2 minute read

Aumento no número de incêndios em Porto Alegre neste verão preocupa

Em relação ao mesmo período do ano passado, está sendo verificado um grande aumento no número de incêndios, em Porto Alegre, nas primeiras semanas deste verão, que está sendo marcado pela estiagem. Os dados alarmantes exigem ainda mais atenção da população para os cuidados básicos para evitar que casas e vegetação sofram com as consequências do fogo, que pode também levar à perda de vidas. A primeira providência é informar o caso ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, independente da intensidade do fogo (mesmo que pareça inofensivo, pode se alastrar e gerar um grande incêndio).

Para evitar casos de incêndio, são recomendados cuidados básicos, como descartar bitucas de cigarro em locais apropriados, manter fósforos e isqueiros longe do alcance de crianças, não queimar lixo, vegetais e entulho, não acumular resíduos inflamáveis próximos à fiação elétrica, não descartar folhas, troncos e galhos se- cos em áreas verdes, além do máximo cuidado com fogueiras, velas e lampiões acesos.

Advertisement

Para conscientizar ainda mais a população sobre os cuidados necessários para a prevenção de incêndios, a Prefeitura promoveu, na primeira quinzena de janeiro, um encontro para mobilização de esforços, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Grupo CEEE Equatorial, e criou uma força-tarefa que envolve diversos órgãos municipais, como Demhab, Dmae, DMLU, Fasc, Smamus, Smed, SMGOV, SMS, SMSeg, SMSUrb, Subprefeituras e Defesa Civil.

Verão para quem fica em Porto Alegre

Os verões têm sido escaldantes para aqueles que precisam permanecer em Porto Alegre, seja por trabalho, por gostar de ficar perto de casa ou, até mesmo, por falta de verba.

Mas nem tudo está perdido! Nossa cidade pode oferecer bons momentos para aqueles que ficam por aqui.

A Zona Sul, nosso lugar em Porto Alegre, é bastante aprazível, devido à vegetação circundante e ao nosso magnífico Guaíba, que margeia nossos bairros.

Em Ipanema, o Guaíba não é balneável, mas o calçadão convida para caminhadas, e a pista de bicicletas também nos convida para o exercício com a bike. O grande número de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lancherias e sorveterias, enriquece o passeio. Sentar à sombra das árvores, ou nos mirantes ao fim do dia, para apreciar o pôr do sol já é um programa famoso.

A orla do bairro Guarujá também ainda não oferece balneabilidade, mas o Parque Guarujá Zenon Simon conta com quiosques com churrasqueiras, pista de ska- te, quadras cercadas para futebol e vôlei, praças infantis, academias ao ar livre e banheiro público.

Indo mais para o sul da cidade, encontramos as praias de Belém Novo e Lami, que são próprias para banho, sendo monitoradas com frequência pelo Dmae, para que a população tenha a certeza de que pode entrar na água. Estes locais contam com salva-vidas nos fins de semana, chuveiros com água do Dmae e muita sombra.

O Lami já conta com nove aparelhos de academia ao ar livre localizados ao longo da orla e banheiros disponíveis para os veranistas.

Outra opção de lazer são os Clubes Sociais, que viveram maus momentos durante o pico da pandemia, perdendo associados, uma vez que era necessário evitar aglomerações. Mas, neste verão, depois da população vacinada, os bons tempos retornaram, os associados estão voltando e os clubes estão abertos a novos sócios.

Na Zona Sul, conta com bons clubes. Por exemplo, em Ipanema, o Clube do Professor Gaúcho, para professores e familiares, e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que aceita sócios de outras categorias também; na Tristeza, temos o Clube dos Jangadeiros e a ADESBAN e, no bairro Vila Assunção, encontram-se os clubes Veleiros do Sul e Sava Clube. Associados podem contar com a infraestrutura disponível. Informe-se no clube de sua preferência.

Enfim, a Zona Sul, nosso lugar em Porto Alegre, tem muito para que possamos viver um verão mais refrescante.