O Jornal

Page 1

cultura & comportamento PILAR DO SUL | SÃO MIGUEL ARCANJO

Ano XI • Edição 160

Quarta-feira, 15 de junho de 2011

comportamento

Do namoro no portão ao quarto do namorado, mudaram-se os costumes Do antigo namoro no portão, passando pelas transformações de costumes, o medo da violência e outros fatores mais, os adolescentes chegaram ao quarto do namorado ou da namorada, a sexualidade mudou nos últimos anos. Além de começarem a vida sexual mais cedo, os jovens, expostos a estímulos externos, se permitem manifestar desejos antes inaceitáveis como, por exemplo, dormir com o namorado na casa dos pais. Segundo especialistas, os métodos contraceptivos foram um dos fatores que fizeram com que os jovens mudassem parte de seus valores e tendessem a uma maior liberdade e a iniciação sexual do jovem depende pouco da liberdade dada pelos pais. Os pais, tanto liberais quanto rígidos, incentivam a sexualidade dos filhos, porque essa é uma fase de auto-afirmação para o adolescente. Liberdade com limites A melhor relação entre o adolescente e seus pais se estabelece por meio de uma liberdade dosada. “Se o jovem quer dormir com a namorada em casa, o ideal não é proibir, mas permitir com limites. Eles podem, por exemplo, dormir juntos de porta aberta, ou qualquer outro combinado que os pais determinem com os filhos”, diz o especialista. É isso o que faz “Julia”, mãe de “Maíra”, de 19 anos. “Maíra” namora há dois anos e três meses e desde os quatro meses de relacionamento dorme com o namorado em casa. Segundo a jovem, a confiança que conquis-

moda

Conheça os ícones da moda que há décadas são objetos de desejo

tou da mãe ao longo dos anos favoreceu a liberdade que tem hoje. “No começo era um pouco constrangedor, principalmente para meu namorado, mas hoje é normal”, diz. Para “Julia”, a permissão foi uma forma de criar um novo canal de diálogo com a filha. “Sempre tivemos uma relação muito próxima e aberta. Acho que essa liberdade deve vir com calma, juízo, respeito, e sempre baseada em uma relação transparente”, afirma a mãe, que conta ter demorado um pouco para se acostumar com a idéia que hoje considera normal. Outra adolescente entrevis-

tada, daqui de Itapetininga, de 18 anos, que prefere não ter o nome divulgado, dorme com o namorado na casa dos pais dele, mas seus pais não sabem. “Dormimos juntos desde o começo do namoro, que já dura mais de um ano. Não sei se meus pais aceitariam ou entenderiam, mas acho que seria constrangedor. Na minha casa dormimos em quartos separados”, afirma. Relação entre pais e filhos Os especialistas afirmam que o primeiro passo para entender o momento do filho e lidar bem com as diferenças entre as gerações é colocar-se como pai e

não tentar ser o melhor amigo do jovem. Outra boa maneira de evitar surpresas é procurar conhecer os lugares que o filho freqüenta e suas companhias. “Os pais devem saber o que permitir, sempre dependendo da idade dos filhos e da personalidade de cada jovem. Filhos de mesmo pai e mesma mãe podem ser muito diferentes e exigir liberdades diferentes”, dizem. O fundamental é lembrar que não existe uma fórmula específica nem a hora certa de iniciar a vida sexual. “A regra é não ter regra. Os pais devem apenas dar exemplos de afeto em casa, para ensinar que uma relação sexual precisa de afeto, independente da idade. Outro conceito importante é o da experimentação: ficar, dar beijos na boca, é importante nessa fase da vida”. Jovens com projetos de vida e objetivos costumam evitar o uso de drogas e tomar mais cuidado com uma gravidez precoce indesejada, segundo a especialista. Vale destacar, no entanto, que o objetivo deve partir do próprio jovem com o apoio dos pais. “A adolescência é uma fase de muitos exageros, paixões, entregas.

Nem todo sucesso das marcas se deve apenas a boas estratégias de marketing. Criações visionárias são também resultado de necessidade, dedicação e paixão. Vários dos produtos mais desejados e reverenciados do mundo da moda há várias décadas surgiram, podemos dizer, por um acaso ou por necessidade para determinado fim específico.

status mais conhecidos e usados pelos homens. A empresa foi criada pelo alemão Hans Wilsdorf em 1905 produzindo relógios de pulso, quando ainda eram populares os modelos de bolso. Um dos mais cobiçados é o modelo Daytona, feito de aço inoxidável, tem lista de espera de cerca de sete anos e há notícias de que já foi comprado por até 15.000 euros.

Óculos Ray-Ban A marca está no rosto de personalidades de todo o mundo. Esses óculos é resultado de uma encomenda que a Força Aérea americana fez, na década de 1920, à empresa Bausch & Lomb para criar um tipo de óculos que protegesse a visão dos pilotos contra a claridade excessiva. Foram 10 anos de pesquisa até o lançamento do primeiro modelo. Lou Read, Bob Dylan, Audrey Hepburn, entre muitos outros, eternizaram o acessório.

Polo Lacoste A empresa francesa foi a primeira a usar a marca, no caso o crocodilo, estampada no lado de fora da peça, lançando o conceito de marca que usamos até hoje. A história marca começa em 1927 quando o tenista René Lacoste, pensando em melhorar a sensação térmica nas quadras, cria camisas de jérsei petit piqué, uma malha de algodão aerada que absorvia o suor. A marca nasce em 1933 quando René e um industrial francês, André Gillier, lançam a camisa com o crocodilo bordado no peito.

Jeans Levi’s 501 Símbolo de juventude, o tradicional modelo foi criado em 1860 e nunca mais saiu da moda. Considerado pela revista Time como “a vestimenta do século XX”. Em meados do século XIX, o alemão Levi Strauss começa a fazer calças de náilon bem resistentes para mineiros da Califórnia. Anos mais tarde, passa a confeccionar as peças com um tecido vindo da cidade francesa de Nimes. Daí veio o nome denim, uma evolução do termo “De Nimes”. E 501 era o número do lote de tecido usado para fazer as primeiras peças. Relógio Rolex Rolex denomina uma marca e não apenas um modelo de relógio, mas é um dos símbolos de

Mala Louis Vuitton Que marca desfruta de tanto prestígio a ponto de ter um ex-presidente como garotopropaganda? Em 2007 o expresidente soviético Mikhail Gorbachev estreou na campanha da Louis Vuitton. A marca francesa é hoje a mais desejada e pirateada de todo o mundo, desde sua criação na metade do século XIX, em 1853. Sua trajetória tem início quando seu fundador começou a fazer malas como aprendiz na França até abrir sua empresa e lançar a mala quadrada, até então as usadas eram parecidas com baús. Louis fazia constantes modificações para manter seus produtos exclusivos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O Jornal by FOLHA SAO MIGUEL - Issuu