mr. Hora). Do jeito que possuem tino para os negócios, já podemos esperar por grandes novidades.

9

O prefeito Cícero Almeida está preparando um São João bem animado para Maceió. Apaixonado pelo período junino, ele não deixado passar em branco as tradições da nossa terra.

10

Chico Brandão

Arquivo Chico Brandão

Rogério Maranhão

DIFERENTE

Léo Guimarães continua deixando seu nome marcado nos grandes eventos da cidade com sua Vídeo Machine

A arquiteta Inês Amorim voltou de Milão, onde foi conferir uma importante feira, ainda mais inspirada para seus projetos

Esta salada de macarrão serve de entrada ou como refeição principal, e é uma ótima variação da macarronada comum. Areceita é ideal para fugir da mesmice dos cardápios do dia-a-dia. Você vai precisar de uma cebola cortada em fatias, duas xícaras (chá) de azeite de oliva, 250 gramas de macarrão, água (o suficiente), uma pitada de sal, um tomate sem pele e sem sementes picado, uma lata de atum, uma xícara (chá) de ervilha em conserva (sem a água), duas colheres (sopa) de alcaparras, meia xícara (chá) de azeitonas picadas, sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto. Deixe a cebola no azeite por 60 minutos. Enquanto isso, cozinhe o macarrão na água fervente com o sal até que fique al dente. Escorra a água e deixe o macarrão esfriar. Em seguida, coloque em uma travessa o macarrão, a cebola com o azeite, o tomate, o atum, as ervilhas, as alcaparras, as azeitonas, o sal, a pimenta-do-reino e misture. Sirva levemente gelado.

Tudo leva a crer que o Arraiá do Zé Pereira vai ser dos mais animados. O evento volta com muito forró, tendo como atrações as bandas Brasas do Forró, A Forrozada e trio pé de serra. Dia 2 de junho, no Espaço Pierre Chalita. Pontos de vendas: Viva Alagoas, Restaurante Zé Pereira e Sunfilm. Informações: 8891.3029 / 9981.1963

5

Mais um ponto para a linhaça, que de uns tempos para cá se tornou uma das queridinhas dos nutricionistas. Um novo estudo sugere que a linhaça pode ajudar a reduzir a severidade do câncer de ovário. Em testes com galinhas, os cientistas descobriram que, entre as aves doentes, aquelas que eram alimentadas com as sementes tinham mais chances de manter um peso saudável, desenvolviam menos tumores em estágio avançado, tinham menos metástase do câncer e apresentavam maior sobrevida do que as galinhas com dieta convencional. De acordo com os autores, a linhaça é rica em ácido alfalinoleico - um tipo de ômega-3 associado a diversos benefícios para a saúde -, e é relacionada, por diversos estudos, à inibição dos cânceres de cólon, de pele e de pulmão em humanos. Mas, calma! Novos testes estão sendo feitos para confirmar tal ação.

6

O empresário Daniel Cunha foi um dos aniversariantes mais festejados de hoje

A querida Carolina Freitas segue colecionando elogios pelas peças que traz para sua Santa Lolla

CMYK

OJORNAL 13/05/2010  

OJORNAL 13/05/2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you